Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

CALEIDOSCÓPIO - LEMBRANÇAS, SAUDADE... / NÃO ACREDITAMOS

LEMBRANÇAS, SAUDADE...
Não somos chegados a remoer o passado. Quase às vésperas dos noventinha, continuamos enfrentando a vida com pensamentos positivos, feliz entre os filhos, netos, bisnetos e amigos, não mais feliz ainda por que falta a metade do nosso eu, a minha mulher Angelita, que o Grande Senhor do Universo nos roubou. Não há como fugir: nascemos, vivemos e morremos. Foi mais do que PHD quem “inventou” o Planeta Terra e nos trouxe para compor o cenário. Já pensaram que confusão se não fosse assim? Pois já na longa escalada, mesmo sem querer, um potencial sócio do clube dos “pé na cova”, doidamente não nos damos conta de que o tempo é implacável. Pensamos e vivemos como se jovem fossemos ainda. Não com as travessuras e o vigor de antanho, mas ainda como partícipes de tudo de bom que acontece. Assim, sem uma razão mais forte, nestes últimos dias de final de ano, temos voltado ao passado para remoer fatos desta longa estrada de vida. Como era gostoso, com  colegas do Liceu  do Ceará, cercar para ouvir as estórias do Quintino Cunha, na praça do Ferreira, num “café” na esquina, junto ao hoje Leão do Sul!. Ou nadar com o colega Cezinha, nas manhãs de sábado, quando fugíamos do restante das aulas do dia. E pensar que íamos a partir da Ponte Velha até os navios ancorados e voltavamos até o Paredão (Hoje Inace). Ou atormentar uma pobre mulher da rua e doente mental, a qual jogava pedra para nos atingir quando a chamávamos de Garapa. Pior ainda quando um de nós gritava “água” e o outro completava “açúcar”. A coitada então nos perseguia, repetindo, “Junta, filho da puta, junta”. Estas e outras lembranças são realmente saudade, palavra exclusiva do Português e do Provençal, pois nos leva a um passado de boas recordações. Depois desta recaída, volto à realidade com o  mesmo propósito, tão desgastado, de que “quem vive de passado é museu”. Hoje é tão bom como antigamente. Depende de como se olhar a realidade que está em nossa volta, sabendo tirar  partido. Assim,  aproveitamos da melhor maneira possível o que de bom nos é servido.
NÃO ACREDITAMOS
Noticiou-se que a Câmara Municipal de Fortaleza iria funcionar nos próximos tempos na conhecida Cidade da Criança (Parque da Liberdade), em pleno Centro Histórico de Fortaleza. A notícia é tão fora de propósito que não acreditamos na veracidade da informação. A casa legislativa de Fortaleza já funcionou em vários lugares, sempre procurando um local em que os vereadores tivessem, um adequado para trabalhar. Já esteve na Praça do Carmo, no “foyer”do Teatro José de Alencar, no início da rua Senador Pompeu e por aí vai. Seu último pouso foi, por alguns anos, na rua Antonele Bezerra, nas  proximidades da Praia de Iracema. No final da sua última administração, o prefeito Juraci Magalhães deixou para a Câmara uma nova sede, perfeitamente adequada, no bairro Guararapes, numa esquina da Avenida Rogaciano Leite. Lá está ela funcionando bem até hoje. Por que então novamente mudar-se para o centro da cidade, quando órgãos importantes, como o Tribunal de Justiça e o repartições públicas de lá migraram? Será que os doutos vereadores não gostam do local porque é um pouco longe dos pontos de movimento? Se a ideia do “gênio” que pensou na mudança prosperar e concretizar-se, certamente a cidade é que pagará. Não é segredo que Fortaleza é carente de locais qualificados para o lazer e bem estar da população e dos turistas. A solução tem sido a Avenida Beira Mar, a Praia do Futuro, talvez a Barra do Ceará e o que mais mesmo? A esperança era que a Cidade da Criança, hoje subutilizada, fosse mais um local de atração, após uma reforma adequada para a finalidade. Um bom cinema e teatro, estrutura para feiras e desfiles, enfim vida ativa era o que se aguarda para tão rico e bucólico local. Não acreditamos, francamente, que a  administração do prefeito Roberto Cláudio cometa a insensatez de permitir a mudança, nem tão pouco o eleito presidente  Câmara, Salmito Filho, ele que foi secretário de turismo. Se forem a favor, certamente estarão dando um tiro no pé. 

“CIDADE DA CRIANÇA” SERÁ REVITALIZADA

Após a solenidade de posse do vereador Elpídio Nogueira no cargo de secretário de Turismo de Fortaleza, indagamos do prefeito Roberto Cláudio se era verdade a ida da Câmara Municipal de Fortaleza para a Cidade da Criança, no Centro Histórico da nossa capital. Na resposta, o Prefeito foi enfático e veemente e nos disse que, pelo contrário, o local seria em breve tempo  revitalizado para ser um dos melhores e maiores centro de referência do nosso turismo. 
Para nós, a informação foi um alívio, pois faz cair por terra qualquer esperança daqueles que tiveram a infeliz ideia da mudança. 

SINDETUR: CONFRATERNIZAÇÃO E NOVA DIRETORIA


Mantendo uma tradição, foi no Salão Meireles do Ideal Club que o Sindicato das Empresas de Turismo do Ceará fez sua festa de confraternização anual, na última quarta-feira, 17, prestigiada por autoridades e convidados. O presidente do Sindetur, empresário Edmilson Rodrigues, fez o discurso de saudação aos presentes. Durante a agradável noitada, houve a posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2015/2017, a qual tem como presidente o empresário Colombo Cialdini.
Lauto jantar, com som musical, encerrou o encontro dos empresários cearenses de turismo.

COMEMORAÇÃO NA ARENA CASTELÃO - CALÇADA DA FAMA HOMENAGEIA ÍDOLOS DE FUTEBOL

A retomada de atividades culturais e coPara comemorar o segundo aniversário da reformada Arena Castelão,  o estádio recebeu o projeto Foot Fame/Pé da Fama. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivo (Sege) e dotará o espaço de uma Calçada da Fama, única em arenas da Copa do Mundo de 2014. A solenidade de abertura do projeto foi na última terça-feira (16), pela manhã, no Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira, com a presença de grandes nomes do futebol cearense entre os homenageados.
Nessa primeira fase, foram homenageados 11 ícones, incluindo seis profissionais que se destacaram no futebol cearense: Erandy Pereira Montenegro, autor do primeiro gol no Castelão; Geraldino Saravá, maior artilheiro do estádio; Gildo, ex-jogador indicado como ídolo do Ceará Sporting Club; Ronaldo Angelim, craque indicado pelo Fortaleza Esporte Clube; e Pacoti, ídolo indicado pelo Ferroviário Atlético Clube. Todos têm  os pés imortalizados na calçada da fama do futebol da Arena Castelão. Para completar a lista, houve  homenagem póstuma ao ex-comentarista e um dos maiores defensores da construção do estádio, Paulino Rocha, indicação feita pela SEGE.
No âmbito nacional, tiveram suas pegadas imortalizadas  os representantes de cada um dos títulos mundiais do Brasil. O “Rei do futebol”, Pelé (1958-1962-1970);  o “Anjo de Pernas Tortas”, Garrincha (1958-1962);  o xerifão do tetra, Ricardo Rocha (1994);  e o lateral-esquerdo do penta Campeonato Mundial de Futebol, Roberto Carlos (2002). O meia Ricardo Goulart, campeão do Brasileirão 2014,  pelo Cruzeiro, também foi lembrado na solenidade como um dos destaques do ano no futebol brasileiro.
INTERATIVIDADE - O museu ao ar livre  permitirá  que o torcedor conheça a trajetória de jogadores, técnicos e de profissionais da imprensa esportiva, de forma simples e com muita interatividade. Os Discos Pegadas, como são conhecidos, contarão com tecnologia de Realidade Aumentada, ou seja, ao baixar um aplicativo para smartphones, o torcedor poderá acessar a um acervo com vídeos, fotos, além de conhecer a biografia de cada homenageado.
O projeto prevê ainda outros nomes de grandes jogadores e técnicos da história do futebol no mundo todo, além de personalidades da imprensa, que ajudaram a escrever a vitoriosa história do esporte no Brasil. Ao todos, serão 100 pegadas de personalidade do futebol, de diferentes nacionalidades e gerações. Craques que levaram o nome do Brasil ao mundo na conquista dos cinco títulos mundiais da Seleção Brasileira e de momentos inesquecíveis.

MAIS VOOS EXTRAS DA AZUL

Depois de anunciar dezenas de voos para a alta temporada de verão no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras lança novas operações extras dedicadas ao período, com foco na crescente demanda de Clientes. Os principais acréscimos de voos são para o Sul e o Nordeste – as frequências complementares estarão disponíveis entre este mês e fevereiro. A companhia contará com mais de 3,5 mil ligações extras no período.
Entre as novidades, a Azul pretende oferecer voos extras com destino a Foz do Iguaçu, Natal, Juazeiro do Norte, Petrolina, Caxias do Sul, São José do Rio Preto, Teixeira de Freitas, Valença, Cascavel e Navegantes. Além disso, colocará mais frequências à disposição para Ilhéus, Florianópolis, Porto Seguro, Recife, Salvador, Fortaleza, Maceió, Cabo Frio e Belém – cidades que já haviam recebido reforço. 

COMPETITIVIDADE EM TURISMO: CADÊ FORTALEZA?

De acordo com o Mtur, o turismo brasileiro está mais competitivo. O país obteve, este ano, a maior nota da série histórica do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, iniciada em 2008. Em cerimônia realizada na última terça-feira (16),  em Brasília, foram premiados pelo Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional os destinos que mais evoluíram em 13 quesitos ligados ao turismo, a capital e a não capital que mais se desenvolveram no último ano e o destino número um do Brasil.
O Índice de Competitividade do Turismo Nacional mede a evolução de 65 destinos considerados indutores do turismo brasileiro, com o propósito de desenvolver o  setor e destacá-lo como atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país. As dez cidades com o melhor nível de desenvolvimento turístico foram: São Paulo (SP) - 82,5 pontos; Porto Alegre (RS) – 80; Belo Horizonte (MG) - 78,5; Rio de Janeiro (RJ) - 78,5; Curitiba (PR) - 77,9; Foz do Iguaçu (PR) - 76,9; Recife (PE) – 76; Brasília (DF) - 75,2; Salvador (BA) – 75 e Florianópolis (SC) - 74,2.
Para o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, o Índice de Competitividade do Turismo é uma ferramenta que aumenta o conhecimento sobre a realidade da atividade turística nas diversas regiões brasileiras, instrumento fundamental para melhorar a gestão dos destinos turísticos nacionais.  
O estudo avaliou a evolução dos destinos em 13 aspectos que compõem a atividade turística: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.
CADÊ Fortaleza – Interessante o resultado do estudo. Sempre o Ministério do Turismo solta “releases” indicando até que Fortaleza é um dos locais mais procurados, no País, pelos turistas brasileiros. 
Também por aqui, a Secretaria de Turismo do Estado apregoa o mesmo. Contudo, parece que os fatos não comprovam o que tem sido divulgado. Afinal, o índice está correto ou estão com propaganda enganosa? Ou os turistas vêm à capital cearense por  que?

A CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE TERÁ HOTEL IBIS

A Accor anunciou a assinatura de quatro contratos no Nordeste para abrir empreendimentos em Campina Grande (PB), Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE) e Luís Eduardo Magalhães (BA). Ao todo, as novas assinaturas representam um investimento de R$ 90 milhões por meio de parceiros da Accor na região e vão gerar uma oferta de 606 quartos. 
Os novos contratos fazem parte do plano de desenvolvimento da Accor na região das Américas, onde, apenas neste ano, foram assinados 46 contratos, número que representa um investimento de R$ 1,2 bilhão por meio de parceiros do Grupo. Os contratos vão somar uma nova oferta de mais de cinco mil quartos no mercado e gerar cerca de sete mil empregos diretos e indiretos. O Brasil permanece como principal país da região das Américas, com 34 contratos assinados e um investimento acima de R$ 800 milhões.  
Os novos hotéis pertencem ao grupo de marcas da categoria econômica da Accor, a família ibis. “A Accor tem um forte plano de expansão dentro do segmento, aumentando sua presença em importantes capitais, como Recife, e crescendo também em cidades secundárias, mas com grande potencial, seja para negócios, seja para lazer ou turismo religioso como é o caso de Juazeiro do Norte e Luís Eduardo Magalhães”, afirma Abel Castro, diretor de Novos Negócios Accor Américas & Caribe. 
“Em Campina Grande, a bandeira ibis Styles chega através do sistema de conversão hoteleira, onde um hotel pode aderir a uma marca da Accor, passando a oferecer um serviço hoteleiro de qualidade internacional”, complementa. 
Os hotéis ibis budget Recife e ibis Styles Campina Grande têm abertura prevista para 2016. Já os ibis Juazeiro do Norte e ibis Luís Fernando Magalhães abrirão em 2017.
O IBIS JUAZEIRO DO NORTE - O hotel ibis Juazeiro do Norte  receberá um aporte de R$ 23 milhões do parceiro WR Empreendimentos Imobiliários LTDA e deve gerar cerca de 30 empregos diretos. Ele será construído na Rua Antônio Coimbra, s/n. A unidade terá 140 quartos para até duas pessoas e vai oferecer o maior nível de serviços dentro da categoria econômica, além de novos conceitos visuais das áreas comuns (lobby, recepção e bar). Os quartos serão mobiliados com a exclusiva cama Sweet Bed by ibis™ e equipados com ar-condicionado, televisão, minibar, cofre e telefone.

BICICLETAS COMPARTILHADAS

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, inaugurou oficialmente nesta segunda-feira (15/12) as primeiras 15 estações do sistema de bicicletas compartilhadas, na Praça Luíza Távora. O sistema incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, contribuindo para melhorar a mobilidade urbana da cidade.
“Teremos mais 40 estações até o final de janeiro. Nossa proposta é fazer da bicicleta um meio de transporte efetivo para Fortaleza. Nesse primeiro momento foram priorizadas as áreas com maior concentração de estudantes, ligando os campi da UFC, UECE e Unifor. Até 2020 queremos implantar  pelo menos 500km de ciclovias”, disse o prefeito Roberto Cláudio.
O serviço funcionará todos os dias, de 5 às 23h59 para a retirada dos equipamentos e de 24h para devolução. Mesmo sendo um mecanismo simples, cerca de 30 orientadores estarão dispostos diariamente próximo às estações, das 7h às 19h, auxiliando e esclarecendo as principais dúvidas da população sobre a utilização do sistema nos quinze primeiros dias de operação.

A ABIH/CE HOMENAGEOU O PREFEITO DE FORTALEZA

Foi na noitada alegre e descontraída da última sexta-feira, 12, que a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará promoveu  sua festa de anual de confraternização, ocasião em que homenageou o prefeito de Fortaleza, concedendo-lhe o Troféu Habib Ary como Personalidade Turística 2014.
O principal salão de recepção do Hotel Gran Marquise ficou lotado de figuras representativas do turismo do Estado, de autoridades dos Três poderes, jornalistas e convidados. Coube ao presidente da ABIH/Ce, Darlan Leite,  fazer o discurso de recepção aos presentes e destacar as qualidades do homenageado, prefeito que já nos seus dois anos de mandato mostrou-se sensível aos principais problemas da Capital, com destaque as atenções voltadas para o turismo.  No mesmo sentido, por delegação, o vereador Salmito Filho,  recém eleito presidente da Câmara de Vereadores e ex-secretário de Turismo do Município, saudou oficialmente o prefeito Roberto Cláudio. Ainda antes da entrega do Troféu Habib Ary, o secretário de Turismo do Estado, Bismark Maia, em nome do Governador, também discursou.
Na sua fala, o prefeito Roberto Cláudio, de modo sucinto mas abrangente, mostrou o que sua administração vem realizando,  destacando o papel do turismo e do trade, salientando ser uma economia limpa,  que gera emprego e causa impacto imediato no comércio. "O turismo tem um caráter transformador e de futuro para a cidade de Fortaleza", asseverou.
O troféu é uma nova denominação do prêmio Personalidade Turística, criado em 1988, pelo então presidente Nelson Otoch, sendo a maior comenda concedida pela ABIH CE. A honraria recebeu esse nome numa reverência ao empresário Habib Ary, que foi o primeiro presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará, pai do hoteleiro e associado Sérgio Ary.
Discurso proferido pelo empresário  Darlan Teixeira Leite, presidente da ABIH/Ceará,  na solenidade de entrega do Troféu Habib Ary – Personalidade Turística 2014, ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra, realizada na noite do último dia 12, no Hotel Gran Marquise: 
“Boa noite a todos e a todas!
Invocando a presença de Deus, gostaria de agradecê-lo em nome de todos aqui presentes pelo dom da vida. Diante d’Ele,  renovamos nossos compromissos de promover o desenvolvimento, gerando empregos, fortalecendo nosso turismo e a economia de nosso Estado. O Final do ano é uma época de balanços, de fazer planos para o futuro e agradecer aqueles que direta ou indiretamente colaboram conosco. Agradeço a minha família, minha mãe, meu irmão, minhas filhas Bia, Iris e Talita, minha esposa, Poliana, e minha caçula Darlana, que por diversas vezes foram privadas do convívio domestico e empresaria, por conta dos compromissos associativos. Agradeço a minha diretora executiva: Ivana, Régis, Vicente, Peixoto, Claudinha, Waldy  e Liduina, que juntos doamos o melhor de nós para a condução da ABIH. Agradeço, ainda, aos nossos colaboradores Rejane, Mariá e Edson, que desenvolvem com zelo o dia-a-dia da entidade, tornando assim a missão do presidente mais amena e produtiva. Agradeço aos meus amigos hoteleiros nas pessoas dos meus conselheiros Eliseu e Manoelzinho, por nos confiarem mais dois anos na condução da entidade. Agradeço aos nossos anfitriões José Carlos, Dionísio e Philippe, que tão bem nos recebem nesta noite. Agradeço aos amigos da imprensa, nas pessoas da minha amiga Edgony Bezerra, engenheiro e jornalista Pompeu Vasconcelos, Ivonildo Lavor, que sempre nos deram total apoio na divulgação de nossas empreitadas e principalmente na divulgação do destino Ceará.
Minhas Senhoras, Meus Senhores!
Hoje é também dia de prestação de contas, das ações desenvolvidas durante o ano na nossa gestão à frente da ABIH-CE. Em 2014,  visitamos 23 cidades brasileiras e 3235 agentes de viagens compareceram aos nossos eventos, esclarecendo suas duvidas, conhecendo nossos empreendimentos e nossas infraestruturas. Aproveito para agradecer, também, ao grupo comercial da ABIH.
Queria agradecer às autoridades, amigos, familiares que vieram prestigiar este evento nas pessoas do nosso governador eleito Camilo Santana, do Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, que tão bem conduziu a SETUR nos últimos 08 anos e aqui, por justiça, peço ao nosso Secretário Bismarck que seja portador dos agradecimentos da hotelaria ao senhor Governador Cid Ferreira Gomes, que entra para a história  como sendo o Governador do Turismo. Pediria uma salva de palmas para o nosso Secretário e nosso Governador.
Agradecer ao nosso eterno Secretário de Turismo de Fortaleza e Presidente recém-eleito da Câmara Municipal de Fortaleza, Vereador Salmito Filho e toda sua equipe.
Queria fazer uma agradecimento especial ao prefeito Roberto Claudio, nosso homenageado do ano de 2014, por todas as obras que estão sendo executadas em nossa capital, onde temos a convicção de que a cidade só é boa para o turismo se for boa para a população, e é isto que estamos começando a experimentar em nossa Fortaleza.
Amigos!
Parece que encontramos sempre uma força contrária ao movimento que na física chamamos de “força de atrito” e é isso que o empresariado sempre experimentou, mas hoje o gestor público também está sendo extremamente massacrado nas suas tentativas de realizar o trabalho para o qual o mesmo foi eleito. Se não o faz é omisso, preguiçoso e incompetente; se faz é depredador do meio ambiente, insensível, truculento e outros adjetivos, mas o mais importante é ser persistente no seu objetivo de “fazer” e foi isto que eu vi neste jovem prefeito, numa reunião na FIEC com presidentes de quase 30 (trinta) entidades cearenses, quando o prefeito Roberto Cláudio foi questionado pelo então presidente do IAB, meu amigo Odilo Almeida, falando que deveria ser revista a construção dos viadutos do Cocó, pois a nova dinâmica municipal de mobilidade urbana estava voltada para o transporte de massa. Então nosso prefeito respondeu com a firmeza que lhe é peculiar:  “Odilo,  em outro momento eu posso me reunir para falarmos desse tema, mas eu fui eleito para fazer. A obra  está licitada e contratada e eu vou fazer”.Neste dia, eu e a maioria dos presentes nos sentimos honrados, e ali constatamos e revalidamos nossos votos, depositados nas urnas pró-Roberto Cláudio.
Roberto,  precisamos de gestores como você, que diz e faz! Nós,  hoteleiros do Ceará, somos parceiros e admiradores do seu trabalho e tomando-o como símbolo desse trabalho obstinado dedicamos-lhe o troféu Habib Ary, o qual por justiça lhe será conferido hoje, como demonstração de nosso setor a vossa excelência pelo esforço para fazer de Fortaleza uma cidade cada vez melhor. Parabéns!

Ao encerrar, formulo votos de um natal de bênçãos e um ano novo de paz e prosperidade de todos. Boa noite e muito obrigado”

TUDO PELO TURISMO EM 2014

Este é, caro leitor, o último artigo de 2014. Sem dúvida, uma síntese dos apelos turísticos, feitos por nossa pessoa, ao longo do supracitado ano. Alguns deles foram críticos; outros, de elogios sinceros. Todos, porém, pautados nos princípios éticos e no profissionalismo. Ser ético, honesto e profissional é obrigação de todo Jornalista, independentemente da  área especializada. No Turismo, tudo deve ser praticado, com ética, profissionalismo e nada de se vender algodão por veludo, em se tratando de produtos, equipamentos, serviços e atrativos turísticos, quer os da natureza, quer os criados pelas mãos do homem. É que turista somente é enganado uma vez e, assim mesmo, reconhece e não volta mais ao polo visitado.
Recordando, um pouco, os assuntos, por nós escritos, no decorrer de 2014, ressaltamos os que chamaram a atenção das autoridades competentes, para corrigirem falhas existentes na prestação de serviços pelas iniciativas pública e privada, direcionadas ao turista; a malha viária danificada; monumentos pichados; sujeiras nos corredores turísticos, nas praças, nas praias e em outros ambientes públicos.
É bom lembrar também que não nos esquecemos de alertar os pseudocomerciantes, que, na ânsia de faturar, em um mês, o que apurariam em 12 meses, exploraram, descaradamente, os visitantes e, às vezes, venderam o que dissemos, acima, algodão por veludo. Explorar o Turismo e não o turista é uma frase recorrente, todavia sempre é importante que a digamos ou a escrevamo-la, vezes seguidas, enquanto perdurar esse esdrúxulo comportamento por parte de pessoas inescrupulosas.  Ah! Lembramos, ainda, não ser somente obrigação do Estado e das Prefeituras investirem na promoção dos potenciais turísticos de Fortaleza e do Estado e na infraestrutura de suporte ao turismo. A iniciativa privada pode e deve ser parceira em tudo o que contribuir para aperfeiçoar esse segmento econômico na capital e no interior.
Batemos, também, na mesma tecla, ou seja, a crítica situação da segurança pública, persistindo em Fortaleza e nas maiores cidades interioranas. Por incrível que possa parecer, segurança tornou-se um importante atrativo turístico, visto ninguém desejar visitar polos turísticos, nos quais percebe que poderá pôr em risco a sua vida, a de sua família e a de amigos. Fortaleza, a exemplo de Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, mesmo com a atuação das Polícias Civil e Militar, é considerada pela população uma cidade violenta. Fizemos abordagem, outrossim, a respeito dos transportes coletivos, como táxis, ônibus e topiques bastante usadas, não oferecendo conforto e segurança aos usuários. Pedimos, ainda, a atenção da população, para que tratasse bem os turistas, pois deixam divisas, são responsáveis pela geração de empregos e distribuição de renda, sem falar da divulgação da cultura do povo cearense.
Para tristeza nossa, criticamos, também, a revoada, diariamente, de muriçocas, no aeroporto internacional Pinto Martins, fato desagradável para quem fica à espera da decolagem ou aterrissagem das aeronaves. Sentimos, por diversas vezes, esse problema na pele, embora estivéssemos agasalhados. Isso – repetimos – não condiz bem para uma cidade turística e que ocupa a mente das pessoas, fora do Ceará, quando desejam passar suas horas de lazer por essas bandas. Bem! As férias chegaram. Vamos colocar mais policiais, nos locais de visitação pública (praias, praças, restaurantes, cinemas, teatros, boates etc., para não ocorrerem assaltos, furtos, roubos, arrastões e outros tipos de agressão física. Vamos proporcionar mais segurança pública aos habitantes de Fortaleza, das cidades do interior e aos turistas.
Por último, elogios ao Governo do Estado, nas pessoas do governador Cid Gomes, do titular da Setur, Bismarck Maia, do secretário Arialdo Pinho, grande incentivador do Turismo, que contribuíram com a dinamização das atividades turísticas, a exemplo da construção do Centro de Eventos, duplicação de rodovias, facilitando o acesso aos pontos turísticos no litoral, serra e sertão, à participação do Estado em eventos nacionais e internacionais, divulgando nosso potencial turístico dentro e fora do Brasil. Parabéns aos empresários do ramo, visto, em parcerias com o Governo do Estado, tornar o Ceará-Turístico mais visível e desejado por milhões de brasileiros e considerado número de estrangeiros. No final, resta-nos dizer que tiramos o chapéu, em matéria de turismo, para o governador Cid Gomes, Bismarck e Arialdo. Ah! O prefeito Roberto Cláudio melhorou parte da infraestrutura de nossa cidade, mas falta muito, para deixá-la sem transtornos, nas avenidas e ruas, inclusive conservando-as limpas.
Bem! Aproximam-se o Natal e Ano-Novo.  Agora, estimado leitor, somente nos compete desejar-lhe  um SENSACIONAL  NATAL e UM VENTUROSO 2015. Obrigado pela leitura de nossos artigos.
Antonio José de Oliverira 
Vice-presidente da Abrajet-CE

GRANDE CONCERTO DE NATAL - DOMINGO DE LUZ NA CATEDRAL DE FORTALEZA

O Grande Concerto de Natal – Domingo de Luz teve sua sétima edição no último dia 14, a partir das 16h30min, na Catedral Metropolitana de Fortaleza.  O evento, que contou com a presença de cerca de três mil pessoas, brindou o fortalezense com interpretações  maravilhosas da grande orquestra regida pelo maestro Poty Fontenele e integrada por músicos cearenses, 120 vozes de corais de Fortaleza, além de um coro infantil formado por crianças de escolas públicas. O repertório constou  de músicas natalinas de diversos países, épocas e estilos, do clássico ao popular..
Inicialmente, a banda de música da 10ª Região Militar recepcionou o público à entrada da Catedral, seguindo-se interpretações do tenor Paulo José Benevides e da soprano Patrícia Oliveira, representando José e Maria com o Menino Jesus, cantando a Ave Maria, de Gounod, acompanhados por um cortejo de crianças. 
Os excelentes momentos de fé cristã e beleza artística  proporcionados pelo Grande Concerto de Natal – Domingo de Luz, nasceu de  uma feliz ideia da jornalista Leda Maria, concretizado pela Comissão Organizadora do Grande Concerto de Natal – Domingo de Luz, à frente o jornalista Rubens Frota.   Na programação, foram oferecidas as seguintes  peças: Adeste Fideles (tradicional portuguesa), Natal Todo Dia (Mauricio Tapajós), Jingle Bells (James Pierpont), Jesus Bleibet Meine Freude (J. S. Bach), White Christmas (Irving Berlin), Glória (Tradicional Francesa), Boas Festas (Assis Valente), Oh Holly Night (Adolphe Adam e Placide Cappeau), O Velhinho (Octávio Filho), Happy Day (domínio público), Linda Estrela (Pastoril alagoano), Ave Maria (Charles Gounod), Amigos para Sempre (Andrew Lloyd Webber), Noite Feliz (F. Gruber e J. Mohr)

SHOW ENCANTA CEARÁ

Ontem, à noite, com a presença de grande público, a TV Verdes Mares promoveu a em grande estilo a 3ª edição do Show Encanta Ceará, reunindo grandes artistas para enaltecer a  música cearense.  
A noitada, no Aterro da Praia de Iracema, decorreu descontraída e bastante participativa, com a multidão vibrando com as exibições  dos destacados artistas entre os quais Beto Barbosa, Mastruz com Leite, Carlinhos Palhano, Falcão, Markinhos Moura, Sam Alves,  Marcos Lessa, além de famosas bandas do cenário cearense. 

ANAC REFORÇA FISCALIZAÇÃO NOS AEROPORTOS

A Agência Nacional de Aviação Civil   intensificará  a fiscalização no período de 10 de dezembro a 11 de janeiro de 2015 nos 12 principais aeroportos do país. Na Operação Feliz 2015, 326 servidores trabalharão em turnos para cobrir os períodos de maior movimento e de maior fluxo de passageiros.
As principais companhias aéreas já apresentaram à ANAC os planos de contingência para essa época do ano. Cada empresa elabora o seu plano, de acordo com as características de suas operações. Entretanto, todas assumem compromissos como: a ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, o reforço de funcionários em guichês exclusivos para informações e registro de manifestações, a suspensão da prática de overbooking, aeronaves reserva disponíveis, o aumento no efetivo de tripulação, o remanejamento das manutenções programadas nas aeronaves e o reforço no treinamento das equipes de solo. Além de ampliar o número de servidores nos aeroportos nessa época do ano, diretores e gerentes manterão suas atividades de forma a acompanhar as operações ininterruptamente. A atuação da ANAC é parte da operação especial para o setor, nesta época, organizada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (CONAERO), coordenada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), e conta com a participação de vários órgãos do Governo que atuam nos aeroportos e na aviação civil.
A ANAC esclarece que, pela Resolução nº. 141/2010, é dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo. Além disso, a companhia deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, Internet e outros) para atrasos superiores a 1 (uma) hora; alimentação adequada para atrasos superiores a 2 (duas) horas, e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a 4 (quatro) horas. Nos casos de preterição de passageiro por troca de aeronave de capacidade inferior, o transportador deverá procurar por passageiros que se voluntariem para embarcar em outro voo mediante o oferecimento de compensações, além de assegurar o direito a receber assistência material, conforme prevê a Resolução n° 141/2010. 
Caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar primeiramente a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.. (Com a Ascom da ANAC).

DEIXARÁ SAUDADE O NATAL DE LUZ

O Ceará Natal de Luz 2014 com todo o seu brilho e excelente programação, terminará no próximo dia 23. Nestes  18 anos, a iniciativa da Câmara de Lojistas de Fortaleza mais uma vez brinda os fortalezenses e turistas com uma festa  que desperta fraternidade e enaltece a autoestima com o intuito de fortalecer a nossa gente, ao mesmo tempo desperta solidariedade e incentivo à preservação do meio ambiente,  
Com o tema central  “O Natal de Reis”, o evento, pela sua organização e programação, sem dúvida é a maior manifestação natalina de Fortaleza, mostrando atrações em nada menos de 21 pontos da cidade , todos feericamente iluminados e com criações inspiradas nos signos natalinos.
A tradicional Árvore de Natal, montada na Praça do Ferreira; a exibição dos maviosos cantores mirins  do Coral de Luz,  executando peças natalinos  na sacada do Excelsior Hotel; o Desfile Natal de Luz no Parque da Criança, enfim a magia das luzes e da decoração vêm nos preparando para que tenhamos paz e alegria neste final e esperanças renovadas. 
O Ceará Natal de Luz 2014 é uma realização da CDL de Fortaleza e Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social. Em parceria com o Governo Federal e Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. Patrocínio da Coelce, Grupo C. Rolim, Esmaltec, Banco do Nordeste, Newland, FIEC, OI Operadora e SESI. Apoio: Sistema Verdes Mares, Sindiônibus, Faculdade CDL, Indaiá e Grupo M dias Branco.

A TAM FEZ ACORDO DE CODESHARE COM A IBERIA

Foi anunciado um acordo de código compartilhado (codeshare) de seus voos entre a TAM e a Ibéria. As empresas  passam a oferecer mais opções de destinos dentro da Europa e América do Sul, com a emissão de todos os trechos em um único bilhete. As passagens poderão ser compradas nos canais de vendas das companhias para voos a partir de 18 de dezembro de 2014.
Os passageiros que voarem com a TAM até Madrid, na Espanha, terão acesso a Barcelona, Roma, Zurique, Dusseldorf, Genebra, Veneza, Tenerife, Bilbao e Asturias, utilizando a malha aérea da parceira. Em contrapartida, os passageiros da Ibéria poderão conhecer Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Salvador, Florianópolis, Curitiba, Manaus, Brasília, Porto Alegre e Recife.
As companhias TAM e Iberia operam nos mesmos terminais tanto em São Paulo no T3, quanto em Madrid no T4, o que facilita ainda mais as conexões entre as duas empresas.
Membros da oneworld, a TAM e a Ibéria oferecem benefícios recíprocos em seus programas de fidelidade, permitindo que os membros TAM Fidelidade e Ibéria Plus acumulem pontos/avios e resgatem passagens ao voar com as companhias. 
CENTRAL - A TAM colocou  em operação uma Central de Controle de Passageiros Brasil (CCP Brasil), localizada em São Paulo, contando com profissionais que atuam 24 horas por dia com foco na identificação antecipada de situações críticas. O objetivo é garantir soluções ágeis aos clientes que, por alguma eventualidade, podem ser impactados por variáveis operacionais, como meteorologia adversa e alteração da malha aérea, por exemplo. 
Assim que são identificados grandes contingentes de passageiros de voos impactados por alterações, soluções de acomodação ou assistência são criadas e, quando possível, comunicadas com antecedência ao cliente por meio de SMS, e-mail e ligações telefônicas, ou em último caso disponibilizadas diretamente pelas equipes da empresa nos aeroportos.

PESQUISA – O NORDESTE É O DESTINO MAIS PROCURADO

Jericoacoara-CE
Se depender dos turistas brasileiros, os principais destinos do país estarão mais movimentados no período da alta temporada. Isso porque cerca de 34,2%  dos entrevistados em pesquisa mensal do Ministério do Turismo manifestou intenção de viajar nos próximos seis meses. O dado, de novembro, é o maior índice registrado ao longo de 2014 e supera o percentual referente ao mesmo período do ano passado, de 32,1%.
Segundo a Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, entre os que manifestaram intenção de viajar, 79,6% já optaram por destinos brasileiros. A região Nordeste continua sendo a mais procurada pelos viajantes (46%), seguida das cidades do Sudeste (25,8%), do Sul (17,5%), Norte (7,8%) e Centro-Oeste (2,9%).  Além disso, mais da metade (54,1%) desses turistas preferem se deslocar a esses destinos de avião, enquanto 28,1% optam pelo automóvel e 14,7% de ônibus
Avaliações do TripAdvisor em 2014, indicam que o Pão de Açúcar é a atração mais comentada do país. Camarões, em Natal (RN), é o restaurante mais avaliado do País e o segundo mais avaliado no mundo. Salinas do Maragogi, em xxx,  é a hospedagem mais avaliada do País.

MUDANÇAS NA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO VEICULAR

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão do Ministério das Cidades, apresentou no último dia10  a nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dos documentos do veículo – Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O Coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran, Rone Evaldo Barbosa, concedeu entrevista coletiva sobre o assunto,  às 10h, no Ministério das Cidades, em Brasília (DF).
Os novos modelos serão obrigatórios apenas para os documentos emitidos a partir de 1º de julho de 2015, conforme as Resoluções 511 e 512 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As resoluções serão publicadas no Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (10/12). 
A versão dos documentos traz 28 dispositivos de segurança na carteira do motorista e 17 no CRV e CRLV. O objetivo desta medida é  impedir a falsificação e adulteração dos documentos, além das fraudes no pagamento de licenciamento e Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

2º MAIOR RÉVEILLON DO PAÍS - FORTALEZA NA EXPECTATIVA DA GRANDE FESTA 2015


Dezembro sempre é um mês de muitas e boas perspectivas de que, de janeiro em diante, se tenha mais saudável e promissora. Neste 2014, as esperanças se repetem. Já nos últimos dias do mês, estamos todos imbuídos de espirito mais fraterno e alegre. 
REVEILLON DO ATERRO  - A festa de Reveillon que a Prefeitura de Fortaleza vem mantendo como tradição no Aterro da Praia de Iracema, cada anos mais atraente e deslumbrante, nesta passagem de 2014 para 2015,  está fadada a divertir  uma multidão que ronda a casa de mais de 500 mil   fortalezenses e turistas. O objetivo é oferecer ao público 12 atrações, entre bandas nacionais e locais, e confirmar ser a segunda  maior festa  do gênero no Brasil. O show, com 12 horas de apresentações,   contará com Daniela Mercury, Jota Quest, O Rappa, Bruno & Marrone, Marcos & Belluti, Solteirões do Forró, As Coleguinhas, Banda Zero 85, Luis Marcelo & Gabriel, Paulo José, Acaiaca e Banda Patrulha.
À meia noite, no momento da passagem do ano, serão 17 minutos de queima de fogos, a maior já realizada no Réveillon de Fortaleza. Será o grande momento dos abraços, do estourar dos espumantes, das diversas manifestações de fraternidade e esperanças. E o povo estará dançando e vibrando a partir das 18h do 31/12/2014 até às 06h do dia 01/01/2015. 
ORGANIZAÇÃO – Para que tudo decorra dentro da maior normalidade, um total de 160 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) participam do plano operacional que terá início na noite de 30 de dezembro, com a proibição de estacionamento na região do Aterrinho, entre a rua Ararius e Idelfonso Albano.
A ETUFOR disponibilizará para os participantes do evento, além das 19 linhas de ônibus que já existem na região, com  horário estendido até às 4h da manhã do dia 01/01, mais 110 linhas extras e 7 linhas especiais. 
Para o bem estar e saúde dos participantes, haverá dois Postos Médicos Avançados (PMAs), localizados em regiões distintas para agilizar atendimento. Cada PMA contará com duas ambulâncias, três médicos, seis enfermeiros, oito auxiliares de enfermagem e um coordenador.
Além destas providências, ações integradas de segurança e de corpo de bombeiro serão realizadas durante a festividade, juntamente com o Governo do Estado, possibilitando tranquilidade aos participantes. 

PASSAGEM DO ANO NOS CLUBES SOCIAIS

Vários clubes de Fortaleza e da Região Metropolitana, afora restaurantes e locais de entretenimento também estarão vibrando no aguardado Reveillon 2014/2015, com a descontraída participação de famílias e pessoas de bem com a vida.  A expectativa é que o Ano Novo seja uma nova caminhada para um Brasil marchando célere a fim de  recuperar a caminhada das grandes realizações estruturais e o povo volte à alta estima habitual.
MARINA PARK HOTEL – O hotel dirigido pelo empresário Eliseu Barros mais uma vez está praparado para oferecer um inesquecível Reveillon, Este ano, o tema Inshallah, expressão árabe que significa "se Deus quiser". Será a manifestação firme do desejo daquilo que queremos muito e vamos encontrar numa festa que terá a energia contagiante das atrações: Bell Marques, Fernando e Sorocaba, Banda Acaiaca e Mr. Babão. Outro ponto alto da festa é o show pirotécnico, que vai misturar luzes e cores num espaço ao ar livre com o céu estrelado refletindo no mar. O encanto da noite se expressa na decoração, que vai complementar o cenário das ilhas: Oásis, Harém, Flor do Deserto, Dubai, Henna, Alladim, Marhaba e Sultão. 
Danças típicas, lendas e histórias do Oriente, desde as Mil e Uma Noites, vão se tornar realidade em personagens encantados conforme seus pedidos ao gênio da lâmpada. São muitas as performances para traduzir a magia do tema e os segredos de Alladim. 
No Marina, animação e gastronomia se harmonizam e abrem espaço para uma culinária diversificada em bufês temáticos que tornam a entrada triunfante. Uvas, chocolates, pães e cascatas de camarão dão boas vindas e têm livre consumo. No entorno das ilhas, a gastronomia se apresenta durante toda a noite em fartos bufês no sistema All Inclusive, com peixes saborosos, lagostas e camarões em molhos especiais, carnes, sobremesas variadas e bebidas: champanhe para saudar o Ano Novo, whisky, vinhos tinto e branco, vodka, cerveja, refrigerante e água.
NÁUTICO -  O tradicional Clube do Meireles, este ano mais uma  vez está com uma programação de Reveillon destinada a receber os elogios dos seus associados e convidados.  A atraente festa terá como atração Demônios da Garoa, Carlos Magno e Banda, Bloco Unidos da Cachorra, afora o cearense Evaldo Gouveia, consagrado em vários carnavais do passado com composições que se tornaram verdadeiros hinos do reinado da folia. 
Para os que forem ao querido clube do Meireles, as mesas estão divididas em 2 categorias. A Mesa Premium comporta 4 pessoas e custa R$ 1.120, e pode-se adicionar mais duas pessoas, sendo R$ 280 cada adicional. Já a Mesa Ouro tem valor de R$ 960 e também comporta quatro pessoas, sendo permitido o adicional de duas pessoas e cada uma deve pagar R$ 240. O ingresso dá direito ao buffet completo e ao espumante. Quem preferir não fazer a compra de lugares em mesa, o local oferece o camarote individual, que tem valor de R$ 300 reais por pessoa.
Um espetáculo à parte será a queima de fogos na passagem do ano
IDEAL e IATE – A tradição da festa do Reveillon também será oferecida aos associados e convidados do Ideal  Clube. Gustavo Serpa e a banda P14 animarão a noitada,  que terá  buffet completo, com espumante e whisky. As mesas de 4, 8 e 10 lugares, custarão, respectivamente, R$ 1.600,  R$ 3.200 e R$ 4.000. 
No Iate Clube,  os participantes  curtirão o Reveillon com a animação de Rafaella Manville. Também estarão à disposição mesas de 4, 8 e 10 lugares, sendo que as de 4 lugares custarão R$ 1.540, com um buffet La Maison, 1 garrafa de whisky e 1 champanhe. Os que estiverem nas  mesas de 8 lugares, desembolsarão R$ 3.080, com o mesmo buffet das de 4 lugares, mas com 2 garrafas de champanhe a mais. As mesas de 10 lugares custarão R$ 3.850, com as mordomias proporcionadas nas outras categorias.

NÃO SERÁ AMANHÃ A INAUGURAÇÃO DO AEROPORTO DE JERI

Comunicado do secretário de Turismo do Estado, postado no seu FACEBOOK, diz o seguinte: 
 “Apesar dos muitos esforços de parte desta gestão, não será possível inaugurarmos a importante obra do aeroporto do Polo Turístico de Jericoacoara, no município de Cruz, no próximo dia 20/12, como anteriormente agendado, e por motivos alheios à vontade firme de levar benefícios à população do Ceará, de parte deste governo. 
Esta obra demonstra a prioridade dada pelo Gov Cid F Gomes ao turismo, além de sua visão estratégica: não existe des. regional sem que tenha aeroporto para cargas e passageiros a mais de 100 kms. A Secret de Turismo, responsável pela obra e também pelo atraso, pede desculpas à população, na certeza que em breve, o futuro Governador Camilo Santana, entregará este importante benefício, abrindo portas ao mercado Nacional e Internacional”.  

THE ECONOMIST DESTACA - O ACQUARIO CEARÁ É UMA DAS BOAS NOVIDADES DA AL

Concepção artística de como ficará o aquário 
De acordo com a revista britânica “The Economist,  um dos mais respeitados veículos especializados no noticiário político e econômico internacional, o Acquario Ceará é uma das boas novidades da América Latina no próximo ano. Em seu especial “The World in 2015” (“O Mundo em 2015”), a publicação ressaltou, em nota assinada pelo jornalista Michael Reid, a importância da inauguração do complexo, que será a edificação turística mais moderna do Brasil e referência mundial.
Além da sua grandiosidade física o Acquario Ceará será o mais moderno do planeta aliando 15 milhões de litros de água, 35 mil animais de 500 espécies diferentes às atrações de ultima geração de Edutenimento (Educação + Entretentimento). O empreendimento não se restringirá a um “zoológico marinho”, pois também reunirá atrações interativas e museológicas à exposição de espécies aquáticas, integrando um Museu Oceanográfico Interativo de última geração a um aquário de padrão internacional. Ao associar elementos de Arquitetura, Entretenimento e Marketing, a atração terá caráter extremamente inovador, que o elevará a um patamar diferente dos aquários convencionais.
Entre outros benefícios da obra, estão a revitalização da região da Praia da Iracema, a geração de empregos e a cooperação de intercâmbio científico com a comunidade acadêmica e a indústria de piscicultura (de  água doce e salgada) do Estado do Ceará, incentivando estudos que ajudarão a compreender os oceanos e propor novas soluções de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. 
A The Economist não é o primeiro veículo de imprensa internacional a se interessar pelo projeto, que já foi tema de matérias em algumas das mais relevantes publicações especializadas em arquitetura no mundo, como a Architetic Magazine e o ArchDaily, além de ser tema de matérias em países diversos como Espanha, Rússia e Vietnã.

FORTALEZA COM NOVO SECRETÁRIO DE TURISMO

Com o auditório  do Paço Municipal repleto de autoridades estaduais e municipais, destacando-se o secretário executivo,  Marcos Pompeu, representando a Setur/Ceará,  afora representantes da entidades turísticas e jornalistas, o prefeito Roberto Cláudio deu posse oficial ao novo secretário  de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira (foto). 
No ato solene, discursou o ex-secretário da Setfor,  vereador Salmito Filho, escolhido recentemente para presidente da Câmara Municipal, o qual  relatou o que fizera na sua administração,  afirmando acreditar no êxito do seu sucessor,  pelo seu discernimento e capacidade de trabalho. Após assinado o Termo de Posse, o novo secretário Elpídio em discurso referiu-se à sua atuação como homem público, prometendo  empenhar-se ao máximo a fim de que o turismo de Fortaleza continuasse em ascenção. 
No encerramento da reunião, o prefeito Roberto Cláudio reafirmou seu compromisso de dar atenção especial ao turismo da Capital, um setor de grande importância, marcante nas metas que deseja atingir ao final do mandato. 

ROTA DO SOL SEMANAL 19/12/2014 - ISSUU