Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2016

CALEIDOSCÓPIO - MANAUS, SEMPRE ALEGRE E RENOVADA / A COMÉDIA BUFA CONTINUA

MANAUS, SEMPRE ALEGRE E RENOVADA
É com renovada satisfação que voltamos a Manaus. Desde os idos de l947 conhecemos a aconchegante capital dos manauaras. Pelo rio, em gaiolas, chatas de precárias condições, e catamarãs em viagem de oito a dez dias, fomos   para lá, partindo de Belém. Um deslumbramento nos primeiros dias, encantado com tanta água, ilhota, povoações e cidades ribeirinhas. De um lado a outro, perde-se de vista as margens do monumental Rio Amazonas e se fica perplexo ao passar pelo Estreito de Breves quando o gigante se encolhe para, depois, atingir as águas que demandam o Macapá ou atingir a Baía de Guajará, nas proximidades de Belém do Grão-Pará. Em Santarém, graças a Deus, uma parada para descansar em certo sentido a vista de tantas paisagens fascinantes. Mas a vista não descansa, pois por lá também as paisagens se repetem e vemos o “encontro das águas”, do rio Amazonas com o Tapajós se abraçando. Alter do Chão, quanta poesia e momentos de boa estada. Já próximo da capital amazonense, mais emoção: o encontro dos rios Solimões e Negro, formando o “maior rei dos rios do universo”.   Pelos céus, “um pulo”, em relação a idas de outrora. Abstraindo as viagens, quando se chega a Manaus, respira-se sempre um ar   prazeroso, graças ao abraço amigo de povo tão acolhedor e as novidades de uma cidade que se moderniza constantemente. Do último dia 6 e até 10, vivemos momentos agradabilíssimos entre os manauaras, a partir de uma estada confortável no excelente Hotel Tropical. Uma felicidade relembrar os passeios, pelos rios, igarapés, igapós e hotéis de selva.  Dias de convivência fraterna com os “skalegas” participantes do 46º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, comandado até então pela inteligente, dinâmica, amiga sobretudo Sonia Vianna Vidinhas. Renovado prazer de, mesmo por pouco tempo, conviver com o jornalista Paulo Roberto Pereira, amigo de fé e presidente da Abrajet/AM.  Carioca de nascimento, mas manauara de coração.  Paulo dedica há mais de vinte anos sua inteligência em favor do turismo e relações públicas do Amazonas, daí a receptividade nos vários segmentos em que atua. Enfim, voltar a uma cidade tão agradável e acolhedora é sempre uma dádiva dos céus. 
A COMÉDIA BUFA CONTINUA
Infelizmente, o Brasil continua vivendo dias perturbadores na política, na economia, nas finanças, na segurança pública, na saúde. O povo não merece tantas ruindades. O pior é que vivemos um período de incertezas, sem se ter ideia de quando os nossos dirigentes cairão na realidade de que estão nos levando cada vez mais ao abismo. A comédia bufa do “impeahment” parece não ter fim. Depois dos bate-bocas na Comissão de Ética da Câmara Federal, agora o Plenário da Casa entra em turbulência até o domingo próximo, para resolver se aceita ou não o que os “nobres” deputados já decidiram. Portanto, continuará a comédia bufa. Os ânimos estão exaltados, o bom senso passa longe. Até quando, meu Deus, durará a tormenta?

13 DE ABRIL - FORTALEZA, UMA JOVEM E MODERNA CIDADE DE 290 ANOS?

Anteontem, 13, a cidade de Fortaleza completou oficialmente 290 anos. A data sempre evoca a controvérsia quanto a data de sua fundação. As correntes se dividem, mas o fato é que, com 290 ou 412 anos, a alegre, cheia de sol e espraiada nos seus  573km de litoral, encravada no discriminado Nordeste, é uma festa constante. A alegria hospitaleira do povo, o turismo representado não apenas por céu aberto, verdes mares cantados por Alencar, o Beach Park nas suas vizinhanças, o Centro de Cultura Dragão, o Pirata com sua 2ª feira mais louca do mundo, o Mercado Central, o artesanato, a gastronomia e um sem número de atrativos são a marca de um dos maiores destinos procurados pelos brasileiros e estrangeiros. 
CONTROVÉRSIA - Oficialmente, Fortaleza completou 290 anos ontem, dia 1313. Mas a controvérsia sobre a data exata de fundação da cidade continua. Para o jornalista e historiador Geraldo da Silva Nobre “não houve maiores atenções com a povoação, constituída por moradores - principalmente soldados negros e índios - em torno do forte de Shoonenborck (depois passando a chamar-se de Nossa Senhora da Assunção, com o resgate pelos portugueses), construído por Matias Beck, e o de São Sebastião, erguido na Barra do Ceará, por Martins Soares Moreno”. Para ele, a data de 13 de abril de 1726, quando o povoado foi elevado à categoria de vila, com responsabilidade de município, é historicamente correta para a fundação da cidade. Assim pensa também Cristiano Câmara. Mas este afirma, com base em documentos, ser 17 de março de 1823 a data em que de fato a  cidade passou a chamar-se de Fortaleza de Nova Bragança, nome de logo rejeitado,  preferindo-se  a denominação da antiga vila. Depois da Proclamação da República, em 1889, a cidade perdeu o nome da casa imperial e passou a chamar-se de cidade de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. 
Não obstante, o professor e historiador Adauto Leitão há tempos vem em campanha para retroceder o dia  exato da fundação da cidade. Pelas suas pesquisas, a capital cearense começou a ser povoada pelos portuguesas, sob o comando do capitão  Martim Soares Moreno.  No seu entender, a fundação aconteceu no dia 25 de julho de 1604, no local onde hoje está o Cuca Ché Guevara,  na barra ao  lado do Rio Ceara.  Na data houve o início da construção do Forte de São Tiago, ao lado do qual surgiu o povoado de Nova Lisboa.  
A luta do mestre ainda não logrou êxito, valendo o que está votado pela Câmara Municipal. 
COMEMORAÇÕES – Para marcar o acontecimento a Prefeitura organizou uma programação cultural diversificada que movimentou vários pontos da Cidade, iniciada no dia 12 e só concluída hoje, 15.  Os vários espetáculos contaram com artistas como Alceu Valença e Waldonys, além do show “Para Cantar Fortaleza”, com participação especial de vários artistas cearenses.
Na terça-feira, 12, a banda Rainhas da Farra se apresentou à noite, na Areninha do Pirambu, no encerramento da 1ª Copa das Areninhas. No dia do aniversário da Cidade, quarta-feira, Alceu Valença, Waldonys e nove artistas cearenses movimentaram à noite o com um show de grandes sucessos da MPB, levantando a multidão no Aterrinho da Praia de Iracema. Com direção musical de Cristiano Pinho, nove artistas cearenses apresentaram nova edição do show “Para Cantar Fortaleza”, na abertura do show. Estiveram no palco os cantores Lorena Nunes, Lucinha Menezes, Levi Castelo Branco, Vitoriano, Felipe Cazaux, Roberto Viana, Marcus Café, Pingo de Fortaleza e as bandas Veronika Decide Morrer e Selvagens à Procura de Lei.
A Prefeitura de Fortaleza também ofereceu programação musical nos Mercados dos Peixes e da Aerolândia. Ontem, a partir das 20h, o músico Tarcísio Sardinha e a banda Fortaleza Folia fizeram a festa no Mercado da Aerolândia e hoje, Camila Marieta e o grupo Cordas animam a noite no Mercado dos Peixes.

EXPANSÃO DA AZUL - ANUNCIADOS VOOS COMERCIAIS PARA PARNAÍBA (PI) E ARACATI

A partir de 4 de junho próximo, em uma ligação semanal, aos sábados, às 13 hs, voltando no mesmo dia, às15 hs, a Azul deve ativar uma ligação semanal do Recife para Parnaíba, no Piauí. A aeronave que fará o trajeto é o jato Embraer 195, equipado com 118 assentos e mais de 40 canais de TV SKY ao vivo disponível. A conectividade na capital pernambucana será um dos diferenciais na nova operação. O pedido da Azul já está em aprovação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com a ligação para o Recife, passageiros de todas as regiões do país podem chegar a Parnaíba. Recentemente, a Azul anunciou voos para 12 novas cidades com saída da capital pernambucana, que entram em vigor até abril. Será possível encontrar ligações para Parnaíba para quem parte de 32 cidades, como Fortaleza, Maceió, Aracaju, Salvador, Teresina, Juazeiro do Norte, Fernando de Noronha, São Paulo (Campinas e Guarulhos), Belo Horizonte (Confins) e Brasília. O inverso também ocorre, com a cidade do interior do Piauí conectada a todo o Brasil.
 O DESTINO – A nova base da Azul também é um importante ponto turístico do Piauí, além de ser estratégico para o acesso aos Lençóis Maranhenses e a Jericoacoara, no Ceará. A região oferece às visitantes paisagens de tirar o fôlego e uma imersão na história e cultura da região.
ARACATI EM SETEMBRO - O Aeroporto Regional de Aracati começa a receber voos comerciais a partir de setembro de 2016. A empresa Azul Linhas Aéreas foi a primeira a externar compromisso, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, de operar com dois voos semanais com destino à cidade de Aracati, utilizando a aeronave modelo ATR 72/600, com capacidade para até 72 passageiros.
O compromisso foi selado em um encontro no SEBRAE/CE com o Comitê Gestor da “Rota das Falésias”, onde a gestora estadual do turismo do SEBRAE, Evelyne Tabosa, apresentou aos representantes do Azul detalhe do empreendimento turístico, que engloba os municípios cearenses de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Aracati, Fortim e Icapuí. 
Na reunião, o assessor de infraestrutura aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias – DER, Coronel Paulo Edson, mostrou as condições operacionais do Aeroporto do Pólo Turístico de Canoa Quebrada, em Aracati, com relação ao potencial de recebimento de voos comerciais, o que fortalecerá a chegada de turistas nacionais e estrangeiros por intermédio do vetor aéreo.
ROTA DAS FALÉSIAS - O nome Rota das Falésias é uma referência a formação natural predominante de algumas praias do Litoral Leste, que reúne atrativos e empreendimentos turísticos localizados nos municípios elencados acima.
A ideia é fortalecer a identidade regional dos oito municípios que integram a Rota das Falésias, através da elaboração da nova marca que irá ajudar na identificação do território e contribuir no processo de comercialização do roteiro. A partir da estruturação do roteiro será possível aumentar a competitividade destes destinos, ajudando a atrair um número cada vez maior de turistas para a região.
O processo envolve a estruturação do roteiro para a realização de uma série de atividades como capacitação dos estabelecimentos turísticos, realização de pesquisas de mercado, apoio a promoção e comercialização do roteiro.

PARABÉNS, “LOIRA DESPOSADA DO SOL”

Antonio Jose de Oliveira
Por ter a capital do Estado do Ceará completado, no dia 13 de abril de 2016, os 290 anos de elevação do povoado à condição de vila, em 1726, foi Dom Pedro I, em 1823, que elevou Fortaleza à categoria de cidade. No artigo de hoje, fazemos uma declaração pública de xodó e amor pela “Loira Desposado do Sol, segundo a denominou o imortal poeta cearense, Paula Ney, ( considerado o primeiro humorista do Brasil, falecido há muitas décadas na cidade do Rio de Janeiro. 
Acredita, leitor, tratar-se de um bem enorme, descomunal mesmo, verdadeira paixão por uma bela loira. O amor é demais! Afinal, sempre nos seduziu. É irresistível mesmo! Antes dela, somente outras lindas mulheres, a minha amada esposa, Lêda Maria Soares Viana, e a filha Arusha Kelly de Oliveira. Mas, esta loira, minha gente, é a amada Fortaleza de Nossa Senhora  da Assunção, padroeira da capital do Estado do Ceará. 
Bem! Com o passar dos anos, Fortaleza foi crescendo, crescendo, até se transformar nessa linda “Loira Desposada do Sol”, que, a cada dia, continua atraindo turistas e cativando seus habitantes. 
Verdade seja dita: tornou-se uma metrópole, porém é a cidade mais hospitaleira do Brasil, sem desmerecer as demais, cujo povo busca sempre o diálogo e a aproximação com pessoas de outras plagas. Frise-se que o cearense é, reconhecido, nacionalmente, um povo hospitaleiro, descontraído e que adora receber visitantes, independentemente de raça, classe social, credo religioso, político e de que país vier.
A cidade de Fortaleza começou a nascer, como povoado, em torno do Forte de “Schoonemborck, à margem do riacho Pajeú, forte este construído pelos holandeses durante a invasão comandada por Matias Beck. De um forte evoluiu para cidade, onde surgiu a denominação de Fortaleza de N. S. da Assunção, vila caracteristicamente portuguesa, administrada pelo capitão-mor Manuel Francês. 
Mas, explique-se, aqui, que a primeira tentativa de colonização do Ceará ocorreu, em 1603, por Pero Coelho de Sousa. Já, em 1607, chegaram ao Ceará dois jesuítas, os padres Francisco Pinto e Luís Figueira, em missão religiosa.
Reza a História, sobre o Ceará, que, após alguns anos, em 1637, os holandeses invadiram o povoado da Barra do Ceará, dominando o Forte de São Sebastião, permanecendo, até 1664, quando foram massacrados pelos índios.
Agora, deixe-se de lado o nascimento da “Loira Desposada do Sol” e fale-se de sua juventude, embora tenha completado 290 anos de fundação. Atualmente, Fortaleza continua lindérrima, todavia sua vestimenta, em algumas partes, encontra-se esfarrapada, suja, o que denigre a sua imagem de cidade-mulher sedutora e de um “Tchan”, fora de série, irresistível mesmo. 
Com 2,5 milhões de habitantes, (grande parte da população veio do interior do Estado para a capital) provocou um “inchamento” da metrópole, proliferando as favelas e, devido à falta de saneamento básico, na periferia, a “Loira” está despenteada, maltrapilha e causando dó a quem a conhece, ao visitar os bairros distantes.
A Prefeitura Municipal de Fortaleza preocupa-se com os problemas da cidade, contudo precisa cuidar melhor de suas praças, ruas, avenidas, monumentos e outros logradouros públicos. Por exemplo, a camada asfáltica, em diversos trechos, é uma buraqueira, inclusive nos corredores turísticos, onde é dada maior atenção.
Bem! Seria injusto, se não desse os parabéns aos dirigentes municipais, sobretudo ao Prefeito Roberto Cláudio, pela importante promoção, no aniversário de Fortaleza, ou seja, os eventos, em homenagem à nossa amada e idolatrada “Loira”. 
Numa homenagem à “Loira” (Ah! Como amo esta “Loira” danada de gostosa!), faço um apelo: caro prefeito Roberto Cláudio, sua administração precisa ser mais eficiente e com resultados eficazes. 
Agora, com todo o respeito, acredito que, como foi divulgado, na sua campanha política, dará a volta por cima e embelezará a “Loira Desposada do Sol”. Cuide dela, prefeito. Ademais, ela é minha amante-amada e de todos os seus habitantes. Parabéns, Fortaleza, o xodó da minha vida!
Antonio José de Oliveira
Presidente em exercício da Abrajet-Ceará

EM JUNHO, O 11ª FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS

Continuam abertas as inscrições para a 11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas, programado para os dias 15, 16 e 17 de junho,  no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. A expectativa é que, a exemplo de 2015, o Festival receba mais de 6 mil inscrições de agentes de viagens, operadores, hoteleiros e outros fornecedores e profissionais de turismo, além de estudantes e professores da área.
A Feira de Turismo e Negócios, um dos eventos complementares do festival, já comercializou cerca de 90% dos 207 estandes, segundo o coordenador, Paulo Angeli. O número de estandes também foi ampliado, este ano. Na edição anterior, foram 175 estandes, que receberam mais de 600 marcas e 1.155 expositores.
NOVIDADES -  O 11º Festival de Turismo das Cataratas terá várias novidades. Entre elas, o I Salão Brasileiro de Turismo Termal & Spa, o Salão do Vinho Argentino e ainda o Salão de Turismo de Compras, que reunirá marcas e lojas do Paraguai e da Argentina. Além disso, os que gostam de informática poderão participar do desafio do Hackatour Cataratas, uma maratona de programação de computadores.
TURISMO TERMAL & SPA - Uma das apostas deste ano é o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & Spa, que Foz do Iguaçu pretende estimular, para atrair os turistas que unem o lazer aos cuidados com a saúde e a beleza. O Salão Brasileiro de Turismo Termal & Spa terá um espaço de mil metros quadrados e capacidade para 50 estandes, com público alvo desde os destinos, atrativos termais, parques, resorts, SPAs, instituições, estâncias turísticas e de saúde e empresas que produzem equipamentos para atender esse público.
Durante o salão, será apresentada a 16ª Feira Internacional de Turismo Termal - Termatália, entre 29 de setembro e 1º de outubro, no México. Foz do Iguaçu é candidata a sediar a edição de 2018. Assentada sobre o Aquífero Guarani, de onde saem águas termais a 42º graus, a região de Foz do Iguaçu pode se tornar um dos mais importantes destinos termais do Brasil em espaço de tempo relativamente curto

A TOCHA OLÍMPICA ESTÁ SENDO ESPERADA NO NORTE DO BRASIL

O Amazonas será o estado da Região Norte onde a tocha olímpica visitará o maior número de cidades.  No dia 19 próximo, o símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016 desembarca em Manaus, onde pernoita depois de visitar os principais atrativos turísticos locais. Dali, parte para Presidente Figueiredo e, depois, para Iranduba, na região metropolitana da capital amazonense.
A passagem pelo Amazonas dá continuidade ao roteiro aéreo de 10 mil milhas do revezamento, que começou em Palmas (TO), no dia 11 de junho, e termina em Porto Velho (RO), na sexta-feira, dia 22.  Em Manaus, fazem parte do roteiro da tocha ícones do turismo local como o Teatro Amazonas e a Ponte Rio Negro. A chama iluminará também a Arena da Amazônia, estádio construído para a Copa do Mundo e que agora será também uma das sedes do futebol olímpico.
O grande cenário de celebração da passagem da tocha por Manaus será a Ponta Negra, cartão postal da capital revitalizado com recursos do programa Prodetur do Ministério do Turismo. No dia 20, o revezamento continua em Presidente Figueiredo, município repleto de cachoeiras e possibilidades de convívio com as riquezas da Floresta Amazônica. A tocha se despede do Amazonas em Iranduba, na margem direita do Rio Negro e conhecida pelos hotéis de selva e sítios arqueológicos que abriga.
O revezamento da tocha olímpica começa no dia 03 de maio, em Brasília. Até o dia 04 de agosto, véspera do início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 percorrerá mais de 330 cidades de todas as regiões do país.

ENCONTRO - ROSSI & ZORZANELLO, BERTOLUCCI E DEPUTADO MINEIRO

Na tarde ontem, dia 14, o deputado estadual pelo PSDB de Minas Gerais, Antônio Carlos Arantes, esteve em Gramado, no escritório da empresa Rossi & Zorzanello, onde reuniu-se com o ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci e os diretores da Rossi & Zorzanello e do FESTURIS, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi. Junto com o deputado participou o jornalista Antônio Claret Guerra.
A reunião teve como tema o setor turístico em Gramado e no estado de Minas Gerais, além dos cases de sucesso Pedro Bertolucci e Festival Internacional de Turismo de Gramado. Pedro Bertolucci falou um pouco de sua experiência nos mandatos em que foi prefeito em Gramado e a maneira como a cidade se tornou um case de sucesso nacional. Ele destacou a importância de o Poder Público abrir portas para eventos como o FESTURIS, que servem como vetores na divulgação de Gramado e do Rio Grande do Sul. Pedro destacou ainda a importância do festival em trabalhar a internacionalização na feira.
O deputado Antônio Carlos Arantes elogiou Gramado e sua estrutura, ressaltando que é um modelo que deve ser seguido em outras cidades do país e também em seu estado. Ele destacou o interesse em participar do FESTURIS que ocorre de 3 a 6 de novembro de 2016, no Serra Park, em Gramado.
Arantes preside a antiga Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, comissão que passou no final de 2015 a se chamar Comissão de Desenvolvimento Econômico.
Na foto o jornalista Antônio Claret Guerra, Pedro Bertolucci, deputado Antônio Carlos Arantes, e os diretores do FESTURIS Marta Rossi, Marcus Vinícius Rossi e Eduardo Zorzanello.

EM SÃO PAULO VAI COMEÇAR O MAIOR FESTIVAL ÁRABE DE RUA DO BRASIL

A partir da segunda quinzena deste abril, São Paulo terá o maior evento Árabe de rua do país, o Festival Árabe na Rua Oriente, próximo a estação Brás de metrô e trem, com o apoio da  Prefeitura  Municipal de São Paulo, Policia Militar e Guarda Civil Municipal. A 1a edição acontece nos dias 23 e 24 e segue permanente aos sábados e domingos de 2016.
O festival contará, já este mês, com mais de 100 tendas que homenageará todos os países do mundo árabe, trazendo o melhor da cultura de cada país que inclui gastronomia, moda, artesanato, acessórios, lenços, tapetes, tatuagem em Henna, Maquiagem Árabe (Halal), além de diversas atrações e artistas como Djs, danças folclóricas, cantores árabes e muito mais.
O público terá a oportunidade de conhecer e se aproximar da cultura e gastronomia de países árabes como Bahein, Comores, Djibouti, Chade, Kuwait, Líbia, Mauritânia, Omã, Catar, Sudão, Iemen, Somália, Tunísia e Iraque, além dos mais conhecidos como Líbano, Síria, Egito, Marrocos, Arábia Saudita, Jordânia, Palestina, Argélia, Emirados Arábes.
Realizado pela UNI (União Nacional Islâmica), o festival tem como objetivo principal difundir a cultura árabe, suas origens, seus costumes e suas tradições, aproximando cada vez mais o público brasileiro da cultura árabe. 

VOO DIRETO RECIFE/MONTEVIDÉU

Pernambuco contará com  novo voo internacional. O governador do Estado, Paulo Câmara, e o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, fecharam os últimos detalhes sobre o assunto durante um almoço com o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, na última quarta-feira (13). A partir do dia 4 de junho próximo, Pernambuco contará com um voo direto para a cidade Montevidéu, no Uruguai. Será aos sábados, partindo às 00;45, com chegada a Montevidéu às 00:55. Na volta, sai no mesmo sábado às 00:55, com chegada prevista às 05:40 na capital pernambucana. A operação será realizada pelo Boeing 737800, com capacidade para 177 passageiros.
Recife é a primeira base da GOL no Nordeste a receber voos diretos para Montevidéu, que já conta com operações saindo de Guarulhos e Rio de Janeiro. As passagens já estão disponíveis para compra nos canais de venda da companhia e agências de viagens.

MINAS TURISMO GERAIS 15/06/2016

AUTÓDROMO INTERNACIONAL EM MINAS GERAIS INAUGURA ESTE ANO  CIRCUITO DOS CRISTAIS - Uns sonhos dos mineiros estão virando realidade. Com  4400 km de extensão, 18 curvas e desnível de 30 metros, que garantem esportividade adicional às competições. Serão 18 postos de sinalização e infraestrutura para 30 boxes. Um circuito moderno, de média velocidade, dentro dos mais rigorosos critérios para homologação das Federações Nacionais e Internacionais de Automobilismo e Motociclismo. Inauguração prevista para 2016.O maior complexo automobilístico do país, Estrutura para eventos internacionais, traçado alta competitividade, Padrão internacional de segurança que antes era especulação, agora está confirmado. A organização da Stock Car, principal cateogira do automobilismo brasileiro, anunciou que o município de Curvelo, na região central de Minas Gerais, sediará uma etapa da competição, no dia 20 de novembro. O autódromo, batizado de Circuito dos Cristais, será inaugurado oficialmente em março de 2016. Os pilotos da Stock Car Rafa Matos e Lucas Foresti já estiveram na pista para conferir de perto o projeto.Além do automobilismo, a base do circuito foi desenvolvida para atender necessidades específicas do motociclismo de alto desempenho. Foram adotados todos os critérios de segurança para homologação da Federação Internacional de Motociclismo, mas, no próximo ano, ainda não haverá provas de MotoGP, segundo o gerente do projeto, Alfredo Santos, que terá quase 4,5 Km, já ganhou asfalto e está em fase final de obras. No traçado anti-horário  construída uma reta de 815 m, além de 18 curvas, sendo 11 para a esquerda e sete para a direita. O autódromo será de nível 2. Isso significa que provas de motovelocidade e quase todas de automobilismo, com exceção da Fórmula 1, poderão ser realizadas em Curvelo. O complexo esportivo está localizado a 143 km de Belo Horizonte e irá contar ainda com hotel, resort e condomínio de casas. De acordo com Alfredo Santos, o local vai oferecer um espaço propício para o automobilismo. "São 4 milhões de m². http://www.circuitodoscristais.com.br/
MATIZ MANHATTAN FIRMA PARCERIA CULTURAL COM TEATRO RENAISSANCE- Promovendo a cultura nacional, o
Hotel Matiz Manhattan, administrado pela Hotelaria Brasil, aposta em estratégias que estimulam a produção teatral, fomentando consequentemente o segmento hoteleiro. O mais recente apoio da instituição, por meio de uma parceria, é ao espetáculo Bibi Ferreira Canta Repertório Sinatra, que acontecerá de 01 a 21 de abril, no teatro Renaissance, em Jardins, São Paulo. O acordo é entre as organizações, mas o principal beneficiado é o público: aos hospedar-se no Hotel Matiz Manhattan, o cliente ganhará como cortesia um par de ingressos.De acordo com o gerente geral do hotel, Gilberto Lopes, a ação visa engajar a sociedade com manifestações artísticas culturais como o teatro, que contempla particularidades únicas. “O hotel aposta em atrativos para gerar a fidelização dos clientes, aquecendo sobretudo o movimento interno”, finaliza Lopes. Com uma localização estratégica, o Hotel Matiz Manhattan está no coração do jardins próximo à Avenida Paulista e Rua Oscar Freire. A estrutura e a amplitude dos quartos também são diferenciados. Ao todo são 49 apartamentos equipados com sala de estar, bancada com pia e micro-ondas. Os quartos possuem área de 43m², 60m² e 83m², respectivamente, com 1, 2 e 3 dormitórios, além de contar com ar condicionado, cofre digital, tv por assinatura, mesa de trabalho e frigobar. Hotel Matiz Manhattan,Endereço: R. Haddock Lobo, 867 - Cerqueira César, São Paulo – Central de reservas:  0800 014 4040

46º CONGRESSO, EM MANAUS - O CEARÁ NA PRESIDÊNCIA DO SKAL INTERNACIONAL DO BRASIL

Saúde –Paz - Amizade – Longa Vida.  Sem dúvida este lema norteia o Skal Internacionl e serviu de inspiração no 46º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, realizado na cidade de Manaus, de 6 a 10 do corrente mês, no Hotel Tropical Manaus Ecoresort,  reunindo quase uma centena de skalegas e skaladies, todos voltados para viver momentos da mais pura alegria e solidariedade. Dirigido pela até então presidente da entidade nacional, Sônia Vianna Vidinhas, skalady com ampla visão administrativa e empresarial, o evento recebeu amplo apoio do governo amazonense e da seccional do Skal de Manaus, através do seu presidente João Carvalho de Araújo, bem assim de vários segmentos amazonenses ligados ao empresariado.
O CEARÁ NA PRESIDÊNCIA – Um dos objetivos maiores do Congresso do Skal foi a realização da Assembleia Nacional da Diretoria e Presidentes, sob a direção de Sônia Vidinha, quando foram repassados e discutidos assuntos do interesse da entidade. Sem dúvida o ponto alto foi a escolha do presidente para o novo mandato. Por aclamação, a past presidente do Skal do Ceará, empresária Priscila  Cavalcanti,  foi eleita presidente Skal Inbternacional do Brasil,  tendo como companheiros de diretoria representantes de vários estados.
Pelo que realizou no seu mandato de presidente no Skal de Fortaleza, a expectativa dos associados dos vários estados é que Priscila Cavalcanti também marque o seu mandato à frente da entidade a nível nacional com projetos inovadores, consolidando ainda mais o prestígio do órgão. E ela, consta, já tem longa agenda para cumprir
MOVIMENTADA PROGRAMAÇÃO – Os quatro dias dos congressistas tiveram intensa e movimentada programação. Cerimônias de abertura e encerramento, no Hotel Tropical e no Teatro Amazonas, noites festivas de jantares, com a excelente apresentação dos afamados Bois de Parintins; passeios nos rios e igapós e igarapés, com direito a apreciar o Encontro das Águas e as vitórias régias, afora visitas e almoços em hotéis de selva. 
DELEGAÇÃO DO CEARÁ – A delegação do Ceará apresentou maior número de participantes.  Foram os seguintes os representantes cearenses no Congresso do Skal de Manaus: 
Priscila Cavalcanti, past presidente;  Colombo Cialdini, atual presidente do Skal Ceará; Erick Vasconcelos, atual secretário de turismo da Prefeitura de Fortaleza;  Edgar Sá e Pedro Carlos da Fonseca, coordenadores do Fórum de Turismo do Ceará;  Circe Jane Teles da Ponte, vice-presidente da Fecomércio/ CE e presidente do Sindieventos; Marcos Pompeu, Executivo da ABIH CE; Hermano Bezerra,  Turismo de Aquiraz; Rosana Lima, secretária de Turismo de Camocim; empresários Epitácio Vasconcelos, Selma Cabral, Pedro Peres,  Ivana Peres, Claúdio Ary;  José Carlos de Araújo, jornalista. 

PROJETOS TURÍSTICOS - OS ESTADOS TERÃO MAIS FÁCIL ACESSO A LINHAS DE CRÉDITO

O Ministério do Turismo editou uma nova portaria que torna mais fácil para Estados e municípios a forma de comprovação da contrapartida nacional para obtenção de empréstimos internacionais no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Com a mudança, passa a ser permitida a apresentação de recursos obtidos por meio de convênios com o MTur nos contratos firmados com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
A contrapartida nacional é uma exigência dos agentes financiadores para a liberação dos recursos para obras de saneamento, construção e pavimentação de estradas, fortalecimento institucional, gestão ambiental, entre outros do escopo do Prodetur. Pelas regras das instituições financeiras que atuam no programa, os empréstimos não podem ultrapassar 60% do custo total do projeto.
No momento, o Prodetur conta com sete projetos de Estados e municípios em execução que somam US$ 889 milhões. Desse montante US$ 370 milhões representam a contrapartida nacional. Além desses, há mais três projetos em fase final de assinatura de contrato e quatro em preparação, que somam US$ 508 milhões, dos quais US$ 226 milhões deverão ser a contrapartida nacional.
Os Estados com contratos em execução no Prodetur são a Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará e os municípios de Manaus (AM) e Fortaleza (CE). (Com o MTUR).

HOMENAGENS - FESTIVIDADES NOS 74 ANOS DO SINDICATO DE CARGAS

Os 74 anos de fundação do Sindicato das Empresas de Cargas e Logística do Ceará serão marcados por um bem estruturado programação conduzida pelo presidente Clóvis Nogueira Bezerra, nesta sexta-feira, 15, a partir das 20 horas, no Atlântico Hall do Marina Park.  O evento começa com o coquetel de apresentação dos novos produtos que assinalam os 60 anos de existência da Mercedes Benz (caminhões) no Brasil nos jardins dos coqueirais.
O ponto alto da noite será a entrega do Troféu Otacílio Correia 2016 a três personalidades: Senador suplente Chiquinho Feitosa, Chanceler Airton Queiroz e o empresário de São Paulo, José Hélio Fernandes, presidente da NTC & Logística. Na ocasião, também será entregue o Troféu Mérito Setcarce aos dois homenageados deste ano,  Ageu Monteiro de Almeida, sócio-administrador da Copral Comércio e Navegação, e Marinês Todescatto Kerller, presidente do Setcema-Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Maranhão.
O presidente e anfitrião Clóvis Nogueira Bezerra assinala que as homenagens são a maneira que o Setcarce encontrou para agradecer os serviços que essas personalidades têm prestado, direta ou indiretamente, ao sindicato e ao transporte de cargas do Ceará. Para o evento pede-se traje esporte fino e confirmação da presença pelo telefone (85) 3276.4118. Enid Câmara e sua equipe cuidam da parte estrutural da festa e da cerimônia.

ACESSIBILIDADE É PREOCUPAÇÃO DA PREFEITURA

No último mês, a Prefeitura de Fortaleza inaugurou em parceria com o Governo do Estado, o projeto “Praia Acessível”, na Praia de Iracema, um dos principais pontos turísticos da cidade. Através da Setfor, da Autarquia Municipal de Trânsito e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos rebaixou dois pontos do calçadão com instalação de rampas acessíveis, além de instalar uma faixa de pedestre. O local conta ainda com vagas públicas exclusivas para cadeirantes e com a primeira academia ao ar livre de Fortaleza com estação de exercícios físicos voltada exclusivamente para cadeirantes. 
A preocupação com a acessibilidade na primeira etapa de Requalificação da Beira-Mar se estende para toda a orla. O projeto de Reordenamento da Beira-Mar prevê rampas de acesso com piso direcional, para pessoas com deficiência visual, nos dois lados das calçadas, tanto no calçadão da Avenida, quanto nas calçadas dos prédios, em toda a extensão da praia, que vai desde o Mercado dos Peixes até a Avenida Rui Barbosa. Serão implantadas faixas de pedestre com passagens a nível (elevadas), iguais às faixas da Avenida Monsenhor Tabosa, equipamento também revitalizado pela Prefeitura.
Após as intervenções, o espaço será sinalizado pela AMC, a fim de diminuir qualquer obstáculo que impeça a acessibilidade do local. A previsão é que também sejam instalados sinais sonoros.
A Praça Dom Hélder Câmara, na Praia do Futuro, reformada em julho pela Prefeitura, também conta com rampas de acesso e piso tátil.

CONVITE 3° SEMINÁRIO POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS


VISITE CEARÁ NEWS 15/04/2016



ROTA DO SOL SEMANAL 15/04/2016 - ISSUU