Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

CALEIDOSCÓPIO

ALCAGUETES, OU MELHOR, DELATORES PREMIADOS
Em tempos passados, o hoje delator premiado era tido como ser da pior espécie, um safado saco furado. Todos na sociedade de então o apontavam como um miserável de caráter, um falso que não sabia guardar segredo. Enfim, uma pessoa desprezível. Um Joaquim Silvério dos Reis que foi o traidor da célebre Inconfidência Mineira. Era um Judas Iscaiotes que entregou Jesus às forças do Consul  Pilatos. Os tempos mudaram.  Hoje, pelo que se tem observado na Operação Lava-Jatos, por exemplo, são até vistos como excelentes colaboradores para se desvendar fatos de porão. Os que fizeram parte das últimas roubalheiras contra os cofres públicos e que se dispõem a entregar os que com ele fizeram parte da sujeira, são regiamente premiados nas sentenças a que foram condenados. Aliás, Silvério dos Reis, também foi premiado pelo império, mas recebeu a execração pública do povo.  Sabe Deus se tudo que dizem é verdade verdadeira. Mas, para os investigadores, a “colaboração” aceita é benvinda. Um caminho para alcançar outros delinquentes e recuperar pelo menos boa parte dos que foi subtraindo. No fundo, no fundo, é demonstração de incapacidade investigatória por outros caminhos legais. Ora, o criminoso quer se salvar, pelo menos em parte, dos seus assaltos, dos seus malfeitos. E a recompensa é muito boa. Redução da pena de 20 para quatro anos, em casos já concretos, com as regalias de uma redução da forma de cerceamento da liberdade ano a ano se diluindo. Depois de 4, 5 anos estarão definitivamente livres.  Pernas para o ar, que ninguém é de ferro...Sei não. Na realidade a delação é legal, mas premiada do jeito como vem acontecendo é um tapa na cara de quem pensava que o julgado pagaria com rigor pelo que fez. Como vem ocorrendo, porém, o crime compensa. Ressalte-se que mesmo já tendo sido condenados pelo envolvimento em vários delitos, a condenados ou ainda investigados que não vão ao rés do chão. O petista José Dirceu é um deles, Defende-se das acusações, mas não entrega ninguém do seu partido. Até agora demonstra seu caráter de não delator. Merece respeito sua atitude neste sentido.
PAIXÃO E FUTEBOL
Com razões sobradas, o Grêmio de Porto Alegre conquistou na última quarta-feira a cobiçada Taça Libertadores. Com garra e brio, a equipe gaúcha venceu o Lanus da Argentina por 2 x 1, “quebrando a castanha” dos portenhos, até agora maiores vencedores da competição. Euforia geral depois do jogo e até agora. Anteontem foi feriado em Porto Alegre e a multidão gremista, acrescida de torcedores outros dos times da terra, comemorou com euforia o notável feito Do Internacional, não, pois seus torcedores querem ver o diabo mas não aplaudem o seu tradicional adversário. A vida é assim. Amor e paixão não se afinam. As desavenças entre as duas torcidas, de resto nos demais rivais de todos os estados, não têm limite. Por enquanto, os apaixonados gremistas estão em cima da carne seca...O que se aguarda é que tudo corra no terreno das gozações.

“TRINCA DE HUBS” - MOMENTO ALVISSAREIRO VIVE A ECONOMIA DO ESTADO DO CEARÁ

Aeroporto Pinto Martins
Vivendo um contexto de estabilidade econômica em meio à crise que abala diversos estados e o próprio País, o Ceará potencializa a captação de investimentos internacionais para alavancar o desenvolvimento econômico do Estado. Os cearenses já sentem os resultados desses esforços por meio da consolidação de três projetos considerados estratégicos para o Estado: o das empresas aéreas Air France-KLM-GOL; a parceria com entre os Portos do Pecém e Roterdã, que vai transformar o Estado em um hub portuário; e o hub dados viabilizado pelo lançamento do cabos SACs e Monet, da multinacional Angola Cables, ligando o Ceará à Africa e aos Estados Unidos por meio de cabo de dados.
Os três projetos, intitulados pelo governador Camilo Santana de “trinca de hubs”, são resultados de investimentos do Governo do Ceará para transformar sua economia. O motivo disso, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem como titular Cesar Ribeiro, é a ambiência: um conjunto de fatores que fazem com que o Ceará se diferencie no contexto nacional e internacional. Ele destaca que o Governo do Ceará vem desenvolvendo uma estratégia de criar ambiência para o investidor. 
Além da localização estratégica que promove fácil acesso aos maiores mercados mundiais, Cesar Ribeiro destaca, também no aspecto internacional, que outro diferencial do Ceará é ter a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em funcionamento no país, ampliando ainda mais as possibilidades de grandes investimentos na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Segundo ele, com a parceria entre os Portos do Pecém e Roterdã, o Estado terá a oportunidade de tornar o nosso porto ainda mais eficiente, com melhor infraestrutura e mais competitivo, com potencial para ser um hub marítimo.
A partir da modernização da legislação que deu origem à empresa Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário Pecém (CIPP S.A.), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cearáportos e ZPE Ceará estão trabalhando juntas fomentando a área e o entorno do complexo para atrair mais empresas. “Por isso, a parceria com o Porto de Roterdã será um importante reforço do potencial de desenvolvimento socioeconômico daquela área, com geração de renda e de empregos e melhoria da qualidade de vida dos cearenses na região”, disse.
As oportunidades que surgem com esses projetos são inúmeras. O secretário ressalta que, com a vinda do hub aéreo, centro de conexões de voos da Air France-KLM-GOL, projeto liderado pelo governador Camilo Santana, por exemplo, o impacto atingirá setores diversos relacionados ao comércio, indústria e serviços, entre eles, o turismo. 

SALVADOR PROMOVE “REVEILLON” E VERÃO EM SÃO PAULO

SALVADOR, CAPITAL OFICIAL DO VERÃO - Este foi o tema com que o Prefeito de Salvador, ACM Neto, estabeleceu para o evento que programou para cerca de 500 convidados na cidade de São Paulo. O objetivo é colocar Salvador como o principal destino turístico no verão brasileiro. A SALTUR (Salvador Turismo) foi quem organizou a promoção destinada a promover o vasto e rico calendário de verão da capital baiana.
Para realização do encontro com publicitários, jornalistas, artistas, representantes da comunidade turística e executivos das grandes marcas, o evento escalou Adelmo Casé como apresentador, contando com a participação artística da Banda Eva, de Cláudia Leite, Margareth Menezes e Jau. 
PREFEITURA INVESTE PESADO NO TURISMO DE SALVADOR -  A Prefeitura de Salvador – leia-se o titular ACM Neto – determinou início das obras para transformar o espaço do “Aeroclube” na Boca do Rio na ARENA DA MÚSICA, para onde espera sejam deslocadas nada menos do que 2 milhões de pessoas durante o FESTIVAL DA VIRADA. Serão nada menos do que 5 dias de festas, de 28 de dezembro a 1º de Janeiro.
Quem está “rindo à toa” é a comunidade turística baiana, da Capital, com o prenúncio de “casa cheia” nos hotéis, a partir do FESTIVAL DA VIRADA. Sobretudo porque, nada menos do que 10 mil leitos na região da festa – cerca de um quarto dos 40 mil que integram as diversas unidades hoteleiras da cidade – já estão praticamente com lotação esgotada. São 68 locais de hospedagem que gravitam em torno do espaço onde ocorrerá a virada do ano.
INOVAÇÃO APROVADA PELA COMUNIDADE TURÍSTICA - A decisão de transferir da Praça Cayru, onde ocorreram as últimas comemorações do Reveillon soteropolitano, para a Boca do Rio, mereceu a aprovação total dos empresários e profissionais do turismo de Salvador. É que, somente com as notícias da nova programação oficial do Reveillon, as perspectivas de ocupação hoteleira já se propõe a 100%, superando todas as espectativas.
Depois de 3 anos na Praça Cayru, o Reveillon cai de “pára-quedas” no excepcional espaço da Boca do Rio, motivando o otimismo sobretudo dos hoteleiros, que têm na manifestação do Presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, Sílvio Pessoa, a certeza de que deverão ter casa superlotada as unidades hoteleiras que estão instaladas no perímetro entre a Pituba e Itapuã.
Sem dúvidas que a programação elaborada pela Prefeitura está causando “frisson” entre os que buscam novas atrações na “virada do ano”. É que serão nada menos do que 70 horas de shows. Com todas as atrações já confirmadas. O que está sendo considerado pelo Presidente do Conselho Baiano de Turismo, Roberto Duran, como uma das melhores festas do Reveillon no país.
BAHIA VAI CONTAR COM NOVA REDE DE HOTÉIS -  Com a abertura de cinco unidades na Bahia, a rede de hotéis Selina espera iniciar a sua operação no Brasil. Os locais já examinados e previstos para abrigar essas unidades na “boa terra” são Salvador, Morro de São Paulo, Trancoso, Porto Seguro e Itacaré. O grupo está imaginando abrir a primeira unidade ainda em 2018, para o que já está cuidando de formar a sua equipe de lideranças e a identificação das propriedades que deverão sediar as suas unidades.
A aplicação do modelo de negócios desenvolvidos pela rede será a terceira etapa do projeto com início dessa operação propriamente dita. Afirmam os responsáveis pelo desenvolvimento da ação que os investimentos, para cada unidade, girarão em torno de três milhões de reais. Com isto, está sendo projetada a criação de 200 empregos diretos, quando da fase de operação.
ESTRADA DO CHOCOLATE IMPLANTADA NA REGIÃO CACAUEIRA - Já neste verão que se aproxima, a Bahia vai contar com uma nova atração, diante do funcionamento, a partir deste mês de Dezembro, da Rota do Cacau, com roteiro turístico que transita por fazendas de cacau da Região Sul baiana. Ilhéus, Itabuna e Uruçuca integrarão a rota do chocolate, que proporcionará aos visitantes hospedagem nas próprias unidades produtoras do fruto.
Os antigos casarões foram preparados no sentido de que não sejam apenas locais destinados à hospedagem dos visitantes, mas também espaços para a realização de eventos diversos. Na realidade, um total de 26 municípios estará integrando a Rota do Cacau, ou Estrada do Chocolate. A sua identificação, inclusive, ocorrerá através de pórticos e centros de atendimento ao turista.
OUTROS ROTEIROS DEVERÃO SURGIR -  Afirma o Secretário Estadual de Turismo, José Alves, que já estão sendo articulados novos roteiros turísticos a serem desenvolvidos na própria área. Assim, deverão acontecer, em breve, a Rota da Cana-de-açúcar bem assim a da Indústria Fumageira. O Secretário afirma que, já neste verão, a nova rota contará com o apoio de um voo semanal Congonhas/Ilhéus, com início de operação programado para o dia 16 de dezembro.

TROFÉU HABIB ARY PARA GOVERNADOR CAMILO SANTANA

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da Abrajet CE
Dissemos, neste espaço, por diversas vezes, que não somos de jogar confetes em gestores públicos e da iniciativa privada, visto julgar ser obrigação de quem ocupa lugar de destaque e responsável pelo desenvolvimento sustentável de qualquer atividade, nas áreas dos três setores da Economia (Agropecuário, Industrial e Serviços) de um município, Estado e Nação. 
Neste comentário, elogiaremos a iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Ceará), cujo presidente é o competente diretor do Marina Park Hotel, Eliseu Barros, que, por unanimidade dos associados, escolheu o governador Camilo Santana, para receber o troféu  Habib Ary, Personalidade Turística 2017, por ocasião do jantar de confraternização da entidade, a realizar-se no dia 8 de dezembro vindouro, às 21 horas, no Hotel Gran Marquise, na avenida Beira-Mar, 3980, bairro Mucuripe.  A homenagem deve-se ao reconhecimento de Camilo Santana apoiar e ajudar, financeiramente, esse segmento econômico, com vistas  a seu desenvolvimento sustentável e solidário. 
O governador Camilo, por intermédio da Secretaria Estadual do Turismo do Ceará (Setur), cujo      secretário é Arialdo Pinho, o ex-secretário da Casa Civil, no Governo Cid Gomes, implementa ações, nesse segmento, capazes de consolidar a imagem turística do Estado e de divulgar, Brasil afora, e, por alguns países estrangeiros, o que o Ceará tem de  útil, agradável e belo para o deleite e bem-estar de sua população  e de milhares de visitantes.
Para comprovar a assertiva, retro citada, enumeremos algumas obras de destaque e que impulsionam o turismo em nosso Estado: em primeiro lugar, a liberação de verbas (ainda não na quantidade suficiente), para a promoção dos atrativos da “Terra de Iracema”, aqui e alhures, pois está consciente de que turismo, que não se divulga, esconde-se. Esta frase foi, por mais de uma vez, título de nossos artigos neste jornal online e no jornal O Estado, para chamar a atenção de que é necessário por o turismo cearense na vitrine, ou seja, deve estar em rede e na rede.
Prosseguindo, o governador proporciona à Setur participar de eventos turísticos, em vários Estados do Brasil e no exterior, divulgando e ganhando experiências, para serem aplicadas, com os devidos ajustes, em prol do nosso turismo de negócios (o que rende mais) e o de lazer, cultural, religioso e científico. Há, também, o apoio a organizações, responsáveis pela captação de eventos, sobretudo, em Fortaleza, para que o maior Centro de Eventos do Brasil, não venha a tornar-se um elefante-branco.
Vale ressaltar, outrossim, a negociação do Estado com a empresa alemã Fraport, que administrará o aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins, sem falar da parceria com a Gol Linhas Aéreas, visando operar voos de Fortaleza para Lisboa-Portugal e Orlando (Estados Unidos), a partir de outubro de 2018, com previsão de duas frequências por semana. Segundo divulgou o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, os voos, com destino aos Estados Unidos, têm a parceria da Delta, porém operados pela Gol em forte parceria com a Delta e a Air France/KLM.  Ah! A  inauguração do aeroporto, na cidade de Cruz, que está aumentando o fluxo de turistas para Jericoacoara e municípios vizinhos. Ultimamente, autorizou o funcionamento de postos de segurança e de saúde, além de outras benfeitorias na região.
O Governo do Estado investe, ainda, na qualificação da mão de obra, no setor de turismo, para seus diversos segmentos a fim de oportunizar uma prestação de serviços públicos e privados  de qualidade, ensejando, assim, a satisfação dos nativos e dos turistas nacionais e estrangeiros. Investimentos estão sendo feitos, também, na malha viária do Estado, quanto à recuperação de rodovias e abertura de outras, facilitando o acesso, mais rápido, confortável e seguro, a quem se dirige  aos municípios, independentemente de possuírem atrativos turísticos. Foram efetuados, em termos de rodovias recuperadas e novas, mais de 1.500 quilômetros. 
Agora, como – por incrível que pareça – a segurança pública tornou-se um atrativo turístico (ninguém deseja visitar qualquer localidade turística, que não seja segura), o governante cearense dispensou-lhe atenção especial, mediante a realização de concursos públicos, para admissão de novos policiais, deslocando-os para o interior do Estado e aumentando o número deles, como reforço, na capital. 
Isto posto, a tendência é diminuir o número de assaltos, latrocínios e arrombamentos de agências bancárias, tranquilizando a população e visitantes, embora o Governo do Estado esteja consciente de que somente policiamento preventivo e ostensivo não resolve, de vez, a violência nos espaços públicos e particulares.  Por último, parabéns à presidência da ABIH-Ceará, pelo reconhecimento público, ao governador Camilo Santana. Que nosso governante estadual continue investindo em turismo, uma vocação econômica do Ceará. 

ATÉ AMANHÃ - XI ENCONTRO MESTRES DO MUNDO EM LIMOEIRO DO NORTE

Lançamento do Encontro dos Mestres no Cine S Luiz
Desde anteontem e até amanhã,2, está acontecendo com êxito o XI Encontro Mestres do Mundo,  em Limoeiro do Norte (CE), uma promoção da  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O evento reúne os Tesouros Vivos da cultura cearense em uma rica e vasta programação, contemplando apresentações artísticas, oficinas, rodas de saberes e seminário, que visam proporcionar a convivência e o repasse de saberes entre os Mestres e Mestras, além da divulgação e fruição da cultura popular do Estado. Este ano, o encontro é realizado em parceria com o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, instituição selecionada por meio de edital lançado pela Secult.
No total, mais de 50 Mestres da Cultura do Ceará e seus grupos participam das atividades, incluindo ainda convidados do Nordeste, Brasil, Uruguai e Cabo Verde. Esta edição ocupa novos locais, instalados na Praça Maestro Odílio Silva (conhecida como Praça da Rodoviária), propondo a criação do “Território de Delicadezas” formado pela Arena dos Mestres, para as apresentações artísticas à noite; a Feira e Mostra Gastronômica de Artesania Familiar, e o Espaço de Saberes Múltiplos, que funciona na Escola Normal, e na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece) onde são realizadas rodas de saberes e de conversas, oficinas e seminário.
O Encontro Mestres do Mundo está consolidado no calendário da cultura no Ceará como uma ação de democratização do acesso aos bens e serviços culturais que atendem à necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes prevista na Lei Estadual nº 13.842, que instituiu o programa Tesouros Vivos do Ceará. Desde 2003, foram diplomados 79 Mestres da Cultura, 09 grupos e 01 coletividade, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional, patrimônio imaterial do Estado do Ceará.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO - Na quarta-feira (29) pela manhã aconteceu o cortejo comunicacional pelas ruas da cidade e, à noite, houve a abertura com cortejo das mestras, mestres e grupos da cultura tradicional popular presentes nesta XI Edição do Encontro Mestres do Mundo. Em seguida, houve cerimonial de abertura com a participação do Secretário de Estado da Cultura, Fabiano dos Santos. 
Durante os quatro dias do encontro são realizadas oficinas com o mote “Saber dos Encantados”, ministradas por Mestres e Mestras ou componentes de seus grupos. Também haverá aulas espetáculos e oficinas itinerantes, contemplando as cidades de Tabuleiro, Quixeré, Russas, Alto Santo e Morada Nova. 
Na Roda de Trocas, os Tesouros Vivos compartilhão saberes entre si e com a comunidade, tendo como fio condutor da vivência o tema “Corpo, Sons, Mãos, Oralidade e Sagrado”, com participação de outros mestres de várias regiões do Brasil.
Na quinta-feira, na FAFIDAM,  houve o Seminário Interdisciplinar de Patrimônio Imaterial, com o tema “Além da Carta de Fortaleza – uma trajetória de desafios avanços, reafirmações e novas proposições para o patrimônio imaterial cearense”. 
No total, mais de 25 grupos e bandas fazen apresentações artísticas durante o XI Encontro Mestres do Mundo, entre reisados, bois, pastoris, cocos, emboladores, bacamarteiros, dentre outras manifestações da cultura popular, principalmente do Ceará, mas também de outras regiões do país e do mundo, como o Candombe (Uruguai) – declarado Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); e os representantes de Da Comunidade Negra dos Arturos (Minas Gerais) – a primeira comunidade negra do Brasil a ser reconhecida como Patrimônio Cultural.
Novidade nesta edição são as atrações para o público infanto-juvenil, trazendo o Palhaço Pimenta, teatro de bonecos com Bil Bonequeiro, e brincadeiras lúdicas com os Mestres e Bichos de Boi. 
O palco da Arena dos Mestres também recebe apresentações musicais representativas da cultura popular, como o cantor e poeta Mário Lúcio (Cabo Verde), os grupos cearenses Fulô da Aurora e Dona Zefinha, além da cantora de cirandas Lia de Itamaracá (Pernambuco), que fará o show de encerramento do XI Encontro Mestres do Mundo.
A Feira e Mostra Gastronômica de Artesania Familiar comercializa no período do evento as criações dos Mestres e Mestras da Cultura, valorizando produções locais. Destaque para a participação da Casa de Farinha do distrito de Lajes (Limoeiro do Norte) com venda de tapiocas, doces, broas, fogosas, queijos, figada/sarrabulho, tripa de porco com cuscuz, entre outras iguarias.

TURISMO BRASIL/CHINA - AGENDA PARA A CONCRETIZAÇÃO DE POSSÍVEIS NEGÓCIOS

A captação de investimentos para o turismo nacional foi um dos assuntos tratados na sexta-feira (24), em São Paulo, no Seminário Brasil-China sobre Comércio em Serviços, promovido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil (MDIC) em parceria com o governo chinês. No evento, que contou com as presenças do coordenador-geral de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo do Brasil, Rodrigo Marques, técnicos do MDIC e a vice-ministra de Comércio da China, Gao Yan, foi debatida a criação de uma agenda conjunta para a apresentação de possíveis negócios em áreas como hotelaria e parques temáticos.
Representando o secretário nacional de Estruturação do Turismo do MTur, José Antônio Parente, Rodrigo Marques manifestou otimismo quanto a avanços na área e enfatizou a importância da aproximação com o mercado chinês. 
Este encontro é o primeiro desdobramento de um Memorando de Entendimento assinado em outubro de 2016 entre o MDIC e o Ministério do Comércio da China para cooperação na área de comércio e serviços. Pelo acordo, as partes se comprometem a fomentar relações bilaterais e promover o intercâmbio de informações com vistas a investimentos mútuos. Além do turismo, incluído no plano a pedido do governo chinês, o memorando engloba ramos como os de tecnologia da informação e comunicação, automação bancária, terceirização, transportes e engenharia, entre outros.
O Ministério do Turismo deverá integrar, em maio de 2018, uma missão do MDIC e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na sexta edição da CIFTIS, a Feira Internacional de Beijing para Comércio e Serviços. A meta é aproximar os setores de serviços de ambas as partes e estimular o comércio bilateral, parcerias e investimentos.
Em 2016, mais de 130 milhões de chineses viajaram pelo mundo, mas pouco mais de 50 mil escolheram o Brasil como destino. Os principais interesses dos viajantes daquele país são por turismo de observação, natureza, histórico e cultural, vocações naturais do Brasil.
APROXIMAÇÃO - Em setembro, durante a viagem de uma comitiva do governo federal à China, o governo do país firmou um acordo para a facilitação de vistos com o Brasil. Pelo acordo, que começou a vigorar em 1º de outubro, fica estabelecido um prazo de validade de cinco anos para vistos de turista, com múltiplas entradas e estada de até 90 dias, renováveis por mais 90 dias a cada 12 meses.
O Ministério do Turismo também credenciou 316 agências brasileiras para receberem visitantes chineses no Brasil em 2017. O cadastro é obrigatório na legislação nacional e também segue determinação do governo chinês. Para este ano, o credenciamento de agências interessadas em receber os turistas chineses no próximo ano teve início em 01 de novembro e segue até dia 15 de dezembro

REVEILLON 2018 EM COPACABANA - A GRANDE FESTA COMEÇARÁ ANTES E VAI ATÉ 6 DE JANEIRO

A queima de fogos no tradicional Réveillon na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, contará com 17 minutos para comemorar a chegada de 2018. A noite terá ainda shows de Anitta, Frejat e a presença das campeãs do Carnaval 2017, Portela e Mocidade.
O público que vai acompanhar a queima de fogos nas areias de Copacabana aproveitará um novo ângulo da festa: drones vão sobrevoar o show pirotécnico e transmitir as imagens para os telões.
Para manter o turismo na cidade aquecido por mais tempo, a prefeitura esticou a programação do Réveillon deste ano, que começará no dia 26 de dezembro. As atrações incluem uma apresentação do Cirque du Soleil, no Parque Olímpico, e um show da Orquestra Tabajara, em Copacabana.
A programação termina no dia 6 de janeiro, com um desfile na Avenida Atlântica, em Copacabana, das baterias das 13 escolas de samba do Grupo Especial. Elas irão até o palco montado para a festa de Réveillon, para se juntar ao espetáculo da Orquestra Sinfônica Brasileira.

VIAGEM INAUGURAL DE NAVIO DE EXPEDIÇÃO EM GELO

Resultado de um investimento de  us$ 40 milhões na remodelação do navio de expedição em gelo, o silver cloud embarcou para sua viagem inaugural, nesta semana, em buenos aires. o modelo ultra-luxo pertence à silversea, companhia representada no brasil pela pier 1 cruises experts, referência em cruzeiros de luxo no país.
Durante 16 dias, o navio explorará as esculturas de iceberg, geleiras, animais selvagens raros da antártica, enquanto seus convidados poderão desfrutar de acomodações espaçosas com serviços de mordomo, bares abertos e cinco opções de refeições, que incluem a gastronomia do único restaurante relais & châteaux no mar. 
O silver cloud, completamente transformado, acomoda 254 pessoas em suítes atualizadas, a maioria com varanda privativa. seus espaços públicos, elegantemente redesenhados, incluem o novo tor's observation lounge que proporciona vistas panorâmicas. outras comodidades, raramente encontradas em um navio de expedição, incluem piscina aquecida (estilo resort), os novos zàgara spa e photo studio, com equipamentos de ponta e um profissional de edição de fotos disponível para ajudar os convidados com os seus registros fotográficos.
Uma frota de 16 zodiacs possibilita a uma exploração de perto, enquanto dez caiaques oferecem uma experiência verdadeiramente personalizada da natureza nos reinos polares. dependendo da região, entre 20 e 22 membros dedicados, da equipe de expedição, estarão sempre prontos para compartilhar seus conhecimentos e percepções consideráveis, oferecendo palestras no multi-tiered explorer lounge, workshops, zodiac e viagens de caiaque, além de caminhadas pela natureza.
 Após a sua primeira temporada na antártica, o silver cloud passará pela costa ocidental da áfrica, raramente vista, seguindo para o norte da europa e o ártico norueguês, onde passará por baías e geleiras à procura de ursos polares, baleias, morsas e outros animais selvagens. em seguida fará uma série de expedições para a islândia, a groenlândia,  canadá e as américas central e do sul, com retorno à ushuaia para outra temporada de expedições na Antártica.
para mais detalhes sobre as expedições silver cloud, visite www.silversea.com/ships/silver-cloud-expedition.html.

TURISMO DE NATUREZA - TENDÊNCIA OBSERVADA ENTRE OS DESTINOS DE VIAGENS

Foz do Iguaçu
Três localidades brasileiras, com atrativos para os segmentos de ecoturismo e natureza, estão entre as mais procuradas para viagens que serão realizadas em 2018. Foz do Iguaçu, Lençóis e Parnaiba foram destaque entre os destinos-tendência na pesquisa anual do portal de viagens Skyscanner, que analisou as milhões de buscas domésticas e internacionais do último ano para apontar aqueles que prometem atrair muitos turistas brasileiros no período. Os destinos brasileiros fazem parte de uma lista de 12 destinos-tendência, dos quais 8 são internacionais, localizados na África, Ásia e Europa.
No Brasil, Foz do Iguaçu teve o maior crescimento nas buscas com registro de 15%. O principal atrativo turístico da região, o Parque Nacional do Iguaçu, reúne uma série de passeios que convidam o viajante para um contato mais próximo com a natureza. A reserva, que abriga as Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas d'água do mundo, proporciona encontrar várias espécies da fauna e da flora da floresta subtropical. A cidade paranaense foi o terceiro destino mais visitado pelos turistas estrangeiros que estiveram no país a lazer no ano passado e o sétimo no turismo de negócios.
Lençóis e Parnaíba completam a lista dos destinos brasileiros de natureza que prometem atrair muitos visitantes em 2018. A cidade baiana é uma das portas de entrada do Parque Nacional da Chapada Diamantina que reúne cachoeiras, grutas, cavernas, cânions, piscinas naturais. Já a piauiense Parnaíba é a segunda maior cidade do estado e uma das paradas da Rota das Emoções, que congrega atrativos do Piauí, Ceará e Maranhão. Muitos viajantes procuram o Delta do Parnaíba, santuário natural e único em mar aberto das Américas.
Sondagem MTur – A inclusão de duas cidades nordestinas entre os 12 destinos-tendência pelo buscador Skyscanner confirmam dados da sondagem de intenção de viagem do Ministério do Turismo que aponta o Nordeste como a região destino da maioria, 49%, dos brasileiros que pretendem viajar até abril de 2018. A região Sul, onde fica Foz do Iguaçu, deverá ser a terceira mais demandada, depois do Sudeste, com 14,3% das preferências. (Com o portal Skyscanner).

QUALITY HOTEL PAMPULHA TEM NOVA GERENTE GERAL

O Quality Hotel Pampulha (Av. Presidente Antônio Carlos, 7456), da rede Atlantica Hotels, apresentou a nova gerente geral, Renata Braga (foto). A executiva possui carreira de 13 anos no trade com experiências no Brasil e exterior. Renata trabalhou no Ritz Carlton, em Barcelona, Emarsys, em Londres, Booking.com, no Rio de Janeiro, e Accor Brasil, em Belo Horizonte. Natural da capital mineira, ela assume o cargo no Quality Hotel Pampulha que até então era de Roberto Inglez de Souza. 
“A minha chegada coincide com um momento importante de revitalização do hotel, que em março do próximo ano completa 4 anos de operações. O hotel está passando por reformas de melhorias e atualização nos apartamentos e nas salas de eventos”, explica a gerente geral Renata Braga. “O objetivo é tornar o Quality Hotel Pampulha o melhor hotel na categoria midscale de Belo Horizonte”, completa.

TERMINA DOMINGO - O MACIÇO DE BATURITÉ VIVE O 1º FESTIVAL SERRA

Um passeio pela Serra de Baturité, onde se pode usufruir de tudo que a região tem a oferecer. Este é apenas um dos conceitos do 1º Festival Serra, que está acontecendo a partir de hoje, com término marcado para domingo, 3. 
Os municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti são palcos do atraente evento, tem como objetivo maior reunir as potencialidades que fazem da região um destino turístico consagrado pela paisagem, clima e atrativos ambiental, cultural e gastronômico. Uma programação intensa e diversificada foi elaborada para que nos três dias o visitante da Maciço possa aproveitar restaurantes, música, visitas guiadas ao patrimônio cultural, trilhas, a Rota Verde do Café e ainda aprender sobre a região e a economia que a sustenta, o agronegócio.   
O evento foi desenvolvido pelo Escritório Regional do Maciço de Baturité do SEBRAE/Ceará e pela Associação Serrana de Turismo no Maciço de Baturité (ASEMB) com apoio das prefeituras dos municípios envolvidos no encontro festivo e instituições locais. Para compor a programação, a organização partiu da ideia de valorizar a Economia Criativa, levando em conta o Turismo, a Gastronomia, a Cultura em diversas vertentes, como as artes plásticas, audiovisual teatro, folclore, artesanato e música, além do agronegócio. A programação do evento abrange os quatro municípios e agrega diversos outros eventos dentro do Festival Serra.  
PROGRAMAÇÃO -  Além da parte de shows, a vasta programação deste Iº Festival consta de ações integradas nas áreas de meio ambiente, cultura e gastronomia,  realizadas em formatos de oficinas temáticas, apresentações musicais, aula show de gastronomia, trilhas ecológicas para adultos e crianças, visitação à Rota Verde do Café, além de passeio guiado pela cidade de Pacoti, a Festa do Café em Mulungu, e outras atrações no Mosteiro dos Jesuítas e no Museu Ferroviário. Para finalizar, uma feirinha de produtos sustentáveis.  
TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE - O Festival busca o desenvolvimento humano, econômico, ambiental e social, através da implantação do conceito Tripé da Sustentabilidade, ou Triple Bottom Line, formado pelos pilares de People, Planet e Profit (recursos humanos, recursos naturais e lucratividade). Referência amplamente empregada em empreendimentos comprometidos com o desenvolvimento sustentável, o Triple Bottom Line leva ao estabelecimento de condutas e parâmetros desde a extração da matéria-prima até o descarte final dos resíduos pós-consumo.  Neste aspecto, o presente Programa visa contribuir para a inclusão social, com medidas estruturais capaz de estabelecer uma nova geração de empreendedores rurais qualificados para prosseguir com a lida de ofícios da terra, aplicando gestão empresarial e de uma culinária típica.  
 INSTITUIÇÕES PARCEIRAS – Para o completo êxito do empreendimento, são parceiros do do SEBRAE/Ceará e da  ASEMB  as seguintes instituições:  IFCE Campus Baturité, IFCE Hotel Escola Guaramiranga, SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente / APA Pacoti, Prefeituras Municipais de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Baturité, Aquasis – ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos, AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, ONG GIA –Grupo de Interesse Ambiental, Ecomuseu de Pacoti, Rota Verde do Café e Afloracafé. 

REUNIÃO DA CS EVENTOS - PALESTRA DE ARIALDO PINHO SOBRE O TURISMO DO CEARÁ

A Câmara Setorial da Cadeia produtiva de Eventos do Ceará, na manhã de anteontem, 29, reuniu as mais destacadas lideranças do turismo do Estado, momento em que recebeu para uma palestra o Secretário de Turismo, Arialdo Pinho.
Na abertura do importante encontro, realizado no auditório da ABIH, a Presidente da entidade, Enid Câmara, discorreu sobre os objetivos da palestra de Arialdo, dizendo das expectativas dos presentes sobre o que o Governo  poderia adiantar sobre o que se pretende fazer para tornar o nosso turismo realmente mais competitivo.
Com sua conhecida maneira franca de falar, o Secretário Arialdo Pinho inicialmente descreveu a situação do Centro de Eventos do Ceará, que o Governo pretende, em concessão, passar à administração de uma empresa particular. Adiantou que o CEC, no momento, se paga, mas realmente deve entrar no rol das concessões do governo estadual. Em relação ao “Ceará – Descubra esta Alegria”, informou sobre as muitas promoções feitas em favor do turismo, não apenas no Brasil mas também no exterior; as obras já concretizadas ou em andamento do Aeroporto de Jericoacoara, de urbanização e de estradas; a previsão para o próximo ano do funcionamento do bondinho do Parque Nacional de Ubajara. A parte final da explanação girou em torno do “hub” Air-France/ KJM/GOL, início dos trabalhos no Aeroporto Pinto Martins e segurança pública. 
Após a palestra, muitos presentes fizeram questionamentos sobre o turismo do Estado, com respostas explicativas do Secretário. 

NO DOMINGO, PASSEIO CICLÍSTICO COM PAPAI NOEL

Além de decorar e iluminar a cidade e oferecer uma programação especial no período natalino, o Ceará Natal de Luz também incentiva a prática de atividades físicas. E como já virou costume em Fortaleza, domingo é dia de pedalar. Por isso, depois de amanhã. 3, será realizado O II passeio ciclístico com Papai Noel. A concentração será às 6 horas, na praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres, com largada prevista para as 7 horas. Para participar, não há necessidade de inscrição
O percurso do passeio ciclístico será de 15 quilômetros e passará por importantes praças e avenidas da capital cearense. Saindo da Praça da Imprensa, os ciclistas vão percorrer as avenidas Desembargador Moreira, Padre Antônio Tomás, Júlio Ventura, Heráclito Graça, Duque de Caxias, a rua Floriano Peixoto, a Praça do Ferreira, as avenidas Leste-Oeste, Monsenhor Tabosa, Beira-Mar, Abolição, Virgílio Távora e Dom Luis, até chegar na Praça Portugal, no coração da Aldeota.
Quem não tem bicicleta também pode participar. Serão disponibilizadas 50 bikes para alugar no valor de R$ 20 cada. E ao fim do percurso, uma bicicleta será sorteada entre os participantes.

HUB DO RECIFE: A AZUL AUMENTA SUAS AÇÕES

Motivada pela expansão substancial das operações em seu hub no Recife e pela crescente demanda do mercado, a Azul anunciou o incremento de algumas frequências para a alta estação, entre dezembro deste ano e fevereiro de 2018 (Guarulhos-Recife, Confins-Recife, Recife-Fortaleza, Recife-Maceió, Recife-João Pessoa e Recife-Natal). Isso representará a maior operação da companhia em Pernambuco, com 100 movimentos diários para 25 destinos diferentes. Além disso, a companhia divulgou a criação de duas rotas inéditas. A partir de agora, a capital pernambucana também se liga diretamente e de maneira regular a Paulo Afonso, na Bahia, e Cuiabá, no Mato Grosso.
A ampliação da oferta de voos desde a instalação do hub levou a um aumento substancial na demanda de passageiros. De acordo com números apresentados pela Azul, em 2017, a companhia bateu o recorde de clientes transportados no Recife, numa alta de 55%. 

CONQUISTAS CEARENSES - NO PÓDIO COM SEIS MEDALHAS NOS JOGOS DA JUVENTUDE

A delegação cearense, da categoria 15-17 anos, se despediu das competições dos Jogos Escolares da Juventude 2017, no último sábado (25), na capital federal.
O certame aconteceu durante duas semanas e levou esporte e cidadania para mais de quatro mil atletas-alunos de todos os 27 estados brasileiros, em 14 modalidades, divididas entre individuais e coletivas.
Os atletas cearenses se destacaram nas disputas e subiram ao pódio. Nessa fase da competição foram seis medalhas nas individuais, sendo uma de prata e cinco de bronze, nas modalidades: Ciclismo, Judô, Luta Olímpica e Natação.
“Apesar dos entraves enfrentados por nossos atletas durante as competições, o Ceará foi muito bem representado e trouxe medalhas dentro de suas possibilidades. Mas independentemente dos resultados, sejam eles positivos ou adversos, esses garotos já são campeões”, destacou o secretário do Esporte, Euler Barbosa.
Nos Jogos Escolares de Curitiba, realizados em setembro, o Ceará conquistou onze medalhas (três de prata e oito de bronze). Foram nove conquistas nas modalidades individuais (Badminton, Judô, Luta olímpica e Xadrez) e duas nas coletivas (Futsal e Basquete feminino).
A competição, que vem revelando talentos a cada ano, aproximou jovens de todo o país aos valores olímpicos. Ao todo, cerca de 400 alunos-atletas de escolas públicas e privadas representaram o Estado do Ceará na maior competição do desporto escolar.
Considerado o maior celeiro de atletas olímpicos do país, onde revela novos talentos para o esporte brasileiro a cada edição, os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com aval do Ministério do Esporte.

PRESÉPIOS ARTESANAIS EXPOSTOS NA LOJA MATRIZ DA CEART

Presépios de 20 artesãos participantes do XXI Concurso de Presépio Artesanal 2017 estão expostos até 6 de janeiro na loja matriz da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), na Praça Luíza Távora, em Fortaleza. Tipologias como fios e tecidos; argila; fibras vegetais; papel; madeira; metais; material sintético; e ceras, massas, gesso e parafina são representadas nos produtos.
O concurso, promovido pelo Governo através da Ceart, é mais uma ação em benefício dos artesãos cearenses. “O tradicional concurso é um incentivo à produção do artesanato cearense e também divulga as diversas tipologias artesanais do Estado. Vale conferir os lindos trabalhos dos nossos artesãos e ainda levar para casa o legítimo artesanato cearense”, ressaltou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por personalidades das artes e da cultura no Estado. Os três primeiros lugares receberão prêmios nos valores: R$ 2.400,00; 1.200,00 e 800,00, respectivamente. A população poderá adquirir os presépios, disponíveis após a premiação realizada ontem, na abertura da 56ª Feira do Artesanato do Ceará (Feirart).

ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA - ESTUDANTES DO CEARÁ BRILHARAM NA OLIMPÍADA INTERNACIONAL

Cearenses brilham na Tailândia
A equipe brasileira conquistou uma medalha de prata e duas de bronze, além de duas menções honrosas e um prêmio especial na 11ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica. O evento, que se encerrou na semana passada, foi realizado em Phuket, na Tailândia.
A olimpíada contou com 219 participantes de 44 países. Foi o melhor desempenho brasileiro no evento desde 2013. Na edição anterior, realizada no ano passado na Índia, o Brasil obteve três medalhas de bronze e três menções honrosas.
A medalha de prata foi conquistada pelo paulista João Vitor Guerreiro Dias e as de bronze pelos cearenses Nathan Luiz Bezerra e Vinícius Azevedo dos Santos. Receberam menção honrosa o cearense Pedro Pompeu Carneiro e o paraense Bruno Gorresen Mello.Bruno recebeu ainda o prêmio especial por ter ficado em terceiro lugar na prova em equipe. Cada time era formado por sete estudantes de países diferentes.
Os representantes brasileiros na Tailândia foram definidos a partir de um processo seletivo envolvendo os melhores participantes entre os 100 mil inscritos no nível 4 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A delegação foi liderada pelos professores Eugênio Reis Neto, do Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro; Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos; e Thiago Paulin Caraviello, do Colégio Etapa de São Paulo. (Com a Agência Brasil).

ROTA DO SOL SEMANAL 01/12/2017 ISSUU