Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 08/02/2019

A VIDA CONTINUA – Na nossa longeva existência, apenas constatamos o óbvio: dois fatos se mostram realmente verdadeiros, O primeiro é que “não há bem que sempre dure nem mal que não se acabe”. O outro é que ninguém escapa da morte. No Eclesiastes, sobretudo no Capítulo 3, itens 2, 4, 8 e 20, com clareza meridiana, a confirmação da primeira assertiva: “ Há atempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de amar, e tempo de aodiar; tempo de guerra, e tempo de paz; Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó”. E assim tem sido desde que o mundo é mundo. Sobre a outra verdade, nada há a acrescentar, pois ninguém escapa da sina – nasce, vive uma vida pequena ou longa e, no fim, torna-se pó. Estas duas fatais sentenças nos vieram à mente em razão dos últimos acontecimentos que causaram ao brasileiro terror, medo e pesar. Sobretudo o estouro de uma das barragens da mineradora VALE que ceifou centenas de vidas e agrediu impiedosamente o meio ambiente em Brumadinho, em Minas Gerais. Quem não se comoveu com o drama das famílias que perderam seus entes queridos, suas casas, suas terras? Quem não se comoveu ou se comove com o trabalho ingrato das turmas de socorro em busca dos desaparecidos? Infelizmente a lei da vida e da morte finalmente prevalece. A tragédia está recente, mas as marcas dolorosas perduram ainda quase apenas nas famílias golpeadas de Brumadinho. Os que vivemos longe do lugar – e que tanto nos apiedamos diante da tragédia, já, como se diz, partimos prá outra. O Carnaval está às portas e vamos cair na folia, pois ninguém é de ferro... E a vida continua na sua implacável alternância.
DE LUTO O TURISMO BRASILEIRO – De luto está o turismo do Brasil. Morreu na última sergunda-feira, 4, Paulo Gaudenzi, aos 74 anos, em Salvador. após não vencer um acidente vascular cerebral. Incontestavelmente era ele uma das maiores referências do turismo do País. 
Ex-secretário da Cultura e do Turismo, Paulo Gaudenzi com justiça era considerado um dos mais destacados nomes da administração da Bahia e especialista renomado do setor turístico em todo o país. Foi durante muitos anos secretário da Cultura e do Turismo do Estado, prestando também reconhecido e aplaudido serviço como presidente da Bahiatursa, Ao seu dinamismo se deve o Centro de Convenções da Bahia, a interiorização do turismo e a criação das 13 zonas turísticas do estado
Economista e empresário, Paulo Gaudenzi era saudado como um dos idealizadores e tocadores de um plano estratégico para o turismo da Boa Terra, façanha que, junto com a criação da Salvador Destination,  o consagrou como uma das maiores autoridades nacionais em planejamentos do turismo. Nos últimos anos, seu conhecido “know how” foi dedicado a serviços de consultorias turísticas em vários estados do país e, também, atuou na administração de hotéis e da ABIH/BA, entidade em que foi  vice-presidente. 
À família enlutada e aos que fazem o turismo da Bahia os sentimentos de pesar do “Rota do Sol -  Jornal do Turismo”
EXPOSIÇÃO - No Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, no último dia 31, às 19h, houve a abertura da exposição “Aguadô”, de Léo Silva, aluno da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. 
A exposição é composta por trabalhos de vídeo, fotografia, documentos de arquivo, instalação e performance, com obras que relacionam o trabalho de entrega de água e sua comercialização na contemporaneidade. “Essa exposição, que é um trabalho de conclusão do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, também é um convite para que possamos sentir os trajetos da água e dos corpos que a carregam fora dos canos de uma atual colonização”, explica Léo Silva.
Fundada em 2006, a Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes oferece gratuitamente o Curso de Realização em Audiovisual. A formação de dois anos tem carga horária de 1.700h/a, com a chancela de extensão certificada pelo curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC). O curso é constituído por ciclos e cada um deles é composto por módulos, divididos nos seguintes eixos: histórico, teórico, linguagem, técnico, aproximativo e ateliê.

VISITA AO MERCADO CENTRAL DE FORTALEZA

Semana passada, precisamente, fomos ao Mercado Central de Fortaleza, com a finalidade de comprar algumas peças do variado artesanato cearense, para presentear familiares paulistanos, que estavam em visita a Fortaleza e os que se encontram na capital de São Paulo. Ao chegarmos, naquele ambiente público, deslocamo-nos à sala da diretoria da CoopCentral, responsável pela parte administrativa do Mercado Central, por sinal, bastante visitado por nativos e turistas na temporada de férias de janeiro de 2019.
Na sala da diretoria, recebeu-nos, com muita atenção, o vice-presidente, o amigo Jocildo de Freitas Luz, que, em seguida, chamou o presidente José Aquino Paulino, que nos contou um pouco da sua vida e de seu pai, no antigo Mercado Central, quando funcionava na Rua Conde D'Eu, nas imediações da igreja da Sé (Catedral) e da Praça dos Leões. Dissemos-lhe, também, que nossos familiares, a começar por um tio, por parte materna, possuía dois pontos comerciais, isso no final da década de 40. Atualmente, sua filha Ana Luiza Viana Barbosa, minha prima legítima, dá continuidade ao desejo do seu pai Antonio Viana Barbosa, e da sua falecida esposa, Maria Soares Viana, ou seja, jamais alugar, arrendar ou vender, a loja, no novo mercado central, independentemente, de dar lucros ou não. 
A conversa prosseguiu, todavia sobre a atuação da atual diretoria da Cooperativa, a qual é responsável pela parte administrativa do mercado, faturando com o estacionamento de veículos (240 vagas|), e com o pagamento dos associados à  CoopCentral.  Por sinal, são 559 lojas e 70 quiosques. Informou-nos, ainda, o presidente Aquino que, mensalmente, entra, para os cofres municipais, a importância de 160 mil reais. Indagado a respeito de benfeitorias da atual diretoria, mencionou que foi feita a reforma de uma passarela, realizado curso de capacitação, para alguns permissionários, mediante convênio com o Sebrae-Ceará e a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Fortaleza (SetFor).
Agora, causou-nos estranheza, quando nos afirmou estar solicitando ao órgão competente da Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Alvará de funcionamento do Mercado Central, o Certificado de Conformidade dos Bombeiros e o Registro Sanitário, o conserto do principal elevador, que, há dois meses, está parado, prejudicando o acesso de pessoas idosas ou com crianças aos pisos superiores. Perplexo, retrucamos-lhe não compreender o funcionamento de um equipamento público, desde sua fundação, sem o Alvará de funcionamento e de outras exigências necessárias, para que não aconteçam problemas em sua infraestrutura e nos pontos comerciais. 
Bem! Sem desejar criticar a Prefeitura de Fortaleza, responsável pelo Mercado Central de Fortaleza, apelamos para o dinâmico e competente secretário Régis Medeiros, com quem convivemos, há muitos anos, acompanhando as atividades turísticas, em Fortaleza-CE, como ex-presidente, por três vezes, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), no sentido de agilizar a liberação do Alvará de funcionamento do Mercado Central. Que este visitadíssimo ambiente público passe a funcionar, o mais breve possível, dentro do recomendável e correto, no tocante ao Alvará, ao Certificado de Conformidade e ao Registro Sanitário e o principal elevador. Ah! Urge uma pintura geral no Mercado Central. Que a Prefeitura o torne um prédio bonito e mais funcional aos visitantes. Atualmente, deixa muito a desejar, sendo necessária a construção de outro estacionamento, pois o existente, na alta estação, não comporta veículos dos visitantes. Já deixamos de visitar o Mercado Central, por não ter vaga no seu estacionamento.
No final deste artigo, os agradecimentos ao amigo Jocildo, vice-presidente da CoopCentral, e ao presidente Aquino, pela ótima acolhida, na sala da presidência, e informações prestadas à nossa pessoa, como diretor da Abrajet-Ceará e sócio-fundador da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo (Conjotur), sempre preocupado com o desenvolvimento sustentável do Turismo do Ceará, que impacta mais de 60 atividades socioeconômicas e culturais, gerando empregos, renda e divulgando a Cultura do Estado pelo Brasil e alguns países estrangeiros.  Obrigado, amigo-leitor pela leitura e ótimo fim de semana. 

TANTAS COISAS QUE EU VI PASSAR NO TEMPO...

Nascido em Salvador lá pelos idos de 1936, vivida a minha infância entre Entre Rios e Amargosa (cidades baianas), nesta última desde os meus quatro anos e até os 12, estive nesta veneranda capital, praticamente, por toda a minha existência, onde ainda me encontro. E é dela, um pouco da sua história que vivenciei, sobretudo dos seus tantos atrativos já não existentes, que tento, aqui, reviver.
Nascido na Rua do Carmo, cedo fui ter, com os meus saudosos mano Hélio e pais Zequinha e Julieta, à Barroquinha, início da rua Dr. Joaquim Seabra, na sua extensão até a séde do Corpo de Bombeiros - rua mais conhecida internacionalmente como “Baixa dos Sapateiros”. Dali, guardo algumas nítidas recordações, como do Nelson Maleiro, fundador do “Mercadores de Bagdad”, de tão grata memória dos Carnavais de atanho. Era ele que, em dias de chuvaréu, desfilava pela rua alagada em seu barco a remo, numa previsão do que padeceriam algumas artérias do futuro. Mas alí igualmente se encontrava a Escola Urânia, do Professor Osvaldo, o primeiro mestre do mano Hélio.
Entre os meus três e doze anos, estive desde Entre Rios (um ano) a Amargosa. Em 1948, por conta de iniciar o curso ginasial – inaugurei o Ginásio Estadual Severino Vieira, alí no largo de Nazaré – retornei definitivamente a Salvador, onde finquei âncoras e de onde nunca mais saí, a não ser para dar vazão ao devaneio da minha vocação de empedernido viajor.
Salvador, então, vivenciava uma dinâmica bem diversa de hoje. Àquela época, as três grandes motivações de diversão dos seus habitantes eram o rádio – no trato diário – a práia, dos fins-de-semana, e o cinema, sempre que se podia. Não existia, ainda, a televisão, hoje o grande atrativo cotidiano, muito menos a internet, computador, celular, redes sociais e seus derivados.
A Baixa dos Sapateiros e o Centro Histórico, da Praça da Sé à Praça Castro Alves, era o perímetro que prendia as atenções, pois onde se encontravam o grande comércio varejista e o circuito dos principais cinemas. Na Baixa dos Sapateiros estavam os estabelecimentos comerciais, de todos os estilos, mais populares, enquanto na Rua Chile, com extensão para a Avenida Sete de Setembro, entre a Praça da Piedade, o “Relógio de São Pedro” e São Bento, funcionava o comércio mais sofisticado.
De modo muito especial, na Rua Chile que, embora fôsse um trecho relativamente curto, entre as Praças Municipal (Tomé de Souza) e Castro Alves, encontravam-se lojas e magazines de maior sucesso, como as duas Américas, Sloper, Africana, Casa Milano (da Música), e por aí. Era o trecho inevitável para o desfile das jovens mancebas que, depois da sessão de um dos cinemas das cercanias, faziam desfilar os seus perfís para os ansiosos guris.
Naquele circuito – entre Praça da Sé e Praça Castro Alves - encontravam-se os cinemas mais buscados nos fins-de-semana: Liceu, Excelsior (Praça da Sé), Glória (início da rua Ruy Barbosa) e Guarany (Praça Castro Alves). Entre o filme de sucesso da semana e o desfile da rua Chile, a inevitável passagem pela Cubana, alí na parte externa superior do Elevador Lacerda, para um incondicional “milk shake” acompanhado dos bolinhos que somente aquela casa sabia servir.
O entretenimento “cinema” guardava, da mesma sorte e com o mesmo prestígio, a preferência da população, notadamente a que residia nas suas imediações, nas unidades da Baixa dos Sapateiros que, via de regra, exibiam sucessos responsaveis pelas suas superlotações. Vale lembrado de que, diferentemente dos cines da cidade alta, que exibiam apenas um filme por sessão, na Rua Dr. Seabra, as sessões constituiam-se de “jornal noticioso”, “traellers” das atrações da semana seguinte, e dois filmes, complementando com um episódio do seriado em sucesso então.
É que lá se encontravam, guardando a frequência de um grande público cativo, o Jandaia, na esquina da Ladeira do Alvo, Aliança, já próximo à Ladeira da Saúde, e Pax, na esquina da ladeira que descia do Centro Histórico. Como cinemas populares, ainda pontificavam o Popular e o Santo Antônio, ambos no circuito do Centro Histórico.
As práias da época, disparadamente, eram o Porto e o Farol da Barra. Para onde ocorria a grande concentração de jovens de ambos os sexos, nunca raro para proporcionar encontros ansiosamente aguardados. 
Mas o trecho da praça da Sé à Castro Alves, indiscutivelmente, polarizava as preferências da sociedade baiana. Pois era onde se encontravam o bar “Triunfo”, na esquina da praça Municipal com a Ladeira da Praça, ao lado da Prefeitura de então, hoje Câmara de Vereadores. Na esquina da Rua do Tira Chapéu com a rua Chile, a pastelaria Chile, onde se degustava, inclusive, aquele refresco de pressão e de “pistache”.
Do outro lado, logo após o Palácio Rio Branco, um dos pontos igualmente preferidos, a “Pastelaria Chile”, onde, inclusive, certa feita, assistí à grande atração cubana “Lia Ray e seus Mambo Dandies”. Um outro espaço que pontuou com extraordinário sucesso foi a “Casa de Chá das Duas Américas”, local, inclusive, de apresentação de famosos cartases da música brasileira e onde, diariamente, fazia a animação o tradicional pianista Eduardo Ramos. Não olvidando as presenças de artistas nacionais do maior destaque da época na “Casa da Música”, para destinação de autógrafos em suas fotos às multidões de admiradores.
Em frente e no térreo do Pálace Hotel, esquina com a Rua da Ajuda, estava o Adamastor. Na mesma entrada da Rua da Ajuda, e do outro lado, postava-se a tradicional Livraria Civilização Brasileira, fonte de busca de tantos intelectuais, professores e alunos. Situava-se bem ligada ao prédio do Hotel Meridional, na esquina e igualmente de eterna memória. No lado oposto da Rua Chile, mais se aproximando da Praça Castro Alves, o “Café de Bernadete”, ponto de encontro de políticos e jornalistas, de onde, seguramente, nasciam as grandes fofocas do momento.
Ainda são muitas as reminiscências, como se descermos à Cidade Baixa, onde logo iremos encontrar, na Rampa, em frente ao Elevador Lacerda, o antigo Mercado Modêlo, fonte de tantas histórias. 
Mas, já é início de relato para uma outra vilegiatura.

SÃO PAULO - 490 NOVOS VOOS PARA 21 ESTADOS E "STOPOVER" DE ATÉ 3 DIAS

O principal destino emissor do Brasil ganhará 490 novos voos para 21 estados e "stopover" de até três dias. O anúncio foi feito na última terça-feira (5) pelo governador de SP, João Dória, pelo secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Aluizer Malab, e por representantes das companhias áreas Latam, Gol, Azul e Avianca. Essas são as contrapartidas do mercado para garantir a redução da alíquota do ICMS sobre o combustível da aviação (QAV) de 25% para 12% no estado que, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), concentra 44% do mercado de aviação civil do Brasil.
Pelo estudo apresentado pelo secretário de Turismo de SP, Vinicius Lummertz, ex-ministro do Turismo, se 2,5% dos passageiros que passam pelos três aeroportos de SP entenderem a conexão com o "stopover", um total de R$ 6,9 bilhões serão injetados na economia do estado e 59 mil empregos serão criados. A medida segue o modelo já testado em outros destinos como Lisboa, em Portugal, com a TAP; Istanbul, na Turquia, com a Turkish Airlines; e Abu Dhabi, no Emirados Árabes, com a Emirates.
Durante o evento, o governador Dória anunciou o início do programa Stop Over em São Paulo, iniciativa inédita no país. "Com a redução do ICMS sobre o querosene, queremos aumentar o fluxo turístico para todas as regiões do Estado de São Paulo, utilizando a malha dos aeroportos regionais que fará parte do programa 'São Paulo para Todos' com o lançamento do Stopover implementado com sucesso em outros países. Vamos ainda estimular que as empresas estudem tarifas mais acessíveis para seus consumidores. Essas medidas terão reflexo na geração de empregos e de renda", afirmou.
No caso de São Paulo, a perda de arrecadação estimada em R$ 205 milhões com a redução de 25% para 12% no ICMS sobre o QAV será superada com o aumento do turismo e do abastecimento de aviões no estado com as novas rotas. Segundo o estudo da Abear, no fim das contas São Paulo vai ganhar R$ 111 milhões a mais por ano com a medida. Os novos voos e stopover estarão funcionando plenamente em até 180 dias.
Empresas especializadas em passagens de baixo custo já manifestaram interesse em voar para o Brasil e destinos internacionais. A abertura do mercado vai permitir que elas operem também destinos domésticos caso abram uma filial em território nacional. Tanto a redução do imposto sobre o QAV quanto a aprovação da MP que estabelece o fim do limite à participação do capital estrangeiro em empresas aéreas brasileiras estão no Plano de 100 dias apresentado pelo Ministério do Turismo à Casa Civil.

AEROPORTO DE BH - DISPONÍVEIS ESPAÇOS INÉDITOS PARA DIFERENTES PÚBLICOS

Classificado entre os três melhores aeroportos do País, de acordo com Pesquisa Trimestral de Satisfação de Passageiros realizada pelo governo federal, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte tem procurado oferecer espaços inéditos para diferentes segmentos de público, que aliados aos 130 pontos comerciais, proporcionam a melhor experiência para os viajantes, acompanhantes e usuários.
Atualmente as companhias aéreas que atuam no Aeroporto oferecem voos diretos para 45 destinos, incluindo quatro rotas internacionais. Em 2018, a movimentação do Aeroporto atingiu 10,6 milhões de passageiros, crescimento de 5% em relação ao ano anterior.
OS AMBIENTES: São os seguintes os espaços disponíveis para o público;
Praça Mineira – Criada para oferecer produtos tradicionais de Minas, selecionados pela origem, qualidade e história. Espaço inédito em Aeroportos brasileiros, elaborado para oferecer aos passageiros e usuários do Aeroporto, o melhor do que Minas Gerais tem a oferecer. Lá estão reunidos seis lojas, um restaurante de comida tradicional mineira e uma cafeteria, onde é possível escolher grãos de diferentes regiões de cultivo no Estado, moídos na hora e preparados por baristas.
Lounge dos Times – Instalado na sala de embarque doméstico do novo Terminal, o é um espaço temático inédito que alia a valorização da cultura mineira e a paixão pelo futebol em um ambiente único. É resultado de parceria entre a concessionária BH Airport e os clubes de futebol América Mineiro, Atlético Mineiro e Cruzeiro. Há exposições de fotos históricas, réplicas das principais camisas, quiz com curiosidades das equipes e do aeroporto e exibição de gols que estão na memória dos torcedores. 
Cafeterias especiais – Para quem não perde a oportunidade de apreciar o sabor do melhor café, o Aeroporto dispõe de cafeterias especiais distribuídas por todo o terminal.
 Kids Jet – Para as crianças entre 2 e 7 anos, o Kids Jet é um espaço lúdico no qual três aviões, sendo um deles com 6 metros de comprimento e equipado com manches, painel de comando iluminado, altímetro, bússola de brinquedo e também poltronas, estimulam a imaginação e a diversão. O sucesso do primeiro espaço motivaram a ampliação do Kids Jet que passou a contar com mais dois ambientes voltados ao público infantil na sala de embarque doméstico.

MUSEU DE ARTE INHOTIM REABRE AMANHÃ

Vista do Museu
O Instituto Inhotim, museu ao ar livre, no município mineiro de Brumadinho, tem uma coleção de obras de relevância internacional de artistas brasileiros e estrangeiros exibida de forma permanente. Mais de três milhões de visitantes, sendo 400 mil de outros países, já passaram pelo local.
Na reabertura, amanhã, a entrada será gratuita para todos os visitantes e o museu vai funcionar das 9h30 às 17h30. Em homenagem às vítimas da tragédia ocorrida com o rompimento da barragem de rejeitos da mina do Córrego do Feijão, pertencente a companhia Vale do Rio Doce, no início do mês passado, os presentes serão convidados a fazer um minuto de silêncio.
Dos aproximadamente 600 funcionários do museu, 80% moram na região e 41 têm familiares desaparecidos ou mortos. Os empregados voltaram a trabalhar quarta-feira (6) e participaram de uma programação voltada para acolhimento e bem-estar, com meditação, ioga, exibição de filme e rodas de conversa.
Nos 12 anos de funcionamento, o Instituto Inhotim tem um histórico de desenvolvimento de projetos socioeducativos e ambientais e, desde o rompimento da barragem, vem discutindo os impactos do desastre e possibilidades de atuações junto à comunidade para minimização dos danos e para buscar novas alternativas para a região.

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA - SERVIÇOS DE APOIO AO TURISTA DA INICIATIVA PRIVADA

Caminhada no Parque
O contrato de concessão de serviços de apoio à visitação do Parque Nacional do Itatiaia (RJ) foi assinado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade anteontem (6), em solenidade realizada no centro de visitantes da unidade de conservação. A empresa Hope Recursos Humanos foi a vencedora da licitação e vai assumir os investimentos e operação dos serviços por 25 anos.
De acordo com o edital, cerca de R$ 17 milhões serão aplicados no Parque com o objetivo de melhorar a recepção dos visitantes. Entre os serviços previstos estão os de transporte no interior da unidade de conservação; a criação de espaços e serviços de receptivo com postos de informação e controle; serviços de alimentação, comércio, hospedagem e atividades de aventura dentro do parque; além do gerenciamento da visitação, venda de ingressos e controle de estacionamentos.
O parque do Itatiaia é a 7ª unidade de conservação a ter os serviços de visitação explorados através de concessão pública. Os parques nacionais do Iguaçu (PR), Tijuca (RJ), Serra dos Órgãos (RJ), Fernando de Noronha (PE), Pau Brasil (BA) e Chapada dos Veadeiros (GO) já operam sob o regime de concessão à iniciativa privada. Outras quatro unidades de conservação estão sendo preparadas para a concessão de serviços de apoio aos visitantes.
A iniciativa irá aprimorar a oferta de produtos e serviços ao turismo nos parques brasileiros, que atualmente recebem 10,73 milhões de pessoas por ano. Essa movimentação contribuiu para a geração de 80 mil empregos e injeção de R$ 2 bilhões nas comunidades de acesso aos parques. Deste valor, R$ 613 milhões foram registrados pelo setor de hospedagem e R$ 432 milhões pelo setor de alimentação, dado que revela a importância econômica do turismo para as cidades que são portões de entrada dos parques nacionais.
ONDE FICA - Localizado em área que compreende os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Parque é nacional e internacionalmente conhecido pelo pico das Agulhas Negras, entre outros atrativos turísticos naturais e de montanhismo. O parque é acessado, atualmente, pela parte baixa, na cidade de Itatiaia (RJ) e, pela parte alta, em Itamonte (MG). Um terceiro acesso, previsto na concessão, deverá ser aberto no município de Mauá (RJ). Os dois lados são interligados por trilhas que dão acesso aos atrativos como mirantes e cachoeiras.

ALCÂNTARA/ MARANHÃO: UM DESTINO CONSOLIDADO MAS QUE SEMPRE SE RENOVA

Conhecida por seu amplo acervo arquitetônico e histórico, além de um conjunto de praias e ilhas com forte tradição cultural das comunidades quilombolas, a parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de Alcântara tem garantido à cidade um número crescente de visitantes, com ampliação da infraestrutura de acesso, investimentos em ações de saúde, segurança e mobilidade urbana. A prova está na maior movimentação de visitantes durante o período de férias, em janeiro último. No setor de hotelaria, por exemplo, houve crescimento de 30% de ocupação em relação ao mesmo período do ano passado.
Para o empresário e guia turístico Nailton Lobato, o aumento da movimentação turística também é fruto dos investimentos em promoção dos destinos maranhenses. “Temos percebido que, nos últimos anos, o fluxo de visitantes na cidade tem aumentado continuamente. Este ano estamos recebendo turistas com um crescimento de pelo menos 30% em relação a 2018, com uma movimentação excelente logo após o Réveillon”, afirma Lobato. 
INVESTIMENTO EM MOBILIDADE - Os representantes do setor de turismo de Alcântara elogiam as iniciativas da administração estadual para ampliar as condições de acesso à cidade histórica. Há duas semanas, o Governo entregou totalmente recuperado o novo Cais da Praia Grande, único modal de acesso marítimo à Alcântara. Na semana passada o governador Flávio Dino assinou o Projeto de Construção de um novo cais flutuante que garantirá acesso permanente ao município.
O novo cais permitirá a realização de viagens em qualquer momento da maré. Atualmente, o embarque e desembarque só são possíveis durante o período de cheia no Cais da Praia Grande. 
Para o empresário hoteleiro Claudio Diniz, o novo cais vai garantir mais aquecimento para o setor. “Alcântara dispõe de 260 quartos em hotéis e pousadas, mas em função do fluxo da maré, 90% dos visitantes chegam e retornam para São Luís no mesmo dia, no chamado bate e volta. O projeto do Cais flutuante é antigo. Eu, que trabalho no setor há mais de 30 anos, sempre ouvi falar dessa ideia, agora esperamos que ela de fato se concretize”, disse.
TRADIÇÕES E RIQUEZA HISTÓRICA - O Governo do Maranhão e a Prefeitura de Alcântara já iniciaram os preparativos para realização da Festa do Divino 2019, um dos maiores eventos de celebração religiosa do Estado, entre os dias 29 de maio e 9 de junho. O grande evento religioso, este ano, promete alcançar dimensões grandiosas, graças ao trabalho conjunto dos empresários ligados ao turismo e o apoio que vem sendo dado pela prefeitura local e o governo do Estado.
Outro ponto que certamente motivará os milhares de devotos que forem à Festa do Divino é o aspecto turístico. Cercada por praias, ilhas desertas, serenas e tranquilas, Alcântara pode se orgulhar de ser, também, uma das mais importantes cidades históricas da Amazônia. Seu casario colonial preservado e imponente e o silêncio de suas ruínas guardam reminiscências do passado cheio de brilho.
Os atrativos começam logo na descida do barco, no Porto do Jacaré e subindo a ladeira de mesmo nome, que conduz ao coração da cidade onde estão o largo onde se encontram as ruínas da Igreja da Matriz, a antiga cadeia e o pelourinho, ícones máximos das sociedades coloniais e escravagistas brasileiras, as igrejas coloniais, fontes e os museus.
Todo o centro antigo pode ser visitado a pé. Tão importante quanto apreciar os monumentos é ouvir dos moradores ou guias turísticos locais, as histórias que tornam Alcântara ainda mais encantadora.
A natureza proporciona mais espetáculos, como as revoadas dos guarás, as praias e as ilhas. O tambor de crioula, as festas tradicionais, a gastronomia e o doce de espécie, também, estão na lista de coisas imperdíveis.

MACAPÁ - CURIOSIDADES : A CIDADE DO MEIO DO MUNDO COMEMOROU 261 ANOS

Marco Zero da Linha do Equador
Macapá amanheceu em festa na última segunda-feira (4), data de aniversário da cidade, fundada em 1758, com celebração religiosa na igreja Matriz de São José (1752-1761) e salva de tiros de canhões na Fortaleza de São José de Macapá, dois símbolos da capital localizada na margem esquerda do rio Amazonas. Não há acesso de carro para quem viaja de outros estados. A ligação, a partir de Belém (PA), é feita de avião (uma hora de viagem) ou barco (24 horas), navegando entre as ilhas do arquipélago de Marajó.
CURIOSIDADES - Macapá é conhecida como a cidade do meio do mundo. A imaginária Linha do Equador, que divide a terra nos hemisférios norte e sul, é bastante nítida na cidade. No estádio Zerão, os times de futebol dividem-se nos dois hemisférios, sendo a linha de campo sobreposta à do Equador. Já no monumento Marco Zero, onde a latitude é de zero grau, os turistas divertem-se ao colocar um pé do lado norte da Terra e outro no lado sul. Também é possível equilibrar um ovo ou moeda onde passa a Linha do Equador. E, no equinócio de verão (março) e outono (setembro), quando dias e noites têm exatamente 12 horas, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o relógio de sol do monumento.
ATRATIVOS - Um dos atrativos da orla de Macapá é o Trapiche Eliezer Levy, que tem um bondinho para transporte de turistas. O passeio avança mais de 400 metros sobre o rio Amazonas. O local era onde as embarcações aportavam e tem a chamada Pedra do Guindaste, com a imagem do padroeiro, São José. No calçadão ficam vários quiosques com bares e restaurantes embalados ao som do marabaixo, ritmo amapaense de raiz africana. Chama a atenção os sabores exóticos de sucos, doces, sorvetes e bombons de frutos e amêndoas típicos da região, como o açaí e a castanha.
A cidade é a mais próxima da foz do Amazonas e protegida pela maior fortificação brasileira, construída no século 18, entre 1764 e 1782, em formato de estrela com muralhas de 15 metros de altura, para proteger o rio Amazonas. O passeio por dentro da Fortaleza de São José de Macapá e no Parque do Forte no entorno do monumento é um dos principais atrativos da capital amapaense. É um marco cultural, arquitetônico e histórico da cidade. A área verde conta com chafariz, anfiteatro e calçadão para caminhadas.
O Mercado Central é outro ponto de interesse por abrigar eventos culturais e festivos da capital do Amapá. No local, o visitante também se familiariza com os produtos e hábitos alimentares típicos da floresta, com enorme variedade de peixes de água doce. Já a Casa do Artesão é o melhor local para conhecer e comprar o artesanato local com forte influência indígena. Na feirinha externa, há banquinhas de comidas típicas como o tacacá (iguaria da região amazônica feita com caldo de tucupi, camarão e jambu) e açaí salgado, com charque e camarão.  Os visitantes também devem incluir no passeio uma visita ao Museu Sacaca, que expõe uma coleção diversificada de animais e plantas medicinais da região amazônica e também relata a história e costumes dos povos indígenas, caboclos e castanheiros. (Com o MTUR)

MINISTRO DO TURISMO PARTICIPOU DE IMPORTANTES REUNIÕES

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, retomou o comando do Ministério do Turismo ontem (7). A nomeação publicada no Diário Oficial da União oficializa o retorno à Pasta um dia depois de tomar posse como deputado federal eleito para a 56ª Legislatura do Congresso Nacional.
Na manhã da quarta-feira (6), Marcelo Álvaro participou da reinstalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur) <foto>, hoje o maior colegiado do tipo no Congresso Nacional, com mais de 300 parlamentares, e primeira a ser instalada nesta legislatura. A solenidade deu início aos trabalhos do grupo em prol do desenvolvimento do setor de viagens nos próximos quatro anos. Juntos, os membros acompanham as proposições de interesse do setor na Câmara e no Senado, defendendo medidas que contribuam para a geração de emprego e renda por meio do desenvolvimento do mercado de Viagens no Brasil.
COMPOSIÇÃO - O colegiado é presidido pelo deputado Herculano Passos e tem os seguintes vice-presidentes, por Casa e por região: deputado federal Marx Beltrão (representante da Câmara dos Deputados), senador Veneziano Vital do Rego (representante do Senado), deputado federal Rogério Peninha (vice-presidente representando a região Sul), deputado federal Joaquim Passarinho (vice-presidente representando a região Norte), deputado federal Felipe Carreras (vice-presidente representando a região Nordeste), deputado federal Evair de Melo (vice-presidente representando a região Sudeste) e Magda Mofatto (vice-presidente representando a região Centro Oeste). Os deputados Lídice da Mata e Affonso Hamm são os secretários da Frentur.
O ministro do Turismo também se reuniu, na tarde da quarta-feira (06), com lideranças do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na pauta, os gargalos a serem vencidos para que o setor desenvolva todo o seu potencial e gere mais empregos no Brasil.

PERNAMBUCO - RODRIGO NOVAES É TAMBÉM PRESIDENTE DA EMPETUR

Ao centro Rogério Novaes
Foi realizada na manhã da última segunda-feira (4), a Assembleia Geral do Conselho da empresa, na qual ocorreu a posse do secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes, no cargo de diretor-presidente da Empresa Pernambucana de Turismo Governador Eduardo Campos - Empetur.  No cargo de vice-presidente, tomou posse José Cavalcanti Neves Neto.
Para Rodrigo Novaes, a decisão de acumular a pasta corrobora o desejo de participar por completo das ações do turismo de Pernambuco. Há um mês na pasta de Turismo e Lazer do Estado, Novaes tem entre os seus principais projetos a interiorização e o reforço de destinos turísticos no interior pernambucano, o esforço contínuo na ampliação da malha aérea e a requalificação do Centro de Convenções.
Durante a Assembleia Geral Conselho da Empresa de Turismo de Pernambuco, foram empossados também os novos diretores da entidade. A solenidade marcou ainda a despedida de Adaílton Feitosa da instituição. O antigo presidente da Empetur deverá tomar posse da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart).

QUE TRISTEZA, - QUE NADA COMEÇOU A TEMPORADA CARNAVALESCA DE FORTALEZA

Na noite da sexta-feira passada, a Praça do Ferreira foi palco da abertura oficial do Ciclo Carnavalesco 2019 de Fortaleza. Ao som do Bloco Luxo da Aldeia e da Escola de Samba carioca Paraíso do Tuiuti, os foliões presentes deram as boas-vindas ao primeiro fim de semana de Pré-Carnaval da Capital. E a folia continuará até antes do Carnaval, que vai de 3 a 5 de março próximo.  A capital cearense viverá finais de semana com os blocos nas ruas e multidão descontraidamente cantando e dançando 
Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, o Ciclo Carnavalesco deste ano, intitulado de “Liberdade que faz brilhar nossa alegria”, visa a democratização de uma das maiores festas de rua da cidade. A iniciativa conta com o patrocínio oficial da marca Skol e objetiva estimular, além das celebrações inerentes ao período, a responsabilidade social, o respeito às diversidades, o amor e a tolerância.
A SETFOR mobilizou 56 blocos de rua, apoiados por edital, descentralizando a folia, os quais levarão alegria às várias Regionais da cidade. Além dos 56 blocos, são 9 polos e várias novidades para os brincantes. São, ainda, 37 agremiações e há credenciamento para cerca de 42 artistas, conforme declarou o secretário Régis Nogueira de Medeiros, da SETFOR. 
A escola de samba carioca Paraíso do Tuiutí, vice-campeã do carnaval de 2018, que já agitou o público no início da temporada, levará à Sapucaí, em 2019, por meio de seu enredo, um ícone do folclore cearense, o Bode Ioiô.
FOLIA EM VÁRIOS LOCAIS - O primeiro sábado do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza começou com muita alegria no rosto e samba no pé para celebrar a diversidade nas areias do Aterro da Praia de Iracema. No cortejo e no palco principal, não faltou muita animação com os tradicionais blocos da Cidade.
Com o tema "Liberdade que faz Brilhar Nossa Alegria", o Pré-Carnaval no Aterro conta com as apresentações locais do Afoxé Acabaca, Maracatu Solar, Blocos Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila, Cheiro e Bonde Batuque. Como atração nacional, a bateria da Escola de Samba União da Ilha animou a todos e mostrou a que veio, quando colocou os presentes para dançar. 
Ainda no último sábado, fortalezenses e turistas aproveitaram outras apresentações promovidas pela Prefeitura em diversos locais, como os Bloco Concentra Mas Não Sai (Praça do Ferreira), Num Ispaia Sinão Ienche (Mocinha), Roberta Fiúza e Bloco das Travestidas (Largo dos Tremembés), DJ Adrian Brasil, Atila Lopes e Banda Severina Brown (Mercado dos Pinhões).
Polos da Folia - O Pré-Carnaval de Fortaleza continuará amanhã e conta com nove polos, descentralizando e democratizando a folia. Além do Aterro da Praia de Iracema, fazem parte da programação os polos do Benfica, Largo dos Tremembés, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Passeio Público, Pólo dos Queijos e Praça do Ferreira.

DOAÇÃO DE SANGUE - BLOCO CAMALEÕES NO PRÉ-CARNAVAL COM TEMA DE AJUDA

Fevereiro é época de aliar os festejos pré-carnavalescos com a possibilidade de ajudar ao próximo. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, em parceria com o bloco de pré-carnaval, Camaleões do Vila, relembra aos foliões a importância de doar sangue no período que antecede o carnaval. O bloco Camalões desfilou, na abertura da temporada, na Praia de Iracema, em Fortaleza, com abadás, frases e marchinhas de carnaval em incentivo à solidariedade.
Também nos outros sábados que antecedem o carnaval, o bloco desfilará com a temática da doação de sangue. A iniciativa de levar essa campanha para as ruas surgiu para, motivar os brincantes e estimular outros blocos a incentivarem a doação. A bateria pretende mobilizar os cearenses propondo um desafio que será lançado nas redes sociais: convidando todos os foliões, ritmistas e fãs de outras agremiações a doarem sangue.
Entre os temas já abordados pelo bloco estão questões como prevenção ao uso de drogas, câncer de mama, talentos da favela, inclusão de deficientes, entre outros. Neste ano, o bloco quer abrir a discussão sobre uma ação que pode ajudar a salvar muitas vidas.

MERCADO CRIATIVO - A PRAIA DE IRACEMA TERÁ AMANHÃ UMA EDIÇÃO ESPECIAL

Uma edição especial do Mercado Criativo, haverá amanhã no Largo Luís Assunção, na Praia de Iracema, realização da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza A inciativa é uma parceria com o Instituto Iracema, por meio do projeto “Quarta Iracema”. A feira contará com mais de 50 expositores, além de show com a banda Dubaile.
Com o objetivo de fomentar a economia criativa da cidade, contribuindo para o aumento do número de pequenos negócios no campo da cultura e da arte, o Mercado Criativo busca unir expositores do circuito de feiras do Mercado dos Pinhões, como a Feira Afins de Vitrola, o Mercado Coletivo e o Mercado dos Quadrinhos. A partir das 19h, o evento recebe o show da banda cearense Dubaile, com um repertório especial de sucessos da música brasileira.
A Quarta Iracema faz parte do Plano de Ação do Bairro da Praia de Iracema, construída com o Conselho da Praia de Iracema. O projeto é realizado há 1 ano e ativa espaços públicos como Largo do Estoril, Largo do Micharia, Largo dos Tremembés e Casa da Cultural Digital. Em 2019, o Largo Luís Assunção é incluído, recebendo programão cultural diversa.

SEBRAE/ CEARÁ - PRIMEIRA REUNIÃO DO NOVO CONSELHO DELIBERATIVO

O diretor administrativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e presidente do Sindminerais, José Ricardo Montenegro Cavalcante, comandou na quinta-feira passada (31) a sua primeira reunião à frente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará (DE). Eleito para presidir o colegiado superior da instituição pelos próximos quatro anos, ele terá como vice o presidente da Associação Comercial do Ceará (ACC), João Porto Guimarães.
A reunião também marcou o início do novo mandato da diretoria executiva que ficará à frente da instituição no quadriênio 2019/2022. Foram reconduzidos aos cargos, o superintendente Joaquim Cartaxo, o diretor técnico Alci Porto e o diretor de administração e finanças, Airton Gonçalves Júnior.
Na oportunidade, o presidente Ricardo Cavalcante fez questão de destacar o trabalho realizado pela diretoria do Sebrae durante o último quadriênio e reforçou a intenção de que seu mandato se dê em parceria com as instituições empresariais e com o poder público estadual, municipal e federal.  
O novo presidente também elogiou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, que presidiu o CDE no quadriênio 2015/2018.  “O Sebrae ganhou muito no período em que você (Flávio) foi presidente, pois você nos representou de forma espetacular”.  

COCÓ, MARANGUAPINHO E CURIÓ - OS PARQUES TERÃO MAIS 23 EQUIPAMENTOS DE ESPORTE E LAZER

O governador Camilo Santana anunciou, na quinta-feira (31/1), a construção de mais 22 equipamentos de esporte e lazer ao longo das áreas do Parque do Cocó e do Maranguapinho, além de uma areninha no Curió. No total, 23 equipamentos foram autorizados durante reunião com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
“São equipamentos de esporte e lazer para as pessoas que vivem nas redondezas, tanto do Cocó quanto do Maranguapinho. São Areninhas tipo 1, que são as maiores, mas também terão as menores, praças do Mais Infância Ceará e brinquedopraças. São 23 equipamentos que autorizei junto ao secretário Artur Bruno para que as obras comecem imediatamente e possam atender às comunidades”, disse o chefe do Executivo.
No Cocó, que conta agora com 1.571 hectares – 15 bairros – após a regulamentação, serão oito Areninhas, sendo três do tipo 1 – campo em tamanho oficial (Tancredo Neves, Aerolândia e Anfiteatro do Cocó) e cinco do tipo 2 – campo society (Sabiaguaba, Cajazeiras, Conjunto Palmeiras e duas no Dendê). Serão feitas também duas praças Mais Infância e três Brinquedopraças.
Já na região do Maranguapinho serão construídas sete Areninhas, sendo seis do tipo 2 (São Miguel, Bonsucesso, Canindezinho 2, Acaracuzinho e João XXIII) e uma Areninha tipo 1 (Bonsucesso), além de mais duas Brinquedropraças.
REGULAMENTAÇÃO DO COCÓ - No dia 4 de junho de 2017, o governador Camilo Santana concretizou o que era um sonho de 40 anos: a regulamentação do Parque do Cocó. A assinatura do decreto que tornou o parque uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Com a demarcação, 1.571 hectares tornaram-se área de preservação do meio ambiente, indicando, além disso, que o espaço deve ser de posse e domínio público.
A atual área é cerca de 15 vezes maior que o embrião do bosque, o Adahil Barreto — denominado parque em 1983 após decreto municipal, com área de 10 hectares; 7 vezes maior que o Parque Ibirapuera, em São Paulo, e 4,5 vezes mais extenso que o Central Park, em Nova Iorque.

CARNAVAL CATUSSABA


HOTEL PARQUE DAS FONTES


ROTA DO SOL SEMANAL 08/02/2019 ISSUU