Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 07/12018

PREVALECEU O BOM SENSO -    Uma onda negra rondou entre os que estão envolvidos em turismo depois da eleição do novo Presidente da República. Anunciou-se a perspectiva de o novo dirigente do País, na sua meta de diminuir o número de ministérios, fundir o do Turismo com pastas não tanto afins. Levantou-se logo uma frente para que tal não ocorresse, pois o fato seria um retrocesso não apenas danoso aos mais de 50 segmentos da área, como prejudicaria em cheio o PIB brasileiro, acarretando o fechamento de empresas e desemprego em massa. Felizmente, prevaleceu o bom senso. Na armação da nova máquina administrativa do País, o turismo continuou como ministério, não estando claro ainda se ficará com o mesmo organograma de trabalho até agora adotado. O novo ministro da pasta já foi até escolhido, Será o mineiro Marcelo Álvaro Antônio, deputado eleito para o 2º mandato. Não conhecemos sua folha de serviços em relação a turismo, daí ser temerário fazer prognósticos sobre a conduta que adotará à frente de segmento de tanta importância para a nossa economia. Atualmente, são bons os ventos que sopram para atividade tão lúdica, tão significativa e de tanta valia para o desenvolvimento brasileiro. País continental que somos, com biodiversidades inúmeras, regiões ricas de potencialidades não exploradas adequadamente, nos últimos anos estamos caminhando para sair, com os acenos de natureza tão generosa e adequadas ações nas áreas de negócios, da incômoda posição que ocupamos no “ranking” mundial. França, Espanha, Portugal, além de ilhas e lugares outros desconhecidos têm no turismo um dos seus maiores nichos de crescimento econômico.  Seria pois uma temeridade não continuar com o Ministério do Turismo. Sobretudo em momento tão favorável como o que estamos presenciando, em que os acenos são altamente promissores. Não tenhamos dúvidas, o turismo brasileiro, bem administrado, é uma das âncoras maiores de um Brasil grande e respeitado.
AEROPORTO DEARACATI -  O Aeroporto de Aracati está bem próximo de receber a certificação para operar com voos comerciais. Atendidas as exigências feitas, o Governo do Estado espera que, ainda neste mês de dezembro, a ANAC conceda a certificação do Aeroporto,  última etapa para dar início aos voos comerciais. 
Na semana passada uma equipe da companhia aérea Azul realizou uma visita técnica para conhecer as instalações do aeroporto. A empresa já informou que, a partir de fevereiro de 2019, iniciará a operação com três frequências semanais, saindo de Recife para Aracati, com escala em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Com a operação comercial, o Aeroporto de Aracati  proporcionará  nova dinâmica ao turismo do Litoral Leste do Ceará, dando apoio aos empreendimentos turísticos que se instalam na região, especialmente nos municípios de Beberibe, Icapuí, Fortim e Aracati. O equipamento irá deixar a região acessível aos principais mercados emissores por via aérea, já que receberá voos nacionais, proporcionando incremento da cadeia econômica na região e criando um novo canal de escoamento da produção local com destino aos mercados consumidores.
REUNIÃO DE MINISTROS DO TURISMO -  O Uruguai foi a sede, no último dia 6, 9h às 13h, no edifício sede do Mercosul, da XXI Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul e de países associados, O evento  buscou avançar em vários aspectos da integração regional do turismo dos países da Bacia do Prata. No exercício da presidência pro tempore do Mercosul, a Ministra de Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian, recebeu os Ministros e representantes do Turismo da Argentina, Brasil, Paraguai e Chile, para o encontro anual. 
A reunião das autoridades foi precedida pela Reunião Especializada de Turismo, realizada no dia anterior, onde técnicos de todos os países participantes abordaram questões como a ascensão do turismo em mercados distantes e o fundo de promoção do Mercosul, o trânsito fronteiriço, o impacto de baixo custo no transporte aéreo comercial na região, oferta global de futebol 2030, ações do Conselho Executivo da OMT, resoluções e atividades do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA) e do Caminho Jesuíta na América do Sul.
Joaquim Monteiro, Marcos Ermírio de Moraes e Julio Capua
RALLY DOS SERTÕES - . O empresário Marcos Ermírio de Moraes vendeu 51% do negócio para o ex-CEO da Empresa Olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Joaquim Monteiro, e para Julio Capua, sócio-fundador da XP Investimentos e que participa da competição desde 2002 como piloto de moto. Monteiro passa a ser o novo CEO da empresa, com o foco de expandir a relevância do Rally dos Sertões no calendário esportivo brasileiro. Marcos Ermírio ficará focado na parte técnica, como a criação do roteiro, regulamento, relacionamento com pilotos e equipes e atuação junto às Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
A 27a. edição do Rally dos Sertões será disputada de ‪24 de agosto a 1 de setembro de 2019, com largada inédita em Campo Grande (MS). A prova terá mais de 4.000 quilômetros e deverá cruzar pelo menos cinco estados. O Sertões é o maior rali do mundo em um único país.

UM NÃO À FUSÃO DA SECRETARIA DO TURISMO DO CEARÁ

“A ABIH-CE, reconhecendo no potencial turístico do Ceará a melhor e mais viável opção para contribuir com o desenvolvimento do Estado, entende como indispensável, para tanto, a união e a compatibilização dos esforços do Estado, do Município e da iniciativa privada. Neste sentido, somos contrários a fusão por entender a importância da Setur neste novo contexto econômico, principalmente após a instalação do HUB Air France-KLM-Gol”. “Conforme o exposto, solicitamos a mobilização de todos pela manutenção da Setur-CE e do Secretário Arialdo Pinho, pelo imprescindível apoio à entidade no compartilhamento de ações comerciais, visando o desenvolvimento do turismo cearense”.
Nosso artigo desta semana fundamenta-se no que está escrito acima e esperamos que o governador Camilo Santana não autorize a fusão da Secretaria do Turismo do Ceará, pelos motivos retrocitados, pois, para nós (usando-se do plural majestático) , que, no primeiro governo do Sr. Tasso Jereissati, sugerimos a criação de uma secretaria do turismo, para o Ceará, e, independentemente, de nossa sugestão, ele a fundou e escolheu para secretariá-la a arquiteta Anya Ribeiro, sua prima, que, na época, inovou nas ações, inerentes a esse segmento econômico.
Na reunião da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet- Ceará), nesta semana, solicitamos ao presidente da nossa entidade, que me substituiu, recentemente, jornalista Léo Capibaribe, que também dê o devido apoio ao trade turístico e envie correspondência ao governador reeleito Camilo Santana, para que não haja a fusão da Setur com outra secretaria, seja lá qual for. Ressalte-se que o trade turístico cearense é atuante e pode exigir, embora o termo seja forte, que tal não venha a ocorrer em seu segundo mandato, o que demonstraria um retrocesso nessa área, vez que o Ceará está indo bem, na exploração racional do turismo, precisando aperfeiçoar algumas ações.
Desculpe-nos a sinceridade, prezado amigo-leitor, todavia, quem deu a sugestão ao governador Camilo Santana pode ter alegado ser melhor a fusão, para reduzir custos operacionais da Setur. Outro fato, por nós (não concordamos),  caso seja concretizada, é a substituição do Arquiteto Arialdo Pinho, atual secretário do Turismo do Ceará, pois, segundo declarou, na última reunião da Câmara Setorial  da Cadeia Produtiva de Eventos, presidida por Enid Câmara, é uma das cabeças- pensantes do Estado, entende de turismo, desde a época da fundação do complexo turístico Beach Parque, o maior empreendimento de lazer na orla marítima da América do Sul. 
Sabemos, outrossim, que o governador Camilo Santana tem de recompensar, com cargos de destaque, os partidos que o apoiaram, para reeleger-se governador do Ceará. Se não nos falha a memória, são 26 ou 29, e tal fato é complicado, para satisfazer seus componentes políticos.  Outra substituição que não acreditamos, se materializada, é a do secretário Maia Júnior, do Planejamento e Gestão, visto tratar-se de um profissional competente, atualizado com a evolução do mundo, e que está ajudando a mudar a mentalidade de gestores públicos, que continuam com a mesmice, quando se fala em visão futurística do desenvolvimento sustentável  socioeconômico, político e cultural do Estado. 
Somos a favor, sim, governador Camilo,  de que troque alguns secretários, os quais que não corresponderam à sua expectativa de resultados consistentes, como gestores, mas que não convide outros, simplesmente, por questão de recompensa política, para os partidos de apoio a seu governo. Reduza, sim, governador Camilo Santana,  o número de secretarias, órgãos do segundo e terceiro escalões, porém deixe, nos cargos, aqueles que souberam, segundo sua avaliação, de forma elogiável, exercê-los com competência, ética, transparência e com a visão de futuro. 
Bem! Nosso modesto recado foi dado, pois, desejamos  o melhor para a economia cearense, em seus três setores (Agropecuário, Industrial e de Serviços), este último o que mais oferece oportunidades de emprego e geração de renda. Por último, parafraseando o que afirmou o secretário Maia Júnior, na reunião da CS Eventos, na Adece (Agência de Desenvolvimento do Ceará), afirmamos ser lamentável que a contribuição do PIB do Ceará para o PIB do Brasil, durante 30 anos, tenha sido, apenas, de 1,7% e, ultimamente, passou para 2%, o que é ainda insignificante, levando-se em consideração o potencial de que dispõe o Ceará. Mas, para o crescimento do retrocitado PIB cearense, necessário se faz investir na qualificação da mão de obra, nos diversos setores da economia, sem falar de atrair grandes empresas estrangeiras, capazes de gerar riquezas, empregos, com melhor remuneração aos empregados públicos e privados, e pensar grande, planejando, executando, satisfatoriamente, atividades  impactantes, com resultados consistentes, saindo-se da mesmice, relacionadas à gestão pública e privada em nosso Estado. Obrigado, amigo-leitor, pela leitura e maravilhoso fim de semana.

CHARTERS DA ARGENTINA LEVARÃO 3MIL PORTENHOS A SALVADOR

Parceria que a Prefeitura de Salvador está promovendo com a Decolar – maior agência de viagens “on-line” da América Latina, deverá resultar em 18 vôos fretados – “charters” – que injetarão na capital baiana 3.000 argentinos. É o resultado do convênio assinado na semana passada.
Serão dois vôos semanais diretos entre Buenos Ayres e Salvador, um com saída às terças-feiras e o outro às quintas. No ato do lançamento desse programa estiveram presentes, além do Prefeito ACM Neto e do Diretor Geral da Decolar, Alexandre Moshe, o Seceretário Municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, bem assim inúmeras lideranças e profissionais dos diversos segmentos do turismo baiano.
A Prefeitura de Salvador, por sinal, vem desenvolvendo estratégias que se destinam a promover a atração de cada vez maior volume de turistas para a capital. O próprio Prefeito, durante o ato, assegurou que a economia soteroolitana depende de 80% proveniente da idústria de serviços, sendo que o turismo, por sinal, é um dos mais expressivos integrantes desse conjunto.
Atualmente, Salvador vem se constituindo numa das mais preferidas atrações para os vizinhos argentinos, conforme constatação da própria Decolar que, no seu site, registrou, com respeito ao mês de outubro, um aumento de 70% da tendência dos potenhos por Salvador. Com respeito aos charters anunciados, a empresa assegura já contar com cerca de 58% de ocupação praticamente assegurada, uma vez que já havia iniciado a venda. Com o lançamento oficial, esses índices devem alcançar até 100%.
A expectativa da comunidade turística baiana é de que, neste fim-de-ano, com o Festival Virada Salvador, esses charters alcancem, em realidade, 100% de ocupação. Isto porque, as pesquisas indicam que os turistas estrangeiros que mais costumam participar do Festival, conforme estatística, são: 44.3% de argentinos, 6.4% da França, 5.8% da Itália, 5.3% de Portuigal, 4.5% da Alemanha, 4.4% da Espanha e 3.9% do Chile.
Na realidade, a Prefeitura Municipal de Salvador é que vem sustentando a promoção do turismo local, uma vez que os órgãos estaduais quase nada têm acrescentado. Tanto assim que, nesse caso, o investimento circula em torno de R$167 mil, cabendo tanto à municipalidade quanto à Decolar a responsabilidade por 50% desse valor. Sendo que a participação da Prefeitura será através da promoção da cidade nos meios digitais.
A Decolar informa que, na conformidade com os seus arquivos, até o mês de outubro passado já havia levado a Salvador cerca de 227 mil turistas, considerando tão-somente os mercados emissivos argentino e brasileiro. Em relação ao período do ano passado e considerando os três primeiros meses do ano, 2018 registrou, para a Decolar, um crescimento de 27%.
O Festival Virada Salvador será realizado pelo segundo ano seguido, como a grande promoção soteropolitana do Reveillon. É que a experiência mostra que os hotéis do circuito alcançam nada menos do que 100% de ocupação no período de 28 de dezembro a 1º de janeiro. No restante da cidade, a hotelaria alcança até 91%.
  A expectativa é de que Salvador terá um aumento de nada menos do que 460 mil turistas, no período, em razão do Festival. Isto representa um acréscimo de 7.2% nos 430 visitantes em relação ao ano passado. 
A Questão é que o Festival estará fazendo desfilar no grande palco da Bôca do Rio nada menos do que 21 grandes atrações que já estão confirmadas. O espetáculo deverá gerar cerca de 2 milhões de pessoas como público. Com referência aos recursos que serão proporcionados para o município, a Secretaria de Cultura e Turismo estima em torno de R$500 milhões nos cinco dias da promoção.
A estimativa dercorre do cálculo em torno das despesas que serão realizadas pelos turistas, que, conforme estudos, girará em torno dos R$980, por pessoa, durante os cinco dias, levando em consideração alimentação, hospedagem, transporte interno, guias, compras e excursões, além das despesas com o próprio espetáculo.
Os estudos da Secretaria de Cultura e Turismo apontam também a influência direta nas regiões da Barra-Ondina, Rio Vermelho, Pituba e Costa de Itapuã. Mas tambémn o Centro Histórico, pela sua natural importância, porquanto receberá impacto de visitação, em consequência.
O espaço onde ocorrerá o Festival da Virada, a Bôca do Rio – mais precisamente o local conhecido como “Aeroclube”, pois ali funcionou aquele equipamento – terá, ainda, como impactante na importância turística, o Centro de Convenções Municipal que se encontra em construção, como também o Parque dos Ventos, da mesma sorte em vias de ser inaugurado.

FESTAS DO NATAL - AS DIFERENTES TRADIÇÕES AO REDOR DO MUNDO

O Natal possui, dependendo da cultura e do país, particularidades que tornam a data diferente em cada canto do mundo. São muitas tradições: dar presentes, preparar guloseimas específicas dessa época, enviar cartões natalinos, entre tantas outras. De um local para o outro, até a data de comemoração pode mudar: segundo a enciclopédia Britannica® Digital Learning, enquanto em alguns países a troca de presentes é realizada no dia 24 de dezembro, em outros, esse costume acontece no dia 25 ou até no dia 6 de janeiro, sendo este último mais comum no oriente, onde a data simboliza a chamada Epifania, dia do batismo de Jesus e da chegada dos três reis magos. 
Em alguns casos, as festividades costumam durar bem mais que um dia. No Brasil, por exemplo, as celebrações começam no dia 24 de dezembro e se estendem até o dia 25. Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças, sempre na última quinta-feira de novembro, marca o início das comemorações natalinas.
O professor de História do Colégio Positivo, Maurício Paz, lembra que o Natal não é apenas mais um festival religioso. “A data é também um dos períodos de férias mais populares para os países em que o cristianismo é a religião dominante. Mesmo no Japão, onde o cristianismo é uma religião minoritária, o Natal tornou-se uma festa tradicional e capitalista, com as pessoas adquirindo o hábito de trocar presentes”, conta.  
Pinheiro é tradição alemã
CURIOSIDADES E SÍMBOLOS -  A árvore de Natal surgiu de duas tradições alemãs: a “árvore do paraíso”, parte da festa de Adão e Eva, que eram homenageados como primeiros pais da humanidade com a árvore repleta de maçãs penduradas; e a “pirâmide de natal”, também conhecida como “torre do advento”, que é uma espécie de pirâmide feita de prateleiras, preenchida com pequenos ornamentos, figuras natalinas, velas e uma estrela no topo. 
Na Índia, o pinheirinho de Natal é substituído pela mangueira, ou a árvore de bambu, e as casas são decoradas com folhas de manga.
Na Espanha e na Itália, as crianças só recebem os presentes na noite de 5 de janeiro. Segundo o folclore italiano, uma idosa chamada Befana desce chaminés e entrega presentes para as crianças durante a noite, assim como os três Reis Magos levaram presentes ao menino Jesus. Na Espanha, as crianças deixam seus sapatos do lado de fora das casas, cheios de palha e cevada, para os animais dos reis magos se alimentarem. Em troca, recebem presentes.
Buche de Noel
Na França, as famílias comem uma bûche de Noël, uma torta típica natalina em formato de tronco de árvore. A origem da torta remonta à época em que os camponeses, no inverno, queimavam, em oferta aos deuses, um grande tronco de árvore na lareira de casa. Esse tronco deveria ser consumido lentamente, durante vários dias. Quanto mais tempo durasse a fogueira, maior seriam a fartura e a colheita no ano seguinte. No dia 24 de dezembro, a família se reunia para jantar em torno da lareira. Após a refeição, as crianças deixavam o local para rezarem e pedirem presentes. Quando retornavam, encontravam bombons e docinhos espalhados em volta do tronco. Durante séculos, o tronco era o símbolo de calor e conforto familiar, assim como esperança para o novo ano.
No México, as pessoas costumam fazer buñuelos, tortillas fritas cobertas com xarope e açúcar de canela. Além disso, os mexicanos reproduzem a busca de Maria e José por um lugar para se abrigar e dar à luz o menino Jesus. 
A tradição de trocar presentes é um costume mais antigo que o feriado natalino em si. A data para a celebração do Natal, segundo registros, pode ter sido escolhida para competir com festivais pagãos que costumavam ocorrer sempre no fim de dezembro. Um desses festivais, o Ano Novo Romano, pode ter influenciado o feriado cristão, uma vez que as casas eram decoradas com folhagens e luzes, e presentes eram dados a crianças e pobres. Como as tribos germânicas da Europa aceitaram o cristianismo e começaram a celebrar o Natal, este também passou a conter a troca de presentes. 
Na Islândia, a noite de Natal representa descobertas por meio da literatura. No país, a tradição é dar livros de presente e, depois do jantar de Natal, sentar para passar o resto da noite lendo com a família. O costume movimenta o mercado literário local e promove um fenômeno conhecido por Jólabókaflóð, ou “dilúvio de livros”. Essa tradição vem da Segunda Guerra Mundial, quando, por conta das restrições às importações, a população começou a presentear com livros, que eram impressos no próprio país.
O uso de guirlandas como símbolos de vida era um costume antigo dos egípcios, chineses e hebreus, entre outros povos. A veneração da árvore era uma característica comum da religião entre os povos teutônicos e escandinavos do norte da Europa, antes de sua conversão ao cristianismo. Eles decoravam portas com vegetação na virada do ano novo para espantar os demônios. O enfeite com folhas espinhosas e frutas vermelhas entrou em uso no feriado para lembrar aos povos da coroa de espinhos usada por Jesus na crucificação. (Com a centralpress@centralpress.inf.br)

AS BELEZAS DE ISRAEL - É ATRACÃO O PAÍS ONDE JESUS NASCEU, VIVEU E MORREU

Igreja da Natividade
Não é preciso ser religioso para se encantar com Israel. Mas também não há como negar o fato de o país ser um dos destinos mais procurados do mundo para a prática do chamado “turismo religioso”. O território hoje ocupado por Israel, aliás, provém de povos antigos, e serviu de berço para personalidades religiosas de incalculável importância para a história da humanidade. E é nesta pequena e jovem nação, criada em 1948 para abrigar os Judeus, que empresas como a Interpoint Viagens & Turismo propõe a descoberta de cenários incríveis e o vislumbre da história de três das maiores religiões monoteístas do mundo moderno: o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo.
ROTEIRO IMPERDÍVEL -A começar pela capital, Jerusalém, o roteiro proposto convida os turistas a conhecem diversos pontos de interesse, como o Monte Sião, onde se pode visitar o Cenáculo, o lugar onde foi realizada a Última Ceia de Jesus e onde está enterrado o Rei David. O Muro das Lamentações, assim como outros pontos da Cidade Velha, tal qual a Via Dolorosa, o Santo Sepulcro, o Cardo, Domo da Rocha, o centenário Jardim Getsêmani e o Monte das Oliveiras, de onde se pode ter uma belíssima vista panorâmica de Jerusalém também estão presentes na programação. 
Na Cidade Nova o destaque fica por conta do Museu do Livro, onde é possível encontrar cerca de 930 manuscritos do Mar Morto, que revelam regras de higiene e valores éticos e comunitários da época. Estima-se que estes documentos, escritos em aramaico, hebraico e grego sejam os registros mais antigos do Velho Testamento já encontrados. Outros pontos a serem visitados incluem o Museu do Holocausto, a Torre de David e o Knesset, o Parlamento israelense. 
OUTRAS ATRAÇÕES - Fora da capital, Belém, Nazaré e Tel Aviv revezam entre si para ver quem esconde mais atrativos interessantes. Caso de Belém, localizada nas Montanhas da Judéia, no Estado da Palestina, que conta com a Basílica da Natividade, uma das mais antigas igrejas ainda em uso do mundo. Mas este não é nem de longe o fato que a tornou famosa. Reza a lenda que o templo, construído sob a estrutura de uma caverna marque o local exato do nascimento de Jesus. Não se sabe exatamente a veracidade dos fatos, mas sabe-se que o local é sagrado tanto para os cristãos quanto para os islâmicos.
Nazaré é o segundo centro de peregrinação mais procurado de Israel. Foi lá – biblicamente falando – que o Anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela geraria uma criança e onde Jesus passou toda a sua infância com os pais. Por lá o programa da Interpoint sugere uma visita à Basílica da Anunciação, que marca exatamente o local onde Gabriel teria aparecido a Maria. Cafarnaum, cidade natal de Simão e Pedro, apóstolos de Jesus, é outro grande atrativo turístico de Nazaré. Suas ruínas são lindas. Vale visitar também Tabgha, o local do milagre da multiplicação dos pães e peixes.
Já Tel Aviv-Yafo é uma cidade com ares modernos, onde os ecos do passado não conseguem silenciar o seu lado arrojado e cosmopolita. Por ali há muita atividade cultura, como museus, cinemas, bares, restaurantes e shoppings. Mas também há atrativos como o Mercado Carmel ao ar livre, a Igreja de São Pedro, a Praça Rabin – homenagem ao primeiro ministro de Israel, Yitzhak Rabin, que foi assassinado no local em 1995 e o histórico porto de Jaffa, que tem mais de 4.000 anos de história. Todos inclusos no roteiro preparado pela Interpoint.(Com a Interpoint Viagens e Turismo - www.interpoint.com.br

AGRACIADOS NA 4ª FEIRA - FESTA PARA OS VENCEDORES DO PRÊMIO NACIONAL DO TURISMO

fala do Ministro VINICIUS LUMMERTZ
O Prêmio Nacional do Turismo 2018, que tem por objetivo identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores público e privado e ao terceiro setor do turismo brasileiro, foi entregue em solenidade na noite da última quarta-feira (5) em cerimônia na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
São sete as iniciativas consagradas, as quais contribuem para o fortalecimento do mercado de Viagens no Brasil. As ações, selecionadas entre 208 propostas habilitadas de acordo com as regras do edital, foram cadastradas por instituições públicas, privadas e do terceiro setor de todo o país e submetidas à análise de uma comissão julgadora composta por membros do Ministério do Turismo e do Conselho Nacional de Turismo (CNT).
Na categoria Inovação Tecnológica, o destaque foi o Voucher Digital de Barreirinhas (MA), porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. O sistema utiliza pulseiras eletrônicas, entregues a visitantes por agências de turismo credenciadas, que monitoram atrativos procurados na região e subsidiam gestores públicos com estatísticas. 
Já o Plano de Desenvolvimento de Passageiros RIOgaleão, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, venceu no quesito Marketing e Apoio à Comercialização. 
Na categoria Monitoramento e Avaliação, o destaque ficou com o Programa de Otimização de Performance da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador. Lançado em 2017, o sistema proporciona o monitoramento online de opiniões públicas sobre equipamentos da área postadas em sites de avaliação de viajantes..
O Projeto Verena, por sua vez, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, do Rio Grande do Norte, levou o título de Qualificação e Formalização. O programa promove o intercâmbio entre o estado e o governo alemão, contribuindo para a adoção de processos inovadores de capacitação.
Na categoria Turismo de Base Local e Produção Associada o reconhecimento foi para a operadora Vivejar, que oferece oportunidades de turismo responsável e de base comunitária em parceria com comunidades tradicionais do país. 
Na categoria Turismo Social, o vencedor foi o projeto Acessibilidade como Fator de Inclusão, desenvolvido pelo Terra dos Sonhos Empreendimentos Turísticos, de Socorro (SP). No Hotel Fazenda, construído com a reutilização de contêineres, unidades e passeios são adaptados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 
A segunda etapa do Cais do Sertão - Museu Luiz Gonzaga, no Porto de Recife, levou o prêmio na categoria Valorização do Patrimônio. Parte integrante da revitalização do Centro Antigo da capital pernambucana, o local busca reverenciar a cultura nordestina, articulando parcerias culturais e educacionais. 
CONQUISTAS DO CEARÁ - O programa de Monitoramento da Reputação dos Destinos da Rota das Emoções, desenvolvido pelo Sebrae/CE ficou em terceiro lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2018, na categoria Monitoramento e Avaliação do Turismo.. 
Além do programa do Sebrae Ceará, outra ação desenvolvida no território da Rotas das Emoções também foi premiada. O programa Voucher Digital de Barreirinhas (MA), desenvolvido pelo Sebrae Maranhão e Prefeitura de Barreirinhas, ficou em primeiro na categoria Inovação Tecnológica no Turismo.
Ressalte-se, também, outras conquistas do Estado. O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, ficou em 1º lugar da categoria Governo, em reconhecimento às ações de fomento ao turismo local, que vem contribuindo para o desenvolvimento de diversos setores da economia cearense com a transformação do aeroporto de Fortaleza em um centro de conexões internacionais no Nordeste. Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Linhares, recebeu o prêmio menção honrosa pelo trabalho desenvolvido em prol do turismo nacional.

NOITADA DE ENTREGA DE PRÊMIOS E CONFRATERNIZAÇÕES DO SKAL

Em noitada repleta de luzes e muita confraternização, o Skal Nacional e o Skal Fortaleza  reuniram skalegas e skaladies, assim como representantes dos vários setores da sociedade cearense para a entrega de prêmios diversos não apenas aos seus associados mas sobretudo a personalidades que se destacaram em segmentos variados, especialmente voltados para o turismo.. A noitada festiva aconteceu na noite da última terça-feira, 4, no auditório de honra do Hotel Marquise.
A empresária Priscila Cavalcante, presidente do Skal Nacional, e o também empresário Epitácio Vasconcelos, presidente do Skal Fortaleza, assessorados por uma equipe de alta qualidade, proporcionaram aos convidados uma noitada repleta de brilho, em que as luzes e a fraternidade dos presentes deram um tom especial.  
Presidentes Priscila Cavalcanti e Epitacio Vasconcelos
Priscila Cavalcanti, Régis Medeiros, Manoel Linhares e Epitacio Vasconcelos


Personalidades reconhecidas pelo Skal

Agraciados:Manoel Linhares, Indira Guimarães, Socorro Abreu e Sabino Henrique


COMPLEXO DO SANTUÁRIO DO CARAÇA LIVRE DA FEBRE AMARELA

Informa-nos o jornalista mineiro Sérgio Moreira que, conforme norma da Secretaria de Saúde do Município de Catas Altas/ MG, só será permitida a entrada no Complexo Santuário do Caraça mediante apresentação do cartão de vacinação que comprove a vacina contra febre amarela há pelo menos 10 dias.
O Santuário do Caraça esclarece que não foi identificado nenhum caso de febre amarela no Complexo e, em parceria com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária do Município, está tomando as medidas preventivas necessárias para garantir que não haja ocorrências da doença no local.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça tem uma equipe treinada e orientada pelos órgãos competentes, que faz o monitoramento diário das trilhas e dos primatas. O Santuário realizou, em parceira com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de Catas Altas, campanha de vacinação e divulgação de informações para os funcionários.
A direção do Santuário do Caraça tranquiliza os hóspedes e visitantes, deixando claro que o Complexo está funcionando normalmente e sem riscos para a saúde pública. 

A PEDIDO DA COMUNIDADE - NOVA PETRÓPOLIS/RS RENOVA COM O CHOCOFEST PARA 2019O

O apelo da comunidade foi determinante para que a administração de Nova Petrópolis/RS anuncie a realização do Chocofest pelo segundo ano seguido na cidade serrana. Ao receber o evento pela primeira vez em 2018, Nova Petrópolis foi o palco do principal evento de Páscoa do Brasil e a aprovação foi imediata. “Após o evento na Páscoa deste ano, a Prefeitura recebeu pedidos de todos os setores da comunidade para que o evento permanecesse em Nova Petrópolis. Empresários, moradores, crianças e comunidade em geral. Foi um feedback de que a comunidade aderiu ao evento e quer manter o Chocofest na Magia da Páscoa. A Administração Municipal  tem a responsabilidade de atender a estes pedidos mantendo esta parceria que deu muito certo”, conta o secretário de Turismo, Paulo Roberto Staudt.
Segundo o secretário, o evento proporcionou um momento muito positivo para a cidade, que vem apostando em ações de fortalecimento do turismo há alguns anos. “Conseguimos medir a projeção que Nova Petrópolis teve. Fomos vistos no Brasil inteiro e inclusive no exterior com grande destaque de mídia por estarmos sediando o Chocofest. Esta visibilidade no Brasil e no exterior, como destino turístico empreendedor que somos, é fator preponderante para mantermos esta parceria que deu certo”, comenta.
Devido a estes fatores positivos, a Prefeitura de Nova Petrópolis decidiu renovar com a marca e realizar o evento novamente na cidade. O Chocofest na Magia da Páscoa ocorre de 11 à 21 de abril de 2019. “Abrimos um chamamento público onde se apresentou a Casa Cooperativa que vai ser a parceira neste ano. A proposta foi aceita e aprovada e a partir disso eles passam a ser os proponentes do evento de 2019”, finaliza o secretário.
A Prefeitura de Nova Petrópolis e o Chocofest na Magia da Páscoa preparam ações de envolvimento com o empresariado local com o objetivo de provocar um engajamento ainda maior ao evento. As ações e programação já estão sendo preparadas e serão divulgadas nas próximas semanas. Em 2018, o Chocofest recebeu mais de 100 mil visitantes de todo o Brasil. O evento é concebido e organizado pelo Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos de Gramado, empresa que também detém outras marcas de sucesso como a Feira Internacional de Turismo e a Gramado Summit.

XI FESTIVAL DA SARDINHA - DIAS DE VARIADAS ATRAÇÕES NA PRAIA DA CAPONGA

Destino certo de muitos turistas que visitam o Ceará, o litoral do município de Cascavel fascina pela beleza das praias e por seus atrativos que vão desde a pesca artesanal com jangadas, ao artesanato em renda, barro e cipó, regatas de paquetes, além de uma culinária, rica em sabores e cheia de possibilidades. Especificamente, a praia da Caponga é conhecida por sua tradição pesqueira e por ser a terra da sardinha. Por isso, para abrir o período das férias de final de ano, desde ontem e até domingo, a partir das 18 horas, a praia abrigr o festival que promete, mais uma vez, atrair visitantes e encantar o público com sua boa música e gastronomia.
Está montada, na praça do Sardinhão, localizada na via que liga as praias de Caponga e Águas Belas, uma super estrutura, com palco para shows, arenas de gastronomia e empreendedorismo e, no dia 09, o espetáculo ficará por conta da Regata de Jangadas dos pescadores da sardinha.
O Festival da Sardinha tem seus pilares sustentados em ações sociais, incentivo às artes, preservação ambiental e capacitações. Como pré-requisito para se tornar um expositor no festival, além de pertencer a região, é necessário participar das oficinas de Qualidade no Atendimento, Boas práticas na Manipulação de Alimentos e Culinária a Base de sardinha e Frutos do Mar, realizadas em parceria com o Sebrae, Senac e Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará – ACC.
O concurso de desenho é outro exemplo de incentivo às artes visuais. Considerada uma das etapas mais bonitas do evento, o concurso é realizado com os alunos das escolas públicas e privadas do distrito da Caponga. Os trabalhos classificados no concurso são usados nas velas das jangadas dos pescadores que participam da regata de jangadas, um dos atrativos consolidados da programação do festival.
Consta, ainda, da programação do Festival um seminário com os pescadores sobre preservação ambiental e respeito ao período de defeso. É realizado pelo quinto ano consecutivo e lidera uma campanha de solidariedade (Natal Solidário) nas localidades de extrema necessidade do Distrito, com a distribuição de cestas básicas realizada com os alimentos adquiridos na entrada do evento.

FESTIVAL OJUOBÁ - MUITO ESPORTE E CULTURA NO ICARAIZINHO DE AMONTADA

Icaraí de Amontada, praia do Litoral Oeste cearense, é considerada um verdadeiro paraíso. Localizada a cerca de 190 quilômetros de Fortaleza, Icaraizinho, como também é conhecida, tem a riqueza da beleza natural, da preservação e dos bons ventos que atraem velejadores do mundo inteiro. Tudo isso somado à boa estrutura hoteleira e gastronômica do local. É lá que nos dias 14 e 15 da próxima semana, sábado e domingo, acontece o Festival Ojuobá de Esporte e Cultura.
Com estrutura montada ao lado do restaurante Casa Marujo, o Festival Ojuobá aconteceá com uma programação diurna. dedicada a esportes, com Campeonato de kitesurf embalados pela DJ Maarji, regata de paquete e apresentação de capoeira. À noite acontece a programação artística, que tem entre as atrações Paula Tesser, banda Dona Zefinha e Tertúlia Black Vândala. No local, feira de artesanato e comidas típicas.
Tendo como tema desta edição “O redespertar à Cultura dos Povos do Mar”, o Festival Ojuobá é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, numa realização da Seara Cultura e Desenvolvimento e Galgo Entretenimento. Esta é a segunda edição do evento, que foi criado em dezembro de 2016 em Icaraizinho, como uma nova versão do Jeri Sport Music Festival, realizado por oito anos em Jericoacoara.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA – A programação cultural dos dois dias começa às 19 horas, com as atrizes-palhaças Ana Nogueira e Fabiana Pirro, respectivamente, Dona Pequena e Uruba. Em Icaraizinho, farão intervenções cômicas, prometendo muita interação com o público, que será convidado a integrar o cortejo pelas ruas até o local dos shows. . O Festival embala o público nas duas noites, a partir das 2 horas, com uma programação de shows e DJs. No sábado, começa com o show “Forró Arrasta Pé”, de Paula Tesser e Banda. Em seguida, a atração é a DJ Maarji, que apresenta uma viagem musical mostrando sua pesquisa em raridades de disco music, boogie, groove, dance e jazz, sempre com uma pegada dançante e eclética.
Para encerrar esta edição, festa no domingo com Tertúlia Black Vândala, um coletivo de DJs e agitadores culturais de Fortaleza, que têm como marca registrada a black music em suas diversas vertentes soul, R&B, funk, boogie e disco. 
TEMA E HOMENAGEM - O Festival Ojuobá levanta a bandeira da pesca artesanal, que é umas das principais garantias de sustento e desenvolvimento das praias da região, e presta uma homenagem aos pescadores que ainda mantêm essa prática, “remando contra a maré” do avanço das novas formas e tecnologias de pesca. Nesta edição, o Festival coloca em discussão as maiores necessidades desses povos do mar, além de resgatar a pesca artesanal e outras atividades que abrangem o setor. A homenagem à Cultura dos Povos do Mar será no domingo, às 19 horas, com a presença de pescadores da região. Será um momento de comemoração, no melhor estilo praieiro, com fogueira e assado de peixe, na beira da praia.

CLÁSSICOS NA LAGOA - GRANDE CONCERTO NATALINO NO ENCERRAMENTO DO ANO

Mais de 100 músicos subiram ao palco do Clássicos na Lagoa para o Concerto Natalino, no último dia 7, às 17 horas, no Porangabuçu. O evento marcou o encerramento da programação de 2018, que se destacou pelas apresentações voltadas aos diferentes períodos da música erudita mundial. A plateia apreciou concertos sobre músicas renascentista, barroca, clássica e romântica. O projeto é mantido pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues, que desenvolve ações voltadas ao desenvolvimento cultural da comunidade. 
Na programação de encerramento, estiveramo presentes duas orquestras. Regida pelo ex-aluno Adriano Martins, a Orquestra de Sopros de Pindoretama já formou mais de mil jovens nos seus 18 anos de existência. O grupo, cujo diretor artístico é o maestro Arley França, apresentou-se com cerca de 15 músicos. 
A Orquestra de Cordas da Universidade Federal do Ceará encantou os presentes com mais de 80 integrantes. Formada por oito grupos de extensão em cordas friccionadas, entre crianças e adultos, é composta por: Cordas Rouxinol (violino e viola adulto iniciante), Cordas IFCE (violino e viola adulto iniciante), Grupos de violoncelos e contrabaixos da extensão, Cordas Sabiá (violino e viola adulto intermediário), Cordas Canário (violino infantil iniciante), Cordas Bem-te-vi (violino infantil iniciante), Cordas Tico-tico (violino infantil intermediário) e Violas de Extensão (iniciante adulto). A coordenação é das professoras da UFC, Liu Man Ying e Dora Utermohl de Queiroz.
O Coral Infantil da Casa de Vovó Dedé e o Grupo de Canto Lírico da UFC também estiveram presentes no evento, cantando músicas natalinas. Juntos, foram cerca de 25 cantores no palco do Clássicos na Lagoa. Para completar a programação da tarde/noite, a Camerata de Cordas da UFC apresentou-se com 18 integrantes. 
A grande festa teve também como um dos destaques a primeira apresentação da Escola de Música Clássicos na Lagoa, regida pelo maestro Nadilson Gama e mantida pelo ICM. Voltada aos jovens de colégios públicos do Porangabussu, a escola oferece aulas gratuitas de violino e disponibiliza os instrumentos musicais. Outra atração do evento foi a pintura de um mural antes das apresentações, como resultado de duas oficinas de grafite promovidas também pelo ICM e realizada pelo artista Roni Flow.

SOLENIDADE NO SEBRAE/CE - EMPRESAS DE TURISMO RECEBERAM O SELO DE QUALIDADE

A Prática Eventos foi agraciada com Selo Sebrae
Empresas do segmento de alimentação fora do lar, hospedagem e eventos de todas as regiões do Ceará receberam ontem (6) o Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae. No total, foram agraciadas 140 empresas que se destacaram pela excelência no atendimento e na prestação de serviços.
A novidade da edição deste ano do programa foi que os vencedores do selo foram divididos em três categorias: ouro, prata e bronze. Na categoria bronze, ficaram os empreendimentos que conseguiram cumprir de 80 a 85% em cada um dos cerca de 200 itens avaliados pela comissão julgadora do programa. Já na categoria prata, estão as empresas que obtiveram índice de avaliação entre 86 e 90%. Os vencedores da categoria ouro, foram aqueles que conquistaram mais de 90% em todos os itens avaliados.
Das 140 agraciadas, 82 empresas conquistaram o Selo Ouro, 30 o Selo Prata e 28 o Selo Bronze. Todas elas passaram por um criterioso processo de avaliação, onde foram analisados diversos itens ligados a estrutura, funcionamento e qualidade, como o estado das instalações físicas das empresas, o atendimento às normas de segurança, o armazenamento e manipulação de alimentos, a correta destinação dos resíduos e as boas práticas de atendimento, entre outros quesitos.
Para a gestora estadual do programa, Eveline Tabosa, a conquista do Selo é o reconhecimento ao esforço e dedicação dos empreendedores do segmento do turismo e de seus colaboradores em oferecer produtos e serviços cada vez mais qualificados aos clientes. 

ARTESANATO DO CEARÁ - ATÉ AMANHÃ, A FEIRART É ATRAÇÃO NA PRAÇA LUÍZA TÁVORA

Na Praça Luíza Távora, em Fortaleza, está acontecendo a 57ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart). Iniciada ontem e que tem seu término marcado para amanhã, de 17h às 22h, cerca de 200 artesãos expositores representantes de entidades artesanais e grupos produtivos de 79 municípios cearenses participam da feira promovida pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado. 
A programação da feira conta com oficinas de macramê, crochê e areia colorida para o público em geral, além de shows diários. É realizada exposição de produtos frutos das capacitações realizadas em 2018 com designers em grupos artesanais de todo o Ceará. Os produtos fazem parte da coleção 2018/2019 e alguns já podem ser encontrados na lojas Ceart, enquanto outros estarão disponíveis para a venda em 2019. Os artesãos cearenses passam por processo de capacitação constante. Foram capacitados e assessorados cerca de 15 mil artesãos nos últimos quatro anos com o intuito de aperfeiçoar o design dos produtos.
NATAL FEITO À MÃO - Durante a Feirart, está lançada exposição pioneira no Estado: Natal Feito à Mão – I Mostra de Mesas Natalinas. Mesas natalinas montadas por profissionais de design, arquitetura e decoração com produtos do legítimo artesanato cearense participam de votação dos visitantes, entre os dias 6 e 15 de dezembro, para eleger as duas decorações mais criativas e de maior valorização do artesanato cearense. Os profissionais serão premiados no último dia da mostra.
CONQUISTAS - O artesanato cearense é destaque no Brasil e tem o reconhecimento do governador Camilo Santana. Em 2015, o governador assegurou ao artesão cearense a isenção fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Foram beneficiados com a isenção fiscal mais de 40 mil artesãos no Estado. Para melhorar a qualidade do legítimo artesanato cearense, os produtos passaram pela Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses (Selo Ceart), que foi implantado em 2015. Foram certificados com o Selo Ceart mais de 5 mil produtos artesanais, beneficiando diretamente quase 10 mil artesãos.

RÉVEILLON NO CATUSSABA


ROTA DO SOL SEMANAL 07/12/2018 ISSUU