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sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 22/02/2019

TIPOS POPULARES – No desfile deste ano no Rio de Janeiro, a Escola de Samba Paraíso do Tuiuti terá como enredo o Bode Ioiô, ente marcante no primeiro quarto do século passado de uma Fortaleza provinciana e alegre, em que fatos pequenos mexiam com a vida dos ainda pouco habitantes. O animal marcou época num saudoso tempo e fora trazido do interior para fugir de calamidade marcada pela seca em 1915. Era Ioiô, em referência a um brinquedo de meninos, porque todo dia fazia o trajeto de ida e volta da Praia de Iracema, local onde se estabelecia o seu dono (José de Magalhães Porto) até a Praça do Ferreira. Tal era o seu “prestígio” que, em 1922, chegou a ser eleito vereador da Capital, um voto de protesto da comunidade contra a administração pública. Depois de sua morte, foi empalhado e doado ao Museu da cidade, no ano de 1931. A lembrança, pois, do Bode Ioiô nos remete a um passado de Fortaleza menina-moça, época em que a cidade se evidenciou pela alegria descontraída e escrachada do seu povo, que chegou até a vaiar o “céu” após o aparecimento do sol em época de chuvas. Tipos populares não faltaram para o divertimento da “canalha”. Não cheguei a conhecer os coitados Tostão, Micaela e Chica Pinote, Mimosa e Tertuliano, Capitão Pirarucu, Jararaca e a Garapa que, pelas suas esquisitices, eram alvo dos moleques. Da Garapa, a estória de que ela, “furiosa”, se voltava contra os seus insultantes. Um gritava ÁGUA, outro, AÇUCAR. E a Garapa, 
'armada” de pedra ou cacete, dizia: “MISTURA, FI DUMA PUTA, MISTURA”. Tenho vaga lembrança da Siri, outra coitada desajustada mentalmente que era alvo dos impiedosos ataques da estudantada e moleques. “Siri, cadê a pata maior”. Ela respondia ao seu jeito ofendendo a mãe de quem partira a imprecação. Participei, quando aluno do Liceu do Ceará, das molecagens contra o motorneiro de bondes Mamãe Dorme Só. Também foram do meu bom tempo de adolescente tipos como o Burra Preta e o Zé Tatá. Mas não só os coitados eram tipos populares da nossa Fortaleza. Médicos, advogados, professores e intelectuais vários frequentadores do famoso Banco da Praça do Ferreira, eram parte do cotidiano da população.  Lá, todas tardes da semana se reuniam para conversas várias e também falar da vida alheia. Sabia-se até que os que embora eram “cortados” pelos que ficavam. No final da reunião, o penúltimo levava “banana” do que ficava por último... E as presepadas do Quintino Cunha? Era uma cidade ingênua e gostosa a Fortaleza pequena de outros tempos...
SELO DE QUALIDADE – Do Sebrae/Ce recebemos a informação de que está iniciado o ciclo do Selo de Qualidade 2019. O Selo de Qualidade em Serviços é um processo educativo onde, durante o ano, consultores especializados e credenciados ao Sebrae realizam visitas técnicas na empresa participante para avaliar itens referente a boas práticas da cozinha, atendimento e hospedagem. Além dessas orientações, cada empresa tem direito a capacitar dois colaboradores como auditor interno da qualidade, de forma a manter a excelência nos produtos e serviços da empresa. A empresa que for agraciada, participará da solenidade de entrega ao final do ano, com todo suporte da assessoria de comunicação para divulgar os ganhadores. 
INSCRIÇÕES PRORROGADAS - Para oportunizar a participação de novos municípios e pesquisadores da área de saneamento básico, a comissão organizadora do 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, que ocorrerá de 06 a 10 de maio próximo, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), decidiu prorrogar as inscrições de trabalhos técnicos. Agora, os autores devem enviar o resumo expandido até o dia 28 de fevereiro, exclusivamente pelo link disponível no site do evento.
Este ano, a apresentação de trabalhos técnicos está com novo formato. Foram criadas três categorias diferentes para organizar o recebimento e a premiação dos artigos. A categoria Serviços de Saneamento é voltada aos operadores dos sistemas de saneamento e associados da Assemae. A Institucional está direcionada às agências de regulação, repartições federais ou estaduais e organizações não governamentais. Já a categoria Instituição de Ensino se destina às universidades, escolas ou centros de pesquisa.

ABRAJET-CEARÁ CHEGA AOS 35 ANOS COM POUCOS ASSOCIADOS

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-CEARÁ - completará, no dia 27 de fevereiro de 2019, 35 anos de criação. Tudo começou no ano de 1984. A Abrajet-Ceará é sucessora da Associação de Jornalistas de Turismo – Ajotece – presidida, inicialmente, pelo jornalista Iran Benevides, falecido, e que muito fez pela entidade.
A ABRAJET-CEARÁ é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. Tem como principal objetivo integrar profissionais de Imprensa, rádio, televisão e assessores de comunicação de empresas públicas e privadas, que exerçam o jornalismo de turismo e, devidamente, registrados nas Delegacias do Ministério do Trabalho. 
A ABRAJET-CEARÁ, desde a sua fundação, (no momento, com menos atuação e representatividade em eventos da área turística), mesmo com poucos associados, haja vista o falecimento de alguns companheiros, preocupa-se com o Turismo do Ceará e do Brasil. Trata-se, ainda, de uma entidade que sempre coloca os interesses do Turismo do Estado e do Brasil acima de tudo.
A prova da assertiva retrocitada é que seus poucos sócios, na atualidade, devido ao falecimento de muitos, são respeitados e reconhecidos como profissionais sérios, competentes, éticos – sem falsa modéstia – pautando-se por uma conduta exemplar a fim de que a associação não venha a sofrer pesadas críticas e ter, assim, a sua imagem denegrida. 
Há anos, quando, em seu quadro de associados, abrigava mais de uma dezena de jornalistas, promovia eventos locais, sem falar das inúmeras vezes em que participou de encontros nacionais e internacionais, ligados ao setor turístico, marcando presença nos principais eventos desse segmento socioeconômico e cultural.
Dentre as diversas promoções, destacavam-se as “Semanas Cearenses de Turismo”, os Concursos de Reportagens e de Fotografias Turísticas (válidas para todo o Brasil), Cursos de Emissores de Bilhetes Aéreos, Ciclos de Palestras, Lançamento de Livros sobre Turismo, para citar as principais. 
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional do Ceará, é filiada à Abrajet-Nacional, que vem passando por uma fase de descrédito, não apoiada por 14 Abrajets de outros Estados, o que contribui para a insatisfação dos abrajetianos, ameaçando delas saírem, como é o caso da Abrajet-Ceará. 
A ABRAJET-CEARÁ está em processo de extinção, cujos associados passaram dos 70 anos de idade (apenas o atual presidente tem menos de 40 anos), não houve renovação de sócios, possuindo somente cinco. Mas, nesses 35 anos de fundação, teve como presidentes os seguintes jornalistas: José Mário Pinto, falecido, (três mandatos consecutivos); Ivanildo Lavor (duas vezes consecutivas); Antonio José de Oliveira, (três vezes consecutivas) José Carlos de Araújo, (duas vezes consecutivas), Fenelon  Gonçalves, falecido, e José Carneiro Rangel, falecido, (duas vezes consecutivas). Atualmente, o presidente é o jornalista Leonardo Capibaribe (Léo).  
Na atualidade, fazem parte da entidade os jornalistas Antonio José de Oliveira, José Carlos de Araújo, Antônio Augusto Oliveira, Ivonildo Lavor, Hélio Rocha Lima, Vicente Alencar e Silvana Frota.  A Abrajet-CE trabalha com o seguinte propósito: defender as causas maiores do Turismo, da Abrajet-Ceará e da sociedade como um todo. Sobretudo aumentar o número  de associados.
Ao registrarmos os 35 anos de fundação da ABRAJET-CEARÁ, é importante lembrar ao trade turístico que Turismo é parceria e que ser parceiro não é atropelar os que militam no setor e muito menos ferir os princípios éticos, agindo com profissionalismo e transparência em tudo. Ser parceiro – acreditem – é crescer juntos e saber tirar lições dos erros cometidos. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana, leitor-amigo.

SECRETÁRIO ENTROU COM “PÉ DIREITO”

A Bahia está contando com um novo Secretário de Turismo. Egresso do setor de animação, assumiu o cargo por nomeação do Governador do Estado. Embora chegando a proporcionar uma ligeira ameaça de descontentamento por parte do partido político que entende ser dono da vaga, por conta de que, na realidade, a sua indicação veio de outros setores, a observação é de que parece ter ingressado na Setur com o “pé direito”.
Esta afirmação interpreta, estamos convencidos, o fato de que, talvez tenha sido seguramente a sua primeira iniciativa, já como titular, promover encontro com as lideranças da comunidade turística do Estado. Isto porque, com apenas horas no exercício da função, provocou encontro com o Conselho Baiano de Turismo, que é integrado por todos os Presidentes de todas as entidades dos diversos segmentos da atividade no Estado.
E nós tivemos a oportunidade de estar integrando o grupo naquela oportunidade (por conta de sermos o idealizador e fundador da instituição), por sinal, num dos ícones do turismo de Salvador, o Hotel Monte Pascoal, propriedade do atual Presidente da seccional da ABIH, Glicério Lemos. O encontro foi eficientemente conduzido pelo Presidente do CBTur, Roberto Duran que, aliás, também é o atual Presidente do Salvador Destination.
Duas vertentes podem ser apreciadas, decorrentes do diálogo que o Secretário desenvolveu com os seus acolhedores: a primeira delas de que a Secretaria, no momento, encontra-se totalmente desprovida de projetos que lhe possam justificar o funcionamento, nem mesmo simples sinais de que a sua ação vinha proporcionando “oxigênio” para alimentar o turismo da “boa terra”.
Mas, uma outra importantíssima situação converge para a determinação no Governo de que a gestão da promoção do turismo baiano deixou de estar inserida nos atributos da antiga Bahiatursa, hoje simples Superintendência. A partir desta gestão, a Secretaria de Turismo passa a ser a competente para desenvolver toda a promoção do turismo do Estado, tanto a nível nacional como internacional.
À antiga Bahiatursa restou apenas a administração das festas, o que lhe reduziu à sua real apetência nestes últimos anos. 
Mas, o que tem maior relevância, em verdade, é o fato de que o Secretário – aliás, repetindo o que dois dos seus antecessores proporcionaram, Deputado NELSON PELLEGRINO e DOMINGOS LEONELLI – iniciou o seu périplo buscando junto àqueles que realmente fazem aquecer a atividade no território baiano, os profissionais dos diversos segmentos, as informações e a parceria, que lhe possam instrumentalizar das condições indispensaveis que lhe assegurem uma gestão produtiva.
Até porque, nos últimos anos, tanto a antiga Bahiatursa como a Secretaria estiveram divorciadas da comunidade turística empresarial e profissional, conquanto aquele último órgão viesse sendo conduzido por um profissional do ramo, um agente de viagens que, por sinal, ao ser convocado para a missão, ocupava a condição de Presidente da Seccional da ABAV na Bahia.
Bom que se evidencie, o novo Secretário demonstrou entender perfeitamente o que constrói toda a engrenagem motora do turismo, e mais, que a maior ou menor aceleração do seu desenvolvimento está diretamente dependente da sua racional promoção, por consequência dos cuidados com o aprefeiçoamento de toda a infra-estrutura.
Uma das assertivas coerentes que o novo Secretário deixou claro no encontro com o CBTur foi de que há premente necessidade de que seja elaborado, urgentemente, um inteligente plano de trabalho, sem o qual não será possivel conseguir-se que o Estado destine os recursos indispensáveis ao funcionamento da máquina em condições satisfatórias
Ficou bastante evidente de que a administração oficial do turismo baiano, até então e nos últimos anos, padeceu da inexistência de projetos capazes de cultivar adequadamente os naturais recursos de Salvador e dos demais destinos no Estado, que são, a priori, as condições naturais para a maior ou menor permanência do visitante.
Durante o encontro entre o novo Secretário do Turismo e os integrantes do Conselho Baiano de Turismo, cada Presidente das entidades dos diversos segmentos expôs as questões que precisam de maiores atenções, precisamente com o fóco de, não somente atrair cada vez maior fluxo mas e sobretudo proporcionar a maior permanência do visitante no destino.
Do que se infere é que o novo titular da pasta está imbuido do firme propósito de conduzir a tarefa, que lhe foi confiada, a “diversas mãos”, convencido de que ninguém pode ser detentor isolado da verdade. E que somente a conjunção de esforços pode proporcionar resultados compensadores.
Aquele foi um primeiro e extremamente valioso contato. Mas o que ficou assentado foi que outros encontros similares ocorrerão, na medida em que as ações venham a ser idealizadas e necessitadas do somatório de intenções. 

CHAPADA DOS GUIMARÃES - 1º RESORT "ALL NATURE INCLUSIVE" É A ATRAÇÃO DA CHAPADA

Localizado à beira do Lago do Manso, em uma área de 117 hectares, recortado pelos Morros do Chapéu e do Navio, relevos marcantes da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, o Malai Manso Resort Iate Convention & Spa reúne, já há dois anos, o que há de mais charmoso no que diz respeito a lazer, hospedagem e gastronomia. Com 353 acomodações, distribuídas em 256 UHs (Unidades Habitacionais) entre apartamentos, bangalôs e casas boutique, o primeiro resort mato-grossense certificado pela ABR (Associação Brasileira de Resorts) fortifica-se como uma opção inovadora em meio à natureza exuberante do Centro-Oeste brasileiro, definindo o verdadeiro significado de ser um resort all nature inclusive.
Quando se fala em ecoturismo ou turismo de experiência, muitas pessoas sentem-se receio de que possa ser uma má ideia, muito por desconfiar que certos destinos não oferecem o mínimo de estrutura ou segurança em sua viagem; E é justamente na contramão desse sentimento que o Malai Manso Resort entra no mercado oferecendo exatamente o que todo hóspede procura: conhecer um destino voltado ao ecoturismo ou turismo de experiência, se hospedando num resort de ponta, com infraestrutura completa, com todo conforto e segurança dos melhores resorts do mundo
SEMPRE UMA ATRAÇÃO - O Lago do Manso se tornou um dos principais pontos turísticos do Mato Grosso e do Brasil. É um verdadeiro mar de água doce com um estirão de 57 km de navegação, sendo maior que a Baía da Guanabara e dez vezes maior que o Lago Paranoá, em Brasília. O Lago do Manso fica dentro da mística e encantadora Chapada dos Guimarães, com suas montanhas suntuosas e cheias de mistérios, um lugar rodeado pela beleza exótica da região. A Chapada é uma área de preservação ambiental que permite a contemplação de espécies de flora e fauna do Cerrado. O sentido se completa com a Vila de Bom Jardim, na região de Nobres, com as belezas dos aquários encantados, flutuações, cachoeiras, grutas e a surpreendente Lagoa das Araras, onde diariamente é possível registrar belíssimos voos das araras em busca de abrigo.
Para completar a intrigante paisagem, o Malai Manso Resort Iate Convention & Spa a pouco mais de uma hora de Cuiabá e projetado para ressaltar as belezas do Cerrado mato-grossense, o resort oferece aos hóspedes diversas opções de entretenimento. As piscinas somam mais de três mil metros quadrados de lâmina d'água, o complexo esportivo tem quadras de tênis e poliesportivas e campo de futebol, além de píer à beira do lago, ideal para a prática de esportes náuticos. As trilhas (contemplação da natureza, infantil e militar), tirolesa, arvorismo com seis níveis de dificuldade, playground, arco e flecha e paredão de escalada completam a infinidade de atrações, sempre coordenadas pela animada equipe de monitores.
A gastronomia merece capítulo à parte. Com sete refeições ao longo do dia incluídas no preço da diária (café da manhã, almoço, petiscos e snacks, chá da tarde, happy hour, jantar e ceia com sopas, com bebidas alcoólicas e não alcoólicas), os restaurantes do resort oferecem pratos típicos da culinária mato-grossense e várias especialidades da cozinha nacional e internacional. Destaque também para o espaço Vila Malai, que reúne pizzaria, choperia, hamburgueria e uma irresistível sorveteria cheia de sabores do Cerrado, além daqueles mais tradicionais.
APARTAMENTOS- Com vista privilegiada do Lago do Manso e da Chapada dos Guimarães, as 262 UHs estão distribuídas entre apartamentos de 46m² a 95 m², localizados no corpo principal do resort, a bangalôs e casas boutiques que chegam a 146 m². 

PÁSCOA NA REGIÃO DAS HORTÊNSIAS - 1.200 TONELADAS DE CHOCOLATE E 2.200 VAGAS DE EMPREGO

Referência nacional quando o assunto é chocolate caseiro, a Região das Hortênsias (Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula), na Serra Gaúcha, abriga as principais marcas deste segmento no país. São mais de 50 empresas fabricantes de chocolate caseiro.
E o mercado está aquecido para o período de Páscoa em 2019. A previsão é de um aumento de 8% na produção de chocolates para o período. Serão aproximadamente 1.200 toneladas de chocolate caseiro (1.200.000 kg) produzidos e distribuídos em unidades de venda de todo o país. O setor deve ainda chegar ao número de 2.200 vagas diretas de emprego, um aumento de 10% com relação ao ano passado. Os números são confirmados por Altanisio Ferreira de Lima, chocolateiro fundador da Chocolate Gramadense e presidente da Achoco (Associação das Indústrias de Chocolate de Gramado).
Uma das molas propulsoras para este aumento na produção, e consumo do chocolate, é o Chocofest. Tradicional e mais popular evento de Páscoa do Brasil, o Chocofest na Magia da Páscoa deve receber mais de 150 mil turistas de todo o país em Nova Petrópolis este ano, de 11 a 21 de abril. 
O EVENTO - Na última edição, foram mais de 100 mil visitantes de todo o Brasil em duas semanas do Chocofest. Em 2019, o evento será maior, com mais atrações transformando a cidade em um grande cenário de encantamento e mundo de personagens e doces. Desfiles, decoração nas ruas, Exposição de Ovos Gigantes, Shows e Espetáculos Infantis, Caça ao Ninho, Fábrica de Ovos, muitos doces, guloseimas e chocolate, além de centenas de atrações que devem movimentar a cidade serrana. 
O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Petrópolis e realização da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis. A organização é da Rossi & Zorzanello - Eventos e Empreendimentos.Nova Petrópolis, conhecida como a Capital Nacional do Cooperativismo e famosa por suas malhas, Festival do Folclore e colonização alemã, é considerada o novo polo turístico do Rio Grande do Sul.

LOW COST ARGENTINA - FLYBONDI RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA ENTRAR NO BRASIL

A low cost argentina Flybondi foi autorizada a entrar no Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil do país (ANAC), através de uma publicação no Diário Oficial da União, mas ainda necessita de uma autorização operacional para começar voar.
"A autorização é para que a empresa se constitua no país e possa oferecer serviços de transporte aéreo internacional regular de passageiros, carga e correspondência proveniente de serviços postais", afirma a ANAC na sua página na internet.
Além da Flybondi, outras companhias de aviação low cost no Brasil incluem a também argentina Avian, que já tem autorização operacional, a chilena Sky Airline e a Norwegian, cujo processo de autorização operacional para voos regulares está em fase de trâmites finais. (Com a Agência Lusa)

31ª EDIÇÃO DA BTL: LISBOA É O DESTINO NACIONAL CONVIDADO

Lisboa e a extensa região que envolve a capital portuguesa – 18 concelhos que se estendem numa área de 100 km² – irá estar representada no pavilhão 1 na 31ª edição da BTL, enquanto Destino Nacional Convidado, através da forte divulgação da Região de Lisboa. O espaço irá apostar forte na presença das caraterísticas diferenciadoras da região e das suas potencialidades turísticas que passam pela história, gastronomia, arte, património, enoturismo ou desporto, garantido várias atividades para o público. 
Outra das vertentes a destacar é a crescente capacidade de Lisboa em captar grandes eventos, afirmando a capital e a região como um dos locais de maior crescimento no segmento MICE. A capital portuguesa junta-se assim ao Centro de Portugal, à Madeira e ao Algarve, destinos nacionais convidados em 2018, 2017 e 2016 respetivamente.
NOVA IMAGEM - A Bolsa de Turismo de Lisboa, que acontece de 13 a 17 de março próximos, tem uma nova imagem desenvolvida pela Ivity Brand Corp. Segundo Carlos Coelho, presidente da Ivity, o objetivo da nova marca visual é “reforçar a BTL como a maior plataforma de negócios para o setor do Turismo em Portugal, como ponto de encontro com o País e com o mundo”. Carlos Coelho considera que a nova marca “é capaz de acrescentar energia não apenas a si mesma, mas também a todo o setor que representa e que hoje é o mais dinâmico do país”. 
A última edição da BTL registou um número total de 77.000 visitantes. durante os três primeiros dias, 39.000 profissionais estabeleceram novos negócios e parcerias, o que representou um aumento de 1.112 profissionais face a 2017. Já no fim-de-semana dedicado ao grande público, 38.000 visitantes aproveitaram as promoções e descontos exclusivos do evento.

NO NORDESTE DO BRASIL - R$ 1,8 MILHÃO PARA PRESERVAR ÁREAS E ESPÉCIES LITORÂNEAS

Peixe-Papagaio
Projetos que buscam conservar ambientes costeiros e marinhos brasileiros, preservar espécies ameaçadas e aliar inovação e meio ambiente terão o apoio de cerca de R$ 1,8 milhão em 2019. Ao todo, 15 iniciativas distribuídas em 11 estados do País serão apoiadas pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Sete dos trabalhos selecionados serão implantados no litoral nordestino, somando cerca de R$ 1 milhão para preservar áreas naturais e espécies ameaçadas.
Segundo o coordenador de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Robson Capretz, a necessidade de proteção de ambientes costeiros e marinhos tem despertado cada vez mais a atenção da sociedade..
REPRODUÇÃO DE CORAIS - O estresse térmico causado pelo aumento da temperatura do oceano interfere diretamente na dieta dos corais e, consequentemente, ocasiona o seu branqueamento. Dependendo da intensidade desse efeito, os corais doentes não se recuperam e morrem. Para assegurar a existência dessas espécies no futuro, o Instituto Coral Vivo vai adotar uma estratégia inovadora no Brasil, já testada na Austrália e em ilhas caribenhas: a reprodução in vitro de corais. O projeto busca aplicar ferramentas tecnológicas em prol da conservação dos corais, conhecendo a biologia dos gametas e avaliando a sua sensibilidade. Também será promovida uma ação de educação ambiental, por meio de um jogo que ilustra todo o processo da reprodução dos corais.
MONITORAMENTO DE RECIFES - Quando saudáveis, os recifes executam funções importantes na regulação do clima e na proteção costeira, demandando estratégias de conservação eficazes. Nesse projeto inovador, pesquisadores da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco vão estudar, monitorar, mapear e fiscalizar atividades realizadas em recifes em escala ampla, por meio de veículos aéreos não tripulados, para auxiliar na proteção desses ecossistemas.
PEIXES AMEAÇADOS - Com o objetivo de desenvolver e implementar estratégias sustentáveis de manejo dos estoques pesqueiros, pesquisadores do Instituto Comar avaliarão a costa brasileira, com foco nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Sergipe e Bahia. A iniciativa criará um aplicativo para monitorar informações sobre espécies marinhas – como tamanhos, ocorrências e esforço empregado por pescadores esportivos e artesanais para encontrá-las – que sirva de base de consulta a órgãos públicos para avaliar medidas propostas em planos de recuperação.
TARTARUGAS MARINHAS - Lar de tartarugas marinhas, a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais é uma das maiores unidades de conservação federal marinhas no Brasil. A iniciativa do Instituto Biota de Conservação vai atuar nessa área para desenvolver atividades de conservação e pesquisa, usando metodologias tradicionais e inovações tecnológicas para atender espécies de tartarugas como Chelonia mydas, Caretta caretta, Eretmochelys imbricata e Lepidochelys olivacea.
RECIFES PROFUNDOS - O projeto proposto pela Associação Ambiental Voz da Natureza vai atuar em recifes de Fernando de Noronha encontrados entre 30 e 150 metros de profundidade. Esses locais servem de refúgio para diversas espécies ameaçadas pela sobrepesca e pelos efeitos das mudanças climáticas, que atingem os ambientes marinhos mais rasos. O objetivo principal dos pesquisadores é fazer um levantamento da biodiversidade com técnicas de mergulho associadas a tecnologias avançadas e depois cruzar informações biológicas com dados de intensidade de pesca, a fim de evitar conflitos sociais e maximizar os benefícios para a conservação da natureza.
BIODIVERSIDADE MARINHA - Atualmente, a costa brasileira possui menos de 1,5% de seus ecossistemas marinhos protegidos integralmente. Para aumentar essa taxa, o Instituto Ambientes em Rede vai atuar nos arquipélagos Trindade e Martim Vaz (ES) e São Pedro e São Paulo (PE). A proposta visa fortalecer a pesquisa nesses territórios, com foco nos efeitos da pesca sobre espécies ameaçadas e espécies com grande importância nos sistemas recifais. Em um segundo momento, serão estimuladas ações de gestão e políticas públicas para a conservação desses ambientes.
CONSERVAÇÃO DO PEIXE-PAPAGAIO - Encontrado apenas no Brasil, o peixe-papagaio (Scarus trispinosus) está extremamente ameaçado de extinção e representa um dos grupos de peixes mais importantes para a manutenção da saúde dos recifes de corais. Entre as estratégias que serão adotadas pelo Instituto Meros do Brasil para conservar esses peixes no Nordeste brasileiro estão a pesquisa para melhor compreensão do uso de habitat e comportamento da espécie e a definição de estratégias de educação ambiental, visando a conscientização da importância ecológica da espécie.
NOVOS PROJETOS - Estão abertas as inscrições para o 57º Edital da Fundação Grupo Boticário – Novas Ideias para a Conservação da Natureza. Interessados de todo o Brasil podem inscrever trabalhos voltados à conservação da biodiversidade até 31 de março, pelo site da instituição. Ao todo, serão cerca de R$ 2 milhões destinados aos projetos selecionados.

DESCOBRINDO O CEARÁ - RELATO DE JORNALISTA SOBRE UM FAMPRESS AO ESTADO

Nosso colega de longas jornadas, o jornalista amazonense Paulo Roberto Pereira nos brindou com o seguinte relato sobre sua recente estada no Ceará, participando de um “fampress” promovido pela Secretária de Turismo do Estado, da sexta-feira, 16, até a última segunda-feira:
“O Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Setur-CE, desenvolveu uma prática nesta última semana que é, na minha opinião, uma das mais saudáveis para o desenvolvimento de qualquer destino turístico: promoveu um Fampress com 25 profissionais de mídia, entre jornalistas e influenciadores, para mostrar que, além de belas praias, o Ceará tem muito mais a oferecer. 
E tudo foi feito com muito cuidado. A organização esteve perfeita em todos os momentos, desde o envio dos convites, a escolha dos participantes e ao sistema impecável de recepção, onde Larissa Schleu, da empresa Agogo, de Salvador, deu um show de atendimento. Todos os detalhes foram cuidadosamente pensados. O Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, recebeu com instalações de alto nível e atendimento de primeira. 
O jantar de recepção na famosa barraca Crocobeach já deu bem uma ideia do que os jornalistas de Norte a Sul do País teriam pela frente. No primeiro dia, após a tradicional passada para compras pelo Mercado Central, do almoço e o tour pelo Dragão do Mar, a noite reservou a ela surpresa no espetáculo do Ceará Show. Realmente um show de espetáculo.
O sábado foi reservado à visita a Rota do Café, no Maciço de Baturité. Este tour foi um dos mais surpreendentes. Foi possível conhecer dois sítios de produção de café, saber como ele é cultivado e transformado nos grãos que encantam o mundo todo. Sem falar nas histórias na Fazenda São Luiz, onde tradição e cultura são repassadas de geração para geração.
No domingo, destaque para a visita ao Beach Park, sempre um destino solicitado por quem vem ao Ceará. E o local está cada dia mais confortável e atraente, com seus inúmeros brinquedos que nos fazem sair do medo para o êxtase em segundos. E a noite, durante a pizza no Restaurante Colosso, não faltaram histórias sobre corajosos e outros nem tanto que se aventuraram pelas quedas livres do parque.
Fechamento do Fampress em grande estilo. Todo mundo em Canoa Quebrada, onde a lua e a estrela receberam a todos com sua natural hospitalidade e beleza. O jantar de despedida, no restaurante Moleskine serviu para realçar o clima de nostalgia que já tomava conta de todos.
Já estou com saudade de todos e, principalmente, do Ceará. Paulo Roberto Pereira - Colunista de turismo do Jornal do Commercio, de Manaus, e presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Amazonas)”.

SEGURANÇA TURÍSTICA FOI TEMA DE REUNIÃO NO MTUR

Alexandre Pereira e Bob Santos
A adoção de medidas voltadas à segurança do turista foi pauta de reunião na terça-feira (19), em Brasília, entre o secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, e o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. Na ocasião, Santos conheceu iniciativas como a instalação de torres de monitoramento policial na cidade, entre outras em desenvolvimento na capital cearense.
O secretário do MTur elogiou o projeto e afirmou que ações do tipo podem servir de exemplo para destinos de todo o Brasil. “Melhorar a segurança turística nos destinos é uma das nossas metas de honra. Estamos avaliando casos de sucesso como a Colômbia, conhecida no passado pela violência do narcotráfico, e que hoje é um destino consolidado”, comentou.
Bob Santos também estudou, com Alexandre Pereira, uma data para que Fortaleza sedie o projeto itinerante do MTur 'Diálogos com o Trade', quando as ações desenvolvidas pela Pasta em áreas como apoio ao crédito, realização de eventos e obras de infraestrutura são apresentadas durante encontros com prefeitos, secretários de Turismo e empresários.
FESTURIS - Também na terça-feira, Bob Santos recebeu a visita de Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, diretores da Feira Internacional de Turismo de Gramado (RS). Durante a reunião, foi discutida a participação do MTur no evento, cuja 31ª edição será realizada de 7 a 10 de novembro deste ano. Em 2018, um estande do Ministério no Festuris promoveu atendimentos presenciais sobre projetos da Pasta e divulgou atrativos de 12 estados brasileiros.
Marta Rossi destacou que a presença do MTur na feira demonstra o empenho do governo federal pelo desenvolvimento do setor. “Isso mostra que o governo está preocupado em criar movimentos que elevem o nosso produto. Além de estimular o turismo interno, estamos mostrando, através do Festuris, com a participação do MTur, o Brasil para o mundo”, afirmou.
No ano passado, o Festuris atraiu 15 mil participantes, com a exposição de 2.500 marcas e a geração de R$ 300 milhões em negócios. Considerado um dos mais efetivos encontros de negócios da América Latina, o evento oferece espaços que abordam diferentes temáticas, como turismo de luxo, corporativo e LGBT. (Com o MTUR).

REUNIÃO IMPORTANTE PARA O TURISMO - ESTRATÉGIAS PARA FOMENTAR CRUZEIROS NO BRASIL

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve reunido ontem (21), em Brasília, com os representantes das maiores empresas de cruzeiros do mundo para desenvolver o setor no Brasil. A pauta incluiu a redução do custo operacional para atrair mais navios e aumentar a oferta no país. O Brasil, que já chegou a ter 20 embarcações no seu litoral e mais de 800 mil cruzeiristas, atualmente tem sete navios e 420 mil passageiros.
“Vamos atacar os gargalos para que esse setor, que apresenta expansão no mundo todo, possa crescer também no Brasil”, comentou o Ministro. De acordo com um estudo realizado pela FGV, a última temporada de cruzeiros (2017/2018) movimentou R$ 1,8 bilhão e gerou 27,7 mil empregos na economia brasileira. Apesar de os números serem impactantes, eles são extremamente baixos se comparados com o contexto internacional.
O Brasil, com uma população de 207 milhões de habitantes, responde por apenas 0,25% do número de cruzeiristas no mundo. A título de comparação, a Austrália, com uma população de 25 milhões de pessoas, recebe 36 navios e 1,3 milhão de cruzeiristas, o equivalente a 5,3% do mercado global.
As demandas apresentadas pelo setor envolvem ainda a redução de impostos e taxas operacionais, bem como a melhoria da infraestrutura na área. O ministro do Turismo firmou o compromisso de levar o pleito à equipe econômica do governo, a fim de buscar soluções para permitir o desenvolvimento do setor no Brasil. “Não faz sentido, com o litoral que temos, receber apenas sete navios numa temporada curta e responder por menos de 0,24% dos cruzeiristas do mundo”, afirmou o ministro. (Com a Agência de Notícias do Turismo)

VOLTA AOS BONS TEMPOS - AEROPORTO DE ARACATI RECEBE NA 3ª FEIRA O 1º VOO COMERCIAL

Aeroporto de Aracati -CE
Nomeado inicialmente como Dragão do Mar, o agora Aeroporto Canoa Quebrada, no município de Aracati, receberá seu primeiro voo comercial na próxima terça-feira (26). Operado pela companhia aérea Azul, o voo tem como origem a cidade de Recife (PE). O governador Camilo Santana embarca na nova rota na capital pernambucana, que deve aterrissar na cidade cearense às 14h15. Ao todo, serão 3 frequências semanais, com escala em Mossoró. 
A chegada dos voos comerciais certamente trará nova dinâmica ao turismo do Litoral Leste do Estado, dando apoio aos empreendimentos turísticos que se instalam na região, especialmente nos municípios de Aracati, Beberibe, Icapuí e Fortim. Principalmente, revigorará a atraente Canoa Quebrada, que por muitos anos foi a principal atração turística do litoral cearense 
Para a cobertura do evento, é preciso seja realizado o credenciamento dos profissionais de imprensa até 12 horas de sexta-feira (22). Para isso, é necessário enviar nome, função, telefone para contato, CPF e RG dos participantes para o seguinte endereço de e-mail: comunicacao@casacivil.ce.gov.br.
O transporte para levar as equipes até o aeroporto de Canoa Quebrada tem saída do Palácio da Abolição às 8h, com retorno para Fortaleza previsto para depois do término do evento.
VOLTA A UM PASSADO PIONEIRO – Não há dúvidas de que Aracati voltará aos tempos iluminados do passado, em relação ao turismo. É cantado em prosa e verso que o seu distrito Canoa Quebrada abriu as portas do Ceará para o turismo internacional. Para lá foram, na segunda metade do século passado, brasileiros e estrangeiros diversos, uns em busca de um lugar tranquilo e paradisíaco em que pudessem passar bons momentos de lazer; outros para viver a vida tranquila de “hippies”. O fato despertou a atenção e em pouco tempo Canoa se viu lotada de visitantes de toda parte. Casa de pescadores foram aos poucos se transformando em pousadas.  Logo apareceram bons hotéis. As noites eram calientes e ruidosas na Rua da Broadway. Tudo era alegria nos cheios bares. Infelizmente, os viciados em maconha e entorpecentes outros tomaram conta deste paraíso em terras cearenses. Resultado: as famílias e pessoas que gostam da natureza, de viver entre as falésias, praias longas e balizadas pelos morros, mar generoso ofertando peixes e mariscos, enfim de viver momentos descontraídos aos poucos desistiram de frequentar o local. 
Foi uma lástima que Canoa Quebrada deixasse de ser procurada como nos primeiros tempos. Isto aconteceu, não obstante o esforço dos nativos e comerciantes do lugar.  
Hoje, possui mais de150 meios de hospedagem, com hotéis e pousadas de classe. Tem boa estrutura turística e um panorama diferente do que a estigmatizou no passado. 
GRANDE DESTINO -  Com as lições do passado, com o posicionamento firme das autoridades e principalmente pela expressiva efetivação do Aeroporto com voos comerciais, dúvida não há de que a Aracati voltará a ser, e em escala muito maior, o grande destino do turismo do Ceará. 
O município é atração na sede pela notável estrutura histórica que possui, por realizar o maior carnaval do interior do Estado. É famoso pelas praias de Canoa Quebrada e também de Majorlândia, Quixaba e Lagoa do Mato, todas já dotadas de boa estrutura, principalmente pela excelência de hospedagem de que dispõem. Somente em Canoa Quebrada há mais de 130 hotéis e pousadas.
Diga-se mais. Com os voos comerciais que se iniciarão na próxima terça-feira, grande impulso tomarão outros paraísos turísticos da Costa Solnascente, como Iguape, Caponga, Morro Branco, Praia das Fontes, Redonda e Requenguela, todos já bem referendados no turismo do Ceará. 

CONCURSO PROJETO - URBANÍSTICO “VAMOS PELA SOMBRA”

O Instituto Iracema, Prefeitura de Fortaleza, lançou anteontem, 20, o primeiro concurso de mobiliário urbano para a Praia de Iracema. O “Vamos pela Sombra” tem proposta de oferecer mais áreas de sombras no bairro, diminuindo a sensação térmica de calor, e possibilitando mais ambientes de convivência na cidade.
Conforme o edital, foram pré-determinados dois espaços a serem contemplados: a Rua Padre Justino, via onde a maioria de seus moradores costumam levar suas cadeiras para uma conversa de calçada, e o calçadão da Praia de Iracema, trecho que vai desde o Largo Luiz Assunção até próximo ao Estoril.
Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas com idade igual ou superior a 18 anos, artistas, grupos e empresas com projetos de mobiliário urbano que não envolvam obras ou edificações, com a possibilidade de escolher uma ou mais opções de ambiente para concorrer, mas não podendo ser duplamente premiado, ou seja, haverá um vencedor para cada local.
Ao todo serão premiados seis projetos, no qual apenas os dois primeiros colocados serão implementados, que receberão a quantia de até R$ 60.000,00 para a execução do projeto, conforme prospecção orçamentária. Os primeiros colocados receberão pelo projeto a quantia de R$ 19.502,00, os segundos colocados receberão R$ 6.000,00 e os terceiros colocados, R$ 4.000,00.
Como contrapartida, todos os selecionados deverão treinar e capacitar as comunidades do entorno e moradores do bairro, através da facilitação de palestras, workshops, cursos e oficinas sobre temas inerentes ao concurso. Esta etapa é obrigatória e têm como objetivo desenvolver os dois principais eixos do projeto, o fomento de ações sócio-educacionais a nível local e o fortalecimento do sentimento de pertença do espaço público.
A seleção dos projetos será realizada por uma comissão julgadora composta por representantes do Instituto Cultural Iracema, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, do Instituto de Arquitetos do Brasil, da Universidade Federal do Ceará e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará.
As inscrições serão feitas exclusivamente de forma presencial de segunda a sexta, nos horários de 9h – 12h e 13h-17h no Instituto Iracema, localizado na Rua Pacajus, 123, Praia de Iracema – 1º andar do Centro Cultural Belchior. 
O edital, ficha de inscrição e demais arquivos podem ser acessados pela página www.institutoiracema.com.

APOIO DA SECULT/CE - SERÁ EM FORTALEZA O 8º FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS

Encerramento do 7°FNM
O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e a equipe da Secretaria da Cultura (Secult) receberam, na tarde da última segunda-feira, a diretora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) Eneida Braga, para tratar do 8º Fórum Nacional de Museus. Contando com o apoio da Secult, o evento acontecerá no segundo semestre em Fortaleza.
Conforme o secretário Piúba, o Fórum Nacional de Museus  receberá cerca de mil pessoas de vários lugares do País e contará com a parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, no âmbito da programação e dos espaços de realização do evento. Adianta ele: “ O encontro é fundamental para o fortalecimento da política nacional de museus, de articular os sistemas estaduais de museus e o próprio Fórum, que envolve tanto os museus público, como privados e comunitários. Também pensamos em um fortalecimento institucional do Ibram, um instituto fundamental para as políticas de patrimônio e memória no Brasil”. 
O FÓRUM - O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) é responsável pelas políticas públicas para o setor museal no Brasil e realiza, a cada dois anos, o Fórum Nacional de Museus (FNM). Evento de abrangência nacional, o fórum tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM), consolidando as bases para a implantação de um modelo de gestão integrado dos museus brasileiros, por meio do Sistema Brasileiro de Museus (SBM). Museólogos, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de museus e memória no Brasil terão espaço para refletir sobre os rumos dos museus brasileiros, e da Política Nacional de Museus

INAUGURADO O CENTRO DE MEMÓRIA PRAIA DE IRACEMA

Na quarta-feira (13/2), às 18 horas, houve a inauguração do Centro de Memória da Praia de Iracema, equipamento, localizado no Estoril e que tem como objetivo reunir histórias e memórias afetivas da região e seus moradores, individuais e coletivas, por meio de registros históricos, vídeos e depoimentos, com o uso de alta tecnologia e interatividade. Os visitantes poderão acompanhar tudo através de óculos de realidade virtual, paisagem sonora, painéis interativos e brinquedos óticos.
O Centro de Memória busca valorizar a identidade da comunidade, fortalecendo a sensação de pertencimento ao local, ao mesmo tempo em que proporciona uma imersão à Praia de Iracema, gerando novas experiências.
A ideia é que, além de turistas e moradores em geral, o acervo do Centro também possa servir como fonte para estudantes, historiadores e pesquisadores. O horário de visitação do equipamento será de terça a domingo, de 16 às 20 horas.
A iniciativa é mais um dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Iracema, que contempla o plano de trabalho de requalificação da área, e que já vem sendo executado pela Organização Social desde janeiro de 2018.
Além do CMB, o bairro já recebeu outras melhorias como a reforma do calçadão e calçamento da Rua dos Tabajaras, posto de salvamento inaugurado na última semana, eventos culturais e de lazer no entorno, wi-fi livre, 19 paraciclos instalados pela orla e a entrega de um novo espaço infantil, a Praça Iracema de Brincar.

SÁBADO DE FOLIA BAILE A FANTASIA NOS JARDINS DO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

Um baile na casa do Zé
O Theatro José de Alencar promove amanhã (23), em seu jardim, o III Baile a Fantasia do Zé de Alencar. A programação terá início às 16h com o Baile Infantil animado pelo palhaço Xilito Palhaçada e a apresentação do Bloco Pirambulando e segue às 19h com o Baile Adulto, com atrações como DJ Estácio Facó e show da banda Os Transacionais. No Baile a Fantasia do Zé de Alencar também haverá um desfile e a escolha das três melhores fantasias com direito a premiação.
Pierrots, colombinas, arlequins, piratas, árabes, borboletas, bailarinas, palhaços, ciganas, todos serão bem vindos nesta festa que fortalece os laços de convivência com a comunidade, parceiros, artistas e amigos do TJA, onde o lazer e a criatividade serão porta vozes da alegria.
Com início às 16h, o palhaço Xilito Palhaçada reúne uma combinação de malabares, pernas de pau e diversão, alegria e brincadeiras animando o público no Baile Infantil. Em seguida o Bloco Pirambulando mostra toda a sua alegria e energia para animar mais ainda a criançada. O trabalho do bloco é desenvolvido no bairro Pirambu em conjunto com a comunidade. São envolvidas diretamente no projeto aproximadamente 200 pessoas, dentre elas, integrantes do bloco, músicos, produção e apoio.
Já o DJ Estácio Facó, estará com toda a sua diversidade de ritmos e comanda a discotecagem a partir das 19h. E finalizando a festa, a banda Os Transacionais resgata o melhor da música brasileira produzida nas décadas de 60 e 70, indo do Iê Iê Iê ao rock psicodélico, passeando pelo samba-rock e carimbó, unindo a peculiaridade do brega e a descontração do frevo e afoxé.
A entrada para o baile adulto será permitida apenas para pessoas fantasiadas ou mascaradas, limitada à lotação do espaço, quando serão distribuídos 400 ingressos na semana anterior e 200 ingressos no dia do Baile.

ROTA DO SOL 22/02/2019 ISSUU