Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CALEIDOSCÓPIO - JUIZ, TRABALHO, SACERDÓCIO


JUIZ, TRABALHO, SACERDÓCIO
Continua como assunto muito comentado, que gera enorme expetativa e faz a gente permanecer momentos sem conta de olho fixo no que a TV mostra é o que os ministros do Supremo Tribunal Federal analisam e dão seu voto - o tão conhecido caso denominado de Mensalão. As tais diabruras de determinadas personalidades em benefício, dizem, do PT e de algumas figuras carimbadas da política, envolvendo bancos e etc.etc.etc. Não entraremos no mérito da questão com juízos de valores. O que a sociedade brasileira espera não é a condenação por condenação dos implicados no rumoroso caso. Aguarda-se que haja um julgamento justo, sem rancores ou favorecimentos. Este é o papel dos que estão julgando, muitos indicados para o cargo pelos presidentes da República do partido maior atualmente no exercício do Poder Executivo. A expetativa é que deem seu voto favorável ou contra pelo convencimento do que está na peça promovida pelo acusador-mor, o Procurador Geral da República. Situação dificílima e de foro íntimo para os juízes do STF.  Disse o Ministro César Peluso que “Um juiz não condena ninguém por ódio”.  Foi além o Ministro-Presidente do Supremo: “É um gosto de jiló, de mandioca roxa, de berinjela crua, quando o juiz se vê na obrigação de condenar alguém”.  É aí que, em momentos de reflexão, estamos vendo com mais clareza, mais concretude, como é difícil a vida de um juiz. Julgar é convencimento, é aplicação da lei estabelecida, é fazer Justiça.  Nunca, contudo o julgador deve esquecer deixar à margem as condições em que os acontecimentos ocorreram, as circunstâncias humanas dos implicados. Nem sempre a lei estabelecida deve sobrelevar-se ao que é humano. O juiz precisa ter firmeza, isenção e fazer justiça. Simplesmente não se portar como um implacável, tal Javet de “Os miseráveis”. Ser juiz não é ser um trabalhador qualquer que exerce funções pré-determinadas. O seu trabalho é uma missão árdua, mas divina. Quando tergiversa é um anjo que virou demônio.

NOVO MINISTRO
Com a aposentadoria do Ministro Cezar Peluso,  no último dia 3, o STF ficou desfalcado no  seu colegiado de 11 membros. Como diz a Constituição Federal do Brasil, as indicações para membro do Supremo são da  exclusividade do Presidente da República. E a presidente Dilma Rousseff já optou pela substituição imediata da vaga deixada pelo ex-ministro Peluso, que se aposentou ao completar 70 anos. A presidente convidou para o seu lugar o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teori Albino Zavascki, catarinense, de 64 anos,  membro do STJ desde maio de 2003,  doutor em processo eleitoral,  ex professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente lecionando na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, participava da Corte Especial do STJ, responsável também por julgamentos de autoridades com foro privilegiado, na Primeira Turma e na Primeira Seção, especializadas em direito público.  Depois de publicada no Diário Oficial da União, o nome de Zavascki será submetido à sabatina no Senado Federal. Até aqui, tudo normal, conforme a Lei Maior do País. Só uma dúvida nos ocorre. Por que a indicação do candidato a vaga de ministro do STF é da alçada do Presidente da República com a homologação do Senado? Também não é da Norma Maior que os Poderes da República são independentes, porém (apenas?) harmônicos entre si?

ATÉ AMANHÃ O FESTIVAL DE TEATRO DE GUARAMIRANGA

Cena do espetáculo, «Quando as Galinhas Gemem» do grupo de Teatro em Película/CE

 Bricoleiros, abriu a Mostra Nordeste, no sábado, às 19h30, logo após a solenidade de abertura no Teatro Municipal Rachel de Queiroz. Desta mostra participam nove companhias teatrais de seis estados da região. 
TROFÉU BEIJA FLOR - Companhias teatrais do Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte estão na Mostra Nordeste do XIX FNT. Ao todo, são 80 espetáculos inscritos de 71 grupos de 08 estados do Nordeste, após  seleção  realizada pela comissão composta por Dane de Jade, Rejane Reinaldo e Paulo Victor Feitosa. Durante o Festival, o melhor espetáculo na opinião do público será agraciado com o Troféu Beija-Flor.
 A Mostra Nordeste, carro-chefe do Festival, é composta por: Ensaio de Casamento (Grupo Teatro em Boa Companhia / BA); Sebastião (Território Sírius Teatro / BA); Criaturas de Papel (Bricoleiros Teatro de Bonecos / CE); Quando as Galinhas Gemem (Grupo Teatro em Película / CE); Vater (Drão Teatro da (In)constância / MA); O Deus da Fortuna (Coletivo de Teatro Alfenim / PB); Anáguas (Cia Oxente / PB); Cinema (Espaço Muda e Cia Clara de Teatro / PE-MG); e A Lição (Elas & Cia Teatral / RN).
 Além da Mostra Nordeste e do Palco Giratório, o FNT apresenta as mostras: Programa Arte Retirante, com espetáculos cearenses promovidos pelo Banco do Nordeste; FNT para Crianças, mostra de espetáculos infantis; e Música no FNT, apresentação de grupos do Projeto Cidade da Arte, da AGUA, e bandas convidadas.
 Os espetáculos são  encenados no Teatro Municipal Rachel de Queiroz, no Teatrinho Rachel de Queiroz, Central de Artesanato, Sala e jardins do Mosteiro dos Capuchinhos, Camping Hotel Alto da Serra e nas ruas de Guaramiranga.
 FORMAÇÃO - No Programa de Formação, o XIX FNT promove nas manhãs do Festival, o Ciclo de Debates, reconhecidamente um dos momentos mais ricos do Festival. Nele, o processo de montagem dos espetáculos da Mostra Nordestes é apresentado pelos grupos, um trio de debatedores faz suas considerações e é aberto debate com a participação do público. São os debatedores nesta edição: Eliane Lisboa (PB), Sávio Araújo (RN) e Sônia Rangel (BA). 
 Nesta edição acontece o XI Encontro de Artistas Pesquisadores, com a apresentação de trabalhos acadêmicos, constituindo-se em um momento de troca de conhecimentos no campo das artes cênicas e um forte trabalho de intercâmbio cultural em suas mais diversas expressões. 
O XIX FNT é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Coelce e Fundação Cultural do Estado da Bahia. São parceiros do Festival: SESC/CE, SEBRAE, Quitanda das Artes,Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Universidade Federal da Bahia/PPGAC e Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC). 
PROGRAMAÇÃO DE AMANHÃ -  Na última parte do Festival de Guarmiranga a programação a swer desenvolvida é a seguinte: 17h00 – Terreirada - Recital Cidade da Arte (Praça da AGUA). 19h00 - Solenidade de Abertura (Teatro Municipal Rachel de Queiroz). 19h30 - MOSTRA NORDESTE: Criaturas de Papel. Grupo Bricoleiros | CE. (Teatro Municipal Rachel de Queiroz). 21h00 – Música no FNT – Orquestra Cidade da Arte | AGUA (Praça da AGUA). 23h00 - Palco Giratório: Dia Desmanchado. Grupo Teatro Torto | RS. (Teatro Municipal Rachel de Queiroz).  00h - Música no FNT - Tambores de Guaramiranga (Praça da AGUA)

ARTESANATO EM EXPOSIÇÃO


Artesãos representantes de todo o Estado do Ceará estarão reunidos de  hoje  até domingo (16), na Praça Luiza Távora, com a exposição de produtos artesanais nas mais variadas tipologias. É a 44ª  edição da Feirarte, a maior feira de artesanato do Estado, que ocorre a cada ano, promovendo o aquecimento do setor, tanto em vendas como na divulgação do legítimo artesanato cearense.  O evento será aberto às 18h30min desta sexta-feira (14) e será animado por De Assis Martins. Nos dias seguintes o público assistirá apresentações das bandas Kbra da Peste (15/09) e Cacimba de Aluá (16/09).
São 300 expositores, representantes de entidades artesanais e grupos produtivos, que apresentarão ao público as novas tendências em designers e acabamento para o artesanato, na produção confeccionada a partir das técnicas aprendidas nos cursos desenvolvidos pelo Núcleo de Capacitação Permanente do Artesão, da Central de Artesanato do Ceará (Ceart).
O público também terá a oportunidade de conhecer e experimentar, gratuitamente,  a arte de fazer o artesanato, nas diversas oficinas ministradas pelos Mestres artesãos, durante os três dias da feira. 

COMEMORAÇÕES DO ANO BRASIL-PORTUGAL


       O dia 7 de Setembro  marcou oficialmente o início das comemorações sobre o Ano Brasil-Portugal. O evento tem o propósito de divulgar e festejar diversos aspectos da vida, da cultura e da economia dos países irmãos acontecendo em Lisboa, Porto, Guimarães, Coimbra, Sintra e Faro, em Portugal, e em  diversas cidades brasileiras.
Para atuar como Comissário Geral do Ano Brasil-Portugal, o governo português designou Miguel Horta e Costa, sendo responsável pela programação brasileira  o presidente da FUNARTE, Antônio Grassi. 
EM BRASÍLIA – No dia 7 de setembro ,  coincidindo com o Dia da Independência do Brasil,   começou o Ano de Portugal no Brasil, e vice-versa. A  apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro abriu à noite  com  evento de múltiplas iniciativas culturais e empresariais, mostrando aos brasileiros um Portugal moderno, inovador e aberto. Foram exibidas  peças eruditas de compositores brasileiros e portugueses, além do Hino Nacional de cada país.
Dois selos comemorativos de emissão conjunta pelos Correios dos dois países foram lançados pelos ministros da Cultura, Ana de Hollanda, das Relações Exteriores, Antonio Patriota e o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas. O tema das peças é  A Força da Língua Portuguesa, composta por dois selos, que apresentam as imagens em aquarela de Fernando Pessoa e de Cruz e Sousa, acompanhadas por versos dos poemas Mar Português e Ser Pássaro respectivamente.
Em Portugal, Lisboa,  com Ney Matogrosso, Monobloco e Martinho da Vila farão shows entre os dias 21 e 23  próximos,  A programação vai se estender até 10 de junho do ano que vem (Dia de Portugal, comemorado na data da morte do poeta Luís de Camões).
O Brasil levará a Portugal grandes nomes das artes como os músicos Gilberto Gil, Elba Ramalho e Adriana Calcanhoto; Marília Pera e Bibi Ferreira do teatro, Deborah Colker da dança, e Ferreira Gullar, da literatura. Nas artes visuais o destaque será um caminhão itinerante com réplicas de obras de Lígia Clark, que circulará por várias cidades portuguesas.
NO CEARÁ -  Com o apoio da Câmara Brasil-Portugal no Ceará, Os Correios do Ceará realizam esta manhã, na FIEC,  o lançamento de dois selos alusivos ao Ano Brasil-Portugal, em emissão conjunta dos correios de Portugal e do Brasil.  Os selos apresentam imagens em aquarela de Fernando Pessoa e de Cruz e Sousa, acompanhadas por versos dos poemas Mar Português e Ser Pássaro, respectivamente.

NOVAS PRAÇAS NO ROTEIRO DA FÉ


       O Governo estadual entregou na quarta-feira (12) à população de Juazeiro do Norte, no Cariri, obras que integram o Roteiro da Fé. As praças Monsenhor Joviniano Barreto e José Geraldo Cruz, no entorno do Santuário dos Franciscanos, receberam o investimento de R$ 1 milhão para revitalização dos seus espaços. A solenidade de inauguração aconteceu às 20 horas, no Santuário dos Franciscanos. 
No Roteiro da Fé, que visa incrementar o turismo religioso por meio da estruturação de um roteiro de peregrinação, também estão previstas as requalificações das praças dos Ouvires e da Estação da RFESA; Capela do Socorro; Igreja dos Salesianos (Sagrado Coração de Jesus) e Igreja de São Miguel; e a urbanização das vias que integram a Basílica Nossa Senhora das Dores (Matriz) com a Capela do Socorro (Rua São José, da Matriz, do Cruzeiro e do Brejo). O investimento total é de R$ 4,7 milhões.

FINAL DO MISS BRASIL: DESFILE DAS MAIS BELAS NO CENTRO DE EVENTOS

Miss Ceará, Milena Ferrer

       No último sábado deste, mês, 29, o recém inaugurado Centro de Eventos do Ceará, na av. Washington Soares,  terá uma noitada de muita beleza e charme. Haverá o desfile final para a escolha da mulher mais bonita do Brasil. O espaço vai receber o Miss Brasil 2012, com a noitada sendo comandada pela modelo e apresentadora Adriane Galisteu. 
A partir de hoje,  começam a chegar as 27 candidatas previamente selecionadas. As concorrentes ao título vão participar de diversas atividades em Fortaleza e em outras localidades, com o objetivo de promover, ao máximo, os atrativos naturais e os equipamentos turísticos cearenses.
Como parte do concurso, as misses vão conhecer, desfilar e participar de sessões de fotos e filmagens em praias, no Centro de Eventos, no Aeroporto Dragão do Mar (Aracati), no complexo da Emcetur (Centro de Turismo e Teatro Carlos Câmara), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Theatro José de Alencar (TJA), entre outros, incluindo uma visita à Escola de Dança e Inclusão Social de Crianças e Adolescentes - Edisca. 
O concurso, que desde 1998 ocorre no eixo Rio/São Paulo, é promovido pela TV Band e nesta edição conta com a parceria do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo – Setur. 
Para o secretário de Turismo, Bismarck Maia, “um dos pontos altos de ter a escolha da Miss aqui, é a divulgação maciça durante 15 dias dos equipamentos e atrativos naturais na mídia nacional e estrangeira que o evento vai proporcionar”. 
ATIVIDADES – As misses que participarão da escolha da mais bela do Brasil cumprirão, até a noitada final no Centro de Eventos do Ceará,  a seguinte agenda, no Ceará:
Domingo, 16 – Em Aracati: visita à Canoa Quebrada e aeroporto Dragão do Mar. Beberibe: visita à Praia das Fontes.  Dia 17 -Visita ao Beach Park. Dia18 - Visita ao Centro de Eventos Dia19 -Visita à Emcetur e Novo Teatro Carlos Câmara; Visita à TV Jangadeiro.Dia 20 -Visita ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura;Visita à Praia do Futuro. Dia 21 - Visita à praia do Cumbuco.Dia 22 - Visita ao Theatro José de Alencar. Dia 23 - Passeio de barco na orla de Fortaleza. Dia 24 - Visita à ONG Edisca; Visita ao Centro de Artesanato do Ceará (CEART). Dia 25 - Visita à Praia de Iracema (Ponte dos Ingleses e obra do Aquário). Dia 26 - Desfile beneficente para a ONG Peter Pan, no Shopping Iguatemi. De 27 a 29 - Programação específica do concurso, no Centro de Eventos.

O NOVO ELDORADO BAIANO


A cidade de Ilhéus, no Sul do estado da Bahia, será sem dúvidas, nos próximos três anos, o novo Eldorado baiano, em função dos investimentos que estão projetados  e já iniciados. O Complexo Intermodal Porto Sul, que faz parte do PAC, envolve: 1 -  a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), com cerca de 1.500 quilômetros, ligando Ilhéus à cidade de Figueirópolis, no estado de Tocantins; e já iniciada no trecho Ilhéus-Caeteté(BA); 2 - Dois portos off-shore, sendo um para exportação de minério de ferro, e outro, paralelo, o Porto Sul, destinado  à exportação de produtos agro-pecuários, granitos e outros produtos vindos do Oeste baiano, de Goiás e Tocantins. Duas grandes empresas exportadoras de minério de ferro estão interessadas no Porto estando uma já confirmada, a Bahia Mineração (BAMIN), e o Grupo Votorantin, em estudo.
Além dessas obras, fazem parte do Complexo Porto Sul, o Aeroporto Internacional e a ZPE (Zona de Processamento de Exportação). Paralelamente, outras obras estão projetadas para Ilhéus, como a segunda ponte ligando o centro da cidade ao bairro do Pontal e a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna farão. Com certeza, Ilhéus será o eldorado dos próximos anos. 
Somente o anúncio, e início desses projetos,  tem atraído para Ilhéus, grandes empresas nos últimos dois anos, como o Atacadão Carrefour, Makro, G. Barbosa, Lojas Americanas, Casas Bahia, e muitas lojas de grife. O setor imobiliário também tem crescido muito, com a construção de mais de uma dezena de grandes edifícios residenciais e comerciais.(Hans Schaeppi - Abrajet-BA)

DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO

O ministro Gastão Vieira e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann
 se reuniram com empresários do setor turístico nesta terça-feira (11)
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, se encontraram na terça-feira passada  com empresários do setor com o objetivo de discutir estratégias para desenvolver a competitividade dos destinos brasileiros. Representantes da Câmara Empresarial de Turismo e da Confederação Nacional do Comércio apresentaram ao governo uma série de reivindicações para melhorar a eficiência da atividade. Hoffmann firmou compromisso de analisar as propostas e marcar novo encontro com os segmentos.
O empresariado pretende  a inclusão do consumo de turistas estrangeiros na pauta de exportações, a desoneração da importação de equipamentos sem similares nacionais para parque temáticos, aquários e museus, a formalização de microempresas e a abertura de linhas de crédito para trens turísticos.
Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a presença da ministra Gleisi Hoffmann confirma a importância que o governo federal tem dado ao turismo.

PARQUE DE FERNANDO DE NORONHA COM 24 ANOS

Os turistas que desembarcarem no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha,  a partir de amanhã,  vão se surpreender com a nova estrutura construída. O Parnamar foi modernizado para melhor atender aos visitantes, com trilhas, mirantes, lanchonetes, sanitários, duchas, entre outros. Foram quase dois anos de planejamento e execução para que as obras fossem entregues no prazo.
“Fizemos questão de entregar a primeira parte das obras aos turistas e moradores da ilha no dia do aniversário do Parque que, amanhã, 14,  completa 24 anos de criação, disse Pablo Mórbis, gerente da EcoNoronha, responsável pela requalificação.  A entrega das melhorias faz parte das comemorações de aniversário do Parnamar, que contará com uma semana inteira de atividades na ilha. Além de batismo de mergulho para moradores, bicicletada nas áreas do Parque e caminhada na nova trilha, haverá um grande show no dia 14 com as presenças do cantor Ju Medeiros e da Banda Mundo Livre.
Esta primeira fase compreende a entrega das Trilhas do Golfinho, do Mirante Dois Irmãos, do Sancho, bem como o primeiro Posto de Informação e Controle (PIC) do Golfinho Sancho. O investimento previsto até 2013 é de R$10 milhões.
São mais de 2.558 m2 de trilhas suspensas e 1.609 m2 de mirantes que irão promover maior conforto e segurança aos turistas. A trilha do Golfinho é totalmente acessível a pessoas com deficiência física. Já as trilhas do Sancho e do mirante Dois Irmãos têm acessibilidade assistida. Nos PIC's será ofertada uma estrutura de atendimento ao turista com estacionamento, sanitários, duchas, lanchonete, loja de lembranças, locação de bicicleta, guarda-volumes e área de descanso.
As obras dos Postos de Informação e Controle (PIC) do Leão e do Sueste serão entregues até o final deste ano.

A PARTIR DE HOJE, O MAIOR CIRCUITO DE PÔQUER DO BRASIL

Após o êxito da 1ª etapa da Brazilian Series of Poker (BSOP), patrocinada pelo PokerStars.net em São Paulo, que contou com 729 jogadores inscritos para o evento principal, o maior circuito de pôquer do Brasil volta a contar com uma edição no Nordeste do país. A cidade escolhida foi Fortaleza, que pela primeira vez receberá uma etapa da BSOP, a partir de hoje e até e 17 próximo.
Os torneios classificatórios gratuitos (freerolls) aconteceram três vezes por dia e, assim como em São Paulo,  anteciparam o êxito do evento. Com duas semanas de antecedência, o torneio foi realizado no Hotel Gran Marquise, contando com 67 jogadores inscritos. O evento principal da BSOP Fortaleza tem inscrição de R$ 1.800 e contará com mais sete eventos paralelos.
Esta etapa da BSOP conta com o apoio do Fortaleza Convention & Visitors Bureau e faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. “A passagem da BSOP por Fortaleza mostra a relevância do Ceará e do Nordeste para a modalidade. O número de jogadores daqui que viajam pelo circuito é grande e vem crescendo”, explica Igor Trafane, CEO da BSOP. “Torneios como esse aquecem a atividade turística das cidades, que recebem jogadores de várias regiões do país e do mundo”, finaliza o executivo.

LANÇAMENTO DO ENCONTRO DE SECRETÁRIOS

Moacir Soares, Circe Jane, Tiago Diogénes, Dona Zenilde, Marcos Pompeu e as duas filhas Roberto.

Hoje, pela manhã, no Hotel Gran Marquise  o   Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará e a Câmara Setorial de Eventos promoveram um Café de Negócios de muita significação para o turismo, quando houve o lançamento da 9ª edição do Encontro de Secretários de Turismo do Estado do Ceará,
A presidente do Sindieventos, Circe Jane Teles da Ponte,  apresentou  a Medalha Roberto Matoso – Mérito  Sindieventos,  que será entregue no próximo Encontro de Secretários de Turismo do Ceará, a ser realizado em março de 2013.  Circe Jane exaltou  Roberto Matoso, falecido em Goiânia no auge de seu atividades como consultor empresarial e que, no Ceará fundou  a Prática Eventos,  foi secretário estadual do Trabalho e figura muito respeitada nos círculos empresariais, especialmente do turismo. Na ocasião, sua genitora, empresária Zenilde Matoso, recebeu uma placa de reconhecimento como Presidente Vitalícia do Sindieventos, órgão que dirigiu por alguns anos. 
Presente ao evento, o secretário do Turismo de Fortaleza, Moacir Soares, discorreu sobre  a personalidade de Roberto Matoso e ofereceu apoio ao próximo Encontur. O secretário-adjunto do Turismo do Ceará, Marcos Pompeu, encerrou o Café de Negócios do Sindieventos, também tecendo elogios a Roberto Matoso e oferecendo apoio à iniciativa do Sindieventos. 

CULTURA ITALIANA EM NOVA YORK


A festa anual de San Gennaro, que acontece desde 1996 em Nova York, reunirá, de hoje até o próximo dia 23 de setembro, mais de um milhão de pessoas. Feita para relembrar a imigração dos italianos para a região, contará com procissões religiosas, desfiles, shows e comidas típicas italianas durante todo o dia.
As atividades acontecem em Little Italy, um bairro histórico que é o menor de Manhattan e serviu como a primeira casa de milhares de italianos no começo do século 20. Em 19 de setembro, dia oficial do Santo, a cidade para e milhares de turistas e locais vão às ruas para conhecer um pouco mais dessa cultura ítalo-americana.
Quem pretende ir pra Nova York e aproveitar a semana de San Gennaro, pode ficar hospedado em um dos cinco hotéis da rede Apple Core. Para reservas, telefone: +1 (212) 790-2710 (disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana) ou o site www.newyorkhotels.com.br.

COLECIONADORES EXPÕEM EM FORTALEZA

O 9o Encontro de Multicolecionismo do Ceará, importante evento nacional que reúne simultaneamente colecionadores, comerciantes e representantes de associações de colecionismo (locais, nacionais, internacionais), com entrada franca, acontece em Fortaleza de 13 a 15 deste mês, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740), de 9 às 18 horas.
Estarão em exposição peças colecionáveis como cédulas, moedas (prata, ouro e níquel), selos, cartões postais, relógios, cartões telefônicos, miniaturas, artes sacras, documentos século 19, canetas e etc. A realização é da Associação Cearense de Cartofilia e Multicolecionismo presidida pelo colecionador Sérgio Pinheiro.

PÃO DA GRATIDÃO, SÍMBOLO DO DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

O Grupo M. Dias Branco criou, em parceria com Associação Brasileira da Indústria da Panificação e o Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças (DNAG), a campanha Pão da Gratidão. A ação inovadora tem como objetivo ressaltar a importância do pão como símbolo do Dia Nacional de Ação de Graças, comemorado em 22 de novembro.
As receitas Pão da Gratidão foram desenvolvidas por especialistas do Programa de Apoio a Panificação, do Grande Moinho Tambaú e da Divisão de Gorduras e Margarinas Especiais e serão multiplicadas para todas as padarias do Norte e Nordeste, sendo preparadas com a farinha Medalha de Ouro, que faz parte do portfólio do Grupo M. Dias Branco.
A seleção das receitas foi realizada durante a Feira Internacional de Panificação e Confeitaria, no dia 17 de julho, em São Paulo, através de uma exposição e degustação dos pães.
Além do lançamento da campanha Pão da Gratidão, a M. Dias Branco assinou um contrato de parceria com a ABIP para a participação de eventos da entidade em todo Norte e Nordeste e a divulgação das marcas em todo o País.

FESTURIS: EXPOSITORES E CONVIDADOS DE MAIS DE 30 PAÍSES


O Festival do Turismo de Gramado (Festuris) aumenta ainda mais a importância internacional em 2012, com a participação de mais de 30 países entre os expositores. Novos destinos, como Bahamas, Barbados, Ilhas Seychelles e Suíça, entre outros, já estão confirmados. Além disso, haverá 250 convidados – jornalistas, agentes e operadores de viagem – provenientes de aproximadamente 20 países, em caravanas da Europa e Américas do Sul, Latina e Central.
O Festuris é hoje o maior evento “business to business” para o turismo na América Latina. Grandes empresas de todo o mundo se encontram para a realização de negócios nos corredores do Serra Park. São mais de duas mil marcas frente a frente, com boas oportunidades de crescimento. “Além disso, temos toda uma base de discussão sobre temas da atualidade para o setor, como a acessibilidade, que vem ganhando espaço pela crescente preocupação do trade turístico brasileiro em razão da Copa do Mundo e das Olimpíadas. É uma feira que apresenta muitos resultados para quem investe nela”, afirma o diretor do Festuris Marcus Rossi.
O evento é um grande atrativo para o mercado internacional também pelo fato do turista brasileiro estar cada vez mais buscando destinos no exterior. De acordo com levantamento realizado em 2011 pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), coletados dentro do projeto Datatur, as empresas associadas transportaram seis milhões de turistas – um aumento de 25,6% em relação ao ano anterior. Desse total, 1,7 milhão viajaram para outros países e 4,3 milhões pelo Brasil (no segundo caso, o número inclui turistas estrangeiros que foram recebidos aqui pelas empresas).
PRESIDENTES DAS ABAVs - Presidentes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens de 14 Estados confirmaram presença em Gramado (Festuris). A comitiva, que será recebida pelos representantes da entidade gaúcha, irá promover seus destinos e aproveitar para conhecer os atrativos de Gramado e do Rio Grande do Sul. Além dos presidentes, duas caravanas, de Goiás e Pará – em um total de 60 agentes de viagens – estarão na feira.Foram confirmados os dirigentes das Abavs do Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe.
LENINE SERÁ ATRAÇÃO - Atração nacional e internacional, músico consagrado, Lenine se apresentará na festa de abertura do Festival do Turismo de Gramado. A festa, intitulada “Pernambuco, é só chegar”, é realizada pela Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), e se realizará no dia 22 de novembro, a partir das 21h30,  na Sociedade Recreio Gramadense, apenas para convidados devidamente inscritos no Festuris. O show acontece logo após a solenidade de abertura do festival, no Palácio dos Festivais.

MUSEU REVIVE A HISTÓRIA DE GUIMARÃES ROSA


O Museu Casa Guimarães Rosa foi reaberto oficialmente ao público na primeira semana deste mês. Na ocasião, todo requalificado, houve o início da exposição de longa duração “Rosa dos tempos, Rosa dos ventos”, da exposição temporária “A boiada: 60 anos de Travessia” e o lançamento do projeto “Memória viva do sertão”. O projeto foi concebido e realizado com patrocínio da Petrobras. 
Em Cordisburgo – Há 110 Km de BH, instalado no município de Cordisburgo, na casa em que Guimarães Rosa nasceu e passou parte de sua infância, o museu conta agora com a nova exposição de longa duração “Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos”. Nessa mostra, a vocação original do museu foi mantida, ou seja, a de ser um museu-casa, apresentando móveis originais da residência e objetos pessoais do escritor, de forma que o público ainda verá as gravatas borboletas usadas por ele, seu guarda-roupa, sua maleta de médico, suas condecorações, sua máquina de escrever, seus móveis de escritório, entre outros objetos. O processo de requalificação foi concebido de modo a tornar mais marcante à presença da vida e obra de João Guimarães Rosa dentro de sua antiga residência. Dessa forma, a exposição de longa duração “Rosa dos tempos, Rosa dos ventos” nos apresenta o museu com a seguinte configuração: - O quarto em que dormia recebeu o nome de “Cordisburgo”, cidade evocada por ele em seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras. O visitante poderá conferir, por meio da própria voz do escritor, seu carinho pela cidade; - A alcova foi dedicada a “Sagarana”, onde estão expostas as matrizes das gravuras criadas por Poty para ilustrar esta obra; - No quarto dos pais, toda a biografia e a cronologia da vida e da obra do escritor podem ser conferidas por meio de seus objetos pessoais; - A sala de jantar foi concebida com inspiração na obra “Corpo de baile”; - A cozinha se transforma nos livros “Tutameia” e “Primeiras estórias”; - No depósito da venda, estão o escritório do escritor e a biblioteca – com o processo de revitalização, todos os livros do escritor estão presentes no museu em suas principais edições, algumas muito raras como o livro “O vaqueiro Mariano”, que teve uma tiragem de 100 exemplares, todas numeradas e assinadas por Rosa; - A venda de “Seu Fuló”, pai de Guimarães Rosa recebe “Grande Sertão: Veredas”, “Estas Histórias” e “Ave Palavra”. (Jornalista Sérgio Moreira) 

PATRIMÔNIO NATURAL COM MAIS DUAS RESERVAS

Reserva particular Portal da Água Branca

O Brasil ganhou mais duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), chegando, dessa forma, a 602 reservas, o equivalente a 480 mil hectares de área particular preservada. O anúncio foi feito durante solenidade de comemoração dos cinco anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A reserva particular Portal da Água Branca, com 60 hectares, no município de Urubici·.
Das duas reservas particulares que se tornaram patrimônio natural, uma fica no Alto da Boa Vista, no município de Nova Friburgo (RJ), e conta com uma área de 30 hectares. A outra é a Portal da Água Branca, com 60 hectares, no município de Urubici (SC).
As Reservas são unidades de conservação e de uso sustentável da biodiversidade, que também se transformam em fonte de renda para seus proprietários, pois podem ser abertas à visitação pública controlada, com finalidades educacionais, científicas ou simplesmente de lazer.
Para o presidente do (ICMBio), Roberto Vizentin é fundamental essa parceria com a iniciativa privada, mas acredita que o País ainda precisa avançar muito nessa área e reconhece que são poucos os incentivos para um cidadão transformar suas terras em área de preservação.

MOVIMENTADO O CONGRESSSO DA ABRAJET EM IMBITUBA

Imbituba de belas praias recebe jornalistas da Abrajet

Começará no próximo dia 20, prosseguindo até 22, o XXIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET. Será em Imbituba, cidade portuária de Santa Catarina,  distante cerca de 70 km de Florianópolis. 
Além das atividades inerentes à vida associativa dos jornalistas de turismo, a programação inclui participação nas festividades da Semana da Baleia Franca, a maior atração do calendário de eventos de Imbituba. Na abertura solene do Congresso, serão homenageados dez nomes nacionais  e estaduais ligados ao setor turístico, os quais receberão o troféu  I Prêmio Abrajet/SC de Turismo, comenda instituída pelos sócios e diretores da Abrajet/SC, seccional presidida pelo competente jornalista Alberto Gonçalves de Souza. Também, a Abrajet Nacional prestará homenagem ao Governo de Pernambuco, à Azul Linhas Aéreas, ao empresário João Luiz Moreira, presidente da Confederação Nacional dos Conventions Bureau,  e à empresária Mariah de  Meirelles  Fonseca, presidente do grupo baiano Deil que, entre outras áreas,  é proprietária dos hotéis Catussaba Hotel Resort, Catussaba Business e Catussaba Suites, na Praia de Itapoã, Salvador, 
No dia 21, os congressistas abrajeteanos participarão de um “fampress”  para conhecer as belezas e os atrativos da Região Turística dos Encantos do Sul, passando pela histórica cidade de Laguna, Capivari do Baixo (sede da maior usina termoelétrica da América Latina - Tractebel Energia), Tubarão, Gravatal, Urussanga e ppela  Serra do Rio do Rastro, no município de Bom Jardim da Serra. a 1560 metros de altitude.
No sábado, 22,  pela manhã,  em  Imbituba, haverá reunião do Conselho da Abrajet, que é integrado pela presidência, diretores, diretores regionais e membros dos Conselhos Fiscal e de Ética. Em seguida, haverá a Assembleia Geral, quando deverão ser eleitos os novos poderes da entidade.  
O encerramento do Congresso será à noite, com coquetel e um show artístico nacional, ainda em fase de detalhadamento. 

CONDOMÍNIO DE LUXO NA PRAIA DO FORTE


Com um investimento de R$ 72 milhões (cerca de 30 milhões de euros), a cadeia hoteleira portuguesa Tivoli Hotels & Resorts termina este mês o seu primeiro condomínio de luxo, o Tivoli Ecoresidences Praia do Forte, que possui 42 casas e se situa na Bahia.
O Grupo já possui 14 hotéis, sendo 12 em Portugal e dois no Brasil.  De acordo com o diretor  João Eça Pinheiro, a escolha em não vender lotes e sim propriedades foi por facilidade. "Não queríamos fazer apenas um projeto e sim entregar uma obra de arte", Segundo ele,  o condomínio já tem 70% das casas compradas, na maioria por hóspedes frequentes do 'resort', que é totalmente integrado ao condomínio. O valor médio de uma propriedade no espaço é de R$ 2 milhões (770 mil euros).
O 'resort' do grupo Tivoli da Bahia já foi escolhido entre os três estabelecimentos que irão receber selecções no Campeonato do Mundo de Futebol, em 2014.

A EQUIPOTEL 50 ANOS


A solenidade de abertura da edição de 50 anos da Equipotel São Paulo, maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina, foi no dia 10, na entrada do Pavilhão do Anhembi.. A cerimônia contou com a presença dos principais representantes de entidades do setor e, no ato.  Houve momentos marcantes sobre os  50 anos de história da do evento, cuja evolução está muito ligada ao desenvolvimento do setor hoteleiro no Brasil.
A Equipotel 50 anos,  que que se desenrolou até o dia 13,  contou com mais de 1.200 expositores de 60 setores da economia no Pavilhão do Anhembi. Foi a vitrine dos principais lançamentos e tendências em equipamentos e serviços para hotéis, motéis, flats, restaurantes, bares, lanchonetes, fast food, casas noturnas, cozinhas industriais, hospitais e lavanderias.
Com um patrimônio instalado de cerca de R$ 90 bilhões nos mais de 30 mil meios de hospedagem e em cerca de 1,25 milhão de estabelecimentos para alimentação fora do lar existentes no Brasil, o setor representa um potencial de R$ 19 bilhões por ano em reformas, manutenção, revitalização, reposição e retrofit. Cerca de 20% dos negócios, ou seja, R$ 3,8 bilhões são iniciados durante a Equipotel São Paulo.
HOMENAGENS -Na tarde da abertura oficial do evento o Sebrae em São Paulo foi um dos homenageados com a placa comemorativa dos 50 anos da Equipotel. Para o presidente do Conselho da instituição, Alencar Burti, a parceria entre o Sebrae e a Equipotel tem trazido resultados muito positivos aos empreendedores. Também, foram homenageadas as entidades: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes (Abracohr), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), e o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.
Expositores com grande tradição na Equipotel também foram distinguidos pelo apoio e parceria ao longo dos anos de realização da feira, tais como: Aços Macom Indústria e Comércio, Gazin Indústria Comércio demoveis Eletrodomésticos, Tramontina Sudeste, Thonart – Móveis Nova Santa Rita, Multiform Indústria e Comércio do Mobiliário, Rod-Car RCG Indústria Metalúrgica, Sara Lee Cafés do Brasil, Schmidt Indústria Comércio e Importação e Exportação, Socimol Indústria de Colchões e Móveis, Suzuki Indústria e Comércio, Todeschini Indústria e Comércio e Topema Indústria e Comércio.

ROTA DO SOL SEMANAL 14/09/2012 - ISSUU