Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de maio de 2019

CALEIDOSCÓPIO 24/05/2019

MAIO, UM MÊS MARCANTE - O último final de semana foi, de tristezas e recordações. No longínquo 19 de maio de 1951, na Igreja do Carmo desta Fortaleza, casei com a saudosa Angelita ,uma mulher bonita e cheia de dotes caseiros., mãe zelosa e dedicada aos nossos três filhos – Virginia Maria, Carlos Alberto e Maria Goretti. Ressalto com agradecimentos que os três continuam amigos fiéis e que ainda hoje são mais do que zelosos com este renitente e teimoso  filho de Deus, próximo de chegar aos 94 anos. Não é nossa intenção, no momento, desfilar os 68 anos que tive ao lado da companheira fiel e dedicada esposa. Só adianto que ela, com o seu jeitão brejeiro de tratar e com os dotes da culinária, soube domar o boêmio que sempre fui. Este introito talvez inútil serve apenas como pano de fundo para as recordações que tenho do mês de maio. Foi neste quinto mês do ano que, nos dias 6 e 10, nasceram a Virginia e o Carlos Alberto. Foi também no mês de Maria que a Angelita, no dia 13 passou a morar na mansão eterna, ela que completaria 88 anos no dia 22. A força do destino me reservou, ainda agora, outros episódios marcantes. No sábado passado, 11, foi chamada para a outra dimensão Dona Maria Nely Mendes Vasconcelos, uma vizinha de longos anos aqui do nosso condomínio e viúva do também amigo Francisco das Chagas Vasconcelos.  Mãe extremosa de sete filhos, dirigiu a família com uma dignidade ímpar, impondo-se pela suavidade no tratamento, como bem frisou sua nora Socorrinha, casada com o Everardo. No dia seguinte,  outro choque.  Na madrugada do domingo, após muitos dias hospitalizada, faleceu a av de minha neta Alessandra, Dona Ângela Collyer Santos Carvalho Lima, uma parnaibana de qualidades excepcionais e que viveu com dignidade e coragem ímpar, nos seus quase 94 anos (seria em Junho) após a morte do marido, engenheiro. Erton Carvalho Lima. Com dotes herdados de uma esmerada educação, Dona Ângela se impôs sem arrogância, sempre altaneira,  enfrentando a vida com fibra após o falecimento do esposo, quando se viu obrigada a trabalhar na Federação do Comércio do Ceará, entidade em que se aposentou até quando chegou à idade limite para o labor. Foi um choque a morte da querida Amiga, que me chamava de Voínho em razão do tratamento que me dá sua nora e minha neta Alessandra. Felizmente ou infelizmente, a vida da pessoa pode durar bastante, mas no fim chega-se à única certeza: a morte. Com meus quase 94 anos, não me sinto preparado para a viagem final. Será num dos dias do mês de maio do não sei quando?
SETFOR NA IMEX 2019 – Através da Secretaria do Turismo, a Prefeitura de Fortaleza esteve presente na feira de Eventos IMEX, em Frankfurt, Alemanha realizada anteontem (22) e ontem(23/05) Alexandre Pereira e Erick Vasconcelos, secretário e secretário executivo do Turismo de Fortaleza, respectivamente, participaram do evento, mostrando o potencial turístico da capital cearense.
A Imex Frankfurt reúne profissionais do turismo, organizadores de eventos, empresas hoteleiras e aéreas, operadores e agentes de viagens de negócios e conta com cerca de 3.500 expositores de mais 150 países. 
'DESTINO PARAÍBA' - O trabalho de divulgação do 'Destino Paraíba' não pára. A partir da terça-feira (21), a Empresa Paraibana de Turismo participou de duas atividades, em Salvador e Brasília. Na capital baiana, a estatal esteve na última etapa das rodadas de negociação do Roadshow JPA Travel Market. O evento foi para um público exclusivo: agentes de viagens que receberam informações sobre os principais roteiros turísticos da Paraíba, destacando os festejos juninos, tendo como carro-chefe o Maior São João do Mundo, em Campina Grande.
No mesmo dia, o diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lapa, este no Hotel Mercuri, em Brasília, no primeiro workshop da Operadora Abreu. Na quarta-feira (22), já em Goiânia (GO), aconteceu a segunda ação da PBTur, também com os principais vendedores da Abreu, que é uma das operadoras de turismo de maior influência nos mercados brasileiro e europeu.
ISENÇÃO DE VISTOS - Conforme publicação no Diário Oficial da União, daqui a menos de um mês não será mais exigido a obtenção de visto para o ingresso de turistas da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos no Brasil. A decisão, defendida historicamente pelo setor de viagens, é uma forma de reforçar chegadas internacionais ao país.
O Ministério do Turismo, através da Embratur, planeja uma grande campanha de divulgação sobre a isenção de vistos para os turistas dos países contemplados, com ações digitais, de relações públicas e de publicidade. O Brasil já mantém acordos bilaterais de dispensa do documento junto a 90 países, 
A estada dos visitantes liberados dos vistos no Brasil poderá ser de até 90 dias, prorrogável por igual período, desde que não supere 180 dias, a cada 12 meses, contados a partir da data da primeira entrada. 

PRISCILA CAVALCANTI: DUPLA COMEMORAÇÃO

O artigo desta semana é dedicado a uma amiga, escritora e empresária de sucesso, e à sua empresa, por sinal, que leva o seu nome, isto é, Priscila Eventos, completando 30 anos de plena atuação, no segmento do Turismo do Ceará. Ela, 60 anos de existência profícua, neste mundo, onde, às vezes, algumas pessoas procuram TER MAIS AO INVÉS DE PROCURAR SER MAIS. 
A festa de arromba, como ela a denominou, comemorará, no dia 29 de maio de 2019, no luxuoso Teka's Buffet, seus 60 anos de idade e os 30 anos (Jubileu de Pérola) da sua empresa Priscila Eventos. Trata-se, pois, de um empreendimento-modelo, que sabe valorizar seus colaboradores (funcionários), clientes e fornecedores, respeitando-os como seres humanos e exigindo deles, à risca, o cumprimento das boas regras de relacionamento social com clientes e com quem vai à procura de informações.
Bem! Não somos, como jornalista e, na especialidade Turismo, de jogar confetes nas pessoas, nos trabalhadores e patrões, quer das iniciativas privada ou pública. A razão? É que, na nossa modesta visão, todos têm a obrigação de gerir bem, com ética, profissionalismo e transparência, seus empreendimentos, cargos e funções. Não fazem favor algum, se procederem dessa forma, no dia a dia de seus afazeres, nos ambientes de trabalho e nos lares.
Mas, vamos, neste espaço, jogar confetes, sim, por merecimento, a Priscila Cavalcanti, pela comemoração da profissional e figura humana, uma mulher jovial, linda, de sorriso aberto, guerreira, mãe, irmã, avó, esposa, sogra, tia, e outros atributos exemplares, a servir ao próximo, sem olhar a quem, longe de exibições, gabolices e muito menos de se achar a “dona da cocada preta”. Defeitos? Claro que os deve possuir. Afinal, quem não os tiver que atire a primeira pedra. No entanto, o importante é que suas qualidades nos encobrem. 
Falando, ainda, sobre a amiga Priscila Cavalcanti, casada com o empresário, também de sucesso, Epitácio Vasconcelos, não nos recordamos do dia em que a conhecemos, na companhia de seu esposo e de sua filha Malu Cavalcanti, competente mestre de cerimônias. Mas, que nos interessam o dia, o mês e o ano da apresentação dessa maravilhosa pessoa? A nosso ver, o que deve prevalecer, sim, é a preservação de nossa amizade, o respeito e a admiração que sentimos, ao longo dos anos, por quem sabe ser gente. 
Quanto à atuação da empresa Priscila Eventos, se funciona, até à presente data, depois de 30 anos de criação, é pelo fato de sua dirigente-mor pôr em prática uma recomendável advertência administrativa: o sucesso de hoje não garante o de amanhã, afora ser consciente, também, de que é preciso continuar inovando e apresentando produtos e serviços de qualidade, preços justos e competitivos, além de atender os clientes, como um “Rei”, pois eles são capazes de fazê-la crescer, ou levá-la à falência, caso não venham a merecer excelente atendimento, quando necessitar de seus produtos ou serviços.
Bem! Como nosso espaço é limitado, resta-nos parabenizar a amiga Priscila Cavalcanti, por ter chegado aos 60 anos de idade, um privilégio negado a muitas pessoas, e os parabéns aos que compõem a empresa Priscila Eventos pelos 30 anos de fundação.
 Agora, para sua satisfação, da família, dos inúmeros amigos e da clientela, os votos para que desfrute uma vida longeva, com saúde física e financeira, alcance mais êxitos em tudo o que realizar na existência. Felicidades e abraços, estimada amiga Priscila. Sempre em frente e pensando grande!

VÃO-SE OS ANÉIS, FICAM OS DEDOS

Essa era uma expressão que a minha mãe, sempre que oportuno, referia. Dito que identifica o fato de que, ainda que e qualquer desconforto da vida gere tristeza, perda, algo resulta de positivo para alentar aqueles que padeçam  de tal desalento.
E a vida é uma superposição de momentos negativos, eivada de fatos que consomem a nossa tranquilidade. Assim ocorre sempre que a surpresa nos sonega da companhia de alguém que marque presença positiva em nossa convivência. Ainda que a saudade ocupe o espaço privilegiado que reservamos no nosso cotidiano, a memória guarda em seu arquivo tantos quantos tenham sido os instantes da presença.
Nestes últimos meses tenho sido abalado com seguidas notícias indesejadas. Ainda que perceba que é o fruto do determinismo do cosmos em que gravitamos, por sermos estruturas humanas, o que nos concede o privilégio da emoção, rendemo-nos aos abalos naturais que nos deprimem.
Há poucos instantes, recebi uma dessas notícias que, por surpresa, degradamos, através de um querido “irmão”, o EDUARDO TAWIL, o nosso DUDA da lide cotidiana. Depois de amargar a solidão que deprime, pela ausência de sua companheira de tantas aventuras, o mais que estimado amigo lusitano NUNO LIMA DE CARVALHO não resistiu à infecção que lhe consumiu a resistência.
Para os que não o identifiquem, NUNO foi dos mais leais amigos portugueses que a Bahia e o Brasil colecionaram nas últimas décadas. O seu relacionamento com a nossa baianidade foi extremamente estreita, o que lhe valia presença constante, tanto por estes limites como na companhia que acolhia com proverbial presteza na “santa terrinha”.
Já se vão tantas décadas de quando tive a felicidade de o encontrar e poder efetivá-lo no bojo do meu relacionamento. Exerceu com muita eficiência, mais que isto, com extrema utilidade, o cargo de Diretor do Cassino do Estoril, espaço em que estruturou e manteve ativo como se fora consulado destinado a recepcionar com todas as honras tantos brasileiros quantos tivessem o privilégio de ali o encontrar.
Nuno foi um liame extremamente positivo na ligação da cultura baiana com a lusitana. Durante mais do que um lustro, soube amealhar em seu torno as mais expressivas representatividades da cultura baiana. A excepcional relação sempre esteve liderada por Jorge Amado e Zélia Gattai, de quem guardou um relacionamento mais estreito. Ao lado de Jorge, la estiveram com destaque Caribé, Mário Cravo, Carlos Bastos e uma infinidade de personalidades das artes, da literatura e da história da Bahia. 
Um amigo que conservou enquanto em vida foi a mais expressiva liderança política da Bahia que foi Antônio Carlos Magalhães de quem, na companha do Dr. Manoel Telles e de Licínio de Carvalho, dentre outros, recebeu apoio total para realizar seguramente o mais belo evento que reuniu os dois países: A SEMANA DO TURISMO DA BAHIA-ESTORIL-PORTUGAL. Na qual gravitaram durante uma semana as mais representativas expressões do turismo e da cultura portuguesa, estas lideradas pela fantástica e inesquecível AMÁLIA RODRIGUES.
Àquelas alturas colecionou muitos outros baianos no rol da sua intimidade, a exemplo de PAULO GAUDENZI e MANOEL CASTRO. Tive, então, a felicidade de ser acolhido, da mesma sorte, no cadinho da sua intimidade e pude partilhar, durante muitos anos, da sua sempre agradabilíssima companhia. 
Inclusive, quando da elaboração, pela Assembleia Legislativa da Bahia, da última Constituição Estadual, tive a oportunidade de o trazer a Salvador e promover a sua ida à àquela Câmara a fim de discorrer sobre a atividade altamente valiosa dos “cassinos” para a economia de município, estado e a própria nação, a partir do exemplo português. E, por consequência, eu que havia provocado a inserção no projeto daquele diploma, a partir da iniciativa deflagrada em Minas Gerais pelo, então Secretário de Turismo local, TANCREDO NAVES, tive a alegria de ver incluído o dispositivo na promulgação da mais alta Carta baiana.
Nossa iniciativa, da mesma sorte, logrou ver aprovada a indicação do seu nome pela Câmara de Vereadores de Salvador como Cidadão Soteropolitano, em solenidade que foi testemunhada pelas mais expressivas autoridades e personalidades do Município e do Estado.
Com o apoio, inclusive, do próprio NUNO, logramos levar a Portugal a realização da “Noite de Gala do Turismo Luso-Brasileiro” quando tivemos a oportunidade, inclusive, de o homenagear com o troféu clássico “CATAVENTO DE PRATA”, em memorável noite no Dom Pedro Hotel Lisboa.
Tanto quanto foram memoráveis as noites que vivemos no Salão Preto e Prata do Cassino do Estoril, ao lado da nossa nunca esquecida e sempre amada TEREZA, no qual militou durante tantos anos, e foi onde ainda manteve a Galeria de Arte como seu diretor. 
NUNO era licenciado em Filosofia pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa. Exerceu as funções de Secretário Geral do Estoril Sol de 1971 a 2002, bem assim exerceu as funções de Diretor da Galeria de Arte do Cassino do Estoril desde 1975.
Por gentileza do companheiro DUDA TAWIL – que foi seu amigo durante todos estes últimos anos - como títulos honoríficos, colecionou alguns, a exemplo de Oficial do Infante D. Henrique, Comendador da Ordem do Mérito Vaz de Caminha, Brasil, Comendador do Mérito Civil da Espanidade, Cidadão Soteropolitano, este promovido na Câmara Municipal de Salvador por nossa iniciativa. 
NUNO foi o que podemos denunciar como uma das melhores almas do sentir lusitano. Que Deus o tenha, com certeza, na elite de quantos já nos deixaram. 

AIR EUROPA, A PIONEIRA - A COMPANHIA ESTRANGEIRA SOLICITOU ESTABELECER-SE NO BRASIL

Pela primeira vez na história, uma companhia aérea internacional solicitou, no Brasil, registro de empresa brasileira com sede administrativa em território nacional, o que permite o transporte de passageiros em rotas nacionais segundo as leis do País. O feito é da Air Europa, que se cadastrou na sexta-feira (17) na Junta Comercial de São Paulo. O objetivo é assegurar sua instalação e operação no país dentro do prazo estabelecido pela Medida Provisória 863, de 13 de dezembro de 2018.
O texto da MP, que tramita em regime de urgência, deve ser deliberado pela Câmara dos Deputados até o próximo dia 22, fim do prazo de vigência e limite para votação. Mesmo vencido o prazo, a instalação da empresa será mantida como determina a legislação vigente para estes casos.
A MP revogou exigências previstas no Código Brasileiro de Aeronáutica para a concessão de serviços aéreos públicos, derrubando o teto de participação do capital estrangeiro em empresas aéreas nacionais e permitindo a exploração dos serviços por companhia constituída segundo as leis brasileiras.
De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a conquista “consagra a abertura do mercado brasileiro ao investimento estrangeiro, o que deve gerar forte incremento da competitividade do transporte aéreo no Brasil e reposicionar o país no cenário mundial do turismo. É, de fato, um novo momento para o turismo brasileiro”, comemora.
Ele destacou que a desconcentração de mercado contribuirá de maneira significativa para alcançar a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo 2018-2022, que prevê o aumento da entrada anual de visitantes internacionais no país de 6,6 milhões para 12 milhões de turistas, além da incorporação de 40 milhões de brasileiros no mercado doméstico. Outra meta global que deve ser impactada é a previsão de aumento de US$ 6,5 bilhões para US$ 19 bilhões da receita com turismo internacional, nos próximos quatro anos.
A adoção de uma nova forma de participação de capital segue tendência de abertura já verificada em outros países e equipara o mercado de aviação ao modelo já adotado em praticamente todos os setores da economia nacional. No Brasil, setores estratégicos como aeroportos, portos e ferrovias, eletricidade, mineração, óleo e gás, saúde e telecomunicações permitem investimentos estrangeiros sem qualquer tipo de restrição.
O modelo também permite desconcentrar o mercado brasileiro de aviação: enquanto Argentina e Colômbia têm, respectivamente, nove e oito companhias aéreas operando as rotas domésticas, no Brasil apenas quatro empresas - sendo que uma atualmente está em recuperação judicial - concentram mais de 99% do mercado.
PROJETO DE LEI - Em março, plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei 2724/15, que elimina o teto de participação do capital estrangeiro em empresas aéreas nacionais. O texto também altera dispositivos da Lei Geral do Turismo, uma das bandeiras do Ministério do Turismo para promover a desburocratização e a modernização do setor. O projeto foi aprovado por 329 votos contra 44. Atualmente o texto aguarda apreciação no Senado Federal. (Com o MTUR)

NAVIO COSTA PACÍFICA - RETORNO À AMÉRICA DO SUL NA TEMPORADA 2019/2020

Após dois verões seguidos no Caribe, o navio Costa Pacifica, da Costa Cruzeiros, retorna à América do Sul para a temporada 2019/2020. Com embarques do Rio de Janeiro, o Costa Pacifica realizará sete viagens, com oito noites de duração cada, rumo à região do Prata.
Entre dezembro de 2019 e março de 2020, o hóspede brasileiro tem a oportunidade de conhecer as cidades de Buenos Aires e Montevidéu de uma única vez. O itinerário do navio também inclui escalas em Búzios, Ilha Grande e Ilhabela, consideradas as mais belas cidades dos litorais paulista e fluminense. 
O primeiro cruzeiro do Costa Pacifica parte no dia 31 de dezembro para a celebração da virada de ano. O roteiro de sete noites proporciona ao viajante a experiência de passar o Réveillon de 2020 em Copacabana assistindo ao espetáculo da queima de fogos. 
Outro destaque é o Carnaval em alto-mar. Em 16 de fevereiro, o hóspede embarca para um período de diversão em família ou com os amigos. O Costa Pacífica terá uma programação temática a bordo com direito a festas à fantasia e diversas atividades para crianças, jovens e adultos. 
A temporada 2019/2020 do transatlântico na América do Sul também será marcada  pelos cruzeiros de travessia Itália-Brasil e Brasil-Itália, com 15 e 17 noites de duração, respectivamente. Nesses roteiros, o turista fará um tour por diferentes lugares e culturas. Entre os destinos visitados pelas travessias transatlânticas: Savona, Gênova, Marselha, Barcelona, Málaga, Arrecife, Santa Cruz de Tenerife, Rio de Janeiro, Recife, Maceió e Salvador.
A gastronomia fica a cargo dos cinco restaurantes, onde são servidas mais de 400 opções de pratos. No quesito entretenimento, as festas temáticas e o show de talentos The Voice of The Sea são os destaques. 

FORTALECIMENTO DA MALHA VIÁRIA - ALAGOAS TERÁ 8 NOVOS VOOS DIRETOS NO MÊS DE JULHO

A operadora Azul Viagens e a companhia aérea Azul irão disponibilizar mais opções de voos diretos para  Alagoas no mês de julho, além dos voos regulares diários e semanais. Oito cidades ganham conexão direta com o Estado, são elas: Ribeirão Preto (SP), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE).
As novas operações foram angariadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), para suprir a carência gerada com o fim das operações da companhia aérea Avianca, que fragilizou a malha aérea de todo o País.
Outra ação que também pretender fortalecer a malha aérea alagoana é a nova negociação encabeçada pelo governo do Estado para diminuir os custos do combustível de aviação, o QAV, em Alagoas, por meio da redução de encargos sobre este produto.
CARAVANA AZUL- Para fomentar os novos voos da Azul, o Estado, em parceria com a Luck Receptivo e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Alagoas, promove um roadshow chamado caravana Azul que percorrerá oito cidades brasileiras, promovendo encontro de hoteleiros com agentes de viagens e promovendo workshops e capacitações para venda do Destino Alagoas.
A primeira etapa da caravana Azul acontecerá entre os dias 20 e 24 de maio e passará pelas cidades de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Sorocaba, todas no interior do Estado de São Paulo, principal mercado emissor para Alagoas. A segunda etapa, que acontecerá entre os 03 e 07 de julho, contemplará as cidades de Belo Horizonte e Uberlândia, em Minas Gerais, e Goiânia, capital do Estado de Goiás.

BAGAGENS DE MÃO - SETE AEROPORTOS DO PAÍS JÁ REFORÇAM A FISCALIZAÇÃO

Segundo a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas, desde a última terça-feira, os aeroportos Luís Eduardo Magalhães (Salvador) e aeroporto internacional de São Paulo (Guarulhos) estão também com fiscalizações rigorosas no que diz respeito a bagagens de mão. 
Como já havia sido anunciado, desde o último dia 13 cinco aeroportos já estavam adotando procedimentos mais rigorosos sobre as bagagens de mão de passageiros em voos domésticos. São eles: o aeroporto de Santa Genoveva (Goiânia); Salgado Filho (Porto Alegre); Congonhas (São Paulo); Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro).
As bagagens que não se enquadram nas dimensões permitidas – 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade – terão de ser despachadas. A Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear) alerta que, dependendo da tarifa adquirida pelos passageiros, o despacho poderá ser cobrado.
Segundo a entidade, os valores da taxa extra variam a partir de R$ 59. Para evitar que os passageiros sejam pegos de surpresa, a Abear iniciou em abril uma campanha de orientação em conjunto com representantes de companhias aéreas. Os 15 aeroportos com maior movimento de passageiros no país participam da iniciativa. A cada um foi dado um período de aproximadamente duas semanas para que informar sobre as medidas aos passageiros. Passado o período de campanha, malas fora do padrão terão de ser despachadas no momento do check in.
A cobrança por bagagens despachadas teve início em 2017. Na época, as companhias aéreas e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alegaram que a medida resultaria na redução do preço das passagens aéreas.
Perguntada sobre se as novas medidas já estariam colaborando para a redução do preço das passagens aéreas, a Abear informou que a desregulamentação do transporte de bagagem despachada “é apenas um dos muitos fatores que influenciam preços do transporte aéreo”, e que “o setor, como todo o país, lidou com a grave crise econômica e vê crescimento econômico praticamente nulo nos últimos quatro anos, ainda que tenha que absorver uma disparada de custos".
De acordo com a entidade que representa as empresas aéreas, as novas regras possibilitaram às companhias “um novo tipo de tarifa econômica, só com bagagem de mão, preferida hoje por 65% dos clientes”.
A Abear acrescenta que, nos últimos dois anos, “isso ajudou a trazer de volta para os aviões mais de 7 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais que haviam deixado de viajar durante o período recente de crise econômica”.
TRIAGEM - A triagem por meio de fiscalizações mais rigorosas começou a ser feita desde o dia 25 de abril nos aeroportos Aeroporto Afonso Pena (Curitiba), Aeroporto Viracopos (Campinas), Aeroporto Aluízio Alves (Natal).
Em Brasília, a triagem no aeroporto Juscelino Kubitschek começou no dia 26 de abril. Desde o dia 2 de maio, passou a ser implementada nos aeroportos de Confins (Belo Horizonte); Pinto Martins (Fortaleza); Guararapes (Recife); e Val-de-Cans (Belém).
Outros 90 aeroportos em todo o país terão gabaritos com as medidas padronizadas pelas empresas aéreas em seus respectivos balcões de check-in.

SERGIPE REIVINDICA - INCLUSÃO DA CAPITAL NAS ROTAS DE CRUZEIROS MARÍTIMOS

Reunião
O turismo é uma área com inúmeras possibilidades e pensando em inserir Sergipe em mais uma opção para os viajantes o Governo do Estado, a Capitania dos Portos e gestores da Prefeitura de Aracaju, juntamente com as empresas que atuam no segmento de cruzeiros marítimos no Brasil e em alguns países, reuniram-se na última quarta-feira, para dialogar sobre a viabilidade de inserir Aracaju neste roteiro. 
Na oportunidade, foi apresentada para as empresas Costa Cruzeiro e MSC Cruzeiros as condições de acesso ao Porto, profundidade do local e a infraestrutura para receber os navios de grande porte. Além disso, foram abordados temas como a capacidade de receptivo, rede hoteleira, quantidade de leitos e a diversidade de produtos turísticos existentes no estado.
Ao exibir o funcionamento do setor e as rotas existentes no país, o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA), Marcos Ferraz, detalhou os dados do setor no período de 2017/2018. “Passaram pelos sete navios em atividade no Brasil cerca de 418 mil pessoas, gerando 28 mil empregos diretos e um incremento na economia de R$ 1,792 bilhão”, disse. 
O secretário de Estado do Turismo, Manelito Franco Neto, que representou o Governo no encontro, lembrou que desde a realização da ABAV Expo 2018, tem buscado alternativas para o assunto. Segundo ele, na ocasião foi aberto um canal de diálogo com as empresas do setor. 
Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a possibilidade de inserção de Aracaju na rota dos cruzeiros é de grande importância. Ele lembrou ainda que Aracaju foi a primeira capital planejada do Brasil e que é de fácil mobilidade para todo o tipo de público. “ 
Ao final do encontro, ficou estabelecido que novas reuniões serão realizadas para encaminhamento das discussões e realização de estudos sobre o tema.

EXPERIÊNCIA NORDESTINA - GILSON MACHADO NA PRESIDÊNCIA DA EMBRATUR

Com a nomeação publicada na terça-feira, 21 de maio, no Diário Oficial da União, o empresário pernambucano Gilson Machado Guimarães Neto (foto) é o novo presidente do Instituto Brasileiro de Turismo. A posse está marcada para 29 de maio, às 18h, em uma solenidade na sede da autarquia, no Setor Comercial Norte, em Brasília.
 Antes de assumir o cargo, o novo presidente da Embratur atuava como secretário nacional de Ecoturismo e Cidadania Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), onde também exerceu o cargo de secretário de Florestas.
A partir de agora, Machado Neto será o responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito à promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.
PERFIL - Gilson Machado é recifense, tem 51 anos, e sua formação profissional é em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ele é conhecido principalmente no Nordeste brasileiro, e atua há mais de 30 anos no setor turístico. Seus negócios nessa área estão localizados em São Miguel dos Milagres e Porto de Galinhas. É membro do trade turístico da Rota dos Milagres e do Convention & Visitors Bureau de Maragogi. O novo presidente da autarquia ainda possui experiência como produtor de eventos e no ramo de radiodifusão, sendo apresentador de um programa voltado para a atividade turística na Região Nordeste. Antes da nomeação na Embratur, Gilson Machado Neto era secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. Nessa pasta, ele chegou a atuar também como secretário de Mudança do Clima e Florestas.

ENTRADA VISITANTES INTERNACIONAIS - DECRETO APROVOU O PLANO NACIONAL DE TURISMO

Produção artesanal  fortalecida
O Diário Oficial da União publicou na edição da quarta-feira (15) o decreto nº 9.791/19, que aprova o Plano Nacional de Turismo 2018-2022. Uma das metas estabelecidas no documento é o aumento da entrada anual de visitantes internacionais no país de 6,6 milhões para 12 milhões de turistas. Outra meta global é aumentar a receita gerada, passando dos atuais US$ 6,5 bilhões para US$ 19 bilhões em quatro anos, redefinindo os destinos prioritários para a promoção nacional e internacional e ações para facilitação de vistos.
O decreto é assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e define a execução do plano em parceria com estados e municípios, que também deverão elaborar planos semelhantes e alinhados às políticas do Ministério do Turismo, com o objetivo de fortalecer a gestão descentralizada e estimular o turismo doméstico. O número de viagens de turistas brasileiros pelo País deverá passar de 60 para 100 milhões de pessoas e, consequentemente, ampliar os postos de trabalho, de 7 milhões para 9 milhões de empregos no setor. Para isso, a qualificação dos trabalhadores do turismo nos setores público e privado ganhará incentivos.
O fortalecimento do Programa de Regionalização do Turismo também está entre as diretrizes do plano que prevê, ainda, a melhoria da qualidade e da competitividade no setor, além da inovação e da promoção da sustentabilidade. Apoiar o planejamento no turismo, incentivando soluções de segurança pública que envolvam o setor é outra diretriz já alinhada com a nova estrutura da Pasta, que agora conta com uma secretaria nacional de Integração Interinstitucional.
Ao mesmo tempo em que promove a estruturação do turismo com projetos de infraestrutura e financiamentos aos setores público e privado, o Plano Nacional de Turismo contempla, ainda, o turismo responsável por meio de ações de acessibilidade e adoção de práticas sustentáveis no setor, estimulando o desenvolvimento local através de novas atividades turísticas que incorporem aspectos da produção, da cultura e da culinária regional. (Com o MTUR)

LANÇADO O LIVRO “A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO NO CEARÁ”

Evento de lançamento
Com a presença do diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Professor José Eduardo Souza Bastos, foi oficialmente lançada na quarta-feira, dia 15 de maio, às 10 horas, no auditório do Instituto a 3ª edição do livro A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO NO CEARÁ, de autoria dos jornalistas Augusto Oliveira e Ivonildo Lavôr, 
Na ocasião os autores fizeram uma palestra sobre fatos do passado da aviação no Estado e os avanços recentes no setor. O evento contou ainda com a presença de professores do Instituto, jornalistas, historiadores e interessados na área da aviação. 
Na ocasião, os autores doaram 23 livros para as bibliotecas das unidades de ensino ligadas ao IFCE em todo o Estado. Após as explanações e debates, foram distribuídos 30 exemplares da publicação autografadas pelos autores para os presentes no lançamento. 
Esta nova tiragem de 1000 exemplares do livro conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. Mostra rico conteúdo informativo em suas 244 páginas de pura história, onde são relatadas experiências da aviação no Estado. 
A edição inclui também fatos mais recentes que ocorreram nos últimos 10 anos no Ceará para que sirvam de estudo comparado com as ações do passado. Entre eles, a inauguração de novos terminais aéreos; a presença da alemã Fraport Airport na administração do aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza; o hub da AirFrance/KLM/Gol, entre outras iniciativas.
Em relação aos fatos do passado, o livro A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO DO CEARÁ retrata cearenses que contribuíram para a evolução da aviação no Brasil. Casimiro Montenegro, por exemplo, concebeu e participou diretamente da materialização do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), atualmente Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial, e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Outro cearense de destaque é Fernando de Mendonça, considerado como autoridade brasileira em rádio ciência. Mendonça teve seu trabalho reconhecido internacionalmente.
A apresentação da nova edição do livro ocorrerá também com explanações em colégios, livraria, bibliotecas e instituições de ensino de Fortaleza em datas ainda a serem agendadas. 

RESTABELECIDA A FRANQUIA DE BAGAGEM - APROVADA A ABERTURA DO SETOR AÉREO AO CAPITAL ESTRANGEIRO

Chegam ao Brasil Empresas Aéreas estrangeiras
O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira (22) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 12/2019, apresentado à Medida Provisória 863/2018, que autoriza até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas com sede no Brasil. No dia anterior,  O  Plenário da Câmara dos Deputados já havia aprovado a Medida Provisória 863/18, no mesmo sentido.
O texto agora aprovado pelo Congresso também autoriza cada passageiro a levar, sem cobrança adicional, uma mala de até 23 quilos nas aeronaves a partir de 31 assentos. Aprovada no último dia de sua vigência, a matéria será encaminhada à sanção presidencial.
O Senado manteve as alterações feitas pela Câmara no relatório apresentado pelo senador Roberto Rocha, autor do parecer da comissão mista que analisou a MP, editada no final do governo Michel Temer. Os deputados retiraram duas emendas apresentadas pelo relator.
No caso do controle das aéreas pelo capital internacional, ficou de fora da MP a proposta de condicionar esse controle à operação, por um mínimo de dois anos, de 5% dos voos em rotas regionais. Os deputados também rejeitaram emenda que previa a operação de voos internacionais por tripulantes brasileiros, ressalvada a possibilidade de no máximo 1/3 de comissários estrangeiros.
O teor das emendas rejeitadas deverá ser incorporado ao Projeto de Lei (PL) 2.724/2015, aprovado no mês passado na Câmara, que permite ao capital estrangeiro controlar empresas aéreas com sede no País e reformula regulamentos do setor de turismo. A proposta aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, onde tramita como PL 1.829/2019, sob a relatoria do senador Randolfe Rodrigues.
VOOS REGIONAIS - Defensor da MP, o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho reiterou em Plenário o compromisso assumido pelo presidente da República de editar decreto como forma de impor o cumprimento do percentual de 5% em voos regionais pelas companhias aéreas, previsto inicialmente no relatório apresentado por Roberto Rocha, não acatado pela Câmara.
Até a edição da MP 863/2018, o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565, de 1986), alterado pela medida, permitia a participação de capital estrangeiro até o limite de 20%. Com a MP, esse controle sem restrições será igual ao de países como Argentina, Colômbia, Bolívia e Índia. Austrália, Nova Zelândia e União Europeia admitem 100% de capital estrangeiro para empresas que atuem somente dentro de seu território.
FRANQUIAS - A franquia de até 23 kg é a mesma existente à época em que a Agência Nacional de Aviação Civil editou resolução permitindo a cobrança de bagagens. Essa franquia é prevista para as linhas domésticas e em aeronaves a partir de 31 assentos. Em aeronaves de 21 a 30 assentos, o passageiro poderá despachar sem custo adicional 18 kg; e em aeronaves de até 20 assentos, 10 kg. Em voos com conexão, deverá prevalecer a franquia de bagagem referente à aeronave de menor capacidade.
Nas linhas internacionais, a franquia de bagagem funcionará pelo sistema de peça ou peso, de acordo com regulamentação específica. Nas linhas domésticas em conexão com linhas internacionais, quando conjugados os bilhetes de passagem, prevalecerá o sistema e o correspondente limite de franquia de bagagem estabelecido para as viagens internacionais.
O texto aprovado no Congresso proíbe o uso da franquia de bagagem para transporte de animais vivos, e a soma total do peso das bagagens de passageiros não pode ultrapassar os limites contidos no manual de voo da aeronave.
PREÇOS - Fernando Bezerra disse que a MP facilita o investimento no transporte aéreo, que se encontra em crise decorrente da situação falimentar da Avianca Brasil. Com isso, afirmou, o país se tornou oligopólio de três empresas que abusam do poder econômico para estabelecer o preço que bem entendem das passagens aéreas. Já o senador Humberto Costa  disse que as mudanças contidas na MP são adequadas, e elogiou a decisão de Roberto Rocha de proibir, em seu relatório, a cobrança de bagagens com peso superior a 23 quilos. Por sua vez, a senadora Simone Tebet disse que a MP “é infelizmente necessária” em razão da atuação de “apenas duas ou três empresas” no mercado. O senador Jayme Campos destacou a importância dos voos regionais, e disse que as empresas aéreas “só querem o filé e não comer carne de segunda”. Ele afirmou que os cidadãos brasileiros são “extorquidos” pelos preços impostos pelas companhias aéreas, que ainda contam com benefícios do governo federal. O senador Nelsinho Trad  apontou avanços com a aprovação da MP, e disse que as companhias aéreas precisam olhar para os estados que não são considerados “os filés da aviação”.
CONTROLE - Esta não foi a primeira vez, em período recente, que a Câmara dos Deputados analisa a questão. Em março de 2016, a ex-presidente Dilma Rousseff assinou medida provisória que, entre outros pontos, elevava o capital estrangeiro nas empresas aéreas para 49% (MP 714/2016). Durante discussão na Casa, o percentual subiu para 100%.
Diante de risco de derrota no Senado, onde a ampliação não foi bem recebida, o então presidente Michel Temer fez um acordo com os partidos da base do governo para aprovar a MP, com o compromisso de vetar a parte sobre a elevação do capital estrangeiro, que seria reenviada por meio de projeto de lei.
A solução foi uma alternativa para salvar o texto, que continha outros pontos importantes para o governo, como o perdão de dívidas da Infraero com a União. Em seguida, em vez de tratar do tema apenas por meio do PL 2.724/15, o Executivo decidiu editar a MPV 863/2018, em 13 de dezembro do ano passado, após acertos do período de transição de governos. (Com a Agências Senado)

ENCONTRO DE LÍDERES - PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

Mecanismos que contribuam para colocar definitivamente o turismo na agenda econômica do país estão em discussão no 1º Encontro de Líderes, que aconteceu nos dias 16 e 17, no Wish Resort Golf Convention, em Foz do Iguaçu (PR).  O evento foi aberto no dia anterior com participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro (foto).
Empresários, investidores, profissionais do setor turístico e representantes de destinos de todo o Brasil participaram do encontro, em ambiente propício à troca de conhecimentos e geração de negócios.  De acordo com dados do MTur, o turismo gera 6,5 milhões de empregos no país e pode fortalecer muito mais a expansão da economia.
PAINÉIS - A pauta de discussões do encontro incluiu temas como diretrizes, planos e estratégias para o desenvolvimento do Brasil por meio do turismo; financiamentos como fator essencial de crescimento socioeconômico; o impacto da conectividade aérea no turismo e programas e linhas de crédito para o setor.
No último dia do evento, houve apresentações e debates sobre integração de investimentos  - Argentina, Brasil, Paraguai; projetos  que geram impacto econômico no setor de turismo e fundos de investimento na visão do investidor.

NO CRATO - CONFERÊNCIA DE ACUPUNTURA E MEDICINA CHINESA DO CARIRI

Levar as lições de vida da Medicina Tradicional Chinesa para a Região do Cariri já é em si um acontecimento no Estado do Ceará, em especial se tem por palco o Geopark Araripe, no Crato. E quando a Acupuntura efetivamente Tradicional ocupa o centro das atenções, os resultados são ainda melhores. 
Na abertura da I Conferência do Cariri, a palestra do Dr. Evaldo Martins Leite (foto), presidente da ABA – Associação Brasileira de Acupuntura, servirá de inspiração para promover o interesse e jogar luzes sobre este que é o mais completo método de tratamento e cura, principalmente de profilaxia, para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças. A Acupuntura é recomendada pela Organização Mundial de Saúde – OMS como procedimento inicial em diversos quadros clínicos.
PROGRAMAÇÃO - Nos dias 8 e 9, em Juazeiro (no Verdes Vales Hotel), será iniciada a 3° turma do Curso de Formação e Pós-Graduação em Acupuntura da ABA. Dr. Evaldo estará presente, repassando toda a sua experiência para novos e antigos alunos. “Somos a melhor e mais antiga Escola de Acupuntura do Brasil, presidida pelo melhor acupunturista do país. Estamos no Cariri há três anos e já formamos a primeira turma; a segunda está em formação. A terceira será lançada por ocasião da I Conferência do Cariri. Enfim, a Acupuntura Tradicional chegou para ficar na Região”, explica o Coordenador da ABA para o N/NE, Nilson Leite.
O PALESTRANTE - Médico cardiologista e ex-professor da Faculdade de Medicina Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o presidente e fundador da ABA é acupunturista desde a década de 1950. Considerado pioneiro da Acupuntura Tradicional no Brasil e no exterior, com 62 anos de experiência na área, é precursor do uso da Fotografia Kirlian e também o primeiro no mundo ao fazer a Acupuntura a Laser e a Eletroacupuntura. 
É citado pelo governo chinês como o descobridor da Acupuntura Vegetal (multiplicação da produtividade da planta com agulhas, pregos e pedras), técnica altamente ecológica e de excelentes resultados, que substitui "verdadeiros venenos". Criou a Acupuntura Telúrica, aplicada ao solo (fertilização com o uso apenas de pedras, madeira etc.).

EM DIA COM O FESTURIS 24/12/2019


VISITE CEARÁ NEWS 24/05/2019


ROTA DO SOL 24/05/2019 - ISSUU