Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CALEIDOSCÓPIO - SAÍDA INCONTESTÁVEL

Está mais que provado ser o turismo de negócios um dos maiores fatores que contribuem  para o desenvolvimento de qualquer país. Principalmente para o Brasil, que até agora não conseguiu aumentar o número de visitantes recebidos por ano, não obstante a bela e pródiga natureza que temos, exemplo maior a Amazônia e o extenso litoral. É um segmento da economia que se destaca para aumentar significativamente o pib de municípios, estados e, consequentemente,  países.   Conforme o Ministério do Turismo, no nosso caso,   “cresceu 23,3% em relação ao ano anterior, conforme pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas. Sem dúvida o fato se deu pelas  ações de turismo de negócios, os centros de convenções que receberam investimentos do MTur para reforma ou construção como Maceió, Manaus, Pirenópolis,  João Pessoa Teresina, Curitiba, Natal, Porto Alegre, Camboriú, Aracaju e São Paulo”. Também foi o  turismo de eventos o segundo maior motivo de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil, o que  levou a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) colocar o Brasil em  7º lugar entre os países que mais realizaram eventos internacionais em 2011. Para orgulho nosso, o Centro de Eventos do Ceará foi grande destaque, com a efetivação de encontros diversos, abrangendo diferentes áreas. Sua agenda está cheia para até depois de 2014. Portanto, só merecem aplausos  as intervenções que melhoram e muito as nossas infraestruturas turísticas. Com o Centro de Eventos, o cuidado com alargamentos das estradas que demandam às praias, a construção de aeroportos regionais, os trabalhos para melhoria substancial da mobilidade urbana,  a melhoria do visual da cidade com  a requalificação da Praia do Futuro, da Avenida Beira Mar, da Praia de Iracema e da Vila do Mar o Ceará se está preparando para ser uma das grandes opções para o turismo nacional e internacional. Com isto, será um fator vital para aumento da arrecadação. E o dinheiro ganho certamente poderá contribuir, também, para a melhoria dos serviços de saúde, educação e segurança do Estado. 

FORTALEZA EM CLIMA DE CONFRATERNIZAÇÃO, LUZES E FESTAS


O RÉVEILLON DO ATERRO COM BOAS NOVIDADES

Paula Fernandes se apresentará no réveillon
Este ano, a maior concentração e vibração do Reveillon de Fortaleza será novamente no Aterro da Praia de Iracema. A cantora e compositora mineira Paula Fernandes, referência musical no segmento sertanejo no Brasil, encabeça a lista das atrações e vem para o show na capital cearense depois de exibições destacadas em que recebeu  vários prêmios.
A lista de atrações musicais para o Réveillon de Fortaleza 2013 tem ainda como convidado o grupo Paralamas do Sucesso, formado pelo trio Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone. Com turnês pela América Latina e Estados Unidos, o Paralamas do Sucesso é a primeira banda brasileira reconhecida internacionalmente, com shows até no tradicionalíssimo Festival de Montreux. 
Outras atrações nacionais também estão no roteiro como o mineiro Gusttavo Lima, cantor e compositor, multi-instrumentista; MC Leozinho, do Rio de Janeiro, cantor e compositor de funk melody brasileiro; o cearense Wesley Safadão e a Banda Garota Safada. Destaque das  atrações cearenses: a dupla Ítalo e Renno, acordeonistas, pianistas, arranjadores e compositores; Simone e Simaria, Luís Marcelo e Gabriel, Banda Patrulha, Betinho e Thayná, além da Banda Acaiaca.
A programação começa a partir das 18 horas do dia 31 dezembro e os shows musicais serão intercalados por apresentações de humoristas cearenses que também irão ocupar o palco montado no Aterro da Praia de Iracema.
O Réveillon de Fortaleza  este ano manterá o tradicional show pirotécnico.  A novidade, uma tenda “rave” para quem gosta de música eletrônica.


GRANDE CONCERTO, SAUDAÇÃO DOS CATÓLICOS AO NATAL MAIOR

Já se está tornando tradição a inclusão do Grande Concerto de Natal – Domingo de Luz  nas comemorações da  Catedral Metropolitana de Fortaleza, afora a Missa do Galo. Este ano, como anunciaram o pároco da Catedral, padre Clairton Alexandrino de Oliveira,  e o publicitário Rubens Frota, o concerto será no próximo dia 8 de dezembro, uma homenagem ao Menino Deus, com a participação de orquestra, do Coral Noite de Belém e de um grupo de regentes eleitos pela comissão organizadora da promoção evento. 
O objetivo maior do evento, como explicou em entrevista o padre Clairton,   é a saudação à vinda de Jesus Cristo ao mundo pela comunidade católica e saudar, através de maviosos sons musicais.   Será um belo momento para muitas reflexões e pedidos de paz para  a humanidade; 
Estarão se apresentando no monumental Concerto de Natal da Catedra, a partir das 16,30 hs do domingo, 8,  cerca de  50 pessoas de várias profissões profissionais.

MUITA ALEGRIA E NOVIDADES NO NATAL DE LUZ DA CDL 

O Natal de Luz 2013, feliz e tradicional promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará, terá sua grande abertura hoje, com uma programação caprichada, caracterizada pelo  regionalismo.   Muitas são as novidades, entre as quais está o desfile no Parque da Liberdade, de quinta a sábado, com cem figurantes distribuídos em diversas alas,  em três carros alegóricos.
Após a tradicional chegada do Papai Noel e  celebrações religiosas ,na Praça do Ferreira, a vasta programação se desenvolverá com a participação da Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor)  e do grande  show com Elba Ramalho, Chico Pessoa e Adelson Viana, numa homenagem a Dominguinhos. Como já é  consagrado,  o espetáculo  do coral com 200 crianças na sacada do hotel Excelsior, na Praça do Ferreira, entoando lindas canções natalinas, é uma atração sempre esperada pelo grande público, o qual  se estenderá até o próximo dia 23 de dezembro.
Outra aplaudida iniciativa do  Natal de Luz da CDL será a decoração das artesãs cearenses em 14 pontos de Fortaleza, com as luzes e adereços de Natal. As árvores natalinas têm decoração inspirada na  catedral de Brasília. As principais são as temáticas montadas na Praça Portugal (50 metros), na Praça do Ferreira (25m) e na avenida Washington Soares (25m), próximo ao Centro de Eventos, bem assim na praça José de Alencar,  ruas Liberato Barroso e Guilherme Rocha, no Centro; na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e no prédio da Unifor.

LANÇADO EM SANTA CATARINA O “VIAJA MAIS”

Na última segunda-feira (25), o Secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz, apresentou o programa “Viaja Mais” em Santa Catarina, com o lançamento em Florianópolis. O evento contou com a presença do secretário da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Esporte, Valdir Walendowsky, e representantes do setor turístico.
A próxima cidade a receber o lançamento do “Viaja Mais” é Goiânia. Ainda estão previstas este ano visitas aos estados de Goiás, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
A expectativa de Santa Catarina é atingir uma ocupação entre 70% e 80% dos meios de hospedagem com o “Viaja Mais Melhor Idade”. O programa ainda traz facilidades de crédito e a possibilidade de parcelar a viagem em até 48 vezes por meio de créditos e cartões dos Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DE EVENTOS


A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos, órgão colegiado, vinculado à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará S.A. – ADECE, realizou, pela manhã de  ontem,  concorrida reunião numa das salas de comissões da Assembleia Legislativa do Ceará.
Inicialmente, houve  apresentação de trabalho de graduação (Coordenação Rosana Lima) e  estudo de caso do Centro de Eventos do Ceará (apresentação de  Patricia Petruxo - Faculdade Ateneu - pós graduação). 
A reunião prosseguiu com apresentação de relatórios de  vários membros do colegiado, entre os quais Flávio Alvarenga (Empresas de Receptivo e Guias),  Nettour (Neto) e A3 Turismo e Receptivo Turismo e Receptivo (Flábio Andrade). Finalmente, os grupos temáticos  apresentaram relatórios. 

FEST BERRO TEM BODE E CARNEIRO NA GASTRONOMIA

A Prefeita Patrícia Aguiar no Parque de
Exposições Pedro Alexandrino Feitosa.
Os Inhamuns estão em festa  desde ontem e até o próximo domingo, 01 de dezembro. Como se sabe, Tauá e seu entorno reúne a maior concentração de  ovinos e caprinos do Estado.  Por esta razão, o município será o  centro de  vários eventos, envolvendo negócios e muito lazer. 
A prefeita de Tauá, sobre os acontecimentos que se desenvolvem  no seu município, disse;: “Teremos a IX Feira de Negócios de Ovinos e Caprinos, II Feira da Agricultura Familiar, II EcoTauá – Feira de Boas Práticas Ecológicas, I  Carneirode – Festival Gastronômico do Carneiro e do Bode de Tauá, Leilão Nacional Terra dos Inhamuns, Julgamentos e Premiações, Palestras e Oficinas de Capacitação e Vaquejada. Serão vários eventos em um só”.Contando com equipe de peso, ela  comanda a grande festa na sua cidade na expectativa de que mais uma vez os resultados serão benéficos não apenas para os Inhamuns mas para toda a agroindústria do Ceará. A organização  está sob o comando de Enid Câmara, executiva da Prática Eventos e de sua competente equipe.
Os eventos acontecem no Parque de Exposição Pedro Alexandrino Feitosa,  numa realização da Prefeitura Municipal de Tauá. O Festival Gastronômico do Carneiro e do Bode e Leilão Nacional Terra dos Inhamuns são sem dúvida as maioes atrações. 
PROGRAMAÇÃO -  Com as atrações locais, regionais e nacionais, que se apresentam  a partir das 22h”, é esta a programação de shows; 
Ontem, 27:  Apresentaram-se Arnaldo Farias e Banda, Magníficos e Limão com Mel. Hoje, os show serão de Neto Vaneirão,  As Coleguinhas (Simone e Silmara) e  Garota Safada e Wesley Safadão. Amanhã, a noitada ficará por conta da Conexão do Forró, Léo Magalhães e Forró do Movimento. No sábado:  Xote do Amor,,  José Augusto,  Mateus Fernandes,  Balancear,  Arnaldo Farias e Banda,  Magníficos e   Limão com Mel. Encerrarão os festejos, no domingo: Grupo Txai,  Os Nonatos e   Banda da Dona Zefinha.
FESTIVAL CULTURAL – Ontem,  às 19h30 e 22h - Abertura do Encontro Cientifico dos Inhamuns no Cine Teatro Maria Carmem Gomes Vieira,  no Parque da Cidade. Hoje  - Apresentação de Sanfoneiros Mirins, Grupo Sanfonia; recital de poesia/exposição;apresentação de rabequeiros; reisado local e  oficinas de literatura de cordel. Amanhã- Bando da Palhaçaria, Musical Quinamuiú,  Pagode Moleque. Sábado-Reisado, Maracatu,  violeiros regional e local, Grupo Chorinho e Forró – Pé-de-Serra e  Grupo Clave . Domingo -  Quadrilha junina,  Cia. Artes Cínicas de Teatro,  Trupo Txai. Os nonatos e Banda Dona Zefinha.

INAUGURADO OFICIALMENTE O AEROPORTO DE SÃO BENEDITO

Na última segunda-feira (25), dia  dos 140 anos do  município de São Benedito,  o  governador Cid Gomes, acompanhado do  vice-governador Domingos Filho, do secretário Ciro Gomes e do secretário de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, inaugurou dois importantes equipamentos para a cidade da região da Serra da Ibiapaba: o Aeroporto Walfrido Salmito de Almeida e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de São Benedito, a décima segunda entregue em seu governo.
O terminal aeroportuário vai alavancar o desenvolvimento da região, fomentando o comércio e o turismo, bem como reduzindo o tempo de deslocamento de produtos da Serra da Ibiapaba para outras áreas do Estado. O aeroporto, em cuja obras houve investimento na ordem de R$ 6 milhões,  é equipado com terminal de passageiros, estacionamento para veículos, pátio de estacionamento de aeronaves, corpo de bombeiros, balizamento noturno, biruta eletrônica e pista de pouso e decolagem com 1.500 metros de extensão por 30 metros de largura, sendo inclusive mais extensa que a pista do Aeroporto de Congonhas.
O Aeroporto Walfrido Salmito de Almeida recebeu inscrição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac),  válida por 10 anos. Segundo o governador Cid Gomes, a ideia do Governo é instalar terminais aeroportuários que atendam a todas as regiões do Estado. 
UPA 24 HORAS - Após a inauguração do aeroporto, foi a vez de Cid Gomes e comitiva, acompanhados dos prefeitos de São Benedito, Gadyel Gonçalves; de Carnaubal, Raimundinho; de Croatá, Antônio Nobre e de Guaraciaba do Norte, Regivaldo, inaugurarem a  UPA 24 horas da cidade. A unidade de Saúde funcionará ininterruptamente e atenderá a população dos municípios de São Benedito, Carnaubal, Croatá e Guaraciaba do Norte, municípios consorciados para gerir a UPA 24 horas.
Para a construção da UPA, Governo do Estado e Ministério da Saúde investiram R$ 2.886.320,45, entre obras e equipamentos. Voltada para atendimentos em urgências e emergências, a unidade conta com um quadro de dois médicos por plantão: clínico geral e pediatra.
REDE DE ASSISTÊNCIA -  A UPA em São Benedito é a 12º entregue à população pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo federal. A rede de urgência e emergência do Ceará conta agora com 12 UPAs já funcionando, inclusive  a de São Benedito, com a população recebendo atendimento em qualquer dia e hora. Desse total, quatro na Região Metropolitana: Caucaia, Maranguape, Eusébio e Horizonte. Uma funciona em Pentecoste e as outras seis na Capital, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, Conjunto José Walter e Conjunto Ceará. Em Fortaleza, as seis UPAs fizeram 912.988 atendimentos até o último dia 22 de novembro.

CURITIBA INICIA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE NATAL

Curitiba é apontada como uma cidade símbolo do Natal, época em que a cidade se ilumina (muito menos do do que o esperado) e atrai turistas de diferentes partes do Brasil e do Exterior, para ver de perto os espetáculos natalinos e as decorações, aliados aos atrativos turísticos e à riqueza cultural da região. 
“No ano passado recebemos 84 mil turistas nesta época e agora a expectativa é ainda maior, já que iniciamos os preparativos com antecedência, em relação a 2012”, assinala Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau. Para ela, a magia do Natal já está tomando conta das ruas e estabelecimentos comerciais, uma vez que a programação já começou e vai até 6 de janeiro.
Atrações -  O conhecido e famoso Coral do Palácio Avenida será composto por120 crianças e adolescentes, entre 7 a 16 anos, do Coral infantil do HSBC e do projeto Vivências Musicais. O coral interpreta músicas natalinas nas janelas do prédio histórico. O espetáculo ocorre nos dias 29 e 30 de novembro e 1º, 6, 7, 8,13, 14 e 15 de dezembro. As apresentações, este ano com o tema “O Fantástico Livro do Natal” , começam às 20h10 e terminam às 21horas.
Outra atração confirmada é a Árvore Encantada do Hotel Radisson, no Batel. O projeto conta com espetáculo de luz, projeções de imagens, show pirotécnico e a participação do coral infantil Curumim, composto por 60 crianças e adolescentes, que cantam musicas tradicionais natalinas e MPB. O evento acontece nos dias 6, 13, 18 e 20 de dezembro, sempre às 20horas.
O Paço da Liberdade, localizado na Praça Generoso Marques, apresenta o espetáculo “Soldadinho de Chumbo e a Bailarina”, nos dias 10 e 11 de dezembro. Outras atrações são: o Auto de Natal, em Santa Felicidade (tradicional bairro italiano de Curitiba), com Coral Folclórico; Natal do Centro Histórico de Curitiba com as feiras gastronômicas; Natal de Luz – Bosque Nossa Senhora da Salete com encenações bíblicas e outras atrações espalhadas por toda a cidade. (Jornalista Claret Rezende)

COM 10 ANOS, EXPANDE-SE A REDE HOTEL 10

A Rede HOTEL 10 é uma empresa de Joinville (SC), há dez anos no mercado, que devido a sua dinâmica e logística se difere das demais empresas do gênero.  A HDEZ é uma franqueadora/administradora de hotéis, que vem expandindo sua marca em várias regiões do Brasil, com hotéis padronizados, serviços e gestão de qualidade com tarifas econômicas e estrategicamente localizados. “Gostamos de ser a opção do executivo que busca um apartamento maior e da família que pode viajar com qualidade e economia”, afirma o diretor Bruno Linzmeyer.     
As primeiras unidades surgiram em Joinville e Itajaí (SC), Curitiba e União da Vitória (PR) e São Leopoldo (RS). Rompendo as fronteiras do Sul do país, em 2012 foi inaugurado o HOTEL 10 Dourados (MS) e neste mês de novembro entra em funcionamento o HOTEL 10 Aparecida de Goiânia, em Goiás. Para o ano de 2014 está prevista a abertura de três unidades – Ponta Grossa (PR), Palmas (TO) e mais uma em Santa Catarina, desta vez em Blumenau.
Hotel 10 Blumenau - A construção do HOTEL 10 Blumenau, que está sendo executada pela Construtora Stein será ágil, com inovações tecnológicas e logísticas, na expectativa de que esteja em plena condição de funcionamento já em meados de 2014.  
Conforme depoimento do publicitário José Geraldo Reis Pfau, “ a vantagem de um hotel da Rede HOTEL 10 na cidade, traz um  conceito atual e até internacional do que se entende por hotelaria. Traz um novo ânimo ao segmento da hospedagem de Blumenau, um tanto defasada em função da perda das características de “cidade das compras” opina Pfau. “Ao conhecer a proposta da Rede HOTEL 10, PFAU comemora o enfoque sustentável da obra e da operação hoteleira, que privilegia com seus amplos apartamentos a hospedagem familiar/turística, principal perfil do visitante de Blumenau há décadas passadas, bem como para os executivos um ambiente e confortável dotado com mesa de trabalho”, afirma Pfau.  
Todo crescimento de Blumenau está direcionado para a região norte, aonde existem melhores condições de desenvolvimento. Portanto, a localização da unidade HOTEL 10 é privilegiada, as margens da BR-470, que é a principal rodovia de Santa Catarina, por onde circula toda a economia do Estado, sendo também de fácil acesso ao centro da cidade. 
Segundo Rodrigo Marchetti, diretor da Fratello Administração,  franqueada do HOTEL 10 Blumenau, “assim como Blumenau, a região do Vale do Itajaí sempre teve déficit em hotelaria, o que nos fez acreditar no projeto, em parceria com a Hdez como um excelente investimento”.  (Jornalista Nelci Seibel)

“A FESTA DE REIS” É O TEMA DO NATAL DE GRAVATÁ

Ir à Gravatá, cidade localizada no agreste de Pernambuco, a 80 km do Recife,  no verão está virando uma tradição graças a uma encenação pública gratuita com performances ao vivo e um espetáculo monumental no Parque Chucre Mussa Zarzar. Trata-se do Natal de Gravatá, que este ano tem como tema “A Festa de Reis” com a magia do reisado, uma expressão do folclore brasileiro conhecida em todo o Nordeste com origem portuguesa.
O espetáculo é dividido em 12 atos. A história é contada pelo Papai Noel que remete a uma noite de Natal em 1888 com uma família de colonos portugueses. A mãe se encarrega de montar o presépio ao lado das crianças e aproveita para lembrar a fascinante história dos três Reis Magos.
A apresentação, uma encenação a 360º com bailarinos, acrobatas e atores, tem duração aproximada de uma hora e meia com uma coreografia envolvente, acrobacias, efeitos especiais, rapel, surpresas e uma trilha sonora criada especialmente para a ocasião.
O Natal de Gravatá é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá e patrocínio do Itaú e Eletro Shopping, além de incentivo da Lei Rouanet pelo Ministério da Cultura. O evento espera receber este ano aproximadamente 120 mil pessoas em cinco apresentações.
A estreia acontece no dia 13 de dezembro, às 19h30min. Haverá apresentações nos dias 14, 15, 20 e 21 de dezembro, sempre no mesmo horário. Quem quiser conferir o ensaio geral, pode chegar um pouco mais cedo na véspera da estreia, no dia 12 de dezembro, às 18h.
O espetáculo tem a participação de um elenco composto por aproximadamente 140 pessoas com a participação de artistas locais entre bailarinos e acrobatas. A iniciativa visa incluir a comunidade local no evento, que já faz parte do calendário turístico da cidade, criando novas oportunidades para os moradores do Agreste.

FLORIPA CONVENTION CHEGA AOS 10 ANOS


A primeira década de atuação do Floripa Convention e Visitors Bureau marca principalmente a organização de um setor com indiscutível potencial econômico. Representando a segunda atividade que mais arrecada em Florianópolis, hoje a entidade conta com uma rede ampla e qualificada de prestadores de serviço – são 170 empresas atuantes, que oferecem uma variedade de serviços que se complementam para a realização de eventos de qualquer porte na cidade. No dia 03 de dezembro, a partir das 20 horas, no Hotel Maria do Mar, a entidade reúne seus associados e demais entidades ligadas ao trade para celebrar a trajetória até então solidificada.
A noite contará com a presença de gestores de Conventions de diversos países que estarão na cidade - de 02 a 05 de dezembro - para o 6° Encuentro Latinoamericano de CVBs. Este evento, com uma programação intensa de palestras, debates e mesas redondas, terá sede no Costão do Santinho, Norte da Ilha de Santa Catarina.
Na solenidade dos 10 anos, as primeiras empresas que se uniram para formatar um modelo de entidade organizada e atuante no turismo, através da fundação do Floripa Convention, receberão homenagens. As empresas que acreditaram e iniciaram um novo caminho no setor são: Açoriana Turismo, Amplestur Câmbio e Turismo, AV Mídia, Hotel Baia Norte, Hotel Blue Tree, Costão do Santinho Spa & Resort, Guia Floripa, Hotel Maria do Mar, Hotel Praiatur, Scuna Sul Canasvieiras, RCD Empreendimentos e Copereventos.
ENCUENTRO LATINOAMERICADO CVBS –  Sede de debate que envolve os trabalhos dos realizados por Conventions de 15 países, Florianópolis marca os seus 10 anos do seu Convention Bureau recebendo o Encuentro Latinoamericano CVBs. 

FÓRUM DE TURISMO ELEGEU NOVA DIRETORIA

Palavra de Pedro Carlos da Fonseca
A visita do secretário Salmito Filho ao Fórum Estadual de Turismo, ontem, pela manhã,  coincidiu em momento muito especial para a entidade, que reúne representações de todos os segmentos do “trade” do turismo, isto é, renovação da diretoria, novo posicionamento em relação aos diversos “gargalos” que estão atrapalhando o desenvolvimento do setor e maior engajamento na cobrança de políticas públicas definidas para este importante segmento da economia cearense.
A nova Diretoria do  Fórum foi eleita por aclamação, em pleito presidido pelo deputado Sérgio Aguiar, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa e presidente da Comissão de Turismo do Legislativo estadual, e  continuará com a coordenação de Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá.

VAI ATÉ 1º DE DEZEMBRO O IX CURTA CANOA

"A dama do Estácio": um dos filmes da Mostra
O Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada começou na terça-feira, 26, prestigiado por bom público, composto de “experts” e aficionados da 7ª arte não só do Ceará como de outros estados. Esta IX versão do Curta Canoa   vai até o dia 1° de dezembro na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no litoral leste do Estado. Terá exibições e oficinas ao ar livre no Polo de Lazer de Canoa Quebrada, com produções na Mostra Competitiva de filmes e vídeos, Mostra Latino-Americana, Mostra Infantil e Mostra Curta Católica, não competitivas.
A solenidade de abertura oficial ocorreu ontem,  dia 27, com homenagem ao Grupo de Teatro Carruagem, de Aracati, e exibição do longa-metragem “Os Pobres Diabos”, do cineasta Rosemberg Cariry, que é ambientado em Aracati e tem como temática o circo.
No decorer do Festival,  serão homenageados os cineastas Joe Pimentel, do Ceará, e Marcus Vilar, da Paraíba, dos quais serão exibidos filmes premiados. A programação do IX Curta Canoa inclui ainda cinco oficinas, Seminário do IPHAN e desfile Moda Canoa.
Da Mostra Competitiva participam produções nacionais em filmes e vídeos. Na noite de encerramento, o Troféu Lua Estrela será concedido aos vencedores nas seguintes categorias: Filme - Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte, Melhor Ator, Atriz e Som. Vídeo - Melhor Vídeo, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte e Som.
As oficinas serão ministradas por profissionais do segmento audiovisual. São elas:  Mídia e Crítica de Cinema - Ministrante: Rodrigo César (Faculdade Marista);  Pôster de Cinema - Ministrante: Norton Falcão (Faculdade Marista);  Elaboração de Projetos - Ministrante: Elynês Rodrigues (técnica em projetos culturais); Prestação de Contas - Ministrante: Carlos Antônio "Carlão" (Ministério da Cultura);
- Animação - Ministrantes: Joaquim Eufrazino "Babá" (CTAv/MINC) e André Dias (Núcleo de Animação de Aracati).
Em parceria com a Faculdade Católica do Ceará – Marista, o festival apresenta amanhã a Mostra Curta Católica, com trabalhos produzidos por alunos da instituição. Haverá também o Moda Canoa, com coleções de moda praia criadas por alunos do curso de graduação em Design de Moda Peças dos lojistas de Canoa Quebrada também estarão no desfile.
O Festival é uma realização do Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará - ISACC, com patrocínio da Coelce e co-patrocínio da Petrobras. Apoio Institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Nº 13.811) e da Casa Civil, Sebrae e CTAv. Apoio Cultural: Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura), Faculdade Católica do Ceará - Marista e Revista de Cinema. Parceria: Asdecq, Prefeitura Municipal de Aracati, Canal Brasil, Posto Dragão do Mar, Posto Peixoto e CiaRio.

PRESIDENTE E A PREFEITURA DE FORTALEZA

Em solenidade nesta sexta-feira (22/11), a presidente Dilma Rousseff assinou ordens de serviço e varias ações em favor de  Fortaleza,  incluindo-se a construção de novas creches e de linhas do Metrofor.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, saudou a presidente pelo maior conjunto de investimentos da história de Fortaleza. Segundo ele, sempre que Dilma vem à cidade, traz boas novas, referindo-se ao investimento de aproximadamente R$ 3,46 bilhões na modernização da Linha Oeste (R$ 1,2 bilhão) e na construção da Linha Leste (R$ 2,2 bilhões), ambas do Metrofor. O orçamento é dividido entre o Orçamento Geral da União (R$ 1 bilhão), financiamento da Caixa Econômica Federal (R$ 1 bilhão advindo) e contrapartida do Governo Estadual (R$ 1,4 bilhão).
Nos 86 novos centros de educação infantil, que abrigam creches e pré-escola, serão investidos R$ 135 milhões. A ordem de serviço, assinada pelo prefeito, pelo secretário de educação do município, Ivo Gomes, e por João Ferreira, diretor comercial da JGA Engenharia (responsável pelas obras)  permite que ainda esta semana comecem as construções. 
Além da ordem de serviço para a Linha Leste do Metrofor, também foi assinado o termo de compromisso para o recebimento de R$ 125 milhões pela Prefeitura de Fortaleza, para investimento em obras de melhoria de pavimentação nas BRTs das avenidas Fernandes Távora e Expedicionários e na ampliação e reforma do Terminal de Passageiros de Parangaba. 

1,1 BI PARA INFRAESTRUTURA TURÍSTICA EM FORTALEZA

Pela soma de dinheiro  anunciado  pelo Secretário Municipal de Turismo, Salmito Filho (foto), deverá chegar a 1 bilhão e 100 milhões  de reais o volume total de recursos (municipal, estadual e federal) que será aplicado na infra-estrutura de Fortaleza, beneficiando largamente o setor turístico, até o final da presente gestão. O Secretário falou para os membros do Fórum Estadual de Turismo que estiveram  reunidos  quarta-feira, 27, no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa.
Ele disse que estão assegurados 231 milhões de reais para as obras de requalificação da Avenida Beira-Mar; 330 milhões para as intervenções na Praia do Futuro e execução do projeto Cidade do Futuro e que estão sendo negociados 550 milhões para diversos outros projetos, entre os quais uma nova Cidade da Criança (centro), que será transformada em parque temático; a nova Praça Portugal,  o projeto Segurança Cidadã e o Museu do Mar, projeto arquitetônico em forma de cristal doado por Oscar Niemeyer ao então prefeito de Fortaleza, Lúcio Alcântara, para ser construído dentro do mar, na Praia de Iracema..Garantiu também tudo isso acontecerá na atual  gestão. 

BONITO É PREMIADO POR TURISMO SUSTENTÁVEL

O Ministério do Turismo investiu em grandes obras de infraestrutura em Bonito. Entre elas estão a pavimentação da rodovia Bonito-Bodoquena, na MS-178, que liga a região do Pantanal à cidade de Bonito (R$ 58 milhões) e a construção de pista que liga Bonito ao balneário Rio Formoso (R$ 487,5 mil).
Importante destino de ecoturismo no país, Bonito apresenta belas paisagens naturais, próprias para mergulhos em rios de águas transparentes, trilhas em cachoeiras, grutas, cavernas, cavalgadas e bóia cross.  Em 2012, 242 mil turistas estiveram no município visitando as atrações.
Este mês de novembro, a cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, foi eleita o melhor destino de turismo responsável no mundo pelo World Responsible Tourism Awards. O prêmio foi entregue, durante o World Travel Market (WTM), uma das maiores feiras de turismo do mundo, e o destaque ficou para o sistema de voucher para controle do número de turistas de Bonito.  O controle é feito por meio de um sistema que registra o nome do turista e as atrações que pretende visitar.

SÁBADO A FINAL DO MITSUBISHI MOTORSPORTS NORDESTE

No sábado próximo,30, a chamada Nação 4x4 se encontrará em Fortaleza para a final do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports Nordeste. A etapa promete desafios, muita emoção e diversão.
Depois de passar por Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Maceió (AL), a competição encerra a temporada 2013 com trilhas belíssimas na capital cearense. Na chegada, os competidores curtirão uma grande festa de encerramento, com show surpresa. Serão premiados os melhores da etapa e os vencedores do campeonato. 
Os competidores estão encontrando  trilhas com muita areia. As paisagens encantam a todos com coqueiros, cajueiros, cactos e palmeiras.. A disputa promete ser emocionante e definirá os vencedores do campeonato.
A largada será no La Maison Coliseu e seguindo rumo ao leste. A prova passará  pelos municípios de Aquiraz, Pindoretama e Cascavel. Serão 180 quilômetros de percurso para a categoria Graduados (duplas mais experientes), 170 quilômetros para a Turismo (experiência intermediária)e 140 quilômetros para a Turismo Light (duplas iniciantes).
O rali de regularidade Mitsubishi Motorsports leva os participantes para trilhas off road incríveis e oferece uma experiência para toda a família. Podem participar L200 e Pajero, versões 4x4. O objetivo é completar o percurso no tempo estipulado pela planilha.
Os pilotos campeões da temporada 2013 do Mitsubishi Motorsports Nordeste, nas categorias Graduados e Turismo, ganharão viagens excelentes. O piloto vencedor na categoria Graduados irá para o exclusivo Resort Ponta dos Ganchos, localizado a 40 km de Florianópolis, em uma península particular rodeada pelo mar da Costa Esmeralda. "O vencedor e mais três pessoas poderão aproveitar um dos mais premiados hotéis do Brasil e eleito um dos 50 melhores do mundo", conta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi Motors.
Já o piloto campeão da categoria Turismo viajará, com três acompanhantes, para Itacaré (BA), com estadia no charmoso TXAI Resort. 
PROGRAMAÇÃO -  Sexta-feira:Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - 17h às 22h Local: La Maison Coliseu; Sábado:Largada: La Maison Coliseu. 7h30 - Entrega das planilhas para Categoria Graduados; 8h30 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo; 9h00 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo Light. A partir das 14h - Chegada e almoço de premiação. Local: La Maison Coliseu

FCVBNEWS 25-28/11/2013

FCVB CAPTA O CONGRESSO BRASILEIRO DE UROLOGIA
Dr. Romulo Silveira (SBU), Arlene Castelo Branco (FCVB) e Dr.Vladmir Pinheiro

Fortaleza será a sede do XXXIV Congresso Brasileiro de Urologia em 2017. O trabalho de captação foi realizado em parceria com o  Fortaleza Convention Bureau, Arx Eventos e Casablanca Turismo.  A defesa da candidatura  foi feita durante a Assembleia Geral, pelo Dr. Vladimir Pinheiro, da Sociedade Cearense de Urologia. Fortaleza concorreu com mais duas outras cidades e  foi eleita entre os participantes. A urologia cearense não mediu esforços na busca desta conquista, tendo a frente o  Dr. Romulo Silveira, presidente eleito da Sociedade Cearense de Urologia que  participou ativamente desta  captação.  O evento será no Centro de Eventos do Ceará, com  a expectativa de 3.000 participantes.

CONVENTION BUREAU E CEC PARTICIPAM DA EIBTM 2013
Celina Castro Alves (FCVB), Clay Magalhães (UEA) e Lívia Holanda (CEC).
As diretoras do Fortaleza Convention Bureau, Celina Castro Alves  e  do Centro de Eventos do Ceará, Lívia Holanda, participaram da EIBTM 2013, que ocorreu em Barcelona, de 19 a 21 de novembro. Trata-se de uma das mais importantes feiras direcionada á Indústria de Eventos mundial, congregando cerca de 15.000 profissionais da área e 3100 expositores dos cinco continentes do mundo. No estande da EMBRATUR foi disponibilizado um posto de atendimento para o FC&VB e CEC, que na oportunidade divulgaram o Centro de Eventos do Ceará para a realização de eventos e feiras e a cidade de Fortaleza, como uma das sede da Copa do Mundo de 2014, mostrando que o Ceará é um estado voltado para o turismo, tanto de  negócios  como de  lazer.

VISITA TÉCNICA DO CONGRESSO DE CARDIOLOGIA AO CEC
Visita técnica ao CEC

A comitiva da Sociedade brasileira de Cardiologia esteve em Fortaleza realizado uma visita técnica com a finalidade de aprovar Fortaleza como sede do 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia em 2016. A comitiva formada por Dr Eduardo Nagib Gaiu, Dr Rodolfo Vieira da Silva,  Dra Angela Arenare Gondinho, foi acompanhada pelo Dr Eduardo Arrais e pela Dra Ana Lúcia Ramos e Dr João Davi, membros da Sociedade Cearense de Cardiologia. Na ocasião foi realizada uma visita tecnica ao Centro de Eventos do Ceará com representantes da SETUR, SETFOR e ABIH para verificação in loco da capacidade de abrigar este importante evento que reunirá cerca de 9000 participantes.

ROTA DO SOL SEMANAL 28/11/2013 - ISSUU