Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2016

CALEIDOSCÓPIO - ADEUS SAUDOSO AO AMIGO QUE PARTIU / DIA DO AMIGO

ADEUS SAUDOSO AO AMIGO QUE PARTIU
Foi um domingo sem graça o do dia 17 último. O colega Antônio José, manhã cedo, nos deu a triste notícia de que, finalmente, após insidiosa doença, falecera o nosso colega e amigo Fenelon Gonçalves, presidente da Abrajet/Ceará e pessoa da mais alta estima não apenas dos confrades jornalistas de turismo de todo o país, mas também dos vários segmentos da área deste e de outros estados. Foi mais um companheiro que se foi juntar a verdadeiros e combatentes associados que sempre lutaram pelo fortalecimento do turismo. Sobretudo para que a Abrajet Nacional voltasse a ser uma entidade forte e agregadora, infelizmente hoje um pomo de muitas discórdias. Fenelon foi fiel exemplo de outros abrajeteanos dos vários estados que já estão em outra dimensão. Simples, sempre usando o seu característico chapéu de abas, o confrade era uma figura leve, dinâmica, com alta capacidade de trabalho. Honestidade talvez tivesse sido o seu mais alto atributo, fato que sobejamente demonstrou à frente da Abrajet do Ceará e do Skal Internacional de Fortaleza, entidade esta que também serviu sem restrições, como bem pode atestar a presidente Priscila Cavalcanti. Lutando contra um mercado ingrato, procurou defender e difundir o turismo brasileiro, em especial o do Ceará, através das edições da sua “Trilha Turística”, trabalho quase difícil e não compensador dos seus esforços. É lamentável e triste para todos nós que tenha chegado ao fim a sua jornada neste planeta Terra, repleto de idas e vindas,  mas que fazemos de tudo para dele não sair. Certamente, o nosso Fenelou está andando agora pelas trilhas do Infinito, quem sabe à procura do Sínval, do Amazonas;  do Anchieta, de Piauí; do Paulo Matos, de São Paulo; da Silvinha Oliveira, do Sergipe; do Airson, de Criciuma/Santa Catarina; do José Otávio, de Alagoas;  e do Hugo Cassol, também de Santa Catarina, companheiros diletos da Abrajet que já partiram do mundo após cumprirem muito bem a sua missão neste “vale de lágrimas”. Estamos de luto;

DIA DO AMIGO
Na data que elegeram como o Dia do Amigo, recebi algumas gratas mensagens, naturalmente ficando lisonjeado. Entre tantas, esta da Rossi &Zorzanelo, naturalmente enviada também para todos que são do círculo de amizade da grande empresa responsável pelo consagrado Festuris, evento que é a cara de Gramado: “ Fazer  um amigo é um DOM /Ter um amigo é uma GRAÇA/ Conservar um amigo é uma VIRTUDE/ Ter você como amigo,  é uma HONRA! Feliz Dia do Amigo”. Também do dileto José Gallas, um Dom Quixote nesta nossa conturbada Fortaleza, a mensagem confortadora: “Todo meu patrimônio são os amigos”. Sem dúvida, a data tem um simbolismo especial, pois lembra um dom divino quase indispensável para se viver com paz de consciência. Como é confortador ter como Amigo com A maiúsculo,  um pai, uma mãe, um irmão, qualquer parente ou pessoa do nosso círculo de conhecimento. Sem dúvida é um salutar remédio para o espírito. Infelizmente, nos atropelos do cotidiano, encontramos os “Amigos da Onça”, os fracos que nos traem em pensamentos, palavras e obras num primeiro momento em que são checados. Aqueles que nos fazem lembrar a frase “entre amigos encontrei cachorros; entre cachorros encontrei amigos”. Digo e proclamo, tenho, graças a Deus, um círculo de relações razoável, conhecidos e amigos. Com os que dele fazem parte sou sincero e os trato fraternalmente. Felizmente, até esta jornada de noventa “primaveras”, não me deparei, no duro, com “Amigos da Onça”. Como diz o Roberto Carlos:  “ ...não quero cantar sozinho, Eu quero um coro de passarinhos...Eu quero ter um milhão de amigos/ E assim mais forte poder cantar” . Não é uma felicidade?

HALLELUYA 2016 - “A FESTA QUE NUNCA ACABA” NOVAMENTE É ATRAÇÃO

Para celebrar os 20 anos do Festival Halleluya, “A Festa que nunca acaba”,  conforme o slogan,  a grade de artistas está repleta de novidades. Com a presença de milhares de pessoas, o evento começou anteontem, 20, com término marcado para o domingo, 24, no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU. Estão previstos que 21 artistas passarão pelo palco principal, com estilos variados que vão desde o pop, o rock,  o forró e  até o pagode. 
PROGRAMAÇÃO - O Padre Fábio de Melo e a banda de rock Rosa de Saron estão entre as atrações já consagradas para este ano. Também animarão os shows grandes artistas como Tony Allysson, Eliana Ribeiro, Ziza Fernandes e Adriana Arydes. Entre as novidades, destaque para o rock de André Leite e para a cantora católica Lucimare Nascimento.
Na quarta-feira, o Halleluya teve a estreia de Lucimare Nascimento. O ritmo romântico de Batista Lima e as canções emocionantes do Adoração e Vida completaram o time de atrações. Ontem 21 de julho, duas bandas de rock agitaram os jovens: Rosa de Saron e André Leite. A noitada contou, também, com os sucessos de Diego Fernandes e a inconfundível voz de Adriana Arydes.
Para hoje, a atração mais aguardada, o carismático Padre Fábio de Melo. A programação contará ainda com as canções de Ziza Fernandes e Tony Alisson, além do pop rock da irmã Kelly Patrícia e de Ana Gabriela.
Missionário Shalom, Suely Façanha, Davidson Silva e Alto Louvor contemplam o time de artistas da Comunidade Shalom que irão soltar a voz no sábado à noite. A programação contará ainda com o estilo animado de Cosme. O forró de Naldo José, o ritmo contagiante de Dunga e a voz de Eliana Ribeiro encerrarão a programação musical do Halleluya no domingo, 24 de julho.
SOLIDARIEDADE - Uma das marcas do Halleluya é a solidariedade. Neste ano, renovamos a parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Neste ano, a expectativa é alcançar 900 bolsas de sangue. No ano passado, ultrapassamos a expectativa de alcançar 800 bolsas de sangue e chegamos a 844 bolsas arrecadadas. “O Halleluya nos ajuda a manter o estoque de sangue no período de férias. O evento vem nos ajudar com essa demanda para que tenhamos um estoque satisfatório durante o carnaval fora de época”, ressaltou Nágela Lima, coordenadora de Captação do Hemoce.
COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM - O evento é realizado há 20 anos pela Comunidade Católica Shalom e acontece também em outras capitais do País, como Rio de Janeiro, São Luís e Natal. A maior parte do público do Halleluya é composta por jovens. Entre 70% e 80% dos participantes são desta faixa etária. No entanto, há espaço para o público de várias idades. Já foi realizado fora do País em Roma (Itália), Nazaré (Israel) e Montevideo (Uruguai) e Toulon (França). Na Jornada Mundial de 2013, no Rio de Janeiro, o evento foi parte integrante do Festival da Juventude e atraiu um público de dezenas de países. 

O PORTO DO PECÉM APRESENTADO AO PANAMÁ

No dia 14 último, na Embaixada do Panamá em Brasília, houve importante encontro do presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, que estava com o secretário da Infraestrutura do Estado (Seinfra), André Facó, com  o embaixador do panamenho, Lic. Edwin Emilio Vergara. No momento, os representantes cearenses   apresentaram o Porto do Pecém, mostrando as excelentes qualificações do nosso porto, que tem capacidade para receber as grandes embarcações que vão passar agora pelo Canal do Panamá, após a ampliação.
De acordo com o presidentes da Cearáportos, cogitou-se da possibilidade de o embaixador visitar o porto cearense ainda neste segundo semestre. 
Com a ampliação, o Canal do Panamá passa agora a receber embarcações conhecidas como Post-Panamax. Com a capacidade estendida de 5 mil TEU'S para 13 mil TEU's, um dos portos brasileiros capazes de receber os Post-Panamax é o Porto do Pecém, por causa de sua profundidade natural que chega até 16,5m e sua localização estratégica, com menos tempo de viagem para diversos países do mundo.

AO JORNALISTA FENELON, O SENTIDO ADEUS

Antonio Jose de Oliveira
jamais imaginamos que, um dia, escreveríamos, nos nossos comentários turísticos, um artigo a respeito de um amigo e colega da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), por sinal seu presidente. É que a vida, às vezes, prega-nos sustos e tristezas, quando sabemos da ida para o além de familiares e pessoas que nos eram muito caras e que, com o passar dos anos, aprendemos a admirá-las e a respeitá-las não pelo que tinham e sim pelo que eram como seres humanos exemplares.
Na manhã de sábado último, recebemos a triste informação, que nos deixou chocado e triste, prestada por uma de suas filhas, do falecimento do competente, atuante e inesquecível presidente da Abrajet-Ceará, jornalista Fenelon Gonçalves de Oliveira. Ele, há três meses ou pouco mais do que isso, encontrava-se, na casa de uma filha, em Curitiba, prosseguindo o tratamento de um câncer e foi de lá que nos comunicamos pela última vez. 
A ida do amigo Fenelon para a eternidade foi aos 60 anos de idade, completados no dia 11 de junho próximo passado, nascido na cidade de Aracaju. Deixou, em todos nós, saudades, por se tratar de um marido, exemplar, casado com a Sra. Filomena Gonçalves de Oliveira, de um pai amoroso, deixando órfãos cinco filhos, três homens e duas mulheres, dentre esses, um filho e uma filha adotivos. Ao longo de sua vida, foi competente profissional de imprensa, ético, transparente e, acima de tudo, trabalhando com profissionalismo em tudo o que fazia. Nosso último contato com ele foi, quando nos encontrávamos, na capital paulista, recuperando-nos de uma cirurgia, que nos prendeu, naquela cidade, por mais de 30 dias, depois de participarmos, na cidade de Santos-SP, do 33º Congresso da Abrajet-Nacional, na companhia do diretor-presidente deste jornal, José Carlos de Araújo. 
Consternados com seu falecimento, em nome dos colegas da Abrajet-Ceará, renovamos,  a seus familiares, os sentidos pêsames pela perda irreparável de um ente querido, amado e respeitado por todos. Assim, fica registrada nossa homenagem-póstuma ao colega de profissão, Fenelon Gonçalves, a quem tivemos a honra de substitui-lo, interinamente, na presidência da Abrajet-Ceará, enquanto cuidava de sua saúde, em Curitiba-Paraná, vindo, porém a falecer, em Fortaleza-CE, terra que o acolhera há anos. 
Ressalte-se que, depois de comunicarmos aos colegas abrajetianos, de todo o país, o seu falecimento, choveram mensagens de condolências e todos lamentando a morte de um colega de profissão, presidente da Abrajet-Ceará e diretor de Marketing do Skal Club Internacional de Fortaleza. Frise-se que era responsável pela edição do jornal e revista Trilha Turística, ambos de sua propriedade. Na verdade, Fenelon amava o que fazia e tinha projetos, para dinamizar as atividades da Abrajet-Ceará, dando-lhe mais visibilidade no Ceará e fora do Estado. 
Duas iniciativas louváveis na gestão de Fenelon: parcerias com a Associação Cearense de Imprensa(ACI), na gestão da carismática professora e jornalista Adísia Sá, e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), na pessoa da jornalista Semíramis de Castro, da qual fomos colega, no Curso de Especialização, intitulado, Gestão da Comunicação Social nas Organizações, a nível de pós-graduação, ministrado pelo Cetrede/Universidade Federal do Ceará em 2001. Outra meta de Fenelon era visitar os diversos Cursos Superiores de Comunicação/Jornalismo, para que alunos do último semestre se interessassem por assuntos turísticos e passassem, quando formados, a ingressar no quadro de associados da Abrajet-Ceará, uma vez trabalhando em organizações públicas e privadas, na assessoria de imprensa ou de comunicação social, que desenvolvessem atividades turísticas em suas diversas modalidades. Mais um desejo do inesquecível jornalista Fenelon era formalizar parceria com o Sebrae-CE e outras entidades do trade turístico local. Pôs, ainda, em prática a edição bimestral do jornal da Abrajet-Ceará, afora peças promocionais do turismo cearense de sua autoria. 
Mas, como diz o apresentador do programa “Sr. Brasil”, Rolando Boldrin, quando morre alguém, antes dos 60 anos, o jovem Fenelon viajou para o além fora do combinado. Ele, ao partir para outra esfera maior, deixou um legado para seus familiares, amigos e colegas de profissão: ser exemplar em tudo, ser ético, transparente, profissional dedicado, honesto, simples no vestir (o chapéu o identificava em qualquer lugar), e ao tratar com o semelhante. Ele jamais desistiu de seus sonhos e venceu os obstáculos, ao longo da existência, em vários Estados brasileiros, por onde passou alguns anos de sua vida até radicar-se em Fortaleza. 
Bem! A você, inesquecível amigo e colega de profissão, com quem não pudemos dialogar, em seus últimos dias de vida, pois,  estávamos recuperando-nos de uma cirurgia, na cidade de São Paulo, só nos resta dizer: QUE DEUS O CONSERVE SEMPRE À SUA DIREITA NA ETERNIDADE. DAÍ DAS ALTURAS, RECEBA O NOSSO SENTIDO ADEUS. 
Antonio José de Oliveira
Presidente da Abrajet-CE

OS JOGOS OLÍMPICOS E AS RECEITAS PARA O RIO

O Portal Brasil noticiou, com base no que informou a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo,  somente em agosto, durante as Olimpíadas, 666,3 mil brasileiros e 243,1 mil estrangeiros devem viajar para a capital fluminense.  
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos devem gerar receitas de R$ 2,68 bilhões ao setor turístico do Rio de Janeiro, entre agosto e setembro. Segundo levantamento da CNC, serão quase 1,4 milhão de turistas brasileiros e estrangeiros. Já em setembro, nas Paralimpíadas, o número é de 468,5 mil turistas.
Para a Confederação, o Rio de Janeiro deve receber quase 1,4 milhão de turistas brasileiros e estrangeiros durante os Jogos Rio 2016. O segmento de alimentação responderá por 34,5% da receita total gerada nos dois eventos. Bares, restaurantes e lanchonetes devem ficar com R$ 927,1 milhões, seguidos por transporte rodoviário de passageiros, com R$ 738 milhões, e pelas atividades artísticas, esportivas e de lazer, com R$ 474,1 milhões. Os três segmentos responderão por quase 80% da receita durante os Jogos. Os estrangeiros devem gastar em todo o país US$ 1,04 bilhão, o equivalente a R$ 3.089 por visitante, valor que considera a taxa de câmbio a R$ 3,33.

PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE - O BRASIL TEM 11 LOCAIS RECONHECIDOS PELA UNESCO

Ouro Preto - Minas Gerais
No último domingo (17), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), como Patrimônio Cultural da Humanidade Assim, o Brasil passa a contar com 11 bens culturais tombados pela entidade na lista de 1.031 sítios com o reconhecimento.
Agora com quatro patrimônios históricos, Minas Gerais é o Estado com a maior quantidade de honrarias. Para o Iphan, o Conjunto da Pampulha está na origem da produção arquitetônica e urbanística do Brasil Moderno e deve ser compartilhado por toda a humanidade.
A Pampulha conta com as quatro primeiras obras assinadas por Oscar Niemeyer, construídas entre 1942 e 1943, com jardins de Burle Marx, painéis de Candido Portinari e esculturas de Alfredo Ceschiatti e José Alves Pedrosa. A obra da Lagoa da Pampulha é composta pela Igreja São Francisco de Assis, o Cassino, a Casa do Baile e o Iate Clube.
OS PATRIMÔNIOS BRASILEIROS – Além do Conjunto da Pampulha, são estes os reconhecidos pela UNESCO, no Brasil, como Patrimônio Cultural da Humanidade:
BRASÍLIA (DF) -  É Patrimônio Mundial desde 1987. O conjunto urbanístico e arquitetônico, construído a partir do Plano Piloto de Lucio Costa, inaugurado em 1960, insere-se no projeto nacional de modernização do País do então presidente Juscelino Kubitschek. Destacam-se a Praça dos Três Poderes com os palácios do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional, todos projetados por Niemeyer.
GOIÁS VELHO (GO) -  É testemunha da ocupação e da colonização do Brasil Central nos séculos XVIII e XIX. As origens da cidade estão ligadas à história das bandeiras que partiram de São Paulo para explorar o interior do Brasil. O conjunto arquitetônico, paisagístico e urbano do centro histórico de Goiás foi reconhecimento como Patrimônio Mundial em 2001. 
DIAMANTINA (MG) -  A cidade foi o maior centro de extração de diamantes do mundo no século XVIII e teve papel importante na ocupação do interior do País. É uma demonstração de como os aventureiros à procura de riquezas e os representantes da Coroa Portuguesa adaptaram os modelos europeus a uma realidade local, criando uma cultura original. O centro histórico foi tombado pela Unesco em 1999.
OURO PRETO (MG) -  Ouro Preto cresceu entre um estreito e sinuoso vale e as encostas das chamadas Minas Gerais. A riqueza da região explica o nome original, Vila Rica e capital mineira, em 1720.
A cidade tem as mais significativas obras do barroco brasileiro e foi cenário do movimento pela independência do Brasil, a Inconfidência Mineira, cujo mártir, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, tornou-se o patrono cívico do País. O conjunto arquitetônico e urbanístico foi declarado patrimônio mundial em 1980, o primeiro bem cultural brasileiro inscrito na lista da Unesco.
OLINDA (PE) - Vizinha à capital, Recife, Olinda remete ao início da colonização portuguesa no Brasil, no século XVI, no período da cana-de-açúcar. O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico foi tombado pela Unesco com cerca de 1.500 imóveis de diferentes estilos arquitetônicos: igrejas, mosteiros e conventos coloniais do século XVI, fachadas de azulejos dos séculos XVIII e XIX e obras neoclássicas e ecléticas do início do século XX.
SÃO LUÍS (MA) - A capital do Estado, localizada na ilha de São Luís do Maranhão, na baía de São Marcos, é um exemplo excepcional de cidade colonial portuguesa. Seu núcleo original foi fundado pelos franceses, em 1612, e também esteve sob o domínio holandês.
O centro histórico de São Luís tem cerca de quatro mil imóveis dos séculos XVIII e XIX. A capital foi inscrita como Patrimônio Mundial em 1997.
SALVADOR (BA) - Salvador tem, no Pelourinho, importantes exemplares do urbanismo ultramarino português, aliado a uma topografia singular. O centro histórico é formado basicamente por edifícios dos séculos XVI ao XIX.
Destacam-se os conjuntos monumentais da arquitetura religiosa, civil e militar. O traçado de suas ruas, ladeiras e becos formam um dos mais ricos conjuntos urbanos de origem portuguesa. Sua inscrição na Lista do Patrimônio Mundial foi ratificada pela Unesco em 1985.
CONGONHAS (MG) - Congonhas tem no santuário de Bom Jesus de Matosinhos, construído no século XVIII, uma das obras-primas do barroco mundial, reconhecida pela Unesco em 1985. O conjunto é formado pela igreja, em estilo rococó, adro e escadaria externa monumental decorada com estátuas de 12 profetas em pedra-sabão; e seis capelas, denominadas de Passos, ilustrando a via crucis de Jesus Cristo.
As 66 esculturas de madeira em tamanho natural, abrigadas nas capelas, compõem um dos maiores acervos de imagens sacras no mundo. As obras são de Francisco Antônio Lisboa, o Aleijadinho.
SÃO CRISTÓVÃO (SE) - Primeira capital de Sergipe, fundada em 1590, São Cristóvão foi a quarta cidade do Brasil e destruída pela invasão holandesa (1630-1654). A arquitetura religiosa teve papel decisivo na reconstrução. A Praça São Francisco é um conjunto monumental com prédios públicos e privados que representam o período de união das coroas de Portugal e Espanha (1580-1640). São Cristóvão foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco em 2010.
SÃO MIGUEL DAS MISSÕES (RS) - Originária das Missões Jesuítas Guaranis, a cidade reúne monumentos da antiga missão indígena de São Miguel Arcanjo. O conjunto de cinco povoados foi implantado também em território indígena da Argentina, durante o processo de evangelização da Companhia de Jesus nas colônias da Espanha nos séculos XVII e XVIII. São Miguel foi tombada pela Unesco em 1983.( Com o Portal Brasil e Embratur).

FESTURIS NEWS 22//07/2016


Toronto e Porto Rico confirmados como expositores no FESTURIS Gramado - Feira bate de frente com a crise e, a três meses do início, potencializa vinda de parceiros
Faltando três meses para o início da Feira Internacional de Turismo – FESTURIS Gramado, evento que ocorre de 3 a 6 de novembro, a confirmação de novos parceiros e renovação da vinda de parceiros já tradicionais tem sido potencializada pela empresa Rossi & Zorzanello, detentora da marca FESTURIS e organizadora do evento.
A semana inicia com a confirmação de dois importantes expositores: os destinos internacionais Toronto e Porto Rico. O primeiro participa pela primeira vez como expositor e terá na feira um destaque para as atrações canadenses. Já Porto Rico estará na feira pela segunda vez.
Para a edição de 2016 já existe a confirmação de participação de algumas das maiores operadoras e agências do país, da América e Europa, além de 11 cias aéreas, 24 países e 17 estados brasileiros.

HONROSO TÍTULO - A PAMPULHA ESTARÁ EM FESTAS DURANTE DOIS MESES

A prefeitura de Belo Horizonte anunciou uma programação cultural com mais 60 atrações para celebrar a conquista do título de Patrimônio Mundial da Humanidade pelo Conjunto Moderno da Pampulha. As atividades serão gratuitas e voltada para as variadas faixas etárias. A programação vai de 22 de julho a 22 de setembro.
Entre as atrações, estão previstos shows dos violeiros Chico Lobo e Pereira da Viola, do violonista Marcus Vianna, do cantor Pedro Morais e da banda 14 Bis, que terá a participação do cantor Flávio Venturini e da dupla Sá & Guarabyra. Também haverá exposições, apresentações teatrais e circenses, contação de histórias, corrida, piquenique literário, feira de livros e aula de capoeira, entre outros eventos. Além disso, uma iluminação especial dos edifícios do conjunto moderno foi inaugurada ontem (18).
O título foi ratificado no último domingo (17), em Istambul (Turquia), após decisão consensual dos 21 países que integram o Comitê da (Unesco). Foi marcada para o dia 17 de agosto, às 14h, a cerimônia oficial de entrega do certificado da Unesco.
O CONJUNTO - Único representante brasileiro na disputa, o conjunto modernista já era tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também pelos poderes estadual e municipal. Projetado por Oscar Niemeyer, é composto por cinco edifícios: a Igreja São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Museu de Arte da Pampulha, o Iate Tênis Clube e a Casa Kubitschek, todos construídos na orla da Lagoa da Pampulha em 1942 e 1943 durante a gestão do então prefeito Juscelino Kubitschek.
Também integram o conjunto modernista os jardins projetados por Roberto Burle Marx, os painéis em azulejos do pintor Cândido Portinari e esculturas de artistas reconhecidos, entre eles Alfredo Ceschiatti e José Alves Pedrosa. Na esteira do complexo arquitetônico, também foram construídos nos arredores da Lagoa da Pampulha a Fundação Zoo-botânica, os estádios do Mineirão e Mineirinho e o campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (Com a Agência Brasil). 

FERNANDO DE NORONHA - NOVA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha recolhe cerca de 300 toneladas de lixo todos os meses, uma média de 10 toneladas por dia. Boa parte do material é proveniente de resíduos sólidos gerados pelos habitantes e turistas. Para tratar de maneira correta os materiais orgânicos e recicláveis, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel-PE), através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), entregou à ilha uma nova Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos, na última sexta-feira (15). O equipamento, que já funcionava na ilha, recebeu quatro novos galpões de separação, além de refeitório e alojamento para os trabalhadores. 
A unidade de conservação conta com galpões de triagem, compostagem, estocagem de recipientes tipo big-bags e reciclagem, totalizando uma área de 800 m². Na nova unidade os resíduos orgânicos serão aproveitados e utilizados como adubo, e os recicláveis serão transferidos para o continente devidamente triturados ou prensados.
Além dos serviços na unidade de conservação, toda parte elétrica da região foi reestruturada para garantir o funcionamento adequado das prensa e trituradores. A obra custou R$ 2.473.002,13, e teve recursos do BID. Até o fim de julho, será licitada uma segunda parte da obra, que inclui a requalificação do acesso à unidade. As ruas do entorno serão pavimentadas para facilitar o trabalho de entrada e saída dos caminhões de coleta. 

ANÁLISE DA ANAC SOBRE INSPEÇÃO EM AEROPORTOS

Em decorrência da adoção dos novos procedimentos de inspeção para voos domésticos nos aeroportos brasileiros, a Agência Nacional de Aviação Civil   confirmou que verificou atrasos, que variam entre 10 e 45 minutos em horários de picos específicos.
As mudanças foram observadas nos principais aeroportos no início da manhã da última segunda-feira (18). Em alguns deles, não houve registro de tempo adicional de fila. Não foram registrados tempos de espera significativos. A agência acionou operadores aeroportuários para obter informações sobre o ocorrido e acompanhou as medidas a serem adotadas para tornar a inspeção mais ágil.
Recomendação - Tendo em vista que a adoção dos novos procedimentos é ainda recente, a Anac recomenda que os passageiros cheguem aos aeroportos com duas horas de antecedência. Já na fila de inspeção, os passageiros podem contribuir retirando, com antecedência, cintos e demais objetos metálicos antes de passar pelo pórtico (Raios X).
Além disso, é importante que o computador portátil (notebook) seja colocado em uma bandeja separada. Pela norma, qualquer passageiro poderá passar por revista física aleatória e ter sua bagagem de mão vistoriada. (Com o Portal Brasil).

PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO PRESTAÇÃO DE CONTAS AO SETOR PRODUTIVO DO TURISMO

Com o Atlântico Hall do Hotel Marina Park completamente lotado, na manhã da última terça-feira, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra,  fez uma palestra de mais de duas horas sobre aspectos gerais da sua administração. “Ações de Infraestrutura e o impacto no Turismo de Fortaleza”  era o tema do encontro com os diretores e associados de entidades que compõem a cadeia produtiva do turismo do Ceará. Mas o prefeito foi além, uma vez que se referiu aos aspectos gerais da sua administração à frente da prefeitura da Capital.
Após a apresentação do palestrante pelo empresário Eliseu Barros, presidente da ABIH e diretor do Hotel Marina, o prefeito “se soltou” e fez uma verdadeira  prestação de contas do planejamento e realizações deste seu mandato, iniciando por dizer que a sua primeira atenção se voltou para problemas de investimentos  e cortes na máquina administrativa. Em tom de euforia, adiantou que Fortaleza era a 4ª capital em investimentos públicos no país. Também se referiu à mobilidade urbana, problema difícil mas que estava sendo encarado com prioridade. Tema da sua predileção, bilhete único, implantação de faixa exclusiva para ônibus, binários, ciclovias, ciclofaixas, bicicletar e viadutos para o prefeito são indispensáveis ao bem estar da população. Disse que o até agora o realizado na área é alguma cousa, mas longe está de resolver a questão, 
Em relação à saúde, Roberto enumerou as realizações já concretizadas, prometendo que tudo fará para minimizar o mais possível os grandes gargalos da área, já com soluções bem encaminhadas. 
Ao se referir à educação, mostrou os avanços, com aumento de investimentos que beneficiam professores e alunos. Disse que sua meta foi sempre oferecer escolas bem equipadas e com alunos com o dia cheio na própria escola. O passo está dado.
No entender do Prefeito, com escolas de tempo integral para os alunos, cucas e centrinhos de lazer para a juventude certamente a Prefeitura estará dando  contributo importante para minimizar ao máximo a violência na cidade. 
TURISMO – Em relação a turismo, tema da palestra, o Prefeito elencou o que já está feito e as propostas a serem concretizadas. Deu informações sobre obras da  Avenida Beira Mar, complexo do Morro de Santa Terezinha, Praia do Futuro e conclusão da Vila do Mar, trecho da Barra do Ceará às proximidades da Marinha, no Jacarecanga, por exemplo, adiantando que em pouco tempo todos os casos estarão definitivamente solucionados. A conferir.  

FESTIVAL DA IBIAPABA - BOA MÚSICA E ATIVIDADES FORMATIVAS E ARTÍSTICAS

A diversidade musical vai embalar as noites do XII Festival Música na Ibiapaba, que  de amanhã até o sábado, 30, promete atrair público de todas as idades com um objetivo em comum: vivenciar uma semana de música em todos os sentidos nas salas de aula, nos palcos e plateias dos diversos shows. 
O Festival acontece em Viçosa do Ceará, em outras oito cidades da região da Ibiapaba e em Sobral, sempre com entrada franca. Além dos participantes das oficinas, o público em geral está convidado para curtir uma programação especial de shows, com grandes nomes da música do Ceará e do Brasil, em apresentações que dialogam com as ações de formação promovidas no evento, propondo novas formas de pensar, fazer e viver a música.
Nos dois primeiros dias (amanhã e domingo) e nos três últimos, de 28 a 30, as atividades formativas e artísticas acontecerão em Viçosa do Ceará. De 25 a 27 a programação será realizada nas outras cidades, com oficinas simultâneas nos nove municípios e shows em duas a três cidades por noite. É a programação "Nosso Som", com shows de artistas da região, possibilitando um rico intercâmbio. São eles: Rapper Henrique MH (Tianguá), Saxteto de Sopros e Percussão (Croatá), Glaydson Frota (Sobral), Trovador Eletrônico (Sobral), Jofran Fontenelle (Meruoca), show "Amigos do Choro" (São Benedito) e Grupo Choro Feliz (Ipu). 
SHOWS E FORMAÇÃO - A programação artística, assinada pelas curadoras Lu Basile e Consiglia Latorre, foi pensada dentro do conceito desta edição do Festival, de provocar a "Música em Todos os Sentidos", buscando contemplar a diversidade musical, apresentar grupos de formações inovadoras e convidar o público em geral, compreendendo que todos podem - e devem - fazer e viver a música. Nos demais municípios, o Festival proporciona um intercâmbio de grupos da região da Ibiapaba, com a programação "Nosso Som".
A festa musical começa em Viçosa do Ceará, com a banda Dona Zefinha, no dia 23 (sábado), às 21 horas, no Patamar da Matriz Nossa Senhora da Assunção. A banda apresenta "Invocado que só", espetáculo cênico-musical que combina elementos multiétnicos. No fim da tarde de domingo, 24, na Praça da Matriz, a riqueza dos metais será evidenciada na apresentação das bandas de música dos municípios da região.
NOMES DE DESTAQUE - Na fase final do festival, grandes artistas voltam a se apresentar em Viçosa do Ceará. Na quinta-feira, dia 28, às 19h30, no Teatro D. Pedro II, vão ecoar os sons do Grupo Uirapuru, orquestra de barro criada pelo artista plástico e luthier Tércio Araripe, com instrumentos de corda, sopro e percussão, todos feitos de barro. O grupo apresenta composições autorais sob a regência do multiinstrumentista e compositor Luizinho Duarte. Às 21h começa a programação na Praça General Tibúrcio com o rapper Erivan Produtos do Morro apresentando o novo show, “Bendito Som das Quebradas”. Na sequência, o público vai conferir e a riqueza sonora provocada pelo violinista Ricardo Herz e Samuca do Acordeon (SP/RS), em um criativo diálogo musical passando por ritmos como choro, frevo, tango e chamamé.
A inventividade também vai marcar a noite da sexta-feira, 29, dedicada aos instrumentais da Orquestra Transversal, formada por alunos do Bacharelado em flauta transversal e de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob a direção do professor Heriberto Porto.
Com a Apresentação de Encerramento das Oficinas o Festival DA Ibiapaba conclui sua 12ª edição no domingo, 30, na Praça General Tibúrcio, a partir das 18 horas. Em seguida, o palco é do BeBossa, sexteto vocal do Rio de Janeiro que traz as influências de grandes grupos como Boca Livre, MPB4, Quarteto Em Cy, Take6. 
Encerrando a programação de forma festiva, com um show de muita intensidade e com arranjos diferenciados, a cantora Lorena Nunes, uma das maiores vozes do novo cenário da música no Ceará, faz sua Homenagem à Tropicália, projeto lançado em fevereiro deste ano no Festival Jazz & Blues, e mostra canções do aplaudido disco "Ouvi Dizer que Lá Faz Sol".

ATÉ DOMINGO, NO DRAGÃO DO MAR - SHOWS DE SELVAGENS À PROCURA DE LEI E CASA MARÉ

A banda Selvagens à Procura de Lei é uma das atrações 
As Férias no Dragão apresentam a primeira edição do Festival Ceará Pra Curtir, de hoje até domingo, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Serão três dias intensos de programação musical gratuita com shows de Selvagens à Procura de Lei e Casa Maré, no dia 22; Beto Barbosa e Cacimba de Aluá, no dia 23; e, para encerrar, Orquestra Contemporânea de Olinda e Bloco Luxo da Aldeia, no dia 24. O festival se inicia sempre a partir das 19h e o acesso é sujeito à lotação do espaço.
Realizado pelo Sistema Jangadeiro e Centro Dragão do Mar, o” Ceará Pra Curtir” traz duas atrações musicais por noite para agitar as férias de cearenses e turistas. “Aproveitamos esse período das férias de julho para oferecer uma programação de curtição, animada, como o próprio nome do festival já entrega. Do rock ao frevo, da lambada ao forró, selecionamos atrações para não deixar ninguém parado”, adianta o diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno.
ATRAÇÕES - Hoje, a partir das 19h, duas bandas cearenses abrem o festival, na Praça Verde. A primeira é a Casa Maré cujas canções autorais têm influências diversas, como bossa-nova, samba, frevo, mangue beat, música latina, reggae e ska. Em seguida, sobem ao palco os meninos dos Selvagens à Procura de Lei, com o show do último álbum gravado, o Praieiro. Radicado em São Paulo, o grupo cearense é uma das mais recentes revelações do rock brasileiro e agora segue em turnê pelo País.
Amanhã, é dia de bailar ao som do forró e da lambada. A Cacimba de Aluá vai fazer o povo todo arrastar as sandálias com um autêntico forró pé-de-serra. Sob a tradição da sanfona, zabumba e do triângulo, vão transformar em festa a poesia do cancioneiro popular. Na sequência, tem show de Beto Barbosa, entoando as lambadas que marcaram as décadas de 1980 e 1990, no Brasil.
Para encerrar a maratona, no domingo (24), o Ceará Pra Curtir vai transformar a Praça Verde num verdadeiro Carnaval. Tradição entre os foliões da cidade, o Bloco Luxo da Aldeia tocará os grandes sucessos carnavalescos da música cearense. Depois do carnaval do Ceará, é a vez de o carnaval de Pernambuco marcar sua presença forte, neste domingo de festival. A Orquestra Contemporânea de Olinda (OCO) apresenta o dançante e envolvente disco Bomfim. Os sete músicos pernambucanos, de performance sempre surpreendente no palco, vivem a Olinda transbordante de arte e autorreferências, ao mesmo tempo cosmopolita, transitando lado a lado com o que vem de fora. 

O FORTAL COMEÇOU ARRASTANDO MILHARES DE FOLIÕES

Com a esfuziante alegria de milhares de foliões, começou na noite de ontem o Fortal, na sua 20 edição em Fortaleza. Foi o início marcante de que a já consagrada maior micareta do Brasil depois do Carnaval mais uma vez consagrará Fortaleza como a cidade da alegria. Camarotes cheios,  arquibancadas repletas e a mocidade cantando e dançado até a madrugada de hoje. 
Sob o comando de Jorge & Mateus, uma das duplas sertanejas mais consagradas da música nacional, o Pirraça animou o primeiro dia de folia da Cidade Fortal pelo sexto ano consecutivo. Sucesso absoluto desde a estreia, em 2011,  donos de um som único, Jorge & Mateus apresentaram  um leque de canções, incluindo do último disco, “Como Sempre Feito Nunca” que vão do agito ao romantismo sem deixar cair a energia contagiante do público jovem e fiel do bloco.
Completando a noitada repleta de entusiasmo contagiante, os blocos Eva e Vambora arrastaram uma multidão de brincantes, consagrando o êxito da abertura do Fortal 2006.  
Prossegue hoje a folia, com a apresentação dos seguintes blocos: Largadinho Cláudia Leite), 
Vai Safadão (Wessley Safadão) e
Amanhã os desfiles estarão a cargo de Eh Loco (Saulo Fernandes, Gabriel Diniz, Simone&Simara), Siriguella (Bell Marques) e  Me abraça ( Durval  Lelys). 
Domingo - Siriguella – (Bel Marques), Coruja (Ivete Sangalo) e  Eh Loco (Saulo Fernandes, Gabriel Diniz, Simone&Simara)

LATAM AIRLINES BRASIL - PREPARATIVOS FINAIS PARA JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS


A poucos dias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a LATAM Airlines Brasil concluiu, no aeroporto de Brasília, importante centro de conexão de voos da companhia, os seus preparativos para garantir uma operação com pontualidade e segurança. Ao longo de todo o dia, diferentes equipes e supervisores da companhia no aeroporto assistiram quatro palestras ministradas pelo administrador Rodrigo Mendes, fundador do instituto que recebe seu nome.
O Instituto Rodrigo Mendes atua no desenvolvimento de cursos, pesquisas e palestras com o objetivo de apoiar a inclusão das pessoas com deficiência em todas as esferas sociais. As equipes da LATAM em Brasília lá já foram treinadas para assegurar um atendimento atencioso e eficiente aos passageiros com deficiência. Estima-se que 30% dos 4,5 mil atletas paralímpicos viajarão com a LATAM Airlines Brasil.
Ao todo, mais de 1 mil funcionários da companhia nas áreas de aeroportos, de bagagens e de bordo já foram treinados em todo o país para manuseio de itens de mobilidade, operação de ambulift e de plataforma elevatória, além do próprio atendimento dos passageiros com deficiência. Os treinamentos fazem parte do conjunto de mais de 100 ações especiais da empresa para o período dos jogos, que já soma R$ 20 milhões em investimento.
O foco principal é a operação com pontualidade e segurança nas datas-chave dos jogos. Além dos mercados internacionais, a companhia vai conectar quase 40 outras cidades brasileiras ao evento por meio do aeroporto de Brasília.
CUIDADOS PARALÍMPICOS - Faz parte do conjunto de ações especiais da LATAM Airlines Brasil o modelo da cadeira de rodas de aeroporto que a empresa desenvolveu, junto a uma fabricante nacional, para auxiliar os embarques e desembarques massivos de pessoas com deficiência em qualquer aeronave da sua frota. Ao todo, a companhia adquiriu 48 cadeiras para essa operação. Atualmente, a LATAM Airlines Brasil já transporta, em média, até 20 mil passageiros com deficiência por mês. 
Durante os jogos, também para atender o fluxo concentrado deste público, já está prevista a simplificação do serviço de bordo, do acesso ao corredor da aeronave, do processo de embarque e desembarque, e da política de bagagens para itens de mobilidade. Plataformas elevatórias e novos equipamentos para acomodação de cadeiras também vão agilizar e assegurar a segurança do embarque dos itens de mobilidade dos atletas nas áreas de cargas das aeronaves.
NOVO VOO  - A LATAM Airlines Brasil iniciará em breve a venda de passagens para o seu novo voo direto entre Recife e Miami. A partir de 24 de setembro, a companhia vai começar a operar a nova rota uma vez por semana com aeronave Boeing 767, configurada com 191 assentos em Classe Econômica e 30 em Premium Business.
As passagens aéreas estarão disponíveis em breve em www.latam.com e em outros canais de venda, como as agências de viagem parceiras e as lojas da LATAM Travel, a nova marca da LANTOURS e da TAM Viagens.
O voo Recife-Miami da LATAM Airlines Brasil será operado com o código JJ8198 sempre aos sábados. O sentido inverso (Miami-Recife) será operado pelo voo JJ8199, também aos sábados.

VISITE CEARÃ NEWS 22/07/2016


PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO DIVULGA AÇÕES DA PREFEITURA PARA CADEIA PRODUTIVA DO TURISMO

No dia 19 de julho o Prefeito Roberto Claudio, proferiu uma palestra para os membros e associados que constituem a Cadeia Produtiva do Turismo do Ceará. O evento foi realizado no Atlântico Hall do Marina Park e foi bastante prestigiado, reunindo cerca de 250 pessoas que atentas ouviram as realizações do Governo Municipal e as demandas do segmento do turismo para a cidade de Fortaleza. O Visite Ceará/FC&VB foi um dos parceiros nessa ação que contou com apoio da grande maioria das entidades ligadas ao turismo.

EAUTY FAIR REALIZA VISITA TÉCNICA NO CEC
Celina Castro Alves (FC&VB), Marcelo Mattos (Beauty Fair) e Lívia Holanda (CEC).

Marcelo Mattos, Gerente de Projetos da Beauty Fair, realizou uma visita técnica em Fortaleza com intuito de conhecer a infraestrutura do Centro de Eventos do Ceará. A Beauty fair está há 11 anos no mercado realizando a Feira Internacional de Beleza Profissional, oferecendo  também conteúdo em diferentes plataformas de comunicação junto ao público de profissionais da beleza. Por ser um mercado em grande expansão em todo o Brasil, a possibilidade de realizar em Fortaleza, um evento com conteúdo na área da beleza, pode ser o inicio de uma grande parceria. Essa visita técnica foi resultado da ação realizada pelo Visite Ceará/FC&VB em conjunto com o CEC no mês de junho em São Paulo.

ROTA DO SOL SEMANAL 22/07/2016 - ISSUU