Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CALEIDOSCÓPIO - A LAMENTÁVEL MORTE DE EDUARDO CAMPOS


Os brasileiros tivemos uma desagradável e impactante notícia já quase no final da manhã de anteontem (13).  Em desastre de avião ocorrido em Santos, morreu Eduardo Campos, que cidade paulista iria cumprir agenda de sua campanha a presidente da República. Cheio de uma vida promissora  para os destinos políticos do Brasil, o ex-deputado e ex-governador de Pernambuco, não obstante aparecer nas pesquisas de opinião em terceiro lugar, poderia alcançar patamares muito melhores e até ser o consagrado maior  nas urnas de outubro próximo. Ao lado de Marina Silva ,  a sua mensagem era moderna, objetiva e sem grandes promessas a não ser que pretendia conduzir a Nação a patamares de real progresso, livrando-nos da fracassada política em voga, em que alianças espúrias para sustentar a governabilidade  nos tem conduzido a quase um fim de poço. Desfizeram-se pela fatalidade os sonhos de um moço de bem com a vida;  um pai de família, atestam, exemplar no convívio com sua esposa Renata Campos e os cinco filhos; um amigo sincero;  um governador que tivera mais de 80% de aprovação dos seus conterrâneos pernambucanos e um candidato a presidente cheio de boas propostas. Completara 49 anos no último domingo e, coincidência fatídica, teve a vida ceifada justamente na mesma data – 13 de agosto – em que falecera o seu avô , ídolo e mentor político Miguel Arraes. Esbanjando  vida e esperanças, na noite anterior  cumpriu agenda no Rio, inclusive concedendo entrevista a televisões. Estava prevista na manhã do desastre entrevista coletiva na Praia do Mercado, às 10h30. O Cesna 560XL em que viajava,  registrado em nome da empresa AFAndrade Empreendimentos e Participações,  decolara do Aeroporto Santos Dumont.  Era relativamente novo (2011),  com o certificado de aeronavegabilidade e a inspeção anual de manutenção em dia.  Com Eduardo Campos, morreram também os companheiros de viagem,  assessores Pedro Valadares e jornalista Carlos Augusto Percol, Marcelo Lira, cinegrafista e Alexandre Severo, fotógrafo,  além dos pilotos da aeronave  Marcos Martins e Geraldo da Cunha. Com pesar, registramos o sinistro. Infelizmente, o imponderável aconteceu. No momento, que as hienas da política, pelo menos, deixem que Eduardo Campos vá para o seu repouso final, junto ao avó,  Miguel Arraes.  Depois, como é praxe, partam para os cotidianos conchavos. 

OS VENCEORES DO GRANDE PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO

O Presidente do Sebrae, Luiz Barretto Filho entrega o premio ao jornalista Leandro Rodrigues
Jornalistas de diferentes mídias de todo o país acompanharam na última  terça (12) o 6º PrêmioSebrae de Jornalismo (PSJ). A cerimônia de divulgação dos vencedores da etapa nacional, apresentada
pelo jornalista Ricardo Boechat, aconteceu na sede do Sebrae, em Brasília (DF). 
Foram entregues os prêmios nas seis categorias principais (Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo e Reportagem Cinematográfica). Além das categorias, o Sebrae entregou dois prêmios especiais: o "Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo", à melhor reportagem de 2013 (entre todas as premiadas), e, pela primeira vez, o "Jornalista Parceiro do Empreendedor”, ao profissional que se destacou como incentivador da pauta sobre pequenos negócios no país. 
Pela primeira vez, o PSJ entregou a premiação máxima a uma reportagem de rádio. Vencedor do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, Leandro Rodrigues, da Rádio Bandeirantes AM 640 agradeceu aos colegas de profissão e à equipe responsável pelo trabalho, uma série de reportagens sobre os desafios de jovens empreendedores.
Para escolher o homenageado com o título de Jornalista Parceiro do Empreendedor, o júri nacional analisou 17 indicações dos Sebraes nos estados e no Distrito Federal. Entre os profissionais de diferentes mídias, venceu o editor-chefe do Bom Dia Brasil, telejornal da TV Globo, Vinícius Menezes. 
A 6ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo reconheceu as melhores matérias veiculadas nos meios de comunicação sobre os pequenos negócios em 2013. Ao todo, foram 1.395 inscrições de todas as regiões brasileiras e R$ 120 mil distribuídos em prêmios. 
OS VENCEDORES: Jornalismo Impresso -  Trabalho: Série: A força dos pequenos.
Veículo: Correio Braziliense – DF. Autoras: Sheila Oliveira e Flávia Maia. Radiojornalismo - Trabalho: Os empreendedores do futuro – Jovens que fazem o Brasil do amanhã.Veículo: Rádio Bandeirantes AM 640 – RS. Autor: Leandro Rodrigues. Telejornalismo - Trabalho: Adel – Empreendedorismo no Sertão do Ceará. Veículo: Globo Cidadania/Ação – TV Globo – SP. Autores: Fernando David, Cassia Kuriama, Alexandre de Grammont, Virgínia Queiroz e Renata Flaiban Puccinelli. Cinegrafista: Luciano Matiolli. Webjornalismo - Trabalho: Lingerie tira mulheres do campo e faz polo virar realidade em Juruaia. Veículo: G1 Sul de Minas – MG. Autor: Samantha Silva. Fotojornalismo - Trabalho: Milagre dos Peixes.Veículo: Jornal Amazonas Em Tempo – AM. Fotógrafo: Ricardo Oliveira. Reportagem Cinematográfica - Trabalho: Série Borracha: Apogeu e queda do ouro branco da Amazônia.Veículo: TV Amazonas – AM. Cinegrafista: Orlando Júnior. 
PRÊMIOS ESPECIAIS: Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.Trabalho: Os empreendedores do futuro – Jovens que fazem o Brasil do amanhã. Veículo: Rádio Bandeirantes AM 640 – RS. Autor: Leandro Rodrigues. Jornalista Parceiro do Empreendedor -Vinicius Menezes - Editor-chefe do Bom Dia Brasil - TV Globo

O CEARÁ CONTEMPLADO - DECISÃO DO BNDES SOBRE PATROCÍNIOS CULTURAIS

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social definiu os 21 projetos culturais a serem patrocinados pela instituição no período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015. Os selecionados estão distribuídos pelas quatro categorias da seleção: 8 de cinema, 7 de música, 5 de literatura e 1 de dança.
Na área de cinema, destacam-se alguns dos principais e mais tradicionais festivais do País — como a Mostra de Cinema de São Paulo (38ª edição), o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (47º edição) e o Festival do Rio (desde 1999) —, mas também iniciativas de foco mais regional, como o 7º Cine-fest Brasil-Canudos, que leva cinema à cidade do interior baiano, e o Fest Cine Amazônia, realizado há mais de 10 anos em Porto Velho (RO).
No segmento de música, os projetos contemplados levam as linguagens clássica e instrumental às diferentes regiões brasileiras, muitas vezes associando música a patrimônio histórico. É o caso do Festival de Música Antiga de Diamantina, na cidade histórica mineira; do Virtuosi 2014, realizado em Olinda (PE), Recife (PE) e João Pessoa (PB); e da Mostra Internacional de Música das Missões, que aproveita o cenário das missões jesuíticas, declaradas patrimônio cultural da humanidade.
A literatura brasileira está também representada nas diferentes feiras e festas literárias que contarão com o apoio do BNDES. Complementando seu apoio ao setor editorial brasileiro, realizado por meio de operações de financiamento, o Banco patrocina pela primeira vez este ano dois eventos do segmento: a IX Bienal do Livro do Ceará e a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre. Receberão ainda o apoio do BNDES o Fórum das Letras de Ouro Preto (MG), a FLUPP – Festa Literária das Periferias, no Rio de Janeiro, e a Primavera dos Livros, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador.
Na categoria dança, o BNDES apoiará, também pela primeira vez, o projeto de itinerância do Balé Teatro Guaíra, que completa 45 anos em 2014 com a proposta de realizar uma série de espetáculos convidando cinco companhias de dança nacionais e percorrendo 6 cidades (Curitiba, Manaus, Salvador, Belo Horizonte, Niterói e São Paulo).

DA BARRA DO CEARÁ À CATEDRAL - MAIS DE 1 MILHÃO DE FIEIS NA CAMINHADA COM MARIA

Os católicos cearenses estão arregimentados para hoje, 15 de agosto, da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora  participar da Caminhada com Maria  2014, que acontecerá a partir do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro de Nova Assunção, Barra o Ceará,  com início às 14h, até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, indo pela Avenida Leste-Oeste.
O clima de preparação de mais uma CAMINHADA COM MARIA nesta 12ª edição foi de muito trabalho.  Com o tema: “ Com Maria no Caminho da Esperança”, os organizadores  envolveram as maiores lideranças católicas da Capital,  inclusive os párocos, com suas equipes de trabalho, das paróquias Santuário de Nossa Senhora da Assunção, Barra do Ceará, Cristo Redentor, Carlito Pamplona, Pirambu, Monte Castelo, Jacarecanga e Catedral para a 
Este ano não haverá camisas do evento, mas o livro com as orações e cânticos que serão rezados no percurso da Caminhada já está à disposição da comunidade. 
Com adesão em todo o percurso, aguarda-se que a tradicional Caminhada com Maria deve reunir mais de um milhão de fieis amanhã . Após a celebração no santuário, os participantes seguirão em caminhada onde se encontrarão com fiéis na ponte do Rio Ceará. De lá, os devotos seguem pela Avenida Leste Oeste até a Catedral Metropolitana, no Centro de Fortaleza, onde acontecerá a coroação de Nossa Senhora Assunção.
A fim de que a procissão decorra sem incidentes, em todo o percurso estão vigilantes 140 agentes, distribuídos em 30 motocicletas e 45 viaturas, além de 200 cones para efetuar as interdições provisórias.
Realizado pela Arquidiocese de Fortaleza, a Caminhada terá o apoio de órgãos estaduais e municipais.  A Etufor  reforçará a frota de ônibus com 70 coletivos extras distribuídos entre os terminais de integração, Praça da Estação e Praça do Coração de Jesus, a partir de 6 horas da manhã até meia-noite.

EXPANDE-SE O PROJETO "A ESCOLA VAI AO CINEMA"

Cinema Renato Aragão
O projeto “A Escola Vai ao Cinema” lança hoje, 15, a sua sétima edição na cidade de Sobral. O evento de lançamento acontece a partir das 15 horas, no Cinema Renato Aragão, com a exibição do curta “O Pescador”, filme de animação dirigido e roteirizado por alunos da escola pública sobralense sob a orientação pedagógica de profissionais do audiovisual. Antes da apresentação será entregue a premiação às melhores redações escritas pelos alunos da rede pública do Município que, ano passado, participaram do concurso.   
As ações de capacitação e exibição também contemplam os estudantes de Limoeiro do Norte, na Microrregião do Baixo Jaguaribe. Nesta edição, entra no circuito a cidade de Quixadá, localizada na Mesorregião dos Sertões Cearenses. O projeto é uma realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social em parceria com a Coelce, Pinheiro Supermercados e a Programadora Brasil. A iniciativa tem o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, Governo Federal, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e das Prefeituras das cidades contempladas. 
As exibições acontecem sistematicamente no Cinema Francisco Lucena, de Limoeiro do Norte, Cine Renato Aragão, de Sobral, e Sala de Cinema O Bom Vizinho, em Quixadá. 

NA CAIXA - EM EXPOSIÇÃO A CULTURA VIVA DO POVO BRASILEIRO

Bumba Meu Boi do Maranhão parte do patrimônio imaterial brasileiro
De quarta-feira próxima (20) até 26 de outubro, a Caixa Cultural Fortaleza apresenta a exposição "Patrimônio Imaterial – A Cultura Viva dos Povos". Um total de 30 bens imateriais do povo brasileiro – lugares, formas de expressão, saberes e ofícios transmitidos e renovados de geração em geração de todo o país – estarão à mostra em duas galerias do prédio. 
Para compor a exposição, os idealizadores Fernanda Pereira, Mirna Brasil Portella e Luiz Prado contaram com a curadoria do historiador Luciano Figueiredo, que buscou bens imateriais registrados ao longo de 12 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre o material a ser exposto estão peças cedidas por vários museus do país. 
Por meio de textos, fotos, vídeos, músicas, sons e objetos, os bens imateriais apresentados são distribuídos em três blocos, em forma de aldeias circulares. A primeira, representa os povos que construíram a identidade do brasileiro. Na segunda aldeia,  estão as paisagens, imagens de cidades, aldeias, sítios históricos, cachoeiras e praias que formam o rico patrimônio natural do país. Os ofícios, saberes e fazeres do povo brasileiro estão na terceira aldeia. 
Antes de chegar a Fortaleza, "Patrimônio Imaterial - A Cultura Viva dos Povos" esteve em exposição na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Depois de Fortaleza, segue para Salvador, onde será aberta em dezembro. 

CULTURA & TURISMO - Vicente Alencar - 15 de agosto de 2014.

Vicente Alencar
FESTA DE IEMANJÁ - Nesta sexta-feira,  dia 15 de agosto, feriado municipal em Fortaleza em homenagem a Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Capital. Os umbandistas de Fortaleza transformaram a
data no dia em homenagem a Iemanjá, congregando milhares de pessoas no período da tarde, tanto na Praia de Iracema como na Praia do Futuro.

INFRA ESTRUTURA - Como a data é turisticamente muito bem recebida a Prefeitura de Fortaleza dará uma cobertura completa aos participantes com instalação de banheiros químicos, policiamento e ajuda 
dos profissionais do Transito. Um helicóptero dará cobertura ao evento. Ficou definido que estará proibida a venda de bebidas alcoolicas por parte dos vencedores ambulantes.

UBT FORTALEZA - A União Brasileira de Trovadores - UBT de Fortaleza estará reunida no dia 6 de setembro, primeiro sábado do mês, às 10 da manhã, na Academia Cearense de Letras. Todos os trovadores da Capital e também aqueles do interior que podem, se deslocar, estão sendo convidados.  

MUSEU DO CEARÁ - Um dos lugares mais visitados no centro da Cidade em Fortaleza é o Museu Histórico instalado no Palácio Senador Alencar, antiga séde da Assembleia Legislativa, no cruzamento das Ruas São Paulo e Floriano Peixoto.   Para quem deseja ter melhores informações a respeito do Museu deve ler o livro "O Museu do Ceará e a linguagem poética das coisas (1971 -1990)", de autoria de Carolina Ruoso. 

TRANSPORTE - Há uma necessidade muito grande de ser criada em Fortaleza, algumas linhas de ônibus coletivo para o Estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão. São necessárias novas linhas desde o Centro da Cidade e bairros como Varjota, Mucuripe, Barra do Ceará, Água Fria,  Parangaba e alguns outros. O torcedor está carente de transporte coletivo para deslocar-se aquela praça de esportes.     

CAMOCIM EM FESTA - No próximo dia 21 (quinta-feira vindoura) estará se deslocando de Fortaleza para Camocim, boa parte da Colônia daquele município em Fortaleza.   Em quatro dias haverá a tradicional festa do mês de agosto reverenciando tudo que existe de importante dentro da cultura do município. Os ônibus seguirão as 7h30min saindo da Praça do Colégio Militar e retornando no domingo à noite. 

RÁDIO ASSUNÇÃO AM - Das 22 às 23 horas as segundas, terças, quintas e sextas-feiras, 
é realizado na Rádio Assunção Cearense AM, o Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esportes, inclusive enfocando noticias turísticas. A emissora pode ser sintonizada em AM (620) e atraves  da internet: radioasssuncaocearense.am podendo ser ouvida em todo o mundo.

120 ANOS DA ACADEMIA - Em festas a Cultura do nosso Estado, com as comemorações dos 120 anos de fundação (a mais antiga do Brasil) no próximo dia 28 a partir das 19 horas. O presidente José Augusto Bezerra convida a todos para a grande noitada.

REUNIÃO - A Sociedade Cearense de Geografia e História reunir-se-á nesta segunda-feira, dia 18, na sede da Academia Cearense de Letras (Rua do Rosário, 1) a partir das 16 horas. 

TURISTAS VÃO PAGAR TAXA - BOMBINHAS, UM PARAÍSO ECOLÓGICO EM SANTA CATARINA

A partir do dia 15 de novembro entra em vigor a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), instituída pela Lei 185, de 19 de novembro de 2013, com o propósito de criar um fundo específico para a conservação e proteção ambiental do território de Bombinhas.
Ana Paula da Silva
A prefeita Ana Paula da Silva afirmou que a taxa foi criada porque Bombinhas é um dos municípios de mais extrema sensibilidade ambiental do Brasil. Possui apenas 36 km2, e 75% são áreas intocadas por serem consideradas de conservação permanente. É o município com maior extensão de orla marítima do Estado, localizado no entorno da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Além disso, Bombinhas possui três Unidades de Conservação (UCs): o Parque Natural do Morro do Macaco; o Parque Natural Municipal da Galheta; e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros. Apesar de serem grandes atrativos turísticos, essas áreas ainda não possuem plano de manejo e fiscalização adequada.
As suas 39 praias, por sua vez, atraem muitos visitantes, mas ainda assim a economia gerada através do turismo não é forte o bastante para sustentar os investimentos necessários à preservação ambiental.
Por isso, a partir de 15 de novembro até 15 de abril, os turistas e outras pessoas que vierem a Bombinhas terão que pagar a Taxa de Preservação Ambiental, cujo valor recolhido deverá ser aplicado exclusivamente em infraestrutura ambiental, preservação do meio ambiente com seus ecossistemas naturais, limpeza e ações de saneamento.
PARAÍSO ECOLÓGICO - Bombinhas é uma pequena cidade localizada no Estado de Santa Catarina, um dos maiores destinos turísticos do país. A cidade é um ícone turístico situado geograficamente numa península no litoral norte do Estado. Com uma área de apenas 36,6 km2, que avança para o Oceano Atlântico, a cidade se destaca por exuberantes belezas naturais, motivo de orgulho para seus habitantes e de admiração dos turistas do Brasil e do mundo inteiro. Bombinhas está localizada na região turística Costa Verde e Mar, juntamente com outras dez cidades situadas no litoral centro-norte de Santa Catarina.
A cidade é um paraíso ecológico, banhado por águas cristalinas e de abundante riqueza natural. Bombinhas é composta por 39 praias com características que variam desde baías com águas calmas, praias com mar agitado, entre outras desertas que possuem acesso apenas por trilhas e costões, agradando aos mais diversos públicos.
A cidade tem o privilégio de estar localizada a apenas 60 quilômetros da capital, Florianópolis, e próxima a pólos turísticos como Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. Por ser uma península (única no sul do Brasil), a cidade possui uma grande diversidade de paisagens e opções de prazer em meio à natureza, como caminhadas nas praias, rappel, escaladas, trekking, surf, mergulho, windsurf, entre outros. 
As principais atividades econômicas de Bombinhas são o turismo, a pesca artesanal e a maricultura (criação de mexilhões e ostras), herança dos colonizadores desta região, que foram povos indígenas e, mais tarde, portugueses.
Atualmente o turismo é a base de sustentação econômica do município. A atividade tem tanto destaque que nos últimos anos Bombinhas foi eleita entre as melhores praias do país pela revista “Viagem e Turismo”. Reconhecida no âmbito nacional e internacional, a cidade dispõe de uma ampla e variada estrutura de hospedagem e gastronomia, atendendo aos mais variados perfis de públicos. (Jornalista Valmir Grein -Abrajet-SC)

PRAIAS COLOMBIANAS: DESTINOS QUE SÃO DESTAQUE

Cartagena
A Colômbia tornou-se um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. A Proexport Colômbia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, destaca quatro destinos imperdíveis na Colômbia para o turista brasileiro neste verão. Além das praias paradisíacas do Caribe, alguns locais impressionam pela beleza e colorido. 
ATRAÇÕES MAIS DESTACADAS  - Emoldurada por uma formosa baía, Cartagena de Índias é uma das cidades mais belas e conservadas da América, eleita Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. Perto da cidade amuralhada existe um moderno setor turístico, Bocagrande, com amplas praias, hotéis, restaurantes e discotecas. As melhores praias na área de Cartagena se encontram nas ilhas do Rosário, Barú e San Bernardo.
A 700 quilômetros da costa continental colombiana está o arquipélago de San Andrés, ilhas de corsários e piratas que oferecem excelentes serviços e atrações que costumam ser aproveitados ao som do reggae. Em San Andrés, há extensas praias de areia branca onde se praticam esportes aquáticos. 
Há também as ilhas de Providência e Santa Catalina que estão localizadas a oeste do Mar Caribe, a uns 240 quilômetros da costa da América Central e a 72 quilômetros ao norte de San Andrés. Chega-se a Providência por meio de pequenos aviões, que saem de San Andrés diariamente. Providência e Santa Catalina representam dois pontos turísticos importantes do caribe Colombiano.
San Andrez
A cidade de Santa Marta, localizada no Caribe Colombiano, tem múltiplos encantos e é um destino exótico para diversas modalidades de turismo. A Serra Nevada de Santa Marta, cuja complexa rede de ecossistemas é única no planeta, oculta vestígios arqueológicos da cultura Tayrona. As praias do Parque Nacional Natural Tayrona, emolduradas por uma natureza virgem e exuberante, foram reconhecidas entre as mais belas do Caribe e do mundo.
Os rios que descem desde os glaciares da Serra Nevada procurando o mar Caribe estão povoados por bandos de papagaios, infinita variedade de aves e manadas de graciosos uivadores que informam com seu ruído aos demais habitantes da selva a presença de excursionistas.

DATA HISTÓRICA: O CANAL DO PANAMÁ COMPLETA 100 ANOS

Quando o Canal do Panamá foi aberto para as embarcações de todo o mundo, em 1914, a construção foi saudada como uma das maravilhas da engenharia. Amanhã (15), esta grande obra completará 100 anos e ainda é considerada uma parada obrigatória para os turistas que visitam o país.
O Canal pode ser visto como um monumento à força de vontade do homem, que vislumbrou e construiu um caminho artificial entre o Atlântico e o Pacífico. É possível visitá-lo de carro, ônibus, a pé ou em “mini-cruzeiros” de um dia.
O Centro de Visitantes de Miraflores é o ponto de partida para conhecer a história do Canal e ter uma vista panorâmica da região e suas belas paisagens.   Durante o percurso, os turistas observam o itinerário dos navios através das eclusas e podem apreciar também a paisagem. O pôr-do-sol é um convite para a happy hour nos bares espalhados ao longo do trajeto, ou até mesmo para um jantar as margens do Canal, no Restaurante e Bar Miraflores, que oferece uma excelente variedade de frutos do mar à la carte e cozinha “fusion”, com vista panorâmica aos avanços da ampliação do Canal de Panamá. No meio do Canal, no lago Gátun, uma atração a ser visitada é a ilha Barro Colorado.
AMPLIAÇÃO DO CANAL - Durante as festividades de 100 anos do Canal, deve ser finalizado o projeto de ampliação do mesmo, com a construção de uma nova hidrovia, que permitirá a passagem de navios muito maiores que os atuais. Será criado um novo conjunto de comportas paralelo às existentes, para ser operado simultaneamente junto às comportas atuais. Cada conjunto ascenderá do nível do mar até o Lago Gatún em apenas uma passagem, em oposição à situação atual, onde há uma passagem em duas etapas, Miraflores/Pedro Miguel.
Curiosidades: O canal começou a ser construído em 1880 e foi terminado em 1914; (hoje está em obras para ampliação). Os Estados Unidos e China são seus principais usuários. O canal foi um triunfo estratégico e militar importantíssimo para os Estados Unidos e revolucionou os padrões de transporte marítimo.Os Estados Unidos usaram o canal durante a Segunda Guerra Mundial para revitalizar sua frota militar devastada no Pacífico, após o ataque a Pearl Harbour em 7 de dezembro de 194.

COMEMORAÇÕES NOS 43 ANOS DA OSESP

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo  (foto) foi fundada em 13 de setembro de 1954. Para comemorar o evento, está realizando uma série de concertos. Ontem (14),   sob o comando da diretora musical e regente titular, a norte-americana Marin Alsop,  houve  um concerto especial marcando a celebração oficial de aniversário. O repertório da apresentação, na sede da orquestra, a Sala São Paulo, começou  com Alvorada, da ópera Lo Schiavo, de Carlos Gomes, seguida pela estreia latino-americana do Concerto para Saxofone, de John Adams. Na segunda parte,  ocorreu a apresentação da Sinfonia nº 5 em Mi Menor, Opus 64, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.
Ainda neste agosto, a Osesp viaja em turnê por cinco capitais brasileiras. Entre os dias 17 e 23,  a orquestra se apresenta com o solista convidado, o jovem pianista russo Dmitry Mayboroda. Estará em Salvador, no Teatro Castro Alves (17); no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes (19); em Belo Horizonte, no Palácio das Artes (21); em Porto Alegre, no Theatro São Pedro (22); e em Curitiba, no Teatro Positivo (23).
O programa  nestas cidades terá obras representativas das principais vertentes estéticas contempladas na temporada 2014 da Osesp, com  o repertório nacional, de diversos períodos e tendências, como peças executadas pelas melhores orquestras do mundo. ( Com a Agência Brasil)

AZUL QUER VOAR PARA FORT LAUDERDALE/MIAMI E ORLANDO

A Azul solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil autorização para voos a Fort Lauderdale/Miami e Orlando, nos Estados Unidos, a partir de 1º e 15 de dezembro, respectivamente. Cada destino norte-americano terá uma frequência diária e direta com saída de Campinas, o principal hub da companhia, em aeronaves A330-200. Em Viracopos, onde a companhia operará os voos internacionais a partir do novo terminal de passageiros, haverá conexões de todo o Brasil com as cidades norte-americanas
As decolagens para Fort Lauderdale/Miami serão à noite, enquanto as saídas para Orlando serão em voos oferecidos pela manhã, o que garante  opções para embarque aos Estados Unidos. No sentido inverso, as aeronaves da Azul partem no início da noite para Campinas de ambas as cidades norte-americanas.
A terceira cidade a ser atendida pela Azul nos Estados Unidos deve ser Nova Iorque, que receberá voos da companhia em meados do ano que vem.
O aeroporto de Fort Lauderdale está localizado a cerca de 30 quilômetros de Miami – um dos principais destinos de brasileiros nos Estados Unidos –, no estado da Flórida. Já Orlando é outra cidade com alta demanda de Clientes e mais uma porta de acesso ao país pelo mesmo estado norte-americano.

TRAMITA PROJETO DE LEI - ALTERAÇÕES SOBRE TERRENOS DE MARINHA, SERÁ QUE SAI?

Novas regras para demarcação de terrenos de marinha, reforma administrativa da Secretaria do Patrimônio da União, isenção no pagamento de taxas e melhores condições para parcelamento de dívidas estão entre as alterações propostas pelo relator do Projeto de Lei 5627/13, deputado José Chaves (PTB-PE). Depois de vários adiamentos, o texto foi apresentado no último dia 5  à comissão especial que analisa o tema.
José Chaves prevê “drástica e justa redução dos valores que atualmente são cobrados sem critério”.
O relator apresentou um substitutivo com alterações ao texto enviado pelo Executivo, que regulamenta a ocupação de terras de marinha e o parcelamento de dívidas patrimoniais junto à União.
De acordo com as normas vigentes, são considerados terrenos de marinha aqueles situados em até 33 metros medidos horizontalmente, em direção a terra, a partir da linha de preamar, definida pela média das marés máximas. O direito de uso desses terrenos pode ser concedido pela União a particulares mediante pagamento de taxas anuais, além do laudêmio (cobrado quando há venda de terreno).
TAXAS - A proposta original fixa o valor do laudêmio em 5% do valor do terreno, excluindo as benfeitorias – a legislação atual cobra o mesmo percentual, mas inclui as benfeitorias. O parecer diminui essa taxa para 2%, mantendo a exclusão das obras de melhoria do cálculo. No caso dos regimes de ocupação, quando não se reconhece ao ocupante qualquer direito sobre as terras, o texto do relator extingue o pagamento de taxa de transferência de terrenos. Conforme o relator, as ocupações representam 70% do uso particular de terras marinhas, enquanto o aforamento responde por 30%.
As taxas de ocupação também são objeto das alterações. Atualmente, o uso dos terrenos da União sob regime de ocupação está condicionado ao pagamento de taxa anual de 5% sobre o valor do terreno, incluídas as benfeitorias construídas pelos ocupantes com recursos próprios (mesmo valor do laudêmio).A proposta original mantém o valor em 5%, no entanto exclui as benfeitorias do cálculo. Já o substitutivo reduz a taxa anual para 2% do valor do terreno e mantém a exclusão das benfeitorias. Para Chaves, a alteração resultará em “drástica e justa redução dos valores que atualmente são cobrados sem critério”. No regime de aforamento, a taxa anual cobrada é de 0,6% do valor do terreno.
O substitutivo faz outra modificação no projeto: isenta do pagamento de taxas, foros e laudêmios as pessoas carentes e de baixa renda, microempresas e municípios e estados que utilizem os terrenos da União para prestação de serviço público ou quando as terras constituírem bens de uso comum do povo.
CONVERSÃO E DÍVIDA - O texto do relator prevê ainda a possibilidade de conversão do regime de ocupação para o de aforamento. Segundo Chaves, a União “desinteressou-se em converter os terrenos cadastrados sob-regime de ocupação em aforamento, embora esse último regime tenha sido definido pela Constituição como o mais adequado para o uso dos terrenos de marinha”. O relator explica que a alteração garante segurança ao ocupante, já que o aforamento não pode ser cancelado sem indenização, e possibilita oferecer o terreno como garantia para obter financiamento habitacional ou produtivo.
Em relação às dívidas com a União pelo não pagamento de taxas, a proposta original previa o parcelamento do valor em até 60 meses e com base na taxa Selic. Pelo substitutivo, a cobrança passa a ser calculada pela taxa de juros de longo prazo (TJLP). Segundo o relator, esta taxa é mais adequada ao parcelamento de longo prazo e varia de 0,2 a 0,3%, enquanto a Selic é de 1%.

NOVA ADMINISTRAÇÃO: MODERNIZAÇÃO DO GALEÃO

A concessionária que assumiu na terça-feira (12) o controle do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim anunciou que pretende modernizar e dobrar o número de pontes de embarque do local até 2016, acrescentando ao Terminal 2 uma área chamada Píer Sul, com 26 pontes de embarque. No futuro, outra área que receberá um pátio de aeronaves até 2016 também deve ganhar pontes de embarque, ganhando o nome de Píer Norte.
Com o planejamento, foi abandonada a ideia de construção de um terceiro terminal. "Vamos resgatar o orgulho dos cariocas de ter a porta de entrada do Brasil", disse Luiz Rocha, presidente da concessionária Rio Galeão, que será responsável pela operação do aeroporto em um período de transição que vai durar até seis meses. Durante essa adaptação, ainda haverá apoio da Infraero, que vai manter 49% do consórcio. Os outros 51% ficam a cargo da Rio de Janeiro Aeroporto S/A, que reúne a Odebrecht TransPort e a Changi Airports International, operadora que responde pelos aeroportos de Xangai e Cingapura, na Ásia.
METAS -  Na cerimônia de apresentação do plano de investimentos, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, destacou que o aeroporto foi muito bem-sucedido durante a Copa do Mundo e que o grupo privado vai assumir uma "cama já arrumada". O ministro pediu atenção especial aos banheiros e ao preço da alimentação, e afirmou que é preciso investir em sinalização para os falantes da língua espanhola, que são grande parte dos turistas recebidos pela cidade.
O consórcio planeja investir R$ 2 bilhões no aeroporto até os Jogos Olímpicos de 2016, e R$ 5 bilhões até o fim da concessão, que dura 25 anos. Algumas mudanças já estão em vigor, como 68 novos balcões de check-in e 47 vagas para estacionamento de aeronaves. O número de vagas de estacionamento para os passageiros deve aumentar em 2,7 mil, inclusive com a construção de mais pavimentos na garagem do Terminal 2. No rol também o fim do selo de embarque, a reorganização dos serviços de táxi e o início da modernização dos estacionamentos, que terão 80 câmeras de vigilância em funcionamento 24 horas por dia, catraca eletrônica e equipe de segurança. O aeroporto também terá novas urnas da ouvidoria na área de embarque internacional, dois novos balcões de atendimento bilíngue e o início de operação de um telefone para atendimento ao público, no número (21) 3004-6050.
O contrato de concessão foi assinado em 2 de abril de 2014 e, desde junho, a concessionária dá assistência à operação da Infraero no Galeão. Em 2013, 17 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto. Já estão concedidos à iniciativa privada os aeroportos de São Gonçalo do Amarante, Guarulhos, Brasília e Viracopos, e amanhã, além do Galeão, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves-Confins, também deixará de ser operado pela Infraero.
DEMISSÃO VOLUNTÁRIA - A Infraero está com  um plano de demissão voluntária para equilibrar receitas e despesas da autarquia. Com  a concessão dos aeroportos internacionais do Rio de Janeiro e de Confins, em Belo Horizonte, para diminuir despesas a empresa diz que precisará demitir 2,5 mil funcionários, ou 20% de seu efetivo total, que é mais de 12 mil funcionários públicos. O custo do plano de demissão voluntária está estimado em R$ 750 milhões, necessitando, conforme os seus dirigentes de um  aporte de recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac).Ha outras alternativas sendo estudadas.

SIMPLIFICAÇÃO DE IMPOSTOS BENEFICIA O TURISMO

Serviços turísticos mais em conta
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresa, que estabelece o Simples nacional ou Supersimples, recebeu uma atualização no último dia 7 de agosto, que promete agilizar a formalização e beneficiar cerca de 450 mil empresas. A Lei Complementar 147/2014, sancionada pela presidente Dilma, reduz o tempo médio para abertura de uma empresa e estabelece como critério de adesão o faturamento da empresa em vez da atividade exercida.
De autoria do deputado Vaz de Lima (PSDB-SP), o projeto foi provado pelo Plenário do Senado na sessão de 16 de julho. O novo texto faz alterações na Lei Complementar 123/2006, também conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
A atualização do Supersimples amplia a possibilidade de adesões, uma vez que o critério passa a ser o porte e o faturamento da empresa com teto anual de até R$ 3,6 milhões e não mais a atividade exercida. 
A nova lei também institui o cadastro único, que, a partir de março de 2015, torna o CNPJ o único número de identificação da empresa. Cria, ainda, uma espécie de fiscalização orientadora, quando do ato da visita ao empreendimento, onde o fiscal primeiramente terá por norma orientar o empresário a regularizar o seu negócio, sem aplicar multas.
As novas regras começam a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2015. Com a nova legislação, a estimativa de tempo de abertura de uma empresa deve cair para cinco dias. O tempo médio de espera no país hoje é de 107 dias. O mesmo deve acontecer com o tempo de fechamento que também ganhará agilidade e, assim, haverá uma diminuição dos CNPJs inativos em decorrência da burocracia.
BENEFICIA O TURISMO - Em relação ao setor do turismo, mais de 90% das empresas se enquadram dentro do programa simplificado de tributos, entre elas, agências de viagens, operadoras de turismo, hotéis, pousadas, bares e restaurantes, além de empresas de locação de veículos, de transporte, entre outros. Conforme dados do Ministério do Turismo, o setor emprega hoje cerca três milhões de pessoas, direta e indiretamente, boa parte atuando na área de serviços

RECURSOS DO FGTS PARA INFRAESTRUTURA TURÍSTICA

A Câmara analisa projeto que permite a utilização de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na infraestrutura turística de estados e municípios (PL 6876/13). Atualmente, a Lei 8.036/90 prevê aplicação dos recursos apenas em habitação, saneamento e infraestrutura urbana.
O autor da proposta, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), defendeu o investimento em infraestruturas, públicas e privadas, em treinamento e no aperfeiçoamento da oferta de serviço, para acomodar e divertir o turista, bem como em publicidade e divulgação. “Apenas natureza exuberante, paisagens bonitas, cultura e culinária não são suficientes para atrair e acolher visitantes”, afirmou Forte.
Segundo o parlamentar, o poder público deve impulsionar o investimento na infraestrutura turística pública, por meio de fontes de financiamento de baixo custo e longo prazo, para permitir aos estados e municípios desenvolverem seus potenciais de atração turística.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Esporte e Turismo; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Com a Agência Câmara)

ROAD SHOW EM FOTALEZA DA FLYTOUR TRAVEL SOLUTION

CEO do Grupo Flytour, Eloi D´Avila de Oliveira
Fortaleza, receberá,  no  dia 20 de agosto (quarta-feira), a Flytour Travel Solution,  num road show que terá  como tema “Flytour Presente em Todos os Brasis”. O objetivo da iniciativa é apresentar os produtos, serviços, equipes e estratégias dos três canais de venda do Grupo Flytour, sendo eles: da operadora Flytour Viagens, da Flytour Eventos e da própria Flytour Travel Solution. O evento acontecerá no Geppos Restaurante, das 19h às 23h, e reunirá a diretoria de cada canal de venda, além da presença do CEO do Grupo Flytour, Eloi D´Avila de Oliveira, e os agentes de viagens. 
Posicionada como distribuidora e consolidadora de produtos e serviços de viagens, a Flytour Travel Solution está empenhada em propagar no mercado seu conceito de multisserviços, o que permitirá aos agentes de viagem potencializar sua competitividade no setor, gerar mais rentabilidade e fortalecer o atendimento e a fidelização de seus clientes. Dessa forma, a empresa tem como visão de futuro a expectativa de dobrar sua atuação no mercado até 2018.
Os road shows começaram em julho e seguirão para diversas cidades do país até o final do ano.

ROTA DO SOL SEMANAL 15/08/2014 - ISSUU