Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 01/03/2019

BOM SENSO NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA – Os brasileiros estamos vivendo momentos de expectativa e tensão em muitos sentidos. Mas a reforma da Previdência Social está no centro das preocupações. De economistas a versados em assunto, todos dizem ser preciso uma reforma urgente da Previdência. Se isso não ocorrer, afirmam, chegará o tempo, não longínquo, em que os beneficiários não receberão regularmente o que têm direito, por absoluta falta de verba nas cofres do Tesouro Nacional. Tendo em vista o que até agora vem acontecendo, com o rombo mensal nos caixas do Sistema, os penduricalhos impostos e outras distorções, é vero que isto ocorra. Há muitas intercessões indevidas no que diz respeito à previdência dos trabalhadores no Brasil e que necessitam de fato devem serem corrigidas. Portanto, agora mais do que nunca, há se fazer algo para que tal aconteça.  O assunto é bastante delicado. Ao Governo e aos congressistas neste momento cabe uma solução salomônica para que a Previdência Social do Brasil entre nos eixos. Que se dê atenção a um relevante fato. O trabalhador de todas classes, os idosos, com direitos já consolidados e os que estão com perspectivas de breve ou média aposentadoria jamais poderão ser prejudicados assim, abruptamente. Cautela, pois, quando se tratar desses trabalhadores e pessoas mais vulneráveis.  Que se caia de pau em cima dos privilegiados, dos que ganham fortunas e não são cobrados devidamente.  
CARNAVAL... O REPETECO DA VIDA – O Brasil como um todo está vivendo o período carnavalesco. É folia para todos os lados, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Recife, onde a folia se apresenta maior, mexendo com todo o mundo do pedaço e também com os milhares de turistas que recebem. O fato nos faz lembrar que o mundo desde que é mundo vem se alternando entre períodos bons e períodos ruins.  Tudo passa, tudo volta.” Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, anunciou Lavoisier. Faz pouco mais de um mês que o país foi abalado com a tragédia que aconteceu em Brumadinho, Minas Gerais. O pavoroso desastre causado pelo rompimento da barragem de rejeitos do Córrego do Feijão, da Companhia Vale do Rio Doce, ceifou a vida de quase quatrocentas pessoas, entre funcionários da empresa e outros viventes da redondeza, mais de cem ainda soterradas na lama venenosa que se espalhou, ainda hoje seguindo na sua avalanche destruidora. Uma consternação geral, com reflexos maiores entre as famílias atingidas. Pois isto foi ontem e hoje já deixamos a lágrimas de lado e vamos celebrar Momo. Até em Belo Horizonte, capital mineira, nas vizinhanças de Brumadinho, anuncia-se um Carnaval ruidoso. Infelizmente, é a lei universal que nos rege sendo repetida.  
INVERNO NO CEARÁ – Primeiramente, digo para o pessoal do sul e de outras partes, que não do Nordeste brasileiro. Inverno por aqui é a estação das chuvas. Normalmente, no Ceará o inverno vai de fevereiro, com pico maior em março e abril. Como é sabido, há quase oito anos temos atravessado um período de seca ou de chuvas apenas regulares em em que grandes e pequenos açudes ou secaram ou ficaram com apenas três por cento de sua capacidade de armazenagem de água.  Caso do açude Castanhão, que tem capacidade para seis milhões de metros cúbicos de água.  Até o momento, a nossa Funceme não se pronunciou definitivamente se teremos ou não um bom e aguardado inverno de chuvas mil, capaz de nos resgatar do sofrimento de tantos anos de poucas águas. Pelo que choveu em janeiro e fevereiro, espera-se que o tal de “El Nino” não volte a dar a cara por aqui, anunciando um inverno fraco. Estamos torcendo para que, como janeiro e fevereiro, o céu fique “bonito” e águas abundantes volte a dar alegria a todas as regiões do Estado. É o que todos aguardam, pois ninguém aguenta mais a estória de que as águas do Velho Chico estarão no Ceará até o mês...s, escolas ou centros de pesquisa.

ARACATI: VOOS DA AZUL TRARÃO MAIS TURISTAS E NEGÓCIOS

Na verdade, leitor-amigo, podemos afirmar, embora alguns senões necessitem serem banidos, que o Turismo do Ceará atravessa uma fase - não vamos dizer excelente -  porém boa, atentando-se para o que vem sendo realizado, em sua infraestrutura de suporte a esse segmento socioeconômico e cultural, incluindo, é evidente, a promoção, aqui e além-fronteiras, dos seus atrativos naturais e construídos pelas mãos de pessoas criativas, como nosso Artesanato.
E vem a indagação: a quem devemos as benfeitorias retrocitadas? Claro que ao ex-governador Cid Gomes e ao atual governador Camilo Santana, por intermédio da Secretaria do Turismo, na pessoa do secretário Arialdo Pinho, administrador de visão, à sua equipe de trabalho (ninguém faz nada sozinho), ao prefeito Roberto Cláudio, com seu apoio ao titular da SetFor e aos auxiliares, não nos esquecendo de incluir, também,  o destacado trabalho dos representantes de várias entidades do trade turístico. Que continuem a respirar turismo por 24 horas do dia! Sigam, pois, o exemplo de Gramado-Rio G. do Sul.
Deixando de lado os elogios, sem laivos de puxa-saquismo, reconheçmos mais uma iniciativa do Governo do Estado, ainda quando era secretário estadual do Turismo, o atual prefeito de Aracati, Bismarck Maia, que, em cuja gestão, foi erguido o maior e mais bem aparelhado Centro de Eventos do Brasil, referindo-nos ao do Ceará.  Com larga e atuante vivência no turismo e na política, Bismarck foi diretor da extinta Companhia de Desenvolvimento Turístico do Ceará (Coditur), na qual trabalhamos, por um ano, na Assessoria de Comunicação, na companhia de outros abrajetianos, como Ivonildo Lavôr, titular da Ascom, o falecido José Mário Pinto e Augusto Oliveira, remanescentes da extinta Empresa Cearense de Turismo (Emcetur). 
Destaque-se que o prefeito municipal de Aracati possui, sim, larga experiência em Turismo, visto ter sido proprietário de uma agência de viagens, em Fortaleza, e diretor de Economia e Fomento da Embratur, se não nos falha a memória. Ante o exposto, quando assumiu a prefeitura de Aracati, dissemos que tinha tudo, para dinamizar as atividades do turismo aracatiense, em parceria com a iniciativa privada, haja vista que Turismo deve ser uma atividade com pluralidade de ideias, de esforços, de ações construtivas e não de individualismo, sem falar da vigência de princípios éticos, de transparência em tudo e profissionalismo nas menores ações.  E tem mais: Turismo não é para beneficiar e enriquecer uma minoria e, sim, proporcionar melhores condições de vida à população dos polos turísticos e aos que os visitam.
Bem! Bismarck Maia, buscando valorizar o turismo de sua terra-natal, deu o pontapé inicial, com apoio dos ex-governadores Cid Gomes e atual Camilo Santana, em sua segunda gestão, para construir o aeroporto de Aracati, denominado Canoa Quebrada, nome de uma das belas praias daquele município, famosa pelo Brasil afora e no exterior, somente perdendo para a de Jericoacoara, uma das dez mais lindas do Universo, segundo, há anos, divulgou o jornal New York Times, situada no Litoral Oeste do Ceará, onde opera o aeroporto de Jeri, porém, no município de Cruz, a poucos quilômetros da sede municipal.
Na terça-feira passada, 26 de fevereiro de 2019, a Companhia Aérea Azul fez seu voo inaugural ao aeroporto Canoa Quebrada, com a presença do governador Camilo Santana, do secretário estadual do turismo, Arialdo Pinho, do prefeito de Aracati, Bismarck Maia, e secretários municipais, de representantes do trade turístico cearense, autoridades convidadas das esferas federal, estadual e municipal e dos municípios vizinhos, sem falar de populares e da Imprensa. Foi uma solenidade bastante prestigiada e importante para o Turismo de Aracati e para outros negócios, que impactam a sua economia e cultura.
Como ex-presidente e um dos dirigentes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), parabenizamos o Governo do Estado, a Prefeitura de Aracati e outros órgãos das iniciativas pública e privada por mais uma conquista, no litoral leste do Ceará, em termos turísticos, mediante voos da Azul, semanalmente, trazendo  turistas, para conhecerem o que Aracati tem de belo, útil e agradável, para lhes oferecer, quando de suas permanências, naquele município, deleitando-se com a beleza das praias de Canoa Quebrada, Majorlândia, para citar as mais visitadas.
Com o funcionamento do Aeroporto Canoa Quebrada, as atividades econômicas, culturais e sociais de Aracati serão mais implementadas, haverá mais empregos, mais moeda circulando, mais cuidados com o saneamento básico, segurança pública, limpeza e iluminação, conservação de praças, monumentos, ruas e avenidas, placas indicativas de acesso a pontos turísticos, sinalização horizontal e vertical, facilitando o tráfego de veículos e a circulação de pedestres. Ah! Capacitação da mão de obra, fundamental na prestação de serviços aos turistas e aos nativos, e a constante divulgação dos seus atrativos, visto turismo que não se anuncia, esconde-se. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana.

1989 / 2019 – 30 ANOS DE GLÓRIA: E.C. BAHIA

Durante uma semana, o Esporte Clube Bahia, maior força esportiva do Nordeste Brasileiro, comemorou 30 anos da conquista do segundo título de campeão brasileiro, o que ocorreu em plena Beira – Rio, em Porto Alegre, num empate de 0 x 0 com o Internacional, uma vez que, na Fonte Nova, em Salvador, o escore lhe foi favorável: 2 x 1. 
Em 19 de fevereiro de 1989, antes do início do jogo final no Beira-rio, os alto-falantes do estádio “berravam” de que “o Inter nunca havia perdido um título em casa!!!…”. Só que ocorreu um pormenor: esqueceram-se os gaúchos de combinar o detalhe com o próprio Esporte Clube Bahia.
Evaristo de Macêdo foi o grande comandante que logrou, com o seu plantel, dar a “volta olímpica” ao estádio, consagrando-se como o único clube nordestino a conquistar o título nacional, o que se mantém até hoje.
Toda a campanha foi eivada de episódios históricos, mas o jogo pela fase semifinal, marcou por um pormenor que permanece até hoje como uma marca consagradora e emocionante: no encontro contra o Fluminense do Rio de Janeiro, na Fonte Nova, o adversário sentiu a força da maior torcida, até hoje, do Norte e Nordeste do país: 110.438 pagantes, récorde absoluto mantido até os dias que correm. Então, o tricolor carioca viu Bobô e Gil comandarem a virada de 2 x 1.
A epopeia da decisão final foi histórica, com outro 2 x 1 no Estádio da Fonte Nova, em Salvador, e o empate consagrador em 0 x 0 em plena Beira-rio, na capital do Rio Grande do Sul.
   Feito tão espetacular teria que merecer uma comemoração tão fantástica quanto o inédito acontecimento. Os 30 anos levaram o “tricolor de aço” a reunir em Salvador – Bahia todos os integrantes daquele fantástico elenco, para uma comemoração de cerca de oito dias.
Nos inúmeros depoimentos que todos os membros daquele grupo registraram, ressalte-se a emoção do técnico Evaristo de Macêdo de que, quando viu, ainda a bordo do avião que os trouxe de Porto Alegre, ao se aproximar da aterrisagem, aquela multidão que se postava desde o começo da Avenida Paralela e até o Aeroporto Internacional Dois de Julho – então – experimentou a maior emoção de tantas que catalogou em sua carreira vitoriosa. Sentiu os cabelos eriçarem e o coração acelerar nas suas batidas e pensou: “Meu Deus, o que é que a gente fez?... Foi algo, realmente, inesquecível.”
Entre tantos depoimentos carregados de incontida emoção, o goleiro Ronaldo acentuou que: “A nossa história se confunde com a própria história do clube. Estou muito feliz”. Para o zagueiro João Marcelo, sem conter a emoção: Este é um dos momentos mais importantes da minha vida”.
Na realidade, a recepção que a torcida do tricolor e toda a população baiana destinou ao seu clube do coração, no retorno de Porto Alegre, foi alguma coisa de muito espetacular. Na chegada ao aeroporto, já no final da manhã, uma multidão dificultou sobremaneira a saida do caminhão do Corpo de Bombeiros que conduziu todo o elenco. E no trajeto, desde então e, passando por Itapoã, Placa For, Piatã, Jaguaripe, dali até a Boca do Rio, Aeroclube, enfim até chegar ao centro da cidade, já em horas avançadas da noite, foi alguma coisa realmente de “arrepiar”. O público estimado foi em coisa de mais de milhão.
A atual Diretoria do Esporte Clube Bahia proporcionou uma programação de oito dias, para a qual se esmerou em contemplar todos os aspectos possiveis. A iniciar por conseguir reunir todo o elenco de então: jogadores, funcionários, membros da comissão técnica e diretoria. Estiveram juntos em Salvador para a grande comemoração, a partir do técnico Evaristo de Macedo e do Presidente de então, Paulo Maracajá, os seguintes atletas:
João Marcelo, Edinho Jacaré, José Carlos Queiroz, Pereira, Newmar, Ronaldo, Claudir, Paulo Rodrigues, Rogério, Charles, Jorge Lago, Paulo Robson, Sandro, Renato, Zé Carlos, Osmar, Dico Maradona, Tarantini, Gil, Marquinhos, Bobô e Sales. Daquele elenco, apenas o goleiro Sidmar – que trocou o Bahia pela Portuguesa, no meio do campeonato sendo, atualmente, preparador de goleiros do Fugieda, no Japão – e o volante Sales, atual técnico do Jacobina, não estiveram em todas as comemorações.
O primeiro momento da programação foi o ato religioso de agradecimento, que ocorreu na Basílica do Senhor do Bonfim, onde todos assistiram a uma missa. Seguiu-se cerimônia em que os integrantes daquele grupo receberam uma placa alusiva ao feito e em reconhecimento pela participação. A seguir, todos, inclusive os dirigentes atuais, comandados pelo Presidente Guilherme Belintanni, deram vazão a tanta alegria numa das principais churrascarias da cidade.
Mas, o ponto alto de todo o festejo do grupo foi quando eles subiram ao Trio Elétrico de um dos mais ferrenhos “tricolores” baianos, o cantor Ricardo Chaves, e conduzidos desde a altura do Clube Espanhol e descendo até o Farol da Barra, aderiram à euforia de mais de 70.000 tricolores como eles, para louvar, ao som eletrizante do Hino do Bahia, e dar vazão a tanta euforia.
Ainda nos oito dias de comemoração, o elenco visitou a nova “Fazendinha”, no moderníssimo e recem-construído CT do Bahia. Além de participarem da apresentação do novo “Museu do Bahia” que será erigido na Arena da Fonte Nova, para o qual, inclusive, todos gravaram, em placa, as molduras dos pés e das mãos (no caso dos goleiros), que constituirão a “Calçada da Fama Tricolor”. Além da inauguração, igualmente na Fonte Nova, de um memorial em homenagem ao inédito título.

TURISTAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - APLICATIVOS E INTÉRPRETES INCENTIVAM INCLUSÃO

No último sábado (23) comemorou-se o Dia Nacional da Pessoa Surda-Muda, deficiência causada pela falta da audição, que impede a verbalização das palavras. Mas não impede de realizar sonhos e conhecer o Brasil. Conheça três destinos, de norte a sul do país, que já utilizam ferramentas e políticas de inclusão com o objetivo de se preparar para receber turistas com deficiência auditiva.
Em Manaus (AM), o Bosque da Ciência vai oferecer, a partir deste mês, visitas autoguiadas para deficientes auditivos. O espaço público de lazer é referência em turismo pedagógico e desenvolveu um roteiro inclusivo com 12 atrativos sobre a fauna e a flora da Amazônia. O turista surdo vai recorrer ao Giulia, um aplicativo para smartphones que faz a leitura em Libras dos QRCodes dos pontos turísticos.
O kit Turismo Acessível da capital do Amazonas também tem um resumo em glosa (linguagem escrita utilizada pelos surdos) para garantir a visita autoguiada. .
O aplicativo Giulia foi idealizado pelo professor Manuel Cardoso, da Universidade Federal do Amazonas, com múltiplas funções de comunicação entre surdos e ouvintes. A adaptação da função assistiva para atrativos turísticos atende ao projeto da professora Selma Batista, do curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas. 
CENTRO-OESTE - Em Brasília, o Congresso Nacional é um dos atrativos mais visitados do Distrito Federal. A visita é guiada pelos principais espaços da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Dos 15 monitores de visitação institucional, quatro são intérpretes de Libras, que atendem os turistas com deficiência auditiva e grupos pré-agendados. O roteiro de turismo cívico, com foco na educação para a cidadania, informa o turista sobre a história política do Brasil, o processo de elaboração das leis e o patrimônio artístico e arquitetônico do Congresso Nacional.
REGIÃO SUL - No Rio Grande do Sul, o Festival de Cinema de Gramado usa legendas para quem não ouve, mas se emociona. O evento ampliou a acessibilidade para atrair turistas com deficiência auditiva que visitam a Serra Gaúcha. Na 47ª edição do festival, em agosto próximo, as sessões inclusivas vão contar com recursos como legenda descritiva de elementos que não podem ser percebidos por quem tem baixa ou nenhuma audição. No ano passado foram realizadas 12 sessões deste tipo. Com o MTUR).

INICIADA A OPERAÇÃO CARNAVAL NOS AEROPORTOS

Guarulhos - São Paulo
A Agência Nacional de Aviação Civil iniciou na segunda-feira (25/02) a Operação Carnaval nos seis aeroportos mais movimentados no período. A Operação ocorrerá até o dia 9 de março, quando acaba o pico de movimentação pelo feriado nos principais aeroportos.
Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Recife e Salvador terão as operações de monitoramento e fiscalização intensificadas pela ANAC, pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, do Comando da Aeronáutica, e a Secretária Nacional de Aviação Civil, do Ministério da  Infraestrutura (Minfra). 
Durante o período da Operação Carnaval, as companhias aéreas se comprometeram a adotar medidas de contingência para facilitar o grande fluxo de passageiros neste período. Manter a ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, o reforço de funcionários em guichês exclusivos para informações e registro de manifestações, a suspensão da prática de overbooking, o aumento no efetivo de tripulação e o reforço no treinamento das equipes de solo, foram algumas das medidas já indicadas pelas empresas.
Direito dos Passageiros - A ANAC informa ainda que, pela Resolução nº 400/2016, é dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voos e o motivo. Além disso, a companhia deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, internet e outros) para atrasos superiores a 1 (uma) hora; alimentação de acordo com o horário para atrasos superiores a 2 (duas) horas, e, para atrasos superiores a 4 (quatro) horas, a empresa deverá oferecer hospedagem quando houver necessidade de pernoite. Nos casos de preterição, o transportador deverá procurar por passageiros que se voluntariem para embarcar em outro voo mediante o oferecimento de compensações, além de assegurar o direito a receber assistência material.
Se o problema persistir, recomenda-se registrar reclamação no canal www.consumidor.gov.br.  
(Com a ANAC)

AMERICAN AIRLINES- NOVO DIRETOR DE VENDAS PARA AS AMÉRICAS DO SUL E CENTRAL

Dilson Verçosa Jr.(foto) foi promovido ao cargo de diretor de vendas da American Airlines para as Américas do Sul e Central. Há 29 anos na companhia, Verçosa se torna o responsável pela área comercial da empresa nessas regiões e permanecerá baseado no Brasil, nos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro.   
Verçosa iniciou sua carreira na indústria aérea aos 25 anos e, desde então, traçou uma trajetória de sucesso. Ele foi o principal responsável pelo início das operações da companhia aérea no Brasil, em 1990, e também comandou as atividades comerciais da empresa no Paraguai. O executivo acumula uma vasta experiência no setor aéreo, tendo ocupado posições de destaque em grandes empresas. 
Nascido no Rio de Janeiro, Verçosa foi eleito o homem do ano do setor aéreo, recebendo a Medalha de Ouro Santos Dumont, concedida pela Aeronáutica Brasileira, em 1994. Por sua contribuição e dedicação a projetos sociais voltados para idosos e crianças, também foi nomeado membro honorável da Fundação Honorina Valente, em Curitiba.

ALÉM DOS GRANDES CENTROS - CARNAVAIS SURGEM FORTES EM VÁRIOS DESTINOS DO PAÍS

Foliões em São Benedito
Quando se fala em Carnaval, a primeira imagem é das festas realizadas em grandes centros como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, e, mais recentemente, dos blocos de rua que movimentam cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília. No entanto, a data representa uma das maiores tradições culturais do Brasil e mobiliza o público em pequenos e grandes municípios de norte a sul do país.
O espírito festeiro é uma marca nacional. Somente no Calendário Nacional de Eventos, gerenciado pelo Ministério do Turismo, estão inscritas 39 festas neste ano em que o Carnaval, ao invés de fevereiro, se realiza em março. De 1 a 5 de março, tem folia programada em Balneário Camboriú (SC), Bragança e Óbidos (PA), Oeiras (PI), Castelo (ES) e Corumbá (MS), destinos que são uma amostra da popularidade da festa nas cinco macrorregiões brasileiras.
Carnaval da Família, em Panorama (SP); Cultural, em Macau (RN); Festa Ufológica, em Colares (PA); Carnaboi, em Parintins (AM), terra do embate entre os bois Caprichoso e Garantido; são algumas das denominações utilizadas para batizar a folia nos municípios que inscreveram seus eventos no calendário nacional.
A festa promete também em destinos que, focados em segmentos específicos do turismo, apostaram no Carnaval para turbinar o turismo. É o caso de Brotas, no interior de São Paulo, que este ano adotou o lema “durante o dia, aventura, à noite, folia”. Ouro Preto (MG), patrimônio cultural da humanidade, que ao longo dos anos ganhou fama como cidade foliã, também está pronta para colocar os blocos na rua e atrair multidões, como acontece anualmente. (Com o MTUR)

SETE POLOS DE FOLIAS HOJE, O INÍCIO OFICIAL DO CARNAVAL DE FORTALEZA

Desfile na Av Domingos Olímpio
A programação oficial e o plano operacional do Carnaval foi oficialmente divulgada pela Secultfor, em coletiva de imprensa na sexta-feira passada, (15). Com o tema “Liberdade que Faz Brilhar Nossa Alegria”, a festa ocorrerá em sete polos, de sexta a terça-feira (01 a 05/03), com uma programação que reúne artistas locais e nacionais.
Os foliões poderão aproveitar a festa no Aterro da Praia de Iracema, no Mercado dos Pinhões, no Mercado da Aerolândia, na Mocinha, no Passeio Público, no Benfica e na Domingos Olímpio.
Este ano, os homenageados do Ciclo Carnavalesco são os cearenses Tia Simoa, figura histórica na luta pela liberdade do povo negro no Ceará; e Arnaud Silvério, fomentador cultural e um dos fundadores da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará.
Além das atrações que passam pelos polos oficiais do Ciclo Carnavalesco, a Prefeitura apoia blocos que realizam apresentações em diversos bairros de Fortaleza, por meio do Edital de Apoio aos Blocos de Rua do Ciclo Carnavalesco 2019, em um montante total de R$ 550 mil. Outro incentivo público para a realização da festa carnavalesca é o Edital de Apoio ao Carnaval da Domingos Olímpio, que contempla Maracatus, Blocos, Escolas de Samba, Afoxés e Cordões, em um investimento total de R$ 915.995,00.
Programação - A programação oficial do Carnaval de Fortaleza começa hoje, no Aterro da Praia de Iracema, com a apresentação do grupo GhettoRoots, da cantora Jord Guedes, do Bloco Geração Coca-Cola e, fechando a noite, sobe ao palco o Bloco das Travestidas. No sábado (02/03), muito tambor agita o polo, com apresentação do cantor Zé Paulo, seguida pelo cantor Robson Moraes, pela Orquestra Solar dos Tambores e, por fim, pelo bloco-afro Olodum.
No domingo, 03, as atrações do polo são Banda Casa Maré, Superbanda, Bloco Luxo da Aldeia e Bloco Eu Não Sou Cachorro Não com Os Alfazemas. Já na segunda-feira (04/03), o dia é de samba, com o grupo SambaDelas, cantora Mel Mattos, cantora Carla Cristina e, apresentando os sucessos de sua carreira, o cantor Diogo Nogueira. Por fim, as atrações de terça-feira (05/03) prometem animar a Praia de Iracema, com o Bloco Café Preto, apresentação do cantor Renno e, fechando com chave de ouro o Ciclo Carnavalesco 2019, sobe ao palco o projeto Troça Elétrica com a banda Nação Zumbi, Academia da Berlinda e Orquestra de Frevo Henrique Dias. No show da Troça Elétrica, o público ainda poderá conferir a presença de Bonecos de Olinda, de casal de passista de frevo e de cabloco de lança. A Troça elétrica é a festa carnavalesca promovida pela Banda Nação Zumbi que tem como objetivo levar a folia contagiante do carnaval pernambucano para todos os cantos do país.
NOVIDADE - O Ciclo Carnavalesco 2019 traz uma novidade para a Avenida Domingos Olímpio, a última atração de cada dia será um bloco tradicional de Fortaleza, com início de show previsto para meia-noite. No sábado (02/03), participam do cortejo vários maracatus, com show de encerramento do Bloco Luxo da Aldeia. No domingo (03/03), blocos e maracatus desfilam pela avenida, com encerramento de Renato Black e Banda. Na segunda-feira (04/03), é a vez do cortejo de cordões e blocos, com show do Bloco eu Não Sou Cachorro Não com Os Alfazemas. Na terça-feira (05/03), passam pela avenida os afoxés e as escolas de samba.
No polo Benfica, a festa acontece de sábado a terça-feira (02 a 05/03), das 9h às 17h, exceto na segunda-feira, quando a programação se estende até 22h. No polo, a primeira atração sempre é uma banda infantil, seguida por grupo de tambores, maracatus e blocos de rua.
O bloco Num Ispaia Senão Ienche anima todos os dias de Carnaval na Mocinha, de sábado a terça-feira (02 a 05/03), das 18h às 22h. A criançada não ficará de fora, o Passeio Público de Fortaleza recebe, de sábado a terça-feira (02 a 05/03), das 9h30 às 12h, uma programação carnavalesca infantil, com as bandas Aquarela e Pacote de Biscoito.
O Mercado dos Pinhões e o Mercado da Aerolândia continuam recebendo atrações durante o Carnaval, de sábado a terça-feira (02 a 05/03). No Mercado dos Pinhões, a programação segue das 18h às 22h, já na Aerolândia as atrações ocorrem das 17h às 20h, exceto na terça-feira, com início mais cedo, às 16h.
160 MIL TURISTAS - Fortaleza deve ser receber cerca de 160 mil turistas durante o Carnaval, um impacto econômico de aproximadamente R$ 380 milhões em todo o Estado. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE), a taxa de ocupação para o feriado é de 70%.
Segundo a administradora Fraport, no mesmo período, entre os dias 01 a 05 de março, o Aeroporto Internacional Pinto Martins deve operar um total de 30 voos extras, entre chegadas e partidas do terminal.
“Esperamos chegar aos 80% de ocupação no período do Carnaval. Ainda há muitos turistas indecisos e que compram as passagens de última hora. A Cidade está preparada pra receber os turistas. A Prefeitura a cada ano vem oferecendo uma programação do Ciclo Carnavalesco diversificada e atrativa promovendo ainda mais o destino”, destacou o secretário municipal do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.
PROGRAMAÇÃO DO CICLO CARNAVALESCO EM FORTALEZA   
ATERRO DA PRAIA DE IRACEMA
Hoje (01/03) Horário: das 17h às 0h
Atrações: GhettoRoots / Jord 
Guedes / Bloco Geração CocaCola / Bloco das Travestidas.
Amanhã (02/03)
Horário: das 17h às 0h
Atrações: Zé Paulo / Robson Moraes / Orquestra Solar de Tambores / Olodum.
Domingo (03/03)
Horário: das 17h às 0h
Atrações: Casa Maré / Superbanda / Bloco Luxo da Aldeia / Bloco Eu Não Sou Cachorro Não com Os Alfazemas.
Segunda-feira (04/03) Horário: das 17h às 0h
Atrações: SambaDelas / Mel Mattos / Carla Cristina / Diogo Nogueira.
Terça-feira (05/03) 
Horário: das 17h às 0h
Atrações: Bloco Café Preto / 
Renno / Troça Elétrica com 
Nação Zumbi, Academia da Berlinda e Orquestra de Frevo Henrique Dias.
BENFICA
Sábado (02/03) Horário: das 9h às 17h
Atrações: Banda Pacote de 
Biscoito (Infantil) / Coletivo 
Raízes do Griô / Duas Doses de Música e os Tira Gostos / Yane Caracas / 
Luxo da Aldeia.
Domingo (03/03)
Horário: das 9h às 17h
Atrações: Banda Aquarela 
(Infantil) / Tambor de Crioula Filhos de Mãe Maria, Devotos de São Benedito / Projeto Brincar de Maracatu – Maracatu Solar / Geração Coca-Cola.
Segunda (04/03)
Horário: das 9h às 22h
Atrações: Banda Pacote de 
Biscoito (Infantil) / Alê Eloi / 
Bloco do Prazer com Lídia Maria / Jord Guedes / Luxo da Aldeia / Projeto Tambores Ancestrais na Noite Escura – Orquestra Solar de Tambores.
Terça-feira (05/03)
Horário: das 9h às 17h
Atrações: Banda Aquarela (Infantil) / Calé Alencar / Bloco do Prazer com Lídia Maria / Projeto Brincar de Maracatu 
– Maracatu Solar / Bloco Eu Não Sou Cachorro Não com Os Alfazemas.
DOMINGOS OLÍMPIO
Sábado (02/03)
Horário: A partir de 18h30
Atrações: Maracatus Solar, 
Nação Axé de Oxóssi, Nação 
Palmares, Rei Zumbi, Nação Fortaleza, Filhos de Iemanjá, Pindoba e Kizomba / Bloco Luxo da Aldeia. 
Domingo (03/03)
Horário: A partir de 17h Atrações: Blocos Adeus Amélia e Papelão / Maracatus Nação Baobab, Nação Pici, Vozes da África, Rei de Paus, Nação Iracema e Az de Ouro / Renato Black e Banda.
Segunda-feira (04/03) Horário: A partir de 17h30
Atrações: Cordões As Bruxas, Princesa no Frevo e Vampiros da Princesa / Blocos Doido É Tu, Garotos do Benfica, Turma do Mamão, Unidos da Vila, Amigos do Zé, Balakubaku 
Folia, Prova de Fogo e Império Da Vila / cantora Jord Guedes.
Terça-feira (05/03) Horário: A partir de 17h - Atrações: Afoxés Oxum Odolá, 

A SECULT DO ESTADO E A TEMPORADA CARNAVALESCA

Em Fortaleza e diversas cidades do Ceará, durante o mês de fevereiro, o pré-carnaval tomou conta das praças, clubes, calçadas e ruas. Foram blocos, cordões, maracatus, escolas de samba, além de espetáculos típicos do período momino e filmes que começaram a encher de irreverência os finais de semana que precederam o Carnaval. Dando continuidade às realizações culturais do ciclo carnavalesco, que está inserido nas Políticas de Patrimônio Cultural do Estado do Ceará, o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult), divulgou a programação do carnaval realizada por projetos contemplados no XIII Edital Carnaval do Ceará 2019.
Além da programação dos projetos apoiados pelo Edital, várias atividades acontecem nos equipamentos culturais da Secult, como o Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Porto Iracema das Artes e Centro Cultural Bom Jardim. Outra opção é conferir o Festival Jazz e Blues, que, com apoio da Secult, através do Edital Mecenas do Ceará, terá programação em Guaramiranga, Aquiraz e Fortaleza.
PROJETOS DO CARNAVAL DO CEARÁ - Disponibilizando o aporte financeiro no valor total de R$ 1.195.324,00, voltados para Agremiações Carnavalescas, Bandas de Música, Programações Carnavalescas, Maracatus, Escolas de Samba, Bloco, Cordão e Afoxé, com apresentações realizadas entre os dias 1º e 5 de março de 2019, o XIII Edital Carnaval do Ceará, lançado pela Secult em 2019, chegou para garantir o fomento de bens, produtos e serviços vinculados às manifestações carnavalescas nas várias regiões do Estado.
Através do XIII Edital Carnaval do Ceará 2019, 67 projetos foram selecionados na capital e no Interior do Estado, sendo 50 Agremiações, 07 Bandas de Música e 10 Programações Carnavalescas. O Valor de apoio por Categoria foi de R$ 23.500,00 para Maracatu, R$ 16.560,00 para Banda de Música, R$ 11.000,00 para Bloco, R$ 23.800,00 para Escola de Samba, R$ 7.660,00 para Afoxé, R$ 9.000,00 para Cordão e R$16.560,00 para Programação Carnavalesca.

ARACATI E MAJORLÃNDIA - ANITTA E THIAGUINHO COMANDAM A AGITAÇÃO NO CARNAVAL

As atrações do Carnaval deste ano de Aracati, o maior do interior do Ceará, terão entre os principais nomes Anitta, e Thiaguinho, ao lado de Felipão e vários nomes consagrados da MPB. Outros destaques: Solange Almeida, Aldair Playboy, Luis Marcelo e Gabriel, Gabriel Diniz, Wallas Arrais, Sérgio Loroza, Serginho Pimenta Nativa, DJ Cris Leão e Hungria. Cerca de 50 atrações se apresentarão durante 15 horas de shows por dia em Aracati e Majorlândia. 
A folia começa no dia 23 de fevereiro, com a escolha do rei e da rainha do carnaval, e na quarta-feira (27) o bloco religioso Maranatha desfila na avenida. Na quinta (28), haverá o desfile dos tradicionais bloquinhos. 
Na sexta-feira, dia 1º de março, começam as apresentações dos artistas nos trios elétricos na avenida principal.
O encerramento será ao meio-dia da quarta-feira de Cinzas (6), com o cantor Felipão puxando o arrastão, com um show que vai fechar a folia na cidade.

AEROPORTO REGIONAL DE CANOA QUEBRADA - A AZUL FOI A PIONEIRA NA ABERTURA DOS VOOS COMERCIAIS

Prestigiado por altas autoridades do Estado, de empresários do turismo do Estado, de prefeitos da Região Jaguaribana e de jornalistas, ao som do tradicional forró nordestino, com direito a roda de capoeira e apresentações artísticas, o primeiro voo comercial aterrissou no Aeroporto Regional de Canoa Quebrada Dragão do Mar, às 14h15 da última terça-feira (26), no município de Aracati. Operado pela Azul Linhas Aéreas, a rota terá a frequência de três vezes por semana (terças, quintas e domingos), sempre partindo da cidade de Recife, em Pernambuco. As partidas no meio de semana têm escala em Mossoró (RN). Com a novidade, o Litoral Leste cearense passa a contar com uma importante ferramenta de impulso ao turismo na região, vocacionada para receber visitantes pelas inúmeras belezas naturais.
O governador Camilo Santana recepcionou tripulação e passageiros e destacou o trabalho realizado pelo Estado para fomentar o segmento turístico. “O Ceará vem trabalhando uma estratégia de fortalecer o Estado como um centro de conexões e fortalecer uma grande vocação nossa, que é o turismo. O papel do Estado é investir em infraestrutura e viabilizar essas conexões. Estamos investindo fortemente em duplicação de rodovias, aeroportos. Colocamos para funcionar o Aeroporto de Jericoacoara, que começou com um voo por semana e já está com 12, destacou o governador.
VOOS EXTRAS - Para os primeiros dias de operação, a companhia Azul Linhas Aéreas divulgou mais dois voos extras em virtude da boa procura por passagens para o feriado de Carnaval. Eles sairão de Recife na sexta-feira (1) e quarta-feira (6). A taxa de ocupação das aeronaves está de 90% para o período carnavalesco. Os aviões utilizados pela empresa nesse trecho são turbo-hélices do modelo ATR 72-600, cuja capacidade é de transportar até 70 passageiros. Ronaldo Veras, assessor da presidência da Azul Linhas Aéreas, comunicou que a ampliação do número de voos está sendo avaliada de acordo com a demanda do mercado..
Crescimento econômico - A expectativa da região é registrar um crescimento econômico com a chegada dos voos comerciais, comentou Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará. “Nosso projeto para o Litoral Leste teve início com a duplicação da CE-040, que facilitou muito a chegada à região. Agora, com o início dos voos comerciais, esses municípios vão estar mais acessíveis aos mercados emissores, movimentando não só o turismo, que gera empregos e riqueza para a região. Nosso objetivo é que esse aeroporto tenta tanto sucesso como o Aeroporto de Jericoacoara”, disse.

AZUL - ARACATI É A 103ª BASE DOMÉSTICA NO PAÍS

Autoridades e equipe da AZUL no aeroporto de Aracati
Já são 103 destinos servidos no país. A maior companhia do Brasil em número de cidades atendidas inaugurou, na terça (26), uma nova operação doméstica: Recife-Aracati. Com a chegada da aeronave da Azul no Ceará, Aracati se torna a 103ª cidade brasileira a contar com frequências regulares da Azul. Executivos da companhia, autoridades de Pernambuco e do Ceará participaram do voo inaugural, esperado com muita expectativa pela população da cidade cearense. 
As operações para o novo destino da empresa serão cumpridas três vezes por semana, a bordo das aeronaves modelo ATR 72-600, que tem capacidade para transportar até 70 Clientes. Às terças, quintas e domingos, Clientes da Azul poderão decolar da capital pernambucana às 12h45 e realizar uma escala em Mossoró, no Rio Grande do Norte, antes de chegar à Aracati. A cidade fica bem próxima à Canoa Quebrada, um dos destinos turísticos mais famosos do Nordeste do país.
 O Vice Presidente de Receitas da Azul, Abhi Shah, mostra otimismo e ressalta que as operações de e para Aracati irão fomentar o turismo e a economia da região.
 “O início dos voos da Azul são um marco para a cidade. Há algum tempo, vínhamos alimentando o desejo de ser a primeira companhia do país a voar para Aracati. Inaugurar esse mercado representa a expansão do nosso negócio, incluindo mais uma cidade do Brasil em nossa malha, que é a maior e mais abrangente do país. Além disso, tenho certeza de que essa nova operação vai trazer inúmeros benefícios econômicos para Aracati, Canoa Quebrada e região, possibilitando uma nova opção de destino turístico aos Clientes da Azul de todas as partes do Brasil e do mundo”, afirma Abhi. 
Aracati é a terceira base de operações a ser incluída na malha da Azul neste ano. Antes, as cidades paranaenses de Toledo e Pato Branco já haviam começado a receber voos regulares da companhia no início de janeiro. 
 Com a nova frequência, Clientes da Azul que partirem de São Paulo (Guarulhos e Campinas), BH, São Luís, Maceió, Fernando de Noronha e Natal terão uma oferta de conexões imediatas para Aracati por meio de uma rápida conexão no Recife. De Aracati para o Recife, a conexão será mais curta para quem seguir para São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio, Aracaju, Juazeiro do Norte e Salvador.

FESTIVAL DE JAZZ E BLUES - NO CARNAVAL, EM GUARAMIRANGA E AQUIRAZ – DEPOIS, EM FORTALEZA

Terrie Odabi atração internacional
A cidade de Guaramiranga, no Ceará, há anos é o destino certo para quem curte a combinação do agradável clima serrano com a riqueza dos gêneros musicais do Festival Jazz & Blues, que há 20 anos marca os dias de Momo. De 2 a 5 de março de 2019, o maior festival de jazz e blues do Nordeste chega à 20ª edição com muitas horas de jazz, blues e outros sons instrumentais afins, interpretados por uma diversidade de artistas nacionais e internacionais que compartilham do prazer de interpretar e ouvir boa música.
Além dos quatro dias em Guaramiranga, a 20ª edição vem com a novidade de dois dias de programação simultânea também em Aquiraz, cidade praiana na Região Metropolitana de Fortaleza. Será no sábado e domingo, dias 2 e 3, no Teatro da Tapera das Artes. Após a quarta-feira de cinzas, vai ter festa de encerramento no outro sábado, 9 de março, no centenário Theatro José de Alencar, no centro da capital, ao som de muito blues.
Há mais novidade nesta edição. O Festival lança este ano um aplicativo que contará com toda a programação, fotos e informações sobre cada atração. 
Apresentado pelo Ministério da Cidadania, com Apoio Institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Theatro José de Alencar, Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Prefeitura Municipal de Aquiraz, o 20° Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores: Cagece e Cegás. 
Grupo O Som da Montanha
ARTISTAS CONSAGRADOS -  Muitos nomes vão abrilhantar esta edição especial do Jazz & Blues. Um dos destaques é o Trio Jobim, formado Paulo Jobim (violão), Daniel Jobim (piano), respectivamente filho e neto de Tom Jobim, e pelo renomado baterista Paulo Braga, que foi integrante da “Banda Nova”, de Tom. O carioca Guinga é outro importante nome da nossa música. O compositor e violonista vem ao Festival na companhia de dois outros renomados instrumentistas, os paulistas Nailor Proveta (clarinetista fundador da Banda Mantiqueira) e Teco Cardoso (saxofonista).
A cantora inglesa Jesuton pela primeira vez estará no evento e apresenta em Guaramiranga e Aquiraz o show “Home”, título de seu terceiro álbum e primeiro autoral. A nova diva do Blues e Soul de São Francisco, Estados Unidos, a cantora Terrie Odabirealiza também aporta no Festival. 
O time de vozes femininas tem ainda Kátia Freitas, uma das mais conceituadas intérpretes cearenses, que estará pela primeira vez com um show no festival. 
Outros astros da edição são o cearense Marcos Maia, o goiano Budi Garcia, o espanhol Nono Garcia. o cearense Vanildo Franco, o pernambucano Eder “.
Para a turma do blues, um time cearense de peso do gênero se juntou para apresentar o show “George Harrison em Blues”. São eles: Felipe Cazaux, Roberto Lessa, Kildare Rios, Márcio Holanda, Eduardo neves, Rafael Balboa e Marcelo Holanda. Esse show será apresentado no Festival em Guaramiranga e Fortaleza.
HOMENAGENS -  Este ano o Jazz & Blues presta homenagem, entre outros artistas e parceiros, a duas das mais conceituadas bandas jazzísticas do Ceará: Marajazz e Marimbanda, ambas completando também 20 anos em 2019. A Marajazz é uma das mais lembradas e queridas do Ceará quando se pensa em jazz e blues. Atualmente, além dos fundadores Mimi Rocha (guitarra) e Luís Miguel Caldas (baixo), a é formada por Felipe Dourado e Vanessa França (voz), Robertinho Marçal (bateria) e Thiago Rocha (sax e flauta), com um trabalho de releituras de clássicos do jazz, pop, rock, blues e de música brasileira.
Dona de um estilo próprio, a Marimbanda é, sem dúvida nenhuma, um dos mais importantes grupos de música instrumental do país. O quarteto Heriberto Porto (flauta), Thiago Almeida (piano), Miquéias dos Santos (contrabaixo) e Luizinho Duarte (bateria) faz um passeio musical pelos ritmos, formas e gêneros brasileiros: do baião ao frevo, do choro ao samba, do xote à bossa, além de um jazz autoral, muita improvisação e de novas releituras.
SILENT CONCERT – o Festival Jazz & Blues realiza o seu primeiro “Silent Concert”, com três shows simultâneos, no mesmo local. Em seus shows, as atrações do Silent Concert vão percorrer, em seus estilos, a trajetória do jazz. O quarteto Reseda Streb e Fábio Amaral Jazz Band (ALE/BRA) interpreta clássicos dos anos 40 e 50, imortalizados pelas grandes divas, como Billie Holiday e Ella Fitzgerald; o Hermano Faltz Trio segue a trilha dos anos 70 em diante, com muito fusion, funk, acid e smooth jazz; e o DJ Guga de Castro apresenta uma seleção de afrojazz e jazz latino contemporâneos, cheio de suingue e espírito dançante.

TOMBADO PALACETE HISTÓRICO

O Tombamento definitivo do Palacete Jeremias Arruda foi aprovado por unanimidade na quarta-feira (20/2), durante a 1ª Reunião Ordinária de 2019 do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa). O local que abriga a Sede do Instituto do Ceará (com projeto atribuído ao Arquiteto João Sabóia Barbosa), já foi a residência do Barão de Studart. De acordo com o Arquiteto e professor Dr. Liberal de Castro, em 1967 o Instituto passou a funcionar em sua sede definitiva, à rua Barão do Rio Branco, n. 1594.
Além do tombamento do Palacete, durante a 1ª Reunião o Coepa, votou favorável à homologação do Resultado Final do Edital Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará. Apresentando o Calendário das Ações da Cultura voltadas para a Política de Patrimônio, em 2019, o secretário Fabiano ressaltou a revisão da Legislação Cultural do Ceará, a Consulta Pública da Minuta da Lei do Patrimônio Cultural Estadual e o andamento dos processos de tombamento de Registros Materiais e Imateriais.
Entre os informes e as apresentações dos novos conselheiros do COEPA, a Conselheira Márcia Sampaio, do Instituto dos Arquitetos do Ceará, se despediu do Conselho após seis anos representando o Instituto Brasileiro de Arquitetura. A atividade contou com a presença do presidente do Conselho Fabiano Piúba, do Coordenador de Patrimônio Alênio Alencar, do ex-governador Lúcio Alcântara, representando do Instituto do Ceará, da Escritora Angela Gutierrez, presidenta da Academia Cearense de Letras, dos conselheiros Marcílio Sabino, Fabiano Mendes, Glauber Oliveira, Geová Cavalcante, Afonso Pereira, Henrique Pereira, Jocastra Bezerra, José Luis Lira, Euler Muniz, Márcia Sampaio, Vitor Studart, Márcio de Castro, Maria Margaret Carrah, José Liberal de Castro, entre outros historiadores e técnicos da Secretaria da Cultura do Estado.

ROTA DO SOL SEMANAL 01/03/2019

CARNAVAL 2019 NO CATUSSABA