Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de julho de 2013

CALEIDOSCÓPIO - DIVIDAS DO SEMIÁRIDO / RABO DE FOGUETE

DIVIDAS DO SEMIÁRIDO
A presidente Dilma Rousseff anunciou no início do mês “medidas para renegociação de dívidas dos produtores rurais do Semiárido, que terão as execuções das dívidas e seus prazos processuais suspensos até dezembro de 2014”. Estão incluídas suspensão de ações contra compromissos não honrados; desconto para liquidação de operações de crédito rural contratadas até 2006 com recursos do FNE ou mistas com o FNE; linha de crédito para recomposição de dívidas contratadas até 2006; e autorização para renegociação das operações de crédito rural que estavam inadimplentes em dezembro de 2011, contratadas a partir de 2007. Não deixa de ser um pequeno alento para os produtores rurais nordestinos, vítimas periódicas das secas que castigam a região em períodos curtíssimos. E a estiagem deste ano foi a maior dos últimos anos. Certo é, porém, que estes heróis lutadores e sacrificados não têm como honrar empréstimos contraídos para empregar no campo, na produção de alimentos. O clima, a escassez das chuvas e uma série de fatores adversos têm sido adversários implacáveis. O próprio governo não lhes oferece condições satisfatórias para que produzam e possam contribuir não apenas em benefício próprio mas da região, do país. Não seria o caso de haver um perdão da dívida neste momento tão crucial? Não seria o caso de tratar os nordestinos inadimplentes da mesma forma como foram tratados há pouco tempo países africanos incapazes de honrar seus compromissos para com o Brasil?
RABO DE FOGUETE
Com total razão, há um clamor geral no Brasil contra a espionagem que, segundo revelações do americano Edward Snowden, nos tem sido imposta pelos Estados Unidos, grave bisbilhotice que pode ter atingido pessoas e empresas não ligadas às esferas governamentais. Se verdadeiras, a revelação merece todo o repúdio e o veemente protesto afora outras providências mais concretas e sérias. O governo americano, é lógico, vem afirmando não ser verdadeiro o que foi dito. Pelo seu embaixador no Brasil, Thomas Shannon, as informações publicadas sobre o monitoramento de informações de brasileiros pelo governo americano apresentaram uma imagem "que não é correta" sobre o programa de inteligência dos Estados Unidos. “Adiantou que os artigos de “O Globo” apresentaram uma imagem do nosso programa que não é correta, então estamos trabalhando com os brasileiros para contestar suas [dos artigos] perguntas”. Contudo, o embaixador fugiu às perguntas sobre a veracidade das informações. Nós, que não somos chegados a fatos relacionados com a segurança de países, estas coisas de “trabalho” das “inteligências”, estamos a matutar. Não se tinha noção do que faziam os americanos com os seus “aparelhos” montados no nosso território a tanto tempo? Onde andava a ABIN? Outra cousa, o americano que trabalhava nos serviços de espionagem realmente merece fé? Quais as  razões para revelar segredos do seu País? Saturou-se contra a espionagem indevida, não aguentou mais e fugiu para revelar os graves fatos, mesmo sabendo que seria um traidor de sua pátria? Gente, certamente há muita coisa por trás de tudo isto. Portanto, vamos ficar fora desse verdadeiro rabo de foguete.


TURISMO RELIGIOSO DO CEARÁ JORNADA DA JUVENTUDE

Estatua de Padre Cicero em Juazeiro do Norte(CE)
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora já estão na cidade do Rio de Janeiro. Os objetos, que pertencem ao Vaticano, passarão por 131 pontos do município até a chegada do Papa Francisco, no dia 22 de julho, para o início do maior evento católico do mundo.
É a primeira vez que a Jornada ocorre no Brasil. Desde que foi criado, em 1984, já percorreu países da África, da Ásia, da América, da Oceania e da Europa. Este ano, o evento deve reunir no Rio de Janeiro 1,7 milhão de pessoas entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio Centro, chamado Cidade da Fé. Inúmeros eventos religiosos irão acontecer nos seis dias, entre os quais a ExpoCatólica, a Bote Fé Brasil, e a Expo Vocacional.
Além do Rio de Janeiro, o Brasil tem uma série de destinos consolidados, como o Círio de Nazaré, em Belém (PA); a Romaria à Juazeiro, em Juazeiro do Norte (CE); a Romaria à Aparecida, em Aparecida (SP); a Romaria à Nova Trento, em Nova Trento (SC) e peregrinações às cidades barrocas mineiras e baianas, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Salvador. No ano passado, o turismo religioso foi responsável por 8,1 milhões de viagens pelo Brasil, segundo o Ministério do Turismo.
O Brasil é o país com maior número de católicos no mundo. De acordo com o Departamento Central de Estatísticas da Igreja, 84,5% da população, ou seja, 165 milhões de cidadãos são católicos.
O CEARÁ NA JORNADA - Os brasileiros e estrangeiros que forem ao Rio de Janeiro acompanhar os eventos que antecedem a JMJ conhecerão os destinos de turismo religioso no Ceará em uma exposição interativa que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) prepara para o FÉstival – Festival Internacional do Turismo Religioso.
Grande parte dos 2,5 milhões de visitantes esperados, oriundos do Brasil e de inúmeros  outros países católicos do mundo,  terão oportunidade de também  conhecer os roteiros de fé dos cearenses: Canindé, que tem a maior romaria franciscana do Brasil; Juazeiro do Norte, com a devoção à Nossa Senhora das Candeias e ao Padre Cícero, que reúne anualmente milhões de sertanejos; Barbalha, com a festa do Pau da Bandeira e as homenagens a Santo Antônio; São Benedito, com romarias para Nossa Senhora de Fátima, e Quixadá, que abriga o Santuário de Nossa Senhora Rainha do Sertão.
Estes destinos serão promovidos em um estande interativo, com 100 m² e painéis informativos com a tecnologia touch screen. O espaço do Ceará será montado a partir de uma parceria entre a Setur CE e o Ministério do Turismo (Mtur). Lá, vão estar expostos santuários, rotas religiosas, municípios com destinos cristãos, destinos internacionais católicos, festas religiosas, agências de viagens e empresas de suporte ao turismo especializadas.

OURO PRETO COM 315 ANOS

No aniversário de Ouro Preto, além da rica programação cultural, a população participou de muitas atividades esportivas.  Rua de Lazer, futsal, handebol, judô, futebol e ginástica olímpica animaram a cidade em quatro dias de atividades promovidas ou apoiadas pela Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
PROGRAMAÇÃO - Na sexta-feira (5), às 19h, na Associação Atlética Aluminas, houve as finais do 1º Torneio de Futsal de Bairros, depois do que o Grupo de Dança Aero dance BH e a premiação dos campeões encerram o torneio. No sábado (6), a partir das 9h, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) sedia a 3ª etapa do Campeonato Mineiro de Judô. O evento contará com a participação de cerca de 500 atletas de todo o Estado e garante pontos para o ranking da Liga Mineira de Judô de 2013. Também no dia 6, a partir das 14h, no Ginásio do OPTC, acontecem jogos amistosos de futsal infantil, juvenil, adulto e handebol feminino.  A partir de 12h do dia 7, a Prefeitura realizou a 7ª edição da Rua de Lazer no Campo da Água Limpa. Além das atividades educativas, esta edição contará com a apresentação da Ginástica Olímpica Fundação Aleijadinho e outras atividades culturais.
Para encerrar a programação esportiva, no Campo da Barra, na segunda-feira (8), às 9h, houve o amistoso entre Veteranos da Prefeitura e Veteranos de Casa Branca. Às 14h, o Futebol Mirim Masculino Projeto Esportivo Social Amarantina enfrentou o time do OPTC. E às15h, a Seleção de Ouro Preto jogou contra o Juniores do Tupi Futebol Clube, de Juiz de Fora.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO - Ouro Preto é famoso por sua arquitetura colonial e a descontraída maneira d viver de sua população. Considerada Patrimônio Histórico Mundial, a cidade é repleta de história, representada na sua arquitetura colonial e riquíssimo acervo do Brasil/Colônia. A natureza foi bem generosa quando lhe dotou de muitas minas de ouro, fato importante para o seu enorme prestígio no Império. Hoje, Ouro Preto como um todo, reflete a vida faustoso que tempos memoráveis.

OS 123 ANOS DE BOA VISTA

Orquestra Sinfônica de Boa Vista
Para comemorar os 123 anos de fundação do município de Boa Vista, a Prefeitura elaborou uma programação especial que começou no último sábado (6) e seguiu até terça-feira (9). A proposta foi valorizar a cultura regional com destaque para os talentos locais.
Foram três dias de festa, incluindo o Concerto Musical 9 de Julho, Mostra Fotográfica “Boa Vista retratos do Brasil”, sarau de poesia, show com a banda Jamrock,  aulão de capoeira, grafitagem e a Corrida Internacional 9 de Julho. Todas as apresentações ocorreram no Centro de Turismo, Artesanato e Geração de Renda Velia Coutinho.
O “Concerto 9 de Julho – Do clássico ao popular”, encerrou a programação de aniversário da cidade. Os componentes da Orquestra Sinfônica de Boa Vista  apresentaram  um repertório com músicas clássicas de autores internacionais e canções de artistas nacionais, incluindo os cantores da região Norte.
A Orquestra Sinfônica de Boa Vista fez uma apresentação especial acompanhada de cantores como Neuber Uchôa, Eliakim Rufino, Zeca Preto, Euterpe, MC Frank, Halisson Cristian, Joemir Guimarães e Sérgio Barros. O show teve a participação especial do Coral ArtCanto, composto por vozes de 100 crianças e adolescentes, atendidos pela Prefeitura. 
CULTURA - A miscigenação é um traço marcante dos cidadãos de Boa Vista. A cultura é predominantemente nordestina e indígena. Artistas da região se apresentam com um repertório que vai da orquestra Sinfônica de Boa Vista ao forró, com espaço para o xote, o xaxado, o sertanejo, o repente e o baião.. As apresentações ocorrem no Centro de Turismo, Artesanato e Geração de Renda Velia Coutinho.
Entre os atrativos da cidade estão a culinária indígena, de temperos exóticos, o artesanato de tribos indígenas e roteiros de ecoturismo. Em Roraima estão algumas das montanhas mais altas do país, como o Monte Caburaí (1.465 metros de altura), e uma das mais antigas, como o Monte Roraima (com formação estimada em 1,7 a 2 bilhões de anos) no Parque Nacional Monte Roraima. O Monte Roraima, é cortado por rios e cachoeiras. Para chegar até ele é preciso enfrentar ventos que podem chegar a 100 Km/h.

BONDINHO DE UBAJARA

A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) informa que, após um problema técnico que esta sendo superado, o bondinho do Parque Nacional de Ubajara deverá voltar a operar normalmente amanhã.
O Bondinho tem capacidade de levar até dez pessoas por viagem. São 450 metros que separam o alto da plataforma, de onde se tem uma visão espetacular da região e da entrada da gruta. Durante a descida, há uma breve parada para curtir o visual. 
No Parque, distante 3km do centro da cidade e com 1.120m de extensão, o turista pode contemplar diversas formações rochosas como estalagmites e estalactites.

O FESTURIS FOCA SER O MAIOR EVENTO DE TURISMO DO BRASIL

Diretores Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Rossi 
Já consolidado como um dos maiores eventos do continente sul-americano, o Festival do Turismo de Gramado está fadado a ser o maior acontecimento do turismo brasileiro este ano. Com nome firmado internacionalmente, ano a ano o Festuris, que ocorrerá este ano de  10 a  12 de novembro, na charmosa cidade da Serra Gaúcha,  ganha maior visibilidade ainda, graças ao trabalho diuturno da empresa realizadora e promotora, a  Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, que completa 25 anos de atividades neste  2013.   
 Se no ano passado, mais de 13 mil pessoas circularam no Festival, com a maciça maioria de profissionais de grandes empresas de várias partes do mundo e também de mais de 400 jornalistas especializados, este ano, durante os dois dias, são aguardados cerca de 14 mil profissionais, que devem  circular pelos mais de 17 mil metros quadrados do Serra Park.  
Logo após o término do Festival de 2013, os principais componentes da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos puseram-se em campo a fim promover um  o Festuris marcante neste  ano especial, rodando pelo Brasil e por  vários países dos continentes. 
NA ORGANIZAÇÃO OMT - O Festival idealizado por  Marta Rossi e  Silvia Zorzanello obteve uma chancela inédita no mercado internacional: é a primeira empresa brasileira de eventos certificada na Organização Mundial do Turismo , agência das Nações Unidas composta por membros de 155 países. Na prática, a partir de agora, a empresa estará integrada a uma ampla rede de organizações não-governamentais comprometidas com o turismo sustentável e socialmente responsável, e pode usufruir da expertise da OMT e dos demais membros para orientar novas políticas e incrementar seu nível de competitividade.
A confirmação ocorreu durante a 95 ª Sessão do Conselho Executivo da organização, realizada em Belgrado, na Sérvia. Foram aprovadas as candidaturas de 39 novos membros afiliados, sendo a Marta & Silvia e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) as únicas do Brasil. “É um marco para a empresa, porque consolida nossa real internacionalização, tanto para os eventos próprios como os terceirizados que promovemos”, afirma a diretora Marta Rossi, que fundou a empresa em 1988, ao lado da sócia Silvia Zorzanello...
Os diretores Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi estiveram presentes em uma série de encontros na sede oficial da OMT, em Madri, na Espanha. Esses encontros oportunizaram aos diretores do evento conhecer as estruturas internas, as políticas e as práticas da entidade, além de apresentar o Festuris à organização.
Durante a visita à sede da OMT, os diretores do Festuris foram recepcionados por Márcio Fávilla, que é brasileiro e diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da organização, e por Yolanda Perdomo, diretora do Programa de Membros Afiliados da organização. 
CONSULADO - Sempre que empresas e países têm intenção de fazer investimentos ou participar de ações e eventos em outro país, procuram imediatamente os consulados locais. Visando mostrar o Festival do Turismo de Gramado para todos os Estados Unidos, o representante do Festuris Walter Comassetto recebeu o apoio do consulado brasileiro em Nova York, representado pelo cônsul-geral Luiz Felipe de Seixas Corrêa e pelo chefe do Setor de Promoção Comercial (Secom), Pedro Terra.
MERCADO NORTE AMERICANO - A aproximação com o mercado da América do Norte está cada vez mais fortalecida através de destinos que estarão presentes no Festuris em 2013, como Miami e Chicago, além de diversas empresas que são especializadas em produtos norte-americanos. Além disso, a diretora do Festival do Turismo de Gramado, Marta Rossi, e o consultor financeiro, Sérgio Prade, estiveram representando o evento na International Pow Wow 2013, que ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 8 a 12 de junho. Com este novo foco do Festuris, o evento tem agora um excelente representante na América do Norte. Trata-se de Walter Comassetto, Com larga experiência em companhias aéreas e no setor turístico em geral, Comassetto levará as novidades do Festival do Turismo para o Canadá, Estados Unidos e México.
FÓRUM IBERO-AMERICANO - O Fórum Ibero-Americano de Periodistas, composto por jornalistas e associações de turismo da Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai, terá mais um encontro no 25° Festuris. Esta reunião, que é aberta aos interessados, ocorrerá pelo segundo ano consecutivo no Festuris. A missão do projeto é promover o novo agrupamento e integração de jornalistas de turismo na América Latina, através de associações nacionais, a fim de fortalecer a profissão e, como um fator importante, propagar o desenvolvimento do turismo sustentável, através de viagens e intercâmbios. 
FEIRAS PELO MUNDO - O diretor do Eduardo Zorzanello e a gerente comercial do evento, Rose Ott, estiveram em Lima, no Peru, onde participaram de feiras e eventos de turismo. Além do Salão Internacional do Turismo (SIT), também integraram um workshop para promover Gramado, realizado pela WPS Consulting Inc. A empresa, com sede em Miami e filiais no Canadá e no Brasil (Vitória e Gramado), é especializada no desenvolvimento de ações de marketing turístico. 
Durante os meses que antecedem o Festival do Turismo de Gramado, os organizadores do evento continuam visitando os principais encontros do trade turístico pelo mundo, em busca de novos conceitos par sempre aprimorar o Festuris e, também, promover as principais novidades da feira. O último foi em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde a diretora Marta Rossi, a partir de 8 de junho, participou  da Pow Wow, uma feira com grande peso para o trade turístico mundial. 
TURISMO GLBT NO MUNDO - Realizado pelo quinto ano consecutivo dentro do Festival do Turismo de Gramado, o Salão GLS contará com destinos nacionais e internacionais, além de imprensa especializada. Esta crescente mostra que o turismo GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) é um dos segmentos que mais cresce ao redor do planeta, o que faz com que grandes empresas se especializem em atender apenas ao público gay.
Já estão confirmados para a 25ª edição do evento no Salão GLS, expositores vindos de países do Mercosul, como Peru e Uruguai, e de destinos nacionais, como São Paulo, Recife e Santa Catarina, além de imprensa especializada neste setor.
SALÃO DA ABEOC - Às vésperas de receber promoções mundiais no Brasil a partir de 2014, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a maioria das empresas de eventos (74,6%) aumentou seus investimentos em 2012 e 67% delas confirmou que pretende investir mais em 2013. 
O mercado corporativo foi apontado como o maior responsável pela melhoria dos negócios para 64,7% das empresas. O mercado de eventos representa 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e já movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano. E é diante deste cenário – apontado no levantamento do 1º Barômetro da Indústria de Eventos – que está confirmada a realização do 1º Salão Abeoc (sigla da Associação Brasileira de Empresas de Eventos) no 25º Festival do Turismo de Gramado. A diretora do Festuris Marta Rossi lembra que o alinhamento de ações entre os setores de turismo e eventos é essencial para o bom andamento do trabalho de ambos. 
ESTRADA REAL - Reconhecida por apresentar diversos atrativos turísticos e culturais, a Estrada Real atrai turistas de todos os estilos e localidades. Cidades como Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes e Paraty, além de parques ecológicos como a Serra do Cipó (MG) e da Serra dos Órgãos (RJ) e santuários religiosos – como a Santuário da Nossa Senhora da Piedade (MG) e o Santuário de Aparecida (SP), fazem parte da Estrada Real, que participará pela primeira vez com estande próprio no Festival do Turismo de Gramado. De Minas ao litoral, o circuito Estrada Real é um dos maiores complexos turísticos do País, cercado de natureza e pessoas acolhedoras. 
NA  ABRAJET -  O XXV Festuris foi divulgado no sábado, 22 último, durante a Assembleia Geral e junto aos jornalistas de todo o Brasil participantes do XXX Congresso da Abrajet Nacional, em Palmas, Tocantins. Glaucia Nielsen, do Departamento de Comunicação da Marta Rossi Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, entregou a todos os congressistas material sobre o evento, situado entre os grandes encontros de negócios turísticos da América Latina.
O presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrela, fez a apresentação de Glaucia Nielsen, que deu amplas informações sobre o próximo  Festuris. 

TURISMO:LINHA DE CRÉDITO ESPECIAL NO BB

Informações da Assessoria de Comunicação do Banco do Brasil dão conta de que a instituição possui uma linha de crédito especial  destinada  às micro e pequenas empresas com faturamento bruto anual de até R$25 milhões, a fim de que desenvolvam projetos relacionados à Copa do Mundo Fifa 2014: o FAT Turismo.
Com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), a linha é composta pelas modalidades de financiamento de investimentos e capital de giro. Um dos principais atrativos está na taxa de juros -  a partir de TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) mais 4,5% ao ano (equivalente a partir de 0,82% ao mês). 
O prazo de pagamento varia conforme a destinação dos recursos: até 84 meses, incluídos até 24 meses de carência, para financiamento de investimentos.  No caso de capital de giro, o prazo é de até 36 meses, com até 12 de carência. 
O teto financiável para investimentos é até R$ 1,5 milhão para investimentos. 
 A relação de itens financiáveis é bem ampla e contempla desde capacitação de pessoal em qualidade de serviço, atendimento e língua estrangeira;  máquinas e equipamentos; veículos e embarcações  para transporte de pessoas aos estabelecimentos, cadastrados no Cadastur – cadastro dos prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo –, até o desenvolvimento de sites para implantação de softwares.

VOO REGULAR MACEIÓ/SÃO PAULO

No mês de junho, a Infraero anunciou que dois novos voos regulares da TAM estariam operando em
Maceió, Alagoas. Depois do voo com destino a Brasília, no último dia 2 foi a vez do voo regular com frequência diária (domingo a domingo) com destino a São Paulo (Guarulhos).
A malha aérea regular tem sido um dos principais desafios enfrentados para atingir o desenvolvimento do turismo em Alagoas. “Com o aumento da oferta de assentos aumentamos também a capacidade do destino como emissor e receptor”, afirmou Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo.
Para Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing, o trecho (Alagoas – São Paulo) é muito importante não só em função do turismo de lazer, mas, principalmente, pelas relações comerciais estabelecidas entre as capitais. “São Paulo é um dos principais mercados emissores para Alagoas”, afirmou. 

HOSPEDAGEM NO BRASIL -CHARMOSO HOTEL NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS

A capital maranhense vem se destacando nos últimos anos pelas construções modernas nos novos bairros e qualificação do turismo, principalmente no que diz respeito ao litoral. O surgimento de excelentes meios de hospedagem os eventos religiosas e culturais, entre eles o Carnaval e os festivais folclóricos vêm dando maior visibilidade a São Luis, que já se incluem como um dos bons destinos a serem visitados.
Ao lado do vistoso progresso e até como ponto de afirmação, o Centro Histórico de São Luís com seus casarões colônias lembrança de um passado faustoso ainda é uma agradável referência. Pois é neste ambiente envolvente que está o Hotel Pousada Colonial.  Cheio de charme, de elevado mérito arquitetônico e que concilia o passado com a vida moderna. Fachada revestida de azulejos portugueses em alto relevo, piso de cantaria, escadaria de madeira, um mirante que oferece a melhor visão do Centro Histórico, o Colonial oferece em suas dependências moderna decoração e conforto.

“UM OLHAR PARA O CEARÁ” É O TEMA DA CASA COR

Quarto proposto por Rodrigo Maia, CASA COR 2012
A Casa Cor Ceará inicia os preparativos para a sua 15ª edição. Em 2013, a versão cearense da mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, acontece em um imóvel de arquitetura europeia exclusiva, construído na década de 50. 
O tema escolhido para este ano foi, “Um olhar para o Ceará”, a inspiração do mote estará presente em todos os ambientes que, além dos elementos decorativos e arquitetônicos, contarão com seleção especial de música brasileira e um cardápio especial de comidas típicas cearenses no restaurante e café. Os nomes dos ambientes serão uma homenagem às várias expressões cearenses de cultura, arte e costumes.
O imóvel, escolhido para esta edição, possui 7.200 m², com 1.100 m² de área construída atualmente. A próxima Casa Cor Ceará selecionou a propriedade da Família Boris, que foi moradia de Bertrand e Ariza Boris e de um de seus filhos, Gerard Boris. A casa foi construída em 1950, localizada em endereço exclusivo na Aldeota, na Av. Rui Barbosa nº 869, (esquina com Rua Pereira Filgueiras). O local ganha destaque e chama atenção pela arborização e o tamanho de seu terreno, rodeado de árvores e palmeiras antigas.
Para esta  edição, a Casa  Cor  Ceará comemora os resultados alcançados em 2012.  A mostra cearense ganhou dois prêmios: o de Melhor Evento Nacional, como a melhor CASA COR 2012 do ano entre as 19 franquias brasileiras; e o 1º lugar em Maior Percentual de Aumento de Público Nacional da Casa Cor 2012. Os Prêmios foram recebidos na Convenção Anual do Grupo, que aconteceu em São Paulo (SP), e foram disputados por todas as 23 franquias nacionais e internacionais do evento.

PALESTRAS HOJE NO ATELIÊ INTERNACIONAL DE DANÇA

Hoje, no Ateliê Internacional de Dança, haverá  palestras que refletirão sobre O Devir das Técnicas de Dança na Contemporaneidade. O encontro será na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), às 19h, e receberá os pesquisadores Héctor Briones, Patrícia Caetano e Thereza Rocha. A entrada é franca. 
As palestras compõem a programação do Ateliê que acontece em Fortaleza de 8 a 20 de julho de 2013 e propõe ações formativas para estudantes, profissionais e artistas do corpo de todo o Brasil.  Esta é a primeira edição do projeto. A iniciativa, de Ernesto Gadelha e Paulo Caldas, ambos bailarinos e pesquisadores do corpo, é dar acesso qualificado e aprofundado a determinados tipos de informação, como as técnicas e práticas corporais, que tornam-se possíveis apenas através de vivências presenciais.
Os cursos, ao todo oito, terão cada um, carga horária de 15h/a. São eles: Espaços do Corpo,); Dança de Rua e Contemporânea; Conscientização do Movimento e Jogos Corporais; Dança Clássica e Improvisation Technologies (W. Forsythe), e Elementos do Movimento. 
O Ateliê disponibilizou hospedagem para 20 alunos que moram em outras cidades do país. Esta edição é realizada em cooperação com a Coelce, Casa de Cultura Alemã, Academia de dança Vera Passos, Vila das Artes, Universidade Federal do Ceará, através do ICA (Instituto de Cultura e Arte), Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará e Funarte. Produção da Via de Comunicação. 

NOVO PRESIDENTE DO IBRAM

Angelo Oswaldo (foto) é o novo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).  Sua nomeação foi publicada na terça-feira (9), no Diário Oficial da União (DOU). Desde a sua indicação, no mês de abril, Angelo Oswaldo vinha participando de algumas reuniões de trabalho com o intuito de se inteirar das atividades desenvolvidas pelo Ibram.
Ainda na terça-feira, o novo presidente do IBRAM participou, ao lado da ministra da Cultura, Marta Suplicy, de cerimônia de abertura da exposição A Herança do Sagrado, no Museu Nacional de Belas Artes/Ibram, no Rio de Janeiro, que integra a programação oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013). 
Natural de Belo Horizonte, Angelo Oswaldo de Araújo Santos é escritor, curador de arte, jornalista profissional, advogado e gestor público. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1971, e cursou o Instituto Francês de Imprensa, em Paris (1973/1975). Foi crítico literário do Diário de Minas e editor do Suplemento Literário de Minas Gerais. Como gestor público, foi secretário de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Ouro Preto (1977-83), prefeito de Ouro Preto por três mandatos (1993-1996; 2005-2008; 2009-2012), secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais (1999-2002) e  exerceu outras funções de destaque sempre ligadas à cultura. 

CATAVENTO DE PRATA VOLTOU VITORIOSO A LISBOA...

Maria e Mário Maximino (SATA) e Pedro Ribeiro (Dom Pedro)
Com o mesmo glamour das duas edições anteriores, que aconteceram em 2004 e 2005, a volta do Catavento de Prata, a Lisboa, teve a sua terceira edição, a chamada  "Noite de Gala do Turismo Luso-Brasileiro", no dia 3 de junho passado, como das outras vezes, no Hotel Dom Pedro Palace da capital portuguesa, com a presença do que existe de mais representativo no trade turístico local, show da cantora baiana Juliana Ribeiro e jantar assinado por três chefs do Senac, proposto pela diretora regional para a Bahia, Marina Almeida. 
Na ocasião, foram premiados com o Troféu Catavento de Prata 14 profissionais, personalidades, instituições e empresas de turismo que mais se destacaram nesta ponte que une Portugal ao Brasil, e, mais particularmente, Lisboa a Salvador, Bahia, onde a premiação existe há 35 anos, numa iniciativa pioneira no País da GAZETA DO TURISMO, que nesses 38 anos de existência já foi jornal, esteve depois brevemente num formato magazine, e hoje é um dos sites mais acessados pelo trade turístico brasileiro: www.gazetaturismo.com.br.
OS PREMIADOS - Foram os seguintes os agraciados com o Troféu Luso "Catavento de Prata 2013":
Companhia Aérea: Sata; Entidade Representativa de Segmento do Turismo: Associação de Hotelaria de Portugal e Associação Portuguesa de Agências de Viagens; Instituição Oficial de Turismo: Turismo de Portugal; Agências de Viagens e Operadoras: Exótico,; Sol Trópico, e viagens abreu ( não enviou representante); Grupo Turístico/Hoteleiro: Bensaude; Destaque da Imprensa Portuguesa: jornalista Ruben Abadia; Personalidade "Grande Amigo de Bahia": Nuno Lima de Carvalho, cidadão soteropolitano desde 1994; amigo fraterno dos escritores Zélia Gattai e Jorge Amado, de quem é personagem em livros de ambos; ex-diretor-geral do Casino do Estoril; idealizador e realizador da Semana da Bahia no Estoril e da Semana de Portugal em Salvador, há mais de 30 anos. 
CONGRAÇAMENTO - Muitas foram as presenças na noite de gala, de festa, e de congraçamento luso-brasileiro, entre tantos os casais Ana Maia e Pedro Galvão (que ficaram mais um dia em Portugal para prestigiar o evento, ele o atual presidente da ABAV-Bahia, representando assim todo o trade turístico baiano) e Hortência e João Coutinho (ele ex-Diretor de Finanças da Câmara da Cidade de Cascais); a socialite e blogueira portuguesa Isabel Nogueira, do site Inparties (www.inparties.pt); Pedro Costa Ferreira, Paulo Brehm, Rui Colmonerio e Filipe Machado Santos, todos em nome da APAVT (Associação Portuguesa de Agentes de Viagem e Turismo); Elsa Furtado (jornalista de Canela e Hortelã); Anya Ana e Fernando Borges (jornalistas de Travel & Safáris); pelo Hotel Mundial, foram Carmo e Manuel Pinto, Carla, Maria e Mário Maximino; pela SATA: Marco Silva e António Zuzarte Reis, este relações internacionais; Pedro Salazar (Bensaude Turismo); Miguel Cymbron (Newtour); Manuela Célia (Control Invest); Paulo Ramos (Bond Network). E mais: Graça Carvalho, Andréa Rão, Miguel Silva, Raquel Fontainha, José Vidal, Luz Soares da Cunha, José Aires, Sara e João Carvalho, entre muitos outros.
Após a entrega dos troféus, seguiu-se o show da cantora Juliana Ribeiro, em sua primeira apresentação além-mar: Acompanhada por seu diretor musical, tanto no CD como no palco, o violonista Duarte Velloso, que está há quatro anos com Juliana. 
O canto de Juliana também acompanhou as noites seguintes, quando foi aberta a Semana da Culinária Baiana no Bistrot "Le Café", do hotel, a cargo de três professores/chefs do Senac da Bahia, estando à frente a sua diretora regional Marina  Vianna Almeida, acompanhada pela advogada do Senac, Dra. Flávia Oliveira, e também pela colega, diretora regional do Senac do Ceará, Ana Cláudia Martins. Foram eles: Elmo Alves (pela terceira vez participando do Catavento luso), Uelcimar Santos e Marcelo Ferreira, além da coordenadora Crystiane Matos.

AERO CLUBE DO CEARÁ / EDITAL DE CONVOCAÇÃO / 05 de Junho de 2013

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Presidente do Aero Clube do Ceará, no uso de suas atribuições legais conforme Capítulos I e V, e seus artigos, do Estatuto Social, convoca os associados para Assembleia Geral Extraordinária – AGE, a realizar-se na sede da entidade sito à Praça Brigadeiro Eduardo Gomes S/N, 1º. Andar do TAG – Terminal de Aviação Geral, no dia 22 de Julho de 2013, às 10h00 horas em 1ª. Convocação, com mais da metade dos sócios, e segunda convocação às 11h00min horas, com qualquer número de sócios presentes, para tratar das seguintes ordens do dia: 
1)  Reforma das salas de aula;
2) Aprovação do Regimento Interno da entidade;
3) Outros assuntos pendentes do interesse da entidade
Fortaleza, 05 de Junho de 2013
Amaury Costa Araujo

ROTA DO SOL SEMANAL 11/07/2013 - ISSUU