Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de maio de 2014

CALEIDOSCÓPIO - AGRADÁVEL REENCONTRO / CAMPINA GRANDE

AGRADÁVEL REENCONTRO
Fazia alguns anos que íamos a João Pessoa. Mais anos ainda, voltamos a Campina Grande. Quanta surpresa agradável! A capital pessoense  como que num espetáculo de mágica tomou ares de grande metrópole, sem muito dos males observados em outros centros mais famosos  do país. O Centro Histórico quase não sofreu  transformações substanciais. Os prédios, o comércio e a vida do dia a dia continuam para dar um toque de doce nostalgia. Contudo, a cidade se alargou muito,  seguindo uma forma urbanística moderna, com algumas centenas de edifícios de arquitetura arrojada. Avenidas largas, com todos os toques acessibilidade. A da beira-mar do Cabo Branco  é um bom exemplo, com pistas exclusivas para caminhadas e  ciclovias. Na praia, campos de esportes de largas dimensões Uma norma: de cinco às oito horas, o trânsito fica proibido para  veículos,  assegurando as caminhadas e passeios. O turista tem muito que ver em João Pessoa. É de notar o desvelo e  predileção do povo pela sua cultura, sob os vários ângulos e preferências. Lembrei-me de tempos atrás  ao rever a  Casa da Pólvora,  o Casarão dos Azulejos, a igreja  da Ordem Terceira de São Francisco e a de Nossa Senhora das Neves  (Catedral Basílica), ambas tomadas pelo Iphan. Passei pelo   Parque Sólon de Lucena e o Ponto de Cem Reis. Vi novidades como a ótima Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Arte e a construção em parte final do
Centro de Convenções de João Pessoa, equipamento de larga projeção e que, certamente, vai multiplicar o turismo da capital paraibana.  Enfim, a cidade precisa de ser vista pelos que têm bom gosto.

CAMPINA GRANDE 
A mesma sensação que experimentei em João Pessoa repetiu-se,  ao rever Campina Grande. No passado, imponente no alto da Borborema, era uma terra em que seu povo já se orgulhava pelo grau de progresso. Dominava como ainda hoje domina dezenas de municípios do seu entorno. Todos iam e, segundo me informaram, ainda vão se abastecer de bem materiais e culturais. A lenda era que em Campina  “se fazia até relógio Ómega”. As faculdades de Medicina e de Engenharia já eram referência em todo o Brasil.  Paraíso dos camioneiros, lojas e oficinas de carros se encontram por toda parte. Comércio ativíssimo, poucos hotéis, mas de boa qualidade. Saudades do Hotel Majestic, no centro da cidade. Saudades quando pela primeira vez cheguei, jovem que era,  como jogador do Ceará, para enfrentar o Treze, o tradicional “Galinho da Borborema”. Hoje, já dentro dos “dois violões sem pescoço”, muita nostalgia, recompensada pela alegria de encontrar uma terra de progresso acelerado e que continua altiva,  referencial. Manteve o que era bom e alcançou largos lastros de  cidade pioneira,  moderna e febricitante. A qualidade de vida e satisfação reflete-se no rosto do campinense. É com junta razão que sua população se orgulha em promover  o “Maior São João do Mundo”, de ser um dos principais centros de pesquisa, ciência, tecnologia e educação do país,  pioneira na exportação de softwares,   destaque na indústria e no turismo.  Ainda mais, é com justiça chamada de “Cidade Universitária”, com faculdades tocadas professores competentes, muitos  PhD ou doutores, com mais de 52 mil universitários em suas 18 instituições de ensino superior. Ainda mais, não é todo estado que tem, como Campina Grande, o maior polo tecnológico da América Latina. Por fim, para encher mais a vista, o Garden Hotel Resort, na entrada da cidade, um equipamento turístico que se insere entre os melhores do Brasil.

EXCELÊNCIA NA QUALIDADE - ENCONTRO ENFOCA HOSPEDAGEM E GASTRONOMIA

Manoel Cardoso Linhares e Alexandre Sampaio
Importante acontecimento que lotou grande salão do Seara Hotel, realizado ontem,  à tarde, tratou dos diversos aspectos envolvendo a excelência de qualidade em hospedagens e gastronomia.
Uma realização da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, do Sindicato Intermunicipal de Hoteis e Meios de Hospedagem  do Ceará e do Sindicato dos Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffet e Similares do Ceará e contando o apoio da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Priscila Eventos e Promoções, o Encontro ´Excelência na Qualidade em Serviços para os segmentos de Hospedagem e Gastronomia prendeu a atenção do lotado auditório, uma vez que os temas despertaram muito interesse, notadamente pelo fato de serem tratados por consagrados “experts” dos cenários nacional e internacional.
Na abertura dos trabalhos, o empresário Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, fez uma abordagem sobre os diversos aspectos da temática do Encontro, o mesmo acontecendo em relação ao orador seguinte, empresário Manoel Cardoso Linhares, presidente no Ceará do Sindihotéis, 
Grande destaque foi a palestra técnica do consultor da FBHA, Rocardo Bezamat, que, com minucias, discorreu  sobre o uso e consumo de energia elétrica, notadamente enfocando os segmentos de hotéis e gastronomia,
Para fechar com “chave de ouro” o evento, a consagrada palestrante Surama Jurdi, reconhecida pela implantação do conceito Resultado Sustentável e especialista na idealização de treinamentos para equipes de venda e liderança, prendeu por cerca de duas horas a atenção do auditório. Versátil e profunda conhecedora na sua área de atuação, Surama Surdi referiu-se aos empresários mais bem sucedidos mundialmente na sua área de negócios, mostrando a razão por que alcançaram tantos êxitos.

PUXADINHO DE FORTALEZA - A ANAC AINDA NÃO LIBEROU

O terminal remoto temporário do Aeroporto Internacional Pinto Martins ficou pronto e aguarda apenas o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para funcionar. A Agência não tem data definida para fazer a inspeção em Fortaleza, mas deve liberar a estrutura provisória ainda neste mês, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
O terminal provisório será inaugurado sem quiosques de lanches ou serviços e deve ser utilizado apenas em “situações de necessidade”, como a chegada de vários voos ao mesmo tempo e a consequente saturação do espaço do aeroporto, segundo a Infraero.
A estrutura de material plástico que teve instalação iniciada em março deste ano possui 1.200 metros quadrados, quatro portões de embarque e desembarque, sala de espera climatizada e banheiros-contêineres localizados ao lado da tenda.
Após a realização do check-in no aeroporto, os passageiros serão transportados até o terminal por meio de ônibus. As aeronaves ficarão estacionadas no pátio do Terminal de Logística de Carga, local onde as cargas internacionais são desembarcadas em Fortaleza.
PROVISÓRIO - Previsto para funcionar apenas nos meses de maio, junho e julho - com desmonte logo após a Copa - o “puxadinho” localizado no terminal de cargas internacionais custou aos cofres públicos R$ 1,7 milhão e foi instalado em virtude da demora das obras de ampliação do Pinto Martins. 
Outros aeroportos brasileiros estão passando por reformas, como os de Brasília, Galeão (RJ) e Guarulhos (SP), este último já foi entregue, apesar de as obras não estarem completas, mesma situação do aeroporto de Confins (MG).

NO DIA 8 DE JUNHO O INÍCIO DO FAN FEST

Italo & Renno fazem parte do FIFA FAN FEST
Fortaleza fará o lançamento mundial da Fan Fest no dia 8 de junho (domingo), no aterro da Praia de Iracema, quatro dias antes do jogo de abertura da Copa do Mundo entre Brasil e Croácia. O anúncio foi feito na manhã do sábado, 17, pela secretária extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo. Essa será a primeira vez que a Fan Fest será realizada antes da partida inaugural do Mundial.
A Fifa enviou à Prefeitura de Fortaleza o documento formalizando o convite para a realização do evento inaugural. “Em virtude do sucesso na realização deste evento, da importância da sede na Copa do Mundo da Fifa e das condições oferecidas pelo município, decidimos proporcionar a oportunidade para a organização de mais um evento da competição em Fortaleza”, ressaltou a Fifa no ofício.
FAN FEST - Cerca de 50 mil pessoas são esperadas todos os dias durante a Fan Fest,  no aterro da Praia de Iracema. Durante a Copa, cerca de 2 mil artistas vão se apresentar nas cidades-sede. A programação é gratuita e contará com shows musicais de artistas nacionais e locais, além de concursos e apresentações de humor, teatro e dança. No espaço da Fan Fest são realizadas exibições públicas em telões dos 64 jogos da Copa do Mundo. 
Entre as atrações nos dias de Fan Fest em Fortaleza já foram confirmadas as bandas Aviões do Forró, Simone e Simaria, Tomate, Durval Lélis, Biquini Cavadão, Péricles, Léo Santana, Sambô. Também integram o set list nomes da música local, como Forró do Movimento, Forró 100%, Matheus Fernandes, Sertanois, Luis Marcelo & Gabriel, Banda Pirata, Arsenic, The Vibe, Italo & Reno, entre outras.

REUNIÃO DO FÓRUM DE TURISMO DO CEARÁ

Antonio José apresenta Elisa Sales. Ao lado o
Presidente do Fórum, Pedro Carlos da Fonseca
Na manhã de quarta-feira, 21, no Sebrae,  sob a coordenação de Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá, o  Fórum de Turismo do Ceará realizou mais um importante encontro, no momento com o desenvolvimento de três pautas da maior importância para o turismo do Estado. 
Inicialmente,   Euler Barbosa apresentou a minuta propositiva das alterações na legislação que criou e regulamentou o Conselho Municipal de Turismo de Fortaleza - COMTUR. Houve, então, muitas indagações e pedidos de esclarecimento sobre pontos do texto. 
No item seguinte, a expert Elisa Sales, da coordenadora Regional do Sertão Central da Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar, da Ematerce, discorreu sobre o assunto de sua área, mostrando o que está sendo feito e quais os caminhos a percorrer.  
Por fim, Juan Carlos Ayala, diretor- presidente da  Aquafort Tour & Pesca Hotel Fazenda, falou sobre o empreendimento, segmento importante do turismo rural no Ceará. 
 No final do encontro, houve sorteio para uma diária com direito a acompanhante, no Aquafort Tour & Pesca Hotel Fazenda, com Selma Cabral sendo a felizarda.

OS FERIADOS DURANTE OS JOGOS DA COPA

A Prefeitura de Fortaleza anunciou a programação de feriados que será adotada na cidade em dias de jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. Durante as partidas da primeira fase do mundial, apenas no duelo Brasil x México (dia 17 de junho, uma terça-feira, na Arena Castelão) será decretado feriado em todo o dia. Nas partidas Uruguai x Costa Rica e Alemanha x Gana (ambos em dia de sábado), o expediente será normal. Para garantir a mobilidade na cidade e o bom funcionamento dos sete bolsões de estacionamento, será decretado feriado a partir de 12h no jogo Grécia x Costa Marfim (dia 24 de junho, uma terça-feira).
Com relação aos jogos da segunda fase da Copa que ocorrerão em Fortaleza (dias 29 de junho e 04 de julho), para a primeira partida não haverá a necessidade de ser decretado feriado, por se tratar de um jogo em um domingo. Caso o Brasil venha jogar na cidade na segunda data (uma sexta-feira), será decretado feriado durante todo o dia. Nos dias de jogos da seleção brasileira em outras sedesserá ponto facultativo para os servidores públicos.
FIFA FAN FEST - Fortaleza foi escolhida pela Fifa como a sede da Copa que apresentará ao Mundo a estrutura do Fifa Fan Fest,  montado no aterro da Praia de Iracema. O show de lançamento ocorrerá no dia 8 de junho, precedendo a abertura do Mundial em São Paulo. 
O coordenador do Fifa Fan Fest em Fortaleza, Cláudio Nélson Campos Brandão, informou que os planos de mobilidade, segurança, saúde e acessibilidade para o aterro em dias de evento já estão prontos. “Estamos bem avançados nos nossos trabalhos. A Fifa nos convidou oficialmente e essa será uma grande oportunidade para apresentarmos Fortaleza para o mundo e suas potencialidades turísticas”, comentou.

INAUGURADO O CENTRO DE CONVENÇÕES DO CARIRI

Em ato realizado no dia 15 último,  no Crato, o governador Cid Gomes participou da inauguração do Centro de Convenções do Cariri.  Na obra o Governo  investiu R$ 16.270.291,10. O Centro de Convenções do Cariri fica localizado às margens da CE-292, na ligação entre os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Além das três cidades, o novo equipamento beneficiará os outros 25 municípios que compõe a região do Cariri, por contemplar diversas atividades culturais e sociais. O local terá capacidade para receber seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras, teatro, entre outros eventos.
Participaram da solenidade, além do governador Cid,  as seguintes autoridades:  o presidente da Assembleia, José Albuquerque; os deputados federais Arnon Bezerra e José Guimarães; os deputados estaduais Camilo Santana, Mauro Filho, Ely Aguiar, Lula Morais e Sineval Roque; os secretários Danilo  Serpa (Gabinete do Governador) e Arialdo Pinho (Casa Civil), e Quintino Vieira, superintendente do DAE ; além dos prefeitos de, Crato e Assaré e do presidente da OAB Ceará Valdetário Monteiro e do secretário de gestão participativa do Ministério da Saúde Odorico Monteiro.

JOÃO PESSOA - PALCO DE UM GRANDE CONGRESSO DA ABRAJET

 José Mário recebeu obra de arte do renomado artista
 plástico Clóvis Jr. Ao lado Rogério Almeida
Com exemplar organização da Seccional da Paraíba,  à frente o presidente Rogério Almeida, a Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo  realizou,  João   Pessoa, de 15 a  19 últimos, o seu XXXI  Congresso Nacional.  O evento  revestiu-se da  maior importância  não apenas  para  os jornalistas especializados, que  tiveram momentos para melhor conhecimento da vida associativa, mas para o próprio  Estado, que  mostrou a sua  pujante  potencialidade. 
No dia 15, à tarde, no Hotel Nord Luxxor Skyler, houve reunião do Conselho Nacional da Abrajet, quando foram tomadas providências sobre o pleito a realizar-se no dia seguinte, bem como a escolha da sede do próximo Congresso Nacional. Depois de considerações, ficou acertado que o XXXII, em 2015, será em Búzios.    
Antecipando  os trabalhos  normais do  Congresso,  ainda  na noite anterior,  houve um, jantar no Palácio da Redenção, o qual foi abrilhantado por personalidades de destaque da administração pública e da sociedade pessoense, com destaque a presença da jornalista Pâmela Bório, esposa do governador Ricardo Coutinho, a qual  fez o discurso de boas-vindas aos congressistas. Uma curiosidade: foi no Palácio Redenção que nasceu o consagrado escritor Ariano Suassuna, pois o seu pai era o governador.
CEARENSE HOMENAGEADO – Na agradável noitada, o jornalista de turismo José Mário Pinto foi alvo de homenagem especial pelo Congresso Brasileiro de Jornalistas de Turismo. Coube ao presidente da Abrajet/ PB, Rogério Almeida, cearense radicado em Joao Pessoa, fazer  a entrega ao jornalista cearense de uma obra de arte do renomado artista plástico paraibano Clóvis Jr. Pela Abrajet Nacional,  José Mário Pinto recebeu o diploma de reconhecimento pelos serviços prestados ao turismo brasileiro, completando 50 anos dedicado a este segmento e também pelos 80 anos de idade.
No final da festiva noitada, o empresário Jocildo Luz, em nome da Associação do Mercado Central de Fortaleza,  entregou um presente à Primeira Dama da PB, Pamela Bório, representado numa cesta com produtos típicos do Ceará. 
Jornalista Pamela Bório
(Primeira Dama da PB)
O CONGRESSO – Com uma programação compacta, o XXXI Congresso Nacional da Abrajet começou na manhã do dia seguinte, 16, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Na solenidade de abertura, foi entoado o Hino Nacional, seguindo-se palestra da empresária Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado, a qual abordou o tema “O turismo pós Copa do Mundo”. Em seguida, houve mesa-redonda, numa tendo como ator principal o professor André Piva, do Curso de Turismo da Universidade Federal da Paraíba. Aconteceram  participações,  na palestra e mesa- redonda, das seguintes personalidades: Enrico Fermi – Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; Ferdinando Lucena – Gestor Executivo de Operação e Captação do Convention Bureau de João Pessoa; Fernando Bezerril – Secretário de Turismo de Natal (pós Copa do Mundo em Natal); Ruth Avelino – Presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR); Cláudio Magnavita – Secretário de Turismo do Rio de Janeiro (pós Copa do Mundo no Rio de Janeiro); Romero Rodrigues – jornalista de turismo e diretor executivo do Paraíba Convention Bureau; Hélcio Estrela – Presidente da Abrajet Nacional; Rogério Almeida – Presidente da Abrajet PB.
Antes da conclusão dos trabalhos da manhã, também em nome da ALMEC, Jocildo Luz entregou à empresária Marta Rossi uma cesta contendo produtos do artesanato cearense.
Após  almoço no Restaurante Guaiamum Gigante  e” tour” de compras para acompanhantes, à tarde, na  Sala de reuniões da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, houve a Assembleia Geral Eleitoral, quando duas chapas estiveram em disputa. Após concorrida votação, saiu vencedora a “Renovação”, encabeçada pelos jornalistas Miriam Petrone (presidente) e Luiz Pires (vic-presidente. À noite, no Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco - Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria, ocorreu jantar de confraternização, com entrega do Prêmio “Amigos da Abrajet”.
Jornalistas Antonio José Oliveira (CE) , Paulo Roberto (AM),
 José Carlos (CE), Claret Rezende (PR)  e o
empresário Jocildo Luz (CE) 
A programação de sábado, 17,  foi  dedicada a  visitas técnicas às praias de João Pessoa e Costa do Conde;  almoço na Costa do Conde,  no Restaurante Canyon de Coqueirinho; Pôr do Sol com Bolero de Ravel,  na praia de Jacaré, em Cabedelo-PB; Jantar,  no Restaurante Olho D'Água do Tropical Hotel Tambaú, quando houve entrega do Troféu Turismo Tocantins 2014.
O encerramento do Congresso foi em Campina Grande. Na beça cidade da Serra da Borborema foram realizadas  visitas ao Monumento Musical de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, ao Memorial do Maior São João do Mundo;  e Vila do Artesão. 
No começo da tarde, no Garden Hotel Resort, o Prefeito de Campina Grande,  Romero Rodrigues recepcionou a comitiva da Abrajet, seguindo-se o encerramento do Congresso com a prévia do maior São João do Mundo.

A CHAPA “RENOVAÇÃO” VENCEU AS ELEIÇÕES NA ABRAJET

Presidente: Miriam Petrone (SP) e o
 Vice-Presidente: Luiz Pirez (TO)
Em movimentado pleito realizado em João Pessoa, na tarde da última sexta-feira (16) ,  no qual participaram dezenas de associados, muitos dos quais legalizados mas sem participação ativa nas atividades da entidade, a chapa Renovação,  encabeçada pelos jornalistas Miriam Petrone e Luiz Pires, venceu as eleições da Abrajet Nacional, devendo dirigi-la no  biênio 2014/2016.
Eis a constituição da chapa vitoriosa:
Presidente: Miriam Petrone (SP); Vice-Presidente: Luiz Pirez (TO); Dir. Administrativo: Wilmar Calomino (SP); Diretor Financeiro: Waldir Martinez (SP); Diretor Operações: Rogério Almeida (PB); Diretor Comunicações: Jefferson Severino (PA); Diretor Rel. Institucionais: Dep. Fed. Junior Coimbra (TO) - (Suplente junto ao CNT); Diretor Marketing e Rel com o Mercado: Suzana Barros (TO); Diretor de Expansão: Laura Matos de Lucena (MT); Diretor Rel. Mercosul Marta Mara Lobo de Souza (SC).
Diretores Regionais - Região Sudeste: Pablo Pereira Kling (RJ); Região Extremo Norte 1: Nilton Guedes (PA); Região Sul: Hugo Cassel (SC); Região Nordeste: Liszt Madruga (RN); Região Extremo Norte 2:  Benigna Soares (PA); Região Centro Oeste: José Humberto Falcão (MT).
Conselho Fiscal – Titular: 1 – Telma Maranhão (TO); 2 – Fernando Onofre Duarte (PB); 3 – Walter Estevam Junior (SP); Suplente: 1 – Isa Arnour (PA); 2 – Claudio José da Silva Junior (PB); 3 – Ivan Leyraud (SP).
Conselho de Ética – Titular  1 – Maria Arienár da Silva (TO); 2 – João Carlos Ferreira (SP); 3 – José Gomes de Figueiredo (MA); Suplente: 1 – Hilário Pelizzer (SP); 2 – Mara Rita R. Rhoden (TO); 3 – Luiz Carlos S. Maggio (SP)

CULTURA & TURISMO - VICENTE ALENCAR

VICENTE ALENCAR
ABRAJET CE
1 - Existe uma grande preocupação entre as pessoas que colaboram com o Turismo em Camocim. Depois que o grande Resort da Cidade foi desativado, diminuiram os grupos turísticos que visitavam  as belas praias e recantos agradáveis do município. Atualmente como somente se comenta assuntos sobre a Copa do Mundo muitos camocinenses acreditam que o município esteja"perdendo tempo" no campo do turismo.
2 - É preciso que sejam tomadas providencias urgentes para que as Pousadas, Hoteis e Restaurantes de Camocim possam vencer esta etapa que vem sendo vista como bastante difícil. Também os comerciantes do Mercado Central, um grande polo do movimento turístico em Camocim sofre com o atual momento.
3 - Está tomando corpo uma ideia de que seja formado um "grupão" ouvindo pessoas que lidam com o turismo, desde os promotores até os guias, os sindicatos, a academia de letras, os comerciantes de uma maneira geral, os administradores, secretarias de município, representantes do Governo Estadual e Federal com atuação  em Camocim.
4 - Somente unindo forças de todos os segmentos o distrito séde e outros, como por exemplo a Praia de Maceió, poderão voltar a receber uma gama de turistas, ajudando assim no desenvolvimento e na economia. Não se pode cruzar os braços nem ficar aguardando ajuda. Agir é o verbo que deve ser conjugado agora em Camocim.
5 - Sabe-se que no mês de agosto a tradicional promoção "Idosos Vaidosos - Filhos e Amigos de Camocim" movimento promovido há 15 anos e que tem liderança da ex-Miss Brasil Emília Correia Lima está com mais uma programação confirmada, o que é um  reforço paras o movimento turístico de Camocim.
6 - O que muito se lamenta na Cidade é o pouco movimento nos últimos anos no Camocim Clube. Depois de muitos anos de fausto a movimentação cedeu bastante, prejudicando também a vida noturna e o turismo.
7 -  Pessoas que residem há muito tempo em Camocim e amam a Cidade relembram com saudade os grandes bailes ali realizados. Seria excelente que um novo Grupo pudesse dinamizar as atividades da agremiação. Podem contar com o nosso apoio na divulgação.
8 - O livro do professor Antonio de Albuquerque Sousa Filho, lançado no Náutico Atlético Cearense com grande sucesso está a venda em vários locais da Cidade. Entre eles a LER Livraria na Av. Washingon Soares, 4040, na Editora da UFC, no Centro de Humanidades, no Benfica, com entrada pela Av. da Universidade e na Livro Técnico, da Rua Dom Joaquim, 76. O livro está sendo distribuído pela Smile Editorial (smile@smileeditoril.com.br).
9 - A Associação Brasileira de Bibliófilos - ABBi - está preparando mais um número da Revista Scriptorium. O presidente da entidade é o escritor José Augusto Bezerra.

TAM - MUDANÇA DE OPERAÇÕES EM AEROPORTOS CONCESSIONADOS

Com a nova infraestrutura que será oferecida pelos terminais dos aeroportos concessionados (Brasília, São Paulo/Guarulhos, Natal e Viracopos), a TAM está reforçando suas operações e aprimorando os processos de embarque, desembarque e conexão. 
No próximo dia 31, a partir das 8h30, as operações da empresa em Natal serão transferidas para  São Gonçalo do Amarante/Governador Aluízio Alves. Os horários programados para chegada e partida dos voos não serão alterados em razão da mudança. 
TERMINAL 3 GUARULHOS
Nos casos dos aeroportos de Viracopos, em Campinas, e de São Paulo/Guarulhos, a TAM vai transferir suas operações no segundo semestre de 2014. Por conta do alto volume das operações do Grupo LATAM no novo Terminal 3 de Guarulhos, a mudança exige excelência das instalações aeroportuárias para minimizar qualquer impacto para o passageiro e garantir o máximo de eficiência, conforto e segurança. 
Em relação ao aeroporto de Brasília, a inauguração das novas estruturas foi iniciada em 16 de abril, sem alterações relevantes nas posições para atendimento de check-in da TAM. 

A COSTA TERÁ DOIS NOVOS MINICRUZEIROS

A Costa Cruzeiros anuncia dois novos minicruzeiros para a América do Sul durante a temporada 2014/2015. Os novos roteiros serão realizados a bordo do mega navio Costa Favolosa (foto) e partem do porto de Santos nos dias 21 e 25 de março de 2015, respectivamente.  Os dois minicruzeiros visitam em quatro noites os destinos de Porto Belo, em Santa Catarina, e de Angra dos Reis, no litoral fluminense.
No total, a companhia fará quatro minicruzeiros, sendo os primeiros programados para a segunda quinzena de dezembro deste ano. As duas novas saídas já estão disponíveis para reservas através dos agentes de viagens de todo o Brasil e pelo site www.costacruzeiros.com.br.
Com a inclusão dessas novas viagens, a Costa antecipa a saída da primeira edição do Cruzeiro Senior. O roteiro, voltado para o público da melhor idade, parte de Santos no dia 1º de março e percorre em seis noites as cidades de Búzios, Salvador e Ilhabela.  A bordo do Costa Favolosa, os hóspedes do 1º Cruzeiro Senior poderão participar de aulas de dança, bailes noturnos, atividades lúdicas, vivências holísticas e de palestras sobre saúde e bem-estar. O navio vem para sua terceira temporada consecutiva, atendendo aos pedidos do mercado brasileiro. Grande destaque na comédia nacional “Meu passado me condena”, com Fábio Porchat e Miá Mello, o transatlântico retorna e garante ao público o que há de mais moderno e tecnológico em entretenimento a bordo.

EM 2013, AUMENTOU O NÚMERO DE PASSAGEIROS

Os aeroportos brasileiros nunca receberam tantos passageiros quanto em 2013, de acordo com levantamento feito pelo Ministério do Turismo. Foram cerca de 89 milhões desembarcando de voos domésticos e 9,4 milhões descendo no país a partir de voos internacionais em 2013, os maiores números desde o início da medição. O levantamento teve como base dados da Infraero e da Anac. 
Apenas nos últimos seis anos foram 400 milhões de passageiros, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Avianca, Azul, Gol, Tam e Trip). A previsão é de que até 2020 cerca de 211 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros viajem de avião.
VOOS DA BOLIVIA - A partir do final deste mês, os turistas bolivianos terão mais uma opção para viajar ao Brasil. A Amaszonas Línea Aérea está inaugurando dois voos diretos saindo de Santa Cruz de La Sierra com destino à Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), cidade-sede da Copa. O voo atende a uma demanda crescente de turistas sul-americanos que visitam o Brasil, de acordo com o estudo da Demanda Turística Doméstica, do Ministério do Turismo. 
A aeronave da Amaszonas Línea Aérea tem capacidade para 50 passageiros e fará três voos semanais para cada destino: terças, quintas e domingos para Cuiabá; e segundas, quartas e sextas para Campo Grande. Os voos começaram a operar a partir de 22 de maio.
Segundo o gerente da empresa no Brasil, Dardo Gómez, a previsão é que ainda este ano sejam lançados mais dois voos, com destino à Brasília e Foz do Iguaçu. 

FCVB - FESTAS NO ENCERRAMENTO DE GESTÃO VITORIOSA


Colombo Cialdini
Não poderia ter sido mais feliz  o encontro de terça-feira última, 20,  acontecido  pela manhã, no salão de honra da ABIH/CE, assinalando o encerramento da gestão do empresário Colombo Cialdini  à frente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau.  Uma programação simples mas marcante,  com o prestígio da presença da melhor representação do “trade” turístico do Estado.
 Num reconhecimento aos pioneiros do FCVB, com a entrega do troféu Velas do Mucuripe,  foram prestadas homenagens ao empresário,  professor e turismólogo  Antônio Marçal;  aos  empresários Iramar Veríssimo e Demerval Diniz, destacadas figuras da rede de hotelaria cearense. Os três têm assinalados serviços ao turismo do Ceará e souberam encaminhar com êxito  os primeiros passos da instituição que hoje mostra o seu valor na captação de eventos para o Ceará, contribuindo decisivamente para o alto conceito de que hoje goza o nosso  turismo. 
Agraciados: Demerval Diniz, Iramar Verissímo
 e Antônio Marçal
Assinale-se que, nos últimos seis anos, Colombo Cialdini comandando uma equipe altamente qualificada e competente, deu vigor à atuação do Fortaleza  Convention, que esteve persistentemente participando de todas as feiras de realizadas no Brasil e nas mais importantes de vários continentes, sempre com o objetivo de captar grandes  congressos e feiras para Fortaleza, agora robustecida  com a construção do Centro de Eventos do Ceará,  equipamento marco no antes e depois dos encontros de negócios turísticos no Estado.
Na fala de despedida, Colombo fez questão de ressaltar o apoio decisivo de muitos parceiros, entre os quais os governos federal e estadual, a Prefeitura de Fortaleza, o Sebrae/Ce. e a TAM, sem os quais seria impossível expandir o trabalho do Convention.
RELATÓRIO – Já no auditório da ABIH, após a festa de condecorações e  as palavras de despedida do presidente Colombo Cialdini, a diretora Administrativo-Financeira  Suemy Vasconcelos explicou  com minúcias o    Relatório de Atividades de 2013, com incursões nestes primeiros meses de 2014, síntese que enaltece o trabalho     da  administração que terminava o mandato  no Fortaleza Convention & Visitors Bureau. Deu ênfase ao novo cenário que se tinha pela frente, com a inauguração do Centro de Eventos. 
De modo geral, os resultados apresentados foram:  381 eventos captados e apoiados; 97 visitas técnicas; 18 fantur;110 treinamentos, com 600 profissionais treinados; 43 equipes premiadas (Convention Max); 16% de novos associados; 25% de Room Tax; 113 participações em reuniões e eventos nacionais e internacionais
Durante sua administração, o presidente Colombo Cialdini contou com a seguinte equipe: Ivana Bezerra de Menezes Boris, Vice-Presidente da entidade;. Gabrielle Nobre, Diretora-Secretária; José Airton Cabral, Diretor Corporativo; Suemy Vasconcelos, Diretora Administrativo-Financeira; Celina Castro Alves, Diretora Comercial; Milena Auip, Gerente de Projetos; Arlene Castelo Branco, Assistente Operacional; Antônio Alfredo Teixeira, Serviços Gerais; Luana Viana, Estagiária.  
Ivana e Regis, ladeados por Darlan Leite
 e Colombo Cialdini
NOVA ADMINISTRAÇÃO -  No salão de reuniões da ABIH, em seguida à entrega do troféu “Velas do Mucuripe” aos pioneiros, o presidente Cialdini apresentou a chapa única que deverá reger os destinos do FCVB, encabeçada pelos empresários Régis Medeiros e Ivana Bezerra de Menezes  Boris, respectivamente presidente e vice-presidente. Sob aplausos, os associados se manifestaram favoráveis. 
Régis Medeiros, com muito êxito, já foi presidente da instituição, enquanto Ivana Bezerra de Menezes, com excelente trabalho,  foi reeleita para o cargo que já exercia na administração que terminava o mandato.

COPA DO MUNDO - VEM 2.300 ESTRANGEIROS PARA FAZER NEGÓCIOS


De acordo com informações da Apex-Brasil, está sendo desenvolvido projeto em parceria com mais de 700 empresas e entidades setoriais brasileiras. Estão previstas ações em 12 jogos do mundial, em cinco cidades
Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o Projeto Copa do Mundo trará 2.300 compradores, investidores e formadores de opinião estrangeiros ao Brasil para realizar agendas de negócios e acompanhar os jogos do Mundial. Durante a Copa do Mundo da FIFA 2014, a ser realizada de 12 de junho a 13 de julho de 2014, a Apex-Brasil desenvolverá ações de promoção comercial e atração de investimentos que visam a estimular as exportações brasileiras e captar investimentos, bem como projetar a imagem comercial do Brasil no mercado internacional.
O Projeto deve superar o resultado de negócios registrado pela Apex-Brasil na Copa das Confederações da FIFA, que alcançou US$ 3 bilhões entre exportações e investimentos atraídos ao país. Nesta primeira fase do projeto, entre 15 e 30 de junho de 2013, a Apex-Brasil recebeu 903 empresários estrangeiros vindos de mais de 70 países.
Os convidados de 104 países vão se encontrar com representantes dos setores brasileiros de Tecnologia e Saúde; Casa e Construção; Alimentos, Bebidas e Agronegócios; Moda; Máquinas e Equipamentos; Economia Criativa; e Serviços. Mais de 800 agendas de negócios serão organizadas pelas empresas e entidades setoriais parceiras, nos dias anteriores e posteriores aos jogos, e incluem reuniões com compradores, palestras e seminários,  visitas a fábricas, fazendas, laboratórios e outras instalações produtivas.

TERMINA AMANHÃ A FEIRA DE TURISMO DA AMAZÔNIA

Abertura do Evento
Na última terça-feira, 20, em Belém, começou a 7ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia. Participou da solenidade de abertura 9 Pela manhã,  o ministro o ministro do Turismo, Vinicius Lages,  esteve no Espaço São José Liberto, onde, ao lado de autoridades locais, abriu a exposição do troféu da Copa, que já passou por 89 países e 20 capitais brasileiras, cerimônia que contou com a presença do ex-jogador e hoje técnico de futebol Charles Guerreiro, além de Roberto Rivelino, campeão mundial no México. 
Segundo o ministro Lages, a capital paraense deve se beneficiar do turismo da Copa, a exemplo do que ocorreu durante a Copa das Confederações. Adiantou que o país deve receber 600 mil turistas estrangeiros e 3,1 milhões de brasileiros. 
A FITA acontece até amanhã, aproximando fornecedores de produtos turísticos de compradores. A expectativa para este ano é que a feira supere a edição de 2012, que projetou um lucro ao Pará superior a US$ 60 milhões em negócios para o setor. A novidade deste ano é que a feira também vai absorver o Festival Gastronômico Ver-o-Peso da Cozinha Paraense.
BELÉM – BRAGANÇA - Durante a solenidade de abertura houve a assinatura pelo ministro, pelo governador e pelos prefeitos da região, de  um protocolo de intenções para a implantação da rota turística Belém – Bragança. O objetivo é implementar um novo eixo de desenvolvimento turístico em treze municípios nos polos Belém e Amazônia Atlântica por meio da realização de um conjunto de ações integradas com outras secretarias do Governo do Estado e em parceria com os municípios envolvidos.

AGUARDADOS EM FORTALEZA 402 MIL VISITANTES

Praia de Iracema
De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, 402 mil visitantes estarão em Fortaleza  durante  a Copa do Mundo e deixarão, no País,  R$ 728,2 milhões. A estimativa faz parte de um levantamento feito pelo Ministério do Turismo divulgado na terça-feira (13) e projeta o número de turistas e seus gastos durante os jogos da FIFA. Estima-se que 3,7 milhões de pessoas, entre brasileiras e estrangeiras, estarão em trânsito pelo Brasil, durante o período do evento. Elas devem deixar na economia do turismo um total de R$ 6,7 bilhões ao longo dos jogos.
Os maiores gastos serão feitos pelos 300 mil turistas estrangeiros que especificamente virão para acompanhar a Copa. Em média, devem assistir os quatro jogos e a projeção é que gastem R$ 5.500 durante sua estada no país, já descontadas as despesas com passagens aéreas e valores gastos no país de origem. O número desses visitantes foi calculado com base nas vendas de ingressos até a primeira semana de abril.
De acordo com o recente estudo divulgado MTur/Fipe da Copa das Confederações, a movimentação financeira de toda a cadeia produtiva até o início do torneio foi de R$ 20,7 bilhões; sendo o impacto dos investimentos públicos e privados da Copa de R$ 19,2 bilhões, o impacto dos turistas de R$ 991,6 milhões e o impacto do Comitê Organizador Local de R$ 524,4 milhões.(Com a ASCOM/MTUR).

POSSES NO MINISTÉRIO DO TURISMO

Foi assinado pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, o termo que deu posse ao novo secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, e confirmou como presidente da Embratur, o interino Vicente Neto, além do novo diretor de marketing da Embratur, Sérgio Flores. 
O ministro Lages disse que a equipe tem como principal tarefa, nos próximos meses, fazer com que os turistas que estarão no país, para a Copa do Mundo, sejam bem recebidos. Lages afirmou ainda que o MTur e a Embratur precisam aproveitar o momento de visibilidade para atingir a terceira posição mundial no PIB do turismo do mundo, que hoje é de US$ 76,1 bilhões. Estima-se que 3,6 bilhões de telespectadores vão assistir à Copa pela TV e mais 18 mil repórteres internacionais farão a cobertura do evento.
O secretário-executivo, Alberto Alves é bacharel em Ciências Econômicas com pós-graduação em Desenvolvimento e Planejamento pela American University de Washington DC. Ele já foi assessor econômico do Ministério da Fazenda e do Ministério da Agricultura, além de secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento da Presidência da República. Também passou por empresas privadas como British Petroleum Mineração, Mercedez Bens do Brasil e pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Vinicius Lages e Vicente Neto
O presidente da Embratur, Vicente Neto, já ocupava a função interinamente. Ele é turismólogo com pós-graduação em Administração, já foi chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Educação, Esporte, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte e ocupou outros cargos na administração pública das prefeituras de São Sebastião do Passé e de Lauro de Freitas, ambas na Bahia.

FCVB NEWS - CONVENTION BUREAU SE REUNE COM TRADE DO CARIRI


ROTA DO SOL SEMANAL 23/05/2014 - ISSUU