Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

CALEIDOSCÓPIO - ALERTA PARA NÃO CAIR

Faz algum tempo, somos frequentadores do Parque Recreio da avenida Rui Barbosa. Lá, quase todas as semanas, estamos num convívio amigo com companheiros da imprensa e do turismo, algumas vezes com colegas de outros estados, para “colocar a escrita em dia”. O tradicional restaurante localiza-se em local muito agradável, cheio de árvores e com várias barracas ecológicas, tem um cardápio convidativo e preços também. Por tudo isto não podemos calar com o que está acontecendo nos últimos tempos. O serviço vem caindo a olhos vistos. Os mais antigos “maitres” e garçons continuam competentes. Mas, não sabemos por que, grande parte dos que servem às mesas são novatos, inexperientes e por mais que se esforcem estão contribuindo para um atendimento não muito bom. Agora, um fato grave. As chamadas promoções, antes atraentes nas refeições servidas e na quantidade(anunciada para dois), de uns tempos para cá não estão contribuindo para que o Parque Recreio daquele local continue com o mesmo conceito de muitos anos. O oferecdido no cardápio muitas vezes não reflete o que vai para as mesas. Agora mesmo, no chamado Festival do Filet Mignon, nos impuseram “gato por lebre”. O que foi servido, sem dúvida era “filé do pescoço”, uma maminha ou outra carne menos nobre amaciada sem muita convicção. Numa das oportunidades, o colega que estava comigo, jornalista José Rangel, reclamou. Para contornar o desagradável problema, o “maitre” Cristóvão recolheu o prato e, depois, voltou com outro que era filé mesmo. Artimanhas desta ordem depõem contra o conceituado estabelecimento. O serviço vem caindo e  muito fiel cliente já se afastou, o que é lamentável. É bom que a direção do estabelecimento abra os olhos enquanto é tempo. Há necessidade de uma reforma em regra e que se respeite o cliente. Não seria de bom alvitre a contratação de uma consultoria (do SEBRAE ou do SENAC, talvez) para detectar os problemas? Também, capacitar seus profissionais, até pegando carona no programa que o Ministério do Turismo está lançando em razão dos grandes eventos que acontecerão em 2013 e 20 14? Torcemos que o Parque Recreio se realinhe, pois ele é parte importante na atração gastronômica da nossa Fortaleza. 

WEBJET OFERECE DEZ NOVOS VOOS


Desde o dia 25 de março, a Webjet começou a oferecer dez novos voos. Além disso, a companhia também  aumentou o número de voos ligando o Rio de Janeiro e o Sul do país. Para marcar a estréia da nova malha, a empresa programou tarifas especiais sobre os preços que já são em média os mais em conta do mercado. 
Desde o dia 25, a Webjet oferece novas viagens entre Ribeirão Preto e São Paulo (Garulhos), Brasília e Goiânia, Fortaleza e Recife, além de São Paulo (Guarulhos) e Natal. Já a Cidade Maravilhosa ficará mais perto de Porto Alegre e Florianópolis com mais voos diários e diretos. Para completar os lançamentos, as novas aeronaves não param de chegar. Os Boeings 737 800 já estão operando entre o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Salvador, oferecendo aos passageiros um serviço cada vez mais eficiente.

METRÔ LIGARÁ CONGONHAS AO MORUMBI

Na  quarta-feira passada, 21,   Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, deu a conhecer a autorização do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades), para o início as obras do metrô da Linha 17-Ouro, que  ligará o Aeroporto de Congonhas ao bairro do Morumbi, na zona sul da cidade.
A obra faz parte das incluídas na capital paulista em São Paulo tendo em vista a melhoria da infraestrutura visando os jogos da Copa do Mundo de 2014. Será instalada pelo sistema de monotrilho elevado e  terá uma extensão de 17,7 quilômetros (km) e 18 estações, com capacidade de transportar 252,4 mil usuários por dia. Após concluídos os trabalhos, o metrô da Linha 17-Ouro fará conexões com os ramais da Linha 1-Azul (na ligação das estações Jabaquara-Turucuvi); Linha 4-Amarela (Luz-Vila Sônia); Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) e Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú).

CONSULTORIA EM A&B

A nacional rede Tropical Hotels & Resorts Brasil recebe em todas as suas unidades hoteleiras consultoria especializada voltada para o setor A&B. Com vasta “expertise” em mais de 17 anos de trabalho, o executivo Tommy Freund (foto) tem como desafios promover um salto qualitativo na área de alimentos e bebidas, com a readequação do cardápio, para evitar desperdícios, entre outros fatores.
Formado em Administração Hoteleira pela Ecole Hoteliere de Lausanne, na Suíça, Freud tem em seu portfólio passagens pelas principais redes hoteleiras presentes no Brasil. O profissional passou pelo Hotel Tropical Manaus (AM) e segue nas próximas semanas para o Hotel Tropical Tambaú (PB) e Oceano Praia (BA).

CEARENSE NA DIRETORIA DA ACADEMIA DE EVENTOS


Da esquerda para direita os diretores Sérgio Junqueira Arantes, Elza Tsumori, cearense Enid Câmara, José Wagner Ferreira (presidente), Armando Arruda Campos Melo, Marisa Canton e Sérgio Pasqualin.

Em solenidade muito prestigiada por autoridades paulistas e personalidades do “trade” de eventos e turismo do Brasil, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo, sediada em São Paulo, empossou quinta-feira, dia 22, sua nova Diretoria Executiva com mandato para o biênio 2012/2013. A entidade vive um momento de grande importância para todos que compõem o setor de eventos e turismo no Brasil. Um de seus objetivos fundamentais é proporcionar, através de ações e atividades programadas, a integração de esforços para a implementação do setor a nível nacional e internacional.
A nova diretoria empossada é presidida por José Wagner Ferreira, um especialista em transporte aéreo, e tem em seus quadros a executiva cearense Enid Câmara de Vasconcelos, diretora-presidente da empresa Prática Eventos, e presidente do Skal Internacional de Fortaleza, eleita para a função de Diretora de Marketing e Comunicação. Ao assumir a ABE, Enid escolheu para patrono de sua cadeira, a de número 27, outro cearense, o empresário Roberto Matoso. A ex-presidente Marisa Canton passou a ser Diretora de Projetos e Eventos.
Com um total de 40 acadêmicos efetivos e perpétuos, à semelhança de outras academias no Brasil e no mundo, a ABE tem seu quadro constituído por profissionais que tenham se notabilizado por relevantes contribuições aos Eventos, nos diversos segmentos: marketing promocional, turismo de negócios, promoção comercial e outros, através de notório e consagrado desempenho acadêmico, profissional e/ou empresarial. Estes profissionais, hoje reunidos sob a égide da Academia, somam seus conhecimentos com o compromisso de identificar e organizar as melhores aplicações dos Eventos no Brasil e no mundo.
Composição
Para promover ações e consolidar esses objetivos estão à frente da ABE no biênio referido profissionais de reconhecida atuação no cenário nacional dos eventos e turismo. A nova Diretoria Executiva tem a seguinte composição:
Presidente : José Wagner Ferreira – Cadeira 05 . Patrono : Rolim Amaro; Vice-Presidente : Sergio Pasqualin – Cadeira 30. Patrono: Curt W.O. Baumgart;
Diretor Administrativo : Elza Tsumori – Cadeira 37. Patrono: Sylvia Mangabeira; Diretor de Projetos e Eventos : Antonia Marisa Canton – Cadeira 18. Patrono : Octávio Guinle; Diretor Relações Institucionais : Armando de Arruda Pereira de Campos Mello- Cadeira 11. Patrono : Armando Arruda Pereira; Diretor de Marketing e Comunicação: Enid Camara - Cadeira 27 Patrono: Roberto Matoso; Diretor de Operações: Sergio Junqueira. Cadeira 01. Patrono: Ciccillo Matarazzo; Conselho Fiscal: Goaici Alves Guimarães – Cadeira 02 . Patrono : Modesto Mastrorosa; Eduardo Sanovicz – Cadeira 12. Patrono : Roberto Gueler; Mario Padovan – Cadeira 21. Patrono Lívio Rangan; Suplente: José Augusto de Oliveira – Mantenedor . Diretor da Publistand.

2º CAFÉ DA MANHÃ DO FCVB

José Airton Cabral (FCVB), Milena Auip(FCVB), Regis Medeiros (ABIH), Fabiane Tessari (ABIH)e Celina Castro Alves (FCVB)
Foi bastante prestigiado pela hotelaria o 2° Café Convention que aconteceu no dia 15 deste mês na sede da ABIH. O Diretor Corporativo do Fortaleza Convention Bureau, Airton Cabral apresentou as ações  em parceria com a TAM que serão realizadas nos próximos meses, nas regiões sudeste e centro-oeste  do Brasil.   A Gerente de Projetos, Milena Auip informou que está em andamento a Pesquisa de Dimensionamento Econômico  do  Turismo em parceria com a UNIFOR, e solicitou a colaboração dos hoteleiros associados na liberação de dados para composição da mesma. O projeto  de Soluções Ambientais foi apresentado pelo Diretor da ECOCOLETA, Juliano Pessoa,  possibilitando que as empresas interessadas sejam certificadas com o Selo Verde.

21º FESTIVAL DE TEATRO EM DEZENAS DE PALCOS

A partir de hoje, 27, deste e até  8 de abril, Curitiba  viverá as emoções de mais um Festival de Teatro, agora 21ª denominado Festival de Curitiba, sob a direção geral de Leandro Knopfholz.
Os espetáculos, nacionais e internacionais, com estréias e gêneros os mais diversos,acontecerão em dezenas de palcos – Largo da Ordem/Bebedouro, Positivo,Guairão e Guairinha, Bom Jesus, Reitoria, SESC da Esquina, Teatro Paiol, Horácio Coimbra/CIETEP, Teatro Marista, MON-Museu Oscar Niemeyer, Parkcultural, num total de mais de 60 espaços de apresentação.
O clima certamente será o mesmo que se respira desde 1992, nesta época, com a arte em todos os cantos, dos teatros a espaços públicos da cidade. Não é sem motivo que o consideram o maior festival do Brasil, no gênero, pois, em 13 dias, haverá 6 mostras e 30 espetáculos, alguns deles em estréia nacional
NOVIDADES - Para este ano,  anuncia-se uma série de novidades, entre elas a Mostra XXI, composta de espetáculos com temática adulta, como a peça Satyricon - história que se baseia em uma novela romana do ano 60 d.C. Já o Fringe, em sua 15ª edição, trará espetáculos de todo o Brasil, com 18 destaque para o projeto Mostra Seu Nariz, da Cia dos Palhaços, para a Mostra de Teatro Para Crianças de Todas as Idades e Mostra. Por outro lado, o Mish Mash reunirá espetáculos de mágica, malabarismo e dança, entre outras atrações repletas de magia . Os espetáculos acontecerão nos dias 6 e 7 de abril, no ParkCultural. No de Repente, os espetáculos são apresentados sem ensaios e sem roteiros, e é o público quem dita as regras e define os rumos das histórias! Haverá, ainda, o Risorama, uma série de apresentações de stand up com comediantes de todo o País. A mostra, em sua 9ª edição, terá curadoria do humorista Diogo Portugal.
As crianças não foram esquecidas: o Guritiba trará vários espetáculos especiais para a garotada, com muita fantasia e surpresas. Haverá, ainda, o Gastronomix, com excelentes refeições durante o Festival. Em cada barraquinha do evento, chefs vão preparar suas especialidades para o público, que terá a oportunidade de conhecer vários sabores em apenas um lugar. O Gastronomix acontecerá entre os dias 31 de março e 1º de abril, no Museu Oscar Niemeyer. (Jornalista Claret Rezende)

ESTRUTURA TURÍSTICA DE NORONHA É PIONEIRA


A EcoNoronha, concessionária responsável pelas obras do novo complexo de visitantes do  Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PNMFN), colocou o destino turístico em primeiro lugar no país em termos de construções sustentáveis. A empresa está implementando uma nova infraestutura turística usando exclusivamente  materiais ecologicamente corretos, com mínimo  impacto ambiental. Nas obras, vem sendo utilizada a madeira biossintética, desenvolvida a partir de plástico reciclado, como garrafas PET, que além de sustentável é extremamente resistente. 
O uso de materiais ecológicos garantirá às novas edificações do PNMFN melhor eficiência energética e melhor desempenho térmico e acústico. Além disso, reduzirá o desperdício de materiais construtivos, reduzindo a geração de resíduos, o consumo de água e a emissão de CO2.
AS OBRAS - No PIC do Leão,  não será possível  acesso à rede de energia local. por ist o, além de trabalhar com estes materiais sustentáveis, será produzida energia 100% limpa, ou seja, ela será gerada por um sistema híbrido de energia, com célula fotovoltáticas e torre eólica. Dessa forma esse PIC será totalmente sustentável.
Em todas as obras, a EcoNoronha utilizará o sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), que é amplamente utilizado em vários países, como Estados Unidos e Canadá, onde mais de 90% das casas são construídas por esse sistema. Todos os projetos atenderão às normas ambientais e utilizarão tecnologias sustentáveis para energia, tratamento de resíduos sólidos e líquidos, captação e utilização de água de chuva, conforto térmico e iluminação, provocando o menor impacto visual na paisagem natural.
A construção da trilha suspensa com total acessibilidade iniciará os trabalhos que ligarão o Posto de Informação e Controle (PIC) do Golfinho Sancho, até o Mirante dos Golfinhos.  Está previsto também o início das obras dos PICs do Golfinho Sancho e do Sueste, concomitantemente.
Nos PICS será construída toda uma estrutura, hoje inexistente, que proporcionará ao turista mais qualidade, com direito a estacionamento, sanitários, duchas, guarda-volume, locação de bicicleta para passeio, equipamentos de mergulho livre (snorkel, máscara e nadadeiras), mapas, lanchonete e loja de souvenires.
No Centro de Visitantes da ilha, que será reformado pelo ICMBIO, a EcoNoronha terá a responsabilidade de implantar e manter uma exposição permanente, um balcão de informações, loja de lembranças e uma lanchonete. Além disso, a empresa construirá a sua Sede Administrativa na ilha. A previsão de investimento em Fernando de Noronha é de R$ 8 milhões em dois anos, com seis meses para o término total desta fase 

A PARAÍBA SE CONSOLIDA COMO DESTINO TURÍSTICO


A Paraíba é um dos destinos turísticos emergentes no país, de acordo com pesquisa divulgada na sexta-feira,16, pelo setor de Estatística da Diretoria de Marketing da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Segundo os dados, 43.272 passageiros desembarcaram no Aeroporto Internacional Castro Pinto em fevereiro, o que representa um aumento de 8,44% em relação ao mesmo período de 2011 (39.272). O número de embarques, num total de 54.015 passageiros, também seguiu a tendência e foi 12,89% maior do que no ano passado, quando foram embarcados 47.840 pessoas.
Outro dado estatístico que comprova a consolidação do 'destino' é o fluxo global estimado de turistas: 9,24% superior ao do ano anterior. Ou seja, 83.430 pessoas visitaram os atrativos turísticos da Paraíba em fevereiro deste ano contra 76.373 do ano passado. Pelo segundo mês consecutivo, São Paulo continua sendo o maior mercado emissor de turistas para a Paraíba, 
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, informa que estes números se baseiam em dados oficiais da Infraero e da Associação Brasileira de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), e são acompanhados mês a mês. 
MASSIFICAÇÃO – Desde o início deste ano, a PBTur participou de feiras de turismo na Europa e no Brasil. O 'Destino Paraíba' foi divulgado em três dos principais países emissores de turistas da Europa para o Brasil: Holanda, Espanha e Portugal. No início de março, a estatal paraibana esteve em Berlim participando de outra feira, que teve a presença de representantes de cerca de 180 países. A Paraíba ainda foi divulgada nos workshops promovidos pela operadora CVC no interior de São Paulo. 

QUALIFICA-SE O PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA


Pedra Furada, Jericoacoara-CE

A região que abriga uma das praias mais belas do mundo, Jericoacoara,   receberá novas estruturas de acesso e controle e um centro de apoio aos visitantes, orçados em R$ 1,5 milhão. Até o início do segundo semestre, a Setur/Ceará deve iniciar para a área do Parque Nacionl processo licitatório para a elaboração de projetos e construções. A ação é uma parceria com o Ministério do Turismo (MTur), e o órgão responsável pela gestão de parques nacionais, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Com a implementação desses equipamentos, será possível qualificar a estrutura de atendimento turístico, organizar as visitas e garantir a preservação dos ecossistemas da região, que incluem mangues, restingas e lagoas.
A principal intervenção é o Centro de Visitantes, projetado para desenvolver exposições, palestras e outras atividades de cunho socioambiental, de diversidade biológica, cênica, ecológica, arqueológica, paleontológica e histórico-cultural.
A capacidade da estrutura considera um aumento de no mínimo 30% no número de visitantes na região, garantindo a sustentabilidade do projeto. O espaço vai ter recepção, bilheteria, banheiros, auditório, salas de administração e multiuso, biblioteca, ambientes para exposição permanente e temporária e outros espaços de apoio. 
Os elementos arquitetônicos e de paisagismo são integrados à paisagem natural, servindo como referencial de respeito ao meio ambiente e polo de promoção da educação ambiental sustentável. Para tanto, estão previstos programa de gerenciamento de resíduos sólidos, uso de materiais regionais, uso de energias limpas e reutilização da água. 
ACESSOS E READEQUAÇÃO DE TRAJETOS - Além do apoio ofertado pelo centro de visitantes, quem for ao parque será informado logo na entrada sobre as normas e restrições no interior do Parque Nacional de Jericoacoara. Nas quatro entradas serão instaladas guaritas de controle de acesso em madeira, integradas à paisagem natural, onde vão ser estar os painéis informativos.
As trilhas – do Serrote (que leva ao Farol e à Pedra Furada), e a do Circuito das Dunas –  serão recuperadas e devem ficar mais confortáveis para os visitantes, com bancos, guarda-corpo, lixeiras, quiosques, áreas para descanso, escadas e passarelas de acesso. A previsão para a conclusão da licitação e início das obras é agosto de 2012.
O Parque Nacional de Jericoacoara foi criado em 2002, a partir da transformação da então Área de Proteção Ambiental (APA), para parque. É classificado pelo ICMBio como “ecossistema extremamente vulnerável”, e as principais espécies animais encontradas são aves.Aproximadamente 40 espécies de aves raras e/ou ameaçadas de extinção habitam o parque. A área protegida por lei é de aproximadamente 6,3 quilômetros quadrados, sendo a maior parte no município de Jijoca de Jericoacoara e uma pequena porção em Cruz.

GASTRONOMIA É TEMA DE PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO


Com o objetivo de aumentar a competitividade dos destinos turísticos por meio da qualificação empresarial e dos profissionais ligados ao setor de alimentação fora do lar, o Governo do Estado (Setur/ Ceará) e o Ministério do Turismo (MTur)  estão executando  o Programa de Qualificação, Aperfeiçoamento Profissional e Empresarial do setor de Gastronomia. 
A qualificação tem como focos a gestão financeira e empresarial, atendimento ao cliente e, ainda, boas práticas em serviços de alimentação. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Ceará), foi a entidade escolhida para a execução das ações do programa. A ideia é promover a melhoria do padrão de prestação de serviços, tornando o Ceará mais competitivo e referência em qualidade de atendimento. O Sebrae assinou um convênio com o Governo do Estado e o Ministério do Turismo para realizar as ações do programa
PARTICIPANTES - Ao todo, serão beneficiadas 111 empresas e 777 participantes de oito destinos do litoral Leste cearense e do Cariri. Dentre as localidades beneficiadas estão Aquiraz (Prainha e Iguape); Cascavel e Beberibe, no litoral Leste, e Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda e Santana do Cariri, na região do Cariri. Poderão participar do programa empresários, gerentes e funcionários de barracas de praia, restaurantes, bares, lanchonetes e similares.
REALIZAÇÃO -  Dividido em etapas, o Programa de Qualificação, Aperfeiçoamento Profissional e Empresarial do setor de Gastronomia já se encontra em fase inicial. A primeira etapa, já posta em prática, começou com a formação de um grupo de governança nos destinos, envolvendo empresários e representantes de entidades ligadas ao turismo, além do poder público. 

FESTIVAL "É TUDO VERDADE " VAI ATÉ 1º DE ABRIL


Patrocinado pela Petrobras desde 2004, o Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade" começou no último dia 22,  no Rio de Janeiro e em São Paulo,  e segue até o dia 1º de abril. Na 17ª edição, o festival exibirá 80 títulos de 27 países, sendo 25 documentários com estreia mundial. Em Brasília, o evento está marcado para os dias 10 a 15 de abril, e será realizado pela primeira vez em Belo Horizonte, em maio deste ano.
As sessões de abertura, para convidados, contaram com duas produções brasileiras que têm temáticas musicais em comum: Tropicália, de Marcelo Machado, que abriu o festival em São Paulo, no dia 22, e Jorge Mautner - O Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D'Alincourt, na versão carioca,  no dia 23. 
A Seleção Internacional, dividida em mostras competitivas (longas e curtas) e informativas (Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano), apresenta obras premiadas em festivais como o de Amsterdã (Holanda), Sundance (EUA), DocLisboa (Portugal) e Fidocs (Chile) e destaques da seleção não-ficcional de Cannes e Veneza. Haverá também uma projeção especial do filme Light Up Nippon - A Um Ano do Terremoto Japonês, de Kensaku Kakimoto, que apresenta o projeto Light Up Nippon, liderado por jovens de Tóquio.
Este ano, os homenageados especiais do festival são os documentaristas Andrés di Tella, da Argentina, e o brasileiro Eduardo Coutinho.

VISITAS AO CASTELÃO E CENTRO DE EVENTOS

Bismark Maia, Cid Gomes, Makhatar Diop e Ferrucio Feitosa em visita ao Expoceará

O governador Cid Gomes e o diretor do Banco Mundial (Bird) no Brasil, Makhtar Diop, visitaram no sábado (17) as obras de construcão e modernização do Castelão e do Centro de Eventos do Ceará (CEC). Durante a visita foi possível conferir o avanço das duas obras. A previsão é que o Castelão seja entregue até o mês de dezembro e o CEC no próximo mês de junho.
Durante as visitas, o diretor do Bird destacou a parceria entre o Estado e a instituição financeira pela qualidade dos projetos apresentados pelo Ceará que são referência para os demais estados brasileiros. O governador Cid Gomes anunciou que no próximo mês de abril, o Ceará deverá assinar um novo programa junto ao Banco Mundial que vai melhorar a qualidade de vida dos cearenses. Na segunda-feira (19), Makhtar Diop estará em Canindé, no Sertão Central, para o lançamento do Programa São José ao lado do Governador.
CASTELÃO - Atualmente, o Castelão já alcança 59,2% de execução e deverá ser entregue em dezembro. Das quatro etapas do projeto de reforma e modernização do Castelão, duas já foram finalizadas. A Etapa I foi inaugurada em novembro de 2011. A Etapa II compreende Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul. A etapa III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. Dos seis andares projetados para o novo equipamento, cinco já estão erguidos. A previsão é que o prédio seja concluído em setembro. Já a Etapa IV compreende a finalização de todo o projeto e interação entre as etapas. Atualmente, essa fase está com 25,13% de conclusão.
EXPOCEARÁ – O Centro de Eventos (ExpoCeará) tem 176 mil m² de área construída em um terreno de 17 hectares; 21 mil m² de jardins e 3,2 mil vagas de estacionamento. Ele terá capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento. Em sua construção estão sendo investidos cerca de R$ 437,5 milhões, por parte do Governo do Estado e Governo Federal.
Complementar às obras do Centro de Eventos, estão sendo priorizados os acessos ao equipamento e a melhoria do tráfego na região através da construção de quatro trincheiras (túneis) subterrâneas de 9,5 metros de largura. Com um investimento de mais de R$ 94,6 milhões, os túneis vão eliminar dois semáforos e agilizar a entrada e a saída para o CEC e equipamentos vizinhos.

EM ABRIL, NOVAS LINHAS DA AZUL PARA FORTALEZA

No último domingo, 18, a Azul comemorou três anos de operações em Fortaleza, um de seus primeiros destinos atendidos no Nordeste. A capital cearense recebe diariamente sete voos da companhia, conectando as cidades de Campinas, Recife, Teresina e Belém.
Para marcar a data, a Azul oferecerá para os cearenses um novo voo ligando a capital a Natal a partir de 20 de abril. As passagens para esse nova ligação já estão disponíveis nos canais de compras da empresa com tarifas a partir de R$ 99,90 o trecho.
Desde a inauguração da base, a companhia transportou mais de 430 mil Clientes de e para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, com uma média mensal de 22 mil embarques de desembarques.
Os Clientes procedentes de Fortaleza têm à disposição, além de voos diretos para algumas capitais, opções de conexão para vários destinos operados pela Azul a partir dos aeroportos de Viracopos, em Campinas, e Confins, na grande Belo Horizonte. Ainda, partindo do aeroporto campineiro, a companhia oferece linhas de ônibus gratuitas para São Paulo, Piracicaba, Sorocaba, Barueri e Santa Bárbara D´Oeste.
Além de Fortaleza, a Azul opera voos diários e diretos ligando a cidade cearense de Juazeiro do Norte à Campinas.
NAVEGANTES À FORTALEZA - A Azul recebeu também autorização da Anac para operar nova rota que ligará o Sul ao Nordeste do País a partir de 20 de abril. O novo voo sairá de Navegantes (SC) com destino à Fortaleza (CE), passando por Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Recife (PE) e Natal (RN).
A companhia oferece passagens com tarifas imperdíveis: trechos: Recife – Natal a partir de R$69,90; Fortaleza – Natal a partir de R$ 99,90; Rio de Janeiro – Navegantes a partir de R$ 149,90; Rio de Janeiro – Recife a partir de 199,90

A 'PÉROLA NORDESTINA' ESTÁ COM 157 ANOS

 Ponte Construtor João Alves, ou
ponte Aracaju - Barra dos Coqueiros

Uma das primeiras capitais brasileiras planejadas comemorou, no sábado (17),  157 anos de capricho, vaidade e, acima de tudo, ousadia. Aracaju (cajueiro dos papagaios) possui pontos turísticos que atraem a atenção e um povo cativante e alegre. Já nasceu capital - em 1855 - e foi criada por questões estratégicas e de economia. O projeto surgiu como um desafio à a capacidade da engenharia na época, por sua localização numa área dominada por pântanos e charcos. Mas em meados de 1900, já era considerada a cidade mais industrializada e o maior centro urbano do estado de Sergipe. Pelo fato de ser considerada a 'capital brasileira da qualidade de vida', conta com atrações turísticas suficientes para manter os visitantes ocupados por muitos dias.
Grandes foram as comemorações do aniversário da cidade. Houve inaugurações como as da 'Casa Lar para Idosos', um desejo da comunidade, do novo 'Calçadão da Avenida Beira Mar'  e da infraestrutura da 'Ponta da Asa' e da 'Praça do Jetimana'. Shows e programas vários foram muitos na “Perola Nordestina” , possuidora de uma das orlas marítimas  mais bonitas do Brasil.

CULT HOTEL E A CIVILIZAÇÃO DO AÇÚCAR


Casarios de Mano Victor expostos no CULT

Quando se fala em Civilização do Açúcar, com frequência se pensa apenas nos séculos 17, 18 e 19, quando os engenhos estavam em plena atividade. Mas, pouca gente sabe que toda a formação de Pernambuco, inclusive da capital, Recife, está intimamente ligada ao produto. E aí surgem os casarios e casarões de um Recife que se espalha pelo Poço da Panela, Casa Forte e outros bairros. 
"Pernambuco é a Civilização do Açúcar. E, quando se fala nisso, é preciso distinguir a produção econômica da cultural. O que somos hoje, culturalmente falando, vem da civilização do açúcar. Mesmo que as casas-grandes venham a ser demolidas, o que seria uma perda lamentável e irreparável, nós não podemos nos separar dela. Nossos hábitos, costumes e até ideologia são advindos da cana", explica a antropóloga Fátima Quintas.
“Não existe local mais adequado para levar as reproduções dos casarios de Mano Victor que o andar do Cult Hotel dedicado a civilização do açúcar. Cada apartamento recebeu uma sequência de casarios que levam nossos hóspedes diretamente ao apogeu do açúcar em Pernambuco” diz José Otávio Meira Lins, proprietário do estabelecimento. O Cult Hotel (Av. Conselheiro Aguiar, 755, Pina, Recife, Pernambuco) além de hospedar é também um hotel-galeria de arte.

PACATUBA REVIVE A ATRAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO


Nos dias  5 e 6 de abril, Pacatuba realiza a sua 38ª Paixão de Cristo. Encenada por moradores da cidade e de regiões limítrofes, a peça é capaz de arrastar multidões (cerca de 15 mil espectadores por edição) e, de quebra, possibilita a inclusão cultural dos participantes, já que eles têm aulas nos cursos e oficinas oportunizados pela Secretaria de Turismo e Cultura (Funtec), através de recursos do Ponto de Cultura do Ceará.
A peça este ano traz novos atores como protagonistas. Para o papel de Jesus foi escolhido o ator cearense Glauco de Lucena, que interpretou Cristo duas vezes na encenação da Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope), na Paraíba, substituindo na ocasião atores da Rede Globo. Para o papel de Maria de Nazaré, a escolhida foi a atriz e representante do cenário teatral cearense Fernanda Zeballos.Os demais papeis da encenação continuam sendo feitos pela comunidade, Novidade: antes do espetáculo, haverá apresentações musicais com cantores do universo Gospel.
Ao todo, a produção do tradiconal espetáculo de Pacatuba dispõe de 300 profissionais. A estrutura conta com camarotes e arquibancadas, cinco telões, show pirotécnico e toda uma parafernália que busca dar realismo à apresentação. A iluminação e sonoplastia seguem uma linguagem complementar ao que as pessoas estão assistindo. Na busca por um bom resultado, a Prefeitura contratou ainda uma empresa de efeitos especiais. 
De acordo com dados informados pela equipe da Funtec, o custo da Paixão de Cristo de Pacatuba é de cerca de 200 mil reais, provenientes de recursos municipais e de colaborações pontuais da iniciativa privada local. O espetáculo conta ainda com o apoio do Governo do Estado.

EM FLORIANÓPOLIS, PROCISSÃO COM MAIS DE DOIS SÉCULOS


Nos dias 24 e 25 deste março acontecerá em Florianópolis a 246ª edição da Procissão de Passos, integrando a programação do aniversário de Florianópolis. 
Realizada desde 1766, ou seja, há 246 anos de forma ininterrupta, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos mantém-se como uma das maiores festas de fé e de religiosidade popular de Santa Catarina. Ela está ligada à tradicional Irmandade que lhe dá o nome e ao Hospital de Caridade, braço social e assistencial da bicentenária instituição. São quatro as cerimônias mais importantes desta Festa: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos; três dias antes da procissão, a missa e a Procissão do Carregador; a transladação da imagem  do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana; e a  Procissão com o Sermão do Encontro das duas imagens
A PROCISSÃO - Na procissão noturna, o andor da imagem do Senhor Jesus dos Passos é carregado pelos homens, que vão se revezando e o de Nossa Senhora das Dores, pelas mulheres. No domingo à tarde, as duas imagens percorrem as ruas centrais da cidade quando, em frente à Catedral,  há o histórico sermão do Encontro. Um dos momentos mais emocionantes da procissão acontece no sopé do Morro da Bela Vista, do Hospital de Caridade, ocasião em que a imagem do Senhor Jesus dos Passos é levada a fazer um giro de 360 graus, como agradecimento e despedida da cidade por mais um ano.  Ao término da Procissão, as imagens retornam à Capela. 
PATRIMÔNIO  NACIONAL - Com intuito de perpetuar a tradição, a mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina poderá tornar-se  parte do Patrimônio Cultural  Imaterial Nacional. A proposta está tramitando no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan, em Brasília e a previsão é de  que se concretize ainda este ano. A documentação inclui pareceres de historiadores, antropólogos  e jornalistas com contexto cultural do Estado. A programação da festa do Senhor dos Passos começa dia 18 e se estende até o dia 26 de março. (Jornalista Nelci Selbel)

SEMANA SANTA EM MINAS GERAIS

A tradição da religiosa mineira na Semana Santa vai movimentar o turismo do Estado. Ao visitar as cidades históricas de Minas Gerais na Semana Santa, o turista sentirá a atmosfera e a arte do Brasil-Colônia. Essas cidades-museus, que estão à beira da Estrada Real e fazem parte dos roteiros dos circuitos turísticos implantados pela Secretaria de Estado de Turismo, ressuscitam todos os mistérios dos antigos tempos que inspiraram trabalhos de artistas como Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), poetas, pintores, entre eles, Manoel da Costa Ataíde, e escultores que viveram nos séculos XVIII e XVIII. Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco, Congonhas, Diamantina, São João del-Rei (foto) e Tiradentes lembram o cenário barroco com seu casario, suas igrejas e museus, suas pontes e ruas de pedras, além das cores de cetim dos anjos e dos paramentos dos sacerdotes que acompanham as procissões. (Sergio Moreira – Minas Turismo Gerais)

SEMANA SANTA NO CATUSSABA


II FÓRUM CEARÁ – CULTURA E TRADIÇÕES INDÍGENAS



A Fundação de Cultura de Maracanaú e a Secretaria da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares IOV – Secção/Ceará, promoverão,  de 30 de março a 1º de abril,  no Teatro Dorian Sampaio, o II Fórum Ceará – “Cultura e Tradições Indígenas” , importante evento direcionado principalmente para a rede de culturas sociais não apenas do município como de todo os estados. Os objetivos serão a integração, confraternização, discussões e conhecimentos sobre os saberes e fazeres da Cultura dos povos indígenas do Ceará.

Neste encontro, os participantes  terrão  oportunidade de analisar, debater e conhecer um pouco mais sobre o contexto “Cultura e Tradições Indígenas”  e um momento para um contato direto com a nossa ancestralidade quando da visita à  reserva da tribo dos Pitaguary,  na cidade de Maracanaú

O ACQUÁRIO CEARÁ VAI SE TORNANDO REALIDADE


NUMA CONTROVÉRSIA SEM FIM
O ACQUÁRIO CEARÁ VAI SE TORNANDO REALIDADE
Assinatura do acordo

Um acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), foi firmado na quinta-feira (22), oficializando a parceria que irá orientar as ações do Acquário Ceará. 
No evento estiveram presentes o secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia; o reitor da UFC, Jesualdo Farias; o diretor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Luiz Parente Maia; o secretário adjunto da Pesca e Aquicultura do Estado, Manuel Furtado Neto; o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Estado do Ceará, Melquíades Carneiro, além da Rede de Aquicultura das Américas (FAO/ONU), comunidade acadêmica e trade turístico cearense. A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Estudos da Aquicultura Costeira (Ceac).
O Instituto de Ciências do Mar (Labomar) é vinculado à UFC e desde 1960 realiza pesquisas sobre a vida marinha. Em 2011, representantes do órgão visitaram cerca de 10 dos maiores aquários para entender seu funcionamento. Segundo o Termo de Cooperação Técnica firmado na ocasião, o órgão será responsável pelo apoio ao Estado na parte científica, manutenção, tratamento dos animais e definição das espécies a serem expostas e estudadas no Acquário Ceará. 
De acordo com o diretor do Labomar, Luís Parente, o Acquário Ceará deve ampliar a capacidade de trabalho da instituição em pelo menos 20 vezes, além de permitir um maior manejo das espécies nativas. “O Labomar vai ser o responsável pela escolha dos animais expostos, que serão cerca de 500 espécies, das quais 20% deverão ser nativas”, afirma o diretor. O órgão também responderá pela construção do habitat, povoamento dos tanques e pela indução de pesquisas científicas.
Segundo o secretário do Turismo, Bismarck Maia, a parceria também irá possibilitar o surgimento de uma expertise local, tanto em estudos da vida marinha quanto de mão-de-obra especializada, fortalecendo o setor de pesca e maricultura no Ceará. 
Todos esses fatores serão somados ao incremento na cadeia turística proporcionado pelo Acquário. A atração deve dobrar o fluxo turístico cearense, atraindo correntes turísticas - a formada por quem procura grandes ícones arquitetônicos e a dos admiradores da vida marinha. “Recebemos cerca de 3 milhões de turistas por ano. Se 30% desse número, ou seja, cerca de 1 milhão de visitantes ficarem um dia a mais no Ceará para visitarem o Acquário, sendo que o gasto per capita médio é de R$ 230 por pessoa, teremos, então, um incremento de R$ 230 milhões por ano injetados na cadeia produtiva do turismo”, ressalta o secretário.
Com o termo de cooperação, a Setur reafirma a vocação múltipla do Acquário, que tanto vai ser o maior ícone edificado do Ceará e sua principal atração turística, quanto vai tornar o Estado um dos principais centros de estudos de biologia marinha, através do crescimento das atividades do Labomar.
CONTESTAÇÕES – Diferentemente do que pensam o Governador do Estado, o Secretário de Turismo e  grande parte dos que acreditam ser a obra instrumento inquestionável de projeção do nosso Estado, ainda agora, quando já se anuncia o início das obras, com a chegada das estacas de sustentação da construção,  o Acquário Ceará continua ser questionado. A construção, no antigo local onde funcionou o Ifocs (Dnocs), na Praia de Iracema , ia ser iniciada, já que havia a Licença Prévia e a Licença de Instalação  dada pela Secretaria do Meio Ambiente/CE.  Mas o Iphan entrou na pendenga, afirmando não haver se pronunciado sobre o estudo arqueológico. Diante do fato, o Ministério Público Federal entrou na “briga”. Fez três recomendações: que a (Semace) suspendesse os efeitos das Licenças Prévia e de Instalação, até o resultado dos estudos a serem realizados pelo  Iphan; que o Estado não inicie a construção; que o Iphan embargue a obra, caso os trabalhos comecem sem  o resultado favorável dos estudos arqueológicos. 
Segundo se sabe, há boa vontade da parte do IPHAN para que a questão tenha breve solução. Para tanto, dará prioridade aos estudos arqueológicos do local da construção e em seguida da liberação, se for o caso, da parte que lhe toca. 

PAIXÃO DE CRISTO DA VILA ELLERY APRESENTA NOVIDADES


Os moradores da Vila Ellery, em Fortaleza estão empolgados e na expectativa de que, como nos anos anteriores, a encenação da Paixão de Cristo  será um acontecimento marcante. O espetáculo de alto apelo católico acontece há mais de 10 anos no bairro. Há quatro anos,  o grupo Juvenil Sagrada Família. Há 4 anos, o grupo Juvenil Sagrada Família, ligado à Igreja Nossa Senhora de Lourdes, levou o espetáculo para as ruas, atraindo a atenção  dos moradores e de outros da Capital, antes apresentado dentro da igreja. 
Cerca de 50 participantes, entre crianças, jovens e adultos do próprio bairro, se dividem nas tarefas de representação, produção e apoio do espetáculo. E este ano a expectativa dos atores/atrizes e dos moradores é bem maior, pois é o primeiro espetáculo realizado após a transformação da capela em paróquia, o que aconteceu no final de 2011, com apoio do novo pároco,  padre Antônio Simplício.
Um dos atores principais é o estudante Iago Viana que faz o papel de Jesus (14), pela terceira vez. O jovem estuda na Escola Profissionalizante Creuza do Carmo Rocha e mora no conjunto Maria Jose Gomes. Maria é interpretada por Jordana Gomes(13) que mora no Ellery e estuda na escola Imaculada Conceição.
Se depender da apresentação dos atores e atrizes mirins, a encenação também terá mais qualidade, pois o trabalho foi reforçado pela parceria com o Grupo Imagens, que  realiza uma oficina básica de teatro para os garotos(as), durante as manhãs de sábado. 
O espetáculo também tem o apoio do governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e da Associação Comunitária dos Bairros Ellery e Monte Castelo – ACEM).
CAMPANHA DA FRATERNIDADE - Entre as novidades da Paixão de Cristo deste ano, também está o envolvimento com a Campanha da Fraternidade. De acordo com Wescley Sacramento, coordenador do Grupo Sagrada Família, está havendo palestras na igreja e na comunidade, para sensibilizar os moradores sobre o assunto. Para simbolizar o tema, a encenação no Domingo de Ramos iniciará diante do Centro de Saúde Pa ulo Machado, na Rua Bernardo Porto.
PROGRAMAÇÃO – No domingo de Ramos, 1º de abril, começam  as apresentações,  saindo do Centro de Saúde Paulo Machado,  seguindo pelas principais ruas do bairro e chegando à Igreja Nossa Senhora de Lourdes. No Lava-pés,  haverá apresentação durante a missa, na quinta-feira, às 19 horas, na Paróquia. Na Sexta-feira da Paixão,  acontece a apresentação principal na Via-Sacra, com início às 8 horas, saindo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e percorrendo as principais ruas do Bairro Ellery. 
O grupo ainda fará apresentações em escolas e comunidades vizinhas, como no conjunto Maria José Gomes, no bairro do Álvaro Weyne, onde atualmente moram as famílias da área de risco do açude João Lopes.
NO CENTRO DRAGÃO DO MAR – Outra encenação dos últimos dias de Jesus na terra, acontecerá no  teatro do Centro  Cultural Dragão do Mar. O Grupo Popular de Artes Cênica, com texto de Paulo Botafogo, contará em 90 minutos a história de Jesus Cristo desde sua entrada em Jerusalém até a sua morte e ressurreição. 
Os espetáculos serão nos dias 30 e 31 vindouros, a partir das 19 horas. 

BLUMENAU FOI A CAPITAL NACIONAL DA CERVEJA


Blumenau abriu o calendário cervejeiro do país  no último dia 21, com a realização do 4º Festival Brasileiro da Cerveja, que seguiu até sábado,  com a participação de cervejarias e cervejeiros caseiros de várias partes do país. O festival reúniu os melhores do ramo e teve o objetivo de levar ao público amante das boas cervejas uma diversidade de tipos, aromas, sabores e texturas, além de boa música e variedade gastronômica. A promoção foi do Parque Vila Germânica em parceria com o Empório Vila Germânica.
Durante os  quatro dias, o Setor 2 da Vila Germânica  reuniu mais de 450 rótulos da bebida e recebeu alguns dos maiores nomes nacionais e internacionais da cerveja no mundo, que  ministraram palestras técnicas. Participaram do evento mais de 80 expositores entre cervejarias artesanais, cervejeiros caseiros e fornecedores para o mercado de cervejarias. Além disso, seis restaurantes e 11 atrações musicais  animaram o Festival.
Pela primeira vez no Brasil, houve o The Great South Beer Cup, uma competição internacional de cervejas que contou com 70 cervejarias de quatro países - Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Serão 220 cervejas de 20 estilos na disputa.

VEM AÍ O MOSCOW CIRCUS ON ICE


O Moscow Circus On Ice – Circo de Moscou no Gelo,  completa 50 anos de fundação em 2012 e marcará a data com uma inédita turnê brasileira, que passará por 15 cidades a partir dos dias 21 e 22 de abril, quando acontecem as apresentações inaugurais em São Paulo, no Via Funchal. Outras capitais, como Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro, também estão na rota da turnê, que tem o patrocínio do Bradesco.
Desde sua estréia, em Bruxelas (1964), a companhia vem conquistando uma sólida reputação junto ao público e à crítica internacional, graças à surpreendente e inovadora combinação entre o universo circense, o ballet clássico tradicional e a patinação artística.O Circo hoje é dirigido por Natalia Abramova e reúne 35 bailarinos especializados em patinação artística. 
O vigor físico, o virtuosismo, a sincronia de movimentos e o equilíbrio em acrobacias arriscadas e precisas são elementos que pontuam a excelência do espetáculo – ainda hoje o único ballet circense no gelo do mundo. São 26 artistas distribuídos em 17 números em dois atos, que incluem malabares, dança, trapézio e entradas de palhaço, que dão o tom lúdico ao show. Outra característica singular do espetáculo é o picadeiro, uma pista de gelo sintético formada por placas colocadas diretamente no piso do palco, o que permite a apresentação da companhia em casas de espetáculo fechadas, como é o caso do Via Funchal. 
As turnês do Circo de Moscou no Gelo já passaram por países como França, Itália, Israel, África do Sul, Nova Zelândia, Japão, China, Canadá, Polônia, Espanha e Emirados Árabes.
Em Fortaleza,  a estréia está prevista para o dia 7 de junho, no Siará Hall (Av. Washington Soares, 3199 – Edson Queiroz), com capacidade: 3.500 lugares

CHICO ANYSIO FOI PARA OUTRA DIMENSÃO


André Lucas, Chico Anisio, o pres do FCVB,
 Colombo Cialdini e a Prefeita Luizianne Lins,
 na homenagem que o humorista recebeu
 da SETFOR, no Rio.

     O Brasil perdeu na última sexta-feira, 23, seu grande gênio do humor. Faleceu na última sexta-feira, 23, Chico Anysio, artista multifacetado, de muitos rostos sem dúvida o nosso maior humorista de todos os tempos. Com mais veras estamos de pêsames os cearenses, pois o “Professor Raimundo” nasceu em Maranguape.
     Chegado ao Rio com menos de dez anos, Chico Anysio criou 209 personagens nos seus 65 anos de carreira.  Começou a carreira para valer na Rádio Guanabara, na década de 50. Antes, porém, já despontava como artista, anos, freqüentando programas de calouros nas rádios do Rio e de São Paulo. Foi locutor, comentarista esportivo e se firmou como grande nome do humorismo, na TV. Quem pode esquecer programas como a escolhinha do Professor Raimundo, Chico City e tantos outros? Quem pode esquecer de tipos como Pantaleão, Prof. Raimundo. Alberto Roberto, Coalhada, Bozó,  Coronel Limoeiro?  Além da versatilidade na interpretação das personagens que criava, o saudoso artista também foi escritor e pintor.
Prof Raimundo, o primeiro
      O PADECER - Há mais de um ano, fumante inveterado, vinha lutando pela sobrevivência e foi para outra dimensão em razão de falência múltipla dos órgãos decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar.  Internado há mais de 100 dias no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Estava internado há mais de 100 dias no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, mas o mal que o tabagismo lhe impusera o perseguia há mais de um ano. Em todos os momentos, seu espírito sempre foi altivo e brincalhão. Em 20 de outubro do ano passado, mesmo em cadeira de rodas, foi ao Aterro do Flamengo, no espaço Viva Rio, receber um troféu concedido com justiça pela SETFOR, durante evento de promoção da cidade de Fortaleza.
   VELÓRIO - No sábado, uma legião de amigos, colegas e admiradores (estima-se mais de cinco mil), lamentando mas reconhecidos pela trajetória vitoriosa  do excepcional artista, compareceu ao velório, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre tantos, registre-se a presença da mulher, Malga Di Paula, da ex-esposa Zélia Cardoso de Mello e seus dois filhos adolescentes que vieram dos Estados Unidos, do irmão Elano de Paula, e dos filhos André Lucas, Nizo Neto e Bruno Mazzeo.
Pantaleão e seus causos
     CREMAÇÃO - A cerimônia de cremação do corpo de aconteceu na tarde de domingo (25), no Crematório da Santa Casa da Misericórdia, no Cemitério São Francisco Xavier, no Rio. A cerimônia foi privada, comparecendo apenas os familiares e alguns amigos.
     Parte das cinzas do corpo de Chico Anysio virão para a terra natal, Maranguape.  A outra serão levadas à floresta do Projac --centro de produção da Rede Globo, no Rio de Janeiro.
Fica a saudade, bem  expressa pela viúva:. “O desejo dele foi feito. A gente cantou junto, foi lindo. As cortinas de veludo foram fechadas para ele. O show acabou muito bem”.

JORNAL ROTA DO SOL 27/03/2012