Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CALEIDOSCÓPIO - A JUSTIÇA E O POVO

Continua repercutindo a decisão, na semana passada, do Supremo Tribunal Federal de aceitar os tais embargos infringentes no caso do Mensalão. Estava em jogo se a mais alta corte iria ou não concordar com os argumentos dos advogados de defesa dos condenados ou ratificar o que já antes julgara. Dando o último voto sobre a decisão, empatada que estava de 5 a 5, o ministro Celso de Melo voltou pela aceitação do recurso. Não foi o que esperava a grande massa da população brasileira, que havia aplaudido o resultado até agora do julgamento de pessoas influentes na política do País. Seria uma das poucas vezes em que políticos e pessoas outras da alta cúpula do Governo iria pagar pelos mal feitos, avanços no erário público e outras acusações. A frustração foi enorme e ficou a sensação de que rico ou político influente dificilmente será condenado quando apanhado em delito. Nós não temos capacidade jurídica para falar sobre o acerto ou não do voto do ministro Celso de Melo. A Corte estava dividida, também o pensamento jurídico nacional. Chamou-nos a atenção na controvérsia o que declarou o conceituado e respeitado jurista Ives Gandra Martins  sobre o voto do último magistrado: “Inatacável”. Mais à frente: “As cortes supremas também têm como objetivo dar estabilidade às instituições (do País). Neste caso, uma questão de relevância para as instituições como a impunidade aos poderosos, que nunca havia sido discutida com tanta amplitude dentro do STF, esteve presente no julgamento. Nesse caso poderia ter sido uma decisão para estabilizar as instituições”. Citou Gandra de como o Supremo se portara anteriormente, como no caso do “impeachment” do então presidente Fernando Color de Melo. Diferente do paulista Ivens são as opiniões de muitos também afamados juristas. Mas o jurista  POVÃO continua pensando ter o STF julgado de forma política, sofrendo a influência do Governo atual, já que os maiores beneficiados pertencem ao partido de Dilma Rousseff  e de Lula, presidente e ex que nomearam a maioria dos ministros que compõem o atual colegiado do STF. À propósito,  qual é mesmo a razão de Presidente da República nomear membros das supremas cortes? A Constituição? E a mesma constituição não proclama também  que os poderes – Executivo, Legislativo  Judiciário – são INDEPENDENTES, embora harmônicos entre si?

EXPOECE 2013 - GRANDE ENCONTRO DA AGROPECUÁRIA DO CEARÁ

Com um Publico esperado de 250 mil pessoas, 500 estandes e uma movimentação de 12 milhões de reais, a Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará, mais uma vez realizada no Parque de Exposição Governador César Cals, começará no próximo domingo, 29, com término previsto para o primeiro domingo de outubro vindouro, dia 6. 
A tradicional Expoece, evento promovido pela Associaçâo de Criadores do Ceará / ACC – Secretária de Desenvolvimento Agrário – SDA, que tem como presidente o engenheiro-agrônomo Paulo Hélder de Alencar Braga, é uma das maiores do Brasil. Nesta 59º edição,  movimentará  destacados empresários da pecuária e agroindústria. No Parque de Exposição do bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, estarão sendo comercializados alguns milhares de animais trazidos não apenas dos estados nordestinos, mas também de outras regiões do País.  
Os visitantes terão muitas atividades à disposição, não apenas as que são o principal motivo da Expoece. Certamente chamarão a atenção do público a exposição dos animais e atividades própria do campo, o  julgamento de caprinos, ovinos e bovinos, leilões, concurso leiteiro, além da premiação de 50 mil reais. Como novidades, a presença de equinos da raça quarto de milha, a prova dos tambores e a exposição de pôneis. Também será ministrado um curso sobre Melhoramento Genético da Raça Zebuina. 
Além das exposições de animais, os visitantes  poderão degustar as comidas típicas do Ceará e os produtos feitos na Casa de Mel, Casa de Farinha e Engenho, Fazendinha e Bodega, Restaurantes e Bares.
Como parte do evento, acontecerá a Feira dos Pequenos Produtores, oferecendo produtos agrícolas e artesanato em palha de milho, couro e madeira, além das apresentações musicais, que começam às 22 horas.

EXPOSIÇÃO COM FOTOGRAFIAS MODERNISTAS


Foto Geraldo de Barros. Auto-retrato, 1949
Desde a última terça-feira, 24, está à disposição da população e turistas, no Centro Dragão do Mar,   a exposição Moderna Para Sempre - Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú. 
Com curadoria do fotógrafo Iatã Cannabrava, produção e organização do Itaú Cultural, a exposição remonta aos anos de 1940 a 1970, quando, na esteira do modernismo europeu e americano, fotógrafos brasileiros entraram na discussão sobre os limites da arte fotográfica. Com um total de 86 imagens, de 23 artistas, o recorte mergulha, sobretudo, no movimento fotoclubista brasileiro. 
A Mostra tem acesso gratuito e segue aberta até a 24 de novembro, com visitação de terça a quinta, das 09 horas às 19 horas (acesso até às 18h30min) e sexta a domingo, das 10 horas às 20 horas (acesso até às 19h30min).

CAMOCIM – EM DEBATE A CAJUCULTURA NO NORDESTE

A cidade de Camocim-CE sedia,  de hoje, 26,  até sábado próximo, o 10º Seminário Caju Nordeste, cuja solenidade de abertura será às 19h30min, no Boa Vista Resort, promoção do  Instituto do Caju, Prefeitura de Camocim, Câmara Setorial do Caju, Ematerce, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae, Faec, entre outros.
O evento, considerado o maior da cajucultura no Brasil, tem como tema central “a Cadeia Produtiva do Caju - Integração e Novas Oportunidades de Negócios”, afora uma programação diversificada: a feira de empreendedores do caju, da Agricultura Familiar e atividades consorciadas, com exposição, demonstração e a comercialização de produtos, serviços, máquinas e equipamentos agroindustriais.
Na programação, ainda, painéis temáticos, minicursos, palestras, oficinas técnicas, vitrines tecnológicas, visitas técnicas e mesas-redondas, caravanas de agricultores, festival gastronômico com comidas à base do caju, Caju Show com bandas regionais, a entrega de troféus Caju de Ouro, afora eventos paralelos. Vale salientar a realização do painel temático, amanhã, com os palestrantes Egberto Targino Bomfim(Ematerce) e José de Sousa Paz (SDA), que apresentarão os resultados do Programa Revitalização da Cajucultura Cearense.
PARTICIPAÇÃO DA EMATERCE -  Este ano, a Ematerce, no estande institucional e nos dos agricultores familiares assistidos, mostra e vende produtos, oriundos do cajueiro, como: castanhas e pseudofrutos, doces, rapaduras, cajuínas, mel de caju, geleias, licores, além de outros gêneros alimentícios da denominada indústria rural caseira, incluindo alimentos, sem o uso de agrotóxicos, ou seja, produtos orgânicos, afora a comercialização de peças artesanais de couro, madeira, tecido, palha, barro etc.
A mobilização de técnicos e cajucultores, pela Ematerce e SDA, aconteceu, intensivamente, em vários municípios.

MOSTRA DE MÚSICA PETRÚCIO MAIA

Vão até 2 de outubro próximo as inscrições, previstas em Edital, para a produção da VI Mostra de Música Petrúcio Maia, a ser realizada pela Secretaria de Cultura de Fortaleza e que tem como objetivo valorizar e difundir a música independente, por meio de apresentações, atividades de formação e debates entre artistas e grupos.
Poderão participar da seleção entidades privadas, sem fins lucrativos e que tenham mais de dois anos de existência. Este ano, está sendo investido um total de R$ 1 milhão, um incremento de 150% em relação ao valor pago pela última edição da Petrúcio Maia. 
O proponente selecionado realizará a produção do evento, além do fornecimento de infra-estrutura, transporte, hospedagem, alimentação, pagamento de cachês para as atrações nacionais e todo o apoio logístico para atender às necessidades do evento, tendo por referência os requisitos mínimos apresentados no Edital. 
As apresentações da VI Mostra de Música Petrúcio Maia acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro e 2, 3, 9, 10 e 16 de novembro, no calçadão da Praia de Iracema, nas proximidades do Estoril (Praia de Iracema), no Shopping Bom Mix (Bom Jardim), no Anfiteatro do Cuca Che Guevara (Barra do Ceará) e na Praça do Ferreira (Centro), sendo seis dias de Seletivas e um dia de Final. 

PRÊMIO CLAUDIA

A eleição para ajudar a selecionar as vencedoras da edição 2013 do Prêmio CLAUDIA foi prorrogada. Até hoje, às 18 horas, do dia 26 a indicação pode ser feita. São 22 as finalistas.  O  voto pode ser feito pelo site  www.premioclaudia.com.br . 
O Prêmio CLAUDIA é conhecido como a maior premiação feminina da América Latina e que destaca as mulheres competentes, talentosas, inovadoras e empenhadas em construir um Brasil melhor. O júri é formado pelas leitoras, pela direção da revista e por uma comissão de 10 personalidades, entre eles o apresentador Luciano Huck. 

LICITAÇÃO DE CONFINS E GALEÃO EM NOVEMBRO

Confins - MG
O governo prevê que será possível fazer o leilão dos aeroportos do Galeão, no Rio, e de Confins, em Belo Horizonte, no dia 22 de novembro, informou na segunda-feira, 23 o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco.
O ministro falou após reunião no Tribunal de Contas da União (TCU) da qual participaram os ministros Augusto Nardes, presidente do TCU, Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, César Borges, dos Transportes, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.
Moreira Franco disse que o tribunal e o governo farão os ajustes técnicos da licitação dos aeroportos o mais breve possível, de modo que o edital possa ser divulgado no início de outubro. Com isso, o leilão marcado para 21 de outubro está previsto para o dia 22 de novembro.(Agência Brasil)

AMANHÃ EM SALVADOR A FESTA DO CATAVENTO DE PRATA

Gran Resort Stella Maris, sede do evento
Amanhã, 27 de setembro, marca a realização da "Noite de Gala do Turismo Brasileiro", única comemoração de calendário consolidado no país do Dia Mundial do Turismo. Realização da “Gazeta do Turismo” - Magazine, de Salvador, Bahia, à frente o jornalista Carlos Casaes, homenageia a comunidade turística nacional com a outorga do troféu clássico Catavento de Prata. Este ano, na verdade, a promoção alcança uma marca histórica e excepcional, a sua 35ª versão.
Na verdade, o Dia Mundial do Turismo foi introduzido no Brasil pela própria, então, GAZETA DA BAHIA - Turismo, no mesmo ano em que foi instituído pela Organização Mundial do Turismo - OMT, 1976. Naquela oportunidade, quando era ainda preparada a primeira edição do inédito veículo especializado do Nordeste e que ganharia todo o território nacional, aconteceu já a primeira comemoração. Com a parceria da Bahiatursa, foram recepcionados todos os passageiros desembarcados e transitados pelo Aeroporto Internacional de Salvador.
Três anos depois era criado o “Catavento de Prata” e iniciada a trajetória espetacular. Este ano, como tem acontecido nos anos, nada menos do que três dezenas de jornalistas especializados de todo o país estarão participando do evento, que, mais uma vez, ocorrerá no Gran Resort Stella Maris. Os jornalistas, também como ocorre todos os anos, estarão concentrados no Hotel Catussaba.
Em homenagem à data e à Noite de Gala, a Abrajet estará realizando reunião com a sua Regional Nordeste, para o que contará com a presença de todos os Presidentes das respectivas Seccionais. Na liderança desse movimento estão o Presidente Nacional,  Hélcio Estrela, o Coordenador Regional da Região,  Luiz Felipe Moura e o conselheiro da entidade a nível nacional, jornalista  José Carlos de Araújo.
Considerando o fato especial de que está sendo realizada a 35ª versão do prêmio, este ano serão homenageados aqueles que, ao longo desta caminhada, têm contribuído decisivamente com apoio incondicional para a consolidação do importante acontecimento. Companhias aéreas, hotéis, agências de receptivo, órgãos oficiais, personalidades, dentre outras, serão alvo da outorga do Catavento.

27 DE SETEMBRO: DIA INTERNACIONAL DO TURISMO

Mais de 170 países têm motivos de sobra, para comemorar uma data especial  e – digamos -  fazer, também,  uma reflexão a respeito de um segmento econômico de grande importância -  se levado a sério – para suas  economias, visto ser uma das molas propulsoras de seu desenvolvimento socioeconômico, político e cultural. A data é o 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo.
Analisando-se os dados estatísticos, fornecidos pela Organização Mundial de Turismo (OMT), é que percebemos o quanto o turismo impacta as atividades econômicas, por sinal, mais de meia centena, fazendo com que países desenvolvidos e em desenvolvimento invistam, cada vez mais, nesse setor, com vistas à geração de empregos e renda e, consequentemente, melhores condições de vida para a população de baixo poder aquisitivo.
 O turismo representa, no mundo, quase 10% do produto interno bruto e cerca de 20% do total de impostos pagos, afora mais de 10% da força de trabalho. Emprega, no mundo, mais de 300 milhões de pessoas. 
No Brasil, estudo aponta para a consolidação do turismo como produto de consumo do brasileiro. Estima que os desembarques domésticos saltem dos 56 milhões, registrados em 2009, para 73 milhões, em 2014. Projeta também a geração de 2 milhões de empregos formais e informais de 2010 a 2014. A entrada de divisas internacionais deverá crescer 55%, no mesmo período, subindo de R$ 6,3 bilhões para R$ 8,9 bilhões no ano de realização da Copa no Brasil. 
No Ceará, se retrocedermos – digamos – ao início da década de setenta, em termos turísticos, poucas ações teríamos a destacar, comparada com a década de 2000 no Ceará. Houve um salto de qualidade na condução das atividades e um crescimento na infraestrutura física. 
Seríamos ingênuos e injustos, se afirmássemos nada ter sido feito, na retrocitada década, pelos governantes e pela iniciativa privada, tanto para a melhoria da infraestrutura de suporte a esse segmento econômico, quanto para a  promoção de seus atrativos turísticos Brasil afora e  no exterior.
Sem querermos puxar saco de ninguém (detestamos bajuladores), o turismo alencarino tomou dimensões expressivas, nos governos de César Cals,( primeiro governador a transformar uma cadeia pública em Centro de Turismo e a criar a Empresa Cearense de Turismo (EMCETUR),  Ciro Gomes (criou a Companhia de Desenvolvimento Turístico do Ceará - Coditur) e Tasso Jereissati, (criou a Secretaria de Turismo – Setur), atentando-se para o fato de esses governadores terem canalizado maior volume de recursos financeiros, quer para ampliar a infraestrutura física, quer para divulgar, em nosso país e em alguns países europeus, o que o Ceará possui de belo, útil e agradável.
Após a criação da Secretaria de Turismo do Estado (por sinal, sugerimos, na época, em artigo, ao governador Tasso Jereissati a importância de uma pasta para cuidar do turismo cearense), passou-se a dar mais ênfase às atividades turísticas, inclusive aplicando-se mais verbas, na divulgação do potencial turístico do Ceará e na qualificação da mão de obra,  esta destinada aos vários segmentos do turismo, sobretudo em Fortaleza.
A construção do Aeroporto Pinto Martins, sem dúvida alguma, foi um marco para o turismo cearense, visto ensejar melhores acomodações, para os turistas e os próprios cearenses, além do aumento de voos para nossa “Loira Desposada do Sol”, tornando-se até um atrativo para os fortalezenses, que, nos finais de semana, comparecem àquele terminal de aviação,  para não só embarcar familiares, amigos e autoridades, bem como recepcioná-los.
Um setor que vem crescendo muito, ultimamente, é a  hotelaria. Vários hotéis de categoria, resorts, flats, pousadas, restaurantes, bares, barracas de praia shoppings, o Centro Cultural Dragão do Mar, ampliação do Beach Park (sensacional), para citarmos algumas obras de suporte ao turismo, deixam-nos eufóricos e acreditando na prioridade deste segmento econômico, gerador de emprego, renda e divisas. Na gestão Cid Gomes, o turismo alencarino cresceu muito. Destaque para a criação do Centro de Eventos do Ceará, um dos maiores e mais importantes da América Latina, o ainda esperado Acquário, na praia de Iracema, e tantas outras realizações de suporte ao turismo.
 Na parte de promoção das belezas naturais e artificiais de nosso Estado, destacam-se a produção de peças publicitárias, que primam pelo conteúdo e programação visual. Mencionaria, ainda, a preocupação com o planejamento das atividades turísticas e o zelo em se trabalhar, tendo o profissionalismo como régua e compasso, ciente de que o desenvolvimento sustentável do turismo cearense não pode ocorrer na base das improvisações. Turismo com “T” maiúsculo deve ser trabalhado, também, com ética em todos os seus segmentos.
Bem! O Ceará-Turístico ocupa, atualmente, no “ranking” nordestino, uma posição invejável, perdendo, apenas, para a Bahia, porque, por lá, respira-se (que beleza!) turismo durante as 24 horas do dia. O Estado da Bahia é o que mais investe em turismo, sabe tirar proveito até de seus erros e dos outros, tornando seu produto turístico ímpar, em relação aos demais Estados da Federação. 
É, pois, um exemplo que merece ser imitado. Sejamos humildes e aprendamos com a Bahia! Nada de amadorismo. Nada de explorar os turistas. Nada de ferir os princípios éticos na venda de produtos e serviços turísticos. Jamais vender algodão por veludo. Ao bom entendedor, meia palavra basta. De tanto repetirmos este apelo, um dia, o turismo alencarino – acreditamos - será mais profissional em tudo.
Antonio José de Oliveira
Diretor da Abrajet-Ceará

CIRCUITO GASTRONÔMICO NUM CARTÃO POSTAL DE BELO HORIZONTE

O conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer compõe o entorno da Lagoa e engloba a Igreja São Francisco de Assis (foto), o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube, obras que se tornaram referência no Brasil e influenciaram toda a arquitetura moderna do país.  Além dos monumentos de Niemeyer, a orla da Pampulha concentra várias opções de lazer como o estádio de futebol Mineirão, o ginásio do Mineirinho, o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico, o Parque Ecológico da Pampulha, o Centro de Preparação Equestre da Lagoa e as pistas para ciclismo e caminhada.  
CIRCUITO GASTRONÕMICO  - Os 70 anos da Pampulha e o importante momento de seu conjunto arquitetônico como candidato à Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, inspiraram a quarta edição do Circuito Gastronômico da Pampulha. Desde terça-feira (17) e até o próximo  3 de novembro , 18 restaurantes que fazem parte de um dos principais cartões postais de Belo Horizonte vão oferecer cardápios criados especialmente para o circuito. Abusando dos sabores e sua história, os pratos lembram as curvas e traços de Niemeyer, as cores vibrantes dos jardins de Burle Marx, as obras de Portinari e muito mais. Cada restaurante criou o seu prato sugestão relacionado ao tema "Pampulha, 70 anos de história e sabores". O circuito conta com apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e da Belotur.
Durante o período do evento, o prato poderá ser pedido por qualquer cliente do restaurante, mas somente o portador de um guia do circuito, que é limitado e será distribuído gratuitamente no site através de um cupom promocional, terá o desconto de 100% no prato de seu acompanhante. Ao preencher o cupom de votação indicando o melhor prato e depositá-lo na urna, o cliente passa a concorrer a uma viagem para as Serras Gaúchas, além de dois móveis da linha Romero Britto, da Loja Zágora Móveis. Segundo Marcelo Haddad, um dos organizadores do evento, é importante ficar atento à programação do circuito. “A promoção é valida somente para os que estiverem com o guia em mãos, e cada restaurante terá dias certos de participação no festival, por isso consultar o guia para conferir a programação completa é importante”, ressalta. A  expectativa é receber mais de 50 mil visitantes durante os dias de circuito.  
A quarta edição do Circuito Gastronômico da Pampulha também trará atrações culturais em parceria com a Fundação Mineira de Cultura. Todas as casas participantes divulgarão as atrações da Casa do Baile, Museu de artes da Pampulha e Casa JK, além de exposições, música, oficinas, ações educativas, seminários, entre outros. (jornalista Sérgio Moreira -   sergmoreira@ig.com.br)

MAIS TEMPO PARA INSCRIÇÕES EM FESTIVAL CULTURAL

Informações do Ministério da Cultura acrescentam que as inscrições para o edital do concurso Cultura 2014 foram prorrogadas até 4 de novembro. O festival cultural será realizado nas 12 sedes da Copa, entre 10 de junho e 15 de julho de 2014. O edital prevê investimento de R$ 19 milhões para a contratação de serviços de apresentação e produção de conteúdo cultural. Parte do Plano de Ação para Grandes Eventos do MinC, o concurso tem como principais objetivos ampliar as agendas das cidades e promover a cultura brasileira como grande diferencial, fortalecendo a identidade nacional para brasileiros e estrangeiros.
Há quatro eixos de trabalho para os interessados. O primeiro deles é o Brasil Audiovisual, voltado para a médias metragens, documentários, animação e ficção. O segundo é o Brasil Criativo, que contempla trabalhos de conteúdo que contenham o levantamento de informações e de dados, de modo a identificar e valorizar a produção dos cinco setores criativos da cultura: Arquitetura, Moda, Artesanato, Design e Gastronomia. O eixo Brasil Diverso congrega manifestações tradicionais de todos os estados, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro. Por último, há o Brasil das Artes, para exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais.

MODA E CALÇADOS EM DUAS GRANDES FEIRAS

Autoridades na solenidade de abertura do Evento
Com a presença de altas autoridades e grande número de empresários, começaram na terça-feira, 24, às 11 horas, devendo hoje terminar, no Centro de Eventos do Ceará, as feiras Ficann – Feira Internacional de Calçados e Artefatos Norte/Nordeste e Nordeste Prêt-à-Porter, acontecimentos do maior destaque nos setores de moda e calçados. De olho no potencial de consumo da região, 296 marcas de calçados, bolsas, confecções e acessórios de moda participam das feiras, num espaço de 14 mil m2 de exposição.
Responsável pela produção de 364 milhões de pares de calçados por ano (42% de toda a produção de calçados do Brasil) e por exportações de 533 milhões de dólares (53% do faturamento total das vendas de sapatos brasileiros ao exterior), os eventos mudam a visibilidade comercial e política do Norte/Nordeste ambas as regiões até agora com pouca visibilidade junto aos setores.. 
NÚMEROS EXPRESSIVOS - Juntas as duas feiras reúnem 150 empresas expositoras, de 10 Estados brasileiros, constituindo uma fiel amostragem da diversidade, qualidade e atualização de moda da produção brasileira de calçados, acessórios e vestuário.  As empresas participantes do evento vêm do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará e Paraíba. Estão apresentando lançamentos para alto-verão, que movimentarão as vendas do varejo nas festas de final de ano e no período de férias. Os lojistas poderão conferir e comprar calçados de todos os tipos, bolsas, cintos e artigos esportivos, confecções femininas e masculinas, camisaria, moda festa, malharia, tricô, jeans e acessórios.
TURISMO DE NEGÓCIOS - As empresas empreendedoras da FICANN e da NORDESTE PRÊT-À-PORTER -  têm planos de expandir atividades no mercado do Norte/Nordeste, tomando Fortaleza como base.  O projeto deste primeiro evento, excelente oportunidade para consolidar ainda mais o turismo de negócios,  traz consigo parcerias destacadas na indústria, no varejo e na área pública, com a participação ativa de instituições como Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (ABLAC); Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (ABICALÇADOS) e Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (ABIACAV).Também apoiam institucionalmente o evento o Governo do Estado do Ceará, através da Setur, o CEDE,  a ADECE, a  Prefeitura de Fortaleza, o CEC, a (UBRAFE) e o  Sindieventos.  
As feiras FICANN e NORDESTE PRÊT-À-PORTER são exclusivas para lojistas, industriais e profissionais dos setores de calçados, confecções e moda.

CREDENCIAMENTO PARA O SORTEIO DA COPA

O processo de credenciamento para representantes da imprensa que desejarem cobrir o sorteio final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi iniciado nesta segunda-feira (23.09) e vai até o dia 18 de outubro. A cerimônia de sorteio será realizada em um evento na Costa do Sauipe, na Bahia, cerca de 90 km ao norte de Salvador, no dia 6 de dezembro de 2013.
O credenciamento para a imprensa escrita e fotográfica será gerenciado pelo Canal de Mídia da FIFA. Para facilitar a cobertura dos eventos de imprensa durante os dias que antecedem o sorteio, também serão aceitas pelo Canal de Mídia da FIFA solicitações de órgãos de imprensa que não detêm direitos de transmissão. No dia do sorteio, esses órgãos terão acesso ao Centro de Imprensa, mas não a todas as atividades no salão do sorteio (a cerimônia de sorteio propriamente dita e a zona mista).

HOJE O INÍCIO DO FESTIVAL DO RIO 2013

Cena do documentário participante.
A CORRIDA DO CARBONO
de Amy Miller, Canadá - 2012
Realiza-se a partir de hoje, prosseguindo até o dia 10 de outubro, o Festival do Rio 2013. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é copatrocinador do evento,  que se desenvolve no Armazém 6 do Cais do Porto e em diversas salas de exibição da capital fluminense. A programação conta com mostras de longas e curtas metragens, documentários e ficcionais de mais de 60 países, incluindo a Première Brasil, principal plataforma de pré-lançamento e visibilidade de produções nacionais junto à mídia .
Tradicional apoiador do cinema brasileiro, o BNDES atua em diversas frentes para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor, seja no apoio à produção, finalização e distribuição de obras cinematográficas, no financiamento para implantação de salas de cinema, em projetos de co-produção internacional ou no patrocínio a festivais que promovam a circulação dos filmes brasileiros. 
RIOMARKET – Outra atração do Festival é o RioMarket, encontro de negócios e relacionamentos do setor audiovisual,  reunindo produtores, diretores, distribuidores, exibidores e profissionais de televisão, internet e telefonia celular vindos de todas as partes do mundo. 
A chefe do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES, Luciane Gorgulho, na terça-feira, 1º de outubro, participa no dia 1º painel Financiamento Bancário Baseado no Valor de Direitos em Territórios Internacionais, no âmbito do workshop “Gap Financing para a Produção Cinematográfica.
Outra novidade para o setor é o lançamento do Edital BNDES de Cinema 2013/2014, voltado para projetos de Produção e Finalização de obras audiovisuais cinematográficas brasileiras de longa-metragem, nos gêneros Ficção, Animação e Documentário, de produção independente. O lançamento deve ocorrer no mês que vem.

SEMINÁRIO EM BRASÍLIA

O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) realizou, nas últimas segunda e terça-feiras (23/24)  o "I Seminário Latino Americano de Políticas Públicas e Turismo", que contou com a  participação da subsecretária de Políticas de Turismo do GDF, Ariadne Bitencourt (FOTO).
O evento teve como objetivo aproximar a produção acadêmico-científica em turismo dos profissionais que atuam no mercado e no poder público. Entraram também nas pautas o "Turismo Criativo Além da Competitividade"; "Pesquisa, Política Pública e Turismo no Mercosul"; "Política Pública e Sustentabilidade na Amazônia", entre outras.
O evento teve como público-alvo professores, pesquisadores e alunos dos programas de pós-graduação e graduação em turismo, geografia, desenvolvimento sustentável, administração, além de legisladores e gestores públicos.

"REDE DE NEGÓCIOS CEARÁ/PORTUGAL"

Hoje, 26, na FIEC, promovido pela Câmara Brasil Portugal, acontecerá o evento “Rede de Negócios Ceará/Portugal”, que tem como objetivo apresentar as vantagens competitivas nas relações de negócios bilaterais, com ênfase no Ceará. 
O importante acontecimento contará com a participação do Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles (FOTO), e representantes da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Na agenda,   visita ao Porto do Pecém e reuniões com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE) e com a Federação das Indústrias do Ceará.
No âmbito da Programação "Rede de Negócios Ceará/Portugal", a Câmara Brasil Portugal no Ceará, com o apoio da Cearáportos e da Tecer – Terminais Portuários Ceará, realizará amanhã, 27, uma visita técnica ao Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. 
O evento é uma realização da Câmara Brasil Portugal no Ceará e da AICEP, com patrocínio do Sindicato dos Representantes Comerciais e da Terminais Portuários Ceará. Apoiam a iniciativa a Embaixada de Portugal no Brasil, o Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza e a LPR Comunicação.  

FORTALEZA CONVENTION ASSINA CONVÊNIO COM O GRUPO FORTES


FORTALEZA RECEBE VISITA TÉCNICA DO PROJETO SELEÇÃO DESTINOS


ROTA DO SOL SEMANAL 26/09/2013 - ISSUU