Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de maio de 2017

CALEIDOSCÓPIO - CONFUSÃO GENERALIZADA / QUEM SERIA O SUBSTITUTO?

CONFUSÃO GENERALIZADA
Está no Livro do Gênesis que, após o Dilúvio, os descendentes de Noé, na construção de uma torre que os levaria ao céu,  foram  visitados por Jeová. Então, o deus hebraico não gostou do que vira e “decidiu confundir-lhes as línguas para impedir que prossigam com sua empreitada, dizendo "Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que não entendam a linguagem um do outro".  Então a construção ficou conhecida como Torre de Babel, nome este em hebraico que significa confusão. Não somos versados em estudos bíblicos, apenas o nosso interesse é lembrar que o momento político do Brasil virou uma Torre de Babel. Os protagonistas estão nos Três Poderes. O Presidente Temer é mencionado em graves deslizes e até agora no Poder. Os autores da façanha, donos da JBS, gravaram vídeos comprometedores que abalaram não apenas o mundo político, mas toda a sociedade brasileira, a ponto de já haver pedidos de empeachement, como o formulado pela Ordem dos Advogados do Brasil. Ministros do Governo  também vêm sendo investigados no “tsunami” chamado Lava Jato. No Legislativo, encabeçados pelos respectivos presidentes, mais de uma centena de deputados e senadores são apontados em graves avanços aos cofres públicos. Até membros do Poder Judiciário são referidos como fazendo parte da quadrilha que assaltou os cofres público, deixando o País nesta gravíssima crise. Por seu turno, os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff não escapam de acusações de graves práticas de ilícitos. Todos negam com veemência as acusações. O pior é que os delatores, os Joaquim Silvério dos Reis, querem passar por bons moços.  Reconhece os graves crimes que cometeram,  se dizem arrependidos  e  dispostos agora a cooperar com a Justiça,  até devolver dinheiro. Eles,  que são a raiz de tudo, corruptores descarados. Pelo caráter, será verdadeiro tudo que estes delinquentes dizem? O correto é que o povo brasileiro não merece tanto castigo. É vero que somos culpados por boa parte do que está acontecendo.  Votamos em gente ruim por parentesco, amizade ou favor.  Votamos em cafajestes juramentados. Diante dos fatos, chegou a hora de pensar melhor. Será que a lição do “imbróglio” em que estamos metidos não servirá para nada?
QUEM SERIA O SUBSTITUTO? –  O presidente Temer,  mesmo ante a delação e o vídeo mostrando o encontro no Palácio do Jaburu, se defende, afirmando sentir-se ingénuo e traído pelo mafioso da JBS,  e que a gravação fora adulterada. Ora, se já era  bastante acossado para sair da Presidência principalmente pelo pessoal da esquerda, que nunca o perdoou pela queda da presidente Dilma, agora sua situação está quase insustentável.  A onda cresceu e cresceu mais,  em razão das propostas sobre a Previdência e as leis trabalhistas. Seu índice de rejeição chega agora abaixo de dez pontos percentuais. Vislumbra-se quase impossível que termine o mandato. Sua defenestração, portanto, seria ou por renúncia (nunca admitida) ou  pela cassação do mandato, pelas vias cogitadas. A grande dúvida é: quem seria o novo presidente até o final de 2018. A Constituição é clara apontando como opção o Presidente da Câmara, até a eleição indireta pelos congressistas. O diabo é que o nó está na escolha de quem terminaria o mandato. A quase totalidade dos parlamentares está “bichada”. Uma personalidade não política seria o melhor caminho?  O momento é imprevisível mesmo.  Requer muito cuidado para não se eleger um ardiloso “salvador da pátria”. 

NO MARANHÃO - UMA DIVINA FESTA NA TERRA DA ENCANTARIA

o romantismo de uma cidade patrimônio  e um passado que resiste ao tempo
O mês de maio se revela e desabrocha consigo um dos festejos mais belos do Maranhão, a Festa do Divino Espírito Santo, realizada anualmente em Alcântara, cidade patrimônio histórico nacional desde 1948. A cidade possui 368 anos, desde a sua elevação à condição de Vila, em 1648. Alcântara detém uma rica história, mesclada pela riqueza, pelo esplendor da aristocracia rural e sua decadência, bem como pelo sofrimento dos indígenas, primeiros habitantes do lugar, expulsos pelos portugueses, e dos escravos, trazidos à força da Mãe África, verdadeiro braço que moveu a construção civil local.
A festa começou anteontem, 24, com o ritual do levantamento do mastro do Imperador, que é simbólico. O mastro foi transportado por vários homens, e percorreu todas as casas dos festeiros até ser fincado definitivamente na praça da Matriz. Ao longo do festejo, sucederam-se missas, ladainhas, salvas de caixas do Divino, visitas dos cortejos da Imperatriz e dos mordomos, com distribuição de licores, doces de espécie, chocolate quente, bolos e refrigerantes, ao som de uma animada banda de música.
A herança arquitetônica da cidade advém, sobretudo, dos séculos XVIII e XIX, e é tal patrimônio que tem atraído milhares de turistas de todas as partes do mundo, que chegam ali em busca de contato com um passado que ainda resiste nos casarões, nas fontes, nas igrejas e nas muralhas da cidade monumento nacional.
Alcântara possui luz própria, o que garante a sua permanência como referencial turístico e cultural. Facilmente alcançada após pouco mais de uma hora de percurso em embarcações (barcos ou lanchas) que rasgam a baía de São Marcos a partir de São Luís, a cidade é hospitaleira e festiva. Possui alguma estrutura hoteleira, bares e restaurantes atendem à demanda turística, as praias são limpas e pouco frequentadas, o que garante passeios paradisíacos, e a vida noturna oferece, para quem gosta, o reggae, ritmo obrigatório no local.
Passear pela cidade nos remete ao passado, numa época romântica cujo testemunho se revela no patrimônio arquitetônico construído e ainda preservado da cidade. Por entre as ruínas de prédios imponentes e de tantos outros ainda em pé, o pelourinho, as fontes, os poços, as igrejas servem de cenário à festa do Divino Espírito Santo, que faz soprar sobre a cidade monumento uma aura de esplendor e de beleza que encantam por transpirarem pura magia. A velha Tapuitapera (antiga tapera dos tapuias), tomada pelos tupinambás, visitada pelos franceses, colonizada pelos portugueses e erguida com o braço africano se veste luxuosamente para movimentar toda a comunidade e receber visitantes no seu festejo mais tradicional.
Em Alcântara, devido à sua exuberância e beleza, acompanhada pelo indispensável tempero da fé, essa manifestação de raiz religiosa representa uma das mais importantes expressões culturais de cunho popular de todo o estado do Maranhão. (Gutemberg Bogéa – Abrajt/MA)

ATRAÇÕES DAS NOITES PELO MUNDO – SAMBA

Carlos Casaes
Abrajet BA
AS NOITES NOS DIVERSOS DESTINOS – BRASIL - A partir desta semana estarei abordando de uma forma diferente os temas pertinentes as minhas considerações nesta página. O que enfocarei, desde já, é como os muitos destinos internacionais valem-se de atrativos da sua cultura para animar as noites dos que lhe visitam. Para começo de conversa, vou enfocar o Brasil e, nele, o samba.
Ritmo sincopado, que é o sinônimo de brasilidade, o samba nasceu na Bahia, inclusive pela afirmação de Ari Barroso – um dos maiores compositores do passado – e confirmado por Vinícius de Moraes. Em verdade, o Samba Rural do Recôncavo Baiano foi que deu inspiração ao samba do ambiente urbano da, então, Capital Federal, o Rio de Janeiro. Na sua origem, afirma-se a descendência das batidas afro-brasileiras. Desenvolvida desde a polca dançante, o gênero encontrou terreno fértil, sobretudo, nos festejos do carnaval de rua.
FIRMOU-SE DESDE O COMEÇO DO SÉCULO PASSADO - Lá em torno das décadas de 1920 e 1930, com o desenvolvimento do mercado fonográfico e do crescimento da radiodifusão, teve consolidado o seu sucesso popular. Essa evolução foi dando espaço ao surgimento das grandes estrelas do gênero e, a cada ano, pela fundação e atuação das Escolas de Samba. Portanto, o samba-de-roda do Recôncavo Baiano constituiu os resquícios formadores do ritmo cadenciado que se consagrou para o mundo. No começo, era embalado no Rio de Janeiro pelas chamadas “tias baianas”, que eram imigrantes da Bahia. As “tias baianas”, em contato com outros gêneros populares entre os cariocas, como a polca, o maxixe, o lundu e o xote, fizeram surgir o novo estilo musical que passou a ser a coqueluche de então.
O TELEFONE COMO TEMA DE TODO O COMEÇO - Os arquivos informam que, em 1916, a gravação, no Rio de Janeiro, de “Pelo Telefone” constituiu-se no primeiro samba a conquistar sucesso. Chiquinha Gonzaga é um ícone dessa época. A partir de então, foram projetados muitos compositores que, hoje, figuram na galeria dos seus maiores artífices. A exemplo de Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Pixinguinha, Donga, Sinhô e tantos mais.
A verdade é que o samba ganhou os morros cariocas, como no Estácio de Sá, Osvaldo Cruz, Mangueira, Salgueiro e São Carlos, dali, migrando para a Zona Sul, onde se estilizou. As origens baianas do samba foram reconhecidas, inclusive, pela consagração do “Samba-de-Roda” como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Daquele começo, muitas foram as formas diversificadas de que derivaram, como o “samba-de-breque”, o “samba-canção”, o “samba partido alto”, até a “bossa-nova”, o “samba-rock” e o “pagode”.
O RIO COMO CONDUTOR DO SEU CRESCIMENTO - Na realidade, o Rio consolidou-se como o leito generoso em que o samba encontrou alento e entusiasmo. Desde os cabarés da velha Lapa, as casas sofisticadas da Zona Sul. Passando pelo centro onde casas de dança consagraram grandes astros, como Jamelão e Ângela Maria, do que o “Dancing Avenida” foi um exuberante exemplo, bem ali no início da Avenida Rio Branco, em frente ao aterro.
Já em plena efervescência da “Bossa-Nova”, foram tantas as “casas” da Zona Sul que contribuíram para a sua afirmação e desenvolvimento, como o emblemático “Beco das Garrafas”, passando pelo Teatro Opinião, pelas boates ”Zum-Zum”, “Fossa”, pela Drink” de Djalma Ferreira e, posteriormente, de Caubi Peixoto, até chegar ao famosíssimo e internacional “Oba-Oba”, primeiro de Sargentelli e depois do meu saudosíssimo e querido amigo Elias Abifadel.
SÃO PAULO TAMBÉM SE INSERE - Embora o Rio de Janeiro, sobretudo pela consagração das Escolas de Samba, seja o celeiro maior do samba, São Paulo segue-lhe os passos na busca de sustentar, também, a alegria do Samba. Já na fase de surgimento e evolução da “bossa-nova”, os Festivais da TV Record muito contribuíram para a consolidação de um estilo musical.
Mas, mesmo em São Paulo que, até com as suas Escolas de Samba, contribui fortemente para a fixação do Samba como estilo musical genuinamente brasileiro e que é considerado como o sinônimo de brasilidade, tem na noite um momento de confirmação. Somente para simbolizar a igual vocação da Pauliceia, bom lembrar da “Catedral do Samba”, na qual, durante muito tempo, Benito de Paula marcou ponto e foi alvo dos aplausos e da admiração de tantos fãs.
O samba, portanto, é, sem a menor dúvida, um componente dos mais importantes para a confirmação do Brasil como um dos destinos mais festejados pelos amantes dessa atividade tão fascinante que é o Turismo.
Não esquecer da musa maior que encantou o mundo, saindo de Portugal para se consagrar no Brasil e, daqui, nos Estados Unidos: Carmem Miranda.

ITAÍÇABA: BERÇO DE MEUS ANCESTRAIS

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet CE
Na semana passada, tivemos a enorme satisfação de visitar, acompanhado por um colega de trabalho e profissão, Edilmo Gurgel, pela vez primeira, a cidade natal de nossos avós João Viana Barbosa e Maria Viana Barbosa e de nossa mãe Luzia Viana de Oliveira, precisamente Itaiçaba, localizada, no Litoral Leste do Estado, a uns 180km de Fortaleza, capital do Ceará.
Itaiçaba, nos tempos dos nossos avós e tios, era distrito da cidade de Aracati, que teve seu auge de riqueza, com a exploração das charqueadas (carne bovina), que a projetaram, nacionalmente, além da famosa e internacional praia de Canoa Quebrada.
O coração bateu mais forte, de emoção, ao chegarmos à entrada da hospitaleira e arborizada Itaiçaba, com menos de 10 mil habitantes, e uma área de 212,109. Nossa visita à sede municipal foi com a finalidade de auxiliar o colega de trabalho, nos preparativos, para a inauguração, em breve, do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), empresa na qual, há muitos anos, somos o assessor de comunicação e ouvidor.
A satisfação e a emoção aumentavam, à medida que percorríamos as ruas, prédios históricos, repartições públicas e praças bem cuidadas, a linda igreja católica N.S. da Boa Viagem, o busto de ex-governador e senador pelo Estado do Ceará, um dos fundadores do jornal O Povo, e um obelisco, casas luxuosas da família Costa Lima e de outras que eram donas de carnaubais, quando a cera de carnaúba era um produto bastante valorizado, comercialmente, nos idos de 1930 a 1950.
Depois do passeio, encontramo-nos com a vice-prefeita de Itaiçaba, Magnólia Leitão de Paula, pessoa simples, educada e comunicativa, a exemplo do seu marido, o secretário municipal da Agricultura, Sérgio Barbosa de Paula, e com o futuro coordenador do escritório local da Ematerce, José Gutemberg da Silva Júnior, e o agente rural Mário Aldenísio Oliveira da Silva.
Ao meio dia, dirigimo-nos ao mercado público, para comer uma panelada, preparada pelo Rei da Panelada, do Sarrabulho e da Buchada, Hercílio de Russas (ele é originário da cidade de Russas-CE), o único que faz essas iguarias, preferidas por quem gosta de tomar umas e outras  e tirar o gosto com essas comidas à base de vísceras de boi, de porco e de carneiro.
Falamos, ainda, com alguns habitantes do sexo masculino e feminino, perguntando-lhes sobre o outrora povoado de Passagem das Pedras, antes da emancipação política de Aracati, passando a município de Itaiçaba. Disseram-nos (já sabíamos disso por minha falecida avó Maria Viana Barbosa), que há uma localidade com a denominação de Barreira dos Vianas, em homenagem à nossa família por parte dos nossos avós e mãe.
Bem! Retornamos a Fortaleza, feliz da vida, e com um sonho realizado: conhecer um pouco do berço-natal de nossos ancestrais, pelo lado materno, aos 71 anos de idade. Pena que nosso pai e mãe estejam em outra dimensão, há muitos anos, para relatar-lhes a honrosa visita. A próxima ida     ocorrerá, quando da inauguração, pelo governador Camilo Santana, do escritório da Ematerce, defronte ao mercado público. Então, será um renovado prazer rever a pacata e agradável cidade de Itaiçaba.
 HISTÓRICO: segundo dados do IBGE, a cidade é cortada pelo Rio Jaguaribe, num imenso vale, onde surgiu o lugarejo Passagem de Pedras, onde se situa Itaiçaba. O nome primitivo veio da parte do rio, onde se situa a cidade, por ser demais pedregosa. Pelo decreto nº 448, de 20 de dezembro de 1938 foi adotado o nome de Itaiçaba, tradução erudita desse aspecto natural. A lei nº 3.338, de 15 de setembro de 1956, elevou-o à categoria de município, sendo instalado oficialmente a 7 de outubro do seguinte ano. Fora distrito Policial, criado em 1883, (nosso avô foi delegado e responsável pelo posto dos correiros e telégrafos (na década de 30) e como distrito administrativo pertenceu primitivamente a Aracati, criado em 21 de agosto de 1923. A paróquia de Itaiçaba está sob a proteção mística de Nossa Senhora da Boa Viagem e foi criada em 1941. Distrito, criado com a denominação de Passagem de Pedras, por ato estadual de 21-08-1913, subordinado ao município de União. Em divisão administrativa, referente ao ano de 1933, o distrito de Passagem das Pedras, figura no município de União. Assim, permanecendo em divisões territoriais, datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.      
Pelo Decreto-Lei estadual nº 169, de 31-03-1938, retificado pelo decreto estadual nº 378, de 20 10-1938, o distrito de Passagem de Pedras passa a ser grifado Passagem das Pedras. Pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, o distrito já grafado Passagem das Pedras passou a denominar-se Itaiçaba. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Itaiçaba ex-Passagem das Pedras, figura no município de União. Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o município de União passou a denominar-se Jaguaruana. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Itaiçaba figura no município de Jaguaruana ex-União. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955. Elevado à categoria de município, com a denominação de Itaiçaba, pela lei estadual nº 3338, de 15-09-1956, desmembrado de Jaguaruana. Sede do antigo distrito de Itaiçaba. Constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. :Alterações toponímicas distritais: Passagem de Pedras para Passagem das Pedras alterado, pelo decreto-lei estadual nº 169, de 31-03-1938, ratificado pelo decreto estadual nº 378, de 20-10-1938. Passagem das Pedras para Itaiçaba alterado, pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938.

O CLUBE DO FEIJÃO AMIGO JÁ SE ANTECIPOU - EM SANTA CATARINA, COMEÇA HOJE A BNT MERCOSUL

Edição 2016
Começa nesta sexta-feira (26) a 23ª edição da BNT Mercosul, o maior evento de Negócios Turísticos de Santa Catarina e que ocorre paralelamente em Itajaí, Balneário Camboriú, e Beto Carrero World. Este ano o evento espera receber 350 marcas, 40 grupos de famturs do Brasil e países vizinhos, além de reunir seis mil profissionais durante os dois dias de evento.
Antecedendo o evento, na noite de ontem o Clube do Feijão Amigo realizou seu tradicional encontro no Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário Camboriú. O evento é conhecido por celebrar grandes nomes do turismo nacional, entre eles empresários, ministros, e governadores, e tem organização da Fenactur, Federação Nacional de Turismo.
A primeira atividade oficial da BNT Mercosul acontece na manhã de hoje, quando haverá uma coletiva com o Secretário de Estado de Turismo, Leonel Pavan, para apresentar as novidades sobre o Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Esta será a primeira visita para imprensa especializada ao mais novo empreendimento da cidade, que será inaugurado ainda este ano. O grupo segue ainda para visitas na Passarela da Barra e no Parque Unipraias.
Durante o dia,  a BNT Mercosul, que ocorre no Centreventos Itajaí, é palco de centenas de contatos e negócios entre expositores e agentes de viagens; às 18h, no estande do Governo de Santa Catarina, o “Experiência SC” vai levar os participantes em uma viagem pela gastronomia e cultura Catarinense. No final do dia, um coquetel para convidados no Infinity Blue, e a entrega do Infinity Best em reconhecimento do melhor Resort do Sul do Brasil às empresas parceiras.
Amanhã, a cidade de Itajaí recebe no Sandri Palace Hotel a nova edição do Business Center, momento exclusivo onde representantes de operadoras do Brasil e do Mercosul ficam disponíveis para realizar contatos e fechar negócios com expositores da iniciativa privada em evento fechado com acesso controlado. Também pela manhã, a imprensa especializada realiza um “City Tour” em Itajaí, visitando alguns dos principais pontos turísticos da cidade. O dia conta ainda com toda a programação da Feira de Negócios, e o prêmio Campeões de Vendas no Parque Beto Carrero World, com uma grande festa temática.
Os dois dias de evento contam com Capacitações para Agentes de Viagens, onde são apresentados conteúdos sobre serviços e destinos brasileiros, além das tradicionais sessões de 'Cineturismo'. 

BRASIL TERÁ SETE NOVOS VOOS DIRETOS DOS EUA

O Brasil será conectado aos Estados Unidos por sete novos voos, indica o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). De maio a dezembro de 2017, os aeroportos internacionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife devem receber voos vindos de Orlando, Dallas e Nova York, somando mais de 25 novas frequências para o Brasil.
As linhas aéreas Latam, Avianca, Azul, American Airlines e Delta fazem as novas rotas, facilitando a chegada dos turistas norte-americanos. A isso, junta-se o fato de que, a partir do final deste ano, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão vão utilizar do visto eletrônico para conhecer os destinos turísticos brasileiros. 
Outros oito voos estão previstos partindo de Santiago, Bariloche, Buenos Aires, Lisboa e Istambul para Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, João Pessoa, Recife e Natal.(Com o Portal Brasil).

A ESCOLHA É SUA - HOTEIS.COM DIVULGA FÓRMULA DO HOTEL PERFEITO

A Hoteis.com analisou aproximadamente 148 milhões de comentários de mais de cinco milhões de reviews de clientes e, a partir dos resultados obtidos, elaborou uma fórmula matemática para identificar os hotéis “perfeitos”: D25 + L35 + C10 + Pr2 + T + Cf + A7 + P + W + ½B = Hotel perfeito
Critérios como limpeza e conforto são 36 vezes mais importantes do que um bom café da manhã ou uma piscina de luxo
Em plena era da internet e smartphones, as pessoas têm o poder de decisão quando se trata de avaliações de hotel, como revela a fórmula para a estada de hotel perfeita criada pela Hoteis.com™ com base em 148 milhões de comentários sobre milhões de avaliações de hóspedes.
A fórmula foi criada para evidenciar as milhares de avaliações que promovem a  premiação "Preferidos entre os hóspedes" da Hoteis.com. Essa premiação aponta os melhores hotéis ao redor do mundo com base em avaliações genuínas de hóspedes.
Com mais de 25 milhões de avaliações de hóspedes disponíveis no site, a Hoteis.com elaborou um estudo detalhado dos dados obtidos em 2016 para oferecer a fórmula da estadia de hotel perfeita. Veja:
D25 + L35 + C10 + Pr2 + T + Cf + A7 + P + W + ½B = Hotel perfeito. Significados: D = indica o nível de disponibilidade e cordialidade dos funcionários.
L = indica o nível de limpeza do quarto. C = indica o nível de conforto das camas oferecidas. Pr = indica o nível de conveniência de preços.T = o nível de tranquilidade nos quartos. P = indica a presença de piscina. Cf = indica a inclusão de café da manhã. A = indica o nível de acesso/localização/distância.W = indica a disponibilidade de Wi-Fi grátis. B = indica as opções de bebidas disponíveis nos quartos.PH = indica o nível de perfeição do hotel
A pesquisa indica que os elementos mais simples são responsáveis pelos níveis mais elevados de perfeição dos hotéis. Benefícios adicionais e comodidades de luxo costumam ser vistos pelos hóspedes como a “cereja do bolo”. Os dados analisados pela Hoteis.com revelaram que elementos como limpeza e conforto são 35 vezes mais importantes do que um excelente (ou abundante) café da manhã, uma piscina de luxo ou uma moderna máquina de café no quarto. Surpreendentemente, no mundo conectado de hoje, o impacto que uma equipe de funcionários cordiais pode causar chega a ser 10 vezes mais importante do que a disponibilidade de Wi-Fi grátis, por exemplo.
Quem quiser ficar no melhor hotel, é consultar a lista dos 2,5 mil vencedores da premiação "Preferidos entre os hóspedes" da Hoteis.com deste ano. Esses hotéis foram reconhecidos por oferecer um extraordinário serviço e por ter recebido uma classificação média de 4,7 ou mais dos hóspedes. Outros 1.000 hotéis também foram premiados em 10 categorias diferentes de “O melhor...”.
Na Hoteis.com, pode-se  escolher entre milhares de estabelecimentos. Além disso, com o app premiado, é possível reservar hotéis de onde estiver, após ter lido avaliações detalhadas de outros hóspedes que já encontraram o hotel perfeito.

VILLA MIX FESTIVAL AGITARÁ GOIÂNIA

Com o novo slogan 'O Mundo é Mix', o Villa Mix Festival anuncia a 7ª edição em Goiânia. Pela primeira vez, o mega evento que acontecerá no estacionamento do Estádio Serra Dourada (foto) será realizado em dois dias (1 e 2 de julho) e promete parar a capital.
Mantendo a tradição de levar os principais artistas, o festival reunirá em um só lugar grandes nomes, como Wesley Safadão, Matheus e Kauan, Simone e Simaria, Luan Santana, Ivete Sangalo, Alok, Zeeba, Israel Novaes, Humberto e Ronaldo, Cesar Menotti e Fabiano, Jefferson Moraes, Israel e Rodolffo, Guilherme e Santiago, Aviões do Forró, Edu Chociay e os anfitriões, Jorge e Mateus. Outro diferencial para este ano é a presença de artistas internacionais abrilhantando ainda mais a grade de shows. A cantora Demi Lovato já está confirmada e virá ao Brasil exclusivamente para o evento.
O evento, que é um dos maiores e mais estruturados festivais do país,  contará com quatro setores, são eles: Villa Vip, Villa Extra, Villa Prime e Backstage Brahma Golden Mix.
Este ano, o Villa Mix já passou por diversas capitais do Brasil, como: Boa Vista, Manaus, Vitória, Belo Horizonte, Florianópolis e Brasília.

AEROPORTO DE BH SUPERA DESEMPENHO HISTÓRICO

O Aeroporto Internacional de BH, em Confins (MG), atingiu, no primeiro trimestre de 2017, a nota 4,42 (em uma escala de 0 a 5), na Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro e superou, mais uma vez, seu melhor desempenho histórico. De acordo com a Pesquisa, realizada pelo Ministério dos Transportes, o Aeroporto subiu cinco posições em relação aos resultados obtidos no primeiro trimestre de 2016 e passa a ocupar a 6ª colocação entre os melhores aeroportos do País.
Na categoria dos Aeroportos com movimentação entre 5 milhões e 15 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional de BH está em 5º lugar.
A evolução contínua do Aeroporto no índice de satisfação geral pode ser observada pelas médias históricas. Desde que a concessionária BH Airport assumiu as operações, a partir do 2º trimestre de 2014, o índice de satisfação do passageiro passou de 3,31 para 4,42, aumento de 33,5%. Foi o Aeroporto que apresentou a segunda melhor evolução em relação a si mesmo nos indicadores de satisfação dos passageiros.
Os resultados da pesquisa no primeiro trimestre de 2017 podem ser atribuídos à nova infraestrutura e às melhorias das operações e serviços que passaram a ser oferecidos aos passageiros, depois da inauguração do novo Terminal, em dezembro do ano passado. Foram investidos R$ 900 milhões em diversas melhorias que ampliaram a capacidade do Aeroporto para 22 milhões de passageiros por ano.
Dos 37 quesitos avaliados, o Aeroporto de BH obteve índice acima de 4, considerado bom, em 26 quesitos. Na comparação entre o primeiro trimestre de 2016 e o mesmo período deste ano, os indicadores que apresentaram a melhor evolução na avaliação dos passageiros foram a qualidade das instalações (+18,2%) e a disponibilidade de vagas do estacionamento (+9,1%), o custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes (+11,2%) e a disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo (+6,5%).

A QATAR AIRWAYS LIGARÁ O RIO DE JANEIRO A DOHA

Airbus 350-900 da Qatar Airways
Em janeiro de 2018, a Qatar Airways ligará o Rio de Janeiro a um novo destino, Doha, no Catar – país sede da Copa do Mundo de 2022 – quatro vezes por semana. O voo inaugural desta nova rota sairá de Doha para o Rio com previsão de chegada às 17 horas do dia 30 de janeiro do próximo ano. Os voos de partida serão às 5h45 nas segundas, quartas e sextas-feiras, além dos sábados. As chegadas de Doha ocorrerão nas terças, quintas, sextas-feiras e aos domingos. 
A Qatar Airways operará no RIO Galeão com o Airbus 350-900, que conta com 283 assentos disponíveis. Por semana, a ida e volta desta nova frequência movimentará uma média superior a 2.200 viajantes. Para completar a viagem, a companhia ainda irá operar a frequência Rio-Santiago (Chile), tanto na ida, quanto na volta do voo do Qatar, disponibilizando mais uma opção aos passageiros cariocas e conexões na América do Sul.

EM DIA COM O FESTURIS 26/05/2017

ESPAÇO LGBT DO FESTURIS MUDA DE FORMATO PARA EDIÇÃO DE 2017 - Espaço estará remodelado, com nova localização na feira e sistema de agendamentos de reuniões entre expositores e compradores.
Um dos espaços segmentados do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, o Espaço LGBT, vem com mudanças para 2017. A direção do evento aposta em mudanças para potencializar negócios e o networking entre os expositores e os agentes e profissionais compradores da feira.
A localização passa a ser central na feira, em formato de ilha, com novo design. Assim, mais arrojado e com os expositores distribuídos em mesas de trabalho e não mais com balcões, a modernização ocorre de forma estratégica. Com apoio da IGLTA (International Gays and Lesbian Tourism Association) será implantado neste espaço o sistema buyers club de agendamento. O que facilita a geração de negócios para expositores e participantes.
“O FESTURIS foi vanguardista ao trabalhar para fomentar este nicho de mercado desde a criação do espaço em 2009. Estas mudanças fazem parte do aperfeiçoamento da feira e potencialização de algumas características que temos como o foco na geração de negócios”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do FESTURIS.
O Espaço LGBT já está com 50% das mesas comercializadas. Pousada Bernúncia, Uruguay, Gay Games, ABRAT GLS e Revista Via G estão confirmados como expositores.
Espaço LGBT no FESTURIS
O FESTURIS foi pioneiro ao abrir espaço para o mercado Gay Friendly no Brasil. A criação do Espaço LGBT foi um marco e vem fomentando este nicho de mercado ao receber anualmente destinos e expositores que trabalham diretamente com este público.
De acordo com a IGLTA, o mercado de viagens gays e lésbicas movimenta US$54 bilhões anuais, uma prova de que todo investimento neste segmento turístico é muito válido.
Estes dados reforçam o potencial e a força desse importante nicho de mercado para o setor, para tanto o FESTURIS Gramado também direciona os seus holofotes para esse segmento.
Ao participar deste espaço, na feira em 2017, o expositor do FESTURIS entrará em contato direto com os agentes de viagem interessados em comercializar pacotes e os destinos, além de receber a visita qualificada de empresários e executivos com poder de decisão. A plataforma de agendamento da feira, o Buyers Club, é outra opção que potencializa reuniões entre compradores e expositores, gerando negócios instantâneos.
Expositores interessados em participar do Espaço LGBT 2017 podem reservar sua mesa pelo e-mail andrea@rossiezorzanello.com.br, ou pelo telefone: (54) 3286-3313.

CONGRESSO DO SKAL INTERNACIONAL DO BRASIL - DESTAQUES MUNDIAIS DO TURISMO ESTARÃO EM FORTALEZA

PRESIDENTE DAVID FISHER 
Personalidades do maior importância no turismo mundial estarão participando em Fortaleza,  de 7 a 11 de junho próximo, no Marina Park Hotel,  do 47° Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil. O evento é um dos maiores do ano no Estado, prestigiado por altas  autoridades internacionais e brasileiras,  não apenas da cadeia produtiva do turismo mas de outros segmentos da economia e da sociedade e, claro, pelos skalegas e skaladies. 
Os destaques do Congresso são a Palestra Magna de Vinicius Lummertz,  Presidente da EMBRATUR; e a outorga do Troféu Turismo Mundo Afora – Mérito SKAL Brasil;  e a entrega da Chave da Cidade pelo Prefeito de Fortaleza,  Roberto Cláudio Bezerra, ao   mr.  David Fisher, Presidente do Skal Internacional. – Prefeito Roberto Cláudio Bezerra Entregará ao mr David Fisher – Presidente do Skal internacional. Também, como parte atrativa, a entrega do Troféu César Cals a várias personalidades cearenses que se destacam em seus setores de atuação. A honraria é uma promoção da jornalista Silvana Frota, com apoio do Skal. 
PRESENÇAS CONFIRMADAS - Dada a alta significação do encontro, já confirmaram presença o Presidente Mundial do Skal, David Fishere o Vice Presidente Mundial, Rafael Juan. Também aqui estarão as comitivas do Skal Latino Americano do Panamá, El Salvador, Peru, México, Argentina, Uruguai, Três Fronteiras, Colômbia e Bolívia. Também marcarão presença as destacadas comitivas brasileiras do Rio de Janeiro, São Paulo (Campinas e Santos), Brasília, Manaus, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Luís.
As personalidades brasileiras que confirmaram presença são Alexandre Sampaio (Presidente da CETUR Nacional e Federação Brasileira dos Hotéis e Alimentação - FBHA); Ana Paula Bittencourt (Presidente da ABEOC);  Alberto Alves (Secretário Executivo do Ministério do Turismo); e Dilson Jatahy (Presidente da ABIH Nacional).
Do Ceará, o Skal estará representado por delegações de Fortaleza, Caucaia, Aquiraz, Camocim, Jijoca de Jericoacoara e Juazeiro do Norte.
PROGRAMAÇÃO – Será esta a programação do 47° Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil:
Quarta-feira, 7 : Durante todo dia – chegada dos congressistas / Translado do Aeroporto – Marina Park Hotel (Credenciamento e Entrega de material); 09h as 12h – Programação Paralela – Skal Jovem | Rodada de Negócios com Participação de Prefeituras Cearenses * Palestra: DNA do Turismo – Tema Perspectiva do turismo até 2020 – Palestrante Sônia Vidinhas (Past Presidente do Skal Brasil) * Palestra – Palestrante Selma Cabral ( Diretora de Gestão do Skal Fortaleza  * Palestra: A Importância do Intercâmbio Turismo Mundo Afora – Palestrante Catarina Marino ( Diretoria de Capacitação) do Skal Fortaleza); 19h30 – Noite de Confraternização e Boas-Vindas no bosque do Marina Park Hotel | Apresentação de quadrilhas juninas | Ilhas de Comidas Típicas. Traje: Calça ou Short bege ou branco e camiseta oficial do evento .
Quinta-feira,8 : 07h as 08h – Café-da-manhã no Hotel: Traje: Formal (Presidentes com colar);  09h – Atlântico Hall Cerimonia e Ato Inaugural do “ XLIV Congresso Latino Americano de Clubes do Skal ” com presença de autoridades oficiais / Palestra Magna do Ministro da EMBRATUR Vinicius Lummertz; 13h30 – Almoço com Apresentação Artística do Guilherme Silva; 16h as 19h – Programação paralela -  City Tour pela cidade para os skalegas e acompanhantes; 16h – Reunião de conselheiros CAS e CAN em dois salões do Hotel ( Clubes Skal Brasileiros ) / Palestra do patrocinador Bronze; 20h30 – Coquetel de Apresentação do país Anfitrião do 48º CLACSKAL 2018 Lobby da piscina do Marina Park Hotel | Panamá – Hotel Sede : Traje : Azul, vermelho e branco. 
Sexta-feira, 9 : 07h as 08h – Café-da-manhã no Hotel: Traje: Sport Casual; 10h30 – Encontro no Lobby do Hotel | Passeio de escunas; 11h – Almoço no bosque. Entrega de presentes ao Presidente Mundial do Skal, ao Clube e Comitê Organizador; 19h30 – Encontro no Lobby do Hotel | Saída do Hotel Marina Park; 20h30 – jantar de gala no Atlântico Hall – Hotel Marina Park - Traje: Passeio Completo (Presidentes com colar); Cerimônia de Encerramento do “XLIV Congresso Latino Americano de Clubes do Skal” ,| Presidente Mundial; entrega de flâmulas aos Presidentes; | entrega do Troféu Cesar Cals (Silvana Frota); | Posse do Presidente CAS; | Apresentação de  Maracatu; | Show do Sanfoneiro Freitas Filho.
Sábado 10 : 07h as 08h – Café-da-manhã no Hotel: Traje: Branco Casual ou de praia; 9h – Encontro no Lobby do Hotel | Saída para o Beach Park; 17h – Chegada e noite livre na cidade;  
Domingo 11 : - Translado para o aeroporto

GRANDE FONTE DE ARRECADAÇÃO - LISBOA LUCRA 3,3 MI. DE EUROS COM TAXA TURÍSTICA

Castelo de São Jorge - Lisboa
Portugal Digital divulgou que a Câmara (Prefeitura) de Lisboa (CML) obteve 3,3 milhões de euros com a aplicação da taxa turística nas dormidas na cidade entre janeiro e março deste ano, totalizando uma receita de 16,7 milhões com esta cobrança desde 2016.
Dos ganhos arrecadados no primeiro trimestre, 1,1 milhões de euros “foram entregues pela [plataforma 'online'] Airbnb no âmbito do protocolo entre esta plataforma e a autarquia”, segundo dados divulgados pela CML.
Desde a sua entrada em vigor, a 01 de janeiro de 2016, “o total dos pagamentos efetuados no âmbito da taxa municipal turística [sobre dormidas] somou já um total de 16,7 milhões de euros, sendo 2,8 milhões de euros provindos da Airbnb”, assinala o município, informa a agência Lusa.
Aprovada em 2014, a Taxa Municipal Turística começou a ser aplicada no ano passado sobre as dormidas de turistas nacionais (incluindo lisboetas) e estrangeiros nas unidades hoteleiras ou de alojamento local, sendo cobrado um euro por noite até um máximo de sete euros.
Isentos deste pagamento estão as crianças até 13 anos, assim como quem pernoita na cidade para obter tratamento médico e os seus acompanhantes.
No primeiro ano de aplicação da taxa sobre as dormidas, a autarquia arrecadou 13,4 milhões de euros. Este montante inclui 1,74 milhões de euros cobrados pela Airbnb – que se destina ao aluguer de quartos e casas para fins turísticos -, no âmbito do acordo que entrou em vigor em maio do ano passado.
De acordo com a Câmara de Lisboa, à semelhança deste protocolo, estão a “ser mantidos contatos com outros intermediários com o fim de estabelecer novas parcerias”.
Os dados enviados à Lusa revelam também que, até abril, estavam registados ou com registo a decorrer na plataforma usada para monitorizar a taxa 4.654 operadores, dos quais 4.447 eram estabelecimentos de alojamento local e 207 empreendimentos turísticos.
Aquando da criação da taxa turística, previa-se também a cobrança um euro nas chegadas por via aérea e marítima a Lisboa. A metodologia foi entretanto alterada e, em 2015, a responsabilidade do pagamento foi assumida pela ANA – Aeroportos de Portugal na sequência de um acordo realizado entre a gestora de aeroportos e o município.
Ao todo, a ANA suportou 3,8 milhões de euros nesse ano, mas mostrou-se indisponível para o continuar a fazer.
Na resposta enviada à Lusa, a autarquia frisa que “o modelo de aplicação da taxa de chegadas, em vigor, ainda está a ser objeto de negociações com parceiros nacionais e internacionais”, razão pela qual não está em funcionamento. A autarquia prevê uma receita de 15,7 milhões de euros com esta taxa este ano. O valor arrecadado reverte para o Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa, criado para financiar investimentos na cidade.
Entre os projetos abrangidos estão a conclusão da requalificação do Palácio Nacional da Ajuda, a criação do Museu Judaico de Lisboa em Alfama, do Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril e do terminal de atividade marítimo-turística na antiga estação fluvial Sul e Sueste e a concretização do programa municipal Lojas com História.

COMUNICADO IMPORTANTE DA ABAV/CEARÁ

O Presidente da ABAV Ceará, Colombo Cialdini, está informando ao mercado cearense de agências de viagens associadas, não associadas, aos clientes de um modo geral, bem como aos veículos de comunicação, Delegacia de Defraudações e Falsificações - DDF e a quem interessar, que a suposta agência de viagens que se intitula JAICÓS TURISMO LTDA, com informações de que funcionava no bairro Aldeota, teria dado um golpe em seus clientes, não pertence ao quadro de Associados da ABAV Ceará, entidade que possui seu Conselho Deliberativo de Ética e Arbitragem e que atua representando os interesses dos agentes de viagens do Ceará associados desde 15/03/1973, há 44 anos. Adianta a nota que, embora a referida agência tenha pleiteado seu ingresso em 2014, não foi aceita pelo fato de não preencher os requisitos técnicos e éticos para fazer parte do seleto grupo da ABAV/Ceará. 

CONGRESSO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO - TURISMO APRESENTA PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE

Isabel Barnasque discute Programa Turismo
Responsável durante 1º Congresso Internacional Inclusion
A praia de Porto de Galinhas, município de Ipojuca (PE), é um exemplo de inclusão de pessoas com deficiência através do turismo. Os cadeirantes moradores ou visitantes encontram na ONG Rodas da Liberdade apoio para banho assistido em cadeiras anfíbias, rampa de acesso e esteira para deslocamento dos banhistas com deficiência ou mobilidade reduzida na areia da praia. Nos dias 19 e 20 de maio, autoridades, gestores públicos e militantes dos direitos das pessoas com deficiência se reuniram no balneário para participarem do 1º Congresso Internacional “Inclusion”.
O evento teve como objetivo disseminar conhecimentos, identificar e expor produtos e serviços para as demandas das pessoas com deficiência. Os participantes também discutiram temas como empregabilidade, empreendedorismo, tecnologias assistivas, reabilitação e inclusão social do segmento.
O Ministério do Turismo esteve presente ao congresso com estande e também com a participação da Coordenadora Geral de Turismo Responsável da Pasta, Isabel Barnasque, que fez palestra sobre o Programa Turismo Acessível. O MTur executa e articula com parceiros, gestores públicos e grupos organizados, ações e debates que visem à acessibilidade nos atrativos e prestadores de serviços.
A principal ferramenta deste programa é o Guia Turismo Acessível, portal colaborativo onde é possível cadastrar-se para avaliar e consultar a acessibilidade de pontos turísticos, hotéis, restaurantes, parques e atrações diversas, bem como, incluir novos empreendimentos para que sejam avaliados. As avaliações também podem ser realizadas pelo aplicativo para smartphones "Turismo acessível". (Com o MTUR), 

ANIVERSÁRIO DO POÇO DA DRAGA

A Casa da Cultura Digital, equipamento da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação, participa das comemorações de aniversário do Poço da Draga, que ocorre hoje 26. A parceria foi acertada durante visita da líder comunitária do Poço da Draga, dona Isabel, ao órgão municipal.
As atividades começaram ontem, quando foram promovidas rodas de conversa apresentando à comunidade o funcionamento do equipamento, palestras sobre novas tecnologias, atividades de robótica para crianças e exibição de vídeos sobre o mundo digital.
Para a dona Isabel, a parceria com a Casa da Cultura Digital é bem-vinda. “Aqui na comunidade nós temos uma ilha digital, onde iniciamos esse trabalho de inclusão. Com a Casa da Cultura, eles poderão se inscrever em cursos e ampliar as oportunidades”, ressaltou.

CATUSSABA HOTÉIS & RESORTS


PREFEITOS CEARÁ 2017


ROTA DO SOL SEMANAL 26/05/2017 ISSUU