Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

CALEIDOSCÓPIO - 02/08/2019

A HORA E A VEZ DOS VOOS REGIONAIS -  Não se tem dúvidas de que um grande passo para o desenvolvimento da economia do País foi dado com a aprovação, pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, da carga tributária mínima na aquisição de querosene de aviação. O fato implica diretamente na política de expansão do turismo regional em todos os estados brasileiros, principalmente nos do Nordeste. A redução de base de cálculo do ICMS na saída interna de QAV, com destino a consumo de empresa de transporte aéreo de carga ou de pessoas sempre foi um dos maiores empecilhos (e desculpas) das empresas áreas para não expandir seus voos, principalmente nos municípios da nossa Região, afora as capitais. Agora, portanto, as portas estão abertas. Chegou a hora e a vez para aviação regional. Todos os estados estão tratando de aumentar a área viária de aviação no seu território, reformando ou construindo novos aeroportos. Também outro fator favorável é a abertura de capital das aéreas brasileiras a empresas estrangeiras de baixo custo, o “low cost”.  Co isto, empresas estrangeiras que atuam com destino a São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, também desejam expandir sua malha para territórios inexplorados, principalmente no Nordeste. O Ceará há tempos tentava implantar voos regionais paras vários importantes municípios, que não somente para Juazeiro do Norte, Jericoacoara e Aracati. Sempre houve a mesma desculpa por parte das companhias aéreas. Viagens de curto percurso davam prejuízo, com alto gasto de combustível, fato agora superado pela última resolução do Confaz. Faz tempo que o Governo do Ceará luta para superar obstáculos.com propósito de estender sua malha viária, inclusive com incentivos fiscais e o intuito de fomentar o desenvolvimento da aviação regional, notadamente para companhias com aeronaves menores. Os voos seriam para Sobral, São Benedito, Crateús, Iguatu, Aracati e Jericoacoara.  Nos últimos tempos, as negociações com a Map Linhas Aéreas, que opera na Região Norte, e com a TwoFlex, de São Paulo, estão em passo de espera.  De qualquer forma, certamente agora é o momento para as decisões. Neste instante em que parecer ser o início da consolidação dos voos regionais, parece-nos conveniente lembrar do grande incentivador de tais voos no Ceará, o saudoso Comandante Ariston Pessoa. Até a sua morte, em outubro e 2011, o fundador e diretor executivo da empresa Táxi Aéreo Fortaleza lutou como um Dom Quixote desejando consolidar tsis ações. Após intensa luta foi derrotado pelas grandes aéreas do País. Os voos com sua TAF para Juazeiro, Iguatu, Sobral e até Parnaíba, no Piauí não foram muito além, por conta da desleal concorrência de grandes empresas. Contudo, deixou ele um legado de um empresário apaixonado pela aviação e que amava o seu Estado.  
LANÇAMENTO DA FENAIVA - O Sebrae/CE e a Prefeitura Municipal de Sobral realizaram anteontem (31), no Buffet Dona Flor, o lançamento da Feira de Negócios do Vale do Acaraú - Fenaiva 2019. O evento que é a maior feira de empreendedorismo da região Norte, chega este ano a sua 32ª edição tendo o desafio de fomentar negócios, incentivar a conectividade dos empreendedores e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios.
Durante o evento de lançamento foram apresentados o conceito, a programação e os espaços da feira, que será realizada de 22 a 24 de agosto. Na oportunidade, também houve a palestra “”Como conquistar seu Everest”, com o montanhista e consultor de empresas, Rosier Alexandre.
PROGRAMA CONHECENDO A INDÚSTRIA - A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu ontem mais um grupo de convidados do Programa Conhecendo a Indústria. Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o propósito de apresentar o Sistema Indústria e unidades fabris, bem como os processos e rotinas do “chão de fábrica” aos representantes de instituições do poder executivo e do legislativo, a iniciativa vem acontecendo em todo o país com o apoio das federações de indústria.
No Ceará, nesta edição, a programação marca visitas guiadas a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), ao Complexo Industria e Portuário do Pecém e a empresa Apodi. O grupo que  visita o estado conta com membros dos ministérios do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Economia, Ciência e Tecnologia, Agricultura, da Sudene, da Casa Civil, do BNB, além de assessores parlamentares no Congresso Nacional.
ROADSHOW PELO BRASIL - Para promover o Recife como a capital da criatividade e um destino de negócios e lazer, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, em parceria com o Recife Convention & Visitors Bureau e a ABIH Pernambuco, vai realizar um roadshow pelo Brasil. No total, serão visitadas nove cidades, que estão entre os principais mercados emissores de turistas para a capital pernambucana: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Porto Alegre.
O roadshow terá a participação de agentes de viagem, operadores de turismo, trade turístico, imprensa, representantes institucionais e companhias aéreas. A agenda será a seguinte:  06/08 – São Paulo/SP; 08/08 – Belo Horizonte/MG; 20/08 – Brasília/DF; 22/08 – Goiânia/GO; 03/09 – Foz de Iguaçu/PR; 17/09 – Rio de Janeiro/RJ;19/09 – Vitória/ES;  01/10 – Curitiba/PR; 03/10 – Porto Alegre/RS.

OBRIGADO, GOVERNANTES, TRADE E TURISTAS

Eis que retomamos as atividades, na assessoria de comunicação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), depois de férias trabalhistas, de 30 dias, pois não mais vendemos 10 dias a que temos direito e, se fosse permitido, compraríamos mais 10 dias. Mas, isso é uma questão pessoal e há quem prefira acumular períodos de férias, não nos interessando saber a razão.
Iniciamos o artigo com citações do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, sobre o crescimento do Turismo Cearense, uma das suas prioridades, na segunda gestão administrativa, sempre ouvindo o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, e o trade, incluindo-se o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, dirigentes da Secretaria do Turismo de Fortaleza (SetFor) a respeito do que é construtivo, capaz de proporcionar mais empregos, renda líquida, negócio, com abrangência nos três setores da economia, ou seja, o primário (Agropecuário), o secundário (Industrial) e o terceiro (Serviços), no este último deve, segundo alguns estudiosos, enquadrar-se.   
Vamos lá: “O Ceará vive um momento muito importante de fortalecimento do nosso turismo e da nossa economia com o hub aéreo, que tem multiplicado o número de visitantes, mês a mês, principalmente de outros países. Nossa expectativa é aumentar ainda mais com a inclusão de novos voos. Temos trabalhado muito para melhorar as condições de infraestrutura e atrair cada vez mais turistas”, citou o governador do Ceará.
Ressaltou, ainda, que, atualmente, além dos voos da Air France e KLM para Paris (França) e Amsterdã (Holanda), o aeroporto de Fortaleza conta com voos diretos para Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal), Miami e Orlando (EUA), Buenos Aires (Argentina), Ilha do Sal (Cabo Verde), Cidade do Panamá (Panamá) e Caiena (Guiana Francesa). Em dezembro, começa a operar um voo para Madri, capital da Espanha.
Bem! É inegável o apoio do governador Camilo Santana, para se alcançar o tão esperado desenvolvimento sustentável do Turismo, contando, é evidente, com a parceria do trade turístico, visto que turismo implica parcerias; estas sem subserviência e muito menos uma querendo ser melhor do que a outra. Claro que deve existir sempre, entre órgãos parceiros, o diálogo, mediante reuniões, para avaliar o que possa estar a atravancar as ações, que emperram o crescimento do turismo, que precisa ser benéfico à sociedade do polo receptivo e não, apenas, para uma minoria de gestores públicos e empresários. Quem milita, no Turismo, deve estar consciente de que o maior atrativo de um polo turístico é a qualidade de vida de sua população. 
Como não dispomos de dados estatísticos, não podemos quantificar o número de turistas brasileiros e estrangeiros, que vieram desfrutar as maravilhas naturais e artificiais da “Terra Alencarina”, sobretudo as de sua capital, Fortaleza, o principal portão de entrada de visitantes. Isso somente será possível, após a Secretaria do Turismo do Estado (Setujr) divulgar dados de sua pesquisa, como faz esta secretaria, concluídos os períodos de férias, nos meses de julho e de janeiro, a cada ano.
Mas, pela movimentação, nas praias do Futuro, em Fortaleza, complexo turístico Beach Park, em Aquiraz, no Cumbuco, em Caucaia, as de Paracuru, Lagoinha, Flecheiras, Mundaú, Camocim, e as conhecidas, internacionalmente, Jericoacoara e Canoa Quebrada e Majorlândia, nos municípios de Cruz e de Aracati, sem falar das lindas praias e bicas de água doce, com falésias, em Beberibe e Cascavel, Icapuí e outras nos litorais Leste e Oeste. Destaquemos, também, as serras do Maciço de Baturité e do Planalto da Ibiapaba, a Chapada do Apodi, que atraem muitos turistas, Enfim, há sensacionais atrativos nos sertões do Ceará. Incluamos o Fortal, no final do mês de julho, que, a cada ano, atrai grande número de visitantes, a Fortaleza, em seus quatro dias de muita folia, na Cidade Fortal, na Praia do Futuro. Um capítulo à parte é o denominado turismo religioso e científico, nas cidades de Juazeiro do Norte e de Canindé. O primeiro pela devoção ao Padre Cícero Romão Batista; o segundo, por São Francisco. Há, ainda, a Festa do Pau da Bandeira, em Barbalha, nos festejos de Santo Antonio, o casamenteiro. Na cidade do Crato, há a Expocrato, a maior Feira Agropecuária do Nordeste no início de julho, além do Museu, com inúmeros fósseis, em Santana do Cariri e o do Museu Patativa do Assaré, na cidade do Assaré. Eis, resumidamente, alguns dos atrativos de que dispõem o Ceará, para oferecer aos turistas, além da boa hospitalidade, da sua cultura popular, da gastronomia regional e internacional, dependendo do gosto dos visitantes. 
Por último, temos certeza de que a maior parte dos turistas gostou de vivenciar seus dias de lazer ou de negócios em Fortaleza e em vários municípios do Estado. Na capital, podem ter visto alguns pontos negativos (sujeira, buracos nas ruas e avenidas, monumentos pichados, desorganização de camelôs, no centro da metrópole e nas barracas de praia), exploração na compra de alguns produtos artesanais, ou souvenir, não boa prestação de serviços, atendimento não cem por cento em alguns restaurantes, hotéis e ambientes de lazer e de entretenimento. Mas, apesar de alguns senões, amaram visitar plagas cearenses e – acreditamos - que retornarão ao Ceará. Viva o Turismo do Ceará, mesmo precisando de aperfeiçoamentos na infraestrutura de suporte ao setor, mais realizações culturais e mais mão de obra qualificada. 

BAHIA INAUGUROU NOVO AEROPORTO

O turismo da Bahia logrou conquistar um reforço para o seu interior, com a inauguração do novo aeroporto da cidade de Vitória da Conquista, cidade que fica no sudoeste do Estado e que ocupa o quarto lugar como urbe mais desenvolvida da “boa terra”.
A inauguração, inclusive, pela importância do novo equipamento para a economia local e do Estado, contou com a presença do Presidente da República na companhia do Ministro do Turismo, ao lado de dezenas de outros convidados especiais, a exemplo do Prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto. Quem não compareceu foi o próprio Governador do Estado, levado por questões políticas, em virtude de ser vinculado a partido adversário do atual Governo do país.
 Por sinal, o Governador, nas vésperas da inauguração, divulgou uma mensagem nas redes sociais informando da sua não participação na solenidade.  Na mensagem em questão, esclareceu que “Não vou comparecer à inauguração do aeroporto que o povo da Bahia construiu, que o governo do estado construiu, porque entendo que o Brasil precisa de paz para crescer e para gerar emprego”. Dois dias antes da inauguração, por sinal, o Governador esteve em Conquista visitando o novo aeroporto. 
A verdade, no entanto, é que as informações oficiais dão contas de que o novo equipamento foi construído com dois terços de recursos federais e apenas um terço do próprio Estado da Bahia.
Um pormenor muito importante é que o novo aeroporto de Conquista foi batizado com o nome de Glauber Rocha, homenagem que se destinou ao prestigiado cineasta baiano, considerado como o “pai do Cinema Novo” no Brasil. Glauber morreu em 22 de agosto de 1981, no Rio de Janeiro, depois de viver por algum tempo em Portugal onde, inclusive, iniciou o tratamento da moléstia que o fez sucumbir.
O movimento do Cinema Novo, do qual foi considerado muito apropriadamente, como “pai”, constituiu-se num momento das artes cênicas em que promoveu o combate fervoroso contra as desigualdades sociais, nas décadas de 1960 e 1970.
O novo aeroporto de Vitória da Conquista tem capacidade para receber até Boeing 737 – 300, com possibilidade, ainda, para até 180 passageiros, bem assim o Airbus A300, cuja disponibilidade é maior, até 300 passageiros. Com esse reforço, o aeroporto de Conquista prenuncia a oportunidade de registrar uma movimentação que poderá atingir até 500 mil passageiros por ano, no prazo de até 2020. Esse índice representa, inclusive, o dobro da capacidade do antigo aeroporto, antes da reforma.
O novo aeroporto de Vitória da Conquista foi construído durante cinco anos. O antigo aeroporto, denominado “Octacilio de Figueiredo”, por conta da inauguração o novo equipamento, foi, consequentemente, desativado. Foram destinados à nova construção recursos da ordem de R$124 milhões, dos quais R$82 milhões foram oriundos da esfera federal, enquanto os restantes R$42 milhões, do próprio Governo do Estado.
A presença do Presidente da República na inauguração do novo aeroporto, Glauber Rocha, da cidade baiana de Vitória das Conquista constituiu-se, por sinal, na primeira visita daquela autoridade à região Nordeste, especificamente ao Estado da Bahia.
Na sua visita a Conquista, na oportunidade da inauguração, o Prefeito ACM Neto lembrou que a primeira emenda ao orçamento da União destinada à construção do novo aeroporto foi da iniciativa do, então, Senador Antônio Carlos Magalhães Filho, o seu próprio pai. Lembrou ainda que, na última etapa da construção, os recursos federais foram da ordem de 99,9%.
De começo, o novo aeroporto estará absorvendo os voos que já vinham sendo operados no antigo equipamento, agora desativado. Preferencialmente, eles se destinam aos Estados de São Paulo e Minas Gerais e são operados pelas companhias Azul e Passaredo.
No entanto, já existe uma programação assegurada para que tenha início a operação de voos da Gol Linhas Aéreas, que serão diários e destinados ao aeroporto paulista de Guarulhos, sendo operado por Boeing 737 – 700 que, como sabido, tem capacidade para até 138 passageiros. 
Na sua área turística, inclusive, a Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer da cidade, em parceria com o Arquivo Público Municipal, lançou, no passado, o projeto “Retratos de uma cidade”. O objetivo do governo foi de resgatar a memória cultural do município no que considera como a sua brilhante e corajosa trajetória de empreendedorismo, resistência, trabalho e fé.
Na aludida série foram contadas as cores do imaginário, bem assim o estilo, tradições, hábitos e modo de vida do povo conquistense, através de exposições fotográficas que se destinaram a feiras livres e a praça pública.
No particular, o acervo do Arquivo Municipal dispõe de mais de 40.000 flagrantes dos diversos períodos que foram retratados e que reproduzem o cotidiano histórico do município, através, inclusive, dos seus diversos episódios culturais.
Na verdade, o novo aeroporto de Conquista vem em socorro da aspiração da comunidade turística do Estado, no sentido de que essa ação dos governos federal e estadual destine-se, inclusive, para outras regiões, como o município de Ilhéus que, já há alguns anos, vem pugnando pela instalação, também, de um novo aeroporto, considerando que o atual já se encontra comprovadamente defasado. 
Conquista, no particular do seu potencial de turismo, conta com dezenas de hotéis do melhor nível, a exemplo do Ibis Hotel, que está localizado na região do shopping da cidade, bem assim o Ibis Styles, situado na Avenida Luiz Eduardo Magalhães.

NO MEETING BRASIL 2019 - ILHA BELA SE PROMOVE: PRAIAS, MONTANHAS E CACHOEIRAS

Praia do Curral - Ilha Bela - SP
Com a meta de consolidar Ilhabela como destino turístico na América do Sul, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo do município participa do Meeting Brasil 2019. O evento passará por destinos importantes em cinco países vizinhos: Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia e Peru com reuniões e rodadas de negócios para divulgar o turismo brasileiro para os principais operadores e agentes de viagens locais.
A missão de divulgar as belezas e atrações de Ilhabela neste roadshow de negócios em turismo está nas mãos da secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo. Ela está em Montevideo, no Uruguai, onde iniciou o giro por cinco países da América do Sul, na segunda-feira (29). Na sequência, teve reuniões em Buenos Aires, Argentina, na quarta-feira (31); em Assunção, Paraguai, na sexta-feira (2/8/), em Bogotá, Colômbia, na segunda-feira (5/8) e em Lima, do Peru, na quarta (7/8).
TERRA, MAR E EVENTOS - Os principais tópicos apresentados por Bianca neste giro sul-americano estão ligados ao novo slogan de Ilhabela: Vida Natural. Com 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, montanhas e cachoeiras cercadas por vegetação nativa em uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta, a Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo é chamada de paraíso pela maioria dos visitantes.
No mar, com a invasão das jubartes no litoral norte paulista nos últimos anos, o turismo de avistamento de baleias cresceu naturalmente. Para garantir segurança tanto para os animais como para os humanos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo está certificando todos os envolvidos nesse processo, desde barcos a guias, que estarão devidamente regularizados a partir deste segundo semestre.
Em terra, o projeto de Birdwatching prevê a criação de estrutura específica para os observadores de pássaros, incluindo a construção de seis torres no Parque Estadual de Ilhabela, uma das maiores reservas de Mata Atlântica conservada do mundo, com uma área de 27.025 hectares (ou 270 quilômetros quadrados), além de outras iniciativas que fazem parte do convênio assinado entre a Prefeitura e a Fundação Florestal. A expectativa é que a implementação esteja completa para o próximo verão, para que os turistas tenham a oportunidade de observar, fotografar e catalogar espécies como o Tiê-sangue, símbolo da Mata Atlântica, Tangará, Papagaio-moleiro - eleita a ave símbolo da ilha, a Coruja-preta, ou a Jacutinga.
Além das belezas naturais, Ilhabela também promove eventos tradicionais. Ao longo do mês de agosto, dois festivais gastronômicos têm como protagonistas saborosos peixes e frutos do mar. Na 10ª edição, o Festival da Tainha traz um cardápio com pratos tradicionais à base do pescado, e programação musical, na Praia Grande, região Sul da ilha, a partir de sexta-feira (9/8) até o domingo (11), das 14h às 22h.
O Festival do Camarão chega a sua 24ª edição e começa na semana seguinte, dia 16, seguindo até o último domingo do mês. Os restaurantes participantes oferecerão diariamente os pratos divulgados no encarte da revista Prazeres da Mesa de agosto. No Centro Histórico da Vila, o Boulevard do Camarão funcionará nos fins de semana, de 16 a 18 e 23 a 25 de agosto, abrigando estandes que servirão pratos à base do principal ingrediente e intensa programação musical.

MALHA ÁREA DO PAÍS- RESOLUÇÃO DO CONFAZ BENEFICIA ESTADOS NA AQUISIÇÃO DE QUEROSENE DE AVIAÇÃO

Umas das pautas aprovadas na 173ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) foi a proposta conciliadora da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) que definiu a carga tributária mínima a ser aplicada na aquisição de Querosene de Aviação (QAV) em cada território do país até 31 de dezembro de 2025.
A iniciativa altera o Convênio ICMS 188/17 que concede a redução de base de cálculo do ICMS na saída interna de QAV, promovida por distribuidora de combustível com destino a consumo de empresa de transporte aéreo de carga ou de pessoas, conforme disposições, condições e requisitos previstos em ato normativo da própria unidade federada.
Com a ratificação do Convênio 55/19, o benefício passa a ser estabelecido com base de cálculo do ICMS do QAV não sendo menor que 3% para as operações realizadas nos Estados da região Norte; 7% nos Estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Distrito Federal; e 10% no Estado de São Paulo.
Vale destacar que o exposto acima não prejudica as normas editadas e divulgadas pelos entes federativos. De acordo com o representante da Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe/ICMS), Marcelo Sampaio, a intenção da Sefaz foi justamente trazer uma solução que resguardasse os atos normativos já publicados. 
“A ideia era apresentar regras claras, sem prejudicar os estados ou o Distrito Federal. Alagoas, inclusive, preparou o Decreto 65.933/19 que foi publicado ainda no mês de maio estabelecendo sua carga tributária nas compras efetuadas no Estado”, ressalta, mencionando que no último encontro do Confaz em julho foram acordadas as novas regras para o Convênio, definindo a carga mínima a ser aplicada em cada região do Brasil.
Qualquer empresa aérea pode usufruir do benefício desde que preencha os requisitos determinados no Decreto. O percentual de redução do ICMS é estipulado de acordo com a quantidade dos novos voos oferecidos pelas companhias. Lembrando que a deliberação do pleito das empresas que solicitam a redução acontece pelo Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) em Alagoas.
“O QAV representa cerca de 50% do custo de transporte. Com esse incentivo, a tendência é que aumentem o número de voos e a oferta de passagens aéreas, ocasionando uma diminuição nas tarifas, facilitando as partidas e garantindo, assim, o aumento de turistas em Alagoas”, afirma Sampaio.
O CONFAZ - Secretários de Fazenda, Finanças e Tributação dos Estados do país e do Distrito Federal se reúnem, trimestralmente, para discutir temas ligados à Receita e finanças. Os encontros são mediados pelo Ministro da Fazenda.

QUEROSENE DE AVIAÇÃO - O RIO DE JANEIRO TAMBÉM TERÁ REDUÇÃO DO ICMS

O trabalho voltado à melhoria da conectividade aérea nacional acaba de ganhar novo impulso. Autorizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o estado do Rio de Janeiro reduzirá de 12% para 7% a alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), medida que favorece a atração de novos voos. Com a decisão, as secretarias de Estado de Turismo e da Fazenda já realizam tratativas junto ao trade turístico e ao setor aéreo em busca de avanços que permitam gerar receitas e empregos ao país.
Em fevereiro deste ano, o estado de São Paulo já havia adotado atitude semelhante, derrubando de 25% para 12% o percentual do imposto aplicado ao QAV. A mudança, operada pelo principal destino emissor de viajantes do Brasil, gerou uma contrapartida de empresas do segmento que se comprometeram a oferecer 490 novos voos com destino a 21 estados. São Paulo, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), concentra 44% do mercado de aviação civil do Brasil.
O ministro do Turismo interino, Daniel Nepomuceno, frisa que a iniciativa fluminense soma esforços no sentido de aprimorar a conectividade aérea nacional. 
Principal destino procurado por turistas internacionais a lazer, o Rio de Janeiro também é o segundo maior estado responsável pela chegada de estrangeiros ao Brasil, principalmente pelo modal aéreo. O secretário de estado de Turismo do Rio, Otavio Leite, vislumbra alta na demanda de viajantes. 
Segundo um estudo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o querosene de aviação representa 30% dos custos do ramo. A mudança na tributação do QAV no Rio deve passar a vigorar a partir de 60 dias. Das 27 unidades da Federação, pelo menos 18 já praticam alíquota de ICMS de até 12%.
LOW COSTS - A abertura do capital de aéreas a estrangeiros desperta o interesse de empresas de baixo custo em atuar no Brasil. A primeira a operar voos regulares internacionais no país foi a chilena Sky Airline, em novembro de 2018. As novas rotas englobam a ligação direta entre Santiago, no Chile, e os aeroportos do Galeão, no Rio; de Guarulhos, em São Paulo, e Hercílio Luz, em Florianópolis. Depois, o país passou a contar com a europeia Norwegian Air, cuja autorização havia sido concedida pela Anac em agosto de 2018.
As vendas das primeiras passagens da Norwegian começaram no final de novembro do ano passado, para voos diretos entre Londres, no Reino Unido, e Rio, realizados desde março deste ano. Mais recentemente, a partir de articulação do ministro Marcelo Álvaro Antônio, a espanhola Air Europa foi a primeira a se instalar no país para operar voos entre os destinos brasileiros. Além disso, a argentina Flybondi também já vende bilhetes do trecho Buenos Aires-Rio, com um voo inaugural previsto para outubro deste ano.

O ROAD SHOW HFN EM 7 CIDADES NORDESTINAS

 O Road Show HFN, evento itinerante da HFN – Hotel & Food Nordeste, será realizado em seis estados e sete cidades entre os dias 29 de julho e 8 de agosto. A expectativa é atingir 840 gestores de hotéis, bares e restaurantes em Maceió, Recife, João Pessoa, Caruaru, Salvador, Fortaleza e Natal. A ação é realizada pela Feira HFN, Abrasel em Pernambuco, HotelierNews e ABIH-PE. O evento tem como foco a transformação digital com a participação de três palestrantes nacionais, que abordarão estratégias para negócios nos segmentos de alimentação e hospedagem.
O evento conta com a presença do CEO da Relp! Aceleradora e ex-diretor do iFood S/A, Cesar Lima, ministrando juntos a palestra “Cresça seu delivery com sucesso”; do especialista em gestão e marketing digital para negócios em alimentação Matheus Lessa, com o tema “Ferramentas digitais imprescindíveis para o seu bar e restaurante” e o CEO da Markweb, Maycon Gabry, falando sobre “Do sonho às reservas diretas, a transformação da experiência do viajante”.
A mediação será de Peter Kutuchian, fundador do HotelierNews. As palestras são gratuitas com inscrição prévia. O evento tem patrocínio da Pmweb, Totvs e Intercity Hotels e conta com o apoio da Gol Linhas Aéreas, Prefeitura do Recife e Cachaça 51.
O RoadShow HFN, além de estimular o conhecimento, o networking e as boas práticas de negócios, divulga as datas da segunda edição da feira agendada para 6 a 8 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco e já tem o credenciamento aberto através do link: https://hfne.com.br/visitar.

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE ITU - UM PROVEITOSO PASSEIO PELA HISTÓRIA DO BRASIL

O turismo tem muitas faces e também há muitas formas de se enxergar um destino. Ele é um dos que mais se expande. Viajar, conhecer locais onde a geografia caprichou na paisagem, desperta cada vez mais a ideia de se ampliar o turismo do conhecimento e do saber, que muito colabora para descobrir cidades cujas histórias retratam glórias passadas que moldaram o futuro de um país.
É o caso da Estância Turística de Itu, distante 100 km de São Paulo, que já é conhecida em todo o país como capital nacional do exagero. A qualidade da sua história retratada pelo bem conservado casario da época colonial que, hoje, nos mostra como era a vida de uma cidade no século 19. As Igrejas de arquitetura barroca, as fazendas bandeirantistas abertas ao turismo e os muitos museus são outros exemplos do turismo do conhecimento.
Importante centro de produção de açúcar e café, no século 19, enriqueceu muitos fazendeiros e donos de engenhos e se tornou potência econômica com grande vocação e influência na política nacional. Uma visita ao Museu Republicano, por exemplo, nos remete à histórica Convenção de Itu (18 de abril de 1873) que deu alicerces para a implantação do sistema republicano no Brasil, provocando a queda do Império.
A arquitetura, de grande influência portuguesa, tem muitas joias espalhadas pelo centro histórico, com destaque para o prédio do Museu da Energia, de 1847, na Rua Paula Souza, 669 (11) 4022-6832, com exuberante decoração externa de azulejos portugueses.
Ao celebrar o passado, o turista vai se emocionar em conhecer um dos principais polos da cultura e da arte na província de São Paulo, no século 19 e que, ainda hoje, preserva sua riqueza cultural e o mundo artístico que inclui, até, uma Fábrica de Arte, da Fundação Marcos Amaro – Rua Padre Bartolomeu Tadei.
A Estância Turística de Itu também oferece ao visitante uma grande rede hoteleira, de pousadas e campings, além de gastronomia de ponta em ótimos restaurantes com culinária italiana e caipira.
A história ituana pode se tornar um bom atrativo para jovens em busca de conhecimento e saber. Ver de perto onde nasceu a democracia brasileira pode entusiasmá-los a transmitir, de geração a geração, o fogo sagrado desta fé vigorosa nos destinos da nossa terra.

TERMINAL DE CARGAS - O GRU AIRPORT CARGO ATINGIU 44% DE MARKET SHARE DE IMPORTAÇÃO

O Terminal de Cargas (Teca) do Aeroporto Internacional de São Paulo, administrado pela GRU Airport Cargo, na cidade de Guarulhos, em São Paulo, Brasil, reforçou sua posição de principal complexo logístico aeroportuário do país ao atingir 44% de market share, em Junho de 2019, e 42% no primeiro semestre deste ano. 
As 305.904 toneladas transportadas no ano passado representam 8% de acréscimo ao volume movimentado em 2017. Foram importadas 161.366 T (+9%) e exportadas 144.538 T (+7%) de mercadorias pelo terminal. Também em 2018 foi registrado o recorde histórico de importações no Teca, com 14.793 T. Já neste primeiro trimestre de 2019, o volume de cargas transportadas foi de 23.263 T, no total, o que representa crescimento de 1%.
Outro marco importante do período foi o crescimento de 35% de voos cargueiros no volume total de carga importada. Essencial para este crescimento registrado foi a conquista de novas frequências de voos cargueiros regulares procedentes da Europa, Estados Unidos e Ásia, operados pelas companhias Qatar, LATAM Cargo, Avianca Cargo, Lufthansa, Turkish Airlines e Ethiopian Cargo. Com isso, importadores e exportadores contam com maior capacidade para embarques que requerem aeronaves puramente cargueiras.
GRU Airport Cargo possui também o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com 87 mil metros cúbicos de capacidade de armazenamento de exportação e importação, além de 43 mil metros cúbicos para armazenamento de cargas nacionais.
Há, ainda, 26 mil metros cúbicos de capacidade de armazenamento de produtos farmacêuticos e perecíveis. Suas 21 câmaras frias atendem todos os ranges de temperatura. São 3.156 posições para produtos perecíveis, com foco em produtos farmacêuticos, e 360 posições para contêineres refrigerados, além de armazéns dedicados à carga perigosa tanto na importação, como na exportação, este último entregue em Maio de 2019.
Para 2019, é esperada a entrega da antecâmara para climatização, com 800 metros quadrados. O espaço contará com 360 posições porta paletes para cargas que requerem temperatura ambiente entre 16°C e 22°C. 

PROJETO BORA PERNAMBUCAR - INICIADA ETAPA DE SEMINÁRIOS PELO INTERIOR DO ESTADO

Com o intuito de lançar um olhar aprofundado para o interior do Estado de Pernambuco, a Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur anunciaram o projeto Bora Pernambucar - Turismo de Canto a Canto. A iniciativa foi apresentada, na terça-feira da mana passada, durante um café da manhã, na Sala Pernambuco, no Centro de Convenções, ao trade turístico e secretários municipais. 
O Sertão de Moxotó será a primeira das 12 regiões em potencial desenvolvimento a receber o seminário do Bora Pernambucar. O primeiro encontro aconteceu no último dia 25 de julho, no Auditório da Secretaria Municipal de Esportes e Educação de Arcoverde, município que é a porta para o Sertão do Estado. 
Durante os quatro próximos meses de trabalho, a Secretaria de Turismo e Lazer, por meio do Departamento de Estruturação e Destinos Turísticos da Empetur (DET) da Empetur, percorrerá as regiões que compõem o mapa do desenvolvimento - Sertão de Araripe; Sertão do São Francisco; Sertão do Itaparica; Sertão Central; Sertão do Pajeú; Sertão do Moxotó; Agreste Central; Agreste Meridional; Agreste Setentrional; Mata Norte e Sul; Litoral Norte e Sul; e Metropolitana. A ideia é mapear as principais necessidades e potencialidades de cada destino, levantando dados que vão orientar as ações futuras do Turismo no Estado.
Em cada uma das visitas, serão abordados temas como capacitação, estruturação turística, a importância do marketing digital para o sucesso de um destino, e levantadas as principais  carências de cada município com relação ao turismo. Os gestores municipais (diretores ou secretários de Turismo) serão os responsáveis por apresentar os atrativos turísticos naturais e culturais dos municípios.
O próximo passo do trabalho será explorar os roteiros e circuitos regionais e os equipamentos mais representativos de cada cidade, fortalecendo a interiorização, aquecendo a economia nas regiões por meio de novos negócios e da geração de empregos no setor do turismo.

TERESINA, CAPITAL DA INFRAESTRUTURA NO MÊS DE AGOSTO

No dia 22 de agosto, empresários e lideranças do setor de infraestrutura se reunirão na capital do Piauí, durante a edição Nordeste do Abdib Fórum: Infraestrutura Regional. Na oportunidade, serão debatidos projetos, diretrizes e ações para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste via expansão dos investimentos. O evento acontecerá no Blue Tree Tower Rio Poty, a partir das 8h, com a presença dos governadores da região.
O evento contará com um conjunto de painéis temáticos para abordar as questões relacionadas aos setores de Energia, Transportes e Logísticas e Saneamento e Resíduos Sólidos. O objetivo é promover um diálogo qualificado com importantes agentes do setor público e privado em prol de uma agenda de ações com vistas ao estímulo dos investimentos da Região Nordeste.
Para a superintendente de parcerias e concessões do Piauí, Viviane Moura, o fórum representa um marco no que diz respeito aos investimentos em infraestrutura na região Nordeste, uma vez que os Estados presentes terão a oportunidade de apresentar seus projetos como uma carteira de oportunidades para o mercado nacional. Além disso, é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo programa de parcerias público-privadas do Estado.
A ABDIB - Fundada em 1955, a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que conta com mais de 100 empresas associadas e contribui para o crescimento econômico e o desenvolvimento social do Brasil por meio da expansão dos investimentos em infraestrutura e indústrias de base.

NO CAIS DO SERTÃO - HOMENAGEM AOS 30 ANOS DE MORTE DE LUIZ GONZAGA

Nesta sexta-feira, 2 de agosto, data que marca os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga, o projeto Tengo Lengo Tengo, realizado pelo Governo de Pernambuco, promove, a partir das 18h, shows gratuitos em comemoração ao legado deixado pelo Rei do Baião. E, como não poderia ser diferente, o forró é a grande estrela da programação. O Quinteto Violado, grupo fundado há 47 anos tendo como inspiração o trabalho de Luiz Gonzaga, comanda o tributo que acontece no Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Sobem ao palco ainda os sanfoneiros Joquinha Gonzaga e Terezinha do Acordeon, a cantora Bia Marinho e um coral infantil com 100 participantes.
 Para a apresentação, o grupo levará ao palco o show “Quinteto Violado – 30 de Luiz Gonzaga”, todo montado com base da importância que o Rei do Baião ocupa na história da banda. Uma relação que permeia toda a existência do Quinteto, com destaque para a década de 70, quando Gonzagão e o grupo pernambucano realizaram o Circuito Universitário, levando forró para todo o Brasil.
 Para dar ao público uma dimensão da relação artística e de amizade estabelecida entre Gonzaga e o Quinteto, a noite será aberta por um depoimento do Rei do Baião, falando sobre o grupo. “Luiz Gonzaga é a estrela-guia da obra do Quinteto. Para nós, é sempre uma emoção enorme homenageá-lo”, explica Dudu Alves, tecladista do Quinteto desde 1990.
 Logo após o depoimento, a parte musical do show será iniciada oficialmente com a música Hora do Adeus, que fala exatamente sobre a partida de Luiz Gonzaga. Em seguida, o repertório segue pelas canções mais marcantes do Rei do Baião, passando por hinos como “A volta da asa branca”, “Sala de reboco”, “É proibido cochilar””, “Xote das meninas”, “Pisa na fulô”, “Sabiá” e muito mais. O diferencial é que as músicas recebem os arranjos do Quinteto Violado, conhecido pelo estilo “free” nordestino.
 Ainda há um espaço destinado às marchinhas de quadrilha, como “Olha pro céu”, “São João na roça” e “Fogueira de São João”. Na hora, o Quinteto receberá no palco os sanfoneiros Leozinho de Bonito e Damaris Referino para representar a continuidade da sanfona e sua importância na música nordestina.
 Um coral com 100 crianças cantando Asa branca com arranjos do Quinteto e sob regência do maestro Fernando Furtado, do Colégio Real, encerra o show.

AÇÕES DA BAHIA PARA ATRAIR TURISTAS NORTE-AMERICANOS

Os principais destinos da Bahia foram apresentados a mais de 60 profissionais do setor turístico e imprensa dos Estados Unidos, na última quinta-feira (25), em Miami. O evento, promovido pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur-BA) e companhia aérea Copa Airlines, explorou aspectos culturais, como gastronomia, história, arte e música, e características da rede hoteleira baiana.
Durante o evento, Pamela Cordova, da Copa Airlines, falou sobre a oferta de frequências, tarifas e perspectivas de expansão das atividades da companhia, responsável por conectar 13 estados norte-americanos à Bahia. Já Rodrigo Fonseca, cônsul-adjunto para assuntos econômicos e comerciais do Brasil em Miami, discorreu a respeito das  perspectivas de crescimento do fluxo turístico após a isenção de visto para que visitantes dos Estados Unidos ingressem no Brasil.
 EXPERIÊNCIA - Para oferecer a experiência de visitar a Bahia, dois pacotes de viagem foram sorteados pela Copa Airlines, sendo premiadas a diretora da agência Travel to do goog, Roslyn Parker, e a jornalista Nathalia Shumacher, do grupo de mídia Gazeta Brazilian News.
Na oportunidade, operadores e agentes de viagem, jornalistas e influenciadores digitais degustaram algumas iguarias da culinária típica da Bahia, a exemplo do beiju de tapioca, banana frita, cuscuz de milho e bolos de aipim e carimã. Também estiveram presentes representantes das empresas aéreas Latam e Azul.

SANCIONADA A LEI - NOVOS DISTRITOS TURÍSTICOS SÃO CRIADOS NO CEARÁ

O governador Camilo Santana sancionou a lei que cria novos distritos turísticos no Ceará. Com a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) na última segunda-feira (29), o Governo do Ceará já pode dar início à implementação da proposta, que tem como objetivo contribuir para uma gestão mais específica e focada no desenvolvimento do potencial de cada região. As áreas específicas serão definidas e geridas pelo poder público por meio de estudos técnicos.
A nova lei, aprovada na Assembleia Legislativa no dia 10 de julho passado, também prevê a criação de métodos para incentivar a atração de novos empreendimentos para os locais escolhidos, a regulamentação das áreas que serão transformadas em distritos e a necessidade de atendimento às normas ambientais vigentes. A primeira área proposta seria a região de Jericoacoara, praia situada a 294 km de Fortaleza. Depois, o Litoral Leste.
A mensagem governamental enviada à Assembleia justifica a medida ainda pelo poder do turismo de gerar emprego e renda, além de movimentar diferentes setores da economia. Ainda de acordo com o texto do Executivo, a medida contribuirá para uma gestão mais específica e focada no desenvolvimento do potencial turístico de cada região qualificada como distrito turístico, pois prevê a elaboração de plano de gerenciamento, que disporá sobre as restrições a que se sujeitarão as atividades a serem desenvolvidas nas respectivas áreas. Pela lei, também será criado o conselho deliberativo de cada distrito, que terá a função de fiscalizar o cumprimento às restrições dos distritos e vai sugerir ações concretas de execução.
Em Jericoacoara, por exemplo, haverá maior controle ambiental, de tráfego de veículos e da exploração comercial por ambulantes, que deverão seguir as obrigações e restrições da nova lei. 
“A nossa ideia é fazer com que os conselhos sejam formados por representantes do Estado e também da sociedade civil. O setor vai ser impactado positivamente como um todo, toda a cadeia turística do Ceará vai ser beneficiada. O trade turístico anseia por iniciativas que venham para aliviar impostos e facilitar as regras para execução das atividades turísticas. Devemos começar por Jericoacoara e depois expandir os distritos turísticos no Litoral Leste e em Fortaleza, num projeto que estamos pensando em conjunto com a Prefeitura”, ressalta o titular da Setur, Arialdo Pinho

CONSÓRCIO NORDESTE - O CEARÁ PARTICIPOU DA PRIMEIRA REUNIÃO EM SALVADOR

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou, na segunda-feira (29), da primeira reunião do Consórcio Nordeste. O encontro aconteceu na cidade de Salvador, e reuniu representantes do poder Executivo dos nove estados da Região. O objetivo é estabelecer uma maior cooperação política, econômica e social para alavancar o crescimento do Nordeste. 
Com o Consórcio Nordeste, os governadores esperam realizar parcerias em áreas como educação, turismo, troca de tecnologia e ações de preservação ambiental. Além disso, será possível fazer licitações conjuntas, o que diminuirá o preço dos materiais adquiridos.
No primeiro ano, o projeto será presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa. A reunião também serviu para fazer encaminhamentos sobre o plano de trabalho do pacto.
CONSÓRCIO NORDESTE - Criado em março deste ano, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste é uma parceria para melhorar os gastos públicos, levar mais eficiência à gestão e desenvolver ações sociais para a população dos nove estados que integram a associação pública: Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O colegiado vai atuar nas áreas de desenvolvimento econômico, infraestrutura; ciência, tecnologia e informação; desenvolvimento social; segurança pública e administração penitenciária; meio ambiente; desenvolvimento da gestão; articulação política, jurídica e institucional e no desenvolvimento da comunicação pública e estatal.

SECULTFOR EVENTOS MUSICAIS SÃO DESTAQUES DE PROGRAMAÇÃO CULTURAL.

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), divulgou a programação cultural referente à semana do dia 29 de julho ao dia 04 de agosto. Entre as diversas atrações gratuitas, destacam-se as a Feira Afins de Vitrola, no Mercado dos Pinhões; e apresentação da Orquestra Popular do Nordeste, no Centro Cultural Belchior.
Na quarta-feira (31/07), a partir das 16h, o Centro Cultural Belchior foi palco da Roda de Praia da Orquestra Popular do Nordeste (OPN), em comemoração aos 5 anos de atividade do grupo. A OPN, nascida dentro do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece), une a música erudita à música popular em um repertório de compositores nordestinos. O evento é gratuito e aberto ao público.
Os aficionados por música e artigos vintage já sabem que todo primeiro sábado do mês é dia da Feira Afins de Vitrola. Aamanhã (03/08), às 17h, a festa conta com o som do DJ Alan Morais. O evento apresenta colecionadores, lojistas, sebos e apreciadores da sonoridade única proporcionada pelo vinil. Além da venda de LP'S, há troca e venda de equipamentos, como vitrolas, agulhas, borrachas, caixas etc.
Além destas, muitas outras ações são destaque durante a semana. Tem Festival Gastronômico, no Mercado Cultural dos Pinhões; Feira de Produtos Orgânicos, no Mercado dos Pinhões; Passeio Instrumental, no Passeio Público; oficinas circenses com inscrições abertas, na Vila das Artes e muito mais.

PROMOÇÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS COM YOUTUBER MAX PETTERSON

 “Ur minino” que seguem o youtuber cearense Max Petterson nas redes sociais estão vendo, pelo olhar irreverente dele, os principais atrativos turísticos do Cariri e de Fortaleza. A ação de marketing está sendo realizada este mês pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e pode ser vista no Instagram @descubraceara.
O youtuber cearense, que mora na França, ficou famoso após um vídeo feito por ele sobre o calor em Paris durante o verão. Hoje ele usa o humor para falar de sua rotina de trabalho e estudo na capital francesa, além de suas experiências de viagens pelo Brasil e pelo mundo.
Conta Max que recebeu o convite da Setur/Ce  com muita felicidade. “Estou podendo conhecer e mostrar lugares incríveis do Cariri e de Fortaleza. Fiquei muito feliz com a ideia de mostrar principalmente o Cariri. Como sou de lá, fiquei me sentindo recompensado por um trabalho que já faço. Poderia ser qualquer pessoa, mas me chamaram lá do outro lado do mundo pra vir. É uma responsabilidade boa”.
O secretário do Turismo, Arialdo Pinho, destaca que a ação tem como objetivo promover o Ceará nas redes sociais, ampliando o número de seguidores e também a quantidade de turistas no Estado. “Essa ação faz parte de um planejamento nosso para continuarmos crescendo tanto em visibilidade, como em procura dos turistas”.

REINAUGURADO O CENTRO DE CULTURA POPULAR MESTRE NOZA

O novo Centro de Cultura Popular Mestre Noza, que abriga o trabalho dos artesãos de Juazeiro do Norte, foi reinaugurado na última quinta-feira (25), com a presença da equipe da Coordenadoria de Artesanato do Ceará (CeArt) e da Universidade Regional do Cariri (Urca). O trabalho de reforma e requalificação do Centro foi realizado por meio do Governo do Ceará e da Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Representando a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, esteve no evento a coordenadora do desenvolvimento do artesanato, Patricia Liebmann, e representando o reitor Francisco do 'O Lima Júnior, a Pró-Reitora de Extensão da Urca, Sandra Nancy. O Centro de Cultura Popular Mestre Noza é referência de cultura e artesanato em Juazeiro do Norte. No local, artesãos produzem e comercializam peças de diversas tipologias.
O local também recebeu um espaço destinado a xilogravura, com peças do xilógrafo José Lourenço, que irá expor de forma permanente no novo centro. José Lourenço faz parta da Lira Nordestina, da Urca. Na sede, funciona a Associação dos Artesãos do Padre Cícero, com escultores em madeira, barro, metal, entre outras tipologias do artesanato.
MESTRE NOZA - O artista homenageado pelo Centro de Cultura Popular é o pernambucano Inocêncio Medeiros da Costa, conhecido como Mestre Noza, que chegou em Juazeiro do Norte em 1912 e, na juventude, por solicitações de romeiros que visitavam a cidade, iniciou a produção de pequenas esculturas de santos. Posteriormente, iniciou o ofício com xilogravura produzindo capas de cordel. O ofício lhe rendeu destaque nacional e internacional, chegando a ter sua obra exposta na França, em 1961. Mestre Noza faleceu em 1983, deixando o forte legado da arte que colaboramos para que se mantenha vivo.
A LIRA NORDESTINA - A Lira Nordestina, antiga Tipografia São Francisco, localizada em Juazeiro do Norte, é um dos espaços mais antigos e famosos do Brasil em termos de produção de cordel e xilogravura. Entre os anos de 1932 e 1982, a Tipografia São Francisco com o nome de “Folhetaria Silva”, funcionou como uma editora de cordel. Em 1982 a Lira Nordestina passou para o Estado do Ceará e 1988 passou a fazer parte do patrimônio da Universidade Regional do Cariri.

SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA NA REGIÃO DO CARIRI

A cidade de Juazeiro do Norte recebeu na terça-feira (30) o Seminário Gestão Pública– Gerando oportunidades, negócios e renda. O evento foi uma iniciativa do Sebrae/CE em parceria com as prefeituras municipais Juazeiro do Norte e Cedro. A ideia do evento, realizado de 8h às 13h no Hotel Iu – á, é difundir boas práticas de gestão pública, com foco no desenvolvimento regional, geração de oportunidades, negócios e renda. 
Na oportunidade foram realizadas palestras, mesas de debates e apresentação de casos de sucesso com especialistas como a economista Tania Bacelar de Araujo, a socióloga Tânia Zapata, o presidente da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins e o diretor técnico do Sebrae, Alci Porto. Durante o evento, também houve a solenidade de entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor aos prefeitos de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra e do Cedro, Nilson Diniz. Além disso, também aconteceu o lançamento da Cartilha “Vender para os Municípios é um ótimo negócio”, produzida pelo Sebrae

ROTA DO SOL SEMANAL 02/08/2019 ISSUU


Sobre este site
ISSUU.COM
Noticias sobre Turismo, Lazer e Negócios enfocando a divulgação do Turismo no Ceará, no Brasil e no Mundo.

HOTEL PARQUE DAS FONTES