Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de maio de 2019

CALEIDOSCÓPIO 10/05/2019

JORNAIS E JORNALISTAS DO INTERIOR – Graças à gentileza do jornalista de Lavras da Mangabeira, Donizete de Souza, temos recebido as últimas edições do jornal Gazeta de Notícias, com sede em Juazeiro do Norte e editado pelo jornalista Luiz José dos Santos. Com mais de 20 anos de circulação, o periódico vem sendo fiel ao lema de propagar o desenvolvimento do Cariri cearense. Mais do que isto, reflete e luta pela grandeza e desenvolvimento da rica região cearense, dos seus movimentos sócio-culturais, enfim põe em relevo as reivindicações progressistas de tão cara parte do Ceará. Diante da grata publicação, lembramo-nos da força e vitalidade dos jornais e jornalistas chamados do interior e que em épocas de comunicações difíceis foram arautos da informação para quem vivia fora das capitais. Pelos idos de 1940, a radiofonia ainda dava passos cambaleantes e não atingia municípios mais afastados da Capital. Foi o tempo em que “Pernambuco falava para o Mundo” pela potência da sua Rádio Jornal do Comércio. Os jornais de Fortaleza iam ao interior através dos Correios, numa demora que dava gosto. Pois foram em tempos que tais que os órgãos do interior se revelaram marcantes para a divulgação das novidades e de tudo que era possível saber-se mundo afora. No Ceará, os jornais diocesanos a “Ação”, do Crato, e o Correio Sobralense, ao lado da “Verdade”, de Baturité, do Comendador Ananias Arruda e mais alguns outros, pontificavam não apenas com informações religiosas, mas também como porta-vozes da população das suas zonas de influência. Exemplo, o papel de destaque desempenhado pelo Correio de Russas, fundado pelo pioneiro Matoso Filho e ainda hoje ativo pelo seu filho Horácio Matoso que, aos trancos e barrancos, enfrenta o custo dos insumos e a total concorrência destes tempos de mídia instantânea do primeiro mundo.  Também preciso ressaltar o relevante papel que desempenharam e ainda desempenham os chamados jornalistas do interior, verdadeiros sacerdotes na divulgação dos fatos municipais, sempre impulsionados pela sua entidade de classe, a ACEJI.   Impossível destacar tantos nomes que horaram e ainda honram o jornalismo cearense do interior do Ceará. Como referência, sem ter em conta juízo de valores, mencionamos Meton Maia e Silva, de Limoeiro do Norte, e o sobralense Portela, que já estão em outra dimensão, autênticos batalhadores das causas regionais. Também aplausos para os destacados acejianos Gusmão Bastos Raimundo Ximenes, Luiz Celso de Oliveira, Raimundo Batista Aragão, Antônio Ribeiro Neto e Horácio Matoso, afora outros líderes da categoria. Por fim, fazemos uma menção especial aos jornalistas Antônio Vicelmo e Geraldo Barbosa, dois pioneiros ainda hoje honrando a divulgação espetacular do progresso do Cariri, com foco em Crato e Juazeiro do Norte.
ECONOMIA - São Gonçalo do Amarante possui o maior complexo industrial do Ceará e um dos mais destacados do Brasil, além de uma praia charmosa, ponto de atenção dos turistas.  Para aumentar sua fama, o governador Camilo Santana e o presidente global da Votorantim Cimentos, Marcelo Castelli, anunciaram na última segunda-feira, em São Paulo, acordo para investimento de R$ 200 milhões na ampliação da fábrica do Pecém, que irá aumentar em 800 mil toneladas/ano a capacidade de moagem de cimento da unidade, atualmente de 200 mil toneladas/ano. Após a conclusão, a fábrica da Votorantim Cimentos no Pecém passará a ter uma capacidade de produção total de 1 milhão de toneladas/ano de cimento. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre deste ano.
Diante deste notável passo na economia do Município, aguarda-se uma ação mais efetiva do prefeito em favor da Praia da Taíba, o grande refúgio para descanso e efetivo lazer não apenas dos que se dedicam no Complexo Industrial, mas para os turistas de todo o Brasil. O lugar é bonito e possui potencial para várias atrações. Infelizmente, até agora a Praça onde havia os grandes festivais e shows está há tempos em obras, sem uso efetivo.  A Taíba não é maior por esse e outros descuidos. Não seria o caso de a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante acordar?
ASSOCIAÇÃO DE PARQUES E ATRAÇÕES - A Serra Gaúcha é um dos destinos mais aclamados pelo turismo brasileiro, reconhecida pela alta oferta de opções gastronômicas, vistas naturais e parques temáticos – que trouxe aumento de público e permanência do turista. Agora, a região recebe a Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha). A entidade  foi instituída  na  quarta-feira, 08, às 19h, no Hotel Ritta Höppner,  em evento que contou com a participação dos profissionais da área do turismo local e nacional, imprensa e a direção da nova instituição: Manuela da Costa (Presidente), Alfredo Schaffer (Vice-presidente representante Canela), Marcos Gomes (Vice-presidente representante de Gramado).
Com sua sede estabelecida em Gramado, a recém fundada tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento do turismo da região, gerando empregos e crescimento econômico, além de trocar informações técnicas para a evolução profissional dos Parques, assim como unir mais a categoria e apresentar propostas do segmento ao poder público. 
PRÊMIO PANORAMA DO TURISMO - Em solenidade realizada em Curitiba, na noite do último dia 3, dentro da programação do 25º Salão Paranaense de Turismo, foi entregue o Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano aos destaques do segmento no Paraná em 2018. Em sua sétima edição, a honraria homenageou nove áreas da cadeia produtiva e também a personalidade do ano.
Por categoria, conquistaram o prêmio: Meio de Hospedagem: Camila Silva – Four Ponts by Sheraton Hotel – Curitiba; Estabelecimento Gastronômico: Paulo Ricardo Souza – Churrascaria do Gaúcho – Foz do Iguaçu; Agência de Turismo Receptivo: Bibiana Antoniacomi – Special Paraná – Curitiba; Agência de Turismo Emissivo: Addonai Arruda Filho – Serra Verde Express – Curitiba; Operadora: Danielle Meirelles – FRT – Foz do Iguaçu; Empresa de Eventos: André Müller – Giga Eventos – Curitiba; Espaço de Eventos: Loreni Cristofolli – Expo Unimed Curitiba – Curitiba; Guia de Turismo: Ana Paula Cruz – Curitiba; Divulgação Turística: Michelly Correia – Plug RPC – Curitiba; Personalidade do Ano: in memoriam, Antonio Claret de Rezende – Diplomacia & Turismo – Curitiba.

PREFEITO DE CURITIBA DIZ COMO CUIDAR DAS CIDADES

No artigo desta semana, escreveremos a respeito desta frase, dita pelo prefeito da cidade de Curitiba, Rafael Greca: “Fazer turismo e trabalhar com ele é desenvolver a imaginação, a criatividade e a inteligência. E a criatividade nada mais é que o momento que a inteligência se diverte”. A frase foi pronunciada, por ocasião da abertura do Salão do Turismo Paranaense, no dia 2 de maio de 2019.
Pela vez primeira, ouvimos, pessoalmente, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, quando ao lado de confrades da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo – Conjotur - participávamos da sua 3ª reunião e do Fórum de Estudos Turísticos de Gramado, cidade turística, de renome nacional e internacional, no Estado do Rio Grande do Sul. 
Com certeza, tem razão o prefeito de Curitiba, quando se expressa, acerca das atividades turísticas, na cidade curitibana, pensamento que pode ser estendido às prefeituras municipais, desejosas de explorarem, de forma racional, com profissionalismo, ética e transparência, esse se essencial segmento econômico, cultural e social, gerador de empregos, renda e maior integração de populações nacionais e internacionais. 
O prefeito Greca – como é mais conhecido – apela sempre, em suas exposições orais, para a verve e até poesia, ciente de que captará, assim, a atenção de seus ouvintes. Com simplicidade e, numa linguagem acessível, empolga quem o ouve em vários assuntos da sua administração. Afinal, Curitiba prima pelos cuidados com a infraestrutura de suporte ao turismo e sua população é receptiva com turistas. 
Conhecida como “Cidade Sorriso”, agrada a quem a visita, quer a lazer, negócios, quer a eventos. Importante destacar, também, outra observação sua, quando afirma ser oportuno e necessário cuidar do “rosto das cidades”, pois ninguém quer visitar uma cidade abandonada. Acrescentamos que devia ter dito, igualmente, uma cidade, sem segurança pública e violenta desenfreada, afastando visitantes e deixando a população em polvorosa.
O leitor deve ter observado que, em nossos artigos semanais, sempre estamos a chamar a atenção da prefeitura e da secretaria do turismo, ser preciso cuidar da indumentária da “Loira Desposada do Sol”, isto é, Fortaleza, capital do Ceará, que, devido às chuvas, ficou esfarrapada, suja, fétida, em muitos dos seus recantos, incluindo os corredores turísticos. 
Na verdade, a prefeitura de Fortaleza tem pouco tempo, para embelezá-la, visto aproximar-se a alta estação de julho vindouro. Diga-se que iniciou a recuperação das crateras, nas camadas asfálticas da urbe, sobretudo nas áreas centrais e na orla marítima, porém algumas partes de sua vestimenta, por escassez de recursos financeiros, estão sendo remendadas, o que enfeia sua roupagem, não condizente para uma bela “Loira Desposada do Sol”. 
É evidente que a iluminação pública e a limpeza necessitam de mais cuidados, sem falar da restauração de praças, monumentos históricos e da retirada das abomináveis pichações, que dão um aspecto de imundície à metrópole. Enfim, há senões, sim, no turismo fortalezense, que, por intermédio da prefeitura, do governo do Estado e do empresariado, podem ser resolvidos. Isso, claro com vontade política e cooperação da população.
Bem! Valeram as ponderações do competente prefeito curitibano, Rafael Greca, expressando-se a respeito dos cuidados que os prefeitos das cidades devem ter com elas, para satisfação da população local e dos visitantes, estes que gastam dinheiro, ajudam a divulgar a cultura, os atrativos turísticos e dão-lhes maior visibilidade no cenário nacional e internacional como cidades-modelo.  
Por último, apreciaríamos saber quantos atrativos turísticos registrados a capital do Ceará é detentora, considerados úteis, belos e agradáveis, agradando à população e aos turistas, além do valor orçamentário, destinado ao turismo, para seu desenvolvimento sustentável. Esperamos ser atendido pela Lei Municipal da Informação (LAI).

SEM EDUCAÇÃO, ATÉ ONDE VAMOS?

Estes primeiros meses do ano têm proporcionado muita controvérsia na opinião pública. Toda ela gerada pelos seguidos e equivocados pronunciamentos de algumas autoridades. Verdade que êste veículo se destina à divulgação das coisas do turismo nacional e internacional. No entanto, permito-me uma análise sobre recente questão derivada de uma nova afirmação de autoridade, levando em consideração que, por analogia, a decisão anunciada, de alguma sorte, é argumento perfeito para se ajustar à situação do turismo brasileiro.
Refiro-me ao inoportuno anúncio de que três Universidades Federais deveriam ser “punidas” com a redução drásticas dos recursos orçamentários que lhes são destinados. As Universidades do caso seriam as da Bahia, de Brasília e do Rio de Janeiro (Fluminense). O argumento (!) fôra de suprimir tais recursos num total de “meros” R$37 milhões. 
O mais impressionante foi o argumento para justificar tal “punição”: o corte de 30% no orçamento das universidades seria em razão da “balbúrdia aliada ao fato de que não tiveram o desempenho acadêmico esperado”. Por si só, um argumento absurdamente estranhável, sobretudo quando advindo de uma autoridade do setor.
A alegação foi tão estranha que – diante da reação praticamente unânime da nação - decidiu-se contornar o ato abjeto com a retificação de que a redução orçamentária deveria ser, em verdade, aplicada a todas as universidades do país. Entrevista publicada em destacado jornal de São Paulo, dá-nos conta de que a autoridade teria caminhado mais além ao assegurar de que “...a universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”.
A reação de inúmeras personalidades com vínculo com a educação e a cultura alcançou nível tal com a assertiva de que “fazer da gestão do orçamento público instrumento de discriminação institucional, punição ideológica ou retaliação política é crime de improbidade. É, por exemplo, como opina o ex-reitor da UFBa NAOMAR ALMEIDA.
Até porque as universidades públicas são protegidas em sua autonomia pela Costiituição Federal. Vale, mais que tudo, considerar que as três universidades punidas com verba cortada havia melhorado a sua posição no principal ranking universitário internacional, o Times Higher Education (THE). Como uma consequência imediata, o Ministério Público Federal decidiu intervir na questão, instaurando um inquérito civil para apurar os critérios que teriam embasado o bloqueio da verba.
Com respeito à UFBa, apenas algumas referências serão suficientes para mostrar o quanto infeliz foi a afirmação. Criada em 1808 com a Escola de Cirurgia da Bahia, primeira instituição de ensino superior do Brasil e embrião da própria UFBa, que seria oficialmente instituída em 1946. Em 1866, o médico português radicado na Bahia, Otto Wucherer descobriu a filaríase, a forma sintomática da doença mais conhecida como Elefantíase. O médico e pesquisador Pirajá da Silva descobriu, em 1908, o parasita que provoca a esquistossomose intestinal, em pesquisa realizada no antigo Hospital Universitário. Em 1955, a UFBa foi a primeira universidade brasileira a criar curso s de graduação de Teatro, Música e Dança, colocando a instituição como pioneira nas artes, o que se verificou na gestão do Reitor Edgard Santos. 
Ainda mais: em 1959 foi criado o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, tendo sido a primeira instituição voltada para a pesquisa sobre o continente Africano. Ainda em 1959, a Faculdade de Administração foi pioneira no país, levada para a Bahia em parceria com instituições americanas, junto com as Faculdades do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. 
No que pode ser considerado como autêntica revolução linguística, em 1960 foi criado o Atlas Prévio dos Falares Baianos, que se constituiu no primeiro atlas linguístico do Brasil, o qual foi coordenador pelo Professor e Pesquisador Nelson Rossi, do Instituto de Letras. 
Em 1983 foi, da mesma sorte, criado o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher (NEIM), grupo que originou o primeiro bacharelado em estudos de gênero e diversidade do Brasil (que ocorreu em 2009). Novos cursos foram criados na UFBa em 2008, com o advento do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC). Tal iniciativa revolucionou o ensino de graduação com os bacharelados interdisciplinares.   
Há uma infinidade de outras iniciativas pioneiras que mostram a atuação da UFBa, como de outras universidades nacionais. Como a descoberta recente do vírus da “zika” no Brasil, colocando a UFBa nas principais manchetes do país. Da mesma sorte como a universidade desenvolveu pesquisas sobre o petróleo, há mais de 50 anos, tornando-se também uma referência no país.
Seriam até cansativas tantas citações. Mas, a conclusão que desejo chegar, de modo a estabelecer uma certa analogia, é que, se a situação do ensino universitário alcança tal destempero no país, qual será o destino dessa nossa tão importante atividade econômica que é o TURISMO? Para qual pouca ou quase nenhuma atenção é destinada pelo “poder central”?
As perspectivas são, lamentavelmente, sombrias.

CHARME NOS HOTÉIS - FÉRIAS LUXUOSAS NO CENTRO DE PORTUGAL

As belas paisagens e excelentes hotéis atraem
No Centro de Portugal, região que fica entre Lisboa e Porto, há inúmeros destinos maravilhosos, como Coimbra, Aveiro e Fátima. Mas, além de visitar as cidades e vilas encantadoras que se espalham por seu território, os turistas podem ter muitas experiências inesquecíveis – desde hospedar-se em hotéis de charme deslumbrantes até comer em restaurantes de qualidade indiscutível.
A Vista Alegre, por exemplo, é uma das marcas da região que podem deixar uma viagem por lá ainda melhor. A célebre fabricante de porcelanas finas tem em Ílhavo, a uma hora de Porto, uma fábrica em pleno funcionamento e um museu, que não apenas conta toda sua história, mas também exibe peças icônicas de suas coleções ao longo dos anos, que fascinam por seu design.
A contribuição da marca Vista Alegre para o turismo português não acaba por aí. Ela também é tema do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, também em Ílhavo, um cinco estrelas totalmente decorado com as cobiçadas peças da marca, com um edifício moderno e sofisticado e outro histórico e clássico, onde vivia a família do fundador da companhia. Outro empreendimento já está em desenvolvimento: um novo hotel na cidade de Caldas da Rainha, que será associado à marca de cerâmicas tipicamente portuguesa, Bordallo Pinheiro.
Na Serra da Estrela, o destaque vai para a Casa de São Lourenço, um novíssimo hotel cinco estrelas com 17 quartos e quatro suítes que fica no Vale do rio Zêzere, o maior vale glacial da Europa. A 1.200 metros de altitude, conta com vistas panorâmicas de tirar o fôlego, decoração elegante e minimalista, e mobília de design contemporâneo.
A decoração conta com objetos e obras de arte produzidas em pura lã de ovelha chamada burel e que dá tema ao hotel. Originalmente utilizado por pastores, o burel se transformou em matéria-prima de design e é produzido exclusivamente nesta região. Os turistas também podem visitar a fábrica que fica na vila de Manteigas, que mostra a história do burel e possui uma loja com roupas, acessórios e peças de decoração.
Falando em fábrica, em Viseu encontra-se a produção da Abyss & Habidecor, que trabalha com algodão egípcio para criar toalhas que estão entre as melhores do mundo. A marca faz parte do grupo Celso de Lemos, que também tem nas redondezas de Viseu a Quinta de Lemos, produtora de vinhos, mel e azeite, e um restaurante, o Mesa de Lemos, que garante uma das melhores experiências gastronômicas da região. Ele está sob o comando do chef Diogo Rocha, que aposta em produtos regionais trabalhados com imaginação e técnicas consoantes com a cozinha contemporânea.
Por fim, o litoral também tem luxo a oferecer, muito diferente dos resorts pé na areia existentes no Brasil. O Noah Surf House, na praia de Santa Cruz, a uma hora de Lisboa, é dedicado ao mar e ao surfe, e possui oito quartos e 13 bangalôs maravilhosos, além de piscina, jacuzzi, skate park, loja de equipamento de surfe e um restaurante na praia. Com uma localização mais tranquila que Nazaré e Peniche, os hubs do surfe português, garante boas ondas, vistas estupendas para o oceano e uma atmosfera positiva, com experiências exclusivas.
CENTRO DE PORTUGAL - A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita.
A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto.

08 DE MAIO DE 1945 - O DIA DA VITÓRIA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

O dia 8 de maio de 1945 marcou o momento em que o mundo celebrou a rendição incondicional das forças germânicas na Segunda Guerra Mundial, assinalando o fim de um dos conflitos mais sangrentos pelo qual passou a humanidade.
Em 1939, a rápida invasão da Polônia pelas Divisões Panzer de Hitler deu início à contenda que, em pouco tempo, adquiriu proporções globais. O afundamento de navios mercantes brasileiros por submarinos alemães em nosso litoral foi decisivo para que, em 31 de agosto de 1942, Getúlio Vargas declarasse guerra às potências do Eixo.
O esforço empreendido pelo Brasil junto aos Aliados não se resumiu somente ao apoio logístico. Lutamos em solo europeu com arrojo e determinação. O 1º Escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) partiu para o Teatro de Operações da Itália no dia 2 de julho de 1944, sob a escolta vigilante das belonaves da Marinha do Brasil e tendo à frente o General Mascarenhas de Moraes.
No contexto da guerra, a FEB participou decisivamente do rompimento das duas últimas linhas de defesa alemãs que barravam o acesso ao norte da Itália e ao sul da Alemanha. Essas posições fortificadas nos Montes Apeninos, região montanhosa de difícil progressão, foram o palco principal onde nossos pracinhas conquistaram inúmeras vitórias, mas também deixaram seu suor e seu sangue.
Em 239 dias ininterruptos de intensos combates, com o apoio aéreo preciso dos ases da Força Aérea Brasileira, destacam-se as vitórias em Monte Castelo, após quatro tentativas; Montese, uma das mais sangrentas, com 426 baixas brasileiras; Collecchio e Fornovo, quando aproximadamente 20 mil experientes combatentes, a maioria da 148ª Divisão de Infantaria Alemã, além da 90ª Divisão Panzer Granadier e de italianos, da Divisão Bersaglieri, renderam-se à FEB.
Na Europa, quase 500 brasileiros tombaram em combate, entre eles o jovem Aspirante Francisco Mega e o experiente Sargento Max Wolf Filho, bravos heróis brasileiros aos quais dedicamos toda a reverência e inspiração. A paz que hoje prevalece é fruto do sacrifício de bravos soldados que, como eles, deram suas vidas pela paz e liberdade.

EM DIA COM O FESTURIS 10/05/2019


61º CONOTEL - HOTELARIA COMEMORA CRESCIMENTO DE 7% NO FATURAMENTO

Um estudo inédito elaborado pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que, no mês de março, o faturamento real do turismo nacional cresceu 1,5% em comparação com fevereiro, graças aos aumentos verificados nos segmentos de hospedagem (7%), cultura e lazer (11,7%) e alimentação (11,8%). Os dados foram apresentados na abertura do 61º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) em Goiânia na quarta-feira, 8 de maio, Dia Nacional do Turismo.
Em seu discurso na abertura do evento, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse que a performance do setor “mostra que estamos num caminho sem volta para o crescimento do turismo no Brasil. Tudo muda quando governo e iniciativa privada trabalham juntos, do mesmo lado, no mesmo time”, garantiu.
O titular do Turismo recebeu, durante a solenidade, uma homenagem das mãos do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares. 
61º CONOTEL E EQUIPOTEL – O Conotel está recebendo um público estimado em 5 mil pessoas durante os três dias de programação, que termina hoje. Realizado simultaneamente à Equipotel Regional – feira que reúne as principais empresas e compradores do setor da hospitalidade – o evento promove o encontro de agentes da indústria do turismo e fomenta discussões técnicas, legislativas e jurídicas nos segmentos da hotelaria e turismo.
Este ano, o encontro tem como tema “Tendências e Inovações no Segmento Hoteleiro”. O perfil itinerante do evento democratiza a discussão de políticas e formas próprias e inovadoras que desenvolvam o turismo em cada região do Brasil.
A programação é formada por seminários, palestras, painéis e mesas redondas sobre inovação, gastronomia, sustentabilidade, acessibilidade, questões trabalhistas, ferramentas de competitividade, acesso ao crédito e tecnologia em turismo, entre outros grandes temas. (Com a Agência de Notícias do Turismo).

PRÊMIO OBRA DO ANO 2019 O CAIS DO SERTÃO CONQUISTOU O COBIÇADO TROFÉU

O Museu Cais do Sertão, administrado pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, foi o grande vencedor do Prêmio Obra do Ano 2019, organizado pelo site ArchDaily. A premiação é concedida anualmente a melhor construção arquitetônica dos países de língua portuguesa.
O Cais superou outros catorze concorrentes para sagrar-se o ganhador. Na disputa, estavam nove edificações brasileiras e seis portuguesas. Ao todo, mais de 10 mil votos foram coletados durante duas semanas de indicações. Entre os nomeados estavam presentes projetos culturais, comerciais, educacionais, praças, residências de alto padrão e remodelações. Assinada pelo escritório Brasil Arquitetura, a obra do Cais do Sertão ficou logo à frente de duas edificações paulistas, o Sesc 24 de Maio (segundo colocado) e a Casa João de Barro (terceiro colocado), localizados respectivamente nas cidades de São Paulo e Itatiba.
 Esta é a segunda vez que o Museu recebe um título. Em dezembro de 2018, o espaço foi o vencedor do Prêmio Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo, na categoria "Valorização do Patrimônio".
 Localizado no bairro do Recife, região central da capital pernambucana, o Cais do Sertão completou cinco anos de inauguração no último dia 3 de abril. A construção do equipamento é formada por concreto armado e protendido, no módulo I, e por mais de dois mil cobogós no módulo II. O espaço exalta as tradições do Estado com atividades lúdicas e culturais em sua programação e conserva uma exposição permanente em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, além de auditório e salas expositivas.

NA ARGENTINA - PBTUR REFORÇA DIVULGAÇÃO DO DESTINO PARAÍBA

A Argentina tem sido o maior emissor de turistas para o Destino Paraíba nos últimos três anos, conforme dados do Fluxo Global Estimado de turistas para a cidade de João Pessoa. De janeiro a março deste ano, o percentual de incidência de turistas portenhos na capital paraibana chegou a 36,41%, bem acima dos italianos, segundo no Top 5, que teve um percentual de incidência de 9,66%.
 Para ampliar esses números, a Empresa Paraibana de Turismo promove uma série de 10 capacitações juntos aos agentes de viagens em uma ação que tem a parceria da Infinitas Travel, uma das operadoras mais conceituadas da Argentina. No projeto #PartiuParaíba, as capacitações estão sendo realizadas desde segunda-feira (6) e seguem até hoje, nas cidades de Buenos Aires, La Plata e Córdoba. A estimativa é de que participem das capacitações mais de 300 profissionais argentinos, que fazem venda de roteiros direto com os consumidores finais.  
 Na segunda-feira, em Buenos Aires,  a presidente da PBTur, Ruth Avelino, fez uma capacitação para clientes da Operadora de Turismo Grupo 8 e participou de um almoço,  de reuniões com gerentes de produtos das operadoras Piamonte e Trayecto Uno e fechou parceria com o Grupo 8, no qual se prontificou em promover uma campanha de incentivo de vendas para João Pessoa. 
Na terça-feira (7), a presidente da PBTur promoveu novas capacitações, agora na cidade de La Plata, tendo como parceira a operadora de turismo AERO.  Agentes de viagens de cerca de 35 agências receberam informações sobre o Destino Paraíba e dos hotéis Manaíra, Hardman Praia Hotel e da Rede Nord Hotels. As capacitações desta quarta-feira (8) acontecem junto com agentes de viagens de Córdoba.
De acordo com Ruth Avelino, essas ações dão sequência ao trabalho de divulgação dos roteiros paraibanos no mercado argentino, que respondeu de forma bastante positiva a operação do primeiro voo internacional entre João Pessoa e Buenos Aires, iniciado no dia 1º de julho de 2017. 

NA SUA CATEGORIA - O AEROPORTO ZUMBI DOS PALMARES É O MELHOR DO NORDESTE

Melhor do Nordeste e o segundo mais bem avaliado do Brasil. O bom desempenho foi alcançado pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, localizado na região metropolitana de Maceió, em pesquisa realizada pelo Ministério da Infraestrutura. Os dados são referentes ao 1º trimestre de 2019 e levam em consideração a satisfação do passageiro. 
O terminal alagoano obteve nota 4,5 numa escala de 1 a 5, o que representa evolução de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A nota está acima da meta estabelecida pela Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que é 4. O aeroporto é administrado pelo grupo espanhol Aena Desarrollo, que o arrematou em leilão realizado pelo Governo Federal em março deste ano.
O grupo administra 46 aeroportos na Espanha – dentre os quais o de Barajas, em Madri, e o El Prat, em Barcelona – além de 12 terminais na América Latina e o de Luton, em Londres. 
RESULTADO GERAL - No resultado geral, segundo a pesquisa, o Aeroporto de Vitória foi o melhor entre os oito terminais que compõem a categoria que movimenta até 5 milhões de passageiros por ano, com nota 4,61, no indicador que mede a satisfação geral. Em segundo lugar ficaram Maceió, Manaus e Goiânia, empatados com 4,50.
Ainda de acordo com o estudo, o Aeroporto Zumbi dos Palmares obteve notas acima da média (4,39) em 18 dos 38 indicadores da pesquisa. Os destaques foram: velocidade na restituição de bagagem (4,80), cordialidade na emigração (4,73), qualidade da informação nos painéis (4,69), cordialidade no check-in (4,69), tempo de fila na inspeção de segurança (4,67), facilidade de desembarque no meio fio (4,67), limpeza geral (4,60) e disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,51).

VOO RECIFE/ PAULO AFONSO - A ROTA MOVIMENTARÁ O TURISMO NO SERTÃO DE ALAGOAS

Aeroporto de Paulo Afonso
O turismo no sertão alagoano ganhou importante reforço a partir desde a última sexta-feira (3). Isso porque a companhia aérea  Azul inaugurou seu mais novo voo que liga Recife (PE) a Paulo Afonso (BA), localizada a menos de cem quilômetros de importantes destinos turísticos sertanejos como Delmiro Gouveia, Piranhas e Olho D'Água do Casado, banhados pelo Rio São Francisco.
Com duração de uma hora e 30 minutos, a aeronave modelo ATR72-600 com capacidade para 70 passageiros, a operação levará turistas do mundo todo para o Sertão alagoano operando todas as segundas e sextas-feiras. As passagens já estão disponíveis, mas o primeiro voo está com lotação máxima.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Rafael Brito, este novo voo é mais uma conquista para o povo sertanejo, que tem no turismo uma vertente econômica que só cresce.
“Nossas cidades do Alto Sertão tem uma vocação natural para o turismo. Banhadas pelo rio São Francisco, a visita aos Cânions de Xingó, aos sítios arqueológicos, além dos atrativos culturais, históricos e gastronômicos, já são conhecidos dentro e fora do País, muito pelo trabalho do Governo do Estado que leva ao conhecimento de operadores, agentes e demais players do turismo as possibilidade da região em feiras, capacitações e workshops dentro e fora do País. Este novo voo da Azul vem para agregar ainda mais ao fluxo de turistas na região, que dependiam exclusivamente do transporte terrestre e agora contarão com essa nota rota que parte de um dos aeroportos mais movimentados do Brasil”, ressaltou o secretário Rafael Brito

CARAVANA MAIS TURISMO CHEGA AO POLO COCAIS

A Caravana Mais Turismo iniciou as atividades em 2019 no Polo Cocais, no Maranhão, com diversos cursos e atendimentos para inserção no Cadastur. Técnicos da Secretaria de Estado do Turismo estão desde a segunda-feira (6) até hoje (10) nas cidades de Timon, Caxias, São João do Sóter, Coelho Neto, Codó, Pedreiras e Igarapé Grande.
O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, formalizando e legalizando estes prestadores de serviços. Os municípios que desejam fazer parte do Mapa do Turismo também precisam ter serviços formalizados nesse cadastro nacional.
Os cursos do Programa Mais Qualificação abordam as principais necessidades e anseios para a profissionalização e qualidade na prestação de serviços para o turismo. Com carga horária de 4 horas, as capacitações tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências que consolidem a excelência na prestação de serviço no destino, contribuindo inclusive para a competitividade turística

VITÓRIAS HISTÓRICAS - 8 DE MAIO: DIA DE FESTAS NO TURISMO NACIONAL

Centro Dragão do Mar, Fortaleza-CE
Na última quarta-feira (8) marcada pelo Dia Nacional do Turismo, o setor - que envolve mais de 50 atividades econômicas no país - comemora vitórias históricas obtidas nos primeiros quatro meses do ano e do novo governo. Caso da isenção de vistos para americanos, australianos, canadenses e japoneses, medida que já provoca forte alta na procura do Brasil como destino turístico. Outra conquista foi a aprovação, na Câmara dos Deputados, do texto que permite a abertura de empresas aéreas ao capital estrangeiro, com a consequente atração de companhias de baixo custo ao país, e da modernização da Lei Geral do Turismo. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou o empenho do governo para transformar o turismo em mola propulsora da economia nacional. 
Um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) mostra que a contribuição do segmento ao Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,1% em 2018, totalizando US$ 152,5 bilhões (8,1%), e que o ramo ocupou 6,9 milhões de pessoas, o equivalente a 7,5% do número global de vagas.
Para garantir a ampliação dos bons resultados, o Ministério do Turismo cumpriu todas as metas previstas para os primeiros 100 dias do governo Bolsonaro no sentido de melhorar o ambiente de negócios. Houve a publicação do decreto que institui a Política Nacional de Gestão Turística dos Patrimônios Mundiais Naturais e Culturais e de Portaria Interministerial que estabelece a gestão compartilhada entre a Secretaria de Patrimônio da União, do Ministério da Economia, e o MTur para o aproveitamento turístico de terrenos e prédios de domínio da União.
AVANÇOS - A lista de avanços inclui a oferta de crédito a gestores públicos e privados. O Prodetur + Turismo, que há pouco mais de um ano proporciona acesso a empréstimos com condições especiais para aprimorar atrativos do país, já soma a análise de 171 propostas de 22 estados, que totalizam cerca de R$ 5,7 bilhões em investimentos planejados. Além disso, até o final de 2019, o MTur contará com R$ 518 milhões para financiar projetos privados por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).
Na área de qualificação profissional em turismo, mais de 4.200 alunos de todo o Brasil concluíram cursos online gratuitos de atendimento ao turista e de formação de gestores ofertados pelos canais Brasil Braços Abertos (BBA) e Gestor de Turismo (CGT), do MTur. Também houve melhorias na fiscalização de atividades turísticas. Desde que o órgão intensificou o trabalho, há um ano e meio, já foram realizadas 2.526 visitas, que resultaram em 1.549 serviços regularizados.
A DATA - O Dia Nacional do Turismo foi instituído em maio de 2012 pela Presidência da República, que sancionou a Lei 12.625. A data é uma referência a 8 de maio de 1916, quando o Estado do Paraná solicitou que terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque. A demanda foi acatada em 28 de julho de 1916, com o Decreto Estadual nº 653. Hoje, a unidade recebe milhares de turistas e constitui um ícone do turismo. (Com o MTUR).

FONTE DE ESTUDOS E PESQUISAS - LIVRO SOBRE AVIAÇÃO NO CEARÁ CHEGA A SUA 3ª EDIÇÃO

O livro A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO NO CEARÁ, de autoria dos jornalistas Augusto Oliveira e Ivonildo Lavôr, chega a sua 3ª edição e atualiza os avanços que o Estado obteve na área nos últimos anos. A publicação conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.
A apresentação da nova edição do livro ocorrerá com explanações em colégios, livraria, bibliotecas e instituições de ensino de Fortaleza. A primeira delas será na próxima quarta-feira, dia 15, , às 10 horas, com palestra dos autores para os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. 
O livro mostra, através de rico conteúdo informativo em 244 páginas de pura história, relatos das primeiras experiências com balão em Fortaleza, no ano de 1933. Esta nova edição inclui também fatos mais recentes que ocorreram até o final de 2018 para que sirvam de estudo comparado com as ações do passado. 
A inauguração de novos terminais aéreos no Ceará; a presença da alemã Fraport Airport na administração do aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza; o hub da AirFrance/KLM/Gol, entre outras iniciativas agora passam a constar dessa nova tiragem de 1.000 exemplares, toda em cores e com capa dura. 
Em relação aos fatos do passado, o livro A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO DO CEARÁ retrata cearenses que contribuíram para a evolução da aviação no Brasil. Casimiro Montenegro, por exemplo, concebeu e participou diretamente da materialização do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), atualmente Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial, e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Outro cearense de destaque é Fernando de Mendonça, considerado como autoridade brasileira em rádio ciência. Mendonça teve seu trabalho reconhecido internacionalmente.
A publicação foi pensada para contribuir no processo de desenvolvimento profissional de professores e alunos da rede estadual e municipal de ensino à medida em que oferece dados até então pouco difundidos em termos literários locais. Dessa forma, o livro surge como protagonista de pesquisas na área onde são convergidos temas centrados nos fatos da aviação que marcaram a capital cearense, no contexto nordestino.
O livro HISTÓRIA DA AVIAÇÃO DO CEARÁ tem, assim, essa proposta de mostrar todo o passado e o motivo do Estado e de Fortaleza serem hoje um referencial na aviação comercial no Nordeste brasileiro.

FORTALEZA FESTEJA - PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM ALUSÃO AO DIA DAS MÃES

Centro Cultural Casa do Barão de Camocim
A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza realiza nesta semana uma programação especial em comemoração ao Dia das Mães. Hoje, a Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel, localizada no Conjunto Ceará, promove, às 15 horas, uma festa para crianças com atividades voltadas à valorização dos sentimentos maternais, como amor, empatia, dedicação e carinho. O evento terá ainda oficina de confecção de cartão para as mães, construção do mural “Mamãe, você é...”, entrega de brindes e música ao vivo com Wesley Costa Lima.
Na Biblioteca Cristina Poeta, no Autran Nunes, o público poderá conferir, também hoje, a partir das 15h, a Festa das Mães, com serviços de limpeza de pele, manicure e sobrancelha. Na oportunidade, serão distribuídas senhas para quem desejar participar da ação.
Para aqueles que vão comprar o presente das mães na véspera da data, o Mercado dos Pinhões realizará uma edição especial das feiras Mercado Coletivo e Afins de Vitrola, amanhã. No local, haverá expositores de moda e design, além da venda de vinis e artigos relacionados ao mundo dos LP's. O evento inicia às 17h e segue até as 22h.
A programação da Prefeitura de Fortaleza contabiliza também para amanhã a abertura do Salão de Abril no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, onde ocorrerá o seminário “O Bordado na Arte Contemporânea”, com palestra ministrada pelo artista visual Efrain Almeida (CE/RJ)

ROTA DO IMPERADOR - SERGIPE COM NOVO E ATRAENTE PRODUTO TURÍSTICO

Uma equipe da Secretaria de Turismo de Sergipe fez uma visita até a Rota do Imperador para avaliar e melhor inserí-la nos atrativos que fazem parte da divulgação do estado. O roteiro possui duas fases, composta pelo city tour e o translado de catamarã que agrega as cidades de Santana do São Francisco, Neópolis e Penedo (Alagoas). A visita aconteceu no último sábado e foi coordenada pelo secretário de turismo, Manelito Franco Neto. 
Uma das atrações é a cidade de Santana do São Francisco, distante 132 quilômetros da capital, e que ficou tradicionalmente conhecida pela riqueza do seu artesanato em barro. O trabalho cuidadoso, feito à mão, se tornou patrimônio da cidade e pode ser acompanhado de perto pelos visitantes. A facilidade que os ceramistas moldam a matéria-prima retirada do solo, às margens do Rio São Francisco, emprega cerca de 70% da comunidade local. E, além do artesanato, a região possui ainda outro atrativo turístico denominado como 'Rota do Imperador'. 
De acordo com o gestor estadual do Turismo, o roteiro está com uma excelente estrutura. “Ampliaremos a divulgação deste atrativo turístico, pois o formato dele encanta os visitantes”, explica Manelito Franco Neto.
Durante o translado pelo Rio São Francisco, é realizada a apresentação do personagem na figura de Dom Pedro II que discursa sobre a importância do Velho Chico. “O público fica surpreso durante o passeio e entra no clima com as brincadeiras e as informações de caráter histórico”, ressalta Luiz Monteiro, que interpreta o imperador Dom Pedro II e também integra a equipe diretiva da Olímpio Tur (empresa responsável pelo passeio). 
POLO VELHO CHICO - Na oportunidade, aconteceu também a reunião do Conselho do Polo Velho Chico na sede da prefeitura de Santana do São Francisco. “A Instância de Governança do Polo reuniu seus membros em assembleia com o intuito de validar o regimento interno e distribuiu cópias autenticadas da ata de institucionalização. Esta documentação é essencial e será encaminhada por cada município ao Ministério de Turismo com o intuito de assegurar a manutenção dos mesmos no Mapa do Turismo Brasileiro”, informa o presidente do Polo Velho Chico, o turismólogo Genilson Aragão.

SEMANA NACIONAL - PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO MUSEU ÍNDIA VANUÍRE

Museu Índia Vanuíre
A convite do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu Índia Vanuíre- instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – participará da 17ª Semana Nacional de Museus. A edição tem como tema Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições, que proporá reflexões sobre a importância dos espaços para o desenvolvimento e fortalecimento das instituições e das memórias abrigadas por elas.
No Museu Índia Vanuíre, nos próximos dias 14 e 15, os visitantes participarão de uma palestra com a equipe do espaço. O objetivo é difundir o trabalho produzido dentro da instituição, fundamental para preservar as gerações museológicas.
Na quinta-feira (16), será realizada uma mesa-redonda com os indígenas das etnias Kaingang, Krenak e Terena e moradores da Terra Indígena Vanuíre. Eles estarão no Museu para falar sobre os trabalhos gerados pelas culturas visando às tradições.
MUSEUMWEEK - Simultaneamente, o Museu Índia Vanuíre também terá uma programação para o #MuseumWeek. Essa iniciativa convida o público a compartilhar as experiências nos museus e nas redes sociais. Em Tupã, eles poderão conhecer os bastidores do equipamento por meio de um passeio cultural. Os visitantes serão divididos em equipes para conhecer o setor administrativo e a reserva técnica. A ação acontecerá na terça-feira (14), às 9h e às 15h.
No dia 15, o público será convidado a participar de Caça ao Tesouro. Eles serão estimulados a encontrar fotos de acervo que estarão escondidas e após encontrá-las deverão identificar onde a imagem está expost. O ganhador levará de brinde para casa um artesanato confeccionado por um indígena.
Outra atividade será a confecção de um porta-retrato de E.V.A, no sábado (18). Elaborado e executado em parceria com os educadores do Museu, os visitantes poderão compartilhar fotos do objeto com a hashtag #PhotoWM.

POUSADA VOVÓ CAROLINA


ROTA DO SOL 10/05/2019 ISSUU

ISSUU.COM
Noticias sobre Turismo, Lazer e Negócios enfocando a divulgação do Turismo no Ceará, no Brasil e no Mundo.