Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2016

CALEIDOSCÓPIO - CÉU DE BRIGADEIRO

CÉU DE BRIGADEIRO
Graças aos deuses do Olimpo e ao Deus da nossa crença, a Olimpíada terminou muito bem domingo, deixando um legado positivo para as futuras gerações do Brasil. Vista com medo e descrença por parte de muitos pessimistas, uma gente que se acha dona da verdade e honesta mais do que todo o mundo, a Rio 2016 está aí para mostrar que o povo brasileiro é capaz, alegre e tem tutano para enfrentar as mais complicadas questões, sejam esportivas, políticas ou de qualquer espécie. Diz o pessoal da aviação que se voa em céu de brigadeiro quando o tempo está limpo, sem nuvens impactantes.  Figuradamente, nos dias dos jogos olímpicos foi assim. Viu-se um Rio de Janeiro caleidoscópico, uma confraternização geral entre gente de raças diferentes, idades e sexos diferentes. O bom humor foi dominante na cidade que se tornou ainda mais maravilhosa, com as bênçãos do Cristo Redentor. Diferente não foi onde aconteceram jogos do futebol olímpico.  Picuinhas à parte, hoje respiramos com a sensação do dever cumprido. Houve falhas antes e durante a magna competição, todos sabemos. Mas a superação foi clara, a partir da monumental festa de abertura do evento, da noite da sex-feira, 05 de agosto. O espetáculo surpreendeu pela imaginação, criatividade e uso de tecnologias impactantes. Durante os dezesseis dias de embates entre os mais de duzentos países de todo o planeta, todos fomos vencedores. As nuances de jogos das mais variadas espécies, sempre em clima de forte emoção, foram demonstração de que quando se trabalha com honestidade a tendência é o acerto. Se Estados Unidos, Reino Unido, China, Rússia, Alemanha, França, Itália, Holanda, Austrália e Japão foram os primeiros classificados, com intervenções soberbas em leque grande de esportes, com a natação, o atletismo e ginástica sendo seus carro- chefe, mérito também para os desconhecidos Fiji, Burundi, Moldova que dignamente honraram suas bandeiras. Prevaleceu o espírito olímpico – união dos povos. Dos atletas do Brasil, pode-se afirmar que todos eles honraram nossas cores, alguns ganhando e a maioria sem alcançar o esperado êxito. Jogo é jogo e o imponderável acontece.  Não houve decepção e sim algumas frustrações. Como dizem os jogadores quando perdem uma partida: fica prá outra.  Foi assim que sentimos a Olímpiada no Brasil. Em meio a tanta euforia ou decepção, muitas lições nos foram dadas. Exemplo, a superação de uma nossa atleta de cor, discriminada, moradora que foi em uma favela. Em oportunidade outra  vaiada por causa da cor, Rafaela venceu com brilhantismo no judô, conquistando a nossa primeira medalha de ouro. Também ficou claro que governo que cuida como deve da sua juventude terá futuros campeões, sejam em jogos ou na vida. A rigidez com que o Comitê Olímpico Internacional cumpriu seu regulamento, sua constituição, foi didática. O fato seria ótimo legado se os homens que dirigem  este tropical país também fizessem o mesmo com a nossa Constituição, com as nossas leis. Mas...

INSPIRAÇÃO - MARATONA EM ISRAEL REVIVE O “HOMEM DE BENJAMIM”

A segunda edição da Maratona da Bíblia ocorrerá no dia 21 de outubro de 2016 com os participantes seguindo os passos do primeiro maratonista que correu 42 km partindo do campo de batalha em Eben Ezer (na era moderna Rosh Ha'ayin) para Siló.
No início do Livro de Samuel está escrito “Então correu, da batalha, um homem de Benjamim, e chegou no mesmo dia a Siló; e trazia as vestes rotas”. O "homem de Benjamim" corre de Eben Ezer para a antiga Siló para contar sobre o fim da guerra entre os israelitas e os filisteus. A missão dele é informar Eli, sacerdote de Israel, a derrota na guerra, a morte de seus filhos e a captura da Arca da Aliança.
Muitos séculos mais tarde, após a Guerra dos Seis Dias, o fundador das Macabíadas, Yosef Yekutieli, determinou medir a distância deste percurso, na região de Benjamin. Ele ficou surpreso ao descobrir que esse histórico caminho era o mesmo da maratona moderna - 42 quilômetros (distância oficial da competição Olímpica de maratona, determinada em 1908 nos Jogos Olímpicos de Londres).  
É nesta atmosfera única que a Maratona da Bíblia renova a história, em um evento esportivo que receberá centenas de maratonistas de Israel e do exterior. Os atletas passam pelo percurso do homem de Benjamim, culminando em um enorme e muito emocionante evento entre as ruínas e mosaicos da antiga Siló.
Os participantes podem escolher entre quatro percursos:
42 km, partindo de Rosh Ha'ayin para Antiga Siló. Meia maratona, 21 km, partindo de Rosh
Ha'ayin para Ariel.15 km, começando na Ariel University e termina na Antiga Siló. Ou a corrida popular, de 5 km, ao redor da Antiga Siló.

ESPORTES DE AVENTURA - UM MÊS DE EMOÇÕES NAS RUAS, SERRAS E CEU DE SÃO PEDRO

De 27 deste agosto até 25 de setembro, a adrenalina vai correr solta em São Pedro, no interior paulista. Será a quarta edição do São Pedro Adventure, grande evento que já se consolidou nos calendários de competições de aventura do Brasil. Sempre nos  finais  de semana, atletas de oito modalidades participarão de provas incríveis pelas ruas, pelas serras e até pelo céu de São Pedro.
A emoção começa já no primeiro final de semana do evento, com o 4º GP do Querosene de Drift Trike. Neste esporte radical, os participantes descem ladeiras em alta velocidade num triciclo que combina um carrinho de rolimã com uma bicicleta BMX. As provas terão como cenário a bela Serra do Querosene, em São Pedro.
Além das corridas de Drift Trike, o evento terá etapas estaduais e nacionais com competições de motocross, triatlo, mountain bike, três tambores, voo livre, skate downhill e até MMA. A abertura será à noite no dia 27, na Praça Matriz de São Pedro.
A CIDADE - Na encosta da Serra do Itaqueri, São Pedro, a menos de 200 km da cidade de São Paulo, conta com belezas naturais de tirar o fôlego. É um destino ideal para quem curte voar de parapente e de balão, fazer trilhas a bordo de veículos 4x4, tirolesa, entre outras atividades de aventura. São Pedro também oferece uma ótima estrutura hoteleira e é considerada uma das cidades mais seguras do estado.
O São Pedro Adventure é realizado pela Prefeitura Municipal de São Pedro, em parceria com o Rotary Club da cidade e conta com o apoio de diversas entidades e associações.

ABRAJET-CEARÁ EM ILHÉUS

No artigo desta semana, ater-nos-emos a uma singela, porém carinhosa homenagem, sem a nossa presença, que será prestada pela Associação Brasileira de Jornalista de Turismo – Abrajet-Ceará –representada pelo abrajetiano e diretor-presidente do jornal Rota do Sol Turismo, na companhia de uma filha e de um neto, jornalista José Carlos de Araújo, no dia 28 de agosto de 2016, em Ilhéus-Bahia, ao jornalista e empresário Hans Shaeppi pelos seus 90 anos de idade, se não nos falha a memória. De Salvador-Bahia, irá o jornalista Carlos Casaes, proprietário da Revista Gazeta do Turismo, acompanhado de familiares, além da presença do ex-presidente da Abrajet-Bahia, jornalista Edmundo Mendes, residente em Ilhéus. Lá estarão, ainda, o presidente da Abrajet-Alagoas, jornalista e procurador Flávio Gomes e esposa, além de outros companheiros do aniversariante. 
O evento, com a participação de familiares, colegas abrajetianos, amigos e funcionários, deve-se ao fato de Hans Shaeppi ser, dentre outros motivos, um homem íntegro, em tudo o que faz, tanto como jornalista, quanto empresário, e colunista do Diário de Ilhéus-Bahia. É formado em Engenharia Civil, compositor, músico e empresário, nos ramos da hotelaria (possui dois hotéis), fabricante de chocolates, inclusive eróticos, nos formatos dos órgãos genitais de Nacib e Gabriela, (personagens do livro de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela), em diversos tamanhos, bastante comprados por visitantes, afora proprietário de fazendas com plantio de cacau e cinco lojas de revenda, uma delas no aeroporto da cidade).
Como dizem que recordar é viver, eis-nos a vivenciar, momentos inesquecíveis, quando fomos a Ilhéus. Lá, vimos o quanto Hans ficou emocionado, na igreja de São Jorge, após uma missa, com a participação dos familiares, funcionários e amigos. Na ocasião, o padre Jefferson Santos dos Santos, além de significativa oração, proferiu palavras de reconhecimento pela pessoa exemplar, pelo profissional de imprensa ético e competente, pelo empresário inovador, fazendeiro, produtor de Cacau, que abastece, com essa matéria-prima, parte da produção dos chocolates de sua fábrica.
Vamos recordar mais a homenagem a esse amigo distante, nonagenário, que vai ao trabalho, diariamente, e escreve sua coluna no supracitado jornal. Em seu hotel, o Ilhéus Praia, no ano passado, Hans Shaeppi, foi alvo de homenagem também pelo seu natalício, feita somente pelos familiares e colegas de profissão (Abrajetianos). Na saudação a Hans – lembramo-nos bem - o jornalista baiano Carlos Casaes destacou a salutar amizade com Shaeppi, por mais de quarenta anos. Ressaltou outras virtudes, como de um homem que sabe ser exemplo de vida e profissional, de primeira grandeza, para quem o conhece bem e priva de sua amizade. Mencionou os momentos agradáveis, quando ambos militavam, na imprensa turística de Salvador, um marco para o turismo baiano. Ao concluir, felicitou o amigo aniversariante e desejou-lhe uma vida longeva e repleta de mais realizações familiares e empresariais.
Com a palavra, o jornalista José Carlos de Araújo disse ter sido uma honra vir de Fortaleza e abraçar um colega de profissão, amigo e empresário de sucesso, em seus 89 anos de idade. Parabenizou-o e prometeu retornar para outras comemorações natalícias, o que acontecerá brevemente. Na oportunidade, reforçamos o que afirmaram os colegas e amigos de jornalismo de Hans Shaeppi e recitamos um poema de autor desconhecido “Amor e Vinho”, que, no final, enfatiza: “A embriaguez do vinho é breve, passa, porém não passa nunca a embriaguez do amor”. Enaltecemos a figura humana de Schaeppi e de suas múltiplas profissões, 
Concluindo, frisamos ter valido a pena ir a Ilhéus, e percebê-lo ativo, lúcido e com bastante garra para enfrentar os desafios, caso surjam no seu dia a dia. Foi excelente também comprovar o respeito, a admiração e o carinho da população da “Terra do Cacau”, que motivou Jorge Amado a divulgá-la mais com a obra Gabriela, Cravo e Canela e que a Rede Globo de Televisão produziu um seriado, baseando-se no seu livro.
Bem, gente! Pena que não possamos, neste ano, ser parte da merecida homenagem ao amigo Hans Shappi por mais um ano de vida longeva. Mas, o colega José Carlos dar-lhe-á um abraço e os efusivos parabéns em nosso nome e dos abrajetianos cearenses. 
Antonio José de Oliveira
Presidente da Abrajet-Ceará

A LUCIDEZ DO EMPREENDEDOR

No atendimento a ROTA DO SOL, no sentido de participar de suas edições com uma ou outra colaboração, inclinei-me em, como motivação temática, buscar alguns excepcionais exemplos de visão lúcida e criativa.
Hoje, permito-me enfocar a trajetória de outro "monstro sagrado" do turismo brasileiro, que capitaneia um fluxo tão expressivo quanto generoso de conquistas. A figura está concentrada em alguma coisa a mais de um metro de competência, idealismo e coragem: GUILHERME PAULUS.
Desde cedo, descortinou por inserir no seu currículo a opção pelo turismo. E o fez quando se revelou um profissional consistente em inúmeras investidas, dentre as quais a “Casa Faro, Câmbio e Viagens”.
Em 1972, deu a largada para a sua enriquecedora aventura, aliando-se ao Deputado Carlos Vicente Cerchiari (cujas iniciais geraram a, hoje, gigante CVC) numa sociedade, na qual participou com 33% do capital, pago com o seu labor consequente. Destinada a atuar como vendedora de viagens, a CVC, em 1976 transferiu-se globalmente para Guilherme, em virtude da saída do seu antigo sócio. Aliando-se a sua esposa, Luiza, deu a largada para a inserção dos passeios de ônibus no cartel das atividades da agência. De começo, um dia era suficiente para configurar a excursão. Depois dois e por aí seguiu a ascensão da CVC.
O casal, observador estudioso do produto, percebeu que grande potencial se encontrava na classe "C", por consequência do que passou a investir em passeios e viagens para os empregados de tantas empresas, em razão do que os seus pacotes foram ofertados as diretorias de RH de fábricas de automóveis, sindicatos, etc.
Permito-me rememorar um episódio vivido por mim e minha amada e inesquecível TEREZA. Estávamos a jantar no restaurante italiano do LAJE DE PEDRA, Canela/RS, na companhia da, também, TEREZA, esta DRUCK BASTIDE, então Diretora daquela belíssima unidade da hotelaria brasileira. Quando adentrou um jovem ao qual a Diretora recepcionou e passou a desenvolver negócios ao largo. Ali, aconteceu o embrião do programa que deu um empucho definitivo e vitorioso na vida da CVC: Serra Gaúcha, resultante da lucidez de Guilherme.
Aquela iniciativa carregou-se de tamanho sucesso  que inspirou a investida, não menos consolidada, rumo a hotelaria, cujo inicio consubstanciou-se na aquisição do Hotel Serrano em Gramado. Nascia, então, outra gigante da estrutura do turismo nacional: a GJP Hotéis, em cujo conglomerado está inserido o SHERETON DA BAHIA (tradicional Hotel da Bahia, hoje patrimônio histórico de Salvador). Ousadia e coragem conduziram os ônibus da CVC a desviar-se para o Nordeste, depois de conquistar sul e sudeste. Cada vez mais distantes suas rotas. Até alcançar a Bahia que coincidiu com o início das excursões aéreas, iniciativa que tornou aquele Esado no seu principal produto. Naquele contexto, Porto Seguro, individualmente, revelou-se imbativel, muito distante de outro que atinja um segundo e honroro lugar em vendas.
Evidente que contou sempre com a parceria do Governo do Estado, sobretudo na divulgação de suas iniciativas, tanto quanto por criar as condições de infraestrutura nos diversos destinos baianos, vocacionados para o turismo. Insere-se nesse plano, a construção, no Brasil, do primeiro aeroporto estadual. O aguçado faro de Guilherme levava a CVC a conquistas sucessivas.
Ação espantosa foi a aquisição, em 1989, de 100 mil bilhetes junto a, a época, VASP, o que, sem dúvidas, atordoou o mercado diante de tal ousadia. A CVC, então, conquistava definitivamente o país com suas excursões. Mas o apetite não acomodava. Vieram as lojas próprias e franqueadas, hoje mais de 1.000 pulverizadas pelas 5 regiões nacionais. Para não avaliar a importância das cerca de mais de 6.000 agências de viagens no país que se tornaram, também, pontos de venda.
Não esteve distante da visão de Guilherme alçar vôo além fronteiras. Com a conquista do mercado internacional, a CVC consolidou-se definitivamente como a maior operadora do país. Sua ousadia alçava ainda mais a sua atuação, surpreendendo tanto mais ao fretar navios para o turismo na costa brasileira, deixando de ser apenas uma simples vendedora de excursões marítimas.
Sócio da CVC, GUILHERME PAULUS hoje tem na sua GJP a propriedade de 5 hoteis, so em Gramado, constituindo-se na maior cadeia de resorts do Brasil, iniciada, evidente, com o Serrano. Seu ambicioso e pertinaz idealismo agregou ao Serrano o Wish, o Prodegy e o Linx, além do Sheraton Bahia, emblemático ícone da hotelaria brasileira. A verdade é que, hoje, são 18 Hotéis pelos quatro cantos nacionais a afirmar o triunfo da garra e da competência.
Jornalista Carlos Casaes – Da Abrajet/BA

TURISMO PARA QUEM TEM FÕLEGO - AVENTURA FASCINANTE NA ROTA 174: AMAZONAS/RORAIMA

Uma experiência repleta de magia na Amazônia, a ROTA 174, apresenta-se como   uma viagem das mais fascinantes, principalmente para os turistas que gostam da natureza.  Este Roteiro liga a cidade de Manaus (Amazonas - AM) à cidade de Pacaraima (Roraima - RR), ao longo de 1.100km pela BR-174, sendo que ao final da expedição, o trecho total será de quase 3.000km rodados. 
A BR-174 liga o hemisfério sul ao hemisfério norte, onde o viajante segue até a Comunidade Paraitepuy, na Venezuela, de onde se avista o místico Monte Roraima: um dos lugares mais antigos da Terra.
É uma viagem repleta de atrativos naturais, culturais, culinários, sem falar na exuberante biodiversidade da Amazônia, passando pela maior floresta do mundo, cruzando a Reserva Indígena Waimiri-Atroari (com boas possibilidades de ver alguns indígenas durante o trajeto, além de pássaros e animais livres na Natureza). Depois de entrar nos cerrados de Roraima, tem-se a oportunidade de conhecer uma região com forte influência indígena e cabocla.
A ROTA 174 pode ser realizada durante o ano todo. A região tem apenas duas estações climáticas distintas: as chuvas e a seca. A viagem tem início em Manaus, mas o roteiro pode ser modificado, conforme a disponibilidade
ROTEIROS- A Roraima Adventures - http://www.roraimabrasil.com.br,apresenta dois roteiros para os interessados em conhecer tantos paraísos. Um, de 11dias/10 noites; o outro de 05dias/04noites, o primeiro partindo de Manaus e o outro, de Roraima.
A viagem decorrerá assim, partindo de Manaus:1º Dia: Manaus – AM2º Dia: Manaus – AM / Presidente Figueiredo – AM; 3º Dia: Presidente Figueiredo – AM; 4º Dia: Presidente Figueiredo – AM; 5º Dia: Presidente Figueiredo – AM / Caracaraí – RR 6º Dia: Caracaraí – RR. Com saída de Boa Vista (Roraima); 7º Dia: Caracaraí – RR / Boa Vista – RR; 8º Dia: Boa Vista – RR / Pacaraima – RR; 9º Dia: Paracaima – RR / Amajari – R;R; 10º Dia: Amajari – RR; 11º Dia – Amajari – RR / Boa Vista – RR.

CONGRESSO DA ABRASEL - INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO NA GASTRONOMIA

Ministro Alberto Alves na abertura doCongresso Nacional da Abrasel
A importância da gastronomia para boas experiências de viagem foi um dos principais pontos abordados pelo ministro interino do Turismo, Alberto Alves, ao participar da abertura do 28º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na terça-feira, 16, em Brasília.
Durante a abertura do Congresso, o ministro ressaltou, ainda, que a qualidade dos cardápios e o bom atendimento ajudam a influenciar a decisão de retorno do turista. 
O CONGRESSO - Com o tema 'Potência em Transformação', o evento realizou-se até a quinta-feira (18), no IESB, com grandes nomes em palestras e aulas-shows, como a empresária Luiza Trajano e a chef Mara Alcamim. O objetivo foi despertar lideranças e incentivar o empreendedorismo no segmento.
O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, apontou a chance de avanços no setor. “Estamos vivendo um momento de transformação e oportunidades, e acreditamos que um bom caminho para crescermos seja facilitar o empreender. Vamos discutir e encontrar caminhos para fazer essa mudança acontecer”. 
NÚMEROS - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar. A Abrasel estima que, atualmente, o setor represente 2,7% do PIB brasileiro. O segmento contribui com 1,5 milhão de empregos formais, o que representa quase 50% da força de trabalho do turismo.
A gastronomia brasileira também será destaque na Casa Brasil, um espaço do governo federal no Píer Mauá do Rio de Janeiro voltado à promoção de atrativos nacionais durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Em exposições articuladas pelo Ministério do Turismo, os estados apresentaram o melhor da culinária regional, com degustações de pratos típicos e bebidas, como vinhos, cachaças e cervejas. (Com o MTUR).

ROTA DAS FALÉSIAS - LITORAL LESTE, ENCANTO COM CENÁRIOS DE CORES

É amplamente conhecido do mundo o extenso litoral do Ceará, com nada menos de 573 km  de praias, todas elas exaltadas pela beleza das molduras de verdes coqueirais em reentrâncias, alvas areias, ventos e mar convidativos para um bom lazer ou prática de esportes.  O litoral oeste, com as já afamadas Cumbuco, Taíba, Paracuru, Lagoinha, Baleia e Icaraí de Amontada, sempre foi muito procurado internacionalmente pelos amantes de uma vida descontraída em cenários de grandes dunas, caso de Jeri e Tatajuba, ou  pelos praticantes de parapentes, do surf  e Kitesurf.
Mas antes de serem badaladas as cidades e praias do litoral leste ou Costa Solnascente, Canoa Quebrada, no Aracati, já despertava o interesse de turistas internacionais, não apenas por atrativos naturais, mas especialmente pela forma descontraída como podiam passar momentos de muita satisfação. Nos últimos anos, toda faixa desta costa, vem oferecendo um turismo de alta qualidade, que não fica só nas praias mas atingem locais outros dos municípios.
ENCONTRO PARA FORTALECER - “Ter a Rota das Falésias consolidada nacionalmente sendo reconhecida como o melhor destino de sol e praia, ofertando produtos e serviços de qualidade, com preço competitivo e recursos naturais únicos”. Com este objetivo, na última sexta-feira,19,  a partir das 17 horas, na sede do Sebrae/Fortaleza, houve movimentado encontro para fortalecer a parte do litoral cearense. A denominação de fantasia na ocasião lançada oficialmente para os oito municípios integrantes da Rota em si já é sugestiva para locais de tantas belezas naturais e fatos históricos de ilustram o Ceará.
Autoridades, técnicos do Sebrae, “experts” em turismo e empresários apresentaram estudos e sugestões para estruturação objetiva, fortalecimento, promoção e comercialização dos oito municípios integrantes da Rota das Emoção. A reunião, sob a presidência do diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto Gurgel, contou com  empresários cearenses e do Rio Grande do Norte, entre eles Mamede Rebouças, Luziário Batalha e Darlan Leite, este proprietário dos excelentes hotéis Praia das Fontes e Coliseum, em Beberibe. Com propostas de investir sério na Rota, também lá estiveram Cleiton Armelin, diretor de Produtos Nacionais da CVC, e o gerente de operações da Gol, Roberto Wagner.   
ATRATIVOS DA ROTA – Alguns municípios que fazem parte da Rota das Falésias – Cenário de Cores, há algum tempo já são bastante conhecidos dos turistas de fora. Agora, contudo, com estruturação adequada nos 215 km, apresentam-se como prontos para oferecer  melhores dias de lazer.  Partindo de Fortaleza, são eles:  
EUSÉBIO – Fica a 24 quilômetros de Fortaleza. É o único que não tem mar. No início da Rota, oferece
grande área verde com muitos sítios. Lá estão as lagoas do Parnamirim, do Eusébio (Polo de Lazer), da Precabura e o rio Pacoti. Seu carros chefes são o autódromo internacional Virgílio Távora e o kartódromo Júlio Ventura.
AQUIRAZ – A primeira capital do Ceará fica a 32 km de Fortaleza. É repleto de referências turísticas,  na sede e nos distritos de Camará, Caponga da Bernarda, Jacaúna, João de Castro, Justiniano de Serpa, Patacas e Tapera. É do município o Porto das Dunas, local do internacional Beach Park e vários empreendimentos turísticos. No Centro Histórico, com lembrança do barroco da velha cidade, está o Museu Sacro São José de Ribamar. No litoral, as praias do Iguape, Porto das Dunas, Prainha, Marambaia, Barro Preto e Batoque. As grandes festas de fundação da cidade, do padroeiro São José, a Feira Metropolitana do Artesanato, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e o Festival de Dança do Coco são motivações para receber turistas. 
PINDORETAMA – Não é um município grande nem de muita população. Mas a vida descontraída dos seus habitantes, o dia a dia da cidade, principalmente no Mercado e na praça da Matriz, as festas religiosas
Como da Padroeira e das Santas Missões, o Festival PindoreCana, os engenhos de cana-de-açúcar são oportunidades para bons momentos de lazer. 
CASCAVEL – Tem polo industrial  desenvolvido. A Feira de São Bento é tida como a segunda maior feira ao ar livre do Brasil. O turismo é uma das grandes fontes de renda do município, em razão da Feira e as belezas naturais das praias de Águas Belas, Barra Nova, Barra Velha, Balbino e Caponga
BEBERIBE – A maior vocação é mesmo o turismo, pelas belas praias, com destaque para a Praia de Morro Branco e a Praia das Fontes, onde está o Monumento Natural das Falésias de Beberibe. A Lagoa de Uruaú é centro de convergência dos turistas. Também se destaca pela excelência da rede hoteleira. 
 ARACATI – Às margens do Rio Jaguaribe, com o núcleo urbano da sede do município tombado IPHAN como patrimônio nacional,  é tida como a terra que faz o melhor carnaval do Ceará e o terceiro maior do Nordeste. É bastante elogiada pelas suas praias,  como Majorlandia e Quixaba. Canoa Quebrada, identificada há anos pela Lua e estrela esculpidas numa falésia,  sem dúvida foi e é ainda uma atração para turistas de todos brasileiros e estrangeiros,  As noites são calientes, principalmente na sua Brodway, ponto obrigatório de reunião dos boêmios.
FORTIM – Às margens do Rio Jaguaribe, o município é um dos melhores para a prática de esportes náuticos, como passeios de barco, lancha e jet ski. Com a série de canais e ilhas  que possui oferece amplas condições para pesca e esportes. 
A 6 km de Fortim fica a praia Pontal do Maceió, com condições para muito lazer e momentos para de saborear gostosos pratos de frutos do mar nas  barracas de praia. As praias do Canto da Barra e a das Agulhas são também muito procuradas. 
O parque ecológico do Fortim tem piscinas de água doce e salgadas, toboáguas e proporciona oportunidade para passeios de barco pelas ilhas do rio Jaguaribe e restaurantes.
ICAPUÍ - O mais oriental município do Ceará, de rica beleza natural, está conurbado com o litoral de Tibau, no vizinho  Rio Grande do Norte. Tem no turismo umas das suas fontes de renda devido as belezas naturais ao longo da extensa faixa litorânea, como as praias Retiro Grande, Ponta Grossa, Redonda, Perobas, Picos, Barreira, Requenguela, Barra Grande, 
GASTRONOMIA E MEIOS DE HOSPEDAGEM – Ao longo das 35 praias classificadas, nos 215 km de litoral,  a Rota das Falésias está em ótimas condições para receber turistas sofisticados ou não e que amem uma vida saudável, com bons atrativos. Todos os sete municípios são referências em possuir uma culinária de primeira qualidade, voltada especialmente para os frutos do mar. Restaurantes especializados não faltam. Muitos são os festivais gastronômicos que realizam.  Somam 297 os locais capazes de oferecer alimentação saudável. 
Em relação a meios de hospedagens, pode-se afirmar que a Rota tem amplas condições de receber turistas das mais variadas classes sociais. São apontados, por exemplo, como dos mis categorizados da região nordeste, os seguintes hotéis e resorts: Acqua Beach Park Resort, Suítes Beach Park Resort, Aquaville Resort, Dom Pedro Laguna Beach Villas and Golf Resort, Hotel Jangadeiro,  Hotel  Parque das Fontes, Coliseum Beach Resort e Oceani Beach Park Resort.
Ao todo, há 203  meios de hospedagem, com 12.247. 

VAI DEIXAR SAUDADE- DIVERSIDADE E RITMOS BRASILEIROS NO FINAL DA OLIMPÍADA

A cerimônia de encerramento da Rio 2016 teve início com voluntários vestidos de pássaros formando imagens de pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Em seguida, o cantor Martinho da Vila interpretou as clássicas Carinhoso, de Pixinguinha, e As pastorinhas, de Noel Rosa.
O Hino Nacional foi interpretado por um grupo de 27 crianças integrantes de um projeto social de Niterói, ao som de atabaques. Logo depois, as bandeiras dos países participantes dos Jogos Olímpicos desfilaram ao som de Tico-tico no fubá, interpretada pela cantora Roberta Sá, vestida de Carmem Miranda.
Quem levou a bandeira do Brasil foi o canoísta Isaquias Queiroz, que ganhou duas medalhas de prata e uma de bronze nos Jogos.
O grande final foi pensado para contar a história da arte brasileira, desde de seu início: com a pintura rupestre, passando pela arquitetura e o paisagismo, artesanato, dança e arte contemporânea, sempre permeada pela música nacional, em suas multifacetadas vertentes: samba, choro, MPB, frevo, cânticos
tradicionais indígenas, ciranda, forró e marchinhas de carnaval são alguns do ritmos da trilha sonora, assinada pelo produtor musical Alê Siqueira. O som de várias gerações de músicos e intérpretes fazem parte do show, como Pixinguinha, Braguinha, Noel Rosa, Martinho da Vila, Carmen Miranda, Roberta Sá, Arnaldo Antunes, Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Ernesto Nazaré.
A festa exalta a inventividade do brasileiro e sua capacidade de criar com as próprias mãos, reforçando elementos marcantes da
nossa identidade cultural, como as esculturas de mestre Vitalino e as rendas de bilro. O primeiro ato trouxe as belezas naturais do país, a diversidade da fauna e da flora e algumas das mais icônicas paisagens do Rio de Janeiro sob a perspectivas de pássaros. Por ser o adeus dos Jogos Olímpicos, o show também reserva momentos de reconhecimento do trabalho dos voluntários, com uma canção em homenagem a eles cantada por Lenine, e uma retrospectiva dos melhores momentos.
A chama olímpica foi apagada em um ato cheio de simbolismo: enquanto a cantora Mariene de Castro interpretava a música “Pelo tempo que durar”, de Marisa Monte e Adriana Calcanhoto. Uma chuva, que representava a abundância das águas tropicais, caiu sobre a pira, extinguindo o fogo. A mensagem, no entanto, não foi de finitude: uma grande árvore surgiu no centro da cena, ressaltando o novo começo.
Por fim, a Rio 2016 ganhou o gramado do Maracanã, evocando a tradição dos blocos de rua de carnaval e o esplendor dos carros alegóricos que passam todos os anos pela Marquês de Sapucaí. Rainhas das escolas de samba, passistas, percussionistas e baianas se juntaram ao Cordão do Bola Preta para o último elemento da cerimônia, em um cortejo liderado pelo gari Renato Sorriso e a modelo brasileira Izabel Goulart. Os atletas de todos os países e o grande  público que lotou o Maracanã na festa de enceramento da Olimpíada, numa emocionante confraternização e tomados por uma alegria contagiante, parece que não queriam que a festa terminasse. (Com o MTUR).

DESPEDIDA VITORIOSA - O OURO QUE FALTAVA E O 3º DO VOLEIBOL MASCULINO

A equipe que conquistou o ouro que faltava
Após um início em que conseguiu apenas dois empates, seleção brasileira de futebol é campeã olímpica dos Jogos Rio 2016. A medalha de ouro foi conquistada após a cobrança de pênaltis, uma vez que nos 90 principais dos pênaltis houve o empate de 1 x 1.  Coube a Neymar marcar o tento fatal. Antes, a Alemanha havia desperdiçado uma cobrança, com o goleiro Weverton defendendo arrojadamente o pênalti cobrado pelo jogador alemão Petersen.  
O Brasil abriu o placar com o gol de Neymar, aos 26 minutos de jogo, em cobrança de falta. Meyer, da Alemanha, empatou, aos 13 minutos do segundo tempo. A partir daí, as duas equipes esforçaram-se bastante mas não conseguiram fazer gols.
A medalha chegou como um alívio, já que nos jogos olímpicos passados, 64 anos, aa seleção brasileira não conseguiu vitórias nas partidas finais.  
Se a vitória sobre a Alemanha não apaga de todo a humilhante derrota de 7 x 1 que sofremos diante dos próprios germânicos, pelo menos foi um feito memorável justamente porque conseguimos a primeira medalha de ouro no futebol olímpico, último grande título internacional que faltava ao Brasil no futebol, 
O grito de vitória dos atletas do voleibol
VOLEIBOL, VITÓRIA DA TÉCNICA E DA RAÇA –A participação do Brasil na Rio 2016 teve a grande consagração na tarde de domingo, com a espetacular vitória da nossa seleção de voleibol por 3 s 0 sobre a Itália, até então invicta no certame.  
Pelo placar, não se pense que o jogo foi fácil. Todos os sets foram disputados palmo a palmo, prevalecendo a técnica, a raça e a força de vontade dos brasileiros. O primeiro foi o mais folgado - 25x22 para o Brasil. No segundo e no terceiro setes, o placar e o nervosismo tomaram conta não apenas dos jogadores mas também do grande público que esteve no Maracananzinho Garra, muita garra em campo. Foram necessários, com decisões nos set points, ganhos ambos pelo Brasil: 28x26, em 37 minutos, e  24x26 . 
No grito final da vitória, alegria, muita emoção dos valorosos jogadores brasileiros, não menos do público presente. Após longos anos .finalmente  medalha de ouro chegou pela 3ª vez para os craques do voleibol brasileiro. 
A medalha de prata, portanto, ficou com os italianos e bronze do vôlei masculino foi para a equipe norte-americana que, na manhã de hoje, venceu a Rússia por 3 sets contra 2.

QUADRO DE MEDALHAS - O BRASIL ENTRE OS MELHORES

Foi muito boa a  participação do Brasil na Olimpíada 2016. A nossa classificação de 13º colocado sem dúvida é significativa, pois superamos países mais ricos e estruturados. Eis o quadro dos 20 melhores\;
País: 1°Estados Unidos - ouro 46, prata 37, bronze 38 (121); 2° Grã-Bretanha – ouro 27, prata 23, bronze 17 (67); 3° China – ouro 26, prata 18, bronze 26 (70); 4° Rússia – ouro 19, prata 18, bronze 19 (56); 5° Alemanha – ouro 17, prata 10, bronze 15 (42); 6° Japão – ouro 12, prata 8, bronze 21 (41); 7° França – ouro 10, prata 18, bronze 14 (42); 8° Coreia do Sul – ouro 9, prata 3, bronze 9 (21); 9° Itália – ouro 8, prata 12, bronze 8 (28); 10° Austrália – ouro 8, prata 11, bronze 10 (29); 11º Holanda – ouro 8, prata 7, bronze 4 (19);  12º Hungria – ouro 8, prata 3, bronze 4 (15); 13° Brasil – ouro 7, prata 6, bronze 6 (19); 14º Espanha – ouro 7, prata 4, bronze 6 (17); 15º Quênia – ouro 6, prata 6, bronze 1(13).

CHOCOLATE CASEIRO VENCE LICITAÇÃO NACIONAL

A empresa ilheense Chocolate Caseiro Bahia Ltda, mais conhecida como Chocolate Caseiro Ilhéus, primeira fábrica de chocolate da região cacaueira e primeira na Bahia e Nordeste de chocolate artesanal, acaba de vencer mais uma licitação nacional, pelo Pregão 078/LABR/SBIL/2016 , da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO.
A vitória sobre os demais concorrentes concede ao Chocolate Caseiro Ilhéus  o direito de permanecer por mais cinco anos com sua tradicional loja no Aeroporto de Ilhéus – Jorge Amado, instalada desde 1985, ou seja, há quase 31 anos. 
Essa foi a primeira vez que a concorrência no Aeroporto foi feita pela internet, tendo havido disputa de lances com outros participantes.
Na foto abaixo, a presença do escritor maior, Jorge Amado, e do também famoso na região, na época, o tabelião Raymundo Pacheco Sá Barreto, conversando diante da loja do Chocolate Caseiro Ilhéus no Aeroporto da cidade. Mais tarde o aeroporto ganharia o nome de Jorge Amado, em uma merecida homenagem ao escritor.

TABLETS COM OS COMISSÁRIOS DA GOL

Buscando aprimorar os processos operacionais e a experiência de voo dos clientes, os comissários da GOL passarão a utilizar tablets durante o voo. 
Através do equipamento, os tripulantes terão acesso rápido a informações importantes, como o mapa de assentos com o nome de todos os clientes a bordo, solicitações de cuidados especiais – como menores desacompanhados e idosos –, passageiros com conexões e escalas, além de dados do voo e outras informações operacionais. 
O novo sistema foi testado na ponte aérea Rio – São Paulo e agora será expandido gradativamente para uso em toda a malha da companhia – nacional e internacional. 

BRAND EXPERIENCE EVENTO REUNIU MARKETING, ADMINISTRAÇÃO E PUBLICIDADE

A sede da Faculdade CDL, ficou lotada no último sábado, de 7h30 às 16h30, com a realização do Brand Experience,  um dos mais destacados eventos local de gestão de marcas. O encontro reuniu profissionais do setor de marketing, administração e publicidade em um ambiente propício ao debate de temas relevantes ao mercado. Na ocasião, houve apresentação de tendências e cases. 
O tema do encontro foi “Fortalecer, defender e gerenciar o negócio através de marcas”. Entre as palestras houve debates sobre assuntos como gestão estratégica de marcas, avaliação financeira de marca, tendências de mercado e como transformar uma marca em patrimônio. Também aconteceu apresentação da pesquisa de mercado “Fidelidade do cearense às marcas em época de crise”. 
As palestras foram ministradas pelos profissionais: o CEO da Alfabeto Branding, Kleyton Pinheiro; o colunista econômico com especialização em gestão estratégica de negócios, Nacélio Maia; o diretor presidente da PR Assessoria Empresarial, Paulo Roberto Uchôa; o diretor executivo da Pensarte, Luís André Domingos; o publicitário com especialização em desing de marcas e estratégia empresarial, Davi Viana; e a diretora de marketing do grupo Hapvida, Simone Varella.

FESTURIS NEWS 23/08/2016


SINDETUR-RS Potencializa representatividade  das empresas turísticas - O Sindetur-RS é o representante legal das empresas de turismo no Estado do Rio Grande do Sul e tem por objetivo proteger os interesses profissionais da categoria que representa em âmbito estadual. Entre as vantagens oferecidas ao associado estão assessoria Jurídica Trabalhista e Cível, auditório à disposição do associado, para reuniões e treinamentos, celebração de Convenções e Acordos Coletivos de trabalho em 12 bases no Estado, cursos de Inglês, de Espanhol e Palestras, destaque no Guia do Turismo do Rio Grande do Sul,fornecimento de Certidão Negativa para concorrências públicas e licitações, divulgação
de contatos e endereço no site do SINDETUR-RS e no Guia de Turismo, isenção do valor da taxa para obtenção do Certificado de Capacitação Técnica, representação dos direitos e interesses da classe empresarial e representação junto aos organismos governamentais;
“O Turismo é um dos segmentos que mais sofre com as crises, principalmente econômicas, que estamos passando; mas ao mesmo tempo é um dos primeiros setores a se recuperar, devido as diversidades de roteiros, destinos e preços que ofertamos. Acredito que o FESTURIS é um grande canal de divulgação e relacionamento entre os empresários e seus produtos e também que já é a segunda maior feira de turismo do Brasil e a primeira em importância para nós, gaúchos. Espero que em 2016, espantemos as crises (moral, ética, política e econômica) que estamos passando, e usemos o Festival como ferramenta para tal”,destaca o presidente da entidade Paulo Artur Queiroz.

AIRTKT MARCARÁ PRESENÇA NA ABAV EXPO

AIRTKT MARCARÁ PRESENÇA NA ABAV EXPO COM ESTANDE PRÓPRIO - Espaço terá patrocínio e presença da Amadeus, que vai pilotar o lounge e interagir com os visitantes da 44ª - ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa
A Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (AirTkt) – foi criada para representar os consolidadores de passagens aéreas e serviços de turismo junto as autoridades regulatórias do mercado, órgãos governamentais, associações congêneres e a indústria como um todo. Entidade congrega dez empresas associadas, que juntas registraram faturamento bruto de R$ 10.109.831.799. Ocupará estande de 144 m² no evento. Cada uma delas terá um balcão identificado com seu logotipo, ocupado por funcionários do respectivo consolidador. Duas salas de reuniões e um lounge completam as instalações do estande.
Ralf Aasmann, diretor executivo da AirTkt, afirma que "a entidade quer marcar presença em um evento tão importante como é a ABAV Expo e propiciar oportunidade aos nossos associados de, juntos, divulgarem suas marcas". Aasmann acrescenta que tudo foi planejado para a melhor recepção aos agentes de viagens e fornecedores – as companhias aéreas. "Vamos mostrar a AirTkt e nossas associadas ao trade, para que todos saibam o que representa nossa associação", complementa.
As associadas só emitem passagem aérea para quem tem CNPJ. Compõem as dez associadas as empresas Ancoradouro, BRT, CNT, Confiança, Esferatur, Flytour GapNet, LTS, PVT, RexturAdvance e Tyller.
A 44ª ABAV - Expo Internacional e Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa acontece entre os dias 28 e 30 de setembro (quarta a sexta-feira – das 12h às 20h), no Expo Center Norte (SP), com a participação de expositores nacionais e internacionais.

VISITE CEARÁ NEWS 23/08/2016


CAIO CARVALHO PROFERE PALESTRA SOBRE DESTINOS CRIATIVOS
Caio Carvalho (palestrante), Ivan Bezerra e Régis Medeiros (Visite Ceará/FC&VB).
O CETUR- Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomérico/CE, promoveu no dia 4 de agosto no Centro de Eventos do Ceará uma palestra sobre “Destinos Criativos”,proferida por Caio Carvalho. Em seguida  os  representantes do trade de turismo debateram sobre as novas tendências do setor. A Diretoria do Visite Ceará/FC&VB esteve presente e apoiou essa iniciativa, tão importante para o desenvolvimento  do turismo em nosso destino

FORTALEZA RECEBE VISITA TÉCNICA PARA CAPTAÇÃO DA
CONFERENCIA NACIONAL DA OAB

Valdetario Monteiro (OAB CE), Roberta Vasques (OAB CE), Livia Holanda (CEC), Ibaneis Rocha (OAB CE), Suemy Vasconcelos (FCVB) r Marcelo Mota (Pres. OAB CE).
Fortaleza recebeu na manhã do dia 5 de agosto  o  representante do Conselho Federal da OAB, Ibaneis Rocha, para  uma visita técnica ao  Centro de Eventos do Ceará.   O  Presidente da OAB Ceará Marcelo Mota, o Conselheiro Federal (Ceará), Valdetário Monteiro e a Vice Presidente da OAB Ceará, Roberta Vasques acompanharam a visita técnica cujo  objetivo  é a captação da XXVIII  Conferência Nacional dos Advogados para outubro de 2017, que deverá contar com a presença de 12 mil participantes. Fortaleza está concorrendo com São Paulo e Salvador e a decisão deverá sair até o final deste mês.

ROTA DO SOL SEMANAL 23/08/2016 - ISSU