Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2016

CALEIDOSCÓPIO : APROVADO O AFASTAMENTO DA PRESIDENTE – NÃO HÁ GOLPE

Já era manhazinha de anteontem quando, após longos e acalorados debates entre os governistas e os da oposição, o Senado Federal votou a favor da admissibilidade de que a Presidente Dilma Rousseff deveria afastar-se do cargo por até 180 dias, tempo em que o “impeachment”, de fato, entrará em julgamento definitivo. Mais de 20 horas de discursos tensos em que as provas e contraprovas foram discutidas pelos senadores. Indiscutivelmente, o contraditório foi exercido amplamente. Depois, a votação.  Os senadores a favor do afastamento somaram 55, contra 22 votos dos governistas. No nosso modo de entender, pelo que tivemos conhecimento pelas argumentações dos litigantes e dos juristas de nomeada das duas partes, este rumoroso processo para afastar a Presidente por atos abusivos em relação ao dinheiro público, também com viés outros ligados às finanças e que estão afetando dolorosamente a vida dos brasileiros, está correndo dentro do que prevê a Constituição. Não é um golpe como apregoam a todo instante a Presidente e sua base de sustentação. “Jus esperneandi”,  não há dúvida.  É ato político legal, pois previsto pela Constituição, como se tem pronunciado o Supremo Tribunal Federal, em mais de um momento de julgamento de ações contrárias ao “impeachement”. Está obedecendo ao rito esclarecido pelo próprio STF, que, ainda ontem, em recurso final para suspender o julgamento, assim  afirmou,  através do ministro Teori Zavascki: “Submete-se a exame do Supremo Tribunal Federal questão relacionada a processo por crime de responsabilidade da Presidente da República (impeachment), que, como se sabe, não é da competência do Poder Judiciário, mas do Poder Legislativo (art. 86 da CF). Sendo assim, não há base constitucional para qualquer intervenção do Poder Judiciário que, direta ou indiretamente, importe juízo de mérito sobre a ocorrência ou não dos fatos ou sobre a procedência ou não da acusação. O juiz constitucional dessa matéria é o Senado Federal, que, previamente autorizado pela Câmara dos Deputados, assume o papel de tribunal de instância definitiva, cuja decisão de mérito é insuscetível de reexame, mesmo pelo Supremo Tribunal Federal”. Revele-se que, isentos como devem ser nos julgamentos de sua competência os juízes, oito dos onze da Corte nomeados nas administrações de Lula da Silva e Dilma Rousseff, talvez até com amargor nos seus corações, cumprem fielmente as delicadas funções de magistrados. Outro argumento dos governistas, no nosso entender, também não prospera. Dizem eles que querem tirar do poder uma presidente legalmente eleita pelo povo. Ora, ora. O vice presidente Michel Temer não era da chapa da Presidente?  Sem os votos que o PMDB, seu partido, cerca de 20 milhões, despejou em Dilma ela teria sido eleita?  Aguardemos, pois, com muita cautela o desenrolar final dos acontecimentos. Com Temer ou com  Dilma,  o que o massacrado povo brasileiro espera é sair de tão caótica situação, do atoleiro.

MAIS ATENÇÃO AO TURISMO

Antonio Jose de Oliveira
Há estudos comprovando gerar o Turismo, segmento que impacta mais de 60 atividades, nos três setores da Economia, ou seja, o primário (industrial); o secundário (agropecuário); e o terciário (serviços), mais de 2 trilhões de dólares, em receita, já representando um pouco mais de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo.  
Mesmo quem não é da área, porém acompanha notícias, reportagens e comentários, pelos diversos veículos de comunicação de massa e até pelas redes sociais, sabe que a denominada indústria do turismo é uma atividade importante, em termos econômicos, sociais e culturais, em todo o universo, além de ser reconhecida como mola propulsora do desenvolvimento sustentável de países, com potencial turístico e exploram-no, racionalmente, isto é, com profissionalismo, ética e transparência em tudo o que lhe diz respeito.
Para concordar com a retrocitada assertiva, basta inteirar-se de informações, referentes a 2011, do Conselho Mundial de Turismo e Viagens (WTTC), quando divulgou ser o Turismo responsável pela geração de mais de 98 milhões de empregos, de forma direta, e 255 milhões de maneira indireta, chegando a ultrapassar a indústria automobilística no universo.
Transportemo-nos, agora, para o Brasil, registrando que o Turismo vem crescendo, ano a ano, no receptivo, (número de turistas estrangeiros), porém, no ranking mundial, o percentual é insignificante, se comparado a países, como: Espanha, França, Itália, Estados Unidos da América do Norte e Inglaterra. Alguns dirão que nosso país é novo, apenas com pouco mais de cinco séculos de descoberto, bem diferente da situação dos países europeus. Mas, pelo seu potencial turístico natural e artificial, além da diversificada cultura, essa justificativa não calha bem.
Na verdade, ainda não se leva a sério a exploração de todo o potencial turístico da Nação brasileira. Ante a assertiva, urge que os governantes brasileiros deem mais atenção ao Turismo, por intermédio de seus órgãos públicos, nas esferas federal, estadual e municipal, sobretudo, nesses dias de crise econômica e política, pela capacidade que tem o turismo de gerar mais empregos, divisas, aumentar a circulação da moeda nacional, divulgar a cultura diversificada das regiões brasileiras, sem falar de outras vantagens.
Atentando-se, para países mais visitados, no ano de 2014, temos: França, 83,7 milhões; EUA, 74,8 milhões; Espanha, 65 milhões; China, 55,6 milhões; Itália, 48,6 milhões; Turquia, 39,8 milhões; Alemanha, 33 milhões; Reino Unido, 32.6 milhões; Rússia, 29,8 milhões; e México, 24,2 milhões de turistas. E o Brasil? Vergonhosamente, pouco mais de 6 milhões de visitantes anualmente. Sendo assim, é preciso mais atenção ao turismo.

AVENIDA BEIRA MAR - FUNCIONAM EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA E ATENDIMENTO

Fazendo parte das ações contínuas do Pacto por um Ceará Pacífico, o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza entregaram, na manhã da última sexta-feira (6), três equipamentos de segurança e atendimento, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza. Considerado como um dos principais cartões-postais de Fortaleza, a orla recebe agora postos de policiamento e atendimento ao turista, além de uma nova Central de Monitoramento no Novo Mercado dos Peixes. Os postos servirão de ponto fixo e apoio na área para a Polícia Militar e Guarda Municipal. Além do serviço de atendimento ao turista, oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), com informações bilíngues e internet.
Para o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, a iniciativa traz impactos não só na melhor recepção dos moradores e turistas, mas principalmente na economia gerada com o ponto turístico. “A Beira Mar é um dos nossos principais patrimônios naturais. É onde se gera também grande parte dos empregos e renda da Capital e do Estado. A Beira Mar não diz respeito de quem só vive nela, mas também a todos da cidade. É um ponto de lazer democrático e, boa parte do sucesso do local depende de uma orla moderna, segura e cidadã”, reforçou.
CENTRO DE MONITORAMENTO – Em meio à solenidade, o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Claudio inauguraram a Central de Monitoramento da Beira Mar, localizado no Novo Mercado dos Peixes. O sistema de monitoramento conta com 30 câmeras "speed dome", que possuem função giratória, com alcance de até 300 metros e que perfazem um giro de 360 graus. Os equipamentos serão distribuídos entre a orla da Praia de Iracema até a Beira Mar, no Mucuripe, compreendendo 6 km. As imagens serão acompanhadas 24 horas, em tempo real.
Segundo o secretário Delci Teixeira, da Segurança Pública e Defesa Social, os equipamentos inaugurados trarão ainda mais o conforto e a sensação de segurança para um dos locais mais visitados da Capital.
Os equipamentos são frutos da parceria do Governo do Estado, através da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), ligada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor); e iniciativa privada, através da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE).

EM CURSO O AGUARDADO FESTIVAL BRASIL SABOR

Mil Folhas de Sardinha 
O Festival Brasil Sabor está mostrando, desde ontem e até 29, na sua 11ª edição, restaurantes de todo o país com promoções do seu jeito de preparar as receitas que valorizam a comida do lugar, temperos e ingredientes peculiares de cada região. A AbraselCe, em parceria com Sebrae e a Assetuc, pelo presidente Mamede Rebouças, foram indispensáveis na realização do projeto gastronômico regional cearense, o qual apresenta várias novidades. 
Na edição deste ano edição, a Abrasel Ceará propôs que os participantes do evento apresentem  origem e originalidade na gastronomia brasileira, e valorizem todo o processo - do agricultor ao restaurante com ingredientes cultivados de maneira sustentável combinados com maestria. 
Para o presidente da Abrasel​ no ​Ce​ará​, Rodolphe Trindade, a forte parceria com os chefs e os grandes festivais cearenses representa a força da nossa gastronomia. "Aliar o Brasil Sabor aos outros grandes eventos do setor fortalece o turismo e ajuda a movimentar a economia em todo o Estado”, avalia.
Como funciona - A mecânica do Festival é simples. Cada restaurante participante prepara um prato a partir da “comida do lugar”, que é um jeito único de se fazer gastronomia valorizando ingredientes encontrados na própria região. O preço dos pratos do Festival é diferenciado e o cliente pode consultar a lista de participantes e os horários de funcionamento.
PARTICIPANTES – São estes os participantes, no Ceará do Festival Brasil Sabor:
Aquiraz - Artesanal Restaurante / Sardinha à Moda Artesanal; Barbalha - Arajara Park / Frango a Prima Vera; Caucaia - Restaurante e Pizzaria Balaio / Sardinha da Vovó; Fortaleza - Crocobeach Hotel, / Trio da Caponga; Restaurante Quarenta e 4; / Tortinha Atrevida de Sardinha; Hotel Gran Mareiro; / Sardinha na Crosta de Castanha do Brasil; Hotel Oásis Atlântico; / Mil Folhas de Sardinha; Murano Grill / Sardinha Berry Blan; Crocobeach / Filé de Sardinha com Crosta de Fubá e Cataplana de Berinjela; Kazu / Sardinha Recheada com Shimeji; Marquês da Varjota /  Sardinhas à Portuguesa; Hotel Ponta Mar / Sardinha grelhada à salmis; Brasil Tropical / Sardinha ao Molho Tropical.

CIRCE JANE NA PRESIDÊNCIA - NOVA DIRETORIA DO CENTRO DE TURISMO E HOSPITALIDADE

A nova diretoria do Centro Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Ceará (Cetur) foi empossada na manhã de terça-feira, 10, no auditório do Sebrae-Ceará, pelo presidente do Sistema Fecomércio do Ceará, Gastão Bittencourt, na presença de autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo e da iniciativa privada, ligadas direta e indiretamente ao Turismo. A solenidade contou ainda com a participação do presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, que também preside o Cetur da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entidade máxima de representação do turismo e à qual as federações são filiadas.
O superintendente do Sebrae-Ceará, Joaquim Cartaxo, na abertura do evento, recepcionou os convidados e destacou a importância do turismo para o desenvolvimento sustentável do país, sobretudo em período de crise econômica e política, como ocorre no Brasil. O dirigente do Sebrae-CE reportou-se, ainda, às ações, que vêm sendo executadas, como: novas rotas turísticas, abrangendo o litoral, sertão e serra, pois há atrativos diversificados em todas as regiões do Estado, modernos e funcionais equipamentos a exemplo do Centro de Eventos do Ceará, Aeroportos Pinto Martins, de Aracati e, brevemente, o de Jericoacoara, rodovias asfaltadas para os destinos turísticos, no interior do Estado,  dentre outras benfeitorias na infraestrutura de suporte a essa atividade.
Falaram, ainda,  sobre o importante papel do Cetur, criado no dia 18 de dezembro de 2015, e dos impactos na economia, causados no segmento turístico: Fábio Perdigão, da Universidade Estadual do Ceará; o presidente do Conselho Nacional de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Alexandre Sampaio de Abreu; o deputado estadual Sérgio Aguiar; o secretário Erick Vasconcelos, da Secretaria do Turismo de Fortaleza; e Circe Jane, presidente do Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade do Ceará.
PRINCIPAIS OBJETIVOS - Dentre os principais eixos do Cetur,  destacam-se: estudos de pesquisas com informações de indicadores econômicos das atividades; capacitação/formação de profissionais, mediante cursos e grades curriculares adequados ao turismo; excelência de gestão empresarial, ciclos de palestras e missões empresariais de turismo; apoio a negócios e eventos; interiorização do turismo e outras ações em benefício do seu desenvolvimento sustentável, articulação com as esferas executivas e legislativas, em torno de programas e assuntos de interesse do turismo, além de identificar e ampliar a participação desse segmento no Sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac. Evidencie-se também ser papel do Cetur trabalhar, com a colaboração de órgãos públicos e privados do turismo cearense, respaldando-se na assertiva de que Turismo e Comércio viajam juntos. 
Diretoria -  A diretoria do Cetur que tomou posse é composta por Circe Jane (presidente); Joaquim Cartaxo (vice-presidente) e Marcos Pompeu (secretário executivo). Fazem parte do Cetur as seguintes entidades: Sesc, Senac, IPDC, Sebrae-CE, secretarias estadual e municipal do turismo, Abav-CE, Abih-CE, Sindeventos, Prática Eventos, Abrasel-CE, Abeoc-CE, Associação dos Guias de Turismo, BBTur-CE, Faec e Abrajet-CE.

PROJETO SETE CUMES - CONFORME O CLIMA, ENTRE 20 E 22 ROSIER VENCERÁ O EVEREST

Eis as últimas informações sobre a intenção do montanista Rosier Alexandre conseguir seu de chegar ao topo do Everest, última etapa do seu Projeto Sete Cumes. Conforme o último comunicado que recebemos, eis as últimas informações do destemido e obstinado cearense: 
“Olá Amigos,
Nossa expedição ao Everest está se aproximando do final. Como vocês bem sabem, esta é a minha terceira expedição ao Everest, porém é a primeira pela Face Norte. As duas primeiras, fiz pela face Sul, no Nepal
Em 2014, nossa expedição foi encerrada com uma avalanche, que matou 16 sherpas. Já em 2015, o problema foi o terremoto que matou mais de 9.000 pessoas no Nepal, incluindo 19 montanhistas e turistas que estavam no campo base da montanha. Na época, eu fiquei preso no campo 2 (a 6.500m) e, somente depois de 3 dias, fui resgatado de helicóptero.
Depois destas duas tragédias, veio a mudança de estratégia. Enquanto na face sul temos muitas gretas e avalanches, na face norte, no Tibete, nós temos outros desafios, a começar pela extrema burocracia chinesa. Para vocês terem uma ideia, as checagens militares chegam a ser 5 por dia, durante a aproximação da montanha. Até no campo base, a 5.150m de altitude, nós temos militares circulando. Outro incomodo: o visto chinês não é anotado no passaporte. Trata-se de uma folha tamanho ofício, que temos que andar com a cópia original em todos os momentos.
Na montanha, temos menos gretas e quase não há avalanches. Em compensação, o frio e o vento são exagerados, e é isso que assusta a muita gente. Enquanto na face sul temos mais conforto com a comida fresca e de excelente qualidade, Internet e resgate de helicóptero, na face norte, a comidinha é bem diferente, não há resgate de helicóptero ou internet, causando um isolamento pleno mesmo. Você assume um risco maior. Exige um planejamento bem melhor.
Nossa previsão é chegar ao cume no dia 17. Porém, as duas tragédias de 2014 e 2015 fez muita gente migrar para a face norte, que este ano chegou a capacidade máxima estabelecida pelo governo: 280 pessoas, entre escaladores, porteadores, cozinheiros e outros prestadores de serviços. Por conta deste grande número de pessoas, a opção é partir ao cume somente no dia 17, para evitar aglomeração e, assim, ter um pouco mais de segurança. Espera vencer o Everest entre 20 e 22 próximos.
Esta programação pode sofrer alguma alteração, se ocorrerem mudanças climáticas bruscas. Mas, creio que vamos executá-la. Logo que possível, voltarei com mais informações. 
Com o meu abraço do tamanho do Everest. Rosier Alexandre”

AEROPORTO DE JUAZEIRO DO NORTE = O GOVERNADOR COBROU URGÊNCIA PARA A REFORMA

O governador Camilo Santana reuniu-se na terça-feira (10), em Brasília, com o secretário-executivo da Aviação Civil (SAC), Guilherme Ramalho, para tratar sobre o processo de reforma, modernização e ampliação do Aeroporto Orlando Bezerra, em Juazeiro do Norte, no Cariri. “Tendo em vista a danificação que ocorreu ao longo do tempo, cobrei urgência para a recuperação da pista, da taxiway (pista de taxiamento) e do pátio, além da construção de um novo terminal de passageiros”, disse Camilo.
O projeto, que já estava previsto anteriormente pelo Governo Federal, está em desenvolvimento e deve ficar pronto em julho deste ano. “A partir da conclusão do projeto, com orçamento, faremos toda uma articulação com a bancada federal para que a gente possa garantir os recursos para este novo aeroporto. Vi a planta e é urgente essa intervenção no equipamento”, afirmou o governador, que participou da reunião acompanhado do deputado federal Arnon Bezerra.  
A preocupação, segundo o governador, é de que o desgaste do equipamento prejudique as operações comerciais aéreas em Juazeiro do Norte. “A SAC me garantiu que darão prioridade na recuperação do aeroporto para não prejudicar o funcionamento da aviação civil da região. Reitero nosso compromisso de lutar por esse novo aeroporto de Juazeiro do Norte”, concluiu Camilo, que enviou um ofício à Secretaria da Aviação Civil solicitando a urgência no processo.
Aguarda-se que os últimos acontecimentos políticos, com a saída de Dilma  Rousseff, até agora temporária, do exercício da presidência da República, não venha obstaculizar o que já foi acertado. O Ceará não poderá ser discriminado por razões políticas. 

ABIH-CE PROMOVEU O CEARÁ NA ARGENTINA

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH-CE realizou, entre os dias 9 a 12 últimos, eventos promovendo o Ceará nas cidades de Buenos Aires, Córdoba e Rosário na Argentina. 
Os seguintes hotéis associados participam das ações: Carmel Cumbuco Resort, Carmel Express Hotel, Carmel Magna Praia, Coliseum Beach Resort, Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort, Gran Mareiro Hotel, Hotel Diogo, Hotel Gran Marquise, Hotel Oásis Atlântico, Hotel Parque das Fontes, Hotel Praia Centro, Hotel Sonata de Iracema, Hotel Villa Mayor, Mareiro Hotel, Marina Park Hotel, Ponta Mar Hotel, Praiano Hotel, Romanos Hotéis Eventos e Turismo e Seara Praia Hotel. 
Além dos hotéis participantes, fazem parte da caravana dos hoteleiros os representantes da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará – SETUR, da Secretaria de Turismo de Fortaleza – SETFOR e da ERNANITUR.

FESTURIS: 300 ANOS DO ACHADO DA IMAGEM DE N.S. DE APARECIDA

Em 2017, o Brasil certamente fará grande celebração pelos 300 anos do achado da Virgem Maria num  rio da cidade paulista hoje denominada de Aparecida do Norte, As festas reunirão fiéis de todo o mundo naquela cidade do interior de São Paulo e de outras cidades do país. O Santuário Nacional, onde fica a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, é o maior centro de peregrinação da América Latina. Existe a possibilidade de nova visita do Papa Francisco para as comemorações. O complexo possui a Basílica com um grande centro comercial, um auditório, parque de diversões, estacionamento, hotel e centro de ventos.
Nesta semana o Pe. Jorge Paulo da Silva Sampaio, junto com as representantes Patrícia Garcia e Aline Costa estão em Gramado e aproveitaram para uma visita ao escritório da empresa que criou e organiza o Festival Internacional de Turismo, a Rossi & Zorzanello. Em reunião com a gerente Comercial do FESTURIS, Rose Ott, ficou definida a participação do complexo de Aparecida na feira deste ano. Aparecida estará nos espaços Mice e de Turismo Religioso, em destaque.
"A minha presença em Gramado foi para estreitar laços com a cidade de Gramado e o Rio Grande do Sul, falando dos nossos projetos e comemorações dos 300 anos do encontro da imagem. Nosso desejo é estar no FESTURIS falando da nossa estrutura, centro de ventos, hotel, e marcar este momento importante inclusive trazendo a imagem peregrina de Nossa Senhora para a feira", destacou o padre Jorge Paulo.
REDE LAGHETTO DE HOTÉIS - Uma das fortes parcerias do FESTURIS é com a rede Laghetto Hotéis.  A história da Laghetto Hotéis iniciou na mesma cidade do FESTURIS, em 1989, com a administração de um empreendimento próprio: o Hotel Laghetto Gramado. Hoje, é a maior rede de hotéis da Serra Gaúcha e conta com sete hotéis em Gramado, um hotel em Porto Alegre e um hotel em Bento Gonçalves, com 1.025 apartamentos administrados, em um crescimento sólido.
Os projetos de expansão da Laghetto Hotéis contemplam a construção de novos empreendimentos e a conquista da administração de hotéis já existentes no país, ampliando a atuação da empresa.
Na última semana, Carlos Blödorn, gerente Comercial dos Hotéis Laghetto, reuniu-se com os diretores do FESTURIS, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e a gerente de Operações Vania Oliveira. Na reunião foi selada a participação da rede em mais uma edição do evento.

MINAS TURISMO GERAIS 13/05/2016

Minas Eventos Expô reúne cadeia produtiva Turismo de Negócios e Eventos em BH - O  Minascentro receberá em maio mais uma edição do Minas Eventos Expô. O encontro reunirá empresários, fornecedores, representantes do governo e todos envolvidos na cadeia produtiva de eventos em Minas Gerais para troca de experiências, estreitamento de relacionamento e fomento de negócios. A edição 2016 será nos dias 24, das 14h às 21h, e 25 de maio, das 10h às 20h. Várias entidades estão envolvidas neste projeto como o BH Conventions Bureau; ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagem; ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Evento; Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; Sindiprom – Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos; ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Codemig, entre outras. Haverá palestras e workshops ministrados por profissionais com extenso know-how, além de feira com expositores relativos a este mercado. As atividade de capacitação acontecerão simultaneamente nos espaços do Teatro Granada, Auditório Pirita e Auditório Água Marinha. A programação envolve temas como Segurança em Eventos, Projetos Especiais da Imprensa, Gestão e Qualidade de Eventos, Live Marketing, Tecnologia para Eventos e diversos outros conteúdos. A Feira acontecerá na área Safira, com 500 metros quadrados e está estruturada em um conceito dinâmico de Show Table, focada em negócios, com ilhas de entidades como âncoras e balcões de expositores. Pretende-se atingir com o Espaço Comercial mais de 50 empresas participantes. Ilha ABAV;Ilha ABEOC; Ilha ABIH; Ilha Abrasel; Ilha Sindbufê; Ilha Fornecedores; Ilha Comunicação; Ilha Ampro; Ilha Destinos BH. Os interessados poderão se inscrever nas atividades mediante pagamento de taxa de inscrição e os visitantes para a feira terão acesso gratuito mediante convite para credenciamento prévio no site minaseventosexpo.com.br – sujeito a lotação. www.minaseventosexpo.com.br 
XXXIII Congresso Nacional da ABRAJET acontece na região Costa da Mata Atlântica no estado de São Paulo - Este ano, XXXIII - Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) será realizado na região da Costa da Mata Atlântica, no estado de São Paulo. Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, os profissionais participantes discutirão assuntos pertinentes à sua especialização e conhecer um dos destinos que mais se prepara para receber o turista. O XXXIII Congresso da ABRAJET vai discutir assuntos como “O Futuro do Jornalismo de Turismo” e como será seu papel dentro da indústria que mais cresce no mundo, Assembleia Geral e eleições para a sua Diretoria Nacional.  As Famtur serão distribuídas entre as nove cidades que compõem a região, visitando desde as belas paisagens da Mata Atlântica e também lugares que fazem parte da história do Brasil, como a cidade de São Vicente, a mais antiga do país, fundada em 1532.  As parcerias formadas ao longo do tempo foram fundamentais para a realização do Congresso, entre elas, deve se destacar a do  Santos e Região Convention & Visitors Bureau que não mediu esforços em sensibilizar a rede hoteleira, destinos turísticos e autoridades para a importância do evento na região da Costa da Mata Atlântica.

IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DILMA - APROVADA PELO SENADO A ADMISSIBILIDADE DO PROCESSO

O Senado aprovou na manhã de ontem (12), por 55 votos a favor e 22 contra, a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Com isso, o processo será aberto no Senado e Dilma será afastada do cargo por até 180 dias, a partir da notificação. Os senadores votaram no painel eletrônico. Não houve abstenções. Estavam presentes 78 parlamentares, mas 77 votaram, já que o presidente da Casa, Renan Calheiros, optou por não votar.
A histórica reunião, não obstante os discursos convergentes e divergentes dos senadores, decorreu em clima tenso, mas sem maiores incidentes. Começou às 10 horas da quarta-feira, varou a tarde, a noite e a madrugada de ontem, quinta-feira, só terminando às seis e meia, com o Plenário sempre cheio. 
Diferente do que houve na reunião da Câmara Federal, os senadores votaram em pouco tempo, no Painel eletrônico, sem manifestações histriônicas. 
A NOTIFICAÇÃO - A presidenta Dilma Rousseff foi notificada no Palácio do Planalto pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado, senador Vicentinho Alves (PR-TO) de seu afastamento do cargo após a proclamação do resultado da votação da admissibilidade do processo de impeachment no Senado.
No documento, Renan diz que a partir do recebimento da intimação está instaurado o processo de impedimento por crime de responsabilidade, ficando Dilma Rousseff, nos termos do Art. 86, §1º, II, da Constituição Federal, suspensa das funções de presidente da República por até 180 dias.
PRERROGATIVAS - Após a proclamação do resultado da votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na manhã desta quinta-feira (12), o presidente do Senado leu para os senadores o texto da intimação que será entregue pelo primeiro-secretário da Casa, senador Vicentinho Alves (PR-TO) a Dilma.
Na mesma notificação, o presidente do Senado diz que prerrogativas Dilma manterá nesse período. São elas: “Uso de residência oficial, segurança pessoal, assistência saúde, transporte aéreo e terrestre, remuneração e equipe a serviço do gabinete pessoal da Presidência”.
CERIMÔNIA - O Palácio do Planalto preparou uma cerimônia no gabinete presidencial, no terceiro andar do prédio, onde Dilma recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, autoridades e personalidades aliadas para assinar a notificação, entregue pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado.
PUNIÇÃO SEM CRIME -Cercada por dezenas de ex-ministros, parlamentares e servidores do Palácio do Planalto, a presidenta afastada Dilma Rousseff fez um pronunciamento à imprensa em que classificou o processo contra ela de "impeachment fraudulento".
Dilma Rousseff admitiu que pode ter cometido erros, mas enfatizou que não cometeu crimes e que está sofrendo injustiça, a "maior das brutalidades que pode ser cometida".
Em falas interrompidas por aplausos e gritos de apoio, a presidenta lembrou que foi eleita por 54 milhões de brasileiros e disse que o que está em jogo não é somente o seu mandato.
Após atos e discurso, Dilma seguiu de carro até o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, a poucos quilômetros do Planalto, onde vai permanecer durante o tempo em que deve ficar afastada. (Com a Agência Brasil)

ÍNTEGRA DA INTIMAÇÃO

Foi a seguinte a íntegra da intimação enviada à Presidente da República, após o resultado da votação da admissibilidade do impeachment:
"Considerando, Srª. Presidente, que a Câmara dos Deputados autorizou, nos termos do Art. 51, I e 86 da Constituição Federal, a instauração de processo contra a Presidente da República pela prática de crime de responsabilidade e considerando que o Plenário do Senado Federal, na Sessão Deliberativa Extraordinária do dia 11 de maio de 2016, admitiu o seu prosseguimento, o Presidente do Senado Federal faz saber, por este ato, que fica Vossa Excelência intimada dos termos da Denúncia autuada neste Senado Federal sob o nº 01, de 2016.
Integram o presente mandato cópia digitalizada do processo que tramitado na Câmara dos Deputados e do processo em trâmite no Senado Federal, incluído o relatório preliminar da Comissão Especial desta Câmara Alta, aprovada pelo Plenário.
Faz saber, ainda, que, a partir do recebimento desta intimação, está instaurado o processo de impedimento por crime de responsabilidade, ficando Vossa Excelência, nos termos do art. 86, §1º, II, da Constituição Federal, suspensa das funções de Presidente da República até a conclusão do julgamento no Senado ou até a decorrência do prazo fixado no §2º do referido artigo, de 180 dias, mantendo durante esse período as prerrogativas do cargo relativas ao uso de residência oficial, segurança pessoal, assistência saúde, transporte aéreo e terrestre, remuneração e equipe a serviço do Gabinete Pessoal da Presidência."

OS NOVOS MINISTÉRIOS DO GOVERNO TEMER

Henrique Alves voltou ao Turismo
O vice-presidente Michel Temer, agora no exercício da presidência da República, resolveu diminuir o número de ministérios. Agora são 22, com os extintos agregados a outros ministérios.  Eis a relação dos que ficaram, já com os respectivos titulares: 
Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil. Henrique Meirelles, ministro da Fazenda. Geddel Vieira Lima, ministro-chefe da Secretaria de Governo. Romero Jucá, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. José Serra, ministro das Relações Exteriores. Gilberto Kassab, ministro de Ciência, Tecnologia. Inovações e Comunicações. Raul Jungmann, ministro da Defesa. Romero Jucá, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.  Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional.  Bruno Araújo, ministro das Cidades.  Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mendonça Filho, ministro da Educação e Cultura.  Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário.  Leonardo Picciani, ministro do Esporte.  Ricardo Barros, ministro da Saúde.  José Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente.  Henrique Alves, ministro do Turismo. Ronaldo Nogueira de Oliveira, ministro do Trabalho. Alexandre de Moraes, ministro da Justiça e Cidadania. Mauricio Quintella, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil.  Marcos Pereira, ministério da Indústria e Comércio.  Fabiano Augusto Martins Silveira, ministro da Fiscalização, Transparência e Controle (ex-CGU). Fábio Osório Medina, AGU. 

REUNIÃO COM O PRESIDENTE DO STF

Rennan Calheiros e Ricardo Lewandowisk
Renan Calheiros fez às 16h de ontem uma reunião da Mesa do Senado Federal com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowiski, que presidirá as sessões do Senado relativas ao impeachment, para conduzir as fases de pronúncia e o julgamento final que pode afastar Dilma Rousseff definitivamente do cargo.
À protocolar reunião também estiveram presentes os senadores Raimundo Lira (PMDB-PB), que é o presidente da Comissão Especial do Impeachment,  e Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator do processo no colegiado, além de todos os líderes partidários.

POSSE NA 2ª FEIRA DA NOVA DIRETORIA DA ABIH/CEARÁ

Em solenidade que se realizará às 18 horas da próxima segunda-feira (16), no Hotel Praia Centro, na presença de autoridades, representantes das várias entidades que compõem o “trade” turístico cearense, jornalistas e convidados, tomarão posse os novos dirigentes da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira – ABIH/Ceará, biênio 1916/1918.
O novo presidente será Eliseu Barros, conceituado empresário que se destaca pelo seu dinamismo e que já ocupou o cargo em outras oportunidades, também teve atuação marcante no Fortaleza Convention Bureau e em vários outros mandatos em âmbito nacional. 
Os componentes   diretoria da ABIH/CE que tomarão posse são os seguintes: 
Presidente: Antônio Eliseu de Barros Júnior – Marina Park Hotel; Vice-presidente – Hotelaria: Darlan Teixeira Leite – Coliseum Beach Resort, Hotel Parque das Fontes e Romanos Hotéis;Vice-presidente – Pequenos Hotéis e Pousadas: Régis Nogueira de Medeiros  – Hotel Villa Mayor; Vice-presidente – Flats - Ivana Bezerra de Menezes – Hotel Sonata de Iracema1º Secretário: Maria Helena Mota Diogo de Siqueira Fraga – Hotel Diogo; 2º Secretário: Ivan Dias -  Acqua Beach Park Resort, Oceani Beach Park Resort e Suítes Beach Park Resort; 1º Tesoureiro: José Peixoto Simões – Hotel Praia Centro;2º Tesoureiro: Cláudia Souza Castelo Branco Diniz – Gran Mareiro Hotel e Mareiro Hotel. 
 Conselho Fiscal - (Titulares) - Manoel Cardoso Linhares – Fortaleza Mar Hotel; Antônio Marcelo Teixeira Sousa – Costa do Mar Hotel e Plaza Praia Suítes; Tarso Carneiro de Melo – Carmel Cumbuco Resort, Carmel Magna Praia e Carmel Express.
Conselho Fiscal - (Suplentes) - Philippe Rene Godefroit – Hotel Gran Marquise; Vicente de Paiva Neto – Hotel Meridional;Pedro Manuel Oliveira Netto Brandão – Hotel Coimbra
ÚLTIMA AÇÃO - Como registro da solenidade de posse dos novos poderes da ABIH, saliente-se que a entidade dos hoteleiros do Estado, através do empresário Darlan Leite, presidente que encerra o mandato, mas que fica em uma das vice-presidências, ofereceu mais um serviço à comunidade. 
Por iniciativa do ex-presidente Darlan, em nome da ABIH/Ce e em parceria com o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, houve efetivo reforço para a segurança dos frequentadores da Avenida Beira Mar, simbolizada na construção do Centro de Monitoramento da Beira Mar, no Novo Mercado dos Peixes, equipamento inaugurado na última sexta-feira.  Este sistema de monitoramento conta com 30 câmeras "speed dome", que possuem função giratória, com alcance de até 200 metros e que perfazem um giro de 360 graus.
Os novos equipamentos estão distribuídos da orla da Praia de Iracema até a Beira Mar, no Mucuripe, compreendendo 6 km. As imagens serão acompanhadas 24 horas, em tempo real. 

VEM AÍ O AGUARDADO FESTIVAL DE MÚSICA DA IBIAPABA

O Festival Música na Ibiapaba, um dos mais reconhecidos eventos do calendário cultural cearense e uma das mais importantes iniciativas de todo o País quanto à formação em música popular, está confirmado pela Secretaria de Cultura do Estado. O já tradicional evento será mais uma vez sediado em Viçosa do Ceará e acontecerá de 23 a 30 de julho, se estendendo também para outros municípios da região da Ibiapaba, além da cidade de Sobral, ampliando o público participante e beneficiando de forma mais ampla o Interior, em sintonia com a política cultural do Estado.
Criado na década de 2000, sob concepção e direção da musicista e professora de música popular Consiglia Latorre, então integrante da equipe do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Festival Música na Ibiapaba contribuiu, ao longo de suas 11 edições para a formação de várias gerações de novos músicos cearenses. Foram inúmeros os excelentes artistas e professores que passaram pelo festival, compartilhando com estudantes das redes públicas estadual e municipal arte, conhecimento e expertise. 
Em todo o percurso, o festival sempre manteve o foco nas atividades de formação musical, com uma grande imersão de crianças e jovens em cursos, oficinas, debates e apresentações, ao longo de uma semana, na atmosfera acolhedora e carregada de história e arte, na região da Ibiapaba. 
Festival 2016: aberta seleção para instituição parceira
A NOVA EDIÇÃO – Este XII Festival Música na Ibiapaba acontecerá de 23 a 30 de julho, tendo mais uma vez Viçosa do Ceará como sede principal e espalhando atividades também por Sobral e por outros municípios da Ibiapaba, como Carnaubal, Croatá, Ibiapina, Ipu, Guaraciaba do Norte, Tianguá, São Benedito e Ubajara.
As inscrições para o edital de seleção de instituição parceira já estão abertas e seguem até o dia 20 de maio, podendo participar qualquer pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e com atuação na área cultural. 
O investimento do Governo do Estado, através da Scult, é de R$ 450 mil, recursos do Fundo Estadual de Cultura. Incluindo R$ 112 mil de contrapartida da instituição selecionada, o festival contará com orçamento inicial de R$ 562.500 para sua realização.
Edital e todos os formulários a serem preenchidos para participação já estão disponíveis no site da Secult: www.secult.ce.gov.br.

ROTA DO SOL SEMANAL 13/05/2016 - ISSUU