Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2019

CALEIDOSCÓPIO 14/06/2019

TEMPOS PROMISSORES - Bons ventos sopram para o turismo brasileiro, em particular para o do Ceará. Não há negar que o “hub” com o Fraport está mostrando até agora a validade da iniciativa do Governo do Estado, diretamente no quesito transporte aéreo, que já nos coloca em destaque maior entre outros estados principalmente nordestinos. Estamos com ligação apara todo o mundo, através dos voos (Air France/KLM/Gol) que demandam a Europa ou vão diretamente para as Américas.  O nosso Aeroporto, moderníssimo, está em fase próxima de conclusão. Enfim, o Ceará marcha para ser um centro de excelência no turismo. Nesta fase de notícias alvissareiras, registre-se mais duas. Na última sexta-feira, o Ministro do Turismo esteve com o Governador Camilo Santana e anunciou a liberação dos RS l9,5 milhões finais da contra partida de RS 39 mi do Governo Federal destinados ao teleférico que está sendo construído para a ligação da cidade de Juazeiro ao Horto. Já pensaram no impulso do turismo religioso na terra de Padre Cícero! O maior centro de turismo religioso do Nordeste, que já recebia cerca de dois milhões de peregrinos por ano, certamente aumentará em quantidade elevada este número. Pois ainda mais. No dia seguinte, ao participar de encontro no Centro de Convenções sobre o programa Investe Turismo, Marcelo Álvaro Antônio disse que o seu ministério destinara  RS 3,8  milhões para Fortaleza ( requalificação da Avenida Beira Mar) e para os municípios de Trairi, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Cruz, Barroquinha e Chaval (qualificação turística, com foco em capacitação turística em áreas como hospedagem, alimentação e transporte).  Adiante-se por oportuno que o programa Investe Turismo é desenvolvido com a Embratur e o Sebrae e abrange cinquenta e seis municípios do Nordeste. No caso do Ceará, ênfase para os municípios que fazem parte da Rota das Emoções. Como nem tudo são flores, lamenta-se que os municípios do litoral oeste e dos maciços de Baturité e Ibiapaba não estejam no pacote. Aliás, estranhamos que Aracati no quesito turismo não seja devidamente promovido, principalmente depois que o seu aeroporto está com voos comerciais da Azul, com partida do Recife. Com todo seu rico acervo histórico, ligada a Fortaleza por estrada pavimentada duplicada, nas vizinhanças de Mossoró, com praias belíssimas em que as dunas e falésias dão um colorido especial, bem que o município mereceria maior incentivo e promoção. Não se está fazendo justiça com Canoa Quebrada, antes referência maior do turismo de sol e praia do Ceará no exterior. É de se lamentar mesmo. 
REUNIÃO IMPORTANTE - O Ceará está em busca de novas linhas de crédito para a implementação de ações que melhorem a vida da população cearense. Enxergando a possibilidade de uma parceria que pode render bons frutos, o Governo do Estado se reuniu na manhã da última segunda-feira (10) com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
 Durante o encontro liderado pelo governador Camilo Santana, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, foram apresentados projetos elaborados pelo Estado para melhorar a eficiência de políticas públicas promovidas nas áreas de recursos hídricos, desenvolvimento agrário e infraestrutura, além da situação fiscal que permite com que o Ceará seja o estado brasileiro com maior capacidade de investimento.
 Governador Camilo Santana destacou o interesse do Estado em fechar novas parcerias com a AFD em áreas tratadas como prioridade em sua gestão. 
CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO -  Os letreiros Fortaleza e Ceará, instalados na orla marítima da Capital cearense, foram retirados para reformas. O Sistema Verdes Mares será responsável pelo reparo e readesivação de cada letreiro.
Nos próximos meses, será realizada uma campanha de valorização do cearense, intitulada “Cearense com orgulho, cearense de alma”. Um amplo conteúdo editorial sobre a temática será veiculado e várias ações alusivas vão ocorrer na Cidade para marcar a temática. Uma dessas ações será a nova adesivagem dos letreiros, que receberão a comunicação visual da campanha.
A reforma dos monumentos terá início na primeira semana de junho, iniciando pelo letreiro Ceará, com previsão de entrega de uma semana para cada engenho publicitário.
O INVEESTE TURISMO EM FOZ - O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou no último dia 12, durante o Festival de Turismo das Cataratas, investimentos para Foz do Iguaçu. O governador Ratinho Junior, o prefeito Chico Brasileiro e representantes do trade turístico local também estiveram presentes. A cidade é uma das rotas turísticas contempladas dentro do programa Investe Turismo, que prevê R$ 200 milhões para impulsionar o setor. 
A ação, em parceria com o Sebrae e a Embratur, chega neste primeiro momento a 158 cidades das cinco regiões do país. Na Região Sul, 35 municípios receberão investimentos

OTIMISMO IMPERA NO TURISMO CEARENSE

Se indagarmos aos secretários do turismo do Ceará (Setur) e da prefeitura de Fortaleza (SetFor), respectivamente, Arialdo Pinho e Alexandre Pereira, se o Turismo, no Estado do Ceará, e em Fortaleza, estão numa fase de crescimento, no que diz respeito ao aumento do número de turistas nacionais e estrangeiros, sobretudo, na alta estação, e ao crescimento do faturamento, sem dúvida alguma, responderão que sim e afirmarão, sem pestanejar, que o Turismo está deslanchando e partindo para promissores horizontes.
Vamos ser, no artigo desta semana, otimista, quanto ao desenvolvimento sustentável do turismo, no Estado do Ceará, mormente em sua capital, Fortaleza, a eterna “ Loira Desposada do Sol” e a “Terra de Iracema, a virgem dos lábios de mel”, na opinião dos imortais escritores e poetas cearenses, Paula Ney e José de Alencar. Ser otimista, porém com os pés no chão, aconselhável às pessoas de senso normal.
Os atuantes secretários, de forma enfática, dirão ainda que tal mudança, em relação aos anos anteriores, deve-se à divulgação do potencial turístico cearense, com belas praias, Sol o ano inteiro, com eventos de negócio e cultural, incluindo a hospitalidade da população, a aplicação de recursos financeiros e humanos, a melhoria na infraestrutura física de suporte ao turismo, a maior captação de eventos, convênios (Hub) com a Air France/KLM/Gol (Hub) e Latam, que possibilitam o crescente número de voos a Fortaleza e a Jericoacoara, trazendo mais visitantes estrangeiros e nacionais. 
Falarão, também, a  respeito da requalificação da Avenida Beira-Mar e da Praia de Iracema com prazo de conclusão para 2020. Com certeza, essas obras públicas são importantes e necessárias, para colocarem o Turismo do Ceará, na prateleira, e ocupar um lugar de destaque no “ranking” do Turismo Nordestino e Brasileiro. Lembrarão, igualmente, a preocupação com as ações culturais, em suas diversificadas modalidades, além da importância e necessária qualificação da mão de obra nos diversos segmentos da Cadeia Produtiva do Turismo no Ceará, apontando a segurança pública e o saneamento básico como pontos positivos para satisfação da população e dos turistas.
Com certeza, o Turismo, em Fortaleza, e nos municípios com atrativos turísticos (mais de 60), têm a tendência de se desenvolver, em face das muitas ações, executadas e em execução, em Fortaleza, que impactarão o Turismo, englobando o mercado de eventos, de negócios, a parte cultural e a gastronomia na “Loira Desposada do Sol” e em municípios do Litoral, Serra e Sertão. Claro que a preferência dos turistas é pelas praias ensolaradas e de mares de águas tépidas. Quem vem de Estados, neste período do ano,  de intensas chuvas e de frio, busca o aquecimento do corpo, livres de indumentárias pesadas, para desfrutar  suas horas de lazer,  em terras alencarinas, mormente na orla marítima.
Bem! Corroborando com o escrito acima, pela divulgação das secretarias de turismo de Fortaleza e do Estado do Ceará, a elevação do número de viajantes, provenientes da Europa, América do Sul e América do Norte, do Sul, Centro-Sul do Brasil, de Brasília, e das Regiões  Norte e Nordeste do Brasil, para a alta estação de julho de 2019, será superior à de julho de 2018.  Há, como fortalecimento ao Turismo do Ceará, o aumento de voos e, consequentemente, a vinda de visitantes de países, a exemplo, de Portugal, França, Itália, Estados Unidos, Argentina e Alemanha, esses como fortes emissores de turistas.  Ressalte-se, aqui, que a previsão, para 2019, é a presença de 400 mil turistas estrangeiros em visita ao Estado do Ceará. 
Pelo exposto, neste artigo, lembramos ao leitor-amigo que se trata de previsão e as mudanças poderão não ocorrer, caso, devido à crise econômica brasileira, o Turismo não continue a ser priorizado pelos governantes municipal, estadual e federal, pelo fato da escassez de recursos financeiros, impossibilitando-o ser uma atividade econômica, cultural e social sustentável. Finalizando, repetimos o pensamento de que “O sucesso de hoje não garante o de amanhã”. Mas, continuamos otimistas. Afinal,  é recomendável que, em matéria de Turismo,  deve-se sempre pensar grande, todavia com os pés no chão! Obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana!

O MUNICÍPIO COMO BASE DO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

É a partir do Município que reside o entendimento de que se possa promover o desenvolvimento do turismo. E a sua importância é prioritária para que também possa ser fortalecido na sua base econômica. Em contrapartida, o conjunto dos municípios é que destina ao Estado a sua orientação na busca, da mesma sorte, pelo seu fortalecimento estrutural. Considerando a proporção natural, e por um desdobramento da natural injunção, o Poder Central há que escutar a sua vocação para, na mesma direção, consolidar o seu poderio.
Lamentavelmente, em regra, tal não vem ocorrendo no Brasil. Tem sido, praticamente, uma tônica daqueles que que elegeram a defesa dessa tão fundamental importância que é a atividade econômica do turismo, não somente o alerta mas e sobretudo a crítica veemente pela indiferença com que os sucessivos governos se omitem, no particular. E isto, com respeito às três esferas de poder.
Daqui falamos com a maior segurança, por vivenciamos, em certo momento, o “despertar” para a indispensabilidade de priorizar, da mesma sorte como em outros setores privilegiados, o que ocorreu em nosso Estado. Por uma série de gestões sucessivas, o turismo passou a ser um dos pontos basilares de atenção em busca do equilíbrio e do fortalecimento econômico. Da mesma sorte com respeito ao próprio município de Salvador.
Então, é consabida a fase exuberante que viveu a Bahia no particular, tendo sido adotada mesmo como modelo, expandindo a sua importância além dos seus limites. A partir de determinado momento, contudo, tal tendência foi inteiramente desviada. Não considero as razões, políticas, de convencimento equivocado, ou mesmo de simples e desvirtuada competência.
A verdade é que, a nível de Estado, deixamos de perceber a continuidade, muito ao contrário, o que se verificou foi uma total mudança de orientação. Ainda pior, nos limites do município o mesmo ocorreu. Uma certa degradação tornou o município como alvo de declínio acentuado, o que, por consequência, comprometeu sobretudo a sua arrecadação.
Toda essa consideração tem por objetivo evidenciar que, nestas duas últimas gestões, Salvador vem sendo beneficiada extremamente pela clarividência daqueles que a conduzem, objetivando alcançar todos os diversos setores dos seus limites. Por conta do que, nestes últimos seis anos, a recuperação do seu prestígio nacional e internacional ocorre em níveis alentadores.
Dentre tantas iniciativas que têm compensado a ausência da atenção em outros poderes, conquistou recentemente, entre tantas dádivas que lhe têm sido destinadas, um novo espaço para abrigar gratuitamente tantos projetos sociais. Refiro-me ao Centro Municipal de Inovação Colabore. É o primeiro denominado “coworking” público que tem por direção abrigar projetos inovadores com reconhecido impacto social.
A iniciativa ocorreu com o reaproveitamento de 16 contêineres marítimos e tem por meta buscar atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, dispositivo construído em 700m2 do Parque da Cidade. É a busca pela utilização de iniciativas sustentáveis a exemplo da captação de águas pluviais, utilização de painéis solares, tratamento de esgoto, pavimento permeável, aproveitamento da ventilação cruzada e sistema de gestão da refrigeração.
É a busca da largada pelo impulso da área de tecnologia da cidade em ações que tenham enfoque social. O projeto poderá ser utilizado por microempresas, microempreendedores individuais, 'startups” ou, até mesmo, pessoas que venham a sugerir soluções de impacto social.
É a Cidade do Salvador atualizando-se e perseguindo os caminhos da modernização tecnológica. A iniciativa é consequência da parceria que uniu Prefeitura da Cidade, o SEBRAE-Ba e, ainda, com a participação da ONG Parque Social. A gestão do local será compartilhada, o que determinará a instalação de duas iniciativas em parceria com a própria Prefeitura. Será uma incubadora de negócios sociais, InPacto, bem assim o Sebrae-Lab, que é o espaço destinado a potenciais empreendedores que busquem a inovação.
O suporte técnico será destinado pela InPacto, tanto no campo operacional, quanto no gerenciamento estratégico para todas as iniciativas que se adaptem no perfil do Colabore. Da mesma sorte como será proporcionado a tantos quantos participem do projeto capacitações coletivas, bem assim consultoria, mentoria e assessoramento.
Para além dos contêineres que se destinam ao InPacto e ao SebraeLab, o espaço está contando, igualmente, com duas estruturas que são destinadas aos “coworkings”, totalizando 26 espaços de trabalho. Porque serão proporcionados aos usuários os escritórios compartilhados, como ainda auditórios e salas para reuniões. Todo esse novo aparato tem por destinação reduzir as desigualdades que constituem um dos maiores desafios da gestão pública.
É de se ver que esse é apenas um detalhe em todo um arcabouço de realizações, que passa por todos os cuidados com o estado físico da Cidade, ao lado de conviver com tantas iniciativas que objetivam proporcionar ao soteropolitano todo o conforto de uma cidade moderna, além de lhes destinar os serviços essenciais no campo da educação, da saúde, do urbanismo, da segurança, e do esporte. 

CHILE - NOVIDADES NA TEMPORADA DE INVERNO DAS ESTAÇÕES

Pista de Corralco, na encosta do vulcão Lonquimay
Com a chegada dos primeiros flocos de neve, aumentam as expectativas sobre a agenda das estações, no Chile, que já estão se preparando para uma temporada de sucesso. Os destaques são;
ANTILLANCA - Não bastasse ser uma das principais estações de esqui do Sul do Chile, Antillanca fica localizado na encosta de um dos mais belos vulcões do país: o Casablanca, no meio do Parque Nacional Puyehue.  A 98 quilômetros da cidade de Osorno, o Centro de Esqui de Antillanca tem como destaque a possibilidade de prática do esporte de inverno fora das pistas tradicionais - a geografia do vulcão permite que esquiadores experientes descubram novos locais com bons declives para descidas extremas, em uma área conhecida como uma das mais radicais do país para snowboard.
.Localização: Cerca de 98 km de Osorno (1h40 de carro)
CORRALCO - Dentro da Reserva Nacional Malalcahuellos e no meio de uma densa floresta de araucárias de mais de mil anos, fica o centro de esqui de Corralco, a 2,3 mil metros de altitude e na encosta do vulcão Lonquimay. Com 31 pistas, o ponto alto de lá é a qualidade da neve (considerada uma das melhores para esquiadores experientes) e a exclusividade: o local conta com pistas menos cheias, o que possibilita uma melhor experiência para aqueles que querem ter mais tranquilidade durante a prática do esporte.
Para a temporada deste ano, a estação anunciou que estreará seu sétimo teleférico, ao lado do elevador Cornice, que atualmente leva os visitantes de sua base ao meio da montanha. 
Localização: Cerca de 130 km de Temuco (2h de carro)
EL COLORADO - Com mais de 1.200 hectares de terreno esquiável, El Colorado, estação de esqui que completou 70 anos em 2018, é uma das principais do circuito de centros de inverno nos arredores de Santiago. Dentre as novidades para este ano destaca-se a abertura de uma nova pista, voltada aos esquiadores mais experientes - com extensão de 2.500 metros, ela é voltada para equipes de treinamento, mas também pode ser utilizado pelos clientes da estação durante a temporada de inverno.
Localização: Cerca de 50 km de Santiago (de 1h a 1h30)
FARELLONES - Farellones é um caso à parte dentre as estações de esqui na região central chilena: o local se posiciona como um centro de entretenimento na neve para toda família com todos os tipos de atrações, e não exclusivamente para a prática de esqui e snowboard. Com a ajuda da proximidade (cerca de 1h de Santiago), o local é ideal para famílias com crianças, especialmente aqueles que querem ter uma ótima experiência no primeiro contato com a neve, já que diversas atividades são oferecidas no local.
Neste ano,  o centro deve ficar ainda mais atrativo para pais com seus filhos: será aberto nesta temporada um novo mini-parque com cinco estações de brincadeiras voltado para os pequenos de divertirem na montanha. 
Localização: Cerca de 45 km de Santiago (1h)
LA PARVA - Junto de um pitoresco vilarejo no meio da neve da Cordilheira dos Andes, La Parva tem uma história curiosa: foi construído originalmente como um refúgio para guerras, mas posteriormente tornou-se um dos centros de esqui mais visitados por turistas do Chile. A proximidade de Santiago (cerca de 50 quilômetros) ajuda em sua popularidade, além de suas 40 pistas de todos os níveis - iniciantes a partir de três anos podem fazer aula por lá.
É na escola do centro, chamada Golondrinas, que fica a principal novidade da estação para este ano: renovado, o espaço passou a contar com um novo centro para turistas, permitindo aos visitantes alugar equipamentos, adquirir passes e escolher as aulas que farão em um único lugar. 
Localização: Cerca de 50 km da capital Santiago (1h de carro)
NEVADOS DE CHILLÁN -  O Centro de Esqui Nevados de Chillán é um dos mais completos do país. O local é conhecido mundialmente pela excelente qualidade de sua neve e particularmente pela beleza de seus arredores. Os destaques incluem fontes termais vulcânicas, grandes extensões de mata nativa e uma vista panorâmica de neve e montanhas. Possui uma área de esqui de 10 mil hectares, adequada para todos os tipos de esportes de inverno - além de esqui, snowmobile, randonnée, passeios de trenó e cross country são praticados por lá. São mais de 30 pistas, incluindo a Três Marias, a mais longa da América do Sul, com 13 km de extensão.
A grande novidade para este ano é a reabertura do Grand Hotel Thermas de Chillán, empreendimento de alto luxo que desde o ano passado passa por uma longa reforma de todos os seus ambientes..
Localização: Cerca de 180 km de Concepión (2h30 de carro)
PORTILLO - Localizado a pouco mais de 150 quilômetros de Santiago, no coração da Cordilheira de Los Andes, Portillo é o centro de esqui mais antigo da América do Sul. A estação, que fica na beira do belo Lago del Inca, conta com quatro hotéis de diferentes as categorias e tem como destaque uma piscina aquecida ao ar livre com vista para as belas montanhas andinas.
A novidade para este ano é que, com um custo total de US$ 3,5 milhões, o centro de esqui de Portillo acrescentou 25 novas máquinas automáticas de fabricação em neve, que atenderão no total 10 hectares e nove pistas (na última temporada os equipamentos cobriam apenas parte de três pistas). Isso deve assegurar as boas condições para o esqui do início ao fim da temporada. 
Localização: Cerca de 150 km del Santiago (2 hrs de carro)
VALLE NEVADO - Dono da maior área esquiável do hemisfério sul dividida em 34 pistas, e maior centro de esqui do Chile, o Valle Nevado é hoje uma das estações preferidas dos brasileiros para curtir o inverno na neve - na temporada de 2018, 15% de todos os visitantes eram brasileiros (45 mil). Ser a estação mais alta do Chile também dá uma posição privilegiada para o local. 
De novidade, o Valle Nevado anunciou que neste ano, além das já tradicionais aulas de esqui e snowboard, oferecerá também caminhadas com raquetes de neve e aulas de randonnée, espécie de marcha na neve, com instrutores qualificados e bilíngues.
.Localização: Cerca de 70 km de Santiago (1h30 de carro)

TURISMO DE EVENTOS - MTUR PARTICIPA DO FÓRUM POLÍTICO LATINO-AMERICANO

Secretário Bob Santos e autoridades
O secretário nacional de Integração interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, se reuniu na segunda-feira (10), em Santiago, no Chile, com o diretor comercial da companhia aérea de baixo custo Sky Airline, Marcelo Rodriguez, e a representante da Câmara de Comércio Chileno-Brasileira, Lara Buttice. O encontro fez parte da agenda de negócios do dirigente do MTur no 6º Fórum Político Latino-Americano de Turismo de Eventos, com o objetivo de atrair investimentos para o Brasil.
No dia seguinte, entre outros compromissos, Bob Santos teve agenda com o gerente de sustentabilidade do Grupo Explora, Juan Marambio. O grupo tem forte atuação na Patagônia chilena, com atrativos naturais e meios de hospedagem. O Brasil também busca parceiros para a concessão e exploração dos atrativos turísticos do parque nacionais.
FIEXPO LATIN AMERICA – A 12ª Feira Internacional do Mercado de Reuniões e Viagens de Incentivo da América Latina (FIEXPO), com programação até quarta-feira (12), discutiu o mercado de reuniões e incentivos para a promoção da infraestrutura e serviços na América do Sul, América Central, Caribe e México.
Durante dois dias, os organizadores de eventos internacionais, reunidos no Chile, terão encontros com os representantes de associações profissionais que realizam eventos periódicos em todo continente. A FIEXPO, considerada a principal feira de turismo de eventos, é o espaço onde a América Latina mostra a sua capacidade para a realização de eventos internacionais, tanto internos como os capturados em outros continentes.
TURISMO DE EVENTOS - O Brasil é o principal destino de turismo de negócios e eventos da América Latina, sendo São Paulo a metrópole que recebe o maior número de eventos nacionais e internacionais no país. O país ocupa a 17ª posição no ranking mundial de 2018. A constatação é de um estudo divulgado pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Os Estados Unidos continuam sendo o país que mais recebe congressos e convenções de negócios, seguido por Alemanha, Espanha e França. (Com o MTUR)

HOJE, NO MORUMBI - BRASIL X BOLÍVIA NA ABERTURA DA COPA AMÉRICA

Começará hoje, à noite, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, a 46ª edição da CONMEBOL Copa América, torneio que vem prendendo atenção não somente no Continente, mas em todo o mundo. A Seleção Brasileira estreia na competição contra a Bolívia, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Vestindo branco, o seu mais novo uniforme, a nossa seleção homenageará os campeões sul-americanos de 1919, que deram o pontapé inicial para a paixão que tomou conta de um povo
Para o duelo contra a Bolívia, o Brasil tem um desfalque confirmado. Ainda se recuperando de uma pancada no amistoso contra Honduras, o meia Arthur começará a partida no banco de reservas. Durante entrevista coletiva nesta quinta, o técnico Tite confirmou que o ataque será comandado por Roberto Firmino, e destacou a confiança com a qual o time entra na Copa América. Adiantou que os nossos jogadores estão orientados a  jogar fazendo pressão no campo do adversário
A partida está marcado para as 21h30 e será a primeira da Copa, com  os contendores fazendo parte do Grupo A do torneio. A arbitragem estará a cargo do argentino Néstor Pitana, que tem em seu currículo a partida de estreia e a final da Copa do Mundo Rússia-2018.
Como lembrete: Brasil já foi oito vezes campeão deste torneio (1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004 e 2007). 
.AS EQUIPES – Conforme anunciado, eis as equipes da partida de hoje no Murumbi:
Brasil: Alisson; Dani Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Filipe Luis; Philippe Coutinho, Casemiro, Arthur ou Allan; Richarlison, Roberto Firmino, David Neres. Técnico – Tite. 
Bolívia: Lampe; D. Bejarano, Haquin, Jusino, M. Bejarano; Justiniano, Saucedo, Castro, Fernández, L. Vaca; Martins. Técnico -  Eduardo Villegas.

A SOLENIDADE DE ABERTURA DA COPA AMÉRICA

Com 400 pessoas em cena, 100 músicos e muita tecnologia, a cerimônia de abertura da Copa América, hoje, à noite, vai mostrar o sonho de 12 crianças, cada uma representando um dos países que participarão da competição. Segundo os organizadores da Copa, a história das crianças será contada em duas partes: a primeira, no início, e a segunda, no encerramento da cerimônia, que terá início às 21h10 de joje, no estádio do Morumbi, em São Paulo. Durante a cerimônia será cantada a música-tema da Copa América deste ano, Vibra Continente, escrita por Rafinha RSQ, Léo Santana, Karol G e Ovy On the Drums.  Os cantores Léo Santana e Karol G interpretarão a música-tema da Copa América, 
Os portões do Morumbi serão abertos quatro horas antes do início do jogo entre Brasil e Bolívia, marcado para as 21h30. 
A 46ª Copa América reúne 12 seleções e será disputada em cinco cidades: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
O Brasil está no Grupo A e enfrentará as seleções da Bolívia, Venezuela e Peru. O Grupo B é formado pelas equipes da Argentina, da Colômbia, do Paraguai e do Catar. Fazem parte do Grupo C o Uruguai, o Equador, o Chile e o Japão.
O atual campeão é o Chile. O Brasil obteve seu último título na Copa América em 2007, na Argentina.

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO - A SELEÇÃO DO BRASIL PERDEU DE VIRADA PARA A AUSTRÁLIA

O que parecia que ia acontecer, ontem, à tarde, na França, pela Copa do Mundo de Futebol, não aconteceu. A seleção brasileira feminina mais uma vez perdeu para a Austrália, depois de até chegar a vencer por 2 x 0. Foi derrotada por 3 x 2. 
A nossa estrela maior, a Marta, jogou apenas no 1º tempo, quando mais uma vez brilhou marcando um gol, de pênalti, igualando-se ao alemão Klose ao chegar aos 16 tentos em Copas. Com o gol, o quinto entre homens e mulheres, também é recordista em mundiais diferentes., A Austrália conseguiu o terceiro gol aos 23 minutos do segundo tempo 
 As falhas e um tento contra foram fatais para a derrota.  A seleção australiana teve garra principalmente no 2º tempo, quando virou o jogo, melhorando sua posição na chave. A equipe do Brasil permaneceu também com três pontos, pois havia vencido o primeiro jogo, contra Jamaica.  A Austrália tem a mesma pontuação, uma vez que perdeu na estreia para a Itália. 
Na terceira e última partida da chave, a seleção brasileira enfrentará as italianas. O jogo será às 16 horas do próximo dia 18, em Valenciennes, França.  Formiga, a nossa quarentona mas muito boa de bola, estará fora deste confronto por ter recebido o segundo cartão amarelo. partidas disputadas. Aguarda- se que a craque Marta volte a jogar os dois tempos, Uma derata será fatal para a classificação às oitavas de finais. 

JÁ SURTE EFEITO - REDUÇÃO DO ICMS QUEROSENE DE AVIAÇÃO EM ALAGOAS

A notícia da redução da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação, o QAV, foi recebida com entusiasmo pelo trade turístico alagoano. Com a medida encabeçada pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Fazenda, o imposto estadual reduz de 12% para cotas de 8, 6 e 5%.
Com a medida, a companhia aérea Gol já sinalizou um acréscimo de 25% nos voos para Alagoas até o fim deste ano. O impacto é relevante no mercado porque os custos com combustível de aviação representam entre 35 a 40% dos custos de voo. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), Milton Vasconcelos, o governo agiu de forma rápida para superar o mau momento da aviação no país com o fim das operações da empresa Avianca.
O INCENTIVO - O decreto, publicado no último dia 21 de maio e regulamentado pelo convênio 188/2017 e 15/2018, prevê a redução de 12% para faixas de 8%, 6% ou 5% nas saídas internas do querosene de aviação, realizadas por distribuidoras de combustíveis e destinadas ao consumo de empresas aéreas.
Para adesão ao regime, as companhias aéreas vão precisar ampliar a oferta de voos para Alagoas, atendendo aos critérios e parâmetros estabelecidos pela Sefaz. O pleito das empresas que solicitarem a redução será deliberado pelo Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes).

TURISMO DE ITAIPU PODE TER NOVO RECORDE DE VISITAÇÃO

O Complexo Turístico Itaipu registrou um aumento de 7,76% da visitação nos cinco primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2018. De janeiro a maio de 2019, passaram pelos atrativos da Itaipu 263.409 turistas, diante dos 244.443 visitantes em 2018. Os dados consideram apenas as visitas turísticas da margem brasileira da usina hidrelétrica.
Se a projeção for mantida, Itaipu pode ter um resultado histórico de visitação, superando o recorde do ano passado. Em 2018, pela primeira vez a binacional superior a marca anual de um milhão de visitantes. Nos doze meses, passaram pela usina 1.024.549 pessoas em todas as modalidades de visitação (turística e institucional) e nas duas margens (brasileira e paraguaia).
O principal responsável pelo crescimento foi o Ecomuseu, que registrou um aumento de mais de 40% nos primeiros cinco anos. Já o atrativo Itaipu Especial cresceu em 10% em relação ao ano passado, mesmo acréscimo registrado pela Iluminação da Barragem. Em 2019, Itaipu Kids, Itaipu Natureza e Itaipu Tecnologia reforçaram as opções de atrativos da binacional, contribuindo também com o crescimento da visitação.
SHOW DAS ÁGUAS - Na primeira semana deste mês, os turistas foram à Itaipu para ver uma cena que não é muito corriqueira: após sete meses, a binacional voltou a abrir o vertedouro trazendo novamente o espetáculo das águas, que atrai ainda mais os turistas. Embora não integre as estatísticas dos cinco primeiros meses, a visitação dos últimos dias pode ajudar Itaipu a atingir o recorde de público no final do ano.
A última abertura do vertedouro havia ocorrido em 18 de novembro do ano passado. O vertimento ocorre ocasionalmente, principalmente em períodos de cheia na bacia do Rio Paraná.

SÃO LUÍS - NOVO CENTRO HISTÓRICO GANHA VIDA E ATRAI PÚBLICO

A prova está nas ruas e também nas redes sociais. O Novo Centro Histórico de São Luís, Maranhão, ganhou vida e tem atraído um grande público diariamente, principalmente nos fins de semana. E também tem lotado as redes sociais de fotos e vídeos dessa região que por anos ficou abandonada.
Quem passa pelo Centro, principalmente nos domingos, da de cara com muita gente, muita segurança e muita paz. As pessoas vão em busca de diversão, contemplação, cultura, paquera e lazer.
A abertura de casas de cultura, o policiamento e a realização de eventos deram nova dinâmica ao Centro Histórico.
O Governo do Maranhão já entregou o Museu do Reggae, a Casa do Tambor de Crioula e o Casarão Tech. Frequentemente, o Centro recebe shows e eventos culturais, o que estimulou o público a ocupar a região. Além disso, o Palácio dos Leões abriu de vez as portas para o público, que tem a oportunidade de ver as belas obras de arte do local.
Há também o pôr do sol na Praça Dom Pedro II, além da Feirinha da Praça Benedito Leite, promovida pela Prefeitura de São Luís aos domingos e que já se tornou um clássico da capital.
E as bandeirinhas do São João estão enfeitando o entorno. Com uma decoração criativa, mostrando símbolos da festa, a Praia Grande tem atraído visitantes e turistas.

COM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - EM FOZ DO IGUAÇU, TERMINA HOJE O FESTIVAL DAS CATARATAS

Considerado um dos maiores eventos do turismo nacional, o Festival das Cataratas iniciou sua 14ª edição na última quarta-feira (12), em Foz do Iguaçu. Mais de 8 mil pessoas participaram das atividades, entre agentes de viagem, operadores de turismo, profissionais da hotelaria, pesquisadores, estudantes, entre outros
Sempre em busca de inovações, o Festival deste ano teve na tecnologia a sua principal novidade. A empresa Fator BLE levou ao evento um sistema de mapeamento que permitirá levantar informações como a concentração das pessoas em um determinado espaço da feira e o tempo de permanência nos estandes onde serão apresentados os principais produtos e serviços turísticos (ou áreas correlatas) nacionais e internacionais.
Antes da abertura oficial, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio anunciou investimentos para Foz do Iguaçu durante o lançamento local do Programa Investe Turismo que ocorre nesta quarta-feira (12), às 13h, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.
Ontem e hoje as atividades do Festival continuaram no Rafain Palace Hotel & Convention, com diversos eventos paralelos como Rodada de Negócios, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão MICE Cataratas, Hackatour Cataratas, Salão do Vinho Argentino, Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, Arena Gastronômica, além de capacitações, visitas técnicas e eventos sociais

PEC NORDESTE - NA PAUTA, IMPORTANTES TEMAS DO AGRONEGÓCIO DA REGIÃO

O Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, que começou ontem, pela manhã, com término previsto para amanhã, no Centro de Eventos o Ceará (Pavilhão Oeste), é um dos mais importantes eventos do agronegócio da Região.  O destacado encontro é uma promoção vitoriosa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará e dos Sindicatos dos Produtores Rurais.
Com a temática Tecnologia e Inovação para uma Pecuária Competitiva, a abertura foi feita pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flávio Saboya que destacou a importância da Assistência Técnica e Gerencial-ATeG, que o Sistema FAEC/SENAR está oferecendo de forma gratuita aos produtores rurais. No momento, o assessor especial da Ministra do MAPA, ex-deputado Danilo Forte, anunciou que o Ministério da Agricultura vai lançar em breve o Programa AgroNordeste, que visa beneficiar ações especificas da região Nordeste, e que a Ministra já visitou todos os estados nordestinos, com exceção do Maranhão, observando os projetos que deram certo. 
ALTERNATIVAS E DEBATES - Nesta edição, vêm sendo apresentados diferentes alternativas de produção e debates de temas relevantes para o Agronegócio Nordestino, buscando, sempre, a melhoria das condições de trabalho e o acesso ao conhecimento pelos produtores rurais e micro e pequenos empresários do meio rural., 
Também, está ocorrendo ampla programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 9 segmentos da cadeia produtiva do agronegócio, através da realização de palestras, cursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, com a participação dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural, como o Artesanato e o Turismo no Espaço Rural e Natural, importantes cadeias produtivas na dinamização da economia rural.
Além da programação técnica, o evento conta com uma área de 3 mil m2 para exposição, onde são realizados a XXIII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários além da realização da Exposição de animais, estimulando a geração de negócios nas áreas de máquinas e equipamentos, animais, insumos, produtos agropecuários, agroindustriais e artesanais.
MEDALHA - Destaque na festa de abertura, A FAEC promoveu a entregou a Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra 2019 aos três homenageados da edição - a Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra 2019. Coube a honraria, na  categoria Política e Administração Pública, à Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Deputada federal Tereza Cristina; na categoria Ciência e a Tecnologia, ao Reitor da Universidade Estadual  Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho; e na  categoria Produtor/Liderança Sindical, a sra. Nilza Luna,  Diretora do Departamento Sindical da FAEC há 45 anos.
 SHOWROOM AGROPECUÁRIO - Um dos espaços mais visitados pelos produtores rurais, estudantes e técnicos dentro do Seminário vem sendo o ShowRoom Agropecuário, espaço, onde pesquisadores e cientistas apresentam suas experiências, e socializam seus experimentos para o público. O espaço fica dentro da Feira de Produtos e Serviços Agropecuários. 
O Pecnordeste tem como novidade importante a apresentação de trabalhos científicos, com a coordenação do médico veterinário, professor de zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e presidente do Sindicato Rural de Coreaú, Emerson Pinto Moreira
MOSTRA FOTOGRÁFICA - Com a participação de 15 observadores de aves, o Pecnordeste realizou a I Mostra fotográfica: Aves – Cantos & Encantos, apresentando ao público que foi ao Centro de Eventos 90 fotos de pássaros da fauna brasileira. O Ceará hoje conta com aproximadamente 800 observadores de aves, que registram, através de fotografias, momentos únicos dessas aves em interação com a natureza. A Mostra será coordenada pelo observador de aves e piloto, Thiago Tolêdo.
GASTRONOMIA NO PECNORDESTE - A Associação dos Chefes do Ceará- ACC, está presente no PECNORDESTE, com um espaço gastronômico, com pratos da culinária regional nordestina, a preços de apenas R$ 15,00. O espaço funcionará de 12 às 20 horas, e é aberto ao público. 

ARRAIÁ DO CEARÁ - DE HOJE ATÉ DOMINGO, ALEGRIA E TRADIÇÃO NO IGUATEMI

Numa promoção do Sistema Verdes Mares e realização da União Junina do Ceará, de hoje até o próximo domingo, a partir das 18 horas,  no estacionamento Shopping Iguatemi, acontece o  Arraiá do Ceará – Alegria e Tradição,  evento preparatório que escolherá a quadrilha representante do Ceará  no São João do Nordeste, festival realizado pela Globo, em Pernambuco
No esperado Arraiá que hoje começa, 15 quadrilhas juninas se apresentarão disputando com graça, alegria e garra qual será a nossa representante na disputa do Recife. Representantes de vários municípios do Estado estarão nas festivas noitadas, onze das quais querem desbancar a quadrilha Junina Babaçu, vencedora das três últimas edições. A atual campeã voltará este ano homenageando o projeto Grande Encontro, que reuniu no palco Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Zé Ramalho. 
Registre-se que nas três noitadas o estacionamento do Shopping se transformará em cidade cenográfica, com praça de alimentação oferecendo comidas típicas. A arena de apresentação das quadrilhas estará cercada por arquibancadas destinadas a 1.600 pessoas. 
PROGRAMAÇÃO – As apresentações das quadrilhas concorrentes serão na seguinte ordem:    
Hoje, 14, - 19h – Quadrilha Sol Nascente; 19h50 – Quadrilha Nova Emoção; 20h40 – Junina Brisa do Sertão; 21h30 – Guaradrilha; 22h20 – Junina Pé Quente.
Amanhã - 19h – Brilho do Sertão; 19h50 – Nação Nordestina; 20h40 – Tradição da Roça;  21h30 – Cheiro de Terra; 22h20 – Terra do Sol.
Domingo – 19h – Arriba Saia; 19h50 – Luar Serrano; 20h40 – Luar do Sertão; 21h30 – Filhos do Sertão; 22h20 – Junina Babaçu.

CEARÁ EM 2019 - MAIOR CRESCIMENTO DE TURISTAS EUROPEUS NO BRASIL

O Ceará recebeu 44,9 mil turistas europeus nos quatro primeiros meses deste ano. O número representa um crescimento de 65,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse é o maior índice de aumento se comparado com os outros estados do Brasil. São Paulo registrou 14,9% no mesmo período, seguido por Rio de Janeiro (2,6%). Os dados são da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac).
Os outros estados registraram queda, a maior delas em Pernambuco (-17,5%), seguido por Distrito Federal (-13,9%), Minas Gerais (-12%), Rio Grande do Norte (-9,5%) e Bahia (-5,2%). Se for considerado o total de turistas europeus, o Ceará fica atrás apenas de São Paulo (700 mil) e Rio de Janeiro (224,1 mil), sendo a terceira maior porta de entrada de visitantes da Europa.
Já no ranking geral do número de turistas internacionais, o Aeroporto de Fortaleza ocupa a quinta posição, com 2,26% do total de passageiros do País, atrás de São Paulo (59,7%), Rio de Janeiro (19,4%), Campinas (3,1%) e Brasília (2,6%). Com esse índice, o Ceará fica em primeiro lugar no ranking de turistas internacionais deste ano no Nordeste.
A França é hoje o maior mercado internacional do Ceará. A Itália aparece em segundo lugar, seguida pela Alemanha. Argentina vem em quarto, Portugal em quinto e Holanda na sexta colocação. Fora da Europa, o Ceará recebe ainda visitantes dos Estados Unidos, Colômbia, Cabo Verde e Canadá. A renda per capita do turista estrangeiro é de R$ 5,1 mil e a permanência média é de dez dias

PROGRAMAÇÃO CULTURAL CELEBRA O PERÍODO JUNINO

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza realiza mais uma semana de atividades culturais gratuitas em clima especial de festas juninas. A programação desta semana conta com festival contemplado no Edital de Festejos Juninos 2019, São João na Biblioteca Cristina Poeta e Arraiá do Mercado da Aerolândia.
A PROGRAMAÇÃO - No Autran Nunes, os moradores da comunidade aproveitou o São João da Biblioteca Pública Cristina Poeta de forma gratuita. O evento ocorreu na quinta-feira (13/06), às 16h, com música, quadrilha, comida típica e brincadeiras.
Neste final de fim de semana, opções de lazer não faltam. A Secultfor divulgou, na última semana, o resultado final do Edital de Apoio aos Grupos de Quadrilhas e Festivais Juninos de Fortaleza 2019, com a programação dos 21 festejos juninos contemplados (link). De hoje a domingo há festa na Praça Frei Galvão, no Jardim América, com o XII Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América.
Os moradores da Aerolândia, e bairros do entorno, também entram no clima junino, amanhã e no domingo, com o Arraiá do Mercado da Aerolândia. Todos os fins de semana de junho e julho, a partir das 19h, o mercado recebe programação gratuita em alusão às comemorações de São João, com forró, barraquinhas típicas e quadrilhas.
Entrando no campo das artes visuais, a 70ª edição do Salão de Abril deu início ao período de visitação aos ateliês de artistas cearenses, novidade desta edição. Interessados poderão conhecer ateliês de grandes artistas que abrem suas portas para compartilhar processos criativos junto aos visitantes. Nesta semana, os ateliês abertos ao público são dos artistas Roberto e Lúcia Galvão, Hélio e Efimia Rola e Acidum Project.
A programação cultural da Prefeitura de Fortaleza ainda conta com oficinas de dança na Vila das Artes; exposições e show musical no Centro Cultural Belchior; apresentação do Grupo Uirapuru no Teatro São José; e contação de histórias na Biblioteca Herbênia Gurgel.

EM DIAS COM O FESTURIS 14/06/2019


VISITE CEARÁ NEWS 14/06/2019


SÃO JOÃO DO CATUSSABA


ROTA DO SOL SEMANAL 1406/2019 ISSUU