Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

CALEIDOSCÓPIO - O MUNDO DE CABEÇA VIRADA / ILHÉUS E OS RM

O MUNDO DE CABEÇA VIRADA
Os dias de bonança estão ficando para trás, no mundo inteiro, à exceção de alguns países de menor porte. O noticiário do dia a  dia é repleto de fatos ruins em todos os continentes,  dando margem a que o nosso otimismo se esvaia a cada momento. Como é sobejamente conhecido pelos noticiários do dia a dia, o Brasil está passando talvez a pior fase da sua história. Do país do futuro que cantado em prosa e verso,  no momento atual, infelizmente estamos atingindo a pior fase de degradação. Quando se aguardava a transformação da nossa vida social, política e econômica, euforicamente anunciada pelo governo nos últimos anos, eis que chegamos à realidade. Os mais afortunados e as classes menos favorecidas já estão convencidas que continuam a perigo constante. Foi plantada em bases não realistas a ascensão propagada. Os  grandes programas do Governo, da moradia e da melhoria de vida, da construção de uma estrutura saudável para todos  foram assentadas, infelizmente, sem o realístico suporte. Ou será que temos mesmo  empresários , classes  média e pobre  gozando dos privilégios de uma verdadeira transformação social? Os Mensalão e Lava Jato estão aí denegrindo a vida de políticos e de governistas de coturno alto. A indústria e o comércio em queda acelerada. O País está quebrado. Todas as classes sofrem os efeitos de uma administração temerária. Esperanças de sair do buraco,  há de se ter. O pior é que o mundo todo está de cabeça para baixo. É  triste e dói a situação de  pobres imigrantes em busca de uma vida  melhor na Europa, fugindo de sues países africanos ou do Oriente médio, assolados pela guerra da intolerância  religiosa ou política. O tal EI, intencionalmente para chocar, executam inimigos da maneira mais cruel. O fato se agrava ainda mais quando exibem a explosão de patrimônios da humanidade, de milénios de ano. Parece que o mundo virou de cabeça para baixo. Só os deuses dos vários credos   unidos poderão nos socorrer.
ILHÉUS E OS RM
Na semana recém passada, estive em Ilhéus para abraçar o colega e amigo Hans Tosta Sschaeppi em razão dos seus 88 anos.  Ao mesmo tempo, andei pela, por natureza, bela cidade imortalizada pelo conterrâneo Jorge Amado em grande parte da sua grande bibliografia, principalmente no “Gabriela, Cravo e Canela”. Foram dias em que esqueci o “mundo cão”, pois os momentos bons eram  envolventes de agradáveis surpresas. Ao lado dos baianos viventes em Salvador,  jornalista Carlos Casaes, sua filha Carla e o marido Beto, afora do meu filho Carlos Alberto e do jornalista cearense Antônio José, tive o prazer de andar pelas ruas, avenidas e praias da cidade que, superadas  a praga que deu no cacau e a indiferença de  governos municipal e estadual,  por si só teria uma vida independente, muito melhor. Nos bons tempos do cacau, dos coronéis, a terra se fez, se impôs. Casas coloniais e teatro de arquitetura ousada e de diferentes estilos, uma das catedrais mais bonitas do Brasil, movimento comercial que dava inveja. Passado glorioso e hoje a herança que melhor deveria ser cuidada. Só o que não passou em Ilhéus foi o espírito receptivo do povo da terra. Ele mais uma vez se fez notar pela boa acolhida que o Schaeppi nos concedeu, ratificada pelos momentos de descontração passados  diante do Barrikitita, à sombra de árvores, local de reunião, aos sábados,  dos RM, um “clube” de algumas dezenas de tradição. Os “sócios” são respeitáveis “coroas” de cinquenta pra cima, todos eles sadios de espírito, alguns de bengala, outros de cabelos grisalhos ou carecas. Parece que os RM de  Ilhéus já estavam nos esperando tal foi o rapapé da recepção. Rolou de tudo. O Schaeppi, frequentador assíduo do clube, foi recebido com discursos e muitos sambas  e marchinhas, algumas deles da autoria do aniversariante. Uma galinhada gostosa encheu o bucho de todos nós. Tal momento  transportou-me  à Fortaleza de alguns anos atrás, quando os PM daqui se reuniam  no “Cochicho”, do Ribamar Morais. Bons tempos.

PINDORETAMA - SEM PRAIAS, MAS A ROTA DAS FALÉSIAS PRENDE O TURISTA

Apesar de situar-se no litoral da Costa Sol Nascente, encravada na região metropolitana de Fortaleza, Pindoretama, não possui praias. Contudo, voltado para um turismo atraente e de qualidade, o município, a 50 quilômetros de Fortaleza, tem a seu favor uma natureza pródiga em atrações. Mesmo na configuração geográfica do Estado situando-se no litoral leste cearense e não tendo nenhuma praia como atrativo aos visitantes, o município apresenta outros valores dignos de serem conhecidos, como engenhos de cana de açúcar, produtos artesanais, praça da matriz, que é seu cartão postal, restaurantes, museu Dim Brinquedim, orquestra de sopros que é destaque no Brasil e no mundo hospedagem confortável para visitantes.   
Diante de tantos pontos positivos, o Sebrae e a Secretaria do Turismo e Juventude do Município estão trabalhando para  incluir Pindoretama no Mapa Turístico do Estado. Um passo importante está sendo o projeto turístico que tem  como principal objetivo mostrar as atrações, incluídas  na Rota das falésias.
ENGENHOS - Os engenhos de cana-de-açúcar já fazem parte do cartão postal da munícípio. Nos últimos anos, eles vêm se tornando pontos turísticos importantes, visitados pela maioria dos turistas que viajam pelo litoral leste. O Engenho Complexo Tradição é dos mais movimentados, na CE-040, recebendo diariamente diversas pessoas do Brasil e do exterior. O engenho já faz parte da Rota Turística do Ceará e apresenta além das iguarias como rapaduras de diversos sabores, doces e tapiocas, diversos tipos de bebidas sendo a cajuína, produto natural da terra, a mas procurada pelos visitantes. Chama a atenção de todos a maior rapadura do mundo, no Complexo Tradição.    
IGREJA MATRIZ - A Praça da Matriz de Pindoretama, no centro da cidade, ao lado da Av. Cap. Nogueira, é um dos principais pontos de encontros dos pindoretamenses. Um lugar aconchegante onde crianças brincam com suas famílias em segurança. Diariamente se vêem senhores e senhoras conversando sentados nos bancos de madeira sob as sombras dos seus pés de jambo.
Na Igreja e na Praça são realizadas algumas das maiores festas religiosas do município, tais como a da Padroeira e das Santas Missões. É lá que há também os desfiles cívicos de 7 de setembro e outras manifestações do povo, inclusive durante o Carnaval. À noite, o movimento é intenso para degustar a saborosa tapioca caseira, o bolo de fubá, chá de capim-santo, dentre outros aperitivos. 

POR ONDE ANDAMOS E ONDE ESTIVEMOS

Jornalista Carlos Casaes
Existem atividades profissionais que proporcionam a quem as exercita experiências e emoções diversas. Algumas, por evidente, destacam-se, pela especial  condição de oferecer reações empolgantes.
O jornalismo é uma dessas atividades particularmente ricas nesse sentido. A depender da especialização, destina aos seus titulares condições emocionais mais intensas e diversificadas.
Nessa catalogação, sub-especializações ainda mais carregam no seu contexto a riqueza de especificidade, sobretudo na esfera do relacionamento.
Se analisarmos o segmento do jornalismo do turismo, então vamos entender o quanto é prenhe de sensações várias. Em sua conta, contabiliza-se, por exemplo, a abertura em 360 gráus das fronteiras para o mundo.
Um simples pormenor, no entanto, traduz a força empolgante de que lhe reveste: a vastidão que lhe conduz ao relacionamento interpessoal. É por onde passeamos a nossa sociabilidade responsável por amealhar, a cada passo e em cada local, novos contatos.
Manifestam-se, então, múltiplas e sucessivas conquistas de robustas amizades.
Todo este preâmbulo é para fazer entender um momento muito especial que vivenciamos há poucos dias. O cenário foi a fantástica Ilhéus, na Bahia. Conduzidos pela iniciativa do “irmão” Edmundo Lemos, o famoso Didi, e na companhia da minha filha Carla Maria, do seu esposo e meu genro José Roberto, aliamo-nos a, em nada menor  irmandade do José Carlos de Araújo (dono deste pedaço) e do seu filho Carlos Alberto e do jornalista Antônio José, todos eles de Fortaleza,  para experimentar emoções intensas.
A nossa presença na bela São Jorge dos Ilhéus teve uma razão particularmente enriquecedora: fomos comemorar os 88 “aninhos” dessa figura carismática que é o companheiro Hans Tosta Schaeppi.
A sua identificação se inicia com a condição de homem dos “sete instrumentos”. Na verdade, não sete, mas dezenas. De formação na engenharia, tem desfilado por incontáveis plagas, resultantes da sua extraordinária sensibilidade. A partir do  aplaudido compositor de infinita produção melódica em que músicas e letras passeiam pelo imaginário popular. Irrequieto na sua condição de empreendedor emérito, deslizou-se pela comunicação, na condição de articulista sempre presente nos momentos de intensa afirmação. Foi além ao enveredar na hotelaria na qual construiu uma iniciante rede de unidades, das quais Ilhéus ainda se beneficia, há dezenas de anos, com o Ilhéus Praia Hotel e o Pontal. Entremeando essas incursões talentosas, a cada dia somava ao seu cartel de realizações unidades de edificações projetadas e construídas. Não satisfeito com a gama de tantas obras, perseguiu o ideal de destinar a Ilhéus afirmar-se no beneficiamento do rico produto que, anos a fio, exportava aos tantos países que lhe retornavam com o produto acabado. Construiu e montou a sua Fábrica de Chocolate, hoje premiada pela excelência dos seus produtos. Junte tudo isto a sua defesa intransigente da cidade que lhe deu vida e encontrará um cidadão combatente.
Para festejar essa babel de competência foi que, juntos, destinamo-nos a acolhedora Ilhéus. Começamos o périplo como partícipes, ao lado dos seus filhos, de comovente e singela solenidade  religiosa, na bela Igreja de Nossa Senhora da Vitória, uma de seus três  padroeiros (junta a São Jorge e a São Sebastião), onde o nosso destinatário recebeu as bençãos dos céus. Seguiu-se  a intimidade de convivência com os familiares, quando não faltaram o “Parabéns a você” e o apagar das “velinhas” (não confundir com velhinhas). Ambos os momentos aconteceram “en petit comité”. No entanto, dia seguinte. Foi a oportunidade da festejada reunião do tradicional Clube RM, que os seus integrantes dizem traduzir por “Ricos e Milionários”, mas os maledicentes afirmam ser “Rola Murcha”.  Não me perguntem por que. Como “pano de fundo” da saborosa galinhada, desfilaram as tantas e belas composições do próprio Schaeppi.
Oportunidades como esta é que nos enriquecem o espírito e nos fazem transitar pelas plagas incontáveis.
Jornalista Carlos Casaes
“Gazeta de Turismo” - Salvador

EMOÇÕES INESQUECÍVEIS EM ILHÉUS

Antonio Jose de Oliveira
Nossa ida a Ilhéus-Bahia, um potencial turístico que precisa ter melhor infraestrutura de suporte ao turismo e ser mais bem divulgado, de 27 a 30 de agosto último, na companhia do diretor-presidente do jornal Rota do Sol Turismo, o abrajetiano José Carlos de Araújo, e do seu filho Carlos Alberto, caracterizou-se pelas sentidas emoções. Dentre várias, destacamos a singela, porém carinhosa homenagem ao ilustre jornalista e colunista do Diário de Ilhéus-Bahia, engenheiro civil, compositor, músico e empresário, nos ramos da hotelaria (possui dois hotéis), fabricante de chocolates, inclusive eróticos, nos formatos dos órgãos genitais de Nacib e Gabriela, em diversos tamanhos, bastante procurados por visitantes, afora fazendas com plantio de Cacau e cinco lojas de revenda, uma delas no aeroporto da cidade.
Mas, vamos ao que interessa: Hans Shaeppi foi alvo, ao comemorar seus 88 anos, bem vividos, de especial homenagem, ao lado de familiares, como os filhos Lúcia Regina, Solante Maria, Clarisse, Carlos Augusto e João Paulo, amigos, empregados e admiradores. Na igreja... foi a ocasião que o deixou emocionadíssimo. É que o padre Jefferson dos Santos, além de significativa oração, proferiu palavras de reconhecimento pela pessoa exemplar, profissional de imprensa ético e competente, empresário inovador e fazendeiro, produtor de Cacau, que abastece, com essa matéria-prima, a produção dos chocolates de sua fábrica. Foi mais além o reverendo e enfatizou vir Shaeppi ao mundo, para servir e fazer o bem, sem olhar a quem. Isso é digno de elogios. Reportou-se às verdadeiras amizades do aniversariante, uma pessoa importante, pois, ali, estavam amigos, vindos de Fortaleza-Ceará e de Salvador, para prestigiá-lo no transcurso de seu natalício.
À noite, em seu hotel, Hans Shaeppi, foi alvo de nova homenagem, desta feita, com familiares e colegas de profissão (Abrajetianos). Na saudação ao quase nonagenário, o jornalista baiano Carlos Casaes, acompanhado da filha Carla e do genro Beto, lembrou a salutar amizade com Shaeppi, por mais de quarenta anos. Ressaltou outras virtudes de um homem que sabe ser exemplo de vida e profissional de primeira grandeza para quem o conhece bem e priva de sua amizade. Citou os momentos agradáveis, quando ambos militavam, na imprensa turística de Salvador, um marco para o turismo baiano. Ao concluir, felicitou o amigo aniversariante e desejou-lhe uma vida longeva e repleta de mais realizações familiares e empresariais.
Com a palavra, o jornalista José Carlos de Araújo, emocionado, e acompanhado do seu filho Carlos, recitou um dos belos poemas do imortal padre Antônio Tomás, que fala do verdor dos anos e das esperanças que ficam para trás, quando se envelhece. Disse ser uma honra vir de Fortaleza e abraçar um colega de profissão, amigo e empresário de sucesso, em seus 88 anos de idade, sendo mais velho do que ele, apenas, por um ano. Parabenizou-o e prometeu retornar para outras comemorações natalícias.
Quanto a nós, reforçamos o que disseram os colegas e amigos de profissão, porém recitamos um poema de autor desconhecido “Amor e Vinho”, que, no final, afirma: “A embriaguez do vinho é breve, passa, porém não passa nunca a embriaguez do amor”. Enaltecemos a figura humana de Schaeppi e de suas múltiplas profissões, um pai de família que com sua esposa (falecida) contribuíram para educação dos cinco filhos, ensinando-lhes o caminho do bem. Neste comentário, registramos ter desfrutado momentos inesquecíveis, na companhia de amigos e de familiares de Hans Schaeppi (visitamos sua fábrica de chocolates). Ressalte-se, ainda, a confraternização, no Ilhéus Praia Hotel, do aniversariante, organizada pelo jornalista da Abrajet-Bahia e residente, por lá, jornalista Edmundo Lemos, alvo de elogios pela promoção do evento.
Agora, concluindo este artigo, resta-nos escrever: valeu a apena a ida a Ilhéus, caro amigo Hans Shaeppi, e percebê-lo ativo, lúcido e com bastante garra para enfrentar os desafios, caso surjam no seu dia a dia. Foi excelente também comprovarmos o respeito, a admiração e o carinho da população, da “Terra do Cacau”, que motivou Jorge Amado a divulgá-la mais com a obra Gabriela, Cravo e Canela e que a Rede Globo de Televisão produziu um seriado, baseando-se no seu livro. Bem! Um renovado abração, ilustre amigo Hans Shaeppi, e saiba de uma coisa: estamos com saudades de você, de todos e de tudo!
Antonio José de Oliveira
Vice-presidente da Abrajet-Ceará

ILHÉUS, RICA HISTÓRIA BAIANA NA COSTA DO CACAU

A História de Ilhéus é muito rica de fatos relevantes, bastante conhecidos e divulgados. Fundada em 1534, possui extenso litoral, um dos mais bonitos do País.  Sua elevação a cidade deu-se em 28 de junho de 1881. 
Sem dúvida, seu filho Jorge Amado, como todo ilheuense um apaixonado pelos fatos da terra, foi um dos grandes ressponsáveis pela projeção do importante município baiano, retratando fatos da vida brejeira da terra, do povo, das traquinagens das crianças, das lutas pelo poder entre os grandes coronéis. Em “Capitães de Areia”, “Gabriela, Cravo e Canela” e “Terra do Sem Fim” romanceia a intrigante história da Capital do Cacau, que se impôs pela sua riqueza até a chegada da praga conhecida como  vassoura-de-bruxa. Foi o primeiro produtor de cacau do mundo, até a chegada da enfermidade que quase disimou as plantações. Esta época áurea foi recheada de estórias e intrigas, retratadas também pelo escritor Adonias Filho. Quem não se lembra da novela da “Globo” em que a atriz  Sônia Braga (Gabriela), sensualíssima,   endoidou as cabeça do Nassif  e dos coronéis e seus filhos, no Bar Vesúvio  ou no cabaré  Bataclan, da “abelha mestra”  Maria Machadão?  Na década   de 1920 a cidade teve sua fase área, com seus prédios imponentes, casarões, cabarés, clubes noturnos e  casinos.
FORÇAS IMPULSIONADORAS – Sem desfrutar dos favores dos bons tempos de outrora, assim mesmo Ilhéus se impõe hoje como um dos sete maiores municípios da Bahia. Possui um população hospitaleira e  dinâmica, espalhada, na área urbana, por quatro zonas:Norte, Oeste, Centro e Sul.    As  atividades comercial e industrial, incluído o Distrito Industrial do Iguape, com o Polo de Informática, ao lado do turismo,  impulsionam a riqueza da terra.   Possui o Aeroporto Jorge Amado, administrado pela Infraero, e o Porto, que se destaca por ser  o maior exportador de cacau do Brasil e o primeiro a ser construído em mar aberto no Brasil. 
PONTOS TURÍTICOS – A Capital Turística da Costa do Cacau, com um Centro Histórico guardando grandes recordações e um litoral extenso, hoje tem no turismo uma de suas aividades mais destacadas. Com hospedagens de primeira categoria, em que se destaca o Ilhéus Praia Hotel, no coração da cidade, o viajante poderá defrutar de alguns dias de puro lazer e entretenimento na Terra de Jorge.  Patrimônios religiosos, instituições culturais, bairros e povoados, juntos às suas belíssimas praias são locais imperdíveis para uma visita. 
Vejamos o que Ilhéus e seu arredores oferecem em riqueza turística;
Casa de Jorge Amado, com um estátua do escritor; a bela Igreja de São Jorge, o Palácio Paranaguá,  sede do governo municipal; o Teatro Municipal - Quarteirão Jorge Amado (Circuito Cravo);  o Palacete da família Berbet de Castro; a Praça Castro Alves; o Bar Vesúvio - Praça Dom Eduardo; o Bataclan - Av. 2 de Julho;a  Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho - Av. Soares Lopes; a Capela de Senhora Santana - Povoado Rio do Engenho; a Casa construída pelo Coronel João Amado de Faria, após ganhar um prêmio da Loteria Federal; o  Casario secular da Rua Antônio Lavigne de Lemos (Circuito Cravo); a Catedral de São Sebastião - Praça Dom Eduardo; o Convento e Igreja Nossa Senhora da Piedade; o monumento O Cristo - Av. 2 de Julho; a Lagoa Encantada - Povoado de Lagoa Encantada, Estrada Ilhéus/Itacaré; a Igreja Matriz de São Jorge - Praça Rui Barbosa, de 1556, e construída com pedras de cantaria e atualmente é a Igreja mais antiga do centro de Ilhéus. o Museu de Arte Sacra de Ilhéus; oMuseu Nossa Senhora da Piedade; Oiteiro de São Sebastião; o Palacete Misael Tavares - Quarteirão Jorge Amado (Circuito Cravo);  o Palácio Episcopal - Alto Teresópolis; o Palácio Paranaguá - Praça J. J. Seabra; a Ponta da Tulha - Povoado de Ponta da Tulha.  

TURISMO NO SERTÃO, PERTINHO DA PRAIA

Jornalista Fenelon Gonçalves
Vem do pequeno município de Pindoretama, a cerca de 30 minutos de Fortaleza uma lição de como se devem enfrentar tempos difíceis, como este que agora vivemos.
Com características sertanejas e vocação para turismo cultural, artístico, artesanato, turismo de experiência proporcionado por belos engenhos de cana de açúcar, e detentor marca no Guiness book  da Maior Rapadura do Mundo, O município agora está na Rota das Falésias (Litoral Leste do Ceará) graças a gestão participativa  de  prefeito Valdemar Araujo que com muita eficiência e eficácia tem se mantido cuidadoso com segmento econômico do turismo e conta com a competente Adriana Albino, Secretária de Turismo e Juventude daquele município, que não deixa por menos, faz acontecer mesmo!
A partir de uma parceria com o SEBRAE-CE foi feito um inventário no município visando identificar a vocação turística da localidade, seus produtos, atrativos e equipamentos turísticos prontos, qualificados para receber.
Feito inventário, a Secretária Adriana Albino convidou instituições e a imprensa especializadas em turismo para apresentar o resultado, ou riquezas turísticas  de Pindoretama. No que foi prontamente atendida, pois lá compareceram representantes do Fórum de Turismo do ceará - FOTUR-CE, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional Ceará – ABRAJET-CE, O Jornal Trilhaturística, Empresários Local, representantes dos engenhos de cana de açúcar, profissionais interessados no assunto e Secretários Municipais da gestão participativa de Valdemar Araujo.
Merece parabéns e destaque em nossa publicação ações como esta que agora expomos e que servem, contribuem de forma significativa para uma vida melhor para todos.
Parabéns! Pindoretama. 
Jornalista Fenelon Gonçalves
 Presidente da Abrajet/CE

O ANIVERSÁRIO DO HANS SCHAEPPI

Schaeppi, ladeado dos filhos,durante as orações
Registramos com satisfação o transcurso do aniversário, na última sexta-feira, 28, do colega abrajeteano baiano Hans Tosta Schaeppi, uma figura simpática e competente que nos seus 88 anos ainda está em plena atividade nos seus vários ramos de negócios. Ele dispensou a família de maiores comemorações. Mas um restrito grupo de amigos, de Salvador e de Fortaleza
foi à sua Ilhéus para festejar tão auspicioso evento.
Schaeppi, engenheiro, jornalista, escritor, compositor musical e, sobretudo, empresário de talento, é uma das figuras de relevo da sociedade de Ilhéus, pelo seu trabalho em favor da terra  que tanto ama. É na Terra do Cacau que ele vive e trabalha. Possui dois hotéis de alta qualidade, sendo o Ilhéus Praia Hotel, no centro da cidade, diante da Catedral de São Sebastião, o de maior referência. Dono de fazenda de cacau, há anos fundou a fábrica dos afamados Chocolates Caseiros do Ilhéus, com distribuição dos produtos espalhadas por aeroportos e em vários estados. Mesmo diante de tantas atividades, não deixa de escrever em órgãos da imprensa e participar da vida social na sua terra.
Em razão da chegada de colegas e amigos, Schaeppi concordou com algumas homenagens, na sexta-feira, à noite. Assim é que, organizada pelo jornalista Edmundo Lemos, houve uma oração na igreja de São Jorge dos Ilhéus, com a presença de filhos  Carlos, Kátia e Solange e dos  jornalistas de Fortaleza e Salvador. Depois, no Ilhéus Praia Hotel, houve uns comes e bebes, também “un petit comité”. No sábado, pela manhã, na passagem pela rua do Barrikitita, o aniversariante foi convocado pelos seus colegas do clube do RM para o abraço de todos os frequentadores.

EVENTO DA ICCA EM NATAL

Ministro Henrique Alves
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou,  na terça-feira última, no Espaço Hospitalidade da Arena das Dunas, em Natal, da abertura do 4º Encontro Latino-Americano da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA).  O evento, que tem  a participação de cerca de 300 pessoas, incluindo associados da entidade, vai tratar das principais tendências do segmento de eventos para a região. 
Na programação do encontro, que começou na terça-feira e se encerra hoje, acontecem seminários, com a participação do MTur e da Embratur, e workshops destinados a associados da ICCA. O ranking da entidade aponta o Brasil como o décimo destino mundial na realização de congressos e convenções internacionais.

“VISIT BRASIL-OLYMPIC GAMES” EM MILÃO

O 7 de setembro  será celebrado este ano também na Itália. O Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil),  homenageará a data com exposição dos atrativos brasileiros e do que há de melhor no Brasil ao público participante. O espaço recebe uma média de 15 mil pessoas por dia. 
O evento em Milão começou no último dia 01 de maio e vai até 31 de outubro com 145,  países participantes e tem como tema Feeding the Planet, Energy for Life (Alimentando o Planeta, Energia para a Vida). O Pavilhão do Brasil na Expo 2015 é um dos mais frequentados, oferecendo, na semana de 7 a 13 de setembro, atividades que tem foco nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. 
 Com isso, a partir da próxima segunda-feira (07), a atenção estará voltada para a Semana do Brasil na Expo, e para aproveitar o grande momento de exposição, a Embratur, em parceria com os ministérios do Turismo e da Cultura,  organizou uma série de iniciativas que vão desde ação de comunicação digital e agenda de imprensa, até o Visit Brasil - Olympic Games, evento exclusivo de promoção dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. 

JOGOS DA JUVENTUDE EM FORTALEZA - MILHARES DE JOVENS DISPUTAM 13 MODALIDADES ESPORTIVAS

Estão  em andamento em Fortaleza os Jogos Escolares da Juventude. Desde ontem e até  e 12 próximo, mais de 3.800 jovens atletas entre 12 a 14 anos estão reunidos na capital cearense para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte.
PREPARAÇÃO - Especialista  na estruturação de grandes   eventos, Edgar Antônio Hubner, gerente-geral da Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, na terça-feira última falará  sobre “Estratégia em gestão de projetos e organização de eventos” quando apresentou toda a sua expertise nessa área. Ele também enfocou alguns aspectos dos próximos Jogos Olímpicos no Brasil.
Hubner, que fez  palestra no Hotel Marina Park, das 17 às 22 horas, destacou sua experiência na  Concepção de Eventos Exclusivos, Montagem e Infraestrutura, Arquitetura e Acessibilidade, Segurança e Logística, Planejamento de Eventos Complexos, Eventos Esportivos, Megaeventos, Gestão de Projetos e XVII Jogos Pan-Americanos-Experiências e Diferenciais. 
A convite do Instituto Future e, com o apoio do Sebrae/Ceará, Hubner  apresentou  aos produtores e organizadores de eventos  todo conhecimento  que  adquiriu   nessa área ao longo de muitos anos..  A organização foi da Prática Eventos. 
O EVENTO -Os Jogos Escolares da Juventude são o maior acontecimento estudantil esportivo do Brasil. A competição, de abrangência nacional,  reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.
Na edição de 12 a 14 anos, são disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Além das competições, os jovens atletas tem a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
NÚMEROS SIGNIFICATIVOS - Os números dos Jogos Escolares são impressionantes. Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. Em novembro será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR). 
Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será 'Igualdade de Gêneros'. O Centro de Convivência dos Jogos trará uma série de conteúdos da ONU Mulheres. 
EMBAIXADORES -Além disso, o COB selecionou 12 atletas ou ex-atletas olímpicos ou pan-americanos como Embaixadores dos Jogos. A função dos Embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas. Os atletas escalados como embaixadores para Fortaleza são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Luiz Henrique Dias dos Santos (badminton), Josuel Santos (basquete), Ana Paula Casetta (ciclismo), Franklin Bueres (futsal), Luisa Harumi Matsuo (ginástica rítmica), Deborah Hannah (handebol), Luciano Correa (judô), Antoine Jaoude (luta), Joanna Maranhão (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Helia Fofão (vôlei).
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza e patrocínio máster da Coca-Cola.

SEM CRISE, NA FRONTEIRA - DESTINO IGUAÇU TEM CRESCIMENTO NOS ATRATIVOS TURÍSTICOS

O Destino Iguaçu voltou a registrar um bom desempenho em agosto. Passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu 122.722 turistas, ante 107.522 em 2014. O aumento é de 14%. As visitas às Cataratas já ultrapassaram em 2015 a casa de 1 milhão de visitantes, com 1.054.195 turistas. Já na Itaipu Binacional, a segunda principal atração turística de Foz, o movimento foi 10,8% maior se comparado com o mesmo período de 2014.
Um total de 39.613 pessoas conheceu a usina pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), ante 35.743 no ano anterior, uma diferença de 3.870 visitantes. Do início de janeiro a 31 de agosto deste ano, o acumulado das visitas à hidrelétrica registrou um crescimento de 13,21% em relação aos oito primeiros meses de 2014.
Em 2015 já passaram pela usina 359.101 turistas. No ano passado foram 317.208 pessoas. A vantagem agora é de 41.893 turistas.
Os dados são do CTI e não incluem as visitas institucionais do lado brasileiro e nem as visitas institucionais e turísticas do Paraguai, que mantém também em Hernandárias visitação aberta ao público.
Nas Cataratas do Iguaçu, o aumento em relação aos primeiros oito meses de 2014 é de 9,4%. Agora, em 2015, visitaram o Parque Nacional do Iguaçu 1.054.195 turistas, ante 963.273 pessoas no mesmo período do ano passado. A diferença é de 90.922 visitantes. Os dados apontam cada vez mais para um novo recorde anual de visitação à unidade de conservação.
Na visita panorâmica, o aumento é de 9, 43%. Foram 23.820 visitantes em agosto de 2015 e 21.767 turistas em 2014. No circuito especial o crescimento foi de 16%, ou seja, 4.435 turistas agora contra 3.823 no ano anterior.  No acumulado, de janeiro a agosto de 2015, a procura pela panorâmica cresceu 9,45%.
De janeiro a agosto foram 233.614 ante 213.447 de visitas registras. No Circuito Especial, o número de visitas chega a 36.088 e no ano passado neste mesmo período somou 32.524. O crescimento foi de 10,96%.
Quando comparado com agosto de 2014, o público que mais cresceu foi do Mercosul, com 72% de procura. Os brasileiros aparecem em segundo lugar, com 10%. Do público recebido do Mercosul, os hermanos argentinos representaram 79,9%, seguidos dos uruguaios, com 14,1%,  paraguaios, 5,3 %, e venezuelanos, 0,7%. (Com a Itaipu Binacional) 

CEARÁ TERÁ VOOS PARA A CHINA

No terceiro dia da estada da missão comercial na China em Fortaleza, o governador Camilo Santana participou,  na quarta-feira (2), de quatro encontros com empresas dos setores de tecnologia (incluindo smartphones), navios e aviação civil. Em uma delas, com os presidentes das empresas Hainan Airlines e Azul Linhas Aéreas (também proprietária da TAP), foi assinado um termo de cooperação entre as companhias aéreas para voos entre o Ceará – e outros estados - e Pequim via Lisboa, com o objetivo de encurtar o tempo de viagem entre os dois locais.
Atualmente, os voos partindo de Fortaleza fazem duas escalas para chegar a China. Com o acordo, a viagem será realizada com apenas uma escala, que será realizada na capital portuguesa.. Nesta mesma reunião com a Hainan, que pertence a um dos maiores grupos de investidores na área do turismo, a companhia reafirmou o interesse na concessão do aeroporto de Fortaleza. Também, o governador Camilo Santana apresentou à comitiva  o projeto do Acquario do Ceará, fato que causou impacto positivo. 

ANIVERSÁRIO DA APA DE BATURITÉ


A Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité está completando 25 anos. Com 32.690 hectares de superfície, foi criada através do Decreto Estadual nº 20.956, de 18 de Setembro de 1990, localiza-se no Norte do Estado, na região serrana do Maciço de Baturité, a 104 Km de Fortaleza. O ecossistema é considerado de "Serra úmida".
 As bodas serão festejadas, segundo a gerente da Apa, Patrícia Jacaúna, com 25 ações envolvendo os municípios inseridos na APA da Serra de Baturité, durante este mês de setembro, e já começa hoje, quarta-feira, 02, com distribuição de material educativo em Pacoti. Na programação há palestras, oficinas, caminhadas, blitz, trilhas ecológica, Cadastro Ambiental Rural, encontro de ex-gestores da Unidade, apresentações artística e cultural e Passeio Ciclístico.

VISITE CEARÁ

FORTALEZA EM 5° LUGAR NO RANKING DA ICCA EM 2014
A cidade de Fortaleza está em 5° lugar no ranking das 62 cidades brasileiras que sediaram eventos internacionais em 2014 de acordo com a ICCA – International Congress and Convention Association, que é o maior banco de dados de eventos mundiais. Para fazer parte deste ranking, o evento tem que estar na terceira edição, ter acontecido em três países. O Fortaleza Convention & Visitors Bureau é associado da ICCA desde 1998. O Brasil faz parte do Top Tenn da ICCA, isto é, está em 10º lugar mundial com 291 eventos em 2014.

DIRETORA DO VISITE CEARÁ MINISTRA PALESTRA NA UNIFOR


A convite da Coordenadora do curso de Graduação Tecnológica em Eventos, Milena Auip, a  Diretora Comercial do Visite Ceará, Celina Castro Alves,  ministrou um a palestra  para os alunos da turma do Programa Integrador III e IV, sobre o tema: “Captação de Eventos”,  no dia 19 de agosto  na UNIFOR.   Para a Professora da turma do Programa Integrador IV, Adriana Helena: “é muito importante termos esta oportunidade de passarmos para os alunos, as experiências e vivências de profissionais do Fortaleza  Convention Bureau,  que se dedicam a captação de eventos”.
Legenda fotos: Celina Castro Alves e Professora Adriana Helena, ladeadas pelos alunos da turma do Programa Integrador III e IV.

MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA SE REUNEM EM FORTALEZA


A reunião da Diretoria Plena e Deliberativa da AMB - Associação Médica Brasileira, tendo à frente o presidente, Florentino Cardoso, aconteceu em Fortaleza dia 21 de agosto, com cerca de 60 membros da entidade.  Para que esta importante reunião fosse realizada em Fortaleza e seus membros tivessem a oportunidade de conhecer um pouco de nossa infraestrutura para a realização de eventos, contamos com  os seguintes parceiros que  se uniram e contribuíram para o sucesso deste evento: Prefeitura de Fortaleza  - Secretária Municipal de Turismo;  ABEOC-CE; Centro de Eventos do Ceará;  Gol Linhas Aéreas; Seara  Praia Hotel, La Maison; Vitorino Turismo; Hotel Praia Centro; Loc Service; Beach Park e Visite Ceará.


Legenda fotos: Rosaly Moura (CEC); Ana Rosa (Seara Praia  Hotel); Persila Nobre (GOL); Régis Medeiros (Visite Ceará); Florentino Cardoso (AMB); Elpídio Nogueira e Erick Vasconcelos (SETFOR); Rafael Bezerra (ABEOC-CE);  Livia Holanda (CEC); Samuel Belfort (Hotel Praia Centro) e  Eduardo Beni (CEC).

ROTA DO SOL SEMANAL 04/09/2015 - ISSUU