Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2016

CALEIDOSCÓPIO - MUNDO ENLOUQUECIDO / EM QUEDA LIVRE

MUNDO ENLOUQUECIDO
Será que estamos chegando ao final dos tempos neste nosso planeta terra? “Profetas”, não sabemos se baseados em fatos dos últimos anos ou em algum “audacioso” estudo, vêm afirmando que vivemos os últimos tempos, bem próximos ao fim de tudo. Já ouvimos esta cantilena faz anos. Mas agora estamos muito incomodados com tanta instabilidade, miséria, insensatez e atos de terror em todos os continentes. Não bastam para assustar, em todos os recantos, os vulcões, tsunamis, tornados e outros fenômenos da natureza, certamente castigos pelas agressões do homem ao que tanto deveria proteger. Este século vem sendo marcado por atos inusitados de conflitos de toda ordem, com o exarcerbamento sobre questões de poder e de religião. Ninguém está seguro em nenhuma parte. Em 2001, o mundo foi abalado pelo terrorismo derrubando as Torres Gêmeas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, ceifando a vida de milhares de pessoas inocentes. Anos depois do trágico atentado, em escala de grande abrangência, fanáticos, na França, atacaram o jornal satírico Charlie Hebdo e executaram sem piedade jornalistas e caricaturistas, em outro banho de sangue por motivos religiosos. No último domingo, consequência também do fanatismo religioso e do aparente preconceito   homofônico de um desajustado mental, cerca de 50 divertidos participantes de uma casa de shows em Orlando perderam suas vidas, em momento em que exaltavam justamente a vida, dentro dos seus padrões. O EI comete atrocidades sem fim, ameaçando todo mundo contrário ao seu fanatismo religioso. Países da África também em ataques ferozes e requintes de perversidade contra crianças de mulheres. Enfim, hediondos crimes estão por toda a parte. Cremos que Deus, o Senhor do Universo, de qualquer religião, certamente vê os fatos como distanciamento do seu desejo de paz e fraternidade entre os homens. As ações são diabólicas, há loucura coletiva. Até quando?
EM QUEDA LIVRE
É muita falta de sorte o que vem ocorrendo no nosso Brasil, nos últimos tempos.  O que o povo fez para sofrer tantos castigos. País continental, rico de natureza e de um povo considerado até pouco tempo ordeiro e trabalhador, a olhos vistos observa-se a queda livre nas suas pilastras mais consideradas. Vivemos um triste momento em que as bases da sociedade estão abaladas, descendo vertiginosamente uma ladeira que não se sabe o fim. Minadas estão as administrações e as finanças. É extensa a lista de políticos envolvidos em falcatruas. No ar, uma descrença geral, sem muitas perspectivas de esperanças boas. Para entornar mais ainda o caldo, o futebol brasileiro, que era orgulho de todos nós, também está quase chegando ao fundo do poço. No último domingo, na mais fraca chave da Copa América, o Brasil foi eliminado pelo Peru, na fase do torneio. Vergonha que já tem o precedente quando perdeu de 7 x 1 para a Alemanha, na Copa do Mundo de 2014. É o retrato, não sabemos se final, de uma série de fatos que há tempos ocorre, sem punição para ninguém. Perdemos por que temos dirigentes que se locupletaram e se locupletam desde a Confederação Brasileira de Desportos e na agora sucedânea Confederação Brasileira de Futebol, deixando de zelar pela tradição vitoriosa que sempre ostentamos.  Perdemos pela ganância de ganhar dinheiro em acordos e contratos fajutas com patrocinadores que mandam e desmandam nos nossos clubes e nas nossas seleções. Perdemos por que jogadores que deviam no representar com fibra e honra não cumprem com dedicação a sua função. Eles, de agora, são até bons jogadores, mas sem maiores comprometimentos. Vestir a camisa da seleção brasileira não é muito, pois ganham os “tubos” no exterior, têm fama e riqueza, quase todos milionários, ganhando mais e esnobando os nossos melhores homens de letra, cientistas, pedagogos e outros luminares que lutam contra a maré para oferecer um dia melhor para o nosso povo. Até quando o Brasil viverá noites de tantos pesadelos? Nesta hora em que as verdades surgem aos borbotões, não é tempo de pôr a limpo o que se passa no futebol brasileiro?

ESTIMULANDO A TRADIÇÃO - CEM QUADRILHAS JUNINAS NO CIRCUITO DE 20 FESTIVAIS

O grande circuito de festivais do “Ceará Junino” começa hoje, 17, em Senador Pompeu, Missão Velha e Fortaleza, abrindo a sequência de 20 festivais de quadrilhas apoiados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com eventos seguindo em todas as regiões cearenses, até o mês de julho. Todos os festivais foram selecionados através do Edital Ceará Junino 2016. 
Foram selecionados projetos e ações, de todo o Ceará, que têm por objetivo identificar, difundir e estimular as tradições regionais cearenses voltadas para os festejos juninos do Estado. O Governo do Estado, está investindo R$ 2,6 milhões no apoio a 100 quadrilhas juninas, aos 20 festivais regionais que têm início nesta sexta-feira e vão seguir ao longo do mês de junho e no início de julho, beneficiando todas as regiões do Estado.
Ao final do circuito, haverá uma nova etapa, o Campeonato Estadual dos Festejos do Ceará Junino, realizada de 14 a 17 de julho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, reunindo as quadrilhas vencedoras de cada festival.
A partir desta sexta-feira, seguindo no sábado, acontecem festivais em Missão Velha (Arraiá de Todos Nós), Senador Pompeu (VII Arraiá Vila Junina) e Fortaleza (9o. Arraiá do Genibaú). Nos dias 22 e 23/6, em Fortaleza, acontece o IX Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América. Nos dias 23 e 24/6 acontecem os festivais de Icó (Icó Cidade Junina 2016) e Pacajus (Festival das Flores - São João Cultural 2016). Confira ao final do texto a lista de todos os festivais já confirmados. Os municípios de Ipu, Tabuleiro do Norte, Baturité, Canindé, Tarrafas, Santana do Cariri, Sobral, Itapipoca, Horizonte e Pindoretama também receberão festivais. Haverá ainda dois novos eventos, com datas a serem divulgadas após o encerramento da nova seleção do Edital Ceará Junino.
 CALENDÁRIO DOS FETEJOS - Eis o calendário dos festivais do Ceará Junino 2016:
Junho -17 e 18 - Senador Pompeu - VII Arraiá Vila Junina. 17 e 18/06 - Fortaleza - 9º Arraiá do Genibau. 17 e 18 - Missão Velha - Arraiá de Todos Nós. 22 e 23/ - Fortaleza - IX Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América. 23 e 24/06 - Icó - Icó Cidade Junina 2016. 23 e 24 - Pacajus - Festival das Flores - São João Cultural 2016. 24 e 25 - Fortaleza - 23º Festival de Quadrilhas Juninas do Cumpadre Rogério. 25 e 26/06 - Ipu - III Ipu - Terreiro das Tradições Juninas. 25 e 26 - Tabuleiro do Norte - 2º Tabuleiro Festeiro.29 e 30 - Baturité - Bem-vindo à Serra de Baturité, cidade junina, 30 anos de tradição. 29 e 30 - Canindé - VII Canindé Junino 2016 - Quem vem a ti jamais esquece! Homenagem aos mestres da cultura e filhos ilustres de Canindé. 29 e 30/06 - Fortaleza - Festival de Quadrilhas AMCTN. 
Julho -01 e 02- Tarrafas - Tarrafas Junino - Tradição e Contemporaneidade. 01 e 02 - Santana do Cariri - História e Tradição em Santana do Chitão. 01 e 02 - Sobral - Circuito de Quadrilhas Juninas Anavantú. 02 e 03 - Itapipoca - Itajunino Cordel e Tradições. 02 e 03 - Horizonte - São João de Horizonte. 02 e 03 - Pindoretama - Pindoretama Junino - O Mió São João que Há. 14 a 17 - Fortaleza - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino

FESTIVAL CEARÁ JAZZ SERIES DOIS NOVOS SHOWS NO CENTRO DRAGÃO DO MAR

A jovem cantora norte-americana Priscila Odinmah
O projeto "Ceará Jazz Series", que vem reunindo grandes públicos em shows em homenagem a lendas do jazz, como Miles Davis, Dave Brubeck, Chet Baker e John Coltrane, retorna neste mês de junho, com dois novos shows no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nas sextas-feiras, hoje e no dia 24, 
Com proposta de oferecer ao público novas oportunidades de contato com grandes obras da história do jazz e, ao mesmo tempo, com a excelência da cena instrumental cearense, ressaltando o talento, o virtuosismo e a criatividade dos músicos de nosso Estado, o Ceará Jazz Series promove no dia hoje a estreia do show "Getz/Gilberto - Tributo a Stan, João e Tom", com o multiinstrumentista cearense Luciano Franco (guitarra, violão, contrabaixo, teclados e arranjos) e grupo, além de participação especial da cantora Idilva Germano. Já no dia 24 acontece o também inédito show "Carmem Sings Monk - Tributo a Thelonious Monk e Carmem McRae", com o guitarrista cearense Hermano Faltz e a cantora norte-americana Priscilla Odinmah.
O primeiro show, hoje, recria o clássico disco "Getz/Gilberto", de 1964, o álbum que consolidou a música brasileira no mercado norte-americano com repercussão em todo o mundo. Reúne um dos mais aclamados e experientes músicos cearenses, Luciano Franco, e outros grandes nomes da cena de nosso Estado: Edson Távora Filho (piano), Jerônimo Neto (contrabaixo acústico), Thiago Rocha (saxofone) e André Benedecti (bateria). Como convidada especial, a cantora Idilva Germano, intérprete aplaudida e de ampla trajetória, com destaque para o disco "Urbanita", recria as canções interpretadas no disco por Astrud Gilberto.
Já na sexta-feira, 24, o guitarrista cearense Hermano Faltz, um dos mais destacados representantes da nova geração de instrumentistas cearenses, se une à cantora norte-americana Priscilla Odinmah, que vem se consagrando em Fortaleza, em apresentações em palcos como o Colosso Lake Lounge e a Maloca Dragão, para recriar outro disco magistral da história do jazz: "Carmem sings Monk", lançado em 1988, destacando canções do repertório de uma das maiores referências jazzísticas, o mítico Thelonious Monk.

EM SÃO PAULO, A EXPOVINIS BRASIL CELEBROU 20 EDIÇÕES

O ExpoVinis Brasil, maior evento de vinhos na América Latina, celebrou 20 edições.  A feira aconteceu de terça-feira até ontem, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), e voltou a apresentar um panorama do que vem sendo produzido, lançado e discutido no mundo dos tintos, brancos, rosés e espumantes. 
Associações expressivas como ViniPortugal reuniram os principais produtores de seus países no evento, fazendo lançamentos e mostrando tendências. Marcas de países consagrados como França, Itália e Espanha também foram presença no encontro, que recebeu, ainda, novidades de países como México, Eslovênia e Nova Zelândia. 
O Brasil reuniu vinícolas representativas dos terroirs nacionais no espaço Vinhos do Brasil, que conta com o apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). Participam as marcas Don Guerino, Rio Sol/Vini Brasil, Gran Legado, Zanella, Lucano, Nova Aliança, Batalha e Lidio Carraro, que lançou na feira o vinho oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. 
As importadoras Premium Wines e Adega Alentejana também participam e apresentam seus destaques para o mercado. 
Este ano, o ExpoVinis Brasil teve ampla programação voltada para a difusão de conteúdo de qualidade sobre o setor e realizou, pela primeira vez, o Fórum ExpoVinis, com curadoria do consultor da feira, Jorge Lucki, e da equipe da revista Prazeres da Mesa. 
PARTICIPAÇÃO DA VILLA FRANCIONI  - A vinícola catarinense Villa Francioni, marcou presença novamente na Expovinis, apresentando os rótulos produzidos no stand da Mercovino,  distribuidora  da empresa no estado de São Paulo. A vinícola lançou no evento, o VF Chardonnay -  Safra 2015. O VF Chardonnay Lote I, tem história na Expovinis,  foi escolhido como o melhor da categoria em 2006, no Prêmio Top Ten. Durante os três dias de evento serão degustados vinhos das linhas: VF, Joaquim e Aparados. 
Hoje a produção anual da Villa Francioni fica em torno de 160 mil garrafas. A empresa comemora a premiação conquistada recentemente pelo quinto ano consecutivo,  como melhor vinícola de Santa Catarina - Top Of Mind.

CONVITE FASCINANTE - DEZ RAZÕES PARA VISITAR QUITO NESTE VERÃO

"A melhor maneira de ajudar o Equador é visitando o país". É a mensagem que várias instâncias turísticas do Equador têm difundido para reavivar o turismo após o terremoto que ocorreu em 16 de abril, em uma das regiões costeiras.
A ajuda às zonas costeiras, onde se deu o terremoto, veio de todas as partes do mundo. A capital Quito, localizada a 280 km do epicentro, permanece intacta e tem funcionado como centro de coleta de mantimentos e água para as áreas afetadas.
DESCOBRIR A CIDADE -Para facilitar a visita à capital do Equador, dez ideias e atividades para se descobrir a cidade:
Biblioteca Municipal de Quito
 1. Centro histórico: A história de Quito e o legado da fusão indígena e espanhola deu origem à famosa Escola de Arte de Quito. O centro histórico da cidade possui as razões mais profundas por ter obtido a nomeação de Patrimônio Cultural da Humanidade. Caminhe e admire as praças, a arquitetura monumental, as igrejas e os pequenos comércios onde os saberes herdados ainda permanecem vivos. A imponencia dos conventos  surpreende e admira, em cada esquina, os detalhes arquitetônicos das casas que fazem parte do patrimônio da cidade.
 2. Café e chocolate: A visita a Quito só será completa no caso de  saborear os deliciosos chocolates e cafés produzidos no Equador. Recomenda-se experimentar as combinações de chocolate com produtos locais, como uvilla, mortiño e outros. Quito conta com o Bosque Nublado, considerado um "hot spot" pela riqueza natural, que serve como cenário para o Café de Quito, que cresce entre 1.200 a 2.000 metros acima do nível do mar. Caturra, typica e cidra são os tipos de café cultivados; o que é surpreendente é que a mesma semente pode dar diferentes sabores e intensidades para o café. Ao visitar a capital, é indicado saborear uma xícara de Café de Quito, uma experiência única.
 3. Cerveja artesanal: Em um convento de Quito foi criada uma das mais antigas cervejarias da América. Com a chegada da ordem franciscana, cinco séculos atrás, a espiga da cevada passou a ser conhecida no Equador. Atualmente esta bebida de malte e diferentes texturas está presente em vários estabelecimentos produtores de cervejas artesanais. Na rota da cerveja, aprende-se sobre os processos de fabricação e a variedade de ingredientes locais responsáveis por produzir sabores únicos.
 4. Culinária de Quito: A gastronomia de um país deve ser apreciada por todo bom viajante. Os pratos tradicionais de Quito têm uma forte influência andina e ibérica. O locro, o seco de chivo, a fritada, as empanadas, os molhos de pimenta, os sucos e o sorvete de paila são imperdíveis. Nos coloridos mercados, acha-se a mais incrível variedade de produtos e receitas tradicionais. Pode-se aventurar e ser um chef por um dia em um dos estabelecimentos que oferecem aulas de culinária. Há também diversas opções da cozinha internacional.
 5. Emoção em latitude zero: A capital mais próxima do sol, com seus 2.850 metros acima do nível do mar, é também o único lugar onde se pode sentir a energia do centro do mundo enquanto se caminha sobre a linha do Equador, na latitude 0°0'0''. Esta privilegiada localização geográfica dá a Quito qualidades únicas evidenciadas pelo clima e pela riqueza natural.
Monumento à Metade do Mundo
6. Mirantes: Quito é uma cidade conhecida como a "Carinha de Deus". Por quê? A descoberta é feita ao apreciar a cidade a partir de diferentes pontos altos, onde as paisagens são de tirar o fôlego. Recomenda-se visita ao teleférico nas primeiras horas manhã e admirar a cidade rodeada por vulcões a partir da Cruz Loma. Subir até El Panecillo, um lugar estratégico para ver Quito de norte a sul, é uma boa pedida.  Na parte da tarde, pouco antes de anoitecer, a colina Itchimbía torna-se um espaço mágico onde se pode assistir o sol se por atrás das montanhas, enquanto o centro histórico está iluminado aos pés.
 7. Entretenimento e cultura: Quito tem uma seleção interessante e variada de entretenimento para todos os gostos e idades. Há opções de restaurantes, cafés, bares e discotecas no bairro de La Mariscal, La Floresta, Guápulo e Cumbayá. Caso se deseje buscar atividades culturais, visitar o Museu da Cidade, a Cada del Alabado, o Museu de Cera, o Teatro Sucre ou a Casa da Música é a opção. 
 8. Tradições e experiências locais: Há quatro séculos, a cidade tem sido reconhecida na América como centro cultural e artístico. Ainda estão na cidade vários comércios antigos, como cereros (trabalham com ceras e velas), cajoneras (comercializam alimentos), chapeleiros, alfaiates, herbalistas, que guardam e preservam os conhecimentos dos ancestrais e os compartilham em suas oficinas. A icônica rua La Ronda, localizada no Centro Histórico, é um lugar ideal para encontrar artesãos, vivenciar tradições e jogos antigos. Ao passar por lá, atenção a todos os detalhes para descubrir os segredos das memórias e tradições por trás da La Ronda.
 9. Reservas naturais: Ao afastar-se um pouco da cidade, o turista pode descobrir, a poucos quilômetros de Quito, reservas naturais e áreas de conservação que cercam a região. Yunguilla, o Bosque Protetor Maquipucuna, a Reserva El Pahuma e o Parque Nacional Cayambe-Coca são algumas das opções para quem quer desfrutar a beleza e a riqueza da fauna e da flora locais. No noroeste está o Bosque Nublado, um paraíso para a observação de aves, onde habitam mais de 500 espécies, com especial predominância de colibris ou beija-flores.
 10. Aventura nas alturas: A uma hora de viagem, no entorno de Quito,  pode-se desfrutar das atividades nos planaltos desertos dos Andes: águas termais, caminhadas, montanhismo, cavalgadas e agroturismo em fazendas e muito mais. Se o visitante gosta de andar de bicicleta,  é aventurar-se pelas trilhas nas montanhas e descubrir tesouros naturais das rotas de Chaquiñán, Lloa-Palmira e muitas mais.
 Quito oferece ampla gama de atrações e atividades únicas no mundo, desde aventuras para aumentar a adrenalina até passeios românticos pelas ruas coloniais. O convite está feito pela Quito Turismo para se aproveitar de  um dos lugares mais atrativos do verão.
 NFORMAÇÕES - Contato com os operadores turísticos locais: ATC Andean Travel Company, bramvl@andeantc.com; Gray Line Ecuador, marketing@grayline.com; e Quimbaya Latin America, ec-hernan-haro@quimbaya-tours.com

TURISMO DE AVENTURA - O BRASIL PREMIADO COM INÉDITO SELO INTERNACIONAL

Os hotéis fazenda Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos localizados em Socorro (SP) e Bueno Brandão (MG) respectivamente, obtiveram a certificação internacional NBR ISO 21101 para atividades de turismo de aventura. Estes são os primeiros estabelecimentos brasileiros a obterem este tipo de certificação e um dos primeiros do mundo.
Para o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, a certificação contempla as atividades de cavalgada, tirolesa e arvorismo. Já para o Parque dos Sonhos estão contempladas, além dessas, as atividades de rapel e boia cross. Segundo a administração dos hotéis, cerca de 78 mil pessoas por ano fazem essas atividades nas duas empresas.
Na avaliação do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a conquista reforça a posição do país como um dos principais destinos do turismo de aventura. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o primeiro colocado no mundo em recursos naturais.
As certificações ISO levam em consideração, não só a qualidade dos produtos e serviços, mas toda a cadeia produtiva.  Das empresas que promovem atividades ligadas ao turismo de aventura às operadoras que oferecem pacotes turísticos e os fornecedores de equipamentos como capacetes, cordas, caiaques e mosquetões.
CONSTRUÇÃO COLETIVA - A conquista da certificação internacional reforça o posicionamento do Brasil como protagonista no cenário internacional do turismo de aventura. A ABNT NBR ISO 21101 foi desenvolvida com base na expertise dos empresários brasileiros e substituiu, em 2014, a ABNT NBR 15331, para alinhar o padrão do país aos requisitos internacionais de gestão da segurança.
Evandro Schütz, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), afirma que a certificação ISO dos hotéis Campo e Parque dos Sonhos é o marco principal de uma construção coletiva que começou há mais de 10 anos, com a participação do Ministério do Turismo, de empresários do setor, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 
Os dois estabelecimentos também contam com a certificação ABNT NBR 9050 para hotéis adaptados para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Agora, estão em processo de obtenção do certificado ABNT NBR 15401 de sustentabilidade. (Com o MTUR). 

FEIRA DE FRANQUIAS

Desde ontem e até amanhã, 18, realiza-se em São Paulo a ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo, a qual que reunirá no Expo Center Norte empresários, empreendedores, investidores e fornecedores do setor afim de oferecer oportunidades de investimento no modelo de franchising. Neste ano a feira acontecerá junto à ABF Franchising Week, um evento inédito de uma semana com direito a congressos, seminários e simpósios com grandes palestrantes e um conteúdo atual e estratégico, comemorando os 25 anos da feira. 
Grandes marcas estarão presentes, entre elas destaque para marcas como a Empório do Aço, uma das franquias que teve crescimento acelerado nos últimos anos. Com apenas 5 anos no mercado, a rede chega a 300 unidades vendidas no Brasil, Portugal, EUA e Colômbia com projeto de expansão para mais 8 países. 

HOJE, O ÚLTIMO DIA DO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS

Abertura do evento
Considerado o maior evento fixo de Foz do Iguaçu e o segundo maior de turismo da região sul, o 11º Festival de Turismo das Cataratas começou anteontem, 15, com término previsto para hoje, com a expectativa de reunir mais de 6 mil participantes. A solenidade de abertura foi no Rafain Palace Hotel & Convention , às 20h, com a presença de autoridades como o inistro do Turismo, Henrique  Eduardo Alves; Marcio Favilla de Paula, diretor-executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT); Marcela Bacigalupo, ministra do Turismo do Paraguai; José Parente, presidente da Embratur; e Roberto Bacovis, presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens/Paraná (ABAV-PR).
Na abertura oficial, o Festival recebeu uma menção honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP). O requerimento foi proposto pelo deputado Chico Brasileiro em reconhecimento "pela longa história e inegável importância do evento no cenário turístico no estado do Paraná”. 
Também a Associação dos Jornalistas de Turismo (ABRAJET-PR) e a Paraná Turismo homenagearam personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do setor no Paraná com o tradicional Troféu Cataratas, este ano com a assinatura "Centenário Paranaense do Turismo". Foram premiados o ex-governador Paulo Pimentel, que criou a Paranatur em 1969; o presidente do Sistema Fecomércio Paraná, Darci Piana; o ex-governador e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner; e a jornalista Rosy de Sá Cardoso, fundadora e editora do primeiro caderno de turismo do Estado.
Entre as novidades da edição está o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & Spa, o 1º Salão do Vinho Argentino e o Hackatour Cataratas, uma maratona de programação de software para o desenvolvimento de soluções tecnológicas relacionadas ao turismo. A Feira de Turismo e Negócios, um dos eventos complementares do Festival, foi ampliada e nesta edição alcançou o número de 207 estandes comercializados.
Já o Fórum Internacional do Turismo do Iguassu - conhecido como um dos principais eventos técnico-científicos de turismo no País - registrou recorde no número de trabalhos submetidos e aprovados. Ao todo, foram recebidas 264 produções, volume 36% superior ao apontado em 2015. Em relação aos trabalhos aprovados, o crescimento chegou a 40%.
O Festival de Turismo das Cataratas é focado principalmente na geração de negócios e no fortalecimento e divulgação do turismo no âmbito nacional e internacional, visando o desenvolvimento sustentável. 

ASSEMBLÉIA E POSSE DA NOVA DIRETORIA EM FESTAS NO CEARÁ O SKAL INTERNACIONAL DO BRASIL

Hoje e amanhã,  presidentes e sócios do SKAL INTERNACIONAL DO BRASIL estarão reunidos em Fortaleza em mais uma grande festa de confraternização, mas também de trabalho.   
Às 18 horas de hoje, no Hotel Marina Parque, haverá importante assembleia nacional, em pauta, para discussão e deliberação:  Leitura da Ata da Assembleia realizada no dia 07 de abril último, em Manaus; b) informe sobre o Congresso Latino Americano 2016; c) Congresso Latino Americano e Nacional em 2017, em Fortaleza; d) Congresso Internacional - Mônaco; e participação dos Clubes no Projeto Mundo Afora; f) Palavra dos Presidentes; g) Assuntos Gerais.
Amanhã, os skalegas e skaladies estarão, pela manhã e à tarde, conhecendo e usufruído de todos os equipamentos do Beach Park. À noite, no próprio local de hospedagem, o Marina Park, acontecerá a solenidade de posse da nova diretoria nacional para o novo biênio. Em seguida, os visitantes serão homenageados pelo Skal de Fortaleza com uma “Una Noche Española”, ocasião em que haverá apresentação da dança Flamenca; entrega do Troféu Turismo Mundo a Fora ao alpinista Rosier Alexandre, que recentemente completou seu Projeto Sete Cumes ao chegar ao topo do Everest; e nomeação de três Embaixadores do Turismo, com a presença da consul da Espanha Verônica Barbázan. Encerrando a noitada, Atrações musicais, com show men Guilherme Silva e a DJ Mila Mian em ritmo espanhol.
PRISCILA NA PRESIDÊNCIA – Fato relevante a registrar é que, no biênio, estará na presidência do Skal Nacional a competente executiva cearense Priscila Cavalcanti, que em passado recente foi presidente do Skal de Fortaleza, quando se destacou por uma série de realizações. Priscila substitui na presidência a também executiva carioca Sônia Vidinha,  consagrada pela sua administração eficiente e agregadora. 
Ressalte-se que, na chapa da administração do Skal Nacional que hoje se inicia, ao lado de Priscila Cavalcanti,   estão os seguintes cearenses, todos figuras de destaque entre os que fazem o turismo no Estado:
Dir. Secretário - Manoel Cardoso Linhares; 2º Dir. Secretário - Pedro Carlos da Fonseca; Dir. Financeiro - Edmilson Rodrigues;  2º Dir. Financeiro - Edgar Sá; Dir. Novos Clubes - Hermano Bezerra; Dir. Desenvolvimento - Catarina Marino;  Dir. Skål Jovem - Kássio César; Diretor de Comunicação – Cláudio Ary; Coordenador de Área - Nordeste - Selma Cabral. 

O MINISTRO DO TURISMO TAMBÉM A PEDIU DEMISSÃO

Ministro Henrique Eduardo Alves
Após ser citado na delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, pediu hoje (16) demissão do cargo. A informação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa da Presidência da República.
O ex-presidente da Câmara Henrique Alves teria recebido, segundo Machado, R$ 1,55 milhão em doações eleitorais com recursos ilícitos.
Ele é o terceiro ministro, após pouco mais de um mês do governo interino de Michel Temer, depois de denúncias relacionadas à Operação Lava Jato. Romero Jucá, que foi ministro do Planejamento, e Fabiano Silveira, da Transparência, Fiscalização e Controle, saíram dos cargos após divulgação de trechos da delação de Machado, em áudio, em que eles criticavam a operação.
Alves enviou uma carta com o pedido de demissão a Temer, mas o teor não foi divulgado. Na noite de ontem (15), o ministro esteve no Palácio do Planalto reunido com o presidente interino.
O sigilo dos depoimentos de Sérgio Machado à força-tarefa da Operação Lava Jato foi retirado pelo ministro do Supremo Tribunal Federall (STF) Teori Zavascki, relator dos inquéritos da operação na Corte. Machado citou o presidente interino Michel Temer e mais de 20 políticos, entre eles o presidente do Senado, Renan Calheiros, os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Romero Jucá (PMDB-RR), além do ex-deputado Cândido Vaccarezza (PT) e do ex-presidente José Sarney (PDMB-AP). Os políticos negaram as acusações.(Com a Agência Brasil)

CENTRO DE EVENTOS - MÊS REPLETO DE CONGRESSOS, FEIRAS, SEMINÁRIOS E SHOWS

O Centro de Eventos do Ceará recebe este mês  14 eventos,  movimentando a cidade de Fortaleza. Cerca de 60 mil pessoas devem passar pelo equipamento durante o período, com destaque a agenda de  congressos, feiras e seminários de diversos setores.
Já aconteceram nesta quinzena importantes encontros, todos com efetiva participação. .Os destaques foram o XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, e o Tecnofrigorífico 2016.
 Restante da agenda do CEC para a segunda quinzena deste junho é a seguinte: 
RECICLA NORDESTE 2016 - De 15 a 17 de junho; Pavilhão Oeste. O evento reúne empresários, executivos, compradores, gestores ambientais, profissionais autônomos e representantes do poder público e de ONGs de todas as regiões do Brasil. O objetivo é possibilitar a convergência de interesses para o conhecimento de oportunidades de negócios e de lançamentos de tecnologias e tendências de produtos, proporcionando a concretização de parcerias estratégicas e abrindo novas perspectivas de mercado.
MÉTODO CIS – FORTALEZA - De 17 a 19 de junho; Pavilhão Leste. Um treinamento exclusivo, desenvolvido e ministrado pelo PhD em Coaching e presidente da Febracis, Paulo Vieira. É o maior curso de inteligência emocional da América Latina. 
XX SEMINÁRIO NORDESTINO DE PECUÁRIA  - PECNORDESTE – De 20 a 23 de junho; Pavilhão Leste. O evento apresenta uma programação técnico-científica de capacitação, envolvendo nove segmentos da cadeira produtiva do agronegócio, por meio de palestras, minicursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis. Participarão do seminário os segmentos da apicultura, aquicultura e pesca, avicultura, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, equinocultura e suinocultura. Haverá atividades não agrícolas no meio rural, como o artesanato e o turismo.
PRÊMIO CONHECENDO O CEARÁ - Sistema Verdes Mares -  No dia 21; Pavilhão Oeste. O Diário do Nordeste realizará no Centro de Eventos do Ceará o 1º Prêmio Conhecendo o Ceará. Um júri especializado vai eleger os melhores lugares para conhecer no Ceará. Serão 22 categorias, entre elas hotéis e pousadas, restaurantes, barracas de praia e bares. Serão agraciados o primeiro lugar de cada categoria, além da Personalidade do Ano do setor turístico, também eleita pelo júri.
SPAECE -  No dia24 de junho; Pavilhão Oeste. Evento do Governo do Estado do Ceará. 
NUTRISPORTS SCIENCE -  No dia 25 de junho; Pavilhão Oeste. O Centro de Eventos do Ceará recebe a primeira edição do Nutrisports Science. Será um dia inteiro de palestras e conhecimentos do universo saudável. O evento contará com a participação do nutricionista Daniel Coimbra, além de outros nomes do mundo fitness.
FORMATURA DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ - De 28 a 30 de junho; Pavilhão Oeste. 
1º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA DE FORTALEZA – Avanços da Gestão -  De 28 a 30 de junho; 
Pavilhão Leste. O evento compartilhará os resultados das práticas e experiências implantadas pelos órgãos da administração municipal Direta e Indireta que estão mudando a cidade.

SALÃO AUTO CAIXA

A Caixa Econômica Federal promove desde ontem (16) e até amanhã, o 10º Salão Auto CAIXA, ação que oferece condições especiais para financiamento de carros e motos. O evento é realizado em todos os estados e no Distrito Federal, em parceria com a CAIXA Seguradora, Banco Pan, ANFAVEA e Fenabrave. Cerca de mil concessionárias participam da ação, com a presença de três mil gerentes da CAIXA e 800 operadores do Banco PAN, para atender os clientes. O Salão Auto CAIXA termina no sábado (18).
O objetivo é garantir rapidez dentro da necessidade de cada cliente, que poderá financiar até 90% do veículo e ainda ganhar um brinde especial. Nos três dias do evento, a CAIXA oferecerá aos seus clientes taxas a partir de 1,24% ao mês e prazo para pagamento de até 60 meses na compra de veículo, novo ou usado. 
A CAIXA Seguradora também participa da ação, oferecendo aos clientes o parcelamento do CAIXA Seguro Auto em até 10 vezes sem juros e desconto na taxa de financiamento do veículo.

EM CURITIBA O 26° ENCONTRO NACIONAL ABRASEL

O Chefe Claude Troisgos fará palestra
Entre os dias 26 de junho e 03 de julho, a Universidade Positivo (Campus Ecoville, Curitiba, será sede do 26° Encontro Nacional Abrasel , realizado pela primeira vez na capital paranaense. Com o tema “Inovação e Sustentabilidade”, o evento reuniá empresários, profissionais e fornecedores do setor da alimentação fora do lar de todos os cantos do país. 
 A programação do evento envolve feira de relacionamento, reuniões, palestras-show, roteiro turístico, jantar às cegas e o Mesa ao Vivo Paraná, o reality show da enogastronomia. De acordo com a presidente da Abrasel - PR, Jilcy Rink, toda a equipe da entidade está trabalhando intensamente para proporcionar um evento memorável aos seus participantes. 
A previsão é que o encontro nacional da entidade movimente os amantes da gastronomia  brasileira, com inúmeros benefícios para as cidades-sede. Para o diretor executivo da Abrasel – PR, Luciano Bartolomeu, a escolha de Curitiba como sede do 26° Encontro Nacional da Abrasel consolida a capital paranaense como um dos principais polos gastronômicos e de entretenimento do país. “ 
 PROGRAMAÇÃO E PALESTRAS-SHOW - Nos dias 30 de junho e 1 de julho, acontecem as palestras-show, consideradas o ponto alto do evento.  Grandes destaques da gastronomia internacional estarão presentes, como o chef francês Claude Troisgos, que comanda o programa “Que Marravilha!”, da GNT, e Sérgio Molinari, fundador da Food Consulting, que vai abordar em sua palestra o tema “Um novo mercado após a crise”, comparando o cenário atual brasileiro com a forte crise sofrida pelos Estados Unidos em 2008, dando dicas de como sobreviver nesse mercado. 
Além das palestras, está previsto um painel de discussão especial, que abordará as incertezas e os riscos da gorjeta, discutindo também a viabilidade do trabalho intermitente como geração de renda e empregos para o país. Para esse debate, estão confirmadas as presenças do presidente nacional da Abrasel, Paulo Solmucci; do advogado Mauricio Piragibe, entre outros. 
Para completar o ciclo de palestras, o reitor da Universidade Positivo e comentarista de economia da Rádio CBN, José Pio Martins,  falará sobre o cenário econômico para o mercado de serviços. 
Ainda nos dias 30 de junho e 1 de julho, realizar-se-á a terceira edição do Mesa ao Vivo Paraná, o reality show da enogastronomia, que contará com a participação de grandes nomes da gastronomia brasileira. 

PANORAMA DO FESTURIS 17/06/2016




LIDERANÇAS DE GRAMADO E CANELA EM AULA MAGNA NA FACCAT - Eduardo Zorzanello, Adriane Brocker Boeira, Enzo Arns e Kalinka Silveira palestraram em Taquara
Na noite de segunda-feira, dia 30 de maio, lideranças ligadas ao turismo em Gramado e Canela realizaram na Faccat, em Taquara, uma Aula Magna para os alunos do Curso de Turismo da faculdade. O convite foi feito por alunos e pelos professores Maximiliano Pinent e Álvaro Machado.
Foram convidados a palestrar o executivo da Rossi & Zorzanello, empresa organizadora de eventos e detentora das marcas Chocofest e FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, Eduardo Zorzanello, Adriane Brocker Boeira (Brocker), Enzo Arns (Gramadotur) e Kalinka Silveira (Prefeitura de Gramado). Alunos e integrantes do Fórum Regional de Turismo do Vale do Paranhana participaram da atividade.
O bate papo teve a apresentação do case Gramado e empresas Rossi & Zorzanello, além da Brocker Turismo. Os alunos participaram fazendo questionamentos de sobre caminhos que podem ser tomados pelos municípios do vale na busca por estarem inseridos nos roteiros turísticos.
Uma das formas apontadas foi a participação em eventos voltados ao trade. É o caso FESTURIS, hoje um dos eventos mais importantes do segmento na América Latina.”Enquanto organizadores de eventos nosso papel é facilitar a participação para que o destino seja favorecido. Para atingir um patamar como o de gramado é preciso muito trabalho, dedicação, viajar pelo mundo apresentando o seu produto. Só assim as coisas passam a acontecer”, explicou Eduardo Zorzanello aos presentes.
FESTURIS JÁ SUPERA 70% DE ESPAÇOS COMERCIALIZADOS -Faltando cinco meses para o início do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, o evento já conta com pelo menos 70% de seus espaços comercializados. O número expressivo é apontado pela direção do evento. Com as inscrições abertas desde abril, o número de profissionais inscritos já supera os 1500. As inscrições free para agentes de viagem serão prorrogadas até o dia 15 de junho e podem ser feitas pelo site www.festurisgramado.com.
Os diretores do FESTURIS, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, trabalham com afinco e intensificam a agenda de viagens desde o início do ano em uma empreitada para tornar a feira um evento anticrise para o setor turístico. E o esforço vem dando resultado com o Espaço Luxury, novidade da feira em 2016, já encaminhado, e muitos expositores de renome confirmados. Alguns, caso da gigante Panavisión Tours, uma das maiores operadoras da Espanha, estão vindo pela primeira vez para a feira em Gramado.
Em um ano tão complicado para a economia, queremos que o FESTURIS seja um espaço anti-crise com muita geração de negócios e novidades para o setor”, destaca a executiva Marta Rossi. “Não estamos mediando esforços e a agenda de relacionamento e fechamento de contratos tem sido intensa desde o início do ano, por isso o resultado já é positivo”, salienta Eduardo Zorzanello, diretor da feira de negócios. “Nosso objetivo é mostrar uma feira muito bonita, produtiva e com muita geração de negócios. Esta é uma das nossas características e focamos muito na produtividade para chegar a este número positivo a cinco meses do evento”, declara o diretor Marcus Vinícius Rossi.
Algumas das marcas já confirmadas são: Rede Laghetto de Hotéis, Viagens Incomum, Estrela D'Alva (Portugal), Panavisión (Espanha), CNC Rio, Costa Verde Mar, Air Europa, Avianca, Emirates, FRT Operadora, Avianca, Sky Team, Travel Port, Igualla, Grupo Vila Galé e Termas de Jurema. Marrocos é um dos destinos que já garantiram presença, além de Israel, Espanha, Gramado, Rio Grande do Sul, Maranhão, EUA e Argentina.
AVIANCA LARGA NA FRENTE - A Avianca Brasil, membro brasileiro da alianc¸a global Star Alliance, e parceira do FESTURIS Gramado – Feira internacional de Turismo, foi certificada e recebeu autorizacao da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar no Aeroporto Internacional de São Paulo – Governador Andre´ Franco Montoro sob a Categoria III (A) do sistema de aproximação por instrumentos, que preve^ pousos em condições visuais mais restritas, de até´ 200 metros. Com essa liberação, a companhia torna-se a primeira e única do país a poder operar voos domésticos em Guarulhos, mesmo em momentos de nevoeiro.
As tripulac¸o~es da companhia estão treinadas e aptas a realizar essas aproximações em Guarulhos, no mais alto patamar de segurança operacional. A` medida que outros aeroportos nacionais obtiverem a certificac¸a~o, a Avianca Brasil acompanhara´ esta evolução.

ROTA DO SOL SEMANAL 17/06/2016 - ISSUU