Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CALEIDOSCÓPIO - NÃO É POR AÍ / EXTINÇÃO DE MINISTÉRIOS

NÃO É POR AÍ
No último domingo, em mais de duas centenas de cidades brasileiras, grandes e pequenas, o povo brasileiro foi às ruas e praças protestar contra o governo de Dilma Rousseff, em razão da inflação que consome a vida principalmente da população mais pobre; do alto índice de desemprego e, sobretudo, da corrupção generalizada inclusive já apontada no Mensalão e agora na Operação Lava-Jatos. Ontem, também os que apoiam a Presidente foram às ruas e praças defendendo a sua administração, sem contudo deixarem de se  mostrar contrários a  medidas prejudiciais aos trabalhadores e às classes mais pobres.  É justo protestar-se contra os gastos públicos excessivos, ocasionados por uma política governamental equivocada, por excesso de ministérios e outras distorções.  Nada  mais compreensível do que os atos  ocorressem, pois estamos numa democracia plena. É um direito da  população dizer e exigir correção do que vem acontecendo e de muitas das medidas adotadas pelo governo para correção de rumo. Passeatas e concentrações são atos que indicam o grau de democracia em que vivemos, contanto que não extrapolem  para os excessos, com depredação de bens públicos e particulares.   Isto passa a ser vandalismo, crime. Contudo, não é aceitável que uma massa até significativa,  com mensagens e gritos de guerra,  “exijam” o impeachement da Presidente e até a volta do regime de exceção que reinou até  pouco tempo atrás. Até agora, não há motivo legal para pedir  a saída da presidente Dilma. Quando houver e se houver, justificado pela Constituição do País, aí sim estarão os manifestantes exercendo o exercício da democracia plena. Poderão até  dizer que o Tribunal de Contas da União encontrou “pedaladas” nas contas de exercício passado. Mas até agora o TCU não concluiu o seu parecer. Assim mesmo,  quando oficialmente manifestar-se, é o Congresso Nacional que dará a palavra final. Antes disto,  achamos ato  extemporâneo qualquer pedido de   afastamento da presidente ou de qualquer outra autoridade.  Quando a Justiça ou o Congresso tiverem dado sua palavra final, aí sim o povo pode protestar.  Nem as cabeças realmente pensantes da oposição ao governo, as que não radicalizam, concordam até agora com afastamento de Dilma Rousseff. Fora da Lei, nada a fazer.
EXTINÇÃO DE MINISTÉRIOS
Onde há fumaça, há fogo, diz velho adágio popular. Circula que, diante do imperioso corte nos gastos públicos, uma das razões porque o Brasil atravessa talvez a mais grave crise de todos os tempos, especula-se que o Governo Dilma irá extinguir muitos dos ministérios, neles incluídos o do Turismo. Na realidade, talvez tenhamos no mundo o maior número de ministérios para auxiliar diretamente um chefe de governo na condução do País. São nada menos do que 38 no nosso caso, grande parte deles desnecessários, pois deveriam está atrelados a outros  existentes que já tratam do assunto. Grande parte deles na verdade foi  criado não por imperiosa necessidade mas para satisfazer partidos aliados da base política da Presidente. Haja oportunidade para “empregar” gente  muitas vezes incompetente e até com desvios de conduta. Assim, a extinção de ministérios, aplaudida pela população, é imperiosa necessidade. Contudo, como se especula, extinguir o Ministério do Turismo pensmos que é insensatez. Não obstante a torcida de nariz de gente até esclarecida, é  preciso avaliar que turismo em todo o mundo é uma das prioridades, pois é ele  um  segmento que contribui para melhorar e até ser a única fonte de sustentação do equilíbrio financeiro. Portugal de agora é o exemplo.

O ESQUECIDO E INOPERANTE CONSELHO ESTADUAL DO TURISMO

Antonio Jose de Oliveira
Causou-nos espanto e, ao mesmo tempo, um pouco de revolta, saber que o Conselho Estadual de Turismo do Ceará, há muitos meses, não funciona, quebrando, assim, seu compromisso e a missão de revitalizar as atividades do setor, no Ceará, sobretudo, em Fortaleza, quando de sua criação e lançamento na presença de vários representantes da comunidade turística (melhor do que “trade”) cearense e, em especial, fortalezense.
Sempre defendemos, porém sem ser a “palmatória do mundo”, que, em qualquer tipo de atividade, a Ética, o Profissionalismo e a Transparência devem estar presentes, mormente na iniciativa pública. Dito isso, torcemos para alguém nos dizer, sem polemizar, qual o motivo desse Conselho, tão necessário e importante para o desenvolvimento sustentável do Turismo, em nosso Estado, estar desativado e ninguém tentar reativá-lo e, depois, revitalizá-lo com inovações em suas iniciativas.
Não entendemos que o Conselho Municipal do Turismo funcione, embora necessite ser mais atuante, e o do Estado, com maior abrangência, esteja relegado e esquecido, principalmente, por gestores e empresários, ligados, direta e indiretamente, a esse segmento econômico, gerador de empregos, divisas (renda), sem falar dos benefícios sociais, políticos, religiosos e culturais, que proporciona à humanidade dos cinco continentes e, dentre eles, a integração dos povos.
Conversando com o amigo e colega de profissão, veterano jornalista José Carlos de Araújo , diretor-presidente do jornal Rota do Sol Turismo, tocamos no retrocitado assunto. Ele está perplexo também com a inatividade do Conselho Estadual de Turismo do Ceará em plagas alencarinas. Quanto a nós, difícil compreender e aceitar essa esdrúxula situação, se, em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e outros Estados, os Conselhos funcionam bem e, em Fortaleza, o segundo polo receptivo do Nordeste (Temos dúvidas), não está nem aí para o desejado e pleno funcionamento do Conselho Estadual do Turismo.
Agora, como perguntar não ofende, vamos lá: o que causa a falta de interesse da iniciativa pública, por exemplo, Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e de empresários que ganham muito dinheiro e fama (presença constante na mídia e nos eventos, inclusive internacionais,  à custa das atividades desse segmento, que impacta mais de 50 atividades?
Como o espaço é limitado, encerramos este artigo com uma solicitação-sugestão:  os presidentes da Abav-Ceará, da Abih-Ceará, do Sindtur-Ceará, do Convention&Bureau (Visite o Ceará), da Abrasel-Ceará, da Abrajet-Ceará, para citar algumas entidades, devem marcar uma reunião com o secretário estadual do Turismo do Ceará, Arquiteto Arialdo Pinho, profissional sério, que entende de atividades turísticas (foi sócio-minoritário do maior e bem-sucedido empreendimento turístico particular do Brasil, na orla marítima, o complexo Beach Park  e secretário estadual da Casa Civil, nos oito anos de mandato do ex-governador Cid Gomes, que muito investiu na divulgação dos atrativos e na infraestrutura de suporte ao turismo, no Estado, como o Centro de Eventos do Ceará, o maior e moderno da América Latina.
A nosso ver, o que não deve continuar é a inoperância do criado Conselho Estadual do Turismo do Ceará, com vários representantes qualificados da comunidade turística, feito um “elefante branco”, ou como “peito de homem”, que só serve para enfeitar o corpo e não ter qualquer serventia. Vamos la, minha gente! Tudo pelo desenvolvimento sustentável do Turismo cearense, porém – repetimos – com vontade política, profissionalismo, nas menores ações, transparência e com base nos princípios éticos e morais. Eis o nosso recado!

Antonio José de Oliveira
Vice-presidente da Abrajet-Ceará

PROJETO PRAIA ACESSÍVEL NO CEARÁ

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas do Governo do Ceará, para os idosos e pessoas com deficiência, iniciará as atividades do projeto Praia Acessível até o final do ano. O projeto, que promove acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias, será implementado inicialmente no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza.
A iniciativa visa oferecer espaço com uma estrutura de cadeiras especiais, esteiras e banheiro adaptado para pessoas com deficiência, entre outros itens. Com a idealização do Governo do Estado, o  Praia Acessível será executado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Segundo Isabele Cavalcante, coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência no Ceará, o Governo já realizou a abertura do processo licitatório para aquisição dos equipamentos do projeto-piloto. “Estamos trabalhando para iniciarmos as atividades do Praia Acessível até o fim do ano”, ressaltou.
CONFERIR - A primeira-dama do Estado, Onélia Leite, e  Isabele Cavalcante  estiveram, em maio deste ano, para conferir de perto as atividades e toda a infraestrutura do programa pernambucano Turismo Acessível,  que envolve o projeto Praia Sem Barreiras, desenvolvido há dois anos na praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca.

ESPETÁCULO INCANDECENTE NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

A CAIXA Cultural Fortaleza apresentará, nos próximos dias 5 e 6 de setembro,  o espetáculo multimídia Incandescente. A montagem franco-brasileira integra diversas linguagens artísticas, como dança de rua, música eletrônica, grafite e tecnologia visual digital, e funde imagens em tempo real, gerando cenas de forte impacto visual e sonoro.
Incandescente retrata 24 horas da vida de um artista do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que tem a dança incorporada aos seus gestos cotidianos, desde os movimentos mais tensos nos momentos difíceis até a leveza de transitar pela arte na sua imaginação. 
Unindo cultura e universos distantes, o espetáculo foi criado por artistas reconhecidos em suas áreas, como Wagner José de Faria e João Paulo Félix da Cruz, Marko-93, Daniel Solis, Cyrille Brissot e Valécia Ribeiro. 
O projeto chega a Fortaleza após uma série de apresentações em junho deste ano na CAIXA Cultural Curitiba. No próximo ano, ele segue para uma temporada na CAIXA Cultural Brasília.
Workshop: Além do espetáculo, o grupo realizará um workshop gratuito sobre o software Light Painting - programa desenvolvido pelo artista Cyrille Brissot e utilizado no espetáculo. 

CICLO DE DRAMATURGOS

Na próxima semana, de segunda a sexta-feira, a Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1.221, Centro), receberá o Ciclo de Dramaturgos, ação de qualificação profissional do 17º Festival do Teatro Brasileiro (FTB). A programação trará para a capital cearense um dos importantes nomes da dramaturgia paraibana: o dramaturgo, ator, diretor e professor no Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Paulo Vieira, para discutir a escrita criativa para Teatro. A atividade é oferecida gratuitamente e acontecerá sempre das 14h às 18h, no auditório da Vila. 
Estão sendo ofertadas 20 vagas. Durante o Ciclo, Paulo Vieira conversará sobre seus textos, criações e métodos criativos, e praticará exercícios com os participantes.
Além do Ciclo de Dramaturgos, apresentações teatrais, em palco e rua, workshops, residência artística e show de Chico César marcam o 17º FTB, que chega ao Ceará com programação simultânea em Fortaleza e Crato, de 18 a 29 de agosto. Esta edição tem como destaque a Cena Paraibana e acontece este mês também em cidades do Pará (Belém e Marabá). Em setembro, o Festival chegará ao Espírito Santo (Linhares) e Alagoas (Maceió).

COMPANHIA DE TEATRO DE FORTALEZA NO FENTEPP 2015

A companhia Teatro Máquina, de Fortaleza, participa do FENTEPP 2015, na cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo. O festival, que acontece de 20 a 29 de agosto contará com 45 apresentações entre espetáculos adultos, infantis e de rua, produções de companhias vindas de todo o país.
Com 30 anos de história, o Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (FENTEPP) atinge sua 22ª edição e neste ano terá apresentações de rua e infantis, todas gratuitas e espetáculos voltados aos adultos, com ingressos a R$ 17.
TEATRO MÁQUINA – A representante de Fortaleza no Festival se apresentará no dia em 28, às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo. O grupo cearense é  notabilizado pela pesquisa amparada na obra e no pensamento do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956) e desafia-se a enfrentar Fatzer, material textual fragmentado e inacabado, escrito entre a segunda e a terceira décadas do século XX. 
A fábula se passa na Primeira Guerra Mundial: quatro soldados alemães desertores se veem confinados na casa de um deles. O quarteto tenta chegar a um consenso para cada decisão a toma, numa paródia à formação dos sovietes, os conselhos constituídos por trabalhadores, camponeses e militares na Rússia, ex-URSS.

O VICE CÔNSUL FRANCISCO BRANDÃO VAI PARA BELÉM

O vice-consul de Portugal no Ceará, Francisco Brandão, que por longos anos prestou inestimáveis  serviços ao seu país e à comunidade luso-brasileira no Ceará,  foi designado para exercer as mesmas funções à Comunidade luso-brasileira,  em Belém do Pará. Como agradecimento aos relevantes trabalhos efetuados junto ao Vice Consulado, Francisco Brandão foi alvo de merecida homenagem dos portugueses aqui radicados, durante um jantar de despedida, ontem, 20, às 20h, no restaurante João do Bacalhau. Foi um encontro de muita confraternização e saudade  entre os lusitanos residentes nesta capital. 
Francisco Brandão, no Pará, certamente continuará a prestar bons serviços diplomáticos aos seus conterrâneos daquele  estado.  Ele substituirá Joaquim do Rosário, que passará a assumir funções no Consulado Geral em Paris. 

“SABERES & SABORES” - EVENTO MOVIMENTARÁ A GASTRONOMIA NO CARIRI

Entre os próximos dias 9 a 12 de setembro, o Cariri se transformará em um grande palco da gastronomia regional e nacional com o 'Saberes & Sabores – edição Cariri 2015: na rota da inovação'. O evento, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE), ocorrerá, das 15 às 22 horas,  no hotel IU-Á  e na Praça José Hilânio, conhecida como La Favorita, situada em frente ao hotel, em Juazeiro do Norte. 
Durante o evento haverá uma extensa programação, com exposição de produtores locais, realização de palestras e debates com temas voltados ao segmento de alimentos e bebidas e oficinas gastronômicas, com chefs renomados. Serão também realizadas outras atividades como um jantar magno, com a proposta de um menu degustação, harmonizado com Chefs nacionais, locais e do Senac/CE; a realização de fun press para divulgação da cultura e gastronomia da região do Cariri para jornalistas e Chefs convidados, além de apresentações artísticas culturais locais.  Dentre os destaques, o “Saberes & Sabores”  terá a realização de food park, na praça diante do hotel IU-Á, contando com a participação de restaurantes convidados para a comercialização de pratos, especialmente elaborados para o evento, e com valor promocional.
 O 'Saberes & Sabores – edição Cariri 2015: na rota da inovação' será dividido em dois espaços: o Senac na Praça – Food Park (Espaço gratuito aberto ao público), com oito restaurantes convidados, quatro food trucks, lounge; espaço dos expositores (produtores locais), palco para apresentações artísticas e espaço oficina Senac cozinhando ao vivo. O segundo espaço será no próprio hotel IU-Á – (Espaço para os participantes inscritos no evento e convidados), com auditório com cozinha para demonstração (oficinas); auditório para palestras e o restaurante para realização de jantar harmonizado.
Para o gerente de Negócios Estratégicos do Senac/CE no Cariri, Isaac Coimbra, a realização do Saberes & Sabores marca um novo tempo na gastronomia do Cariri, “onde o Senac vem desenvolvendo um conjunto de ações para fomentar o setor, gerando novas oportunidades e novos postos de trabalho que irão melhorar a qualidade de vida dos caririenses no setor que mais cresce no País, a gastronomia”.

AEROPORTOS BRASILEIROS - EMBARQUES E DESEMBARQUES RECORDES NO 1º SEMESTRE

Os turistas brasileiros viajam cada vez mais de avião. Prova disso é que os aeroportos do país registraram um aumento de 3,36% na movimentação de passageiros de janeiro a junho, em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Ao todo, foram 107,7 milhões de embarques e desembarques, o melhor resultado da série histórica. A aviação regional foi destaque, com crescimento de 4,06% no semestre.
Levantamento feito pelo Ministério do Turismo mostra que o avião é o meio de transporte preferido dos brasileiros. Entre as pessoas que pretendem viajar nos próximos seis meses, 57% o farão de avião. Em segundo lugar está o carro particular, escolhido por 24% dos entrevistados, seguido pelo ônibus, opção de 10% dos viajantes.
Entre os aeroportos internacionais concedidos à iniciativa privada, Viracopos registrou o maior aumento (8,83%), seguido por Brasília (7,07%) e Confins (5,46%). O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, praticamente permaneceu estável, com aumento de 0,05%, no semestre; e Guarulhos, o maior do país em movimentação de passageiros, teve queda de 1% no período.
Dentre os terminais administrados pela Infraero, o aeroporto de Congonhas (SP), foi o de maior  movimentação,  com 10,57%  na comparação com o primeiro semestre do ano passado. O valor representa 900 mil passageiros a mais na operação do terminal. Com isso, o aeródromo da capital paulista foi o segundo mais movimentado entre janeiro e junho.
Em relação aos quatro aeroportos contemplados na segunda rodada do Programa de Investimento em Logística (PIL), Florianópolis (SC) obteve o melhor resultado, com 3,21% de incremento, seguido por Porto Alegre (2,46%), Salvador (2,07%) e Fortaleza (0,70%). Juntos eles são responsáveis por movimentar mais de 13 milhões de passageiros, somente no primeiro semestre do ano. (Com informações da Secretaria de Aviação Civil).

COMISSÃO DO SENADO PEDE EXPLICAÇÕES A COMPANHIAS AÉREAS

O senador Jorge Viana
Os presidentes das companhias aéreas TAM, GOL e Azul serão chamados a explicar,  na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA),  os altos preços cobrados por passagens aéreas até cidades da Região Norte. A audiência pública com os dirigentes das empresas foi proposta pelo senador  Jorge Viana, em requerimento aprovado nesta terça-feira (18) e também assinado pelos senadores  Flexa Ribeiro e Vanessa Grazziotin.
Para Jorge Viana, as pessoas que vivem na Amazônia, em especial os moradores do Acre, são submetidos a preços abusivos quando precisam comprar um bilhete aéreo. Para aquela população, frisou o senador, esse tipo de transporte não é opção de locomoção, mas “a única possibilidade de integração com o país”.
“A passagem mais barata e apenas de ida ao Acre custa entre R$ 1.500 e R$ 1700, em levantamento que fizemos. No mesmo período, constatamos que é mais barato uma ida e volta para Tóquio do que uma ida para o estado do Acre. É mais barato uma ida a qualquer país da União Europeia do que uma volta de Rio Branco a Brasília. É inadmissível que a população brasileira tenha seu direito constitucional de ir e vir cerceado pelo preço abusivo das passagens aéreas” , afirmou o senador Viana.
A audiência pública abordará a oferta de linhas aéreas para a Região Norte e o mercado da aviação regional.  Além dos presidentes das companhias, Jorge Viana sugere a participação de Marcelo Pacheco dos Guaranys, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele acatou ainda sugestão de Flexa Ribeiro para convite ao ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha.(Com a Agência Senado). 

O FÓRUM DE TURISMO NA LUTA PELA NÃO EXTINÇÃO DO MTUR

Joaquim Cartaxo ladeado por Edgar Sá e Pedro Carlos
Reunido na manhã de anteontem, 19, sob a  coordenação de  Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá, o Fórum de Turismo do Ceará  teve pauta focada no Ministério do Turismo.
Dada a importância do tema principal do encontro, a possível extinção do Ministério do Turismo, grande foi a presença das representações do “trade” e de autoridades, destacando-se o deputado estadual Sérgio Aguiar, o superintendente do SEBRAE-CE., Joaquim Cartaxo Filho, a professora de mestrado da UEC, a professora Laura Marques, representando o Instituto Federal de Educação do Ceará e o jornalista Fenelon Gonçalves, presidente da Abrajet/Ceará.
A unanimidade dos presentes se disse  surpreendida e apreensiva  com as notícias correntes, inclusive o deputado Sérgio Aguiar, que se comprometeu fazer tudo dentro do legislativo estadual para que seus companheiros se alinhassem na cruzada contra a  extinção do MTUR.
Ficou acertado que o Fórum de Turismo do Ceará elaborasse um documento a ser enviado à Presidente Dilma, mostrando as razões da estratégica importância do Mtur,  portanto firmando-se contra a extinção do órgão numa possível reforma ministerial

CAVALGADA É OPÇÃO PARA EXPLORAR PAISAGENS CHILENAS

Os empreendimentos da rede Tierra Hotels oferecem diversas excursões para seus hóspedes conhecerem três destinos diferentes do Chile, com paisagens naturais únicas e lindíssimas, e suas atrações. Uma das atividades que podem ser feitas em todos são as cavalgadas, uma ótima opção para explorar a Patagônia, o deserto de Atacama e o arquipélago de Chiloé. 
No Tierra Patagonia, há três opções, sendo duas de nível fácil e uma mais complexa. Com duração de duas horas, as cavalgadas até a Estância Cerro Guido – uma das maiores fazendas da região -, que percorre os pampas, e até a Estância Lazo, que passa por um bosque e pelo Lago Sarmiento, são as mais simples. Já a que sai da Cerro Guido rumo à Segunda Barranca, área onde ocorrem atividades pecuaristas, tem duração de até 4 horas e é recomendada aos mais experientes na montaria. 
Já os passeios promovidos pelo Tierra Atacama variam de acordo com as condições do solo e com o nível de experiência dos visitantes. O hotel oferece cavalgadas mais curtas, como a que percorre os povoados do Atacama por 2 horas, e mais complexas, como as que levam os hóspedes a paisagens desérticas do Vale da Morte passando pela Cordilheira de Sal ou pelos labirintos rochosos da Garganta do Diabo, com duração de 4 horas.
Por fim, no arquipélago de Chiloé, no centro-sul do país, as cavalgadas também levam os visitantes a conhecer as riquezas da região sob uma perspectiva diferente em relação a outros passeios. Há duas opções: ir até o povoado de San José, passando por casas típicas de campo com vista para o mar, ou até a vila de Quilquico, que segue rumo à zona sul da praia, próxima ao pantanal de Pullao, onde é possível ver aves migratórias.
Informações: www.tierrahotels.com, telefone 0800.8918522 (Brasil). 

PANORAMA DO FESTURIS / SEGMENTAÇÃO AUXILIA OTIMIZAÇÃO E PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS

PANORAMA DO FESTURIS
SEGMENTAÇÃO AUXILIA OTIMIZAÇÃO E PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS
FESTURIS – Feira do Turismo de Gramado,  é apontada como a feira de negócios turísticos da América Latina que mais gera resultados concretos para o trade nacional e internacional. Buscando sempre a inovação, a FESTURIS foi a primeira feira de turismo a apresentar sua distribuição de stand´s de maneira segmentada. São ao todo 9 áreas especificas dos mais diversos segmentos do setor.
Desta forma, a Feira de Turismo de Gramado oferece a oportunidade de aperfeiçoar o tempo dos profissionais que estão na feira para que realizem seus negócios de Com os destinos e empresas separados por partes do setor turístico, o agente de viagem sabe muito bem para qual local do evento se dirigir, o que facilita tanto para o expositor, quanto para o visitante, atingir o maior objetivo.
Ao longo dos anos, a FESTURIS vem aplicando o conceito de segmentação como uma forma inovadora de apresentar destinos e produtos turísticos, por meio dos chamados Salões Segmentados, os quais chamam a atenção do mercado para os diferentes nichos e buscam reflexões para a melhoria de produtos diante de um turista mais exigente.
ÁREAS DE NEGÓCIOS: SALÃO GLS - O Cenário perfeito para conhecer toda a oferta dirigida a este crescente mercado turístico que representa cerca de 15% do gasto mundial em viagens.   Este Salão reúne expositores cujo público-alvo é um turista que viaja mais de quatro vezes ao ano, com grande concentração nas classes A e B, gasta ao menos US$ 50 a mais que o turista convencional e fica mais tempo no destino escolhido.
SALÃO DE TECNOLOGIA - Salão que reúne as grandes novidades e tendências envolvendo tecnologia e turismo, como chave de competitividade. Inovação, conectividade, distribuição on line, mobilidade. Grandes desafios e promissoras oportunidades.
SALÃO SUSTENTABILIDADE -  Salão de Sustentabilidade e Turismo Verde trouxe para o debate um novo e relevante tema, o Turismo Sustentável – que inclui questões relacionadas à Economia Verde, Turismo de Natureza Consciente, inclusão das comunidades e práticas ambientais. Sustentabilidade de recursos, sustentabilidade energética, sustentabilidade social.
SALÃO ACESSIBILIDADE - O Salão de Acessibilidade mostra as principais ações do trade acerca da importância de tornar o turismo acessível para todos, contribuindo assim para a inclusão social e para a ampliação deste mercado que hoje tem suas demandas pouco atendidas, com um retorno surpreendente de visibilidade na mídia
SALÃO RELIGIOSO E CULTURAL - O turismo religioso movimenta USS 18 bilhões/ano. Salão também voltado ao público estimulado pela curiosidade dos costumes e da identidade cultural.
SALÃO ENOTURISMO - Uma atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida.
O Salão do Enoturismo mostrará destinos turísticos ligados à vitivinicultura do Brasil, do mercado sul-americano e de outros continentes, buscando a participação de países de forte tradição no setor. Com um projeto inovador, o salão contará com espaço para apresentação de workshops e debates, servindo também de palco para lançamento de produtos.
SALÃO MICE ABEOC - Salão aborda o segmento MICE (Meetings, incentives, conferencing, exhibitions), além de contar com a presença de expositores diretamente ligados ao mercado MICE, o Salão realizado pelo FESTURIS em parceria com a ABEOC Brasil contará com espaço para apresentação de workshops e debates.
Servirá de privilegiado local para troca de expertises e para dar visibilidade a ações positivas já em curso no país, como a o Programa de Qualidade ABEOC Brasil de Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas entre outros temas de grande relevância para o setor. 
SALÃO PARQUES E ENTRETENIMENTO - O Salão de Turismo de Parques e Entretenimento será um espaço reservado para que os empreendimentos deste segmento se apresentem ao mercado de forma especial, recebendo desta forma uma maior atenção e possiblidade envolvimento com os participantes do Festival de Turismo.
Estão incluídos neste nicho os parques temáticos focados em personagens, parques aquáticos, de aventura e ecoturismo,  museus temáticos, equipamentos de entretenimento em geral, além de todas as experiências preparadas para o entretenimento do turista ou visitante.
SALÃO DE GASTRONOMIA - Por ser considerado um evento vanguardista e disseminador de tendências, o FESTURIS – Feira de Turismo de Gramado, lança este salão como a grande novidade de sua 27ª edição. O Salão de Destinos Gastronômicos é um espaço de experiências, criado com a intenção de estimular ageração de negócios num dos segmentos mais promissores do Turismo, que visa aproximar destinos e empresas a compradores, imprensa e formadores de opinião. Será a vitrine da gastronomia no Festuris. Seu formato inovador, um espaço temático denominado como Alameda Gastronômica, atrairá a atenção de todos os visitantes, valorizando cada expositor pelo conceito vivencial que estimulará a geração de negócios. Além disso, fortalecerá a imagem do destino vinculada à Gastronomia, prospectando novos clientes e promovendo excelente networking.

FESTA DO PEÃO DE BARRETOS - COMEÇOU ONTEM A MAIOR FESTA SERTANEJA DA AMÉRICA LATINA

José Donizetti, de São José dos Campos, obteve
 a melhor nota na montaria em touros.
Ontem, 20, às 17h35, com a arena do Estádio de Rodeios cheia de alegres aficionados, houve a  abertura oficial da  Festa do Peão de Barretos, em São Paulo.
A maior festa sertaneja da América Latina começou com os principais nomes do esporte de rodeio do mundo e atrações musicais nacionais e até internacional. Famosa pela grandiosidade e tradição, o evento  completa  este ano 60 anos de história,  com uma enorme variedade de atrações para todos os públicos, gostos e bolsos.
Após os atos da abertura, entraram as competições de Três Tambores válidas pela final do campeonato da ANTT (Associação Nacional de Três Tambores), competições de Team Penning, Cutiano Sub-20, final do Campeonato Barretos de Três Tambores e ainda a grande final da PBR (Professional Bull Riders).
No Estádio, a festa continuou com os shows, a partir das 23h, de Rionegro & Solimões e João Neto & Frederico. No Palco Festeja, a partir das 20h,  aconteceu a apresentação do projeto Filhos da Terra com cantores e duplas de Barretos. Já no Palco Culturando, às 20h, houve  a final da Violeira Rose Abraão. O mais antigo concurso de música raiz do país teve  a disputa de 10 composições inéditas.
GRANDE ESTRELA - Um dos nomes mais aguardados pelos 800 mil visitantes do evento é do norte-americano Garth Brooks, amanhã, 22. O maior ícone da música country norte-americana se apresentará  no Estádio de Rodeios em uma ação beneficente em prol do Hospital de Câncer de Barretos, com a bilheteria total do dia revertida para a instituição. O show terá a participação especial de Chitãozinho & Xororó e de Fernando & Sorocaba, que também se apresenta em um show exclusivo, após a apresentação internacional.
São quatro diferentes palcos na Festa do Peão de Barretos, com trios elétricos, apresentações infantis, violeiros, danças típicas, gastronomia com a famosa “Queima do Alho”, Rancho do Peãozinho (espaço para as crianças), shows e produções exclusivas, além de uma série de ações que fazem parte da programação.
PROGRAMAÇÃO – É extensa, atrativa e variada a programação da Festa.   Além dos shows com grandes celebridades da música country, haverá  atividades socioeducativas durante todos os dias para as crianças. 
NA programação esportiva, a realização da final da competição de montarias em touro promovida pela Professional Bull Riders – PBR Brasil. Os rounds acontecerão nos dias 20, 21 e 22 de agosto, com a grande final no domingo, dia 23. Participarão os 35 melhores competidores do ranking da PBR Brasil que concorrerão a R$ 220 mil em premiação.
Outra final durante a 60ª Festa,  será do campeonato promovido pela Liga Nacional de Rodeio. As etapas acontecerão na segunda, terça e quarta-feira, dias 24, 25 e 26 de agosto, com 25 montarias por noite ficando os 10 melhores pontuados para a grande final no sábado, dia 29. A premiação será de R$ 57 mil e o campeão garante vaga no 23º Barretos International Rodeo. 
A disputa mais aguardada acontecerá  de 27 a 30 próximos,  durante o 23º Barretos International Rodeo com disputas nas modalidades rodeio em touros, cutiano, sela americana, bareback, três tambores e team penning. A premiação será de R$ 146 mil para os finalistas.

CAMBORIÚ EM WORKSHOPS INTERNACIONAIS

Nos próximos dias 18 e 20 de agosto, Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e de empresários e representantes do trade, será divulgada durante workshops internacionais, respectivamente nas cidades de Assunção, no Paraguai, e em Lima no Peru. 
O projeto, realizado pelos comitês internacionais de promoção do Brasil no exterior em proposição das Embaixadas do Brasil em países da América do Sul, inicia pelo Paraguai, segue para o Peru, e terá ainda etapas na Argentina, Uruguai e Chile em 2015. O evento contará com mesas de negociação, onde estarão grupos de todo o Brasil, que oferecerão benefícios turísticos a negociadores estrangeiros.
Na última terça-feira,18, Camboriú  participou da divulgação 'Visite Brasil'. O evento, que tem enfoque principalmente em negócios, aconteceu na capital federal paraguaia, na sede da Embaixada do Brasil, começando às 8h com a programação que seguiu o dia todo. Ontem, os negócios aconteceram no workshop Brasil Sensacional, em Lima, capital peruana, no Hotel Los Delfines. 
Ao lado de Balneário Camboriú estavam Rio de Janeiro, Gramado, São Paulo e Bonito, no Mato Grosso do Sul.

PALESTRA SOBRE PROJETOS E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Especialista na estruturação de megas   eventos, Edgar Antônio Hubner (foto), gerente-geral da Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, estará em Fortaleza no dia primeiro de setembro para falar sobre “Estratégia em gestão de projetos e organização de eventos” quando apresentará toda a sua expertise nessa área.
Hubner, em palestra no Hotel Marina Park, das 17 às 22 horas, destacará sua experiência na  Concepção de Eventos Exclusivos, Montagem e Infraestrutura, Arquitetura e Acessibilidade, Segurança e Logística, Planejamento de Eventos Complexos, Eventos Esportivos, Megaeventos, Gestão de Projetos e XVII Jogos Pan-Americanos-Experiências e Diferenciais. 
Ele vem a Fortaleza a convite do Instituto Future que deseja apresentar aos produtores e organizadores de eventos do Ceará todo conhecimento por ele adquirido   nessa área ao longo de muitos anos..  A organização é da Prática Eventos. As inscrições estão abertas nos sites www.praticaeventos.com e www.institutofuture.com.br

CURSO TÉCNICO GRATUITO NA FACULDADE CDL

Com gratuidade de 100% por meio do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do Governo Federal, a Faculdade CDL está com inscrições abertas para o curso Técnico em Logística. O curso é uma oportunidade para quem quer trabalhar nos setores de comércio, serviços, dentre outras atividades que compreendem o âmbito da cadeia logística.
As inscrições devem ser feitas pelo portal do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC): http://sisutec.mec.gov.br/. Para se candidatar, o interessado deverá ter o ensino médio concluído nos anos de 2012, 2013 ou 2014. 
O CURSO - O curso Técnico em Logística tem a duração de 1 ano. Na sua grade serão abordados os temas de Português Instrumental, Administração Financeira e Contábil, Gestão da cadeia de Suprimentos, Organização Empresarial, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Logística de Transporte, Logística de Armazenagem, Gestão de Compras e Negociação e Legislação Tributária. As aulas são ministradas no período noturno, das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira, na Faculdade CDL (Rua 25 de Março, 882 - Centro). Mais Informações: www.faculdadecdl.edu.br, (85) 3464-5521 e (85) 3433-3048.

GASTRONOMIA:TRUNFO BRASILEIRO PARA ATRAIR TURISTAS

Os Ministérios  do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assim como  a Abrasel e suas  filiadas  estão bastante empenhados em que  a gastronomia brasileira continue sendo um dos fortes motivos de atração dos turistas, nacionais ou internacionais. Aliás, segundo pesquisa de Demanda Turística Internacional,  95% dos estrangeiros que visitam o país já aprovaram a nossa gastronomia,, índice atrás apenas da hospitalidade, com 97%. Também 89,6%,  dos brasileiros que viajam dentro do país, consideram a gastronomia boa ou muito boa. 
CONGRESSO DA  ABRASEL -  No  27º Congresso Nacional Abrasel,  que aconteceu na última semana, em Brasília, com o tema “A partir das ruas, simplifica Brasil”,  a alimentação fora do lar foi debatida em  dois dias de palestras com grandes nomes do setor,  em foco  a construção de cidades onde o empreender seja mais simples e os cidadãos tenham melhor qualidade de vida e os turistas melhor recebidos.  Deu-se ênfase a importância do setor na atração dos turistas.  
FORTE APOIO -  Acompanhando o que disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, sobre a significação da  gastronomia  brasileira, na abertura do evento da Abrasel, a ministra Kátia Abreu, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também disse  que o país já é uma potência mundial na produção de alimentos, mas pode se tornar também uma referência internacional gastronômica.
AÇÕES DO MTUR - Até 18 de setembro, representantes de órgãos ou entidades da administração pública estadual, distrital e municipal podem enviar propostas que divulguem destinos turísticos com ações que valorizem a gastronomia regional por meio do Sistema de Convênios (Siconv) do Ministério do Turismo. Os projetos serão analisados e poderão contar com um valor mínimo de R$ 100 mil e máximo de R$ 300 mil. Estão disponíveis R$ 3 milhões para apoio às iniciativas. 
MERCADOTECA EM CURITIBA – Para aumentar a importância da gastronomia brasileira, será inaugurada no próximo mês de outubro, no bairro Campo Comprido, na Rua Paulo Gorski (nº 1309),  na capital paranaense, a Mercadoteca,  espaço, que segue um modelo de negócio exitoso em todo o mundo, dando ao público uma oportunidade de contato com novas experiências gastronômicas,  e atividades de lazer em família e com os amigos. 
O objetivo da Mercadoteca é ser um mercado gastronômico alinhado com as principais tendências internacionais,  com  um mix diversificado de produtos e serviços em um único lugar, destacando a qualidade de insumos, os preços justos e o ambiente informal e descolado., 
Além da programação diária, a Mercadoteca promoverá  diversas ações ao longo do ano, entre elas feiras temáticas, festivais gastronômicos, lançamentos de produtos relacionados ao segmento, cursos voltados para a área da gastronomia, exposições artísticas e degustações orientadas. 

FESTIVA REUNIÃO DO SKAL INTERNACIONAL DE FORTALEZA

Reunião festiva realizou o Skal Internacional no último dia 19. No Hotel Oásis, sob o comando da presidente Priscila Cavalcanti (foto), os skalegas participaram de um almoço, durante o qual foi lançado o Projeto Skal Mundo e desenvolvido uma programação alegre, com entrega de troféus e pins e homenagem  aos  aniversariantes.
Ponto destacado da reunião do SkalL no Oásis, foi a apresentação dos novos sócios da entidade, dentre eles  o diretor da Unicom do Ceará, Marcos Pompeu,  referência no turismo cearense, um dos fundadores de Secretaria de Turismo do Ceará, até pouco tempo atrás  dirigente do Centro de Eventos. Colombo Cialdini foi o padrinho do novo sócio.
O deputado Sérgio Aguiar também enriqueceu  o quadro social do SKAL , pois foi recebido como  Sócio Honorário. 

REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DE EVENTOS


ROTA DO SOL SEMANAL 21/08/2015 - ISSUU