Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de abril de 2012

CALEIDOSCÓPIO - BRASIL X ESPANHA- RECIPROCIDADE

BRASIL X ESPANHA- RECIPROCIDADE
Continua sem solução o “affair” entre o Brasil e a Espanha,  em relação a entrada de visitantes nos dois países. Diante do constante rigor, com fortes reflexos de humilhação, dos espanhóis quando da chegada de brasileiros nos aeroportos do país europeu, as autoridades brasileiras resolveram, também, adotar o mesmo  procedimento em relação à chegada dos que pertencem ao país de Miguel Cervantes. A decisão começou a vigorar este mês. O “bolo” está formado. Autoridade do  Departamento de Comunidades Brasileiras do Ministério das Relações Exteriores pronunciou-se afirmando que as medidas que estamos adotando  estão “dentro do princípio diplomático da reciprocidade”. Assim, se os desejarem entrar aqui sem maiores restrições que adotem o mesmo princípio quando da chegada de brasileiros em seu território, o que até agora não fizeram, mesmo diante de negociações que rolam a quatro ano. É bom acrescentar que outros países da Europa, como Portugal, Itália e França, sempre receberam brasileiros sem descabidas exigências. É aquele negócio da arrogância. Não é humilhante e trabalhoso tirar o tal “VISTO” para entrar nos EUA? E é por que são milhares e até milhões os brasileiros que todo ano vão deixar cruzeiros na terra do Tio Sam. O Brasil hoje é a quinta ou sexta economia mundial. Já reconhecido e exaltado neste ponto. Mas muitos países, embora  “lisos”,  ainda querem cantar de galo. Já temos força e autoridade para nos impor; A hora é esta. 
POBRE POVO BRASILEIRO!
O mundo brasileiro está acuado. O medo é generalizado. Os marginais tomaram conta das grandes e pequenas cidades. Ninguém vive seguro, nem em casa. Temeroso se anda pelas ruas. Como isto pôde acontecer e parecendo sem solução a curto e médio prazo?  Até a polícia é enfrentada, ela que devia dar segurança à população; que possui em seus quadros pessoas de bem e cumpridoras do dever, mas infelizmente, também contaminada por maus elementos. Lembro-me que até os idos de 1960 vivia-se relativamente em paz. Os crimes eram pontuais e de drogas mesmo só as bebidas alcoólicas, até então de efeitos malignos apenas para os viciados e tristes repercussões em suas famílias. Daí em diante, a cocaína, a maconha, o crack e uma dezenas de drogas pesadas de mansinho foram “conquistando” a juventude e começou a se soltar e vertiginosamente alcançou os lares dos brasileiros. O conceito de família gradativamente foi desaparecendo. Os bons costumes voaram  pelo espaço.  Pronto, o caminho estava livre para a marginalidade. O que fazer, se todas as camadas sociais estão afetadas, praticando as mais diversas formas de delito? Corrupção, desvio de verbas públicas, ministros, senadores deputados, administradores, chefões das drogas aliados da jogatina, tudo no mesmo barco. Solução? Que Deus se apiade do pobre Brasil. Luz, muita Luz, Senhor do Universo, aos homens de bem para vencer a catástrofe. 

SEMANA SANTA DA COMUNIDADE CATÓLICA DE FORTALEZA

Como é tradição, os milhares de  católicos de Fortaleza estão participando da Samana Santa, com programações variadas. Muita gente viajou para as cidades do interior, mas a comunidade que ficou recorda com orações,  procissão e cânticos religiosos. Vejamos as maiores programações:
CATEDRAL DE FORTALEZA - Amanhã, Quinta-Feira Santa, às 8h, Missa da Unidade e Bênção dos Santos Óleos; às 18h30min, Missa da Ceia do Senhor – Lava-Pés. Missas presididas por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques – Arcebispo de Fortaleza. Sexta da Paixão  – Feira às 9h, Celebração das Horas; às 15h, Celebração da Paixão e Morte do Senhor com Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques – Arcebispo de Fortaleza. Sábado da Aleluia,  às 9h, Celebração das Horas; e às 20h, Solene Vigília Pascal presididas por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques – Arcebispo de Fortaleza. Dia 8 de abril – Domingo da Ressurreição - As missas serão às 10h, presidida pelo Pe. Brendan Mc Donald; às 12h, presidida pelo Pe. Clairton Alexandrino; e às 18h30min, Missa Solene presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques – Arcebispo de Fortaleza, seguida de Procissão. Os dias e horários das Confissões na Catedral durante a Semana Santa serão: Hoje – das 9h às 11h; às 12h, missa; Quinta-feira – a partir das 18h; Sexta-feira – das 8h às 21h; Sábado – das 9h às 12h e das 17h às 20h. Domingo – das 9h às 12h e das 18h às 20h.
PAROQUIA DE SÃO JOSÉ (Lagoa Redonda) – As ações começaram logo na segunda-feira,
19h, com Reflexão do Terço Doloroso. Hoje,  Quarta-Feira Santa – dia às 15h, Confissões individuais, Igreja Matriz; às 18h, Celebração da Misericórdia, Igreja Matriz. Responsáveis: Legionárias, Mãe Rainha, Catequese Inicial, Ministros, Cristo Vivo, Ofício de Nossa Senhora; e às 19h, Celebração Eucarística, Igreja Matriz. Quinta-Feira Santa – dia 5 de abril, às 8h, Missa da Unidade e dos Santos Óleos, na Catedral Metropolitana de Fortaleza; às 15h, Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, Capela das Irmãs; às 19h, Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, Igreja Matriz. Responsáveis: Homens e Mulheres do Terço / Canto e Música: São José III e Equipe; às 20h, Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, Capela São Roque; às 21h, Guarda do Santíssimo / Grupo Êxodo, Comunidade Sal e Luz, Terço da Misericórdia; às 22h, Guarda do Santíssimo / Grupo de Oração Shalom e MESC; e às 23h até 00:00h, Guarda do Santís simo / Terço dos Homens da Igreja Matriz. Sexta-Feira Santa –às 7h, Guarda do Santíssimo / Instituto Nossa Senhora da Aurora; às 8h, Guarda do Santíssimo / Capela São Roque, Comunidade Nossa Sra. da Saúde. às 9h, Guarda do Santíssimo / Comunidades do Cararu e da Palmeirinha. Às 10h, Guarda do Santíssimo / Curió e Pastoral da Criança; às 11h, Guarda do Santíssimo / Santa Edwiges: Coordenação e Terço dos Homens; às 12h, Guarda do Santíssimo / Cristo Vivo, Ofício de Nossa Senhora e Barro Duro; às 13h, Guarda do Santíssimo / Comunidades José de Alencar, Sabiaguaba, Itambé e Nossa Senhora da Saúde; às 14h, Guarda do Santíssimo / Comunidades CCM e Abreulândia, e Irmãs da Imaculada Conceição; às 15h, Via Sacra e Solenidade da Paixão do Senhor – Capela de São Roque; às 15h, Via Sacra e Solenidade da Paixão do Senhor – Curió (Itambé para Terreno Igreja Nossa Senhora de Fátima).; às 15h30min, Via Sacra – Praça da Igreja Matriz. Responsáveis: Instituto Nossa Senhora da Aurora, Grupo Êxodo, Dízimo e Matrimônio; e às 17h30min, Solenidade da Paixão do Senhor – Matriz. Responsáveis: São José III, Sal e Luz, E. C. C. Sábado Santo da Vigília Pascal – dia 7 de abril, às 20h, Vigília Pascal, Capela São Roque; e às 22h, Vigília Pascal, Igreja Matriz, Domingo de Páscoa – Dia 8 de abril as missas serão: Às 7h, Celebração da Ressurreição, Igreja Matriz; às 8h, Celebração da Ressurreição, Capela Santa Edwiges; às 9h30min, Celebração da Ressurreição, Comunidade José de Alencar; às 11h, Celebração da Ressurreição, Capela das Irmãs; às 17h, Celebração da Ressurreição, Comunidade CCM; às 18h, Celebração da Ressurreição, Capela São Roque; às 18h30min, Celebração da Ressurreição, Comunidade Nossa Senhora de Fátima Curió; e às 20h30min, Celebração da Ressurreição, Igreja Matriz. (Responsáveis: ECC / Canto e Música: Adriano e Equipe).
PARÓQUIA E SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – Também realizou atos litúrgicos nas
Segunda e terça-feira. Hoje, Quarta-Feira –Missas às 6h30min; 12h. às 17h, Procissão do encontro e Celebração da Reconciliação às 19h. Quinta-Feira Santa - Às 6h30min, Celebração do Ofício Divino; às 16h, Missa da Ceia do Senhor (Lava-Pés). Adoração ao Santíssimo, no Auditório do Colégio São Tomás de Aquino. Sexta-Feira Santa – Às 7h, Via Sacra saindo da Igreja para a Praça Pio IX. Às 15h, Celebração da Paixão do Senhor; às 16h45min, Procissão do Senhor Morto. Sábado Santo – Às  9h, Celebrando as Dores de Maria; às 19h, Vigília Pascal (Trazer velas). Domingo da Ressurreição – Às 5h, Via Sacra do Cristo Ressuscitado. Missas às 7h, 9h, 12h, 17h e 19h.
SHALOM - A Comunidade Católica Shalom promoverá,  de amanhã até domingo,  mais uma edição do Retiro de Semana Santa no ginásio poliesportivo Paulo Sarasate. As atividades acontecem em sintonia com os atos litúrgicos que ocorrem na mesma data na Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Este Retiro de Semana Santa,  que terá a presença do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, da Cofundadora, Emmir Nogueira, e do Padre Antônio Furtado,  pretende levar o participante a refletir e aprofundar sua fé e experiência nos mistérios que compreendem a Paixão, Morte, Sepultamento e Ressurreição de Jesus. Aconteceá no período da tarde, das 14h às 18h; Na sexta, durante a manhã, de 8h às 12h.
ESPETÁCULO - Nas comemorações de seus 30 anos de ação evangelizadora no Brasil e no mundo, a Comunidade Shalom traz para Fortaleza o espetáculo A Paixão de Cristo – o sentido da vida, por oito anos consecutivos encenado na cidade de Natal. Uma grande estrutura será montada no ginásio Paulo Sarasate para a apresentação única da “Paixão” dia 9 de abril que reunirá nos palcos mais de 150 atores.
A Paixão de Cristo é precedida pelo tema de abertura O Canto das Írias, um enredo que apresenta o processo de desfiguração do homem contemporâneo quando perde o sentido de sua vida e se torna como uma fera, desfigurado de sua identidade original.

O GOVERNADOR INAUGUROU OS CAMINHOS DE ASSIS

Em nome da devoção a São Francisco de Assis, foi erguida no município de Canindé a única basílica do Ceará, consagrada ao santo, que recebe anualmente centenas de milhares de devotos em romaria, principalmente na época do festejos principais  dedicados ao santo, entre agosto e setembro.
Para dar melhores condições aos peregrinos e fomentar o turismo religioso, uma atividade com forte vínculo com a cultura local, a Secretaria do Turismo do Estado acaba de construir um trajeto composto por cinco estações, conhecido como Caminhos de Assis. A inauguração do percurso aconteceu no dia 3,  com o Governador Cid Gomes, acompanhado do  secretário do Turismo, Bismarck Maia e autoridades, perfazendo o trajeto que se inicia em Maranguape. A saída ocorreu à noite, da localidade de Ladeira Grande (entroncamento entre as CE-226 e CE-119). Hoje,  será celebrada, às 09 horas, uma missa na Basílica de Canindé,  marco final do trajeto.
O percurso entre os dois municípios tem 136,43 quilômetros de extensão, com as seguintes estações  ao longo do trajeto: Penedo, Amanari, Juvenal, Inhuporanga e Caridade, todas com espaços dedicado às orações e recolhimento espiritual.  Cada estação conta também com dormitório coletivo, banheiros, refeitório, oratório e obelisco, dotados de energia elétrica e aptos para tornar o percurso mais confortável e seguro. Nas obras, foram investidos R$ 1.583.196,94 milhões, oriundos do Tesouro do Estado.

GRAVATÁ É DESTINO TURÍSTICO DIFERENCIADO


Villa Hipica Resort possui estrutura para toda familia com excelente atrativos de lazer e negocio

Quem conhece  Gravatá, cidade localizada no agreste de Pernambuco, a 85 quilômetros  fica impressionado com a estrutura hoteleira e turística. O atual prefeito de Gravatá, Ozano Brito,  destaca que a cidade possui o quinto melhor clima do mundo e muitas famílias moram em Gravatá para cuidar de tratamento de asma. Sem falar que atualmente Gravatá possui o segundo plantel de cavalo manga-larga do Nordeste e vai ser um dos municípios da região Nordeste para receber seleções para treinamento durante a Copa do Mundo e três restaurantes já foram aprovados pela FIFA para atender a comitiva do campeonato .  
Sem dúvida, um dos principais atrativos de Gravatá é a natureza com montanhas e cachoeiras que formam  o cenário perfeito. A rede hoteleira dispõe de quase 2.500 vagas, distribuídas em estabelecimentos que vão desde hotéis-fazenda a pequenas e charmosas pousadas. Muitos sergipanos já descobriram esse paraíso, que de carro fica há cerca de 5 horas de Aracaju. 
Em termos de gastronomia, a tradicional comida do interior  onde a carne de sol e o bode roubam a cena. No entanto o clima agradável permite a noite degustar o fondue. 
Para compras a cidade de Gravatá vai das floriculturas à criação de cavalos de raça, passando pela produção de móveis de madeira. Aliás, as flores também são um símbolo da cidade, que as distribui para o país inteiro. Já os haras geram oportunidade de emprego e negócio, atraindo criadores de toda a região. 
O Secretário de Turismo de Gravatá, Ricardo Guerra,  fala com orgulho de uma das mais importantes atrações no setor de turismo da região agreste, o “Natal de Gravatá”, que passou a ser destaque no mercado internacional. Com investimento de R$ 3 milhões o desfile de natal homenageia as “Pastorinhas”- grupo folclórica conhecido nas “Folias de Reis”. 
Não faltam eventos para animar Gravatá o ano inteiro. A Festa de Reis, Semana Santa, o São João, o Festival Virtuosi, o Circuito do Frio, entre outros, atraem milhares de pessoas para a cidade e fazem de Gravatá um dos melhores entretenimento de Pernambuco. 
VILA HÍPICA RESORT – Citado no Guia Quatro Rodas como o melhor hotel de Gravatá, o Villa Hípica Resort conta com uma moderna estrutura, voltada para lazer e negócios. São 100 apartamentos equipados com camas box, ar condicionado e lazer para toda família. O espaço tem uma adega que possui 170 rótulos de renomados produtores nacionais e internacionais. O parque aquático é maravilhoso. Informações: www.villahipica.com.br ou procure o agente de viagem da sua preferência.  
Há na cidade, também com destaque,  o Hotel Fazenda  Portal de Gravatá construído em 1985, em uma área de 210 mil metros quadrados, com o propósito de oferecer a famílias o descanso e o convívio com a natureza. Eleito o quinto melhor hotel fazenda do Brasil e  com o título de “Prêmio Caio de Sustentabilidade 2011”, o Hotel Fazenda Portal de Gravatá é lugar ideal para sergipanos que procuram um final de semana diferenciado em família.  Acesse: www.portaldegravata.com.br. 
Com certeza podemos comparar Gravatá com as de Campos de Jordão (SP), ou com Gramado (RS),  ou com Gramado (RS), devido ao seu clima de montanha e um destino turístico diferenciado, por isso a dica seria aproveitar esse destino o ano inteiro. Em Gravatá, não deixe de conhecer o trabalho do artista plástico Flávio Gadelha, um pintor que não precisa recorrer a palavras para fazer declarações sobre o mundo. (Jornalista Silvia Oliveira – Abrajet/Sergipe)

A CAPITAL DO AGRESTE - UM MARCO DE ATRAÇÕES


Distante 130 km do Recife, Caruaru, a Capital do Agreste, não é apenas um dos maiores município de Pernambuco mas de todo o Nordeste. Sua fundação seu deu, oficialmente, em18 de maio de 1857. Hoje, com cerca de 320 mil habitantes, a chamada Princesinha do Agreste  tem raízes na família Nunes Bezerra, especialmente do adotado José Rodrigues de Jesus.  Sempre foi privilegiada desde os seus primórdios. Cresceu a partir dos primeiros tempos de povoamento em razão de ser passagem obrigatória na condução de gado do sertão para o litoral. Com a inauguração da ferrovia da Great Western, após 1895,  bem como a já consolidada Feira de Caruaru, até hoje da máxima importância para a economia de Pernambuco, nada mais segurou o município.
Caruaru hoje tem prestígio nacional e internacional como município de economia consolidada, baseado principalmente no comércio de confecções. Toritama é a   maior produtora de confecções do Nordeste. A Feira da Sulanca é conhecida como a maior feira livre do mundo A indúsrtria de cerâmica se espalha. Mas, sem dúvida, o patrimônio sociocultural é ponto do maior destaque. A terra de Mestre Vitalino e de adoção de Luiz Lua Gonzada tem alto IDH, possui de campi das duas principais universidades do estado, a Universidade de Pernambuco (UPE), e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de faculdades privadas. O número de analfabetos é reduzido.  O sistema de comunicação é satisfatório. Possui redes das maiores emissoras de TV do Brasil ed várias são as rádios AM e FM. Os museus de Caruaru. Enfim, retratam o que é uma cidade alegre e que disputa com Campina Grande, na Paraíba, realizar “o maior São João do Mundo”. 
Cultura, turismo, esportes e gastronomia são as marcas que prendem qualquer visitante que for a Caruaru
SEMANA SANTA -  A programação do “Caruaru Parada Obrigatória” vai além de shows e roteiros turísticos. Durante este período, diversas encenações da Paixão de Cristo acontecem pela cidade. O espetáculo “Cânticos da Paixão,  é realizado há quatro anos e consegue atrair o público de cidades vizinhas para ver a versão musical feita pelos atores e músicos caruaruenses. A apresentação será nos dias 05 e 06 de abril, no pátio da 22ª CSM (anexo ao Colégio Duque de Caxias), a partir das 20h
Outras encenações são feitas nas comunidades com atores da própria vizinhança como é o caso da Paixão de Cristo do Alto do Moura, que é feita por 50 pessoas da comunidade atuando, produzindo e fazendo figuração. Eles se apresentarão nos dias 06 e 07 de abril, a partir das 20h, na Praça do Artesão, em frente ao Museu Mestre Galdino. 
Fernanda Sales (Assessora de Impressa), Regina Lúcia (Diretora dos Museus),
 José Pereira (Presidente da Fundação de Cultura) e Ana Yran Santos (Turismóloga)
Na zona rural, crianças e adolescente farão o papel de personagens bíblicos na história de morte e ressurreição de Jesus. A Paixão de Cristo do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil iniciou suas apresentações desde a última sábado, 31, em Itaúna e segue até hoje, passando por 05 distritos. 

IMPORTANTE A REUNIÃO DA ABRAJET EM GRAVATÁ


Ricardo Guerra, Ozeno Brito, Prefeito de Gravatá,
presidente Helcio Estrella e Secretário de Turismo
de Olinda, Mauricio Galvão

Foi das mais proveitosas a reunião do Conselho da Abrajet Nacional realizada no último sábado,30,  no auditório do  Hotel Fazenda Portal de Gravatá. Antes da reunião propriamente dita, o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, fez um relato, com apresentações em vídeo,  de como vai seguindo bem  o turismo de pernambucano, principalmente nas obras estruturantes tendo em vista as Copas das Confederações e do Mundo. Com entusiasmo discorreu sobre o Carnaval de Recife e Olinda, acontecimentos monumentais que renderam ao Estado perto de oitocentos milhões de reais. 
por seu turno, O prefeito de Gravatá, Ozano Brito,  por seu turno, após dar as boas vindas aos jornalistas da Abrajet, fez otimista apresentação sobre o desenvolvimento do município e sua importância para o turismo do Estado. Graças ao ótimo clima, a natureza privilegiada da serra, a estrutura moderna, a gastronomia e tantos outros predicados favoráveis, inclusive de uma administração séria, o município é preferência para bons dias de lazer e de atividades de turismo de natureza, principalmente nos festejos dos Reis, da Semana Santa, do Circuito do Frio e no Festival Virtuosi. Assim, não é de admirar que Gravatá está apinhada de grandes mansões de veraneio, pertencentes a pessoas do Recife e de vários outros municípios, inclusive da Paraíba.
Na reunião do Conselho Nacional, seguida após as duas palestras, sob o comando do presidente da Abrajet, Hélcio Estrella, foram repassados muitos assuntos referentes à administração central  das seccionais estaduais, inclusive a respeito do Regimento Interno que,  exaustivamente discutido, foi aprovado. Também os conselheiros aprovaram o Código de Ética.
Ficou confirmado que o Congresso Nacional de Abrajet será mesmo realizado em São Paulo, no final de julho e começo de agosto próximos.   
AGRADECIMENTOS - É justo registrar que a ótima  programação dos jornalistas da Abrajet em Pernambuco foi cumprida exemplarmente graças, principalmente,  aos esforços do Coordenador Regional da entidade para o Nordeste, jornalista Luiz Felipe Moura. Merecem aplausos igualmente a Seccional da Abrajet/PE, que tem como presidente a jornalista Ariadne Quintela, e o Diretor da Abrajet Nacional Ricardo Guerra, que exerce com eficácia o cargo de Secretário de Turismo de Gravatá. 
O êxito do evento muito se deveu à(Setur/PE ( Secretário Alberto Feitosa), à Empetur (Presidente André Correa), à Setur/ Recife ( Andre Campos e Carlos Braga ), da Setur/Olinda (Maurício  Galvão) e da Setur/ Caruarú (Jose Pereira), bem como da jornalista Sabrina Albuquerque.

463 ANOS DA CAPITAL DOS BAIANOS


ELEVADOR LACERDA

A “Capital da Alegria', a 'Roma Negra', a cidade do abará, do acarajé, do vatapá, do axé e cantores famosos, a Baia de Todos os Santos completou no último dia 29 de março 463 anos de fundação. O passado com sua história de luta e cultura ainda hoje está vivo em Salvador. O presente mostra uma cidade moderna nos seus contornos de avançada arquitetura e cultura multifacetada, de um povo sempre alegre e cantante.  
A capital dos baianos tem investido cada vez mais no turismo, reconhecido como uma atividade local fundamental. Hoje, conta com lugares e passeios especialmente dedicado aos turistas, que se deliciam com suas praias,  sua culinária, se encantam com o tradicionalismo das baianas e depositam sua fé nas fitinhas do Senhor do Bonfim. Só passando muitos dias o visitante realmente sentirá como Salvador é um destino turístico da melhor qualidade.
AS COMEMORAÇÕES – Foram muitas as comemorações dos 463 anos de Salvador. Um dos principais cartões-postais de Salvador, o Elevador Lacerda, ganhou uma iluminação especial. Ao som do grupo de choro Os Ingênuos, com participação das cantoras Lia Chaves e Noeme Bastos, a entrega do novo conjunto de luminárias foi feita pelo prefeito João Henrique, na noite de quinta-feira, na Praça Municipal.Construído em 1873, o Elevador Lacerda é o único meio de transporte urbano vertical da América Latina e liga as cidades Alta e Baixa de Salvador, facilitando a mobilidade dos pedestres. Antes da construção do equipamento, as ladeiras da Preguiça e da Montanha eram os caminhos utilizados para subir e descer a pé ou com o uso de animais de tração.
O show de comemoração pelos 463 anos de Salvador modificou todo o trânsito na região do Farol da Barra no último domingo (01). Houve grande show,  a partir das 19h30, com a participação de milhares de pessoas e apresentação de Magary Lord.

CURITIBA: CAPITAL MODELO COMPLETA 319 ANOS


JARDIM BOTÂNICO 

Curitiba é uma metrópole planejada que abriga muito verde. Já alcançou o título de 'Cidade Top Model' em uma competição acirrada com muitas outras cidades europeias. E hoje, é chamada de 'Capital Modelo'. Em uma mistura do futurismo explícito nas grandes obras com a tradição do passado, se mostra uma sociedade muito satisfeita com sua qualidade de vida, seus serviços e sua beleza.
Organizada e agradável, é considerada uma fatia europeu-brasileira. Com lindos jardins londrinos que contornam a metrópole coberta pelo aroma dos eucaliptos. Tem uma variedade de estátuas e monumentos espalhados pela cidade, lembrando a lendária e espanhola Barcelona.
Pensando no turista, a capital modelo tem a chamada 'Linha Turismo', considerada uma das melhores do país,  um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade em cerca de 2 horas e meia. Outra opção é o tour pela 'Linha Lampião', um trajeto percorrido a pé e sem pressa por todos os caminhos históricos de paisagem urbana que foram marcados pelo passado. Ele inicia na Praça João Cândido e contorna 51 marcos.
Cultura por toda parte. O Teatro Guaíra, o maior teatro brasileiro, ou a Ópera de Arame, um gigantesco teatro transparente de 1648 lugares, construído sobre um lago e uma pedreira com estrutura de aço,  são símbolos marcantes dos curitibanos pelas artes.
Os parques da cidade são outros atrativos que encantam os turistas, são muito agradáveis e bem mantidos. Entre eles o Parque Barigui, Parque Tanguá, Parque São Lourenço, Bosque do Parque João Paulo II (com mais de trezentas araucárias e uma saída para o gramado posterior do Museu Oscar Niemeyer.) e o Bosque Alemão. O Jardim Botânico é apreciado por sua bela estufa. O zoológico por sua vez, encanta crianças e adultos, e colado com o aniversário da cidade completou ontem (28) trinta anos.
Um trecho da história de Curitiba está no Mercado Municipal e na Catedral Basílica Menor com centenas de vitrais valiosos – uma perfeita réplica da Igreja da Sé, de Barcelona. O Museu Oscar Niemeyer é um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16mil m² destinados a obras de arte. Tem ambientes como auditório, café e espaços para lazer.
A Praça Osório é uma das mais arborizada do centro de Curitiba, nela se encontra quadra poliesportiva, feira gastronômica e artesanal com produtos de ótima qualidade. Conta também com policiamento fazendo a ronda constantemente. 
Rua das flores foi a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do Brasil e é palco dos mais diversos artistas de rua. O bairro de Santa Felicidade é uma colônia típica de italianos e é considerado o polo gastronômico da cidade. Já pra quem curte as baladas, a Avenida Batel é o point e também conta com ótimos bares.
EXTENSA PROGRAMAÇÃO – Curitiba festejou o 29 de abril – dia do aniversário,   com vasta programação, que só terminou no último domingo,. Um grupo de 90 idosos, moradores dos bairros Portão e CIC, fez visitas a parques e pontos turísticos para tirar fotografias e fazer caminhadas. E um Varal de Poesias na Praça Osório – até às 19h
Aconteceu também às 20h, o Pré-Lançamento do concerto 'A Paixão de Bach', numa versão reduzida e com entrada franca – Capela Santa Maria. O espetáculo completo ocorreu às 20h de sexta-feira (30) e às 18h30 de sábado (31),).  A Mostra Especial Comemorativa do aniversário teve filmes de diretores paranaenses que retratam aspectos da história, da sociedade e da cultura curitibana. 
No dia 30 houve o Empório de Aniversário,  na Praça Espanha – das 19h às 22h; e às 20h Orquestra à Base de Corda com André Abujamra. No dia 31, foi inaugurado o monumento em homenagem a Lala Schneider, às 12h na Praça Santos Andrade (em frente ao Teatro Guaíra)., com show até às 22h na Praça da Espanha. E o 'Aniversário Nas Ruínas', com show que começaram às 22h e se estenderam até às 4h da madrugada do dia 1º.  Encerrando, o Parque São Lourenço recebeu shows, varal de artes e poesias, e crianças e famílias  realizaram  atividades recreativas 

OLINDA, RETRATO VIVO DE UM PASSADO

No périplo dos jornalistas da Abrajet por Pernambuco, que teve como finalidade principal realizar a 1ª reunião do ano do Conselho Nacional na cidade de Gravatá, um noite e um dia foram dedicados a visitas a Olinda.
Fica até redundante tecer loas ao município-capital,  situado no Grande Recife,  capital maior. Olinda, sempre a tradicional e aconchegante Olinda, a cidade Patrimônio Mundial da Humanidade. Cada vez que se vai à cidade monumento, quanto mais se anda ladeira acima, ladeira abaixo mais se fica gostando dos casarões e sobrados históricos, da rica arquitetura religiosa com suas vetustas igrejas - da Catedral, do Mosteiro de São Bento, do Convento de São Francisco. Que dizer dos hotéis, restaurantes e pousadas, todos com seculares histórias para contar? Do Carnaval, com seu Homem da Meia Noite? De Alceu Valença e sua presença carismática?  É artista por toda parte, artesanato tipico mostrando a criatividade de uma população que se orgulha do passado e preserva sua memória para deleite dos que hoje vivem.
A registrar,  a gentileza da Prefeitura de Olinda, que através do Secretário de Turismo Maurício Galvão,  a qual proporcionou excelentes momentos aos jornalistas visitantes.  Jantar no Restaurante Mourisco, prédio lembrando a arquitetura árabe; hospedagem na Pousada São Fransiaco e no Costeiro Hotel; passeio noturno pela cidade, ouvindo a tradicional seresta das sextas-feiras;passeio pela manhã, no trenzinho; visita ao Mirante.  Tudo dentro dos “trinques”.
NO RECIFE – A manhã de domingo, após almoço no Catamará, restaurante à beira do Rio Capibaribe, a comitiva da Abrajet, num barco Catamarã, fez um passeio pelo rio, conhecendo boa parte do Recife.
PAULISTA -  O programa dos Conselheiros da Abrajet terminou na noite de sábado. Houve festivo jantar  no Hotel Casa Blanca Business & Spa, localizado em Paulista, na praia de Nossa Senhora do Ó.   O diretor do complexo, Bodo dos Santos, foi o refinado e atencioso anfitrião.

COMEÇA A TEMPORADA DAS LAGOAS NOS LENÇÓIS


Os Lençóis Maranhenses iniciarão a temporada das lagoas. Após um forte período de chuvas, o Parque Nacional está repleto de lagoas cheias para compor o cenário de um dos destinos mais atraentes do país. 

Conhecido como o Saara Brasileiro, os Lençóis Maranhenses são formados por uma imensidão de dunas e de centenas de lagoas mornas e cristalinas. A melhor temporada para conhecer a região é no período de cheias. Isso significa que as lagoas estão cheias, e o destino está apto para receber turistas.Nesta estação é possível nadar nas lagoas de águas de tonalidade verde cristalino, andar nas dunas de areia macia, e avistar o mais belíssimo por do sol.

A Freeway disponibiliza roteiros especiais para quem quer conhecer os Lençóis Maranhenses em sua melhor época.  Os roteiros criados pela empresa são vários, inclusive  Lençóis Maranhenses Express,  pacote Delta e Jericoacoara e  o Parque Nacional. 

NOVA JERUSALÉM CONFIRMA A FAMA DO ESPETÁCULO


Na noite do último dia 29, Nova Jerusalém, no Brejo da Madre de Deus, distante 180 quilômetros do Recife, voltou a empolgar uma multidão milhares de pessoas ao oferecer, dentro da cidade-teatro majestosa, a sua mundialmente famosa Paixão de Cristo. Foi a pré-estreia da temporada, que começou oficialmente no dia 30, devendo terminar no próximo sábado, 7. O mega espetáculo na estreia da 44ª edição foi oferecido ao Presidente da República, no ato o Deputado , Marco Maia, Presidente da Câmara Federal, em face da viagem de Dilma Rousseff,  bem como a convidados especiais do governo pernambucano e dos municípios vizinhos e também aos jornalistas da Abrajet Nacional. Uma pena, a encenação não começou às 18 horas em ponto, como é tradição, em virtude do atraso na chegada da Comitiva presidencial. 
CONFIRMAÇÃO DA FAMA – Ano a ano, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém renova, para confirmar ser um dos maiores espetáculos a céu aberto do mundo. Efeitos especiais, rico figurino, a encenação é de duas horas e meia. Os últimos dias de Jesus  na terra são vividos pelos 550 atores e figurantes,   levando o público, como aconteceu na pré-estréia, a se envolver com o que é  representado nos nove palcos temáticos da cidade-teatro. Nesta temporada,  voltou a representar  Jesus o consagrado ator pernambucano José Barbosa. Sempre competente como demonstrou em espetáculos passados, Barbosa está contracenando com os artistas globais Caco Ciocler(Judas), Larissa Maciel (Maria), Mouhamed Harfouch (Herodes) e Hellen Roche (Herodíades), bem assim como os artistas pernambucanos Wilma Gomes (Madalena) e Ricardo Neves (Pilatos). 
Não há dúvida de que, novamente, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém baterá recorde de público. Nas 43 edições anteriores, atraiu um público superior a três milhões de pessoas A realização do espetáculo é da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, cada ano  mais criativa e inovadora. 

REUNIÃO NO SINDIEVENTOS


Circe Jane o deputado Danniel Oliveira

O Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (SINDIEVENTOS-CE),  reúniu-se, dia 3 ,às 8 horas no La Maison Buffet, num café da manhã, para tratar de vários interesses dos Associados. Na ocasião,  o deputado estadual Danniel Oliveira falará sobre o seu trabalho à frente do Comitê de Acompanhamento das Ações Relativas à Copa 2014 (CapCopa), bem como a respeito dos avanços e consequências para o futuro do Ceará
Da pauta dos trabalhos constam: Informes gerais; Informe CS Eventos: Pesquisa em curso sobre mercado de Turismo de Negócios e Eventos no Ceará; Momento Cultural, com a Jornalista Edgony Bezerra; Dep. danniel Oliveira - trabalho à frente do Comitê de Acompanhamento das Ações Relativas à Copa 2014

ROTA DO SOL SEMANAL 05/04/2012 - ISSUU

ROGÉRIO ALMEIDA É O NOVO PRESIDENTE DA ABRAJET/PB


: Genésio Sousa (Tesoureiro),  Rogério Almeida (presidente) e Mozart Montenegro (vice)

Na terça-feira, 3, a Federação do Comércio de Pernambuco, através da Câmara Empresarial de Turismo (CET-PE),  promoveu o 1° Fórum de empresários do segmento hotelaria e lazer, que teve como tema: "Cenários para a qualificação profissional". Durante o evento foi apresentada também pesquisa sobre o turismo, feita de uma forma piloto em Olinda.
A pesquisa foi feita com o setor do turismo de Olinda, que teve como foco a obtenção de uma "radiografia" sobe o assunto. "O objetivo tanto da pesquisa quanto dos grupos de trabalho do Fórum foi de detalhar com extrema precisão a real necessidade de formação de mão de obra e o real perfil do profissional necessário dentro do universo do turismo em Olinda.", afirma José Otávio Meira Lins, coordenador da CET-PE.
Há grande otimismo do setor em Olinda para Copa do Mundo de 2014: 91,30% esperam aumento em seus faturamentos, o aumento esperado é de 67,61% das atuais receitas. Adianta  o coordenador da CET-PE, José Otávio Meira Lins, que  este é o primeiro fórum de outros que ocorrerão em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Litoral Sul e Interior de Pernambuco. 

CHOCOFEST JÁ RECEBEU 100 MIL VISITANTES

O segundo final de semana do Chocofest – Páscoa em Gramado foi novamente marcado pelo intenso movimento de visitantes à cidade. Segundo cálculos da Brita Rodovias, passaram pelas três praças do pedágio (Taquara, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula) 20.043 veículos leves 1.359 veículos pesados entre sexta-feira e domingo, chegando à soma de 100 mil pessoas. Para esta semana, o evento prossegue com várias atividades no Planeta do Chocolate.
Também é intensa a programação do Gramado Aleluia, que culmina na Sexta-Feira Santa, com a Procissão dos Passos. A saída será em frente ao Corpo de Bombeiros, percorrendo toda a Avenida Borges de Medeiros, a partir das 20 horas. São 400 integrantes e um público estimado em 20 mil pessoas, que se dirigem até a Igreja Matriz São Pedro para as celebrações.
Hoje, 5,  haverá o leilão de ovos customizados, às 19h30, no Largo da Borges. O destaque será para a presença da atriz Nicette Bruno, que recentemente interpretou a a vovó Iná na novela “A Vida da Gente”, que teve Gramado como um dos principais cenários. Nesta edição, o leilão conta com 20 personalidades gaúchas, especialmente da Região das Hortênsias, que decoraram ovos de chocolate com seu estilo. Entre os materiais utilizados estão confeitos coloridos, pasta americana, bala de goma, ouro em pó, enfeites comestíveis, glacê colorido e até mesmo musgos e plátanos. O leiloeiro será Ademir Correa, com renda revertida para o Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) do município.
 Ações do Planeta do Chocolate - Uma das principais novidades do Chocofest é a Caravana de Páscoa, onde o público prestigia um passeio por diversas ruas de Gramado, com paradas na fábrica da Chocolates Lugano e no Bazar de Páscoa, na Praça das Comunicações. O percurso leva em torno de 1h15min para ser percorrido já com as paradas programadas. Diariamente, a Caravana ocorre às 10h, 13h, 15h e 17h.
As maiores  atrações do Chocofeste são: Fogão Mágico da Vovó Duquesa;  Maquiagem de Chocolate; Contação de Histórias; Coelho Reciclador – Espaço Fruki; Reciclador;Espaço Puccadilly; Oficinas do Fecomércio; Fábrica de Chocolates; Vila de Açúcar do SEBRAE; Maquiagem no Coreto;  Famastil – Prat-K - Empresa de calçados infantis Bibi;

CAMPANHA DA BPW FORTALEZA


A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Fortaleza  está desenvolvendo 
a "Campanha do Enxoval e Brinquedo – Mamães com privação de liberdade". 
Através de sua Presidente Glória Ribeiro, a BPW Fortaleza, em consenso com seu corpo de associadas e com as autoridades do Instituto Penal Feminino,  lançou a “Campanha do Enxoval e Brinquedo”, esperando contar com a colaboração de instituições, amigos e parceiros. 
As mulheres que estão atualmente recolhidas ao  Instituto são 450, das quais 13 são gestantes. Sem maior assistência,  não têm enxoval para os bebês quando vão para maternidade. Em razão do fato, a campanha aguarda a colaboração da sociedade,  com doações de banheiras, fraldas descartáveis, material de higiene e limpeza, roupinhas, meias, luvas, mosquiteiros enfim, todo material necessário para um bebê. 
O que for doado ( pelo menos 15 enxovais completos – espera-se), será levado à creche Irmã Marta,  no dia 16 de maio próximo, destinado às presidiárias necessitadas

COMEMORAÇÃO NO DIA DO ARTESÃO


Em comemoração ao dia do artesão, realizado no último dia 19 de março, a Primeira Dama do Estado, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, e o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão,  participaram , na sexta-feira passada,  da abertura da 43° Feirart, que aconteceu na Praça Luíza Távora até o dia seguinte. Durante o evento, uma média de 300 artesãos de Fortaleza e do interior cearense expuseram trabalhos nas mais variadas tipologias (fibras vegetais, palha de milho, palha de carnaúba, sisal, taboa, cipó, areia colorida, couro, argila, fio e tecido, papel e metal e alimentos e bebidas).
Nos dois dias da Feirart, diversos serviços para a comunidade e artesãos foram realizados, como oficinas de artesanato gratuitas, emissão da identidade artesanale e curadoria de produtos. A programação incluiu ainda, shows com grupos musicais e barracas de comidas típicas.

TURISMO E EVENTOS NO ALMOÇO DE PÁSCOA DO SKAL DE FORTALEZA

Membros, parceiros  e convidados especiais do Skal Internacional de Fortaleza participaram do ALMOÇO  DE PÁSCOA, que representa para nós cristãos a ressurreição de Cristo. Realizado pela entidade congregadora do “trade” do turismo e de eventos, o almoço teve como cenário a Whiskeria da churrascaria Parque Recreio. Na ocasião, usando a palavra, a presidente Enid Câmara de Vasconcelos (foto) ressaltou o espírito de união que existe entre os membros do Skal Internacional, entidade fundada em Paris em 1932, que hoje conta com mais de 26 mil membros filiados em 520 clubes, distribuídos em mais de 87 países.
Acrescentou ainda a presidente Enid: “Hoje o Skal ultrapassa fronteiras mundiais na realização de grandes eventos do trade turístico, que promovem entre seus associados negócios entre amigos.” Mensagem sobre a Páscoa foi lida pela diretora Priscilla Cavalcante e o Secretário de Turismo de Fortaleza, Moacir Soares, manifestou-se sobre o importante papel que o Skal de Fortaleza vem representando no entrelaçamento das autoridades estaduais e municipais do turismo e eventos com o setor em todo Ceará. “Essa presença efetiva do Skal tem gerado uma plena interação entre governo e iniciativa privada, favorecendo o bom entendimento e negócios entre as duas partes”, completou.
Ainda como parte da programação foram cantado parabéns para os associados aniversariantes de janeiro – Edgony Bezerra e Manoel Cardoso Linhares; de março – Genil Camelo e Érika Martins e, de abril, Francisco Austragésilo Rodrigues, Catarina Marino, José Peixoto Simões e José Mário Pinto.  Também foi apresentado  um vídeo sobre o Skal Internacional e Enid Câmara falou sobre o Congresso Nacional da entidade que acontecerá em São Luís do Maranhão entre os dias 30 de maio e 3 de junho. A cerimônia foi encerrada com o Brinde Skal conduzido pela presidente com a participação de todos.