Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CALEIDOSCÓPIO - AEROPORTOS BRASILEIROS E TROFÉU ABAV/CEARÁ

AEROPORTOS BRASILEIROS
De junho a esta parte, sempre em busca de informações ou participando de encontros da Abrajet Nacional, estivemos em Manaus, Belém, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Gramado e Brasília. Foi uma viagem em cima da outra e muito “chá” de aeroporto. As viagens decorreram proveitosas, principalmente pelo fato de estreitar amizades e ver excelentes motivos de mais ainda nos empolgar com o turismo brasileiro, cheio de gratas surpresas, de natureza rica e diversificada e de eventos marcantes. O Festival do Boi de Parintins, o Congresso da Abrajet Nacional, em Belém, a Feira das Américas e o conceituado Festival de Gramado mostraram como dia a dia estamos evoluindo e muito no sentido de, em breve espaço, alcançarmos o lugar que merecemos entre os mais importantes destinos turísticos do mundo. Neste rol incluímos as promoções do Ceará, quando capacitadas equipes das secretarias de Turismo do Estado e da Prefeitura, no Rio, Gramado e Brasília, souberam influenciar empresários e pessoas outras, mostrando o que temos de mais bonito, atraente e saudável: sol, mar, natureza diferenciada,  cultura, hospitalidade, muito humor em noitadas  divertidas para todo gosto. Tudo isto, vimos como ponto positivo. Agora, vai a nossa frustração. Os aeroportos brasileiros continuam relegados a segundo plano, não acompanhando o que se deseja para termos um turismo forte. Estão altamente defasados e não acompanham como era de se esperar a demanda dos milhões de brasileiros que estão viajando cada vez mais. É um sofrimento nos “check-ins”. Nos salões de espera, ou fica sentado em cadeiras nem sempre confortáveis ou fica em pé, pois não há lugar para os que estão em via de viajar. O pior, se a espera pelo vôo for longa, ai vai penar. Não há cadeira para um descanso maior e quando há são pouquíssimas. Por que não há um local, mesmo pago, para quem deseja tomar um banho?   Quem deseja alguma cousa nos restaurantes ou lanchonetes sabe que será explorado, e como. E as mudanças do portão de embarque? São muitos os atropelos e não há sinais de melhoria a curto prazo. Acena-se que para a Copa do Mundo de 2014 os aeroportos brasileiros estarão em condições de bem atender os turistas. Como não somos como São Tomé, vamos acreditar. Mas até lá, tome peia...
TROFÉU ABAV/CEARÁ
Como tradicionalmente vem acontecendo, a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem - Abav/Ceará, entregará hoje, durante sua festa de confraternização de fim de ano, o Troféu Abav-Ceará de Turismo 2011. Este escriba, que edita o “Rota do Sol – Jornal do Turismo” há 13 anos foi um dos indicados para receber a honraria, ao lado do executivo Edmilson Rodrigues, presidente do Sindetur, e da Secretária de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Aguiar. Talvez os diretores da Abav desejassem nos encher o ego pelo trabalho de formiguinha que vimos fazendo em prol do turismo cearense, sem maiores méritos, mas com muita vontade de acertar.  Certamente, outros colegas do nosso jornalismo de turismo são dotados de mais capacidade e prestígio do que nós. De qualquer forma ficamos satisfeitos pela benevolente indicação. E hoje, querendo o Grande Arquiteto, estarei no Marina Park Hotel para receber a comenda, ao lado de filhos, netos e bisneto. Infelizmente, a felicidade não será completa pelo fato de, no momento, ver a companheira com quem vivo há 60 anos numa condição onírica de causar muita tristeza a todos os seus familiares e amigos. Malvado Alzheimer. Logo a Angelita, mulher sempre amiga incondicional, dinâmica,  lutadora  e valente nos embates cotidianos do lar! A vida é assim, sempre nos proporcionando boas e más situações. Portanto, na noite de hoje, certamente estarei como o palhaço do famoso soneto do príncipe dos poetas Cearenses, Padre Antônio Tomaz: “...ao som das ovações que os ares corta,/Trejeita, e canta, e ri nervosamente./ Aos aplausos da turba ele trabalha/Para esconder no manto em que se embuça/A cruciante angústia que o retalha”.

DEZEMBRO NATAL REVEILLON LUZES ESPERANÇA


Todos os anos é a mesma cousa, pelo menos no mundo cristão. O último mês do calendário Gregoriano reveste-se de uma aura especial. Não adiantam as agruras passadas. Tudo é esquecido e, mesmo sem a necessária fé, rendemos homenagem ao nascimento de Jesus, o ungido de Deus que veio à terra para pregar o bem e ser o guia de vasta porção da população mundial. 
No Brasil, país tradicionalmente católico, o mês de dezembro é motivo de muita esperança, refletida num vida melhor no ano que se aproxima, no bom humor da população, na  troca de presentes. As luzes são mais brilhantes nas árvores de natal espalhadas nos lares e logradouros públicos. 
Neste 2011, as cidades querem superar o anterior na beleza das árvores e nas comemorações festivas. Pelo país inteiro, já se iniciou a decoração natalina.  Gramado está um brinco. Curitiba está bem preparada e desejosa de momentos de alegria para seu povo. No Rio, o Bradesco já está com a sua deslumbrante árvore de Natal, pretendo ser a mais alta do mundo. Em Fortaleza, a festa começou desde o dia 25 último. A cidade respira um clima de bom humor. A Praça do Ferreira é o ponto central de uma decoração que exalta momentos de alegria. A árvore natalina é pitoresca e brilhante, com as milhanres de luminárias e o fuxico dando o tom, mais exaltado pelo coral que se apresenta todas as tardes, no alto do Excelsior. A Praça Portugal também é ponto de referência, assim como os shoppings.
Assim vai dezembro. Que o ano de 2012 traga para todos os brasileiros melhores momentos. 

CAJU E DO MEL EM FEIRA DE OCARA


Desde ontem e até amanhã, na Praça da Matriz, Ocara, está promovendo a 6ª Feira da Agricultura Familiar do Caju e do Mel.  (Cajumel). Paralelo ao evento, realizado pela prefeitura de Ocara e Sebrae-Ceará, acontece o 5º Seminário sobre Produção Integrada da Cajucultura e Apicultura e o 1º Festival Gastronômico do Caju e do Mel.
A Ematerce, que dá apoio à feira, participa com o funcionamento de um estande institucional e outros destinados aos agricultores familiares, assistidos pela empresa, que comercializarão gêneros alimentícios, produzidos em suas propriedades, sobretudo os fabricados à base do caju.
Da vasta programação constam palestras apicultura e cajucultura e  apresentações culturais por Distrito

HOJE A CONFRATERNIZAÇÃO DA ABAV/CEARÁ


Na noite de hoje, no salão Atlântico Hall do Marina Park Hotel, a Associação Brasileira de Agências de Viagem, seccional do Ceará, realizará o seu tradicional jantar de confraternização de final de ano. Como tradicionalmente ocorre, durante o evento será entregue o Trofeu Abav  Ceará a três homenageados. São eles :
José Carlos de Araújo, jornalista, Diretor Editor do” Rota do Sol  Jornal do Turismo”. Iniciou a carreira jornalística em “O Nordeste”, passando pelo “O Povo”, “Gazeta de Notícias” e “Tribuna do Ceará”. Foi professor do Liceu do Ceará, onde ocupou a vice-Diretoria. Também lecionou no Colégio Castelo.
Francisco Edmilson Rodrigues, empresário, diretor maior da Agência de Viagem Portugália Turismo. Já ocupou a presidência da ABAV-Ce e atualmente dirige o Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Ceará  SINDETUR.
Patrícia Pequeno Costa Gomes de Aguiar, atual Secretária de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, onde desponta como uma das principais assessoras da atual administração, dada a sua competência. Exerceu o cargo de prefeita do município de Tauá, por duas ocasiões, onde, igualmente, fez grande gestão.

NOVO PNT


A proposta do novo Plano Nacional do Turismo (PNT), foi apresentado pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, durante reunião do Comitê Gestor do Conselho Nacional de Turismo (CNT). Com alguns ajustes, o plano  será levado ao CNT em 15 de dezembro, para aprovação final.
Durante o encontro, em Brasília, Gastão Vieira destacou as linhas de trabalho que estão sendo adotadas por sua administração, como o Programa de Aceleração do Turismo (PAC do Turismo), que tem a finalidade de incrementar a infraestrutura, a partir de ações conjuntas com outros ministérios. O MTur começou também uma série de estudos que visam à desoneração do setor e abriu chamada pública para apoiar a criação de projetos estruturantes voltados para o Turismo, com foco prioritário nos 65 Destinos Indutores de Desenvolvimento Regional.

NATAL NO ENCONTRO MESTRES DO MUNDO


A Secult/Ceará, em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, está realizando até amanhã o VI Encontro Mestres do Mundo, na Região do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte. O evento dá continuidade à ações de apoio a cultura popular tradicional do Estado do Ceará, consolidando o programa de preservação do Patrimônio Cultural Imaterial, através dos Tesouros Vivos da Cultura.
O Encontro Mestres do Mundo junta-se às festividades do Ciclo Natalino com o objetivo de ter nas manifestações e valores cultuados nesse período do ano, as características principais de sua temática. Com o tema "Autos de Natal", o VI Encontro Mestres do Mundo é recriar um Natal imbuído de valores abrangentes dos saberes e fazeres nascidos do gênio do povo.
Além das expressões do ciclo natalino, o Encontro Mestres do Mundo abre espaço para as manifestações da cultura tradicional, mantendo o princípio da salvaguarda do patrimônio cultural, alimentando a confraternização, troca de experiências e valorização daqueles que guardam as práticas culturais cotidianas e a memória de nossas tradições culturais.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DEBATE IMPORTANTES TEMAS


Discurso do governador Cid Gomes

Fortaleza foi sede, nos últimos dias 28 e 29,  da importante Conferência Internacional em Turismo, com a participação de destacadas autoridades de  várias partes do mundo, em especial da América Latina, quando se discutiu temas de grande impacto sobre as interferências do turismo no desenvolvimento econômico e social, na integração regional, na realização de megaeventos esportivos e no patrimônio natural e cultural. O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur); Ministério do Turismo (Mtur); Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Organização Mundial do Turismo (OMT); e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Durante os dois dias, houve importantes intervenções de especialistas e personalidades nacionais internacionais, entre elas, o Presidente do BID, Luis Alberto Moreno e o Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai. O evento também envolveu a participação de governadores de estados brasileiros, entre outras autoridades. Como palestrantes, participaram destacadas figuras internacionais, entre elas, ministros de turismo de países da América Latina. Diferentes áreas temáticas estiveram na pauta,  relacionando os impactos econômicos do turismo com a inclusão social, a integração regional, os megaeventos esportivos, e o patrimônio natural e cultural.
A conferência criou no Ceará o terreno propício para se discutir os desafios atuais do desenvolvimento do turismo mundial com base em experiências de instituições internacionais e do Governo Federal brasileiro, governos estaduais e municipais como defeniu o Secretário Estadual do Turismo, Bismarck Maia.
PROGRAMAÇÃO - A solenidade de abertura foi na manhã de segunda-feira, com as palavras de Boas vindas do Secretário Estadual do Turismo (SETUR/CE), Bismarck Maia. Discursaram várias personalidades como o Ministro do Turismo do Brasil, Gastão Vieira; o Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai; do Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luís Alberto Moreno. De vários Governadores presentes, inclusive do Ceará, Cid Ferreira Gomes.
Na parte da manhã, houve apresentações de Márcio Fávilla,  Diretor Executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações da OMT, e de Alexandre Meira da Rosa, Gerente de Infraestrutura e Meio Ambiente do BI. À tarde, no Bloco Temático 1, houve  palestras sobre “O Impacto Econômico do Turismo”, “A Importância do Turismo para as Economias Locais na América Latina”,  “O Turismo e a Inclusão Social” e “O Turismo como Gerador de Equidade Social”. Os painéis foram sobre “Os Benefícios do Turismo na Economia Local”, “O Impacto do Turismo em Outros Setores Econômicos do Destino”, “Caso de Buenos Aires”,  “Impacto Social do Turismo”, “O Turismo como Importante Instrumento para a Geração de Empregos”, “Estratégias de Prevenção e Controle da Exploração Sexual Infantil”
INTEGRAÇÃO REGIONAL -   No segundo dia da Conferência  Internacional em Turismo, no bloco temático 3,  várias autoridades falaram sobre importantes temas de integração regional, como  “O Turismo como fator de integração regional e a mudança da imagem externa de um país”, “Turismo e Esportes megaeventos”,  com a presença do secretário-Adjunto do Turismo da África do Sul, Xasa Tipo Tokozile Ministro.
No  painel “Desafios e oportunidades do turismo em megaeventos esportivos” houve a participação Jeanine Pires; George Drakopoulos  e de  Manuel de Forn. O moderador foi o moderador o representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo-Florez.
No bloco temático “Turismo e patrimônio cultural e natural”, quinto e último tema da Conferência. “, houve a participação do ministro da Presidência da Costa Rica, Carlos Ricardo Benavides, do representante da UNESCO no Brasil, Vin cent Defourny, e do secretário executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da OMC, Márcio Favilla. Moderador Carlos Vogeler.
O importante evento terminou à tarde com  discursos de várias personalidades, entre as quais do Secretário Executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da OMC, Marcio Favilla; do Chefe da Divisão de Ambiente, Desenvolvimento Rural e Gestão do Risco de Desastres do BID,Hector Malarin, e do Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia Pinheiro. Em seguida, Carlos Vogeler,
 diretor regional ad OMT para as Américas,  leu a Carta de Intenções sobre os Princípios Turísticos de Fortaleza. O discurso final foi do Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes.

O MUNDO OLHA PARA AMÉRICA DO SUL

Secratário- Geral da OMT, Taleb Rifai
O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, afirmou durante a Conferência realizada no Centro de Convenções do Ceará,  na segunda e terça-feira,  que o mundo passa a olhar diferente para as Américas, em específico para a América do Sul, e para países da Ásia. Citou o desenvolvimento que o Brasil tem apresentado no turismo e alertou para a importância de conscientização com relação ao papel do setor na inclusão social e na construção de um futuro sustentável. Para Rifai, o turismo de um país só ganha importância quando seus cidadãos têm a oportunidade de conhecer e usufruir o que o seu país tem de melhor.

MINISTRO ANUNCIOU RECORDES NO TURISMO E PAC


O ministro do Turismo, Gastão Vieira (foto), participou da abertura da conferência internacional Turismo: desenvolvimento, inclusão social e integração regional, na manhã da segunda, O ministro destacou o momento positivo do turismo brasileiro e o fato de novembro já registrar recordes com relação ao ano de 2010: 72 milhões de desembarques domésticos, 8 milhões de desembarques internacionais e receita cambial chegando a US$ 6 bilhões, ou seja, US$ 100 mil a mais do que em 2010,  "Temos a missão de colocar na pauta econômica do país o turismo como importante ferramenta de geração de emprego, inclusão social e superação da crise internacional", declarou Vieira.
Ele também adiantou que, em conversa com a presidenta Dilma Rousseff, foi autorizado a elaborar o Programa de Aceleração do Turismo, o que permitirá importante integração com outras pastas como a do Meio Ambiente e a dos Transportes. Em seguida, tratou da abertura do Sistema de Convênio (Siconv) para a inserção de propostas de projetos estruturantes dos 65 destinos indutores de desenvolvimento regional, os quais poderão ser financiados pelo ministério. "Poderemos financiar também projetos de estudo de impacto ambiental", adiantou Vieira.
Sobre a importância do turismo no combate à pobreza, ele citou trabalho recente na Rocinha, coordenado pela assessora especial do MTur Suzana Dieckmann, que vai preparar 84 jovens para atuar na cadeia turística, por exemplo, como guias. Também deverão receber noções de inglês e espanhol. A ação pode futuramente estender-se a outras comunidades brasileiras, bem como a outras áreas pacificadas do Rio de Janeiro.
O ministro Gastão Vieira reforçou o esforço para a modernização da estrutura do MTur para atender às novas demandas da sociedade. "Estamos modernizando o Ministério do Turismo para criar políticas públicas de maneira a atender, da melhor maneira, as necessidades desta nova classe média".

PARA BISMARCK, O TURISMO SE FAZ COM GRANDES INVESTIMENTOS


O secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia , ressaltou que o seminário internacional, em parceria com a OMT e o BID, tem o objetivo de inspirar todos os participantes com casos de sucesso que serão apresentados, a gerar oportunidades de negócios e fomentar o setor. “O turismo se faz com grandes investimentos, públicos, privados, investimentos em promoção de destinos, mas, sobretudo, com um planejamento eficiente”, ensinou.
Depois do discurso de abertura do evento, ele apresentou o projeto do Aquário do Ceará, que, de acordo com o governador Cid Gomes, deverá estar pronto no final de 2013.

FATOR-CHAVE NO COMBATE Á POBREZA


O representante do BID,  Fernando Florez,  ressaltou que o banco entende o turismo como fator de equidade, igualdade e inclusão social. “O turismo é fator-chave no combate à pobreza. É um setor que demanda muita mão-de-obra, impulsiona o aparecimento de micro, pequenas e médias empresas. É um fator de integração regional”, afirmou.
O presidente do BID, Luis Alberto Moreno, não pode comparecer ao evento, mas gravou mensagem de vídeo onde, além de citar dados positivos do turismo para os próximos anos, lembrou a importância da nova classe média brasileira.

ATIVIDADES DO GOVERNADOR CID NA EUROPA


O governador Cid Gomes visitou no último sábado a Escola de  Hoteleira e Turismo do Estoril, em Portugal (foto). O objetivo foi trocar experiências e fazer parceria para a melhoria na capacitação da mão-de-obra cearense voltada para o Turismo. A Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril foi criada em 1991 e é responsável pela formação de jovens quadros e profissionais nas áreas da hotelaria e gastronomia.
A viagem de Cid Gomes e comitiva à Europa encerrou no sábado e chegou ao Brasil no domingo (27). Na segunda-feira última, o governador Cid Gomes e o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, estiveram em Lisboa, onde se reuniram com o presidente em Exercício da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Amandio de Carvalho. Após a visita à Federação, o Governador, Secretário e o prefeito de Caucaia, Washington Goes, conheceram o Estádio de Leiria que,  em 2003,  foi ampliado e remodelado para receber os jogos do UEFA Euro 2004 ™. Ainda em Portugal, o Governador visitou a maior empresa de fabricação de gruas (guindastes), Soima. A empresa foi apresentada ao chefe do executivo estadual pelo presidente da Empresa, Manuel Morais.
ATIVIDADES - Na terça-feira (22) Cid Gomes seguiu para a Espanha, onde esteve reunido na Federação Espanhola de Futebol (FEF). Nos dois encontros com as Federações de Futebol, o governador convidou tanto a Seleção Portuguesa como a Espanhola para fazerem no Ceará o período de adaptação para os jogos da Copa de 2014. Já na quarta-feira (23), a comitiva visitou o estaleiro Aresa Boats, em Barcelona, na Espanha. A empresa se instalará no litoral cearense, em Paracuru, e terá o nome de “Happy Peixe”.
O estaleiro constrói barcos e iates de passeio em fibra de vidro e realiza vendas para vários países. Ainda em Barcelona, o Governador, acompanhado do presidente da Cagece, Gotardo Gurgel, visitou a empresa Veolia Water Solutions & Technologies (VWS). Com mais de 100 anos de existência, a VWS que é especialista em tratamento de água e tem atuação em mais de 50 países.Na quinta-feira (24),  a comitiva conheceu o Metrô de Praga, na República Tcheca. O Metrô de Praga está utilizando equipamento “shield" (uma espécie de “tatuzão” que escava subterraneamente o trajeto do metrô preservando a superfície). Esse mesmo sistema deverá ser empregado nas obras da nova Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que está em fase de projeto, e deverá ligar a Estação Central Xico da Silva, no Centro de Fortaleza, ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Água Fria. A Linha deve ter 12 estações e a extensão de 12,4 quilômetros, todos em subterrâneo. A nova linha deverá integrar-se com as Linhas Sul e Oeste do Metrô e a toda rede de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O valor previsto para o empreendimento é de R$ 3 bilhões.
Na sexta-feira (25), o Governador e o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, se reuniram, em Frankfurt, com a Federação Alemã de Futebol (FAF). Durante o encontro, o Governador e o Secretário convidaram a Seleção Alemã, caso obtenha a classificação, para fazer no Ceará o período de adaptação para os jogos da Copa de 2014. Ainda naquele país, eles conheceram, em Munique, o Allianz Arena, o Estádio mais moderno da Europa e que sediou o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2006. No local, eles visitaram as instalações e visualizaram detalhes da cobertura do Estádio. As informações servirão para a concepção da cobertura do Estádio Plácido Castelo, o Castelão, palco da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, em Fortaleza.
O Allianz Arena foi inaugurado no final de abril de 2005, e tem capacidade de cerca de 70.000 assentos. É o Estádio oficial dos times TSV 1860 Munique e Bayern de Munique. A arena possui uma arquitetura arrojada e muda de cor conforme o mandante do jogo: vermelho para o Bayern Munique, azul para o Munique 1860 e branco com a Seleção Alemã de Futebol.

NOVO PRESIDENTE DA RESORTS BRASIL É DÍLSON JATAHY


Rubens Régis e Dilson Jatahy Fonseca Jr 

O novo pesidente da Resorts Brasil no biênio 2012-2013 será  Dilson Jatahy Fonseca Jr, diretor do Catussaba Resort. A assembleia para sua escolha ocorreu no último dia 20,  em São Paulo.
A entidade , que atingiu 44 associados em novembro de 2011, tem a seguinte duretoria: Presidente - Dilson Fonseca - Catussaba (Bahia);  Diretor Financeiro - Paulo Mentone - Beach Park (Ceará):  Diretor de Marketing - Jefferson Munhoz - Club Med; Diretor de Comunicação - Heber Garrido - Transamérica Comandatuba (Bahia);   Diretor de Operações - Jaime dos Santos – Bourbon;  Diretor de Relações Internacionais - César Nunes - Royal Palm Plaza (Campinas-SP); Diretor Sudeste - Marcelo Bicka – SENAC;  Diretor Sul - Tomáz Falzoni - Paradise (Mogi das Cruzes-SP); Diretor Norte e Centro-Oeste - Manoel Carlos Cardoso - Rio Quente Resorts (Rio Quente-GO);  Diretor Nordeste - Sérgio Paraíso - Summerville (Porto de Galinhas-PE). Suplentes: Sérgio Souza (Casa Grande) e Marcio Coelho (Ritz).  Conselheiros: Daniel Guijarro, Alexandre Zubaran e Rubens Régis
Dílson Jatahy, que substitui Rubens Régis,  disse estar muito feliz em suceder o atual presidente e afirmou que dará continuidade ao trabalho feito até então pela entidade.

ESPÍRITO SANTO PREPARA-SE PARA RECEBER OS TURISTAS


A Operação Verão vem sendo organizada desde setembro. O secretário do Turismo de Espírito Santo, Alexandre Passos, ressalta a importância desta ação conjunta para melhorar a receptividade aos turistas que visitam o Estado durante o verão.
Em janeiro deste ano, foram registradas as presenças de um milhão de turistas, com um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2010. Este número vem crescendo a cada ano e, de acordo com as pesquisas realizadas pela Setur, para o próximo verão a expectativa é de que o Espírito Santo terá um dos verões mais concorridos dos últimos anos. As providências serão adotadas para receber bem esses visitantes e muitos eventos particulares e outros promovidos em conjunto com prefeituras. Várias melhorias e obras em diferentes balneários irão proporcionar mais conforto aos turistas.
INFRAESTRUTURA - Algumas ações do governo para melhorar a infraestrutura para o verão também devem ser destacadas, como a reurbanização da Praia do Morro, em Guarapari, que agradou moradores e turistas. Assim que a obra estiver concluída, a orla da praia contará com um novo calçadão, moderna iluminação, quadras de vôlei e peteca; áreas para academia e escola de velas; playgrounds equipados com brinquedos em estrutura de madeira; módulos com banheiros públicos, adaptados para pessoas com deficiência; quiosques, melhoria dos estacionamentos, paisagismo com jardineiras, canteiros e bancos para contemplação.
CAMBURIÚ - A Prefeitura de Camburiú, uma das praias mais requisitadas do Espírito Santo,    anunciou que fará uma festa grandiosa no próximo Réveillon, com shows musicais e um espetáculo de cores e luzes no céu da cidade. A previsão é montar um palco com cinco atrações para animar capixabas e turistas enquanto aguardam a queima de fogos da virada do ano. Serão 16 minutos de espetáculo pirotécnico, sendo que serão lançados a partir do mar, em quatro balsas, garantindo maior segurança à população.
O carnaval capixaba também promete. As escolas de samba já estão esquentando os tamborins para os desfiles e os ensaios movimentam os fins de semanas. Os desfiles, nos dias 9 (Grupo de Acesso), 10 e 11 (Grupo Especial) de fevereiro, no Sambão do Povo, em Vitória, prometem atrair um bom número de turistas.

SALÃO DE TURISMO DO RIO ATRAI ESTRANGEIROS


Americanos, franceses, italianos, russos e espanhóis foram algumas das nacionalidades dos turistas que estiveram no Salão Estadual de Turismo, na praia de Copacabana. Os estrangeiros fizeram questão de passear por todos os balcões onde os municípios expuseram seus folhetos. Foram destaque  as manifestações culturais no palco do evento e os estandes com artesanato e produtos da agricultura familiar..
O objetivo do Salão de Turismo foi aproximar os atrativos turísticos do interior do Estado, do público final, ou seja, o viajante. Independente de ser carioca, turista nacional ou estrangeiro, é em Copacabana que todos os que estão a passeio se encontram.
Durante a programação do Salão, aconteceram também baterias de sorteios. Entre os prêmios estavam kit degustação de cachaça, rodízios de churrascaria, passeios de escuna com direito a café da manhã, kit de café e cestas de produtos da agricultura familiar das cidades da Serra Verde Imperial (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo).

NO DIA 16 NO PARANÁ A OPERAÇÃO VERÃO


A abertura da Operação Verão 2011-2012, no Paraná, começará no dia 16 de dezembro, em Guaratuba. Seguirão até 26 de fevereiro, um domingo após o Carnaval.
No que diz respeito à segurança, a Polícia Civil dividiu a operação em duas etapas e, em cada uma haverá 132 policiais extras para dar suporte ao trabalho nas delegacias do litoral. No âmbito da Polícia Militar, além dos 388  policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar, a equipe será reforçada com outros 424 policiais, que serão divididos em quatro sub áreas. O trabalho será reforçado nos fins de semana com ações do Batalhão de Operações Policiais Especiais, do Batalhão de Trânsito, da Polícia Montada e da Companhia de Eventos, além da Força Verde e do trabalho da Polícia Rodoviária Estadual.
Praia de Caiobá litoral paranaense
LIMPEZA E MEIO AMBIENTE -  O Instituto das Águas do Paraná informou que iniciou o trabalho de limpeza pública nos municípios, a partir de ontem, 1º, com ações prévias de roçada e retirada de caliça de obras nas residências, limpeza e varrição de ruas, praias e trilhas. A partir do dia 15 de  começam a trabalhar as equipes de coleta de lixo domiciliar e de material reciclável, bem como nas ações de conscientização ambiental.
 O Instituto Ambiental do Paraná, em parceria com o Águas Paraná e Secretaria do Meio Ambiente, desenvolve atividades de orientação e educação ambiental no litoral e nas costas oeste e norte do Estado.
SAÚDE - A Secretaria da Saúde paranaense informou que, além de inovar com a implantação do Centro de Recuperação de Afogados, reforçou as contratações de equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem em hospitais e postos de atendimento.
Outra ação será feita pela Vigilância Sanitária, em parceria com os municípios, com a implantação do programa Promar, de controle e monitoramento de agravos no litoral.

ABERTA EM TERESINA A PROGRAMAÇÃO DE NATAL


Com apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, no Palácio de Karnak, foi aberta ontem, em a programação natalina.  Até o dia 23, das 18h às 22h, o espaço será aberto à visitação pública diariamente. No dia 6, haverá apresentação do cantor Aislan Leal, concerto com o Coro Comunitário da Escola de Música Adalgisa Paiva e o espetáculo de dança com a Companhia Le Ballet.
Palacio Karnak
No dia 7, haverá o tradicional concerto natalino com o Coral das Mil Vozes. Até o final do mês, haverá festividades, com execução do Projeto Rabeca de Natal, Coral Vozes da Paz, Coral da Casa Dom Barreto e Madre Maria Villar. Durante todo o mês vão passar pelo Karnak o Coral do Servidor, e Vozes Especiais da Apae se apresentam no dia 14. Haverá ainda o Coral da Casa Meio Norte, Vozes de Santana, Academia de Ballet Júlio César, Coral do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa e Coral da Unidade Escolar Pinheiro Machado.
No dia 20, o público será brindado com o Coral Aliança da Igreja Adventista e corais da Uespi e AABB. No dia 21, a Escola de Dança Helly Batista e o Coral da UFPI marcam presença. No dia 22 haverá o recital do Projeto Música para Todos e apresentação da Escola de Dança do Estado. O encerramento será no dia 23 com o Musical Opereta de Natal, organizado pela Fundação Cultural do Piauí (Fundac)

TREM TURÍSTICO NOS 384 ANOS DE SABAÚNA


Estação da Luz - São Paulo

No domingo (27) houve passeio de trem turístico, saindo da Estação da Luz, São Paulo, às 8h30min, para comemorar os 384 anos de Sabaúna – distrito de Mogi das Cruzes, com retorno às 17h,  incluindo bilhete de ida e volta, com serviço de bordo, almoço, seguro viagem e monitores de turismo credenciados. Foi uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com a Associação Nacional de Preservação Ferroviária, sob a operação da agência Javatur.
Em Sabaúna, houve  apresentação de artesanato, música sertaneja, congada, dança cigana, Banda Musical,  além de um desfile cívico em comemoração ao aniversário deste distrito. Os visitantes conheceram propriedades rurais e apreciaram de” hobbies” como ferromodelismo e aeromodelismo. Sabaúna  está trabalhando para se tornar um pólo turístico. Como destaque, conserva sua Estação Ferroviária e, segundo seus habitantes, há uma boa qualidade de vida.

PONTE SERÁ CARTÃO POSTAL


A Secretaria Regional de Ituporanga, RS,  repassou R$ 341 mil para a construção da ponte sobre o Rio Itajaí do Sul, que liga os municípios de Ituporanga e Chapadão do Lageado. O pagamento à empresa responsável pela execução da obra foi realizado na terça-feira ,29. “Este investimento é importante para o desenvolvimento sócio-econômico do município e, certamente, a ponte se transformará em mais um cartão postal da região”, frisou o secretário de desenvolvimento regional Adelmo Cézar Sant'Ana.
A ponte, que contará com investimento superior a R$ 4 milhões depois de pronta, terá extensão de 168,25 metros de comprimento, 32 metros de altura e 10,10 metros de largura, além de duas pistas de rolamento, duas barreiras, dois passeios e dois guarda-corpos.

PERNAMBUCO EM FOCO


Hoje, 2,  o secretário de turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa(foto), receberá homenagem da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seção Pernambuco (Abrajet-PE) pelos serviços prestados com foco no desenvolvimento do turismo do Estado. Na ocasião, será oferecido um almoço pela Abrajet-PE, no Centro de Convenções, quando será entregue o troféu “Personalidade Turística Abrajet-PE / jornalista Augusto Boudoux – 2011” ao homenageado.
PREMIAÇÃO - A Secretaria de Turismo de Pernambuco recebeu um troféu da American Airlines pelo trabalho promocional que vem realizando no mercado americano. A premiação aconteceu na semana passada durante o encontro anual dos executivos da companhia aérea, no Rio de Janeiro. Esta foi a primeira vez que a American Airlines premiou um órgão público de promoção turística no Brasil. Desde 2008, Recife possui um voo direto para Miami, o que contribuiu significativamente para que o mercado americano se tornasse o principal emissor de turistas estrangeiros para Pernambuco.

ENCONTRO DE EX-INTEGRANTES CPOR\NPOR

Realizou-se, sábado último, nas dependências do 23° Batalhão de Caçadores, mais um encontro dos ex-integrantes do CPOR\NPOR, desta feita em sua décima segunda edição. O evento contou com o apoio da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército em Fortaleza e da Sociedade dos Amigos do 23BC. Como das vezes anteriores, foi bastante prestigiada pelos ex-alunos, familiares, amigos e autoridades militares, inclusive o general Torres de Melo, que, na ativa, foi comandante da 10ª Região Militar e do CPOR de Fortaleza, Da programação aconteceram formatura, desfile da saudade, foto oficial e um churrasco de confraternização.

NOVA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA DE CANOA QUEBRADA


Já está consolidado no calendário de eventos turísticos do Ceará o “Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada”. Este ano, com seis mostras, será a 7ª edição que acontecerá de 05 a 10 de dezembro na procurada praia de Canoa Quebrada, e de 06 a 10, na cidade de Aracati.
Com toda a programação gratuita, o festival em Canoa Quebrada terá exibições a partir das 19 horas,  no Pólo de Lazer. Em Aracati, as projeções acontecerão no Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes e no Auditório da Biblioteca da Prefeitura Municipal. Além de exibições, o Curta Canoa 2011 terá ainda oficinas, desfile de moda, entre outras atividades.
O Curta Canoa 2011 é uma realização da J.A.Lima Produções, com patrocínio da PETROBRAS e do BNB. Apoio Cultural: COELCE, Centro Técnico Audiovisual (CTAV), Sebrae/CE e Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (ISACC). Tem apoio do Goverdo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) / Lei Estadual Nº 13.811, e do Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Parceria: Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ).
MOSTRA COMPETITIVA - Na Mostra Competitiva, 19 filmes e 57 vídeos disputam o troféu Lua Estrela em diversas categorias, somando 76 produções. Na Mostra Competitiva de Filmes em Película 35mm, será premiado o melhor nas categorias: Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte, Ator, Atriz e Melhor Som. Na Mostra Competitiva de Vídeo, o troféu Lua Estrela será concedido ao melhor nas categorias: Vídeo, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte e Melhor Som.
Foram selecionados trabalhos das cinco regiões brasileiras. Norte: AM (01 vídeo); Nordeste: BA (01 vídeo), CE (08 vídeos), MA (01 vídeo), PB (04 vídeos) e PE (05 vídeos); Centro-Oeste: DF (01 filme e 03 vídeos) e GO (01 vídeo); Sudeste: ES (02 filmes), MG (04 filmes e 01 vídeo), RJ (05 filmes e 12 vídeos) e SP (07 filmes e 15 vídeos); Sul: PR (01 vídeo) RS (03 vídeos), e SC (01 vídeo).
OUTRAS MOSTRAS E OFICINAS – Haverá a ainda a Mostra Latino-Americana de Curta, que é de caráter não competitivo, composta de onze curtas da Argentina, Paraguai, Bolívia e Venezuela; Mostra do Minuto, realizada em parceria com a Faculdade Católica do Ceará, com produções de alunos, tendo como temática “Praias, usos e abusos”; Mostra Infantil, organizada por Mallú Moraes e Adriano Lima; e as mostras locais Canoa Faz Cinema, realizada pelo Instituto Cultural de Juventude e Capacitação (ICJC) e Associação de Esportes Radicais do Aracati (AERA), através do Departamento de Cultura e Audiovisual, e Majorlândia Faz Cinema, também realizada pela AERA. Ambas são compostas de dez curtas produzidos, respectivamente, por jovens de Canoa Quebrada e Majorlândia, sob a coordenação do cineasta Rodrigo Tasso.
Na parte formativa, serão realizadas oficinas em Canoa Quebrada e Aracati.

PROJETO 'ACESSO CIDADÃO' NA CASA DE JOSÉ AMÉRICO


Coincidindo com as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, acontecerá amanhã (3), às 9h, a abertura das ações do projeto “Acesso cidadão – ao lazer, esporte, arte e cultura”, na Fundação Casa de José Américo, na Av. Cabo Branco, em João Pessoa. O projeto beneficiará pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida por meio de ações que possibilitarão o acesso a atividades artístico-culturais e esportivas a serem realizadas na orla marítima.
O projeto é considerado pioneiro no Brasil, por promover a inclusão social e o acesso simultâneo das pessoas com deficiência às atividades de esporte, cultura e lazer. Por seu intermédio,  as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida terão acesso ao conhecimento na FCJA e vão praticar esporte na praia, na Avenida Cabo Branco.
Entre os objetivos do projeto estão aprofundar as relações entre a instituição e a sociedade, capacitar e formar equipes de profissionais especializados no atendimento à pessoa com deficiência em várias áreas..

FCVB NEWS - EVENTOS ESPORTIVOS INTERNACIONAIS

José Pinto Neto (Presidente da Ass. Cearense Master de Natação) e Kal Aragão (Diretor Esportivo FCVB).
O Fortaleza Convention & Visitors Bureau esteve na cidade do Rio de Janeiro em captação dos seguintes eventos: Campeonato Panamericano de Natação Master e Campeonato Sul-Americano de Natação Master. O evento das três américas ficou com a cidade de Sarasota, na Flórida e Fortaleza como primeira opção para o Sul-Americano de 2013, tendo ainda que ser visitada pela direção técnica do evento para verificação das condições de nossos parques aquáticos, pois a competição conta com mais de 2500 nadadores.

A PARAÍBA EM BARCELONA

Os atrativos turísticos da Paraíba foram apresentados ontem para empresários europeus ligados ao setor de turismo e eventos, durante um almoço de negócios na Embaixada do Brasil em Barcelona (Espanha). A informação é do vice-governador Rômulo Gouveia, que coordena a comitiva paraibana durante o Meeting Global e Exibição de Eventos (EIBTM). O evento, que teve início na terça-feira (29) e termina ontem, é considerado um dos maiores do segmento na Europa, organizado para reuniões da indústria do turismo.

MSC CRUZEIROS COM ROTEIROS PARA NATAL E RÉVEILLON


Os roteiros da MSC Cruzeiros podem ser uma excelente oportunidade para quem decidir passar as festas de fim de ano num local saudável, alegre e cheio de boas surpress. Reunir a família e os amigos para comemorar o Natal ou o Réveillon em alto mar pode proporcionar a experiência do convívio a bordo, além das inúmeras opções de entretenimento e lazer dos navios e de todo o roteiro da viagem.
A MSC Cruzeiros destaca roteiros encantadores que passam pelas mais belas paisagens do Brasil, Argentina e Uruguai. Com praticamente todos os seus navios lotados e a maioria dos pacotes vendidos, a armadora ainda oferece espaço a bordo dos elegantes MSC Musica, MSC Armonia e MSC Orchestra.
Durante a semana do Natal, as embarcações terão a tradicional decoração da época, incluindo árvores, apresentações musicais e muitas surpresas para todos. Além disso, os hóspedes terão a tradicional ceia no dia 24 de dezembro e o almoço comemorativo no dia 25, repleto de pratos com a mais alta gastronomia, incluindo especialidades italianas. Os roteiros que marcam a comemoração do Natal passarão por cenários encantadores, como Búzios, Maceió, Salvador, Ilhéus, Rio de Janeiro, Ilhabela, Angra dos Reis e Ilha Grande. Além disso, também há opções de cruzeiros com paradas em duas das mais belas cidades da América do Sul: Punta del Este e Buenos Aires.
Já para o Réveillon, os navios da MSC Cruzeiros estarão decorados para a ocasião e incluem um grande Buffet especial. Entre as opções de roteiro para o período, está a parada em Copacabana para assistir a queima de fogos, ou ainda, os cruzeiros com destino a Buenos Aires e Punta Del Este.
Com saídas no dia 30/12, as opções de viagem nos cruzeiros de ano novo incluem também em suas rotas as mais belas praias do litoral brasileiro como Búzios, Recife, Maceió, Salvador e São Francisco do Sul.

MESTRE PIAUÍ FALA SOBRE A III QUIARTE


A Fundação Canudos iniciou na terça-feira, 29, a veiculação de depoimentos de pessoas que contribuem para o desenvolvimento e a promoção da cultura regional. A ação faz parte da III Quiarte – Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central, que acontecerá de 15 a 18 de dezembro, em Quixeramobim.
O primeiro a manifestar sua opinião foi o Mestre Piauí, um dos expoentes da cultura do Estado do Ceará, que fez questão de ressaltar a importância da realização do evento. “Eu faço parte da cultura há 61 anos e é sempre uma honra falar dela. A III Quiarte vem para nos dar um maior valor, levantar nosso astral e é por isso que não iremos deixar essa tradição acabar. Continuar a tradição é o que nós queremos”, disse. (Jornalismo – SMC)

ROTA DO SOL SEMANAL 02/12/2011 - ISSUU