Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CALEIDOSCÓPIO - DESTINO CRUEL / A ABRAJET TAMBÉM DE LUTO

DESTINO CRUEL
O Brasil continua chocado por conta da tragédia que se abateu sobre a Santa Maria, cidade gaúcha que  fica a cerca de 300 quilômetros de Porto Alegre. Mais de duas centenas de esperançosos jovens tiveram sua vidas ceifadas quando justamente comemoravam vitórias dentro da casa de shows Kiss, sufocados e queimados em terrível incêndio. Outro tanto, está aí a padecer nos hospitais ainda na esperança de que consigam se sair do pesadelo. A tragédia, contam as notícias, teve cenas de horror indescritíveis, quando esperançosos jovens procuravam sair do inferno em que se transformou o local. Gritos desesperados, empurra- empurra para se livrar das chamas.  Enfim uma madrugada de desespero que abalou não apenas o Brasil mas todo o mundo. No calendário dos tempos  a vida é um relâmpago. O nascimento é incerto, mesmo depois de plantada a semente. A morte, porém, é a única e verdadeira certeza. Traiçoeira, ela vem sempre, “desfazendo ilusões, matando enganos”.  Os rapazes e moças foram à boate para festejar vitórias após suados tempos de estudo e dedicação. Estavam felizes e vislumbravam um futuro cheio de glórias. Mas o relâmpago da vida interrompeu os devaneios. Destino cruel. Agora é rezar para que os mutilados de corpo e de espírito, os que se salvaram, abatidos e psicologicamente arrasados,  se recuperam e tenham forças para atingir os objetivos idealizados. Pensamento positivo também para que os abatidos e chorosos  pais, familiares, colegas e amigos tenham a graça divina de superar a dor que lhes atingiu.
A ABRAJET TAMBÉM DE LUTO

Haja saudade. Há tempos, foi o Sínval, do Amazonas, e o Paulo Matos, de São Paulo, entre outros colegas que no0s deixaram. Mais recentemente, perdemos o José Otávio, de Alagoas, e a querida Silvinha, de Sergipe. Agora, a Abrajet acaba de perder mais duas referenciais. No último dia 22, em Porto Alegre, faleceu, aos 83 anos, o jornalista Wilson Müller, um dos seus ex-presidentes nacionais e também da Seccional do Rio Grande do Sul.
Em todas as fases da vida associativa, Müller foi um exemplo de trabalho, coerência e dinamismo, honrando sempre a instituição dos jornalistas de turismo. Na sua longa trajetória de periodista  na terra gaúcha, sempre se destacou, a partir do Diário de Notícias, sua primeira experiência na imprensa. Como advogado, trabalhou no governo de Leonel Brizola, atuando como  procurador do Instituto Nacional de Previdência Social. Por cerca de 20 anos, foi  assessor direto do fundador da RBS, Maurício Sirotski. Dirigiu a TV Educativa e a Companhia Riograndense de Turismo (CRTur), exerceu a presidência da Câmara de Turismo do Rio Grande do Sul e também a vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (Ari). 
Ainda abalados pela informação do falecimento do Wilson Müller, acabamos de receber a informação de que também viajou para o Oriente Eterno  o jornalista José Anchieta Correia, um dos mais antigos e destacados militantes do quadro da nossa Abrajet. O prudente e atuante Anchieta  teve  exercício efetivo  na entidade nacional em  diversos cargos. Conforme informações do jornalista cearense Ciro Pinheiro, abrajeteano com  atuação em Rondonia, Anchieta faleceu em Terezina (PI), cidade em que exerceu destacadas funções, entre as quais a de 1º presidente da Piemtur.  Nos últimos anos, morava em Porto Velho, onde reside parte de sua família. Em continuada e dinâmica ação,  foi presidente da Abrajet-RO e um entusiasta da atividade, inclusive com livro publicado sobre turismo. Em momento de tanta comoção nacional, com muito pesar  registramos pesarosos o falecimento dos dois queridos colegas. A nossa entidade está de luto e o jornalismo de turismo ficou menor.     

A FOLIA DO PRÉ AGITA FORTALEZA ATÉ O CARNAVAL



Tem mais Pré-Carnaval neste final de semana agitando todos os bairros de Fortaleza, num prenúncio de que a quadrfa carnavalesca deste 2013 será uma das maiores dos últimos anos.  Contando com o  apoio da Prefeitura de Municipal através da sua Secretaria de Cultura (Secultfor), esta  pré-temporada. Que c começou no dia 11 de janeiro e se estenderá até o dia 3 de fevereiro, está mostrando nos finais de semana que o fortalezense está a cada ano recuperando o brilho de carnavais passados. 
Na Praça do Ferreira, onde o anfitrião é o Concentra Mas Não Sai, os blocos se encontram mais uma vez no dia 2 de fevereiro, sempre a partir das 16h. Os desfiles começam a partir das 15h e se dividem nos mesmos percursos: o primeiro, que tem concentração na Av. Almirante Jaceguai, seguindo pela Av. Almirante Barroso, Av. Historiador Raimundo Girão, R. João Cordeiro e dispersão do público no Aterrinho da P.I.; e o segundo, que tem concentração na R. João Cordeiro com dispersão de público também no Aterrinho.
Mas a folia também agita todos os bairros da Capital, com blocos e cordões mostrando a irreverência e animação do povo, puxados por sambas e marchinhas tradicionais e não tanto. O que está valendo mesmo é que a cidade está vivendo dias de muita alegria nos finais de semana
Neste sábado final do Pré-Carnaval (02/02), os shows de encerramento ficarão por conta de Mariene de Castro e Margareth Menezes.
Registre-se, até esta  parte final do pré-carnaval, a encerrar-se no final de semana, o esquema formado pela Etufor, Emlurb, Etufor e policiais civis e militares tem proporcionado bastante segurança a todos os participantes desta pré-temporada carnavalesca
DESFILES DO ADEUS -  De amanhã, até domingo, 3, as tardes de  Fortaleza.de ponta a ponta da cidade, serão descontraídas, com o desfile da turma que compõe os seguintes blocos, escolas de samba e cordões oficializados pela Prefeitura:
Tyroleste,Vai Tomar no Carlito, Virgem Tô Nessa, Capiaba Folia, Botequim,  Lineu Folia, Me-ache-folia, Cordões de Iracema, Band Folia, Pra Cima, Sou Brega + Quem Não É, Empurra Que Ele Pega,Baqueta, A Turma Do Mamão, Simpatia, Mió KI, O Cheiro, Jeguerê. Pery Boneco, Amantes De Iracema,Carnavalesco Bons Amigos, Unidos Da Cachorra, Luxo Da Aldeia,  Camaleões do Vila, Matou A Pau...Ta,  Baixinhos Do Mincharia, Taberneiros De Iracema, Num Ispaia Sinão Ienche,Concentra Mas Não Sai, Mata Galinha, Cachorra Magra. Tambores Carnavalescos, Cordões do Ancurí, Matracas De Iracema, Doido é Tu, Cabeça de Touro, Batendo na Lata, Vila Folia, Jardim Folia, Relaxa Bêbe, Kururu da Lagoa, Os Vassouras do Babau,  Almeidão Folia, Balaku Baku Folia, Monte Folia, Que merda é essa?
Palhaços de Rua, Carnavalesco Tá Dentro Deixa, Tambores da Terra, Alegria no Território Da Paz, Unidos Do Morro,  Coração Benfica, Piranhas Do Papicu, Galo Do Jardim América, Dos Bodes, Dendê Folia, Kuekão de Kouro e Peido Azedo.

INAUGURADA A MAIOR PONTE FLUVIAL DO NORDESTE


Na terça-feira (29), às 10 horas,  com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, do governador Marcelo Déda , ministros e outras  altas autoridades federais e estaduais,  houve a inauguração da Ponte Gilberto Amado,  a  maior ponte fluvial do Nordeste brasileiro, com 1.712 metros de extensão. Em seguida, a comitiva participou da inauguração, também em Sergipe, da Usina de Energia Eólica (UEE) Barra dos Coqueiros, na Região Metropolitana da capital.  “Todo esse investimento certamente contribuirá para o crescimento do turismo na região. É mais emprego e renda para os sergipanos”, afirmou Gastão Vieira. Durante o seu discurso, a presidente agradeceu a atuação do ministro do Turismo para a concretização da obra. “Ele colocou uma visão de presente e futuro nas suas despesas, e com a sua sensibilidade, percebeu a grande oportunidade para o turismo”, disse.
A Ponte Gilberto Amado interligará o litoral sul de Sergipe ao litoral Norte da Bahia, pela Linha Verde, proporcionando um encurtamento de 70 km na distância entre Aracaju e Salvador. A obra é fruto de um investimento de mais de R$ 124 milhões em recursos federais (por meio do Ministério do Turismo) e contrapartida do governo estadual.
A nova ligação rodoviária é considerada estratégica para o desenvolvimento do turismo sergipano, já que, segundo cálculos da ABIH-SE, entre 40% e 45% dos visitantes de Sergipe são oriundos da Bahia. Até a construção da ponte, a travessia do rio Piauí na faixa litorâneo só podia ser feita em balsas.
A USINA – A Usina de Energia Eólica é um  empreendimento do grupo Engevix, Terá capacidade de produzir 34,5 megawatts/hora, energia suficiente para abastecer uma cidade de 120 mil habitantes.
A UEE de Barra dos Coqueiros foi construída com apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), pelo qual foi disponibilizada uma área de 300 hectares nas vizinhanças do Porto de Sergipe. O investimento para a instalação da Usina, que conta com 23 torres de aerogeradores, foi de R$ 125 milhões.

A BE HAPPY MOSTROU CAMINHOS PARA UM BOM TURISMO

Estela Farina, Cely Sena Daniel Marchante, e Apo Çoruluh

Com sua diretora Cely Sena à frente, a conceituada operadora Be Happy , no último dia 25, ao meio dia, lotou o salão principal do restaurante Zahlé para apresentar aos agentes de viagem do Ceará mais caminhos a serem oferecidos para um turismo seguro e cheio de atrações. 
Cely em linhas gerais fez uma abordagem da forma de se oferecer aos clientes um turismo de qualidade  e apresentou os seus convidados para dar informações sobre seus produtos.  Em seguida, a executiva Estela Farina descreveu as  ofertas de cruzeiros da Oceania Cruizes, dos mais sofisticados aos destinados a turistas apreciadores de uma viagem boa, sem maiores custos. Daniel Marchante, da Lusonova para o Brasil,  fez circunstanciado relato sobre rede de atuação da empresa que representava, enquanto Apo Çoruluh, diretor da Lusonova Tour, ofereceu uma aula sobre o tour “Turquia Fantástica”,  objetivo maior do encontro da Be Happy com os agentes de viagem.
A manhã de trabalho ficou encerrada com o lauto almoço, em que a cozinha árabe do restaurante se sobressaiu.

ATUALIZAÇÃO DO CRONOGRAMA DO ACQUARIO


O governador Cid Gomes se reuniu na sexta-feira última com técnicos do Estado e da empresa americana ICM (Internacional Concept Management), que está construindo o Acquario Ceará, para uma atualização sobre o andamento da obra. Durante o encontro foram apresentados os cronogramas e o plano de trabalho para os próximos meses. Houve a checagem dos itens referentes à estrutura interna e externa (equipamentos de filtração, material da coberta, estrutura metálica, fachada de vidro, equipamentos elétricos)  como também dos itens de entretenimento (cinemas 3D, 4D, simulador de submarinos, decoração temática, conteúdo dos filmes, etc) que fazem parte do projeto. Outro item colocado durante a  reunião foi a  estrutura de quarentena temporária para o processo de adaptação e crescimento das espécies aquáticas.
2014 – O governo informa que, após muitas contestações, ultrapassados os obstáculos,  as obras do  Acquario Ceará estão em ritmo normal de construção na Praia de Iracema. Serão 21,5 mil metros quadrados de área construída e tanques com capacidade para 15 milhões de litros, sendo o maior e mais moderno do hemisfério Sul. A previsão é que o equipamento esteja concluído antes dos jogos na Copa do Mundo, em 2014, para receber, anualmente, 1,2 milhão de visitantes, gerando uma receita de R$ 21,5 milhões. Para a economia local, o impacto no mercado de trabalho será de 150 empregos diretos, 1.600 indiretos e 18 mil empregos na cadeia produtiva do turismo.

NOVO PRESIDENTE DO CEDE


O governador Cid Gomes, na presença de altas autoridades entre as quais deputados federais, estaduais e o empresário José Macedo, presidente da Fiec, deu posse oficial na última segunda-feira (28).  ao empresário  Alexandre Pereira (FOTO) na Presidência do novo  Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede). 
A solenidade aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). De acordo com o governador Cid Gomes, a indicação de Alexandre Pereira dará um ritmo mais dinâmico para superar o desafio de combater a pobreza e a miséria no Ceará. 
O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), criado pela Lei nº 13.875 de 07 de fevereiro de 2007, e estruturado de acordo com o Decreto nº 28.643, de 08 de fevereiro de 2007, tem como missão deliberar de maneira estratégica, harmônica e interdisciplinar, sobre a Política de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, articulando com os setores produtivos para promover o desenvolvimento econômico sustentável.

O CEARÁ SERÁ VITRINE NO CONGRESSO DO SKAL BRASIL


O Ceará vai ter oportunidade de se mostrar aos principais operadores de turismo do Brasil, agentes de viagem, transportadores, executivos de companhias aéreas nacionais e internacionais e jornalistas especializados durante o 43º Congresso Nacional do Skal Internacional Brasil, em Fortaleza e Beberibe, de 15 a 19 de maio, e no pré-congresso em Jericoacoara, de 11 a 14 do mesmo mês. Toda programação já foi definida e está sendo repassada a todos os membros da entidade, que é a mais importante do segmento turístico nacional e internacional. As presidentes do Skal Brasil, Ana Carolina Medeiros, e do Skal Fortaleza, Enid Câmara de Vasconcelos, promotora e anfitriã dos eventos, cuidam de todos os detalhes com muito esmero.
No pré-congresso essas autoridades do turismo irão conhecer Jericoacoara e seus encantos e farão “tour” pela Lagoa do Paraíso, em Jijoca, em Jardineira, Pau-de-Arara, buggy e outros meios de transporte da região. Em Fortaleza e Beberibe, no congresso, haverá jantar dançante de abertura no “Buffet” La Maison, reunião dos Presidentes regionais, “city tour” de compras em Fortaleza, visita ao Centro de Eventos do Ceará, visita à Praia das Fontes, em Beberibe e seus equipamentos turísticos, o mesmo acontecendo em Canoa Quebrada. O jantar de encerramento será no Hotel Coliseum, na Praia das Fontes.
“Com essa diversificada programação, os cerca de 300 participantes terão oportunidade de melhor conhecer o Ceará, sua gente e seu potencial turístico”, segundo Enid Câmara.

O CASTELÃO RECEBEU ELOGIOS MAS A TARDE NÃO EMPOLGOU


O novo Castelão teve inauguração festiva na tarde do último domingo. Lá estiveram  o governador Cid Gomes, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke; do secretário especial da Copa do Estado, Ferruccio Feitosa; do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio; do presidente da CBF, José Maria Marin, e dos integrantes do Comitê Organizador Local (COL) e ex-jogadores, Ronaldo Fenômeno e Bebeto. Mas a festa de abertura não empolgou. Primeiro, por que o público que compareceu não foi o esperado, com vasto espaço vazio nas arquibancadas, talvez pelo preço “salgado” do ingresso. Depois, os clubes cearenses que participaram da rodada do Nordestão não corresponderam as expectativas dos cerca de 33 mil pagantes que estiveram na Arena. O Fortaleza, na partida inicial, apenas empatou com o Esporte do Recife, por 0 x 0. Na partida de fundo, o Ceará foi derrotado pelo Esporte Clube Bahia por 1 x 0.
O Castelão é a primeira inaugurada das arenas que sediarão os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. À primeira vista, está tecnicamente perfeita, como bem salientou o ex-jogador da Seleção Brasileira, Ronaldo: “é um estádio maravilhoso, tem um gramado perfeito”. Para Jérôme Valcke,. "Fortaleza deu o exemplo a ser seguido pelas outras cidades, tendo o primeiro estádio inaugurado. Continuaremos agora com os trabalhos de mobilidade, principalmente em torno dos estádios, para estarmos preparados para quando a Copa começar", 
ENTROU PARA A HISTÓRIA – O pentacampeão mundial Kléberson também entrou para a história do Castelão. O meia fez o primeiro gol na reabertura do estádio que será utilizado durante a Copa do Mundo de 2014. Sua equipe, o Bahia, derrotou o Ceará por 1 a 0 e o tento de, Kléberson aconteceu aos 32min,  aproveitando  rebote do goleiro Fernando Henrique. 

INVESTIMENTOS PARA A JORNADA DA JUVENTUDE E COPA


A Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho de 2013, no Rio de Janeiro, deverá trazer ao Brasil cerca de 700 mil turistas estrangeiros. A projeção é do Ministério do Turismo, que tem uma série de investimentos programados para cidade – voltados não só na preparação para a Jornada, mas também para Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Somente em obras previstas na Matriz de Responsabilidade da Copa, que deverão estar concluídas em 2013, foram destinados pela pasta ao Rio de Janeiro cerca de R$ 17 milhões. São recursos para sinalização turística, acessibilidade aos principais atrativos turísticos e implantação de centros de atendimento ao turista.
Além disso, o estado do Rio de Janeiro é signatário do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo, assinado recentemente entre ministro do Turismo Gastão Vieira e 16 governadores. Com isso, será contemplado com R$ 12,6 milhões para a realização de obras em cidades litorâneas, como Armação de Búzios (FOTO), Arraial do Cabo e Mangaratiba. 

NOVA RODADA DO GOVERNADOR COM O PREFEITO


O Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza voltaram a se reunir ontem (30) para tratar de projetos para a Capital. O encontro aconteceu no Palácio da Abolição e deliberou sobre ações do Estado em Fortaleza. “Foi a sequência da reunião passada, um desdobramento. Na primeira, a Prefeitura apresentou projetos que tinham demandas junto ao Estado e dessa vez, o Governo apresentou os projetos que têm demanda junto `a Prefeitura e as questões estão bem encaminhadas”, resumiu o governador Cid Gomes.
Durante a reunião, o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, apresentou ao prefeito Roberto Cláudio o andamento das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Ramal Parangaba-Mucuripe, que terá 13,5 km de extensão e está orçado em R$ 273,8 milhões e os acessos para o Shopping Iguatemi. 
O titular da Secretaria das Cidades, Camilo Santana, mostrou o balanço das obras localizadas em Fortaleza: Projeto Maranguapinho, Projeto Rio Cocó e do Dendê. Ele explicou que essas ações reduzirão substancialmente as áreas consideradas de risco da Capital. 
A primeira reunião aconteceu no último dia 23. Na ocasião, o Governador anunciou a transferência de R$ 88 milhões para projetos da Prefeitura: R$ 60 milhões para obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo; R$ 1 milhão para compensação ambiental na área do Parque do Cocó; mais R$ 15 milhões para obras do Transfor/BID e R$ 12 milhões para a construção das quatro primeiras unidades de escolas de tempo integral do Ensino Fundamental.

SALINAS INAUGUROU MUSEU DA CACHAÇA


Em Salinas, Minas Gerais, a cachaça é uma das principais bases econômicas. A cidade produz cinco milhões de litros e tem mais de 50 rótulos comercializadas, dentre eles a Cachaça Seleta, uma das mais vendidas no Brasil. É também o maior produtor de cachaça artesanal do País. A chegada do Museu da Cachaça de Salinas ajuda a valorizar o trabalho dos produtores, que começaram a produzir a bebida no início do século passado e hoje concentra o maior número de produtores de cachaça de alambique do Brasil. Além disso, Salinas é a única cidade do Brasil que oferece curso de nível superior relacionado a cachaça. 
Ocupando um espaço de 13 mil metros quadrados, o novo museu custou R$ 4 milhões. São cerca de 1700 rótulos espalhados pelos mais de 10.000m² projetados pela parceria da Secretaria de Estado e Cultura de Minas Gerais, com a Prefeitura de Salinas e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Além de poder conhecer os mais diferentes tipos de cachaça os visitando poderão usufruir de cursos e ações educativas sobre todas as etapas da produção, desde o plantio da cana até a distribuição e o consumo responsável.
Em 2012, Salinas recebeu o Selo de Indicação Demográfica pelo INPI, que agrega maior valor as marcas produzidas na cidade, pois o cliente terá certeza da origem do produto

43º CONGRESSO NACIONAL DO SKAL INTERNACIONAL DO BRASIL



BRASIL QUER ENCANTAR TURISTAS



Porto de Galinhas
Em sua primeira viagem a Londres, em setembro do ano passado, o advogado carioca Pedro Carvalho, 38 anos, teve o “programa salvo” por voluntários que trabalharam durante os Jogos Olímpicos de 2012, na cidade. A capital britânica não estava no roteiro inicial do passeio à Europa e ele acabou esquecendo de pesquisar os dias em que ocorre a troca da guarda britânica, um ritual tradicional desde o século 19.
“Pedi ajuda em uma estação de metrô a um voluntário que, muito solícito, usou o próprio telefone para buscar a informação, rabiscou em um mapa o caminho desde o hotel onde eu estava até a estação mais próxima ao Palácio de Buckingham e me deu até dicas do melhor horário para chegar e do melhor posicionamento para assistir ao evento”, contou.
“A impressão que tive foi das melhores e, com certeza, só aumentou minha vontade de retornar à cidade, o que já está sendo planejado”, acrescentou.
É essa boa impressão que o governo brasileiro quer causar nos turistas, nacionais e estrangeiros, que visitarem as cidades-sede dos eventos esportivos que ocorrerão no país nos próximos anos. Para isso, foi lançado na última terça-feira (22) o Programa Brasil Voluntário, que vai selecionar 7 mil pessoas para participar da Copa das Confederações, este ano.
Para garantir a capacitação, o grupo vai receber treinamento específico, que será feito em duas fases. A primeira, virtual, será no início de março, quando os voluntários aprenderão sobre a história do futebol e das Copas do Mundo, as iniciativas públicas de esporte, ações de voluntariado, a história do Brasil e das seis cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), noções básicas de inglês e de espanhol, além de técnicas de recepção e orientação aos turistas.
Depois do treinamento virtual, os participantes passam por uma avaliação e os classificados serão notificados nas primeiras semanas de abril. No mesmo mês começa o processo de formação, quando os selecionados para essa fase participam de treinamentos específicos nas seis cidades-sede. O objetivo será permitir a familiarização com os locais onde trabalharão e com a função que vão desempenhar.
Para participar no programa, é necessário ter no mínimo 18 anos de idade (não há limite), residir no Brasil e ter disponibilidade de horário. A atuação dos selecionados será integrada com o programa de voluntariado da Fifa e funcionará como uma ampla rede de mobilização social que irá atender em aeroportos, pontos turísticos, festas públicas e outras áreas de grande fluxo de pessoas. As inscrições estão abertas até 16 de fevereiro e podem ser feitas pela internet. (Tereza Barbosa – Agência  Brasil)

CAMPUS PARTY - INTERNET SEM BARREIRAS

Astronauta Buzz Aldrin na abertura da 6ª Campus Party Brasil

De segunda-feira próxima a 3 de fevereiro de 2013, no Anhembi Parque, São Paulo/SP, aconrtecerá a Campus Party,  o maior acontecimento tecnológico do mundo.  Criada há 16 anos na Espanha, o evento  atrai anualmente geeks, nerds, empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros criativos que reúnem-se para acompanhar centenas de atividades sobre Inovação, Ciência, Cultura e Entretenimento Digital. 
Ao longo de cinco dias, palestras, debates e oficinas fazem da Campus Party uma experiência única porque, neste período, ela se transforma no principal ponto de encontro das mais importantes comunidades digitais do país. São momentos em que é possível interagir, compartilhar conhecimento, produzir novidades e, através de seus palcos, acompanhar e analisar as principais tendências de um universo onde inovar é a palavra mágica.
NO BRASIL -  Em 2008, quando estreou no país, a Campus Party Brasil foi a primeira edição internacional do evento e reuniu cerca de 3.000 campuseiros na cidade de São Paulo.Com o passar dos anos o número de participantes não parou de crescer e em 2012 foram 7.500 campuseiros na Arena. Para 2013, cerca de 8.000 campuseiros devem passar pela #CPBR6, sem contar os milhares de visitantes da Zona Expo.
Além de mais de 500 horas de atividades, milhares de participantes e conexão de internet ultra veloz, a Campus Party ainda oferece mais um grande diferencial: a possibilidade de acampar. É como se uma mini cidade surgisse a cada edição, só que ao invés de prédio e casas, mais de 5 mil barracas são ocupadas por habitantes criativos e inovadores, duas das principais características dos Campuseiros.
CARA NOVA -Seguindo a reformulação global da Campus Party, os cenários da #CPBR6 estão de cara nova. Foram acrescentados temas inovadores aos já tradicionais assuntos que fazem parte da agenda de cerca de 500 horas de conteúdos formativos, além de grandes personagens da história serem homenageados ao dar nome aos palcos: Galileu, Michelangelo, Gutenberg, Pitágoras, Sócrates, Arquimedes e Hypatia. Para completar, há ainda o Palco Principal e Stadium. 

O PRAZER DE VIAJAR DE CARRO DE PALMAS A MACEIÓ

Serra da Garganta

Não há passeio melhor do que uma turnê de carro, sem muita pressa, pelo belíssimo e surpreendente território brasileiro. Não importa a origem da viagem; o mais gostoso é ter o privilégio de conhecer de perto e apreciar as belezas naturais de toda a rota escolhida. Eu, por exemplo, saí de Palmas, capital do Tocantins, juntamente com minha família e outros amigos rumo à Maceió, Alagoas, em dois automóveis. Um pequeno trecho da estrada não está bem conservada, mais precisamente entre a cidade de Almas, Tocantins, até Luiz Eduardo Magalhães na Bahia. Porém, a visão da paisagem supera o desafio. O circuito da soja e o vale da Serra da Garganta nas proximidades de Dianópolis são observações recomendáveis. 
No trecho de Barreiras até Feira de Santana a vegetação predominante é a caatinga. Mas o percurso é fantástico. Atravessar o Velho Chico é entrar direto na história; este rio que tem uma importância sem limites para o Brasil. Milhares de famílias têm sobrevivido às custas de seu leito e do transporte de suas riquezas, seja sub ou sob suas águas. 
Siga em frente e logo chegará em Lençóis, Bahia. Clima gostoso, vista surpreendente e pousadas altamente preparadas para receber os visitantes. Após uma noite de descanso, energias renovadas, o negócio é pegar a estrada rumo à Feira de Santana. Para quem está querendo pegar logo uma praia, vá em frente para Salvador. São apenas 100 quilômetros de pista dupla e dois pedágios. Matou a saudade do mar? Então siga para o litoral norte da capital baiana e pegue a Estrada do Côco ou Linha Verde, como preferir, já que é a mesma coisa. Passe por Arembepe, Praia do Forte (conheça o projeto de preservação das tartarugas marinhas) e Costa do Sauipe, mas sem esquecer de abastecer o automóvel. O trajeto até chegar em Estância, Sergipe, não possui posto de abastecimento. É só beleza, lindas praias e belíssimos resorts. 
Como nosso destino é Maceió, então vamos seguir a BR-101, que está sendo duplicada. Se quiser dar uma chegada em Aracaju, não pode deixar de visitar a praia de Atalaia. Neste percurso também é aconselhável dar uma paradinha na cidade de Propriá, Sergipe, onde novamente se depara com o velho e lindo rio São Francisco. Outra opção é entrar em território alagoano pela bela e histórica cidade de Penedo através da travessia de balsa sobre as águas do Velho Chico. Na chegada a Maceió, obrigatoriamente temos que passar pela Barra de São Miguel, conhecer o Rio Niquim e, em seguida a badalada praia do Francês, que, aliás, fica no Município de Marechal Deodoro. Mas não estamos aqui para delimitar território, nosso negócio é promover e apresentar as nossas belezas naturais para os brasileiros e para o mundo, respeitando sempre o meio ambiente, esta riqueza que nenhum outro país soube preservar.
Pronto, estamos em Maceió. Opções de hospedagens são várias.  Hotéis, pousadas, aluguel de casas e apartamentos para temporada, e por aí vai. A escolha é livre e de acordo com sua preferência. Mas, neste período de alta estação, o aconselhável é fazer a reserva com antecedência. O “Destino Maceió” é muito procurado, exatamente pela maravilhosa orla que possui. Na hora do almoço, descubra um dos vários restaurantes às margens do Canal de Massaguera. Lá você escolhe o prato que deseja – sugerimos frutos do mar –, paisagem exuberante, preços compatíveis e atendimento especial. Na saída dê uma paradinha nas barracas ao longo da pista e escolha uma cocada de acordo com seu paladar. Em seguida, conheça o Pontal da Barra e os artesanatos da localidade. No centro da cidade, pouco apresentado, mas muito interessante, encontre o Mercado da Produção e o Mercado do Artesanato, um ao lado do outro. Nesses estabelecimentos, os preços são sugestivos para quem quer levar lembranças de Alagoas.
Um pouco adiante, já em Pajuçara, tudo é novidade. A praia é linda, o visual é diferente. Muitas jangadas levam até as piscinas naturais. Vale a pena conhecê-las. Logo a frente vem a Ponta Verde, Jatiúca, Jacarecica, Paripueira, Sonho Verde e Riacho Doce. Antes de chegar à Barra de Santo Antônio, litoral norte alagoano, se tiver oportunidade, conheça as instalações da AABB, onde o associado e convidados poderão desfrutar de banho de água doce, banho de mar, ou piscinas num só ambiente. Muito aconchegante. Se não estiver satisfeito, então siga em frente e vá até Maragogi, na divisa com o Estado de Pernambuco. São só 125 quilômetros, para quem andou mais de 2 mil para chegar a Maceió, isso não representa quase nada. A paisagem do local recompensa. Vai por mim.
Ufa! Agora chegou a hora de voltar. Se não quiser passar pela mesma rota, desça até Salvador, pegue o Ferry Boat, rumo à Ilha de Itaparica. Chegue cedo. Neste período de férias a fila da travessia é grande. Mas sem stress, afinal estamos na Bahia. Curta a vista de Salvador, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Cidade Alta... Tudo de bom. Desça o litoral Sul da Bahia pela Costa do Dendê, conheça Nazaré das Farinhas, Valença e chegue em Ilhéus. Conheça o restaurante Vesúvio, imortalizado por Jorge Amado. Tome o chocolate mais puro da região e visite o Mercado do Artesanato. De acordo com sua disponibilidade de tempo, conheça a barraca Gabriela, localizada na parte Sul de Ilhéus.
Maragogi
Desça uma pouco mais e chegue em Olivença. Lá recomendamos a Pousada Brisa Mar. O gerente Luciano é uma figura fantástica. Mineiro de Diamantina e de conversa agradável. Para associados da Abrajet, um desconto especial. Lá você tem restaurante à beira mar, praia exclusiva da pousada e chalés com compartimentos para duas famílias distintas – uma novidade que poderá baratear sua estadia.  Siga em frente pela Costa do Cacau e chegue em Porto Seguro. Curta bastante Arraial D'Ajuda, antes de pegar novamente a estrada de volta a Palmas.
Nesta rota, passe por Vitória da Conquista e Brumado. 
Se possível, dê uma paradinha em Bom Jesus da Lapa, visite a gruta milagrosa e agradeça ao Senhor pela excelente viagem e pela oportunidade de ter nascido neste lindo país. 
Chegamos novamente em Palmas, coração do Brasil. Com certeza a nossa pérola, onde vivem os girassóis. A natureza respeitada à fio. Aqui nascem dunas e nem é beira de mar. Vem pro Norte! “Nóis” é Jeca “mais” é joia. Um lugar como esse? Ah, seu moço! Não tem. É, pois é. É isso aí. (Jornalista Belmiro Gregório, vice-presidente da Abrajet Nacional)

SETUR-PE LANÇA O PROJETO DE ACESSIBILIDADE


Um passeio na praia e um banho de mar. Para muitos, momentos de lazer comuns, para outros, mais especificamente para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, situações difíceis de acontecer. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), criou o projeto Praia Sem Barreiras, que tem como objetivo disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido. 
Fernando de Noronha será o primeiro destino turístico a receber o Praia Sem Barreiras. O projeto será lançado no dia 31 de janeiro, às 10h, na Praia do Sueste, localizada no arquipélago. Uma esteira de acesso ao mar de 30 metros e quatro cadeiras de rodas anfíbias poderão ser encontradas na praia, onde também fica o Posto de Informação e Controle, recém inaugurado pela Eco Noronha. 
NAS TRILHAS – Ao visitar o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, o visitante com deficiência física ou dificuldade de locomoção tem acesso facilitado ao Mirante dos Golfinhos, por meio da trilha suspensa, totalmente acessível e construída com madeira biossintética. Além do Mirante dos Golfinhos, o cadeirante ou pessoa com dificuldade de locomoção pode também visitar o Mirante do Sancho, onde pode observar a Praia do Sancho, bem como pode ir até o Mirante Dois Irmãos, o principal cartão postal da ilha. Ambas as trilhas possuem acessibilidade assistida e foram construídas pela Eco Noronha.

MUNICÍPIOS TERÃO R$ 35,5 BILHÕES PARA OBRAS


Durante a abertura do 2º Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas na segunda-feira (28/01), a presidenta da República, Dilma Rousseff anunciou R$ 35,5 bilhões para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana.  Adiantou que estes recursos são  para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana selecionadas no final de 2012. Segundo a Presidente, os municípios selecionados serão divulgados a partir de fevereiro. Após a seleção, as verbas serão liberados para que as obras sejam executadas.
No encontro para mais de cinco mil prefeitos, a presidenta Dilma discursou também sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), destacando que, em 2013 e 2014, serão contratadas mais 1 milhão e 100 mil moradias e uma nova seleção será realizada para municípios com menos de 50 mil habitantes em que foi destinado 135 mil moradias.
Além disso, 800 mil unidades estão destinadas para a população que recebe até R$1.600, faixa I do programa. Para que isto seja possível, foram destinados R$3,6 bilhões. 
Outro anúncio importante para a população foi a nova seleção de Pavimentação de Vias Urbanas que conta com R$ 5 bilhões e para a área de saneamento R$ 12 bilhões, sendo que R$2 bilhões deste montante são para pequenos municípios, principalmente com menos de 50 mil habitantes.
“O Governo Federal é um parceiro comprometido e construiremos um novo patamar de relações federativas. Estamos dispostos a criar uma relação respeitosa, produtiva, fraterna com estados e municípios para que sejamos capazes de superar juntos os desafios, todas as barreiras e gargalos que existem na atividade política que exercemos”, concluiu Dilma Rousseff.

JERI BRASIL HOSTEL, O MELHOR AVALIADO


Pesquisa realizada através do site da Hostelling International (www.hostels.com)  apontou os hostels filiados à Federação Brasileira dos Albergues da Juventude que obtiveram melhor avaliação dos internautas. O HI JeriBrasil, situado em Jericoacoara,  na costa oeste do Ceará,  teve a mais expressiva pontuação, relativamente a 2012. 
Foram estes os dez hostels que alcançaram os melhores resultados: 1º - Jeri Brasil Hostel – Jericoacoara/CE (www.jeribrasil.com.br) <foto>; 2° - Pipa Hostel– Praia de Pipa/RN( www.pipahostel.com.br);3º - Tribo Hostel – Ubatuba/SP ( www.ubatubahostel.com); 4º - Hostel Chapada – Lençóis/BA (www.hostelchapada.com.br); 5º - Arraial D' Ajuda (www.arraialdaajudahostel.com.br); 6º - Lua Cheia Hostel – Natal/ RN( www.luacheia.com.br); 7º -Barra da Lagoa Hostel –Florianópolis- SC (www.alberguesfloripa.com.br); 8º -Praia do Forte Hostel – BA –( www.albergue.com.br); 9º - Curitiba Eco Hostel – PR -www.curitibaecohostel.com.br; 10º- Itacaré Hhostel –BA (www.itacarehostel.com.br).

LIVRO DIGITAL NAS ESCOLAS A PARTIR DE 2015


Conforme informações da Agência Brasil, estudantes do ensino médio vão usar livros digitais a partir de 2015. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) abriu na segunda-feira (21) o período para inscrições de obras destinadas a alunos e professores da rede pública. A partir de agora, as editoras também poderão inscrever livros digitais – cujo acesso pode ser feito em computadores ou em tablets.
A outra novidade é a aquisição de livros de arte para os alunos do ensino médio da rede pública. Os demais livros a serem comprados pelo governo são os de português, matemática, geografia, história, física, química, biologia, inglês, espanhol, filosofia e sociologia.
Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo Ministério da Educação que elabora o Guia do Livro Didático com resenhas de cada obra aprovada. Esse guia é disponibilizado às escolas que aderiram ao PNLD do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cada escola escolhe, então, os livros que deseja utilizar.
De acordo com o Ministério da Educação, a previsão inicial de aquisição para 2015 é de aproximadamente 80 milhões de exemplares para atender mais de 7 milhões de alunos.
A versão digital deve vir acompanhada do livro impresso, ter o mesmo conteúdo e incluir conteúdos educacionais digitais como vídeos, animações, simuladores, imagens e jogos para auxiliar na aprendizagem. Também continua permitida a apresentação de obras somente na versão impressa para viabilizar a participação das editoras que ainda não dominam as novas tecnologias.
Inscrições - O período de inscrição de obras pelo Programa Nacional do Livro Didático vai até 21 de maio. De 3 a 7 de junho, estará aberto o período de entrega de livros impressos e da documentação. De 5 a 9 de agosto, o de entrega de obras digitais e respectivos documentos.

SE BEBEU E FOR DIRIGIR, ESTÁ FERRADO


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, na terça-feira (29),  no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução nº 432 que deixa a chamada Lei Seca mais rigorosa e não permite nenhuma quantidade de álcool no sangue do condutor, que será autuado administrativamente por qualquer concentração de bebida. 
A medida acaba com a margem de tolerância de um décimo de miligrama (0,10) de álcool por litro de ar, permitida anteriormente pelo Decreto 6.488/2008.A Lei Seca nº 12.760/2012 impôs ao Contran determinar a nova margem de tolerância, definida agora pela Resolução nº 432. Por ela, se o condutor soprar o bafômetro e o aparelho marcar igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar ele será autuado e responderá por infração gravíssima, conforme estabelece o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já nos exames sangue a tolerância é zero: não será permitida qualquer concentração de álcool.
A penalidade após autuação é a multa de R$ 1.915,30, recolhimento da habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além da retenção do veículo, até a apresentação de condutor habilitado. 
A resolução também diz que será considerado crime, previsto no artigo 306 do CTB, quando o bafômetro marcar igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar. Já o exame de sangue tem que ter a concentração de álcool maior ou igual a seis decigramas, para caracterizar crime. O condutor é encaminhado à delegacia neste caso e a pena é detenção de seis meses a três anos, multa, e suspensão do direito de dirigir.
A norma do Contran traz, ainda, a Tabela de Valores Referenciais para Etilômetro, que vai orientar os agentes quanto aos novos limites. Além disso, caso o motorista se negue a fazer o bafômetro, o agente poderá aplicar a autuação administrativa e preencher o questionário – Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora, que será enxado ao à autuação. Neste caso, o condutor também poderá ser encaminhado à delegacia. 
O questionário apresenta informações como aparência do condutor, sinais de sonolência, olhos vermelhos, odor de álcool, agressividade, senso de orientação, fala alterada, entre outros aspectos. 
A resolução também prevê que seja realizado exame de alcoolemia para todos os acidentes de trânsito envolvendo vítimas fatais.

METRÔ GRATUITO EM PASSEIO NAS FÉRIAS

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza, prestes a ficar totalmente concluída,  será uma atração de lazer durante o período de férias no início deste ano. Muitas pessoas, entre estudantes, donas de casa, comerciantes e turistas aproveitam para conhecer o equipamento que permanece gratuito, das 8 horas às 12 horas, em dias úteis, para toda a população. Atualmente, o percurso em operação assistida vai da Estação Carlito Benevides, em Pacatuba, chegando à Estação São Benedito, no Centro da Capital. O percurso é realizado em cerca de meia hora (ida).
ORIENTAÇÕES – A direção do Metrô, visando a que o usuário seja melhor atendido e viaje com tranquilidade, informa:
 Não é permitido entrar com alimentos ou bebidas nos trens; o passeio completo (Pacatuba a Fortaleza) de ida e volta dura cerca de uma hora, se o usuário não descer em nenhuma estação; não é possível abrir as portas em movimento. Deve-se apertar o botão no centro da porta quando o veículo estiver parado em uma estação;Ainda não existem lojas de conveniência abertas nas estações.

OPERADORAS TERÃO QUE REFORÇAR SINAL DE CELULAR


As operadoras de telefonia móvel terão que reforçar o sinal em torno dos estádios brasileiros nas cidades-sede da Copa das Confederações, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. A competição ocorrerá em seis capitais brasileiras em junho deste ano.
“A Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] e o ministério já estão discutindo isso [o reforço do sinal] com as empresas que exploram o serviço. É um evento com uma grande aglomeração de pessoas, sobrecarregando as antenas. Atender à chamada de celular é um problema das empresas. Elas vão ter que montar uma estrutura transitória para poder dar vazão a isso”, disse o ministro.
Durante a Copa das Confederações, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza serão as cidades-sede. No entanto, a exigência de melhoria na telefonia móvel também vale para as demais cidades, que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014: São Paulo, Cuiabá, Natal, Manaus, Curitiba e Porto Alegre.
O Ministério das Comunicações e a Federação Internacional de Futebol (Fifa) assinaram na última segunda-feira acordo que estabelece as obrigações na área de telecomunicações para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil
INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES - O Ministério das Comunicações e a Federação Internacional de Futebol (Fifa) assinaram acordo que estabelece as obrigações na área de telecomunicações para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil. O acordo definiu que o governo federal será responsável por toda a infraestrutura fixa, que ficará como legado ao país, enquanto a Fifa custeará o que será usado apenas durante o Mundial.
A previsão, até o momento, é que o governo federal desembolse R$ 380 milhões. Do total, R$ 200 milhões foram repassados ao orçamento de 12 redes metropolitanas. Os outros R$ 180 milhões, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destinará para reforço, treinamento, equipamentos, rede, entre outros. (Informações  AGBr). 

SELECIONADAS 32 AGREMIAÇÕES PARA CARNAVAL


A Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura de Fortaleza divulgou a lista dos contemplados no VI Edital de Concurso Público Prêmio Carnaval de Rua de Fortaleza 2013. O incentivo financeiro será de R$ 462 mil e tem como objetivo apoiar projetos na área, fortalecer e democratizar o Carnaval de Fortaleza.
O Edital selecionou 32 agremiações divididas nas seguintes categorias: Maracatu, Escolas de Samba, Blocos, Cordões, e Afoxés. Estas categorias foram dividas em dois segmentos: Maracatus e Escolas de Samba, que tiveram 6 selecionados na categoria A (R$ 23 mil), 6 na categoria B (R$ 16 mil) e 6 na categoria C (R$ 10.500 mil); e Blocos, Cordões e Afoxés, que tiveram 3 selecionados na categoria A (R$ 15 mil), 5 na categoria B (R$ 11 mil) e 5 na categoria C (R$ 9.500 mil). As agremiações desfilarão na Av. Domingos Olímpio durante os dias 10, 11 e 12 de fevereiro. 

HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA NO DRAGÃO DO MAR


O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que ateu a um requerimento do deputado Lula Morais, realizará na noite de hoje, no anfiteatro do CDMAC  um grande show em homenagem a Luiz Gonzaga. O evento contará com grandes nomes da música cearense, como Waldonys, Nonato Luis, Manassés, Adelson Viana, Cainã Cavalcante, Rodolfo Forte, Sirano e Sirino, Orquestra da UECE, além da participação especial de Chambinho, protagonista do filme “Gonzaga, de Pai para Filho”, ocasião em que serão gravados um CD e um DVD.
O acesso ao show será gratuito, mediante retirada de ingresso antecipado na bilheteria do CDMAC, no dia do show, das 14h às 20h. Será disponibilizado um lote de 400 ingressos

ROTA DO SOL SEMANAL 31/01/2013

GUIAS DISPENSADOS


Não será mais obrigatório que os turistas utilizem guias em caminhadas nas principais trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás. Conforme decisão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Antes, a obrigação destinava-se especialmente aos que não tinham prática em caminhada.
Os guias, pelos seus representantes, afirmam que a medida irá diminuir o mercado de trabalho e prejudicar a preservação do Parque. Argumentam que haverá a possibilidade de haver aumento no número de acidentes pelo desconhecimento das trilhas e de outros pontos da área.