Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

NINGUEM SE ENTENDE

Eita que baita confusão! Esta questão da construção de viadutos no cruzamento das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Junior está mobilizando opiniões contraditórias por parte da população de Fortaleza. A Prefeitura e muita gente do ramo defendem que a obra é de extrema necessidade para resolver a questão do tráfego na área. Enquanto isto, ambientalistas, defensores públicos e outros experts são contrários, apresentando seus argumentos, afirmando a degradação da natureza no Parque do Cocó ou irregularidades no licenciamento do projeto. Ambas as partes se dizem certas. O problema persiste e inquieta, sobretudo os que se dirigem de veículos ou para os lados da Avenida Washington Soares ou para a Praia do Futuro. O fato é que, enquanto não houver um pronunciamento definitivo da Justiça sobre o assunto, os ambientalistas continuarão acampados no local, o tráfego ali permanecerá caótico, sem uma solução viável à vista. Aqui ficamos pensando: como a vida agora é difícil de ser vivida? Não só Fortaleza como todas as cidades brasileiras, na parte específica da mobilidade urbana, atravessam momentos angustiantes quando seus habitantes se movimentam para ir ou voltar do trabalho ou por outros motivos. As nossas cidades não foram planejadas e mesmo as poucas que tiveram planejamento apresentam gravíssimos problemas de mobilidade urbana em razão da explosão populacional e da consequente expansão de suas áreas. Também por falta de uma visão futurista, não temos transporte público eficiente. Faltam metrôs, VLTs, trens e ônibus de qualidade para locomoção do povo. Dia a dia, milhares de automóveis, caminhões e bicicletas novos entram em circulação em todas as cidades. Nossa capital tem um acréscimo de seis mil automóveis todos os meses. São por ano 72 mil veículos só deste tipo circulando. Milhares de motos, acessíveis nos preços, em parte significativa aumentam a confusão do trânsito.  Problemão.   E os crescimentos das urbes não podem mais ser como antigamente. Agora há de se respeitar o que os órgãos especializados determinam em função de leis. Outro problemão. Não sabemos como viveria a população de grandes cidades brasileiras sem seus imensos túneis e viadutos, cortando rochas, passando por manguezais, de qualquer maneira atingindo a Mata Atlântica, a natureza. Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador como seriam?  Não temos ideia como é a “estória” nestes grandes centros, uma vez que continuam em expansão.  Aqui, em Fortaleza, nossa santa terrinha, o problema é tratado, pensamos, de modo emocional, com interesses em jogo por parte de ativistas, de técnicos de políticos interessados em tirar partido da situação. Soluções fantasiosas, de custos inimagináveis aparecem a toda hora nos meios de comunicação.  Certamente a Justiça há de oferecer um parecer definitivo. Não seria o caso, agora sim, de a população de modo global dizer o que pensa através de um plebiscito? 

FORTALEZA TERÁ O MAIOR GINÁSIO ESPORTIVO DO BRASIL

Ontem, pela manhã, o Governador Cid Gomes assinou, no próprio local, a ordem de serviço para a construção do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO-NE), na Avenida Alberto Craveiro, diante da  Arena Castelão. 
Os dois equipamentos juntos vão fazer parte do mais moderno, tecnológico e inteligente complexo de excelência esportiva do Brasil. O projeto terá área total de 85.922,12m², sendo  45.117,87m² de área construída. Abrigará 26 das 32 modalidades olímpicas e prevê quadras, salas para lutas, piscinas, pistas de atletismo, campo de futebol e ginásio poliesportivo de padrão internacional. Também está previsto hotel, praça de alimentação e alojamento para até 172 atletas.
O novo ginásio terá três eixos desportivos: educacional, que despertará e estimulará os estudantes a prática esportiva; o participativo, para que a comunidade faça do equipamento uma área de lazer de qualidade e saudável e o deporto de alto-rendimento, voltado para os atletas e para a prática de esporte competitivo. 
No CFO será construída uma passarela para pedestre, que o ligará diretamente a Arena Castelão. O empreendimento, que será um dos mais completos do Brasil e receberá recursos dos Governos do Estado e Federal no valor de R$ 226.868.871,15, conforme anunciado pela presidente Dilma Rousseff em visita ao Ceará no último mês de abril.
O novo destino esportivo do Ceará abrigará o maior ginásio esportivo do Brasil – o único retrátil. Ele será multiuso e terá capacidade para 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil pessoas (modo evento), além de camarotes, bares, salão e sala tecnológica para transmissões. Haverá piscinas (olímpica e de saltos ornamentais), campo e pista de atletismo; ginásio para ginástica olímpica e lutas; pistas de skate e BMX; quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro; alojamentos para até 248 atletas e heliponto. A construção será feita pelo Consórcio Complexo Olímpico do Ceará com as Construtoras Galvão Engenharia SA e Recoma Construções Comércio e Indústria LTDA.
ESTRUTURA – O complexo do CFO será habilitado para as seguintes práticas esportivas: atletismo, natação, badminton, nado sincronizado, basquete, P
pentatlo, boxe, rugbi, ciclismo, tênis, handbol, taekwondo, esgrima, tênis de mesa, futebol, tiro com arco, ginástica, triatlo, halterofilismo, voleibol, hóquei,vôlei de praia, judô, polo aquático, luta e saltos ornamentais
INFORMAÇÕES BÁSICAS - Valor da Obra: R$ 226.868.871,15. Área construída: 45.117,87 m2. Financiamento: Governo do Estado e Governo Federal. Ginásio: 17. 100 pessoas sentadas (modo jogo) 20 mil pessoas (modo evento). Camarotes, bares e salão multiuso. Piscinas: Olímpica e de salto ornamentais. Campo e pista de atletismo. Ginásio para ginástica olímpica e lutas. Pistas de skate e BMX.
Quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro. Alojamentos para até 248 atletas. Heliporto para duas aeronaves. 

PROTEÇÃO A COMPRADORES PASSAGENS AÉREAS

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 359/2012, que obriga empresas aéreas a serem mais claras com o consumidor na hora de vender passagens, foi aprovado ontem (14) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. De autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a matéria determina que os valores das taxas para remarcação, cancelamento e reembolso do bilhete aéreo precisam estar escritos de forma clara e destacada no contrato.
A intenção é aperfeiçoar o regime de liberdade tarifária com a adoção de dispositivos que coíbem determinadas práticas abusivas ao consumidor. Pelo texto, fica proibida a cobrança de valor superior ao preço do bilhete pela remarcação, cancelamento ou reembolso da passagem, algo que pode ser benéfico se a passagem foi comprada em promoções. Emenda apresentada pelo relator, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), estabelece que a cobrança por remarcação, cancelamento e reembolso, ainda que calculada cumulativamente, não poderá exceder a 10% do preço pago pelo comprador para cada trecho.
Também fica assegurada ao consumidor a utilização para cancelamento do bilhete do mesmo canal empregado por ele para a compra da passagem. Muitas vezes a compra feita online só pode ser alterada nos balcões das empresas. Fica garantido ainda um prazo de arrependimento de duas horas após a aquisição do bilhete por canais de vendas não presenciais, de modo a corrigir eventual erro que o cliente tenha cometido ao contratar o serviço. A proposição obriga ainda as companhias aéreas a oferecer ao consumidor passagem em classe tarifária na qual não incida qualquer restrição ou multa, assegurando a possibilidade de escolha conforme o interesse e disponibilidade do comprador.
A proposta tramita em conjunto com o PLS 364/2012, de autoria do senador Ivo Cassol (PP-RO), que obriga as empresas aéreas a informar a quantidade de assentos em cada classe tarifária, o custo e restrições de cada classe e a quantidade de assentos vendidos. Esse segundo projeto, por ser mais novo que o do senador Vital , acabou sendo por ele incorporado – como prevê o Regimento Interno do Senado.
O PLS recebeu decisão terminativa na comissão (Agência Senado)

TRANSATLÂNTICO VAI 14 VEZES A CABEDELO EM 2014

O 'Destino Paraíba' entra definitivamente na rota dos cruzeiros marítimos. Na terça-feira (13), representantes da empresa BCR- Brazilian  Cruises  Representation, de São Paulo, fizeram o lançamento da programação dos cruzeiros para a próxima temporada. Serão 14 escalas no Porto de Cabedelo, no período de 29 de novembro a 20 de abril do próximo ano. O evento reuniu os presidentes da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, e da Companhia Docas, Wilbur Jácome, trade turístico e jornalistas, durante um café da manhã, no Hardmam Hotel, em João Pessoa.
No roteiro do transatlântico Louis Aura estão Fernando de Noronha, Recife, Natal, Fortaleza e João Pessoa. A estimativa da BCR é que, durante a temporada, mais de 15 mil turistas e tripulantes visitem a grande João Pessoa. A embarcação têm capacidade para 750 passageiros e 350 tripulantes.
De acordo com o diretor da BCR, Milton Sanches, o potencial turístico do 'Destino Paraíba', os serviços portuários em geral e a determinação da parceira com o Governo do Estado, por meio da PBTur, Companhia Docas de Cabedelo, entre outras instituições, foram fundamentais para atrair a sua empresa para a retomada de João Pessoa na programação dos cruzeiros marítimos. Já o presidente da Companhia Docas, Wilbur Jácome, disse que em breve será iniciada a obra do terminal de passageiros do Porto de Cabedelo, o que vai facilitar a operação, melhorar o conforto e a segurança dos turistas.
Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a retomada dessa operação é muito importante para a divulgação do 'Destino Paraíba', pois João Pessoa e o litoral paraibano são dois dos maiores atrativos turísticos do Estado. 

IV FÓRUM DE DEFICIÊNCIA E ACESSIBILIDADE

A Construtora Mota Machado patrocinou o IV Fórum de Deficiência e Acessibilidade que aconteceu ontem,  de 8h às 21h,  no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Promovido pela Arte Pensamento, o evento também conta com parceria do Governo do Estado e da Fiec. 
Durante todo o dia, o IV Fórum de Deficiência e Acessibilidade promoveu debates relacionados ao tema, além de avaliar os avanços gerados com a implementação das leis vigentes, apontando as potencialidades e as vulnerabilidades de iniciativas que buscam melhorar e assegurar os direitos das pessoas com necessidades especiais. Além disso, esta edição apresentou, pela primeira vez, pesquisas e sugestões de tratamento de doenças neuromusculares. Houve também  o lançamento do livro “Quase tudo de mim. Relatos de lutas, superações e vitórias”, da autora Nice Arruda. 

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A 4ª EDIÇÃO DO FTN

Estão abertas as  inscrições para a 4ª edição do Fórum de Turismo de Negócios, que acontecerá nos próximos dias 10 e 11 do próximo mês  setembro, no Jurerê Beach Village, em Florianópolis (SC). O evento contará com palestras de qualificação, mostra de turismo e  atividades alternativas visando qualificar os profissionais e promover o turismo.
As inscrições podem ser realizadas pela internet no site www.ftnonline.com, no link credenciamento. Caravanas com agentes de viagens de Minas Gerais, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul estão sendo organizadas para que os profissionais conheçam, divulguem e vendam os produtos e serviços de turismo.
Destinos nacionais e internacionais e empresas de turismo já confirmaram a participação na Mostra de Turismo, onde vão expor seus produtos e serviços para os profissionais do turismo.

CADASTUR VAI FICAR MAIS SIMPLES

O sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no turismo, o Cadastur, ficou mais simples e inclusivo. A partir de agora, os pequenos empreendedores individuais, como jangadeiros e bugueiros, podem fazer parte do cadastro de prestadores de serviço do setor em qualquer categoria. Ao se cadastrarem, eles passam não só a ter regras para atuar, como se beneficiam das vantagens dos cadastrados.Também não é mais necessário apresentar alvará de funcionamento para obter o cadastro. 
As mudanças na portaria 130/2011 do MTur também tornou explícita a permissão de cadastrar veículos prestadores de serviços de terceiros, já que a própria Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) permite, desde que se comprove o vínculo entre a empresa e o seu proprietário. 
A portaria aumentou o prazo de renovação de cadastro de guias, de dois para cada cinco anos. A medida economiza recursos e mão de obra com a emissão do documento. Hoje são confeccionadas cerca de 800 carteirinhas por mês. As mudanças serão implementadas até o final do ano.

9ª CONFERÊNCIA DA RIOB : A QUESTÃO DA ÁGUA É PREOCUPAÇÃO MUNDIAL

Destaque
Os diversos segmentos mundiais, aí incluído também o turismo, tanto das grandes capitais como das cidades com menos importância demográfica, têm expressado preocupação com a questão da água para o consumo humano e demais atividades da vida da sociedade.  Isso está sendo demonstrado na 9ª. Conferência Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas, que começou anteontem em Fortaleza e terminará amanhã, 16, reunindo 80 delegações de 62 países de quatro continentes que  debatem  e trocam  experiências de boas práticas em recursos hídricos desenvolvidas pelos organismos de bacias hidrográficas implantadas em todo planeta.
A solenidade de abertura da RIOB 2013, na noite de terça-feira, no Marina Park Hotel,  foi um acontecimento que bem marcou a importância do evento, com o português, o espanhol, o francês e o inglês se entrecuzando.   O salão Atlantic Hall ficou repleto de altas personalidades mundiais, destacadas principalmente no setor de águas. O consagrado artista Waldonys, com interpretação primorosa do Hino Nacional do Brasil, além de fazer uma incursão de como a sanfona é internacional, foi o responsável pela primeira parte da programação.
DISCURSOS - Abriu a pauta de discursos o engenheiro Lupércio Ziroldo Antônio, presidente da Rede Brasil e coordenador geral da Conferência. Seguiram-no os seguintes oradores: Atanaska Tuntova, Presidente da Rede de Organismos da Bacia da Europa Central e Oriental e do Mar Egeu; Victor Dukhovny, Secretário Geral da Rede de Bacias da Europa Oriental e Ásia Central; Maria Ángeles Ureña, presidente da Rede Mediterânica de Organismos de Bacia e  presidente da Confederação Hidrográfica do Jucar, na Espanha; Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial de Águas; Ney Maranhão, Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano; Tracy Sithabile Molefi, presidente da Rede Africana de Organismos de Bacia, diretora  do Ministério de Minerais, Energia e Recursos Hídricos de Botsuana; Gerardo González, presidente da Rede Latino Americana de Organizações de Bacia, autoridade nacional do Meio Ambiente no Panamá; Abel Jimenez Alcazar, representante da presidência da Rede de Organismos  de Bacia na América do Norte, gerente de Conselhos de Bacia, Comissão Nacional da Água, México;  Kabiné Komara, presidente mundial da RIOB, Alto Comissário da Organização para o Desenvolvimento do Rio Senegal; representando o governador Cid Gomes, o secretário dos Recursos Hidrícos do Governo do Ceará César Augusto Pinheiro; finalmente, encerrando  a solenidade,  Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, representando a Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabela Teixeira.  
HOMENAGENS – O presidente da RIOB, Lupércio Ziroldo, no final da solenidade, entregou placas homenageando os drs. José Machado, defensor de nossas águas e competência técnica na gestão de recursos hídricos; Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água, pela sua história e competência técnica; e Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas,  pela competência técnica na gestão de recursos no Brasil.
Após a solenidade, nos jardins do Marina, houve um coquetel de confraternização. 
Ziroldo com os homenageados: José Machado,
  Vicente Andreu Guillo e Benedito Braga 
 ATIVIDADES - Hoje, 15, a 9ª. Conferência Mundial da Água prosseguirá com os trabalhos, pela manhã e a tarde. A partir das 8h30 haverá depoimentos e debates sobre “A participação do poder público, usuários de água e a sociedade civil no processo de gestão das águas”, seguindo-se “O papel dos organismos de bacia na gestão de lagoas, rios e aqüíferos transfronteriços”, “O financiamento da gestão das águas e dos organismos de bacia” e uma mesa redonda sobre o  Fórum de Organismos de Cooperação Internacional. Todos os depoimentos na conferência estão pedindo melhor reforço e atenção na gestão das águas.
Ao final do dia hoje  será emitido o documento conclusivo  do conclave com as recomendações aprovadas nas diversas etapas da conferência. Amanhã, 16, os participantes visitarão a transposição de água bruta do Jaguaribe para a Região Metropolitana de Fortaleza.

NOVIDADES VARIADAS NA ABAV 2013 - FEIRA DAS AMÉRICAS

Após funcionar vários anos  no RioCentro (foto), a  ABAV - Feira de Turismo das Américas, agora em São Paulo,  está repleta de novidades.  Nesta  41ª edição,  o evento, que se desenvolverá entre os dias 4 e 8 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, já na festa de inauguração,  contará com a animação da “Champagne Party”, oferecida pela rede portuguesa de hotéis Dom Pedro Hotels, na quarta-feira, dia 4 de setembro, às 23h, no Club Disco, em São Paulo. Os bilhetes para participar da festa de abertura serão distribuídos no estande Dom Pedro Hotels, localizado na Rua J, estande 54.
Pela primeira vez, a Holanda trará o seu tradicional queijo gigante à Feira, acompanhado com o logo da ABAV. Com a presença de representantes da Associação, o corte oficial será no dia 4 de setembro, às 17h, na Sala Vip. Outra atração é a presença do grupo de dança da Indonésia, que fará uma apresentação exclusiva durante a Feira, dando a oportunidade aos participantes de conheceram um pouco mais a cultura do país. Outro exemplo de destino que apresentará os encantos de sua cultura, arte e gastronomia é o Peru. O país está confirmado na feira e dará destaque à capital, Lima, e à cidade de Cusco, a 130 quilômetros de Machu Picchu e uma das regiões da América do Sul que mais atrai turistas. Dentre os destinos brasileiros, o estado de Minas Gerais levará a novidade do MinasPass, cartão eletrônico que dá acesso aos principais pontos turísticos mineiros.
Além de todas essas atrações e novidades já confirmadas, o evento contará com estreantes expositores. Pela primeira vez no evento, esta será uma oportunidade para divulgarem destinos, hotéis e companhias aéreas. Entre eles estão: os destinos Coréia, Maldivas e Holanda e os hotéis Hotel.info e Hotel DO. A empresa aérea Air Europa também estará presente pela primeira vez na feira da ABAV, assim como o Bedsonline, um dos principais fornecedores de hotéis e serviços no mundo.
Entre outros diferenciais da ABAV 2013, vale conferir os seguintes atrativos: Vila do Saber, Ilha Corporativa ABRACORP, 40º Encontro Comercial Braztoa, Caravanas de Agentes de Viagens, Rodadas de Negócios, Área de Ski e Neve, Assistência Viagem, Aldeia dos Sabores, Artesanato, Compradores Convidados e Espaço Empreendedor.
A 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas é realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), que comemora neste ano 60 anos de serviços prestados em favor do desenvolvimento sustentável do setor.

TERMINA SÁBADO O ICOM RIO-2013

Importante reunião da Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus começou no último  sábado, 10 na Cidade das Artes, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro,   tendo seu final marcado para o sábado vindouro,17.  
Esta 23ª Conferência (ICOM Rio 2013) está debatendo temas como cooperação entre instituições, difusão de conhecimento, preservação do patrimônio mundial, combate ao tráfico de bens culturais e intercâmbio, formação e ética profissional. Com a mesma, será realizada a Feira de Museus, um espaço para negócios e exposição de produtos e serviços dirigidos ao setor
O evento, que conta com o apoio do  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, reúne  representantes dos 31 comitês internacionais do Conselho, congregando 30 mil profissionais de museus, distribuídos por 137 países, com a  presença de cerca de 4 mil participantes de 100 países. 
DESTAQUES -  Recentemente reinaugurado, o Ateliê de Pintura de Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio, é um dos destaques. Reaberto no sábado, 3 do corrente, em comemoração alusiva aos 104 anos de nascimento do arquiteto, paisagista e artista plástico — completados no domingo, 4 —, o local foi reformado com apoio do edital público do Programa de Preservação de Acervos do BNDES. 
Com apoio também  do BNDES, o Museu Casa do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, está incluído no roteiro da ICOM Rio 2013. Considerado o maior museu de arte popular do País, a Casa do Pontal reúne o acervo do designer francês Jacques Van de Beuque, composto de quase 8 mil peças, criadas por mais de 200 artistas de 24 estados do Brasil

III CEARÁ DAS RABECAS: MEMÓRIA, MÚSICA E TRADIÇÃO

 Mestre João Geminiano
Um festival que ressalta e engrandece as tradições culturais nordestinas começou na última terça-feira, 13. É a terceira edição do Ceará das Rabecas que prosseguirá até o próximo domingo, 18, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mostrando a tradição do instrumento e a manifestação cultural que o envolve. 
Treze rabequeiros apresentam-se no palco, também  plataforma de expressão para orquestras, violeiros e pífanos. O público  pode  conferir apresentações de artistas oriundos de dezessete municípios cearenses, entre eles: Juazeiro do Norte, Quiterianópolis, Baixio, Tauá, Varjota e Quixeramobim. 
Mantendo o intuito de ser um espaço de relação com as várias vertentes que envolvem a manifestação rabequeira, o Ceará das Rabecas continua com as atividades de formação. Neste ano, o Seminário Cultura e Tradição traz uma discussão acerca do cenário cultural que se desdobra em dois aspectos. No primeiro dia de atividades (17), a diversidade de expressões culturais encontradas na região do Cariri será tema da mesa que terá como convidados Marcio Mattos (Música da UFC Cariri), Joseilda Muniz (Pesquisadora em memória das tradições Orais e de sua relação com o escrito), Lucia Helena de Brito (Pesquisadora em Cultura Popular e Práticas Socioculturais de Leitura (UECE)) e Paulo Mouta (Luthier da AGUA). Já no segundo dia (18), o assunto é bandas de música no contexto cearense. José Brasil de Matos Filho (Escola de Música da UFC Sobral), Rômulo Santiago (Projeto Fortalecimento Musical para Bandas de Música da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), Wellington Sousa (Compositor e arranjador) e Sanae Som (Pesquisadora em Patrimônio Imaterial pelo IPHAN) vão conversar sobre a importância destas composições que alegram as comunidades. 
O conhecimento a ser passado durante as oficinas segue a mesma linha dos anos anteriores: xilogravura, fotografia, construção e toque de rabecas. Entretanto, a terceira edição do evento vem com três boas novidades: a realização de atividades em diferentes ambientes públicos, uma exposição fotográfica e um roteiro de apresentações musicais itinerantes pela cidade. 
O chamado Rabecas de Bolso consiste em uma série de shows de rabequeiros realizada nos dias 15 e 16 de agosto em espaços abertos como os terminais de Messejana, Siqueira, Estoril, Biblioteca Dolor Barreira e Cuca Che Guevara.
Outra novidade será iniciada no dia 16 de agosto. No Espaço Multiuso do Dragão, às 18h30min, acontece a inauguração da exposição Velhos Novos Rabequeiros, com fotografias de Francisco Sousa e curadoria de Gilmar de Carvalho. O acervo foi gerado ao longo da pesquisa realizada há mais de dez anos através de vivências com moradores dos sertões cearenses que revelaram estórias de fé, emoção e sonhos.
O III Ceará das Rabecas tem o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e  apoio institucional do Governo Federal - através da Lei de Incentivo à Cultura, e Articule Captação Sustentável.  A realização e produção e da Mungango Produções.

EM COGITAÇÃO: AEROMOVEL PARA TODO O BRASIL

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, promoveu ontem, (14/08), a primeira reunião para tratar da criação, em Porto Alegre, do Centro de Tecnologia para o Desenvolvimento da Mobilidade Urbana. A reunião foi no seu gabinete, em Brasília, com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o presidente da Trensurb, Humberto Casper e as equipes técnicas dos dois ministérios. “É importante estender os conhecimentos de tecnologias, como a do aeromovel, para todo o Brasil. A Trensurb poderá ser a empresa de referência para aplicação dessas novas tecnologias em mobilidade urbana”, disse o ministro Aguinaldo Ribeiro. 
A ideia surgiu no último sábado (10/08), em Porto Alegre, durante a inauguração, pela presidente da República, Dilma Rousseff, do primeiro aeromovel do país, que liga o aeroporto Salgado Filho à estação de trem com acesso ao centro da cidade.  Na ocasião, Aguinaldo Ribeiro disse que a implantação de um polo de desenvolvimento de tecnologias em mobilidade urbana poderá, nos próximos anos, atender as demandas do país.
O aeromovel é uma tecnologia 100% nacional, desenvolvida pelo engenheiro gaúcho Oscar Coester. É um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves e não motorizados, com baixo impacto ambiental. A sua propulsão é pneumática. O ar é soprado por ventiladores centrífugos industriais de alta eficiência energética, através de duto localizado dentro da via elevada.  
O projeto foi executado por 59 empresas envolvendo mais de mil profissionais do setor. “É um diferencial para o Brasil. Um sistema sustentável com baixo custo operacional”, disse o Humberto Casper, presidente da Trensurb. 
A próxima reunião, com data ainda a ser confirmada, discutirá as linhas de financiamento para implantação do Centro de Tecnologia para o Desenvolvimento da Mobilidade Urbana.( Assessoria de Comunicação Social - Ministério das Cidades)

ECONOMIA APLICADA PARA PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Sebrae-CE, realizará na capital cearense o Curso de Economia Aplicada para Profissionais de Comunicação. As aulas são gratuitas e serão realizadas de 26 a 29 de agosto, no auditório do Sebrae (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Térreo), das 18h30 às 22h.
O curso foi criado em 2009, e a edição de Fortaleza será a primeira do ciclo de comemorações pelos 50 anos do Ipea, a serem celebrados em 2014. O objetivo é aprofundar e atualizar o conhecimento dos profissionais da comunicação sobre temas econômico-sociais e suas análises e pesquisas nas diversas áreas: urbana e regional, social, macroeconômica, internacional e setorial. Além disso, os participantes poderão conhecer e tirar dúvidas sobre o processo de desenvolvimento e indicadores econômicos do estado.
Esta será a décima segunda edição do curso, que já foi ministrado para cerca de 1.750 participantes em 11 capitais: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, São Luís, Belém, Manaus, João Pessoa, Vitória e Salvador.
O curso é destinado a qualquer profissional da Comunicação. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas até o dia 22 de agosto, quinta-feira, ou até o preenchimento das vagas disponíveis, por meio da ficha de inscrição. Para mais informações, acesse o portal www.ipea.gov.br. Haverá certificado para os participantes.

INTERIORIZAÇÃO DO TURISMO EM ALAGOAS

Piranhas as margens do rio São Francisco
O estado de Alagoas foi o primeiro do país a apresentar um plano de turismo com as novas Diretrizes do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.  Alinhado às novas diretrizes, o plano  prevê identificação de regiões com vocação turística, investimentos em qualificação profissional, infraestrutura e gestão do turismo.
O objetivo do Estado é levar o turismo para o interior do estado e valorizar regiões de quilombolas, antigos engenhos de cana de açúcar e centros históricos como Penedo, Marechal Deodoro e Piranhas, além dos 230 km de praia e do rio São Francisco, que corta 12 municípios.
O plano de turismo prevê, entre outras metas, o aumento de 20% no fluxo de turistas; acréscimo de 15% no tempo de permanência do visitante; aumento do gasto médio em 20% e elevação dos empreendimentos registrados no Cadastur (o cadastro dos prestadores de serviços turísticos) em 20%. As metas devem ser atingidas até 2016.Se as metas forem alcançadas, Alagoas deve passar do 16º destino mais procurado para a 7ª posição.
Interlocutor do Programa de Regionalização de Alagoas, Renato Lobo, afirma que é essencial investir em qualificação profissional, especialmente em um estado que tem o pior índice de desenvolvimento humano (IDH) do país. 

QUIXERAMOBIM FESTEJOU 224 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Marco geográfico do centro do Ceará
Embalado pelo afago dos quixeramobienses, o município festejou mais uma semana de seu aniversário. Foram sete dias de eventos cívicos e culturais por toda a cidade.
Na  programação final, anteontem, 13,  o prefeito Cirilo Pimenta, o professor Marum Simão e o ex-deputado Leorne Belém, além dos demais convidados, estiveram participando do Papo Cultural “Memórias de Quixeramobim”, promovido pelo SESC Ler. Continuando a programação do dia, realizou-se  a solenidade para autorização da construção da Praça de Centros de Artes e Esportes Unificados, no Conjunto Esperança. À noite, na Praça da Prefeitura ocorreu a apresentação d bandas de forró. 
Ontem, 14, data em que  o município festejou sua emancipação política,  o TJ 10.020 iniciou a programação realizando a tradicional "Corrida Rústica".  Em seguida,  foi  rezada missa em ação de graças na Igreja Matriz de Santo Antônio e houve o corte do bolo comemorativo de 10 metros,  partilhado no Paço Municipal para encerrar os festejos. 
A HISTÓRIA - Com 224 anos, Quixeramobim cresceu às margens do rio que se chamava Ibú e que hoje leva o nome do município. Os primeiros quixeramobienses habitaram em torno de uma pequena capela construída na Fazenda Santo Antônio do Boqueirão, no início do século XVII, sob as bênçãos de Santo Antonio. Na sede do município está localizado o centro geográfico do Estado, motivo pelo qual carinhosamente é chamado de coração do Ceará.
Com pouco mais de 72 mil habitantes, o município é conhecido, ainda, pelo perfil hospitaleiro de sua gente que, como diz o hino do município, “Deus quer feliz!”. 

O PICI TEM UM MUSEU DE CULTURA POPULAR

Interior do Museu Boneca de Pano
Ontem, pela manhã, foi inaugurado o Museu Boneca de Pano (MBP) no bairro Planalto Pici. O museu será  um espaço de promoção difusão e preservação da cultura popular de tradição com foco no universo da boneca de pano.
O projeto é uma parceria do MBP com a Escola Municipal Adroaldo Teixeira Castelo, que desde 1998 vem desempenhando  papel social junto à comunidade,  com oficinas e eventos, contribuindo para inclusão cultural e geração de renda. 
Na inauguração, houve  extensa programação durante todo o dia. Pela manhã, apresentação da camerata do Projeto Criança Feliz, histórias contadas, visita guiada ao museu e “coffee break” para convidados. Durante a noite, aconteceu  cortejo do Maracatu Nação Pici, apresentação teatral e musical (Instrumental Cordas que Falam, sanfoneiro e as bandas Sistema Nervoso e Oco do Mundo).

SINALIZAÇÃO EM CIDADES HISTÓRICAS

Na semana passada, dia 8,  houve a liberação por parte do Ministério do Turismo de R$ 19 milhões para a sinalização em cidades históricas. Os 34 municípios que receberão os recursos estão entre os contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Turismo. O objetivo da liberação de hoje é melhorar a localização dos visitantes esperados no ano que vem, atraídos pela Copa do Mundo.
Belém, Florianópolis - R$ 1 milhão cada  foram as cidades que receberam maiores verbas. Em seguida, vêm, Ouro Preto (MG), R$ 650 mil, Diamantina (MG), Laguna (SC), São João del Rey (MG) e Pelotas (RS) - R$ 550 mil cada um. O Ceará foi  contemplado com R$ 800 mil,  sendo 500 mil para Sobral, e R$ 300 mil para Aracati. 

O CEARÁ APRESENTA O SEU TURISMO

A partir de amanhã, 16, o turismo do Ceará está sendo promovido nas principais cidades argentinas, através  do XI Road Show Interior Top Dest. O evento vai promover encontros de negócios entre os representantes dos destinos e aproximadamente 100 agentes de viagem de cada uma das principais cidades - Buenos Aires, Rosário, Paraná, Córdoba, Tucuman,  Cafayate, Salta, Mendoza e Neuquén.
Nos  encontros, a equipe da Setur /CE  apresenta o Centro de Eventos do Ceará (CEC) e o potencial local para o turismo de negócios; além dos atrativos naturais das praias, das serras, o turismo religioso e o turismo de aventura.
TAMBÉM NO PERU - A capital peruana recebe no dia 27 de agosto o evento Brasil: Destino Sensacional, organizado pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), que visa promover as 12 cidades-sede da Copa 2014. Com sua representação, o Ceará apresentará o que tem de melhor em turismo, seja de negócios, culturais ou de lazer.  São esperados em Lima dois mil participantes, entre operadores, agentes de viagem, empresários do setor e profissionais de imprensa.

ROTA DO SOL SEMANAL 15/08/2013 - ISSUU