Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2018

CALEIDOSCÓPIO 16/03/2018

GENTILÂNDIA – Entre l950 e 1970,  morei por  quase vinte anos na rua Padre Francisco Pinto, na Gentilândia. Era e é uma rua muito movimentada, pois esbarra nos muros do Estádio Presidente Vargas, no cruzamento com a Marechal Deodoro. Que tempo gostoso. Todo mundo era amigo, cordial, desavenças mais graves, não havia. Por habito, a “turma” se encontrava sempre que podia no bar do Beto ou na mercearia do Chagas para jogar conversa fora, ou comer um delicioso “cai duro” , panelada e, claro, tomar umas  e outras cachacinhas ou cervejotas. Os dias sempre corriam tranquilos e os “bate-papos” eram sobre futebol ou conversas amenas. Os doutores da área - médicos e advogados, professores -   alguns ocupando cargos relevantes na esfera pública, estavam nos “'papos” em pé de igualdade com os demais amigos -  comerciários, funcionários públicos e até biscateiros. Fraternidade sem ônus, gostosa.  A rapaziada do bairro divertia-se, pela manhã ou à tarde, nos rachas, nos largos ainda sem construção. Os tempos correram soltos, no meu tempo de Gentilândia, e nada quebrava a rotina, mesmo depois da construção de um prédio para residência de universitários vindos do interior, entre as ruas João Gentil e Valderi Uchoa, no local em que antes funcionara o Serviço de Psicultura do DNOCS. Mesmo depois que de lá saí, a “minha paróquia”, como chamava, viveu por mais uns trinta anos  momentos de tranquilidade. Mas, como pude constatar, talvez por volta de 2005,  aos poucos a minha Gentilândia foi perdendo o seu charme de bairro pacato. No lugar do campo para as “peladas”, construíram uma pracinha com o fito de proporcionar instantes de lazer aos habitantes da área. Contudo, aos poucos, o que deveria ser um ponto de encontro e caminhadas foi se degradando, passando a ser local de compra e venda maconha e outras drogas e encontros não recomendáveis. Deu no que deu na semana passada. A chacina foi o ápice do que já vinha ocorrendo na pracinha e ruas adjacentes. Meu Deus, como este mundo de agora está um inferno! Não tenho esperanças de que os governantes, diante da insegurança e morticínios que vêm ocorrendo por toda a cidade, no Brasil inteiro, a curto prazo tenham uma fórmula mágica para dar fim a tanta coism ruim. Resta-nos aguardar que forças superiores inspirem a juventude de hoje para que sejam os homens sérios e honestes de amanhã na condução deste país tão pródigo e de natureza tão dadivosa. O milagre não me atingirá, mas alcançaria os meus netos e bisnetos, os netos e bisnetos de muitos como eu, um “pé na cova”. 
SETUR NA ITB BERLIM -Mesmo diante da propagada altamente negativa e danosa que a violência, as gangues e o crime nos estão impondo,  a Setur/Ceará não arrefece o esforço de continuar promovendo o turismo do Estado. Na semana passada, o secretário Arialdo Pinho participou da ITB Berlim, na Alemanha, mostrando e promovendo as nossos destinosm mais atraentes. Considerada a maior feira de turismo da Europa, o evento contou com 10 mil expositores e 110 mil visitantes,  reunindo  os principais destinos e setores de turismo do mundo, distribuídos em 26 pavilhões da Messe Berlin.
Para ter mais visibilidade com o público alemão, a Setur apostou mais uma vez em estande próprio, destacando os principais atrativos do Ceará. Hoje, a Alemanha é um dos principais mercados emissores de turistas estrangeiros para o Ceará, ocupando o quinto lugar no ranking. Fortaleza conta com um voo direto para Frankfurt operado pela Condor, que irá acrescentar mais uma frequência a partir de junho deste ano.
PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS -Houve tempo em que a Procissão dos Passos era um dos mais venerados e concorridos atos do período pascal, em Fortaleza.  A participação de milhares de fiéis participando do cortejo solene, uma semana antes da Procissão do Senhor Morto, era o momento em que a população, quase totalmente católica, preparava-se com fervor para a Semana Santa. O cortejo saía da Igreja da Sé e percorria longo itinerário pelas ruas, um espetáculo fervoroso.  Era a preparação para os atos da vivência da Paixão e Morte de Jesus. Tempos “ingênuos” em que Fortaleza vivia momentos de sossego, com ricos e pobres vivendo instantes que não se apercebia ser de felicidades, de mais solidariedade, de violência quase zero. O fato vem-nos à memória ao ler na Coluna XX, da colega catarinense Nelci Seibel, que no dia11 ocorreria a Procissão do Senhor dos Passos, ato que mobilizaria milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. Comenta a colega que “o cortejo já figura entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e das homenagens ao Padre Cicero, em Juazeiro do Norte”. E prossegue “Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Passos estava originalmente destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (RS). Em 1764, o barco que a trazia fez escala para abastecimento na antiga Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem ao Rio Grande, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto. Dois anos depois, em 1766 foi realizada a primeira Procissão”. Por fim, acrescenta:Tradição entre os católicos catarinenses desde 1766, a Procissão do Senhor dos Passos celebra em 2018 sua 252ª edição. Realizada anualmente, 15 dias antes da Páscoa, a procissão mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis”. Pois é, em Santa Catarina, não obstante a degradação da fé, assediada pelos “moderninhos”, o povo através dos séculos continua firme na sua tradição. 
A  AVIANCA BRASIL E O CHOCOFEST -  Como incentivo à participação da comunidade de Nova Petrópolis durante  o Chocofest na Magia da Páscoa, a Avianca Brasil promoverá  premiação com bilhetes aéreos para a fachada mais bonita decorada e para a vitrine mais bonita e criativa.  Também sorteará um bilhete para os participantes da Osterbaum, ação onde a comunidade enfeita galhos secos das árvores com ovos coloridos. Serão sorteados três bilhetes aéreos com direito a acompanhante. 
A parceria foi firmada durante encontro entre os diretores do Chocofest, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, com o vice-presidente de Marketing e Vendas da cia aérea, Tarcísio Gargioni, no último fim de semana.
A Avianca  Brasil assina o Chocofest na Magia da Páscoa como patrocinador. A empresa se junta ao Banrisul, Florybal e Sicredi Pioneira. 
LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO - O decreto que regulamenta a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) da Pessoa com Deficiência divide os estabelecimentos em três propostas – (1) os já existentes, construídos até 29 de junho de 2004, antes da publicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); (2) os já existentes, construídos entre 30 de junho de 2004 e 2 de janeiro de 2018; (3) e os novos estabelecimentos, construídos a partir deste ano.
Para o primeiro grupo, o decreto prevê que os estabelecimentos devem atender, em no máximo quatro anos, o percentual mínimo de dez por cento de dormitórios acessíveis, sendo 5% com as características construtivas, com obras estruturantes para atender as normas técnicas de acessibilidade da ABNT; e outros 5% com ajudas técnicas e os recursos de acessibilidade, como a instalação de barras de apoio no box do chuveiro e campainhas sonoras e ajuste da altura da ducha do chuveiro. Para o grupo (2), a regra estabelecida é a mesma.
De acordo com o texto, os novos estabelecimentos, construídos ou com projetos protocolados a partir de 3 de janeiro de 2018, deverão dispor de 5% dos dormitórios construídos seguindo todas as regras da ABNT e os demais 95% devem dispor de recursos de acessibilidade.

TURISMO... TURISMO... TURISMO

Analisando-se os dados estatísticos, fornecidos pela Organização Mundial de Turismo (OMT), é que percebemos o quanto o turismo impacta as atividades econômicas, por sinal, quase 60, fazendo com que países desenvolvidos e em desenvolvimento invistam, cada vez mais, nesse setor, com vistas à geração de empregos e renda, difusão de suas culturas, na busca por melhores condições de vida para a população de baixo poder aquisitivo.
 O Turismo representa, no mundo, quase 10% do PIB (produto interno bruto) e cerca de 20% do total de impostos pagos, afora mais de 10% da força de trabalho. No Brasil, o Ministério do Turismo (MTUR) trabalha, para atrair mais de 6,3 milhões de estrangeiros ( o Brasil não ultrapassa, há anos, este número) e motivar uns 60 milhões de brasileiros a viajar pelo nosso país. Cite-se que o Turismo Brasileiro emprega mais de 6 milhões de pessoas direta e indiretamente. 
No Ceará, se retrocedermos – digamos – ao início da década de 70, em termos turísticos, poucas ações teríamos a destacar, se comparada com a atualidade. A verdade é que houve um salto de qualidade, na condução das atividades, e um crescimento, na infraestrutura física de suporte ao setor, a exemplo da fundação do maior e moderno Centro de Eventos do Ceará na América Latina. 
Sem querermos puxar saco de ninguém (detestamos bajuladores), o Turismo Alencarino tomou dimensões expressivas, nos governos de César Cals, (primeiro governador a transformar uma cadeia pública em Centro de Turismo e a criar a Empresa Cearense de Turismo (Emcetur) e os bondinhos de Ubajara). O ex-governador Adauto Bezerra investiu na construção do Interceptor Oceânico e em outras benfeitorias, na capital e no interior, sobretudo na região do Cariri (Juazeiro e Crato), a primeira com as romarias ao padre Cícero Romão Batista. O ex-governador Ciro Gomes fundou a Companhia de Desenvolvimento Turístico do Ceará (Coditur). Já o ex-governador Tasso Jereissati criou a Secretaria do Turismo – Setur. Atente-se para o fato de que esses governadores canalizaram maior volume de recursos financeiros, quer para ampliar a infraestrutura física, quer para divulgar, em nosso país e, em alguns países estrangeiros, o que o Ceará possui de belo, útil e agradável.
Após a criação da Secretaria de Turismo do Estado (Por sinal, sugerimos ao governador Tasso Jereissati, num artigo, no jornal O Povo, antes de ele assumir o cargo, a importância do funcionamento de uma pasta, exclusiva, para cuidar do Turismo Cearense). Criada, nomeou a Arquiteta Anya Ribeiro, para ser secretária estadual da Setur. Desde então, passou-se a dar mais ênfase às atividades turísticas, inclusive aplicando-se mais verbas, na divulgação do potencial turístico do Ceará e na qualificação da mão-de-obra, esta destinada a vários segmentos do turismo, sobretudo em Fortaleza.
A construção do Aeroporto Internacional Pinto Martins, sem dúvida alguma, foi um marco para o turismo cearense, visto ensejar melhores acomodações para os turistas e os próprios cearenses, além do aumento de voos para nossa “Loira Desposada do Sol”. 
Um setor que cresceu muito, na década de 2010, foi a hotelaria. Vários hotéis de categoria, resorts, flats, pousadas, restaurantes, bares, barracas de praia, shoppings, ampliação do Beach Park (sensacional), para citarmos algumas obras de suporte ao turismo, que nos deixam eufórico e acreditando na prioridade deste segmento econômico, gerador de emprego, renda e divisas, além de outras vantagens socioeconômicas e culturais.
 Na parte de promoção das belezas naturais e artificiais de nosso Estado, destacam-se a participação da Setur, nos eventos internacionais e nacionais, a produção de peças publicitárias, que primam pelo conteúdo e programação visual, e a confecção de “souvenir”. Agora, o desejável, na nossa modesta opinião: a preocupação com o planejamento das atividades turísticas, tanto pelos gestores públicos do Estado e da Prefeitura, quanto pela iniciativa privada. Por último, enfatizamos que Turismo com “T” maiúsculo deve ser trabalhado com ética, transparência e profissionalismo em todos os seus segmentos. Turismo... Turismo... Turismo.

CIDADE BAIANAS MUDAM DE CLASSIFICAÇÃO

MINISTÉRIO RECLASSIFICA MUNICÍPIOS BAIANOS – O Ministério do Turismo, através da Portaria 39/2017, reclassificou municípios da Bahia no ranking do turismo, que passam pelas categorias A a E. No total, são 150 municípios baianos classificadas entre A e E, sendo quatro na classe A (Salvador, Porto Seguro, Cairu (com Morro de São Paulo) e Mata de São João (com a Praia do Forte). Outros 19 estão na categoria B, 31 na C, 85 na D e 11 municípios na E.
Na conformidade da regulamentação, os municípios classificados nas categorias A a D podem requerer recursos destinados a eventos que importem ao desenvolvimento do turismo local. O teto considerado desses recursos àqueles das categorias A, B e C é de R$800 mil, R$500 mil e R$400 mil, respectivamente. Os municípios da categoria D poderão pleiteiar apoio de até R$150 mil para um único evento.
CAMAMÚ REBAIXADO – Fundado em 1562 e situado na Baía de Camamú e às margens do Rio Acaraí, o município de Camamú, na Costa do Dendê, é ocupado por 36 mil habitantes e é porta de entrada para a Baía de Camamú, Taipú de Fora e Barra Grande. O Município desceu da categoria C para a D, apesar de haver registrado aumento de 40% no fluxo de turistas entre 2017 e 2018. Entre o final do ano passado e o Carnaval, recebeu mais de 150 mil visitantes.
Na conformidade das alegações da Coordenação de Mapeamento e Gestão Territorial do Ministério, a queda de categoria de Camamú decorreu por conta da redução de empreendimentos de hospedagem, que passaram de nove para apenas três e, por consequência, de empregos formais, de 25 para apenas 7. Esses dados são referentes ao ano de 2017, quando, segundo aquelas alegações, passaram pelo município 747 estrangeiros. Curioso verificar que Camamú já foi considerado como o município maior produtor de farinha de mandioca do Brasil, o que ocorreu no Brasil colônia.
17 MUNICÍOPIOS CRESCERAM – Em contrapartida, a Bahia teve outros 17 municíos que registraram crescimento no período, com destaque para Lauro de Freitas, Mucugê, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas. No caso do rebaixamento de Camamu, a sua Secretaria de Turismo rebate as considerações do Ministério, alegando que possui nada menos do que 600 leitos de hospedagem, considerados em oito pousadas e um hotel dentro da séde do município.
Além desses, cataloga ainda outras quatro pousadas na Ilha Grande, afora os cerca de 40 bares e restaurantes na séde e nas demais ilhas da Baía de Camamú. Ainda na conformidade das alegações da Secretaria de Turismo, o setor de hospedagem promove a geração de 50 empregos, sendo que o complexo do turismo gera, pelo menos, cerca de 30 outros empregos. Isto, considerando os estabelecimentos da séde e das ilhas, bem assim das lanchas e escunas que transportam ate 140 pessoas por passeio.
OS QUE MUDARAM DE CLASSIFICAÇÃO - Os 17 municípios que mudaram de classificação, ascendendo de categoria, foram: Adustina, Aratuípe, Esplanada, Formosa do Rio Preto, Gentil do Ouro, Ibicoara, Ibotirama, Itanhém, Lauro de Freitas, Mucugê, Palmeiras, Pindobaçu, Planaltino, Santa Cruz Cabrália, Sento Sé, Teixeira de Feitas e Uruçuca.
É do informe do setor específico do Ministério o fato de que em todos esses municípios ocoreu elevação do número de empregos em estabelecimentos destinados ao atendimento turístico, e, por consequência a ampliação da quantidade de estabelecimentos formais de hospedagem, como o fluxo de visitantes domésticos e internacionais.
Salvador continua liderando – Disparadamente, Salvador é liderança na categoria A, tendo registrado em 2017 nada menos do que 4.272.041 turistas nacionais e 2.855.561 visitantes estrangeiros. Além desses números, o Ministério acrscenta que, no ano passado, Salvador possuía 13.749 estabelecimentos de hospedagem, que empregavam 4.987 pessoas.
Enquanto isto, os dados estatísticos informam que, no Carnaval deste ano, Salvador manteve-se no topo da ocupação hoteleira entre as capitais brasileiras. Dados da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação dão contas de que a cidade registrou média de ocupação de 96%, enquanto o Rio de Janeiro ficou nos 85% e São Paulo nos 45%.

SEMANA SANTA - ALTERNATIVAS PARA PARTICIPAR DE EVENTOS NÃO RELIGIOSOS

A Semana Santa e os feriados da Paixão de Cristo e Páscoa estão entre um dos maiores momentos religiosos do Brasil e atraem milhões de pessoas para participar das celebrações de fé. Dados do Ministério do Turismo apontam que o período vai impulsionar 3,4 milhões de viagens domésticas e atrair 230 mil turistas internacionais ao país.
Em 2018, a festa religiosa será celebrada entre os dias 25 próximo a 01 de abril.  Os municípios já estão com boas programações para realizar grandes eventos e e não só 0s relacionados com a história da morte e ressureição de Jesus, símbolo do cristianismo. Além de ser momento para demonstração de fé, a época também é favorável para quem quer aproveitar os dias de descanso e relaxar na natureza, curtir festivais, conhecer um destino diferente ou aproveitar para degustar os chocolates produzidos para a Páscoa.
Com o intuito de fornecer informações pormenorizadas sobre eventos e destinos brasileiros, o Ministério do Turismo desenvolveu o Calendário Nacional de Eventos, site que compila festividades de vários tipos que acontecem todos os meses nos municípios do país. Com a ferramenta, o turista conta com uma importante fonte de consulta para conhecer a cultura do Brasil e se programar mais e melhor para viajar.
Atualmente, só para o período da Semana Santa, o Calendário já registra 75 eventos, número que pode ser ampliado conforme de informações dos destinos. 
ROTEIROS DE FÉ - Não vão faltar destinos para quem quer passar a data relembrando o sacrifício de Jesus, pois os estados do Ceará, Pará, Rio De Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraíba e Mato Grosso do Sul registram no calendário eventos voltados para apresentações sobre a Paixão de Cristo. No município de  Brejo da Madre de Deus (PE), por exemplo, acontece uma das maiores encenações do Brasil relacionadas ao tema. 
O teatro da Paixão de Cristo é realizado há 50 anos no agreste pernambucano, na cidade cenográfica de Nova Jerusalém. Ele atrai 250 mil turistas do Brasil e do mundo, injeta R$ 200 milhões na economia local e cria 1.500 empregos diretos. 
Quem deseja curtir o feriado de outra forma também pode buscar no Calendário outras festividades como o Festival do Chocolate, em Petrópolis (RJ),  o  Chocopraia, em Cidreira (RS); e o Chocofest  na Magia da Páscoa (Nova Petrópoles/RS), que vão oferecer turismo gastronômico por meio das delícias do cacau e chocolates feitos especialmente para a Páscoa.
Os que gostam de aaventuras podem se programar para curtir trilhas em Breu Branco e Uruará (PA), que serão feitas a pé ou em motocicletas. Já para o turista amante de adrenalina, a dica é aproveitar o Moto Rock Festival, em Piraju (SP) ou o Motofest, em São Bento (PB). Um feriado inesquecível será vivido ao som de shows de rock, apresentações com manobras de carro e exposição de motos raras. (Com o MTUR)

MAIOR CACHOEIRA DE GOIÁS - SURGE MAIS UM ATRATIVO NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Os amantes do turismo de natureza e aventura acabam de ganhar mais um atrativo para explorar a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A Cachoeira do Label (foto), em São João da Aliança, foi aberta para visitação turística no final de janeiro e já entrou para o roteiro de quem visita a região formada por cinco municípios goianos. A queda d`água despenca de uma altura de 187 metros no rio Extrema, na Serra do Paranã. O novo atrativo é formado pela cachoeira e um complexo de piscinas naturais.
O local já era frequentado pelos moradores da região desde a década de 1990, mas somente este ano ganhou a infraestrutura necessária para receber os turistas. O visitante conta com área para camping, restaurante e trilha sinalizada de 1,8 km. O nível de dificuldade do acesso até a cachoeira é considerado moderado.
A partir de São João da Aliança, chega-se ao local por uma estrada de terra de 25 km que leva à represa do Paranã e é acessada por todo tipo de veículo. O roteiro mais usado pelos turistas de Brasília (150 km) e Goiânia (350 km), onde estão os aeroportos mais próximos da Chapada dos Veadeiros, até São João da Aliança é feito pela BR-020, ainda no Distrito Federal, e pela GO-118, também conhecida como a BR-010. O esforço para se chegar à cachoeira, assim como aos demais atrativos da Chapada dos Veadeiros, é compensado pela beleza natural quase inexplorada e a grandiosidade da cascata de 187 metros de altura. São 19 metros a mais do que o Saldo do Itiquira, em Formosa, até então considerado a maior queda d`água de Goiás.
Marcello Nissen, um dos sócios do empreendimento turístico, promete pôr o município de São João da Aliança entre os mais visitados da Chapada dos Veadeiros. A cidade ostenta o título de “Portal da Chapada”, mas ainda é pouco explorada. O município, atualmente, é mais utilizado como ponto de apoio para quem passa em direção aos demais destinos da região.
A Fazenda Bellatrix, onde a cachoeira está localizada, foi adquirida em 2016 e transformada em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) para a prática do turismo sustentável. Além do uso controlado do atrativo natural, é possível a prática de atividades radicais e de aventura como o rapel. O local, originalmente, foi ocupado pelo “Povo do Label”, uma área quilombola que serviu de refúgio para escravos fugitivos do garimpo de ouro na região e era conhecida como “formação do Forte” pelas paredes intransponíveis da Serra do Paranã.(Com o MTUR)

BOA BRIGA - BAGAGENS DESPACHADAS: SENADORES DISCORDAM DA ANAC

Ao contrário do que prometeram as empresas e a Agência Nacional de Aviação (Anac), os preços das passagens aéreas não caíram após as companhias aéreas passarem a vender bilhetes sem direito a despacho de bagagem. Como resultado, aumentaram as queixas dos consumidores por cobranças indevidas, dificuldade de embarcar com a bagagem da mão e atrasos de voos em razão dos procedimentos para despachar as malas que não cabem nos bagageiros. A avaliação foi feita por senadores em audiência pública conjunta das comissões de Serviços de Infraestrutura (CI), de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Assuntos Econômicos (CAE).
A percepção dos parlamentares foi reforçada por dois levantamentos, um da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que registra aumento de preços de 35,9%, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta elevação das tarifas de 16,9%.
SAZONALIDADE - Os representantes das empresas aéreas e a Anac contestaram os números e afirmaram que os preços das passagens caíram nos aeroportos após as bagagens passarem a ser cobradas "por fora". O diretor-presidente da Anac, José Ricardo Botelho de Queiroz, assegurou que o preço médio da tarifa aérea registrado de janeiro a novembro de 2017 foi de R$ 350,21, o menor dos últimos anos. “A média de janeiro a novembro é a mais baixa da história da aviação civil desde 2000. Convidem o IBGE. Quando o IBGE analisou a questão de bagagem? Nunca. Aqueles dados não analisam por exemplo a sazonalidade. Nós analisamos todas as 113 milhões de passagens efetivamente vendidas no Brasil”,  afirmou o diretor da Anac.
Segundo Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a cobrança para despachar bagagem cumpriu o prometido ao abrir uma faixa de preço mais baixa para aqueles que não precisam viajar com malas grandes. Segundo ele, IBGE e FGV têm propostas metodológicas diferentes, que não dão conta de toda a diversidade da malha área.
PRESSÃO - Os argumentos das empresas aéreas e da Anac não convenceram os senadores, que prometeram pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a colocar em votação o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 89/2016, do senador Humberto Costa (PT-PE), que susta a permissão para a cobrança pelo despacho das bagagens. A proposta foi aprovada pelo Senado e aguarda definição da Câmara.
Um documento assinado pelos integrantes das comissões que organizaram a audiência pública será levado ao presidente da Câmara pedindo a votação da proposta.
“A Anac e as empresas se acastelaram em uma posição que, apesar de todas as previsões, não se consumou. Não melhorou nada para o consumidor. Certamente a margem de lucro das empresas deve ter aumentando. A única saída é fazer uma pressão sobre o presidente da Câmara, que tem se recusado a votar essa matéria. Na hora em que for colocado no Plenário tenho certeza que será como aqui no Senado e será aprovado por unanimidade”  afirmou Humberto Costa.
RECLAMAÇÕES - Além de não ver redução nos preços das passagens, a advogada Luciana Atheniense, da Comissão Especial de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), relatou uma série de problemas vividos pelos usuários de transporte aéreo. Segundo ela, aumentaram nos Procons e na internet o número de reclamações relacionadas a bagagens, como cobranças indevidas e mesmo furtos. Segundo ela, a Anac desrespeitou o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil. “A Anac rasgou o Código Civil ao separar o transporte de pessoas do transporte da bagagem”,  disse Luciana Rodrigues.
Senadores também narraram episódios de atrasos de voos pela necessidade de despachar malas de mão por falta de espaço nos bagageiros para todos os passageiros.“ Como a bagagem passou [a ter] franquia de 10 quilos, quase todos estão levando essas bagagens para dentro do avião. Ficamos 45 minutos parados ontem para que pudesse pegar o excesso de bagagem de mão, [porque] não havia onde colocar para despachar”  relatou o senador Eduardo Braga (PMDB-AM).
CAPITAL ESTRANGEIRO - A Anac e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) compartilham a visão de que a desregulamentação da franquia de bagagens é mais um passo na direção da abertura de mercado ao capital estrangeiro.
Segundo o presidente da Anac, a medida ajudará a atrair empresas low cost que estariam interessadas em operar no Brasil e, consequentemente, aumentar a oferta de voos e baixar os preços. “Esse despacho, que era de graça, não era de graça. Estava embutido no preço da passagem. Não estou falando das quatro empresas brasileiras. Eu quero que o mundo olhe para o Brasil e diga: o Brasil tem um mercado competitivo e eu quero estar lá”, disse Botelho de Queiroz.
Coordenador Geral de Serviços Aéreos Domésticos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Ricardo de Melo Rocha defendeu a ampliação do limite permitido para o capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras, atualmente restrito a 20%.
LOW COST - Na avaliação dos senadores, a Anac extrapolou sua função ao regulamentar a questão da franquia de bagagem. “ Se queremos trazer mais companhias aéreas low cost para baratear o preço da passagem, a saída não é essa. A saída é criar norma para low cost com a permissão de cobrar por bagagens. Houve uma usurpação da Anac dos poderes constitucionais do Congresso” ,  disse a senadora Simone Tebet (PMDB-MS).
Para a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a Anac mudou o discurso ao perceber que os preços não caíram.” “A justificativa agora é de que [a cobrança pelo transporte de bagagens] é para atrair empresas internacionais de baixo custo para atuar no Brasil.  Por que não disseram que era para isso? O consumidor está pagando” ,  criticou.
Para o senador Jorge Viana (PT-AC), a Anac não tem demonstrado preocupação com a qualidade de serviço prestado aos brasileiros. A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) também criticou a cobrança antecipada pela marcação de assentos anunciada pela Gol. “Agora querem cobrar pela marcação do assento. Daqui a pouco vão cobrar até pelo ar que a gente respira ou aquele copinho da agua que vocês ainda oferecem. É uma vergonha a Anac calada, omissa” ,  criticou.
RESOLUÇÃO - A cobrança foi autorizada pela Resolução 400 da Anac, editada no fim de 2016. A norma concedeu às empresas aéreas permissão para cobrar dos passageiros pelo despacho das bagagens, permitindo levar apenas um volume inferior a 10 quilos dentro da aeronave. (Com a Agência Senado)

NATUREZA E HISTÓRIA NO CAMINHO - TREM TURÍSTICO LIGARÁ MINAS GERAIS E RIO DE JANEIRO

Fazenda em Três Rios - MG
As locomotivas já foram recuperadas e nove vagões estão sendo preparados para transportar os turistas pelos 160 km que ligam Cataguases, em Minas Gerais, e Três Rios, no estado do Rio de Janeiro. Outras seis cidades serão contempladas com o passeio interestadual: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; e Sapucaia, no Rio de Janeiro. Os passeios serão realizados nos sábados, domingo e feriados e deverão dinamizar a atividade turística nos municípios.
Os turistas que já visitam a região em busca de atrativos naturais e históricos poderão apreciar as belas paisagens, além de realizarem viagens temáticas e atividades culturais ao logo das estações. O projeto Trem turístico Rio-Minas é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem e conta com o apoio das prefeituras e iniciativa privada da região, além da concessionária da ferrovia Centro Atlântica e órgãos do governo federal ligados ao transporte ferroviário.
Os trens poderão transportar até 850 passageiros, por dia de funcionamento, nos dois sentidos da ferrovia. As composições partirão simultaneamente de Cataguases (MG) e Três Rios (RJ). Os turistas poderão fazer o trajeto completo de ida e volta ou retornar para a origem trocando de trem na metade do caminho.
APOIO - O Brasil possui, atualmente, mais de 30 trens turísticos em operação e o Ministério do Turismo apoia iniciativas que valorizam o transporte turístico através do resgate das ferrovias e da história do transporte ferroviário brasileiro. No dia 26 de fevereiro, uma reunião em Brasília marcou a retomada de discussões do Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário coordenado, desde 2010, pela Pasta.
Cabe ao grupo a elaboração de políticas de fomento ao setor. A pauta do encontro abordou pontos como a necessidade de avanços normativos e legais na área para superar obstáculos ao adequado desenvolvimento do ramo no Brasil.
A próxima reunião do colegiado deve ocorrer em abril. Além do MTur, fazem parte do GT de Turismo Ferroviário representantes do Ministério dos Transportes, do DNIT, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério do Meio Ambiente, do Brasil Convention & Visitors Bureau e empresários do setor, entre outros. (Com o MTUR).

BASÍLICA DE CONGONHAS - RESTAURAÇÃO DO BELO PATRIMÔNIO CULTURAL MINEIRO

A luz do fim de tarde imprime ainda mais beleza ao Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e aos 12 profetas esculpidos por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814) que levam visitantes brasileiros e estrangeiros a Congonhas, na Região Central. O tom quase dourado destaca a fachada do templo reconhecido como patrimônio cultural mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e agora coberto de andaimes para nova etapa de restauração: a pintura externa, começando pelas torres.
De acordo com a direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a obra completa de restauração será entregue à população neste semestre.
A intervenção na fachada da basílica do século 18 está sendo custeada pela Paróquia do Senhor Bom Jesus com acompanhamento de técnicos do Iphan. O serviço de restauro marca os 280 anos de nascimento de Aleijadinho, considerado um dos maiores artistas da arte colonial brasileira, e também 80 anos de emancipação política do município. Já em 8 de setembro de 2019 serão lembradas oito décadas de tombamento pelo Iphan 
“Congonhas é testemunha e símbolo do Barroco mineiro e o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, o maior conjunto de arte colonial do Brasil. Além do tombamento pelo Iphan, o santuário também é patrimônio cultural mundial. Então, é de grande importância retomar toda a imponência desse espaço. Trata-se de um trabalho de grande qualidade, rico em detalhes e que, mais uma vez, destaca Congonhas entre os municípios com melhor execução das obras do programa (Programa de Aceleração do Crescimento/PAC Cidades Históricas) em todo o país”, diz a presidente do Iphan, Kátia Bogéa.
INVESTIMENTO -  O restauro interno (elementos artísticos integrados) tem recursos do governo federal. Os técnicos do Iphan informam que estão sendo investidos R$ 2,26 milhões, contemplando serviços nos 39 painéis (somando os da capela-mor, nave, coro e sacristia), balaustrada do coro e da nave, pilastras, pias, púlpitos, retábulos, arco do cruzeiro, forros, mesa do altar, Cruz Feliciano Mendes, entre outros.
CONTEMPLADOS NO PAC -  Os profetas fazem parte da história do fantástico artista Aleijadinho. E a “cidade dos profetas”, como Congonhas é chamada, foi um dos municípios brasileiros contemplados no PAC Cidades Históricas, do governo federal, que já concluiu três outras obras no local: restauração da Igreja do Rosário, requalificação urbanística da Alameda Cidade Matosinhos de Portugal e Restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, somando investimentos de mais de R$ 4,6 milhões na cidade.
Além das intervenções, também está em execução a implantação do Parque da Romaria e o restauro da basílica, sendo as duas integrantes do PAC, mas parte do Agora é Avançar – “projeto focado na retomada de obras em todo o país, que vem executando 61 obras destinadas ao desenvolvimento das cidades históricas brasileiras, realizadas pelo Ministério da Cultura, por meio do Iphan”.
EX-VOTO -  A trajetória da basílica trilha caminhos de fé e arte, representando, na verdade, um grande ex-voto, que é uma forma de pagar uma promessa por uma graça alcançada. Conta a história que, em 1757, o minerador português Feliciano Mendes, que chegara à região em busca de riquezas após cura de grave enfermidade, finca uma cruz no alto do Morro Maranhão. Com um oratório pendurado no pescoço, ele passa a esmolar para construir o templo em homenagem ao Bom Jesus. Nessa empreitada que dura alguns anos, os sucessores de Feliciano, que morreu em 1765, convocam Aleijadinho, responsável por obras-primas na cidade: os 12 profetas em pedra-sabão, no adro da basílica, e as 64 esculturas em tamanho natural representando os Passos da Paixão de Cristo. O local se torna alvo de peregrinação social, econômica e cultural.
RESUMO HISTÓRICO -  1757 – Minerador português Feliciano Mendes chega à região, é curado de grave enfermidade e começa a esmolar para construção de templo dedicado ao Bom Jesus. 1800 a 1805 – Antonio Francisco Lisboa esculpe os 12 profetas para o adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. 1939 – Em 8 de setembro, o conjunto do santuário é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 1985 – Em 3 de dezembro, ocorre o reconhecimento como patrimônio cultural mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 2015 – Iniciada a restauração dos elementos artísticos da basílica com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas
 2015 – Em 15 dezembro, é inaugurado o Museu de Congonhas, fruto da parceria entre a Unesco, o Iphan e a Prefeitura de Congonhas. Fica no entorno da basÍlica . (Minas Turismo Gerais -  Jornalista Sérgio Moreira -  sergio51moreira@bol.com.br)

AGORA, É AVANÇAR - BENEFICIADO O SETOR DE TURISMO DE VÁRIOS ESTADOS

Reunião no MTur
Programa criado para impulsionar o crescimento do País e retomar obras paradas, o “Agora, é Avançar” lançou projetos relacionados ao turismo em Alagoas. Três rodovias que cortam o estado vão receber investimentos de R$ 110 milhões, para facilitar a locomoção de viajantes aos pontos turísticos.
Fazem parte do pacote de obras a rota Caminhos do Imperador, que liga Penedo a Porto Real de Colégio (Rodovia AL-230); a pavimentação e urbanização da Estrada Parque Rota Ecológica (Rodovia AL-101); e a implantação e pavimentação da rodovia AL-101, no trecho que vai de Barra de Santo Antônio a Barra de Camaragibe.
Estão previstos R$ 130,9 bilhões na retomada de 7,4 mil obras paradas pelo País dentro do Agora, é Avançar. Apenas para o Turismo, serão destinados R$ 736,3 milhões. Aplicar recursos nessas obras gera demanda por mão de obra, o que beneficia as regiões abrangidas pelo programa com a criação de empregos e renda. 
TAMBÉM CONTEMPLADOS - Reformas em cinco centros de convenções em Natal (RN), São Paulo (SP), Balneário Camboriú (SC), Aracaju (SE) e Salvador (BA) vão receber recursos do programa. A promoção de congressos e eventos nesses espaços tem potencial para alavancar o comércio nessas regiões.
TERMINAIS - A infraestrutura de transportes também vai receber um reforço de R$ 15 bilhões. A medida facilitará a mobilidade de viajantes em pontos turísticos pelo País e atinge aeroportos, portos, rodovias, ferrovias e hidrovias em todas as regiões. Ao todo, 124 obras serão concluídas. Entre elas estão a duplicação e restauração da rodovia AL-101, que liga Maceió a Barra do Santo Antônio.
O programa abrange ainda retomada de melhorias em espaços que são atrativos turistas. Em São Paulo, a entrega da Fábrica do Samba e do Autódromo de Interlagos, que sedia o GP Brasil de Fórmula 1 e atrai mais de 140 mil pessoas, e do Complexo Anhembi são prioridade. O Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Alagoas, também vai passar por reformas para ser ampliado.

CHOCOFEST NA MAGIA DA PÁSCOA - GRANDES DESFILES E MUITO MAIS EM NOVA PETRÓPOLIS

Coelhos, crianças, carros alegóricos e personagens do Chocofest e do mundo das histórias infantis vão encher de cor e magia uma das principais avenidas de Nova Petrópolis: a 15 de Novembro. Um desfile encantado que mostrará toda a magia do período da Páscoa e que aborda, através de suas alegorias, o encantamento do universo infantil. Coelhos coloridos, borboletas gigantes, bebês fofinhos, doces, ovos e diversos personagens fazem a festa. As crianças ficam eufóricas; cantam, dançam e abraçam todos os amiguinhos do Conde Guloseima e Condessa Doçura que ficam bem pertinho do público em um interação adorável. Uma festa só! E o encantador evento não terá cobrança de ingressos. As atrações são gratuitas.
ABERTURA -Um show beneficente com arrecadação de alimentos no dia 22/03, quinta-feira, às 19 horas, abre a programação Chocofest na Magia da Páscoa. O ingresso para a apresentação é 01 kg de alimento não perecível que será revertido para a APAE de Nova Petrópolis. A apresentação ocorre no Multipalco do Planeta das Guloseimas/ Rua Coberta. A peça é assinada pela Cia de Teatro Lisi Berti.
Ponto alto do evento, maior aconecimento de Páscoa do país,  desfile deve atrair milhares de turistas em uma explosão de cores, música e alegria. A 15 de Novembro vai fervilhar quando o Conde Guloseima, a Condessa Doçura e todos os demais personagens do Chocofest, com seus carros alegóricos, passarem em um desfile interativo, com muita música e diversão. A emoção para crianças e adultos está garantida nos dias 24, 25, 31 de março e 1º de abril, a partir das 15h30. 
O desfile terá a participação de pelo menos 110 crianças voluntárias, moradoras do município, e selecionadas pela organização do evento em uma ação de envolvimento comunitário realizada nas escolas da cidade. A atração faz parte da programação do Chocofest na Magia da Páscoa que ocorre de 22 de março a 1º e abril de 2018.
'Será um evento mágico e brilhante. Convidamos os turistas a se hospedarem na nossa cidade, fazerem suas refeições aqui e que possam conhecer nosso comércio e nossos pontos turísticos durante o Chocofest na Magia da Páscoa. Nossa cidade estará pronta para receber todos com uma oferta grande de atrações, shows e muita coisa legal, com entrada gratuita para todos", destaca o prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luis Hahn, que fará a entrega da chave da cidade para o Conde Guloseima durante a Solenidade de Abertura do evento, no dia 23 de março, a partir das 18 horas no palco principal do evento que fica na Rua Coberta, espaço que será transformado no Planeta das Guloseimas para o período.
A Chocofest na Magia da Páscoa em Nova Petrópolis é promovida pela Associação das Bandas e Conjuntos Musicais com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis e organização da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos. Assinam o evento Banrisul, Florybal Chocolates e Avianca Brasil.

9ª EDIÇÃO DA QUARTA IRACEMA - LANÇADO O IRONMAN FORTALEZA E ENCONTRO DE MOTOCICLISTAS

Iroman Fortaleza 2017
A Praia de Iracema recebeu, na quarta-feira (14), a partir das 16 horas, as atividades da Quarta Iracema. Além de esporte, cultura, arte e lazer, a 9ª edição do projeto contou com o lançamento do Ironman Fortaleza 2018 e com o primeiro Moto Encontro Iracema.
Iniciando a programação, às 16 horas, o Passeio das Artes foi galeria para a exposição do varal de fotografias com bordado da artista Jamille Queiroz.
No Aterrinho, também às 16 horas, houve aula de “beach soccer” do Projeto Atleta Cidadão. Em seguida, a partir das 19 horas, o público participou do Racha Meia Linha ,com atletas veteranos e convidados. Para completar as atividades esportivas, das 18 às 21 horas, houve  roda de capoeira no Espaço Viva Capoeira Viva.
No Largo dos Tremembés, das 17h às 18h, a professora Heliane Lopes realiza aula de ginástica para a terceira idade.A partir das 18 horas, o local também recebeu feira criativa e gastronômica junto ao Moto Encontro Iracema, reunindo os principais clubes de motociclistas do Ceará. Cerca de 150 participantes participaram do encontro, com integrantes da União Motociclista do Ceará, do Moto Clube Selvagens e HFriendes and Ladys Harley-Davidson. Os fãs de rock curtiram o show das bandas “A Mais Pedida”, “Mr Mojo” e “Dust Rise”.
Às 18 horas, o Estoril recebeu o lançamento do Ironman 70.3 Fortaleza 2018,  com a presença do CEO da Unlimited Sports, Carlos Galvão e de atletas convidados. Durante o lançamento, houve sorteios de duas inscrições para os esportistas presentes.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ABRAJET - CEARÁ

ROTA DO SOL SEMANAL 16/03/2018 ISSUU