Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CALEIDOSCÓPIO - DEUS NÃO É MAIS BRASILEIRO

Nesta já longa existência,  nunca vimos o Brasil em situação tão caótica. Diz o dito popular que uma desgraça nunca vem só. Pois é isto que está acontecendo neste nosso país tão magnânimo, de tantas oportunidades, de terras diferentes em clima e natureza, ao mesmo tempo tão generosa e prenhe de oportunidades. Não bastam as mais variadas intempéries da natureza, com inundações matando pessoas e deixando sem casa milhares de outras; ou secas que ocasionam tantas outras tragédias de igual dimensão. A inflação e o desemprego atingem principalmente as classes mais desvalidadas. Os aposentados são moedas para que o Governo se saia da quebradeira.   Homens públicos, movidos pela impudica vontade de tirar partido, de enriquecer ilegitimamente e de galgar ascensão  por caminhos ínvios, nos estão conduzindo para o mais  profundo abismo, moral e material. De país de futuro próspero e brilhante, infelizmente  estamos aos rés do chão, quebrados e sem muitas perspectivas de atravessar em poucos anos tão longo deserto de incertezas e mediocridade. Onde estão os nossos homens públicos de verdade?  Desapareceram, envergonhados pelo que se passa ao seu arredor? Em quem confiar, no momento? Está difícil o estado  em que estamos.  As pechas de má conduta política não escolhe cargos. Por causa de resoluções  temerárias no seu primeiro mandato, a Presidente é apontada como uma das causadoras de tanta ruindade  por que passa o País. Pessoalmente, até agora  não é acusada de conduta errada no que diz respeito a avanço aos cofres públicos. Contudo, cai-lhe  a pecha de praticar atos que afrontam a Constituição do País. Também, de ser acercada de gente de péssima qualidade  política e moral, auxiliares diretos, senadores e deputados que as escâncaras praticam atos ilícitos, avançando nos cofres públicas, sejam os do Mensalão ou das operações Lava-jatos da vida. Também são acusados de atuação não condizentes o Vice-Presidente da República. No escândalo da vez, cerca de quarenta parlamentares estão encrencados no esquema. Cerca de sete integrantes do Conselho de Ética são alvos de ações no Supremo Tribunal Federal. Os presidentes do Senado e da Câmara também, conforme os noticiários, acham-se  envolvidos até o gargalo em condutas ilícitas. Consta que nestas acusações de corrupção, pouca gente escapa, seja da situação ou da oposição. A lavagem de roupa suja não tem limite, dela não se isentando  nem mortos.  E o Brasil no fundo do poço. Parece que em momento de tanta aflição, Deus, decepcionado, está deixando de ser brasileiro. Será que foi socorrer o Papa Francisco, vítima de oposição ferrenha de uma ruma de cardeais e outros prelados atrelados a uma igreja fundamentalista  e que não percebe o mundo de hoje? Faça isto não, Senhor, seja mais tolerante e não nos abandone. Precisamos  sair de tão triste encruzilhada. 

TURISMO: SEMPRE UMA ATIVIDADE PLURAL

Antonio José de Oliveira
Vice Presidente da Abrajet CE
Como alguns (não estamos generalizando) gestores de empresas públicas e da iniciativa privada, ligados, direta e indiretamente, ao segmento turismo, continuam desconhecendo que o Turismo é uma atividade plural, voltamos a escrever sobre o assunto em pauta.
No turismo dos nossos dias, apenas a parceria é capaz de incrementar as atividades desse importante, porém ainda incompreendido segmento econômico. Sozinho, minha gente, ninguém faz nada e não vai a lugar algum. E tem mais: tudo precisa ser realizado com muita humildade e sem estrelismo. Que os vaidosos prestem atenção: no turismo, devem aparecer somente estrelas nas noites, para encantar os turistas.
Tolos são aqueles que julgam ser o turismo uma atividade singular e individualizada. Ao contrário, Turismo é trabalho de muitos e sem paralelismo de ações. Singular mesmo somente o fenômeno turismo, quando explorado em parcerias e com profissionalismo. No turismo, calha bem  o famoso adágio: “ Andorinha, sozinha, não faz verão”. O correto é todos, irmanados, por uma pessoa: o turista. Tudo deve girar em torno dele. Ele é o Rei.
É costume algumas pessoas do “trade” esquecerem que o visitante é quem determina o que deve ser feito, para aumentar o seu grau de satisfação, relacionado à população e ao destino visitado. Tão simples, não é mesmo? Mas, como é difícil de ser posto em prática. É incrível mesmo!
Para destacar o nosso ponto de vista, sempre estamos a dizer e a escrever que o exemplo maior, no setor público do turismo nordestino, é dado pelo Estado da Bahia, precisamente pela Bahiatursa. 
Na verdade, a Bahia é quem sabe melhor vender o produto turístico e onde existe maior integração da comunidade turística. Lá, respira-se turismo o dia inteiro, o que não ocorre, ainda, no Ceará. Todavia, um dia, chegaremos a nos igualar a esse Estado. Registre-se que já estivemos bem longe, porém muito foi feito pelo turismo cearense, todavia permanecem alguns senões nos segmentos desse setor.
Bem! Sem a pretensão de sermos o “dono-da-verdade”, afirmamos que atividade plural significa buscar parcerias. Ser parceiro é falar no plural “Nós” e não “Eu”. É ter coragem e ser ético, ao dizer: nós realizamos isso e aquilo. Nós estamos contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor. Nós queremos o melhor para o turismo cearense. Nada, pois, do “EUQUIPE”.
É importante reconhecer, conjuntamente, os esforços, os empenhos e as ações das iniciativas pública e privada, as quais ajudam a acelerar o processo de desenvolvimento turístico, na “Terra de Iracema”, e na “Loira desposada do Sol”. Assim, gente, é que se deve falar e trabalhar. Afinal, turismo – reforçamos - jamais deixará de ser uma atividade plural. No turismo, vale aplicar o lema do cooperativismo: UM POR TODOS E TODOS POR UM. 
Ah! Por último, uma advertência: pessoas vaidosas, com o “rei na barriga” e inescrupulosas não servem para participar da comunidade turística. Turismo – minha gente - vai um pouco além: passa por humildade, competência, ética, profissionalismo, diálogo, dedicação, companheirismo e zelo pelas coisas públicas e privadas.
 Antonio José de Oliveira
Vice-presidente da Abrajet-Ceará

SKAL MUNDO AFORA - A ordem do dia é Integração, Capacitação e Promoção Turística.

Fenelon Gonçalves
Presidente da Abrajet Ceará
Uma das maiores, se não a maior, associação mundial Pró turismo, O SKAL – Sigla Sueca que traduz: Saúde, Amizade, Longa Vida e Felicidade –, fundada em Paris há 83 anos por Florimond Volckaert, presente em cerda 90 países e com aproximadamente 30.000 sócios tem um forte aliado no Ceará que vem contribuindo, e muito, para o desenvolvimento do turismo Alecarino. Esta força vem do SKAL Internacional de Fortaleza que sob a presidência de Priscila Cavalcanti, já no segundo mandato, vem fazendo o dever de casa direitinho.
O SKAL Internacional de Fortaleza ganhou visibilidade nacional e internacional com as ações arrojadas de Priscila Cavalcanti e sua incansável diretoria. 
Desde 2013 coleciona troféus e homenagens nacionais e internacionais como por exemplo sua premiação no Congresso Internacional realizado no México, 2014, onde recebeu a medalha de Prata, 3º SKAL que mais cresceu no mundo, em número de sócios. E este ano no congresso nacional em Gramado-RS. O Skalega do ano foi Epitácio Vasconcelos do Ceará. Recebeu ainda neste evento o prêmio de maior delegação e o direito de apresentar, na abertura do congresso, o clip sobre as ações Pró Turismo no Ceará e o Projeto Skal Mundo Afora que é estruturado no tripé: Integração, Capacitação e Promoção Turística.
A presidente Priscila já jogou fora, há muito tempo o “S” de crise, e vem criando ações, aproveitando as oportunidades que possam realmente contribuir de forma significativa e com relevância para o desenvolvimento turístico de sua terra natal e para o Brasil. Cruzar os braços, para ela, é quase que humanamente impossível tal qual para a estátua do Cristo Redentor (Corcovado RJ.), e costuma dizer para sua diretoria “Não é hora de cruzar os braços, a hora é de abraçar as oportunidades”.   
Eis a importância de uma instituição Pró Turismo, bem estruturada e com gestores de boa vontade com sua causa. A contribuição para o desenvolvimento social e econômico de sua região, sua cidade é muito grande e de significado relevante. O sucesso do ceará e sua colocação no patamar de destaque nacional no segmento de turismo que hoje se encontra, passa necessariamente por ações como esta do SKAL Internacional de Fortaleza e, claro, pela sinergia entre Povo, Empresários e Governo.
Como se diz aqui no Ceará “Rapadura é doce, mas não é mole não” e “Vamos em frente que atrás vem gente!”   
Fenelon Gonçalves de Oliveira
Presidente Abrajet-CE.
Diretor de Marketing do
SKAL Internacional de Fortaleza
fenelonmp@gmail.com

MODA BRASILEIRA

Oskar Metsavaht
Os internautas poderão acompanhar diariamente, pelas redes sociais do Ministério do Turismo, quatro minidocumentários com os bastidores da criação da campanha #viva de perto, lançada no São Paulo Fashion Week (SPFW). Nos vídeos, os estilistas Ronaldo Fraga, Oskar Metsavaht (Osklen), Adriana Bozon (Ellus) e Juliana Jabour falam sobre o convite para participar da campanha, o processo criativo que levou à criação das estampas inéditas e suas impressões a respeito do turismo no Brasil.
O primeiro vídeo da série está no ar e traz as inspirações de Ronaldo Fraga para o tema hospitalidade. "Viajar pelo Brasil é como receber um abraço, e esse abraço pode vir apor meio da culinária, da história, dos recursos naturais, mas, principalmente, do afeto das pessoas", disse o estilista.

35 MIL PESSOAS NO ÚLTIMO DESFILE DA OKTOBERFEST

A  rainha Sophia Scarllet Piske, e as pricesas Daniela Cristiane Morsch e Ricaelle Alissa Obenaus
O último desfile da Oktoberfest de Blumenau , realizado no último sábado, dia 24, levou milhares de blumenauenses e turistas para a rua XV de Novembro. A estimativa da organização é de que mais de 35 mil contemplaram a última edição de 2015. O desfile contou com a participação de 3.311 pessoas distribuídas em 107 atrações.
Participaram do desfile as 10 candidatas à realeza da 33ª Oktoberfest. O público teve a oportunidade de conhecer cada uma delas e decidir sua favorita. O concurso aconteceu na noite do domingo, dia 25, às 20h, no Eisenbahn Biergarten, dia que também marcou o encerramento da festa em 2015. 
Outra atração foi a presença de Markus Ewald, prefeito de Weingarten, na Alemanha, considerada cidade-irmã de Blumenau. Ele estava acompanhado de outras autoridades alemãs. Todos os anos, representantes dos dois municípios realizam um intercâmbio para troca de experiências. A cidade alemã possui aproximadamente 25 mil habitantes.
CHOPE EM METRO - Na noite da sexta-feira, dia 23, os turistas levaram a melhor no Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro. No naipe masculino a vitória foi de Marcel Dantas, do Rio de Janeiro - RJ. Ele fez o tempo de 18s31d. O vice-campeão foi Bruno Guimarães, de Curitiba - PR. O curitibano fez o tempo de 24s02. O terceiro lugar ficou com o Iuri Duarte de Oliveira, de Goioere - PR. No naipe feminino, quem levou o título foi Ivanize Santos Tenório, do Rio de Janeiro - RJ. A vencedora bebeu a tulipa em 44s88d. Em segundo lugar ficou Adriana Carla Trojana, de Recife - PE. Ela fez o tempo de 53s46d. O Chope em Metro desta sexta-feira teve 64 inscrições.
ELEITA A NOVA RAINHA PARA 2016 – a Oktoberfest elegeu sua nova rainha para 2016.  Balões, faixas e cartazes marcaram a noite deste da escolha, dentro do pavilhão da Eisenbahn no Parque Vila Germânica. A realeza da 33º Oktoberfest, Sophia Scarlett Piske, 23 anos, natural de Blumenau,  foi eleita com 194 votos da mesa formada por 10 jurados. Daniela Cristiane Morsch, 25 anos, de Pomerode, e Ricaelle Alissa Obenaus, 23 anos, natural de Jaraguá do Sul, foram eleitas 1ª e 2ª princesas, respectivamente. 
PREMIAÇÃO - Além da alegria e o término de dias de ansiedade e nervosismo para as candidatas, o concurso também trouxe premiação à nova realeza da festa. Um cheque do banco Bradesco no valor de R$ 10 mil para a rainha, R$ 6 mil e R$ 3 mil para as 1ª e 2ª princesas, respectivamente. As eleitas para representar a festa do próximo ano também receberam uma coroa com strass cada, tratamento dentário por um ano, além de um curso de inglês também por um ano. 
Paralelamente ao concurso, a coordenação de palco convidou o público para a 33ª Oktoberfest, que acontece de 5 a 23 de outubro, no Parque Vila Germânica.

CHOCOLATE CASEIRO ILHÉUS - MAIS HONRARIAS RECEBE O EMPRESÁRIO HANS SCHAEPPI

O Chocolate Caseiro Ilhéus recebeu, datado de 08 de outubro de 2015, Certificado de outorga do PRÊMIO QUALITY BRASIL feito pela International Quality Company, que, “em Sessão Plena de seu Conselho Nacional de Honrarias e Honorificências em conformidade com seu Estatuto Social, com a chancela da Sociedade Brasileira de Educação e Integração, reconheceu a sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do País”.
Juntamente com o PRÊMIO QUALITY BRASIL 2015, o Chocolate Caseiro Ilhéus recebeu o direito de chancelar seus produtos com o SELO QUALITY BRASIL 2015, recebendo 1.000 Selos Quality adesivos e o “Selo Quality Brasil 2015” em arquivo digital.
O TROFÉU PRÊMIO QUALITY PERSONALIZADO, juntamente com um diploma em aço escovado, será entregue ao empresário Hans Schaeppi, diretor do Chocolate Caseiro Ilhéus, no dia 10 de dezembro de 2015, no Salão Nobre do Espaço ExpoCenter Norte, em São Paulo, com direito a coquetel e Jantar de Confraternização.
Anteriormente, o Chocolate Caseiro Ilhéus recebeu vários prêmios nacionais entre os quais o PRÊMIO QUALIDADE BRASIL  1995, recebido pelo empresário em São Paulo, durante Jantar de Gala no Clube Monte Líbano. 

A COSTA CRUZEIROS PRORROGA CAMPANHA DE DESCONTOS

COSTA FASCINOSA
A Costa Cruzeiros estende até o dia 30 de novembro sua campanha de descontos para a temporada 2015/2016 na América do Sul. Até esta data, a companhia marítima oferece descontos que podem chegar a R$ 2.300 nos roteiros que visitam os destinos brasileiros e a região do Prata (Buenos Aires e Montevidéu).
Os benefícios são válidos para boa parte dos cruzeiros a bordo dos navios Costa Pacifica e Costa Fascinosa entre os meses de dezembro deste ano e fevereiro de 2016, incluído as saídas de Natal e Carnaval, reservados em cabines duplas. Os cruzeiros estão em reais e podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito. Para conseguir os descontos, é necessário consultar uma agência de viagem.
 NAVIOS - O Costa Fascinosa estará na América do Sul pela terceira vez. Partindo do Rio de Janeiro, o mega navio visitará os destinos de Buenos Aires, Montevidéu, Búzios, Ilhabela e Angra dos Reis para cruzeiros de oito e nove noites. Com capacidade para 3.800 hóspedes, ele reflete o conceito de navio-destino com inúmeras atrações e atividades a bordo como cinema 4D, simulador de Grand Prix e toboágua e o centro de bem-estar Samsara Spa. 
Também para sua terceira temporada na América do Sul, o Costa Pacifica é inspirado na música e conta ambientes coloridos e alegres, sendo que cada um é caracterizado por uma sinfonia diferente. O navio fará cruzeiros de três a oito noites, com embarques de Santos e visitando a Bahia e a região do Prata alternadamente.

NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA - ANIMAÇÃO JAPONESA EM NOVEMBRO SERÁ TEMA DE MOSTRA

A CAIXA Cultural Fortaleza apresentará, de 10 a 19 de novembro, a mostra de cinema O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon. O projeto exibirá 18 longas-metragens dos diretores HayaoMiyazaki (fundador do Studio Ghibli), Katsuhiro Otomo (Akira) e Satoshi Kon (Paprika), três dos realizadores mais influentes do cinema de animação japonês. O evento promove ainda atividades gratuitas, como oficina de mangá e curso sobre a obra de Miyazaki.
A animação japonesa, internacionalmente conhecida como anime (termo que, no Japão, é usado para designar qualquer animação, independente do país), transformou-se ao longo das últimas décadas em uma indústria, em especial a partir da produção massiva das séries para a televisão. 
O trabalho inovador de Miyazaki abriu caminho para que outros artistas imprimissem traços mais autorais aos seus trabalhos. É o caso de Katsuhiro Otomo e seu icônico Akira (1988) e Satoshi Kon com os impactantes Paprika (2006) e Atriz Milenar (2001). Esse viés autoral da cinematografia de animação nipônica será o grande destaque desta mostra, que oferece ao público a oportunidade de imergir nas obras encantadoras desses gênios da animação. O projeto é uma realização da Nuage.art.br e conta com a produção da Jurubeba Produções e curadoria de Jansen Raveira e Simone Evan.
O UNIVERSO DE HAYAO MIYAZAKI: A arte e a influência de um dos criadores do Studio Ghibli serão abordadas no curso ministrado por Jansen Raveira, co-curador da mostra, e Janete Oliveira. Serão abordados quatro tópicos: Cultura japonesa e mitologia na obra de Miyazaki; ​Miyazaki e suas metáforas; O Studio Ghibli e a indústria do anime; e Um velho mundo idealizado. O curso acontece de 11 a 14 de novembro, com 160 vagas. As inscrições devem ser feitas no período de 16/10 a 06/11, no site www.ouniversodemok.com por meio de formulário on-line.
OFICINA DE MANGÁ: Entre as atividades da mostra haverá ainda uma oficina de mangá – histórias em quadrinhos que foram criadas no Japão – ministrada por Dilermano Santos. Nela, os alunos entrarão em contato com noções básicas sobre a narrativa no estilo nipônico, abordando os aspectos estéticos dos três diretores em destaque na mostra, além de produzirem seus próprios mangás. A oficina acontece de 17 a 19 de novembro e conta com 30 vagas. 
Para participar, é necessário se inscrever no site ​www.ouniversodemok.com por meio de formulário on-line, até o próximo dia 6. 

JÓIA SERRANA GAÚCHA - GRAMADO - UMA CIDADE VOCACIONADA PARA O TURISMO

No passado, foi mera passagem de tropeiros que levavam o gado pelos campos de cima da Serra, no fim do século XIX. A inspiração do nome surgiu quando, no topo da Serra, tropeiros e imigrantes inspiraram-se em pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade. Outras versões são as que se deva ao acesso do Vale dos Sinos à Serra, pela Serra Grande, que inspirava muito cuidado na travessia e era chamado de Gramado.
A colonização é europeia, iniciada por imigrantes lusos em 1875, seguida pelos alemães, cinco anos mais tarde e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul, que faz divisa com Gramado. Ao mesmo tempo em que desenvolveu as tradições culturais dos descendentes europeus, a cidade também mistura os aspectos do gauchismo. 
As belezas naturais que se formam pelas paisagens serranas, com florestas de araucárias, pássaros e outros animais silvestres, além do nevoeiro característico da serra, dão um ar todo especial para este refúgio. 
TURISMO, A VOCAÇÃO - A vocação gramadense para o turismo foi deflagrada justamente pelo seu ar puro e temperaturas amenas, não passando de 30 graus no verão e com ocorrência de neve no inverno. Nesta época do ano, a geada cria paisagens inesquecíveis nos pontos turísticos da cidade.
Desde a aprovação da Lei 2.522, em 15 de dezembro de 1954, Gramado emancipou-se de Taquara. Ao longo dos anos, a joia serrana desenvolveu ampla e qualificada infra-estrutura receptiva, que a colocou no topo dos destinos no Rio Grande do Sul e a serra gaúcha entre os três do Brasil. São 141 hotéis, pousadas e motéis; 9.629 leitos; 1 .140 estabelecimentos comerciais; 112 bares e restaurantes capazes de atender 10mil pessoas simultaneamente.
O município garante qualidade de vida aos seus moradores e visitantes, contando com um hospital equipado com serviço de emergência 24 horas, sete postos de saúde com atendimento gratuito e um serviço de pronto atendimento da Unimed. Os baixos índices de criminalidade contribuem para a tranquilidade dos que escolhem Gramado para viver ou passear, além do mais, duas delegacias da Polícia Civil e o destacamento da Brigada Militar, garantem a segurança.
TURISMO DE NEGÓCIOS - A descoberta do turismo de negócios como nicho de mercado, levou Gramado a construir uma invejável estrutura para abrigar todos os tipos de atividade. São dois centros de eventos, o Gramado Serra Park e a ExpoGramado, que juntos somam 35.000 m2 de área e possuem infraestrutura suficiente para abrigar grandes feiras. Hotéis também apresentam centros de convenção com equipamentos adequados para a realização de painéis e debates. Além desses, o Palácio dos Festivais também pode servir de auditório e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul construiu seu próprio Centro de Eventos e Treinamentos no município.
A exemplo do Festival de Turismo – o FESTURIS, os grandes eventos  deram visibilidade a Gramado. É o caso, também, do Festival de Cinema, concentrando o cinema latino e brasileiro para si. O Festival de Cinema de Gramado é um evento genuinamente gramadense, contando com o envolvimento da comunidade na sua realização. 
O Natal Luz é outro exemplo do pioneirismo de Gramado na promoção de eventos. Dezenas de  espetáculos, alguns dos quais inéditos e de nível internacional, como o Show Nativitaten, que acontece no Lago Joaquina Rita Bier, com efeitos de som, luz, fogo, águas dançantes e fogos de artifício, compõem a festa natalina. A comunidade é parte do espetáculo, participando dos desfiles de Natal na Avenida Borges de Medeiros, enfeitando pinheirinhos na Tannembaunfest ou decorando suas casas e vitrines. 
Pontos Turísticos
OPÇOES ATRAENTES E VARIADAS – Gramado sempre é uma festa, com um povo hospitaleiro completando o que se possa esperar de uma cidade que tem no turismo a sua principal. A partir do Pórtico (Entrada Via Nova Petrópolis), tudo atrai e diverte. 
Enumerar os pontos turísticos fica até difícil, pois tudo no município de Gramado chama a atenção dos visitantes. De qualquer forma, aleatoriamente, indicamos como atrações que não podem ser desprezadas:  
 Igreja São Pedro - Inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. Igreja do Relógio - A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1961 e dedicada ao apóstolo Paulo. Palácio dos Festivais – Cine Embaixador - Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. Rua Coberta - Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, que liga a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, é mais uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva.  GREEN LAND-  Oportunidade de contato com a natureza onde se encontra um lago com lodo terápico.  Centro Municipal de Cultura -  Reúne várias atividades de cunho cultural, como o Museu Municipal Professor Hugo Daros, o Museu de Artes e salas para cursos, palestras, oficinas teatrais, artísticas e literárias. Prefeitura Municipal - Cartão postal de Gramado e exemplo típico da arquitetura gramadense. Lago Joaquina Rita Bier - Idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, possui 17.000m2, num espaço cercado de casas de veraneio, hotéis e araucárias com até mais de 70 anos. Lago Negro - Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Museus
do Perfume,  do Chocolate, Museu de Cera,  Mini-mundo  (Criado pela família Höppner,  em 1981), Museu Gramado (Minerais e Pedras Preciosas) e Museu Medieval.    Gramadozoo e Vinícola Ravanello (equipada com o que há de mais avançado em tecnologia de elaboração de vinhos de alta qualidade). (Com a PMG). 

DE 5 A 8 DE NOVEMBRO - FESTURIS, EVENTO PARA O MUNDO EMPRESARIAL DO TURISMO

Marcos, Marta e Eduardo
Após um ano de intenso de trabalho da empresa Rossi & Zorzanello, com intensas e constantes visitas de Marta Rossi, Marcos Rossi e Eduardo Zorzanello. aos mais variados centros turísticas dos vários continentes, começará no próximo dia 5 e novembro vindouro, com término marcado para o dia 8, a 27° edição do Festival de Turismo de Gramado.
Com foco quase exclusivo de negócios, mas com acentuado propósito de otimizar o turismo brasileiro, o Festuris 2015 tem o propósito de união e integração entre os vários países, com objetivo de divulgar para consolidar os melhores destinos a serem visitados.
Serão diversas e muitas as atividades durante o Festuris, assim como as rodadas de negócios, palestras e oficinas, explicitadas na programação do evento. Um dado relevante é que estarão com estandes promocionais toda a extensa cadeia produtiva do turismo do Brasil e de países dos cinco continentes, com destaque a presença das mais altas autoridades do segmento. São esperados   14 mil participantes entre expositores e convidados especiais, além de cerca de 400 jornalistas.
TURISMO FELIGIOSO - O Festuris 2015 abre espaço mais uma vez para o Salão do Turismo Religioso com a presença de destinos que apostam neste nicho de mercado. É o caso de Belo Horizonte (MG), Santa Maria(RS), Trindade (GO) e Itapemirim (ES), que estarão na feira divulgando seus destinos e roteiros religiosos.
Em uma iniciativa dos organizadores de evento e com envolvimento da comunidade, será trazida para Gramado a imagem de Nossa Senhora da Piedade. É uma parceria entre a organização da Feira Internacional, a cidade de Belo Horizonte e a Paróquia São Pedro de Gramado.
A imagem da santa, que é padroeira de Minas Gerais, ficará na cidade e está programada procissão no dia 4 de novembro, no Centro, às 20 horas, e missa às 20h30 na Paróquia São Pedro.
GASTRONOMIA - Grande carro-chefe do Festuris será a  gastronomia, num espaço que terá organização, programação e atrações que prometem surpreender os visitantes desta 27ª edição.
Serão dois dias, 6 e 7 de novembro, no Serra Park em Gramado, onde as Arenas Castelli, UCS e Abrasel oferecerão atividades como Aulas Shows com renomados chefs convidados que presentarão receitas valorizando os ingredientes regionais e especializados de acordo com o tema indicado.
A pluralidade de sabores dará o tom já que integram este espaço as cidades de Caxias do Sul e Carlos Barbosa com a culinária típica italiana, por exemplo, e o Estado do Pará que possui uma culinária rica em ingredientes com sabores únicos.
 “O Festuris Gastronomia é o carro-chefe deste ano na feira. Apostamos muito neste espaço que será um espaço especial para experiências, amostras, destinos, serviços e negócios”, destaca um dos diretores da feira, Eduardo Zorzanello.
Dentro da alameda Gastronômica também terá destaque o Enoturismo com a presença de Chile, Bento Gonçalves e Garibaldi, destinos de excelência neste nicho de mercado.
A Abrasel Hortênsias será a entidade anfitriã do Festuris Gastronomia. A entidade estará representando as casas gastronômicas de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Estes associados poderão apresentar aos visitantes da feira o que de melhor tem a oferecer.
No dia 6, às 10h40, o chef Rodrigo Paz palestra sobre Comida de Rua: Empreendedorismo Jovem e Novos Nichos de Mercado. No dia 7, às 9h30, o chef Marcos Livi, Araceli Ramos Rosaldo, Milagros Ochoa e Maria Amélia Duarte Flores apresentam a palestra Destinos Gastronômicos: Novos Movimentos no Mercado de Turismo. Às 10h50 será a vez de Fábio Sicilia, presidente da Abrasel Pará, apresenta a palestra: Pará Gastronômica - Um caldeirão de Misturas Étnicas.
TROFÉU AMIGOS DO FESTURIS – Como forma de valorizar e agradecer a contribuição de profissionais para a realização da Feira de Turismo, todos os anos o evento realiza a entrega do Troféu Amigos do FESTURIS.
Segundo a Diretora do FESTURIS, Marta Rossi, “Não são escolhidos os amigos pelo tempo de participação ou relações de amizade, e sim por ações comerciais ou institucionais que agregam valor, ideias, novas pautas ou mercados para o evento. É uma homenagem em forma de reconhecimento!”.
Serão homenageados na 27ª edição: Alexandre Sampaio, Rio de Janeiro – RJ; Carlos Alberto Krause, Porto Alegre – RS; José Moacir de Oliveira Júnior, Porto Alegre – RS; Licério Santos, Foz do Iguaçu – PR; Maria Camilla Alcorta, Londres – Inglaterra; Marcia Ferronato – RS;Paulo Santiago, Orlando – USA; Peter Weber, Porto Alegre – RS; Roberto Maia, São Paulo – SP;  Rogério Almeida, João Pessoa – PB.
ACESSO A GRAMADO –As recorrentes chuvas  que têm de forma intensa atingido o Estado do Rio Grande do Sul trouxeram alguns prejuízos em muitos pontos e estradas. Uma das mais tradicionais rotas de acesso a Gramado, a ERS-115, está prejudicada: é o acesso via Três Coroas onde o tráfego está interrompido por rachaduras na pista.
Gramado conta, ao todo, com oito opções de roteiros de chegada por diferentes percursos. Com o bloqueio da ERS-115, restam sete opções. E o principal: um trajeto mais atrativo que o outro.  
 Localizada entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha, a 40 Km de Porto Alegre, a Rota Romântica é um roteiro diferenciado onde a cultura alemã e o clima europeu são destaques. São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula são as cidades que compõe este roteiro.
 É um caminho emocionante, com fortes valores culturais e diversos atrativo. Identificada ao longo do roteiro, a preservação da cultura germânica herdada dos imigrantes é percebida nas festas típicas, jardins esplendorosos, feiras coloniais, bandinhas típicas, grupos folclóricos. Além da viagem cultural, a região propicia o contato com a natureza de forma exuberante. As atividades são variadas como o ecoturismo, prática de esportes radicais e trilhas e muitos eventos nas cidades.
 A Rota Romântica, através da diversidade ofertada pelos 14 municípios, oferece estrutura para receber visitantes exigentes que procuram desde a culinária mais refinada a hotéis requintados, mas também agrada aqueles que buscam hospedarias familiares e a saborosa comida colonial. São aproximadamente 17 mil leitos e cerca de 600 restaurantes em funcionamento o ano inteiro.
Ao sair de Porto Alegre pela BR-116, o visitante chega até a cidade de Nova Petrópolis, passando pela Rota Romântica, atrativo turístico, onde a beleza dos plátanos encanta a todos. Ao chegar em Nova Petrópolis é só seguir pela ERS-235, rodovia com ligação direta para Gramado. O trajeto é todo asfaltado e a distância entre Porto Alegre e Gramado por este belo roteiro é de apenas 132 quilômetros.

JUAZEIRO DO NORTE - TORNOU-SE GRANDE SOB AS BÊNÇÃOS DO PADRE CÍCERO

O Cariri do Ceará engloba nove municípios na região sul do Estado: Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri. Todos eles são agradáveis e prósperos, mas os destaques maiores ficam para Juazeiro, Crato e Barbalha. Destes, não há como negar, o mais novo e o que apresenta um progresso mais vertiginoso é o que tem seu nome umbelicamente ligado ao Padre  Cícero Romão Batista, consagrado pelo povo como o Santo do Nordeste.
PASSADO DE LUTAS E PRESTÍGIO – Quando o padre Cícero em missão evangélica foi ao então lugarejo Tabuleiro Grande, pertencente ao Crato, para lá rezar a Missa do Galo,  no natal de 1871,  lá encontrou apenas  um aglomerado de casas de taipa, com a capela dedicada à Nossa Senhora das Dores. Por um destes caprichos  do destino, o novo sacerdote cratense, como que recebendo uma missão superior dos ceus,  em abril de 1872 voltou ao pobre lugarejo para ficar. Daí em diante o carismático  sacerdote batalhou não apenas na missão evangélica, mas como um homem de visão e que, gradualmente, conseguiu transformar o rincão num centro de progresso. Foi um passo para desencadear um movimento em prol da emancipação que ganhou força a partir de 1909. Padre Cícero passou a contar não apenas com os seus paroquianos mas também com a colaboração das personalidades importantes do Padre Alencar Peixoto e de José Marrocos, principais redatores do jornal “O Rebate”, combativo órgão que influenciou para que o momento alcançasse êxito. Dois anos depois, m 22 de julho de 1911, o movimento alcançou seu objetivo com  a lei n° 1.028 , quando o Tabuleiro Grande passou  a ser Joaseiro. E o Padre Cícero foi consagrado primeiro prefeito..
Carismático, trabalhador,  destimido, a partir de então o vigário  ganhou prestígio não apenas regional, mas no Estado e na esfera federal. Envolveu-se com êxito em movimentos políticos, mas e passou a ser perseguido pela Igreja Católica por causa do conhecido milagre da Beata Maria Araújo, que, segundo ficou corrente, viu transformada em sangue a hóstia que receberá das mãos do Padre Cícero. Não obstante toda a campanha da Igreja, o sacerdote viu seu prestígio aumentar junto ao povo de todo o Nordeste. E Joazeiro paulatinamente foi crescendo sob a influência do sacerdote, passando a ser um centro de peregrinação o ano inteiro, fato relevante para o vertiginoso progresso da cidade.
DESENVOLVIMENTO – Faz poucos anos que Juazeiro do Norte, a denominação oficial hoje do município, vem experimentando o   mais  acelerado progresso material e cultural. Em razão de não ter sido um cidade planejada, contudo as distorções vêm sendo paulatinamente corrigidas, adquirindo ares de cidade moderna. Nas proximidades da Serra do Araripe, sua área urbana aos poucos vai tomando novo contorno. Com clima ameno ou quente, dependendo da fase do ano.  a vegetação se resume às praças e parques, com uma área verde que se denomina  Parque Ecológico das Timbaúbas, com  bosques, razão da preservação de importantes mananciais hídricos.  É num meio ambiente deste que cresceu, a ponto de ser apontada hoje como possuidora de um razoável IDH, de desenvolvimento acelerado, com boa infreaestrutura e crescimento acelerado,  material e cultural. Não é por acaso que Juazeiro do Norte é apontada como das maiores e mais desenvolvidas do Ceará, no comércio, na indústria e na cultura. Sua população ultrapassa os duzentos mil habitantes e o seu “pib” está entre os destacados do Estado. Grandes firmas nacionais e internacionais, bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica, Itaú e  Banco do Nordeste),  estabelecimentos diversos de ensino e cultura fazem parte do dia a dia da cidade. 
De pequena extensão territorial, tem uma área urbana intensa de cerca de 30%. É destaque no Estado nos setores primário, secundário e terciário. Os grandes médios e pequenos shoppings lá estão instalados. No ensino, cite-se a Universidade Federal do Cariri - UFCA, com campus sede na cidade, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFCE,  e a Faculdade de Tecnologia CENTEC – FATEC, bem assim a Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN, a Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - FMJ, a Faculdade Leão Sampaio - FALS, a Faculdade Paraíso - FAP e a Universidade Patativa do Assaré - UPA.
 Para resumir, diga-se que Juazeiro do Norte é uma terra que se moderniza a todo o momento, ligando-se ao mundo através do Aeroporto Orlando Bezerra de Meneses, da Companhia Ferroviária do Nordeste e um Metrô faz a ligação com a outras importante cidade do Crato, berço da cultura da região. 
Da evolução de Juazeiro do Norte, contudo, um fato é decisivo. A força indiscutível que o mito do  Padre Cícero exerce fortemente ainda hoje. Do Brasil e do Nordeste de modo especial chegam a Juazeiro do Norte milhares de turistas, estimando-se que,  por ano,  sejam mais dois milhões. Com fé inquebrantável, os fieis romeiros passam de dois a três dias na cidade, rezando e visitando os locais de vivência do padre, assim como outros que com ele têm relação.  Também adquirindo peças do especial artesanato da terra, principalmente no Centro de Arte Mestre Noza.
CULTURA E TURISMO -  Enfim, para arrematar, diga-se que o progresso cultural e turístico de Juazeiro do Norte é preservado com carinho, mas evolui dia a dia. Diversas são as manifestações cultuadas na terra, como reisado, maneiro-pau e malhação de Judas, literatura de cordel,  xilografia,  dança e o  artesanato  predominante na cultura da terra. 
É aconselhável a quem  visitar a terra do “Meu Padim” conhecer a  estátua do Padre Cícero,  na colina do Horto, onde está;  o Museu Vivo do Padre Cícero;  Os Centros culturais Banco do Nordeste, Mestre Noza: os museus Memorial Padre Cícero,  o Museu Vivo do Padre Cícero, o Museu Padre Cícero: o Museu Monsenhor Muriloe e os teatros Marquise Branca. 
Enfim, é bom e agradável andar e conhecer a terra cearense que é referência nacional não apenas no turismo religioso mas pelo progresso constante e  sobretudo pelo povo hospitaleiro que lá encontrará.
AS GRANDES ROMARIAS DE JUAZEIRO DO NORTE
ROMARIA DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS
Juazeiro do Norte é apontado como centro de grandes romarias católicas, todas, sem dúvida, inspiradas no mito de Padre Cícero Romão Batista. A turismo religioso da cidade cearense é um dos mais destacados no Brasil. Depois de Aparecida do Norte, em São Paulo, é a que mais recebe peregrinos  Mais de dois milhões de romeiros vão todo o ano à meca do Cariri, sendo que o maior número está nas  célebres romarias.  
As quatro romarias mais consagradas são: 
ROMARIA DE FINADOS OU DA ESPERANÇA - Esta romaria é realizada em função da memória do fundador da cidade, Padre Cícero Romão Batista e, portanto, só teve início depois que ele morreu. Ela ocorre anualmente no dia 2 de novembro, Dia de Finados. O ponto de convergência da romaria é a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em cujo interior está sepultado o Padre Cícero. Ultimamente foi adotada a denominação de Romaria da Esperança.
ROMARIA DO CICLO NATALINO - É a romaria de maior duração, pois compreende desde a Festa de Natal até o Dia de Reis. Ultimamente essa romaria tem atraído a atenção de muitos romeiros, sendo bastante diversificada,  distribuindo-se  ao longo dos dias finais de dezembro e começo de janeiro.
ROMARIA DE SÃO SEBASTIÃO - Ocorre no dia 20 de janeiro e coincide com a data da tradicional “Missa do Dia 20”, celebrada mensalmente em sufrágio da alma de Padre Cícero. 
ROMARIA DAS CANDEIAS - Esta romaria tem como ponto alto a realização da Procissão das Candeias, em homenagem a Nossa Senhora das Candeias, com ponto de partida a Capela do Socorro, de onde sai um extenso contingente de fiéis conduzindo tochas de luz (velas). No dia 02 de fevereiro, à noite,  a grande massa humana, formada em sua maior parte por romeiros de todos os estados nordestinos,  proporciona um bonito espetáculo de fé e luminosidade ao som do hino que tem como verso principal "Valei-me meu Padim  Ciço e a  Mãe  de  Deus das Candeias". O ponto de chegada da procissão é a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. ( Com Daniel Walker).

LIMOEIRO DO NORTE - FESTA DO LIVRO E DA LEITURA DO VALE DO JAGUARIBE

Convocar e provocar o leitor a refletir sobre a verdadeira importância da leitura é a ideia da Feira do Livro de Limoeiro do Norte, que chega à 3ª edição de 05 a 07 de novembro, na cidade cearense do Vale do Jaguaribe, reconhecida por sua forte vocação cultural, em especial para as artes literárias e musicais.
Durante três dias a Praça da Matriz de Limoeiro (Praça José Osterne) transforma-se numa grande festa do livro e da leitura, reunindo escritores, poetas, cantadores, cordelistas, pesquisadores, artistas, estudantes, professores, livreiros e a população da cidade que, a exemplo das duas edições anteriores, deverá lotar a Praça e participar ativamente de todas as atividades.
A realização é do Instituto Brasil de Dentro, com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura e o patrocínio da Coelce. Apoio: CDL Limoeiro do Norte, Sebrae, Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, Auripeças, Unimed, FAFIDAM/UECE, Academia Limoeirense de Letras e Prefeitura de Limoeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação. 
NOITE DE ABERTURA - Um Cortejo de Brincantes marcará a abertura da III Feira do Livro na Praça da Matriz, na quinta-feira, 05, às 18 horas. A festa continua para público de todas as idades, às 19 horas, com o musical infantil "Os Saltimbancos", uma adaptação de Dalva Rodrigues, apresentado pelo Grupo de Teatro Cenas, de Limoeiro do Norte. 
Enquanto isso, também às 19h, na Faculdade de Filosofia D Aureliano, começa a Roda de Conversa com o tema "Criação Literária, Livro, Mercado e As Novas Tecnologias", com a participação dos autores Airton Soares, Alex Lei, Dércio Braúna, Fabiana Guimarães e Kelson Oliveira, com a mediação de Fernanda Cardoso.

ROTA DA LIBERDADE: AULA DE HISTÓRIA NO VALE DO PARAÍBA

Formado por 39 cidades, que juntas somam 2.100.000 habitantes, o Vale do Paraíba guarda um pedaço da história da África no Brasil. Vindos principalmente de Angola e do Congo, muitos africanos chegaram escravizados à região. Libertos em 1880, muitos seguiram ali, trabalhando como autônomos nas terras onde antes atuavam como escravos. Hoje, 30% da população metropolitana do Vale do Paraíba são formados por afrodescendentes.
Toda a cultura dessa região tem forte marca da população negra, seja na alimentação, nas danças africanas como Congadas, Moçambique e Jungo, até a devoção aos santos negros, como São Benedito (cujo dia é festejado na 2ª feira após a Páscoa) e Nossa Sra. Aparecida (12 de outubro).
As mãos dos negros construíram muito da riqueza do Vale do Paraíba, com a exploração do trabalho escravo nas fazendas da região durante o ciclo do café e na construção dos solares do tempo do império.
A pedido da FEAFRO, Solange Barbosa, coordenadora da Rota da Liberdade,  que completa 10 anos em 2016,  fez um roteiro especial para os empresários africanos que virão ao Brasil participar da feira de negócios que acontece  desde ontem e prossegue até amanhã, 3. O roteiro personalizado é diferente dos 8 roteiros oferecidos regularmente pela região, baseados em economia, religiosidade e cultura do café, entre outros. 

O NATAL LUZ DOS 30 ANOS - ESTÁ REPLETO DE ATRAÇÕES GRAMADO EM FESTAS

Sob a expectativa não apenas dos residentes da terra como de milhares de visitantes, será hoje, 30,  a estreia da 30ª edição do Natal Luz de Gramado. O evento conta 80 dias de programação renovada e repleta de atrações. Serão mais de 500 apresentações e 1,8 mil pessoas envolvidas diretamente para oferecer um evento memorável e inesquecível para um público estimado em mais de dois milhões de pessoas. 
Promovido pela Prefeitura de Gramado e realizado pela Autarquia Municipal Gramadotur, o Natal Luz oferece uma programação para todos os públicos buscando resgatar a essência do espírito natalino. Papai Noel confirmou presença e declarou: “Aqui eu volto a acreditar na Magia do Natal! ”
Entre as novidades, destaque para os quatro grandes shows: “Eu sou Maria – Nativitaten”, apresentado às terças, quintas e sábados a partir das 21h30min, no Lago Joaquina Bier. “Natal pelo Mundo”, espetáculo que substitui a Fantástica Fábrica de Natal, será apresentado às terças, quintas, sextas e sábados, às 18h30min, no Pavilhão do ExpoGramado. Grande Desfile de Natal 30 anos, apresentado às quartas, sextas e domingos, a partir das 21h30min, na área do ExpoGramado.
A partir das 17 horas, haverá “O Natal Mágico com Kronnus”, apresentado de sexta a domingo,  no Palácio dos Festivais, Este espetáculo, no entanto, só entrará na grade de programação do Natal Luz a partir do dia 13 de novembro. Em dezembro e janeiro o espetáculo acontece de quartas a domingos.
Uma atração diariamente é o tradicional Show de Acendimento das Luzes, oferecendo uma nova e inspiradíssima versão no Palácio dos Festivais, diate da  Rua Coberta.
A programação gratuita também acontece na Vila de Natal, junto à ExpoGramado,  com espetáculos e artistas variados e também na Rua Coberta - a partir das 19h30min - com uma agenda diversificada de atrações como a tradicional Árvore Cantante, Orquestras e shows de artistas como Kleiton & Kledir, Elton Saldanha, Os Fagundes, Banda Melody, Claus e Vanessa, Vitor Ramil, entre outros.
PROGRAMAÇÃO -  Neste final de semana de abertura do evento,  a programação inicial apresenta:
Hoje, Dia 30, às 19 horas - Abertura Oficial do Natal Luz com apresentação da Orquestra de Gramado - Rua Coberta. 20h30min - Show de Acendimento das Luzes – diante  do Palácio dos Festivais.
Amanhã -  16 horas:  Vila de Natal - Clow Noela - ExpoGramado.18 horas - Parada de Natal - Avenida Borges de Medeiros. 18 horas - Tannenbaumfest - Avenida Borges de Medeiros.18h30min - Natal Pelo Mundo - ExpoGramado. 19h30min - Orquestra de Violões - Rua Coberta. 20h30min - Show de Acendimento das Luzes - em frente o Palácio dos Festivais. 21h30min - Eu Sou Maria - Nativitaten - Lago Joaquina Rita Bier.
Domingo - 16 horas - Vila de Natal - Fritz o Chapéu do Papai Noel - ExpoGramado.16 horas - Parada de Natal - Avenida Borges de Medeiros. 18 horas - Exposição de Renas e Exposição Quebra Nozes - Centro de Gramado. 19h30min - Árvore Cantante - Rua Coberta. 20h30min - Show de Acendimento das Luzes - em frente o Palácio dos Festivais. 21h30min - Grande Desfile de Natal 30 anos - ExpoGramado.

PROJETO BH 360º LEVA O BALONISMO À PAMPULHA


O Projeto BH 360º, que está na sua 10º Edição, terá mais três eventos em outubro e novembro que vão movimentar a capital mineira.  O lançamento aconteceu em 19 de setembro, com voos de balão na Serra da Moeda. Agora serão três etapas:  amanhã, 31 – Night Run; 21/11 – Night Glow e 22/11 – Day Light. Atividades físicas, palestras e exposições marcam as principais ações do BH 360º, contudo, o balonismo será o ponto alto do evento, com voos num dos principais cartões postais de BH. 
O festival conta com o patrocínio da Algar, através da lei de incentivo ao esporte. O BH 360º foi lançado em 2006 pelo Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau – a Casa do Turismo – o circuito reuniu mais de e 60 provas, das mais diversas modalidades: trekking, voo livre, supermoto, motocross, skate (mini-ramp, longboard, mountain board), escalada, wakeboard, bike (mountain bike, ciclismo, downhill), arrancada, rally, corrida de aventura, ciclismo, pára-quedismo, canoagem, rafting.  Este ano é a vez das corridas de rua e do balonismo. Com o intuito de intensificar o turismo de aventura em Belo Horizonte e região, o BH 360º vai aliar à corrida-  o esporte que já faz parte da rotina do mineiro e agregar ao balonismo, aproveitando mais essa forte vocação e inspirando-se, principalmente, na geografia das montanhas de Minas, em suas matas e cachoeiras, e no talento de vários atletas mineiros.  Minas que se firmar também como a capital do esporte de aventura. Informações  www.bh360.com.br
Festival Live Run -No dia 31 de outubro, sábado, acontecerá o BH 360º - Live Run - que será um dos eventos principais do projeto. Será uma corrida noturna antenada com a tecnologia, com percursos de 5 e 10 km na Lagoa da Pampulha. Neste evento além de palco com DJ's e praça de alimentação haverá ainda voos cativos com balões ancorados que sobem até 50 metros de altura. O objetivo é fomentar a prática do balonismo, um dos esportes mais fascinantes, em Minas Gerais. De 18h às 21h, quatro balões infláveis farão os voos. Para participar, é preciso realizar cadastro no site. O evento será aberto ao público e gratuito mediante inscrições. Os balões estarão localizados na Praça Nova da Pampulha, Marco Zero e Parque Ecológico. Os balões serão fixados por cabo ao chão, já que não é permitido voo livre no espaço aéreo da Pampulha.
Festival Night Glow -O Festival Night Glow acontecerá no dia anterior à Corrida de Rua, no dia 21/11, de 18h às 21h, na Lagoa da Pampulha. O evento contará com oito balões ancorados na Praça Nova da Pampulha, Marco Zero e Parque Ecológico. Com voos realizados a base de gás propano, este evento noturno, chamado de Nigth Glow, será um show à parte. Não há como não se impressionar com a combustão das chamas a luz do luar. Um verdadeiro espetáculo.
Festival Day light - O Festival Daylight -  corrida de rua no dia 22/11 de 8h às 10h, na orla da Lagoa da Pampulha. O evento contará também com balões ancorados na Praça Nova da Pampulha, Marco Zero e Parque Ecológico, desta vez com o número maior de balões – oito.
Jornalista Sérgio Moreira - Abrajet MG

BICICLETAS PARA TODOS EM FERNANDO DE NORONHA

A Ilha de Fernando de Noronha receberá  105 bicicletas para o uso gratuito de moradores e turistas, durante 24h, nos sete dias de semana. O anúncio foi feito pelo Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, durante evento no arquipélago. As primeiras dez foram entregues por Carreras e o administrador do Arquipélago, Luiz Eduardo, no último dia 21,  assim como as duas primeiras estações, na Praça Flamboyant e na Vila do 30. Até o final do ano, todas as bicicletas já estarão em funcionamento, como as oito estações e as 12 de apoio (paraciclos). Todos os equipamentos foram doação do Banco Itaú.
A intenção da Secretaria é fazer um mês de projeto piloto com as duas estações e as 10 bicicletas. Após este período, todo o sistema estará pronto a entrar em atividade, sem a preocupação com possíveis falhas. No total serão 90 bicicletas para adultos, dez para crianças, duas para deficientes visuais e três para deficientes físicos.As bicicletas estarão acessíveis durante todo o dia, sem trava e com estações próximas dos moradores e das pousadas. 
Com a finalidade de conscientizar a população local, a secretaria, por meio do Pedala PE, promoverá, entre os dias quatro e seis de novembro, capacitações para motorista de ônibus, táxis e receptivos (motoristas oficiais) quanto à boa convivência com os ciclistas. Também serão realizadas, no decorrer de 2016, capacitações para os estudantes do Arquipélago. 

"MÚSICA SEM MISTÉRIO” NO AEROPORTO DE BH

O saguão do Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte passou a conviver com um elemento diferente de passageiros em trânsito, malas e bagagens.  Desde o último dia 22 e até 31 de janeiro vindouro, o Terminal abriu espaço também para a música clássica. Uma parceria entre a BH Airport, concessionária do Aeroporto, e a Orquestra Filarmônica, trouxe para o aeroporto a exposição "Música sem Mistério".
A mostra é uma realização do Instituto Cultural Filarmônica e do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Para o diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica, Fabio Mechetti, há uma falsa ideia de que a música orquestral é uma arte para iniciados, que é preciso entender para gostar.
"Com a iniciativa, a BH Airport visa tornar ainda mais agradável a experiência de viajar para os passageiros que passam pelo Terminal e transformar o aeroporto em uma nova opção de lazer para a comunidade dos municípios localizados no seu entorno", afirma o diretor-presidente da BH Airport, Paulo Rangel.
A exposição conta com a exibição de vídeos, textos e fotos sobre música, do período barroco ao contemporâneo. Passageiros que aguardam seus voos, usuários do aeroporto e moradores da região poderão assistir apresentações musicais, executadas pela Filarmônica de Minas Gerais, em monitores instalados em painéis dispostos pelo saguão do Terminal 1

CEARÁ, DESCUBRA ESSA ALEGRIA


REVEILLON 2015/2016 DE FORTALEZA - ONZE ATRAÇÕES ANIMARÃO A TRADICIONAL FESTA

Prefeito Roberto Claudio anunciou as atrações do réveillon 2015/16
Durante reunião de almoço de trabalho da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), realizada a partir das 13 horas de ontem, no Hotel Marina Park, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio,  com a presença também  da imprensa,  divulgou as atrações para o Réveillon de 2016 nesta Capital. Ao todo, serão 11 atrações com uma programação para  valorizar a música local e brasileira.  Para a já famosa e tradicional festa da passagem do ano, afirmou o prefeito que estão  confirmados Luan Santana, Wesley Safadão, a banda Biquini Cavadão e o grupo Raça Negra, entre outras atrações nacionais e regionais.
A esperada festa está prevista para começar às 17h30 do dia 31 de dezembro,  com a apresentação da Orquestra Filarmônica do Estado do Ceará. Em  seguida,  o forró dominará a noitada,  que contará, além de  Safadão, com Ítalo e Renno, Iohannes, Solteirões do Forró e Waldonys. Também farão parte do evento a Orquestra Gustavo Serpa e a Banda Patrulha. 
Na passagem do ano, após monumental queima de fogos, a atração principal será Luan Santana,. A Secretaria de Turismo de Fortaleza aguarda que este será um dos melhores reveillons de todos os tempos, independente da difícil situação por que todos passamos.  A expectativa da Prefeitura é a de  que mais de um milhão de fortalezenses e turistas estarão no Aterro da Praia de Iracema. 
Conforme a Setfor, outra boa novidade será  a participação de humoristas locais e conhecidos nacionalmente no palco principal e tenda eletrônica. A já tradicional queima de fogos está garantida, com mais de,15 momentos de duração. 

REUNIÃO IMPORTANTE NA CÂMARA SETORIAL DE EVENTOS DO CEARÁ

Apresentação de Régis Medeiros
A Câmara Setorial de Eventos da Agencia de Desenvolvimento do Ceará – ADECE realizou importante reunião anteontem, 28, com  foco principal envolvendo o turismo do Estado
A presidente Enid Câmara abriu à reunião dando continuidade à  apresentação da “Agenda Setorial” , que teve seu inicio no encontro anterior,  comentando tópicos relevantes antes de passar a palavra para os convidados fazerem as apresentações em pauta, deputado Estadual Sérgio Aguiar e o presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau – FC&VB.
O objetivo da presença do deputado Sérgio Aguiar  deveu-se à  apresentação de  uma proposta inicial para elaboração de um projeto de lei que visa regulamentar um fundo de apoio para fomento do setor de eventos do Ceará. Na realidade, provocou o deputado  uma discussão em torno do assunto.  Foram registradas então diversas opiniões.  O empresário  Régis Medeiros, em sua interferência,  mencionou experiências  já testadas em administrações anteriores. A presidente Enid Câmara também fez um aparte “Não importa quanto tempo vamos demorar, pois relevante neste momento é avançar com a construção da ideia”, concluiu. 
Na pauta seguinte,  o presidente do FC&VB, Régis Medeiros,  discorreu sobre três esforços alavancados em sua gestão no Fortaleza Convention Bureau para fortalecer o setor de eventos na capital, mas que poderá refletir positivamente em todo o Ceará, já apresentando resultados de suas ações. Foram estes os pontos elencados: - Elaboração do Guia dos Profissionais de Eventos, - Captação de Recursos para Prospecção de Eventos e por último – Maior Visibilidade e Estabilidade Operacional para o setor.
Os primeiro e segundo tópicos  já foram abraços pela Secretária Estadual de Turismo, o terceiro continua em ações de formulações e prospecções. De modo geral, embora ressaltando o nível de dificuldades impostas à gestão do turismo, ao setor de eventos no Ceará, Régis Medeiros demonstrou entusiasmo e otimismo em relação a uma gestão que poderá marcar pontos favoráveis para o empresariado e o turismo como um todo. 

QUEM DIZ É A CVC - FORTALEZA ENTRE AS 10 VIAGENS MAIS PROCURADAS

Estátua de Iracema Guardiã
Em informações para sua imensa clientela sobre as preferências de viagem para o final do ano, a CVC informa:
“Faltando pouco mais de um mês para as comemorações de Natal e Ano Novo, a CVC, maior operadora de viagens das Américas, divulga levantamento realizado junto à sua rede de varejo, em todo o Brasil, que indica os 10 destinos mais procurados para o período. Em comum, as preferências dos consumidores apontam para destinos turísticos com a melhor relação custo e benefício, para que a viagem de fim de ano possa ser realizada sem comprometer o orçamento familiar”.
O levantamento da empresa  mostra que, nesta época do ano, quase 70% dos turistas prefere viajar dentro do Brasil para aproveitar o verão e que, apesar desta preferência, destinos internacionais ou domésticos que ofereçam vantagens como "sistema tudo incluído", "acomodação grátis para crianças" e "acomodação em apartamento quádruplo" fazem a diferença na hora da decisão final do consumidor.
Dentro do Brasil, os destinos de praia continuam na liderança, mas cidades que conferem atrações para todas as idades, como Foz do Iguaçu (PR), a região da Serra Gaúcha (RS) e Caldas Novas (GO), crescem na preferência das famílias que viajarão neste final de ano.
Já no que se refere às viagens para o exterior, alguns destinos clássicos como Nova York, Orlando, Buenos Aires, Cancun e Paris, com passagens aéreas promocionais, ganham a atenção das famílias menos vulneráveis à oscilação do dólar e que têm como hábito planejar a viagem de fim de ano com antecedência.
A PESQUISA – É este o resultado da pesquisa da CVC: 
1º - Rio de Janeiro é um clássico que sempre se destaca como o destino mais procurado na comemoração do Réveillon, quando mais de 2 milhões de turistas costumam desembarcar na cidade para assistir à queima de fogos mais famosa do Brasil. 
2º - Orlando, na Flórida (EUA), já conhecida como "Terra da Magia", como não fica na época do Natal? Os parques temáticos da Disney, Universal e Sea World investem forte na decoração e atrações natalinas e, além disso, as passagens aéreas estão em promoção. 
3º - Fortaleza e seu litoral têm uma legião de fãs, pela diversidade de paisagens e barracas de praias que garantem o agito de dia e de noite ou ate mesmo a calmaria, em locais como Morro Branco, Canoa Quebrada e Praia das Fontes. 
4º - Buenos Aires, a capital argentina, volta ao circuito como viagem econômica, mesmo em tempos de alta do dólar. A cidade investiu em novos passeios, como City Tour de Bike, e continua sendo a meca de quem gosta de comer bem, sem gastar muito e curtir o Natal ou Réveillon fora de casa.
5º - Porto Seguro é mais conhecida pelo agito das festas de formaturas, mas nesta época do ano a cidade baiana é tomada pelas famílias. Há praias e barracas para quem gosta de badalar ou para quem prefere o sossego. Tem até resort all inclusive na cidade. 
6º - Cancun é o paraíso com praias de areias brancas e mar com 7 diferentes tons de azul. Propícia ara atividades aquáticas e marinhas, como mergulho com golfinhos, o balneário é também bastante prático.
7º -Nova York, a cidade mais cosmopolita do mundo, é destino obrigatório para quem quer comemorar o Natal ou o Réveillon de uma forma inesquecível.  A gigante árvore do Rockfeller Center, cenário de diversos filmes que retratam a cidade com neve e luzes brilhantes e a famosa pista de patinação dão o tom da época festiva.  
8ª -Natal é a cidade onde o sol brilha praticamente o ano todo que, combinado com suas praias, lagoas e dunas, transformam a viagem em uma lembrança inesquecível.
9º - A capital de Alagoas, Maceió, impressiona seus visitantes com o mar de tons verdes e azuis e suas piscinas naturais, formadas a partir de uma enorme barreira de corais. São imperdíveis os passeios à Foz do Rio São Francisco e à famosa Praia do Gunga. 
10º - Foz do Iguaçu, uma das Maravilhas da Natureza, é um convite para uma viagem no Natal e no Réveillon, pra todas as idades. É uma viagem três em uma, afinal o turista tem a possibilidade de visitar Foz, do lado brasileiro, e ainda cruzar as fronteiras com a Argentina e o Paraguai.
 Para todas sua viagens do final do ano, principalmente para as cidades enumeradas no “ranking” das dez mais procuradas, a CVC está oferecendo descontos especiais. 

VISITE CEARÁ NEWS 30/10/2015

FORTALEZA VENCE CONCORRÊNCIA E SERÁ A SEDE DO XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA EM 2018

Durante a assembleia que fez parte da programação do XVII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, ocorrido de 20 a 23 de outubro em Belém do Pará, Fortaleza concorreu com as cidades de Salvador, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Campinas para sediar o Congresso em 2018 e saiu vitoriosa.  Este evento deverá reunir cerca de 1500 participantes e para o êxito desta captação, houve o envolvimento da SBCBM -  Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – Capítulo do Ceará, da Inpulso Eventos e do Fortaleza Convention Bureau.

No estande do Ceará, Dr. Josemberg Campos, atual presidente da SBCBM – Nacional, Dr. Luiz Moura, Vice-presidente da SBCBM - Capítulo do Ceará e Mayra Ramos da Inpulso Eventos.

EXPOLOG 2015





COLISEUM BEACH RESORT


RÉVEILLON MARINA PARK


ROTA DO SOL SEMANAL 30/10/2015