Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CALEIDOSCÓPIO

PRESIDENTE, PRESIDENTA
Já são mais de seis meses e ainda não me acostumei, tampouco absorvi, grafar presidenta para a função que exerce a presidente Dilma Rousseff. Até compreendo que órgãos oficiais do Governo Federal e dóceis amigos venham atendendo ao desejo da Presidente de que gostaria de ser chamada de presidenta. Também até compreendo a posição de alguns atuais e consagrados professores da língua portuguesa, filólogos conceituados, na justificativa da moda do novo feminino. Quando estudante, nos tempos 40 do século passado, professores de Português como Otávio Farias e Martinz (com Z, como ele exigia) de Aguiar e mestres de renome brasileiros e portugueses, nas suas aulas, gramáticas e teses ensinavam que, no estudo do gênero, nosso idioma possuía o masculino (operário), o feminino (operária), o comum de dois (o dentista- a dentista) e aqueles que fugiam dos padrões normais (homem- mulher, poeta-poetisa). Também, que o Português era nada mais nada menos do que o Latim modificado através dos anos, Que começou com Saussure uma “uma distinção que se tornou corrente: langue e parole ou língua e fala” - (“ Língua e Literatura Luso-Brasileira” – Delson Gonçalves Ferreira). Que a “língua” é um patrimônio... não é o produto de uma vontade singular, neste momento, neste lugar”. Que a “fala”...é um ato individual da vontade e da inteligência pelo qual alguém faz uso da língua”. Que para se consagrar num idioma qualquer vocábulo ou expressão precisava de fato incorporar-se à linguagem corrente do povo. Dito isso, continuo relutando em não aceitar presidenta ser o feminino correto, pois deriva de um ato individual da vontade da presidente Dilma. Será que depois ficará corrente femininos como estudanta, tenenta, residenta e eleganta?   Se assim acontecer, poderei até ser perdoado quando errar na grafia de vocábulos e infringir regras de concordância, regência e colocação, pois tudo ficará por conta da “fala”.
A NOVELA CONTINUA
É um nunca acabar este problema que estamos vivenciando, há algum tempo, a respeito de desvio conduta de ministros, altos administrativos e servidores até então categorizados de vários Ministérios. Alguns já estão defenestrados dos seus cargos e todos são passíveis ainda de investigação.  Foram exonerados os servidores comissionados investigados Antônio dos Santos Júnior, Freda Azevedo Dias, Kátia Terezinha Patrício da Silva e Kérima Silva Carvalho. Também, solicitou o Ministro do Turismo Pedro Novais a demissão da diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo, Francisca Regina Magalhães Cavalcante.A ação da Polícia Federal levou à prisão 38 pessoas, entre elas, o número dois do Ministério,  e o ex-secretário executivo Frederico Silva da Costa. Costa pediu demissão. Pressionado até por colegas do seu partido, o Ministro Novais disse que todas as irregularidades apontadas não são da sua responsabilidade e sim de gestões anteriores (leia-se os dois últimos ministros). O Ministério Público Federal está investigando 15 convênios com o Ministério do Turismo suspeitos de fraudes, envolvendo a Associação Brasileira de Empresas de Transportes Aéreo Regional (Abetar)....É bem possível que se  encompridar investigando a sujeira que está debaixo do tapete outros corruptos e corrompidos ficarão sob fogo cruzado, não apenas no Ministério do Turismo mas em todos outros setores das administrações federal, estadual e municipal. Dizem que o brasileiro só fecha as portas depois de roubado. De qualquer forma, são de bom alvitre as medidas que estão tomando para tentar acabar com a sujeira. Antes tarde do que nunca.

NA TAÍBA - FESTA DO ESCARGOT E FRUTOS DO MAR


Escagot a estrela da festa

A atraente Taíba, no litoral oeste do Ceará, será o cenário da Festa do Escargot e Frutos do Mar.  Localizada no município de São Gonçalo do Amarante, a 76 quilômetros de Fortaleza, aquela procurada praia  agenda  para o período de hoje, amanhã e domingo   a  festa, que chega ao seu 13º ano, envolvendo 17 restaurantes e 30 artesãos locais.
O ponto alto do evento, afora a amostra da culinária, será o show do cantor e compositor carioca Oswaldo Montenegro, amanhã. Mas, hoje, na abertura do festival, prevista para às 21 horas, a programação no palco principal terá a Banda Hits,  Guilherme Silva e, finalizando a noitada, o músico Paulo Calado.
Oswaldo Montenegro
No palco do Mirante, a festa começa às 18 horas, com o DJ Geraldo Magela. Além da apresentação do DJ, um restaurante francês com um chef especialista em escargot oferecerá as suas criações, com base no escargot.
Amanhã, no palco principal, às 20 horas, a festa continuará com a banda 4º Nono, seguida do sanfoneiro Waldonys e banda e, às 23h30min, show de Oswaldo Montenegro. Fechando a noitada,a orquestra Caribbean Kings. No Mirante, o DJ Geraldo Magela se apresenta também no sábado, das 18 às 22 horas. No domingo, no palco principal, o encerramento com a banda Forró Amor Real.
A praia da Taíba conta com uma boa rede hoteleira e restaurantes que oferecem o melhor da culinária internacional e regional. O Festival do Escargot e Frutos do Mar, hoje um dos principais eventos do calendário turístico do litoral oeste,  mantém viva a raiz cultural d localidade, revivendo a história dessa vila de pescadores que tão bem sabe receber os visitantes.

HISTÓRIA DOS BAIRROS GENTILÂNDIA E BENFICA


Na segunda-feira (22), à tarde, houve o lançamento da Revista do Instituto do Ceará (Histórico,Geográfico e Antropológico). A publicação é editada desde 1987, ano de fundação do Instituto do Ceará e é consolidada como uma das mais importantes fontes de pesquisa regional e local.
A edição traz importantes artigos dentre eles: A Gentilândia e o bairro Benfica (A Vila Gentil) de Pedro Alberto de Oliveira Silva; O Centenário do Teatro José de Alencar 1910 – 2010 (arquitetura e consagração) de José Liberal de Castro; Plácido de Carvalho e Luiz Severiano Ribeiro: “ uma dupla de cinema” de Carlos Negreiros Viana; A historiografia do “mal radical”, Cristãos e Judeus face ao holocausto de Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes.

PRAIA DO PREÁ SEDIA EVENTO DE YOGA


Dos dias 03 a 11 de setembro  a exuberante Pousada Rancho do Peixe, localizada na Praia do Preá (CE) sediará um grande evento de Yoga, produzido pela Casa Moksha, empresa que tem como finalidade promover o autoconhecimento, prezando pela verdadeira natureza de cada ser humano e pelo desenvolvimento da sua consciência.
Praia do Preá
A pousada de charme e luxo foi escolhida pelos organizadores do evento por ser o local ideal para a concretização de um evento que visa proporcionar o encontro das pessoas com o seu “eu” interior. A calmaria da região e as belezas naturais que a rodeiam são fundamentais para o relaxamento e o envolvimento dos praticantes de yoga. Além disso, a Pousada Rancho do Peixe está localizado num ponto estratégico do Ceará, considerado um dos melhores lugares do Brasil para a prática de kitesurfing.
Para os dias que acontece o evento, a pousada Rancho do Peixe preparou um pacote especial de sete noites, três refeições por dia, passeios nas dunas, lagoas, aulas de yoga, de kite e windsurfing.
Informações :E.Group pelo telefone (11) 5561-1016.

O FOLCLORE ESTÁ MUITO COMEMORADO


Para estimular e disseminar o conhecimento e a vivência da nossa própria cultura, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará com vasta programação comemorou o Dia Mundial do Folclore, na segunda-feira passada, 22, mas continua promovendo festas até o dia 31 próximo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e em dois bairros periféricos de Fortaleza.
A difusão do folclore cearense está sendo feita através dos grupos da cultura popular tradicional, na IV edição do Folgança: Encontro de Grupos da Cultura Tradicional Popular, promovido pelo Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, que acontecem
A IV edição do Folgança reúne grupos tradicionais, mestres da cultura tradicional do Ceará, grupos de projeção, folclóricas, pesquisadores, professores e estudantes através de ciclo de oficinas de danças tradicionais, seminários, debates, e apresentações culturais de vários grupos numa espécie de festival itinerante.
O objetivo da ação é valorizar nossa riqueza histórica e cultural, proporcionando um conhecimento maior e consciente das características das nossas raízes culturais, e sobretudo, reforçar e valorizar a diversidade de expressões artísticas. Estas ações de comemoração do dia do folclore, abraçadas pelo Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, contribuem para a difusão focadas na cultura folclórica, fomentando mecanismos de preservação e difusão da cultura popular tradicional.
As comemorações do Dia Mundial do Folclore contam com os apoios e parcerias da Secult, Secultfor, do Banco do Nordeste, e com o apoio da Comissão Nacional de Folclore e a Revista Canto de Iracema

EM ALTA NO CEARÁ EMPREGOS NO TURISMO


Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego da Secretaria do Turismo do Estado,  no saldo de empregos formais gerados no setor de serviços , no mês de julho de 2011, o Ceará registrou 3.183 empregos no saldo positivo apresentando primeiro lugar do ranking em números de postos de trabalhos gerados do Nordeste no setor. Isso representa cerca de 40,5% no saldo dos empregos gerados na Região.
A Bahia ficou em segundo lugar com 2.088; Pernambuco, em terceiro com 1.243 e Maranhão, em quarto com 849 empregos gerados pelo setor. No acumulado de janeiro a julho o Ceará ficou com 17.853 postos na área do turismo.
Analisando por atividade, o segmento "alojamento e alimentação" apresentou primeiro lugar do ranking no saldo positivo, ou seja, 2.543 empregos  gerados   que representa cerca de 79,9% .Segundo o secretário do Turismo, Bismarck Maia, esse número do citado segmento foi um dos maiores dos últimos anos, no mês de julho.

OPORTUNIDADES E NOVAS ATITUDES PARA O TURISMO


A ABAV decidiu-se pelo tema O Brasil Bem Sucedido: Oportunidades e Novas Atitudes para o Turismo para o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens. O evento acontecerá de 19 a 21 de outubro, no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro. De acordo com Carlos Alberto Amorim Ferreira, Kaká, presidente da ABAV, o agente de viagens vive em constantes desafios e precisa, com urgência, de ferramentas corretas para responder adequadamente às demandas desse novo tempo. O Congresso da ABAV deste ano tem este desafio.
A essência das inovações do Congresso da Abav tem como premissa provocar no Agente de Viagens um novo olhar sobre seu negócio. Mais do que dar informações sobre histórias de sucessos, os temas das oficinas foram pensados para inspirar uma atitude positiva. A idéia é que os agentes de viagens ousem buscar, cada um, a solução criativa para o seu negócio, motivando quem participa.

BELÉM: NATUREZA E RICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL


Estação das Docas

Nada encanta mais um turista no Pará e na Amazônia do que o contato direto com as manifestações culturais, asdelícias gastronômicas, a riqueza da natureza e do patrimônio histórico e, claro, a receptividade do povo paraense.Esses encantos, divulgados mundo à fora pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), ganham notoriedade em especial por que o Pará detém cerca de 50% de todo o território da Amazônia, uma das marcas mais desejadas do mundo.
Para facilitar a execução de políticas públicas e iniciativas privadas de investimento o Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, lançado há dez anos pela Paratur e que está sendo atualizado divide turisticamente o Pará em sés pólos: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. É nesses pólos que encontramos todos os segmentos, que fazem do Pará a Obra-Prima da Amazônia.
PÓLO BELÉM - Entre esses pólos, Belém se mostra ao turista sempre encantadora, com seus traços marcados por forte hibridez cultural e arquitetônica. No bairro da Cidade Velha, salta aos olhos o contraste do patrimônio histórico – herança de Portugal e outras influências européias, refletida no casario antigo – com o pós-moderno, representado pela Estação das Docas, onde todos se encontram, no almoço, no pôr do sol ou noite adentro, para se deliciar com a brisa do rio Pará, com a alegria contagiante do local e com o cardápio de excelente qualidade, como exige o rigor da culinária paraense.
Basílica de Nazaré, Teatro da Paz, Praça da República e Praça Batista campos também devem ser visitados. O Mangal das Garças, às margens do rio Guamá, povoado de aves raras da Amazônia. Uma flora típica em desenvolvimento, escolhida para ser uma das mostras mais perfeitas da nossa floresta tropical, se impõe por todos os lados. Do alto do Farol, uma vista quase completa de Belém, que aos poucos abre suas janelas para o rio. No Espaço São José Liberto, encontramos o Pólo Joalheiro, onde o ouro e outras riquezas minerais do Pará são transformados em jóias de puro requinte.
A natureza verde de Belém ainda pode ser vista no Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, no Museu Paraense Emílio Goeldi e no Bioparque Amazônia. No entorno da cidade, mais de 70 ilhas e um cotidiano de vida ribeirinha encantador. Carimbó, siriá, marujada, boi bumbá, pássaros juninos, lundu, brega, tecnobrega, guitarrada e calypso são alguns dos ritmos que embalam as manifestações culturais – entre as quais se destaca o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia, sempre no segundo domingo de outubro, quando mais dois milhões de fiéis e milhares de turistas se encontram numa gigantesca demonstração de fé.
Estação das Docas e Mercado Ver-o-Peso - Construída a partir de quatro antigos galpões de ferro ingleses do século XIX, o complexo turístico e gastronômico Estação das Docas reúne restaurantes, uma mini-fábrica de cerveja, bares, lanchonete, sorveteria, espaço para eventos, teatro, museu e terminal fluvial.
Ao lado temos a maior feira livre da América Latina, o Ver-o-Peso, um dos maiores símbolos do povo e da cultura
paraenses, com seu misticismo, crenças e hábitos. Inaugurado no final do Século XVII como posto de fiscalização e
tributos, o mercado combina estilos neo- clássicos com peças de ferro e gradil importados da Europa.
Belém está pronta para receber turistas o ano todo, em especial no mês de outubro, quando acontece (no segundo
domingo) o Círio de Nazaré. Recomenda-se reservar pelo menos três dias para conhecer a cidade.  (Benigna Soares – PARATUR e Coordenadora da Abrajet/Região Norte)

CRESCE O TURISMO DE AVENTURA EM TOCANTINS


A recente criação no Tocantins da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventuras (ABETA) é vista pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), Lucio Flavo Adorno, como “uma construção a duas mãos de um projeto de crescimento do turismo no Estado, resposta do setor privado aos incentivos do Governo, que está implantando a infraestrutura turística e a qualificação dos prestadores de serviços, priorizando a profissionalização do setor”. Na sexta-feira, 19, pela manhã, aconteceu no auditório da Adtur, o encontro de operadores deste segmento, para conhecerem os planos da ABETA-TO.
Comandada pelo empresário Luciano Cohen, da Korubo Expedições, que opera o roteiro do Jalapão, a ABETA tem Massimo Desiati, da Quatro Elementos, como vice-coordenador e Marcio Turcato, da Rota da Iguana, como coordenador de Comunicação.
De acordo com Desiati, a Associação vai introduzir no Estado o Programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo, e deve provocar maior competitividade entre as operadoras, aliada a procedimentos de segurança para o turista.
Para Luciano Cohen, o Jalapão é o carro chefe do turismo de aventuras no Tocantins e continuará ocupando o posto, mas a abertura do roteiro do Cantão, no oeste do Estado, é um importante passo para que o segmento cresça ainda mais rápido. Leonardo Azevedo, da CC Trekking, empresa que está vendendo de forma pioneira o pacote do roteiro “Lagos e Praias do Cantão”, observa que o ecoturismo já é o maior destaque do turismo tocantinense. Como atrativos daquela região turística, Azevedo incluiu em sua oferta a observação de pássaros, o safári noturno, trilhas aquáticas com canoas indígenas e caiaques.
A comissão eleita da ABETA-TO espera que outras operadoras se associem para fortalecer o segmento. O presidente da Adtur falou aos empresários sobre as oportunidades que virão com a implantação do Prodetur-Programa de Desenvolvimento do Turismo no Tocantins, que está sendo finalizado e que trará ao Governo os recursos financeiros para dotar o setor turístico de condições corretas para bem receber o turista. Segundo ele, a criação da ABETA no Estado e o Programa Aventura Segura, serão ferramentas para colocar o Estado no mapa nacional como o mais novo destino de turismo de aventuras e ecoturismo já estão inscritas na ABETA as operadoras Quatro Elementos, Korubo Expedições e Rota da Iguana. Devem filiar-se em breve a 40°no Cerrado, a CC Trekking e a Nova Aventura.

ADENAUER GÓES NA ACADEMIA DE EVENTOS


Adenauer Góes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e do Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur), toma posse na noite desta terça-feira, dia 23, como novo membro da Academia Brasileira de Eventos. A cerimônia aconteceu às 20h45, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP). Além de Adenauer, que agora representa o Pará na mais alta entidade representativas dos eventos brasileiros, também tomaram posse Anita Pires, Antonio Maurício Dias, Elza Tsumori, Milton Zuanazzi, Sergio Medina Pasqualin e os representantes internacionais Guido Tassini e Jorge Emilio Castex.
Durante o evento também aconteceram homenagens aos novos patronos, além de outorga de medalha do mérito ao ex-ministro Walfrido dos Mares Guia.
A Academia Brasileira de Eventos é presidida pela professora, consultora e acadêmica Marisa Canton. A entidade surgiu em fevereiro de 2006 a partir da iniciativa de profissionais que atuam na área de eventos. O patrono é Caio de Alcântara Machado, ícone do setor de eventos, publicitário que marcou seu nome como grande empreendedor na área de feira, mercado e eventos.
Ao ser escolhido como novo acadêmico Adenauer Góes tem seu trabalho à frente do turismo brasileiro reconhecido, tendo em vista que, desde 1999 milita no setor, tendo na época assumido pela primeira vez a Paratur. De 2002 a 2005, foi presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo e coordenou o Corredor do Ecoturimo Brasileiro no período de 2001 a 2003. Também foi vereador de Belém e Deputado Estadual, onde presidiu a comissão de turismo daAssembléia Legislativa. Atualmente seu maior desafio é a atualização do Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, lançado há 10 anos, e a criação da Secretaria de Estado de Turismo do Pará. (Paratur)

PENITENCIÁRIA EXPÕE ARTE FEITA POR REEDUCANDOS


Quem não conhece a qualidade e a beleza dos quadros e dos produtos artesanais confeccionados pelos reeducandos de Alagoas agora tem uma oportunidade de conferir. A 1ª Exposição de Artes e Artesanato do Sistema Penitenciário – em comemoração a Semana do Folclore - foi aberta nesta segunda-feira (22), no Shopping Pátio, e permanece no local até o dia 26 de agosto.
As telas com pinturas figurativas e expressionistas foram confeccionadas pelos reeducandos da Casa de Custódia da Capital (CDM) durante as aulas de pintura oferecidas pela Gerência de Educação.
Já os produtos artesanais, foram confeccionados nas oficinas da Fábrica de Esperança por reeducandos de várias unidades prisionais. Entres os objetos expostos estão jogos de madeira, caixas porta-treco, baús, roupas, toalhas, caminhos de mesa. A decoupagem e marchetaria são algumas das técnicas utilizadas. (SECOM AL)

CNT APÓIA MINISTÉRIO DO TURISMO


O ministro agradeceu o apoio do CNT
e ressaltou a responsabilidade conjunta entre
 MTur e CNT para com o turismo brasileiro.

Na última segunda-feira, o grupo gestor do Conselho Nacional de Turismo (CNT), reuniu-se em Brasília com o ministro do Turismo, Pedro Novais, para oferecer apoio ao Ministério, pela continuidade dos trabalhos para desenvolver o turismo brasileiro como importante vetor de geração de renda e diminuição das desigualdades sociais do país.
Para o gerente de Projetos Estratégicos do Senac , Antônio Henrique Borges, é necessário montar uma agenda positiva e dar continuidade aos trabalhos. Borges destacou, ainda, o trabalho do CNT e do MTur na construção do Plano Nacional de Turismo com as diretrizes para desenvolvimento da atividade nos próximos quatro anos e as ações de qualificação do Senac tendo em vista os eventos esportivos.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBC&VB), João Luiz Moreira, o grupo gestor do CNT pretende fazer uma visita à Controladoria Geral da União e ao Tribunal de Contas da União para mostrar “os projetos já realizados no âmbito do Ministério do Turismo e seus resultados”.

PBTUR CONCLUI MAPEAMENTO DO LITORAL SUL


Técnicos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Sebrae-PB e Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) realizam hoje (26), a segunda etapa do mapeamento dos atrativos turísticos do Litoral Sul.
Serão visitadas as barracas, os quiosques e restaurantes localizados nas praias de Coqueirinho, Tabatinga e Jacumã. Na semana passada os técnicos estiveram na Praia Bela (PItimbu) e em Tambaba (Conde).
Esta ação faz parte do projeto 'Rota Turística 101', que tem por objetivo inserir roteiros das cidades que estão às margens da rodovia BR 101, que interliga os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A próxima etapa do projeto é iniciar o mapeamento dos atrativos turísticos de João Pessoa e do Litoral Norte.
A consultora de planejamento da PBTur, Débora Luna, explica que a 'Rota Turística 101' vai seguir o modelo da Rota 233, criada pelo governo de Pernambuco e que contempla 52 estabelecimentos comerciais, entre restaurantes, barracas de frutas, cafés, casas de queijos, tapiocarias e lojas de conveniências de 17 municípios de quatro regiões. Os guias gastronômicos já estão sendo distribuídos em todos os postos de informações da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Praia Bela - Pitimbu - PB
Na Paraíba, o projeto envolverá municípios localizados nas fronteiras com Pernambuco (direção sul) e Rio Grande do Norte (direção Norte). Segundo Débora Luna, o roteiro dentro da Paraíba terá início no Posto Fiscal do Estado - fronteira com Pernambuco - cruzando Pitimbú e Conde, seguindo para João Pessoa e litoral Norte.
ROTEIRO - Saindo da praia de Jacumã, a rota segue para João Pessoa. onde será feito o 'Circuito Orla' até Cabedelo. De Cabedelo, a rota segue em direção ao píer onde funciona a travessia de balsas até Lucena, seguindo em direção aos municípios do Litoral Norte (Lucena, Rio Tinto, Baia da Traição e Mataraca), até o limite com o Rio Grande do Norte. De lá até o limite com Pernambuco - sentido de volta da Rota 101 - ela segue direto pela BR-101, onde serão mapeados os equipamentos ao longo da rodovia”, explicou a consultora.

FESTLUSO É LANÇADO COM GRUPO ANGOLANO


Durante toda a semana, Teresina celebra a língua portuguesa com mais uma edição do Festival de Teatro Lusófono - FestLuso. Em sua quarta edição, o evento foi lançado nessa segunda-feira (22), no Theatro 4 de Setembro, com sessão solene e uma apresentação bastante sensual da companhia angolana Dadaísmo. Apresentações teatrais, oficinas e shows de música acontecem até o dia 28 de agosto.
Companhia angolana Dadaísmo
Abrindo a noite com um acalorado discurso, o coordenador do FestLuso, Francisco Pellé, destacou a importância de haver um número maior de verbas destinadas à cultura no país.Pellé acrescentou ainda que um dos destaques deste ano é a diversidade de espetáculos oferecidos. Inclusive, o Festival vai receber, pela primeira vez, um espetáculo de bonecos e formas animadas. Antenor e o Boizinho Voador, de Curitiba (PR), promete encantar os espectadores.
A primeira apresentação do Festival foi Olímias, espetáculo angolano que fala da história de dois irmãos que se apaixonam pela mesma mulher. Sensualidade, diálogos intensos e reflexão marcaram a noite. Em seguida, no Espaço Trilhos, foi a vez do grupo Cia. de Dramas e Comédias, com Apareceu a Margarida.
Idealizado e coordenado pelo Grupo Harém de Teatro, o FestLuso tem patrocínio Oi e Oi Futuro e apoio do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Teresina e Fundac, via Siec. (GOVERNO DO PIAUÍ)

EVENTOS AUMENTAM A OCUPAÇÃO HOTELEIRA


A temporada de grandes eventos, principalmente musicais, está movimentando o setor hoteleiro no interior da Bahia. Com mais dois grandes festivais na temporada agosto/setembro, as cidades de Lençóis, Serrinha e Cairu devem ter uma taxa de ocupação superior a 90%, como ocorreu no último final de semana, em Vitória da Conquista.
Para o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, os eventos musicais são indutores do turismo para importantes regiões, além de fortalecerem toda a cadeia produtiva das cidades sede.
Em Serrinha, município localizado a 191 km de Salvador, os comerciantes estão em expectativa aguardando os dias para a realização de mais uma edição da vaquejada local, evento que atrai milhares pessoas de diversas cidades baianas. Os turistas lotam os hotéis, pousadas e também consomem bastante em bares, restaurantes e farmácias.
Na Chapada Diamantina a situação é bem parecida, para o Festival de Lençóis, que será realizado no próximo fim de semana. Os hoteleiros esperam alcançar 100% de ocupação não só em Lençóis, onde acontece a 13ª edição do Festival de Lençóis, como nas cidades vizinhas Mucugê, Andaraí e no Vale do Capão.
As principais atrações do evento são Erasmo Carlos, Sandra de Sá e Flávio Venturini. Os shows serão na praça principal da cidade, a partir das 19h.
Setembro será a vez de Morro de São Paulo, no município de Cairu, sediar o II Festival de Primavera. O evento já ficou conhecido entre baianos e turistas que aproveitam o feriado da Independência do Brasil para curtir as belas praias e os shows gratuitos.

AEROPORTO DE SÃO GONÇALO PRONTO ANTES DA COPA


Ganhador da concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, o Consórcio Inframérica  já faz previsão para a entrega da obra, usando todo o tempo disponível que é de 36 meses.
Depois do leilão, o diretor do, José Antonio Sobrinho. afirmou que a empresa está muito confortável com o ágio de 228% do leilão e que investiu porque sabe da viabilidade do aeroporto. "Estamos confortáveis com o ágio e não vamos jogar dinheiro fora", disse o diretor, tendo a afirmação reforçada pelo sócio, Martin Eurnekian. "Vamos ter o aeroporto mais bonito do Brasil", exaltou o argentino. "Governadora, seu Estado vai ter muito sucesso", completou José Antonio, que ouviu de Rosalba, o pedido para que as obras tenham ritmo acelerado, garantindo o funcionamento do aeroporto no Mundial. "Viemos participar pela competitividade e pela organização do Estado", ressaltou o diretor do Inframérica.
Como primeiro aeroporto-cidade do Brasil, São Gonçalo recebeu elogios do Ministro da Secretaria de Aviacão Civil, Wagner Bittencourt. Disse o Ministro que o Brasil está de parabéns pelo sucesso do leilão que marca o lançamento do novo modelo de administração de aeroportos, através da iniciativa privada. "Um leilão que tinha lance inicial de R$ 51 milhões e terminou com ágio de R$ 228% - chegando a R$ 170 milhões- já mostra a importância do empreendimento", reconheceu.
A governadora Rosalba aproveitou a presença da imprensa nacional para anunciar que o Estado está se preparando para novas parcerias com a classe empresarial, visando qualificar mão-de-obra, dentro do contexto do Aeroporto e Copa do Mundo. Também agradeceu à  presidenta Dilma Rousseff por ter atendido o apelo dos norte-riograndenses, recordando que o Aeroporto foi o único compromisso que levou à  presidenta na primeira audiência, no Palácio do Planalto.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE


O Rio de Janeiro conquistou mais um grande evento para o seu calendário internacional dos próximos anos: às 11h38min (6h38min no horário de Brasília) do domingo, 21/08, o Papa Bento XVI disse estar muito feliz em anunciar a cidade como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude , em 2013. Presente à missa por ele  celebrada  em Madri, o prefeito Eduardo Paes, ao lado do governador Sérgio Cabral, comemorou a vitória carioca e afirmou que o encontro dos jovens com Bento XVI no Rio vai ser tão impactante que pode reunir mais gente até do que a Copa do Mundo na cidade.
O governador Sérgio Cabral  disse que o mundo está em busca de paz, harmonia e solidariedade. Vamos trabalhar de mãos dadas com a Prefeitura, o Governo federal, a Igreja, a iniciativa privada, as organizações não-governamentais e com toda a sociedade para organizar uma grande Jornada, com muito profissionalismo
    São apenas dois anos para organizar esse encontro fantástico. Mas, em função da Copa e das Olimpíadas, já há avanços em andamento, por exemplo, na rede de hotelaria e na mobilidade urbana com a implantação dos corredores de BRT. Já vamos inaugurar a Transoeste no ano que vem. Além disso, haverá todo o aprendizado de logística com a Rio +20 em 2012 e a Copa das Confederações, também em 2013.

EXPOSIÇÃO DA Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra


A Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra  realiza em 2011 a 20 ª edição da Expoaflord desde os dias 20,21 e nos próximos 27 e 28 de agosto / 3 e 4 de setembro das 8h 30min às 18h. Durante três finais de semana as pessoas que comparecerem a Expoaflord terão oportunidade de conhecer a grande variedade de flores e plantas produzidas na região da Via Dutra. Além disso, poderão adquirir os produtos com preços bem abaixo daqueles praticados normalmente no mercado. Durante toda a mostra, engenheiros e técnicos agrônomos permanecem  na área de exposições para fornecer orientação aos compradores sobre como garantir maior durabilidade e saúde dos produtos adquiridos.
Uma programação de shows da cultura japonesa alegra o ambiente colorido por milhares de flores, distribuídas em uma área coberta de 2.000 m². Os visitantes poderão ainda degustar delícias da culinária nipônica. A entrada é gratuita para menores de 8 anos. Idosos com mais de 60 anos e estudantes com carteirinha tem 50% de desconto.

FESTIVAL DE TEATRO AGITARÁ GUARAMIRANGA


Expectativa geral no Maciço de Baturité. Espetáculos teatrais por todos os lados, vão  agitar Guaramiranga este ano, de 03 a 10 de setembro, com o XVIII Festival Nordestino de Teatro - FNT. Praças, escadaria, ruas e outros espaços não convencionais vão receber os espetáculos da Mostra Nordeste, Mostra Paralela e grupos convidados. O pequeno teatro Rachel de Queiroz  também receberá alguns espetáculos.
Realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga - AGUA, o FNT terá, em oito dias de programação, espetáculos teatrais e de cultura popular, shows, cortejos e lançamentos, além do Programa de Formação com ciclo de debates, oficinas e fórum, que este ano será focado no tema “O teatro e a poética do espaço”. A ideia é contribuir para a troca de conhecimentos nos campos das artes cênicas, promovendo um forte trabalho de intercâmbio cultural em suas mais diversas expressões.
SELECIONADA POGRAMAÇÃO - Na noite de abertura, o Teatro de Anônimo, do Rio de Janeiro, apresentará  Roda Saia Gira Vida,  que estreou em 1994 e atingiu sucesso de público e crítica. Nos dia seguinte, começam os espetáculos da Mostra Nordeste, selecionados pela comissão formada por Silvero Pereira, Thiago Arrais e Vanéssia Gomes, que utilizaram como critério a qualidade do trabalho teatral, diversidade estética e como estes investigam o teatro de rua e o teatro na rua.
Na Mostra estão: Qualquer Coisa a Gente Inventa (Celeiro Cultural – BA), Charivari (Grupo Ninho de Teatro – CE), Flor de Macambira (Grupo Ser Tão Teatro – PB), Abajur Lilás (Grupo Imagens de Teatro – CE), Canto de Gregório (Grupo Magiluth – PE), Circoluz Brincante (Cia Tapete Criações Cênicas – MA), Flúvio e o Mar (Atores à Deriva Coletivo Artístico – RN), O Auto da Folia de Reis (Grupo Corpos Teatro Independente – PI) e Pólo Marginal - Opereta de Rua (Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel / IDS – Instituto de Desenvolvimento Social – PE).
MAIS ESPETÁCULOS - Ao longo da semana também acontecerá a Mostra Paralela, inteiramente dedicada a grupos cearenses, também selecionados. Este ano a mostra contará com: Pau que Nasce Torto, Mija Fora da Bacia (Grupo Cutubas); Terreiro de Histórias (Armadilhas Cênicas); A Revolta das Coisas (Organização Artística Pavilhão da Magnólia); Diferente Olhar Infinito (Grupo N Infinito); Triim (Grupo Barafustar de Teatro) e A Granja (Grupo Nóis de Teatro).
O XVIII FNT terá ainda espetáculos do circuito Palco Giratório, do SESC, e dois convidados para o encerramento, Circo Teatro Artetude (DF) e o Circo de Variedades Escênicas – Prismáticos (Argentina).

FEIRA DA PANIFICAÇÃO PREVÊ GERAR R$ 600 MIL


Estimativa dos promotores acredita que nada menos de seiscentos mil reais em negócios devem ser gerados com a realização da Feira da Indústria de Panificação e Gastronomia do Ceará, que termina hoje no Centro de Negócios do Sebrae/CE, em Fortaleza.  A segunda edição do evento tem foco no tema Capacitação e Inovações Tecnológicas. A expectativa da organização é receber mais de dois mil visitantes durante os três dias de feira.
De acordo com o empresário José Antônio Nogueira, presidente da Associação Cearense da Indústria de Panificação, entidade realizadora do evento, os panificadores cearenses têm   oportunidade de conhecer, durante os três dias de feira, o que há de mais moderno em máquinas e equipamentos para o setor de panificação.O calendário da Cearapão fica logo em seguida ao Fipan, um dos maiores eventos do segmento realizado em São Paulo. Para o presidente da Acip, a segunda edição da Cearapão já está superando os números de 2010 já que ano passado a feira gerou R$ 400 mil em negócios e este ano a expectativa é de um incremento em torno de 50%.O número de expositores registrou crescimento. São 32 empresas expondo em 2011 contra 26 na primeira edição do evento.

DIRIGENTES DA ABRAJET NACIONAL VISITARAM FORTALEZA


No último final de semana, estiveram em Fortaleza dirigentes nacionais da Abrajet, aqui tratando da reforma do Estatuto da entidade, que, após acertos e atualização, será apresentado à consideração do Conselho durante o Congresso Nacional da entidade, a realizar-se de 27 a 27 de setembro próximo, em Belém do Pará. A comitiva foi integrada pelo presidente nacional Hélcio Estrella, os diretores Ricardo Guerra , Walter Estevam Júnior e Waldir Martinez.
PROGRAMAÇÃO - De sexta-feira, à noite, a domingo, 21, os membros da Abrajet nacional, além dos estudos sobre os Estatutos, participaram de vasta programação para conhecer o potencial turístico de Fortaleza e da Região Metropolitana. Ciceroneados pelo presidente da Abrajet/Ceará, José Carneiro Rangel,  pelo vice-presidente Hélio Rocha Lima, e o diretor Antônio José de Oliveira, afora o conselheiro nacional, José Carlos de Araújo, os visitantes conheceram na sexta, à noite,   as delícias da ótima cozinha regional cearense num jantar no restaurante “Coco Bambu-Camarão”, na avenida Beira-Mar.
No dia seguinte, foi a vez de visitarem o Beach Park, que na ocasião,  já recebia cerca de 1.600 frequentadores.  No maior parque aquático da América do Sul foram recepcionados pelos comunicadores do empreendimento, Marcelo Vieira e Isabelle.  O almoço, uma feijoada regional, aconteceu no Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort, empreendimento 5 estrelas localizado dentro do Riviera Aquiraz, onde assistiram aos preparativos para um campeonato de golfe. Os visitantes foram recebidos pelo Diretor José Wahnon, que mostrou as dependências em funcionamento e detalhou o projeto Riviera, que se localiza na esplêndida Praia,da Marambaia,  a 35 quilômetros de Fortaleza. No domingo, houve um “tour” pela cidade, oferecido pela Secretaria de Turismo de Fortaleza. A acompanhados pelo diretor da Setfor, Edgar Sá, os jornalistas visitantes conheceram a Barra do Ceará e Vila do Mar na sua parte já concluída, projeto de relevante cunho social e turístico. A programação final da visita foi o caprichado almoço de frutos do mar acontecido no Crocobeach, na Praia do Futuro.
 Registre-se que os jornalistas Hélcio Estrella, Ricardo Guerra, Walter Estevam e Waldir Martinez, visitantes, ficaram bastante impressionados não apenas com o progresso da cidade de Fortaleza, mas com a estrutura dos equipamentos turísticos visitados.  Pela atenção que receberam, fizeram questão que estendêssemos agradecimentos especiais à Setfor, através do secretário-adjunto Moacir Soares; aos empresários José Peixoto, Gerente Geral do Hotel Praia Centro;  Marcelo Vieira e Isabelle, respectivamente relações públicas  e comunicadora do Beach Park; José Wahnon, Diretor Comercial do Hotel Dom Pedro de Laguna; Argemiro Guidolin Ficlos e Heitor Batista, respectivamente proprietário e gerente do Crocobeach .

O PARQUE AQUÁTICO DO BEACH PARK É O MAIS INOVADOR

O Beach Park, complexo turístico do Ceará, foi premiado pela Associação Internacional de Parques Aquáticos (World Waterpark Association), na categoria Inovação, como empreendimento mais inovador em todo o mundo no segmento de parques aquáticos. A associação realiza a premiação anualmente, e os critérios de julgamento são feitos com base na análise das ações inovadoras das empresas do ramo. O evento de premiação está marcado para o dia 5 de outubro, no Hilton New Orleans Riverside, em Los Angeles.
“O Beach Park foi um dos selecionados para ganhar o prêmio graças ao desenvolvimento de novas atrações, instalações, programas, e conceitos operacionais de serviços. A comissão julgadora também escolheu o complexo turístico por ser, durante 25 anos de história, líder no segmento no Brasil e no mundo. Além disso, o prêmio reconhece a mais nova atração do empreendimento, o Acqua Circo”, afirma Aleatha Ezra, uma das diretoras da Associação.
“Estamos muito felizes. Temos trabalhado para dar ao Brasil o que existe de melhor em todo o mundo no segmento. Esse prêmio é o reconhecimento desse esforço de toda a equipe do Beach Park e de seus parceiros”, diz Murilo Pascoal.
Recentemente, no início do ano, o complexo lançou o maior e melhor playground aquático do mundo: o Acqua Circo, que reúne 131 brinquedos para crianças de até 12 anos de idade, num espaço que comporta 430 pessoas simultaneamente.

CONFERÊNCIA SOBRE DIREITO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

Representantes da sociedade e gestores públicos têm reunião desde quarta-feira e até hoje em Fortaleza, participando da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará. O evento, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-CE), no Ponta Mar Hotel, Avenida Beira Mar, tem a participação de 700 pessoas, que debatem o tema "Alimentação adequada e saudável: direito de todos".
A preparação para a conferência estadual foi antecedida pela realização de conferências municipais e temáticas. Em seguida, ocorreram 13 encontros territoriais. Nos três dias de evento, serão debatidos os planos nacional e estadual e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
Hoje serão eleitos os delegados à 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, marcada para 7 a 10 de novembro, em Salvador, na Bahia. Os 26 estados e o DF estarão representados, respeitando a diversidade e a pluralidade do País.
O MDS mantém diversas ações no Ceará. O Bolsa Família atende mais de 1 milhão de famílias. Existem 352 Centros de Referência de Assistência Social e 104 Centros de Referência Especializados de Assistência Social. O Benefício de Prestação Continuada paga um salário mínimo mensal a mais de 204 mil idosos e pessoas com deficiência.

ROTA DO SOL SEMANAL 26/08/2011