Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

CALEIDOSCÓPIO - JOGO, O IMPREVISÍVEL DE SEMPRE

Na tarde do sábado último, para boa parte de brasileiros e de professorais e, muitos deles, “donos da verdade” comentaristas de futebol, houve uma “tragédia” só porque o Brasil foi desclassificado pelo Paraguai, na atual Copa América. Não se levou em conta que o imponderável é da essência de jogo de cartas, de esportes ou de qualquer outra competição. Até certo ponto relevou-se que a Argentina, o Uruguai e o Chile também foram eliminados por seleções não muito consideradas. E a final da Copa, com Uruguai e Paraguai? O Brasil é o Brasil e não pode perder! Meteu-se o malho na incompetência dos nossos jogadores, principalmente dos mais novos.  Por conta e risco de grande parte dos comentaristas  esportivos, jovens esperanças como Neymar, Ganso, Jadson, jakson e outros mais que ainda não chegaram aos 23 anos, e até alguns já de outras copas,  talvez não merecessem figurar agora na seleção, por isto mesmo perdemos para os nossos vizinhos. Não faltaram comparações com  o passado e  com  o “menino” Pelé da Copa do Mundo de 1958, quando o Brasil sagrou-se campeão mundial de futebol, pela primeira vez. Ninguém levou em conta que Pelé, sozinho ele, tinha 17 anos. Os outros jogadores  Gilmário, Brandão, Nilton Santos, Garrinha e os demais eram craques já passados na casca do alho. O “menino” brilhou e se consagrou. Mas com o respaldo dos “coroas”. Alguns afirmaram até que a nossa seleção no último dia 9 fez o melhor jogo da temporada, mas foi incompetente na hora das finalizações. Relegaram que dominamos o adversário o tempo inteiro, mas a bola teimosamente não entrou no gol adversário. Esqueceram que o goleiro paraguaio foi a melhor figura em campo, fazendo quase milagres na área dos três paus. Pegou tudo que era de bola que fosse para a sua meta. Quando não era ele, o goleiro, a trave estava ali para salvar o aguerrido adversário.  Foi mesmo um dia de azar. Quem já se viu perder quatro penaltes?  Verdade é que a seleção brasileira cometeu muitos erros. Faltou aos nossos jogadores mais empenho, mais garra, mais sentido de equipe. Com tudo isto, porem, merecíamos melhor sorte pelo que os jogadores fizeram. Com tranqüilidade, é o nosso pensamento agora sobre a saída do Brasil da Copa América. Em tempos passados, quando militamos na crônica esportiva, levados pela paixão, pelo bairrismo, talvez até que professoral e “dono da verdade” estivéssemos também metendo o pau na seleção do Mano Menezes. O tempo muito nos ensinou.

FORTAL - 20 ANOS DE FOLIA NA CAPITAL ALEGRIA

Como vem acontecendo nos últimos 19 anos, termina no domingo deixando saudades a maior micareta do Brasil. São duas décadas de muito sucesso. Por muito tempo a passarela foi a  Av. Beira Mar, sempre arrastando multidões. Hoje na Cidade Fortal está repetindo a tradicional e contagiante  alegria das edições anteriores.
A versão 2011 do Fortal começou em grande estilo na quinta-feira, apostando no modelo indoor e na mistura de ritmos. A folia continua cada vez mais quente e a multidão de folõies não se cansa, pulando e dançando com os trios dos blocos Sirigüella, Cerveja & Coco e Eh Loco, os blocos alternativos Nana Banana.  O Bloco Pirraça está empolgando com os sucessos sertanejos de Jorge e Mateus; o forró do Calcinha Preta, Saia Rodada, Forró Real e do Novo Balancear dão as cartas na animação.  Ao todo, 40 atrações em diversos espaços da micareta.
O evento ainda conta com vários espaços paralelos que são: Arena Night Power que é o lugar para novas bandas que despontam no cenário musical brasileiro; Camarote Mucuripe, diferenciada, localizado num lugar especial no Corredor da Folia. É reservado para quem quer desfrutar da festa no espaço mais completo da Cidade Fortal.
Para os que não vão curtir o Fortal nos blocos, a Cidade oferece ao público  arquibancadas e  pista para aproveitar a festa.
Asa de Águia no Bloco Cerveja & Coco
Alem de alegria e animação, o consagrado carnaval fora de época, certamente a maior atração turística do Ceará no meio do ano, abraçou a causa do Iprede na luta contra a desnutrição de crianças em situação de risco. A Instituição também comemora, em 2011, pois completa 25 anos de benfazeja atuação. Dando total apoio à causa, o Fortal aproveitou a grande mobilização dos foliões para arrecadar doações de leite desde o dia 1° de julho ate o encerramento do evento.
MAIS ATRAÇÕES - De hoje ate domingo a programação será esta:
Blocos Oficias – Hoje : cerveja & coco (asa de águia) , sirigüella(chiclete com banana)  e eh o loco (tomate). No sábado: cerveja & coco (ivete sangalo), sirigüella(chiclete com banana) e eh o loco (banda eva).  No domingo: cerveja & coco (asa de águia), sirigüella(chiclete com banana) e eh o loco (banda eva).
Palco da aAena Night power – na sexta: timbalada, severina brow e paulo calado. No sábado: daniela mercury, frenesy e entre amigos. No domingo: psirico, sun samba e ivo brow.

RUAS DO ARACATI PALCO DO FESTIVAL DE TEATRO

Teatro mambembe em destaque

Além dos atrativos naturais da histórica e acolhedora Aracati, a cultura invade suas ruas com o jeito moleque e festeiro do teatro mambembe. Atores de rua de sete estados participam, desde o dia 20, da sétima edição do Festival Nacional de Teatro de Rua. A mostra apresenta 20 grupos, reunindo 200 atores do Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Vai até amanhã prestando homenagem (em memória) ao escritor, poeta e excelente artista Mário Lago, e à figurinista Francisca Alves da Silva, a "Formiguinha", de Aracati.
O Festival Nacional de Teatro de Rua, em Aracati, surgiu em 1999, pela iniciativa do professor Tinoco Luna e tendo por iniciativa o Grupo Teatral Frente Jovem. O evento começou tímido apenas com grupos de Aracati, depois passou a receber outros Municípios, e agora recebe sete Estados de Nordeste a Sul.

HALLELUYA: AGITO PARA CORPO E A ALMA

Desde quarta (20) e até depois de amanhã, domingo,  a Comunidade Católica Shalom está promovendo o 14° Halleluya, no Condomínio Espiritual Uirapuru, concentrando milhares de pessoas.  Ao todo, 40 apresentações artísticas animam o público em 60 mil metros quadrados de arenas de shows e espaços temáticos.
Apresentação do Rosa de Saron
Uma das maiores atrações do evento é o Halleluya Adventure,  campeonato nacional de esportes radicais, nas modalidades skate, patins, BMX e escalada. Além disso, o público terá à disposição uma escola gratuita de skate e concurso de Hip-Hop. Para as crianças, terã o Halleluya Kids, com brincadeiras, jogos e apresentações musicais e teatrais.
O Festival Halleluya 2011 tem como tema “Solte a sua voz” e mostra 19 atrações, como as bandas Anjos de Resgate, Comunidade Recado, Rosa de Saron, Ministério Adoração e Vida, Banda Dominus, Brasa Viva, Missionário Shalom e Alto Louvor. Também participam os cantores Batista Lima, Adriana, Olivia Ferreira, Dunga, Netinho, Davidson Silva, Ir. Kelly Patrícia, Diego Fernandes, Cosme, Ítalo e Renno, Maninho e Suely Façanha. Até domingo haverá o congraçamento de diferentes ritmos musicais, como axé, rock, gospel, pagode, forró e sertanejo. Alegria para o corpo e a alma.

EM SETEMBRO O 14º CONGRESSO DE PAISAGISMO

A capacidade dos projetos paisagísticos em valorizar o espaço e, ao mesmo tempo, trazer a natureza e o verde para as grandes cidades está levando o setor a crescer de maneira acelerada nos últimos anos. Somado a isto está a sustentabilidade em projetos, tema geral do 14º Congresso Brasileiro de Paisagismo, que será realizado entre 22 a 24 de setembro próximo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O tema central do evento será “A Vegetação como Elemento de Estruturação do Espaço”.
O mais importante evento técnico para troca de conhecimento e informações do mercado, o Congresso terá uma programação composta por 11 painéis temáticos a serem apresentados por renomados profissionais do mercado nacional e internacional. Entre os palestrantes convidados estão renomados  arquitetos paisagistas, artistas plásticas arquitetos urbanistas, engenheiro florestal, engenheiros agrônomos, afora o professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini, que mostrará o que é esse processo e quais são seus benefícios para o meio-ambiente e para a sociedade.
Com o apoio e coordenação da ABAP  Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, o 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE PAISAGISMO é evento integrante da 14ª FIAFLORA EXPOGARDEN  Feira Internacional de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura, mais importante feira de negócios do setor na América Latina.

FEIRA DE NEGÓCIOS DO VALE DO ACARAÚ

Centro de Convenções

Desde ontem e até amanhã, sábado, acontece em Sobral a 25ª Feira de Negócios do Vale do Acaraú, a Fenaiva. Estão reunidos no Centro de Convenções, das 19 às 22 horas, mais de 200 expositores dos segmentos de comércio, indústria, prestação de serviços e artesanato, além de órgãos de suporte ao empreendedorismo disponível para o grande público e para novos empresários. A previsão é que haja uma movimentação de R$ 2,5 milhões durante o evento e pelo Centro de Convenções passe um público de 20 mil pessoas.
A feira é a vitrine da região norte divulgando empresas com atuação na Zona Norte, que tem um mercado de aproximadamente um milhão de consumidores. Com esse foco os estandes tem uma grande variedade de segmentos além do agro negocio.
Como em toda feira regional, uma programação de diversão  está presente. Na parte de negócios, haverá a feira a 1ª Mostra de Animes e Mangás, que tem como foco admiradores dos animes japoneses, histórias em quadrinhos, dos videogames e jogadores de RPG e card games. Diversão garantida para os adolescentes que comparecerem à Fenaiva. Já o 3º Salão do Artesanato tem representantes de 20 Municípios de todas as regiões do Estado do Ceará. O 1º Festival Gastronômico da Feira conta com 40 estandes com várias opções de alimentação.
Destaque são as apresentações artísticas da Banda Toca do Coelho (hoje) e Banda Forró Pra Valer, no sábado. Para ter acesso ao evento,basta doar um quilo de alimento. Na bilheteria do Centro de Convenções, o ingresso custa R$ 2,00 por dia ou R$ 4,00 pelos três dias.

TURISMO EM BARRA BONITA

A cidade de Barra Bonita tem o nome originário de um córrego que se situa, até hoje, no centro da cidade. Localiza-se a 278 quilômetros de São Paulo e tem como grande atrativo o Rio Tietê. O turismo é beneficiado pela paisagem natural e pela interferência humana, caso da bela ponte Campos Salles e da eclusa que atrai principalmente o turista interessado em história e ecologia.
No Rio Tietê, em Barra Bonita, é possível pescar, praticar canoagem e até mesmo banhar-se ou mesmo fazer um belo passeio de barco com almoço à bordo. Uma das atrações mais divulgada e conhecida na cidade é a eclusa (inaugurada em 1973 para viabilizar a Hidrovia Tietê-Paraná) que fica junto à Usina Hidroelétrica que leva o nome do município e possui 148 metros de comprimento, 12 metros de largura, com desvio máximo de 25 metros.
O Memorial do Tietê é outro local onde os turistas podem conhecer mais sobre a história do rio. Para quem quer descobrir mais sobre o município, há o Museu Histórico Municipal Luiz Saffi. Uma curiosidade: antes do Museu ser instalado no prédio em 1988, o local funcionava como ramal ferroviário e se chamava Estação de Trem Barra Bonita. O turista pode visitar a Ponte Campo Salles, conhecida também como Ponte dos Arcos, é o maior patrimônio de Barra Bonita. Foi importada da Alemanha durante o governo do presidente Campos Salles, inaugurada em 5 de março de 1915 e liga Barra Bonita a Igaraçu do Tietê. Sua estrutura é inteira metálica, o que faz com que à noite fique ainda mais bonita.
Também quem visita a cidade pode apreciar no calçadão Beira Rio a saída e chegada de barcos, a passagem rápida das águas ou até curtir durante algumas horas uma agradável pescaria. Além de observar garças, passarinhos e outras aves que são bem comum encontrar em Barra Bonita, onde pode-se ainda fazer um passeio de bonde.

O MUSEU DO ESTADO

O Governo de Pernambuco entregou na semana passada as obras de revitalização do Museu do Estado. A reforma teve início em 2009 e compreende obras de iluminação externa, pavimentação do estacionamento, climatização, paisagismo e irrigação dos jardins. O valor total da revitalização é de R$ 1.064.487,34 com recursos do Ministério das Cidades e da Secretaria de Turismo de Pernambuco.

FORTALECIMENTO DA REGIÃO DAS GRUTAS

A secretária adjunta de Turismo de Minas Gerais, Silvana Nascimento, e  Patric Krahl,

O Protocolo de Intenções para implementação da segunda fase do Programa de Voluntários da OMT em Minas Gerais, que tem como foco a consolidação da “Rota das Grutas de Lund” como um produto único e diferenciado no Brasil, foi assinado na tarde no estande da Setur MG, durante o 6º Salão Nacional do Turismo, pela secretária adjunta de Estado de Turismo de Minas Gerais, Silvana Nascimento, e pelo diretor de Relações Internacionais do Ministério do Turismo e representante da Fundação OMT Themis, Patric Krahl.Com a assinatura,  a Rota das Grutas de Lund passará a contar, a partir do próximo ano, com apoio técnico de um voluntário da OMT, que será um agente de desenvolvimento em Cordisburgo - escolhida como cidade piloto para este projeto.
O projeto pretende gerar um modelo de desenvolvimento regional sustentável por meio do turismo, com um produto de abrangência nacional e internacional que valorize a singularidade de um dos mais importantes conjuntos arqueológicos, paleontológicos e espeleológicos do planeta. Também, valorizar e tornar mais próximo das comunidades e dos turistas os atrativos que integram o patrimônio paleontológico e arqueológico de Minas Gerais, neste trabalho representado pelo o Monumento Natural Peter Lund em Cordisburgo, onde está localizado a Gruta de Maquiné; o Parque Estadual de Sumidouro em Lagoa Santa, que abrange a Gruta da Lapinha; e o Monumento Natural Rei do Mato, onde está localizada a Gruta de mesmo nome, em Sete Lagoas

AMANHÃ COMEÇA A PROGRAMAÇÃO DA EXPOACRE

De amanhã até 31, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco estará se realizando em Rio Branco a Expoacre, uma realização do governo do Estado e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o apoio de diversas instituições e empresas Para o governador do Acre, Tião Viana, o evento muito contribui para a maior movimentação econômica do Estado em um único período de tempo.
A Expoacre 2011 promete superar os eventos anteriores. Os promotores, com o tema “O que o Acre produz de todo coração”, pretendem oferecer ao público um evento mais humanizado nesta que é a maior feira de negócios e entretenimento do Estado. Nos últimos 12 anos, o espaço tem se dedicado a mostrar o que o Acre produz, seus empreendimentos e o que tem de melhor a oferecer, sem deixar de lado o setor de entretenimento, com apresentações de artistas nacionais, bandas locais e uma grande área de alimentação. Modalidades esportivas como a prova dos três tambores, laço, team penning, vaquejada e a maior atração da festa, o rodeio, que este ano será disputado em duas etapas (estadual e Barretos), são as competições mais esperadas do ano.
No ano passado, a Expoacre movimentou mais de R$ 90 milhões. A expectativa para este ano é bastante positiva em relação à superação da meta anterior. Os leilões são responsáveis por grande parte da movimentação de investimentos financeiros durante a Feira. Serão realizados de domingo a domingo, no tatersal do Parque de Exposições.
A área da cultura agora ficará junto à área de lazer e entretenimento infantil. O “Noites no Seringal” é um espaço nativo, localizado na Praça do Tacacá, destinado a apresentações de grupos de Forró Regional. Cerca de 200 músicos iniciantes e natos na estrada da música passarão pelo Palco Alternativo, direcionado às apresentações de duplas e/ou grupos musicais, nos estilos sertanejo e forró.
O governador Tião Viana lembrou que a Expoacre tem a maior movimentação econômica do Estado em um único período de tempo
A programação de shows já está definida. Cinco atrações estão confirmadas e devem proporcionar bons momentos para os amantes da boa música, oferecendo estilos variados, que vão do sertanejo, passando pelo rock e pelo gospel. A primeira atração acontece no dia 27 com a apresentação da dupla sertaneja Jorge e Matheus. No dia 28, é a vez do show gospel com Thalles Roberto e Banda. O show do dia 29 é com um dos ícones do rock nacional dos anos de 1980: a banda Capital Inicial. Adriana e Banda fazem o segundo show gospel da Expoacre no dia 30 de julho.

LIGAÇÕES DIÁRIAS ENTRE LISBOA E BH

A TAP reforçará as ligações entre Belo Horizonte e Lisboa com mais um voo por semana, no período de 29 de agosto a 12 de setembro, dando resposta à elevada procura nesta rota, com taxas de ocupação médias superiores a 90%.
Em 2011, a TAP transportou nesta linha mais 16% de passageiros do que em 2010 e registra para o mês de setembro um crescimento de 34% no número total de reservas.
Com a nova operação, à segunda-feira, a TAP passa a oferecer durante este período voo diário entre Belo Horizonte e Lisboa. Os voos têm partidas de Lisboa às 9:45 e chegada a Belo Horizonte às 15:25. No sentido inverso, partem do aeroporto de Confins às 22:00, chegando à Portela, no dia seguinte, às 11:15.
O último acréscimo de oferta entre a capital mineira e a Europa ocorreu no final de março com a introdução da sexta frequência semanal. (Simone Caniello)

ASSINADA A ORDEM DE SERVIÇO PARA IMPLANTAÇÃO DO MOP

O governador Wilson Martins e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, assinaram, no Palácio de Karnak, a ordem de serviço para a implantação de Módulo Operacional no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina. O MOP permitirá a ampliação dos serviços de embarque e desembarque no aeroporto, que atualmente opera com o dobro de sua capacidade. Também foi apresentado o esboço do projeto do novo Terminal de Passageiros, que deverá ter obras iniciadas em 2012.
O superintendente regional da Infraero, Francisco Nicácio, fez a apresentação ao governador dos projetos de ampliação e do novo Terminal de Passageiros. Após a instalação do MOP, o aeroporto de Teresina passará de uma área útil de embarque de 264 metros quadrados para 828 metros quadrados; a área de desembarque será ampliada de 240 para 605 metros quadrados; os boxes para check-in serão ampliados de 11 para 16; o embarque passará a contar com duas áreas comerciais.   estimativa de duração das obras do MOP é de quatro meses.
O gernador visita as obras
NOVO TERMINAL DE PASSAGEIROS - O escopo do projeto do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Teresina prevê a ampliação do terminal dos atuais 3 mil metros quadrados para 19 mil metros quadrados. A capacidade de passageiros aumentará de 250 mil por ano para 2,8 milhões.O pátio para estacionamento de aeronaves também será ampliado, de 20 mil para 100 mil metros quadrados, permitindo decolagem e pouso de até 10 aeronaves simultaneamente (hoje a capacidade é para quatro aeronaves no pátio ao mesmo tempo). A estimativa é de que sejam investidos R$ 220 milhões na obra.

BAHIA BOAT SHOW

No embalo dos investimentos de R$133.89 milhões, que serão feitos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento para melhorar a infraestrutura na Baía de Todos-os-Santos, o Estado deve sediar em 2012 a primeira edição nordestina de uma Boat Show – feira náutica que ocorre apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A Bahia Boat Show, como deve ser chamado o evento, foi discutida durante reunião realizada no 6º Salão de Turismo, no Anhembi, em São Paulo, pelo secretário de Turismo, Domingos Leonelli, o empresário Ernani Paciornik, diretor e editor da revista Náutica, o presidente do Bureau Náutico do Brasil e consultor do Ministério do Turismo, Walter Garcia, e também os presidentes do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa e da Câmara Técnica da BTS, Cristina Baumgarten.
Sílvio Pessoa solicitou ao secretário que a Bahia Boat Show fosse realizada durante um mês de baixa estação para movimentar o turismo local.

CINQUENTA BANDAS NA 28ª OKTOBERFEST

A grade de programação musical da festa da 28ª Oktoberfest de Blumenau, que acontece de 06 a 23 de outubro, no Parque Vila Germânica, já está definida Este ano, 50 bandas vão animar a maior festa alemã das Américas. Desse total, 44 são grupos nacionais, cinco são bandas alemãs e uma vem do Tirol trentino para uma apresentação especial no evento.
Os grupos vão se revezar nos palcos dos três pavilhões da Vila Germânica, no Biergarten (Jardim da Cerveja) e nas retretas no centro da cidade. Serão 980 horas de música, incluindo as retretas que iniciarão já no dia 03 de outubro e as apresentações nos desfiles oficiais na Rua XV de Novembro.
Todas as bandas da 28ª Oktoberfest terão que apresentar 90% de músicas alemãs em seus shows. No primeiro dia da festa, a música vai iniciar pelo Biergarten, às 19h. Nos pavilhões, os shows vão começar às 22h, após a abertura oficial do evento, às 21h30min, com a sangria do primeiro barril de chope. As primeiras a subirem no palco serão as bandas alemãs Trachtenkapelle D'Rauschberger-Zell (Setor 1), Die Dorf Oxn (Setor 2) e Muzikkapelle Chieming (Setor 3), respectivamente.
VORFEST - A quarta Vorfest do ano será dia 28 deste mês, no Setor 3 do Parque Vila Germânica e terá animação de três bandas: Musical Germânica, Banda Cavalinho e Champagne vão se revezar no esquenta para a 28ª Oktoberfest de Blumenau (de 06 a 23 de outubro). A Vorfest é uma amostra da grande Festa de Outubro e oferece, inclusive, um pouco da gastronomia típica e variedade de chope. A festa vai contar com a alegria contagiante da Banda Cavalinho

MUDA O CENÁRIO ENOGASTRONÔMICO CATARINENSE

Projeto inovador vai reunir em Blumenau (SC) sabores peculiares, em um espaço tomado pelos aromas de especiarias e profissionais da gastronomia nacional e internacional. Além destes elementos, compõem o cenário delícias produzidas nos diferentes cantos do país. Assim, forma-se a SC Gourmet - 1ª Mostra Brasileira de Queijos, Vinhos e Delikatessen, evento que acontece entre os dias 21 e 24 de julho,  no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), e que já é considerado um novo marco no turismo enogastronômico catarinense.
Durante os quatro dias, profissionais e visitantes poderão participar de exposições, palestras e workshops sobre temas variados. Destaca-se a presença dos chefs internacionais Emmanuel Bassoleil (França) e Heiko Grabolle (Alemanha), que ministrarão aulas-show nos dias 21 e 23, às 20h.
Na programação ainda haverá oficinas e aulas de cozinha do mar, italiana, pratos à base de carne suína e sobremesas, além de palestras sobre vinhos de altitude e os benefícios do consumo moderado da bebida para a saúde, com o cardiologista Siegmar Starke. Durante estes e outros momentos, haverá harmonizações entre os pratos e vinhos. O responsável será o renomado sommelier da Decanter Enoteca, Igor Maia. O profissional é reconhecido pela Associação Brasileira de Sommeliers e pelo Wine Spirit Education Trust.
A mostra vai reunir produtores dos mais diferenciados tipos de queijos, vinhos, especiarias, embutidos, frutos do mar, cachaças finas, chocolates, geleias e outros produtos de delikatessen fabricados no Brasil e exterior. Segundo um dos organizadores do evento, Develon da Rocha, a ideia é apresentar as novidades do mercado aos profissionais das áreas de alimentos e bebidas e também ao consumidor final.

BRASÍLIA NA FRENTE

A primeira turma de colaboradores formados pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF) recebeu  anteontem o certificado de conclusão de treinamento para bem receber os turistas da cidade. São 30 profissionais capacitados para receber os visitantes nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT's) de Brasília. A cerimônia teve a presença dos secretários de Turismo, Luis Otávio Neves, de Esportes, Célio Renê, e do assessor esportivo do Comitê da Copa do Mundo, Jair de Farias.
Com essa iniciativa Brasília passa a ser precursora entre as doze cidades sedes dos jogos, capacitando aqueles que terão o primeiro contato com os visitantes que virão ao país para assistir aos jogos da Copa FIFA 2014.
A entrega dos certificados foi gravada e será apresentada a cerca de 600 jornalistas estrangeiros que participarão da próxima reunião da FIFA, no Rio de Janeiro, além das autoridades que compõem a Federação.

FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE

O governador Raimundo Colombo participou na noite de anteontem, 20, da abertura do Festival de Dança de Joinville. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Funcultural da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. A atração principal da noite foi a Companhia Deborah Colker, com o espetáculo “Tatyana”, baseado na obra do escritor russo Aleksandr Púchkin, chamada “Evguêni Oniéguin”.
Durante 11 dias, o evento há uma programação que inclui grandes espetáculos com companhias nacionais e internacionais, seminários, oficinas, cursos, workshops, apresentações e atividades gratuitas para a comunidade, além de uma mostra competitiva, com a participação de 136 grupos.
A expectativa de público da 29ª edição do evento é de 230 mil pessoas. Ao todo, reúne 6500 participantes, entre estudantes e profissionais da dança, vindos de 14 estados do Brasil.
O Festival de Dança de Joinville está no Guinness Book desde 2005, quando foi considerado como o maior no mundo em número de participantes.

XII FEIRA SABORES DO PARANÁ

O governador em exercício Flávio Arns e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, abriram oficialmente na quarta-feira última, às 19h30, a Feira Sabores do Paraná, edição Curitiba.
O evento realiza-se no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui e reúne 250 agroindústrias de todas as regiões do Estado. No local, cerca de 1.500 itens para agradar a todos os paladares. Esta é a XII edição da Feira na Capital. Os organizadores prevêem um volume de comercialização superior a R$ 1,5 milhão nos cinco dias de feira, com pelo menos 30 mil visitantes.
TEATRO DE BONECOS - Com quatro peças, começou na quarta-feira (20) o 18º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, que está movimentando Curitiba com bonecos de todos os tamanhos. O festival continua até domingo (24), com espetáculos no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), Teatro José Maria Santos, Lona de Circo (na Praça Santos Andrade) e diante das escadarias da UFPR (Praça Santos Andrade).

PRIORIDADE AO ARAGUAIA TOCANTINS

A secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Bel Mesquita, participou na manhã do dia 15 de uma reunião com representantes da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e do pólo turístico Araguaia Tocantins para discutir ações de fortalecimento do turismo paraense, com prioridade aquele pólo. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Ministério do Turismo no Anhembi, em São Paulo, onde ocorreu. Salão do Turismo.
Rio Araguaia
“Quero que a região toda seja privilegiada. Mas, lá temos o rio (Araguaia e Tocantins), temos turismo de negócios, as reservas minerais e também indígenas”. Justificou Bel Mesquita aos participantes do encontro, que contou com participação de técnicos e assessores da secretaria de turismo de Marabá, além de representantes do setor hoteleiro.
Vanuza Barbosa, secretária de turismo de Marabá e coordenadora do pólo Araguaia Tocantins falou da articulação dos municípios do pólo para que a região seja cada vez mais forte. Expôs a dificuldade de articular os demais municípios para ações fortalecedoras do pólo. “Fico feliz de saber que você vai contribuir para levarmos o que é do Pará”. Disse Vanuza à Bel Mesquita.
Conceição Silva da Silva, representando o presidente da Paratur, Adenauer Góes, esclareceu o esforço da Companhia Paraense de Turismo  para retomar o projeto de fortalecimento do turismo nos seis pólos do Pará. Como interlocutora da regionalização do turismo no Pará, Conceição tem acompanhado técnicos da empresa de consultoria Chias Marketing em todos os pólos, incluindo o Araguaia Tocantins, com objetivo de colher dados para a atualização do Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, lançado há dez anos pelo governo. A atualização vai garantir novas ações e programas visando fomento, promoção, divulgação, articulação e outras inerentes ao turismo do Pará.(Paratur)

CRESCEU O FLUXO AÉREO MACEIÓ

O fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió apresentou crescimento contínuo no mês de junho. Segundo dados da Infraero, divulgados à Secretaria de Estado do Turismo, em 2011 o crescimento chegou aos 11 % na movimentação de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado.
Passaram pelo aeroporto no mês de junho, 104.448 passageiros contra 94.158 no mesmo mês de 2010. Já se comparado com 2008, onde 68.633 pessoas compuseram o fluxo no aeroporto, o crescimento é ainda maior, chegando aos 52%.
No acumulado dos meses de janeiro a maio também houve elevação nos números. Em 2011, 786.042 pessoas passaram pelo aeroporto, contra 704.845 no ano passado, representando um aumento de 11,5%.
Para Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, o crescimento do fluxo é também reflexo da promoção e divulgação realizada pela Setur em campanhas institucionais e através da participação em feiras e eventos do segmento, além da realização de eventos no Centro de Convenções.
NOVA CAMPANHA - O novo posicionamento de Alagoas para o mercado turístico foi lançado no dia 13 no primeiro dia do Salão do Turismo. Com o slogan “Bem que você poderia estar aqui”, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) pretende alcançar os mercados internos e externos, incentivar o turista a interagir mais e despertar o interesse não só nas belas praias, mas em outras regiões, como o Rio São Francisco e as belezas do interior do Estado.
Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, a idéia é convidar todas as pessoas para que elas se sintam em Alagoas. “Bem que você poderia estar aqui em Maceió, Maragogi, Penedo”, explica.
Para apresentar a nova campanha no evento, a Setur-AL preparou um material especial. Um mini folder com as regiões: Lagoas e Mares do sul, Costa dos Corais, Rio são Francisco e Maceió, citando os atrativos de cada região, além de um mapa para orientação de localização e distâncias.

SHOWS, OFICINAS E PALESTRAS MARCAM O CALDAS FEST

O ambiente serrano paradisíaco do Balneário Termas do Caldas, em Barbalha, na região cearense do Cariri, será palco da primeira edição do festival de música Caldas Fest, a ser realizado de 10 a 14 de agosto (quarta a domingo).
O festival contará com a participação de 20 músicos de quatro estados brasileiros na Mostra Competitiva e ainda oficinas de guitarra, baixo elétrico e técnica vocal de nível básico e médio, palestras e shows de artistas como Lobão e Tribo de Jah. De quarta a sábado, pela manhã e à tarde, acontecerão atividades formativas. À noite, de quinta a domingo, programação musical.
Cantor Lobão, atração da Caldas Fest
Tendo como tema “A Produção da Música Independente e as Transformações do Mercado Fonográfico”, o Caldas Fest chega como um espaço para o debate da nova produção musical brasileira, reunindo músicos consagrados e novos talentos e contribuindo para o fortalecimento do mercado musical no Ceará. O Festival acontecerá no Balneário Termas do Caldas, localizado entre um imenso canavial e a Floresta Nacional do Araripe, sendo uma das raras estâncias hidrominerais do Nordeste.
SHOWS E PALESTRAS - O roqueiro Lobão é uma das atrações do Caldas Fest., na quarta-feira, 10, às 19h30, no Cine Teatro Neroly Filgueira, e. na quinta-feira, 11, data da abertura oficial do festival, o músico faz show às 22h30, no Balneário Termas do Caldas. No sábado, 13, Tribo de Jah, formado em sua maioria por deficientes visuais, profere palestra às 16h sobre a trajetória da banda maranhense, com o tema “Uma história de superação”. Outras atrações do festival: a dupla de Barbalha Suzane e Lucas,  Abidoral Jamacaru, do Crato, Siribáh Soares, o Samba do Grande Amore o grupo de Barbalha Os Águias,  o músico e compositor Khalil Gibran, de Limoeiro do Norte e o forró de Chico Pessoa (domingo, 21h30).
No domingo, às 14h, o tema do festival dará o tom da palestra de Marcos Caminha, com o tema “Gravando em Casa”. Músicos do Ceará, Bahia, Goiás e Minas Gerais estão entre os participantes da Mostra Competitiva, que acontecerá de sexta a domingo às 19h30

DIRETORIA LATINO AMERICANA DA ICCA VISITA FORTALEZA

LLorena Sena (FC&VB); Maria José Alvez ( Dir. Da ICCA Latino Americana); Celina Castro Alves ( FC&VB) e Milena Auip ( FC&VB).
A Diretora Latino Americana da ICCA, Maria José Alvez, esteve a convite do Fortaleza Convention & Visitors Bureau para proferir palestra no auditorio da ABAV Ceará para os associados do Convention Bureau, sobre “Sistema ICCA e Oportunidades de Negócios Internacionais”. A  ICCA - International Congress and Convention Association, entidade que FC&VB é associado, congrega o maior banco de dados de eventos internacionais do mundo. Mais de 9000 eventos internacionais estão cadastrados na ICCA e cerca de dez por cento destes eventos tem potencial para ser pesquisado e com possibilidade de acontecer em Fortaleza. Segundo Maria José, o segredo para captação destes eventos é pesquisar, ser ativo, compromissso e conhecer os parceiros para troca de informações, além é claro do destino posssuir boa infraestrutura e acessibilidade. O Brasil está colocado em 10º lugar no ranking mundial da ICCA.

JUAZEIRO DO NORTE CONTINUA EM FESTAS

Uma alvorada festiva com a presença de autoridades e muita gente, marcou este 22 de julho, dia do centenário de emancipação política de Juazeiro do Norte. As comemorações continuaram pela manhã com um ato cívico e desfile da Identidade da Cidade Centenária, na Praça da Prefeitura à Praça Pe. Cícero. Ás 12h, o prefeito municipal, Manoel Santana, fará um pronunciamento no Memorial Pe. Cícero a respeito da significação da data, não apenas para o município como para todo Cariri, para o Ceará e para todo  o Nordeste.  À tarde, no Ginásio Poliesportivo, haverá solenidade dos Casamentos no Centenário, seguida de Missa Solene, na Basílica N. Sra. das Dores.  Festa cívica acontecerá à noite, marcada pela outorga de  comendas e homenagens; lançamento do selo e carimbos, no Memorial Pe. Cícero. O Show do Centenário, no Parque de Eventos Pe. Cícero. encerrará a noitada.
NO HORTO – Ontem, à noitinha, os festejos do centenário de Juazeiro tiveram maior brilho com a reinauguração do monumento símbolo da cidade de Juazeiro do Norte. A estátua do Padre Cícero, na serra do Horto, foi novamente entregue aos seus milhares de admiradores toda restaurada e iluminada por feérica iluminação. Autoridades civis, militares e religiosas, afora uma multidão incalculável participaram da solenidade. O prefeito Manoel Santana foi o porta-vez da alegria do povo juazeirense. Construída em 1969, a estátua do carismático Padre Cícero, nos seus 27 metros, foi renovada graças à iniciativa da Prefeitura e dos Padres Salesianos, num investimento de 80 mil reais. Show piroténico, bolo de cem metros e apresentação dos corais Fênix, Orfanato Jesus, Maria e José, bem como o Coral das Águas contribuiram para o maior brilhantismo da tarde-noite.
Queima de fogos no Horto
As comemorações do centenário de Juazeiro do Norte continuarão assim:  Amanhã - 8h - Encontro de ex-alunos Salesianos, no Colégio Salesiano; 8:30h - Reinauguração do busto Dr. Floro Bartolomeu, no cruzamento da rua Pe. Cícero c/ a rua Dr. Floro; 10h - Encontro dos Embaixadores do Centenário e confraternização dos filhos e amigos da Terra, no Clube dos Comerciários; 19h - Show “Diante do Trono” c/ Ana Paula Valadão, no Parque de Eventos Pe. Cícero. Domingo - 9h - Festival de fanfarras, na Praça da Prefeitura; Copa Centenária, no Estádio ”O Romeirão”.

8º PRÊMIO ABECIP DE JORNALISMO

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) está com inscrições abertas para os que desejarem concorrer ao 8º Prêmio Abecip de Jornalismo, O objetivo é reconhecer os trabalhos que mais se aprofundaram nas questões ligadas ao financiamento imobiliário, fontes de recursos para o mercado imobiliário e responsabilidade social na construção civil.
O prêmio será dividido em três categorias: Financiamento imobiliário;  Fontes de recursos para o mercado imobiliário; ) Responsabilidade social na construção civil.
Receberão prêmio pecuniário os dois melhores trabalhos veiculados entre 9 de setembro de 2010 e 31 de agosto de 2011,  nas áreas de jornalismo impresso (mídia impressa) e em radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo (mídia eletrônica), respectivamente, Regulamento, ficha de inscrição e mais informações:Assessoria de Imprensa (11) 3286-4855

CENTENÁRIO DA HISTÓRICA MACHU PICCHU

Uma comemoração especial, na Pastoral do Imigrante (Paróquia São José, Avenida Manuel Ribas, 6252), denominada “Encontro Cultural e Gastronômico”, vai acontecer dia 24, das 10 às 18 horas, no Bairro de Santa Felicidade, em Curitiba. Será, com entrada franca, para celebrar os 100 anos da mágica Machu Picchu, no Perú. Haverá apresentações de música, dança e gastronomia típicas, numa alegre confraternização entre peruanos e descendentes, brasileiros e membros da comunidade latino-americana no Paraná.
Machu Picchu, a histórica e emblemática cidade que paira no céu sobre as montanhas do Vale Sagrado dos Incas, marcou por muito tempo a história da sua existência e ainda hoje guarda seus mistérios. Há 100 anos, em 24 de julho de 1911, guiado pelos nativos que sussurravam sobre sua localização, Hiram Bingham, da Yale University, desvendou ao mundo a beleza imponente de sua arquitetura e a magia ancestral dos seus segredos. Machu Picchu é considerada hoje a 4ª Nova Maravilha do Mundo.
Segundo os organizadores do evento, “é hora da comemoração. Ela pertence a todos.Compartilhemos o centenário e a alegria de pisar nas trilhas de seu legado. Feliz 100 anos Machu Picchu”. (Jornalista Claret Rezende)

CONFIRMADO SALÃO DE TURISMO EM TERESÓPOLIS

Teresópolis será sede do Salão Estadual do Turismo

O 3º Salão Estadual de Turismo será realizado nos dias 02 e 03 de setembro no Teresópolis Golf Club, informou no 19 último o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, lembrando que os equipamentos turísticos e a rede hoteleira da cidade serrana fluminense não foram afetados pelas fortes chuvas do início do ano.
Segundo Ázaro, Teresópolis tem todas as condições de receber o grande número de visitantes, composto não só por turistas nacionais e internacionais, como também pelos participantes que forem ao Salão Estadual.
O 3º Salão Estadual de Turismo em Teresópolis tem como meta promover os roteiros turísticos do interior do Rio de Janeiro e incentivar a geração de negócios. Pelo terceiro ano consecutivo, o Salão é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e sua vinculada, TurisRio, e pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do estado.No ano passado, o evento foi realizado no Centro Histórico de Paraty, na Costa Verde, e a primeira edição, em 2009, na cidade serrana de Petrópolis.

AZUL ALTERA VOO INTRANORDESTE

        Em razão de obras que serão realizadas na pista do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís  Maranhão, que ocasionará o fechamento das operações de pouso e decolagem entre às 5h e 14h (horário local), de 8/08 a 30/09/2011, a Azul altera o voo Intranordeste entre o Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na grande Belo Horizonte.
Neste período, o voo AD 4209 passará a fazer a rota São Luís - Confins, com partida às 15h30 e chegada na capital mineira às 23h42, passando pelas capitais: Teresina, Fortaleza, Recife e Salvador. 
 A adequação da malha é na tentativa de minimizar impactos aos clientes. As operações são realizadas com os modernos jatos Embraer 190 e 195.
Como ficará a freqüência temporária Intranordeste:  vôo 4209 , São Luís/Teresina  saída 15h30, chegada 16h20. Teresina/Fortaleza - 16h50 -17h53. Fortaleza/Recife, 18h25-19h43.Recife/Salvador -20h13-21h32. Salvador/Belo Horizonte/Confins - 22h00-23h42.

ROTA DO SOL SEMANAL 22/07/2011 - ISSUU