Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 06/09/2019

O TERMINAL DE PASSAGEIROS DO PORTO – Os órgãos de imprensa anunciaram que é intenção do Governo Federal conceder à iniciativa privada, com prioridade, o Terminal Marítimo do Porto de Fortaleza, fato já anunciado pelo Ministro da Infraestrutura. Com isto, certamente o turismo marítimo da capital cearense ganhará novas proporções, pois resgatará um valor acumulado de inestimáveis proporções. A recepção de grandes cruzeiros enfim seria de fato concretizada, passando o Porto de Mucuripe a funcionar como o que há muito se deseja. Realmente causa perplexidade a não utilização adequada do Terminal Marítimo de passageiros da Capital, após lá ter sido empregada vultosa verba. Sua utilização plena seria para a recepção de cruzeiros e milhares de turistas que veriam ao Brasil para a Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Frustração. Moderno, bem representativo, o Terminal até que ficou pronto. Mas começaram a surgir os gargalos. A profundidade do local era empecilho para que os navios de maior porte chegassem até o ponto de desembarque. Providências pra lá, providências pra cá e fez-se a dragagem da bacia. Mas o local continuou sem cumprir sua finalidade, passando até o momento a ser utilizado para shows e outras atividades sociais. Quanto tempo perdido. Faz-nos recordar com saudade do tempo em que Fortaleza recebia semanalmente passageiros vindos do Norte ou do Sul pelos navios das companhias Ita e Lloyd, com as embarcações ficando fundeados longe da Ponte Metálica, na Praia de Iracema.  O precário terminal marítimo de Fortaleza não era motivo para que a população em bom número lá estivesse para receber os bem-vindos passageiros. Tempo do mar aberto. Portanto, agora é saudar e torcer para que a inciativa privada faça funcionar devidamente o terminal marítimo de passageiros do Porto do Mucuripe. O turismo de Fortaleza afinal precisa de que isto aconteça para que dê mais um grande salto de qualidade, neste momento em que por aqui tudo são flores. 
SEMINÁRIO ITINERANTE -Após passar por 17 estados e pelo Distrito Federal, o seminário itinerante do programa Investe Turismo chegou a Goiânia (GO) na quinta-feira (05). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Sebrae e a Embratur e tem como objetivo aumentar a qualidade em rotas turísticas, focado principalmente na geração de empregos e renda à população. O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; representantes do trade turístico.
A rota “Goiânia, Pirenópolis e Cidade de Goiás Velho” é uma das nove contempladas pelo programa na região Centro-Oeste do país e contempla três municípios: Goiânia, Pirenópolis e a Cidade de Goiás. Além disso, o estado possui outras duas cidades contempladas
ATIVIDADE DO MEI - O Microempreendedor Individual (MEI) responde pela única fonte de recursos de 1,7 milhão de famílias. Isso significa que 5,4 milhões de pessoas no país dependem da renda de um MEI. Ao longo da década, a renda média familiar desse segmento alcançou R$ 4,4 mil, o equivalente a pouco mais de quatro salários mínimos. É o que aponta a 6ª edição da pesquisa “Perfil do MEI”. Realizada pelo Sebrae, em todos os estados brasileiros, a sondagem alcança 95% de nível de confiança e 1% de margem de erro, delineando as principais características desses empreendedores.
Conforme a pesquisa, que entrevistou 10.339 Microempreendedores Individuais entre 1º de abril e 28 de maio deste ano, a atividade é a única fonte de renda de 76% dos MEI. Isso significa que hoje há cerca de 4.6 milhões de MEI que dependem exclusivamente da sua atividade empreendedora
PRÊMIO NACIONAL DO TURISMO - O Ministério do Turismo publicou na segunda-feira (02) os editais do Prêmio Nacional do Turismo 2019, que tem como objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. Promovida em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), a premiação, de caráter simbólico, será concedida na forma de troféus. As inscrições seguem até 17 de outubro. Clique aqui para fazer a inscrição.
Gestores públicos, privados e representantes da sociedade civil que atuam no setor turístico terão chance de expor ações de vanguarda e conquistar reconhecimento. Serão 11 categorias premiadas. Podem participar da seleção entidades públicas; instituições do Sistema S, como Sebrae, Senac e Sesi; entidades da sociedade civil organizada; pessoas jurídicas; representantes de grupos coletivos e empreendimentos turísticos. 
O Prêmio Nacional do Turismo também vai condecorar, com medalhas e certificados, profissionais inovadores ou que tenham trabalhado pelo desenvolvimento do setor nos últimos 24 meses. 

PARABÉNS, GÉRSON LINHARES, PELOS 12 ANOS DO MUSEU DO CAJU

O artigo desta semana, prezado leitor, é dedicado, por questão de gratidão e reconhecimento, ao fundador do Museu do Ceará, o amigo e empreendedor do turismo e da cultura do Caju, divulgando-a, nos meios de comunicação de massa e nas redes sociais, sem falar da participação em eventos turísticos e do agronegócio. Referimo-nos a Gérson Linhares, cidadão, no amplo sentido do termo, excelente profissional, na área em que atua e, acima de tudo, um ser humano ético. Conheci-o, quando eu trabalhava na Fundação de Turismo do Ceará (Fortur), criada pelo ex-prefeito Antonio Cambraia.
Nessa época, Gérson já era um apaixonado pela Cajucultura. A prova disso é que, quando íamos divulgar o potencial turístico de Fortaleza, Brasil afora, ele era convidado, para, com indumentária, imitando o pseudofruto do Caju, virava o denominado “Mascote Cajuíno” e, sem dúvida, atraía visitantes para o estande da extinta Fortur. As crianças e adolescentes adoravam cumprimentar o Mascote Cajuíno. Como se diz, bombava na época. Ah! Os visitantes faziam fila, para tomar a deliciosa cajuína, oferecida, gratuitamente, afora outras iguarias à base do Caju. 
Os anos passaram-se! Sempre entusiasmado pela divulgação do Caju, o incansável e criativo Gérson fundou, há 12 anos, num sítio de sua propriedade, na Rua San Diego, 332, no Parque Guadalajara, em Caucaia-CE,  região metropolitana de Fortaleza, distante uns 20 km da metrópole . Mais informações sobre visitas podem ser tratadas pelo fone (85) 988359915. 
Na verdade, o Museu do Caju atrai estudantes, estudiosos, técnicos e turistas, para conhecerem esse atrativo turístico, que, sem dúvida alguma, engrandece a imagem da capital cearense, na parte agrícola, por diversos Estados brasileiros. Frise-se que Gérson é um dínamo e atua, também, com êxito, em seu famoso trenzinho, mostrando, à população local e aos visitantes, o que há de belo, útil, agradável e histórico, no centro da “Loira Desposada do Sol”, Fortaleza, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Acrescente-se que, atualmente, aproximadamente, 150 pessoas, isto é, famílias produtoras de Caju, artesãs, artistas plásticos e poetas populares, de 20 municípios do Ceará, mantêm parcerias com o Museu do Caju, fato este que incorpora mais atrativos (quadros, fotografias, peças artesanais, incluindo roupas, souvenires), capazes de causarem deslumbramentos nos visitantes, sem falar das deliciosas iguarias à base do Caju, dentre as quais, a irresistível cajuína. 
Bem! Na recente Audiência Pública sobre a importância da Cajucultura, na Assembleia Legislativa do Ceará, com a presença dos deputados estaduais Romeu Aldigueri (presidindo à mesa), Manoel Duca (Duquinha) e Nezinho, e 18 representantes de organizações públicas e privadas da Cadeia Produtiva da Cajucultura do Ceará, estivemos a ela presente pela Ematerce, da qual somos assessor de comunicação social,   e ficamos satisfeitos com as críticas construtivas e sugestões apresentadas, com vistas à valorização dessa atividade agrícola, por sinal, que – acreditamos – votará a ocupar lugar de destaque, (1º lugar), na pauta de exportações do Ceará em anos idos. 
O que ficou acertado, na citada audiência pública, foi o comprometimento dos deputados presentes e dos representantes da Cadeia Produtiva da Cajucultura, no tocante à criação da Comissão Parlamentar da Cajucultura, tendo à frente os deputados estaduais Romeu Aldigueri, Duquinha e Nezinho, para sua breve aprovação, pela Assembleia Legislativa do Ceará, além de um Fundo Especial, para essa atividade agrícola, e funcional Plano de Marketing, visando divulgar, intensamente, a Cajucultura do Ceará em nosso Estado e pelo Brasil afora. 
A determinação, pois, é buscar meios para maior produção do Caju, com melhor produtividade, gerando mais empregos, renda, tanto para industriais, comerciantes, quanto comerciantes e cajucultores. Nesse sentido, serão envidados esforços, de forma coletiva, como apoio do Governo do Estado, para que o Caju e seus subprodutos sejam expostos, nas vitrines da hotelaria, restaurantes, bares e diversos estabelecimentos comerciais, dando-lhe, assim, maior visibilidade e, consequentemente, com melhores resultados financeiros.
Bem! Gostaríamos de ter ido, domingo passado, 1º de setembro, parabenizar e abraçar, pessoalmente, o amigo e aniversariante, porém não nos foi possível. Mas, cumpriremos a promessa de, um dia, esperamos que seja breve, ir passar algumas horas, no Museu do Caju, deleitando-nos com o que Gérson terá de nos contar, além de relembrar fatos de quando trabalhávamos na Fortur. 
A você, caro Gérson Linhares, votos de que prossiga com esse exemplar e proveitoso trabalho, pondo em destaque o valor econômico, social e cultural que a Cajucultura representa para o Estado do Ceará. Avante, amigo! Para quem leu o artigo, um maravilhoso fim de semana! E um apelo: se eu fosse você, iria conhecer, brevemente, o Museu do Caju do Ceará. Ah! Está sendo estudada a possibilidade de esse museu ser transferido para uma área mais próxima do centro de Fortaleza.

SALVADOR TERÁ PORTUGUESES NA TEMPORADA

Já falei que Salvador está “bombando” nesta temporada. Depois de amargar alguns anos em baixa, em virtude da falta de investimentos do governo, mas contando com o apoio da Prefeitura da Capital baiana, a situação foi revertida e desde o ano passado a ocupação hoteleira vem alcançando índices animadores.
O que se percebe é uma ocupação dos hoteis muito acima dos índices que vinham sendo observados há tempos. A taxa de ocupação bem alta está ocorrendo desde as festividades do fim-de-ano. E prossegue durante esta temporada.
FLUXO CONSIDERÁVEL DE PORTUGAL - Desde o final do ano que a capital baiana vem sendo objeto de elevada conexão com Portugal, com o seu aeroporto identificado como ponto de embarque de desembarque dos tradicionais vôos charters. Não têm sido poucas as operadoras que contratam os vôos fretados para atender à demanda dos seus pacotes.
Em 26 de dezembro, por exemplo, foram apenas desembarcados no Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães, antigo Dois de Julho, nada menos do que três vôos especiais procedentes de Lisboa e do Porto, com retorno no dia 2 de janeiro. Contemplando, então, o Natal e o Reveillon baianos.
Apenas aqueles três vôos extra representaram a vinda de 1.600 turistas lusitanos. Mas, por outro lado, vôos regulares unem Bahia ao continente europeu, através de Portugal, mais precisamente de Lisboa. Pelo menos em três oportunidades de frequências semanais, sem escalas e sem conexões. São os vôos da TAP, a companhia de bandeira portuguesa. 
Já constitui uma tradição, por sinal, o intercâmbio de turistas entre o Brasil e Portugal. Para que se tenha uma ideia dessa simbiose, somente no ano de 2017, o número de visitantes brasileiros em Portugal quebrou todos os récordes. Dados informados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) deram-nos conta de que 869 mil brasileiros visitaram o país lusitano naquele ano. Então, foi registrado um aumento de nada menos do que 39% em relação ao ano anterior.
ADMINISTRAÇÃO DO AEROPORTO APOIA INTERCÂMBIO - O Diretor Comercial da Vinci Airports, Marc Gordien, eslareceu, por exemplo, de que “Temos o compromisso de fortalecer durante todo o ano essa conexão entre os dois países, por termos consciência do potencial gerado a partir daí. Além disso, o Aeroporto de Salvador marca presença em eventos como feiras globais de turismo e de companhias aéreas, sempre com o foco em oferecer aos passageiros mais opções de vôos”.
Por sinal, o Aeroporto Internacional de Salvador passa por uma gama de obras que o vai colocar entre os mais modernos do país. Suas pistas já foram devidamente cuidadas para proporcionar não somente o maior conforto às aeronaves que as utilizam, como absoluta segurança de pousos e decolagens.
Na parte da estação de passageiros, a intervenção é total, com a ampliação do seu espaço com mais um anexo, o que equivale a elevar o número de boxes de atendimento, e que vai proporcionar maior capacidade de atendimento às companhias e bem mais conforto aos passsageiros.
SOBRE A VINCI AIRPORTS - A VINCI Airports, uma das cinco principais empresas globais do setor de aeroportos, gerencia o desenvolvimento das operações de 44 aeroportos localizados na França, em Portugal (incluindo o hub de Lisboa), no Reino Unido, na Suécia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Com a presença de mais de 250 companhias aéreas, os aeroportos VINCI registraram um tráfego superior a 180 milhões de passageiros em 2017.
Por meio de sua expertise e do profissionalismo de seus 12 mil funcionários, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando seu know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, extensões de instalações e novas construções.
Em 2017, seu faturamento anual para atividades de gerenciamento
atingiu 3,2 bilhões de euros, com um valor consolidado de 1,4 bilhão de euros.  
CENTRO DE CONVENÇÕES A TODO O VAPOR - Uma outra notícia que está agitando a comunidade que faz o turismo em Salvador é que a construção do novo Centro de Convenções, pela Prefeitura Municipal, está com suas obras bem adiantadas. O responsável pelas obras já informou à comunidade empresarial do turismo baiano de que está fixando o prazo até o mês de setembro para a entrega do conjunto inteiramente concluído.
Enquanto isto, o cronograma estabelecido pelo Prefeito ACM Neto é de que o Centro de Convenções seja inaugurado no mês de novembro. Para o que os organizadores de eventos já se estão movimentando no sentido de conseguir agendar eventos para a partir daquela data. 

FNT DE GUARAMIRANGA - NOS 26 ANOS, ENALTECE OS PROFISSIONAIS DAS ARTES CÊNICAS

O teatro nordestino é feito com muito talento, paixão, disposição e principalmente resistência, graças a pessoas com ofícios dedicados ao processo de ser e fazer arte. Com um espírito de celebração aos profissionais resistentes que formam essa cadeia produtiva e criativa, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga chegou à 26ª edição,  na cidade serrana do Ceará. A abertura oficial foi na última terça-feira,  3, às 18h30, no Teatro Rachel de Queiroz, com apresentação do Grupo Arte Cultura e Memória, da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Até amanhã.,7, prosseguirão os espetáculos. 
Este ano, soma-se uma homenagem aos trabalhadores da arte. Durante os cinco dias, a cidade de Guaramiranga será o ponto de encontro de artistas e entusiastas do teatro, em uma programação inteiramente gratuita, com apresentações de obras que reúnem no processo e na cena o valor, a beleza do trabalho e o papel social e ético-estético dos ofícios do campo das artes da cena.
Com esse conceito foram selecionadas companhias de cinco estados para se apresentarem na Mostra Nordeste: Clowns de Shakespeare (RN) com “Abrazo”, dia 3 às 16h e às 19h30; Pequena Companhia de Teatro (MA), com a montagem “Ensaio sobre a memória”, dia 4, às 19h e 21h30; Grupo Bagaceira de Teatro (CE), com a espetáculo “O Sr. Ventilador”, dia 5, às 16h e 19h; Vilavox (BA), com o solo “Medeia Negra”, dia 6, às 19h e 21h30; e Grupo Magiluth (PE) com “Dinamarca”, dia 6 às 19h e dia 7 às 20h. Com exceção do Vilavox, que estará no Teatro Dona Zilda, e Magiluth, que se apresenta na Escola Prof. Júlio Holanda, os demais grupos da Mostra Nordeste vão estar no palco do Teatro Rachel de Queiroz.
Neste ano quem promove a reflexão sobre as obras nos debates são os dois curadores, Fran Teixeira (CE), diretora do grupo Teatro Máquina, e Alexandre Vargas (RS), artista de teatro, empreendedor cultural, pesquisador e curador de artes cênicas, que se juntam a Hayaldo Copque (BA), dramaturgo, diretor teatral e professor assistente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) nesses encontros diários na AGUA.
PALCO CEARÁ E CENA PLURAL - Além da Mostra Nordeste, o FNTG conta com duas importantes mostras exclusivas para as artes cênicas produzidas por grupos e coletivos cearenses, Palco Ceará e Cena Plural, que contribuem diretamente com o fortalecimento do fazer teatral do estado, valorizando as produções de artistas de vários municípios. São contemplados grupos de Fortaleza, Baturité, Redenção, Russas e Guaramiranga.
São atrações na Mostra Palco Ceará: Rosa Primo, com “Iracema”, dia 5, às 20h30, no teatro Dona Zilda; Rei Leal Coletivo Teatral, com “As Malditas”, dia 6, às 20h, no Teatro Rachel de Queiroz; Coletivo Artístico As Travestidas, apresentando “Cabaré das Travestidas”, dia 6, às 22h, no Teatro Rachel de Queiroz; As 10 Graças da Palhaçaria, com “Cabaré das Desgraças”, dia 6, às 23h, na Escola Prof. Júlio Holanda; e a Cia de Arte Andanças, apresentando “Devoração”, dia 7, às 19h, no Teatro Dona Zilda.
A Cena Plural terá a participação da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité (ELT) com as turmas de formação básica apresentando “A moça que virou cobra”, dia 4, às 20h, na Praça da AGUA; o Grupo Arraiá da Liberdade, de Redenção, com o espetáculo “A Rede do Povo (casamento)”, dia 5, às 20h, na rua, em frente ao Teatro Rachel de Queiroz; a Escola Livre de Teatro Brincantes – Oficarte, de Russas, com “As faces de Antígona”, dia 5, às 21h30, na Escola Prof. Júlio Holanda; os grupos de Dramas de Guaramiranga, com apresentações no dia 6, às 19h, no palco da Central de Artesanato.
Duas intervenções também vão compor a Mostra Cena Plural, na noite de encerramento do FNTG. Às 19h acontece a ocupação cênica “O circo chegou!” em praças e ruas, e às 20h, artistas de circo e teatro ocupam a Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz com “O espetáculo não pode parar'.
PARA CRIANÇAS - O público infantil tem um espaço cativo na programação do Festival. É o FNT para Crianças, que acontece diariamente na Praça da Prefeitura, mas começou com um Cortejo das Escolas pelas ruas da cidade, no dia 3, a partir das 14 horas. 
Numa programação oferecida pelo SESC-CE, o FNT para Crianças terá também: Contação de Histórias com Mônica Rodrigues; a atriz e contadora Paula Yemanjá em “Contos que encantam”; o ator Edvaldo Batista com “O pequeno Ogum”; juntos, Paula Yemanjá e Edivaldo Batista apresentam o espetáculo “As fadas”; e a Cia Prisma de Artes encena “As aventuras de João Sortudo”.
A música também é tradição no Festival Nordestino de Teatro, aquecendo as noites com instrumentistas e cantores de Guaramiranga e artistas convidados, no Palco da Música, na Praça do Teatro Municipal ou no Odilon Bar.

PREFEITURA DE FORTALEZA - VARIADA PROGRAMAÇÃO CULTURAL NESTE SETEMBRO

Cantação de estórias
A Prefeitura de Fortaleza inicia o mês de setembro com mais uma semana de atividades culturais gratuitas para a Cidade, realizadas por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Entre as ações, o público pode contar com atividades em alusão ao Dia da Independência do Brasil, nas bibliotecas municipais, atrações musicais nos Mercados dos Pinhões e da Aerolândia, além dos últimos dias de inscrição para o VIII Edital das Artes.
As bibliotecas municipais Herbênia Gurgel e Cristina Poeta realizam uma série de atividades durante o mês de setembro em alusão ao Dia da Independência do Brasil, celebrado amanhã, 7. Na Biblioteca Herbênia Gurgel, ocorre esta semana oficina para confeccionar e trabalhar os símbolos nacionais do Brasil, roda de leitura do livro “Juca Brasileiro e o Hino Nacional” e concentração para o “III Desfile Cívico do Conjunto Ceará: resgatando valores como cidadania”. Já na Biblioteca Cristina Poeta, as atrações são o cineclube Poesia com Pipoca, com o filme “Independência ou Morte”, e a exposição “Símbolos da Pátria”, aberta ao público.
Interessados em participar do processo seletivo do VIII Edital das Artes, referente ao ano de 2019, podem fazer inscrição até a próxima segunda-feira (09/09), no Mapa Cultural de Fortaleza. O projeto prevê, ao todo, um investimento de R$ 4,1 milhões em fomento às artes da capital cearense. 
Para quem curte uma programação musical gratuita pode conferir, no Mercado dos Pinhões, o show do Grupo Tome Nois e Kleber Silva e Banda, hoje (06), às 18h. Já no domingo, o Mercado da Aerolândia disponibiliza o tradicional show de forró com Forrozão do Tbt e Faby Camurça, às 18h.
O Teatro São José disponibiliza uma ótima oportunidade aos entusiastas da música com os cursos gratuitos “Canto Coral” e “Iniciação aos Instrumentos de Cordas – Violino, Viola de Arco, Violoncelo e Contrabaixo Acústico”. São 80 vagas destinadas a jovens com idade entre 10 e 17 anos. A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) e com a Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará (UFC). As inscrições vão até a próxima segunda-feira (09/09) e é necessário apresentar o RG e CPF próprio e do adulto que acompanhar para se inscrever.
A programação realizada pela Secultfor ainda oferece cursos de palhaçaria na Vila das Artes, Afins de Vitrola no Mercado dos Pinhões, Passeio Instrumental no Passeio Público, Cafuné no Mira Cozinha do Centro Cultural Belchior, Concerto Musicando Fortaleza no Teatro São José e muito mais.

NO ESTORIL - LANÇADA A PLATAFORMA DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA MAPATUR

Foi lançada ontem (05), às 17h, no Estoril, a plataforma de informação turística Mapatur. Além de informações gerais, a nova ferramenta oferece um mapeamento digital de imagens em 360° de 14 municípios turísticos do Ceará, feito em parceria com o Google, por meio do programa 3rd Party Collects. O evento de lançamento contou com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor).
Com o Mapatur, o internauta poderá fazer um tour virtual por diversos pontos turísticos e equipamentos, públicos e privados, de Fortaleza e de outras cidades cearenses. Diversos pontos da Capital já estão mapeados, como a Catedral Metropolitana, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Mercado Central, entre outros. A ideia é atrair os turistas para conhecer estes e outros locais.
Durante a solenidade de lançamento, foram apresentados mais pormenores sobre o projeto Desbravadores Mapatur e de como foi a parceria com o programa Google Trekker (3rd Party Collects). Também foram exibidos, com exclusividade, os documentários e teasers das áreas de Arte, Esporte e Gastronomia com personagens relevantes do Ceará, produzidos pela equipe do projeto.
A Mapatur é uma das parcerias do Google para implementar o programa 3rd Party Collects, que já percorreu mais de 67 países e mais de 7 milhões de quilômetros em todo o mundo, mapeando as belezas naturais e localidades mais inusitadas e paradisíacas.
O conteúdo foi coletado com a mochila adaptada com 15 lentes esféricas, tecnologia exclusiva do Street View. Além de Fortaleza, a ferramenta engloba imagens e vídeos que vão desde a região do Cariri, o Parque Nacional de Jericoacoara, Serras de Guaramiranga, Pacoti, Baturité e Tianguá, e a Região Metropolitana de Fortaleza, como os municípios de Aquiraz e Caucaia.

GRANDE SHOW NO ANIVERSÁRIO DO CEARENSE WALDONYS

Será na próxima semana, sábado, 14, o Show de Aniversário de Waldonys,. Anualmente o sanfoneiro e cantor cearense comemora no palco, cercado de amigos, sua nova idade. Este ano, a festa será no próprio dia seu nascimento, 14 de setembro, No Teatro RioMar Fortaleza, a partir das 20h.
Este show será especial para o aniversariante. Além de homenagear o rei do Baião, Luiz Gonzaga, seu padrinho de profissão, que completou 30 anos de falecimento no dia 2 de agosto deste ano, Waldonys festeja uma de suas mais nobres missões, que acontecerá em breve: se apresentar na cerimônia de canonização de Irmã Dulce, no dia 13 de outubro, no Vaticano. Na solenidade ele estará ao lado da cantora baiana Margareth Menezes. Os dois artistas são embaixadores da beata. Algumas músicas escolhidas para a ocasião devem entrar no repertório do show de aniversário do sanfoneiro.
O amor às raízes nordestinas é evidenciado no trabalho de Waldonys desde o início de sua carreira. Nascido em Fortaleza em 1972, começou a tocar acordeon ainda criança. Suas referências musicais foram construídas bebendo na fonte dos menestréis da sanfona no Nordeste, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, seu padrinho de profissão, que desde cedo identificou o seu potencial artístico e, viu nele a possibilidade de manter viva a tradição deste instrumento.
Hoje consagrado na cena musical, já tendo cruzado continentes com sua sanfona, companheira inseparável de jornada, Waldonys expressa em seu cantar o anseio por construir novos olhares sobre a região, que se sobreponham à sequidão e à terra ardente, de forma a conduzir o público à contemplação do belo e do simples, que também permeiam tais cenários. Com igual desenvoltura com que interpreta o forró de raiz, através dos foles de sua sanfona, passeia por outros ritmos e estilos que viajam o mundo.

MTUR GARANTE - RECURSOS PARA ESTRUTURAÇÃO DO CAMINHO DE CORA CORALINA

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, garantiu na quarta-feira (04) a destinação de recursos para a modernização da infraestrutura do Caminho de Cora Coralina. A rota, inaugurada em abril de 2018, envolve uma trilha de 300 quilômetros no Estado de Goiás, que começa em Corumbá e termina na Cidade de Goiás, terra natal da escritora Cora Coralina. A primeira fase do projeto terá investimentos de R$ 1,5 milhão do MTur, além de R$ 1,5 milhão por meio de emendas parlamentares de autoria dos deputados federais José Nelto e Adriano do Baldy.
 O Caminho de Cora Coralina, utilizado por bandeirantes no período colonial, oferece uma série de opções turísticas, como história, cultura, gastronomia, lazer e natureza. Entre Corumbá e a Cidade de Goiás, o roteiro percorre os municípios de Pirenópolis, Cocalzinho, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí. Também fazem parte da rota os parques estaduais da Serra dos Pirineus, da Serra de Jaraguá e da Serra Dourada, bem como os povoados de Caxambu, Radiolândia, Vila Aparecida, Alvelândia, Palestina, São Benedito, Calcilândia e Ferreiro.
O Miniostro garantiu empenho pela estruturação de roteiros do tipo, a fim de estimular a atração de visitantes e reforçar o desenvolvimento econômico do país.  O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, comemorou a alocação dos recursos, que vão proporcionar melhorias a exemplo de pontes, mirantes, totens com QR Code e pontos de parada com acesso à internet para visitantes. A prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, ressaltou impactos positivos que avanços na infraestrutura do Caminho de Cora Coralina vão levar à região. (Com o MTUR)

PROMOÇÃO DO IPHAN - FENEARTE LEVA PRÊMIO NACIONAL EM PRESERVAÇÃO CULTURAL

A Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, palco onde os saberes populares são preservados como forma de perpetuação do nosso patrimônio material e imaterial cultural, recebe a maior premiação na área de preservação, promovido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o prêmio Rodrigo de Melo Franco.
A Feira Nacional de Artesanato – Fenearte foi a grande vencedora da categoria “Iniciativas de Execução no Campo do Patrimônio Cultural Imaterial” no 32º Prêmio Rodrigo Melo Franco. O prêmio é responsável por selecionar projetos representativos para o Patrimônio Cultural de todo o País, e já laureou ações como a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco e o XII Festival de Bumba Meu Boi de Zabumba do Maranhão.
O Iphan é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cidadania que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.
CULTURA - A feira reverbera cultura o tempo todo e ao longo de todo o ano, não apenas nos 12 dias de sua realização. Ela cumpre o papel fundamental de fomentar a Política Pública de Cultura do Estado ajudando a resgatar e valorizar a Cultura Popular pernambucana, através do incentivo aos Mestres e fazedores do ofício artesanal que são, sobretudo, afirmação da nossa identidade e mensageiros do saber, mas ela também funciona como um instrumento de geração de emprego e renda e auxilia nos negócios diretos dos fazedores de arte de Pernambuco.
PERNAMBUCO - A produção artesanal do Estado, sempre plural em sua essência, é ressaltada na Alameda dos Mestres pelos 64 artistas de todas as regiões pernambucanas. Nesta edição, 82 representações de prefeituras locais também marcam presença, além de 300 estandes de expositores pernambucanos. Ao todo, Pernambuco contou com 70% de participação no evento.

SEGURANÇA PÚBLICA EM ALAGOAS - CONSOLIDAÇÃO COMO O DIFERENCIAL PARA O TURISMO

A constante redução da violência em Alagoas e o surgimento de programas e ações de policiamento têm promovido uma maior segurança para a população alagoana e, consequentemente, para os turistas que visitam as belezas e os atrativos no estado. Isto tem se tornado um diferencial para o Destino no cenário do turismo.
Em visita a Alagoas, Clayton Armelin, diretor de produtos nacionais da CVC, maior operadora de turismo da América Latina, conta que a realidade de Alagoas atualmente é muito diferente do que foi vivenciado pelo destino no passado. Ainda de acordo com Clayton, o turista vivencia uma realidade de tranquilade e conforto em Alagoas, o que diferencia o destino dos concorrentes. 
Os investimentos anunciados para a próxima alta temporada de verão pela CVC em Alagoas são prova deste novo momento do turismo no estado, também impulsionado pela segurança, segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.
TRABALHO VOLTADO AO TURISTA - Por conta da grande concentração de pessoas todos os dias da semana, a orla da capital conta com grande atenção das forças de Segurança. Polícia Militar e Civil, Grupamento Aéreo e Corpo de Bombeiros possuem unidades e realizam ações preventivas e ostensivas
Do Jaraguá a Cruz das Almas é possível ver equipes do Ronda no Bairro realizando policiamento de proximidade a pé, de carro ou de motocicleta. O patrulhamento ostensivo fica por conta dos militares do 1º Batalhão. Há ainda dois postos de atendimento da Operação Policial Integrada Litorânea (Oplit), da Polícia Civil, que também realiza atendimentos aos turistas, além da delegacia do 2º Distrito, no bairro da Jatiúca, que fica responsável por apurar crimes contra turistas.
Outra importante ferramenta utilizada para prevenção e também elucidação de crimes são as câmeras de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Espalhadas em pontos estratégicos da Orla, as imagens são fundamentais para monitorar o cotidiano e acionar as polícias em caso de ocorrência.
Além das ações realizadas na capital, os Litorais Norte e Sul, Baixo São Francisco e Sertão possuem ações que contribuem para que o destino Alagoas se consolide no mercado de turismo. Indo para o Litoral Norte, as rodovias estaduais AL 101 e 115 possuem patrulhamento e outras ações do Batalhão Rodoviário (BPRv). A região da Costa dos Corais e Maragogi possuem patrulhamento constante da Polícia Militar. Já São Miguel dos Milagres e São Luiz do Quitunde possuem um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que contribuem para ações de combate à violência em toda a região.
No Litoral Sul, os principais pontos turísticos recebem reforço policial, tanto de equipes da Polícia Civil quanto Militar. Nos próximos meses, Marechal Deodoro contará com a inauguração de um CISP, que vai fortalecer ainda mais as estratégias de segurança na região.
Na região do Rio São Francisco, Pão de Açúcar também possui um Centro Integrado, fundamental para que a região tenha mais incremento policial e assim garanta mais segurança à população. 

EM TAMBABA, - NO FINAL DA SEMANA, ABERTO DE SURF E ENCONTRO DE NATURISMO

A praia de Tambaba, conhecida nacionalmente pela prática do naturismo, vai sediar neste final de semana (dias 7 e 8) dois importantes eventos: a 12ª Tambaba Open de Surf Naturista e o VIII Encontro Norte-Nordeste de Naturismo (ENNN). A expectativa dos organizadores é da participação de um grande número de naturistas, surfistas e visitantes. Idealizado durante o 31º Congresso Internacional de Naturismo, em 2008, o Open de Surf tem a finalidade de promover a filosofia naturista por meio desse esporte, que representa muito bem o conceito de liberdade, harmonia com a natureza e respeito mútuo, características presentes no naturismo. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) apoia a realização dos eventos, promovendo a divulgação em todos os meios de comunicação do país.
O campeonato é homologado pela Federação Paraibana de Surf e serão disputadas três categorias: Iniciante – Categoria destinada aos iniciantes, sem limite de idade e que esteja devidamente habilitado pela Comissão de Credenciamento. Local – Categoria destinada aos residentes ou frequentadores da praia de Tambaba, sem limite de idade e que esteja devidamente habilitado pela Comissão de Credenciamento; e a Open – Categoria aberta e sem limite de idade. 
PREMIAÇÃO – Os campeões de cada uma das categorias receberão pranchas, troféus e brindes, enquanto que as demais colocações serão premiadas com troféus e brindes. O participante tem ciência que a competição transcorrerá em área naturista e que deverá cumprir as normas naturistas e as regras do campeonato. O Campeonato é organizado pelo Movimento NU, Sociedade Naturista de Tambaba, e o Território Macuxí e conta entre outros com o apoio da PBTur, Prefeitura de Conde e Sebrae

TURISMO RADICAL - PAISAGENS DE QUIXADÁ ATRAEM ADEPTOS PARA A REGIÃO

Pratica de parapente, em Quixada-CE
Conhecida popularmente como a “Rainha do Sertão Central”, Quixadá torna-se marcante no território cearense pela beleza única das suas paisagens com formações rochosas, pelos açudes que espelham o pôr do sol e pelos pontos históricos que são tesouros culturais do Ceará. São cartões postais da cidade a Pedra da Galinha Choca, o Açude do Cedro, os monólitos dentre o cenário sertanejo, o Santuário da Mãe Rainha, o Memorial da escritora Rachel de Queiroz. Este conjunto de atrações visuais repleto de significado tem atraído turistas do estado, do Brasil e do mundo inteiro. Mas não apenas com o intuito de passeio: há grupos que se aventuram por solo quixadaense para os desafios dos esportes de aventura.
ATIVIDADES RADICAIS -  A geografia de Quixadá apresenta condições ideais para a prática de atividades radicais, como os voos de parapente, as escaladas, o rapel, bike cross, arvorismo, off-road, além das trilhas íngremes sobre as rochas e morros espalhados pelo parque ecológico local. Ao longo do ano, as empresas especializadas na oferta do turismo de aventura são acionadas por grupos de turistas nacionais e internacionais. Com o crescimento ano a ano desta procura por aventura, o trade turístico da cidade ganha com a fomentação da economia local e mais oportunidades de negócio para a população diante do fluxo turístico.
Proprietário da Monólitos Adventure, empresa especializada no turismo de aventura, Kido Aranha trabalha com esse nicho turístico desde 2002, orientando interessados pela prática de escalada, rapel, trilhas e voo livre. Ele explica que, nos últimos anos, a divulgação mundial de informações sobre as estruturas de monólitos únicas de Quixadá foi crucial para que os praticantes de esportes voltassem os olhos para a cidade.
“O esporte de aventura em si tem crescido nos últimos anos, graças às boas divulgações e a prática de atividades radicais ganhando cada vez mais adeptos. O contato com a natureza está sendo percebido agora como um recarregador de baterias. Quando você vivencia ao mesmo tempo a adrenalina e o prazer de estar realizando algo da magnitude de um desses esportes, é algo que fica marcado como uma experiência de vida para sempre”. 
Os curiosos pelas aventuras no Sertão Central hoje conseguem um caminho bem simples para garantir segurança e total proveito: guias turísticos e de atividades radicais na cidade oferecem suporte com estrutura e logística para receber os turistas, e a cidade dispõe também de boas opções na rede hoteleira e programações culturais variadas para apreciação dos visitantes.
“A cada dia que passa e a cada cliente que aqui vem e leva sua experiência para fora do estado, o turismo de Quixadá vai ganhando mais notoriedade e nós do turismo de aventura ganhamos mais clientes. Hoje em Quixadá temos o Vale Perdido, a Fazenda Magé, o Santuário, o Parque do Cedro, o resort da Pedra dos Ventos”. Kido Aranha orienta ainda que o ideal para o turista que vai até Quixadá com intenções de praticar o turismo de aventura é que já tenha uma experiência mínima na prática das atividades”. 
Dentre as atividades mais procuradas está a escalada nas pedras do Parque do Cedro, onde pode se ter uma vista quase completa de toda a área urbana de Quixadá, ao lado da formação natural da Galinha Choca, e o voo livre a partir do Santuário, ponto conhecido pelas termais propícias a planar por longas distâncias e com o cenário do sertão e das serras a ser contemplado das alturas.
TURISMO HISTÓRICO - Cada cenário de aventura em Quixadá carrega intrinsecamente informações ricas em detalhes sobre o desenvolvimento do Ceará por entre os séculos. Para isso, também é ofertado aos turistas na localidade serviços de guias turísticos voltados à perspectiva cultural e da história da cidade. Formado em Turismo, Haulivan Ferreira trabalha na realização de trilhas com explicações históricas sobre os principais pontos do município.
“Aqui na Região do Sertão Central, Quixadá se destaca por ser uma das cidades que têm aporte turístico muito grande. A gente pode começar desde a parte natural, com os monólitos que hoje fazem parte das cadeias famosas do mundo, pois a formação rochosa que se encontra em Quixadá só vai ser encontrada em outro local do mundo na China. Pode-se desenvolver também o turismo religioso, com o Santuário nas suas festividades, e o cultural no qual você vai trabalhar tanto a parte histórica de desenvolvimento da cidade desde o final do século XIX e início do século XX, o Chalé da Pedra, o Museu Histórico Jacinto de Souza, a Praça José de Barros, que foi de onde a cidade começou a se desenvolver. São muitos os aspectos que podem se desenvolver na atividade de guiamento”, explica.
Haulivan lista que os principais pontos procurados são o Açude do Cedro, por sua carga histórica de ter sido uma das primeiras grandes obras de combate à seca realizadas pelo governo brasileiro (a ordem de construção foi dada por D. Pedro II em decorrência do grande impacto social provocado pela seca de 1877-1879), o Chalé da Pedra, que é uma casa construída em cima de uma formação rochosa e hoje abriga o memorial da escritora Rachel de Queiroz, e também a visita à Fazenda Não Me deixes, de propriedade da família de Rachel.

CAIXA CULTURAL DE FORTALEZA - ESPETÁCULO INFANTIL EM HOMENAGEM A POETAS SERTANEJOS

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 13 a 15 de setembro, “Plantou Palavra, Colheu Poesia”, o mais recente espetáculo teatral do InConto Marcado, projeto da atriz e gestora cultural curitibana Daniele Yanes. A montagem é uma adaptação do livro homônimo da escritora cearense Socorro Acioli, uma das mais referendadas autoras brasileiras de literatura infantil e juvenil da atualidade. No dia 13, a atriz ministra o workshop “Poesia e Teatro para transformação do cotidiano” ao lado de Geovana Pires, diretora cênica da peça.
A Trupe do InConto Marcado apresenta uma vibrante narrativa em homenagem aos escritores, poetas e artistas do Sertão, sobretudo Patativa do Assaré, poeta consagrado criador de uma arte genuinamente popular. “Plantou Palavra, Colheu Poesia” faz um resgate da obra e memória de Patativa, para ser apreciada pelas novas gerações. Um recorte da cultura e história do povo nordestino, da clássica família sertaneja, tão forte e criativa. Traçando um paralelo com a vida de Patativa, a peça narra a história de um menino, Francisco, que se muda com a família para Assaré e conhece um agricultor e poeta chamado Antônio. A partir deste encontro, começa sua aventura em busca de descobrir como se faz poesia.
Inspirado nas típicas trupes de teatro mambembe, o espetáculo passeia por várias linguagens em sua concepção, com a presença de bonecos, pernas de pau, música ao vivo, poesia. Possui beleza estética, conteúdo poético, brincante e profundo.
A idealização e direção geral é de Daniele Yanes, que divide a cena com artistas cearenses da nova geração, os atores formados em Artes Cênicas, Geórgia Dielle e Jefferson Tinoco, e os músicos Lia Veras e Rafael Braga. A direção cênica é de Geovana Pires, atriz, diretora teatral, especialista em poesia falada, além de professora e coordenadora artística e pedagógica da Casa Poema, no Rio de Janeiro, há 20 anos.

ROTA DAS FALÉSIAS - LANÇAMENTO DO 3º FESTIVAL DE GASTRONOMIA E CULTURA

Aconteceu ontem (05), o lançamento do 3º Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati, iniciativa do Sebrae/CE e da Prefeitura de Aracati para contribuir com o fortalecimento da culinária regional e do diferencial competitivo para os pequenos negócios. O evento ocorreu na no Teatro Francisca Clotilde, localizado no centro histórico da cidade. 
Durante o lançamento foram apresentadas as novidades do evento em relação a edições anteriores, oportunidades de parceria e condições de integração das residências da tradicional Rua Grande como parte do Festival. Na oportunidade, também se divulgou os critérios de participação para os expositores, bem como a realização das inscrições dos interessados.
Neste ano, o Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati se realizará de 25 a 27 de outubro, buscando se consolidar no calendário de eventos turísticos do município ao atrair mais visitantes para a região e beneficiar direta e indiretamente os pequenos negócios locais

CRATEÚS - FEIRA DE NEGÓCIOS INVESTE EM INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Tendo como objetivo criar um ambiente de oportunidades, capaz de incentivar a realização de negócios efetivos e duradouros, contribuindo para o crescimento econômico sustentável da Região de Crateús e Inhamuns, o Sebrae Ceará está realizando desde a última quarta-feira e até hoje, a partir das 18 horas, na Praça da Igreja Matriz, a Fenecrat 2019- Feira de Negócios de Crateús.
Com o tema “Inspira Sertão de Crateús”, o evento chega à sua 31ª edição com uma proposta inovadora, a começar pela estrutura e as inovações com foco na responsabilidade ambiental, como a proposta de usar menos papel, substituindo-o pelo uso de QR Code para acesso às informações; menos lixo, já que todo o resíduo gerado será separado e doado para a Associação de Catadores de Crateús e investimento em mais tecnologia.
Feira de negócios multissetorial, onde o foco maior é a aproximação comercial entre os atores envolvidos (instituições de ensino, empresários, potenciais empresários, estudantes, artesãos e produtores rurais), refletindo as vocações econômicas da região, a Fenecrat pretende levar ao público um conjunto de temas e ideias que tragam inspiração para o surgimento de novos negócios.
Para tanto, a feira estará dividida em áreas temáticas, como a do Ecoturismo, onde são expostos atrativos e produtos turísticos da região, a exemplo da Reserva Serra das Almas, o Mirante Delta, Complexo da Colina e o Cânion. No espaço Sebraelab Startup estão os negócios inovadores, como as startups e inteligencia artificial.  Já os espaços dos Orgânicos e do Agronegócios têm uma mostra da produção agropecuária, que é um dos carros chefe da economia da região. A Fenecrat conta ainda com uma Praça de Alimentação, trazendo um pouco da gastronomia local.

VISITE CEARÁ NEWS - 06/09/2019


MAREIRO HOTEL - BEIRA MAR


ROTA DO SOL SEMANAL 06/09/2019 ISSUU

 https://issuu.com/jcaraujo/docs/rsn_20190906