Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CALEIDOSCÓPIO - AÇÕES DO GOVERNO EM PROL DO TURISMO

AÇÕES DO GOVERNO EM PROL DO TURISMO
Foi recebida com a aplausos e expectativas o plano "Ceará Receptivo” que o governador Camilo Santana lançou na última terça-feira, propondo uma série de ações visando “ ampliar a identidade turística cearense com o objetivo de consolidar o Estado como destino para famílias que buscam também aventuras, cultura e gastronomia, entre outras opções. No mesmo encontro, o governador lançou o "Ceará: Descubra essa alegria". Em momento de tanta dificuldade de toda ordem, política e econômica principalmente, consideramos das mais oportunas e inteligentes a intenção governamental. É provado em todo o mundo que turismo é uma mola significativa de arrecadação, havendo alguns países, estados e municípios que dele vivem quase exclusivamente ou que nele têm apoio substancial para atingir suas metas. França, Espanha, Portugal, muitas ilhotas do Pacífico, Rio de Janeiro e Gramado são exemplos desta verdade. São palavras do governador Santana em relação ao Ceará:   "Do Produto Interno Bruto arrecadado do Estado, 11,2% estão com o setor turístico. Por isso, para que possamos receber cada vez mais turistas, estamos realizando a ampliação das ações nas obras de saneamento, construção e expansão dos sistemas de água, pavimentação de estradas, urbanização de todo o Estado. Não tenho dúvida de que o investimento nessas ações nos trará ainda mais empregos e dinamismo na economia". Não há como negar que é uma visão de quem deseja atravessar uma fase tão difícil, a fim de minimizar o desastre. Na região Nordeste, o Ceará vem se saindo muito bem em relação a turismo. Estamos no topo das preferências dos brasileiros, principalmente os do Sul. O fato justifica o por quê da arrecadação de 11,2%. A cadeia produtiva do turismo envolve mais de cinquenta segmentos, sendo responsável por milhares de empregos. Diante de quadro tão positivo em nosso favor, é bastante justificável que o governo se empenhe para que, cada vez mais, o nosso turismo seja lucrativo e não caia na preferência dos visitantes. Dentro da realidade, os investimentos propostos para melhorá-lo e torná-lo mais conhecido são de substancial valia. Aos que sempre tiveram uma visão caolha sobre o turismo, às favas...

FUSOS HORÁRIOS - COMEÇA DOMINGO O HORÁRIO DE VERÃO NO BRASIL

No próximo domingo, 18, se inicia do horário de verão no Brasil. Às 0h os relógios devem ser adiantados em uma hora. Moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Distrito Federal precisam estar atentos à alteração, que segue até às 0h do domingo 21 de fevereiro de 2016, quando os relógios retomam o horário tradicional. As regras estão estipuladas no decreto 6.558, de 2008, que fixa a duração da media do horário de verão em quatro meses.
Pelo decreto, a data estipulada para o início do horário de verão é sempre o terceiro domingo de outubro. Já o encerramento ocorre no terceiro domingo de fevereiro. A única exceção se dá quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.
O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrada a maior demanda por energia. A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.
No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança e os períodos de duração.
FUSO HORÁRIO -  Com a mudança de horário, os fusos do Brasil se organizam da seguinte forma em relação ao horário da capital do país:
0h: as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (com exceção do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão;1h:os estados do Nordeste, Pará, Amapá e Tocantins ficam com uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também adotam o horário de verão, mas a diferença de uma hora para Brasília se mantém; 2h: Parte do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília; 3h: O Acre e parte do Amazonas ficam com três horas atrás do horário de Brasília.
ECONOMIA DE ENERGIA – Este ano, o Ministério de Minas e Energia estimou que a redução da demanda de energia entre 18h e 21h foi de até 1.970 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste. O valor é equivalente ao dobro da demanda da cidade de Brasília. No subsistema Sul, segundo o ministério, a redução foi 625 MW.
Os ganhos com a redução do consumo total de energia foram de cerca de 195 MW médios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 55 MW médios no subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis.
O MW médio é calculado por meio da razão MWh/h, onde MWh representa a energia produzida e h representa a quantidade de horas do período de tempo no qual a referida quantidade de energia foi produzida. No caso do horário de verão, são 4 meses, o equivalente a, aproximadamente, de 2.880 horas.
A redução total de 250 MW médios corresponde a um percentual estimado de 0,5%, nos dois subsistemas. Além disso, estima-se que ocorreu um ganho de armazenamento de energia nas hidrelétricas de 0,4% no sistema Sudeste/Centro-Oeste e 1,1% no sistema Sul.

REAÇÃO, POR QUE? - A SETUR DE PERNAMBUCO E O HUB DO GRUPO LATAM

Ministro Joaquim Levy
Com data de ontem, a Setur de Pernambuco divulgou o seguinte:
“SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO
NOTA À IMPRENSA E AO POVO PERNAMBUCANO
“Recife, 15 de outubro de 2015 - A afirmação do Ministro Joaquim Levy, na última quarta-feira (14), durante sessão na Câmara dos Deputados, quando disse que o aeroporto do Ceará poderá se tornar o hub do Nordeste com a arrecadação do ICMS após as mudanças sugeridas pelo Governo Federal na distribuição imposto, precisa ser interpretada com cautela. Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará estão na disputa pelo hub da LATAM, que deve anunciar o local que receberá o novo centro de voos nacionais e internacionais até o mês de dezembro. O Governo de Pernambuco não acredita na intervenção do Governo Federal na escolha do aeroporto que receberá o hub. Porém está atento a qualquer movimentação que possa influenciar no resultado da disputa. Confiamos na decisão técnica de um grupo como a LATAM, que desde o início deixou claro que a escolha será feita exclusivamente diante de pesquisas e por motivações técnicas. Continuamos otimistas e trabalhando duro, sob a liderança do Governador Paulo Câmara e com o apoio incondicional do prefeito Geraldo Júlio e todo trade turístico do Estado. 
SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO” 
     RAZÃO PLAUSÍVEL? – Engraçada esta reação do governo Pernambuco, feita através da sua Setur. A ganância e arrogância dos irmãos vizinhos verdadeiramente não têm limite. É patente que, através dos tempos,  Pernambuco se tem beneficiado politicamente, levando para lá tudo que é grande empreendimento. Onde está a Sudene? Onde estão outros grandes  projetos do Nordeste? Quem,  na região, por força  política, tem uma refinaria e grandes obras em Sauípe? O dinheiro e a boa vontade para reformas estruturais do Aeroporto? Seria interminável apontar o que já se realizou no Estado por causa da força política pernambucana. Agora, até na luta que o primo pobre Ceará empreende para ser um eixo de conexão do Grupo LATAM contesta declaração do Ministro Levi, dizendo ser uma guinada para nos favorecer. Engraçado é que, pouco tempo atrás,  o Ministro do Turismo, norte-grandense,  fez declarações simpáticas par que o hub fosse para seu Estado. E não houve  maiores  reações do governo de Pernambuco. Será que agora estão sentido que vão perder a parada?

NA VILA DAS ARTES, DOIS CURSOS VOLTADOS PARA A DANÇA

 Elena Giannotti e Ioannis Mandafounis
A Escola Pública de Dança da Vila das Artes  realizará dois cursos em parceria com a X Bienal Internacional de Dança do Ceará 2015. As inscrições podem ser feitas através do site da Vila e irão até a próxima quarta-feira, 21, e os resultados serão divulgados no dia seguinte. As atividades serão "Residência Dançar Doi", com Clarice Lima e Aline Bonamin (CE/SP), e "Ateliê com Ioannis Mandafounis e Elena Giannotti". Ambos são direcionados a bailarinos, coreógrafos, performers e estudantes de dança.
A "Residência Dançar Doi" é um ambiente de troca e prática reflexiva que convida profissionais e estudantes de dança a mergulharem no universo do espetáculo Intérpretes em Crise com o desejo de pensar formação, criação e difusão em dança. Durante a oficina, Clarice Lima e Aline Bonamin compartilham ferramentas, procedimentos e referências que dialogam com essa crise do dançar. Assim é a proposta da Residência que será durante os próximos dias 26 a 28, sempre das 14h às 19h, no Sesc Senac Iracema.
O workshop proposto por Ioannis e Elena, que segue do dia 27 ao dia 29, sempre das 10h às 14h, no Sesc Senac Iracema, será baseado na abordagem pessoal do movimento e dos objetos de interesse dos artistas.
Durante o workshop eles irão propor elementos de anatomia humana para iniciar o movimento e para continuar em uma viagem de exploração usando esquemas  associativos pessoais e a imaginação. Serão propostos também exercícios com uma abordagem somática, buscando-se encontrar uma escuta individual atenta, campos de improvisação, formações e compartilhamento de dança.

CLÁSSICOS NA AREIA - NO ATERRO DA PRAIA DE IRACEMA, TERMINA HOJE A MOSTRA

O Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e com apoio do Governo do Estado do Ceará, apresenta a segunda edição do projeto cultural, Clássicos na Areia. Criado com intuito de incentivar a difusão da música clássica/erudita no Ceará, o evento vem contando desde ontem e até hoje,16, com programação gratuita no Aterro da Praia de Iracema, a partir das 17h.
A mostra foi concebida com objetivo de quebrar preconceitos e mostrar que o grande público também aprecia ouvir música clássica. Em sua primeira edição, em outubro de 2014, O Clássicos da Areia teve a participação da OSUECE – Orquestra Sinfônica da UECE, da Orquestra Eleazar de Carvalho e da Banda Luiza Távora do Piamarta. Para este ano, o projeto apresenta a OSUECE, a Banda do Piamarta e recebe pela primeira vez a Orquestra Sanfonas do Ceará.
A programação de hoje do 2º Clássicos na Areia apresntará, às17h, a Orquestra da UECE (OSUECE); às 18h será a vez da Orquestra de Sanfonas do Ceará
GRATA HERANÇA - O Ceará é também uma grata revelação na música clássica brasileira. Um dos mais destacados compositores clássicos brasileiros foi o cearense Alberto Nepomuceno, considerado o pai do nacionalismo na música erudita do Brasil. Outro representante da música clássica foi o renomado regente Eleazar de Carvalho, um dos fundadores da Orquestra Sinfônica Brasileira e professor de maestros célebres, como Claudio Abbado e Zubin Mehta. O Clássicos na Areia compreende, portanto, um conjunto de vivências artísticas e um território propício para novas criações, em busca da extensão da produção de conhecimento e ambiência para o fluxo de informação, compromissado com a valorização e democratização da cultura.
O evento tem o patrocínio do Café Santa Clara, Hidrotintas, Beach Park e Oi.

IRONMAN FORTALEZA 2015: CONTAGEM REGRESSIVA

Faltam menos de 30 dias para a capital cearense receber a segunda edição da maior prova de triatlhon do mundo, o Ironman. No próximo dia 8 de novembro, mais de 1.000 atletas percorrerão 226,2 km, sendo 3,8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida.
Nesta contagem regressiva, estão os atletas cearenses, alguns se preparando para estrear, outros em busca de superar os próprios limites e os resultados do ano anterior.
Realizado com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo do Município e do Governo do Estado do Ceará, o Ironman é considerado o maior evento turístico regular da cidade. Em sua primeira edição nesta capital, no ano passado, o evento atraiu cerca de 6 mil pessoas, entre atletas e acompanhantes, com permanência média de cinco dias na cidade e gasto diário de R$ 350,00 por pessoa.

ELEIÇÕES NA ABIH NACIONAL - DILSON FONSECA JR. SERÁ O PRESIDENTE NO NOVO BIÊNIO

Dílson Jatahy Fonseca
Está em processo final a campanha para a renovação dos poderes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/Nacional). Para substituir o atual presidente,  Enrico Fermi Torquato, que termina seu mandato, apresentaram-se Bruno Omori (ABIH-SP), Nérleo Sousa (presidente interino da ABIH Nacional) e Dílson Jatahy Fonseca (Catussaba Hotéis e Resorts). Contudo, em reunião em Belo Horizonte, na semana passada, houve entendimento consensual entre os candidatos, ficando acertado que, no pleito eleitoral do próximo dia 13 de novembro, em Brasília, seria registrada chapa única, encabeçada por Dílson Jatahy Fonseca. 
Também ficou acertado em BH que a diretoria da chapa única seria a seguinte:
Presidente – Dílson Jatahy Fonseca Jr. (Catussaba Hotéis e Resorts); Vice-Presidente – Manoel Cardoso Linhares (Fortaleza Mar Hotel); Diretor Administrativo – Luciano de Castro Carneiro (Hotel Rio Vermelho); Vice-Diretor Administrativo – Érica Drumond (Hotel Ouro Minas); Diretor Financeiro – Manoel Lisboa Barbosa (Hotel Algas Marinhas); Vice-Diretor Financeiro – Henrique Lens César Filho (Hotel Lancaster); Diretor Operacional – Bruno Hideo Omori (Iate Park Hotel); Vice-Diretor Operacional – José Reinaldo Ritter (Ritter Hotel). 
Por outro lado, farão parte da chapa única de Departamentos da ABIH Mauro José Luna Vasconcelos, do Hotel Ponta Verde; Wanda Quintela, do Hotel Detroit;  Neuso Rafain, do Hotel Rafain; 
E Nam Sousa, do Brisamar Hotel,
Manoel Cardoso Linhares
PERFIL – O candidato único à presidência da diretoria da ABIH no próximo pleito, Dílson Jatahy Fonseca, é uma personalidade bastante conhecida e acatada nos meios empresariais, principalmente da Bahia, sua terra Natal.  É  formado em Direito e Engenharia Civil e  atua há 30 anos nas áreas de incorporação imobiliária, construção civil, agropecuária e hotelaria. Já  exerceu cargos importantes na gestão pública;  presidiu  ABIH/BA; foi diretor administrativo e financeiro do Detran da Bahia  e diretor-presidente da SUDIC/BA; presidente da ABIH/BA. Atualmente, Dilson é Diretor do Catussaba Resort. 
O vice-presidente da Chapa única concorrente ao pleito do próximo biênio da ABIH Nacional, o conceituado empresário cearense Manoel Cardoso Linhares, também é uma das figuras  mais acatadas nos meios turísticos nacionais. É presidente do Sindihoteis e já exerceu com destaque o cargo de vice-presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. Manoelzinho, como carinhosamente é conhecido,  tem intensa atividade nos meios empresariais e associativas do Estado, com destaque na ABIH/CE e no Skal Internacional de Fortaleza.

BEEFEXPO 2015 - EM FOZ DO IGUAÇU O GRANDE EVENTO DA PECUÁRIA DE CORTE

A BeefExpo 2015, o maior evento latino-americano da Pecuária de Corte, ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR) na próxima semana, entre os  dias 21 e 22. Na sua vasta programação, conterá palestras de gestão e inovação tecnológica, conhecimento, relacionamento e festa no mesmo ambiente, devendo contar com a presença dos maiores pecuaristas do Brasil e da América Latina para discutir a Pecuária do futuro. 
A feira exclusiva de negócios contará com a presença das principais empresas do segmento, abordando as inovações em equipamentos, genética, nutrição, processamento, reprodução, instalações e de Saúde Animal. Paralelamente,  serão realizados os painéis simultâneos: Beef Management e o Beef 360º.
O evento contará com tradução simultânea para o Espanhol, Inglês e Português, para atingir os participantes de mais de 35 países. Será realizado no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, com total estrutura, conforto e facilidades para os participantes. 
O evento homenageará os melhores pecuaristas e profissionais do setor, no Prêmio Melhores do Ano BeefWorld Edição 2015, os melhores confinadores brasileiros, no Prêmio 50 Maiores Confinadores do Brasil, e os jovens pesquisadores do futuro, na iniciativa Melhores Trabalhos Científicos.
Também será realizado o julgamento de animais da raça Nelore. A avaliação estará a cargo de Célio Arantes Heim e terá validação na etapa do Ranking Nacional e Paranaense da Raça Nelore. A entrada dos animais ocorrerá amanhã e domingo, a pesagem no dia 20 e o julgamento em 21 e 22. 
A cidade de Foz do Iguaçu (PR) foi eleita devido à sua localização estratégica, próxima a produtores e das fronteiras com Argentina e Paraguai, além da grande infraestrutura turística oferecida, abrindo as portas para que pessoas de toda a América Latina estejam presentes no melhor evento latino-americano da Pecuária de Corte.

UMA FESTA PORTUGUESA, COM CERTEZA - FESTIVAL 'SARDINHAS NA CALÇADA’ EM SÃO ROQUE/SP

Símbolo de tradição na culinária portuguesa, as sardinhas assadas artesanalmente na calçada são consideradas uma das “sete maravilhas” da culinária lusitana. Temperadas com sal grosso  e colocadas sobre grelhas diretamente na brasa, o preparo da iguaria reúne, até hoje, familiares e amigos em volta da fogueira para apreciar a saborosa receita, regada de aromas e história.  
Para aproximar os brasileiros desta tradição portuguesa, no próximo dia 31 de outubro, a Quinta do Olivardo, de São Roque (SP), traz para a região os aromas e sabores das tradicionais “sardinhas na calçada”. 
O festival reunirá, além das clássicas sardinhas que serão servidas sobre uma fatia farta de pão português, os melhores petiscos lusitanos. O público poderá se deliciar com a consagrada espetada madeirense ─ servida em espetos individuais ─, espetada de camarão, bolinho de bacalhau e casquinha de bacalhau. 
Para acompanhar, estará à disposição a tradicional cerveja portuguesa Super Bock, além dos clássicos chope e chope de vinho. Durante o evento, serão realizadas promoções surpresas das bebidas, como o chope em dobro. 
Com o objetivo de animar mais ainda  o festival, o Grupo Casa de Portugal apresentará diversas peças tradicionais do folclórico português.

GESTÃO DE AEROPORTOS - COMISSÃO DA CÂMARA FEDERAL APROVA PROJETO

Conforme a Agência Câmara Notícias divulgou, a Comissão de Finanças e Tributação aprovou o Projeto de Lei 7768/10, do deputado Mauro Mariani, que prevê a gestão dos aeroportos brasileiros pelos estados, pelo Distrito Federal ou pelos municípios.
A gestão dos aeroportos está a cargo da União, por meio Infraero, que pode promover concessões à iniciativa privada. A proposta autoriza a União a delegar a exploração dos aeroportos aos demais entes federados.
Pela medida, os aeroportos ficarão sujeitos ao mesmo regime dos portos e rodovias federais, cuja gestão já pode ser delegada a estados e municípios, de acordo com a Lei 9.277/96.
A lei permite essa delegação por até 50 anos, formalizada por meio de convênio. Os recursos resultantes da exploração dessas infraestruturas, por meio de pedágios e outras tarifas, devem ser aplicados nos próprios portos ou rodovias.
Já aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, o projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

OURO PRETO MOVIMENTA O 1º FESTIVAL DE TURISMO

A cidade de Ouro Preto recebe desde ontem,15, e amanhã seu 1º Festival de Turismo, que se desenvolve no Centro de Convenções da UFOP. O evento é realizado pela Abav-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, tem apoio governamental da Prefeitura Municipal, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e parceiros estratégicos do trade. 
O festival conta com diversificada programação, incluindo uma feira com 70 expositores, com opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais. Os profissionais do setor de turismo também participam de palestras, seminários e workshops. A expectativa é de que Ouro Preto receba durante o evento mais de seis mil profissionais. 
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) de Minas Gerais, Antônio da Matta, “o evento tem o intuito de reunir, na cidade de Ouro Preto, importantes profissionais de turismo que atuam em todos os estados do país. Serão três dias de atividades ideais para a concretização de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos”, afirma. 
O Secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, adianta que a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e, hoje, conta com cinco mil leitos. Por isso, o Festival representa um grande ganho para Ouro Preto, que tem um trade de turismo amplo. “Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, inclusive, foi eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil”, conta.
Para o secretário de estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, a realização do Festival em Minas Gerais é muito importante. “É a primeira vez que se faz uma feira desse porte no estado. Além de promover o destino, o evento envolve toda a cadeia produtiva do turismo, o trade, as entidades. Esperamos que a feira se consolide e passe a fazer parte do calendário de eventos de Minas Gerais”, diz. 
Segundo o diretor da Fire Eventos e realizador do evento, Alexandre Araújo, “o festival promoverá possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em evento de turismo”. 

PROMOÇÃO DA CVC PARA CRIANÇAS

Ainda na onda do Dia da Criança, a CVC criou promoções para os pequenos viajantes para o mês inteiro de comemorações. A novidade desta semana é o lançamento de uma promoção exclusiva em parceria com a companhia aérea TAP.
Somente para viagens adquiridas até o próximo domingo, dia 18 de outubro, na rede de lojas franqueadas e multimarcas CVC, crianças com até 11 anos viajam de graça nos voos da TAP e pagam apenas as taxas de embarque. A condição é válida para criança acompanhada de dois adultos pagantes, em viagens com embarques programados até 31 de maio 2016, excluindo o período de fim de ano e feriados.

"CEARÁ: DESCUBRA ESSA ALEGRIA" - OUSADO PLANO DO GOVERNO PARA CONSOLIDAR O TURISMO

Com a presença da vice-governadora, Izolda Cela; de presidentes de tribunais,  do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Sérgio Aguiar, representando o Poder Legislativo do Estado,  além de secretários de Estado, deputados estaduais, integrantes do trade turístico, humoristas, sociedade civil e representantes de instituições de iniciativa privada, na manhã da última terça-feira, 13, no Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana (PT) lançou o   plano "Ceará Receptivo", que  pretende ampliar a identidade turística cearense com o objetivo de consolidar o Estado como destino para famílias que buscam aventuras, cultura e gastronomia, entre outras opções.
Com o título "Ceará: Descubra essa alegria", as novas ações governamentais   pretendem consolidar o Estado em suas múltiplas ofertas como o destino para o turista brasileiro e estrangeiro.  Na ocasião foi lançado o aplicativo para celular, o "Descubra Ceará", com o objetivo de facilitar informações e rotas para turistas e cearenses.
 "Do Produto Interno Bruto arrecadado do Estado, 11,2% estão com o setor turístico. Por isso, para que possamos receber cada vez mais turistas, estamos realizando a ampliação das ações nas obras de saneamento, construção e expansão dos sistemas de água, pavimentação de estradas, urbanização de todo o Estado. Não tenho dúvida que o investimento nessas ações nos trará ainda mais empregos e dinamismo na economia", ressaltou o governador. Em todo o ano de 2014, o Ceará ultrapassou os 3 milhões de turistas, gerando uma renda de R$ 10,9 bilhões, empregando diretamente cerca de 180 mil pessoas nas principais atividades relacionadas (alojamento, alimentação, transporte, entre outros).
“CEARÁ RECEPTIVO” - O Plano Ceará Receptivo foi pensado para impulsionar ainda mais esses números. Foram divulgadas ainda as principais estratégias de promoção do Ceará no Brasil e no exterior. Uma das ações apresentadas é a nova campanha, que contempla todo o Estado, além de busca atrair mais visitantes com obras de desenvolvimento do Ceará. Dentre as ações divulgadas, estão em andamento a ampliação do Aeroporto de Aracati, duplicação das rodovias CE-040 e CE-187, reforma e modernização do bondinho de Ubajara, inclusão na concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, autorização do empréstimo federal para conclusão das obras do Acquário, entre outras.
 Segundo Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Estado, as ações já têm seus financiamentos garantidos, focando os investimentos nas principais cidades turísticas. "Serão investidos, somente este ano, cerca de R$ 25 milhões em diversas ações. Já em 2016, já estão previstos R$ 40 milhões. Daremos um foco nos principais pontos turísticos do Estado. A ideia é potencializar o fluxo receptivos dessas cidades, atraindo ainda mais turistas nacionais e, principalmente, internacionais", revelou o secretário.
Uma série de folhetos foi elaborada com informações sobre Artesanato, Litoral Oeste, Litoral Leste, Cariri e Réveillon, entre outros produtos, para distribuição com agências de viagens, operadoras de turismo e nas feiras nacionais, onde a Setur terá espaços próprios, e nas internacionais nas quais o espaço será compartilhado no “stand” do Brasil.
 "DESCUBRA CEARÁ" - No novo aplicativo turístico do Estado: o "Descubra Ceará", o usuário poderá descobrir como chegar aos principais pontos turísticos, descobrir as principais atrações e serviços do local escolhido, dinamizando sua experiência com cada cidade visitada. Para baixar, basta entrar no "App Store" (sistema IOS) ou "Play Store" (sistema Android) e digitar a palavra "Descubra Ceará", "Ceará Turismo" ou apenas "Ceará". Com a ferramenta, o visitante terá mais dicas, além de praias: esportes radicais, cultura e roteiro gastronômico estão entre as opções.

FESTIVAL DO TURISMO DE JOÃO PESSOA - GRANDE PRESENÇA DE AGENTES DE VIAGENS E EXPOSITORES

O Centro de Convenções de João Pessoa (foto) é sede de um dos principais eventos de turismo da região Nordeste. A 5ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa está sendo realizada hoje e amanhã (17) e deverá reunir mais de 3 mil agentes de viagem de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte, operadores de turismo, empresas de receptivos e órgãos oficiais de turismo, entre outras.
De acordo com os organizadores do festival, estão confirmadas as presenças de 188 expositores, número 25% maior que a edição de 2014. Segundo o diretor comercial do Festival, Claudio J S Junior, um dos motivos do crescimento se deve ao fato do mercado perceber que o Nordeste tem um grande potencial, tanto emissivo quanto receptivo. Além disso, com a diminuição das vendas em algumas empresas, novos expositores buscam mercados emergentes.
O executivo paraibano informou que o festival está promovendo diversas capacitações, um fórum corporativo, além de rodadas de negócios, atividades sociais, culturais e de lazer. Na última edição, o Festival recebeu um total de 2.725 profissionais do turismo, 151 stands e 41 expositores na área do Sebrae-PB.
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, destacou a importância do Festival para a massificação do Destino Paraíba junto aos profissionais de turismo do país. Avelino informou que a PBTur vai ter um stand com 27 m² para apresentar aos visitantes todas as potencialidades do destino, a infraestrutura hoteleira e de serviços
PARA PROFISIONAIS – O 5º Festival JPA será voltado exclusivamente para profissionais do turismo. O evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações. Os organizadores do evento informam que esta edição tem  uma série de novidades, a começar pelo crescimento da área de expositores, que é ocupada por um número maior de corredores exclusivos. De seis corredores, contará com mais dois, pelo interesse das empresas em participar nesse formato, havendo uma lista de espera. Cada expositor que ocupa um corredor exclusivo potencialmente abre participação para outras dez empresas parceiras.
Destaque será a participação do Ministério do Turismo (MTur). A presença do Ministério leva um novo modelo de apresentação que ainda não foi revelado, mas que será uma grande surpresa para os agentes de viagens. 
Novidade que irá atrair a atenção dos profissionais do Turismo será o Fórum Corporativo, que debaterá temas pertinentes ao mercado de turismo. 

EVENTO DO IOS - A APRENDIZAGEM FRENTE ÀS NOVAS REGRAS DO ESOCIAL

Marcelo R. Monello
O Instituto da Oportunidade Social (IOS) realizará, no próximo dia 22, no seu núcleo em Santana, na capital paulista, o 20º Fórum IOS de Responsabilidade Social. Voltado para empresários, gestores e funcionários de RH e interessados em geral, o tema do encontro será “A Aprendizagem frente às novas regras do eSocial, práticas e dúvidas sobre a Lei da Aprendizagem”.
O palestrante, Marcelo R. Monello, é sócio do Monello Contadores - Escritório Contábil Dom Bosco, empresa especializada em gestão contábil de entidades do Terceiro Setor há mais de 45 anos.
Outra atração do Fórum será a participação da Accestage, parceira do IOS que atua na área de tecnologia. No evento, apresentará o case do Programa de Aprendizagem da empresa, que tem como principal diferencial a preocupação com o desenvolvimento do aprendiz. 
Por fim, o Fórum terá um debate com representantes do IOS sobre a Lei da Aprendizagem, com destaque para as dúvidas sobre a inclusão do público jovem, melhores práticas para o engajamento deles nas empresas e atividades não recomendadas pelo IOS para as empresas.

CRISTO REDENTOR, 84 ANOS ABENÇOANDO O RIO

No último dia 12, o monumento do Cristo Redentor completou 84 anos. As celebrações começaram às 7h, com uma bênção à cidade do Rio de Janeiro, feita pelo cardeal arcebispo dom Orani Tempesta. Em seguida, houve a celebração de uma missa em ação de graças pela existência do monumento e as apresentações de uma orquestra e de um coral dinamarquês.
A Arquidiocese do Rio de Janeiro também aproveitou as celebrações para lançar um aplicativo para telefones celulares chamados Minuto de Fé, que busca facilitar a comunicação entre padres e fiéis, fornecendo agendas, locais e histórias de cada paróquia da cidade.
O monumento do Cristo Redentor foi inaugurado em 1931, no alto do Morro do Corcovado, na Floresta da Tijuca. A escultura, projetada pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e pelo pintor Carlos Oswald, foi esculpida pelo francês Paul Landowski, com a ajuda do engenheiro calculista conterrâneo Albert Caquot. A obra de instalação no alto do morro, iniciada em 1926, durou cinco anos. O monumento, feito em concreto armado e pedra sabão, tem 30,03 metros de altura, além de uma base de 8 metros, que abriga a capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. De envergadura, são 29,6 metros.

MINAS TURISMO GERAIS 16/10/2015

Reveillon no PIC- O tradicional réveillon do PIC já está movimentando o tradicional clube da região da Pampulha, na capital mineira. Este ano terá o sistema all inclusive, que garante o conforto dos participantes com um serviço impecável, serão quatro atrações musicais ao longo da noite: a Banda Dib Six, os Bananas Assassinas (cover dos Mamonas Assassinas), Baianas Ozadas, o maior Bloco de Carnaval de Belo Horizonte, e o DJ Eduardo AUM. Tudo para que a passagem de ano seja realizada em clima de alegria e muita descontração. No traje, não haverá restrição de cores. Informações http://www.pic-clube.com.br/reveillon2015/ Tel: (31) 3516-8282
Encontro da Hotelaria e Gastronomia - A 12ª edição do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira será em Montes Claros nos dias 26 e 27 de novembro. O evento tem se destacado no cenário turístico e de gastronomia, acontecendo em várias cidades mineiras. Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Ouro Preto e Juiz de Fora já foram cenários de sucesso deste evento itinerante, que é um dos mais importantes do setor. Montes Claros, localizada no norte de Minas, foi escolhida pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA para receber a 12ª edição do evento, devido à importância econômica, vocação para o Turismo de Negócios e Eventos e excelente concentração de hotéis, pousadas, bares e restaurantes na região. Com mostras de produtos, palestras, rodada de negócios, oficinas e festival gastronômico, o evento é uma excelente oportunidade para fornecedores de produtos, equipamentos, insumos e serviços para hotelaria. Além disso, empresários e profissionais do setor poderão capacitar e atualizar seus conhecimentos, fazer networking. O Encontro da Hotelaria é promovido pela FBHA e Prefeitura de Montes Claros / Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio do Fecomércio, SEBRAE, SESC, SENAC, Senar, Funorte/ Faculdade de Gastronomia e de diversas entidades locais, tais como Montes Claros Convention & Visitors Bureau e Circuito Turístico Sertão Gerais, dentre outras. Será nos dias 26 e 27 de novembro, no Portal de Eventos, promoção conjunta com o II FÓRUM DE TURISMO DO NORTE DE MINAS. Informações www.encontrohotel.com.br
jornalista Sérgio Moreira  - ABRAJET / MG
informações sergio51moreira@bol.com.br

ROTA DO SOL SEMANAL 16/10/2015 - ISSUU

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

EM SÃO PAULO, FEIRA PARA MARCENEIROS E MÓVEIS

Termina hoje na cidade de São Paulo a ForMar 2015 – Feira da Revenda e da Marcenaria, evento que vem  reunindo, entre às 13h e 20H, profissionais e empresas especializadas na elaboração de móveis sob medida, no Centro de Exposições Imigrantes. O enontro reúne mais de 150 marcas expositoras e está  atraindo um público previsto de 14 mil profissionais durante os três dias da feira. Realizada pela BTS Informa, a ForMar chega a sua segunda edição repleta de atrações. 
ATRAÇÕES - Dentre as atrações aos visitantes da ForMar, destaca-se a Marcenaria Modelo, uma marcenaria real e em funcionamento dentro da feira, onde os visitantes podem visualizar, na prática, conceitos de produção moveleira. 
Outra NOVIDADE é o Design Fórum Móveis, onde são realizadas palestras focadas em conteúdos técnicos e gerenciais. 
Empresas como Bosch, Freud, Makit, SCM Tecmatic, Altendorf, Hexion, formica, rometal, usikraft, baldan, verry e maksiwa, entre muitas outras estão apresentando toda a sua linha de produtos e lançamentos para o evento.