Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CALEIDOSCÓPIO

MOBILIDADE URBANA, PROBLEMA SÉRIO
Um dos grandes problemas das metrópoles diz respeito a mobilidade urbana. Em razão do vertiginoso aumento da população, o trânsito em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife, as maiores em densidade demográfica, principalmente nas horas de pico, são verdadeiros desafios de paciência para os seus habitantes. A movimentação de veículos quase pára e não há cristão que não sofra momentos de angústia e desespero. A esta altura, às vésperas de dois acontecimentos mundiais de importância, o que fazer para pelo menos minorar a grave situação? O problema vem de longe, agravado pela falta de visão dos administradores. A idéia que se tem é que as cidades nunca tiveram de fato um plano urbanístico prevendo o futuro, pensando no aumento populacional. Os prefeitos foram omissos ou coniventes com a velha especulação imobiliária de empresários gananciosos e ainda hoje não comprometidos com o bem estar do povo. O resultado é que as ruas são estreitas, muito difícil de serem alargadas por causa das altas indenizações aos que, de uma maneira ou outra, só visaram o lucro, com o beneplácito dos prefeitos. A situação vem sendo amenizada a peso de ouro e causando transtornos nas capitais mais ricas, com a abertura de grandes avenidas, criação de viadutos e elevados, melhoria de vias de acesso, padronização das calçadas, quase sempre fora dos padrões, para facilitar a circulação de pedestres. Neste momento em que a FIFA impõe condições às doze capitais escolhidas para sede das Copas das Confederações e do mundo (e uma delas é sobre mobilidade urbana), urge providências sérias para, se não resolver, pelo menos minimizar os muitos problemas , principalmente quando aumenta o número de veículos notadamente nas capitais brasileiras. Em Fortaleza, conforme se sabe, todo mês entram em circulação mais de cinco mil veículos. A prefeita Luizianne Lins tem afirmado com veemência que a Prefeitura cumprirá sua parte em relação ao que foi firmado para ser cumprido até 2014. E uma delas, certamente a  mais importante, será sobre a mobilidade urbana, que facilitará a circulação de veículos e pedestres a partir da realização dos dois eventos mundiais. Muito terá de ser feito, como a construção de túneis no percurso da Via Expressa; implantação do complexo viário de Parangaba, o que implica na construção de viadutos nos cruzamentos das Osório de Paiva e Germano Frank no caminho do Castelão; alargamento da avenida Alberto Craveiro, com corredor exclusivo para ônibus, além da construção de túneis nos cruzamentos com as avenidas Dedé Brasil e Paulino Rocha; e obras importantes ao longo da avenida Raul Barbosa. São intervenções da maior relevância e que não  resolvem de todo o problema de trânsito na capital cearense, mas pelo menos ameniza e muito o caos em que vivemos no momento. Torcemos para que a promessa da prefeita Luizianne se concretize. 

O BRILHO DE FORTALEZA NO RIO DE JANEIRO


Colombo Cialdini (FCVB), Walter Patriani (CVC),
 Secretária Patricia Aguiar (Setfor),
  Prefeita Luizianne Lins
 e a Secretária  Fatima Mesquita (Secultfor)

Além do estande institucional da Feira das Américas, no Riocentro, com vasto material promocional, de 19 a 21 últimos, na noite da quinta-feira (20) a cidade de Fortaleza mostrou-se majestosa no Rio de Janeiro, para autoridades de vários estados, empresários e jornalistas nacionais e internacionais da área do turismo. Tendo como parceiros o Fortaleza Convention & Visittors Bureau (FC&VB) e a ABIH-CE, e contando com o apoio da TAM, a Setfor, através da palavra da secretária Patrícia Aguiar e do vídeo 'Fortaleza Capital dos Eventos'  apresentou o que é e o que pretende ser a capital do Ceará até a Copa do Mundo 2014. 
Para se ter idéia dos que foi a festa promocional da capital cearense, realizada no Aterro do Flamengo, no requisitado espaço Viva Rio, diga-se que para o evento estava previsto o comparecimento de 400 convidados, mas lá estiveram cerca de 800, todos regiamente atendidos, seja no coquetel de abertura ou durante e após o caprichado jantar que teve a assinatura do Colher de Pau
A Prefeita Luizianne Lins, eufórica, no palco se congratulou com os cearenses presentes e os convidados pelo fato de Fortaleza ter sido indicada sede de importantes jogos das Copas das Confederações (2013)  e  do Mundo, inclusive com partidas da seleção brasileira, única cidade no Nordeste, até agora, privilegiada pela FIFA. Firme, adiantou que as obras de infraestrutura da cidade, inclusive em relação à mobilidade urbana, descritas no Protocolo de Intenções,  seriam concretizadas e os milhares turistas que forem a Fortaleza encontrarão uma cidade saudável, alegre e realmente bela.
O empresário Paulus Patriani, presidente da CVC,  recebeu um troféu pelos continuados serviços que sua empresa vem prestando ao Ceará, Fortaleza em particular.
André Lucas, Chico Anisio,
o presidente do FC&VB, Colombo Cialdini
 e a Prefeita Luizianne Lins
HOMENAGEM A CHICO ANISIO – Na abertura noitada, o humorista André Lucas, filho do comediante Chico Anysio, divertiu o público, apresentando vasto repertório de piadas. Em seguida, coube à Banda do Pirata agitar o salão com a música regional nordestina, com destaque para o forró.  
Sem dúvida, o ponto alto da programação foi a homenagem prestada ao comediante cearense Chico Anísio, o filho de Maranguape que sempre divertiu o Brasil.  Aplaudido de pé pelos presentes,  em cadeira de rodas, Chico Anísio foi recebido pela prefeita Luizianne Lins, pela secretária Patrícia Aguiar e pelo presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, empresário Colombo Cialdini, os quais lhe entregaram significativo troféu. Com inconfundível verve, o humorista agradeceu a homenagem e contou mais uma das suas estórias. 

MUDANÇA NA ESTRUTURA DO RIOCENTRO NA ABAV 2012


Carlos Alberto A Ferreira (Káka), Presidente da ABAV Nacional

Conforme os organizadores, a Feira das Américas – Abav 2011 cresceu quase 20% neste triênio.  A edição do evento, que foi realizada de 19 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro, teve 822 expositores. Mesmo com a crise econômica mundial, em 2011, a associação comercializou mais 85 espaços na maior feira de turismo da América Latina.
O número de visitantes também cresceu em relação aos anos anteriores. Até às 15h da sexta-feira (21/10), 23.712 pessoas estiveram na feira. Mesmo sendo um dado parcial, esse número é superior ao total de 2009, quando o evento recebeu 23.671 visitantes.
A participação internacional também aumentou. 45 paises estiveram presentes na feira.  Entre as participações, tiveram destaque a visita de gestores e representantes políticos como o governador da Flórida, Rick Scott, e o Cônsul do México no Brasil, Armando Arriziola.
MUDANÇAS - A Feira das Américas – ABAV 2012 e o 40º Congresso Brasileiro da ABAV serão realizados nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. O presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, revelou mudanças na infraestrutura do local que deverão aumentar o tempo de permanência dos visitantes na área dos estandes. O presidente defendeu a importância de manter o evento no eixo Rio - São Paulo, afirmando: “Começamos a organizar cada edição dos nossos eventos com muita antecedência. Feiras e congressos itinerantes são vulneráveis a política regional e as diferenças estruturais de cada estado”.
VISIBILIDADE DO CEARÁ – A presença do Ceará na Feira das Américas deste ano talvez tenha sido a maior e mais objetiva em relação à promoção do Estado como um todo e Fortaleza, em particular. No estande institucional, prestigiado pelas presenças dos secretários de turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar, e do Estado, Bismarck Maia, pelo subsecretário da Setfor, Moacir Soares, afora os presidentes Colombo Cialdini, do Fortaleza Convention Bureau; Régis Medeiros, da ABIH; Edmilson Rodrigues, do SINDETUR, entre tantos outros empresários, a Capital e o interior estavam presentes, através das agências de viagem, hotéis, operadoras e outros segmentos do nosso turismo, como o Beach Park  o  Y-park, da Ypioca, e o Mercado Central. Todos mostraram que, além de sol e mar, somos um destino preferido pela hospitalidade e o humor dos nossos artistas, a gastronomia diferenciada, cultura e  uma natureza exuberante e variada nas serras e no sertão. Valeu a promoção.

ABEOC/AL REALIZA DEBATE


O secretário de Fazenda do Distrito Federal, Valdir Moysés Simão (foto), será o novo secretário executivo do Ministério do Turismo, segundo posto na hierarquia da pasta. A escolha foi comunicada pelo ministério por meio de nota.
O texto explica que o ministro do Turismo, Gastão Vieira, havia pedido à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a indicação de um “gestor técnico” e “conhecedor da realidade administrativo-financeira do governo federal” para assumir o cargo. Na tarde da sexta-feira (7), a ministra se reuniu com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e acertou a ida de Valdir Moysés para a secretaria executiva do Turismo.
O ministério aguardará a desvinculação de Valdir Simão do atual cargo, para oficializar a data da posse, de acordo com a nota. O ex-secretário executivo do Turismo Frederico Costa pediu demissão após ser preso, em agosto, pela Operação Voucher, da Polícia Federal.

NOVOTEL COM DESCONTO


A rede Novotel, alinhada com as práticas globais do Grupo Accor e com o objetivo de proporcionar as férias mais agradáveis para a família vai ofertar até 40% de desconto nas reservas realizadas entre os dias 24 de outubro e 25 de novembro com hospedagem prevista para o final de ano, entre 15 de dezembro e 15 de janeiro.
São 15 hotéis de categoria superior em toda a América Latina, nos quais os hospedes desfrutam de um serviço de alto padrão em acomodações modernas e inovadoras e contam com a política “Family&Novotel”.

301° BOEING 777


O avião da família 777 mais bem vendido da Boeing, o 777-300ER (extended range), ultrapassou a marca de 300 entregas com a de 21 de outubro para o cliente de lançamento, a Biman Bangladesh.
Até 30 de setembro de 2011, o 777-300ER contava com 543 pedidos firmes; o Programa 777 (todos os modelos) recebeu um total de 1.288 pedidos e o programa tem um backlog de 325 encomendas.
O 777-300ER foi solicitado por 37 clientes em todo o mundo. Vinte e sete clientes estão aguardando atualmente o 777-300ER; Dez outros clientes irão receber seu primeiro 777-300ER durante 2014.

COPA 2014: A BAHIA SONHA E DESCONSIDERA O CEARÁ


Arena Castelão alcança 45% para conclusão

O Grupo Executivo de Trabalho (GET) de Turismo para a Copa do Mundo 2014 reuniu-se, na terça-feira  passada (25), com representantes do trade turístico da Bahia para ouvir as demandas e discutir sobre o anúncio da programação dos jogos da Copa em Salvador. O GET é integrado por representantes da Secretaria de Turismo da Bahia, Bahiatursa, Secopa, Seinfra, Desenbahia e Secult.
Durante o encontro, o grupo discutiu o calendário de jogos anunciados pela Fifa em Salvador e ressaltou que a Bahia vai receber jogos de dez países diferentes, podendo chegar a receber jogos de doze países, a depender das seleções classificadas. Além disso, a capital baiana tem a chance de receber um jogo da Seleção Brasileira, caso o time se classifique em segundo lugar no grupo.
“Este é um cenário que nos anima bastante, mas ainda temos de lutar em todas as frentes para trazer a Copa das Confederações, que acontece em 2013, também para Salvador. Afinal, temos o dobro da capacidade hoteleira de Fortaleza”, comenta o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa.
Durante a reunião, foi anunciada uma parceria entre Setur, Bahiatursa e Secopa com o objetivo de aproveitar as feiras internacionais de turismo para conversar com as confederações de futebol dos países e atrair o interesse das seleções para que escolham os destinos baianos para o período de adaptação e concentração antes da Copa.
O próximo encontro entre o GET e o trade turístico deve acontecer no dia 29 de novembro, a fim de discutir linhas de financiamento com o Desenbahia e Banco do Nordeste para a reestruturação e reforma de hotéis, além de um plano de marketing para a promoção da Bahia, visando à Copa de 2014.
VAMOS NÓS –  Vemos como normal este “jus  esperniandi” da Bahia em relação à sua não preferência, neste primeiro momento, de a FIFA não haver designado a capital, Salvador, como sede dos jogos da Copa das Confederações .  Fortaleza foi distinguida pela entidade maior do futebol mundial porque as autoridades do Estado e do Município foram competentes, apresentaram um Protocolo de Intenções técnico e minucioso e estão realizando o que foi prometido. Exemplo é o Estádio Castelão, com suas obras adiantadas e pronto completamente até o final do próximo ano, 2012.  A FIFA fez as suas indicações para os jogos das duas Copas, como sempre faz, olhando o lado técnico. Se fomos competentes e estamos fazendo certo o dever de casa, a culpa de Salvador não ter sido premiada até agora,  não é nossa.
Quanto à questão de hospedagem, vamos aos números, segundo o presidente da ABIH/Ceará,
Régis Medeiros. Não estão ainda computados o grande aumento que vem por aí, com a construção de novos hotéis, resorts e pousadas.
Atualmente, Fortaleza possui 198 meios de hospedagem. Tem 10.548 apartamentos e 26.395 leitos. O Ceará tem 1080 meios de hospedagem, com 27,098 apartamentos e 70.165 leitos.
Será que Salvador tem mesmo “o dobro da capacidade hoteleira de Fortaleza”, como diz o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa? Será?...

O CINE SÃO LUIZ É DO GOVERNO DO ESTADO


Cine São Luiz é patrimônio do Estado

Na tarde da última segunda-feira, durante a assinatura do contrato de compra do Cine São Luiz, que passa a fazer parte do patrimônio material do Governo do Estado do Ceará, foi criado o Centro Multiuso de Difusão da Cultura, denominado de Luis Severiano Ribeiro. O secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, representando o governador Cid Gomes, e Luiz Henrique Severiano Ribeiro, pela família proprietária do imóvel, assinaram o contrato de sua aquisição no valor de R$ 2,2 milhões, tendo como testemunhas a superintende do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, Juçara Porto, e a secretária do Centro de Fortaleza, Luiza Perdigão.
Segundo o titular da Secult, o Cine Theatro São Luiz, uma vez reativado como equipamento público cultural, torna-se solo fértil de possibilidades  e favorece condições para a pasta desenvolver ações estratégicas de fomento à cultura,  contribuindo no fortalecimento do projeto de revitalização do corredor cultural do centro de Fortaleza.

REVITALIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SOBRAL


Constituída por prédios que contam a formação daquele município e região, a riqueza arquitetônica do seu centro histórico de Sobral ficará mais visível. Através da Secretaria da Infraestrutura, o Governo do Estado assinou, domingo passado, a ordem de serviço para a execução para a internalização subterrânea da rede elétrica. As obras são parceria entre a Seinfra, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e prefeitura de Sobral. O evento contou com a presença do governador Cid Gomes, do secretário adjunto da Seinfra, Otacílio Borges, além de outras autoridades.
Arco do Triunfo, portal de entrada da cidade
A empresa vencedora da licitação, Tecnocon Tecnologia em Construções, realizará as  obras civis de internalização da rede elétrica por  R$ 3.569,767,34, valor R$ 1,3 milhão abaixo do inicialmente previsto no edital de licitação. As obras serão concluídas até o final de agosto do ano que vem.  A Coelce, em parceira com o Governo, realizará a implantação de todos os cabos elétricos. O projeto faz parte do Programa Monumenta - Cidades Históricas, desenvolvido pelo Iphan em parceria com o Estado e município.

EM NOVEMBRO, CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM TURISMO


Numa iniciativa do Governo de Ceará, conjuntamente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização Mundial do Turismo com o apoio do Ministério de Turismo e do Banco do Nordeste (BNB), Fortaleza será sede, nos dias 28 e 29 de novembro, da Conferência Internacional em Turismo. O objetivo é mostrar o turismo como instrumento importante de desenvolvimento econômico e social e, também, da redução da pobreza.
A Conferência , com o tema “O TURISMO COMO INDUTOR DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, DA INCLUSÃO SOCIAL E DA INTEGRAÇÃO REGIONA”l, contará com a presença de importantes personalidades internacionais, dentre elas, o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, e o secretário geral da OMT, Taleb Rifai. O evento também envolverá a participação de governadores do Brasil, entre outras autoridades nacionais.

GASTRONOMIA DO CARIRÍ


Dentro das ações conjuntas realizadas pelo Sebrae Ceará e a Abrasel Cariri para fortalecer os restaurantes, hotéis e bares e, assim, incentivar o turismo na Região está o lançamento do Guia do Sabor do Cariri, que seguirá os mesmos moldes da publicação já existente e que mapeou a culinária de Fortaleza.
Com sessenta e quatro páginas reunindo o melhor da Gastronomia do Sul do Ceará, esta primeira edição do Guia  traz não só o endereço de delícias tradicionais como o risoto com pequi e o baião-de-dois, mas indicará onde comer as inovações que estão enriquecendo o cardápio da Região- a partir de capacitações que estimularam a criatividade de chefs e cozinheiros-, como a "Galinhada do sítio", "Escondidinho da floresta" e o "Bife de banana".
O Guia do Sabor do Cariri é uma realização da Abrasel Cariri, com o apoio do Sebrae Ceará e a parceria das Prefeituras de Juazeiro do Norte, Santana do Cariri e Nova Olinda, do Geopark Araripe e de vinte anunciantes privados

FALTA POUCO PARA A CONCLUSÃO DA RODOVIA PADRE CÍCERO


Cid na inauguração de trecho da rodovia

Certamente, na dimensão em que estiver, o espírito do radialista e ex-deputado Wilson Machado deverá estar comemorando a inauguração da obra de construção dos mais 89,7 km de estradas em melhores condições de trafegabilidade nas regiões centro-sul e do Carirí, pelo governador Cid Gomes, acontecida no último fim de semana. Ele foi o principal batalhador pela construção da estrada, hoje denominada Rodovia Padre Cícero, grande  beneficio para o seu Caririaçu. A solenidade de inauguração contou com as presenças , além do governador, secretários do Estado e  de prefeitos e lideranças comunitárias da região
O trecho da rodovia CE - 385 liga Caririaçu  ao distrito de Quitaiús (Lavras da Mangabeira), no entroncamento da BR – 230.  Recebeu investimento da ordem de R$ 61,2  milhões, oriundos do Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID), do Programa Rodoviário Ceará III. Já a restauração do trecho da CE-386, de 43,6 km de extensão, ligando o município de Crato a Farias Brito, na Região do Cariri, recebeu recursos de R$ 23.152.448,30 foi entregue na sexta-feira (21), às 18 h. Os mais de 40 quilômetros de rodovias inaugurados pelo Governador Cid Gomes integram a Rodovia Padre Cícero, que é um conjunto de várias estradas que ligam Fortaleza ao município de Juazeiro do Norte, encurtando em cerca de 70 km o trajeto, passando por Quixadá, Banabuiú, Solonópole, Orós, Cedro, Lavras da Mangabeira e Caririaçu, todos com forte vocação turística

PETROBRAS MUDA NÚMEROS TELEFÔNICOS


A Petrobras Distribuidora está mudando seus números telefônicos, que agora passam a ter o prefixo 2354, no lugar do antigo 3876. Todos os telefones que terminam com números entre 0000 a 4999 não terão alteração no ramal, mas apenas no prefixo. Os ramais acima de 5000 receberão um novo número. A partir do dia 1º de novembro o prefixo 3876 não funcionará mais.
Com isso, os telefones da assessoria de imprensa passaram a ser (21) 2354-4856 e (21) 2354-4979. O telefone do Serviço de Atendimento ao Cliente mudou para 08007289001, o telefone da central telefônica passa a ser (21) 2354-4477 e o novo contato da Ouvidoria é (21) 2354-2000.
A mudança está sendo realizada em função da implantação do sistema VoIP (voz sobre protocolo IP), que funciona via internet e trará uma redução de custo para a BR

NOVOS HOTÉIS PARA A COPA


Os hotéis brasileiros têm ocupação média de 50%, mas em cidades como o Rio de Janeiro o percentual chega a 82%. A informação é do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi Torquato, que participou de audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, nta quarta-feira (26).
O presidente da ABIH relatou que o Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE) são as duas cidades-sede do mundial nas quais a falta de leitos tem prejudicado o turismo de negócios.  Ele complementou, no entanto, que as duas cidades vão aumentar a oferta com a construção de novas unidades. Na capital fluminense são 36 obras em execução. Em Recife, serão 10 mil novos leitos

SIMPÓSIO DA ABRAJET/SC


A ABRAJET de Santa Catarina realiza de hoje até domingo o 1º Seminário de Turismo com o tema “Desenvolvimento e Potencial Turístico do meio oeste catarinense”. Durante do evento,  também haverá o II Simpósio de Turismo.
A programação da entidade dirigida pelo jornalista Alberto Gonçalves é extensa e recheada de momentos importantes. Irão a Treze Tílias, no Oeste do Estado, onde serão recepcionados pela Secretaria de Turismo do Município, seguindo depois até Caçador, local do Simpósio.. No dia 29, estarão novamente em Caçador, onde os abrajeteanos catarinenses visitarão a única fabrica de computadores de Santa Catarina, BRAOX, e a SUL BRASIL. Daí até Água Doce onde será feita uma visita ao Parque de Energia Eólica e à Vinícola Villagio Grando  Vinhos finos de altitude -, com degustação. À noite, de volta a Treze Tílias, haverá uma visita à fabrica de cerveja Bierbaum. No dia 30, antes do retorno a Florianópolis, os membros da ABRAJET farão um tour de “trenzinho” pela cidade de Treze Tílias e visita à Vinícola Kranz.

PRESIDENTE DILMA INAUGUROU PONTE NO RIO NEGRO


Na segunda-feira (24/10), pela manhã,  a presidente da República, Dilma Rousseff, ao lado do governador do Amazonas , Omar Aziz,  e de várias autoridades federais, estaduais e municipais,  participou da cerimônia de inauguração da Ponte Rio Negro, que liga Manaus ao município de Iranduba, distante 27 Km da capital do Amazonas.
A ponte é considerada a maior estaiada do Brasil em águas fluviais, com trechos de 400 metros com cabos suspensos, e a segunda maior do mundo, com 3.595 metros de extensão.  Tem 185 metros de altura, permite navegação com gabarito de 55 metros, na época de cheias do rio, e até 70 metros, na época de seca. A estrutura possui quatro vias de acesso, sendo duas em cada sentido, além de faixas de passeio para pedestre
Na obra foram investidos  R$ 1,099 bilhão (R$ 586 milhões do BNDES e 513 milhões do governo estadual), vai permitir maior integração entre a Região Metropolitana de Manaus (RMM) e demais regiões como Purus e Médio e Alto Solimões.
Além da ponte, o investimento contempla obras complementares, como a construção de 7,4 km de acessos viários do lado de Manaus e Iranduba.
PRIMEIRA NOITE DE OPERAÇÃO -Cerca de 10 mil veículos atravessaram a Ponte Rio Negro na primeira noite após a liberação da via para o tráfego de automóveis e pedestres, segundo estimativa do Centro de Controle de Operações da Ponte, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).
Um show pirotécnico antecedeu a abertura da Ponte para o tráfego de veículos. Cerca de 30 mil pessoas assistiram a queima de fogos e caminharam pela ponte, que foi evacuada posteriormente para a liberação do trânsito de veículos.

MINAS TURISMO GERAIS


Bienal do Automóvel em BH- Os apreciadores, colecionadores e todas as pessoas que gostam do automóvel, das modelos das  novas marcas, lançamentos e acessórios poderão visitar de 7 a 11 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte, a Bienal do Automóvel, que vai reunir as melhoras empresas automobilística do mundo.
Hotéis investem 1 bilhão em obras em Minas- A Copa e a vocação de Minas para turismo de negócios atraem os investimentos O número de leitos no setor hoteleiro da Região Metropolitana de Belo Horizonte (até 100 quilômetros de BH) vai aumentar em cerca de 60% até a Copa do Mundo FIFA 2014. Estão em construção na capital 28 hotéis, e outros 17 empreendimentos estão na reta final do processo de licenciamento. Com isso, serão 45 hotéis a mais na cidade que acrescentarão 16.042 leitos.  Entre os hotéis em obras, um tem classificação cinco estrelas; dez quatro estrelas; 17, três estrelas e um de uma estrela. Em fase de licenciamento, há mais seis hotéis cinco estrelas.
Novos investimentos mundiais -A maior rede hoteleira do mundo, a americana Wyndham, que conta com 15 marcas e 7,2 mil hotéis em seis continentes, chegou a Belo Horizonte por meio de uma parceria com a mineira Vert. Nos próximos três anos, a Vert vai investir cerca de R$ 800 milhões em 11 hotéis em Minas. Em abril deste ano o grupo inaugurou um hotel em Lagoa Santa, a 42 km de Belo Horizonte, o Hotel Ramada Airport Lagoa Santa com 140 apartamentos.  Atualmente, são 30.194 leitos distribuídos em 314 meios de hospedagem situados a, no máximo, 100 quilômetros de Belo Horizonte. A taxa de ocupação média de 80%, mas de terça à quinta-feira facilmente chega-se a 100%.
Mais de 50 mil leitos  - Para 2014 projeta-se um total de 50.919 leitos para a região de BH até 2014.  Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, 66% dos brasileiros e 83% dos estrangeiros usam hotéis para se hospedar..
Maquiné- Uma das grutas mais conhecidas do Mundo, a Gruta do Maquiné localizada a 120 Km de Belo Horizonte vem recebendo centenas de turistas do Brasil e exterior. A gruta descoberta por Dr. Lund é uma maravilha com suas formas rochosas nas paredes internas da gruta que atraem as atenções das pessoas, que vão até a cidade de Cordisburgo para visita-lá. Perto da Gruta a apenas 30 km está o Maquiné Park hotel, www.maquineparkhotel.com.br, que oferece muita área verde, piscina de cascata e deliciosa comida mineira.
                                   jornalista Sérgio Moreira      sergmoreira@ig.com.br

DIVULGAÇÃO DO CEARÁ EM BUENOS AIRES E LONDRES


Agentes de viagem e operadores mundiais de turismo terão a oportunidade de conhecer as belezas e potencialidades do Ceará, um dos destinos com destaque nos eventos internacionais, uma vez que Fortaleza,será um dos principais cenários da Copa do Mundo de 2014.
As participações do Ceará na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, e na 32ª World Trade Market (WTM), em Londres - chegam como possibilidades ímpares de promoção, contatos e negócios, além de momentos importantes para suprir os agentes de viagem de material informativo sobre as diversas regiões turísticas cearenses.
As iniciativas visam incentivar e estimular o interesse daqueles importantes mercados emissores para um novo Ceará com estradas duplicadas, centro de eventos de padrão internacional, aeroportos regionais e patrimônio histórico restaurado. Um Ceará também das praias paradisíacas e de águas mornas; das paisagens deslumbrantes; de 300 dias de sol por ano; da marcante hospitalidade; da saborosa gastronomia regional e, como se já não bastasse, um Ceará que já possui a marca registrada da alegria de seu povo.
Em Buenos Aires, o evento acontece de 29/10 a 01/11, no La Rural Trade Center, onde o Estado contará com um estande próprio de 36m². Em Londres, em espaço cooperado com a Embratur, a 32ª edição da WTM 2011, considerado o principal evento do setor turístico da Grã-Bretanha, tem início dia 06/11 e prossegue até 10/11, no Excel London  LA 200, West Entrance S2, South Hall.

GRUPO HOLANDÊS QUER RESORT NA PARAÍBA


O governador Ricardo Coutinho, da Paraíba, recebeu investidores do grupo holandês Via Atlântica e tratou da instalação de resort em uma área do litoral sul de João Pessoa.  Os empresários pediram apoio do Governo do Estado em relação aos licenciamentos da obra e a infraestrutura do local para que o grupo possa dar agilidade ao início do empreendimento, que representará um investimento de R$ 109 milhões e irá gerar mais de mil empregos diretos.
O governador disse que dará o apoio necessário para a instalação do resort que está em total convergência com o projeto do governo de inaugurar o Centro de Convenções e que João Pessoa terá um crescimento muito grande do turismo de eventos com o Centro de Convenções e estimulará a instalação de empreendimentos nas adjacências que possam atender essa demanda, como restaurantes e hotéis.
O empreendimento terá 544 quartos todos com vista para o mar, sete restaurantes, lojas, Spa, piscina de 200 metros, academia, quadras poliesportiva e pista de cooper em uma área de 10 hectares.

DIRETORES DO FESTURIS NA FEIRA DA ABAV


Marcus Rossi, Ana Isabel Mesquita de Oliveira, Marta Rossi,
 William Périco e Eduardo Zorzanello

Os diretores do Festival do Turismo de Gramado (Festuris), Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, voltaram satisfeitos com os resultados da participação na Feira das Américas – Abav 2011, realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, no Rio de Janeiro. Além de contatos com o trade turístico e políticos, tiveram a oportunidade de fechar novos negócios e estreitar laços com profissionais do segmento. A feira no Rio é a última do setor antes da realização do Festuris, de 17 a 20 de novembro, no Serra Park, em Gramado.
Um dos encontros foi com a secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Ana Isabel Mesquita de Oliveira, e o presidente da Abav/SP, William Périco. Na ocasião, Ana Isabel confirmou presença na palestra de abertura do Festuris, no dia 18 de novembro, às 9 horas. Ela vai abordar o tema “Reordenação do Mercado – O Futuro da Economia Turística Mundial”, ao lado do ministro Regional do Turismo, Atividades Promocionais, Comércio Exterior e Internacionalização da Região do Vêneto (Itália), Marino Finozzi. A moderadora será a secretária de Turismo de Santa Maria, Norma Moesch.
No stand do Paraná, os diretores estiveram com o secretário de Turismo do Estado, Faisal Saleh, e o presidente da Paraná Turismo, Marcos Venício Meyer.
O acerto de detalhes da Noite de Sergipe, que ocorrerá no dia 18 de novembro, na Vox Music, em Gramado, motivou a confraternização dos diretores no stand da Abav sergipana. Ao lado da presidente da Abav-RS, Rita Vasconcelos, visitaram a organizadora da festa, jornalista Silvinha de Oliveira, o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha, e a governadora do Produto de Desenvolvimento Turístico, Gisleine Silva.

28ª OKTOBERFEST


Mais uma vez,  Oktobeffest,  evento maior de Blumenau,  Santa Catarina, alcançou grande êxito. Nesta 28ª edição, nada menos do que  563.925 foram ao Parque da Vila Germânica,   no período de 06 a 23 de outubro, superando  todas as expectativas. O consumo de chope foi de 626.547 litros, incluindo neste total, a venda de 10.763 garrafas de cervejas nacionais e importadas. O consumo per capita foi de 1,11 litros.
Na avaliação do presidente do Parque e presidente da Comissão Central Organizadora, Norberto Mette, a festa de 2011 foi a melhor Oktoberfest dos últimos anos. “Mesmo sem feriadão, uma vez que o dia 12 de outubro caiu numa quarta-feira, o bom tempo reinou em praticamente todos os dias de festa, tanto que os seis desfiles oficiais foram realizados, favorecendo a vinda do público aos pavilhões da Vila Germânica”

NO FINAL DE 2012 ESTARÁ PRONTO O AEROPORTO DE JERI


Com contrato assinado, estão em pleno andamento as obras do aeroporto de Jericoacoara (terminal de passageiros), no município de Cruz, o segundo de maior impacto para o desenvolvimento do turismo do Ceará, já que o de Aracati está quase totalmente construído faltando detalhes para a sua inauguração. O contrato é entre a Setur/Ceará  e Poly Construções e a obra terá um prazo de 360 dias para execução.
Esta segunda etapa do aeroporto de Jeri  compreende a construção do terminal de passageiros, obras em execução e o  investimento é de R$ 9,2 milhões.
Conforme a Setur, o projeto do terminal de passageiros terá uma aparência rústica, com janelas em parede e vidro e cobertura de taubilhas, que é uma espécie de telha de madeira. A pista de pouso terá comprimento de 2,2 mil metros e 45 de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, aeronave padrão para o projeto. Somado a isso, está prevista áreas para alfândega e Polícia Federal. Isso significa que o aeroporto vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no Pinto Martins.
Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento fica a 22 quilômetros de Cruz, a 18 km de Jijoca de Jericoacoara, a aproximadamente 25 km da praia de Jericoacoara, e a 10,3 km do Parque.
Projetado para ser um dos principais vetores do turismo no Ceará, o Aeroporto de Jericoacoara, com capacidade de 1,2 mil vôos/ano, deve incrementar o fluxo turístico do Litoral Oeste. Além disso, encurtará em quatro horas o tempo de viagem entre Fortaleza e Jericoacoara, caso fosse usada a via rodoviária

RECORDE NOS DESEMBARQUES INTERNACIONAIS


Os desembarques internacionais registrados no mês de setembro de 2011 marcam o novo recorde da série histórica, iniciada no ano de 2000. Com 751.615 desembarques, o mês passado teve resultado 11,57% maior que mesmo período de 2010.
Os dados, divulgados hoje pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), trazem ainda os desembarques internacionais acumulados em 2011, que até o momento foram de 6,7 milhões, superando em 16% o número obtido em 2010. O ritmo de crescimento verificado até setembro permite projetar que os desembarques internacionais cheguem a 9 milhões ao final do ano. Os desembarques internacionais englobam os turistas internacionais entrando no Brasil e os brasileiros retornando ao país.
De acordo com informe do MTUR, os desembarques de passageiros nos voos nacionais, nos nove primeiros meses deste ano,  cresceram 18,67% em relação ao acumulado no mesmo período do ano passado. De janeiro a setembro, foram 58,8 milhões de descidas contra 49,5 milhões registradas em 2010.
O resultado de setembro, com 6,67 milhões de desembarques, representa um aumento de 10,78% em relação ao ano passado, quando a marca do mês foi de 6 milhões. Com isso, o Ministério do Turismo registra recorde na movimentação de setembro na série histórica, iniciada em 2000.

AZUL QUER DOIS VÔOS DIÁRIOS PARA JOÃO PESSOA


Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto

Para prestar melhor serviço, Azul pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil  Anac  para a inclusão de uma frequência diária e diurna entre Campinas (SP) e João Pessoa (PB), com escala no Rio de Janeiro (RJ)  Galeão. Com isso, os cariocas ganham uma freqüência direta ligando a capital paraibana. Já no sentido inverso, o trecho até Campinas será operado de domingo a sexta-feira, e aos sábados os voos terão destino final no Rio de Janeiro, onde o cliente terá à sua disposição conexões para Campinas.
Com a nova inclusão, a companhia passará a oferecer 2 voos diários ligando as principais cidades do sudeste à João Pessoa. Se aprovado, o novo voo começará em 20 de dezembro próximo e será operado pelos jatos Embraer 190/195.

FC&VB NEWS - O FORTALEZA CONVENTION BUREAU PARTICIPA DO CONGRESSO MUNDIAL DA ICCA NA ALEMANHA


Pablo Sismanián ( Presidente Capitulo Latino Americano),Colombo Cialdini ( Presidente FCVB) e Arnaldo Nardone( Presidente mundial da ICCA)

O Fortaleza Convention & Visitors Bureau participou do 50 Congresso Mundial da ICCA ocorrido de 22 a 26 de Outubro em Leipzig na Alemanha.
Na ocasião da reunião do Capítulo Latino Americano o Presidente do Fortaleza Convention Bureau Colombo Cialdini acompanhado da Diretora Administrativa e Financeira da entidade Suemy Vasconcelos reinteraram o interesse de Fortaleza em sediar o Congresso Mundial da ICCA de 2015 no EXPO CEARÁ.

FC&VB NEWS - SUCESSO NA PROMOÇÃO DO BRASIL FORENSE 2012

Celina Castro Alves (Diretora Comercial FC&VB); Dr. Maximiano Chaves (Diretor  PEFOCE)
e Maria Tereza Braga (Gerente de Captação Ikone Eventos).
Foi um grande sucesso a promoção  do Brasil Forense 2012 realizado em Gramado, Porto Alegre, nos dias 20 e 21 de outubro durante o XIX Congresso Brasileiro de Perícias Médicas. O Fortaleza Convention Bureau, a Ikone Eventos, a Naja Turismo juntamente com o Dr. Maximiano Chaves, Diretor da Perícia Forense do Estado do Ceará  divulgaram  Fortaleza como  sede do evento que será realizado na Fábrica de Negócios.  Este evento  tem expectativa de reunir cerca de 2000 participantes, que terão a oportunidade de desfrutar das atrações turística,  da hospitalidade  do povo cearense e se atualizar nos temas referente a Perícia Forense.

FC&VB NEWS - CAPTADO CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA

Concorrendo com Maceío e Porto Seguro, após a analise das propostas enviadas para analise do comitê da ABF - Associação Brasileira de Fisioterapeutas do Brasil, Fortaleza foi escolhida para sediar o XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia em 2013. Este evento é considerado o evento cientifico de maior expressão da fisioterapia Brasileira, contando atualmente com cerca de 3000 inscritos, formado por profissionais e estudantes da área de Fisioterapia. A empresa organizadora é a JZ Kenes Brasil e o evento deverá acontecer no Expo Ceará.

ACAMPAMENTO DO SANTOS PARA TREINAMENTO DE JOVENS


A Santos FC Tour, agência oficial de viagens do Santos Futebol Clube, operada em parceria com a Futebol Tour Agência de Turismo e Eventos, prepara uma programação especial para as férias de verão dos jovens santistas: o Santos Training Camp.
Destinado a crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos com o sonho de viver o dia a dia de treinamento de um jogador de futebol, o acampamento acontecerá no Oscar Inn Hotel Eco Resort, em Águas de Lindóia (SP), entre os dias 16 e 21 de janeiro de 2012. O encerramento das atividades será realizado com festa na Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube.
A programação do Santos Training Camp inclui atividades técnicas e recreativas. Para as aulas práticas, os garotos terão a oportunidade de aprender a execução dos principais fundamentos da modalidade em treinos realizados com a supervisão de especialistas altamente gabaritados e ex-craques do Peixe.
INSCRIÇÕES - Os interessados em participar do Santos Training Camp deverão entrar em contato com a Santos FC Tour/Futebol Tour por meio dos telefones (11) 3813-3231 e (13) 4062-9446 ou do email santoscamp@futeboltour.com.br. A participação no evento está limitada a 80 jovens.

PROMOÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA CVC


A CVC está com uma grande campanha de vendas válida para compras de pacotes até o dia 12 de novembro. É a promoção “Contagem Regressiva CVC”, que promoverá roteiros nacionais, internacionais e marítimos com preços promocionais para o Natal, Réveillon, Férias e Carnaval 2012.
Entre os principais produtos, o destaque vai para os roteiros de Natal e Réveillon no Nordeste brasileiro como, por exemplo, Porto Seguro, Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, Salvador, entre outras cidades. A Serra Gaúcha, no Sul do Brasil, também está no topo da lista de preferência dos brasileiros para as festas de final de ano, principalmente por conta do Natal Luz. Sem falar no Rio de Janeiro e nas praias de Florianópolis e Balneário Camboriú.
No exterior,  destacam-se destinos como Buenos Aires, Cancun, Punta Cana, Nova York, Paris, Londres e Roma, além dos circuitos europeus, todos com preços promocionais e pagamento em até 10x sem juros.

IMPORTANTE REUNIÃO DO SINDIEVENTOS


O Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (SINDIEVENTOS-CE), fará reunião ordinária  na terça-feira (1º de novembro), às 8 horas,  no La Maison Buffet  Salão Central onde será servido café da manhã.
Na ocasião,  de acordo com a presidente Circe Jane Teles da Ponte, estão pautados vários assuntos de interesse do turismo cearense.  O ponto de destaue será a apresentação do ExpoCeará seu cronograma e objetivos, pelo  Secretário de Turismo do Ceará,  Bismark Maia
A ordem dos trabalhos é a seguinte: Novas empresas Associadas; ExpoCeará seu cronograma e objetivos; Novo serviço de entregas da TAM Cargo; novo serviço de entregas - Herbene Ribeiro de Almeida, Coordenadora Comercial; Fundação Pirata Marinheiros - Rodolphe Alexandre de Jesus Trindade; Responsabilidade Social - Creche Pequena Bia  Sra. Ninon

CONOTEL


Será realizado em São Paulo, de 08 a 10 de novembro de 2011, no Hotel Maksoud Plaza o CONOTEL 2011, 53º Congresso Nacional de Hotéis, com o tema central: Hora H - O Momento da Hotelaria Brasileira. O evento é promovido pela Associação Brasileirada Indústria de Hotéis - ABIH,
Estão confirmados entre os palestrantes as presenças de Antonio Henrique Borges, do Senac Nacional; Fernando Medeiros, da Accor, Roberto Rotter, da FOHB; Diogo Canteras, do Hotel Invest, Guilherme Paulus, da CVC.
No dia 08 de novembro a abertura do evento será às 11h00 e nos dias 09-10, às 09h00, com encerramento previsto para às 18h00.

BRASIL NO CONSELHO ECOSOC


Com 186 de 191 votos possíveis, o Brasil foi eleito, no dia 24, para mandato de três anos no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.
O ECOSOC, um dos principais órgãos da ONU,  é composto por 54 membros, sendo responsável por temas econômicos, sociais, culturais, educacionais, de saúde e de direitos humanos.

ROTA DO SOL SEMANAL 28/10/2011 - ISSUU