Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

CALEIDOSCÓPIO - AEROPORTOS

Não foi surpresa alguma para os que vivemos por aqui as declarações do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco. As obras de reforma do  terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Pinto Martins não ficarão prontas antes dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, entre  12 de junho e 13 de julho próximos.  O atraso no início dos trabalhos e as constantes paralisações dos operários  por conta do não cumprimento de acordos trabalhistas claramente eram o indicativo de que não seriam honradas as promessas governamentais. Aliás, parece que está no DNA dos nossos governantes o não cumprimento do acertado e anunciado. Para nós, do Ceará, maus exemplos não faltam: transposição das águas do São Francisco, ligação ferroviária norte/sul, refinaria e paremos por aqui pois o leque das promessas é grande. Por seu turno o Estado e a  Prefeitura Municipal de Fortaleza também falham feio no que houvera sido acertado, ainda pelos anos 2009, em relação ás nossas obrigações.  Não são satisfatórias as intervenções para tornar a cidade mais  estruturada, mais visível e  bonita, com limpeza e mobilidade urbanas capazes de tornar saudável e prática a vida dos que aqui moram ou daqueles que virão para os jogos. O que está patente em relação ao Aeroporto Pinto Martins é o não efetivo empenho da Infraero (governo federal) em relação ao andamento das obras do Terminal de Passageiros, pelo menos no que  havia sido acertado para ser entregue antes dos jogos da Copa. Por seu turno, também ao Governo do Estado cabe a culpa de não haver conduzido com diligência os problemas de desapropriação e outros que tais  para que a Via Expressa, sem dúvida de grande importância para a mobilidade urbana, venha a se concluída até o prazo estipulado. Finalmente,  a  Prefeitura de Fortaleza, não obstante o empenho anunciado, também ficará muito a dever.  Das nove obras da sua responsabilidade, concluídas mesmo em junho próximo apenas  a Rotatória do Castelão, os Bus Rapid Transit (BRTs) das avenidas Paulino Rocha e Alberto Craveiro e o Túnel da avenida Santos Dumont sob a Via Expressa. Menos de cinquenta por cento das responsabilidades assumidas. Se consolo for, segundo consta, no quesito aeroporto, das doze cidade-sede dos jogos apenas São Paulo e Manaus cumpriram o dever de casa, não obstante ainda se incluírem no rol dos faltosos em outros obrigações. Um fato é claro, deixamos tudo para a última hora, daí o “remendo” para minimizar o problema do Aeroporto Pinto Martins. Como o ministro Moreira Franco anunciou, será feita com urgência uma edificação provisória, ao custo de 3,5 milhões de reais, a fim que esta capital possa receber com mais dignidade aos  que aqui chegarem  via aérea. É o dinheiro do povo saindo pelo ralo. 

AOS TRANCOS E BARRANCOS - NOVAS ETAPAS NA CONSTRUÇÃO DO ACQUARIO CEARÁ

Não obstante as marchas e contramarchas, a incompreensão e a má vontade de muita gente, o Acquario Ceará aos poucos vai saindo. 
O govenador Cid Gomes esteve reunido com  técnicos da ICM Reynolds (empresa americana especialistas em aquários) e outros envolvidos na construção do grande empreendimento turístico e  de estudos para atualizar o andamento das obras e dar um panorama técnico sobre as próximas etapas do equipamento. O empreendimento terá os equipamentos mais modernos e será um dos maiores do mundo. "Estou bem feliz com os resultados. Esse é um projeto pelo qual eu tenho um grande empenho e tudo o que eu puder fazer por ele, eu farei", disse Cid Gomes.
A Empresa ICM Reynolds mobilizou equipes de especialistas em aquário no mundo para o acompanhamento diário da obra. Foram iniciadas a construção dos escritórios permanentes para o início do projeto de colocação de tubos. Também será feito um controle de qualidade do concreto pra o recebimento dos tubos específicos especiais.
Em fabricação já estão a tematização interna, cobertura temática, bombas e filtros, filmes, equipamento das atrações, equipamentos mecânicos e elétricos, elementos temáticos, painéis de acrílico, equipamentos de entretenimento. A execução da estrutura de concreto estão em andamento para praça das águas e os setores de 1 a 4. Participaram da reunião o secretário de Turismo, Bismark Maia, e técnicos da ICM Reynolds (empresa americana especialistas em aquários).
SOBRE O ACQUARIO - As obras do Acquário Ceará, com 21,500m²,  sob responsabilidade da Secretaria do Turismo (Setur CE), entraram em uma nova fase. Após a conclusão da estrutura de sustentação e do subsolo, em dezembro de 2013, deve começar a instalação de estruturas subterrâneas. Técnicos da empresa estadunidense ICM Reynolds, contratada pelo Governo do Estado do Ceará para fornecer tecnologias e supervisionar a construção, chegaram em Fortaleza na terça-feira (08), com o objetivo de periciar a estrutura já feita.
Até o fim do mês, peças como canos especiais e bombas devem ser despachadas dos Estados Unidos, onde são fabricadas, para o Ceará.  O prédio principal do Acquario deve ser concluído até 2015. Quando estiver em pleno funcionamento, deve se tornar "um marco do Ceará, inserindo-o no universo das grandes obras; um local que engloba educação, trato da vida marinha e que tem tudo a ver com a nossa história e com a nossa cultura", resume o secretário.
AQUÁRIO DE PARANAGUÁ – No momento em que vêm sendo superados os obstáculos para a construção do Acquario Ceará,  conta a jornalista Nelci Seibel que “foi inaugurado na segunda-feira (13), o Aquário Marinho de Paranaguá e está aberto à visitação pública. O Aquário de Paranaguá tem 23 tanques  de água doce e salgada, para peixes de pequeno a grande porte, além de invertebrados. Dos 23, três são classificados como “tanques de toque”, onde o visitante pode encostar nos peixes. De acordo com os técnicos da empresa, a maior parte dos peixes são espécimes da Baía de Paranaguá e do Litoral, valorizando a difusão do conhecimento sobre a região. Entre os 'estrangeiros', o destaque fica para os pinguins (serão quatro) e os tubarões. O espaço foi dividido por ambientes, com ornamentação e espécies diferentes -, Rios Brasileiros, Praia Arenosa, Costão Rochoso, Recife de Coral, Tanque Oceânico, Pinguinário e Manguezal. Está localizado em um terreno de 8.000m² , com 2.200m² de área construída, em três pavimentos. Dispõe ainda de biblioteca, loja temática, lanchonete, auditório, mirante e jardim. Os ingressos custam R$ 20,00 para adultos; R$ 15,00 para crianças entre 2 e 12 anos. São isentos: crianças menores de 2 anos e aposentados ou idosos (mais de 60 anos). Até o fim da temporada, o Aquário Marinho de Paranaguá abrirá todos os dias, a partir das 10 horas”.

A PRESIDENTE INAUGUROU A ARENA DAS DUNAS

“Encantada”. Assim a presidenta da República, Dilma Rousseff, resumiu o sentimento que teve ao conhecer a Arena das Dunas e dar o pontapé inicial do estádio de Natal para a Copa do Mundo da FIFA 2014. O Rio Grande do Norte será palco de quatro jogos do Mundial.
“Esse estádio é tão bonito quanto Natal. Ele saiu 3% abaixo do preço orçado e empregou quatro mil trabalhadores, entre eles apenados. Além de todo o legado de mobilidade, vamos deixar um estádio como esse. Ele não vai servir apenas para os jogos, mas é um local para convenções, exposições e grandes reuniões”, afirmou a presidenta. 
A comitiva com Dilma Rousseff chegou à Arena das Dunas minutos antes das 19h (horário local). No estádio, a presidenta atravessou um dos lounges que receberão eventos, usou um dos elevadores que dão acesso aos 39 camarotes e cumprimentou personalidades locais, estaduais e do Comitê Organizador da Copa (COL) na área VIP.
Em seguida, foi até o piso térreo para visitar uma exposição de artistas plásticos locais que tem como temática a Copa do Mundo. Na reta final da passagem pela Arena das Dunas, desamarrou a fita comemorativa de inauguração da obra, foi até o gramado, cumprimentou dois operários que simbolizaram os quatro mil da obra e deu o pontapé simbólico.
Além da presidenta, estiveram no estádio autoridades federais, estaduais e municipais, como o ministro interino do Esporte, Luis Fernandes, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, além de jogadores como Cafu e Bebeto e do secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke.

DIA DO MARACATU E MUITO MAIS EM FORTALEZA

Neste sábado, dia 25, a Praça da Messejana recebe o passo cadenciado do maracatu cearense, a partir das 18h, com o projeto Dia 25 é Dia de Maracatu. A atividade mensal, que acontece desde 25 de março de 2013, apresenta nesta edição de janeiro o cortejo do Maracatu Nação Baobab. 
Seguindo para os equipamentos culturais da cidade, há espetáculo no Teatro Antonieta Noronha, que nos sábados de janeiro, sempre a partir das 19h, recebe a Temporada Garimpo de Talentos. No Estoril a exposição “Cidade, Saudade – Fortaleza Anos 70” segue aberta para visitação de quinta-feira a sábado, das 16h às 21h, e, aos domingos, de 16h à 19h. No domingo (26), a programação do equipamento continua com o Ensaio Aberto do Afoxé Oxum Odolá, a partir das 15h.
E tem mais exposição na Biblioteca Municipal Dolor Barreira É a Exposição Oi Futuro, que permanece aberta para visitação até o dia 31 de janeiro, de segunda a sexta, das 8h às 20h e aos sábados, de 8h às 17h. Hoje, tem Contação de Histórias nos horários de 9h e 14h. No Mercado dos Pinhões, muita música animando a programação. Luís Cordeiro & Banda garantem o som amanhã, das 20h às 23h, durante o Baile no Mercado e, no domingo (26), a partir das 19h, no Forró no Mercado. Ainda no sábado tem Feijoada no Mercado, das 13h às 17h, embalada pelo batuque do grupo Dragões do Samba.
A música continua na programação do Passeio Público, embalando o horário do almoço dos sábados e domingos, a partir das 12h30, com o Passeio Instrumental. Neste dia 25, quem garante o som é Macaúba e Tarcisio Sardinha e, no dia 26, é a vez de Trio Caixa de Som dar o tom da programação. No domingo pela manhã, a partir das 9h30, tem Piquenique para toda a família e, especialmente, para a criançada. Neste fim de semana, a animação vai ficar por conta do Palhaço Lindin, com espetáculo de fantoches.
Na Praia de Iracema, o Largo do Mincharia recebe diversas atrações musicais, sempre às 19h30min. Na quinta-feira (23), o som é comandado por Paulo Façanha. Na sexta-feira (24), Maestro Júlio César. E, no sábado (25), a animação fica por conta de Serrão de Castro; 

SETUR-PE E EMPETUR COM AÇÕES NA ESPANHA

Começando calendário de feiras e eventos no mercado internacional, Pernambuco fará suas divulgações na Espanha. Entre os dias 22 e 26 de janeiro, a Setur-PE, atavés da Empetur, participa da Feita Internacional de Turismo (Fitur) 2014, divulgando suas potencialidades por meio de vídeos e folheteria promocional, tendo como foco principal a Copa do Mundo. 
Aproveitando a estada na Espanha, os executivos do marketing realiizam agendas de visitas às principais operadoras do país. Estão programadas a Com Calma Viajes, a Dominicana Tours, além de reunião com representantes da TAP, principal companhia aérea que liga Recife à Europa

O CEARÁ NA FITUR

O turismo do Ceará estará presente na Feira Internacional de Turismo – Fitur, em Madri, entre os dias 22 e 26 de janeiro. A feira da capital espanhola está na 34ª edição e abre o calendário mundial de grandes feitas do setor.
Lá, a equipe da Setur CE vai divulgar, além das obras que modernizaram a infraestrutura turística do Ceará – aeroportos de Jericoacoara e Aracati, Centro de Eventos, Acquario, duplicação de estradas, restauração de patrimônio histórico, saneamento básico em praias, entre outras ações –,  o novo voo direto entre Fortaleza e Miami, nos Estados Unidos, com início programado para 25 de abril.
A participação será em estande cooperado do Instituto Brasileiro do Turismo – Embratur.

FESTA PARA TODAS AS IDADES NOS 460 ANOS DE SÃO PAULO

São Paulo estará em festas amanhã, 25.  A Secretaria Municipal de Cultura preparou grande programação para celebrar os 460 anos da cidade, com atrações para todas as idades. A Praça da República sedia grande show com Paulinho da Viola, seguido de Os Opalas com Jair Rodrigues; Programação dedicada ao público infanto-juvenil acontece na Praça das Artes com shows da Galinha Pintadinha e Pequeno Cidadão; Praça Ramos de Azevedo recebe Chefs na Rua; Shows acontecem também nos bairros
É a primeira vez que, além do já tradicional grande show no Centro, que neste ano será na Praça da República (foto), haverá também uma programação inteiramente dedicada ao público infantil, na Praça das Artes. Na Praça da República, a abertura da celebração será com Paulinho da Viola, às 17h. Na sequência, às 20h, começa um Baile Black comandado pelo Os Opalas, com convidados como Jair Rodrigues, Skowa, Karol Conká e Tony Tornado. Keith Sweat encerra a noite com seu repertório R&B.
SHOWS DESCENTRALIZADOS - A seleção dos artistas que tocarão nos palcos foi feita por uma curadoria especializada, de pessoas que unem o conhecimento artístico e buscam, com a programação diversa, refletir a metrópole multifacetada. 
Ariel (Invasores de Cérebros), Shirley Casa Verde (Ca.Ge.Be) e Roger Duran (Sinfonia de Cães) programaram a zona norte. A Praça Campo de Bagatelle, em Santana, recebe uma programação a partir das 11h do dia 25 de janeiro, com o Núcleo Pavanelli. À tarde, artistas de punk-rock como os grupos Esgoto e Juventude Maldita agitam o público. E o encerramento tem artistas de rap como Dexter e MV Bill. 
Alessandro Buzzo, Rodrigo Campos e Sharylaine assinam a curadoria do Parque do Carmo, na zona leste. Flora Mattos, Lurdez da Luz, Rappin' Hood tocam ao longo do dia. O encerramento, às 20h, fica por conta de Jorge Aragão. 
Na zona oeste, o Largo da Batata recebe programação nos dias 25 e 26 de janeiro. Dinho Nascimento (Festa do Boi), Maria Alcina e Daniel Belleza são os curadores responsáveis pela região, que recebe, no dia 25, shows a partir das 14h, com Planta e Raiz, Eduardo Dussek, Mercenárias e encerramento dos gaúchos do Cachorro Grande. No domingo, a festa continua a partir das 14h com Anastácia, Poesia Maloqueirista e encerramento com o cantor e compositor Odair José. 
Ully Costa, Chapinha (Samba da Vela) e Izzy Gordon selecionaram os artistas da Zona Sul. As apresentações também acontecem nos dias 25 e 26, no Largo da Piraporinha. Ellen Oléria, vencedora da primeira edição do programa The Voice Brasil, Samba da Laje, Rael e Emicida estão entre as atrações da região. 

HOTÉIS DO RIO EXIBIRÃO TABELA DE PREÇOS

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a ABIH-RJ se reuniram, no Rio de Janeiro, para discutirem uma política tarifária para a Copa do Mundo, a fim de evitar abusos nos preços das diárias. A reunião é um dos pleitos do Comitê Interministerial de Acompanhamento de Preços, Tarifas e Qualidades de Serviços para Copa do Mundo, criado pela presidente Dilma Rousseff no ano passado.
O encontro, que será realizado em todas as cidades-sede da Copa, prevê discutir com entidades ligadas ao setor de turismo ações que possam garantir a proteção e defesa do consumidor no âmbito do turismo.
Um dos acordos fechados nesta reunião é a exibição nos sites dos hotéis das tarifas que serão cobradas durante a Copa do Mundo juntamente com os preços que foram praticados no último réveillon e que serão aplicados no carnaval. A medida serve para que o consumidor possa comparar os valores e, caso sinta que está sendo cobrado abusivamente, faça a denuncia à Senacon.

LUIZ MÓR DA TAP É O GESTOR DO ANO


A Amadeus, parceiro tecnológico líder na indústria de viagens e turismo, entregou na última semana, 11 prêmios na Gala dos Amadeus Brighter Awards 2013, decorrida na Fundação Champalimaud em Lisboa.
Cerca de 400 personalidades do turismo marcaram presença numa gala glamorosa, que reuniu plateia composta por empresários e pelos mais altos escalões da indústria do turismo, entidades do setor e do governo.
Entre os 11 premiados Luiz Mór, vice-presidente da TAP, foi distinguido como “Gestor do Ano na Aviação” pela afirmação do hub de Lisboa que tanto fortaleceu as operações da companhia no mundo.
O hub de Lisboa opera em média 2.250 voos por semana onde recebe clientes de todos os destinos oferecidos pela companhia, e no aeroporto da Portela redireciona distribuindo novamente para todos o destinos na Europa, África, EUA e Brasil.

CULTURA & TURISMO - VICENTE ALENCAR 23/01/2014

1 - O Parque do Cocó, localizado na Avenida Santana Junior e Rua Andrade Furtado, foi criado em Fortaleza, em 1989. Nele está, também, incluso o Parque Deputado Adahil Barreto. É um lugar agradável, com muitas trilhas,palco para musicais, e conta com uma beleza onde você pode observar dezenas de tonalidades verde. Sempre, aberto ao público.
2 - O Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico terá, a partir das 19 horas, deste dia 23, quinta-feira, dois novos sócios: Marcelo Gurgel e Reginaldo Lima Verde. Osmar Diógenes fará a saudação à dupla.
3 - É bom lembrar a todos que, o Forte de Nossa senhora da assunção (foto), foi erigido em  1649, pelo holandês Matias Beck e, inicialmente, chamado Sheoonemborch. O morro onde está erguido chama-se Marajaig. Alí, às margens do Riacho Pajeú, praticamente, nasceu a nossa Fortaleza. São completados, este ano, nada menos que 365 anos de construído.

4 - Quero agradecer aos meus amigos e conhecidos, que me cumprimentaram através  de emeios e telefonemas, em face de ter denominado nossa Fortaleza de CAPITAL BRASILEIRA DO ARTESANATO. Nos meus programas de Rádio, desde novembro de 1997, assim denomino a nossa terra. Acredito valer a pena.
5 - Na noite desta terça-feira, a partir das 19 horas, o lançamento do livro O RECICLADOR DE SONHOS,do professor e advogado Dalton Marques, que já foi atleta do Ceará Sporting. O  sub título do livro afirma: A sua primeira batalha foi lutar pelo direito de nascer. Local do evento: Ideal Clube. Cada convidado deve levar uma lata de leite, que será doada a duas instituições carentes.
6 - No Hotel Blue Tree, a partir das 10 horas da manhã, deste sábado, as comemorações dos 45 anos de término do Curso, da turma do CPOR, de 1968. Os 45 anos foram 
adiados do mês de dezembro, muito apertado nas comemorações, para este mês de janeiro. Todos os integrantes da turma poderão confirmar presença com o colega R2 Marco Antonio FURTADO, pelo telefone 9984.5346.
8 - No próximo dia 7 de fevereiro no Estádio Presidente Vargas o movimento religioso intitulado QUEREMOS DEUS. Começará por volta das 14 horas terminando às 19 horas. Os participantes deverão colaborar com 2 reais e um quilo de alimentos ou uma lata de leite. Os alimentos serão repassados a entidades carentes.
9 - PROGRAMA VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE vai ao ar pela Rádio Assunção Cearense, AM 620,nas noites em que não há transmissão de futebol,  com a equipe de Moésio Loiola. O programa conta com os blocos de noticias, poemas, trovas e uma crônica, todos intercalados  por  uma música brasileira, valorizando a Memória do Rádio. Pela internet: radioassuncaocearense.am

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 675 VAGAS NO COPAMAIS

Na segunda-feira (20), houve o início de novo período de inscrições para mais 25 turmas do Curso de Formação Profissional de Massificação e Integração Social, o CopaMais, Ao todo, serão ofertadas 675 vagas, com oportunidades de qualificação para os cearenses que buscam ingressar no mercado de trabalho e aproveitar as oportunidades que surgirão com a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM.
 Para se inscrever basta acessar o site da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará (www.secopa.ce.gov.br/copamais) e preencher o formulário. Em seguida, os interessados precisam comparecer à Universidade de Fortaleza para entregar a documentação pessoal. Nesta fase serão ofertados 4 novos cursos: Matemática Básica, e Formação de Custos, Telemarketing, Recepcionista de Eventos, Manicure e Pedicure.
 O período de inscrição irá só até amanhã,  25.  os candidatos precisam ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas serão ministradas na Universidade de Fortaleza e vão começar a partir do dia 10 de fevereiro,  com a carga horária variando  entre 40 e 80 horas/aula. 
O CopaMais tem uma importante meta, que é formar 12 mil pessoas em 33 cursos até o final deste ano. O projeto é uma iniciativa do Governo do estado do Ceará, por meio da Secretaria Especial da Copa em parceria com a Universidade de Fortaleza. Desde o dia 6 de janeiro mais de 1.600 pessoas começaram a participar das primeiras turmas do CopaMais.
Cursos Ofertados: Auxiliar Administrativo,  Primeiros Socorros,  Matemática Básica e Formação de Custos, Telemarketing, Agente de Aeroporto, Francês Básico, Inglês Básico,  Espanhol Básico, Recepcionista em Meios de Hospedagens,  Recepcionista de Eventos,  Curso Básico de Guia de Turismo, Formação de Garçom,  Manicure e Pedicure, Organização de Eventos e  Auxiliar de Eletricista. 

PARAÍBA RECEBEU PERTO DE 1,6 MILHÃO DE TURISTAS

Areia Vermelha PB
O Fluxo Global Estimado de turistas para o 'Destino Paraíba' em 2013 foi de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas, segundo os dados divulgados na terça-feira passada (21) pelo Setor de Estatística da Diretoria de Economia e Fomentos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Só na capital paraibana foram 1.122.484 hóspedes em hotéis, pousadas e hostel. Esse número total é 5,59% maior que em 2012, quando o estado recebeu 1.513.468 visitantes.
A pesquisa mensal da PBTur confirma uma expectativa de todo o trade paraibano: a Taxa de Ocupação Hoteleira ao longo do ano passado foi em média de  70,09%, representando um aumento de 2,37%  em comparação com 2012. 
Dentre os 10 maiores estados emissores de turistas para a Paraíba, os que apresentaram maiores crescimento em 2013 foram o Paraná (73,39%); Rio Grande do Sul (20,04%) e Minas Gerais (8,73%). Já os que apresentaram menores crescimentos foram Pernambuco (7,44%), Distrito Federal (7,09%) e São Paulo (2,13%). Os paulistas (20,71%) continuam sendo os principais turistas que visitam a Paraíba, seguidos pelos pernambucanos (16,91%) e os norte-riograndenses (10,43%). 
Com relação aos hóspedes estrangeiros houve um aumento de 1,64% em relação a 2012. Os principais emissores foram Estados Unidos (12,80%), Argentina (12,17%) e Portugal (11,73%). Os que apresentaram maiores crescimento foram Holanda (71,01%); Alemanha (43,06%) e Suíça (28,55%).

EM FLORIANÓPOLIS O CREAMFIELDS BRASIL

Um dos principais eventos de música eletrônica do mundo, o Creamfields se prepara para mais uma edição no Brasil. Sábado, 25, à noite,  no Stage Music Park, em Jurerê, SC, começará a nova edição do festival, devendo receber mais de 20 mil pessoas apaixonadas por música, sol e praia. A dosagem de boa vida vai até domingo, 26. 
Alguns dos mais importantes nomes da cena eletrônica atual, como Steve Aoki, R3HAB e Jamie Jones, farão parte desse atraente festival, consolidado por seu vanguardismo. O Creamfields também antecipa a consagração de artistas participantes, além do que será tendência musical dentro dos próximos meses para os fã de Electro, Techno, Progressive e House. 
Fazendo jus à reputação de inovador, a quarta edição brasileira do Creamfields colocará lado a lado artistas das mais variadas vertentes, dando a oportunidade ao público de também conhecer as novas apostas da cena eletrônica para os próximos anos, como Tone of Arc e Infinity Ink.

TOCANTINS COM POLÍTICA ESTADUAL DE TURISMO

O governador Siqueira Campos (foto) sancionou a Lei no 2.820, que institui a Política de Turismo Sustentável do Estado, implantando no Tocantins, a partir de 31 de dezembro de 2013, o Sistema Estadual de Turismo e o Plano Estratégico de Turismo, e também institucionalizando o Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo, destinado a financiar os projetos e as atividades de interesse do desenvolvimento do turismo sustentável. A gestão, funcionamento e operacionalização são de competência da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur). A Lei está publicada no Diário Oficial nº 4.037.
A Política Estadual do Turismo Sustentável propõe a organização do Calendário de Eventos Turísticos do Estado, o apoio à realização de eventos locais, nacionais, internacionais, a realização do Inventário do Patrimônio Turístico estadual, a fiscalização das atividades turísticas e a viabilizar a ampliação e a diversificação das linhas de crédito para empreendimentos ecoturísticos, de forma a propiciar condições para a competitividade dos mesmos.
O FUNDO - Constituem receitas do Fundo as dotações anualmente consignadas no orçamento do Estado; incentivos e compensações fiscais do Estado; subvenções, doações e auxílios disponibilizados pela União, Estados, municípios e por qualquer entidade pública ou privada, nacional, internacional ou estrangeira; parcerias e serviços prestados mediante convênio, contrato, acordo, ajuste ou tratado; operações de crédito e aplicações bancárias e retorno de financiamentos mutuados.

UM MILHÃO DE REAIS PARA FORTALECER A ROTA DAS EMOÇÕES

O Ministério do Turismo vai destinar R$ 1 milhão para criar um plano de desenvolvimento para o turismo da Rota das Emoções, um roteiro que inclui os estados do Ceará, Maranhão e Piauí - e destinos consagrados como Jericoacoara, Lençóis Maranhenses (foto) e o Delta das Américas. O recurso é proveniente do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O plano será executado pelo Consórcio Espanhol THR,T4 e Aciona Ingieneria e incluirá informações como gastos e permanência média do turista, a capacidade dos estabelecimentos para receber os visitantes, empregos gerados e o mercado turístico atual da Rota das Emoções. O plano de desenvolvimento também inclui a apresentação de novos produtos e ações para desenvolver o turismo no local. O prazo para a entrega do trabalho é setembro de 2014.
A rota é composta por 14 municípios, entre eles, Camocim (CE), Jijoca de Jericoacoara (CE), Parnaíba (PI), Barreirinhas (MA) e existe desde 2005.  A rota das emoções é constituída por uma área de 10 mil km2, com população de 495 mil habitantes A rota inclui roteiros no rio Preguiças (MA), dunas e lagoas de água doce, o delta do Parnaíba (terceiro maior delta do mundo) e belas praias, além do parque Nacional de Jericoacoara com suas dunas. A mistura de paisagens é o que mais impressiona o turista, que pode completar a rota em diversos meios de transporte como em veículos 4x4 e lanchas rápidas.
AEROPORTO DE PARNAÍBA – Um suporte básico para que, de fato, a Rota das Emoções ganhe a dimensão que merece sem dúvida é o moderno Aeroporto Internacional da Parnaíba, um equipamento que vem sendo mal utilizado 
Não obstante o  secretário estadual de Turismo do Piauí, Marco Bona, anunciar o voo inaugural do aeroporto de Parnaíba para o próximo dia 20 de fevereiro, a empresa Azul, responsável pelo voo, ainda não confirma a data pois aguarda a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Assim, expectativa é de que até o dia 20 seja divulgada a confirmação, ou não do voo. Conforme se sabe, a aeronave sairá de Fortaleza com destino a Parnaíba. O voo deve acontecer as terças, quintas e domingos a tarde.
 Inaugurado há 43 anos  e  tendo passado por grande reforma o aeroporto  está   há sete sem receber nenhum voo comercial regular. Chegou a receber voos regulares da TAM e da TAF. Com a nova estrutura sem maior funcionamento efetivo, o governo federal tem um gasto anual de R$ 4 milhões para sua manutenção. O último voo comercial foi da OceanAir, em 2005
A última reforma no terminal foi feita em 2010 e custou R$ 17 milhões. Sua pista possui hoje uma das maiores dimensões de pouso e decolagem do Nordeste e é projetado para receber aeronaves de grande porte,  como os 767, com capacidade para transportar em média 300 pessoas.

NOVA ESTRUTURA OPERACIONAL NA GOL

Com a criação das  diretorias executivas de Vendas e Marketing e de Planejamento,  a empresa aérea Gol está com nova estrutura operacional. A partir de 1º de fevereiro, Sérgio Quito assumirá a diretoria executiva de Operações, substituindo Adalberto Bogsan. Atualmente, Quito ocupa a diretoria de Segurança Operacional. Para a Diretoria Executiva de Vendas e Marketing, a empresa nomeou Eduardo Bernardes, atual   Diretor Comercial desde 2007. Ele ingressou na Gol em 2001 como gerente de contas na área comercial.  Para a Diretoria Executiva de Planejamento, que engloba as áreas de Rentabilidade (Yield Management), Planejamento de Malha e Gestão de Ativos Aeronáuticos, ficou Celso Ferrer. O executivo ingressou na companhia em 2004, passando pelas áreas Planejamento Estratégico e Ativos Aeronáuticos.
A Diretoria de Relações Institucionais, sob a liderança de Alberto Fajerman, incorporará as áreas de Comunicação Corporativa, Alianças e Sustentabilidade. 

JOGO DAS ESTRELAS DO NBB6 NO GINÁSIO PAULO SARASATE

Considerado a casa do basquete cearense, o Ginásio Paulo Sarasate será sede do Jogo das Estrelas 2014, que acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro. O evento tem como atração principal a disputa entre os melhores atletas brasileiros do Novo Basquete Brasil (NBB6) e os principais estrangeiros do campeonato, no duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo.
Pela primeira vez uma cidade do Nordeste receberá o Jogo das Estrelas. Antes, Rio de Janeiro (2009), Uberlândia (2010), Franca (2011 e 2012) e Brasília (2013) sediaram o evento, que aconteceu em todas as edições do campeonato nacional.
No primeiro dia de evento (21/2), serão realizados os Torneios de 3 Pontos e Enterradas e o Desafio de Habilidades, além de uma novidade: o Arremesso das Estrelas, que consistirá em um torneio de arremessos entre trios formados por um jogador do campeonato nacional, um ex-atleta e uma jogadora que atua na Liga Feminina. No sábado (22/2), acontece a partida com os maiores atletas do campeonato. Pelo quarto ano seguido, os melhores brasileiros enfrentarão os principais estrangeiros do NBB. 

CARNAVAL NO CEARÁ: PESQUISA SOBRE PACOTES TURÍSTICOS

UBAJARA-CE
Para quem optar por viajar no feriado prolongado de Carnaval, o Procon Fortaleza, órgão da Secretaria da Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), da Prefeitura de Fortaleza, pesquisou pacotes turísticos de hospedagem em alguns do destinos cearenses mais procurados no período. O levantamento ocorreu entre os dias 17 e 19 de janeiro e envolveu 31 hotéis e pousadas, distribuídos em nove localidades do Ceará, contemplando litoral, serra e sertão central. A variação de preços entre a hospedagem mais barata comparada com a mais cara chega a 650%.
O preço mais econômico para o feriado de 1º a 5 de março é para a Serra de Ubajara, onde o consumidor pode aproveitar os quatro dias de hospedagem por R$ 500,00. Já a Praia de Jericoacoara, no Litoral Oeste, representa a maior despesa para o período, com um custo de hospedagem até R$ 3.479,00.
O Procon informa que nas variações de preços devem ser levadas em consideração a estrutura dos hotéis e pousadas, bem como a comodidade ofertada pelas hospedagens (quartos), se incluem serviços de ar refrigerado, wi-fi, vistas panorâmicas, modelos de aparelhos de TV (LED, LCD ou convencional) e ainda alimentos inclusos no café da manhã.

DEFENDENDO O CONSUMIDOR NA COPA

Na segunda-feira, 20, em Natal,  houve  Reunião Técnica de Proteção ao Consumidor Turista, organizado pelo Mtur.  O encontro reuniu  porta-vozes do governo federal  e representantes de órgãos locais do setor de turismo e também de outros setores envolvidos na realização dos jogos na cidade-sede.  O objetivo das reuniões foi diagnosticar deficiências e criar mecanismos para o rápido atendimento a eventuais conflitos entre turistas, brasileiros ou estrangeiros, e prestadores de serviços durante os jogos da Copa 2014.  Natal é a 10ª cidade a sediar o encontro. A últimas reunião sobre o assunto foi no Recife, no dia  seguinte.  Manaus fechará o circuito, na segunda-feira, 27.
Nos encontros, são  diagnosticados serviços ligados ao turismo como hospedagem, locais de retirada de ingressos, alimentação e transporte. Após tomar total conhecimento da situação, o Comitê Técnico de Consumo e Turismo orientará as cidades para que fiquem aptas a prevenir e solucionar problemas durante a Copa do Mundo. 

PROJETADA A CRIAÇÃO DE CORREDOR CULTURAL

Na manhã de terça-feira (21),  em reunião realizada na Reitoria da UFC, com a presença   do reitor Jesualdo Faria,  do secretário da Cultura, Paulo Mamede,  do presidente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e de  Paulo Linhares, além de outras destacadas personalidades, foi discutida a criação de  grande corredor cultural, começando no Benfica, seguindo pelo Centro e chegando até a Praia de Iracema, com programação especial de quinta-feira a domingo, integrando equipamentos públicos e particulares, promovendo maior divulgação e democratização das atividades culturais para fortalezenses e turistas. 
A ideia é integrar equipamentos tão diversos quanto o Museu de Arte da UFC e a sede do Maracatu Solar, a Concha Acústica e a Casa Amarela, o Teatro Universitário e o Teatro Chico Anysio, todos exemplos de estabelecimentos situados na Avenida da Universidade, no Benfica, em uma programação reforçada pelo projeto Ocupação – Corredor Cultural, concebida e divulgada coletivamente. Seguindo para o Centro, o Corredor abrangerá os equipamentos da Secult, como o Arquivo Público, o Museu do Ceará, o Theatro José de Alencar, a Casa de Juvenal Galeno e o novo Cine-teatro São Luiz, até chegar à Praia de Iracema, com os vários espaços culturais, com destaque para o Centro Dragão do Mar.
PRÓXIMOS PASSOS - Na reunião, foi definido que o projeto Ocupação – Corredor Cultural contará com um Núcleo Gestor, a ser formado, em um primeiro momento, por dois representantes da Secult e dois da UFC, com o objetivo de iniciar as tarefas para viabilizar o começo da programação especial, a partir de abril. Prefeitura de Fortaleza (com a qual a Secult já manteve contato sobre o projeto), diretores de equipamentos, proprietários de espaços culturais, bares e restaurantes também serão convidados a tomar parte na iniciativa. Em 15 dias acontecerá a próxima reunião sobre o projeto.

LITORAL OESTE: ITAPIPOCA NO INICIO DO FESTIVAL DE DANÇA

Companhias de dança do Ceará se encontram a partir de amanhã (24), em Itapipoca, onde começa o Festival de Dança Litoral Oeste 2014. Com programação gratuita, o evento circulará por três cidades do Estado, prestigiando a arte cearense com espetáculos representativos das diversas linguagens da dança na contemporaneidade. De Itapipoca, onde acontece até domingo (26), o Festival segue nos próximos finais de semana para Trairi (de 31 de janeiro a 02 de fevereiro) e Paracuru (de 07 a 09 de fevereiro). 
São mais de quinze atrações e cerca de 30 apresentações, entre espetáculos de Balé Clássico, Dança Contemporânea, Danças Populares Tradicionais e Hip Hop, Os espetáculos serão sempre na sexta-feira e no sábado à noite. Em cada município, o Festival propõe um encontro de integração entre bailarinos, companhias, produtores locais, pesquisadores, estudantes e para a população em geral, atendendo demandas da cadeia produtiva da dança. Os encontros acontecerão no domingo pela manhã, marcando o encerramento do festival em cada cidade.
Nesta edição, o Festival de Dança Litoral Oeste presta homenagens a nove importantes nomes da dança no Ceará. Em Itapipoca, na noite de sábado, os homenageados são Andréa Bardawil, Flávio Sampaio e Ernesto Gadelha. Em Trairi, as homenagens vão para David Linhares, Silvia Moura e Cláudia Pires. Serão homenageados em Paracuru Valéria Pinheiro, Hugo Bianchi e Graça Martins. 

DE 29 A 31, A BIENAL DE DANÇA DO CEARÁ

Neste verão, a Bienal Internacional de Dança do Ceará, que conta com o patrocínio da Petrobras há 7 anos, cria uma edição especial de férias, com uma programação de espetáculos, performances, aulas públicas e shows musicais, dando continuidade às ações realizadas entre outubro e novembro de 2013. A Bienal será de 29 a 31 de janeiro, das 15h às 21h, na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.
Na Estação Férias, a Bienal leva à praça grupos, artistas e professores da dança local, apresentando a diversidade de propostas que constituem a paisagem coreográfica do Ceará. Em meio ao sol, o céu e a cidade, a Praça do Ferreira será palco de mais uma festa da dança, daquelas que só a Bienal sabe fazer acontecer. 
AULAS PÚBLICAS -  Coreógrafos e professores de dança conceituados nacionalmente e no exterior, residentes no Ceará, abrem a programação diária na praça, às 15 horas, com aulas públicas. No primeiro dia, os professores são Ernesto Gadelha e Paulo Caldas. Na quinta-feira, a aula pública é de Linhares Junior. Quem encerra esta atividade na sexta-feira é Flávio Sampaio. 
A Companhia Vidança, dirigida por Anália Timbó, estreia “No Jardim dos Girassóis”, espetáculo coreografado por Linhares Junior, que assina também a cenografia e iluminação. Serão duas apresentações: dia 30 às 18h40 e dia 31 às 18h.. 
Na noite de abertura,  será lançado o terceiro número da revista Olho de Peixe, edição especial da IX Bienal Internacional de Dança do Ceará. A edição apresenta o encontro de duas artes que, para além da técnica, utilizam a sensibilidade, a intuição e os afetos para se comunicar. 

ROTA DO SOL SEMANAL 23/01/2014 - ISSUU