Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

CALEIDOSCÓPIO - VOOS DA AZUL PARA JERI

VOOS DA AZUL PARA JERI
Na última semana, “Rota do Sol” noticiou que a Azul estava aguardando autorização da Anac a fim de ter quatro voos semanais diretos para a nossa Praia de Jericoacoara, a partir de 7 de abril, com saídas do Aeroporto Internacional do Guararapes, no Recife.   A mesma empresa também estava programando viagens do mesmo aeroporto para o dia 13 do mesmo mês, para Mossoró, no Rio Grande do Norte. Muito bem, muito bem. Só que, em entrevista à imprensa, o secretário de Turismo do Ceará afirmou que voos para Jeri o Estado só autorizaria se as aeronaves tivessem passagem pelo Aeroporto Pinto Martins de Fortaleza. A Azul cederá ou vai entrar em composição com o nosso governo? O fato nos remete ao ilusório “hub” que a TAM, depois LATAM, iria ter no Nordeste, com o Ceará jogando todas as fichas para conquistá-lo, numa disputa acirrada com o Rio Grande do Norte (Aeroporto de São Gonçalo) e Pernambuco, entrando firme na disputa. Os anos 2014, 2015 e parte de 2016 foram de esperançosas notícias.  Quanta saliva, e dinheiro, não gastamos para que o tal ponto de conexão da TAM tivesse como base o Aeroporto Pinto Martins. Aparentemente, tudo indicava que chegaríamos primeiro no duro páreo. Oferecemos muitas vantagens, com acenos bons do pessoal da TAM. Os tempos foram passando, passando e o magnatas da empresa enrolando, enrolando até finalmente afirmarem que, diante da difícil situação econômica por que o Brasil atravessava o projeto de um “hub” no Nordeste havia sido adiado para oportunidade melhor. Já prevendo as dificuldades, os pernambucanos, que não dormem no ponto, cedo trataram de caminhos realmente viáveis. Sabendo que a Azul também tinha a intenção de ter um “hub” na região  nordestina,  para maior expansão de sua malha viária, logo se ajustaram com a empresa do brasileiro-americano David Neeleman. O resultado é o que se está vendo. O Estado está igual ao meu “Fortaleza”, que há anos patina mas não saí da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. A bola bate na trave, mas o gol não se concretiza. O Aquariu Ceará seria um passo largo para que o nosso turismo ganhasse importância internacional, pois está configurado ser um dos maiores da América Latina.  Com mais de cinquenta por cento da obra concretizada, está ali na Praia de Iracema o “esqueleto” procurando ganhar forma, quem sabe numa parceria público/privada. Também a Linha Leste  do Metrô empancou  nas proximidades do Colégio Militar, na Aldeota. E o “tatuzão”, a escavadeira adquirida na Europa para dar celeridade às obras, “adormece” por lá, naturalmente com desgastes pelo tempo. Será que ainda não nos livramos do “Ferreiro da Maldição”, dos Contos Infantis. Temos o ferro, mas falta o carvão...

ENTRE TERESINA E CAUCAIA: PILOTOS DE 22 ESTADOS PATICIPARÃO DO RALLY PIOCERÁ

Teresina, a capital do Piauí, recebe os pilotos das categorias carros e motos, quadriciclos e UTVs, além dos bikers, que disputarão o Rally Piocerá 2017. A cidade, apelidada de “Terê”, atrai turistas de diversas partes do mundo em busca de espaços para o desenvolvimento de eventos educativos e culturais. É o município mais populoso do estado, destino ideal para quem quer sair da rotina e desenvolver eventos educativos ou culturais e conhecê-los, além de ter muitas feiras de diversos setores e exposições. A rede hoteleira de da região é constituída por 22 unidades, totalizando 575 apartamentos e 1.129 leitos.
A COMPETIÇÃO - O Piocerá, considerado umas das maiores competições off-road da América Latina, pela 30ª vez irá movimentar ainda mais a rotina da população teresinense, do interior piauiense e do Ceará. Faz parte do calendário esportivo e turístico da cidade. A abertura oficial do evento será 2ª feira próxima, 23, na Arena Teresina Shopping, onde acontecem as vistorias técnicas, briefing e largada promocional, com o término previsto para o dia 38 seguinte.  Serão aproximadamente 1.000 quilômetros de trilhas entre Teresina (PI) e Caucaia (CE), com muitas serras, pedras e poeira, que prometem grandes desafios aos competidores. 
A prova abrirá o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, da Confederação Brasileira de Motociclismo. Terá quatro dias de duração e passará por cidades como Piripiri, Viçosa e Sobral. Tem 500 inscritos competindo por 22 estados e que representam todas as regiões do país. A categoria bikes é a que registra maior procura.
EQUIPE HONDA PREENTE - A Equipe Honda estará nas trilhas do Enduro Rally Piocerá 2017, edição que comemora os 30 anos de uma das provas mais importantes do off-road brasileiro. O time será representado por Dário Júlio (piloto e chefe de equipe), Tunico Maciel e Túlio Malta. 
Dário já participou da prova sete vezes e foi campeão em três delas (2007, 2009 e 2011). Tulio competiu em 2014 e foi campeão da categoria Sênior. Tunico correrá pela primeira vez, mas está otimista.

ARACATI: TUDO PARA DESLANCHAR NO TURISMO

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da Abrajet CE
Neste artigo, vamos destacar, dentre os mais de 60 municípios cearenses, com atrativos turísticos, o de Aracati, com seus casarões históricos, lindas praias e população hospitaleira, cujo atual prefeito Bismarck Maia tem tudo, para dinamizar as atividades turísticas e culturais da vetusta Aracati, município-berço de nossos familiares, por parte de mãe, ou seja, das famílias Viana Barbosa e Barbosa Viana, outrora residentes, no ex-distrito de Passagem das Pedras, depois se emancipando de Aracati, passando a ser município, com a denominação de Itaiçaba . Neste município, há uma localidade chamada Barreira dos Vianas, tendo sido nosso avô materno delegado de Polícia e responsável pelos Correios lá pela década de 40.
Mas, qual porquê de dizermos que Aracati tem tudo, para deslanchar no Turismo? Simplesmente, por seu atual gestor Bismarck Maia ter sido, além de agente de viagens, ex-diretor da Companhia do Desenvolvimento Turístico do Ceará (Coditur), sucessora da Emcetur (Empresa Cearense de Turismo, no Governo do Ciro Gomes, ex-diretor de Economia e Fomento da Embratur e ex-deputado federal, eleito com mais de 150 mil votos, e ex-presidente da CTI, órgão que reúne todos os presidentes das empresas públicas de Turismo do Nordeste.
Em 2001, indicamo-lo, para ser homenageado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional do Ceará – por seu trabalho incansável de Bismarck Maia, desde a época, em que ocupava o cargo de Diretor, na extinta CODITUR ( Companhia de Desenvolvimento Turístico do Ceará ), Governo Ciro Gomes, culminando com sua administração, na  Embratur, como diretor de Economia e Fomento, cargo de relevância na estrutura organizacional desse órgão público federal.
Mas, por questão de justiça, diga-se que Bismarck contou sempre com o irrestrito apoio e ajuda do batalhador, competente e ético, ex-Ministro do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho ( o Caíto ), também ex-presidente da Embratur.  Mesmo sem atuação, na área turística, é preciso acrescentar que ambos sabem reconhecer e valorizar as atividades turísticas e estão conscientes de que muito ainda terá de ser feito para o desenvolvimento sustentável desse segmento econômico em nosso país e, puxando a brasa para nossa sardinha, no Ceará e, agora, em Aracati, município do qual Bismarck foi eleito prefeito e tomou posse recentemente.
O certo é que Bismarck Maia, na diretoria da Coditur, como ex-secretário estadual do Turismo, e na Embratur, não apenas contribuiu para o fortalecimento do Turismo Cearense, bem como para o de outros Estados do Brasil, quer na promoção de eventos, inclusive internacionais, que na liberação de verbas, para ampliação e modernização da infraestrutura de suporte ao turismo, (Centro de Eventos do Ceará, o maior da América Latina), a duplicação das vias de acesso aos pontos turísticos dos Litorais Leste e Oeste, da construção dos aeroportos de Jericoacoara e de Aracati, sem falar da capacitação e profissionalização dos envolvidos nas atividades turísticas pelo país afora.
Não somos dados a elogiar autoridades públicas, pois, se fazem ótima administração, é obrigação deles e tem mais: uma gestão com ética, transparência e profissionalismo. Mas, se elogiamos Bismarck, é para servir de exemplo a outros gestores.  Não podemos negar ser ele, quando está à frente de cargos públicos, um dínamo, no setor público, fato este que nos deixa orgulhosos, por ser um cearense, com destaque, no cenário nacional, nessa área específica. Dínamo, sim, porém com os pés no chão, ciente de que o exercício de atividades públicas exigem profissionalismo, transparência e ética e não somente recursos financeiros, em abundância, para desenvolver a apelidada “ Indústria sem Chaminé”, ou administrar bem um município pela primeira vez.
Ah! Bismarck foi também Deputado Federal, eleito com mais de 150 mil votos. Para não nos alongarmos, externamos a Bismarck Maia, os sinceros parabéns pela nova missão e dizer-lhe: a bola foi-lhe entregue. Que faça muitos “gols” a favor do município de Aracati, valorizando a Educação, a Saúde Pública, a Segurança, que, por incrível que pareça, tornou-se um dos atrativos turísticos (Ninguém quer visitar lugares inseguros) e dê vez, ainda, ao Turismo Aracatiense, capaz de trazer inúmeros benefícios socioeconômicos e culturais, sem falar do bem-estar para sua população. E fica o apelo: JAMAIS DEIXE A BOLA DE UMA EXEMPLAR ADMINISTRAÇÃO MURCHAR

AEROPORTO: UMA PEDRA NO CAMINHO DO TURISMO BAIANO

Jornalista Carlos Casaes
Abrajet BA
PROJETO QUE NÃO SAI DO PAPEL - Já lá se vão algumas décadas que o Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães, de Salvador, mereceu uma considerável reforma. Ainda a Bahia estava sob o Governo de Antônio Carlos Magalhães. Então, o projeto estimava de que, somente decorridos 10 anos, aquele equipamento poderia atingir o seu limite máximo de passageiros. Ocorreu que anos antes do prazo, o teto foi atingido, o que sugeriu que as projeções para o futuro indicavam que uma nova reforma deveria ocorrer de imediato.
Em verdade, a Infraero cuidou, mesmo, de estabelecer os parâmetros em que o aeroporto soteropolitano deveria alcançar: uma nova pista, uma nova lâmina na sua estação de passageiros, ampliação  dos “fingers” de atracação, uma nova Torre de Controle e ampliação considerável do seu espaço de estacionamento. Afora a cobertura, no segundo piso do estacionamento, com a ligação e cobertura, deste para o primeiro piso da estação de passageiros.
COPA DO MUNDO A GRANDE ESPERANÇA - Com o advento da Copa do Mundo, criou-se a expectativa de que todas as questões que afligiam, sobretudo, as capitais, teriam encaminhadas suas soluções definitivas. No particular de Salvador, ao lado de outros setores, como o de mobilidade urbana, a ampliação do Aeroporto Internacional, finalmente, deixaria de se constituir apenasmente em simples pretensão. 
Socorria a expectativa o fato de o Governador baiano de então, Jaques Wagner, ser, a época, considerado como um dos políticos mais próximos da Presidente Dilma Rousseff. Ledo engano. A grande verdade foi que o baiano literalmente “quebrou a cara”, porquanto o único item, de quantos perfilavam entre as reivindicações de Salvador, a ser atendido, em verdade, foi a Arena da Fonte Nova.
Quanto ao aeroporto, embora a direção local da Infraero houvesse até reunido as lideranças do turismo baiano e apresentado o projeto real de sua ampliação e anunciado a sua execução, pura e simplesmente um pobre arremedo chegou a ser ensaiado como reforma. E mesmo assim, ainda antes da Copa do Mundo o Ministro da área esteve na capital baiana e, inusitadamente e a revelia do governo local, determinou a suspensão das obras. Retomadas muito depois, ainda se arrastam pelos anos.
No entanto, afora uma ligeira ampliação do estacionamento, a nova torre de controle e remanejamento dos setores de “check-in”, nada mais foi de importante acrescentado.
A LIDERANÇA NO NORDESTE - A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador estabeleceu sempre a sua liderança no Nordeste, tanto assim que, em 2015, entre janeiro e novembro, o seu movimento total alcançou 8.2 milhões de pessoas. Por conta das deficiências apontadas naquele equipamento, já no ano seguinte, 2016, aquele movimento desabou para 6.7 milhões de passageiros, com redução, em apenas um ano, de 1,5 milhão de passageiros. No mesmo período, o Aeroporto dos Guararapes, em Recife, registrou um movimento de 6,2 milhões de passageiros, o que se constituiu em aumento de 1,7 milhão de passageiros, em relação a 2015.
Proporcionalmente, até então, o Aeroporto internacional de Salvador correspondia a uma movimentação de 30% de todo o Nordeste. Com os novos números de 2015, a proporção desceu para 27,5%, enquanto o Aeroporto dos Guararapes, de Recife, subiu a sua participação no nordeste para 25,5%, no mesmo período.
NEM A RECESSÃO EXPLICA - Esses quantitativos informados pela própria Infraero demonstram que nem a recessão econômica por que está passando o país pode ser creditada a incompreensível redução. Na realidade, é mais um elemento – cuja responsabilidade encontra-se na gestão pública – que está agravando a queda do fluxo turístico de Salvador, o que está preocupando violentamente a comunidade empresarial e profissional do turismo baiano.

CLIMA E MUITO MAIS ATRAÇÕES: EM CANELA PARA OS AMANTES DA TRANQUILIDADE

Nem só de inverno vive Canela. A temporada de verão é encantadora e muito atrativa. Passar dias de férias em Canela é um deleite para os que gostam de natureza e tranquilidade, podendo circular com calma pelas ruas graciosas do pequeno município gaúcho. Além deste atrativo os setores econômicos do município, unindo a hotelaria, gastronomia, comércio, e parques estão oferecendo preços irresistíveis.
O turista pode encontrar várias opções, passando de diárias “free” até preços  que podem chegar a 50% de desconto. A temporada começou no último dia 13 e vai até 31 de março de 2017 e, para encontrar estas facilidades,  é importante pesquisar no site as informações das empresas que aderiam a esta campanha: www.veraoemcanela.com.br  
O QUE ATRAI - O clima ameno é característica da cidade, que fica localizada a 115 km de Porto Alegre.  Com ótimas vias de acesso, sem os tradicionais congestionamentos é possível desfrutar da  paisagem  de tirar o folego ao chegar na Serra Gaúcha. 
Gastronomia é outro ponto alto da cidade. Com dezenas de restaurantes, bistrôs, cafés e os mais variados estilos gastronômicos, os turistas podem facilmente encontrar o que mais apetecer. 
O setor gastronômico elabora os mais diversos pratos com o requinte que a região oferece e com a mesma qualidade já reverenciada pelos turistas do Brasil e do exterior.
A cidade não para nunca.  Funciona todos os dias do ano, e para este período a Prefeitura e a Fundação Cultural de Canela prepararam uma gama de eventos culturais, tais como música, dança, teatro, cinema,. Opção do que fazer não vai faltar. 
De acordo com Alexandre Dapper, presidente da Associação Cultural e Industrial de Canela:  “Canela apresenta um verão diferente. Criamos uma campanha institucional e outra comercial para que os turistas que gostam de estar em Canela possam desfrutar da cidade com tudo  que ela oferece e ainda ter como benefício produtos com preços irresistíveis”, disse. 
“Encantar é o que queremos”, diz o Secretário de Turismo de Canela Ângelo Sanches. Iniciamos o governo há poucos dias, mas enxergamos nesta campanha uma alterativa para que o turista possa incluir Canela no seu roteiro, pois temos belezas naturais aliadas a excelente infraestrutura da cidade, com ótimos hotéis, pousadas, rede gastronômica, e amplo comércio, oferecendo tudo que o turista gosta”. 
Já o Prefeito Constantino Orsolin, aposta que “o momento pede união entre todas as classes para que possamos promover o destino, e o turismo é uma mola propulsora do desenvolvimento da cidade”. 

PARQUES AQUÁTICOS: CINCO BOAS OPÇÕES PARA CURTIR O VERÃO BRASILEIRO

Com o período das férias escolares e os termômetros registrando recordes de temperatura em todo o país, os parques aquáticos têm se mostrado uma excelente opção para se divertir no verão brasileiro. E o que não faltam são opções de atrações, brinquedos e, é claro, muita água para aplacar o calor.
Com o objetivo de ajudar na organização da próxima viagem, a Agência de Notícias do Turismo selecionou cinco roteiros de passeios que prometem agradar a todas as idades.
WET'N WILD (SP) - Localizado em Itupeva (SP), o parque tem capacidade para receber cerca de 12 mil visitantes por dia. Na área de 160 mil metros quadrados, o Wet'n Wild oferece 25 atrações que totalizam, juntas, sete milhões de litros de água. Para os visitantes mais radicais a sugestão é o Vortex. Trata-se da maior atração aquática em volume único da América Latina, com 24 metros de altura e 1.600 m² de área. Sua primeira descida tem queda de 12 metros de altura e a boia chega a atingir a velocidade final de até 70 km/h.
HOT PARK (GO) - Localizado no Centro-Oeste brasileiro, o parque instalado em uma área de 50 mil metros quadrados oferece para seus visitantes toboáguas, esportes aquáticos e passeios de bóia, entre outros. Entre os destaques do Hot Park está a Praia do Cerrado e suas três praias, sendo uma para cada perfil de visitante:  a Praia do Bikini (com palco para shows, bares aquáticos, restaurante e guarda-sóis), Prainha da Marina (para as crianças, com ondas baixas e pouca profundidade) e Praia dos Sonhos (praia VIP para quem quer relaxar em um clima de praia particular).
BEACH PARK (CE) - Localizado a 20 minutos de Fortaleza,  em Aquiraz, o Beach Park é um dos principais atrativos turísticos do estado, tendo recebido, em 2016, um milhão de visitantes. O parque aquático tem atualmente sete áreas temáticas com várias atrações, entre elas a Correnteza Encantada, um rio artificial de 305 metros de comprimento cuja correnteza é utilizada tanto por crianças como por adultos. É lá também que está localizado o Insano, o mais alto toboágua do mundo com 41 metros de altura, o equivalente a um prédio de 14 andares. Sua descida é rápida, entre quatro e cinco segundos a uma velocidade de 105 km/hora. Passeio perfeito para os mais corajosos.
MA-NOA PARK (RN) - Localizado na Praia de Maracajaú, litoral norte do Estado do Rio Grande do Norte, o Ma-noa Park iniciou suas operações em janeiro de 2000 e tem capacidade para receber 1,2 mil visitantes diariamente. A área de 60 mil metros quadrados oferece entre as opções de lazer:  toboáguas, rio com correnteza para passeio com bóia e cascatas artificiais. O local oferece também a opção de praticar mergulho (snorkelling e cilindro) nos Parrachos de Maracajaú.
PARQUE AQUÁTICO CASCANÉIA (SC) - Localizado em Gaspar (SC), o Parque Aquático Cascanéia surgiu quando dois irmãos agricultores tiveram a ideia de juntos construírem uma piscina natural em sua propriedade. Após atrair os moradores da região, os irmãos decidiram expandir o negócio. Hoje a estrutura conta com uma área com de 100 mil metros quadrados e tem entre seus toboáguas radicais, o rampão, com duas pistas e 150 metros de comprimento. Uma parte desse brinquedo é subterrânea, passando por baixo do principal complexo do Parque. 
DIVERSÃO QUE MOVIMENTA A ECONOMIA – O Brasil é considerado uma referência internacional no setor de parques. De acordo com o Trip Advisor, na opinião dos próprios usuários, o Brasil tem 2 dos 10 melhores parques do mundo. Se o recorte for a América do Sul, os parques brasileiros ocupam 9 das 10 primeiras opiniões.
A entidade que representa os parques aquáticos, o Setor de Parques Temáticos e Atrações Turísticas do Brasil (Sindepat), conta com 16 associados. Esses atrativos recebem 10 milhões de visitas ao ano, demanda equivalente à população da cidade de São Paulo e geram cerca de mil empregos, cada.
O Brasil tem um potencial para crescer ainda mais nessa área. Os Estados Unidos, por exemplo, contam com mais de 600 parques para uma população de aproximadamente 300 milhões de habitantes. No Brasil, são cerca de 20 parques para uma população aproximada de 200 milhões de habitantes. (Com o MTUR). 

BOM PARA O TURISMO: DUPLICAÇÃO DO TRECHO PARACURU - TRAIRI É CONCLUÍDA

Quem viajar em direção ao Litoral Oeste, um dos mais procurados pelos turistas, encontrará mais um trecho com acesso facilitado. A CE-085, entre os municípios de Paracuru e Trairi, agora está duplicada. Ao todo, são 29 quilômetros que proporcionam um deslocamento mais seguro, rápido e confortável a praias famosas como Flecheiras e Mundaú.
O trecho recebeu serviços de movimento de terra, pavimentação, drenagem, obras d'artes correntes e especiais, proteção ambiental e sinalizações horizontal e vertical. Executada pela Secretaria do Turismo do Ceará, e fiscalizada pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER), a duplicação recebeu investimento de R$ 49.051.679,76.
A conclusão dos trabalhos dá continuidade às duplicações já realizadas na via. A última, em 2014, compreendeu o entroncamento da CE-090 (Caucaia), passando pela variante do Pecém, até a CE- 341 (entrada de Paracuru), totalizando cerca de 70 quilômetros duplicados, com aporte financeiro de R$ 91 milhões.
O trabalho de pavimentação das vias estaduais faz parte do Ceará de Ponta a Ponta: O Programa de Logística e Estradas do Ceará. As ações, com investimento de R$ 1,9 bilhão em obras de infraestrutura rodoviária do Estado, objetivam a integração dos municípios e requalificação a malha viária, promovendo deslocamento mais seguro, beneficiando os negócios na indústria, no comércio e no turismo, além de facilitar o escoamento agrícola e impulsionar a economia.
RESTAURAÇÃO DE TRECHO DA CE-292 - As obras de restauração da rodovia CE-292, no trecho entre Crato e Nova Olinda, com acesso ao distrito de Santa Fé, na região do Cariri, foram iniciadas pelo DER. A obra é mais uma contemplada pelo Ceará de Ponta a Ponta, que tem investimento de aproximadamente R$ 1,9 bilhão em obras de restauração, pavimentação e duplicação da malha viária estadual, melhorando cerca de 2.060 quilômetros de estradas.
Para o início das obras no trecho Crato – Nova Olinda, o governo estadual e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) investiram R$ 75.436.162,95. O valor corresponde a serviços de pavimentação, revestimento asfáltico e rígido (concreto), drenagem, obras d'arte correntes, sinalizações horizontal e vertical, além de proteção ambiental. O prazo de execução das obras na CE-292 é de 450 dias corridos.
ACESSO AO LITORAL LESTE - Mais um trecho da rodovia CE-040, desta vez entre o município de Beberibe e a localidade de Paripueira, principal via de acesso às praias do Litoral Leste do Estado, está sendo duplicado.
Ao todo, 32 quilômetros recebem serviços de terraplenagem, pavimentação, revestimento asfáltico, obras d'artes correntes e especiais, drenagem, sinalizações vertical e horizontal, além de proteção ambiental. A duplicação deixará a rodovia com duas pistas de rolamento de sete metros de largura cada, totalizando 14 metros de largura, além de acostamento e canteiro central.
Quando concluídos, os trabalhos facilitarão o acesso às praias, como a de Canto Verde, Parajuru e Canoa Quebrada.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL NOS 463 ANOS DE SÃO PAULO

No próximo dia 25, a megalópole São Paulo estará completando 463 anos de fundação. A capital dos paulistas comemorará a data com grandes festas.  Os espaços culturais e de lazer da cidade terão programação artística gratuita, com shows, circo, teatro e leituras dramáticas, para comemorar o 463º aniversário da cidade, em 25 de janeiro.
Entre os destaques da programação estão uma maratona circense na Avenida Paulista e leituras dramáticas com atores consagrados na Biblioteca Mário de Andrade, na região central. Na Chácara do Jockey, o destaque vai para os shows de Zeca Baleiro e do projeto Baile do Simonal, que reúne Max de Castro e Wilson Simoninha. Demônios da Garoa tocam no Mercado Municipal de São Paulo, o popular Mercadão. A programação completa está disponível na página da Secretaria Municipal da Cultura.
Durante a tarde do feriado, os atores Regina Duarte, Bárbara Paz, Fúlvio Stefanini, Pascoal da Conceição e Juca de Oliveira apresentarão, na Biblioteca Mário de Andrade, a série de monólogos “Grandes Atores, Grandes Textos”. 
Para a criançada, uma maratona de circo acontecerá no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), das 10h às 19h. A ideia é relembrar um momento histórico do circo em São Paulo, quando o Palhaço Piolin montou sua lona no mesmo local, atendendo a um pedido de Pietro e Lina Bo Bardi, organizadores da exposição do cinquentenário da Semana de Arte Moderna em 1972.
Atividades para crianças também vão abrir a programação do Parque Chácara do Jockey, na Zona Oeste. As atividades começam com a Trupe Pé de Histórias, às 11h, e seguem às 12h30 com oficinas de fantasia. À tarde, o músico Zeca Baleiro se une ao grupo Rastapé para apresentar um show que mistura MPB com forró. O encerramento dançante fica com o Baile do Simonal, projeto que reúne Max de Castro e Wilson Simoninha, que terá a participação especial da cantora Sandra de Sá.
Também está marcada para o dia 25 de janeiro a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a qual se desenvolve em várias cidades de São Paulo, com a participação de 120 equipes dos demais estados brasileiros. 

LETREIROS TURÍSTICOS NA ORLA

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo (Setfor) e da Secretaria Regional II, irá implantar letreiros turísticos na orla da capital até o próximo mês. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Sistema Verdes Mares. 
Cada letreiro terá 1,70 metro de altura e 13 metros de comprimento. Com letras coloridas, formando os nomes Fortaleza e Ceará, eles serão instalados no Mucuripe, em trecho recentemente requalificado e entregue pela Prefeitura, e na Praia de Iracema, próximo à Estátua de Iracema.
Os locais foram definidos, na segunda-feira (16/01), durante reunião dos titulares da secretarias do Turismo, Alexandre Pereira, e da Regional II, Ferruccio Feitosa, com o gerente geral de comercialização do Sistema Verdes Mares, Rafael Rodrigues. 

TERMINAL DE LOGÍSTICA DE CARGA: CRESCIMENTO DE 7% NAS EXPORTAÇÕES PELO AEROPORTO

O terminal de logística de carga (Teca) do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), concluiu 2016 com crescimento de 7% no setor de Exportação. Foram 3.895,9 toneladas movimentadas. O Teca também contabilizou aumento de 1% da movimentação total (Importação + Exportação), com 5.624,7 toneladas. 
Segundo o gerente de Negócios em Logística de Carga do Aeroporto de Fortaleza, Rinaldo Tolentino Tavares de Lira, o Teca de Fortaleza sempre teve um histórico de fluidez nas operações e serviços de Exportação, e, para isso, todas as estatísticas de segmento de mercado - destino final, perfil da operação, dentre outros fatores - são acompanhadas de perto e de forma constante. 
ITENS DE EXPORTAÇÃO - Segundo o gerente da Infraero, o Ceará vem se firmando como um importante polo de exportação (modal aéreo) em três segmentos: frutas (mamão e manga), calçados e couro. “A fruta foi o carro chefe das exportações em 2016, representando 65% do total exportado, em especial o mamão papaya, que corresponde a 89% das nossas exportações de frutas”, destaca Rinaldo. As frutas seguem direto para a Europa, principalmente para Portugal. Uma parte também segue para a Itália. ”Isso, em parte, se deve à posição estratégica do estado do Ceará em relação à Europa e ao fato de termos voos da TAP saindo diariamente com destino direto para Lisboa”, conta o gerente.
Na área de calçados, destaque para a empresa Grendene, que movimentou, juntamente com as outras empresas de destaque do segmento, 8,5% de todo volume exportado em 2016. Em seguida, o couro, que representou 7% das exportações. O segmento exporta o produto, em grande parte, para países como os Estados Unidos e o México.  
 METAS PARA 2017 - Mesmo com o processo de concessão do Aeroporto de Fortaleza, previsto para este ano, a equipe de Logística de Carga do terminal cearense nem pensa em desanimar. “O planejamento e o foco por resultados é total. A Infraero tem um planejamento estratégico definido, e, como empresa, temos uma missão institucional a ser cumprida e executada. Nós aceitamos o desafio e, para isso, já estamos dando prosseguimento ao nosso cronograma de visitas a clientes estratégicos, definindo novos segmentos para prospecção, preparando uma apresentação a ser realizada nas câmaras setoriais de exportação do governo do estado e também preparando um material de apresentação da estrutura do Teca de Fortaleza”, destaca o gerente de Negócios em Logística de Carga do Aeroporto de Fortaleza, Rinaldo de Lira.
O terminal de logística de carga do Aeroporto de Fortaleza conta com 22 funcionários, sendo 11 empregados da própria Infraero e 11 terceirizados.

EMBARQUE E DESEMBARQUE: PONTOS TURÍSTICOS DA CAPITAL GANHAM ESPAÇO PRIVATIVO

A segunda etapa do projeto de Requalificação da Beira Mar oferece área privativa de estacionamento para ônibus, microônibus e vans de turismo. O objetivo é oferecer mais segurança e conforto aos turistas que desembarcam na orla.
O espaço privativo, já delimitado em uma área de 50 metros, está localizado em frente à Estátua de Iracema, do Mucuripe,  um dos principais ícones da cidade e recém-restaurado pela Prefeitura, 
Outros pontos turísticos da cidade, como o Theatro José de Alencar e trechos da orla e hotéis da Beira Mar, além do Aeroporto Internacional Pinto Martins, também deverão receber sinalização, indicando o espaço exclusivo para embarque e desembarque de turistas.
A iniciativa é uma parceria da Setfor e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC). De acordo com o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, essa era uma demanda antiga dos hotéis, por meio da ABIH-Ce., dos receptivos e dos guias de turismo. Para ele, as áreas privativas deverão oferecer mais segurança para o turista e ainda melhorar a mobilidade dos locais. “Na Beira Mar estaremos junto à AMC, realocando algumas vagas de táxis e disponibilizando o espaço em frente aos hotéis. Já no Aeroporto, o embarque e desembarque desses veículos serão realizados na parte inferior e, não mais, junto ao desembarque dos demais carros e táxis. O Theatro José de Alencar deverá receber uma sinalização aérea, para que as placas não sejam retiradas pela população”, esclarece Erick Vasconcelos

TERMINAL DE CARGAS EM FORTALEZA : A LATAM INAUGUROU O MAIS MODERNO DO NORDESTE

Secretário da SETFOR, Alexandre Pereira, ao lado do
 diretor geral da LATAM Cargo Brasil, Luis Quintiliano
 e secretário da SETUR/CE, Arialdo Pinho,
 durante cerimônia de entrega do novo terminal 
A LATAM inaugurou na última terça-feira (17) seu mais novo terminal de cargas em Fortaleza. Resultado de investimentos de R$ 4,1 milhões e destinado exclusivamente às cargas domésticas, o novo terminal é o mais moderno da companhia na região Nordeste do país. Situado na região do aeroporto do município, com área total de 1.687 m², dispõe de nova estrutura e novos serviços que representam um significativo avanço em relação aos do antigo terminal, também localizado nos limites do aeroporto.
 A nova área possui capacidade para movimentação de cerca de 2 mil toneladas de cargas ao mês, um aumento de 33% em relação à 1,5 tonelada mensal do terminal anterior. O espaço é totalmente verticalizado, o que o torna o mais alto da companhia no Nordeste, com prateleiras de mais de cinco metros de altura e capacidade para 648 pallets. A previsão da companhia é de que a nova estrutura dará mais agilidade às operações. 
DIFERENCIAIS - Entre os muitos diferenciais deste terminal, é possível manejar, de forma simultânea, tanto cargas transportadas por cargueiros quanto por aviões de passageiros. O galpão também vai dispor de nova loja para atendimento, com oito posições de atendimento (cinco a mais em comparação ao antigo terminal) e capacidade para até 45 clientes confortavelmente acomodados. Terá áreas exclusivas para armazenamento de cargas perigosas e radioativas, três novas docas de recebimento de cargas, moderno sistema de segurança – por meio de circuito fechado de televisão -, novos refeitório e vestiários.
Outro diferencial do novo terminal é que todo o processo de movimentação de cargas passa a ser automatizado, com um sistema inteligente de identificação. As mercadorias e plataformas são etiquetadas e rastreadas por meio de códigos de barras. Dessa forma, a localização e a retirada dos produtos são feitas por meio de leitura computadorizada dos códigos, realizada por operadores de empilhadeiras elétricas, também novas aquisições da LATAM Cargo para o terminal. 
 O espaço atenderá principalmente os mercados do Norte e Nordeste do país. Entre as mercadorias mais transportadas em Fortaleza estão confecções, fármacos e perecíveis. O funcionamento em todo o terminal vai das 6h às 22h, de segunda a sexta-feiras, das 7h às 20h, aos sábados, e das 7h às 12h, nos domingos e feriados. Os clientes terão à disposição estacionamento com espaço para 21 veículos, entre automóveis de pequeno e grande portes, e seis vagas para moto.

NO DIA 25, A POSSE SOLENE DA NOVA DIRETORIA DA BPW

Maria de Fátima Borges Duartes
Em solenidade que se realizará na próxima semana, no dia 25, à noite, no Auditório Gervásio Pegado, da CDL, tomará posse a nova diretoria da BPW/Ceará, festa muito aguardada nos meios empresariais, especialmente feminino 
A ENTIDADE - A BPW – Business Professional Women - é uma ONG - organização não-governamental - sem fins lucrativos, apartidária e não assistencial. Foi fundada em 1930, em Genebra, na Suíça, pela americana Dra. Lena Madesin Phillips. Sua sede hoje é no México e está presente em mais de 100 países no mundo e em 20 municípios do Brasil. Em nosso país, foi implantada como federação em 1987. Em Fortaleza, em 27 de Outubro de 1994.
PROGRAMAÇÃO – A festa de posse terá a seguinte programação:
1-Composição da Mesa -  A presidente da BPW Brasil, Eunice Cruz estará entre as autoridades presentes, na mesa dirigente da solenidade. 2- Hino Nacional. 3 – Cerimônia das Velas. 4 – Discursos. 5 – Posse. 6 – Coquetel.
A solenidade terá como cerimonialista a competente Norma Zélia, também uma BPW.  
A Cerimônia da Velas é um momento onde a BPW evoca as memórias históricas, as realizações passadas e a celebração do sucesso de hoje planejando as ações para o amanhã.
Cada vela acesa tem um significado especial e homenageia mulheres, simbolizando suas ambições, seus esforços e suas conquistas.
Nessa cerimônia são acesas 09 velas, onde um convidado acompanhado de uma associada acende uma vela.
A DIRETORIA EXECUTIVA -  2017/2018 - a ser empossada está assim constituída:
Maria de Fátima Borges Duartes – Presidente; Maria Arinete Marinho Timbó – 1ª Vice-Presidente; Regina de Fátima Monteiro Dall'Olio – 2ª Vice-Presidente; Maria Fiel Ferreira Máximo – 1ª Diretora Secretária; Raimunda Lilá Leal Dantas  – 2ª Diretora Secretária. Francisca Hilda Veloso Magalhães – 1ª Diretora Tesoureira; Francisca de Lourdes Bastos Aguiar– 2ª Diretora Tesoureira; Antonia Ednolia Correia Cordeiro – Past President.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NOVO SECRETÁRIO REÚNE-SE COM O 'TRADE” TURÍSTICO

Mesa de trabalho
Regionais e membros do seu “staff”, o novo secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, fez sua apresentação oficial às entidades empresariais que constituem a cadeia do segmento, bem assim à imprensa especializada do setor.  O importante encontro aconteceu na tarde da última segunda-feira, 16, no Hotel Sonata, na Praia de Iracema
O objetivo principal do novo secretário da Stefor foi ouvir as sugestões dos que fazem o turismo na capital e no Estado, a fim de elaborar o Planejamento Estratégico da sua pasta para a cidade de Fortaleza, período 2017/2020. O secretário Alexandre Pereira destacou: “Pela primeira vez, o público e privado vão traçar, juntos, metas e prioridades para o turismo. A parceria começará pelo planejamento. Vamos discutir as principais demandas e sugestões para o setor”. 
Reunidos em blocos distintos, os presentes apresentaram suas sugestões, através do representante de cada um dos cinco painéis distintos: Promoção e Eventos, Praia de Iracema, Praia do Futuro, Orla Marítima Total e Capacitação. 
Durante a apresentação das sugestões, o jornalista Antônio José de Oliveira, presidente da Abrajet/Ceará, salientou o papel da imprensa especializada na divulgação do potencial turístico cearense, mas também o de elogiar ou criticar os gestores públicos e da iniciativa privada. Depositou a esperança de que a administração do novo secretário de Turismo da Capital fosse voltada para o bem-estar da população e dos visitantes. 
Na sua fala, Alexandre Pereira afirmou seu propósito de realizar uma administração produtiva para o turismo de Fortaleza, prometendo fazer uma gestão participativa, o que é salutar para o importante segmento econômico. sso e desenvolvimento do turismo do Brasil.

NEGOCIAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA COM A AZUL

Através da Secretaria Municipal de Turismo, a Prefeitura está negociando, com a Azul voos diretos de Fortaleza para cidades do Centro Oeste e interior de São Paulo.
O secretário municipal de Turismo, Alexandre Pereira, se reuniu, na última quinta-feira (12/01), com o presidente da companhia aérea, Antonoaldo Nunes, com o objetivo de incrementar a malha área. No encontro, foram apresentados novos trechos de voos diretos para cidades de Goiânia, Cuiabá e Ribeirão Preto.
“A intenção era incluir Fortaleza no voo Recife/Orlando. Mas, como não são permitidas escalas nacionais em vôos internacionais, a Azul propôs ajustar os horários do trecho Fortaleza/Recife, diminuindo, assim, o tempo de espera na conexão. Voltamos com propostas de novos trechos, interligando a Capital a outras grandes cidades”, comemorou Alexandre Pereira.

AMERICAN AIRLINES ELEITA A COMPANHIA AÉREA DO ANO


A Air Transport World (ATW), publicação líder mundial da indústria de aviação, elegeu a American Airlines como 'Companhia aérea do Ano de 2017'. A American foi selecionada pelo conselho executivo da ATW,  que reconheceu as grandes conquistas da liderança e funcionários da companhia em 2016. A integração entre a American Airlines e a US Airways foi praticamente perfeita, mesmo sendo a maior e mais complexa fusão entre companhias aéreas da história.
Ao longo do processo de fusão, a American manteve o foco em uma operação lucrativa e no retorno aos acionistas, enquanto também investiu mais de USD 3 bilhões em novos produtos e serviços para clientes, que incluem uma maior conectividade a bordo, novas opções de entretenimento e refeições, atualização dos lounges e lançamento de rotas. A American também está investindo bilhões em renovação de frota, adquirindo centenas de novas aeronaves.
O prêmio “Companhia Aérea do ano de 2017” será entregue durante a cerimônia 43º ATW Airline Industry Achievement Awards, programada para o dia 28 de março de 2017, no J.W. Marriott Essex House, em Nova Iorque. A premiação ATW Airline Industry Achievement Awards reconhece a excelência em vários segmentos das operações de aéreas e é considerada a mais cobiçada pela indústria de transportes aéreos

ROTA DO SOL SEMANAL 20/01/2017 - ISSUU