Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CALEIDOSCÓPIO - IRRACIONALIDADE?

Não era nosso propósito nestas mal traçadas linhas   tão cedo falar sobre a violência, . reinante como  “nunca na história deste nosso país” , na nossa amada pátria. Mesmo sendo assunto recorrente, a violência que domina o Brasil, a ponto da banalização,  difícil  não ficar chocado com os cruéis fatos ocorridos na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís do Maranhão. São chocantes os registros de presos decapitados e a frieza dos executores no deboche aos crânios dos mortos . Serão pessoas humanas mesmo os autores das chacinas? O que os levou a chegar a tal degradação?  Filosofou Rousseau: "A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável”.  Estamos com o pensador francês, pois certamente fatos tão degradantes são o epílogo do desapreço da sociedade dos que mandam, dos governos que não respeitam as mínimas prioridades  dos mais pobres, dos que se degradam para sobreviver. Qual o futuro de um pobre coitado que nasceu ou vive em verdadeiros guetos onde tudo falta? Sem as mínimas condições para alçar a uma vida normal, sem casa digna para morar,  sem educação e saúde e outros requisitos  que o conduzam a uma vida digna,  certamente o caminho fértil é partir para a marginalidade, uma avaliação inconsciente de  punição à sociedade. Tornam-se “monstros” não porque Deus os fez assim. E o irônico e também recorrente é que depois de chacinas que tais os governos fazem visitas a presídios, prometem penitenciárias mais humanas e por aí vai. E a sociedade conivente acredita nas promessas.
A NOSSA MEDELIN - Na tarde do dia 10 último, as autoridades policiais do Ceará forneceram um balanço dos delitos ocorridos no Estado em 2013. Em tempos passados, os números causariam comoção, espanto,  estado de choque. Uma média de 12 casos de morte violenta por dia. Quer dizer, a cada duas horas, no ano passado, uma  pessoa foi vitima fatal de um ataque violento. No final dos 360 (/) dias, nada menos de 4.462 assassínios. Mas, confessamos, não obstante o impacto das manchetes dos jornais, no momento em que vivemos são mais números estatísticos. A rotina continua.  Em todos os finais de semana, as reportagens policiais dão conta de que mais de uma dezena de pessoas foram mortas. As causas são as mesmas.  Os acertos de conta pelo não pagamento de drogas compradas,  assaltos, vingança... E todos nós continuamos acuados, com o medo à flor da pele, mas sem uma ação firme que leve as autoridades a enfrentar  de fato o gravíssimo problema. Estamos entorpecidos pelo novo modelo imposto, em que faliram a educação familiar e a visão de uma sociedade digna. Pelos meios legais, não se reprime como de direito os  excessos dos modismos, dos costumes avançados. Não se faz um combate firme aos grandes traficantes das drogas, mascarando as ações na prisão de pé rapados sem expressão, de vitimas drogadas. Minada como está, a sociedade também está entorpecida. Agora, talvez até por causa da visibilidade caótica da situação carcerária de São Luís,  o governador cearense anuncia para breve mais três presídios com condições dignas de abrigar os que cometeram delito. É da sua obrigação. Uma providência um tanto tardia, mas que merece loas. Mas elogio mesmo o nosso governador receberia se duplicasse o número de escolas e locais de entretenimento sadio destinados a crianças e adolescentes das classes pobres, onde eles  tenham  um abrigo quase paterno, com instrumentos favoráveis a se desenvolverem em direção de um  futuro que lhes conduzam a uma cidadania consciente dos seus deveres e obrigações. Penso que as saídas  para que meus netos e bisnetos se orgulhem no futuro do país  em que nasceram serão medidas concretas e saneadoras,  na saúde e na educação, na educação, na educação. 

ANUNCIADAS AS ATRAÇÕES DO PRÉ E CARNAVAL 2014

Com a presença do Secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, do vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, do homenageado do Programa de Fomento 2014, professor Paulo Tadeu, além do presidente da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Ceará (ACECCE), José Arnaud Silvério, foi lançado ontem à tarde, no Estoril,  o Ciclo Carnavalesco 2014. Na ocasião, houve a divulgação dos selecionados do Pré-Carnaval e do Carnaval, as atrações musicais que se apresentarão no Aterrinho da Praia de Iracema, além do tema do Carnaval, a ser realizado na avenida Domingos Olímpio.. Assim,  o Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza 2014 se desenvolverá no período de 31 de janeiro a 23 de fevereiro e o Carnaval, de 28 de fevereiro a 4 de março.
Durante o Ciclo Carnavalesco, passarão pelo Aterrinho da Praia de Iracema, um dos principais e mais tradicionais polos do Carnaval de Rua de Fortaleza as seguintes atrações: 1/2: Preta Gil; 8/2: Orquestra Popular da Bomba do Hemetério; 15/2: Bangalafumenga; 22/2: Móveis Coloniais de Acaju; 28/2: Luxo da Aldeia; 1/3: Pinduca + Felipe Cordeiro; 2/3: Banda Uó; 3/3: Mart'nália e 4/4: Raça Negra.
HOMENAGENS - Para coroar o Projeto, 25 será  o  Dia de Maracatu, um dos nossos patrimônios imateriais. O carnaval de Rua da Capital   homenageará esta manifestação típica da cultura e da miscigenação local. O Dia 25 é Dia de Maracatu. Todo dia 25, desde abril de 2013, é levando um maracatu para diferentes pontos da cidade.
Também será alvo de manifestações o jornalista, radialista, folclorista, administrador, professor, ator e produtor cultural Paulo Cedo o intelectual  demonstrou interesse pelo folclore, mais especificamente pelos carnavais, fundando, os Maracatus Vozes da África e Nação Iracema e os entregando para a população fortalezense. Foi presidente do Maracatu Az de Ouro (1978/1979) e, nos dias atuais, integra a Associação Cultural e Educacional Maracatu Nação Iracema e a Associação Cultural e Educacional Maracatu Vozes da África. Também foi pioneiro na abordagem do tema Maracatu no mundo acadêmico do Ceará, tendo defendido a monografia de pós-graduação em Turismo intitulada “Marketing Turístico: foco no Maracatu", pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1995, e a dissertação de mestrado em Administração intitulada "Pequena e Média Empresa: Perspectivas Organizacionais para o Maracatu Cearense", também pela UECE, em 1997.
Paulo Tadeu entre majestades do Maracatu
EDITAIS  -  O Edital do Pré-Carnaval abriu seleção para 60 blocos, sendo 10 blocos estreantes com uma saída cada, 10 veteranos para duas saídas e 40 blocos veteranos com quatro saídas. O valor total do Edital é de R$ 384.000,00. Já o Edital de Carnaval  abriu seleção para 35 agremiações carnavalescas, que devem realizar, no mínimo, duas apresentações, sendo uma apresentação na Avenida Domingos Olímpio, e uma outra no decorrer do ano de 2014. O valor total do Edital é de R$ 720.000,00.

ANO DE 2014: FERIADOS E CURIOSIDADE

Neste entrante ano de 2014, os feriados nacionais, estaduais e municipais já fizeram e farão a alegria do povo.  Sim,  pois ninguém é de ferro, embora a economia do Brasil mais uma vez receba forte golpe. 
Sem dúvida, é este um ano atípico, com coincidências mil. Para complicar, a realização da Copa do Mundo de Futebol, de 11 de junho a 12 de julho,  quando as cidades-sede e suas regiões metropolitanas paralisarão praticamente. Além do mais, em outubro, eleições para presidente da República, senadores e deputados federais e estaduais.   
FERIADOS NACIONAIS: 01.01 (quarta-feira) – Confraternização Universal. 21.04 (Segunda) – Tiradentes. 01.05 (quinta) – Dia do Trabalho. 07.09 (domingo) – Independência do Brasil. 12.10 (domingo) – Nossa Senhora Aparecida. 02.11 (Domingo) – Finados. 15.11 (Sábado) – Proclamação da República. 25.12 (Quinta-feira) – Natal
FERIADOS NO CEARÁ - 25/03 (terça) – feriado estadual – data magna do Estado – Emenda Const. nº73 de 01.12.2011, publicada no DOE em 06.12.2011
FERIADOS EM  FORTALEZA - 19.03 (Quarta-feira) – São José. 18.04 (Sexta-feira) – Paixão de Cristo. 19.06 (Quinta-feira) – Corpus Christi. 15.08 (Sexta-feira) 
CURIOSIDADE – Uma novidade grande: o mês de agosto, neste ano de 2014,  terá cinco sextas, cinco sábados e cinco domingos. 

CARNAVAL DO RIO - COMEÇOU A VENDA DE INGRESSOS

A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, na segunda-feira última, iniciou à venda de ingressos de cadeiras individuais e arquibancadas para os desfiles no Sambódromo. 
A venda será feita por telefone, como nos anos anteriores. Os interessados devem ligar para o telefone correspondente ao setor desejado e informar o CPF. É possível comprar até quatro ingressos por dia de desfile por CPF. O sistema fornece uma senha e informa qual agência bancária o comprador deve ir. O pagamento precisa ser feito nos dias 16 e 17 de janeiro, impreterivelmente - caso contrário, perdem-se os ingressos reservados.
O esquema atende somente  compradores que estejam na Região Metropolitana, ou seja, com código de área telefônica 21. Para os demais compradores de fora desta região são reservados 20% dos ingressos de cada setor e a venda é feita por meio do número (21) 3035-7676. 
O ingresso para o desfile das campeãs só começará a ser vendido no dia 27 de janeiro, por meio do mesmo sistema telefônico.
Todos os camarotes já foram vendidos, assim como as frisas para os desfiles de domingo (2 de março). Ainda há frisas disponíveis para a segunda-feira (3 de março) nos setores 2, 4 e 11. Para o Sábado das Campeãs (8 de março) há ingressos para frisas nos setores 2, 3, 4, 6, 8, 10 e 11. Os interessados nestes ingressos devem ligar para o Centro de Atendimento e Vendas da Liesa (2233-8151).Estudantes e idosos têm direito a meia entrada nas arquibancadas populares, no Setor 13. 

POLICIA FEDERAL: JOIAPOF 2014 SERÁ EM CANELA

Empresa organizadora, juntamente com representantes do evento e
 da prefeitura de Canela definiram detalhes em reunião na última semana
Os Jogos de Integração dos Aposentados da Polícia Federal este ano será em Canela, de 9 a 13 de abril, organizados  pela empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos. 
Conhecido em todo o Brasil, o JOIAPOF levará  para o Rio Grande do Sul e Canela, mais de 1.200 participantes, oriundos de todos os Estados brasileiros, além de familiares e do público simpatizante ao evento. Segundo a organização, a cidade, na Região das Hortênsias,  foi escolhida por ser uma referência internacional em grandes acontecimentos, inclusive os de turismo de natureza 
O JOIAPOF – Os Jogos de Integração é um projeto formado a partir da criação da Associação dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul – APOFESUL, criada em setembro de 1978 e que tem como grande objetivo a valorização,  união e integração da categoria de policiais do RS. Contam  com o apoio da APOFESUL, ANSEF (Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal). Serão  seis dias de competições, divididas em diversas modalidades esportivas. 
MODALIDADES E PARTICIPANTES -  Durante o evento, são disputadas competições em diversas modalidades, como: sinuca, futebol society, natação 100 metros livres, natação 4x4, atletismo, tênis de mesa, tênis de quadra, bocha, tiro e Xadrez. Os participantes, em torno de 1.200 pessoas, vêm de todos os estados brasileiros

NOVO SECRETÁRIO DE TURISMO NA BAHIA

O nome do vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – Seção Bahia (Abav-BA), Pedro Galvão,  (foto) foi referendado na última segunda-feira (13) pelo governador Jaques Wagner (PT) como novo secretário estadual de Turismo. Indicado pelo PR ao posto,  o novo titular da Setur entra na vaga deixada por Domingos Leonelli, cujo partido, PSB, concorrerá ao governo do Estado contra o PT.
O novo secretário disse  que tem como metas o desenvolvimento de mais projetos junto ao Ministério do Turismo, uma batalha para manter um nível de preços adequados para quem visita a Bahia e uma rota turística similar à de Minas Gerais. Também estão na sua plataforma a Estrada Real da Bahia e a ampliação do turismo de negócios através do Convention Bureau. 

PROFETAS DA CHUVA: BOM INVERNO, MAS TARDIO

O resultado das previsões dos 28 observadores da natureza que se inscreveram no XVIII Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá, acontecido de 10 a 11, na Terra dos Monólitos,   é de que o inverno cearense deste ano será tardio – com precipitações a partir do final de abril – porém, muito bom para os agricultores. 
Durante  solenidade do encontro, houve uma homenagem ao Ministro da Integração Nacional,  Francisco Teixeira, que na ocasião, falou em nome da presidenta Dilma Rousseff,  comprometendo-se a fortalecer as medidas de combate à seca. "O Governo está preparado para dar assistência à população nordestina se a estiagem continuar", afirmou.
Estiveram presentes ainda prefeitos e vereadores da região do sertão central, estudantes da UFC, Unilab e IFCE, além de agricultores de diversas regiões do Nordeste.
O XVIII Encontro dos Profetas da Chuva  foi uma realização do Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central  e uma produção da Mungango Produções.

TRANSPORTE AÉREO - TETO TARIFÁRIO PARA PASSAGEM DURANTE A COPA

Como a Azul, a Avianca também adotou um teto tarifário para as passagens no período da Copa. A A empresa  anunciou que, durante seis meses, todas as rotas domésticas operadas por ela vão custar até R$ 999,00. A medida, que entra em vigor no dia 1º de fevereiro,  foi elogiada pelo presidente da Embratur, Flávio Dino (foto).
“Mais um passo para que o turismo cresça livre de práticas gananciosas. É muito importante que o próprio mercado reconheça a necessidade de tetos contra abusos”, afirmou Dino.
A decisão da Avianca, divulgada uma semana após a Azul ter anunciado um teto tarifário no mesmo valor durante o período da Copa, vai ao encontro da proposta apresentada pelo presidente da Embratur há um ano.
Em 26 de fevereiro do ano passado, o presidente da Embratur encaminhou ofício à Secretaria de Aviação Civil (SAC) propondo o teto tarifário para as passagens aéreas domésticas. “Uma possível medida [contra a cobrança de preços abusivos] envolve a instituição de um teto tarifário, à semelhança do que vigora em outros serviços públicos executados por terceiros, inclusive no setor de transporte”, dizia o texto enviado à SAC. Dino espera que as demais empresas aéreas sigam os exemplos da Azul e da Avianca.
De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice oficial de inflação, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2005 a 2012, o preço das passagens aéreas subiram 146% acima da inflação. 
A TAM NA CONTRAMÃO DO MERCADO -  Com a decisão da TAM de cancelar a rota Rio-Londres a partir de março, a companhia aérea demonstra claramente estar na contramão do mercado. Quem afirma é o secretário municipal de turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello, uma vez que a cidade tem sido indicada nos últimos anos como o principal destino de acordo com algumas das principais mídias internacionais, tais como New York Times e CNN, além das mais conceituadas publicações especializadas em turismo nacionais e estrangeiras, como Lonely Planet, TripAdvisor, Viagem e Turismo e Guia Quatro Rodas. Na semana passada, foi a vez da editora dos guias Rough Guides destacar a Cidade Maravilhosa como principal destino de 2014. 
"Para atender ao público mundial, cada vez mais interessado em conhecer o Rio de Janeiro, nos últimos três anos cias aéreas como Lufthansa, KLM, Alitalia e Emirates, entre outras, passaram a ter o Rio como destino, mantendo voos regulares para cidade. Enquanto a TAM abre mão da rota, a British Airways opera vôos diários Rio-Londres, com aviões que dispõem de classe econômica, econômica plus, executiva e primeira classe", explica Antonio Pedro.

CULTURA & TURISMO - 16/01/2014

VICENTE ALENCAR - ABRAJET-CE
1 - A Casa onde nasceu Pinto Martins, e sua Biblioteca, são os locais mais visitados pelos turistas, na Cidade de Camocim. Em todos os fins de semana realizam-se excursões, fazendo a alegria dos hoteleiros locais e dos amigos do Mercado Municipal. Os visitantes adoram as praias camocinenses.
2 - Todos os componentes da Turma do CPOR que deveriam ter comemorado, em dezembro próximo passado, os  45 anos do término do curso, estarão reunidos no próximo dia 25 (Dia do Carteiro), para um almoço comemorativo. Os interessados devem contactar com Marco FURTADO, pelo fone 9984-5346.
3 - Nesta quinta-feira, 16 de janeiro, começam as festividades alusivas ao Padroeiro de Aquiraz, São Sebastião. Às 18 horas haverá Procissão, no centro da Cidade, seguindo-se a Novena, até o dia 26, Missa Campal e início das Quermesses. Todos os filhos da Primeira Capital do Ceará são convidados.
4 - O desfile de Maracatus, do Carnaval Cearense, será no próximo dia 01 de março,a partir das 16 horas e 20 minutos, na seguinte ordem: Rei Zumbi, Rei do Congo, Nação Pici, Achê de Orós, Az de Ouro, Voz da África, Nação Iracema, Rei de Paus, Nação Fortaleza, Nação Baobá, Kizomba, Filhos de Iemanjá, Nação Solar e Nação Palmares. O desfile terminará às primeiras horas do dia seguinte.
5 - A Sociedade de Cultura Latina do Brasil - Regional do Ceará, sob a nossa coordenação, comemorará, dia  6 de julho, o Sesquicentenário de nascimento do Maestro Alberto Nepomuceno, que nasceu em 6 de julho, de 1864, aqui em Fortaleza.
6 - "Caderno 47" é o título do livro de poesias do médico Isaac Furtado, que será lançado no Ideal Clube,a partir das 19 horas, do próximo dia 30.
7 - Estão à disposição de todos aqueles que desejam melhorar a voz e sua atuação, em tribuna, diante do público, as inscrições para o Curso de Califasia, com os professores Álvarus Moreno e Auzeneide Cândido. Ligue 3223.7079.
8 - Depois da palestra do médico e escritor Wellington Alves, no último dia 8, subordinada ao tema "Mito e Religiosidade do Padre Cícero", a Academia Cearense de Medicina reunir-se-á, às 15h30minda quarta-feira, dia 28.
9 -  Escute nos dias em que não há relato de futebol, o PROGRAMA VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, entre 22 e23 horas, na Rádio assunção AM- 620. Na internet: radioassuncaocearense.am

INSCRIÇÕES PARA VOLUNTÁRIOS NA COPA

O Brasil Voluntário, programa de voluntariado do Governo Federal para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, reabriu a inscrições  na terça-feira passada,14. Os interessados podem preencher o formulário de inscrição até 6 de março. Serão até 1.500 vagas em Fortaleza e nas demais cidades-sede do Mundial.
A atuação, integrada com o programa de voluntariado da FIFA, envolve auxílio a torcedores, imprensa não-credenciada e turistas em aeroportos, áreas de fluxo (como centros comerciais e pontos turísticos), entorno dos estádios e eventos de exibição pública, além de áreas de mobilidade urbana (como terminais de ônibus e estações de metrô) e centro aberto de mídia nas cidades onde este serviço estiver disponível.
Os candidatos selecionados farão treinamento virtual e presencial, ministrados e certificados pela Universidade de Brasília. Os voluntários receberão uniforme, transporte, alimentação e seguro de vida, correspondentes aos dias de atuação, no perímetro das cidades-sede.
Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade para atuar no mínimo sete dias, seguidos ou intercalados. A seleção também levará em conta a participação nos treinamentos virtual e presencial (assiduidade e desempenho), perfil compatível com a área de atuação e número de vagas em cada área de atuação.

PRECONCEITO - "TURISMO SOCIAL" É A DESPALAVRA DE 2013

Como já é tradição anual na Alemanha, um júri de especialistas anunciou na última terça-feira (14) a "despalavra do ano" – termo usado para designar uma palavra ou expressão amplamente utilizada e especialmente infeliz na sua construção ou significado. Entre as 1.340 sugestões enviadas, o júri formado por quatro linguistas e um jornalista escolheu Sozialtourismus (turismo social).
"Alguns políticos e meios de comunicação fazem propaganda descarada contra imigrantes indesejados, especialmente do leste da Europa", justificou o júri. "Isso discrimina pessoas que por pura necessidade procuram um futuro melhor na Alemanha e encobre que têm um direito fundamental a isso".
A "despalavra do ano" é escolhida desde 1991. 
OUTRA REALIDADE - A plena liberdade de búlgaros e romenos de trabalharem em outros países da União Europeia (UE) desde o início do ano provocou um debate acalorado, inclusive com tons xenófobos, especialmente no Reino Unido e na Alemanha. O "turismo social" é usado pelos conservadores para advertir sobre um eventual colapso do sistema social devido ao uso "indevido" por migrantes.
O premiê do Reino Unido, David Cameron, acirrou o debate ao anunciar obstáculos para cidadãos da Romênia e da Bulgária: para ter acesso aos benefícios sociais, os recém-chegados deveriam ao menos ter tido um emprego no novo país.
A livre circulação de pessoas é um dos pilares da União Europeia. No entanto, ainda não aconteceu uma grande migração em massa dentro do bloco. Segundo a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 0,3% dos europeus migram por ano a um outro país da UE.
De acordo com a Comissão Europeia, hoje vivem 14 milhões de europeus em outros países do bloco, o que corresponde a 3% dos cidadãos da UE.
A Alemanha está atraindo muitos estrangeiros. Segundo o Departamento Federal de Estatísticas, em 2012 entraram 400 mil pessoas a mais do que saíram. Desde 1993 não haviam sido tantas. Na realidade, uma notícia boa para o país, cuja população está definhando. A entrada de romenos e búlgaros é baixa. Desde que ambos os países ingressaram na UE, em 2007, cerca de 3 milhões de búlgaros e romenos emigraram para Estados do bloco.
Mais de três quartos de  romenos e búlgaros optaram por Espanha e Itália, especialmente por razões linguísticas e porque lá não havia tantas restrições legais. A grande maioria dos emigrados da Bulgária e da Romênia deixa o país em busca de trabalho.
RW/dpa/kna -  (Deutsche Welle)

REGIÃO ÍNDIGENA DO MARANHÃO NO MAPA DO TURISMO

BARRA DO CORDA: O município possui inúmeras
 cachoeiras, dentre elas está a de São Romão 
Entre as novidades do novo Mapa do Turismo Brasileiro está incluída a região indígena do Maranhão. É uma vasta área ainda pouco explorada, no centro-oeste do Estado,  agora denominada Polo Serras Guajajara, Timbira e Kanela e  que incluiu nove cidades maranhenses: Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras e Sítio Novo.
A população indígena do Maranhão é a mais expressiva do Nordeste e uma das maiores do país. São mais de 20 mil indígenas em 17 terras demarcadas e centros urbanos. Barra do Corda e Grajaú, na região centro-oeste do Estado, são consideradas as cidades mais indígenas do Maranhão.
Entre seus atrativos turísticos estão as festas com rituais milenares e as belezas naturais da região. A principal porta de entrada do novo polo é Barra do Corda, a 460 km de São Luís. A cidade possui a melhor infraestrutura e serviços da região e tem como atrativos turísticos o Rio Corda e suas cachoeiras.
Grajaú, a 580 km da capital, é um dos mais visitados na região centro-sul do estado. Banhada por dois grandes rios do Maranhão, Mearim e Grajaú, a cidade tem como principais atrativos turísticos cerca de dez cachoeiras. As duas mais famosas são a do Morcego e a do Pesqueiro.
Para garantir o desenvolvimento do turismo no Polo Serras, a Secretaria de Turismo do Maranhão já trabalha com os municípios incluídos no novo mapa, com a criação e estruturação das Instâncias de Governanças e dos Conselhos de Turismo. De acordo com a Secretaria, a região de Polo Serras está em fase de implantação e estruturação.

HOSPEDAGENS ALTERNATIVAS DURANTE A COPA 2014

O Ministério do Turismo mobilizou representantes das doze cidades-sede da Copa do Mundo para investirem em hospedagens alternativas para o torneio. A capital Brasília avançou em seu programa de hospedagens do tipo cama e café, com inscrições de 325 residências, e prepara um camping com capacidade para receber cerca de 450 pessoas. O Rio de Janeiro acelerou ações para receber turistas em cruzeiros e cama e café


O objetivo é oferecer leitos a preços acessíveis a turistas brasileiros e estrangeiros e ajudar a conter o preço abusivo de parte dos meios tradicionais. "Queremos estimular o mercado a oferecer hospedagens adequadas para os diversos perfis de turistas que a Copa do Mundo atrai sem prejuízo dos meios tradicionais", explicou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. 
As hospedagens alternativas agradam brasileiros e estrangeiros. Do total de visitantes internacionais (5,67 milhões) que estiveram no país em 2012, estima-se que quase a metade deles (44,2%), ou seja, 2,5 milhões escolheram esse tipo de hospedagem durante sua estada no país. Os albergues e camping (4,9%) abrigaram 278,1 mil estrangeiros, as casas alugadas (11,9%) outros 675,4 mil e as casas de amigos e parentes (27,9%) mais 1,58 milhões de visitantes.
De acordo com a Pesquisa de Serviço de Hospedagem, do IBGE, e dados levantados pelo MTur, as hospedagens alternativas disponíveis acrescentam 59.713 leitos às capitais da Copa, entre eles 3.491 na modalidade pensões de hospedagem, como o cama e café; 3.804 em albergues; 22.478 leitos em imóveis para aluguel e 29.940 em motéis. 

ATÉ FEVEREIRO, FESTIVAL DE DANÇA NO LITORAL OESTE

A temporada de férias no litoral oeste do Ceará será marcada pela dança. Em Itapipoca (24 a 26 de janeiro), Trairí (03 de janeiro a 02 de fevereiro) e Paracuru (07 a 09 de fevereiro) bailarinos, companhias de dança e coletivos atuantes no estado participam da Festival de Dança Litoral Oeste 2014. Em palcos nas praças e outros espaços com acesso gratuito, diversas vertentes dessa arte serão apresentadas. Em cena: obras coreográficas de Balé Clássico, Dança Contemporânea, Danças Populares Tradicionais, Hip Hop, entre outras manifestações.
O Festival de Dança Litoral Oeste destaca-se como um evento que prioriza, sobretudo, a dança cearense na sua diversidade, apresentando diversas ações gratuitas em amplo alcance, de caráter artístico e formativo. Os três municípios da região do Vale do Curú e Litoral Oeste do Ceará desenvolvem há mais de 20 anos ações continuadas e permanentes em dança, no âmbito da formação técnica, pesquisa, criação, montagem, mostra e difusão. Além de se propor como ação descentralizadora e democrática de circulação da dança, o Festival vem se desenhando como um espaço privilegiado para a confluência de troca de experiências, convívio e celebração dos afetos que articulam esta arte no Ceará. 
Além de espetáculos, os bailarinos e companhias de dança participam de “Encontros-Aconchegos”, que é uma novidade desta edição. A ideia é integrar artistas e produtores envolvidos em cada cidade. Além dos grupos, selecionados por meio da Convocatória, nas três cidades circularão os trabalhos de suas respectivas companhias: Paracuru Cia de Dança, Cia Balé Baião e Arreios de Trairi. O processo seletivo da está sendo concluído pela curadoria e em breve a programação será anunciada na página do evento no Facebook (www.facebook.com): Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará 2014.
O Festival de Dança Litoral Oeste 2014 tem o incentivo da COELCE , apoio cultural do governo do Estado através da Secretaria de Cultura, parceria da Prefeitura de Paracuru,  Prefeitura de Itapipoca e Prefeitura de Trairi e  realização da  Associação de Artes Cênicas de Itapipoca. 

COMFORT HOTEL FORTALEZA TEM NOVO GERENTE GERAL

O Comfort Hotel Fortaleza começa o ano com novidades e apresenta Nilson Diniz como novo gerente geral. O executivo está na rede Atlantica Hotels desde 2004, e acumula passagens como controller no próprio empreendimento, no Quality Hotel Fortaleza e no Quality Suites Natal.
O novo gerente é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará e pós-graduado em controladoria. Ao longo de sua carreira, contabilizou experiências e conhecimento técnico em controladoria e gestão, o que lhe garantiu o cargo de gerente regional de controladoria, assumindo a gestão corporativa de toda a Região Nordeste.

COM OS INVESTIMENTOS, CRESCE O TURISMO DO ACRE

Na apresentação de avaliação dos avanços das pastas setoriais do governo, promovida na segunda-feira 13, na Secretaria de Fazenda (Sefaz), o secretário de Turismo e Lazer, Leonildo Rosas (foto), afirmou que o Estado apresentou evolução no setor quando, há pouco mais de uma década, começou a investir no sentimento de pertencimento do acreano.
“A reconstrução do Acre fez com que alavancássemos o crescimento do turismo. A gente só convida alguém para a nossa casa quando ela está bem arrumada. O mesmo aconteceu com o Acre. À medida que a infraestrutura foi melhorando, fomos crescendo”, comentou Rosas.
São destaques a importância da BR-364 para a valorização da “acreanidade”. “O estado vivia uma realidade diferente na época em que a BR-364 inexistia ou fechava e com a estrada aberta o ano todo, de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, passando por Bujari, Sena Madureira, Feijó, Manoel Urbano, Tarauacá, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, fortalecemos o turismo interno”, destacou o secretário. 
Entre as próximas metas da Setul estão incluídas a criação de casas de câmbio no estado e articular o funcionamento aos fins de semana dos espaços de memória, a fim de facilitar o acesso do turista à história do Acre. “Se comparados ao ano de 2010, já registramos avanços no número de agências de viagens e restaurantes cadastrados na Setul”, concluiu o secretário.

A CULTURA PERNAMBUCANA REUNIDA NO RECIFE

Quem visita uma cidade certamente quer conhecer de perto a cultura local e todas as suas particularidades. No caso do Recife, o Marco Zero é parada obrigatória. Em meio às construções históricas do local, surge um novo polo para o cenário artístico da cidade: o Centro de Artesanato de Pernambuco (foto).
O Centro ocupa o lugar do desativado Armazém 11, e com pouco mais de um ano de funcionamento, já alcançou a marca de 140 mil peças vendidas. O CAPE é ótima dica de passeio tanto para turistas como para moradores. Afinal, o Estado é conhecido nacionalmente pela diversidade de artesanatos e mestres. 
Lá o visitante pode encontrar obras de diferentes estilos em fibra, madeira, couro, cerâmica e outros, com preços variados. A iniciativa tem como objetivo intermediar a relação entre compradores e os mais de 700 artesãos cadastrados no programa. É, sem dúvida, um passeio indispensável para quem visita o Recife.

AVALIAÇÃO DO JORNALISTA - AS DEZ MELHORES PRAIAS DE SANTA CATARINA

Elaborar um ranking das mais belas praias de Santa Catarina, é uma missão nada fácil. Avaliar uma praia é pra lá de subjetivo e tão difícil quanto medir um grão de areia, os critérios que procurei usar foram: estado de preservação, condições das águas, beleza cênica. Além de tudo isso, visito todas elas em várias estações a mais de 10 anos. É isso aí. Se a lista não servir como indicação para você se esbaldar no próximo verão em Santa Catarina, que sirva, ao menos, para abrir um bate papo gostoso nas areias das praias catarinense.
1° lugar – LAGOINHA DO LESTE (Florianópolis) – É deserta, preservada, rola altas ondas, e pra completar tem uma bela lagoa.  2°  – ILHA DO CAMPECHE (Florianópolis) -A Ilha do Campeche tem Mar azul-Caribe, é ótima para mergulho e você ainda pode fazer caminhadas por trilhas para ver as inscrições rupestres. 3° – GUARDA DO EMBAÚ (Palhoça) - Praia paradisíaca, preservada, ótima para surfe e ainda tem uma lagoa limpa e linda. 4° – PRAIA DO ROSA (Imbituba) - É o reduto dos surfistas, tem verde para todos os lados, águas cristalinas e uma lagoa bem no meio da praia que é ideal para as crianças se divertirem. 5° – MARISCAL (Bombinhas) - Extensa, ótima para fazer caminhadas, tem areia bem branquinha e água limpa. É uma praia ideal para famílias aproveitarem do meio da praia até o canto direito, onde possui bares e restaurantes, agora para os surfistas o melhor fica no canto esquerdo, chamado de Atalaia onde quebram altas ondas. 6° – PRAIA MOLE (Florianópolis) - Uma das mais badaladas e é onde você vai encontrar os corpos mais sarados da Ilha.  Esta praia tem ondas fortes e no entorno só verde e sem nenhuma construção. Já no cantão esquerdo fica o point gay localizado bem pertinho da praia da Galheta.7° – ILHA DE PORTO BELO - Bem preservada, tem pontos ideais para mergulho de snorkel, trilhas para ver inscrições rupestres, museu com fósseis de animais e pequenas praias bacanas. 8°– ESTALEIRINHO (Balneário Camboriú) - As areias da praia do Estaleirinho são disputadas pela galera jovem que vem em busca de badalação, o lugar tem um ar bem selvagem e ondas fortes. 9° – LAGOINHA (Bombinhas) - A praia da Lagoinha (foto) tem faixa de areia estreita e ótimas piscinas naturais para mergulhar de snorkel. É também o lugar ideal para a turma do baldinho.10° lugar – SILVEIRA (Garopaba) - A praia da Silveira é toda cercada por morros e muito preservada, o surfe rola solto e é indica no ranking dos 5 melhores picos de surfe de Santa Catarina.( Valmir Grein. – Abrajet/SC)

CIRCUITO DE MÚSICA ERUDITA NO DRAGÃO DO MAR

Neste mês de janeiro, a música orquestrada estará no  Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. É o Circuito de Música Erudita, que percorrerá todas as semanas do mês em  vários espaços do Centro. Participam deste circuito a Orquestra Filarmônica do Ceará (foto) e a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho que, além de espetáculos com todo o grupo, também destacam músicos de instrumentos específicos para shows temáticos, palestras sobre música e ainda um belíssimo show em homenagem ao quarteto mais famoso de todos os tempos, os Beatles.
O Circuito estreou  no último domingo (12) com o Sax in Cena, o primeiro quarteto profissional de saxofones do Ceará. Amanhã  é a vez de o maestro Gladson Carvalho, da Orquestra Filarmônica do Ceará, apresentar o Café Concerto. 
Dentro do Circuito, a Orquestra Filarmônica do Ceará apresentará ainda o Beatles in Concert, no dia 26, às 19h30, no Anfiteatro. " 
Antes do Beatles in Concert, o Quarteto Cearense, da Orquestra Eleazar de Carvalho, apresenta um repertório do barroco ao contemporâneo para instrumentos de cordas. O Circuito de Música Erudita se encerra com um concerto da Eleazar de Carvalho para marcar a abertura da Temporada 2014.

ROTA DO SOL SEMANAL 16/01/2014 - ISSUU