Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CALEIDOSCÓPIO - AS AÉREAS NA BERLINDA

O desabafo foi do presidente da Embratur, Flávio Dino, no último dia 25, na  Comissão de Turismo e Desporto da Câmara:  "O que as companhias aéreas estão fazendo no Brasil? Reduzindo a malha aérea, submetendo os passageiros a uma situação de desconforto e humilhação, com tarifas abusivas, um sistema de monopolização do mercado e ninguém pode reclamar. Claro que nós devemos [reclamar], exatamente porque o nosso ofício depende dos turistas". Na avaliação, foi fiel o presidente, traduzindo o que pensam os brasileiros em relação  a um setor que é da máxima importância para o crescimento e sustentabilidade do turismo. O Ministério do Turismo, a Embratur, aliados ao empresariado e à mídia, não se pode negar, têm feito o que é possível para inserir o Brasil, de fato, como um destino turístico mundial. Entre os muitos obstáculos para que isto até agora não tenha sido alcançado deve-se a vários fatores, com peso muito grande recaindo, também, sobre o governo nos seus diferentes graus. Uma das queixas no caso da aviação comercial recai sobre o alto custo dos combustíveis, os impostos e até as taxas cobradas pela Infraero. Têm certa razão as empresas do ramo, mas por causa disto não é possível que tratem seus clientes, os imprescindíveis passageiros, com tamanha falta de respeito. O serviço que outrora em certo sentido era melhor prestado pelas aéreas agora está de baixa qualidade. É um desconforto só suportar uma viagem de 50/60 minutos para São Luís ou Recife sentado numa poltrona já “cansada”, acotovelado ao lado de outras duas. Pior ainda para quem está no assento do meio ou ao lado da janela quando necessita de ir à toalete. Meu Deus, e as pernas espremidas!  Calcule-se o sofrimento de quem  viaja a um destino de duas, três ou mais horas, como é o caso de quem vai a Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo ou aos estados do Sul. O serviço de bordo, tirante, é claro,  ao bom atendimento da tripulação, é cada vez  pior. Ah! que saudades dos velhos e bons tempos em que as refeições eram de qualidade e até whisky de boa lavra estava à disposição do passageiro! Agora, é preciso sair de casa “forrado”, pois durante a viagem a comissária gentilmente oferece o famoso saquinho de amendoim, ou o pacotinho com dois biscoitos, regados com coca-cola comum, light, suco de laranja ou pêssego e água. Algumas companhias oferecem, pagas, opções de sanduiches, cervejas e refrigerantes. E os horários de voo? E por aí vai o atendimento. Não há por onde escapar. . O passageiro de avião está entregue à própria sorte. Daí a preocupação.  A Anac e os demais órgãos que lidam com o setor certamente já deveriam ter se antecipado com medidas acauteladoras. Mas nunca é tarde.

ATÉ DOMINGO A EXPOECE MOVIMETARÁ MAIS DE 12 MI

Expoece reúne negócios e divertimento
Domingo próximo (29), após uma semana muito movimentada no Parque de Exposições Governador César Cals, acontecerá o encerramento da 59ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece 2013). O objetivo da Exposição é  promover a agropecuária cearense e fortalecer as cadeias produtivas que envolvem o setor, além de fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar, promover o empreendedorismo no meio rural, estimular o intercâmbio de experiências e divulgar o plantel cearense.
O evento, que reúne criadores de bovinos, ovinos, caprinos e equinos, empresários e agricultores familiares do Ceará e do Brasil, é promovido pelo Governo do Estado,  através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e pela Associação dos Criadores do Ceará, teve sua  abertura oficial  às 16 horas do último dia 29.  
A Expoece 2013 apresenta com êxito  expositores de animais ( de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo) e produtos, com cerca de 500 estandes, movimentando mais de  R$ 12 milhões em negócios, além de destacar exemplos exitosos de projetos desenvolvidos pelos agricultores familiares no Ceará. 
Há julgamento e exposição de caprinos, ovinos e bovinos, leilões, concurso leiteiro, além da premiação de R$ 50 mil aos donos dos animais e  shows artísticos. 

AMANHÃ, ENCERRAM-SE OS FESTEJOS DE SÃO FRANCISCO

A população do município de  Canindé e os milhares de romeiros de todas as partes do Brasil que estão na cidade participarão amanhã dos últimos atos da intensa programação dedicada a São Francisco. Após a Missa de Encerramento (às 16h, na Praça da Gruta, transmitida pela Rede Vida de Televisão),  procissão com a imagem de São Francisco sairá pelas principais ruas da cidade,  marcando o final das homenagens ao Pobrezinho de Assis. 
Desde o dia 25 do mês recém findo começou a vasta programação. Há novenas até hoje com  procissão com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica à Praça dos Romeiros, retornando após a novena para a Basílica. Várias missas e batizados por dia estão sendo celebrados na Basílica / Praça da Gruta, na Igreja do Monte, na Capela de São Pedro e na igreja das Dores. 
SHOW NO ENCERRAMENTO -  Após a procissão com São Francisco, amanhã (4) diante da  Basílica,  a cantora de nome nacional Joana, de nome firmado  nos países de língua portuguesa e hispânica, fará um grande show, encerrando com a máxima alegria a festa em honra ao querido santo. 

ESPETÁCULO: EQUINÓCIO DA PRIMAVERA NO MEIO DO MUNDO

Fenelon (Hemisfério Sul) e seu entrevistado
 Isaias Cândido (Hemisfério Norte)
(Foto: Janiton Neto)
Macapá, capital do Estado do Amapá, na Amazônia Brasileira, é o meio do mundo; por lá passa a linha imaginária do equador. É a única capital, no mundo, cortada por esta linha. 
O Complexo onde esta erguido o monumento em homenagem ao Marco Zero do Equador recebeu entre os dias 21 e 23 de Setembro mais de 5.000 pessoas, de várias partes do Brasil e de outros países. Com os turistas, seus moradores também curtiram este  momento fantástico, promovido pelo espetáculo da natureza que é o equinócio ( momento da mudança de estação climática), neste ato conhecido como Equinócio da Primavera, pela mudança de Outono para Primavera, e ocorreu às 16h 40 do dia 23.
Participar deste momento é o que podemos chamar de turismo e experiência, pois percebemos no evento pessoas vindo de longe, exercendo um esforço físico e financeiro pelo prazer de viver a emoção, a energia positiva emanada pela Mãe Natureza.  É o caso do senhor Isaias Cândido Português, 70 anos, Agropecuarista, de Mato Grosso, que há muito desejava viver esta emoção: “Prometi para mim mesmo não morrer sem antes viver a experiência de estar aqui e agora”, e continuou “ Graças a Deus estou satisfeito, muito feliz, e digo: Quem gosta de geografia e é amante da natureza pode vir, vale apena o sacrifício, a emoção é muito grande”.
O equinócio ocorre duas vezes ao ano, em março, conhecido como equinócio das águas, e em setembro equinócio da primavera. Portanto, programa-se. Precisando de mais informações, acesse o site da setur-ap.
Dica: para a opção de março: é preciso cuidado, pois há  possibilidade de chuvas.  Setembro é mais tranqüilo, dificilmente chove. 
Agora, já se sabe que Macapá não é o fim do mundo, e sim o meio, e que de avião são apenas 45min de Belém do Pará e aproximadamente 4h de Fortaleza. Aproveite e senta muita emoção,  colando  um pé no  hemisfério norte e o outro no hemisfério sul.  De quebra faça experiências com a aceleração da gravidade, como por exemplo colocar um ovo em pé.   (Fenelon Gonçalves, da Abrajet/CE)

O NOME MUDOU MAS A COMEMORAÇÃO CONTINUA

Agraciados
Fazendo jus ao slogan “Noite de Gala do Turismo Brasileiro, o jornalista baiano Carlos Casaes, diretor-editor do “Gazeta de Turismo Magazine”,  na última sexta-feira, 27. reuniu mais uma vez o empresariado e jornalistas brasileiros para festejar o Dia Internacional do Turismo. Foi esta a 35ª edição da outorga do Catavento de Prata, um evento inserido com destaque entre os maiores nacionais. 
Na brilhante noitada no Gran Resort Stella Maris, recheada com uma programação bem elaborada em que foram destaques o show da consagrada artista baiana Juliana  Ribeiro, a solenidade de entrega do Troféu Catavento de Prata e o  pródigo e refinado banquete,  reinou um ambiente de real confraternização entre empresários e jornalistas de turismo de quase todo o Brasil. Mas, ao mesmo tempo, um clima de expectativa,  pois o idealizador e promotor do festejado evento, na sua fala, anunciou que o Catavento de Prata estava se despedindo. Felizmente, como veremos em seguida, Carlos Casaes assegurou que a tradicional Noite de Gala do Turismo Brasileiro  apenas teria outra formatação, já no próximo ano,  com a colaboração do seu sobrinho, empresário é Caio Marques Filho. Na verdade, o calendário turístico brasileiro ficaria menor sem o Catavento de Prata. 
RELAÇÃO DOS AGRACIADOS: Foram estes os agraciados com o Catavento de Prata na noite do último dia 27: Mercado Central de Fortaleza; Alfaiataria Spinelli, hoje Stinelli; Fama Videos;  Fotógrafo Hermes Carvalho;  C.V.C; . Caio Marques; Berta Van Der Kellen - representante da TAP na Bahia; Sheraton Hotel da Bahia;  AVIANCA;  Jornalista Luiz Felipe Moura (troféu concedido no ano passado e o agraciado  não pode comparecer);  Itaparica Turismo; Jornalista José Carlos de Araújo;  Hoteleiro alagoano Mauro Vasconcelos;  companhia aérea AZUL; . April do Brasil;  Resort Catussaba;  Grupo Sol Express (Gran Resort Stella Maris); AIR EUROPA; . Bahiatursa
José Carlos e Calos Casaes
NOVA FORMATAÇÃO – Nos agradecimentos aos que prestigiaram a brilhante noitada nos 35 anos do Catavento de Prata, o jornalista Carlos Casaes assim se expressou: 'Em primeiro lugar, o agradecimento sincero por nos ter, mais uma vez, prestigiado com suas presenças, fazendo da nossa promoção um evento maravilhoso. Em segundo lugar, desfazer um equívoco: não abdiquei do direito de realizar a festa, não passei o bastão a ninguém. Continuarei como o idealizador, o construtor e o executor da grande festa. O CATAVENTO não desaparecerá, será reduzido a apenas dois: Destaque Nacional e Destaque Baiano - cuja indicação será cometida a vocês, profissionais da comunicação turística. A presença da empresa do meu sobrinho terá o objetivo, apenas, de me assessorar, de me ajudar.
Como falei no dia 27, o novo evento denominar-se-á  "Bahia, nos limites de sua Fronteria" e será itinerante por todos os produtos turísticos baianos, com conotação turística e técnica.Esperamos tê-los ainda por muitos e muitos anos. Um abração. Carlos Casaes e família”.

PRÊMIO SÍLVIA OLIVEIRA

Comemorando o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro), a Secretaria do Turismo e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) fez a entrega do troféu jornalista Sílvia Oliveira, no dia 25 de setembro. O prêmio é uma homenagem a todas as pessoas, entidades e empresas que colaboram para o desenvolvimento do turismo em Sergipe.
O nome do troféu homenageia a jornalista Sílvia Oliveira (foto), saudosa presidente da Abrajet/AL, a qual, especializada em turismo, dedicou muitos anos de sua vida com o propósito de disseminar e divulgar as belezas do estado sergipano, principalmente em Canindé de São Francisco, onde exerceu o cargo de secretária de turismo. Ao longo de sua vida, Silvia batalhou para tornar Sergipe um dos principais destinos turísticos do Brasil, desenvolvendo todas as potencialidades do estado.
"O troféu é uma grande homenagem a Sílvia Oliveira, que fez do turismo sua bandeira de vida e foi um baluarte do turismo sergipano, unindo seu potencial jornalístico de informação à frente da Abrajet para divulgar o turismo em Sergipe e em Canindé do São Francisco, trabalhando arduamente para fazer com que todos conhecessem não só o estado sergipano, mas o destino Cânion de Xingó", disse o Secretário do Estado do Turismo, Elber Batalha.

EM FESTAS A SOCIEDADE CULTURAL ALEMÃ DE JOINVILLE

Tradicional apresentação "Domingo Musical "
na SCAJ conta com mais de 100 edições.
A Sociedade Cultural Alemã de Joinville - Deutscher Kulturverein Joinville  - completou  no dia 3 deste  outubro 14 anos de existência.  Como é de hábito, aproveitou  a oportunidade para homenagear três personalidades, entidades ou empresas joinvilenses que dedicaram e continuam dedicando  parte do seu tempo ao resgate e à preservação da cultura germânica. Com os três de 2013 já são  47 homenageados.  O fato é apenas um pequeno acontecimento, diante da importância dessa data que, em nível mundial, relembra a memorável Reunificação da Alemanha, depois de 38 anos de cruel separação e por isso escolhida para a fundação da SCAJ. 
A eleição dos agraciados que  receberam o troféu “HILDA ANNA KRICH”, confeccionado pela artista plástica Marli Swarowsky,   foi  realizada de forma democrática, em reunião da diretoria da Sociedade Cultural Alemã. O nome do troféu é uma homenagem à memória de HILDA ANNA KRICH, que em vida muito lutou pela preservação da cultura germânica em Joinville e nunca foi devidamente reconhecida pelo seu empenho.
As homenagens deste ano vão para Helena Richlin,  respeitada tradutora do Arquivo Histórico de Joinville e que transforma textos em alemão, incluindo escrita gótica para o português ou vice-versa, trazendo à tona muitos e importantes episódios e acontecimentos dos tempos da colonização. Outro homenageado é o jornalista Herculano Vicenzi, que completa 40 anos de profissão e lança um novo livro. Herculano baseou sua vida de repórter principalmente no interior de Joinville, revelando as ações que parecem pequenas, mas são grandes, dos agricultores e famílias que ganham a vida nas áreas rurais. A terceira homenageado foi  para a Orquestra Filarmônica da Sociedade Harmonia Lyra, que escreveu longa trajetória de sucesso cultural e musical em Joinville. O troféu foi entregue a Ivo Birckholz, que desde 1970 administrou a Orquestra, e dedicou incontáveis horas da sua vida ao empreendimento.  
DOMINGO MUSICAL - No domingo (6), a partir das 10h30min, a Sociedade Cultural Alemã - Deutscher Kulturverein Joinville, em parceria com a Fundação Cultural de Joinville promove mais uma edição do Domingo Musical, na Casa da Memória/Cemitério do Imigrante. 
A atração musical será o Conjunto Compasso Livre, com mais de 10 anos de atuação, que  foi destaque no projeto “música antiga” e que apresenta arranjos musicais inéditos e exclusivos. 

TRÂNSITO ALTERADO POR CONTA DE OBRAS DO VLT

As obras do VLT ramal Parangaba-Mucuripe avançam em várias frentes de obra. A partir da segunda-feira última (30), começou o trabalho de cravação de estacas dos pilares do viaduto da Avenida Pontes Vieira, no bairro Dionísio Torres. Com esta operação, até o dia 30 deste mês, a Rua Professor Aderbal Nunes Freire (continuação da Avenida Pontes Vieira), precisamente no trecho sob o viaduto ferroviário, foi parcialmente interditada.
A interdição é necessária para que haja o livre tráfego de equipamentos pesados envolvidos na ação. O trabalho será realizado em duas etapas. Num primeiro momento, o bloqueio afetará apenas a pista oeste (sentido Pontes Vieira/Iguatemi). Em seguida a intervenção abrangerá a pista leste (sentido Iguatemi/Pontes Vieira). A expectativa é que os trabalhos no local durem três semanas. O local já está devidamente sinalizado e, para informar à população acerca da mudança, agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) estão no local fazendo um trabalho de orientação.
Na altura da Avenida Aguanambi, continua a operação de içamento das primeiras 14 vigas de concreto sobre as travessas da parte elevada do Ramal. A operação começou com a colocação das nove primeiras vigas sobre os pilares no trecho entre as avenidas Aguanambi e Borges de Melo.
A construção de um muro de arrimo ao longo da Via Expressa, entre as avenida Santos Dumont e Alberto Sá, no bairro do Papicu, também continuam. Ao mesmo tempo que ocorre a implantação do VLT estão sendo realizados trabalhos de remodelação da linha de carga que segue paralela à linha do ramal.
Na Estação Parangaba, que será elevada, as obras posseguem, inclusive com a implantação do elevado de Parangaba, logo após a estação. Este trecho terá quase um quilômetro de extensão e vai contar com 52 vigas de concreto, em construção nas proximidades. No bairro Vila União, onde ficará a Estação Rodoviária, está sendo construído um túnel para permitir que a Avenida Borges de Melo passe por baixo da linha férrea, de forma a fazer fluir melhor o trânsito naquela via. 

CONCURSO NA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO DOU

O Diário Oficial da União completou 151 anos na última terça-feira, 2.  Como parte das comemorações, lançou o Concurso Nacional Museu da Imprensa Desenho, Redação, Poesia e Artigo, sobre o tema Copa do Mundo sobre o tema Copa do Mundo
 “Fazer este concurso foi uma iniciativa extremamente feliz da Imprensa Nacional', pelo envolvimento que os participantes terão com o tema, disse o coordenador-geral da Secretaria Extraordinária da Copa 2014, Sérgio Graça. "Esses meninos vão ter consciência do que a Copa do Mundo vai trazer de bom para eles depois", acrescentou Graça.
É preciso que aqueles que se envolverem com o concurso "saibam que a Copa do Mundo não é só torcer", disse Graça, lembrando que o país está investindo em obras nas cidades-sede do evento. Entre elas, Graça citou a expansão dos metrôs, a instalação do VLT (veículo leve sobre trilhos) e a reforma dos aeroportos, obras que, segundo ele, provavelmente, o país "não teriam, se não fosse a Copa do Mundo" e que ficarão como legado para toda a sociedade. (Com a Agência Brasil)

AVIAÇÃO REGIONAL EM DEBATE NO SENADO

Especialistas ligados a empresas privadas e instituições públicas do setor de aviação destacaram, na última segunda-feira (30), durante debate na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado a importância do investimento em infraestrutura para o crescimento da aviação regional.
Para Victor Celestino, diretor de Relações Institucionais da empresa Azul, não é somente a falta de infraestrutura aeroportuária que dificulta a ampliação dos serviços na aviação regional. O diretor explicou que a limitação da infraestrutura rodoviária, a inexistência de transporte ferroviário e o custo elevado na utilização do automóvel encarecem as viagens dos passageiros e restringem a demanda pelo serviço. Destacou o executivo também a importância do investimento em aeronaves de pequeno porte, já que somente esse tipo de avião permite o acesso a aeroportos menores e a consequente ampliação da aviação regional. Disse ele que todos os 105 aeroportos nos quais a Azul opera necessitam de algum tipo de investimento, seja para aumento da capacidade, seja por questões regulatórias.
O Superintendente de Segurança Operacional da Anac, Wagner William de Souza Moraes, explicou que, em termos de segurança operacional, a falta de infraestrutura pode gerar riscos. 
Representando o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, o assessor Mário Rodrigues informou que o Programa de Investimentos em Logística promoverá a adequação de 270 aeroportos com uma previsão de gastos de R$ 7,3 bilhões. Segundo ele, serão adequados 67 aeroportos do Norte, 64 do Nordeste, 65 no Centro-Oeste e 43 na região Sul. Entre as mudanças realizadas, Mário Rodrigues destacou a implantação de novas pistas nos aeroportos e a reforma e ampliação de pistas já existentes.
O representante do Centro de Investigação e  Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, Henrique Rubens de Oliveira, afirmou que a presença de aves nas proximidade dos aeroportos é um grande fator de risco de acidentes. Grande parte dos municípios lançam resíduos em lixões que atraem os animais em busca de alimentos.O representante do Cenipa observou que o problema deve ser levado em consideração no planejamento da ampliação dos aeroportos. (Com a Agência Senado)

PORTINARI NA VOLTA DO CINE TEATRO BRASIL DE BH

Belo Horizonte está prestes a receber de volta o antigo Cine Teatro Brasil. A casa de espetáculos é uma das mais antigas do Estado e passa por um processo de revitalização que já dura cinco anos. Fechado desde 1999, quando os cinemas de rua perderam espaço para os shoppings, o local será transformado no V&M Brasil Centro de Cultura, e vai modificar a paisagem da Praça 7. O prédio é tombado como bem cultural pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Quando inaugurado, terá as salas mais antigas em uso na capital. O grande desafio do projeto foi acrescentar a tecnologia atual sem perder a história da década de 1930, A fachada já foi finalizada e exibe para os belo-horizontinos uma prévia do tradicional Cine Brasil, em versão modernizada. O prédio, que há anos recebia espectadores, hoje é frequentado por uma equipe de arquitetos, engenheiros e eletricistas. Tanto trabalho, no final, além da sala de cinema e teatro, vai render outros atrativos, como cafeteria, galeria e museu.
EXPOSIÇÃO DE PORTINARI-  A ansiedade vai durar pouco menos de um mês. Em 8 de outubro, as portas serão abertas ao público com a exposição Guerra e Paz, de Cândido Portinari, composta por dois imensos painéis de 140 m² cada (10 metros de largura x 14 metros de altura), expostos no palco principal. Juntas, as peças pesam mais de uma tonelada. A dimensão equivale quase ao dobro de um apartamento de dois quartos. Pelo tamanho majestoso, o palco do Cine Theatro Brasil, com 22 metros de pé direito, foi o único espaço em Belo Horizonte selecionado pela curadoria da exposição para recebê-la. Além dos painéis, serão apresentadas obras de arte relacionadas ao tema, assim como estudos feitos por Portinari, na década de 50, para compor as telas. Esse “complemento” será exposto em um novo salão, construído acima do antigo telhado do prédio, graças a tubos de aço.
A exposição Guerra e Paz, de Cândido Portinari estará a mostra no Cine Theatro Brasil pela empresa e dona do prédio, foram investidos R$ 53 milhões na reconstrução, sendo R$ 29 milhões da Lei Federal de Incentivo à Cultura e R$ 24 milhões próprios. Ficará aberta até 24 de novembro, com entrada gratuita, entre 10 e 19 hora.
As telas gigantes foram pintadas a pedido da Organização das Nações Unidas (ONU), entre 1952 e 1956, e instaladas no hall da sede, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em 2010, durante uma reforma no espaço, as obras excursionaram  no Brasil pela primeira vez. Já passaram pelo Rio de Janeiro e por São Paulo. No ano que vem, deverão voltar aos EUA.(Sergio Moreira - Abrajet-MG)

ILUMINAÇÃO DIFERENTE EM HOMENAGEM AO OUTUBRO ROSA

A solenidade foi realizada nessa terça-feira (1º)
 no pátio do Instituto Dr. José Frota
A campanha de conscientização Outubro Rosa, uma alerta sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, recebeu a adesão da Prefeitura de Fortaleza. A Coordenadoria Especial de Iluminação Pública apresenta desde terça-feira passada (3)  uma iluminação diferenciada para os principais monumentos, praças e prédios públicos da Capital, entre os quais as estátuas de Iracema e a Catedral Metropolitana, que estão com luzes cor-de-rosa servindo de alerta para a prevenção do câncer de mama.
OUTUBRO ROSA - O movimento surgiu em 1990,  na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), e, desde então, é promovida anualmente naquela cidade. Hoje, o Outubro Rosa acontece em vários lugares do Mundo. No Ceará, está presente há cinco anos, durando o mês inteiro, em busca de alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
O rosa simboliza o alerta às mulheres para que façam o exame de toque regularmente e a mamografia (para maiores de 40 anos). Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa significa a união de todos pela saúde feminina.

ROTA DO SOL SEMANAL 03/10/2013 - ISSUU