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quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

CALEIDOSCÓPIO - PARA ONDE QUEREM LEVAR O BRASIL?

PARA ONDE QUEREM LEVAR O BRASIL?

Parece que deu a louca em grande parte dos homens públicos brasileiros, englobando os Três Poderes.  Os seguidos acontecimentos nada recomendáveis deixam o povo perplexo, em grave momento de enormes incertezas quanto ao futuro que nos aguarda. Não passou a fase traumática em que a presidente da República foi obrigada a abandonar o cargo pelo impeachment imposto pelo Congresso Nacional. O atual presidente, que a substituiu, pelas suas tibiesas e convocações de ministros tidos também como de má reputação, não se impôs ainda e gera desconfiança sobre como atravessar a péssima maré em que estamos envolvidos. O ex- presidente da Câmara Federal  teve o seu mandato cassado pelos mal feitos. Não pararam ainda as acusações, julgamentos e prisões dos que assaltaram a Petrobrás e o Brasil roubando bilhões de reais que deveriam ter o destino da educação, da saúde, da segurança pública, dos investimentos estruturais. Agora, também o presidente do Senado é indiciado por um mal feito de anos atrás, e ainda espera maus tempos pelas outras onze acusações de falcatruas que pesam contra ele. E o caldo entornou ainda mais por conta da decisão de um ministro do STF de que ele deveria se afastar da presidência do Senado. A medida não se concretizou, pois a Mesa da Casa, corporativamente, não aceitou a decisão monocrática do ministro. A Corte Maior da Justiça, sabe-se lá se para evitar maior desfecho institucional (ou foi jeitinho brasileiro?)  decidiu que o presidente do Senado só não estaria na linha para suceder o Presidente da República,  mas que poderia continuar no seu cargo. Nem deu bolas para a questão da desobediência de não receber a intimação.  Enquanto isto, na maior recessão que se tem notícia, o povo está comendo o pão que o diabo amassou. São mais de 12 milhões de desempregados que perambulam pelo país à procura de ganhar o pão de cada dia da família. Estados não pagam seus funcionários. Não há perspectivas de que, em curto prazo, se saia de tão grave crise, econômica mas sobretudo moral. Acenos com medidas para sair do ”imbróglio” são noticiados, mas que contornam apenas ângulos do problema. Entretanto, como sempre ocorre, aos trabalhadores, aos mais pobres,  cabe pagar o pato maior das reformas anunciadas, pelo menos para a Previdência. Ninguém tem coragem de falar em cortar as inexplicáveis mordomias nos três poderes. Estão brincando com fogo. Parece que não se lembram dos anos 1964/1987; que subestimam a força das ruas, os justos protestos da massa sofrida.  Que safra de homens públicos ruins! Estão anestesiados? É muita porcaria num caldeirão só...

SKAL FORTALEZA - CONFRATERNIZAÇÃO E HOMENAGENS A PERSONALIDADES

Foi das mais prestigiadas a festa de confraternização do Skal Internacional de Fortaleza, realizada na última segunda-feira, no Hotel Gran Marquise. Vários foram os pontos de destaque, entre eles a solene outorga da Medalha Stênio Azevedo - Mérito Skal 2016. Os presidentes Epitácio Vasconcelos, do Skal Fortaleza, e Priscila Cavalcante, do Skal Nacional, conduziram a noitada,   que homenageou, na categoria Personalidades do Turismo, o secretário de turismo do Ceará. Arialdo Pinho, os empresários Erivaldo Arraes e José Carlos Pontes, bem como Pedro Carlos da Fonseca, um dos coordenadores do Fórum de Turismo do Ceará.  
Durante a programação, houve a cerimônia a entrega da Certificação de Excelência nos Destinos Turísticos aos municípios de Aquiraz (Sec. Hermano Bezerra), Camocim (Sec. Rosana Lima) e Fortaleza (Sec. Erick Vasconcelos). Também, foram agraciados com o Troféu Turismo Mundo Afora – Mérito Skal Internacional do Brasil – Cláudia Sender, presidente da Latam Brasil; Enid Câmara, presidente da Câmara Setorial de Eventos do Ceará, e Sérgio Pasqualin, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
O Mérito Skal Fortaleza, reconhecido com a Medalha Stênio Azevedo, na categoria Galeria de Honra Ex-Presidentes, foi destinado ao também coordenador do Fórum de Turismo e representante consular da Bélgica,  Edgar Sá (gestão 1994/1995);  e ao empresário de turismo Iramar Veríssimo (gestão (1987/1990).
Durante a festa, além da confraternização natalina, foram comemorados os aniversários de dirigentes e sócios do Skal Fortaleza -  meses de outubro, novembro e dezembro. Como atração da noitada, o  “showman” Ricardo Barsotelli, que, inclusive, no início da solenidade,  executou com maestria o Hino Nacional.

ALGUMAS NOTAS HISTÓRICAS DO TURISMO BRASILEIRO

CARLOS CASAES ABRAJET/BA
Para quem não recorda, eis alguns nomes que figuraram em tempos passados como Presidentes da Embratur: 1976 – Said Farhat; 1979 – Miguel Colassuono; 1983 – Hermógenes Teixeira Ladeira; 1985 – Mac Dowell Leite de Castro; 1986 – João Dória Junior; 1987 – Pedro Gross; 1989 – Ricardo Mesquita de Farias; 1992 – Ronaldo Monte Rosa; 1994 – Flavio Coelho; 1995 – Caio Luiz de Carvalho que acumulou a Presidência da Embratur.
Potencial turístico baiano reconhecido - O Diretor do Escritório Nacional Austríaco de Turismo no Brasil, Oskar A. Dignóes, em 1976, declarou que Salvador deveria ser a porta de entrada do turismo brasileiro, uma das cidades mais belas que ele conhecera.No mesmo ano, a Bahia liderava a comercialização dos VTDs (Vôos Turísticos Domésticos), que concediam 40% de desconto, Salvador com 34%, Manaus com 28%, Foz de Iguaçu com 23% e Rio de Janeiro com 7%.
Em 1978, a Varig concluiu pesquisa na Europa que revelou que Salvador, em dois anos, seria a principal porta de entrada e o Rio de Janeiro a porta de saída do turismo brasileiro.
Em 1981 (junho), Salvador figurava como a segunda mais importante destinação do turismo no Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.
Em 1981 (Setembro), o Presidente da Embratur, Miguel Colassuono, apresentou no Congresso da ABAV pesquisa sobre o perfil do agente de viagens, a qual apontou Salvador como o destino mais solicitado pelos agentes, acima de Foz do Iguaçu.
Em 1982, a Soletur, através do seu então diretor de Marketing, Helio Lima Duarte, lançou o programa inédito “Faça Amor em Salvador”, destinado a casais em “lua de mel”. No entanto, o programa não vingou porque o Governador Antônio Carlos Magalhães repudiou o “slogan”.
Em 1984, Salvador era considerada como detentora da condição de terceiro parque hoteleiro do país.
Em 1985, a sede da Nordeste Linhas Aéreas, subsidiária da VARIG, estava instalada na capital baiana.
Em 1992, o então Governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães (em reconhecimento pelo seu decisivo apoio ao turismo), foi alvo de significativa homenagem em jantar no Hotel Ceasar Park, São Paulo, ao qual estiveram presentes Michel Tuma Ness, Caio Luís de Carvalho, o Governador paulista Antonio Fleury, o comunicador dono do SBT Silvio Santos, o empresário Abílio Diniz, Miguel Colassuono, dentre inúmeras outras personalidades.
Em 1993 (maio), foi inaugurada a primeira etapa da recuperação do Centro Histórico de Salvador (Pelourinho), de cuja solenidade participou o Presidente das Organizações Globo de Comunicação, Roberto Marinho.
Em 1993 (dezembro), o Governador Antonio Carlos Magalhães inaugurou a segunda etapa da recuperação do Centro Histórico de Salvador.
Em 1994 (abril), o, então, Presidente de Portugal, Mário Soares, participou da inauguração da terceira etapa da recuperação do Centro Histórico de Salvador, quando, em discurso na solenidade ocorrida no “Cruzeiro de São Francisco”, declarou que aquela era uma “obra única no mundo”.
Semana do Turismo Bahia/Estoril/Portugal
Um dos eventos mais belos e eficientes ocorreu entre 1980 (Fevereiro) e 1981 (maio): a Semana do Turismo Bahia/Estoril/Portugal. Em 80 aconteceu no Hotel Estoril, em Portugal, do qual participaram autoridades, empresários, comunicadores e representantes da cultura baiana. Em 1981, a Semana veio para Salvador (Bahia Othon Pálace), quando a TAP trouxe um avião lotado de empresários, autoridades e jornalistas do setor turístico, além das figuras mais representativas da cultura lusitana, entre elas a excepcional e saudosa cantora Amália Rodrigues.
Estatísticas manipuladas - Em 1981 a Embratur foi acusada de manipular as estatísticas do turismo brasileiro. Até o gaúcho Mário Ramos, que ocupava a sua Diretoria de Planejamento, ao se demitir, revelou, no Congresso da ABIH, que existiam manipuladores de estatísticas naquele órgão.
Seminário que só não falou de “termalismo”  - No final de 1983, foi anunciada com certa ênfase a realização de um Seminário de Termalismo, tendo como sede a estância hidromineral de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Para la foram convidados vários jornalistas especializados em turismo de todo o país. Ocorre que o evento tinha como escopo, na realidade, preparar o caminho para uma candidatura a Presidência da República, que era disputada pelos governadores, o mineiro Tancredo Neves e o paulista Franco Montoro, pois a grande maioria dos participantes era de  prefeitos e políticos dos dois Estados. Instado para agradecer em nome dos profissionais da imprensa, num jantar na casa do Prefeito local, resisti porquanto não estava nada satisfeito em termos sido utilizados para objetivo político.  Com a insistência dos colegas, concordei, mas mandei o “verbo” contra aquela farsa, causando, evidente, um mal estar geral. Ocorre que o episódio me rendeu a felicidade de ter conquistado um grande amigo no Prefeito da Cidade mineira de Andradas, Carlos Heitor Piolli, que buscou, então, me apaziguar.

CARLOS CASAES - ABRAJET BA

GRAN MAREIRO: UM HOTEL QUE A TODOS ENCANTA

ANTONIO JOSE DE OLIVEIRA
PRES ABRAVET/CE
No artigo desta semana, escreveremos, sobre um baita equipamento turístico, localizado na Praia do Futuro, rua Oswaldo Araújo, 100, em Fortaleza-CE. Trata-se do Gran Mareiro Hotel, de propriedade do Eng.º Civil  e Construtor Demerval Diniz, há muito anos, militando no Turismo, inclusive como ex-presidente do Skal Internacional Fortaleza, dirigente da ABIH-Ceará e de outras entidades vinculadas a esse segmento econômico.
Enorme satisfação tivemos ao conhecer o Gran Mareiro, quando da festa de confraternização de Natal e Ano-Novo do Sindicato de Eventos e Afins (Sindieventos), semana passada,  presidido pela atuante Circe Teles, que nos convidou, como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Ceará (Abrajet-Ceará), para representar os jornalistas de turismo naquele evento.
Mas, vamos a que nos propusemos no início deste artigo. O Gran Mareiro é, sem dúvida alguma, um hotel, que se pode chamar de 10 estrelas, pela beleza de seu prédio, esculturas à sua frente, pela agradável e linda localização, a Praia do Futuro, defronte a sofisticadas barracas de praia, frequentadíssimas por cearenses e turistas de vários Estado do país e do exterior.
Importante destacarmos que o empresário, de muitos sucessos, Demerval Diniz, e seus filhos administram esse equipamento, orgulho do Turismo alencarino, com o melhor que sabem realizar e põem em prática o que todo ótimo patrão deve proceder com seus empregados, ou seja, tratá-los bem, dialogar com eles, ouvir suas sugestões e almoçarem, uma vez por semana, na companhia dos que trabalham, com afinco e dedicação, para prestarem serviços de qualidade aos hóspedes e visitantes.
Confessamos ficar encantados, acompanhados de colegas da Abrajet-Ceará, nas pessoas de José Carlos de Araújo, José Rangel e Ivonildo Lavor, além de alguns dirigentes do trade turístico, quando da visita, a pedido de Demerval Diniz, para que conhecêssemos as principais instalações de seu acolhedor e funcional hotel. Inicialmente, o grupo dirigiu-se às salas do maquinário de refrigeração (ar condicionado), o que existe de mais moderno na atualidade, seguindo-se de passagem pela sala, onde enormes caixas de água, acumulam esse líquido, no caso de uma eventual pane no sistema hidráulico.
Agora, para deleite dos hóspedes e visitantes, o Gran Mareiro dispõe de 270 apartamentos, ar-condicionado, TV 32 polegadas, telefone, frigobar, cofre individual, wifi, secador de cabelos, camas confortáveis e lindos banheiros. Em termos de estrutura completa, para aproveitamento dos hóspedes,  conta com sauna, piscina, bar molhado, hidromassagens aquecidas, salão de jogos, restaurantes refinados, tapiocaria e creperia, capa baby, amplo estacionamento coberto, kids club, fitness e 12 salões de eventos.
Quer saber de uma coisa, caro leitor?  O bom mesmo é ir hospedar-se no Gran Mareiro e constatar tudo o que dissemos, neste artigo, escolhendo o apartamento do seu gosto, cuja diária varia de R$ 270,00 a R$ 600,00, segundo nos disse Demerval, na ocasião, acompanhado do seu jovem filho Fernando Diniz.  Este hoteleiro de renome, nos meios turísticos, é dono também do Mareiro Hotel, situado na Av. Beira-Mar, um dos “points” mais visitados de Fortaleza e principal cartão de visita da “Loira Desposada do Sol”, segundo denominou a capital do Ceará o poeta cearense Paula Ney, falecido há muitos anos.
Deixando de lado o que Gran Mareiro oferece aos hóspedes e visitantes o que tem de belo, útil e agradável, falemos dessa figura humana maravilhosa, homem rico, porém de uma simplicidade a toda prova, a começar que não gosta de estar de paletó, engravatado e usando sapatos importados no dia a dia, exceção quando é convidado para eventos, que, nos convites, impõem trajes sofisticados. Para Demerval, parece não existir crise econômica, pois sabe investir seus milhões de reais em empreendimentos que lhe dão retorno e satisfação pessoal, como o investimento no Gran Mareiro, da ordem de R$ 120.000.000,00 (Cento e vinte milhões de reais).
Mas, ele não é somente trabalho e criatividade. Sabe curtir a vida, com familiares, numa demonstração patente de que o trabalho foi feito para o homem e não o homem para o trabalho. Para seus descendentes, mediante bons exemplos, mostra-lhes que o importante, na existência, é ser ético, de comportamento exemplar, gostar do que faz, fazer o bem, sem olhar a quem, ser humilde, bem diferente de ser subserviente, ser solidário com as pessoas e renovar-se, a cada dia, pois o sucesso de hoje não garante o de amanhã.  Agora, resta-nos parabenizar Demerval Diniz e sua família pelo que de construtivo fez e continua a fazer, na vida, com ética, profissionalismo e transparência.       

ANTONIO JOSE DE OLIVEIRA – PRES ABRAJET CE

GRANDE REFORÇO PARA O TURISMO MINEIRO - INAUGURADO O NOVO TERMINAL NO AEROPORTO DE BH

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de BH, inaugurou na última terça-feira, 6,  o novo Terminal de Passageiros, que  amplia em mais de 60% a área atual do aeroporto e acrescenta 17 novas pontes de embarque à estrutura. A expansão irá aumentar sua capacidade para 22 milhões de passageiros/ano.
Com a entrada em operação das novas instalações, o Aeroporto de BH tem capacidade para atender a demanda de passageiros pelos próximos dez anos, colocando à disposição do setor de turismo a infraestrutura necessária para ampliar o fluxo de visitantes ao Estado, contribuindo para aquecer os negócios nesta área.
DESTINOS E CONECTIVIDADE - A BH Airport está buscando ampliar sua malha aérea, possibilitando maior conectividade com o interior de Minas e com as cidades da região central com outros destinos no Brasil e no mundo. A concessionária quer fortalecer o Aeroporto como a principal porta de entrada e saída do Estado de Minas Gerais.
Para isso, a empresa desenvolveu um forte programa de incentivos à criação de novos voos e destinos, que já apresenta resultados:  em dois anos de trabalho, o número de cidades com voos diretos a partir do Aeroporto Internacional de BH passou de 31 para 41 cidades.
OPERAÇÃO E SERVIÇOS - O novo Terminal de passageiros está totalmente integrado aos saguões de embarque e desembarque já existentes no Aeroporto A nova estrutura é uma continuidade do Terminal existente. Com a ampliação – em cerca de 52 mil m², a área total do Aeroporto passa para 132 mil m² e os dois terminais ficam completamente integrados.
A nova área do Terminal irá concentrar as operações internacionais, atualmente feitas pelo Terminal 3. O check-in doméstico continuará sendo feito nas instalações já existentes (Check-in 1 e 2), mas os passageiros poderão utilizar as pontes de embarque da área nova, utilizando a sala de embarque.
O acesso e a circulação de passageiros na nova área do Aeroporto serão distribuídos em dois níveis. Os embarques para voos internacionais serão feitos pelo nível superior da nova área do Terminal, acessado por meio de um viaduto construído pela BH Airport.  Os desembarques serão pelo piso térreo, como nos principais aeroportos do mundo.
Para facilitar o deslocamento dos passageiros dentro do novo Terminal, que tem 650 metros de comprimento, a nova área está equipada com seis esteiras rolantes. Além disso, há quatro esteiras de devolução de bagagens, cinco canais de inspeção, dois canais de inspeção da Receita Federal e dez guichês para conferência de passaporte, além de 18 elevadores, 9 escadas rolantes e mais 2.200 vagas de estacionamento.
Entre as inovações tecnológicas, na ampliação está previsto o bagdrop, serviço que permite ao próprio passageiro etiquetar e despachar sua bagagem; além de equipamento de controle eletrônico para acesso à sala de embarque com leitura dos cartões de embarque por meio de e-gates.
SALA VIP E FREE SHOP - Com a expansão do Terminal, o Aeroporto de BH passa a oferecer uma sala VIP, que poderá ser utilizada por qualquer passageiro que quiser pagar pelo acesso, e um restaurante internacional.
A Duty Free instalou duas novas lojas free shop, uma no embarque e outra no desembarque, com total de 923 m² para atender aos passageiros de voos internacionais.
Na área de acesso restrito aos passageiros estão instaladas novas opções de alimentação. 
PRAÇA MINEIRA - Na tentativa de valorizar a cultura e identidade mineiras do Aeroporto por meio de sabores e produtos tradicionais do Estado, a BH Airport, em setembro, inaugurou a Praça Mineira, um espaço de compras com mais de 3 mil m² de área que proporciona um mix de produtos e serviços selecionados pela sua história, tradição e qualidade.
INVESTIMENTOS -  O novo Terminal é a principal obra de curto prazo da concessionária e está prevista no contrato de concessão. A BH Airport investiu R$ 870 milhões no complexo de obras, que inclui a implantação do novo Terminal de Passageiros, a reconfiguração do sistema viário de acesso ao aeroporto, a ampliação da área de pátio para aeronaves e novas vagas de estacionamento de veículos, além da revitalização do Terminal existente.
As novas instalações para passageiros foram construídas em 14 meses - um prazo considerado curto para o tamanho do empreendimento - e chegou a empregar cerca de 1.500 colaboradores durante a obra. A entrada em operação do novo Terminal deverá gerar mais de 300 empregos, entre diretos e indiretos.

E O DE FORTALEZA? - Enquanto os mineiros estão de parabéns, o Aeroporto Internacional de Fortaleza aguarda o leilão que ocorrerá em 16 de março do próximo ano para se saber que terminará o remendo que está por lá.  Diga-se que as obras do Pinto Martins deveriam ser entregues em dezembro de 2013, mas...

EFEITOS DA CRISE: RETRAÇÃO NA AVIAÇÃO COMERCIAL

A demanda por voos domésticos apresentou retração de 5,09% em outubro, ante o mesmo mês  de 2015.  Esse é o décimo quinto mês seguido de queda nesse indicador. A oferta teve redução de 5,14% na mesma base de comparação.
O fator de aproveitamento das aeronaves  ficou em 79,33%,  0,04 ponto percentual acima do período anterior. No mês, foram transportados 7,3 milhões de passageiros pagos, uma queda de 6,88%, em relação a outubro do ano passado. Esse é o menor volume de passageiros embarcados desde outubro de 2012.
No acumulado dos dez primeiros meses de 2016, já são 72,6 milhões de passageiros  embarcados,  uma queda de quase 8% na comparação anual, com  6,3 milhões de passageiros a menos nas aeronaves brasileiras. A demanda acumula queda de 6,19%, a oferta diminuição de 5,98% e a taxa de ocupação teve piora de 0,18 ponto percentual, ao se situar em 79,93%.
Transporte internacional - Nos voos internacionais, a demanda das associadas ABEAR teve alta de 3,18%, o primeiro resultado positivo após sete meses consecutivos de queda. A oferta, por sua vez, sofreu redução de 2,83% em outubro, totalizando oito meses de baixa. Em consequência, o aproveitamento dos voos internacionais chegou a 87,49%, um aprimoramento de 5,1 pontos percentuais. AVIANCA, AZUL, GOL E LATAM registraram o embarque de 660 mil passageiros, um incremento de 6,38% em comparação com o mesmo mês em 2015.
No acumulado de janeiro a outubro, a oferta em voos internacionais mostra recuo de 4,2%, para uma demanda enfraquecida em 2,8%. O fator de aproveitamento mostra alta de 1,23 ponto percentual, para 82,64%. Foram 5,5 milhões de passageiros embarcados no período, aumento de 0,75%.
CARGAS - As aéreas associadas à ABEAR transportaram 27,7 mil toneladas de carga em voos realizados dentro do país, uma quantidade 7,5% menor que a registrada no mesmo mês em 2015. No internacional, por sua vez, foram 19,3 mil toneladas transportadas pelo modal aéreo, um aumento de 13% na mesma base de comparação.

De janeiro a outubro, o transporte doméstico de carga aérea acumulou 259 mil toneladas, uma redução de 7,8% em relação ao mesmo período no ano anterior. O mercado internacional movimentou 146 mil toneladas, resultado 0,35% inferior ao registrado em outubro de 2015.(Com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

SANTIAGO/MELBOURNE: LATAM ANUNCIOU O SEU MAIS LONGO VOO DIRETO

Representantes das principais empresas aéreas que atuam no Brasil defenderam,  no dia 1º passado,  mudanças em regras do setor para possibilitar a cobrança diferenciada de prestação de serviços. O assunto foi discutido durante a terceira edição do evento Aviation Day, realizado em Brasília pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), com apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, Associação de Transporte Aéreo da América Latina e Caribe e Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil.
A presidente da Latam no Brasil, Cláudia Sender, disse que a companhia irá adotar em breve um novo modelo que dará opção para o cliente pagar separadamente pelos serviços oferecidos, como o despacho de bagagens, lanches e reserva de assentos. Segundo ela, há espaço no Brasil para esse tipo de negócio.
Para o presidente da Azul Linhas Aéreas, Antonoaldo Neves, uma nova inclusão social no setor aéreo será possível com a mudança das regras.
O presidente da GOL, Paulo Sergio Kakinoff, também defendeu que a cobrança de bagagem seja liberada no Brasil.  O fim da franquia de bagagens está previsto na proposta de revisão das Condições Gerais de Transporte, aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que deve ser votada ainda este mês.
REGULAÇÃO - Para o diretor da Iata no Brasil, Carlos Ebner, o país ainda tem um mercado muito regulado, principalmente na parte de defesa do consumidor, se comparado com outros mercados mundiais. Ele lembra que, quando foi adotada a liberdade tarifária para o setor de aviação no Brasil, há cerca de 10 anos, se esperava que houvesse um aumento nos preços, mas o que ocorreu foi uma queda do valor das tarifas “Os preços caíram pela metade e o número de passageiros duplicou”.
Durante o Aviation Day, o diretor-executivo da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos, Douglas Rebouças, disse que a entidade defende mudanças na forma de pagamento das outorgas das concessões de aeroportos. Atualmente, as outorgas são pagas em parcelas fixas anuais, mas as empresas defendem que as primeiras parcelas sejam menores, porque nos primeiros períodos da concessão os investimentos necessários são maiores.

Segundo Rebouças, as empresas estão em contato com o governo e com parlamentares no Congresso para tentar incluir uma emenda tratando da questão na Medida Provisória 752, que altera regras para concessões de infraestrutura. (Com a Agência Brasil).

HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO: 172 EMPRESAS RECEBERAM O SELO DE QUALIDADE DO SEBRAE

Empresas dos segmentos de alimentação fora do lar, hospedagem e eventos de Fortaleza e das regiões de Aracati, Limoeiro, Quixadá, Crateús, Tauá, Metropolitana e Baturité que se destacaram pela excelência no atendimento e na prestação de serviços receberam ontem, 7, o Selo de Qualidade do Sebrae. A solenidade de entrega da certificação realizou-se às 8h30, no Hotel Romanos/Messejana, contando com a presença de autoridades e representantes de toda a cadeia turística do Ceará
Para receber o Selo de Qualidade do Sebrae, todas as empresas inscritas no programa passam por um processo rigoroso de avaliação, onde são analisados mais de 200 itens. Após a avaliação inicial, as empresas recebem um relatório com a análise de todos os pontos e as sugestões de melhorias. As empresas também recebem um prazo para realizarem os ajustes necessários e em seguida passam por uma nova análise, onde é elaborado um relatório final.  Os estabelecimentos que obtiveram o índice mínimo de 80% em cada um dos itens analisados seguem para avaliação final de um Comitê Gestor, formado por representantes de instituições do segmento de turismo. De acordo com a gestora estadual de turismo do Sebrae, Evelyne Tabosa, isso acaba obrigando as empresas participantes a estarem sempre buscando melhorar os seus serviços. “
Desde sua criação, em 1997 o programa do Sebrae já beneficiou mais de 1700 empresas de todas as regiões do estado. A edição deste ano contou com a inscrição de 252 empresas, representando um acréscimo de mais de 10% em relação ao número de inscritos no ano passado. Deste total, 172 empresas conseguiram conquistar a certificação.
Na edição deste ano, as regiões que obtiveram o melhor aproveitamento em relação ao número de inscritos e conquista do Selo, foram as de Crateús e Iguatu. Todas as empresas inscritas este ano nas duas regiões conquistaram a certificação. Em seguida, ficaram os estabelecimentos de Fortaleza e da região do Cariri, com um aproveitamento de 97% e 84%, respectivamente.

FORTALECIMENTO DO TURISMO - Para o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, a atuação do Selo de Qualidade dá uma contribuição importante para o desenvolvimento do turismo no Estado. “Na medida em que os estabelecimentos de hospedagem e alimentação investem na qualificação, isso se reverte na imagem positiva da empresa e também na do Estado”. De acordo com Cartaxo, o trabalho do Selo é justamente o de ajudar estas empresas a identificarem os pontos que podem ser melhorados e dar a elas o suporte necessário de capacitação e consultorias para corrigir estes problemas. “No final o que queremos é que o Ceará seja reconhecido, nacional e internacionalmente, pelo serviço de qualidade de suas empresas do segmento do turismo”.

A AZUL COM VOO EXCLUSIVO ENTRE RECIFE E ORLANDO

Decolou anteontem, 7, do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, o primeiro e exclusivo voo da Azul com destino a Orlando, partindo do Nordeste. Para a ocasião, os Clientes foram recebidos com diversas ações especiais, em parceria da companhia com o Universal Orlando Resort, a VisitOrlando e o Governo do Estado de Pernambuco. A operação da Azul para os Estados Unidos será cumprida às quartas-feiras e aos domingos com o Airbus A330, o maior da frota da Azul, de até 272 assentos, uma das melhores aeronaves do mercado e referência em termos de conforto e tecnologia no mercado nacional.
A Azul recepcionou os Clientes do voo inaugural antes do embarque com comidas presentes em parques temáticos. O Governo do Estado, por sua vez, levou toda a cultura pernambucana para o terminal, e ofereceu bolo de rolo, uma iguaria tipicamente pernambucana, para todos os viajantes.
O Universal Orlando Resort ficou a cargo de tornar a viagem uma recordação especial antes mesmo do embarque. A empresa instalou um painel com personagens da Universal para que os clientes pudessem ser fotografados. 
A bordo, a VisitOrlando disponibilizou sacolas personalizadas e exclusivas em todos os assentos da aeronave. O material tem um guia turístico de Orlando e tickets de descontos de parceiros.
Clientes tanto do Recife como de todo o Nordeste poderão aproveitar o momento, uma vez que a principal vantagem da operação da Azul será a conectividade para toda a região, graças ao acréscimo de voos da companhia no Recife neste ano e a consequente ampliação de conexões entre os estados nordestinos. 
As conexões para Orlando por meio do aeroporto do Recife estarão disponíveis para os viajantes que decolam de Salvador, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, São Luís, João Pessoa, Teresina, Belém, Petrolina e São Paulo (Campinas e Guarulhos). Os passaeiros que partem destas cidades chegarão aos Estados Unidos com apenas uma parada na capital pernambucana, em horários convenientes que garantirão as melhores ligações entre o Nordeste e os Estados Unidos.
As tarifas de ida e volta estão disponíveis a partir de dez parcelas de R$ 207,60* ou 60.000 pontos do TudoAzul**.

AZUL ESTREIA OPERAÇÃO DO A320NEO EM FORTALEZA

A Azul estreou a operação com o A320neo em Fortaleza. A aeronave decolou na última sexta-feira (02/12), às 22h20, do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, com chegada à capita fortalezense por volta de 0h30. A bordo, os clientes aproveitaram o conforto dos 174 assentos do A320neo e o tradicional serviço de bordo, com snacks e bebidas à vontade, sem custo adicional.
A Azul operará um voo diário regular entre São Paulo (Viracopos) e Fortaleza com o A320neo. Mais 13 cidades terão operação com o A320neo.
O primeiro jato Airbus A320neo da companhia pousou no Brasil em outubro. Até o fim de dezembro serão quatro jatos integrados à frota, de um total de 63 pedidos. Estas aeronaves cumprirão voos já existentes na malha aérea da companhia para destinos considerados de alta densidade, como São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Manaus, além de Salvador. Além disso, o A320neo terá mais poltronas dedicadas a Clientes TudoAzul e Azul Viagens. 
O A320neo é o primeiro narrow body da companhia fabricado pela Airbus. Além deste avião, a Azul conta com cinco jatos A330, dedicados, sobretudo, às operações internacionais com destino aos Estados Unidos e à Europa. A família de aeronaves A320neo incorpora as mais recentes tecnologias de motores e sharklets, que, juntos, proporcionam uma economia de combustível de 20% até 2020.

VISITE CEARÁ NEWS 09/12/2016

GRUPO COMERCIAL DO VISITE CEARÁ/ FC&VB SE REUNE PARA ELABORAR O PLANO DE AÇÃO 2017

O Grupo Comercial do Visite Ceará/FC&VB se reuniu no dia 5 de dezembro na Fábrica de Negócios para elaborar o Plano de Ações para 2017.  Na ocasião o consultores do Sebrae, Rogério Morais e Ana Virginia Alcoforado foram os mediadores do grupo, composto por associados que se dispõem a trabalhar em conjunto para obtenção de melhores resultados na captação de eventos.  No final os participantes formaram três grupos e deram novas ideias que possam ser incluídas nas ações de 2017.
CAPTADO O 6° CONG. LATINO AMERICANO DOS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE E 3° CONG.  BRASILEIRO DE PROFISSIONAIS DO SAMU PARA FORTALEZA EM 2017
Fortaleza foi confirmada como sede do 6° Congresso Latino Americano dos Estudantes da Área de Saúde e do 3° Congresso Brasileiro de Profissionais do SAMU em 2017.  Esse evento reunirá cerca de 4500 participantes. Em junho desse ano foi realizada uma visita técnica ao Centro de Eventos e apresentada a infraestrutura da cidade para receber esse grande evento na área de saúde que contará com cerca de 4500 participantes.

Queila Oliveira (SAMU), Celina Castro Alves (FC&VB), Erick Vasconcelos e Druso Cabral (SETFOR)
CAPTADO PARA FORTALEZA O PRÊMIO NACIONAL DÓLMÃ 2017
A diretora executiva da ACC- Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará, Jane Alves, esteve em Manaus participando do Prêmio Dólmã 2016 e na   ocasião além de apoiar a participação dos chefs cearenses na premiação, também conseguir captar o evento para Fortaleza em 2017 com o apoio do Fortaleza Convention & Visitors Bureau.  O Prêmio Dólmã é um dos maiores reconhecimentos da gastronomia brasileira e do trabalho dos chefes de todo o País e tem como idealizador do Prêmio, Geraldo Guerra, Presidente do Grupo Conforto Gastronômico. O evento reúne cerca de 200 participantes.



Jane Alves (ACC) em Manaus com os participantes do Prêmio Nacional Dólmã 2016

RÉVEILLON MARINA WHITE 2017


ROTA DO SOL SEMANAL 09/12/2016 ISSUU