Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

CALEIDOSCÓPIO 31/01/2020

MOMENTOS DE EXPECTATIVA - Nestes dois primeiros meses do ano, o turismo brasileiro certamente viverá momentos de expectativa, uma espécie de entressafra.  Mas, planejamento e trabalho contínuo são fatores predominantes nos órgãos oficiais e na iniciativa privada do Ceará no sentido de ultrapassar ano tão atípico. Estamos em período pré-carnavalesco e de cruzeiros turísticos pelo litoral brasileiro. A realidade de hoje no Brasil, contudo, é que atravessamos tempos de incertezas. As controvérsias políticas, mesmo com acenos até favoráveis da economia, nos deixam inseguros. Some-se isto às calamidades ocasionadas pelo excesso de chuvas em Minas Gerais, no Espírito Santo e até na nossa nordestina Bahia. Cidades destruídas, dezenas de vitimais mortas, milhares de desabrigados enchem de tristeza e perplexidade a todos nós, instantes de incertezas. Ainda mais, é ano de eleição municipal quando, a partir de logo, logo, tudo será diferente, conforme o calendário eleitoral a ser cumprido. Haverá uma série de impedimentos nas ações dos governantes das cidades. Muitas delas não poderão ser concretizadas, atingindo em cheio promoções de impacto que servem para alavancar o turismo, por exemplo.  Qual a saída para se ultrapassar regularmente bem ano com tantos empecilhos? Alguns caminhos já estão delineados e que poderão dar ânimo aos vários segmentos da economia, no caso específico o turismo do Estado. A começar pela bem elaborada programação do pré-carnaval, com desfiles de blocos e festas nos principais polos da cidade. Até a semana anterior aos três dias consagrados a Momo, não há dúvidas de que Fortaleza terá várioss instantes movimentados, para alegria de sua população e dos milhares de visitantes que já nos elegeram como destino de uma temporada alegre e saudável. A conclusão das obras do Aeroporto Pinto Martins, hoje administrado pela  Fraport, com a expansão de voos internacionais,  é da maior valia. Some-se muitas obras já em fase de conclusão, a exemplo o pleno funcionamento de teleféricos em Barbalha, Juazeiro do Norte e Ubajara. Enfim, graças ao que já se cuidou de fazer, é possível que, mesmo diante de tantas turbulências, ocasionadas pela natureza e por maus políticos infelizmente em evidência no Brasil, o segmento turístico do Ceará atravesse razoavelmente bem período que se projeta de dificuldades incontáveis.  
O PINTO MARTINS CONSOLIDA-SE - O aeroporto de Fortaleza (Pinto Martins) finalizou 2019 em primeiro lugar do Nordeste no ranking de viagens internacionais, com um total de 547 mil embarques e desembarques. A movimentação representa um crescimento de 38% em relação ao ano anterior. Em segundo lugar ficou Recife (537 mil chegadas e partidas), seguido por Salvador (432 mil). Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Desde maio de 2018, o terminal é administrado pela concessionária alemã Fraport e vem apresentando saldos positivos na movimentação de voos. Ainda de acordo com a Anac, em 2019, o total de voos domésticos e internacionais no Aeroporto Pinto Martins foi de 7 milhões, o que representou uma alta de 8,7% em relação a 2018, quando o número de voos foi de 6,5 milhões, entre chegadas e partidas.
“Tudo isso é resultado de uma soma de fatores, como a concessão do terminal à Fraport, uma empresa muito conceituada mundialmente por seu modelo de operação, as políticas de incentivo do Governo do Estado para atrair novas companhias, e as iniciativas da Prefeitura e do Governo para tornar Fortaleza e o Ceará cada vez mais competitivos no mercado do Turismo”, avalia o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.
GRU AIRPORT REGISTRA MARCA HISTÓRICA -  Administrado pela GRU Airport, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou a movimentação de 43 milhões de passageiros em 2019, o maior volume já contabilizado nos 35 anos do Aeroporto, completados no último dia 20. A marca histórica anual anterior era de 42,2 milhões de passageiros, alcançada em 2018. O levantamento da GRU Airport considera o volume de embarques e desembarques no principal aeroporto do Brasil e maior da América do Sul, em volume de passageiros.
O comandante Miguel Dau, diretor de Operações do Aeroporto Internacional de São Paulo, disse:  “O pico de movimentação no GRU Airport foi no dia 21 de dezembro, o sábado que antecedeu o início das festas de final de ano. Mais de 144 mil pessoas passaram pelos nossos terminais com conforto e segurança, volume recorde registrado em um dia até então. Este período do ano tradicionalmente concentra um volume grande de passageiros, assim como o feriado do Carnaval e de emenda de feriados nacionais”, explica o diretor. O comandante detalha que cerca de 28,3 milhões de pessoas circularam em voos domésticos em 2019, ou seja, 66% do volume do período. Aproximadamente 14,7 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram de voos internacionais no GRU Airport, que representa os outros 34% do total”.   
PASSAGENS DE BAIXO CUSTO - Após Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro, a capital paulista está recebendo voos diretos de Buenos Aires (ARG) operados pelo low cost Flybondi. O voo inaugural ocorreu na última sexta-feira (24) interligando os aeroportos de El Palomar (EPA) ao Internacional de Guarulhos (GRU). De acordo com a empresa, a rota terá três frequências semanais, às segundas, quartas e sextas. Autorizada a operar pela Agência Nacional de Aviação Civil, em julho de 2019, a Flybondi é uma das quatro empresas aéreas estrangeira de baixo custo a voar para o Brasil.
A primeira empresa estrangeira especializada em passagens de baixo custo a operar voos regulares internacionais para o Brasil foi a chilena Sky Airline, em novembro de 2018. Logo depois, o país passou a contar também com a europeia Norwegian Air, que teve sua autorização concedida pela Anac em agosto de 2018

MAIS AÇÕES POSITIVAS PARA O TURISMO CEARENSE

Iniciamos o artigo, desta semana, afirmando que qualquer iniciativa, com ética, profissionalismo e transparência, tanto do Poder executivo, quanto da privada, em prol do desenvolvimento racional e sustentável do turismo cearense, que não venha a prejudicar o meio ambiente, receberá nossos aplausos. 
Ante o mencionado, somente nos resta elogiar a decisão do governador Camilo Santana e do secretário estadual do turismo, arquiteto Arialdo Pinho, que confirmaram o funcionamento, a partir de 1° de fevereiro de 2020, de voos semanais diretos de Fortaleza-CE. Ficam, pois, registrados os parabéns a essas autoridades e à empresa aérea Gol.
De acordo com informação governamental, os voos são destinados para os municípios de Sobral, São Benedito, Tauá, Crateús, Iguatu e Aracati, Jericoacoara, Juazeiro do Norte e Natal (RN), com três frequências diárias, sendo as rotas operadas pela Gol Linhas Aéreas.
Entusiasmado com a boa notícia, transcrevemos, na íntegra, o que disse o governador Camilo Santana: “Pra nós, essa conquista é muito importante, porque vamos interiorizar a conectividade do nosso hub, em Fortaleza, para oito cidades do Ceará. Vamos poder comprar uma passagem de Crateús para Paris, por exemplo. Ampliando as possibilidades para os cearenses.”
A respeito da operação da companhia aérea Gol, enfatizou o governador ser uma grande parceira do Estado, que tem crescido à frente do Brasil no turismo. Destacou, ainda, que os voos movimentarão a economia, gerando mais empregos e renda para o cearense. 
Segundo foi anunciado por Camilo Santana, tendo a seu lado o secretário Arialdo Pinho (cabeça-pensante do turismo na área pública estadual), haverá 48 frequências semanais, no Ceará, operados por aeronaves Grand Caravan, da empresa Two Flex, com capacidade para nove passageiros.  Já os voos, para Juazeiro do Norte, são com aviões da VoePass (ATR 72), que podem conduzir até 72 passageiros.
Bem! Pela parceria, os cearenses poderão sair de Iguatu para Tóquio, graças às conexões do hub Air France/KLM e Gol. Já Cláudio Borges, diretor de Relações Institucionais da Gol, assim se manifestou: “Com essa nova fase, vamos dar acesso ao transporte aéreo a várias pessoas que não tinham essa possibilidade”, pontuou. Obrigado pela leitura e excelente fim de semana, amigo (a) leitor(a).

BANDEIRAS DO FESTURIS 2020 - SUSTENTABILIDADE, ESPIRITUALIDADE E TECNOLOGIA

Em sua 32ª edição, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) continua pautando sua atuação no mercado com base nas tendências mundiais e de olho no futuro do setor. Diante disso, as bandeiras que guiarão o evento deste ano são a sustentabilidade, a espiritualidade e a tecnologia. Todas já integraram a segmentação da feira ao longo de suas três décadas, mas terão uma atenção prioritária nesta edição. O evento ocorre de 5 a 8 de novembro de 2020, em Gramado/RS.
Os números da última edição consolidaram o FESTURIS como a mais importante feira de negócios turísticos da América do Sul. Foram mais de 65 destinos internacionais, 17 mil participantes e 2.700 marcas expostas. Neste ano, segundo os organizadores, a meta é superar todos os índices e surpreender os participantes com o lançamento de tendências do setor do turismo. A aposta na segmentação continua sendo um dos diferenciais da feira, que terá um layout repaginado, muito conteúdo e experiências.
“Os participantes do próximo FESTURIS já vêm com a certeza de que encontrarão muitas novidades. Por ser o evento que fecha o ano, temos condições de acompanhar tudo o que está acontecendo no mundo turístico. Desta forma conseguimos apresentar as tendências para 2021 e contribuir para a atualização dos profissionais e a transformação do setor”, projeta a CEO do FESTURIS, Marta Rossi.
As novidades da feira estão sincronizadas com o pensamento no futuro do turismo. As questões relacionadas à sustentabilidade se tornaram centrais no mundo inteiro. Vão muito além de ações, são uma provocação para uma mudança cultural e de comportamento da sociedade. O FESTURIS entende a preocupação latente das novas gerações com a sustentabilidade e acredita que o desenvolvimento do turismo depende de propostas sustentáveis.
A espiritualidade será outro alicerce do evento, indo ao encontro da crescente necessidade de conhecer a si próprio em um mundo cada vez mais acelerado e tecnológico. Essa busca vem através de muitas formas, não apenas da religião propriamente dita. Viagens transformadoras e experiências únicas têm sido a motivação de grande parte dos turistas. No turismo a espiritualidade se apresenta através de produtos inseridos nos destinos, que começam a ampliar seu olhar para esse público.
Para o FESTURIS a tecnologia também não é mais apenas um negócio do futuro. Ela já faz parte de nosso dia a dia. O mundo está mudando e quem acompanha as transformações sai em vantagem no mercado turístico. As empresas investem cada vez mais em produtos inovadores e disruptivos. A feira identificou essa oportunidade e lançará um espaço de tecnologia e inovação, voltado para startups, empresas de software, destinos inteligentes e demais negócios que apostam na tecnologia para transformar o ecossistema de viagens e turismo.
Outras novidades do FESTURIS 2020 estão sendo projetadas e devem ser divulgadas em breve. Entre as confirmadas está uma ação que se chamará “Os Mais de 30”, provocando um encontro e homenagem aos participantes que frequentam o evento há 30 anos ininterruptos. Também está confirmado um novo casamento de agentes de viagens dentro do espaço Wedding. E, além disso, o Meeting FESTURIS apresentará mais uma vez um novo formato, agora com a possibilidade de agilização de negócios. (Com Gustavo Bauer)

ECONOMIA - CRESCE A PARTICIPAÇÃO DO CEARÁ NAS EXPORTAÇÕES

No período de 2015 a 2019, a participação das exportações do Ceará no total nacional apresentou nítida tendência de crescimento: em 2015 era de 0,55% (R$1,04 bilhão); passou para 0,97% (R$ 2,10 bilhões) em 2017, atingindo o seu maior nível em 2019, com 1,01% (R$ 2,26 bilhões). Com relação ao Nordeste, a participação das exportações cearenses também seguiu o mesmo comportamento ao longo da série, passando de 7,13%, em 2015, para 13,68%, em 2019. A participação das exportações do Nordeste no total do Brasil apresentou queda (de 7,83% em 2018 para 7,39% em 2019), enquanto que o Ceará obteve ganho de participação, de 12,50% para 13,68 no mesmo período.
Os números estão no Ipece Informe (nº 165 – Janeiro de 2020) que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O estudo, de autoria de Alexsandre Lira Cavalcante, analista de Políticas Públicas; Ana Cristina Lima Maia, assessora Técnica, e de Alysson Inácio de Oliveira, estagiário, ao fazer uma análise das exportações cearenses por fator agregado e atividade econômica, constatou que as exportações da atividade agropecuária, em 2019, foi de 99,95% de produtos básicos e apenas 0,05% de produtos manufaturados.
Já a indústria de transformação exportou 4,24% de produtos básicos; 64,09% de produtos semimanufaturados, sendo em maior parte os produtos de ferro e aço; e 31,67% de bens manufaturados, com destaque para Partes de outros motores/geradores/grupos eletrogeradores e calçados. As exportações da indústria de transformação, antes de 2017, concentravam-se mais em produtos manufaturados, mas com o começo das exportações de ferro e aço esse comportamento se reverteu. As exportações da atividade indústria extrativa também se concentraram em bens básicos (99,06%), porém nos anos de 2016 e 2017 as exportações dessa atividade concentrou-se mais em bens manufaturados
PAUTA DAS EXPORTAÇÕES - Em 2019, a pauta das exportações cearenses continuou sendo liderada pelos produtos metalúrgicos, com valor de US$ 1,208 bilhão, respondendo por 53,36% do total exportado pelo estado. Os principais produtos exportados desse grupo foram “semimanufaturados de ferro ou aço não ligado, de seção transversal retangular, que contenham, em peso, menos de 0,25%”, com participação de 85%. O Ceará e o Rio de Janeiro foram os estados que mais exportaram esse tipo de produto, tendo os dois exportado praticamente o mesmo valor em 2019. O grupo Calçados foi o segundo mais exportado, com valor de US$ 235,9 milhões, com participação de 10,42%.
O município de São Gonçalo do Amarante foi o que mais exportou em 2019, respondendo por 53,03% do total do Ceará, mas registrou queda no valor exportado de 12,73%. Caucaia foi o segundo maior exportador cearense, seguido de Fortaleza, Sobral e Maracanaú. Dentre os dez principais municípios cearenses que exportaram em 2019, cinco apresentaram crescimento do valor quando comparado ao ano de 2018: Caucaia, Fortaleza, Aquiraz, Eusébio e Uruburetama. (Fonte Governo do Ceará)

COLHEITA DA UVA - ÉPOCA MOVIMENTA ECONOMIA NO SUL DO PAÍS


As vinícolas de todo Brasil estão em festa. É tempo de Vindima, época de colheita da uva, e os parreirais estão verdes e regados pelo aroma da fruta. A Serra Gaúcha, responsável pela produção de 85% dos vinhos do país, oferece diversas atrações para o período, como passeios pelas videiras, a tradicional pisa da uva, além de degustação de vinhos e de comidas típicas italianas. Durante a temporada, que vai até o dia 29 de março, hotéis, vinícolas e restaurantes têm programação especial e pacotes promocionais com atrações paralelas. 
O Vale dos Vinhedos (RS), composto pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul operam com 90% da capacidade hoteleira durante a Vindima, segundo o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da região de Uva e Vinho. A região conta com mais de 30 vinícolas e inúmeros atrativos turísticos. Em Bento Gonçalves, grande polo brasileiro do vinho, dos 800 mil turistas registrados anualmente, mais de 350 mil buscam a cidade no período de colheita da uva.Veja a programação da cidade AQUI.
O município de Flores da Cunha também festeja a colheita da fruta com a famosa FenaVindima que, neste ano, acontece entre os dias 14 de fevereiro e 1º de março. A festa recebe mais de 70 mil pessoas a cada edição e celebra com degustações de vinhos, sucos e espumantes; desfile de carros alegóricos; atrações musicais e gastronomia típica, especialmente o menarosto, prato oficial do município, feito com carnes de codorna, frango, coelho e leitão. 
Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho, o Brasil possui 1,1 mil vinícolas e é o sexto maior produtor de vinho no Hemisfério Sul. Atualmente, a área de produção vitivinícola no Brasil soma 89 mil hectares, divididos principalmente entre seis regiões, incluindo o Vale do Rio Francisco, na região Nordeste. Apenas o Rio Grande do Sul, produziu mais de 400 milhões de litros da bebida e derivados em 2019.
Estima-se que mais de 16 mil famílias gaúchas de produtores de uva dependam da indústria para garantir o seu sustento econômico. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta que o enoturismo engloba economia, cultura e desenvolvimento social.  “A Vindima é mais uma demonstração do poder do turismo na movimentação da economia do país, especialmente no Sul do Brasil, e claro, importantíssimo na geração de emprego e renda para as famílias”, comentou o ministro.
MARATONA DO VINHO – Um dos atrativos oferecidos com a chegada da Vindima é a Maratona do Vinho, a ser realizada no dia 9 de fevereiro, em Bento Gonçalves. O evento tem inscrições abertas até o dia 31 de janeiro e propõe uma festa que une vinho, turismo, cultura, gastronomia e esporte.(Com o MTUR)

MADRE DEUS, SÃO LUÍS - ALEGRIA, TRADIÇÃO E MAISENA: É O PRÉ-CARNAVAL

Folia em Madre Deus
Alegria, maisena e sorriso no rosto. Esses são alguns dos elementos que não podem faltar para quem aproveita a festa pré-carnavalesca na Madre Deus, em São Luís. Com mais de três séculos de história, a Madre Deus é um dos pontos de folia da programação oficial do Pré-Carnaval 2020. 
No último domingo (26), o Beco do Gavião voltou a atrair centenas de foliões em uma festa marcada pela tradição e pela descontração.Os tambores do Bloco Afro Neto de Nanã estremeceram as ruas do bairro centenário logo no início da festa. Em seguida, foi a vez de do Bloco Tradicional Companhia do Ritmo contagiar o público. No início da noite, foi a vez do show do cantor e compositor Gabriel Melônio botar todo mundo para dançar com sambas, marchinhas e clássicos do carnaval ludovicense. A programação contou ainda com as apresentações da Escola de Samba Unidos de Fátima e do grupo de samba Marabloco.  
“MADRE DEUS É TRADIÇÃO” - Dentre os cinco pontos de folia espalhados pela capital maranhense, o circuito Madre Deus é escolhido pelo público pela tradição cultural que a história do bairro representa para a cidade. 
No próximo domingo, dia 2 de fevereiro, o Beco do Gavião volta a receber mais cinco atrações. Destaque para o show da cantora maranhense Gisele Padilha e para as apresentações da Escola de Samba Turma da Mangueira e do grupo Soul Samba.

EMPREENDIMENTOS E NOVOS VOOS - REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA IMPULSIONAM ALAGOAS

Orla de Maceió
Alagoas vive, nos últimos cinco anos, uma contínua redução da violência e consequente melhora da segurança, que tem impactado positivamente em vários setores do Estado. O ano de 2019 terminou com o menor registro de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) da última década. Além disso, as taxas de homicídio por 100 mil habitantes recuaram, chegando a patamares alcançados há 20 anos.
Analisando a série histórica, em 2011 o estado vivia o auge da violência e registrou 2.417 homicídios. As políticas públicas aplicadas na área da Segurança Pública na atual gestão fizeram este número reduzir 51%, caindo para 1.184 homicídios, registrados no ano de 2019.
A queda também foi verificada na capital, onde a redução de CVLIs, em 2019, ficou em 33,7%, em comparação com 2018. Foram 347 homicídios na capital, no ano que passou, contra 523 ocorridos em 2018. Em toda a série histórica, a queda também foi recorde: 64,2%. Isso porque em 2011 – ápice da violência – aconteceram 970 mortes só em Maceió.
Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da SSP, o mês de dezembro foi o 18º mês consecutivo de redução de homicídios em Alagoas, outra marca inédita alcançada pelas forças de segurança.
Quando se analisamos a taxa de mortes por 100 mil habitantes, é possível comprovar que os números alcançados em 2019 apontam para a menor taxa de homicídios dos últimos 20 anos na capital alagoana. Em 1999, essa taxa na capital era de 30,9, chegando ao ápice em 2010, com 109,9. Em 2019, caiu para 29,7. Em Alagoas, a mesma taxa subiu a partir do ano 2000 e, no ano passado, ficou em 32, o menor número das duas últimas décadas.
Em Maceió, o trabalho integrado realizado pelas Polícias Civil e Militar alcançou um resultado histórico no combate aos assaltos a ônibus. O ano terminou com 102 ocorrências. Este é o menor número registrado desde que esta modalidade criminosa começou a ser contabilizada. Quando comparado com o total de assaltos registrados em 2018, que foi de 325, constata-se que o crime reduziu em 68,6%.
IMPACTO NO TURISMO - As últimas conquistas do estado no segmento do Turismo - como novos voos nacionais, internacionais e expansão de empreendimentos turísticos - são atribuídas também à queda nos rankings de violência.
“O Destino Alagoas tem, cada vez mais, atraído turistas nacionais e internacionais. Um dos motivos, com certeza, é a segurança que tem se destacado no cenário nacional. Isso, agregado às belezas naturais e a ótima infraestrutura como um todo, tornam o destino uma excelente opção para os turistas internacionais”, pontuou Mário Carvalho, Diretor Geral da companhia aérea TAP Air Portugal no Brasil.
Recentemente, em acordo com o Governo de Alagoas, a TAP anunciou um novo voo direto no Brasil, que liga Maceió a Lisboa, com três operações regulares semanais, sempre às quartas, sextas e domingos. “Essa conjuntura foi decisiva para que a TAP Air Portugal apostasse em Maceió como o seu 11º destino brasileiro. Dia 12 de junho próximo será realizado o voo inaugural direto de Lisboa para Maceió. As vendas já foram iniciadas e as nossas expectativas são as melhores possíveis”, completou Mário Carvalho.
CENÁRIO INDUSTRIAL - A redução do índice de violência é um dos pilares avaliados no Ranking de Competitividade, que demonstra pontos que influenciam na decisão de instalação de uma empresa na região, levando 10 fatores em consideração. Nesse quesito, Alagoas recebeu, em 2019, 63,0 pontos, estando acima da média nacional (57,5). O estado é o 3º colocado no Nordeste e o 12º, no país.
Mostrando-se eficiente na atração de novos negócios, 32 empresas receberam incentivos governamentais previstos dentro do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin) e devem se instalar em Alagoas. Uma delas foi a curitibana Bel Fix, pioneira na fabricação de guarda-chuvas, sombrinhas e guarda-sóis, realizando um investimento de R$ 31 milhões.
Com as atividades recém iniciadas, o diretor da empresa, Marcelo Kac, explicou que o desejo de ter uma sede no Nordeste já era antigo, mas demorou para acontecer. Ao conversar com clientes e parceiros, o estado mostrou-se mais vantajoso para concretizar o plano.  (Com a  Agencia Alagoas)

PARQUE DAS AVES - DIVERSÃO E APRENDIZADO FAZEM A ALEGRIA DA CRIANÇADA

Registro da oficina gastronômica
A linda arara-canindé vem num rasante comer a alimentação oferecida pelos tratadores mirins. Enquanto isso, a equipe infantil de chefes de cozinha prepara pratos deliciosos que foram apresentados na oficina gastronômica “Sabores da Mata Atlântica”. Assim terminou mais uma Colônia de Férias do Parque das Aves.
Esse ano, 24 crianças de 7 a 10 anos aproveitaram parte das férias escolares ao ar livre e participaram de atividades que envolveram contato direto com a natureza. Durante os cinco dias de Colônia de Férias, as crianças brincaram, pularam, riram, fizeram amizades, resolveram desafios e conheceram mais sobre o trabalho do Parque das Aves e a importância da Mata Atlântica.
Um dos objetivos desta experiência foi colocar a natureza como espaço para as crianças explorarem os sentidos, descobrirem o novo, aprenderem brincando e observando. A atividade “Um dia de tratador” começou com um bate-papo com o zootecnista do Parque das Aves sobre a importância de uma alimentação adequada para os animais. Em seguida, as crianças foram até os recintos das aves e auxiliaram os tratadores a servir sua alimentação. Foi o que aconteceu com Osni Henrique Nunes. Curioso e apaixonado pela mata, o menino de 10 anos aprendeu os segredos da gastronomia da Mata Atlântica, e a identificar e cuidar de diversas aves.
Durante a Colônia de Férias, que terminou na sexta, 24 de janeiro, as crianças também aprenderam sobre a importância do bem-estar animal e confeccionaram pingentes e móbiles, enriquecimento ambiental que diverte as aves. E elas puderam observar a interação das aves com os itens que produziram, e fizeram anotações sobre seu comportamento.
O PARQUE DAS AVES - Com 25 anos de atuação e 260 colaboradores, o Parque das Aves é a única instituição do mundo focada na conservação de aves da Mata Atlântica. Possui 16 hectares de mata restaurada, 1.300 aves de 130 espécies diferentes, com três viveiros de imersão e um borboletário. O objetivo do Parque das Aves é atuar investindo significativamente para criar um impacto positivo para as aves da Mata Atlântica, principalmente as 120 espécies e subespécies em risco de extinção. O Parque das Aves recebe 830 mil visitantes por ano, sendo um dos atrativos mais visitado de Foz do Iguaçu.

JERUMENHA, PIAUÍ - ANTIGA CADEIA TRANSFORMADA EM ESPAÇO CULTURAL

Novo espaço cultural de Jeremunha
As paredes da antiga cadeia de Jerumenha, de 1851, ainda preservam a história daquela época, com traços deixados pelos prisioneiros que ocupavam as celas. O prédio, abandonado há anos, ganhou reforma para abrigar o Espaço Cultural Amélia de Freitas Beviláqua, que será entregue à população nesta terça-feira (28). Foram investidos mais de R$ 186 mil na obra, que agora será a casa de grupos culturais, artesãos, estudantes, visitantes e dos jerumenhenses.
“Esse prédio estava abandonado e conseguimos transformá-lo num espaço para valorização da cultura de Jerumenha. É uma alegria poder entregar mais uma casa de cultura ao Piauí. Esperamos que o espaço cultural seja uma referência para moradores e visitantes da cidade, e que eles ajudem a preservar esse patrimônio”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.
Com a reforma do espaço, foi criada uma sala para os ensaios dos grupos de dança de Jerumenha. O local ganhou uma decoração rica em elementos nordestinos, além de espelhos, sistema de som e iluminação, e ventiladores.
As artesãs da cidade também ganharam um cantinho especial. Uma sala onde poderão expor e comercializar seus produtos. O Espaço Cultural possui ainda sala de estudos, com mesas, cadeiras e livros, e sala de reunião. Nas paredes, painéis de até 4 metros contam um pouco a história da cidade.
Essa história também se faz presente na Sala de Exposição, que reúne as relíquias da Igreja de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Em outra sala, objetos doados pelos “Filhos de Jerumenha”, também ajudam a dar um novo significado à antiga cadeia do município. Nas paredes de uma das salas onde funcionavam as celas, foram preservados os traços deixados pelos presos que já passaram por ali.
HOMENAGEM - O nome do Espaço Cultural é uma homenagem à escritora e jornalista Amélia de Freitas Beviláqua, que nasceu em 1860, em Jerumenha. Ela foi casada com Clovis Beviláqua, imortal da Academia Brasileira de Letras. Amélia foi ocupante da cadeira 23 da Academia Piauiense de Letras e patrona da cadeira 48 da ala feminina da casa Juvenal Galeno, no Ceará. Amélia foi a primeira mulher do Brasil a pleitear uma vaga na Academia Brasileira de Letras.

JORNALISTA WILLIAM FRANÇA EM SECRETARIA DO TURISMO

William França
A Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, do Ministério do Turismo, já tem novo titular. Trata-se do jornalista brasiliense William França Cordeiro. A nomeação foi publicada na terça-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU). França é formado há mais de 30 anos em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e possui MBA em Gestão Estratégica com foco em gestão empresarial, RH e marketing.
O jornalista possui quase 20 anos de experiência no setor público, tendo passagem pelos antigos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Comunicações. Nos órgãos, França atuou como responsável pela política e pelo planejamento do setor de Comunicação Social. Coordenou os setores de divulgação, de atendimento à imprensa e publicidade, incluindo a concepção de campanhas publicitárias das duas Pastas.
Desde 2005, é servidor da Câmara dos Deputados assumindo diversos cargos, como o de diretor de divulgação, secretário de Comunicação Social, assessor-chefe do Núcleo de Projetos Especiais e diretor da Assessoria de Gestão e Projetos Estratégicos. Desde abril do ano passado atuava como assessor especial do Ministério do Turismo, onde acompanhava e assessorava agendas internas e externas, além de supervisionar as ações de comunicação social do órgão.
Com a mudança, William França será o responsável por atividades de regulação, fiscalização e qualificação dos segmentos turísticos; por planejar programas e projetos que contribuam para o fortalecimento e desenvolvimento do turismo responsável e sustentável; eventos geradores de fluxos turísticos e estimular a competitividade dos produtos e dos destinos turísticos brasileiros. (Com o MTUR)

MANCHAS DE ÓLEO - O LITORAL SERGIPANO É CONSIDERADO LIMPO

Litoral sergipano
Em razão do fim do surgimento de manchas de óleo em toda a faixa litorânea do estado de Sergipe, constatado pelos órgãos ambientais envolvidos na Frente Unificada, o Governo do Estado decidiu desmobilizar o Gabinete de Crise. Instituído no mês de setembro de 2019, pelo Governador Belivaldo Chagas, com o objetivo de encontrar soluções para os problemas causados pelos danos ambientais, em virtude da grande quantidade de óleo que atingiu todo o litoral sergipano, a iniciativa foi um passo importante para recuperação das praias sergipanas.
O secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, reuniu na manhã desta terça-feira (28), os órgãos que fizeram parte do Gabinete de Crise. Durante o encontro todos órgãos se posicionaram mediante a pauta do fechamento do Gabinete em relação as machas de óleos. Na ocasião, o diretor da Defesa Civil Estadual, Cel. Alexandre José, afirmou que Sergipe recebeu pouco mais R$ 2,5 milhões para a limpeza da região litorânea, bem como, para o transporte do material. Segundo o diretor esse montante já está em fase de devolução para o Governo Federal, já que não chegou a ser usado. 
O comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, o capitão de Fragata Guilherme Conti Padão, explicou a relação atual da Marinha como os vestígios de óleo em Sergipe. "A Marinha fez ações intensas de acompanhamento e registrou que não há mais incidências de óleos nas praias. Agora o trabalho é de desmobilização, no entanto, continuaremos em coordenação como o Governo de Estado, Prefeituras e demais órgão ambientais", afirmou.

INTERIORIZAÇÃO DA MALHA AÉREA DO CEARÁ - A PARTIR DE AMANHÃ, COMEÇARÃO OITO VOOS REGIONAIS

Camilo Santana e Arialdo Pinho, em
 teleconferencia com Claudio Borges
O Governo do Ceará fechou anteontem (18) um acordo com a GOL Linhas Aéreas que garantirá voos regionais a oito municípios cearenses. A partir de 1º de fevereiro, a Capital estará ligada a Sobral, São Benedito, Tauá, Crateús, Iguatu e Aracati, semanalmente, e ganhará três voos diários para Jericoacoara e dois voos diários para Juazeiro do Norte. A companhia irá ofertar também três voos diários para Natal (RN).
“Pra nós essa conquista é muito importante porque vamos interiorizar a conectividade do nosso hub em Fortaleza para oito cidades do Ceará. Vamos poder comprar uma passagem de Crateús para Paris, por exemplo. Ampliando as possibilidades para os cearenses. A GOL tem sido uma grande parceira do Estado, que tem crescido à frente do Brasil no turismo. Os voos também vão movimentar a economia, gerando mais empregos e renda para o cearense”, destaca o governador Camilo Santana.
Serão ao todo 48 frequências semanais no Ceará, distribuídas em Juazeiro do Norte (2 voos diários), Jericoacoara (3 voos diários), Sobral (3 semanais), São Benedito (2 semanais), Tauá (2 semanais), Crateús (2 semanais), Iguatu (2 semanais) e Aracati (2 semanais). Os voos serão operados por aeronaves Grand Caravan, da empresa Two Flex, que têm capacidade para nove passageiros. A exceção são os voos para Juazeiro do Norte, que serão operados com aviões ATR 72, da VoePass, para 72 passageiros.
Cláudio Borges, diretor de Relações Institucionais da GOL, explica que todas as operações são de responsabilidade da companhia, que irá comercializar as passagens. “Isso é o que chamamos de compra de capacidade. Os cearenses vão poder sair de Iguatu para Tóquio, usufruindo das conexões do hub Air France/KLM e GOL. É um grande passo na consolidação do hub, do nosso trabalho em conjunto, pois sabemos da importância que o turismo tem no crescimento do estado. Com essa nova fase, vamos dar acesso ao transporte aéreo a várias pessoas que não tinham essa possibilidade”, disse o diretor da GOL, durante conference call com o governador Camilo Santana e o secretário Arialdo Pinho.

PERÍODO DE MUITA AGITAÇÃO - FORTALEZA EM PLENO PRÉ-CARNAVAL E FESTIVAL DE CHORINHO

Luxo da Aldeia na Praça do Ferreira
Principalmente nos finais de semana, Fortaleza ESTÁ MAIS ALEGRE AINDA. Programações da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza., de 27 de janeiro a 02 de fevereiro, são ações certas para divertimento em diversos espaços da Cidade. No período, rolam festejos do Pré-Carnaval em 12 polos oficiais da festa, além de blocos de rua apoiados pelo poder público em todas as regionais da Capital cearense. Outro destaque da programação é o evento cultural “Choro na Rua Fortaleza”, no domingo (02), no Passeio Público.
O Ciclo Carnavalesco 2020, que começou no último dia 24 de janeiro, segue agitando a cidade nos polos Benfica, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Mercado da Aerolândia, Aterrinho da Praia de Iracema, Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, Praça Figueira de Melo, Polo dos Queijos, Largo dos Tremembés e Praça Cristo Redentor. De sexta a domingo, o público poderá conferir atrações como Os Transacionais, Luxo da Aldeia, Bloco Camaleões do Vila, Casa Maré, Lídia Maria e O Bloco do Prazer e muitos outros. A festa também ocorrerá em diversos bairros da cidade, com blocos de rua apoiados pela Secultfor, como Siqueira, Granja Lisboa, Antônio Bezerra, José Bonifácio, Carlito Pamplona, Moura Brasil, entre outros.
PROJETO E AÇÕES PARA AGRADAR - Para quem curte um chorinho, vale conferir o projeto “Choro na Rua Fortaleza”, no Passeio Público, no domingo, das 15h30 às 17h30.
Para os entusiastas do teatro, a Escola Pública de Teatro da Vila das Artes promover a II Jornada de Teatro & Educação, voltada especialmente para arte-educadores, professores formadores, estudantes, artistas e pesquisadores da arte teatral. A segunda edição do evento traz programação de oficinas e debates gratuitos norteada pelo tema “Teatro, Educação e Política: um pensar-fazer cotidiano”. As atividades serão do dia 03 ao dia 16 próximos.
A cariada programação semanal ainda conta com cineclube na Vila das Artes; aulas de Jazz na Biblioteca Herbênia Gurgel; Festival Gastronômico no Mercado Cultural dos Pinhões; e visitação ao Memorial do Paço Municipal.

“CHORO NA RUA – FORTALEZA” - DOMINGO NO PASSEIO PÚBLICO A 1ª EDIÇÃO DO MUSICAL

Passeio Publico
Será no próximo domingo, 2, no Passeio Público de Fortaleza a primeira apresentação do projeto “Choro na Rua – Fortaleza”. Composto por renomados músicos da cena local, o grupo se apresentará sempre no primeiro domingo de cada mês, das 15h30 às 17h30, no restaurante Café Passeio, situado na agradável praça. 
O “Choro Na Rua – Fortaleza” busca levar o estilo musical genuinamente brasileiro a públicos maiores por meio de apresentações fora dos ambientes formais. A iniciativa é inspirada no movimento de mesmo nome existente no Rio de Janeiro e criado em 2016 pelo trompetista Silvério Pontes. Com o incentivo e o apadrinhamento de Silvério, o músico cearense Jean Ximenes traz a ideia para o Ceará em 2020.
Os integrantes do “Choro na Rua – Fortaleza” são: Jean Ximenes (clarineta), Samuel Rocha (violão de sete cordas), Felipe Bastos (bandolim), Cleylton Gomes (flauta), Bob Mesquita (saxofone), Rômulo Santiago (trombone), Lauro Viana (cavaco), Marcelo 21 (percussão) e Fernando do Pandeiro (pandeiro).
A nova atração musical se soma ao já tradicional “Passeio Instrumental”, evento em que se apresentam músicos com repertório de samba e chorinho durante o horário de almoço, aos sábados e domingos, das 12h às 15h.
EM OBRAS - Bem tombado em esfera municipal e federal, o Passeio Público passa por obras de requalificação. O restaurante Café Passeio e sua programação musical, no entanto, funcionam normalmente. Iniciadas em novembro de 2019, as alterações preveem para a praça novo paisagismo, requalificação das calçadas, restauro das estátuas e demais elementos históricos, além de melhorias de acessibilidade. Equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza, gerido pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Praça dos Mártires, também conhecida como Passeio Público, foi inaugurada em 1864 e é considerada a praça mais antiga de Fortaleza.

ROMARIA DE N.S. DAS CANDEIAS - DOMINGO, EM JUAZEIRO DO NORTE, O ENCERRAMENTO DA FESTA

Juazeiro do Norte vive momentos de intensa movimentação com as festas do ano jubilar dos 150 anos de ordenação do Padre Cícero Romão Batista. Dentro da extensa programação, a Festa e Romaria de Candeias, evento que teve a iniciativa do Padre Cícero.  Começou na última quarta-feira, 29, na Basílica, com destaque para o Encontro com os Romeiros e o Momento Cultural Show do Chapéu, .na Praça do Romeiro. 
A Festa da Luz, como assim é carinhosamente conhecida, atrai romeiros e peregrinos vindos de várias localidades espalhadas pelo País. Em sua maioria, fiéis do Nordeste que seguem a tradição de seus familiares mais antigos em virem a Juazeiro do Norte para fortalecerem sua fé, por meio das bênçãos do Padre Cícero e da Mãe das Dores. Na Romaria de Candeias, o sentido da romaria torna-se ainda maior, pois é a própria Mãe de Jesus que aponta a Luz do Mundo, Jesus Cristo, fonte inesgotável de paz, misericórdia e esperança.
Hoje e amanhã, começam os atos às 5h, com Ofício de Nossa Senhora, terminando à noite com Momento Cultural Show do Chapéu 
ENCERRAMENTO – A primeira das grandes romarias em Juazeiro do Norte será encerrada no domingo, 2, com uma programação recheada de emoções, nela constando missas, despedida dos romeiros, benção das velas e a tradicional Procissão das Candeias pelas ruas da cidade. Encerrando a Romaria, haverá a bênção do Santíssimo Sacramento.
 AS GRANDES ROMARIAS - A cidade de Juazeiro do Norte é apontada como um centro de grandes romarias católicas, todas elas inspiradas pelo mito Padre Cícero Romão Batista.
A meca caririense recebe diariamente milhares de peregrinos. Contudo, a cidade fervilha maior durante as grandes romarias. São elas: de São Sebastião (dia 20 de janeiro, coincidindo com a data da tradicional “Missa do Dia 20”, celebrada mensalmente em sufrágio da alma de Padre Cícero.  De Nossa Senhora as Candeias (janeiro e começo de fevereiro, honrando Santa Luzia). De Finados Ou Da Esperança - Em memória do fundador da cidade, Padre Cícero Romão Batista). Do Ciclo Natalino - É a romaria de maior duração, pois compreende desde a Festa de Natal até o Dia de Reis. De São Sebastião - Ocorre no dia 20 de janeiro e coincide com a data da tradicional “Missa do Dia 20”, celebrada mensalmente em sufrágio da alma de Padre Cícero.

NO CERAPIÓ 2020 - ACIRRADA COMPETIÇÃO ENTRE CARROS, QUADRICICLOS E UTVS

A prova de carros, quadriciclos, UTVs da 33ª edição do Rally Cerapió, tradicional prova off-road começou na terça-feira (28) com o percurso de 358 quilômetros entre Fortaleza e Sobral, no Ceará. O grande desafio foi encarar as trilhas cheias de lama, devido às chuvas dos últimos dias na região. Além disso, muitos balaios e médias apertadas foram o destaque do início da competição.
Nesta edição, o Rally Cerapió   movimenta competidores de 22 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, além de estrangeiros, reunindo no total 417 participantes inscritos, sendo 150 nas bikes, 140 nas motos, 98 nos carros, 24 nos UTVs e cinco nos quadriciclos.
A prova também aquece o turismo e economia da região. Em diversas cidades, aumenta o movimento do comércio durante a passagem da prova. São hotéis com todos os quartos ocupados; postos de gasolina com cerca de 65 mil litros de combustível são consumidos, além de bares e restaurantes abastecidos para suprir a demanda de um a caravana de mais de mil pessoas. Em Teresina, por exemplo, 62% dos leitos de hotéis e pousadas ficam ocupados nos dias em que a prova passa pela capital.
DUELOS - A competição continua com sensacionais duelos entre os competidores dos vários segmentos., Na quarta-feira, a caravana do Rally Cerapió  partiu de de Sobral e entrou no Piauí até chegar em Pedro II (PI). Serão 282 quilômetros de percursode um total de 1.000 durante quatro dias de competição, até terminar hoje em Teresina, hoje Além de carros, quadriciclos e UTVs, a prova conta com a disputa de bikes e motos.
O Rally Cerapió 2020 tem patrocínio do Governo do Piauí - Setur e do Governo do Ceará - Setur, Consórcio Honda, Prefeitura de Teresina e Minstério do Turismo. O apoio é da Prefeitura de Fortaleza - Setfor, Reron e Audax, com parceria do Teresina Shopping, Marko Informática, Cetseg. Colaboração das Prefeituras de Pentecoste (CE), Itapajé (CE), Sobral (CE), Groaíras (CE), Carnaubal (CE), Domingos Mourão (PI), Pedro II (PI), Campo Maior (PI) e União (PI). A organização é da Radical Produções.

POUSADA ESPAÇO VERDE


ROTA DO SOL SEMANAL 31/01/2020 ISSUU

 ROTA DO SOL SEMANAL 31/01/2020