Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de julho de 2013

CALEIDOSCÓPIO - COPA DAS CONFEDERAÇÕES COMPENSOU? / LEGADO POSITIVO

COPA DAS CONFEDERAÇÕES COMPENSOU?

                Não nos incluímos entre os que dizem ter o  Brasil   prioridades maiores, razão pela qual não deveria ter sido sede da recém finda Copa das Confederações,  tampouco ser  o grande palco da Copa do Mundo de Futebol, programada para junho/julho de 2014. De fato, o brasileiro de modo geral está sofrendo os efeitos maléficos, quase crônicos, de administrações que não lhe tiram da miséria, de uma ação  política que dê atenção mínima para  solução dos problemas de saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, dentro de tantos outros tormentos. Mas,  há quanto tempo estes entraves estão a nos tirar o sono? Há quanto tempo os donos do poder administram mais em proveito próprio, de seus familiares e apaniguados do que em favor do povo? Há quanto tempo o dinheiro do nosso suado trabalho nos é arrancado pelos impostos mais escorchantes do mundo, sem uma aplicação correta na solução dos problemas? Há quanto tempo  pululam na primeira linha da nossa política administradores, legisladores e julgadores sabidamente corruptos?  Neste “status quo”, os bilhões destinados à realização de obras para as duas copas da Fifa seriam mesmo, pelo menos,  o início da solução dos problemas crônicos do País? Diante de tantas indagações, pensamos,  a chegada da Copa das Confederações deu ensejo a que o povo, aproveitando o momento, fosse às ruas cobrar direitos usurpados, dinheiro público roubado em feitura de obras, protestar com veemência contra governo,  senadores e deputados que são“ficha suja”, finalmente contra tudo que esta aí de errado há décadas e décadas. Foi o início, esperamos, de que o povo agora despertou de vez e não vai mais permitir a política que se vem praticando nem que políticos e administradores desonestos  continuem a mandar no Brasil. E o voto é o caminho mais certo para que isto aconteça.

LEGADO POSITIVO

                Cortando e protestando contra os maléficos vícios que ocorreram e ainda poderão ocorrer na realização de obras nos doze estados escolhidos para os jogos das duas copas, o Brasil acordou. Não só por causa de aumentos de tarifas de transportes públicos ou das verbas destinadas excessivas e mal empregadas em obras das competições. A gota d’água residiu aí. Mas há muito tempo o pesadelo estava atravessado na garganta principalmente da juventude. Mas é oportuno dizer que se não fossem as exigências da Fifa em relação a estádios, mobilidade urbana, segurança, entre tantas outras cobranças,  seria sonho pensar-se que algo ocorresse neste sentido, em curto prazo. Pelos menos as cidades-sede dos jogos passam por melhorias estruturais e, o mais importante, ficando visíveis aos olhos do mundo. Os estádios, imbecilmente denominados de Arena, por exigência da “madrasta”, certamente não virarão “elefante branco” como se apregoa. Empresas já estão aí  na administração por arrendamento, a fim realizar  mega-shows, como já ocorreu no Estádio Castelão com a impensável exibição em Fortaleza de Paul Mccartney. Já  se anuncia para setembro, lá,  outra exibição grandiosa, agora  badalada Beyoncé. Estes  espetáculos rendem impostos significativos e movimentam várias cadeias produtivas do turismo e do comercio, o que significa que Estado e Prefeitura terão mais verbas para empregar em saúde, educação e segurança.  Ainda, as melhorias de obras viárias, a implantação do VLT, a requalificação da Praia de Iracema e da Avenida Beira-mar, enfim de serviços importantes  serão bastante saudáveis para a população. Dinheiro público empegado na real qualificação da cidade para o turismo e esporte não é jogado fora como se apregoa. Precisamos de uma Fortaleza limpa, bonita, saudável, com atrações de impacto como o Castelão, o Centro de Eventos do Ceará, uma vistosa orla marítima e muito mais. Assim acontecendo, certamente serão minimizados  problemas sociais crônicos. Qual é a cidade atração turística do mundo que tem um  IDH baixo? Temos a impressão de que muita gente conceituada, competente, precisa pensar melhor e analisar com frieza o que dizem quando são contra a construção de obras ousadas, exemplo do Acquário, um investimento que não será apenas uma atração turística mas também importante centro de estudos

PARATY VIVE A FEIRA LITERÁRIA INTERNACIONAL

Gilbrto Gil fez show de Abertura na Flip 2013
O Brasil da cultura está em alta desde a última terça-feira, 3, com 10ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP. A  tradicional cidade fluminense está recebendo milhares de visitantes diariamente e  até o próximo dia 8, quando o grande evento terminará,   seus casarões antigos em estilo colonial, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, permanecerão como atração do numeroso público com tudo que apresentam no mundo das letras e das artes. Mesas literárias, conferências, encontros com escritores, lançamento de livros, recitais de poesia e de música e outras atividades  movimentam, mais uma vez, a histórica cidade de Paraty.
Este ano, o homenageado  maior  é o escritor alagoano Graciliano Ramos, autor de clássicos como Vidas Secas e Memórias do Cárcere. Entre os participantes estão os cantores Gilberto Gil e Maria Betânia; o filósofo e professor Vladimir Safatle e o poeta Nicolas Behr. 
O alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), escritor, jornalista e político, autor de várias obras de forte conteúdo social, é tema de três eventos na Festa Literária de Paraty. A conferência de abertura, na Tenda dos Autores, foi do escritor amazonense Milton Hatoum, grande conhecedor da obra de Graciliano.
PROGRAMAÇÃO VASTA – Na Abertura do prestigiado festival, o consagrado Gilberto Gil foi o grande astro. No show, apresentou as melhores canções dos seus 50 anos de grande intérprete da MPB. O filho do artista, Bem Gil, na guitarra, o violoncelista Jacques Morelembaum e o violinista Nicolas Krassik deram mais colorido ao monumental espetáculo. 
Hoje, à tarde, ao lado da socióloga Marina de Mello e Souza, professora da Universidade de São Paulo, Gilberto Gil participará de mesa literária que debaterá a criação e manutenção de políticas públicas para disseminação de programas culturais. 
Milton Hatoum fez palestra de Abertura
Amanhã (5), às 10h, uma mesa redonda tratará da relação entre as posições políticas de Graciliano e sua produção literária, com a participação de Denis de Moraes, do sociólogo Sergio Miceli e de Randal Johnson. Na Casa de Cultura de Paraty, exposição de fotos, filmes e depoimentos de Graciliano.
Até domingo, muitos eventos culturais ocorrem simultaneamente em diversos pontos da cidade. Serão cerca de 200, entre mesas literárias, conferências, encontros com escritores, lançamento de livros, recitais de poesia e de música e outras atividades, como exposições de bonecos de papel machê, apresentações de danças de roda e forró e desfiles de blocos de bonecos. Na agenda paralela, a festa tem a Flip Mais (são 19 deles, boa parte na casa de Cultura de Paraty), a Flipinha (para o público infantil) e Flizona (para adolescentes). 

DIREITOS AUTORAIS COM NOVAS REGRAS

A Presidente Dilma Rousseff, a Ministra Marta Suplicy e o
Presidente  da CCJ, Humberto Costa,  com famosos da MPB.
O Plenário do Senado Federal aprovou na noite de ontem, o PLS 129 que estabelece novas regras para a cobrança, arrecadação e distribuição dos direitos autorais. Pelo texto, pelo menos 85% da arrecadação passam a ser distribuídos aos titulares dos direitos, entre os quais os compositores e intérpretes. Agora o texto segue para votação na Câmara.
A aprovação ocorreu após uma tarde de intensas negociações lideradas pela ministra da Cultura Marta Suplicy e representantes da classe artística, como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Caetano Veloso. O grupo acompanhou a votação da matéria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), negociou para que a votação fosse realizada no Plenário da Casa ainda hoje e se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff para falar sobre o tema, 
"Se o projeto for aprovado será sancionado", afirmou a presidenta diante dos artistas.
Para a ministra Mara Suplicy, a aprovação é uma grande vitória da classe artística brasileira. "É preciso ter uma transparência do órgão que faz a arrecadação e hoje em dia o que vemos é uma grande caixa preta". 
O projeto de lei 129, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), estabelece um monitoramento externo ao Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad), empresa privada que arrecada e distribui recursos de direitos autorais por execução de trabalhos musicais. Até o momento, o Ecad funciona sem auditagem externa, sendo alvo de reclamações de distorções.
NOVAS REGRAS - O texto aprovado foi o substitutivo do relator, senador Humberto Costa (PT-PE), ao PLS 129/2012, com quatro emendas de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). O texto dá mais transparência à relação entre as entidades responsáveis pela arrecadação dos direitos autorais, os autores das obras e o público no que se refere à "execução pública de obras musicais, lítero-musicais e de fonogramas".
O texto aprovado mantém o Ecad como único órgão arrecadador de direitos. Porém, agora sob controle estatal. A administração pública federal deverá escolher o órgão que exercerá esse controle. O texto também limita a três anos o mandato dos dirigentes do Ecad, com direito a apenas uma reeleição.
Entre outros pontos, a proposta cuida  de fixar penalidades para os dirigentes de entidades de gestão coletiva que atuem com dolo ou culpa, bem como para os usuários que descumpram suas obrigações de informar a utilização de obras e fonogramas. Fiscais de arrecadação de direitos autorais que atuem de forma desonesta serão não só afastados da função, mas sofrerão sanções cíveis e criminais e terão sua conduta comunicada ao Ministério Público.(Fonte: Agência Senado -Foto: PhotoMediaPress ™)

REDUÇÃO DE TARIFA DE TRANSPORTE PÚBLICO

A redução de tarifas de transporte público por meio de desoneração tributária federal foi aprovada por unanimidade e em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Os parlamentares incluíram emendas ao Projeto de Lei (PL) 310/2009 que prevê essa possibilidade, mas a apreciação desses pontos adicionais ficou para a próxima reunião, depois de um acordo, para não inviabilizar a aprovação do texto base do projeto.
Conforme o PL, fica instituído o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup) com isenção de tributos, que deve diminuir o custo do transporte público. A desoneração não é obrigatória e valerá apenas para os estados que aderirem ao regime.
O projeto de lei tramita no Congresso há dez anos, mas sua apreciação e aprovação na CAE foram aceleradas por causa da onda de manifestações que começaram após o anúncio de reajuste das tarifas em São Paulo.
 O governador Geraldo Alckmin já anunciou que os pedágios em 6 mil quilômetros  de rodovias do estado e as taxas de travessia entre Santos e Guarujá não terão reajuste de preços conforme previsto inicialmente. A presidente Dilma Rousseff anunciou, também, que o governo vai liberar R$ 50 bilhões para obras de mobilidade urbana.
Para entrar em vigor, o PL que desonera os custos para empresas de transporte público tem de voltar a uma comissão especial da Câmara, devido às emendas feitas ao texto. 
As empresas prestadoras de serviço também precisarão passar por licitação para ser contratadas. Atualmente, estima-se que 90% delas não tenham passado por qualquer tipo de processo seletivo concorrencial. Na última audiência sobre o tema, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, estimou que, se for aprovada, a nova medida deverá gerar redução de R$ 0,10 a R$ 0,15 no preço das passagens.

CONTINUAM AS OBRAS DE MOBILIDADE EM FORTALEZA

Concluídos os jogos da Copa das Confederações, continuam em ritmo acelerado e  dentro dos prazos estipulados   as obras de mobilidade urbana em Fortaleza.  No entorno do Castelão, a rotatória e a Avenida Alberto Craveiro - já alargada - recebem as calçadas e os acabamentos, como canteiros centrais, ciclovias, garantindo a acessibilidade dos pedestres.
Foram realizados os alargamentos da via e da ponte, serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação. O percentual de execução atualizado é de 91,4% no trecho que corresponde à obra completa do Makro até a rotatória. Esse percentual é referente a obras, projetos e desapropriações concluídos.
Na Avenida Paulino Rocha, as obras de construção do túnel e restauração da via que se liga à Avenida Dedé Brasil prosseguem em curso normal. . O percentual de conclusão é de 47,51% de avanço global em todo o trecho de obras. Os serviços concluídos na via foram drenagem e pavimentação da rotatória. A Avenida Dedé Brasil, com 8,73% de avanço na padronização de calçadas e restauração da via, continua em obras até o dezembro deste ano. Ficaram pendentes os viadutos do Complexo Parangaba, além de drenagens e pavimentação.
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) avança com a construção de mais três estações das dez previstas pelo projeto. O consórcio executor das obras civis iniciou os trabalhos de implantação das Estações Antônio Sales, Mucuripe, e Pontes Vieira. No total serão dez estações de embarque e desembarque de passageiros partindo do bairro de Parangaba até alcançar o bairro Mucuripe, com a estação Iate. As obras da estação Antônio Sales, nas proximidades da Normatel, estão na fase de concretagem de regularização e armadura, enquanto que estação Mucuripe, que fica próximo ao riacho Maceió, passa por serviços de terraplenagem do terreno. Já as obras da estação Pontes Vieira, que ficará próxima à Assembleia Legislativa do Estado, também teve seus trabalhos de terraplenagem iniciados após demolição de muro existente. Os trabalhos em outras três estações seguem de forma acelerada, são elas: Parangaba, Rodoviária e Iate. Aproximadamente 30% da obra está concluída e será entregue à população está prevista para o primeiro semestre de 2014, a tempo da Copa do Mundo.
Com estas intervenções, é real que a cidade está enfrentando transtornos no que diz a respeito ao trânsito, não apenas de veículos mas de pessoas também. Contudo, é de se esperar que Estado e Prefeitura de Fortaleza cumpram realmente os protocolos que assinaram. Assim, será possível que antes do início da Copa do Mundo, em junho do próximo, tenhamos melhor mobilidade urbana, pelo menos em boa parte da Capital.  

INÍCIO NA 2ª FEIRA DO ATELIÊ INTERNACIONAL DE DANÇA

O Ateliê Internacional de Dança – AID, projeto independente que propõe ações formativas para estudantes, profissionais e artistas do corpo de todo o Brasil, começa na próxima segunda-feira (8). Profissionais do Brasil e de outros países estarão em Fortaleza orientando cursos e palestras. Os participantes, selecionados a partir das inscrições realizadas de 2 de maio a 7 de junho, vão se ocupar com estudos teórico-práticos sobre “O Devir das Técnicas de Dança na Contemporaneidade”.   
Esta é a primeira edição do projeto, uma proposta inédita de formação em dança com o objetivo de promover o estudo e a problematização das distintas técnicas e métodos de dança que referenciam processos de formação e criação na contemporaneidade. A iniciativa, de Ernesto Gadelha e Paulo Caldas, ambos bailarinos e pesquisadores do corpo, é dar acesso qualificado e aprofundado a determinados tipos de informação, como as técnicas e práticas corporais, que tornam-se possíveis apenas através de vivências presenciais.
Os cursos, ao todo oito, terão cada um, carga horária de 15h/a. São eles: Espaços do Corpo, com Peter Goss (França); Dança de Rua e Contemporânea, com Vanilton Lakka (Brasil - MG); Conscientização do Movimento e Jogos Corporais, com Angel Vianna (Brasil - RJ); Arte da Presença, com Sônia Mota (Brasil - MG); Dança Clássica e Improvisation Technologies (W. Forsythe), com Andrea Tallis (Alemanha / EUA) e Elementos do Movimento, com Regina Advento (Alemanha/ Brasil); a residência artística Da ideia à forma, com Fabrice Ramalingon (França), será de 40h/a.
Serão realizadas várias palestras, a cargo de  Héctor Briones, Patrícia Caetano e Thereza Rocha

TAXA DE CONEXÃO

A ABAV nacional encaminhou documento oficial ao Ministro do Turismo, Gastão Vieira, firmando-se contra a decisão da Infraero de iniciar a cobrança de taxa adicional relativa aos passageiros que estiverem em voos de conexão, mesmo que estes já tenham pago a taxa de embarque em seu aeroporto de origem. De acordo com a resolução 274 da ANAC, a  cobrança será iniciada a partir de 19 de julho e a taxa poderá variar entre R$ 3 e R$ 7, sendo que a maioria dos aeroportos aplicam a cobrança máxima.
Em resposta e apoio à solicitação feita pelo presidente da Abav, Antônio Azevedo, o ministro garantiu que levará o assunto aos órgãos competentes.

SEGURANÇA PARA OS TURISTAS NO PORTO DE NATAL

Maquete do novo terminal
Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, e o expressivo número de pessoas que utilizarão o novo Terminal de Passageiros do Porto de Natal que será inaugurado em dezembro deste ano e que implica a especial atenção do Poder Público com a segurança dos passageiros na área portuária, o Secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, se reuniu com o engenheiro João Maria Cavalcanti, Superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), solicitando a cessão de um prédio pertencente àquele órgão  para abrigar um Batalhão de Fuzileiros Navais, que terá a missão específica da segurança dos turistas no Porto de Natal.
 O secretário explicou que, apesar do policiamento realizado pela Polícia Militar e Guarda Municipal,   existe um compromisso da Marinha do Brasil através do Comando do 3º Distrito Naval por meio da sua Capitania dos Portos garantindo um excelente reforço no patrulhamento do bairro da Ribeira. O superintendente da CBTU, João Maria  apoiou a ideia e disse que não haverá nenhum obstáculo para concessão do imóvel. “Compartilhamos com a iniciativa da Capitânia dos Portos do Rio Grande do Norte e da Secretaria de Turismo de Natal para proporcionar aos turistas e as tripulações dos navios da Marinha Mercante do Brasil e de outras embarcações, as condições necessários para a segurança de todos em Natal,”referiu-se João Maria.
 Segundo Fernando Bezerril, o Terminal de Passageiros será porta de entrada de navios que aportarão com milhares de turistas nacionais de estrangeiros durante o período da Copa do Mundo em Natal. “Para que tudo transcorra dentro das mais perfeita normalidade, são necessárias medidas urgentes no sentido de incrementar um quesito primordial para o sucesso dos eventos, qual seja a segurança aos turistas," confirmou o secretário. (Jornalista Liszt Madruga – Abrajet/RN)

NORDESTE EM ALTA NO TURISMO DE NEGÓCIOS

Investimentos como o CEC aumentou o fluxo de turismo de eventos
De acordo com informações do Ministério do Turismo, após Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet) realizada entre empresários influentes do setor, o Nordeste é a região brasileira que apresentou, em 2012, a maior expansão em atividades relacionadas ao setor. O mercado de feiras e eventos foi o que mais se destacou entre as cidades nordestinas. Isso se deve, especialmente ao aumento da procura do turista por destinos nacionais, revela a Pacet.
Entre as operadoras de turismo, das 51% que detectaram aumento de demanda para alguma região ou destino nacional, 81% citou cidades nordestinas. Dos nove setores ouvidos na pesquisa, três registraram crescimento dos negócios no Nordeste.
As cidades do Nordeste foram ainda apontadas ainda por 91% dos promotores de feiras como destinos em expansão neste mercado. Os destaques foram Recife e Fortaleza, ícones do turismo de sol e praia, que agora despontam para o turismo de negócios. 
As organizadoras de eventos, outro segmento pesquisado pela Pacet, também registraram crescimento da demanda por congressos e convenções fora do eixo Rio-São Paulo. O Nordeste foi apontado por 52% dos empresários como região de expansão do mercado.
A 9ª edição da Pacet, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ouviu executivos de nove segmentos do setor de turismo que em 2012 faturaram R$ 57,6 bilhões e geraram 115 mil empregos. Os segmentos pesquisados são agências de viagens, locadoras de automóveis, meios de hospedagem, operadores de turismo, organizadoras de eventos, promotores de feiras, transporte aéreo, transporte rodoviário, turismo receptivo.

FC&VB REUNE ASSOCIADOS DA HOTELARIA COM PROMOTORES DA 5° ESLAVEC

Associados da hotelaria do  Fortaleza Convention Bureau compareceram  em peso a sede da ABIH no  dia 24 de junho, atendendo a solicitação do promotores da 5° ESLAVEC – Escola de Líderes da Associação Vitória em Cristo.   Na ocasião, o  Pastor Alexandre Camargo fez uma explanação do evento, que será  em novembro próximo, no Centro de Eventos do Ceará e pretende reunir cerca de 16.000 participantes. 

O NORDESTE NA PREFERÊNCIA

Pesquisa elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Ministério do Turismo (MTur) mostra que cresceu o número de brasileiros que  pretende viajar pelo país nos próximos seis meses. De acordo com a Sondagem do Consumidor -  Intenção de Viagem, 29,3% dos brasileiros desejam viajar nesse período. Em maio de 2012 esse índice era de 27,7%. 
A maior parte dos entrevistados que pretende viajar (69,2%) está declinado a escolher destinos nacionais, enquanto que uma parcela pequena (29%) planeja viajar para o exterior. A região mais procurada é a Nordeste (52,3%), seguida do Sudeste (25,8%) e Sul (12,4%).
A maioria dos entrevistados (53,8%) pretende se hospedar em hotéis e pousadas e o meio de transporte mais usado é o avião (61%), seguido do automóvel (22,7%), e do ônibus (14,3%). 

MAIS UM MEGA SHOW NO CASTELÃO: BEYONCÉ

Paul McCartney fez as honras do Castelão. Arrastou uma multidão de 50 mil pessoas que lotaram o estádio no último dia 9 de maio e presenciaram o seu primeiro grande show internacional.   Agora, é a vez da diva pop Beyoncé.  A mesma empresa que trouxe Paul anunciou que a cantora americana se apresentará em Fortaleza no próximo dia 8 de setembro. 
 Segundo Ferrúcio Feitosa, para nós cearenses é uma satisfação incrível ver que o Castelão se transformou exatamente naquilo que foiplanejados: uma arena multiuso que não perde em comparação para nenhuma outra na Europa ou nos Estados Unidos. Fomos os primeiros a entregar o estádio pra Copa e, enquanto recebemos um dos maiores eventos esportivos do mundo, chega essa grata notícia de que seremos palco de mais um show internacional. 
A promessa é que o espetáculo envolvendo uma das maiores artistas da atualidade seja tão grandioso quanto o primeiro show do ex-Beatle, Paul McCartney. Além de ter sido o primeiro a ficar pronto para a Copa, o Castelão foi o mais testado antes do início da Copa das Confederações. Foram 21 jogos da Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Cearense, além de 3 shows musicais. A Arena Castelão recebeu também a partida mais emocionante da Seleção Brasileira na Copa das Confederações, no último dia 19 de junho, contra o México, em que a canarinho garantiu a classificação para as semifinais do torneio. Outras duas grandes seleções também aproveitaram o melhor palco da Copa, Espanha e Itália, totalizando 3 partidas históricas. Já na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM, o estádio vai receber 6 jogos, que prometem também movimentar a economia do estado e trazer muita emoção para a torcida cearense, nacional e internacional.

REFORÇO EM SEGURANÇA OPERACIONAL NO AEROPORTO

O Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE) ganhou reforço na área de segurança. O terminal recebeu um novo Carro de Resgate e Salvamento (CRS). Equipado com maca, desencarcerador (instrumento para arrombamento) e torre de iluminação própria, o veículo reforça a frota dos bombeiros que atuam no aeroporto, que já conta com 5 Carros de Combate a Incêndio (CCIs). Com chassi importado da Itália, tração 4x4, velocidade final mínima de 100 km/h e aceleração de 0 a 80 km/h em 40 segundos, ele também apresenta porte e flexibilidade para suportar a carga transportada pelos veículos e ficará exposto das 8 às 17h no meio fio do Terminal de Passageiros. Durante esse tempo, os usuários poderão acessá-lo, acompanhados de um bombeiro de aeródromo.
O CRS faz parte dos 36 veículos adquiridos pela Infraero para aprimorar a segurança em diversos aeroportos da Rede. O investimento total dos equipamentos foi de R$ 13,4 milhões. Outros aeroportos também serão contemplados com um desses carros que pode ser utilizado para a revisão diária de pista, juntamente com os carros de bombeiros, mas sua missão específica, segundo o coordenador de Segurança do Aeroporto de Fortaleza, Francisco Braga, é atuar em situações de emergência. “O carro é voltado para missões de resgate e salvamento. O objetivo é equipá-lo e prepará-lo para operação. As ferramentas que ele dispõe, como o iluminador, gerador próprio, desencarcerador, que é para remover ferragens, em caso de acidentes, são muito importantes para atuar em situações emergenciais. Com certeza, o serviço de salvamento do aeroporto será aprimorado com a tecnologia e funcionalidade do veículo, trazendo mais segurança aos nossos usuários”. 

CONCORRÊNCIA PARA ÁREA GASTRONÔMICA DO ESTORIL

A Prefeitura de Fortaleza  lançou concorrência pública de ocupação da área gastronômica do Estoril. A concorrência, prevista em Edital, visa à instalação e realização de serviços comerciais como bar, café e restaurante, por empresa especializada no ramo da arte culinária e da gastronomia, pelo período de cinco anos (a contar da assinatura do instrumento do contrato a ser firmado entre as partes).
Interessados deverão entregar envelopes contendo a documentação de habilitação, propostas técnicas e propostas de preços na Central de Licitações da Prefeitura Municipal de Fortaleza, situada na Rua do Rosário, 77 - Ed. Comandante Vital Rolim (sobreloja e terraço) – Centro, no dia 22 de julho de 2013, das 9 horas às 9h15min. A abertura dos envelopes será realizada na mesma data e local, a partir das 9h15min.
O julgamento analisará qual a proposta mais vantajosa, contemplando a maior oferta pela concessão do espaço público, de acordo com a Lei Complementar Nº 127, de 21 de dezembro de 2012.
Para mais detalhes acerca da concorrência pública de ocupação da área gastronômica do Estoril, como especificações do imóvel e documentação necessária para habilitação, acessar Edital na íntegra, disponível no portal da Prefeitura Municipal de Fortaleza: www.fortaleza.ce.gov.br
Espaço público localizado à rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema, o Estoril é um equipamento tombado pelo Município por meio da Lei No 6.119, de 19 de setembro de 1986. Atualmente, está adaptado para acessibilidade universal, com rampas, plataforma para acesso à parte superior do prédio, elevador para deficientes físicos e usuários de cadeira de rodas, além de banheiros adaptados. 

FORRÓ CATUSSABA



Como ocorre todos os anos, o Catussaba Resort Hotel, Salvador, Bahia,  um dos mais conceituados meios de hospedagem de Salvador, ofereceu animada noitada  de São João  para seus hóspedes, com direito a muita comida típica própria da data.  O conjunto “Os baianos do Forró”, bastante elogiado pelos presentes, se esmerou em executar seu repertório de músicas apropriadas para a data. O Catussaba foi o único hotel que naquela noite ofereceu as iguarias, jenipapo e outras delícias sem nenhum custo para os presentes.
Na foto Dílson Jatahy Fonseca, diretor do Catussaba Resort Hotel, ladeado pelos seus convidados jornalistas Edmundo Lemos, presidente da Abrajet, e Pedro Daltro Bitencourt, diretor da Associação Comercial da Bahia.

ROTA DO SOL SEMANAL 04/07/2013 - ISSUU