Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de abril de 2015

CALEIDOSCÓPIO - MOBILIDADE URBANA

MOBILIDADE URBANA
Vem sendo elogiável o esforço do prefeito Roberto Cláudio de, pelo menos,  minimizar os muitos entraves que a população de  Fortaleza enfrenta em relação à mobilidade urbana. O problema, sem dúvida, é de difícil solução, pois a cidade somente aqui e ali demonstra que cresceu obedecendo a um planejamento. Graças a poucos iluminados de mais de um século atrás, temos algumas ruas e avenidas largas e praças grandes, bonitas e arborizadas. Herança destes tempos,  estão aí as avenidas Tristão Gonçalves, Imperador, o Passeio Público, a Praça do Ferreira, a General Tibúrcio, a do Coração de Jesus (com o Parque da Liberdade (Cidade da Criança ao lado) e as praças José de Alencar e Castro Carreiro, estas duas últimas completamente degradadas no momento  pelo desleixo das autoridades competentes. Os prefeitos Cordeiro Neto, Vicente Fialho, Murilo Borges e Juraci Magalhães até que deram sua contribuição para que surgissem novas ruas e avenidas largas, contudo negligenciaram no consentir o aparecimento de ruelas e favelas por toda parte e não tiveram força suficiente para impedir que “camelôs” e aproveitadores de toda a espécie tomassem conta de logradouros públicos,  enfeando a cidade e prejudicando sensivelmente o ir e vir das pessoas. Daí que é bem-vindo o esforço do prefeito fortalezense atual em se preocupar em resolver gargalos que dizem respeito direto a uma população de mais de dois milhões e meio de habitantes. É bem-vinda  a interferência em locais como no cruzamento das avenidas Antônio Sales e Washington Soares, nas avenidas Santos Dumont Dom Luís e, agora,  na  Bezerra de Menezes ( Corredor Expresso – BRT).  Também, a criação de ciclovias. Verdade é que, nestas últimas ações, o prefeito venha sendo bastante criticado pelos seus adversários político, sob argumentos vários. Contudo, estamos com a maioria da população, que vem recebendo as obras com aplausos, mesmo apontando falhas a serem corrigidas. Lamentamos, contudo,  que a Prefeitura ainda não tenha voltado suas vistas para minimizar os entraves de mobilidade urbana em avenidas como a Virgílio Távora, a Desembargador Moreira, Pontes Vieira e  Barão de Studart. Nestas artérias, aliás como em quase toda Fortaleza, há problemas não apenas em relação a trânsito, mas  principalmente no que diz respeito a limpeza pública.  A avenida Barão de Studart, por exemplo, precisava de ser melhor olhada, pois  é onde se localizam dois pontos de referência da cidade – o Palácio da Abolição e a Casa da Indústria. Está  de fazer dó. Lixo, calçadas quebradas, canteiro central mal cuidado, iluminação pública deficiente estão presentes do começo ao fim. Dai a razão por que, ela como as citadas,  devem também, o mais breve  possível  merecer as atenções da Prefeitura. A cidade é um todo. Mas, no item prioridade de melhoria de mobilidade urbana, sugere-se que elas agora sejam a bola da vez.

REABERTA A BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ

Sede provisoria da biblioteca
Em solenidade na tarde de ontem, 23, com a presença do Governador Camilo Santana, do secretário da Cultura, Guilherme Sampaio e de várias outras autoridades, aconteceu a reabertura da Biblioteca Pública do Estado do Ceará, com o acervo disponibilizado à sociedade em um novo local: o “Espaço Estação” - rua 24 de maio, nº 60, Centro, um dos antigos galpões da RFFSA, ao lado da Estação João Felipe.
O espaço, que integrará as instalações da futura Pinacoteca do Estado do Ceará, terá mais de 50 mil títulos da Biblioteca Pública, novamente disponibilizados ao acesso da população, para consultas e estudo, com acesso gratuito e em funcionamento diário das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 8h às 17h. 
Com os títulos mais procurados pelos frequentadores da Biblioteca, salas de estudo, laboratório de informática e uma agenda cultural permanente, o "Espaço Estação" vem atender as demandas dos usuários da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, que atualmente passa por reforma geral, com investimento de R$ 9 milhões realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.
PROGRAMAÇÃO – Na abertura da Biblioteca houve  extensa programação cultural, que se iniciou às sete da manhã, com Alvorada da Banda da Marinha. Às 8h, aconteceu, no hall de entrada do equipamento, a abertura da exposição sobre o compositor cearense Paurillo Barroso, com performance do ator Klístenes Braga. Das 9 às 10 horas, o Grupo de Teatro de Bonecos Turminha do Ronda fez a alegria da criançada no pátio multiuso, localizado no interior do equipamento. Às 10 horas foi a vez do Grupo de Teatro de Bonecos da Cagece se apresentar.
No período da tarde, das 13h30min às 14h50min, o Grupo Baú de Leitura da Coelce/Casa do Conto realizou contação de histórias infantis. Às 15 horas, houve a solenidade de abertura oficial da Biblioteca. Juntamente com o secretário Guilherme Sampaio, o governador Camilo fez uma visita aos setores do espaço, ao som da Banda de Sopro de Pindoretama. Das 16h30min às 18 horas, diversos setores da sociedade civil ligados ao livro, leitura e literatura realizaram um primeiro debate sobre a proposta de instalação do Fórum Permanente Biblioteca Viva, colegiado que deve auxiliar as ações e programas daquele equipamento.
Dos 132 mil livros existentes na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, cerca de 50 mil serão disponibilizados para a população, durante o período em que o prédio passará por renovação de todas as instalações elétricas, hidráulicas e estruturais

NO CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ - BNTM: CONFIRMADOS 250 INVESTIDORES, DE 43 PAÍSES

Evento no Pavilhão Oeste
De olho nos mercados internacionais, o Ceará vai receber de 27 a 31 de maio a Brazilian Tourism Mart (BNTM),  no Centro de Eventos do Ceará . O evento tem como objetivo aproximar o trade turístico nacional e nordestino – rede hoteleira, agentes de viagens, operadoras de turismo e companhias aéreas – das operadoras turísticas dos principais mercados internacionais para o Brasil, visando o fluxo turístico no País, em especial na região Nordeste. 
A expectativa é de que agentes do trade de mais de vários  países participem do evento. "Devemos receber um público de 1.300 visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros, jornalistas e representantes do trade. Nossa expectativa é de uma geração de negócios da ordem de R$ 200 milhões", avalia Luciana Lobo, secretária executiva da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). Conforme a CTI Nordeste, a cada edição da BNTM, o turismo na região tem um crescimento de 8% a 10%. Para o estado anfitrião, esse percentual pode chegar a 14%.
MAIS DE 250 INVESTIDORES -  Cerca de 250 buyers (investidores), de 43 países, já estão confirmados para a 24ª BNTM.. A maior procura tem vindo de países como Alemanha, Itália, Reino Unido e Argentina. Já está confirmada também a venda de mais de 50% dos espaços disponíveis para as rodadas de negócio..
 “Além da excelente repercussão da edição passada, o fato de esta BNTM acontecer no Ceará acaba sendo um atrativo a mais para a participação do trade”, destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. Para Jeanine Pires, secretária do Turismo de Alagoas e presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), entidade organizadora do evento, a grande procura para participar da BNTM mostra que a alta do dólar já motiva o crescente interesse de viajantes estrangeiros pela região Nordeste.
DIVULGAÇÃO DA CULTURA E GASTRONOMIA - O evento deste ano terá novidades como a Arena Cultural, espaço para divulgação da cultura e gastronomia do Nordeste com apresentações folclóricas e degustação da cozinha regional. Além da nova praça de eventos, a BNTM continuará com outros três espaços: Governamental, com a presença dos nove estados nordestinos; Institucional, com os estandes das operadoras, agências e empresas interessadas; e o Comercial, onde serão realizadas as rodadas de negócio.

LANÇAMENTOS E NOVIDADES NA 19° EXPOVINIS

Produtores, importadores, enófilos e demais players do setor de vinhos reúnem-se de hoje, 22, até domingo,  em São Paulo,  para o principal evento do segmento na América Latina: o ExpoVinis Brasil. A 19ª edição do evento acontece no Expo Center Norte -  Pavilhão Azul – Vila Guilherme,  e deve atrair mais de 10 mil pessoas que vão visitar a feira para conhecer lançamentos nacionais e internacionais em tintos, brancos, rosés e espumantes.
LANÇAMENTOS EXÓTICOS E NOVIDADES -  Este ano, a ExpoVinis está com lançamentos exóticos e vinhos ainda pouco conhecidos pelo mercado. É o caso do vinho 'Invisível', da importadora Caves Santa Cruz. O rótulo, português, é um branco elaborado com uma uva tinta, a Aragonês, e sua transparência inigualável vai surpreender o público. A importadora Decanter apresenta os melhores Vinhos Laranja do mundo..
Também novidade no ExpoVinis são os drinks elaborados com prosecco da vinho laranja Herres, um das 5 maiores produtoras de espumante da Alemanha. Chamada Fruity'n'Fresh, a linha de fruit-seccos é composta pelos sabores Strawberry, Mango e Blood Orange. 'Novidades' é um dos temas que a Wines of Chile vai trabalhar em seu espaço no evento.  No Espaço França, tradicional pavilhão do ExpoVinis, ganham destaque os Vignerons de Champagne, pequenos produtores familiares. 
Localizada na Eslovênia, uma das mais antigas regiões vinícolas do mundo, a P&F Wineries traz seus rótulos elaborados em Podravje. Do Brasil, algumas novidades ficam por conta das vinícolas Garibaldi e Pizzato.
A vinícola catarinense Villa Francioni, estará presente novamente nesta edição da  Expovinis, num ano emblemático, em que a empresa comemora 10 anos do início da comercialização dos primeiros rótulos. No decorrer da feira  serão oferecidos vinhos para degustação das três linhas de produtos:  VF, Joaquim e Aparados. A empresa,  com sede em São Joaquim, na serra catarinense, lançará também o VF Chardonnay, Lote III, safras 2013/2014. O rótulo VF Chardonnay, Lote I, foi escolhido como o melhor da categoria em 2006, no Prêmio TOP TEN da Exponivis. Também estará participando do Prêmio Melhores do Vinho, promovido pela revista Prazeres da Mesa. Durante o coquetel e entrega de prêmios, o vinho Joaquim Tinto safra 2011, será um dos rótulos degustados.
DEGUSTAÇÕES E PALESTRAS PREMIUM - Altamente concorridas durante o ExpoVinis Brasil, este ano as Degustações Premium, que são temáticas e conduzidas por grandes nomes, serão gratuitas para profissionais do setor, com inscrições feitas pelo site do evento. As Palestras Premium são uma das inovações este ano. A ideia é ministrar verdadeiras aulas sobre o universo dos vinhos com os maiores especialistas do mercado, trazendo informações de forma descomplicada sobre os principais temas do momento. Já as Degustações Premium, tradicionais no ExpoVinis, são a oportunidade perfeita para quem quer engrandecer seu conhecimento sobre vinhos. 

VAI ATÉ 3ª FEIRA O 42º ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA

Patrícia Crespi (Travelport), Mario Gasparini (Ifaseg / QBE)
e Isabel Bernasque (Coordenadora de Sustentabilidade do MTuri)
 prestigiam o lançamento do Anuário da  Braztoa 2015.
Evento  marcado por ações especiais para os agentes de viagem, 5ª Edição da Turismo Week e lançamento do novo site da entidade, a BRAZTOA  (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo),  está com  muitas novidades: o 42º ECB (Encontro Comercial Braztoa), que se desenvolve a partir de hoje e vai até a terça-feira  e 28, no Anhembi, em São Paulo, em parceria com a 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo.
Em comemoração aos seus 25 anos, as novidades começam pelo lançamento do novo site da entidade, que estreia um layout mais moderno, interativo e com a usabilidade mais intuitiva. Um dos destaques é a facilidade de se conhecer a relação de associados e o sistema de busca geral mais claro e simplificado. O lançamento acontecerá no último dia do evento, quarta-feira, 24/9, às 17h, na Sala de Coletivas.
Com localização privilegiada, o 42º ECB ficará entre os expositores internacionais, o que garante mais contato com as principais novidades e fornecedores de todo o mundo. Serão 1,5 mil m2 divididos entre 60 associados Braztoa, que contarão com estandes dinâmicos e modernos, permitindo que os expositores explorem novas formas de comunicação, entre elas imagens dos destinos e produtos que comercializam.
TURISMO WEEK - O 42º ECB ganha destaque por conta da Turismo Week (www.turismoweek.com.br), maior promoção de viagens do Brasil, que acontecerá até o dia 30 de setembro. Nos dias 27 e 28 de setembro, com a abertura da Feira das Américas para o público final (Feirão Abav), os consumidores poderão consultar as melhores oportunidades de roteiros e comprar suas viagens pessoalmente. Na coletiva de imprensa da Braztoa (quarta-feira, 24/9, às 17h, na Sala de Coletivas), será divulgado o balanço da primeira semana da ação.
PALESTRAS - Uma programação de palestras foi elaborada pela Braztoa com o intuito de gerar ainda mais benefícios para os agentes de viagem. Temas como sustentabilidade e gerenciamento de negócios estarão em pauta e serão conduzidos por profissionais especializados, na Vila do Saber, para garantir a antecipação de tendências e fortalecimento de relações com o setor turístico.

HOJE(24), O ENCERRAMENTO DA WTM LATIN AMERICA 2015

Ministro Henrique Alves 
Termina hoje a World Travel Market Latin America, que se vem  realizando desde de quinta-feira , 22, no Expo Center Norte, em São Paulo, simultaneamente ao 43º Encontro Comercial Braztoa,. O evento conta com novos expositores brasileiros nesta terceira edição. Entre eles estão diversos Estados, operadoras de turismo, hotéis e locadoras de veículos. 
Agora em novo endereço, no Expo Center Norte, localizado na área central de São Paulo, a WTM Latin América 2015 é a maior do que suas edições anteriores, pois recebeu inscrições de mais visitantes e compradores e tem  um número superior de expositores. Entre os reconhecidos expositores brasileiros que estão mais uma vez na feira, destaque para o Ministério do Turismo, o Conselho de Turismo de São Paulo, a Resorts Brasil e o Rio Convention & Visitors Bureau.
A terceira edição da WTM Latin America, está com extensa programação de conferências, seminários, painéis e workshops para mais de 8 mil visitantes durante os três dias. O evento é realizado simultaneamente ao 43º Encontro Comercial Braztoa.
A WTM Latin America atrai mais de 15 mil dos mais importantes executivos interessados no setor de viagens da América Latina. Na edição 2014, US$ 341 milhões foram transacionados, entre 1.300 expositores e cerca de 900 compradores, em parte graças a quase 3.000 reuniões de negócios pré-agendadas.
A feira faz parte do portfólio da Reed Travel Exhibitions, que inclui também a World Travel Market, o Arabian Travel Market e a World Travel Market Africa. Saiba mais em WTM World.

TAMBÉM A ESTÉTICA- EVENTOS IMPULSIONAM O TURISMO DE NEGÓCIOS

Principal destino brasileiro do turismo de negócios e eventos, a capital paulista vem promovendo, desde março e até o final deste abril, pelo menos 23 eventos relacionados à estética. O público estimado é de mais de 145 mi
l participantes, segundo informações do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB). Entre os destaques estão eventos no Anhembi e no Expo Center Norte.
Nos últimos dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de cerca de 400%. Conforme os dados do ICCA (Internacional Congress and Convention Association), entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54.
As viagens corporativas representam 74,5% dos deslocamentos de turistas no país. A expectativa para este ano é que o segmento movimente R$ 43,4 bilhões, um crescimento de 8% em relação ao ano passado. Os dados são de uma pesquisa da Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, em parceria com o Senac.
As viagens para tratamento estético, como spas, são classificadas como turismo de saúde, bem como atividades turísticas decorrentes do uso de meios e serviços para fins médicos e terapêuticos. Um exemplo deste tipo de turismo pode ser observado na cidade de Araxá, famosa pelas termas onde é possível fazer diversos tipos de terapia tanto com águas termais quanto com lama.

PACOTES ESPECIAIS NA ROTA CERVEJEIRA DO RIO

Vila St. Gallen
Está mais fácil saborear a imensa diversidade de estilos de cerveja e contemplar todas as belezas da Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro. A Accerj-Tur – Associação das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro fechou três importantes parcerias com agências de turismo de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo que vão garantir todo o conforto e tranquilidade para os turistas nas viagens às cidades da Serra Fluminense.
Para conhecer a história de Petrópolis, quem leva é a Agência Serra Brasilis. Com guias preparados, o turista conhecerá as imponentes construções do Brasil Império (Museu Imperial, Casa de Santos Dumont, Palácio de Cristal e Centro Histórico), entre muitos outros pontos turísticos, ao  mesmo tempo que degusta cervejas no Centro de Experiência ou restaurante da Cervejaria Bohemia, no beer tour da Cervejaria Cidade Imperial e/ou no novo brewpub da Cervejaria Otten Brau (aberto ainda este mês).
Em Teresópolis, os guias da Agência Terra de Aventura Turismo e Eventos convidam o turista ao contato com a natureza no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e seu famoso Dedo de Deus e no Mirante do Soberbo – local onde em dias de céu aberto é possível avistar, do alto, a Cidade Maravilhosa. Para brindar o esplendor da natureza, uma visita à belíssima Vila St. Gallen da Cervejaria St. Gallen e/ou à moderna fábrica do Grupo Petrópolis são indispensáveis.
Nova Friburgo concentra uma rica tradição da cultura alemã, com arquitetura ao estilo germânico e uma ótima gastronomia apresentada ao viajante-cervejeiro pela Agência 4x4 Cantos Ecoturismo e Receptivo. A cidade proporciona um grande contato com a natureza no Parque Estadual dos Três Picos, na Pedra do Cão Sentado e na Mulher de Pedra, além de opções para degustar novos sabores e estilos de cerveja no sítio da Cervejaria Barão Bier, no charmoso bar da Cervejaria Ranz Bier e/ou na fábrica da Cervejaria Rock Valley.
As três agências parceiras da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro possuem pacotes formatados segundo a necessidade de cada tipo de beer turista, sejam famílias, amigos, ou casais. Em roteiros de um ou mais dias, visitando os inúmeros atrativos turísticos da região, combinando visitas às cervejarias, fábricas, restaurantes e brewpubs da Rota Fluminense.
ENDEREÇOS - Agência Serra Brasilis – Petrópolis.Tel.: (24) 2248-8229. E-mail: reservas@serrabrasilis.com.br
Agência Terra de Aventura Turismo e Eventos – Teresópolis.Tel.: (21) 6906-2696. E-mail: terradeaventura@terra.com.br
Agência 4x4 Cantos Ecoturismo e Receptivo - Tel.: (22) 9-8127-9991 E-mail: contato@4x4cantosecoturismo.com.br

FEIRA GASTRONOMIA NO PALÁCIO

Amanhã e domingo, 26, acontecerá em Curitiba a feira Gastronomia no Palácio. Nesta edição, o evento, no estacionamento inferior do Palácio Iguaçu, sede do Governo Estadual, contará com um espaço especial dedicado aos food trucks, nicho da gastronomia que vem garantindo seu espaço nas principais capitais brasileiras.  
Em sua segunda edição, a feira Gastronomia no Palácio contará com a participação de 26 empreendimentos gastronômicos, entre barracas e food trucks. A proposta do evento é levar sabores marcantes do Estado para o público que poderá aproveitar, também, todos os encantos de uma das regiões mais aconchegantes de Curitiba. 
Um dos destaques da feira será a presença do Brownie Burger, do chef Ricardo Campos, de Joinville (SC). O doce, que ganhou o prêmio de melhor snack de chocolate no World Chocolate Maters, um dos principais prêmios da gastronomia mundial, será vendido pela primeira vez em Curitiba. Outra grande novidade do evento ficará por conta da estreia oficial do Funiculá, food truck do premiado chef Dudu Sperandio. 

CHOCOLATE CASEIRO RECEBE PRÊMIO TOP EMPRESARIAL

A primeira fábrica de chocolate artesanal da Bahia e do Nordeste, a Chocolate Caseiro Ilhéus, foi indicada para receber, amanhã, 25, em São Paulo, o Prêmio Top Empresarial de Incentivo à Qualidade 2015. A Solenidade aconteceu no Espaço Évidence, localizado na rua Luiz Góis 2.562, Planalto Paulista, em São Paulo. 
A indicação para recebimento do Prêmio partiu de empresas homenageadas anteriormente e foi apreciada e aprovada por unanimidade pelo Conselho de Honrarias e Méritos da empresa patrocinadora, o Instituto Cultural de Fraternidade Universal. A Solenidade contou com um requintado coquetel, jantar de gala e apresentação de shows artísticos. Foi também um encontro de diretores de empresas de elevada qualidade com a possibilidade de realização de negócios futuros. O Prêmio é constituído por uma placa de aço inox e um troféu nos quais está inserido a logomarca da empresa.   
Essa não é a primeira vez que a Chocolate Caseiro é homenageada em São Paulo, com um Prêmio de alta qualidade. Há alguns anos, recebeu em solenidade no Clube Monte Líbano, em São Paulo, o prêmio Qualidade Brasil- International Exporter's Service.
Inaugurada em outubro de 1985 pelo então Governador do Estado da Bahia, senador João Durval Carneiro, a empresa comandada pelo empresário Hans Schaeppi, completa em outubro próximo 30 anos de atividades ininterruptas, tendo levado o nome de Ilhéus e da Região a vários estados e países.
A Fábrica é uma das principais atrações turísticas de Ilhéus, com uma réplica de uma fazenda de cacau, figuras da Gabriela e do Nacib, pés de cacau e outras árvores, além dos saboroso chocolates  que encantam o turistas.

ARTICULAÇÃO PARA RECIFE SER HUB DO NORDESTE


A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco já está se articulando para que Recife seja a cidade escolhida como o primeiro Hub – centro de conexões de voos domésticos e internacionais - do Nordeste para o grupo Latam Airlines (das companhias aéreas Tam e Lan). 
O grupo anunciou, na última sexta (17), que está realizando um estudo de viabilidade para operacionalizar a ampliação de sua atuação em voos entre a América do Sul e a Europa. “O governador Paulo Câmara fará uma reunião com a presidente da Tam, Claudia Sender, para mostrar as vantagens se formos escolhidos como o novo hub da empresa. Em paralelo, desde o início do ano que estamos negociando com a companhia para aumentar nossas frequências de voos”, afirma o secretário Felipe Carreras.
Entre os critérios que serão analisados estão localização geográfica, infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, bem como fatores como competitividade de custos. Além da posição estratégica geográfica de Pernambuco, recentemente o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre foi escolhido, pela Secretaria de Aviação Civil do Governo Federal, como o melhor aeroporto do Brasil. Para a escolha, foram entrevistados 64.539 passageiros, ao longo de 2014, de voos domésticos e internacionais nos 15 aeroportos de maior movimentação no Brasil, que respondem por 80% do fluxo aeroviário nacional.
Entre as vantagens para atrair o hub está a possível concessão de benefícios fiscais sobre o combustível. Inclusive, já está em tramitação um acordo com a Tam para o voo internacional Recife/Buenos Aires, cuja operação foi iniciada em janeiro deste ano. Uma contrapartida da companhia é o reforço no número de voos ligando Recife a outros destinos.
No próximo dia 5 de junho, será inaugurada a nova rota Recife – Cabo Verde. Com ela, Pernambuco passará a contar com seis voos diretos para destinos internacionais: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; Cidade do Panamá, através da Copa Airlines;  Frankfurt, operado pela Condor, e Buenos Aires, através da TAM. No total, Pernambuco está conectado a 63 destinos em 30 países em todo o mundo.
​Além do Recife, o estudo do grupo analisa outras duas cidades, Fortaleza e Natal. A previsão é que a escolha seja feita até o fim deste ano, para que as operações comecem em dezembro de 2016.

SOMENTE EM 2020 A CONCLUSÃO DAS OBRAS DO PINTO MARTINS

A licitação para complementação das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, de  Fortaleza, após adiamento, finalmente foi definida anteontem (22), apresentando como vencedora a empresa Sial Construções Civis, que ofereceu a  menor proposta entre as demais concorrentes, no valor de R$ 371 milhões, menor do que a da concorrente classificada em segundo lugar, a Construtora Damiani.   
Conforme a Infraero, dentro de 90 dias será avaliada a capacidade da Sial  para a execução dos serviços propostos e somente depois será dada a ordem para execução  dos trabalhos. Tudo estando dentro dos conformes,   aguarda-se somente para o ano de 2020, portanto daqui a 5 anos, a total conclusão da ampliação do Aeroporto Pinto Martins.           
De acordo com o Edital de ampliação, os  serviços compreendem a complementação e atualização do projeto executivo e a conclusão dos serviços de reforma, modernização e ampliação do terminal de passageiros do aeroporto cearense, com a renovação de sua infraestrutura e sistemas internos.

EMPRESAS AÉREAS EXPANDEM FREQUÊNCIAS PARA O EXTERIOR

MIAMI - EUA
As empresas TAM e LAN estão preparando novos voos internacionais para reforçar a conectividade oferecida pelas empresas entre o Brasil e outros destinos na América do Sul.
Esta semana, começaram as vendas de passagens aéreas para o voo direto entre Brasília (DF) e Buenos Aires (Ezeiza), na Argentina. O novo voo será operado pela TAM quatro vezes por semana, a partir de 3 de julho. Ele vai melhorar a conectividade entre a Argentina e diversas cidades brasileiras (especialmente no Norte e Nordeste do país) facilmente conectadas pela TAM no Brasil.
Buenos Aires será o terceiro destino internacional da TAM atendido diretamente a partir de Brasília. A empresa já opera voos diretos entre a capital federal brasileira e Miami (EUA) e, a partir de 12 de junho, iniciará o voo direto entre Brasília e Orlando.
Os bilhetes aéreos para o novo voo entre Brasília e Buenos Aires já podem ser adquiridos no site www.tam.com.br e em outros canais de venda, como agências de viagens e lojas da TAM e TAM Viagens. As passagens estão disponíveis a partir de US$ 219 (ida e volta). 
NOVOS VOOS DA AZUL - A partir de 1º de julho, a Azul passará a operar três novos voos regulares semanais para Fort Lauderdale/Miami, além de frequências extras no período de abril e  de maio. As novidades também contemplam Orlando, que contará com operações complementares entre 1º de julho e 9 de agosto.
A Azul solicitou aos órgãos reguladores dois novos voos semanais temporários entre Campinas e Fort Lauderdale/Miami, a vigorar de 2 de dezembro de 2015 a 14 de fevereiro de 2016, que se somarão à frequência regular que estreia em julho.
Desde 2 ultimamente passado e  até  4 de maio próximo, a companhia operará 75 ligações entre Brasil e Estados Unidos – aproximadamente 15 frequências semanais. Já no período de 1º de julho a 9 de agosto, terá mais de 115 ligações internacionais, sendo cerca de 20 semanais.

SETOR HOTELEIRO PLANEJA INVESTIMENTO DE R$ 2,3 BI

Um levantamento da consultoria BSH Internacional, especializada em investimentos hoteleiros no Brasil, mostra que a previsão de investimentos do setor para este ano é de R$ 2,3 bilhões. A expectativa é que sejam abertos 54 novos hotéis no ano, o que significa 8,9 mil unidades habitacionais. As inaugurações devem gerar ainda 5,2 mil empregos, de acordo com a consultoria.
A região Sudeste representa, sozinha, metade do investimento previsto para o país no ano: R$ 1,27 bilhão.  Os 27 lançamentos previstos acrescentam 4,4 mil unidades habitacionais, o que deve gerar 2,9 mil empregos. Apenas o estado do Rio de Janeiro – sede das Olimpíadas de 2016 – receberá R$ 1 bilhão em investimentos hoteleiros.
Dados do Ministério do Turismo apontam para um crescimento da intenção de viagem dos brasileiros para destinos nacionais. De acordo com o levantamento Sondagem do Consumidor, 73,2% dos entrevistados que desejam viajar nos próximos seis meses, o farão dentro do Brasil. Em fevereiro de 2014, esse percentual era de 67,8%. (Com informações da BSH Internacional).

PRAIA ACESSÍVEL TAMBÉM EM FORTALEZA

Com objetivo de promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias da capital, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, está desenvolvendo o projeto “Praia Acessível”.
O “Praia Acessível” prevê cadeiras anfíbias para o banho de mar assistido - com ajuda de profissionais qualificados -, vagas de estacionamento reservadas e sinalizadas, piso tátil, sanitários e chuveirões adaptados e esteira especial de expansão do calçadão à faixa de areia próxima ao mar.
De acordo com  Elpídio  Nogueira, secretário de turismo do Estado,  a previsão é de que o projeto seja iniciado ainda neste semestre. “Já temos recursos garantidos, o próximo passo é apresentar o `Praia Acessível` para as associações de pessoas com deficiência”, informou
Em algumas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e Recife, já existem programas semelhantes. No exterior, a cidade de Miami (EUA) oferece acessibilidade nas praias para banhistas.

VISITE CEARÁ NEWS 24/04/2015


FORTALEZA IRA SEDIAR TRÊS IMPORTANTES EVENTOS NA ÁREA DE MATEMÁTICAS INDUSTRIAL
Diretora do Visite Ceará Celina ladeada pela
 comitiva da UFC, Jackson, Julio, Ricardo e Junior.
Fortaleza irá  sediar de  5 a 9 de outubro deste ano no Centro de Convivência da UFC,  três importantes eventos na área de Matemática Industrial: a 4° Semana  de Matemática Industrial, o 2°  Congresso Nacional de Matemática Aplicada a Indústria e o 1° Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional.  O Além destes três eventos  Fortaleza irá  apresentar  em agosto de 2015 a candidatura para sediar o   NAFIPS 2018, North American Fuzzy Information Processing Society. Segundo o Prof. Ricardo Coelho, do Departamento de Estatística e Matemática  Aplicada da UFC  é muito importante a parceria e apoio do FC&VB para divulgação e captação de eventos para a  cidade de Fortaleza.

VISITE CEARÁ REALIZA EVENTO PARA SOCIEDADES MÉDICAS
Régis Medeiros (FCVB); Erick Vasconcelos (Setfor);
 Ivana Bezerra (FCVB) e Daniel Figueiredo (Nefrologista).
Visando atrair mais eventos na área médica, o Grupo Comercial do Convention Bureau em parceria com a ABEOC e ABIH, realizou na quinta-feira dia 16 de abril no La Maison o  evento com tema Boteco.  Na ocasião foi feita uma apresentação sobre as vantagens de realizar eventos em Fortaleza e como a instituição pode ajudar no processo de captação e promoção, além de indicar os associados e parceiros  para os promotores de eventos.  O evento foi bastante prestigiado e  comprovou que ações feitas em conjunto com o trade geram resultados positivos para todos.

ROTA DO SOL SEMANAL 24/04/2015