Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CALEIDOSCÓPIO - CIDADE DA CRIANÇA / PASSEIOS TURÍSTICOS

CIDADE DA CRIANÇA

Com absoluto êxito, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza vem há  18 anos tornando o final do ano da Capital mais  alegre e colorido, sugerindo nova era e melhores perspectivas.  O Natal Luz  de agora continua lindo e repleto de novidades, prova de que os empresários da categoria sabem recompensar a população pelo apoio que recebem. Mas não é apenas isto. A CDL apresenta sempre inovações provocativas, sugerindo ações que já poderiam ter  ser adotadas pelo poder público. Especificamente, nos referimos à utilização da Cidade da Criança como  parte ativa da  bem elaborada programação, dando vida saudável e atraente a um dos mais bonitos e estratégicos locais da nossa terra.  Até o final da promoção, no agradável logradouro, também conhecido como Parque da Liberdade, no Centro Histórico de Fortaleza, realizam-se shows, concertos de corais e  solistas, desfile natalino, afora outras novidades, com os aplausos de milhares de pessoas carentes de bons momentos de lazer. Se agora o local está bastante utilizado, por que então ele não seria um permanente ponto turístico. Num passado que não está muito distante, o Parque, também a Praça José de Alencar e o Passeio Público, era o local de referência  das chamadas quermesses, Feiras de Amostra, da Mocidade  e de  grandes apresentações artísticas. Não havia turistas, mas o fortalezense lá se divertia. Uma pena o esquecimento das autoridades municipais para com tão bonito, grande e  central recanto. Estamos desprezando  uma riqueza adormecida para o turismo e o lazer. Com inteligência, poder-se-ia utilizá-lo com ganhos impensáveis para uma capital com tão poucas opções de lazer e bem estar. Um bom cineteatro, uma feira permanente de artesanato, programas permanentes de apresentações artísticas e de bandas marciais, shows e outras formas de lazer certamente preencheriam mais um vácuo em meio a tantos outros que esperam vida ativa. Prefeito Roberto Cláudio, se quiser marcar mais um grande tento na sua até agora  aplaudida administração, reúna os seus técnicos, dê uma balançada na Setfor e na Secult e os convença de que Fortaleza precisa de sair muito mais do turismo sol e mar e que o Parque da Liberdade é um dos caminhos mais seguros. 

PASSEIOS TURÍSTICOS 

Para atrair turistas, não basta apenas que um destino tenha uma natureza pródiga, equipamentos qualificados,  consagrados locais  históricos,  museus,  parques e tantos outros meios que são ótimos para bons momentos de conhecimento e bem estar. Principalmente durante a última Copa do Mundo de Futebol, verificou-se em vários estados sedes do jogos que os visitantes não se satisfizeram apenas com os jogos. Queriam muito mais, desejavam visitar locais de referência da cidade, enfim preencher os momentos vazios. Aliás, conhecer a cidade no que ela melhor pode oferecer é o objetivo maior de qualquer turista. Assim foi que, naqueles momentos de junho/julho do ano passado, Porto Alegre registrou maior fluxo de passageiros nos ônibus das chamadas “linha turismo”. O mesmo aconteceu com Salvador. Alias, cidades vocacionadas para turismo no Brasil, como Curitiba e Gramado, entre tantas  outras, têm ônibus de “linha turismo”, dotados dos requisitos para que o passageiro vislumbre confortavelmente os pontos de maior atenção. Em Brasília, confortáveis veículos partem do aeroporto de hora em hora, passando por todos os pontos turísticos da Capital Federal, inclusive hotéis. Isto significar dizer que, numa conexão demorada, pode-se preencher os momentos ociosos de espera conhecendo a cidade  Patrimônio da Humanidade, pagando um preço razoável.  Sabe-se que Recife, até o final do ano terá também seus ônibus especializados para passeios turísticos. Não seria o caso de Fortaleza também ter seus ônibus especializados para,  diariamente, partindo de um ponto certo e com horários definidos adotar o sistema que está dando certo em outros lugares? Roteiros diferenciados , com “ ônibus de turismo” circulando,  por exemplo,  pelo Centro Histórico (Praça do Ferreira), Barra do Ceará, Avenida Beira Mar, Porto do Mucuripe,  Praia do Futuro, Castelão, Casa de José de Alencar e  Centro de Eventos, pelos novos bairros  certamente seriam bastante procurados não apenas pelos que nos visitarem mas também pela maioria dos nossos conterrâneos que não mais conhecem a megalópole Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. 

WISNIK NA ABERTURA DA XI BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO

Luiz Tatit e José Miguel Wisnik 
A partir de amanhã (6), no Centro de Eventos do Ceará, começará a 11a edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, a tradicional festa da cultura que cada ano atrai um público maior. Até o dia 14, Fortaleza se mobiliza para participar deste que é um dos maiores acontecimentos culturais do Estado, promovendo o encontro de escritores, livreiros, editores, professores, alunos e milhares de leitores interessados em conhecer as novidades do mercado de livros e literatura. A organização estima um público de 600 mil visitantes ao longo do evento. O horário de funcionamento será das 09 às 22 horas.
Com o tema “Fortaleza de Moreira Campos", a Bienal do Livro do Ceará fará um tributo ao contista José Maria Moreira Campos, considerado um dos mais representativos escritores cearenses, que fez 100 anos de nascimento em 2014. O outro grande homenageado da Bienal do Livro e que se fará presente ao evento é o escritor amazonense Milton Hatoum, um dos mais premiados e traduzidos escritores brasileiros. 
O acesso ao CEC  e a  todas as atividades culturais realizadas durante os nove dias de Bienal será gratuito. Amanhã, a partir das 19h30, o público poderá conferir a apresentação dos músicos e pesquisadores José Miguel Wisnik (à esquerda), Luiz Tatit e Arthur Nestrovski. 
O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.
A  abertura da Bienal está recheada  com programação para todos os gostos. A área denominada Parque da Criança terá atividade durante todo o dia, bem como a área destinada à Juventude Fantástica, com bate-papos e o dia todo dedicado a jogos de RPG. Já à noite, o palco principal receberá a leitura do conto “O Preso”, de Moreira Campos, por Dôra Guimarães, e a conferência "O Autor Modernista", por Milton Hatoum.
O palco para a grande festa do livro e da literatura, ao longo dos nove dias de Bienal, é o Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará, o mais moderno e bem equipado da América Latina. O espaço estará preparado para a realização de diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows lítero-musicais. Tudo isso em uma programação ampla e rica, com o objetivo de contemplar a mais diversificada gama possível de interfaces com a literatura. 
A programação da Bienal Internacional do Livro 2014 está ancorada em quatro eixos principais: Infantil (com curadoria de Kelsen Bravos), Juventude (sob a responsabilidade de Régis Freitas), Homenagens a Moreira Campos (com curadoria de Carolina Campos, neta do escritor) e Feira de Livros. A coordenação executiva da Comissão de Curadoria é da livreira Mileide Flores.
As Salas Multiuso dos Mezaninos 1 e 2 serão utilizadas para toda a programação voltada para os públicos Infantil e Juventude. A turma da Juventude vai ter muitos motivos para dedicar horas de suas férias dentro da Bienal do Livro. 
Todos os finais de tardes há um momento especial para a Programação Moreira Campos, com interferências da obra do contista cearense em toda a Bienal, mostrando a presença de Moreira Campos para além da literatura. Serão debates, palestras, mesas-redondas e apresentação de toda a trajetória do principal homenageado desta edição da Bienal do Livro do Ceará. 
Serão prestadas homenagens ao Centenário do poeta modernista, jornalista e escritor Antônio Girão Barroso, um dos fundadores da revista Clã, em 1946, e que ganhou notoriedade nos círculos intelectuais do Brasil durante quatro décadas.
Outro aspecto a se destacar na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará é a presença de representações internacionais de países como Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Peru, bem como uma forte participação de escritores da CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

CASCAVEL EM FESTAS COM O 7° FESTIVAL DA SARDINHA

Na sua 7ª edição, desde ontem e até o próximo domingo,7,  o Festival da Sardinha está movimentando a atraente cidade litorânea de Cascavel, no litoral Solpoente do Estado. A festa já se está tornando uma tradição na Praia da Caponga e, por extensão, no litoral solpoente do Estado, apresentando a cada ano novidades, com novo layout e com a arena de empreendedorismo, o "Cascavel Empreendedor". 
A gastronomia das praias cearenses, no Festival focado na sardinha, sem dúvida é uma grande atração. Mas não fica só aí. Para contemplar o grande número de fiéis frequentadores, o evento terá atraente grade de apresentações artísticas, com destaque para os melhores grupos de forró regional do nordeste, como a banda Cacimba de Aluá, do apresentador Dilson Pinheiro, na quinta feira, dia 04 de dezembro. 
Outra boa novidade é a cobertura dos 4 dias de evento pelo programa Domingo Espetacular, da Rede Record,  com apreetação da  repórter Renata Alves Gonzaga. 
PROGRAMAÇÃO: Ontem, 4 - Arena Gastronômica, Cascavel Empreendedor e apresentações culturais na praça da Sardinha, com Marcelo Melo e banda. Hoje – Arena Gastronômica e os shows artísticos de The Dillas, Marcos Lessa, Luxo da Aldeia e Moraes Moreira. Amanhã a noitada ficará a cargo de O verbo, Chambinho do Acordeon e George Israel. No encerramento do Festival, domingo – pela manhã, Regata Cultural da Sardinha no calçadão da praia da Caponga, além de exibição das bandas Transacionais e Monomotor.
A organização do 7° Festival da Sardinha sugere aos milhares que ali forem doar 1kg de alimento não perecível,  na entrada do evento, para a campanha Natal Solidário.

LANÇAMENTO DE LIVROS - MAURÍCIO E NELSON RETRATAM O CEARÁ E FORTALEZA


Os consagrados artistas Maurício Albano e Nelson Bezerra, dois dos mais representativos fotógrafos cearenses, lançaram na quarta feira, 3,  no Estoril, seus novos livros, com olhares sobre o Ceará e a Fortaleza dos anos 70. De Maurício Albano, "Panoramas - Ceará por inteiro" (Terra da Luz Editorial, 2014. 120p); de Nelson Bezerra, "Cidade Saudade - Fortaleza anos 70" (Terra da Luz Editorial, 2014. 104p). Os lançamentos acontecem respectivamente às 18h e às 19h30. 
Um olhar panorâmico sobre a cultura e paisagem do Ceará está em "Panoramas - Ceará por inteiro", de Maurício Albano, um dos pioneiros da fotografia cearense.  Apresentado em um formato diferenciado, de 40x18cm, o livro trata de uma coletânea de imagens em delicados enquadramentos, proporcionando ao leitor o privilégio de admirar o Ceará. 
A obra tem prefácio do jornalista e escritor Flavio Paiva. Os demais textos que compõem a publicação, e, na contracapa, são do  jornalista e professor Gilmar de Carvalho. 
A FORTALEZA ANOS 70 - A configuração visual da Fortaleza sofreu nos anos 1970 diversas mudanças, em grande parte retratadas por Nelson Bezerra. O fotógrafo conserva, em acervo particular, centenas de originais que registram esse momento da história, do cotidiano e do imaginário da cidade. Parte dessa rara documentação compôs a mostra, agora exposta em formato de catálogo intitulado "Cidade Saudade, Fortaleza anos 70". 
São mais de 140 imagens de temas variados, resultado de trabalhos realizados para agências e escritórios de publicidade, para clientes diretos da indústria, comércio, arquitetos e construtoras. Estão presentes também ensaios autorais, pesquisas e experiências com a linguagem fotográfica, utilizando elementos visuais e interpretativos de uma década marcada pelos ideais de liberdade e de transformação social.
O arquiteto Ricardo Bezerra, irmão mais novo do fotógrafo, é o autor do texto "Fortaleza, Cidade Saudade", onde relata sua visão histórica sobre a capital cearense nos anos 70, O catálogo também tem textos de Carlos Macêdo e Nelson Bezerra.

CAMINHÕES CONTRA INCÊNDIO

Os novos aeroportos turísticos do Ceará, construídos pela Secretaria do Turismo (Setur CE), em Aracati e em Jericoacoara, agora contam com modernos equipamentos de combate  a incêndios: dois caminhões da marca Scania, avaliados em R$ 1,589 milhão cada um.
Os veículos especiais foram uma solicitação do Governador Cid Gomes à Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão vinculado à Presidência da República. Ambos têm capacidade para 6,1 milhões de litros d'água, além de 180 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE), um composto utilizado na água para ajudar a debelar chamas. Cada carro pode levar até 12 pessoas. As brigadas de incêndios que vão operar os equipamentos serão treinadas pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, em parceria com a Setur CE.

DEZEMBRO, EM SÃO PAULO - A REGIÃO DA RUA 25 DE MARÇO MOVIMENTA R$ 5 BI

Dezembro é um dos meses mais movimentados no comércio para as compras de festas de fim de ano e Natal. E a região da Rua 25 de Março, famosa via paulistana que concentra grande diversidade de lojas e produtos a preços acessíveis, já está bastane agitada. 
Conforme dados levantados pelo Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos da São Paulo Turismo, apenas os turistas que frequentam a região em dezembro geram movimentação econômica da ordem de R$ 5 bilhões na capital paulista. O montante não leva em conta compras de moradores da capital paulista, nem da Região Metropolitana de São Paulo, de cidades como São Bernardo do Campo, Santo André, Guarulhos e Osasco. 
Segundo o secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, esses números mostram a importância do segmento de turismo de compras. "Além do comércio popular da, 25 de Março, Brás, Bom Retiro e Rua Santa Ifigênia, ainda tem o segmento de luxo de ruas como a Oscar Freire e renomados shoppings, que atraem especialmente os turistas nacionais. São Paulo é a cidade brasileira com maior capacidade de atração de visitantes motivados por compras. Todos têm um parente ou amigo que vem ao menos uma vez por ano com esse objetivo", afirma. 
De acordo com o levantamento, considerando apenas a Rua 25 de Março, 70% dos turistas estão na região motivados por revenda de produtos e o gasto médio dos compradores para negócios, somente com compras, é de R$ 1.150. O estudo ainda aponta que 97,5% das pessoas que foram ao Mercado Municipal também visitaram a Rua 25 de Março e a grande maioria é formada por brasileiros. "Como o Mercadão é muito próximo da rua e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, muita gente que vai fazer compras acaba indo pra lá para almoçar ou comer um lanche", destaca Poit. 
PERFIL DO COMPRADOR - Os dados do Observatório revelam que o público que frequenta a Rua 25 de Março é bastante dividido em relação ao gênero, com proporção de praticamente a metade para cada: 50,5% são mulheres e 49,5% são homens. A maioria das pessoas é de cidades do interior do Estado de São Paulo, totalizando 72,2%. 
Quem faz compras na Rua 25 de Março muitas vezes também não se hospeda na cidade (43%). Quem pernoita em São Paulo, no entanto, normalmente se hospeda na casa de amigos e parentes (24%) e ou em hotéis (22%), com destaque para os econômicos. 
Em outro levantamento, que abrangeu visitantes em geral, quase 31% veio a São Paulo motivado pelas compras, seguido por lazer com 29,5% e negócios com pouco mais de 22%. A capital paulista também tem outros locais de interesse para os turistas que querem gastar. Cerca de 15% dos visitantes que vão às Centrais de Informação Turística (CITs) procuram informações sobre compras. Desse grupo, quase 50% estão interessados em shoppings, em torno de 25% em ruas de comércio especializado e 20% em feiras de arte e antiguidades. (Com a SPTuris).

PLANO DE EXPANSÃO - A AZUL VAI ÀS BOLSAS PARA AUMENTAR A FROTA

Por intermédio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) com vista a uma oferta inicial de ações no Brasil e nos Estados Unidos, retomando tentativa anterior, a aérea Azul solicitou registro para abrir capital que havia sido abandonada no ano passado. 
Para tanto, entregou documentos à Securities and Exchange Commission (SEC), reguladora do mercado de capitais dos Estados Unidos. A intenção da empresa é listar ações preferenciais no Brasil, no nível 2 de governança corporativa da BM&FBovespa e recibos de ações (ADRs) na Bolsa de Nova York. 
Com o registro para operações, a Azul pretende adicionar 12 aeronaves de corredor duplo da Airbus em sua frota, as quais serão usadas para atendimento de voos para a Flórida a partir do final deste ano e também para Nova York. 
Do total de aviões, sete são A330s com entrega prevista para até o início de 2015 e cinco são A350s de nova geração a serem entregues entre 2017 e 2018.
Além disso, 30 jatos regionais de próxima geração da Embraer substituirão aviões de gerações mais antigas a partir de 2020. A empresa havia informado no final de semana que 63 aeronaves Airbus A320neo serão incorporadas a sua frota entre 2016 e 2023.Ao final do terceiro trimestre, a companhia operava 103 destinos, com 864 viagens por dia e 217 rotas. A frota total era formada por 145 aeronaves, das quais 56 sob propriedade da Azul.
A Azul informou que Os coordenadores internacionais da oferta serão Morgan Stanley, Itaú BBA, Goldman Sachs, Santander Investment Securities, Banco do Brasil Securities, Raymond James & Associates, Banco Pine e Deutsche Bank Securities.   Os coordenadores nacionais serão Morgan Stanley, Itaú BBA, Goldman Sachs, Santander, BB Investimento, Pine Investimentos e Deutsche Bank
AIRBUS A320NEO - No seu plano de expansão, a Azul terá um novo modelo de aeronave em sua frota a partir de 2016: trata-se do Airbus A320neo. A companhia pretende utilizar os novos aviões para aumentar sua oferta de assentos em rotas de longas distâncias e de alta demanda de Clientes. Os A320neo serão configurados com capacidade para 174 assentos e equipados com a nova geração de motores CFM International LEAP-1A. O acordo prevê a introdução de 63 aviões, dos quais 35 serão adquiridos pela Azul e os outros 28 serão por meio de leasing com as empresas AerCap (20 unidades) e GECAS (8 unidades). Todas as aeronaves serão gradativamente introduzidas à frota da companhia entre 2016 e 2023.

TURISMO DE LISBOA - LANÇADO CARTÃO DE DESCONTO PARA TURISTAS

A  Associação Turismo de Lisboa (ATL) acaba de lançar o “Lisboa Eat & Shop”, um novo cartão individual e intransferível, que promove a divulgação da gastronomia e comércio da região e oferece descontos em mais de 30 restaurantes e 100 lojas tradicionais.
Este cartão permite ao turista usufruir, em um período de 72 horas, de descontos entre 10% e 20% em mais de 100 estabelecimentos associados da ATL, incluindo lojas de artesanato, antiguidades, artigos de viagem, moda, calçados, artigos esportivos e design, bem como casas de Fado, onde o visitante pode saborear a rica gastronomia tradicional portuguesa e presenciar ao vivo o entoar da canção que é considerada um dos Patrimônios da Humanidade. 
O cartão pode ser adquirido pela internet na página www.askmelisboa.com ou nos postos de informação turística por € 6. As lojas e restaurantes associados a esta iniciativa podem ser consultados no endereço do site é: http://www.askmelisboa.com/files/Eat%20and%20Shop.pdf 
O cartão de desconto “Lisboa Eat & Shop” junta-se ao já existente Lisboa Card, um passe de acesso gratuito em 28 museus, monumentos  e transportes públicos (ônibus, elevadores, bondes elétricos, metrô e trem para Sintra e Cascais) e com descontos de até 50% em muitos outros locais de interesse turístico.

CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO

Curitiba-PR
As capitais brasileiras do Paraná e Santa Catarina, na região sul do Brasil,  agora fazem parte da lista de novas cidades que passaram a integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que passou a  contar com o seleto grupo de 28 cidades de 19 países como novos membros.
A rede de cidades criativas tem por objetivo fomentar cooperação internacional entre cidades compromissadas em investir na criatividade como motor para desenvolvimento urbano sustentável e inclusão social, atuando nas áreas de artesanato e arte popular, filme, gastronomia, literatura, artes relacionadas à mídia e música.

TURISMO DE COMPRAS: OUTLETS SÃO BOA OPÇÃO

Já difundido em países como os Estados Unidos, o segmento outlets vem se consolidando no Brasil, mostrando ser um bom caminho para o turismo de negócios, uma vez que oferece generosos descontos.   
Os viajantes brasileiros reservam uma parcela significativa do orçamento da viagem para as compras, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo, de 2012. A aquisição de produtos no destino turístico consome 12,7% dos gastos reservados ao passeio, segundo o estudo, o que corresponde, em média, a R$ 156,54. “Esse gasto é significativamente maior quando o objetivo principal da viagem é a compra”, diz o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.
De olho neste mercado, as inaugurações seguem em ritmo acelerado. A mais recente foi no início deste mês, com a abertura de um novo outlet em Caucaia, a 15km de Fortaleza (CE). Com menos de um mês de funcionamento, o empreendimento já entrou para as rotas turísticas da região: apenas nos cinco primeiros dias, o centro atraiu cerca de 40 mil visitantes, de acordo com os administradores.  A estimativa é a de que quatro milhões de pessoas passem pelo local todos os anos.
Inaugurado há pouco mais de um mês, outro outlet no município de São Roque, no interior de São Paulo, já conta com média de 30 mil visitantes por fim de semana, a maior parte deles de regiões vizinhas.
A principal administradora de outlets em operação no país, com três em atividade, calcula receber cerca de 14 milhões de visitantes por ano em unidades próximas a São Paulo, Salvador e Brasília. Os números devem crescer ainda mais, já que a empresa planeja inaugurar mais um outlet próximo ao Rio de Janeiro no ano que vem. Devido à localização das unidades, às margens de rodovias que ligam os grandes centros de consumo, quase a totalidade desses visitantes são turistas.
Para facilitar a chegada dos turistas, devido à localização geralmente afastada das cidades, foi criada  parceria com agências de viagem. Em São Paulo, Brasília, Goiânia e Salvador, por exemplo, há a opção de transporte exclusivo com saídas do centro das capitais. (Com o MTUR).

TURISMO & CULTURA 05/12/2014

Vicente Alencar
ÁREA DE FORTALEZA - A nossa Capital do Nordeste, nossa Capital Fortaleza, tem área de 313,8 quilometross quadrados. A sua população passa dos três milhões de habitantes. Trata-se de uma cidade em pleno crescimento. Hoje, Fortaleza tem, ao lado da Praça dos Mártires, e nas imediações da Catedral Metropolitana, o seu grande comércio de roupas, principalmente, nos finais de semana, tanto aos sábados como aos domingos.

LIVRO DE PEDRO SAMPAIO - O poeta e radialista Pedro Sampaio escreveu livro, quando do centenário de Humberto Teixeira, o "Doutor do Baião", grande compositor cearense, que nasceu em Iguatu. O centenário de Humberto Teixeira ocorrerá em 5 de janeiro, vindouro. O livro sobre o Compositor será lançado dentro em breve.

NOSSA MESA - Muitos cearenses precisam entender: a nossa mesa é muito boa, é otima. Não ofereça aos seus visitantes o que se pode tomar em Madri, Berlim, Paris, Roma, Londres ou, outra grande Capital. Mostre o nosso referencial através da paçoca, peixada, carne-de-sol, baião de dois, caranguejada, feijoada e muitos outros. Algumas pessoas, às vezes, tem até cerimônia de oferecer esses pratos, por acharem que são muito simples.

13 DE JANEIRO - Quero lembrar a todos os meus amigos que, a próxima reunião do Movimento Cultural em Prosa e Verso, acontecerá dia 13 de janeiro. Sempre, no horário das 19h30mnin às 211h30min, na Academia Cearense de Letras. Estudantes e professores de todos os níveis, artistas, trovadores, poetas, escritores, cronistas, contistas, jornalistas e radialistas estão convidados. Endereço: Rua do Rosário, 1, olhando para a Igreja do Rosário.

PRAIA DA BARRA DO CEARÁ - Quero lembrar a todos os meus
amigos turistas, que vem ao Ceará: visitem a Barra do Ceará, onde a Foz do Rio Ceará, faz divisa do município de Fortaleza com Caucaia. Um local belo, agradabilíssimo e maravilhoso.

PROGRAMA EDUCAÇÃO E CULTURA - O Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte, que eu produzo e apresento na Rádio Assunção Cearense AM 620, das 22 às 23 horas, vai ao ar nos dias em que não há relato de futebol. Normalmente, as segundas, terças, quintas e sexta-feiras. São cinco blocos, intercalados de Música Popular Brasileira de Qualidade: MPBQ. Na Internet estamos assim: www.620.am

CARAVANA DE CAMOCIM - Joaquim Parente está organizando, ao lado de Orlando Mota Maia e Lucinha Parente, a programação de agosto, em 2015, em Camocim, quando da Jornada de número 18, do Grupo Idosos e Vaidosos, criado por Emília Correia Lima, que não pôde comparecer a movimentação deste ano, mas, pretende se fazer presente, em 2015.

MEHORIA PARA MACEIÓ - Comenta-se, em Camocim, que está se esboçando um movimento, no sentido de melhorar a estrada que liga o Distrito sede a localidade de Maceió, uma praia de muito gabarito, onde o que é servido é, sempre, de primeira qualidade. O problema de transporte será facilitado para todos se, na verdade, a estrada for melhorada.



30 ANOS DA ABRAJET-PE

Jornalista Luiz Felipe, Prefeito de Olinda
Renildo Calheiros e Maurício Galvão Medeiros
A seccional do Estado de Pernambuco da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, a Abrajet-PE, está completando 30 anos de fundação em 2014. E, para marcar esta data, seu atual presidente, o jornalista Luiz Felipe Moura, promoveu um almoço-comemorativo, dia 25 de novembro. Ele foi realizado na Casa de Eventos Andréa Guerra, situada no Município de Olinda, cidade vizinha à capital Recife, e cujo Centro Histórico, surgido a partir de meados dos anos 1500, é Patrimônio da Humanidade. Na ocasião, os membros da entidade homenagearam com um troféu muito especial, denominado Personalidade Turístico do Ano, Maurício Galvão de Medeiros. Além de empreendedor no setor do turismo, uma vez que é proprietário do Hotel Costeiro, há seis anos ocupa o cargo de secretário de Turismo de Olinda. Maurício também é o presidente da Associação Brasileira das Cidades Históricas Turísticas e faz parte da Diretoria da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial.

AERONAVES A380 E B747-8

A Agência Nacional de Aviação Civil publicou, na última segunda-feira (01), no Diário Oficial da União, portaria que autoriza o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão/RJ) a receber aeronaves Boeing 747-8 e Airbus A380. Com essa autorização, o aeroporto do Galeão será o primeiro do Brasil autorizado a receber os dois tipos de jatos, que são as maiores aeronaves de passageiros do mundo em operação.
A autorização foi emitida após o aeroporto cumprir os requisitos necessários para a recepção e operação segura dessas aeronaves, em conformidade com a legislação aplicável e com os procedimentos aceitos pela ANAC. Alterações na pista de pouso e decolagem e a elevação do nível de proteção contra incêndio foram as principais mudanças para a adequação do aeroporto.

NA CONFRATERNIZAÇÃO DO FCVB - PROJETO 'VISITE CEARÁ' PARA ESTIMULAR O TURISMO

Presidente Régis Medeiros
O Fortaleza Convention & Visitor Bureau reuniu o “trade” turístico da Capital, no Hotel Sonata de Iracema, ontem, para o seu tradicional café da manhã de confraternização de fim do ano. Foram momentos em que a entidade pode mostrar sua eficácia na captação de eventos e sua valiosa contribuição para o desenvolvimento do turismo , trabalhando direta e indiretamente para a sensível melhoria da economia cearense. 
Nos descontraídos momentos iniciais, o consagrado artista Chico Pessoa levou o auditório a cantar na execução canções alusivas ao Ceará. Em seguida, o presidente do FCVB, Regis Medeiros , relatou a boa fase do turismo do Estado no corrente ano, não obstante muitos segmentos terem apenas desempenho razoável em face dos jogos da Copa do Mundo. Disse ele que a entidade não iria apresentar verbalmente o  relatório anual, pois o mesmo estava pormenorizado na publicação que todos iriam receber, terminada a festa. Mas, com entusiasmo mostrou o projeto “Visite Ceará”, um instrumento abrangente e da maior valia e que certamente  servirá  para a divulgação e maior afirmação do nosso turismo, a exemplo do que com êxito acontece  com o “Visite São Paulo”, adotado pelo Convention/SP. Também o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia,  falou e relatou o que vem sendo feito em termos de bem estruturar o turismo estadual
No encerramento do  festivo e enriquecedor encontro, o empresário Toni Sando, presidente Executivo do Convention de São Paulo, fez enriquecedora palestra sobre a política de eventos não apenas na sua formatação mas sobretudo no que o segmento contribui para o turismo nacional. 
EVENTOS CAPTADOS– A revista distribuída aos presentes mostra os seguintes dados, os quais, este ano, bem refletem a atuação do Fortaleza Convention Bureau:
Eventos captados e realizados , 24, com um total de 40.650 participantes. Eventos captados com realização em 2015 – 12, com previsão de 14.500 participantes. 
A Atual direção do FCVB tomou posse no dia 20 de maio do corrente ano e está constituída por Régis Medeiros Cavalcante, presidente; Ivana Bezerra de Menezes, vice-presidente; Gabrielle Nobre, diretora secretária; Suemy Vasconcelos, diretora administrativo/financeira; Celina Castro Alves, diretora comercial; Arlene Castelo Branco, assistente operacional. 

COMISSÃO APROVA AMPLIAÇÃO DE DIREITOS DOS AERONAUTAS

A Comissão de Viação e Transportes aprovou na última quarta-feira (26) proposta que amplia direitos para os pilotos, comissários de bordo e outros aeronautas.
Pelo texto, o número de folgas mensais, por exemplo, sobe para 12. Atualmente, segundo a lei que regulamenta a profissão (Lei 7.183/84), esses trabalhadores têm, no mínimo, 8 dias de repouso remunerado por mês. Já para serviços de táxi aéreo e em escolas de aviação, por exemplo, serão 10 folgas mensais.
O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado José Stédile (PSB-RS), ao projeto de Lei 4824/12, do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). Levantamentos estatísticos relacionados à segurança de voo, citados por Stédile, apontam que a fadiga responde diretamente por 4% a 8% dos acidentes aeronáuticos.
A escala de voo da tripulação deve ser planejada e feita a partir dos conceitos de gerenciamento de risco de fadiga recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci), e as regras de combate vão nortear a jornada dos tripulantes e devem entrar em vigor um ano após o projeto virar lei ou seis meses depois de norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que acontecer primeiro.
Pelo substitutivo, a jornada dos tripulantes não poderá ser superior a 44 horas semanais, regra comum a todos os  trabalhadores, e 176 horas mensais. O tempo que o tripulante fica à disposição da companhia aérea à espera de uma nova tarefa, conhecido como sobreaviso, deverá ser remunerado em 1/3 do valor da hora de voo, de acordo com o texto aprovado. Atualmente, esse tempo de espera, que chega a até 12 horas, não é remunerado. Está incluído também o tempo em treinamentos, cursos online, simulações e reuniões programados em escala como remuneração. Outra mudança é a remuneração caso o tripulante não trabalhe por algum impedimento fora da sua vontade, caso não tenha outra tarefa apontada para o mesmo dia.
Regras diferenciadas foram incluídas para os chamados serviços aéreos especializados, como o uso de aviões para despejar agrotóxicos e fotografia aérea. Para Stédile, esses serviços devem ter tratamento próprio que atenda à peculiaridade e às condições especiais em que são realizados. 
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Com a Agência Câmara Notícias).

DE HOJE ATÉ DOMINGO O IX FESTIVAL DA LAGOSTA DE ICAPUÍ

A partir da noite de hoje, prosseguindo até domingo, a cidade de Icapuí estará vivendo o IX Festival da Lagosta,  acontecimento festivo que já inserido como um dos mais importantes do calendário turístico do Ceará. Gastronomia e atos  festivos e culturais fazem o programa da iniciativa da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí , a qual tem produção da J.A. Lima Produções e apoio do Governo do Estado, do Sebrae do Ceará e da Prefeitura de Icapuí.  
O Festival será na Praia de Barreira, uma das mais bonitas da orla do município, onde está construída uma estrutura para agradar  os milhares de visitantes no  salão gastronômico, nos  estandes nos meios de hospedagem  e barracas da  praia.  A lagosta será a oferta principal nos restaurantes e barracas de praia, se bem que também serão ofertados outros pratos deliciosos de outros  frutos do mar. A  lagosta ao alho e óleo  e versões mais inventivas, como lagosta com molho de maracujá, estarão disponíveis à escolha do público. O preço dos tickets dos pratos é de R$15.
Mais de dez estandes de estabelecimentos com ampla oferta de produtos participam do evento. Haverá também espaço próprio para incentivo e vendas do artesanato local expandindo. Para completar a programação do Festival da Lagosta de Icapuí, haverá muitas atrações musicais, entre as quais  a banda Cacimba de Aluá, o sanfoneiro Waldonys, Gil Forrozeiro e Kôka , afora o  aplaudido  artista Augusto Bonequeiro.

EM FOCO O DIMENSIONAMENTO DA INDÚSTRIA DE EVENTOS

Autoridades presentes
Com a presença de autoridades e principalmente de  empresários ligados ao turismo, ontem,  partir das 17 horas, no Hotel Gran Marquise, houve o lançamento do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil. Foi a primeira vez  que o fato ocorreu fora de São Paulo. O lançamento ocorreu numa  parceria da Câmara Setorial de Eventos com  a ABEOC, com apoio do Sebrae. O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Osiris Ricardo Marques,  de forma didática e com amplas informações apresentou um diagnóstico completo sobre os eventos turísticos realizados no Brasil, com dados estatísticos de 2013.  
Dada a importância que o setor de eventos assumiu na economia brasileira, os números da última pesquisa foram exaustivamente analisados pelo palestrante, que provocou os presentes a se engajarem mais na procura de tornar os eventos melhores e mais competitivos. Alias, o segmento e áreas correlatas já contribuem fortemente no aumento do pib nacional.
Registre-se entre os presentes ao evento as mais representativas personalidades do turismo do Estado, afora as anfitriãs Enid Câmara e Gabriela Nobre, respectivamente presidentes da Câmara Setorial de Eventos no Ceará e presidente da Abeoc/Ceará, e o diretor do Sebrae/Ceará, Alci Porto.  Lá estiveram, entre outros, o deputado Sérgio Aguiar, a conceituada executiva cearense hoje vinculada ao Ministério do Turismo, Ana Clévia; Andrea Faria; empresários Manoel Linhares, Circe Jane, Ivana Bezerra; as executivas Celina Castro Alves e Suemy Vasconcelos; o presidente do Fórum de Turismo do Turismo do Ceará, Pedro Carlos da Fonseca;  e o presidente da Abrajet/Ceará, jornalista José Rangel.

RÉVEILLON MARINA PARK


ROTA DO SOL SEMANAL 05/12/2014 - ISSUU