Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

CALEIDOSCÓPIO 16/08/2019

MERCADOS PÚBLICOS E FEIRAS, RETRATOS DE UMA REGIÃO – O turismo, nas suas mais de cinquenta atividades, tem no segmento  negócios  ramos  importantes e rentáveis e que, diferente de outros valores voltados para o lúdico, para esportes, para cultura, contemplação de natureza, descanso e lazer,   mostram facetas abrangentes, como referência mais objetiva a otimização do que “vendem” . Nesta cadeia de turismo, um setor apresenta-se singular. Mercados Públicos e feiras populares nos vários estados brasileiros, na verdade se destacam e são bastante relevantes, pois refletem fielmente a cultura, o modo de viver e as peculiaridades da região em que estão assentados. Museus vivos e alegres são a alma do povo, exibem seus costumes e saberes, sua culinária e o seu modo de viver. No Brasil, em cidades grandes ou pequenas, os mercados públicos e as feiras livres são pontos de concentração que atraem não apenas os da terra como também visitantes de todas as partes do mundo, pobres, arranjados ou ricos, todos felizes pela magia do ambiente. Quem em São Paulo não quer conhecer o Mercado, grandioso nas suas ofertas? É desculpável, no Rio de Janeiro, não tirar um tempo para vivenciar o reboliço e a gostosura do contato humano na Feira de São Cristóvão, onde a vida do nordestino é presente no modo de ser, no folclore, na culinária e no artesanato? Tem cabimento visitar Belo Horizonte e não tirar um tempo para se deliciar com o Mercado Público, querido pelos mineiros nos seus noventa anos de atividade? Ou reservar uma manhã de sábado para ir à Feira da Avenida Afonso Pena?  Ou em Aracajú não conhecer os Mercados Antônio Franco, Thales Ferraz e Albano Franco, que reúnem o melhor da cultura popular sergipana, com literatura de cordel, repentistas, e grande variedade de artesanato e comidas típicas? E a magia do Mercado Modelo, em Salvador onde a Bahia se mostra pujante? Não é ganhar tempo e alargar conhecimento visitar e vivenciar a cultura pernambucana passando algumas horas na Feira de Caruaru? Também, no emblemático Ver-o-Peso de Belém do Pará, uma riqueza significativa de tudo que tem a Amazônia?  Por fim, perde muito o turista que, em Fortaleza não conhece o Mercado Central, no Centro Histórico, imponente nos seus cinco andares de lojas repletas de tudo e mais um pouco do que o Ceará produz, da variada riqueza do artesanato,  das consagradas cachaças, da castanha de caju, da produção dos folhetos com estórias dos poetas populares, das redes de dormir e das finas peças confeccionadas por eximias costureiras e rendeiras do nosso território. Também, se não provar da culinária do Mercado São Sebastião, onde a panelada, o carneiro com cuscus, o baião de dois dão água na boca. Diante de tantas gostosuras que os mercados públicos e feiras oferecem é até pecado mortal se o turista não reservar bom tempo para conhecê-los, pois perderão oportunidade de alargar conhecimentos e usufruir do que de mais genuíno os estados e municípios brasileiros oferecem.
DOMINGUEIRA NO CAIS DO SERTÃO - O Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife, recebe, neste domingo (18), dentro da programação do projeto Tengo Lengo Tengo, mais uma edição da Domingueira Sertaneja. Por lá, a partir das 15h30, a animação do público será garantida com os shows gratuitos de Forró Bruno Flor de Lótus e do Trio Deivinho do Acordeon. Forró do bom não vai faltar! A festa acontece no Espaço Umbuzeiro, o Vão Livre do Cais.
O grupo regional Bruno Flor de Lótus promete uma apresentação regada a muita música e poesia. O repertório foi montado inspirado em grandes artistas da nossa terra, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Maciel Melo e outros, mas não deixa de lado as composições próprias, como as que formam o terceiro CD do trio, “Nós Dois”.
Já Deivinho do Acordeon, a segunda geração de uma família de artistas, é um dos discípulos do Mestre Camarão, com quem teve a oportunidade de aprender técnicas instrumentais e, assim, desenvolver seu estilo musical. Ele, que participou da Missa do Vaqueiro dividindo o palco com seu tio, Paulinho do Acordeon, também já tocou por muitos anos com Santanna, O Cantador, um trabalho que lhe permitiu viajar fazendo música por todo o Brasil. 
OITO FEIRAS IMPERDÍVEIS -  Os eventos, considerados os mais prestigiosos do segmento de alimentos e bebidas pelo mundo, acontecerão no primeiro semestre de 2020. Fique atento e não perca as oportunidades!
O mundo negociou nada menos que US$ 1,7 trilhão a mais em 2018 do que o registrado no ano anterior em alimentos, bebidas e produtos do agronegócio. É um mercado que cresce a cada ano.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) selecionou as oito melhores oportunidades em feiras internacionais para as empresas brasileiras ampliarem suas vendas e mercados de atuação e abriu inscrições para todas elas. A mais relevante feira do setor de orgânicos – a  Biofach 2020 – já está com inscrições abertas. Fique atento porque o prazo se encerra no dia 1º de setembro. São elas:
BIOFACH 2020 Nuremberg, Alemanha - 12 a 15 de fevereiro de 2020; GULFOOD 2020 Dubai, Emirados Árabes Unidos - 16 a 20 de fevereiro de 2020; EXPO WEST 2020 Califórnia, Estados Unidos 03 a 07 de março de 2020; FOODEX JAPÃO 2020 Tóquio, Japão 10 a 13 de março de 2020; SEAFOOD 2020 Boston, Estados Unidos 15 a 17 de março de 2020; SIAL CHINA 2020 Shangai, China 13 a 15 de maio de 2020; 30 SUMMER FANCY FOOD SHOW 2020 Nova Iorque, 28 a 30 de junho de 2020; SIAL 2020 Paris, França 18 a 22 de outubro de 2020

NOSSO RECONHECIMENTO AO MANIFESTO DO SKAL NACIONAL

Ater-nos-emos, no comentário desta semana, a um manifesto, de skalegas e skaladies, no decorrer do recente 49° Congresso Nacional Skal Internacional do Brasil, sediado no Resort Royal Palm Plaza, em Campinas- SP, que, segundo Priscila Cavalcanti e seu esposo Epitácio Vasconcelos, respectivamente, presidentes do Skal Nacional e de Fortaleza, foi um sucesso. Em síntese, agradou a gregos e troianos.
Sabemos que eventos, tendo à frente o retrocitado casal, funciona, a contento, e sempre são destacados pelos que militam na área do turismo local e nacional.  Priscila Cavalcanti enfatizou o empenho de skalegas e skaladies, a exemplo do anfitrião e presidente do Congresso e Skal São Paulo, seu amigo skalega Aristides Cury, pelo planejamento e execução do evento. Citou o momento triunfal da primeira edição da Medalha Geraldo Bethiol, mérito Skal Brasil, o que deixou a viúva Denize Bethiol emocionada, além dos agraciados da outorga, os expoentes do turismo, Laércio Mazon, skalega
“Past President” Skal Campinas, e o Hoteleiro Antônio Dias, um homem de visão. 
Ressaltou, ainda, a solenidade de abertura, bem-conduzida pela Skalega Vera Decamillis, diretora de eventos do Skal Nacional e presidente do Skal Porto Alegre. Mencionou que o Skal Fortaleza levou a estatueta de Skal Referência, fato que deixou o presidente Epitácio Vasconcelos feliz da vida, como se diz popularmente. Disse mais que o Skal Brasília levou a maior delegação, sendo Patrícia Servilha escolhida a Skalega do Ano. Afirmou que outras pessoas também se empenharam para o êxito do certame.
Mas, chamou-nos a atenção, ao lermos notícia do 49º Congresso do Skal, em Campinas-SP, foi a leitura do manifesto, discordando de parte da campanha, feita no exterior, pelo Ministério do Turismo e o Instituto Embratur, escrevendo o nome do Brasil com Z e não com S, em se tratando do idioma brasileiro. A justificativa desses órgãos federais de Turismo não foi convincente para os dirigentes do Skal Nacional e locais e para outras entidades do turismo e muitos brasileiros, caso contrário não teria sido redigido um manifesto de desaprovação. 
Prezado (a) leitor (a), nem todas as representações do Turismo Nacional, incluindo a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo ((Abrajet), e suas congêneres, se posicionaram, contrariamente, à retrocitada campanha de âmbito internacional, no tocante ao manifesto de protesto aos órgãos federais, supracitados, responsáveis pela campanha do Brasil, com vistas a atrair mais turistas estrangeiros, para nosso país, vez que, de acordo com dados estatísticos do Mtur e Embratur, não ultrapassam, anualmente, os 6,5 milhões e isso acontece há muitos anos. 
Ante o exposto, vem à mente a pergunta (Perguntar não ofende.) – desculpem-nos - se estivermos equivocados: por que não houve, de maneira generalizada, manifestações do trade turístico nacional? Apenas, do nosso conhecimento, poucas entidades discordaram da campanha BRASIL COM Z no exterior. 
Bem! Na nossa modesta opinião, julgamos que o Mtur e a Embratur, ao lançarem campanhas, para atrair mais visitantes a nosso país, bem que poderiam reunir as principais lideranças municipais, estaduais e federais do Turismo, para que opinassem, concordando ou não, com o conteúdo das campanhas, voltadas para incrementar o fluxo turístico, no Brasil, quer interno, quer externo. 
Ah! Isso é difícil – podem alegar autoridades do MTur e da Embratur, pois são muitos representantes do Turismo Brasil afora. Mas, apesar do expressivo número de líderes do Turismo, Brasil afora, somos a favor de que se deve, nos âmbitos estadual e municipal, em todo o país, consultar o trade turístico. Por último, os parabéns às entidades que apresentaram, por escrito, os seus descontentamentos. Obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana! 

ILHA DA MADEIRA: DA DESCOBERTA AO FAMOSO VINHO

A Ilha da Madeira, uma das duas mais populosas do arquipélago, que tem em Funchal a sua capital, também converge no famoso vinho o seu mais importante produto. Poucos, no entanto, têm conhecimento de que a sua “fortuna”, consubstanciada nesse expoente da sua economia, historicamente provem da própria excelência, à época, da economia do Brasil.
Este fato nos ocorre em virtude daquele tão exuberante recanto postado em meio ao Oceano Atlântico, entre Brasil / África e Portugal, já estar se movimentando no sentido de assegurar mais uma realização anual de uma das mais festejadas e importantes festas do seu calendário de eventos: a Festa do Vinho.
Internacionalmente conhecida, desde a década de 1970 que a sua realização vem sendo repetida religiosamente todos os anos em Funchal, a capital da Ilha. Por essa razão que é consagrada em âmbito internacional como a capital do destino, com a celebração da cultura do vinho, bem como tudo o mais que ele representa para a sua população.
E que os seus nativos entendem e são convencidos de que o vinho representa muito mais do que um simples produto na sua economia, ainda que seja reconhecidamente o seu valor intrínseco. É que os madeirenses proclamam orgulhosamente de que o seu vinho não se trata de uma mera iguaria dos cardápios internacionais, mas uma das mais importantes atividades econômicas para a sua ilha, parcela do território português.
De modo mais objetivo, este ano, a Festa do Vinho ocorrerá entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro, naturalmente por ser o período das vindimas, o que significa a época da colheita da uvas. E a uva é uma das mais consagradas produções rurais da sua constituição eivada de elevações, num solo eminentemente vulcânico.
Até porque a Vindima ao Vivo constitui-se numa das mais expressivas atrações, aguardada sempre com ansiedade pelos madeirenses, como o evento que, este ano, está programado para o dia 7 de setembro (coincidentemente a data da “Independência do Brasil”). De forma precisa, o momento em que o fruto é colhido e que irá dar oportunidade à pisa das uvas. O curioso é que, desse acontecimento, qualquer pessoa pode participar, uma vez que ocorre necessariamente num ambiente de grande festa, com a tradicional música local e, o que compõem o “mise en cène”, também muita comida típica.
A Festa do Vinho da Madeira, por todas as razões, constitui-se numa oportunidade maior para que visitantes de todos os quadrantes da terra possam privilegiar-se da sua presença naquele rincão tão encantador. É que o “Madeira Wine Lounge” é instalado na Praça do Povo, local em que o ambiente é sempre mais cosmopolita e igualmente contemporâneo. Ainda mais por ser nesse espaço que são realizados os famosos e deliciosos Jantares Temáticos que, nada mais nada menos, são inspirados nos sabores e vinhos da região autônoma da Madeira.
A verdade é que a produção do vinho remonta a mais de 500 anos na Ilha da Madeira. Razão pela qual prevalece a ideia de serem recriados os velhos e tradicionais hábitos que estão, historicamente, envolvendo a produção do próprio vinho. Toda a cidade é, consequentemente, decorada e tem como temática a homenagem àquela “bebida dos deuses”, seguida de degustações, encenação de quadros vivos, muita apresentação de música típica local, ao lado da exibição de números folclóricos e tanto quanto a arte e a criatividade do madeirense ilustra.
O mais curioso é que a Madeira não se apresenta aos olhos ávidos dos que lhe buscam a excelência como um local mais adredemente apropriado para a produção de um produto como o vinho. O que informa a história, contudo, é que foram os próprios portugueses, quando lá chegaram pela primeira vez, que decidiram investir no cultivo da uva, ainda que as condições naturais não recomendassem, em virtude de se constituir de litoral e de terreno em encostas vulcânicas. 
O contraste do resultado foi que o vinho projetou-se como um produto extremamente privilegiado pelos que lhe consomem, tais os autênticos enófilos do mundo inteiro.
Ao lado da excelência do seu mais festejado produto, a Ilha da Madeira constitui-se naturalmente de um “pequeno paraíso insular” encrustado na imensidão do Atlântico. Sua origem vulcânica ainda mais enriquece a sua paisagem, beneficiada ainda pela sua localização que lhe confere um clima privilegiadamente ameno, onde o seu mar mantém por todo o ano uma temperatura bastante favorável aos que lhe buscam as delícias praianas.
Os seus cenários são a complementação ideal para impressionar à vista entre os tantos vales e penhascos eivados de especial vegetação Laurissilva que, por sinal, já foi consagrada pela Unesco como patrimônio Natural da Humanidade. Nas duas principais ilhas do arquipélago, Madeira e Porto Santo, existem excepcionais oportunidades de hospedagem, pelos seus balneários integrados por tantos hotéis da melhor qualificação, todos em meio aos quantos que se postam entre monumentos históricos que se distribuem ao lado de  restaurantes que proporcionam as iguarias típicas da sua privilegiada gastronomia.
E onde impera o seu prestigiado vinho.
Lembro de que, na oportunidade em que presidimos nacionalmente a entidade dos comunicadores especializados, tivemos a iniciativa de realizar reunião do seu Conselho Executivo em Funchal – Ilha da Madeira, ocasião em que nos reunimos com representantes dos seus Deputados, com as lideranças turísticas locais e mesmo com o Presidente de então, João Jardim, ao qual direcionamos convite para visitar o Brasil. Tendo ele pouco depois, vindo, inclusive, a Salvador.

FORTALEZA, CAPITAL DA CULTURA - “AS CIDADES E OS LIVROS”, TEMA DA XIII BIENAL INTERNACIONAL

A partir de hoje, 16, e até o domingo 25 deste mês de agosto Fortaleza se transforma na capital brasileira da cultura. Com o tema “As cidades e os livros” estaremos vivenciando, no Centro de Eventos, a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. O marcante acontecimento teve seu lançamento anteontem, na Casa de Juvenal Galeno, é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e apoio do Ministério da Cidadania, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Neste ano, a Bienal estará sob a curadoria da escritora Ana Miranda e dos escritores e professores Inês Cardoso e Carlos Vasconcelos, com a coordenação de Goreth Albuquerque, também coordenadora da política de livro, leitura, literatura e bibliotecas da Secult.
Evento estruturante na política cultural do Estado, a Bienal do Livro irá apresentar durante os dez dias de programação atrações literárias e artísticas, englobando palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários, além de apresentações com artistas de reconhecimento local, nacional e internacional, combinando uma programação diversa e de acesso gratuito.
Além de ser um espaço para fruição artística, a Bienal é um espaço de construção de políticas do livro, leitura, literatura e bibliotecas, criando momentos para ouvir a opinião da sociedade e entidades envolvidas. O acesso ao livro e à leitura também é um pilar da política, expresso na Bienal do Livro, por meio da mobilização das secretarias da educação, estadual e municipais, e com escolas particulares, para que estudantes de todo o Estado participem do evento.
Entre público espontâneo e escolar, a Bienal do Livro registrou, nas duas mais recentes edições, uma média de 55 mil visitantes/dia, que acompanham a programação temática, com atividades para o público infantil, juvenil e adulto. A Bienal também movimenta o mercado, reunindo editores, livreiros, distribuidores e autores independentes, numa grande feira de livros.
AS CIDADES E OS LIVROS - “A cidade é uma escrita e também uma leitura. Podemos dizer, então, que é um livro”, assim pontua o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, sobre o grande tema da Bienal do Livro.
Estabelecendo conexões amplas e poéticas entre as cidades e os livros, a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará já destaca em seu lançamento o equipamento histórico no Centro de Fortaleza, a Casa de Juvenal Galeno. Completando 100 anos de história como equipamento cultural, a Casa foi residência do poeta Juvenal Galeno, fundada por ele como instituição em 27 de setembro de 1919. No local, Galeno criou os seus sete filhos e viveu até morrer, aos 95 anos em 1931, deixando a casa aos cuidados de sua filha, a escritora, professora e advogada Henriqueta Galeno.
Nesse amplo conceito, pensamos as cidades como moradia, como cenário de nossos tempos, mas também como formadora de geografias pessoais, subtema da Bienal. Cada um de nós tem suas cidades, aldeias, fazendas, seus lugares de afeto, de memórias. Essa geografia pessoal se expressa fortemente na literatura. É muito citado entre escritores o pensamento de Tolstói: “Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”.
Uma imensa variedade de livros reconstrói as cidades, outros tantos discutem e esquadrinham seus sentidos.Vivemos um tempo em que é fundamental perceber as cidades, suas partes e seu todo; compreendê-las, para compreender os homens, as mulheres, as infâncias e o mundo contemporâneo.
ESPAÇOS DA BIENAL - Os eventos literários costumam homenagear escritores, sobretudo nas bienais. Nesta edição da Bienal do Livro, porém, os livros serão os grandes homenageados. Essa decisão é compatível com o desejo de aprofundar a Bienal na experiência de formação do público leitor. Os livros homenageados são o internacional “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto, o nacional “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar, e o cearense “A casa”, de Natércia Campos. A leitura também será protagonista da Bienal, pensando sempre em sua presença durante toda a programação.
A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará irá promover encontros, para debater a política do livro, leitura, literatura e bibliotecas, como o IX Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e o V Encontro de Agentes de Leitura do Ceará. Também estão programados outros encontros diversos propostos pela sociedade civil, como o IV Encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o Encontro de Mediação de Leituras: Da oralidade ao livro na mão, o Encontro sobre Literatura e Gênero e o Encontro de Blogs e Revistas Literárias.
DESTAQUES - Os espaços temáticos no Centro de Eventos do Ceará são outro destaque. O Café Literário é um espaço de convivência e promoção literária, realização de bate-papo com autores e público e lançamentos de livro. O Espaço Natércia Campos será organizado pela Academia Cearense de Letras, para promoção da Literatura Cearense. O Espaço Cordel reúne cordelistas, repentistas, xilogravuristas e todas as expressões da Cultura do Cordel. O Espaço Juventude oferece programação para público jovem de qualquer idade, atendendo o pré-adolescente e o jovem adulto, com temáticas específicas. O Espaço Leitura e Infância oferece ampla programação para crianças. O Espaço do Professor é destinado a palestras e lançamentos para o segmento da educação, envolvendo a literatura e o fomento à leitura. Já o Espaço Letra de Mulher dá visibilidade à produção e ao debate sobre a mulher no campo editorial. Por fim, o Espaço de Memória, Patrimônio e Museus irá apresentar os Mestres e Mestras da Cultura do Estado, para fortalecer o campo da literatura oral dentro da Bienal.

AS NOVIDADES NOS ESPAÇOS TEMÁTICOS DA FESTA LITERÁRIA

Livro "A Casa" de Natércia Campos
A XIII Bienal do Livro também chega com algumas novidades, através da criação de novos espaços temáticos. Os destaques são o Espaço Devaneios: Autores, artistas, músicos e intelectuais motivados pelo tema “As cidades e os livros: uma geografia pessoal” terão um espaço individualizado para livre expressão e para o deleite dos espectadores. Espaço Noite Poética: A arte que brota à luz dos postes de rua e na penumbra dos bares será festejada nos palcos da Bienal. Um novo horário, a que chamamos “Corujão”, às dez da noite, vai oportunizar os devaneios e os saraus literários e poéticos. Espaço Vez e Voz aos Novos: Espaço privilegiado não apenas para o incentivo à leitura e ao comércio de livros, mas também para apoiar novos escritores, fomentar a literatura local e promover a aproximação entre público e autores cearenses. Espaço da Cadeia Produtiva: Representantes do mercado editorial, livreiros e autores debaterão sobre a atual situação do livro, no país, considerando a produção do livro, a distribuição, a comercialização, e o papel das políticas públicas.Espaço Clubes de Leitura: Um dos mais recentes e interessantes fenômenos no universo literário tem sido a proliferação dos clubes de leitura. Os clubes de leitura fortalecem o hábito do livro na mão, aquecem o mercado e colaboram significativamente para a circulação de mais títulos e autores. Espaço Livro Técnico: Espaço destinado à divulgação e ao debate de títulos e autores voltados para áreas específicas do conhecimento, tais como arte, engenharia, direito, administração, psicologia, agronomia, culinária, moda, design e muito mai. Espaço Ponto de Leitura: Espaço reservado à leitura pública dos livros homenageados na Bienal; o internacional “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto, o nacional “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar e o cearense “A casa”, de Natércia Campos. O microfone será franqueado a qualquer visitante que deseje ler trechos de uma das obras.

NOMES DE DESTAQUE PRESENTES NO CENTRO DE EVENTOS

O marroquino Abdellah Taïa
Voltada para a temática “As Cidades e Os Livros”, a programação contará com um significativo grupo de escritores. Entre os convidados nacionais, destacamos o encontro entre os escritores Raduan Nassar e Frei Betto, que abordarão temas relativos às metrópoles, em cujas entranhas surgem as pequenas aldeias, as vilas, os nichos: “As aldeias em silêncio”. Daniel Munduruku amplia a temática para as portas do universo das minorias étnicas: “As selvas da cidade”. Outros destaques são os poetas Chico Alvim e Nicolas Behr, e o romancista e fotógrafo, João Almino, que trarão, à mesa “Brasília, Céu e Inferno”, a voz dos espaços urbanos do poder. O poeta Marco Lucchesi trará uma visão mais universal dos espaços humanos, à mesa: “As lições do deserto”; Ronaldo Correia de Brito falará sobre a irracionalidade das cidades, à mesa “Os loucos de minha cidade”; enquanto o poeta Eucanaã Ferraz trará o lirismo das geografias pessoais.
O contista mineiro Luiz Vilela e o escritor e roteirista Marçal Aquino debaterão em um encontro sobre “as aldeias e as metrópoles”. O escritor Antônio Torres e o poeta Inácio Vieira de Melo terão em suas mãos o tema “As cidades de pedra”. O jornalista e escritor Roberto Pompeu de Toledo; a premiada escritora Maria Valéria Rezende; a poeta e cronista Mariana Ianelli; já clássico escritor Márcio Souza, e muitos outros, virão abrilhantar nosso evento, trazendo experiências variadas acerca das geografias interiores e exteriores.
Um dos aspectos mais importantes será o apoio ao escritor local em suas relações com a criação artística, com debates sobre a profissionalização, a divulgação de suas obras, assim como a transmissão de conhecimentos. Para tanto, contaremos com um expressivo número de autores cearenses, da prosa, poesia, e ensaio, como: Diatahy Bezerra de Meneses, Gilmar de Carvalho, Angela Gutiérrez, Tércia Montenegro, Pedro Salgueiro, Jayson Aguiar, Raymundo Netto, Ricardo Kelmer, Marília Lovatel, Majela Colares, Cláudia Leitão, Dimas Carvalho, Ylo Fraga, entre outros. A escritora Socorro Acioli conduzirá atividades que congregam autores inéditos e/ou iniciantes. O Sarau Siará e Os Novos são atividades que reunirão, respectivamente, prosadores e poetas cearenses, consagrados e novéis, que levarão ao palco suas obras. A agente literária, jornalista e editora, Luciana Villas-Bôas virá transmitir aos novos autores a sua experiência na publicação de livros e alguns segredos do mercado editorial.
A programação internacional contará com nomes de autores reconhecidos e de autores em ascendência pelo mundo. Confirmaram presença autores representativos do sentimento de pertença a seus países e geografias pessoais, com pontos de vista críticos que alcançam questões mais globais. O escritor moçambicano, Mia Couto, é um dos convidados internacionais, pela influência no Brasil de sua extraordinária obra, com legiões de leitores fiéis. Também estarão presentes o marroquino Abdellah Taïa e a holandesa Marion Bloem, nascida numa família originária da Indonésia. Já o angolano José Eduardo Agualusa trará a visão de um viajante e da experiência das fronteiras.

UMA SEMANA DE ATIVIDADES - TRÊS EVENTOS MOVIMENTAM O ARQUIPÉLAGO DE ILHA BELA

Praia do Curral - Ilha Bela - SP
Ilhabela, São Paulo, tem uma semana repleta de atividades para visitantes e moradores. O Abeta Summit 2019, Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura; o 24ª Festival do Camarão e o encerramento da 5ª edição do Festival Vermelhos Música e Artes Cênicas compõem a tríade de atrações imperdíveis do arquipélago até depois de amanhã, domingo.
Realizado anualmente desde 2003, o Abeta Summit desembarcou em Ilhabela desde quarta-feira (14), no Esporte Clube Ilhabela, com número estimado em 400 participantes. O evento conta com ciclo de palestras, oficinas de capacitação, visitas técnicas e encontros de negócios para profissionais, empresas e destinos turísticos, a partir de ontem. 
O Abeta dias de experiências e atividades ao ar livre para os congressistas. Entre as opções de passeios e experiências oferecidas pela Prefeitura de Ilhabela e empresários locais estão Caminhada (7km na Trilha do Baepi, 27km na Travessia do Parque e 12km na Bonete Mar e Terra); Cicloturismo (Pedalada Travessia do Parque); Náutico (vela oceânica, caiaque oceânico, Va'á – canoa polinésia, stand up paddle, flutuação com snorkel), canoagem e pedalada (Remo e Pedal) e turismo fora de estrada (Circuito do Gato e cachoeiras e Centro Histórico). Também está programada a atividade de turismo de Base Comunitária, com visita a Castelhanos (com direito ao prato típico Azul Marinho para o almoço). 
Promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo a edição 2019 do Abeta Summit comemora 15 anos de atividades da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O tema da celebração é '15 anos de Vida Natural', escolha alinhada com o slogan de Ilhabela: 'Vida Natural'. 
FESTIVAL DO CAMARÃO – Na 24ª edição, o Festival do Camarão começa  hoje- (16) e segue até o último domingo do mês (25), com opções desde pratos da cozinha contemporânea à tradicional caiçara. Diariamente, o cardápio dos restaurantes participantes terá opções divulgadas no guia do evento. No Centro Histórico da Vila, o Boulevard do Camarão funcionará nos fins de semana, de 16 a 18 e 23 a 25 de agosto, abrigando espaços que servirão pratos à base do principal ingrediente.
O evento conta com intensa programação cultural, começando neste final de semana. Hoje, o Centro Histórico da Vila recebe as apresentações de Effe Brasil (18h) e Sandamí (20). A partir das 21h30 é a vez da aula-show da chef Carole Crema, um dos principais nomes da confeitaria brasileira e participante do programa 'Que Seja Doce', do GNT.
Amanhã, a cantora Larissa Cavalcanti abre a programação às 18h. Na sequência, às 19h, a chef Carina Manzoli (Famiglia Manzoli) apresenta sua aula-show. A chef Renata Vanzetto, do restaurante Marakuthai, 'fecha os trabalhos' às 21h30. No domingo, as apresentações musicais ficam por conta de Trio Brasil (18h) e Luciana Mello (20h). Os chefs convidados para compartilhar suas técnicas e dicas de receitas são Antônio Borges, do Quilombo Restaurante e Café (19h) e  Eudes Assis, do Taioba Gastronomia (21h30).
VERMELHOS – O Festival Vermelhos Música e Artes Cênicas de Ilhabela segue com atrações culturais de alto nível, levando grandes nomes da música brasileira ao Centro Cultural Baía dos Vermelhos. Hoje, a partir das 21h, o show 'Bossa Nova in Concert' contará com Carlos Lyra, João Donato, Wanda Sá e Paula Morelenbaum.
Na 5ª edição, o Festival de Vermelhos traz como novidade espaços criados para restaurantes, cafés e quiosques de souvenirs, o que permite as famílias passarem o dia todo envolvidas com o evento nos finais de semana. Amanhã, a partir das 11h, a pianista Sonia Rubinsky inicia a programação. Depois, às 16h, o show é o ´Voz e violoncelo', com Hamilton de Holanda, Zélia Duncan e Jacques Morelenbaum. A partir das 20h30 a Orquestra Jazz Sinfônica sobe ao palco. No encerramento do festival, domingo (18h), as atividades têm início às 11h, com o show 'Música Eletroacústica'.

CONGRESSO ABRASEL - ATÉ ONTEM, DEBATES SOBRE ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR

Presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci
Ocorreu de quarta-feira até ontem,15, no Centro Universitário Iesb, em Brasília, o 31º Congresso Nacional Abrasel, certame que reuniu empresários, chefs, executivos e entusiastas para debater tendências, gestão e tecnologia no setor de alimentação fora de casa. Encontro ocorrerá de terça a quinta-feira
O setor de alimentação fora de casa envolve uma rede de empreendedorismo e impulsiona a economia do Distrito Federal e de todos os Estados. Para aprimorar o mercado, gestores da área, executivos, donos de bares e restaurantes e chefs de cozinha se reuniram para refletir o cenário e traçar estratégicas para o futuro.
O evento é considerado o maior encontro sobre o mercado de gastronomia fora de casa e atraiu mais de mil pessoas, entre empresários, gestores, formadores de opinião e entusiastas da área. O intuito foi refletir os caminhos empresariais, apresentar propostas para o avanço do setor e melhorar o serviço oferecido para a clientela.
Para propiciar o debate, presentes ao congresso especialistas em tecnologia, tendências gastronômicas, gestão e mudança de hábitos de consumo. A programação envolveu 14 palestras no período da tarde, que ocorreram em dois palcos simultâneos. 
Para além das atividades programadas, o evento também propiciou espaço para descanso, relacionamento interpessoal, atividades complementares e mostra de produtos, serviços e equipamentos. O diferencial do evento foi um ambiente de lounge preparado para momentos de descontração. Outra novidade foi a realização de visitas técnicas a alguns restaurantes da cidade. 

PARQUE DAS AVES - RECORDE HISTÓRICO : MAIS DE 119 MIL VISITANTES EM JULHO

O Parque das Aves continua sendo uma atração interessante para turistas de todas as idades.  No mês de julho, bateu recorde histórico de visitação com 119.230 visitantes, o melhor resultado para este período nos seus 25 anos de história. O aumento foi de 3,95% em relação ao recorde anterior, de 2017, quando o Parque recebeu 114.696 visitantes no mesmo período. Em 2018, o número de visitantes foi de 111.586 pessoas em julho. 
O Parque das Aves é o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas e o aumento da visitação deve tornar o ano de 2019 um dos melhores em número de visitantes.
Dentro da proposta de oferecer oportunidades de aprendizado, durante o mês de julho os visitantes puderam participar de atividades educativas especialmente preparadas pelo Departamento de Educação Ambiental. Como por exemplo, conhecer o mutum-de-alagoas, ave extinta na natureza, saber mais sobre os projetos de conservação de papagaios nos quais o Parque das Aves atua e apoia, além de participar de uma atividade de observação de borboletas.
Outra novidade que o visitante encontrou nas férias foram os restaurantes focados em melhorar a experiência, com lanches em sintonia com as estações do ano, usando ingredientes locais e nativos da Mata Atlântica. 
As novidades não param. Até o final do ano, o Parque das Aves deve inaugurar mais dois viveiros de imersão, os maiores da América Latina, movimentando ainda mais o atrativo.

GRAMADO GANHA NOVO PONTO TURÍSTICO

Inspirado nas belas paisagens da Toscana, o mais novo ponto turístico de Gramado tem o amor como tema. Com mais de 30 charmosos cenários para fotos, o “Jardim do Amor” conta a história daquele que é considerado o mais sublime dos sentimentos.
Paisagismo composto por variadas e coloridas flores e um delicado design arquitetônico marcam cada espaço do novo roteiro gramadense, criado especialmente para encantar casais apaixonados e amantes de flores, que podem, ainda, ser surpreendidos por uma serenata ao longo do percurso.
O Jardim do Amor é uma extensão de  outra atração romântica de Gramado, o Casamento dos Sonhos, que foi inaugurado em 2018 e tem inspiração nas divertidas cerimônias que acontecem em Las Vegas.
Localizado na Avenida das Hortênsias nº 765, no bairro Bavária, o novo atrativo turístico pode ser visitado diariamente, das 9 às 18 horas. O valor do ingresso custa R$ 25,00 integral e R$ 12,50 para melhor idade e estudantes. Crianças de até 12 anos, acompanhadas pelo responsável, não pagam

FESTIVAL DA LAGOSTA DE ICAPUÍ - BARREIRAS E REDONDA APRESENTAM ATIVIDADES VARIADAS

O município de Icapuí, na Costa Sol nascente, a partir de hoje e até o próximo domingo, 18, está em festas com a realização da XIII edição do Festival da Lagosta. Atividades acontecem nas praias de Barreiras e Redonda. O tradicional evento do calendário da Rota das Falésias tem como marcas a responsabilidade social e cultural em torno da vida pesqueira da região, com ênfase nos saberes e fazeres gastronômicos do povo praiano. O evento é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapui – GDTur em parceria com a prefeitura local, tendo o Sebrae como um dos apoiadores. 
Durante os três dias, os visitantes e moradores locais poderão desfrutar de pratos elaborados tendo como base a lagosta, um dos ícones da gastronomia cearense e que tem profunda relação com a economia do município. Os pratos estarão sendo sendo apresentados em uma arena gastronômica montada em frente à praia de Barreiras. 
O público presente também assistirá a shows gratuitos, com atrações musicais, apresentados por artistas do cenário estadual e nacional. Finalizando o Festival, no domingo, na Praia da Redonda, haverá a regata de jangadas, competição já tradicional dos festejos, contemplando assim a comunidade de pescadores locais de lagosta. 
AÇÕES DE CAPACITAÇÃO -Como preparação para o Festival, o Sebrae desenvolveu uma série de ações de capacitação para os pequenos negócios do município, em especial do segmento de alimentação fora do lar e hospedagem. “O Festival da Lagosta é um evento que atrai um bom número de visitantes e por isso se configura em uma grande oportunidade para os empreendedores do município, principalmente para os restaurantes, hotéis e, pousadas. Diante disso, o Sebrae promoveu capacitações em áreas como a culinária, higiene e manipulação de alimentos e atendimento ao cliente. Tudo isso visando qualificar ainda mais os produtos e serviços que serão oferecidos durante o evento”, afirmou a articuladora do Sebrae no Litoral Leste, Ana Carla Luna. 
A gestora lembra que o festival também integra um conjunto de atividades que são desenvolvidas no território da Rota das Falésias, roteiro turístico estruturado pelo Sebrae e empreendedores que reúne equipamentos e atrativos dos municípios de Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, pelo lado cearense e dos municípios de Tibau, Mossoró, Grosso, Areia Branca e Porto do Mangue, pelo lado do Rio Grande do Norte. “
Além de pensar nos empreendedores do presente, o festival também traz um olhar para os futuros empreendedores. Oficinas de pintura e de teatro serão oferecidas a alunos das escolas públicas, principalmente filhos de pescadores, como forma de estimular o empreendedorismo por meio da economia criativa. 
SUSTENTABILIDADE - O Festival da Lagosta também promoverá por meio de ações voluntárias, o estimulo a doação de alimentos pelo público participante do evento e expositores do Salão de Gastronomia - associados do GDTur, a fim de destinar para as entidades que promovem a inclusão social em comunidades carentes do município.
Limpeza das praias, coleta seletiva do lixo, replantio de árvores em áreas degradadas do mangue, uso de materiais recicláveis, consistirão nas atividades relacionadas aos cuidados com o meio ambiente. Palestras e mesas redondas sobre turismo de experiência e pesca sustentável da lagosta complementarão as atividades que serão realizadas durante o Festival. 
CALENDÁRIO - Até o fim do ano, mais de 3 mil eventos já foram registrados no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo. Fonte de consulta ao turista com informações de qualidade sobre a oferta do país, o calendário contribui ainda para aumentar a divulgação, além de agregar valor à imagem dos destinos. (Com o MTUR/SEBRAE)

ACESSO AO PORTO DAS DUNAS - DUPLICAÇÃO AVANÇA COM NOVAS FRENTES DE SERVIÇOS

Quem trafega pela rodovia CE-025, que dá acesso ao Porto das Dunas, tem constatado o avanço das obras de duplicação da via, no intervalo de 5,5 km entre a Rótula da Cofeco e Av. Oceano Atlântico. Com execução próxima dos 30%, os serviços têm previsão de entrega para o fim do ano. O projeto é executado através da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e visa facilitar o acesso a uma das principais áreas turísticas no entorno da Capital.
Atualmente, as intervenções na CE-025 se estabelecem com cinco diferentes frentes de trabalho. A primeira se estende da rotatória do Posto Maluaga até o Alphaville, onde a base do asfalto está concluída e imprimada – fase prévia da aplicação do revestimento. A próxima fase é a aplicação da camada asfáltica e da sinalização. A segunda frente fica após a ponte do rio Pacoti (no sentido Prainha), onde foi aprontada a superfície para receber a base. Esse local, devido à área de dunas, é o que requer mais cuidado para proteger o meio ambiente e evitar impactos da movimentação das dunas na rodovia, de forma a aliar a segurança dos condutores e a preservação do parque de dunas.
A terceira frente vai do fim da área de rodovia margeada por dunas até a entrada do Aquaville. Estão sendo feitas as camadas finais de terraplenagem, com equipamentos de drenagem subterrânea, praticamente concluídos nessa extensão. Dali até a rotatória do Beach Park se concentra a quarta frente de trabalho, onde foram iniciados os serviços de drenagem.
Além dessas intervenções, está em andamento a tarefa do projeto que demanda mais tempo para ser executada: a construção de uma nova ponte, erguida do lado direito da antiga (sentido Prainha). Essa estrutura está com apronto em torno de 50%.
O Diretor de Infraestrutura Rodoviária e Aeroportuária da SOP, Sérgio Azevedo destaca que o projeto de duplicação também prevê espaço reservado a quem trafega de bicicleta: 
MAESTRO LISBOA - Parte da CE-025 já é duplicada desde 2012. É o trecho da Avenida Maestro Lisboa, que liga a CE-040 (Avenida Washington Soares) à rótula da Cofeco, passando pelos bairros Sapiranga e Lagoa Redonda, na Capital. Nesse trecho, o espaço para tráfego tem, de cada lado, duas pistas de rolamento de 3,5 metros de largura cada, totalizando 7 metros de largura, acostamento e calha central (onde passa a ciclovia).

FINAL DE SEMANA NO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

Iniciando a programação do Theatro de Portas Abertas, amanhã, às 16h, teremos a abertura da exposição "Onde tem gente, tem palhaço" de Leandro Monteiro, na Galeria Ramos Cotoco. Às 17h, a cantora Keyliane Cristian (foto) apresenta o show “Sambas que ouvi por você”,  na Sala de Concerto Especial no Foyer. A tradicional Hora do Angelus será cantada pelo grupo Tradições Cearenses, às 18h, no Pátio Nobre.
FOLGANÇA - Encontro dos grupos de Cultura Popular Tradicional” encerra a programação com a participação dos grupos: Tradições Cearenses, Raízes Nordestinas, Oré Anacã, Miraira, Estrelas da Rua e Maracatu Nação Pici. A atividade inicia às 18h15 e tem classificação indicativa livre., As Visitas Guiadas são gratuitas e acontecem nos seguintes horário: 14h, 15h, 16h e 17h.
No domingo (18), a Sala de Concerto recebe o “Grupo de Violoncelos da Universidade Federal do Ceará” a partir das 17h. A entrada gratuita e a classificação indicativa é livre.
Às 17h30, a turma 35ª do Curso de Iniciação Teatral Acontece – CITA apresenta o espetáculo infantil “As princesas no século XXI” na Sala de Teatro Nadir Pápi Saboya. A peça conta a história de desespero das princesas de contos de fadas que estão prestes a desaparecer por falta de leitores no mundo real. O espetáculo fica em cartaz nos dias 24 e 31 de agosto. Os ingressos serão vendidos no valor de R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia). Classificação indicativa: livre.
HOMENAGEM AOS MAMONAS ASSASSINAS -.Ainda no domingo, , a Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos reapresenta o concerto “Uma homenagem especial a Mamonas Assassinas”. A atividade, que acontece no palco principal, inicia às 18h e os ingressos serão vendidos na bilheteria do TJA no valor de R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). Classificação indicativa: livre.

OBRAS INÉDITAS DE BELCHIOR EM EXPOSIÇÃO NA URCA

O sobralense Belchior foI ao Cariri no ano de 2007, e  na Universidade Regional do Cariri (Urca)  expressou o seu retorno ao solo acadêmico com poesia, música e artes plásticas. O artista queria cantar para o público universitário sem cachê. Debaixo do braço trouxe a raridade de 31 poemas e 31 gravuras em homenagem a Carlos Drummond de Andrade. Mais de 10 anos depois, hoje as peças viraram exposição. 
Até o dia 30 deste mês, “Pinturas do Belchior” estará à mostra na universidade durante a realização do II Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense. O material inédito concebido pelo artista Belchior é divulgado pela Editora Caras e organizado pelo professor Flávio Queiroz, do Departamento de Letras da Urca.
A exposição permanece para visitação no hall de entrada da biblioteca da Universidade, no campus do Pimenta, em Crato, com acompanhamento de monitores. No espaço se pode contemplar as poesias, além das imagens inspiradas na face de Drummond. São os versos e a face, que mostram o universo do compositor, intérprete, pintor e caricaturista.
A abertura da programação foi realizada pelo reitor da Urca, Francisco do O' Lima Júnior, juntamente com o professor Flávio Queiroz, estudantes e docentes do Departamento, no último da 6 de agosto. O evento marcou o início das atividades do II Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense, que este ano homenagea Belchior. Na ocasião também foram lançados, através de votação durante a exposição, os nomes da poetisa Florbela Espanca, o escritor e professor, Ariano Suassuna, e poeta cearense, Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, para um deles ser o homenageado, como patrono, no próximo ano.

EM DIA COM O FESTURIS 16082019


VISITE CEARÁ NEWS


ROTA DO SOL SEMANAL 16/08/2019 ISSUU

 RSN 20190816