Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2015

CALEIDOSCÓPIO - ACI, 90 ANOS HONRADOS / MAIS UM PARTIU PARA A VIAGEM SEM VOLTA

ACI, 90 ANOS HONRADOS

É com satisfação e muito orgulho que registro os 90 anos de fundação da Associação Cearense de Imprensa,  a serem festejados  este mês, com comemorações maiores nos próximos dias 14 e 15 da próxima semana. Não é um registro para a história, apenas  a exaltação de quem também se insere, modestamente, é claro, na trajetória de sodalício tão caro ao Ceará. Não vamos nos reportar à história ao pé da letra, pois esta já foi narrada, mas sempre ocasionando controvérsias. Exemplo, a data da fundação, finalmente clareada oficialmente tempos depois,  no reconhecimento de que, de fato, a embrionária associação dos jornalistas surgiu em 14 de julho de  1925, sob a presidência do lendário periodista  César Magalhães. A diligente e conceituada jornalista Ângela de Barros Leal, no seu  “Associação Cearense de Imprensa – 85 anos da Pauta do Ceará”, bem diz a respeito de seus primeiros dias,  das suas idas e voltas:  “A história da ACI não foi feita de dramáticas conquistas, nem de sangrentas  vitórias. Na realidade, em nenhum momento a isso se propôs.  Sua história tem o valor do cotidiano, da luta pelos direitos,  pelo lazer, pela cultura, e especialmente do que é possível ser feito quando impera a força de vontade em seus dirigentes...”. O nosso objetivo, pois, é o de mais uma vez afirmar que é honra enorme  pertencer a tão conceituada instituição. Nascemos no mesmo ano da fundação ACI e a ela nos filiamos na década de 1940, na sede provisória da rua Senador Pompeu,  década em que exerci o cargo de Diretor de Secretaria, na administração do notável e corajoso jornalista  Perboyre e Silva. Quantas  lições aprendi com o Presidente Perboyre, quantos rascunhos de ofício rasguei porque o mestre não gostara da redação. Valiosa aprendizagem. Estivemos colaborando na retaguarda das  memoráveis Festas da Imprensa, no Parque da Liberdade e no Passeio Público. Quanto trabalho do Perboyre, do  Clóvis Matos, do Stênio Azevedo, do Antônio, Carlos Campos de Azevedo e de tantos  abnegados diretores e associados para oferecer à sociedade cearense noitadas de alegria e cultura. O objetivo principal era angariar dinheiro para a construção do magnífico edifício- sede, na Floriano Peixoto. Dias de muito trabalho, agitação, visitas reivindicatórias às autoridades. Trabalho  demais, minuciosas prestações de contas do dinheiro amealhado. Anos depois, fui um dos diretores, na administração de Stênio  Azevedo, nome marcante na vida da entidade.   Enfim,  aí está  o Palácio da Imprensa, distante pequena  quadra da Praça do Ferreira. Está explicado por que me orgulho de pertencer aos quadros da ACI?

MAIS UM PARTIU PARA A VIAGEM SEM VOLTA

São as despedidas que fazemos com aperto no coração. Na última semana, na viagem fatal, sem retorno, partiu para o Oriente Eterno o colega da Abrajet Hugo Cassol, da seccional de Santa Catarina. Dias antes, fizemos o registro do falecimento de Vininha de Morais, outra companheira dileta, esta dos quadros da Abrajet/São Paulo. A vida é assim, mas teimamos em não nos conformar com os acontecimentos, com o está determinado nos escritos do Livro do Destino. De uma hora para outra, somos apanhados de surpresa e inconformados com a notícia final da vida de um amigo dileto, de um companheiro de longas e boas jornadas. Resta lamentar o acontecido e orar para que ele alcance o paraíso que não encontrou na galáxia que nos foi reservada. Hugo Cassol era respeitado pela garra de defender seus pontos de vistas, muitas vezes contestados. Polêmico, mas sincero na sua maneira de ser, muitas vezes se envolveu em casos controversos. Não baixava a guarda, mas não era dos que guardavam rancor. Seus pontos de vista não eram guardados a sete chaves. No seu “Espeto”, não transigia com a administração do País,  há alguns anos no poder. Na nossa Abrajet também foi protagonista de muitas questiúnculas, sempre defendendo pontos de vista no seu modo de pensar corretos, mas diferentes na interpretação dos colegas. De quem gostava, gostava mesmo. Era o seu jeitão de ser. Nem todos somos iguais, a partir do alinhamento dos nossos dedos. Assim, a saudade e respeito à memória de um homem que sempre tentou ser autêntico. 

COMEÇA AMANHÃ A EXPOCRATO - NA ABERTURA, A ATRAÇÃO É ROBERTO CARLOS

Com monumental show do cantor Roberto Carlos, às 20  horas, será  aberta amanhã a 64ª edição da Exposição Agropecuária do Crato, sem dúvidas o maior evento voltado à agropecuária do Nordeste. A feira acontecerá no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no município de Crato. Além de shows, cultura, comidas típicas, desfiles e leilões durante oito dias de festa, este ano, a exposição contará com uma programação educativa e muitas novidades.
A tradicional feira cratense, com muitas inovações, está fadada a superar as 63 anteriores em movimentação, expositores, negócios e presença dos maiores agropecuaristas nordestinos. Grandes negócios serão concretizados,  inclusive com o respaldo dos bancos oficiais.   
 Valorizando ainda mais a Exposição, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) participará da feira,  promovendo uma extensa programação educativa com oficinas, palestras e exposições durante toda a semana, no próprio Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante. Professores e alunos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte, da Fatec Sertão Central, em Quixeramobim, e dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) nas cidades de Barbalha e Crato, estarão presentes durante todo o evento com demonstrações educativas em várias áreas do conhecimento, da culinária à indústria.
Os visitantes poderão  saber mais sobre a utilização de defensivos agrícolas, irrigação de baixo custo no cultivo familiar, os impactos da agricultura e da pecuária no meio ambiente, produção agroecológica integrada e sustentável, dentre vários outros temas pertinentes.
 O stand do Instituto Centec na Expocrato conta ainda com exposições de produtos trazidos de suas unidades. A Fatec Sertão Central oferece degustação e comercialização de queijos, ricotas e doce de leite, tradicionais e com sabores diferenciados, produzidos por professores e alunos do curso superior de Tecnologia em Alimentos. 
ATRAÇÕES ARTISTICAS - Este ano, o evento contará todas as noites com grandes atrações da MPB.  como. O consagrado  Roberto Carlos abrirá  temporada. Durante a Exposição  haverá shows de  Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Jorge e Mateus, Bell Marques e  Psirico, Léo Magalhães,  Mala 100 Alça,  Caninana do Forró,  Forró do Movimento, Iohannes,  Edson Gomes,  Biquini Cavadão,  CPM 22,  Forró Real,  Simone e Simaria, Toca do Vale,  Bonde do Brasil,  Gabriel Diniz, Italo e Renno,  Ramon Schnayder.  Pegação,  Geraldinho Lins, Marcia Fellipe, Magníficos e Matheus e Kauan

NO SENADO - INCLUSÃO DE ALBERGUES COMO SERVIÇOS TURÍSTICOS

A inclusão expressa dos albergues na lista dos prestadores de serviços turísticos previstos pela Lei Geral do Turismo (Lei 11.771/2008) é sugerida em projeto de lei (PLS 511/2011), aprovado nesta quarta-feira (1º) pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).
O autor é o ex-senador Rodrigo Rollemberg, atual governador do Distrito Federal. Ao justificar a proposta, Rollemberg assinala que os albergues estão entre os meios de hospedagem mais utilizados por jovens viajantes ao redor do mundo e ressalta a proximidade dos eventos esportivos dos quais o Brasil será sede, o que evidencia a necessidade de proporcionar meios de hospedagem mais baratos.
O projeto recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com emendas para aperfeiçoamento do texto. A relatora na CDR, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), apoiou a iniciativa. “Já há muito tempo a legislação turística nacional deveria ter acolhido os albergues como relevante forma de alojamento”, afirma a relatora. (Com a Agência Senado).

VIRGÍLIO CARVALHO ASSUMIU A CODEFAT

O representante da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Virgílio Carvalho (foto),  é o novo presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), para o biênio 2015/2017. Com quatro décadas de atuação no segmento do turismo, Virgílio Carvalho é diretor da CNTur e professor da Universidade de São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas.
Carvalho acredita que segmentos como o Turismo, que reúne 52 setores econômicos, serão fundamentais para estimular o crescimento do país. “Nós do Codefat temos consciência que a nova economia depende também de setores que possuem baixo custo para produzir emprego e renda, como é o caso do Turismo”, diz.
O orçamento do FAT é formado por parte da arrecadação do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Para 2016, contará com R$ 76,4 bilhões, recursos que asseguram o pagamento do Seguro-Desemprego e Abono Salarial aos trabalhadores. (Com o Ministério do Trabalho)

A BRAZTOA ESTÁ COM DIRETORIA RENOVADA

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) realizou, em São Paulo, a cerimônia de posse de Magda Nassar, nova presidente do Conselho de Administração da entidade, e da então diretora executiva Monica Samia, como nova CEO da entidade. O chefe de gabinete Sandro Fernandes acompanhou o evento, representando o Ministério do Turismo (MTur).
É a primeira vez que uma mulher assume o cargo na entidade. Magda é diretora de uma das maiores operadoras de turismo da capital paulista e ficará à frente da gestão pelos próximos dois anos. Para ela, o principal desafio será intensificar “as estratégias que tragam crescimento e sustentabilidade econômica aos associados”.
A entidade é responsável por boa parte dos roteiros e pacotes vendidos aos turistas brasileiros. Apenas no ano passado, as empresas associadas à Braztoa faturaram R$ 11 bilhões. Tem ela mais de 90 empresas associadas que atuam nos mercados de turismo receptivo e emissivo doméstico e internacional. Deste universo, 82% são empreendimentos de médio e grande porte.
Um dos principais focos da Braztoa hoje é promover iniciativas com foco na sustentabilidade. Uma delas é o Prêmio Braztoa, direcionado a empresas e organizações adotam requisitos e investem em iniciativas sociocultural, ambiental e econômica. 
Outros quatro membros também passam a compor o Conselho da Braztoa: o Vice-Presidente, José Zuquim; Ana Maria Berto, Roberto Nedelciu e Frederico Levy, todos empresários com experiência no setor.

MAIS DE 360 MIL TURISTAS ESPERADOS NO CEARÁ

Estimativa  da Setur,  baseada na previsão  de ocupação dos hotéis,  anuncia que, neste mês de julho,  mais de 360 mil turistas estarão entre nós. . Conforme a pesquisa, 77% da rede estará  ocupada durante o período. O número teve uma pequena redução (2,5%) se comparado ao mesmo período do ano passado, época em que foi realizada a Copa do Mundo. No entanto, houve acréscimo de 4% em relação ao ano de 2013, quando o Ceará recebeu 350 mil turistas durante o mês de julho.
Conforme a pesquisa da Setur, a movimentação do turismo nesta alta estação deve gerar receita de aproximadamente R$ 1,2 bilhão. O gasto médio por pessoa durante a estada no Ceará será de R$ 2 mil. 
A alta procura pelo Ceará nas férias de julho motivou a operadora de turismo CVC a criar um frete extra para o Estado no período das férias. O novo voo sairá de Guarulhos (São Paulo), todos os sábados, durante o mês de julho. O novo pacote será de oito dias e incluirá passagens aéreas de ida e volta para Fortaleza, traslados, café da manhã e passeios.

O TURISMO RELIGIOSO EM EXPANSÃO NO NORDESTE

O turismo religioso movimenta um número cada vez maior de peregrinos pelo país. Estima-se que 17 milhões de brasileiros tenham viajando no ano passado pelo Brasil  motivados pela fé. Dois anos antes, esse número era de 3,94 milhões de viagens domésticas. O Nordeste reúne pelo menos 250 manifestações religiosas que mobilizam turistas, sendo a região brasileira com o maior número de procissões, romarias e celebrações religiosas do país. 
PIAUÍ - Alguns destinos turísticos, como Santa Cruz dos Milagres, a quase 200 Km da capital Teresina (PI), têm se firmado como ponto de peregrinação. Mais de 100 mil turistas por ano passam alguns dias no município em busca de bênçãos e milagres. Eles visitam, especialmente, uma cruz no alto de um morro, onde um beato previu que a região seria fonte de milagres futuros.
“O santuário de Santa Cruz dos Milagres é o único do Piauí reconhecido pelo Vaticano para a peregrinação. A cidade tem a terceira maior romaria do Nordeste, ficando atrás de Juazeiro  do Norte, e Canindé, ambos no Ceará”, diz  o  pesquisador  Hildengard Alves.   Ainda no Piauí, a cidade de Oeiras também se destaca durante a Semana Santa, na encenação da Paixão de Cristo e durante a Procissão do Fogaréu. Marcada pela arquitetura portuguesa, Oeiras foi a primeira capital do Piauí.
Em Santa Cruz, no mês de maio (1 a 3), é celebrada a Invenção da Divina Santa Cruz, que atrai cerca de 20 mil pessoas ao município. “Os romeiros ajoelham-se e beijam o chão 100 vezes”, conta o pesquisador Alves. Em setembro, a Festa da Santa Cruz dos Milagres atrai o dobro de romeiros, segundo dados da cidade, quando a festa dura nove dias e as novenas são rezadas na Igreja Matriz. Em novembro, no segundo final de semana, ocorre o encontro dos santos padroeiros, com viajantes de várias partes do Nordeste e do país, em busca de realizações, como a chuva em períodos de forte estiagem.
NO CEARÁ - Juazeiro do Norte, no Ceará, é o maior centro de peregrinação do Nordeste e está entre os maiores do mundo.  A cidade  recebe cerca de 2,5 milhões de devotos de  Padre Cícero por ano. São, em média, 500 mil somente na Romaria de Finados, de acordo com a Prefeitura local. Também se destacam as seguintes romarias : 06 de janeiro -  Romaria de Reis; de 18 a 20 de janeiro -  Romaria de São Sebastião; de 29 de janeiro a 02 de fevereiro - Romaria de Nossa senhora das Candeias;  24 de março;  Aniversário de nascimento do Padre Cicero; Romaria da semana Santa, data  movel; de 18 a 20 de julho - Romaria de morte do Padre Cicero; dee 18 a 22 de julho - Festa do Município;  de 10 a 15 de setembro - Romaria de Nossa Senhora da Dores, padroeira de Juazeiro; 04 de outubro - Romaria de São Francisco; de 29 de outubro a 02 de novembro - Romaria de finados - Festa da Esperança; Festa do Natal até dia de Reis - romaria do ciclo natalino; Todo dia 20 de cada mes , Missa em memória da alma do Padre Cicero.
Um dos maiores pontos de atração da grande cidade  da região do Cariri, é  a  estátua do “Padim Ciço”, como é conhecido, de 25 metros de altura, no alto da Colina do Horto. Foi em Juazeiro, como sacerdote, que Padre Cícero viveu por mais de sessenta anos, até sua morte, sem dúvida  proclamado até hoje não apenas como o maior incentivador do progresso da Região e também como santo milagreiro Juazeiro possui  o Museu Vivo, que conta a vida do padre.  
Milhares  de fiéis de todo o país continuam indo a Canindé, durante o ano inteiro,  para uma romaria, especialmente entre 24 de setembro e 4 de outubro. A Basílica de São Francisco, construída no início do século XX, a estátua de São Francisco das Chagas e um museu do santo são as principais atrações religiosas da cidade. Os peregrinos chegam à cidade de carro, ônibus e mesmo a pé. Na igreja, uma exposição de esculturas rústicas feitas em madeira (ex-votos) que retratam, principalmente, órgãos do corpo humano, oferecidos à igreja como homenagem por uma graça recebida ou promessa cumprida.
BAHIA - A capital baiana da fé, como é conhecida Bom Jesus da Lapa, recebe romeiros durante todo o ano. Atualmente, o período mais movimentado vai de junho a janeiro, quando o município recebe 1,5 milhão de visitantes, de acordo com a prefeitura. Uma das mais importantes romarias é a da Terra ou das Missões, que começa em julho. Ainda na Bahia, Juazeiro celebra a manifestação religiosa dos Penitentes de Juazeiro durante a quaresma. Fiéis andam nas ruas cobertos por lençóis brancos, deixando apenas o rosto descoberto, para fazer orações pelas almas dos mortos. A tradição tem mais de 100 anos.
Impossível também não dizer que a capital Salvador se destaca com contínua atração do turismo religioso pela riqueza  do seu  patrimônio  histórico, maior representado pelas seculares igrejas e conventos. É pecado ir a Salvador e não visitar o pelourinho. 

O MARANHÃO EM FESTAS - COMEÇA POR BARREIRINHAS O “MAIS CULTURA E TURISMO”

Hoje, 10, o Maranhão  inicia  o “Mais Cultura e Turismo”,  programação de férias  tanto para os turistas que visitam o estado quanto para a população.  Diversas atrações culturais e mostras gastronômicas e de artesanato acontecerão até o final de agosto, em São Luís, no Espigão da Ponta D'Areia e no Centro Histórico; e em Barreirinhas, na Beira Rio.
Para a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, o programa irá complementar a experiência dos visitantes que escolheram o estado para passar férias. Já a secretária da Cultura, Ester Marques, explica que a iniciativa conjunta é primeiramente uma ação concreta de descentralização de ações, propostas  pelo governador Flávio Dino. “Para implementar uma política cultural coerente e capaz de atender os diversos públicos, elegemos o município de Barreirinhas para realizarmos a abertura deste projeto que promoverá a ocupação  de espaços e equipamentos culturais durante os meses de julho e agosto”, disse.
A secretária de Turismo ressaltou que os meses de junho a setembro são os mais propícios para o fluxo de visitantes por motivo de lazer, nos segmentos de Sol & Praia e Ecoturismo & Aventura. “Sem chuvas recorrentes e com as lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses, o Maranhão se destaca como destino ideal para férias, tanto dos brasileiros quanto dos estrangeiros”, disse Delma.
A apresentação de Flávia Bitencourt marca o início da programação em Barreirinhas, hoje, às 18h, na Praça do Trabalhador. Além da cantora, a Quadrilha Laço de Fita e Trapa de Bode também passa pelo palco. A agenda de atrações de sábado e domingo é bem diversificada e atenderá a diversos públicos.
NA CAPITAL - O 'Mais Cultura e Turismo' começa amanhã, no Espigão, em São Luís,  e reserva uma programação para crianças e para adultos. Neste sábado, 11, se apresentam a Trupe Circense CACEM e a Orquestra Suzuki e Coral São João, a partir das 17h. No domingo, haverá Contação de História e Oficina de Cultura Popular, além de show do Quarteto Insensatez.
No Centro Histórico, a programação tem início na quinta-feira (16) e termina no dia 28 de agosto, com shows de Divinas Foleoas, Papete e Luiz Melodia. 

SANTA RITA DE PASSA QUATRO - FESTIVAL DE TRADIÇÕES ITALIANAS ESTÁ NA 23° EDIÇÃO

Paisagem próxima à entrada de Sta Rita
Com direito a um cardápio gastronômico diversificado e muita música, o Festival de Tradições italianas começou ontem e terminará amanhã, 11, no município paulista de Santa Rita de Passa Quatro, com participação muito grande de turistas, principalmente da região. A expectativa dos organizadores do evento é que este ano o público será de 10 mil pessoas. 
Neste Festival, nove entidades assistenciais irão preparar e servir variados pratos típicos, entre eles o nhoque, ravioli e spiranteli, doces e os tradicionais vinhos também farão parte do cardápio, fortalecendo a parte gastronômica da festa. Também haverá música de boa qualidade para animar ainda mais o público presente. 
A abertura ocorreu na quinta-feira, a partir das 19h00, com a  apresentação da Banda Musical Zequinha de Abreu e do Coral Professor Octavio Bueno de Camargo. Após, houve  hasteamento das bandeiras de Santa Rita, do Brasil e da Itália, seguindo-se o show com a consagrada banda ECE Som Itália, de São Paulo.
 Hoje, à noite, a festa terá  apresentação do grupo de choro Brecando na Subida, de Santa Rita. Depois, sobe ao palco a banda Finestra Del Cuore, também de São Paulo. 
Amanhã, no encerramento, o grupo de choro Brecando na Subida e a Banda Zequinha de Abreu preparam o público para mais uma grande atração, Ivano Italianíssimo e Banda, que voltam a Santa Rita para mais uma edição do festival.

TURISMO DE CABEDELO - 'POR DO SOL DO JACARÉ' CONTINUARÁ COMO ATRAÇÃO

Os novos equipamentos que serão executados no projeto da praia do Jacaré foram apresentados durante entrevista coletiva no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). A apresentação, realizada pelo secretário de Turismo de Cabedelo, Omar Gama, foi acompanhada pelos representantes do Governo do Estado ( PBTur, Cagepa, Sudema e DER), Capitania dos Portos  entre outras entidades e o trade turístico.
Disse o secretário que o produto turístico “Por do Sol do Jacaré” continua a ser oferecido aos visitantes. “Sairam apenas os quatros bares que foram construídos e funcionavam sobre o leito do rio. O músico Jurandy do Sax continuará fazendo suas apresentações diárias sem qualquer prejuízo”,  garantiu. 
Por sua vez, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, informou que os órgãos estaduais do Meio Ambiente do Estado, como a Cagepa e Sudema, estão envolvidos na execução do projeto. Ela destacou que a via de acesso que sai da BR-230 até o Parque Turístico do Jacaré, será duplicada. “O por do Sol é um produto estruturado que já é comercializado pelas operadoras de turismo. O que está ocorrendo é uma reestruturação. O sol, o rio e o músico Jurandy do Sax estão lá todos os dias”, declarou a executiva paraibana.
REESTRUTURAÇÃO - De acordo com o secretário de Turismo de Cabedelo, Omar Gama, a reestruturação da área tem o como foco principal implementar um plano turístico visando o desenvolvimento sustentável do meio ambiente.  O parque, que deverá se concluído em até dois anos, permitirá o funcionamento dos equipamentos durante todo o dia. 
“Ele não será somente transformado em parque aberto ao público. No local teremos uma praça de eventos, mercado de artesanato, áreas destinadas a restaurantes, comidas típicas, praça de eventos, além de passeios ecológicos guiados centro de apoio ao turista e blocos de lanchonetes, estacionamento” explicou Gama.
O Projeto prevê que os embarques e desembarques dos turistas dos equipamentos náuticos se dará através de dois píers públicos construídos sob a lâmina d´água. Ele explicou que a execução será realizada em três etapas, a primeira etapa deverá ser entregue nos próximos quatro meses.

PANORAMA DO FESTURIS 10/07/2015


ATRAÇÕES DE CAMPOS DO JORDÃO - FRIO, FESTIVAL DE INVERNO E FESTA DO PINHÃO

Pórtico da cidade de Campos do Jordão / SP
O inverno marca a alta na demanda turística por destinos típicos da estação. É neste período que cidades serranas como Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e Petrópolis (RJ) oferecem atrações especialmente criadas para turistas que buscam a tríade sossego, boa gastronomia e festivais culturais. 
CAMPOS DO JORDÃO - Um dos destinos de inverno mais procurados do Brasil é a cidade de Campos do Jordão, localizada entre três dos maiores centros emissores de turistas do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). A aconchegante cidadã encravada na Serra da Mantiqueira, nos seus 1 628 metros de altitude, está fervilhante de gente não apenas se deliciando com o gostoso frio, mas sobretudo participando de muitas festas culturais de qualidade e participação de renomados nomes da música erudita e popular. Até 2 de agosto, a "Suíça Brasileira",celebra a 46ª edição do Festival de Inverno, com 75 atrações espalhadas em cinco palcos.. A abertura oficial contou com um concerto da Orquestra Sinfônica de São Paulo,  no Auditório Cláudio Santoro. Um dos destaques da programação será a Orquestra do Festival que apresenta  três programas: o primeiro amnhã e domingo (12); , o segundo nos dias 18 e 19 de julho e o terceiro nos dias 25 e 26.
Em mais de 40 anos, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. Conhecido e respeitado internacionalmente, o Festival é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundo. Ao longo de sua história, nomes do porte de Eleazar de Carvalho, Magda Tagliaferro, Yehudi Menuhin, Hugh Ross,  entre muitos outros, brilharam nos palcos e classes do Festival. Hoje, o Festival tem público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos passam mais de 3 mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.
Só na Praça Capivari, um dos grandes ponto de concentração das apresentações, estarão se apresentando, durante o Festival de Inverno, entre outros, o Coral da Fundação Bradesco, Milton Nascimento / Marcio Borges, Tambores de Minas, José Renato,  Chico César, Getúlio  Côrtes, Lenine / Dudu falcão,  Ivan Lins / Vitor Martins,  Dante Pilade,  Fermo Marchetti / Maurice de Féraudy,] Zé rodrix. 
OS PALCOS - Nesta edição serão palcos o Auditório Cláudio Santoro, Espaço Cultural Dr. Além, Capela de São Pedro (Palácio Boa Vista), Praça São Benedito (Praça do Capivari), Igreja Santa Terezinha (Matriz), além da Sala São Paulo (São Paulo), onde serão apresentados concerto que passarão pelo palco do Auditório Cláudio Santoro.
Este ano, voltam ao Festival  nomes como Madrigal Minaz, Coral Jovem do Estado de São Paulo, Coral Paulistano, Coro do Festival, Coro da Osesp, Coro Acadêmico da Osesp. Outro destaque se dará com a Camerata do Festival. 
54ª FESTA DO PINHÃO - O Centro de Eventos André Franco Montoro recebe até domingo, 12,  a 54ª Festa do Pinhão de Campos do Jordão, aberta das 10h às 22h. O evento que visa contemplar a semente da árvore símbolo de Campos do Jordão reúne uma programação que traz concurso para a escolha da Rainha e Princesas do evento, apresentações musicais, de dança, além de palestras informativas e educativas sobre o aspecto botânico, de reprodução, ocorrência natural do pinhão, a preservação do meio ambiente e sustentabilidade agrícola. 
A Festa também completa a culinária local com receitas criativas e exóticas com o pinhão como base de pratos, aproveitando todos os segredos e teor natural da semente. As barracas gastronômicas são chefiadas pelas organizações sociais e entidades filantrópicas.

DA ABRAJET/TO O NOVO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS DO TURISMO

Na última terça-feira (7), em Brasília (DF), assumiu o cargo de Secretário Nacional de Políticas do Turismo o jornalista e político de Tocantins, Junior Coimbra (foto). A cerimônia, realizada no Ministério do Turismo, contou com a presença do ministro Henrique Alves, do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, de parlamentares, secretários  de turismo e demais autoridades e representantes do setor.
É a primeira vez que um membro do Conselho Nacional de Turismo assume o cargo na Secretaria Nacional de Políticas do Turismo. Para o ministro Henrique Alves, esse fato simbólico mostra o comprometimento do ministério com o setor, pois dará importância àqueles que vivem o dia a dia do turismo no país. O ministro também citou projetos que vem articulando à frente da pasta, especialmente aqueles que contribuem para incrementar a competitividade do turismo brasileiro.  Entre eles, a isenção de visto para entrada dos norte-americanos no país durante os Jogos Olímpicos e a criação de áreas especiais de interesse turístico, que permitirá, por exemplo, que parques nacionais sejam explorados de forma sustentável, atraindo investidores.
PERFIL - Natural do município de Filadélfia (TO), Junior Coimbra é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão e mantém o cargo de diretor nacional de Relações Institucionais da Abrajet, entidade membro do Conselho Nacional de Turismo.
Em sua experiência política, exerceu o cargo de deputado federal (2011-2015). Na Câmara dos Deputados, foi presidente da Comissão Especial da Desvinculação de Receitas da União (DRU), vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), além de ter sido o relator de projetos importantes como da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e do Pronatec. Também exerceu o cargo de deputado estadual (2003/2006 e de 2007/2010), vereador de Palmas (2001/2002) e prefeito do município tocantinense de Itaporã (1993/1996).

AMERICAN AIRLINES: 25 ANOS NO BRASIL

American Airlines homenageou funcionários
com 25 anos de companhia
A  American Airlines celebrou os seus 25 anos de serviços ininterruptos no Brasil. A empresa  iniciou suas operações em 1990, com um voo de Miami para o Rio, com conexão para São Paulo. Atualmente, a companhia aérea opera 103 voos semanais para 10 destinos no país: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e Recife. A American tem mais de 500 funcionários no país, trabalhando com reservas, vendas, carga, atendimento a passageiros, contabilidade, operações e manutenção das aeronaves. Para comemorar este marco, a American realizou eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro. A festa em São Paulo aconteceu no The View, nos Jardins. O evento no Rio foi  no Copacabana Palace, na Praia de Copacabana. 
Além do Brasil, neste ano, a American comemora seu 25º aniversário em outros 12 países da região: Argentina, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e Peru. 

NO BRASIL, A MAIS NOVA AERONAVE WIDEBODY DO MUNDO

A350 XWB na linha de montagem da Airbus
O A350 XWB aterrissou em Campinas, no Aeroporto Internacional de Viracopos, pela primeira vez, como parte de sua Turnê de Demonstração (Demo Tour) nas Américas. A aeronave de testes de voo MSN 2  viajou  para Bogotá ontem, 9 de julho, encerrando a etapa de seu Demo Tour na América Latina, antes de seguir para os Estados Unidos.
Após a chegada ao Aeroporto Internacional de Viracopos, a Airbus recebeu executivos da AZUL LINHAS AÉREAS, da TAM/LATAM e de outras empresas aéreas,  representantes de governo e membros da imprensa a bordo do A350 XWB. A Azul será uma das primeiras companhias aéreas a operar o A350 XWB, com cinco aeronaves arrendadas pela Aercap.
O A350 XWB é o mais recente membro da linha de produtos widebody, líder de mercado da Airbus. Oferecendo aos seus clientes uma redução de 25% no consumo de combustível, a família completamente nova do A350 XWB de médio porte e longo alcance inclui três versões de 276 a 369 assentos.  Para os passageiros, o A350 XWB traz novos níveis de conforto durante o voo, com uma cabine extralarga e mais espaço pessoal em todas as classes, incluindo assentos de 46 cm de largura como padrão da classe econômica..
NAS  ROTAS DA TAM -  O primeiro A350 XWB das Américas, que pertence à TAM Linhas Aéreas, já está com suas rotas traçadas. A aeronave  tem previsão de chegar ao Brasil em dezembro deste ano e  vai realizar o seu primeiro voo comercial em janeiro de 2016, partindo de São Paulo/Guarulhos em direção a Manaus (AM). Em março, o A350 XWB começará a operar internacionalmente, voando na rota São Paulo/Guarulhos – Miami (EUA) e, a partir de abril, entre São Paulo/Guarulhos e Madri (Espanha).
A TAM, membro do Grupo LATAM, será a primeira companhia aérea das Américas e a quarta do mundo a receber e operar o Airbus A350 XWB. A empresa já encomendou 27 aviões do modelo, cujas entregas estão previstas para ocorrer entre o fim de 2015 e 2019, e possui outras cinco opções de compra. 
Para que os futuros pilotos do A350 XWB estejam totalmente familiarizados com o manuseio da aeronave, eles vão cumprir cerca de 60 dias de treinamento em solo e em voo. Esses profissionais hoje operam o modelo A330 e serão designados para comandar o A350 XWB devido à similaridade (comunalidade) entre as linhas de produtos da Airbus. Essa semelhança inclusive facilita e reduz custos de operações, treinamento e manutenção.

MUNDO SOBRE RODAS - CHEVROLET CRUZE UM SEDAN ALTIVO

CHEVROLET CRUZE UM SEDAN ALTIVO - A avaliação da vez foi de um Chevrolet Cruze Sedan, LTZ, branco. É um carro de porte altivo, linhas esportivas, modernas e a frente enriquecida e enaltecida pelas luzes de LED, que desempenham um papel importante pela visibilidade que proporcionam aos outros veículos e aos pedestres principalmente de dia.
O Cruze agrada ainda pelo conforto e pela dirigibilidade, com bom desempenho no trânsito, tanto na cidade quanto na estrada, graças também à bela transmissão automática de seis marchas - que permite trocas manuais, mas na manopla do câmbio.
Na minha opinião, o Cruze merecia um motor mais potente para movimentar seus 1.400 kg, não que o Ecotec 1.8 de 144 cv (140 cv gasolina), e 17,8 kfmn de torque (com etanol) tenha dificuldade em fazê-lo, apenas faz isso mais lentamente. O carro vai de 0 a 100 km/h em 11,5 s. 
Na cidade, o consumo mostrado pelo computador de bordo foi, em média, 6,5 km/l e na estrada, incluída a subida da serra para Teresópolis, 8,5 km/h.
Numa coisa o Cruze é campeão e me agradou muito, pois, considero super importante para quem viaja com a família: o ótimo porta-malas de 450 litros.
O interior do Cruze é bonito no seu conjunto. Porém, o painel é coberto por plástico duro que no piso irregular de paralelepípedos deixa perceber alguma trepidação, o que não acontecia no antigo Vectra - que eu tive e que o Cruze sedan substitui - que era de material mais nobre.
Na estrada, tem uma rodagem macia e é um carro seguro, com bom comportamento nas curvas, até nas apertadas em que é mais exigida uma boa relação motor x câmbio. 
Tem um bom isolamento acústico, que permite ouvir música sem barulho externo, o que é quebrado quando se elevam as rotações do motor.
Equipamento A versão LTZ testada tem com ar-condicionado, direção elétrica progressiva, retrovisor interno com antiofuscamento, airbags frontais e laterais, controle de tração e de estabilidade, isofix e sistema multimídia com Bluetooth e comandos de voz, sistema que fecha os vidros ao travar as portas e os vidros são elétricos e erguidos automaticamente assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto.
O topo de linha LTZ traz sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, GPS, airbag de cortina, retrovisores com rebatimento elétrico, sensor de estacionamento traseiro, sistema presencial de abertura das portas, teto solar elétrico, My Link com tela de LCD de sete polegadas sensível ao toque e partida por botão Start/Stop. 
A novidade na versão LTZ é a inclusão do sistema que permite ligar o motor remotamente pelo controle remoto a uma distância de cerca de 30 metros.
Outra novidade é a possibilidade de acionamento do motor por meio de uma tecla no chaveiro do veículo minutos antes de entrar no carro em um dia quente, o usuário pode acionar a ignição remotamente para ativar o ar-condicionado e climatizar a cabine.
O Cruze tem rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.
Preços do Cruze Sedan 2015
LT 1.8 16V Evotec, Flex - R$ 74.190,00
LTZ 1.8 16 V Ecotec, Flex - R$ 85.150,00

VISITE CEARA NEWS 10/07/2015


ROTA DO SOL SEMANAL 10/07/2015 - ISSUU