Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

CALEIDOSCÓPIO - TEMPOS DE CARNAVAL NAS ESFERAS DO PODER

TEMPOS DE CARNAVAL NAS ESFERAS DO PODER
Não é bem uma trégua, o Carnaval político do Brasil continua efervescente.  Mas por uns poucos tempos está sendo superado pelo Carnaval do povão. A festa nacional, do povo, está aí por alguns dias, deixando de lado todas as dificuldades para se viver instantes lúdicos. Faz esquecer o que se passa no Governo, no Congresso, na Justiça. Esquecer só um pouco, pois impossível é deixar de lado o “carnaval” nas três esferas dirigentes do País. O presidente Temer, jurista dos bons que dizem ser, em nome de uma governabilidade, acercou-se de uma equipe formada por uma base forte para implementar o que deseja neste seu complemento do governo Dilma. Só que, infelizmente, pela caminho que chegou,  por seguidos escorregões, pressões e tibieza não tem alcançado a confiança do povo. Justamente porque quase todos os medalhões que o apoiam estão citados em ilícitos, obrigando-o a mudar de ministros de vez em quando. Desta forma, torna-se muito tortuosa a estrada para levar o país a dias melhores, mesmo com a boa equipe que possui na área econômica.  Não consegue criar confiança bastante para aumentar a sua popularidade, sempre contestada como mostram as últimas pesquisas: aprovação de 10%, reprovação de 44,%.  Qual a razão?  Entre tantas, está a força da tal base de sustentação, que se vem impondo na condução do governo. Sem força para mostrar o que pretende para tirar o pais do atoleiro, continua nos braços de caciques altamente enrolados em investigações sobre a Lava-Jatos e outras formas de apurar avanços de bilhões de reais dos cofres públicos.  Daí, neste pouco tempo no Poder, ser obrigado a substituir nada menos de seis ministros. E agora, mais um está na berlinda, por enquanto blindado por decisão do STF, contestada pelo uso de dois pesos e duas medidas. No tempo de Dilma, Lula não pode ser nomeado por ser investigado. Moreira Franco, agora, também investigado, pode, segundo decisão do ministro Celso de Melo. E assim vai o carnaval político. 
O OUTRO CARNAVAL  -  Estamos já vivendo o carnaval do calendário, aquele que todos esperamos para aliviar um pouco as tensões do dia a dia. Este ano, não obstante tudo que se passa, parece que será dos melhores, dentro das opções a que nos propusermos. Não chama as maiores atenções o carnaval dos desfiles das grandes escolas, principalmente nos sambódromos do Rio e de São Paulo. No País inteiro, voltaram com força os desfiles de rua, dos blocos tradicionais, das troças contra parentes e aderentes, da riqueza do folclore nacional. A suntuosidade não é marca da folia de agora. Em quase todas as capitais, desde o final do ano, o que vale é o regresso da tradição, dos blocos, dos maracatus, dos caboclinhos, dos bonecos gigantes. Todo mundo vai brincar, gastando pouco. Como já passou o “meu tempo”, com os filhos e netos aproveitarei para rever a Serra Grande, na divisa do Ceará. Instalaremos nosso “quartel General” na Viçosa do Ceará. Certamente   pelas ruas da bucólica cidade do jurista Clóvis Beviláqua relembrarei momentos de pura felicidade. Na memória, verei o  patriarca Chico Caldas sempre solícito  e convidando para “tomar a melhor cachaça do mundo”.  Estarão “presentes” o prefeito Chico Alfredo e sua amável família, o “seu Raimundo, da “Chora na Rampa, os Damasceno Fontenele, os Pinho,  os passeios para tomar banho de córrego, as alegres festinhas no clube; E a cerração das tardes e noite? Assim, para “inveja” de muita gente, Deus querendo passaremos o melhor Carnaval do Mundo. 

FORTALEZA É CIDADE-SEDE DA IMAGINE CUP 2017

Conhecido como a "copa do mundo da Tecnologia", evento da multinacional Microsoft terá etapa nacional realizada de 15 a 18 de maio na capital cearense
“É uma alegria para nós e um grande prazer trazer o evento para Fortaleza”, disse o gerente de programas acadêmicos e de startups da Microsoft, Rodrigo Dias, ao anunciar a escolha da capital cearense para sediar a Imagine Cup 2017. A competição é tida como a Copa do Mundo da Tecnologia e tem a promoção da Microsoft. Envolve estudantes de todo o mundo, com idade a partir de 16 anos. Em grupos, eles utilizam criatividade, paixão e conhecimento em tecnologia para desenvolver aplicativos, jogos e soluções.
A final da etapa nacional será nesta capital, no mês de maio. O anúncio oficial aconteceu na última segunda-feira (13), no auditório do Palácio da Abolição. Presidindo a solenidade, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, exaltou a escolha, ao tempo em que fez um chamamento aos atores de C&T do Ceará para se envolverem na ação.
Fortaleza concorreu com as cidades de São Paulo/SP, Salvador/BA e Joinville/SC. “A ideia de trazer a Imagine Cup para a capital cearense nasceu de uma reunião com o secretário Inácio Arruda há cerca de um ano”, revelou o gerente da Microsoft.
VISITA - O secretário Inácio Arruda, bem como o secretário do Esporte do Ceará, Gelson Ferraz e representantes da Microsoft foram ao Centro de Formação Olímpica (CFO). Durante a visita ao complexo esportivo, houve a apresentação da estrutura do equipamento para possível realização da competição Imagine Cup 2017. “Temos a percepção que essa competição é importante para o Ceará e o nosso equipamento está à disposição para oferecer a infraestrutura desse acontecimento”, comentou o secretário Gelson Ferraz.  
A visita foi acompanhada, ainda, pelo coordenador de Desenvolvimento do Esporte, Moacir Paiva, e pelo responsável da administração do CFO, Vitor Oliveira.

ÚLTIMA SEMANA DO CEARÁ 40 GRAUS

A segunda edição do Ceará 40 Graus, promoção vitoriosa do Sistema Verdes Mares e patrocínio do Governo do Estado do Ceará, terá seu final no próxima sexta-feira, 24.  de fevereiro.  Evento que se vem desenvolvendo desde janeiro, de segunda-feira a sexta-feira, de 6h às 8h e das 18h às 20h., vem ocupando o espigão ao lado da Feirinha da Beira Mar, as quadras, ao lado da Praça dos Estressados, e a nova Praça da Estátua de Iracema, ao lado no Mercado dos Peixes.  Movimenta intensamente a cidade com uma programação especial, entre atividades esportivas, artístícas e de entretenimento, na orla de Fortaleza. 
O Ceará 40 Graus vem oferecendo de segunda a sexta, das 6h às 8h e das 18h às 20h, no Espigão ao lado da Feirinha da Beira Mar, quadras ao lado da Praça dos Estressados e nova praça da Estátua de Iracema ao lado no Mercado dos Peixes: avaliação física; treinamento funcional; aulas de capoeira, de alongamento, holística (Lian Gong), educativas de corrida, de alongamento, de zumba, de slack line, de frecobol e de ginástica; apresentações musicais; oficina de patins; Tai Chi Chuan; beach pilates; recreação e avaliação física.

CARNAVAL: CONTRIBUA PARA O BEM-ESTAR DE TODOS

Antonio Jose de Oliveira
Pres da Abrajet CE
“Após ver as imagens de Fortaleza, apresentadas na primeira edição do CE TV, a impressão que fica é de que a cidade não vai suportar uma quadra invernosa. Algumas ruas da periferia estão esburacadas e muitas intransitáveis, fruto de serviços mal feitos e de mau uso do dinheiro público. Pelo que se observa das obras da Cagece, Fortaleza está flutuando sobre crateras e canos estourados. Lamentável!”. Na íntegra, o desabafo da amiga e confreira Edgony Bezerra, em seu Blog, para chamar a atenção das autoridades locais sobre esse problema crônico.
Bem! Na próxima semana, iniciar-se-á o Carnaval Brasileiro, quando a folia é geral em todas as capitais brasileiras, porém umas mais, outras menos. Carnaval dos bons – dizem – ocorrem nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo Salvador/Bahia e Recife/Pernambuco, onde as festas mominas são antecipadas. Para os foliões, de ambos os sexos, são três ou mais dias de muita diversão, de bebedeira e de curtição. Muitos concordam até com trecho de uma canção carnavalesca, que afirma: “No Carnaval, ninguém é de ninguém”, como a justificar que tudo, nesse período, é permitido em matéria de conquistas amorosas.
Voltando ao que destacou a jornalista Edgony Bezerra, que foi, por mais de 25 anos, Editora do Caderno de Turismo, do jornal Diário do Nordeste, sendo, anteriormente, Editora de Turismo do extinto jornal impresso Tribuna do Ceará, tem toda razão em desabar, vendo, no dia a dia, problemas, na infraestrutura de suporte a esse segmento econômico, denegrindo a imagem da Fortaleza/Turística, a quem sempre nos referimos como a “Loira Desposada do Sol”, segundo a denominou o falecido poeta cearense Paul Nei, numa de suas poesias à terra-natal.
É bem verdade que nenhuma capital nordestina está preparada, para enfrentar fortes chuvas, mormente se a quadra chuvosa for boa, na opinião dos estudiosos dos fenômenos da natureza, especificamente, a ocorrência de chuvas pesadas acima dos 50 milímetros. Nesse caso, a rede de esgotos estoura, espalhando águas fétidas e contaminadas, misturadas com as caídas do firmamento, arrastando lixo e outros resíduos sólidos, sem falar dos alagamentos e destruição dos calçamentos e da camada asfáltica, pois são mal feitas e comparadas a comprimidos que se dissolvem na presença de água.
Mas, mesmo com mazelas à vista, Fortaleza, no carnaval, recebe considerado número de visitantes, inclusive as cidades interioranas, localizadas nos sertões, serras e litorais, estas bastante procuradas pelos atrativos do Sol, mares de águas tépidas, bebidas e mariscadas, nas barracas da orla, tendo ainda a badalação de conjuntos musicais, festas em alguns clubes sociais, em hotéis, bares, restaurantes, sem falar do “Mela-Mela”.
Ante o exposto, fazemos um apelo: tratemos bem, com educação, presteza nas informações, solicitadas pelos turistas, nada de grosserias, de exploração aos bolsos daqueles que se dispuseram a passar os dias mominos, em Fortaleza, e em outras cidades interioranas. Vamos torcer, para que não haja violência física, assaltos, acidentes de trânsito, quando irresponsáveis, dirigindo carros, motos, bicicletas, estando embriagados, provocam graves acidentes nesse período do ano. Gente, curta o Carnaval, porém com responsabilidade e respeito ao próximo. É bom você lembrar-se de que sua liberdade termina, onde começa a da outra pessoa. Feliz, Carnaval!

CARNAVAL NO TEMPO E NO ESPAÇO

Carlos Casaes
Abrajet BA
Já estavamos próximos do fim-de-ano e início de 2017. Evidente que, àquela altura, muitas atenções gravitam em torno do Carnaval que se aproximava. Ocorre-me, então, todo um filme que transita na memória, em configuração da história dessa que é a maior manifestação popular do planeta. 
Com raízes na Europa antiga, o Carnaval brasileiro padeceu da influência, sobretudo, da festividade em Nice, no sul da França. Ali, até hoje, ocorrem os desfiles de carros alegóricos e outras manifestações. Lembro, por exemplo, que durante um certo Carnaval do passado, transitava por Lisboa, Roma e Veneza.
Na primeira, chamou-me a atenção, bem assim a minha filha Carla, que me acompanhava, manter-se a capital lusitana fiel aos antigos sucessos do, então, tríduo de Momo no Brasil. Não passava a alegria lusa dos “Alah - la – ôs” que já marcaram tanto entre nós. 
Em Roma, na Piazza Navona, era onde se concentravam sobretudo as crianças fantasiadas. Mas a música eletrônica dominante era aquela tradicional do cancioneiro italiano, circulando até os “rocks”. Evidente que, para nós, causava uma enorme estranheza.
O mais interessante, contudo, ocorreu em Veneza, onde a concentração popular acontecia na Piazza San Marco. O original é que transitavam inúmeros fantasiados e mascarados, mas estes configurados na imagem do “corvo” e praticavam uma estridente barulheira, na tentativa de imitar o grunhido daquelas aves e de fazer o contra-ponto com as ricas fantasias. Ainda hoje, o corvo é a inspiração dos foliões em Veneza.
Por aqui, o Carnaval enveredou por enorme transformação. A partir da sua base musical, inteiramente diversa, hoje, do que se praticava nos anos 50, por exemplo. Naquelas décadas, uma música própria fazia a alegria dos foliões. Existiam até mesmo os concursos para promover marchinhas e sambas próprios do tríduo. Hoje, transmudou-se a inspiração, fazendo com que, sobretudo em Salvador, Recife e Fortaleza, seja a música comum de meio de ano, entoada pelos mais diversos e consagrados astros.  
Apenas no Rio de Janeiro, ainda que com uma evolução surpreendente, no que respeita as Escolas de Samba, mantêm-se fiéis aos seus sambas-enrêdos sempre direcionados na tradicional inspiração. Evidente que evoluiu sobremaneira o Carnaval carioca desde a Avenida Rio Branco, em que o desfile era no chão, sem os monumentais carros alegóricos de hoje. Estes eram desfilados pelas chamadas grandes sociedades.
Da Rio Branco, o desfile passou a Avenida Presidente Vargas, improvisada temporariamente para receber, já ali, apenas os agigantados desfiles das Escolas, não mais as Grandes Sociedades. A exuberância que alcançaram levou a construção do Sambódromo onde, hoje, ocorre o mais espetacular transcurso alegórico que o mundo conhece.
Em Salvador, a história remonta a velha e tradicional Rua Chile, em que passavam durante as quatro noites (de sábado a terça-feira) desde o corso da Associação Atlética – que já não existe – até os “Deixa a Vida de Kelé”, “Filhos do Mar”, “Filhos do Fogo”, “Mercadores de Bagdad”, “Cavaleiros de Bagdad”, “Internacionais”, “Jacu”, dentre tantos. Nos anos 50 ainda as famílias se davam ao luxo de instalar suas poltronas ao longo das calçadas, de onde acompanhavam tranquilamente a passagem dos blocos. Hoje, o gigantismo exigiu a evolução a, pelo menos, quatro circuitos, desde a Barra ao Centro Histórico e durante sete dias.
Essa nova e grande dimensão corre por conta da invenção de Dodô e Osmar: o Trio Elétrico. São muito poucos os blocos que atuam todo no chão. A maioria vale-se da construção de imensos dispositivos motorizados de onde os astros e estrelas exibem os seus sucessos. E o Carnaval passou a ser o imenso palco de exibição.
Em Pernambuco, a folia divide-se entre Recife e Olinda. Na Capital, destaque para o Galo da Madrugada – maior bloco do mundo – mas, a ele, alia-se o desfile dos grupos folclóricos do Maracatu e queijandas. No Marco Zero é que, no entanto, ocorre, como nos trios de Salvador, a exibição de tantos cartazes da música popular de todos os estilos.
Já em Olinda, na minha opinião, está o mais belo do Carnaval pernambucano. Liderados pelos grandalhões e alegóricos bonecos, a farra ocorre no chão pelas estreitas ruas do bairro, a comandar multidões provindas de todos os quadrantes.
Há muito mais a lembrar, mas o espaço não suporta num so fôlego. Oportunamente, contarei como o clube “Vasssourinhas”, de Recife, foi o inspirador da criação do Trio Elétrico. 

NOVOS HOTÉIS EM CALDAS NOVAS: O PARAÍSO DAS ÁGUAS QUENTES É ATRAÇÃO DOS TURISTAS

A cidade de Caldas Novas, que fica na região sul do Estado de Goiás, é considerada o paraíso das águas quentes. A maioria das fontes que brotam da terra tem temperatura de 40°C com propriedades terapêuticas e medicinais. A cidade goiana forma a maior estância hidromineral do mundo produzindo mais de seis milhões de litros de águas termais por hora.
O carro chefe do turismo de Caldas Novas são as suas águas hidrominerais, que fizeram com que cerca de 4 milhões de pessoas, segundo a Sectur, visitassem a cidade no ano de 2016. Além das águas, o destino oferece diversas opções de lazer, turismo e diversão para todas as idades e gostos, principalmente parques aquáticos, hotéis com excelente estrutura de lazer e outras atrações como o Parque da Serra, que reúne rica floresta de cerrado, abrigando fauna e flora grandiosa além de rios, cachoeiras e nascentes. 
A cidade vem crescendo na mesma proporção que os turistas, trazendo mais conforto e novidades para moradores e visitantes. Atualmente, possui um total de 141.436 leitos, sendo que 63.292 são hotéis. E neste ano, Caldas Novas irá inaugurar de entre 06 e 10 novos hotéis atendendo os clientes que visitam a região de todas as formas, seja no turismo corporativo ou de lazer.
Considerada uma das mais visitadas do Brasil, a cidade oferece toda a diversão necessária durante a noite.  Os visitantes podem curtir em ambientes seguros e modernos, ótimos bares, farta gastronomia, a feira do luar, que reúne farta comida e um grande parque de diversões que funciona o ano inteiro.
GRANDES EVENTOS - Durante este ano, Caldas Novas recebe uma lista extensa de eventos. Dentre eles os mais relevantes ocorrem nos meses de agosto, setembro e novembro, quando a cidade recebe o III Encontro Sênior (21 a 24 de agosto), o Festival do Milho (01 e 02 de setembro) e o VII Open Nacional interclubes de Jiu-Jitsu (18 de novembro).
ÁGUAS TERMAIS - As águas translúcidas, inodoras, beneficamente radioativas e portadoras de sais mineiras e gases, provêm de 300 metros de profundidade que chegam à superfície com temperatura entre 37,5° e 57°C. Ingeridas pela manhã em jejum ou usadas para banho, as águas desenvolvem os seguintes efeitos terapêuticos: aumento da diurese, eliminação de ácido úrico, dissolução de cálculos renais, auxilio no tratamento da asma e bronquite crônica, calmante das irritações da pele, ajuda no sistema nervoso, diminui e controla a pressão arterial, redução de viscosidade do sangue, atua contra gastrite e prisão de ventre, estimula glândulas de secreção interna, baixa taxa de glicose, serve como antialérgico, desintoxicante e até mesmo a rejuvenescer.

FERNANDO DE NORONHA BUSCA SELO DE GEOPARQUE

Grupo de especialistas uniu esforços para que Fernando de Noronha conquiste o selo de geoparque, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que poderá trazer diversos benefícios para o arquipélago.
O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, unidade de conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Pernambuco, é conhecido mundialmente por abrigar belezas naturais singulares. A Baía do Sancho, por exemplo, já foi indicada em diversas publicações como a melhor praia do planeta para se visitar.
Em 2001, a Unesco declarou o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e a Reserva Biológica do Atol das Rocas como Patrimônios Naturais da Humanidade. Os títulos foram concedidos em virtude das características ecológicas, especialmente a alta frequência de golfinhos-rotadores na região.
Segundo estudo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o arquipélago abriga 43 geossítios, 26 terrestres e 17 submersos. De acordo com Jasmine Moreira, turismóloga da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, os geossítios representam lugares ou pontos de interesses geológicos.
GEOPARQUES - Atualmente, existem no mundo 120 geoparques, distribuídos em 32 países. A China detém, sozinha, 33 deles. Já no Brasil, há apenas um: o Geoparque Araripe (Araripe Geopark), localizado no Ceará.
O geoparque é um título concedido pela Unesco a uma área com limites bem definidos, que una proteção do patrimônio geológico e desenvolvimento sustentável. Proteger e promover o patrimônio, mediante iniciativas educativas e sustentáveis estão entre os objetivos de um geoparque. Além de buscar estimular geração de emprego e renda para as comunidades locais, por meio da valorização da sua história e cultura.

DE MENTIRINHA, MAS UMA ATRAÇÃO: COSTÃO DO SANTINHO OFERECE CASSINO PRÓPRIO

Após cinco anos oferecendo serviços terceirizados de Cassino (com moedas fictícias), o Costão do Santinho Resort passa a oferecer o serviço recreativo próprio a partir deste mês de fevereiro. “É um novo produto de entretenimento que chega para agregar ainda mais valor à hospedagem do resort”, afirma Rarisson Martins, Coordenador de Esporte & Lazer do resort. Segundo o dirigente, o Cassino mudou para melhor, pois passará a funcionar com mais frequência no complexo.
Durante a alta temporada, de quinta-feira a sábado, das 23h às 02h, é possível aproveitar o Cassino do Costão. A atração, que era oferecida somente em alguns pacotes e eventos, agora está disponível para todos os que vivenciam a experiência no local. Os crupiês uniformizados conduzem os jogos de poker texas holden, roleta, black jack, poker caribenho e em breve, baccarat e craps, que acontecem junto à área de eventos do resort, como shows e festas. No Brasil, os chamados “jogos de azar” estão prestes a serem legalizados. No Costão, a brincadeira noturna é realizada com moedas fictícias para que as pessoas possam brincar e se divertir.
O Costão do Santinho é um resort para toda a família, localizado no norte da ilha em Florianópolis-SC. Durante o ano inteiro, oferece atividades de recreação infantil e shows nacionais, além de programações temáticas. A estrutura compreende seis restaurantes, conjunto de piscinas aquecidas, SPA com mais de 50 tratamentos, quadra poliesportiva, academia completa, trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica, Museu Arqueológico ao ar livre, campo de golfe de 571 mil metros quadrados, oito quadras de tênis e 750 mil metros quadrados de área verde. Ao longo de sua trajetória, o resort passou a ser referência na realização de eventos corporativos, oferecendo 11 espaços multifuncionais espalhados por 8 mil metros quadrados, com possibilidade para eventos de vários formatos, com capacidade de até 4,5 mil pessoas.

CARNAVAL DE ORAÇÕES NA COMUNIDADE SHALON DO BRASIL

RENASCER 2016
Em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Igreja Católica no Brasil instituiu 2017, o Ano Nacional Mariano. Iniciado dia 12 de outubro de 2016, será concluído este ano, no dia 11 de outubro..
Para o Renascer/Reviver 2017 entrar nesta festa mariana, o tema central, “Alegra-te! ”, foi escolhido pela Comunidade Católica Shalom, para ser vivido no Retiro de Carnaval em várias cidades e missões no Brasil.
RENASCER - A proposta do Renascer/Reviver, evento realizado pela Comunidade Católica Shalom, é ser um Carnaval diferente, cuja alegria não acaba na Quarta-feira de Cinzas. A programação conta com palestras, cursos, Seminário de Vida no Espírito Santo e atrações musicais. O retiro conta ainda com padres para confissão, além de ministros de oração e aconselhamento. Voluntários se revezam nos diversos serviços do Renascer/Reviver. O esforço é para que cada vez mais pessoas possam participar dessa felicidade.
No Ceará, os locais que acontecerão o Renascer/Reviver são Fortaleza,  ( de 26 a 28/02, a partir das 8h, no Ginásio Paulo Sarasate), .Quixadá (Colégio Valdemar Alcântara – CVA. (Rua FCO Enéas de Lima ), Sobral  ( Escola Prof. Luís Felipe (R. Cel José Silvestre, 760 – Junco),  Crateús (Colégio CAIC – Bairro Cidade Nova),  Ipueiras (Grêmio Cultural e Diversional Ipueirense(GCDI),  Itapebussú,  Canindé,  Caridade,  São João do Aruaru,  Pacajús,  Horizonte , Aquiraz,  Pindoretama , São Gonçalo do Amarante,  Pecém,   Água Verde,   Redenção,  Antônio Diogo ,  Pedras e Caucaia

TOCANTINS: NOVAS REGRAS PARA TURISMO NO PARQUE JALAPÃO

O parque estadual do Jalapão, um dos principais destinos turísticos da região Norte, está com novas regras para visitação. Entre as normas anunciadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está a proibição do uso de drones para filmagens e fotografias nas dunas. Ensaios fotográficos de casamento e 15 anos, por exemplo, continuam permitidos desde que previamente informados e autorizados. Não há restrições para fotos pessoais, exceto para fins comerciais.
As áreas de nado também foram delimitadas. As lagoas próximas das dunas estão entre os locais cujo o banho está proibido. A abertura de novas trilhas não será mais permitida e a entrada de animais domésticos também não será mais permitida, apenas cães guias usados para orientação dos deficientes visuais serão autorizados.
O uso de bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas nas dunas faz parte da lista de proibições anunciadas pelo o órgão estadual de defesa do meio ambiente do Tocantins. As regras ainda reforçam proibições como alimentar e maltratar os animais silvestres, bem como retirar material da natureza e acender fogueiras dentro do parque.
ATRATIVOS - O Parque Estadual do Jalapão é uma área remota do leste do Tocantins de beleza exuberante e muitos atrativos naturais. Entre os destaques para visitação turística estão o fervedouro, a cachoeira da velha e as dunas. O acesso aos locais é difícil e as visitas são feitas por agências especializadas no roteiro de ecoturismo e turismo de aventura. Os pacotes variam de acordo com os atrativos a serem visitados e o número de dias. (Com o MTUR).

MARTA ROSSI É ALVO DE MAIS HOMENAGENS

A diretora e fundadora da Rossi & Zorzanello , empresária gramadense Marta Rossi (foto), foi ontem homenageada em São Paulo. A cerimônia ocorreu no Golden Hall do WTC Convention Center durante a realização do XII ESFE (Encontro do Setor de Feiras e Eventos). 
A iniciativa é do Grupo Radar e a homenagem ocorreu, conforme justificativa da organização, “pela liderança e colaboração de Marta Rossi frente ao desenvolvimento do Brasil no ano de 2016”.
A Rossi & Zorzanello é uma empresa organizadora de eventos sociais e corporativos, que completa 29 anos em Abril, e possui sede em Gramado/RS e braços de atuação em Porto Alegre e São Paulo. A empresa criou e organiza grandes eventos como FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, Chocofest, Gramado Summit, entre outros.

FORA DOS GRANDES CENTROS: CARNAVAL DIVERTIDO E ATRAENTE MOVIMENTA O TURISMO

Carnaval das Águas de Cametá (PA)
Muitas pessoas planejaram os dias de folga do carnaval com bastante antecedência e, nem sempre os destinos dos sonhos são os já tradicionais carnavais do Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.. Longe das capitais da maioria dos estados, cidades interioranas duplicam a população nos dias do reinado de momo. A Agência de Notícias do Turismo separou alguns destinos das cinco regiões brasileiras que são famosos também pela popularidade do carnaval.
NORTE - O Carnaval das Águas de Cametá (PA) é o destino mais comentado dos foliões do Norte. Ainda bem que água não é problema para a cidade de 70 mil habitantes do baixo rio Tocantins, pois a tradição do “mela-mela” impera durante os dias de festa. A culinária é tipicamente indígena como o peixe mapará assado com açaí, a torta de camarão e a sopa de “aviú”, um minúsculo camarão.
Já o banho de lama no mangue é a marca do carnaval de Curuçá, destino do litoral paraense, onde a fantasia “ecológica” alerta para a preservação do caranguejo. Tem ainda o Carnarimbó no município de Marapanim. Na região onde as distâncias são medidas em dias de viagem pelos rios, quem fica ou chega em Manaus (AM), literalmente bomba numa autêntica festa de interior da Amazônia. O Carnaboi tem raízes folclóricas e mistura o samba com as toadas de Parintins.
NORDESTE - Carnaval no Nordeste é como festa junina. Toda cidade tem. Algumas se destacam como Aracati (CE), onde os foliões se dividem entre as ruas do centro histórico e a badalada praia de Canoa Quebrada. Já no sertão potiguar, Caicó, pertinho da divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba e o Ceará, é o palco de uma grande festa. As ruas da cidade são tomadas pelos foliões. A culinária típica da região, a base de carne de sol, feijão verde, macaxeira, manteiga de garrafa e queijo de coalho, e o artesanato de bordados completam o pacote de atrativos desse carnaval sertanejo embalado pelo forró elétrico. A festa gira mais de R$ 60 milhões na economia local, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
SUDESTE - As cidades históricas mineiras também são grandes atrativos de carnaval. Todas elas recebem multidões subindo e descendo ladeiras. As ruas de Ouro Preto, Diamantina, Congonhas, Tiradentes, São João Del Rei e Sabará, entre outras, parecem ainda mais estreitas nos dias de carnaval. Se o interesse do turista não for exclusivamente a folia, dá para aproveitar o passeio para se inteirar do passado colonial, da história do Brasil e da arquitetura barroca. Ainda no Sudeste, São Luiz do Paraitinga (SP), tem a maior festa de marchinhas de carnaval da região do Vale do Paraíba. É outro exemplo de destino turístico histórico que se transforma no carnaval.
CENTRO-OESTE - As históricas Pirenópolis (GO) e a Cidade de Goiás, antiga capital do estado goiano, estão entre os destinos favoritos do carnaval do Centro Oeste. Atrativos históricos e naturais dividem a atenção dos visitantes com os momentos de folia nas ruas. Caldas Novas com suas águas termais e cidades com praias fluviais também realizam grandes festas. Corumbá (MS), no rio Paraguai, na divisa com a Bolívia, mescla os atrativos históricos e do pantanal com um dos maiores carnavais de rua da região central do Brasil. A cultura pantaneira exerce forte influência no carnaval local.
SUL - Os sulistas se encontram no carnaval de Santa Catarina. Laguna, ao sul, e Balneário Camboriú, ao norte de Florianópolis, estão entre os destinos mais procurados, depois da capital. Os dois balneários recebem os foliões, servindo de parada obrigatória para quem quer se refrescar depois da maratona intensa nos shows e festas de carnaval. Em Tramandaí (RS), o carnaval reúne tradições gaúchas a costumes do carnaval. (Com o MTUR), 

O RIO DE JANEIRO É AINDA O MAIOR DO CARNAVAL

Não obstante todas as mazelas políticas que estão acontecendo, o Rio de Janeiro é ainda a maior referência do Carnaval do Brasil. O Estado está falido, mas o carioca supera as adversidades e mostra ao mundo como sabe valorizar a vida. 
Desde o dia 08 de janeiro, pelo menos 10 blocos coloriram as ruas do Centro da capital fluminense no evento Desliga dos Blocos. Até esta publicação, 536 agremiação haviam pedido à prefeitura a autorização de desfilar na cidade maravilhosa durante o Carnaval e as prévias carnavalescas.
Mas a folia de Momo não para nas ruas. Foi definido em sorteio realizado na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio, a ordem do tradicional desfile das escolas de samba do Grupo Especial.
No próximo dia 26, a festa será aberta pela Paraíso do Tuiuti e o encerramento, no dia 27 de fevereiro, será feito pela campeã do Carnaval 2016, a Mangueira. Ao todo, doze escolas de samba desfilam na Sapucaí este ano.
A programação do Carnaval no Rio de Janeiro é uma das mais movimentadas do Brasil. Segundo os dados disponibilizados pela Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur), mais de 900 mil turistas visitaram a capital fluminense em 2015, movimentando 782 milhões de dólares.
DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA - A referência mais espetacular do Carnaval do Rio de Janeiro, o desfile das Escolas de Samba da Marquez de Sapucaí, tem a seguinte agenda de desfile:  
Dia 26 - Paraíso do Tuiuti; Grande Rio; Imperatriz; Vila Isabel; Salgueiro; Beija-Flor.
Dia 27 -  União da Ilha; São Clemente; Mocidade.  Unidos da Tijuca; Portela; Mangueira. 
O Sambódromo da Sapucaí é um símbolo para as escolas de samba que se apresentam durante dois dias no local. A emoção é intensa e as pessoas vibram com cada enredo até o sol raiar. 
CARNAVAL DE RUA - A principal característica do Carnaval de rua do Rio de Janeiro são os blocos, formados por grupos de foliões, que definem um dia e horário para ir às ruas. Os nomes dos blocos costumam ser irônicos ou engraçados, remetendo a algum fato da cidade, localização ou brincadeira entre os seus fundadores.
Alguns dos principais blocos de rua do Rio de Janeiro são: Banda do Leme, Cordão do Bola Preta, Simpatia é quase amor, Bloco da Preta, Banda de Ipanema e Suvaco do Cristo.
Para este ano, a seleção conta com mais de 400 blocos e mais de 550 desfiles nas regiões do Rio. Entre as novidades, algumas mudanças foram feitas em relação nomes de blocos, locais de desfiles e horários.
BAILES DO CARNAVAL -  Há uma grande variedade de bailes no Carnaval do Rio de Janeiro que atendem as mais distintas classes sociais, estilos e faixas etárias. Eles são realizados em hotéis, clubes e casas de festas.
Ao contrário dos bailes abertos ao grande público e sem exigência quanto a roupas e fantasias, os bailes de gala, por exemplo o Baile Mágico, pedem traje obrigatório e são frequentados pela alta sociedade do Rio de Janeiro, celebridades e socialites.  São festas famosas e algumas, inclusive, são televisionadas para todo o Brasil.
Existem, também bailes exóticos, alguns dos mais famosos são realizados na casa noturna Scala, por exemplo:  Baile do Cordão da Bola Preta, Gala Gay, Baile da Cerveja e o Baile da Cidade Maravilhosa. Para esses bailes, há dois tipos de ingresso: Pista Individual e Camarote VIP. As Pistas dão acesso aos salões e aos bares, e os Camarotes VIP incluem open bar de algumas bebidas e buffet de sushi, frutas e petiscos.
Entre os bailes mais populares, destaca-se a festa organizada pela prefeitura, na Cinelândia, praça central da cidade, que costuma atrair aqueles que querem se divertir de forma descontraída e sem muitos gastos.

CIDADE DA MÚSICA: SALVADOR ESTÁ NAS RUAS COM O CARNAVAL DE TRIOS ELÉTRICOS

Salvador é uma das maiores expressões do Carnaval do Brasil. Com seu jeito de ser, talentos por todos os lados, a capital baiana com os trios elétricos e sua música conquistou posição de destaque no carnaval brasileiro. O tema deste ano será Cidade da Música, uma referência ao título que a cidade recebeu da Unesco, em meados do ano passado.
A folia soteropolitana começará a embalar amanhã dia 22,  estendendo-se até o arrastão da Quarta-feira de Cinzas, no dia 1º de março, totalizando cerca de 700 horas de música com as atrações que serão confirmadas. Segundo a Prefeitura Municipal de Salvador, serão seis circuitos oficiais - Dodô, Osmar, Batatinha, Riachão, Sérgio Bezerra, Orlando Tapajós e Mestre Bimba - pelos quais passarão trios independentes, shows gratuitos e blocos sem cordas.
Sábado e domingo últimos,  o pré-carnaval teve os movimentos Fuzuê e Furdunço. O Fuzuê, que aconteceu pelo segundo ano consecutivo, com 21 grupos culturais, como "As Ganhadeiras de Itapuã". No dia seguinte, foi a vez do tradicional Furdunço, com 34 atrações gratuitas, como orquestras, percussões e fanfarras. Entre as atrações, estão confirmados o cantor Léo Santana e as bandas BaianaSystem, Batifun, Alavontê e Vitrola Baiana.
A abertura oficial do Carnaval Cidade da Música está programada para hoje, 23, com o encontro de trios, no circuito Dodô e um baile de carnaval à moda antiga na Praça Municipal. No local, um cortejo de baianas e bandas afro, como Filhos de Gandhy e Cortejo Afro se reúnem no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. No circuito Sérgio Bezerra - trecho entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo – 28 bandas se apresentam a partir das 16h, com sucessos de marchinhas de carnaval.
Nos tradicionais circuitos, durante os dias de carnaval, blocos pagos e sem corda desfilarão pelas ruas da cidade. Entre as atrações gratuitas, estão confirmadas a apresentação de Moraes Moreira, no Circuito Dodô, além da banda Baiana System e a cantora Daniela Mercury.
CARNAVAL NOS BAIRROS - Além dos seis tradicionais circuitos de carnaval de Salvador, mais dez locais da cidade recebem o carnaval dos bairros, são eles: Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Centro Histórico (Praça da Cruz Caída) e nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades. Além disso, palcos temático levarão a folia para quem gosta de curtir o carnaval, mas em estilos musicais diferentes do tradicional axé. Palcos de rock, multicultural, hip hop, reggae, arrocha, samba e outros estilos musicais levam o estilo a gosto do folião.
Mais de 300 entidades devem participar do Carnaval de Salvador 2017, considerado, pela gestão municipal, a maior festa de participação popular do mundo.

416 DESFILES E 500 MIL TURISTAS BH ESPERA VIVER O MAIOR CARNAVAL DA SUA HISTÓRIA

A prefeitura de Belo Horizonte se refere ao carnaval 2017 como o maior da história da cidade. A expectativa é de que a folia mobilize 2,4 milhões de pessoas, dos quais 500 mil são turistas e os demais, moradores locais. A estimativa é ousada, uma vez que o carnaval do ano passado registrou um quinto da estimativa de foliões que não residem em Belo Horizonte, cerca de 100 mil.
Segundo Aluizer Malab, presidente da Belotur, este prognóstico leva em conta o impacto da crise econômica, que deve inverter o sentido do fluxo de foliões que antes iam para outros municípios de Minas Gerais. 
Conforme dados da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), serão 416 desfiles organizados pelos 350 blocos cadastrados. Um aumento de 30% em relação à 2016. Com todos estes números, a expectativa é que a cidade aumente significativamente a receita turística direta. No ano passado, foram movimentados R$ 54,7 milhões. O pontapé inicial da folia aconteceu no último dia 11.  
O crescimento do carnaval de Belo Horizonte deve contribuir também para que Minas Gerais fique entre os três estados com maior receita no período, atrás de Rio de Janeiro e São Paulo e superando a Bahia. A conferir.  De acordo com um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as cidades mineiras devem ter faturamento de R$ 332,4 milhões durante a folia nos segmentos de hospedagem, alimentação e transporte.
Este cenário dificilmente se concretizaria sem a expansão do carnaval de Belo Horizonte. Se até anos atrás as festas no estado se concentravam em municípios do interior, com destaque para as cidades históricas, agora é na capital que as ruas recebem mais foliões. (Com a Agência Brasil).

391 DESFILES NO CARNAVAL DE RUA DE SÃO PAULO

Desde o último 17 e até 5 de março, o carnaval de rua da cidade de São Paulo terá 391 desfiles de blocos e dois palcos com atrações culturais no Anhangabaú e no Largo da Batata,. Este ano, a prefeitura determinou horários para a dispersão dos blocos, de acordo com a região onde se concentram: às 19h30 na Vila Mariana, às 20h em Pinheiros, às 21h na Lapa e até as 22h na Sé.
A região da Sé receberá o maior número de blocos em 2017, com 119 grupos de carnaval de rua, seguida de Pinheiros (89), Lapa (31), Vila Mariana (24) e Santana (17). Alguns blocos se apresentam mais de uma vez.
A prefeitura da capital paulista é responsável pelo cadastramento dos blocos e pela organização da infraestrutura de apoio aos foliões, como a limpeza pública, banheiros químicos, sinalização, fechamento de vias e a programação cultural nos palcos para ajudar a dispersão dos blocos nos bairros. O investimento na festa é de R$ 15 milhões, oriundos de patrocínio, o que permitirá à gestão municipal praticamente zerar os investimentos públicos na festa.
FOLIÕES E MORADORES - O prefeito em exercício, Bruno Covas, disse que o carnaval de rua de 2017 foi elaborado mantendo o conceito do projeto já existente: aberto, democrático e gratuito. Covas disse não esperar problemas com a dispersão dos blocos no horário estabelecido porque, segundo ele, o processo foi negociado e combinado com os organizadores em 150 reuniões. 
Além do horário, a prefeitura de São Paulo também decidiu limitar o número de foliões nos blocos de rua da cidade. A restrição, no entanto, será cumprida com base no “bom senso”, segundo o secretário municipal de Cultura, André Sturm. (Com a Agência Brasil). 
DEFILE DAS ESCOLAS -  A Liga Independente das Escolas de Samba dos grupos especial e acesso do carnaval de São Paulo divulgou a programação completa do desfiles das Escolas de Samba de São Paulo no Carnaval de 2017. É a seguinte:
Sexta-feira, 24 (Grupo Especial) - 01) Tom Maior. 02) Mocidade Alegre. 03) Unidos de Vila Maria.. 04) Acadêmicos do Tatuapé. 05) Gaviões da Fiel. 06) Acadêmicos do Tucuruvi.  07) Águia de Ouro.
Sábado  (Grupo Especial) - 01) Mancha Verde. 02) Unidos do Peruche. 03) Império de Casa Verde. 04) Dragões da Real. 05) Vai-Vai. 06) Nenê de Vila Matilde. 07) Sociedade Rosas de Ouro. 
Domingo, 26 (Grupo Acesso) - 01) Estrela do Terceiro Milênio. 02) Leandro de Itaquera. 03) Camisa Verde e Branco. 04) Independente Tricolor. 05) X9 Paulistana. 06) Imperador do Ipiranga. 07) Colorado do Brás. 08) Pérola Negra.
Os desfiles serão no Sambódromo do Anhembi, começando às 23h na sexta e as 22h 30min no sábado.

NA DOMINGOS OLÍMPIO: QUATRO DIAS DE MUITA FOLIA NO CARNAVAL DO POVÃO

O tradicional Carnaval da Avenida Domingos Olímpio começou a ganhar forma desde a última sexta-feira (17), com a montagem das arquibancadas e toda estrutura necessária para os tradicionais desfiles de Maracatus, Blocos, Escolas de Samba, Afoxés e Cordões. É lá  que se esses blocos tradicional da Capital levarão ao povo todas sua riqueza folclórica e alegria. 
A programação do desfile começará no próximo sábado e seguirá até a terça-feira de Carnaval, dia 28 de fevereiro. As 35 agremiações que desfilarão no local foram selecionadas via edital público, que neste ano contou com o investimento de R$ 894.000,00. Também estarão pela avenida os blocos dos sujos, como são conhecidos, e que tradicionalmente participam da festa.
Estrutura - A Avenida Domingos Olímpio receberá a mesma estrutura de arquibancadas do ano passado, que também é utilizada no Autódromo de Interlagos (SP) e no Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Trata-se de uma arquibancada mais segura e com um design diferenciado em relação aos anos anteriores.No total, há acomodação para 4.800 lugares por dia. Haverá também espaço para portadores de necessidades especiais.
OS DESFILES -  Conforme definido, eis a programação completa do que desfilarão na Avenida Domingos Olímpio:
Dia 25 de fevereiro (sábado) – MARACATUS:18h00 - Nação Pindoba - "Um Canto de Liberdade".18h40 - Rei Zumbi - "Maculele". 19h20 - Nação Palmares - "Na África fui Realeza, no Brasil Banzo e Tristeza, no Além-Mar Negra Nobreza". 20h00 - Nação Iracema - "15 Anos de Nação Iracema-Festa no Quilombo".20h40 - Nação Axé de Oxossí - "Maracatu; Guerra Bonita da Resistência".21h20 - Kizomba - "Em Terras Secas, Poeiras Irmãos". 22h00 - Filhos de Iemanjá - "Saudação a Oxossí, Filho Querido de Iemanjá". 22h40 - Solar - (Não Concorre). 
Dia 26 de Fevereiro (domingo) – MARACATUS - 18h40 - Nação Baobab - "Meu Maracatu, Dança na Sombra do Baobab". 19h20 - Nação Pici - "Oxum o Pavão das Águas".20h00 - Vozes da África - "Meu Maracatu se Veste de Ouro do Congo a Ouro Preto, de Galanga a Chico Rei". 20h40 - Rei de Paus - "A Mitologia Nagô e Yorubá, Contos e Lendas". 21h20 - Nação Fortaleza - "Mãe Pequena - Jenipapo Kanindé". 22h00 - Az de Ouro - "80 Anos do Maracatu Az de Ouro, uma Homenagem a uma Rainha Negra, Nzinga Mbandi". 
Dia 27 de Fevereiro (segunda-feira) - BLOCOS E CORDÕES - 17h20 - Unidos da Vila. 18h00 - Garotos do Benfica. 18h40 - Doido é Tu. 19h20 - As Bruxas.20h00 - Vampiros da Princesa. 20h40 - A Turma do Mamão. 21h20 - Princesa no Frevo. 22h00 - Balaku Baku Folia. 22h40 - Império da Vila. 23h20 - Barão Folia. 00h00 - Garotos do Parque. 00h40 - Prova de Fogo. 01h20 - Amigos do Zé.
Dia 28 de Fevereiro (terça-feira) - AFOXÉS E ESCOLAS DE SAMBA - 16h40 - Acabaca - (Não Concorre).  17h20 - Omorisá Odé. 18h00 - Obá Sá Rewá. 18h40 - Filhos de Oyá. 19h20 - Corte no Samba. 20h00 - Unidos do Acaracuzinho. 20h40 - Mocidade Bela Vista.  21h20 - Girassol de Iracema. 
22h00 - Tradição da Bela Vista. 22h40 - Império Ideal. 23h20 - Coração Benfica. 00h00 - Imperadores da Parquelândia. 00h40 – Colibri. 

MUSICAS SELECIONADAS E DIFERENTES: O FESTIVAL JAZZ É ATRAÇÃO NO CARNAVAL DO CEARÁ

Corey Harris atração internacional 
Uma das maiores atrações do Carnaval do Ceará, sem dúvida, é o Festival Jazz & Blues, que  chega à 18ª edição como a opção preferida de milhares de pessoas. Música de melhor qualidade e grandes nomes nacionais e internacionais estarão na rica programação do evento.  
O Festival acontece no período do Carnaval, em Guaramiranga, e depois da Quarta-Feira de Cinzas no Cineteatro São Luiz e Anfiteatro do Dragão do Mar, em Fortaleza.
Artistas locais, nacionais e internacionais estão no Festival Jazz & Blues, de 25 a 28 de fevereiro em Guaramiranga, e de 02 a 05 de março em Fortaleza. Na cidade serrana, shows, ensaios abertos, conversas, cortejo e teatro infantil compõem a programação, que acontece em sua maior parte na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida anualmente a cerca de 500 metros da Praça do Teatro Rachel de Queiroz.  
GRANDES NOMES EM CENA - O Festival convidou um time de peso para comemorar sua maioridade. Logo no primeiro dia, o público da Cidade Jazz & Blues no Maciço de Baurité vai cantar junto com o carioca Jorge Vercillo. Ele sobe a serra muito bem acompanhado! Além da banda formada pelos feras André Neiva (contrabaixos, vocal e direção musical do show), Misael da Hora (teclados e vocal), Claudio Infante (bateria) e Bernardo Bosisio (violão, guitarra e vocal), Jorge Vercillo recebe um convidado especial: o guitarrista Sandro Albert, gaúcho residente há 20 anos nos Estados Unidos, onde lançou seis CDs autorais com participações de grandes nomes do Jazz Americano e mundial. 
Na cidade serrana, shows, ensaios abertos, conversas, cortejo e teatro infantil compõem a programação, que acontece em sua maior parte na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida anualmente a cerca de 500 metros da Praça do Teatro Rachel de Queiroz. O grande público, além do clima serrano, convidativo para bons momentos, da música de qualidade, da boa gastronomia, terá excelentes condições para .passar momentos agradabilíssimos. 
JAM SESSIONS – Uma das selecionadas atrações  do Festival invade a madrugada com os famosas Jam Sessions,  quando os músicos se reuniam para tocar seus instrumentos com total liberdade artística. . A primeira, no sábado (25) à meia-noite, será com um tributo a Bob Dylan, comandado pelo cantor e guitarrista Felipe Cazaux, a cantora Nayra Costa e o cantor e violonista Nigroover. No domingo (26), sobe ao palco Denilson Lopes, músico autodidata, baterista e percussionista. Nasegunda-feia (27), será a vez da De Blues em Quando (DBEQ), formada por Alvin (guitarras e vocais), Diogo Farias (gaitas e vocais), Dudu Freire (baixo e backing vocais) e Aristides Cavalcante (bateria e backing vocais). Adriano Guineberg fecha a programação serrana do Festival,  comandando a Jam Session da terça-feira (28). O pianista, cantor e compositor paulista, que no fim da tarde divide o palco com Ana Cañas e Mamour Ba, apresenta outro 
SHOW INÉDITO  - Adriano Grineberg, um dos nomes mais importantes do cenário blueseiro nacional, está de volta ao Festival Jazz & Blues. O extraordinário pianista e cantor sobe ao palco com a cantora Ana Cañas e com o percussionista senegalês Mamour Ba para uma exclusiva apresentação em Guaramiranga, no dia 28 de fevereiro.
E para quem perder a inédita apresentação na “Cidade das Flores” ou simplesmente quiser repetir a experiência, o Festival Jazz & Blues oferece uma nova oportunidade no dia 02 de março, no palco do Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.
EM FORTALEZA - No pós Carnaval, de 02 a 05/03, e a mesma rica programação de Guaramiranga, os shows vão ter como cenário o Cineteatro São Luiz e o Anfiteatro do Centro Dragão do Mar.  Os workshops serão ministrados no Teatro Celina Queiroz

CURSOS E OUTRAS ATIVIDADES: NO PORTO DO MUCURIPE O NAVIO NORUEGUÊS SØRLANDET

O navio Sørlandet é um verdadeiro patrimônio norueguês. Há décadas ele serviu para formação de marinheiros e hoje está aberto para jovens de todas as idades que tenham interesse de aprender não só a velejar, mas também de preencher toda uma grade curricular a bordo – que inclui cursos de ciências, matemáticas, educação física, arte, literatura e redação, espanhol e etc. Atualmente o navio carrega 50 alunos a bordo e, embora maior parte seja da Noruega, também existem jovens de outras nações como Estados Unidos e Hong-Kong.
O navio acaba de percorrer a costa sul africana e está desde domingo, 19, atracado no caís do Mucuripe, onde ficará até a próxima sexta-feira, 24,. Hoje, o veleiro receberá o chef cearence Rodrigo Viriato, que possui um extenso currículo como sócio e chef executivo do Grupo Alices, professor de Gastronomia na Universidade Federal do Ceará e colunista de diversos veículos da imprensa local. 
O chef irá ministrar uma aula de culinária para os alunos a bordo do navio, para mostrar a eles um pouco da gastronomia brasileira. Em seguida, das 18h30 às 21h, será realizada uma recepção para convidados. Uma das grandes atrações da festa será a gastronomia do chef, que terá destaque o bacalhau da Noruega.
A programação continua amanhã, das 14h às 17h, quando acontecerá um seminário sobre aquicultura e frutos do mar na sede da parceira Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). 
"O navio-escola Sørlandet tem uma longa história de velejar ao redor do mundo e oferecer para jovens a oportunidade de conhecer outros países e culturas, bem como aprender sobre transporte internacional e marítimo. Estou muito satisfeita que o Sørlandet escolheu o Brasil, especificamente a cidade de Fortaleza/CE, como um de seus destinos em  2017. O Estado do Ceará tem muitas semelhanças com a Noruega, entre elas uma longa tradição de navegação marítima, e de exportação e produção de peixes. Espero que a visita do navio a Fortaleza seja o começo de uma relação frutífera entre a Noruega e esse Estado brasileiro", afirma Aud Marit Wiig, Embaixadora da Noruega no Brasil.

VOO DE INSPEÇÃO NO AEROPORTO DE JERICOACOARA

A FAB realizará, no dia 25 de março, o voo de inspeção para homologação do Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão – PAPI do Aeroporto de Jericoacoara. A data foi confirmada durante reunião realizada no Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, entre o assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias - DER, coronel Paulo Edson Ferreira, e o chefe de operações, coronel aviador Paulo Magela.
A inspeção será realizada pela aeronave laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo – GEIV da FAB, no Polo Turístico de Jericoacoara, no município de Cruz. Durante o voo, a equipe também realizará e avaliará o procedimento RNAV, responsável por fornecer aos pilotos a trajetória por meio do sistema GPS, que baliza a navegação aérea, além das rotas de aproximação para pousos e decolagens com operação de instrumentos (IFR) em SSVV em qualquer condição de tempo, seja ele diurno ou noturno.
O PAPI e o RNAV são itens obrigatórios, exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC para a certificação e início da operação de voos regulares comerciais do Aeroporto de Jericoacoara. Através de um sistema de luzes, o PAPI informa aos pilotos a altitude correta e precisa em que se encontra o avião, quando este se aproxima da pista para realizar o pouso. O equipamento é composto por quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a 5 milhas náutica (9,3 Km) durante o dia, e a 20 milhas náutica (37 Km) à noite. “A instalação do PAPI, acompanhado do RNAV, minimizará os problemas com cancelamentos de voos ou aterrissagens devido à condições meteorológicas desfavoráveis”, ressalta o coronel Paulo Edson.

LANÇADO COM ÊXITO O SATÉLITE SKY BRASIL-1

O SKY Brasil-1, um satélite de telecomunicações construído pela Airbus Defence and Space para a AT&T/DIRECTV, foi lançado com êxito do centro espacial em Kourou, na Guiana Francesa, a bordo do foguete Ariane 5. Esse foi o 77º voo consecutivo realizado com sucesso pelo veículo de lançamento de satélites da Europa.
SKY Brasil-1 é o 44º veículo especial baseado na plataforma Eurostar E300 construído pela Airbus Defence and Space e o segundo para a DIRECTV. Com uma massa de 6 mil kg e uma potência de 16 kW, o SKY Brasil-1 conta com dois painéis solares desdobráveis e diversas antenas desdobráveis e fixas.
A nave especial tem 7,5 metros de altura e 45 metros de largura quando os dois painéis solares estão desdobrados em órbita. O SKY Brasil-1 tem um sistema duplo de propulsão: um químico para o início da inserção em órbita e um elétrico para manter sua posição geoestacionária. O veículo foi projetado para ter uma vida nominal de 15 anos e carrega combustível suficiente para 20 anos de manobras em órbita.

ROTA DO SOL SEMANAL 21/02/2017 - ISSUU