Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de julho de 2017

CALEIDOSCÓPIO - DEMANDA INJUSTIFICÁVEL

DEMANDA INJUSTIFICÁVEL
Com a filha Maria Goretti, seu filho Mateus acompanhado da esposa Cindy e do meu irrequieto e inteligente bisneto Bernardo, após temporada no último Carnaval, voltei a Viçosa do Ceará na última semana. A gostosa, limpa e atraente cidade da Serra da Ibiapaba confirmou o apego que já temos por ela. Não dá para esquecer a nossa casinha da Praia da Taíba, mas a cidade serrana, seu clima, a receptividade da população e a exuberante natureza estão quase nos conduzindo a adotá-la. Até mesmo a distância de Fortaleza (cerca de 330 quilômetros de chão) parece que será superada. A cidadezinha tem um ímã que atrai. E já como um bissexto morador de lá, como o turismo é o meu ramo, já começo a dar meus pitacos. Não é contra a cidade em sí, mas com a mentalidade ou teimosia das autoridades locais em até agora não ter entendido que a Igreja do Céu é, talvez, sua maior atração. Situado num privilegiado ponto em que se descortina uma paisagem exuberante, o local há tempos está completamente estruturado para receber milhares de turistas e festivais culturais e de lazer. Sei lá por que, por enquanto é um lindo “elefante branco”, pois injustificável demanda jurídica impede seu pleno funcionamento. Não basta que a prefeitura da Viçosa mantenha o complexo bem limpo e cuidado. Necessário se faz que os litigantes se conscientizem de que o fato está gerando prejuízo e grande não apenas para os cofres públicos da cidade mas, dentre outros, para os comerciantes, hoteleiros, artesãos e “promoters” de turismo. Sobretudo priva a população local e os turistas de usufruírem plenamente de tão gostoso território. O fato nos alarga o pensamento para outra cidade também de grande apelo turístico do Planalto da Ibiapaba. Ubajara, nas vizinhanças da cidade tronco de Tianguá, há tempos é vítima de injustificável descaso. Há tempos o bondinho que leva à famosa Gruta está paralisado. Por causa disso, a demanda de milhares de turistas caiu quase a zero, prejudicando diretamente o bom complexo turístico e comercial da cidade. Por si só, o Parque Nacional de Ubajara é bonito, agradável, bem cuidado e oferece excelentes opções para a prática do turismo de natureza. Sem a viagem do bondinho à Gruta famosa, porém, provado está que não é o bastante para atrair visitantes. Sabe-se que o Governo Federal, administrador do Parque Nacional da Ibiapaba, está liberando verba para o conserto e pleno funcionamento do bondinho até a Gruta. Já vem tarde, mas alvíssaras. Superado o empecilho, certo é que o Planalto da Ibiapaba voltará a ser o destino turístico forte que era, agora reforçado pela construção do Aeroporto de São Benedito e sua provável inclusão na rota dos voos regionais do Ceará. Será que ainda estarei vivo para ir de avião de Fortaleza a São Benedito e, de lá, em transporte terrestre, pela rodovia Cesar Cals de Oliveira, em “poucos” 36 quilômetros, chegar a Viçosa do Ceara?

PROSSEGUE COM ÊXITO NO CENTRO DE EVENTOS A PECNORDESTE

Agraciados da PEC Nordeste ladeados por Fravio Saboya e Go
Com a presença do Governador Camilo Santana, do ministro interino do Ministério da Agricultura e Pecuária , Eumar Novac, do presidente do Conselho Nacional da Agricultura, João Martins, da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, afora outras graduadas autoridades, começou na manhã de ontem, 6, o XXI Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, evento da máxima significação não apenas para o Ceará mas também para toda nossa Região e que tem como tema central “Água e Semiárido uma nova postura”. A saudação aos presentes coube ao empresário Flávio Viriato de Saboya Neto, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC e Presidente do Conselho de Administração do SENAR-CE ,
A  promoção do Sistema FAEC/ SENAR/ SINRURAL/ CNA e SEBRAE- CE, com término marcado para amanhã, 8, teve início com a palestra magna do Governador do Estado do Ceará Camilo Santana, seguindo-se o lançamento do plano Agro Mais Ce, pelo Ministro Interino do MAPA, Eumar Novack; e a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre a CNA- Confederação da Agricultura e Pecuária do  Brasil, a EMBRAPA e as Federações de Agricultura do Nordeste, para execução  do Programa ” Forrageiras para o Semiárido”.
No momento, a EMBRAPA Caprinos e Ovinos, com sede em Sobral-CE, lançou um laboratório de análise alimentar por controle remoto -ACESSONUTRI.  Houve ainda a entrega da Medalha do Mèrito Rural Prisco Bezerra, ao Secretário executivo do Senar Nacional, Daniel Carrara, ao Diretor Tècnico do SEBRAE- CE, Alci Porto Gurgel e ao produtor rural , Renato Araújo Carneiro. 
O PECNORDESTE vem apresentando ampla programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 9 segmentos da cadeia produtiva do agronegócio, através da realização de palestras, minicursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, com a participação dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural.
O evento tem ampla área uma área para exposição, onde são realizados a XXI Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários, a VI PECLEITE – Exposição Especializada de Bovinos e Caprinos Leiteiros e a III Galeria dos Garanhões.

BNTM FICOU A VER “NAVIOS” COM OS “BUYERS”

NÃO ENTENDERAM OS OBJETIVOS DA PROMOÇÃO -  Quando o turismo começou, seriamente, a ser reconhecido no Brasil como atividade econômica da maior importância, na forma do instrumento destinado a impulsionar o desenvolvimento de uma cidade, de um estado, ou de um país, instituiu-se a BNTM. Seria, como anos a fio, o organismo que, reunindo todos os Estados do Nordeste, pudesse promover, sobretudo, os meios capazes de estimular a comercialização do produto para os compradores nacionais e, sobretudo, os estrangeiros.
Convencionou-se, por consequência, a promoção anual de um encontro – cada ano na capital de um Estado nordestino – que pudesse reunir os principais compradores do país e do exterior em confronto com os promotores do turismo da região. Seria a forma mais racional capaz de facilitar a venda pelos nordestinos dos seus produtos para os demais brasileiros e para os principais países emissores.
A RESPONSABILIDADE DOS ÓRGÃOS OFICIAIS - Na formatação do esquema de compra-e-venda do produto turístico do Nordeste, portanto, cometeu-se a cada Estado, através do seu órgão encarregado de comandar a promoção da atividade, a responsabilidade de produzir as condições indispensáveis para que o encontro anual se efetivasse do modo mais racional e objetivo.
Por evidente, a cada realização anual da BNTM, o patrocínio – o que vale a dizer, a responsabilidade – das condições indispensáveis e essenciais para que os principais objetivos fossem alcançados, coube, claro, ao órgão estadual. E assim ocorreu durante todos os anos subsequentes, escusado dizer, com absoluta eficiência no que concerne aos mecanismos factíveis dos encontros entre “buyers” e “suplyers”.
NA BAHIA PARECE QUE NÃO SE ENTENDEU A EXTENSÃO DOS ENCARGOS - Parece ser do conhecimento geral, a esta altura, de que, para este ano, a responsabilidade da organização do encontro da BNTM teria sido cometida ao Estado da Bahia. Aos seus órgãos de turismo, evidente, foi concedido o privilégio de acolher e realizar o evento, na formatação como concebido desde as suas origens.Tal responsabilidade acumulava, como, lógico e do domínio público, e reunia, como reúne, uma série de encargos. Tais a mobilização da comunidade empresarial e profissional local, da mesma sorte como o convite e a viabilização da vinda dos compradores nacionais e estrangeiros – ditos “buyers” – tudo isto moldado numa eficiente promoção que se constituísse na forma de atração de tais convidados.
NEM PROMOÇÃO, NEM “BUYERS” -   No que respeita a promoção, pelo que vimos nos veículos de comunicação até as vésperas do acontecimento, ter-se-iam esquecido de que a divulgação é pedra basilar para o sucesso de qualquer realização. Porque, praticamente, nenhuma notícia foi veiculada oportunamente sobre a programação de tão importante acontecimento. 
Tão confirmada é esta assertiva que, até cerca de quarenta e oito horas antes do encontro, não sabíamos – nem havíamos encontrado notícias – de qual seria a sede da BNTM em Salvador – Bahia. Tivemos que recorrer a amigos para obter a informação, sobretudo porquanto, por nossa própria iniciativa, havíamos convidado meia dúzia dos principais jornalistas especializados de vários Estados. 
Os aludidos profissionais viriam, como lógico, promover a cobertura de tão importante acontecimento numa atividade econômica da maior importância para a região e para o país – o que não é novidade. Evidente de que necessitaríamos de conhecer o detalhamento da programação a fim de que pudéssemos, então, elaborar a agenda da estada daqueles profissionais.
E OS “BUYERS”??? - Confesso de que me senti deveras envergonhado quando, ao lado dos jornalistas convidados, ao chegar ao Hotel Fiesta – onde se realizaria, como ocorreu, o evento – e ao contatar com diversas lideranças do turismo baiano, fui informado de que até aquele instante – com o encontro já inaugurado – os tão esperados “buyers” estrangeiros não haviam chegado a Salvador.
Mais estupefato e envergonhado, ainda, senti-me quando a informação foi completada com a notícia de que a razão da ausência dos convidados estrangeiros naquele instante cometia-se ao fato de que, as indispensáveis passagens aéreas, que deveriam ter sido remetidas pelo Estado anfitrião, somente teriam chegado aos seus destinatários na véspera do acontecimento.
ASSIM FICA MUITO DIFÍCIL DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO -- Não há como concluir que, procedendo dessa forma, fica muito difícil, praticamente impossível, alcançar-se o desejado desenvolvimento de uma atividade econômica da estatura do TURISMO. 
Por estas e todas as demais razões é que essa tão proclamada e decantada atividade no país ainda patina, sem alcançar a mínima dezena de milhão de turistas estrangeiros. O que deixa este Brasil estafado de aguardar que a competência lhe promova a explosão de crescimento de que tanto a nação espera. 

BEM AVALIADA A MOBILIDADE URBANA DE FORTALEZA

Pesquisa da Urban Systems, empresa especializada em levantar tendências em cidades e mercados, avaliou que Fortaleza está entre as melhores do país De acordo com o ranking Connected Smart Cities, em 2016, Fortaleza aparecia em 10º entre 50 cidades pesquisadas, mas este ano já subiu quatro posições e apareceu em 6º lugar, abaixo de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.
O ranking é montado com base em pontuação que leva em consideração oito critérios: proporção entre ônibus e automóveis, idade média da frota dos meios de transporte públicos, quantidade de ônibus por habitante, variedade dos meios de transporte, extensão de ciclovias, rampas para cadeirantes (acessibilidade), número de voos semanais e transporte rodoviário.
Ao longo dos últimos quatro anos e meio, a Prefeitura de Fortaleza vem investindo em grandes ações de mobilidade, entre elas a ampliação da malha cicloviária de 68 quilômetros, em 2012, para 208,9 quilômetros até 2017; o uso da bicicleta como meio de transporte com a implantação dos programas Bicicletar (800 bicicletas em 80 estações) e Bicicleta Integrada (250 bicicletas em cinco estações); implantação do corredor exclusivo da Bezerra de Menezes e de faixas exclusivas para ônibus; melhoria do conforto do transporte público, com itens como ar condicionado e wi-fi nos ônibus; além de abertura de novas vias e implantação de túneis e viadutos.

PROJETO PRAIA ACESSÍVEL - É DIÁRIO O FUNCIONAMENTO DURANTE TODO ESTE MÊS

Por todo este mês, o Projeto Praia Acessível está com funcionamento diário para atender aos que estão em férias e à demanda turística. Em outros períodos, os trabalhos acontecem de quarta-feira a domingo, de 9h às 14h. Em média, a iniciativa recebe mais de 100 pessoas por mês. Na alta estação, a expectativa é que esse número aumente. A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), em parceira com o Governo do Estado do Ceará e o Hotel Sonata.
Desde o lançamento do programa, em março de 2016, cerca de 1.400 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida já foram atendidas pelo Praia Acessível. A iniciativa oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias, possibilitando o banho de mar assistido. O local conta, ainda, com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos e itens de segurança.
Conforme o assistente técnico da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal, inspetor Antônio Vieira, os guarda-vidas que operam no Praia Acessível foram capacitados com técnicas para atender as pessoas com necessidade especiais. A equipe de salvamento que atua no Praia Acessível é formada por oito servidores.

DESTINO JERICOACOARA - SEGUNDO VOO DIRETO SEMANAL NO FINAL DO ANO

A GOL terá a segunda frequência semanal do voo Congonhas (SP)/Jericoacoara, com frequência semanal às quartas-feiras, a partir do fim deste ano. Foi o que disse o secretário o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, após reunião na semana passada com diretores da GOL. O primeiro voo semanal da companhia para o Aeroporto Regional de Jericoacoara aconteceu no último sábado (24), quando houve a inauguração do Aeroporto, situado no município de Cruz.  
A expectativa é que haja um aumento de 7% no número total de turistas da região. Ao longo de três anos, esse número deve chegar a 20%. O Aeroporto de Jericoacoara faz parte do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Proinftur). Tem pista de pouso de 2.200 x 45 metros, estacionamento de 1.200 m2 e capacidade para receber 600 mil passageiros por ano.

NOTA OFICIAL DA ABAV/CEARÁ

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Ceará está distribuindo entre os seus associados o seguinte comunicado:
“Fortaleza, 06 de Julho de 2017.
COMUNICADO
Venho por meio deste, informar aos agentes de viagens do Ceará e a quem interessar, que até o presente momento não foi informado oficialmente à ABAV Ceará para que fosse divulgado ao setor, a forma de operação da companhia TAP Transportes Aéreos Portugueses no que diz respeito a vendas, remarcações, cargas e etc após o encerramento das atividades do escritório comercial da TAP em Fortaleza. Apenas fomos informados via e-mail que a funcionária da TAP em Fortaleza, Christina Tavares, continua respondendo pela companhia aérea no Ceará, porém, sem escritório fixo. 
Por diversas vezes foi solicitado um posicionamento oficial da companhia quanto aos rumos comerciais da mesma no Ceará, até o momento sem êxito. Logo que formos informados de como as operações irão proceder, manteremos todo o setor informado. Qualquer coisa apresentada pelas redes sociais é mera especulação.
Sem mais para o momento, renovo votos de estima e consideração.
Atenciosamente,
Colombo Cialdini – Presidente damABAV/Ceará”.

CHAPADA DOS VEADEIROS - ATRAÇÕES NO XVII ENCONTRO DE CULTURAS TRADICIONAIS

Há 17 anos, na segunda quinzena do mês de julho, algo mágico acontece na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás, onde fica a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Toda a região se mobiliza para a realização do ,Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – ECTCV, simbólico grito de resistência na luta pela conservação ambiental e das tradições culturais existentes no Brasil. O evento reúne representantes de comunidades de diversas regiões do País em atividades que valorizam e celebram a cultura desses povos, assim como debatem as formas de preservá-las. A programação conta com 15 dias de apresentações culturais, incluindo cortejos, giros de folia, alvoradas, congadas, oficinas, vivências indígenas, shows, mostras de filmes, exposições, apresentações teatrais, palestras e rodas de prosa.
ETAPAS E ATRAÇÕES - De 15 a 21 de julho, a Aldeia Multiétnica, primeira etapa do Encontro de Culturas, reúne povos indígenas de todo o Brasil para apresentações culturais e trocas multiétnicas, evidenciando suas culturas, celebrando o encontro dos povos e o fortalecimento de suas raízes. Os caciques Raoni Metuktire e Aritana Yawalapiti, duas das maiores lideranças indígenas do Brasil, participam da abertura.
De 22 a 30 de julho, representantes da cultura popular tomam as ruas e os palcos da vila de São Jorge. 
Entre os dias 22 e 24, a comunidade do Sítio Histórico Kalunga assume o comando das festividades com o IV Encontro Quilombola da região da Chapada dos Veadeiros e apresenta fragmentos da Festa do Divino Espírito Santo, importante festejo religioso da comunidade, além de realizar discussões referentes à saúde, educação, cultura e sustentabilidade do povo Kalunga. 
Nomes como Chico César, Doroty Marques e a Turma Que Faz, Alessandra Leão e Caçapa, Conrado Pera, Silvan Galvão, Rosangela Silvestre, Mestre Solano, Passarinhos do Cerrado e o grupo Fulô da Aurora já estão confirmados. Os grupos tradicionais veteranos do Encontro, como o Congo de Niquelândia (GO), os grupos de cultura popular do Sítio Histórico Kalunga (GO), a Caçada da Rainha de Colinas do Sul (GO), a Catira e Folia de São João D'Aliança (GO), o Terno de Moçambique do Capitão Júlio Antônio (MG) e o Tambores do Tocantins (TO) continuam a fazer parte da programação principal. 

CAIS DO VALONGO - NO PÁREO PARA PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

O Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) está reunido desde domingo (2), em Cracóvia, na Polônia. Quase 200 países têm representantes no encontro, que vai durar 11 dias. O comitê analisa uma lista de sítios, como são chamados os locais candidatos a Patrimônio da Humanidade.
Este ano, são 26 os indicados a patrimônio cultural, sete a natural e um a patrimônio mundial misto. O Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, é o candidato brasileiro a patrimônio cultural.
Inaugurado em 1811, o cais foi o principal ponto de desembarque de escravos africanos nas três Américas. Em 1911, o Cais do Valongo foi aterrado e redescoberto 100 anos depois, durante as obras para a Olimpíada do Rio.Debaixo da terra estavam milhares de objetos como calçados, botões feitos com ossos, colares, amuletos, anéis,  pulseiras, jogos de búzios e outras peças usadas em rituais religiosos.
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Cais do Valongo é um local de preservação da memória, com valor extraordinário para toda a humanidade.
Na reunião, um grupo técnico do Comitê do Patrimônio Mundial também  avalia o estado de conservação dos locais que estão na lista. A coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, disse que os governos precisam se comprometer com a preservação.
A organização reconhece 20 patrimônios culturais e naturais no Brasil. Um deles é o conjunto de reservas do Cerrado, formado pelos parques nacionais das Emas e da Chapada dos Veadeiros, que ficam em Goiás. Esse conjunto está na pauta para ser avaliado.
O principal problema é que o perímetro de proteção da Chapada dos Veadeiros diminuiu nos últimos anos. Os técnicos do Patrimônio Mundial recomendaram que, até fevereiro deste ano, o governo federal garantisse a preservação da área, mas isso não ocorreu. Agora, os parques podem ser declarados em estado de risco e sair da lista do patrimônio. Há um mês, no entanto, o presidente Michel Temer assinou decreto ampliando a área de preservação em quase quatro vezes, passando de 65 mil para 240 mil hectares.
De acordo com o oficial de Meio Ambiente da Unesco no Brasil, Maximiliano Lombardo, se as alterações forem consideradas suficientes, o relatório sobre os parques do Cerrado pode ser retirado da pauta da reunião.
A reunião do Comitê do Patrimônio Mundial termina no dia 12 de julho. A expectativa é de que no próximo fim de semana saia o resultado sobre o Cais do Valongo. (Com Graça Adjuto)

EM ALTO PARAÍSO - FESTIVAL DE MÚSICA, MEDITAÇÃO E VIVÊNCIAS TERAPÊUTICAS

Hoje e amanhã, a cidade de Alto Paraíso de Goiás (GO) recebe a 5ª edição do – Festival Ilumina  Música Vibrando Cura, evento holístico que, anualmente, reúne pessoas em busca de experiências, aprofundamento espiritual e entretenimento, unindo práticas terapêuticas, música, dança, meditação, gastronomia, sustentabilidade, programação infantil, saúde e bem-estar, a fim de facilitar a integração corpo-mente-espírito sob um clima de paz e celebração.
O líder humanitário e mestre espiritual brasileiro Sri Prem Baba, que conquistou seguidores em todo o mundo com ensinamentos que unem ciência e espiritualidade, abre o evento com uma celebração ao fogo, elemento que simboliza a transformação. Na programação musical, atrações como Lenine, que fará uma performance intimista e virtuosa com voz e violão e repertório autoral que inclui hits de sua carreira e preciosidades transcendentais; Flaira Ferro, compositora pernambucana com carreira em ascensão que traz em seu repertório temas sobre auto-conhecimento e ancestralidade, e Chandramukha Swami & Krishna Bandhu apresentando mantras indianos em performances inspiradas na tradição Hare Krishna, com instrumentos e dança étnicos.
Dentre as vivências terapêuticas focadas em bem-estar e consciência corporal, haverá Fernando Belatto com o método O-DGI (O Despertar do Guerreiro Interno), criado por ele para unir práticas físicas da arte marcial a autoconhecimento e meditação, proporcionando empoderamento pessoal e presença. O festival também conta com a palestra do Oberom, facilitador do método de 21 dias em jejum, sobre alimentação e o yoga como ferramentas para o desenvolvimento da consciência humana. Em parceria com a Virada Zen e a Virada Sustentável, o Festival Ilumina terá a participação do life coach, sea coach e apresentador de TV Henrique Pistilli. Conhecido como homem-peixe, Pistilli conduzirá uma vivência sobre a sensação de paz e vitalidade que sentimos quando estamos no ritmo da natureza.

BOI CAPRICHOSO VENCEU NO FESTIVAL DE PARINTINS

Deu azul na 52º edição do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. As notas dos jurados somaram 1257,9 pontos para o Caprichoso contra 1255,5 do Garantido. Apuração dos votos foi realizada no dia 3, no Bumbódromo da cidade. A nação azulada defendeu este ano o tema “A poética do Imaginário Caboclo”, valorizando a cultura, a arte, a origem do festival e o homem amazônico.
Emocionado, o presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, ressaltou a harmonia da equipe e o esforço em promover mudanças este ano: “O nosso boi é uma família, o nosso boi é como se fosse sangue do nosso sangue. Todas as mudanças que nós fizemos foi para o bem do Caprichoso, não foi para denegrir ninguém porque nós vimos que estava em um momento de mudança. E nós vamos lutar cada vez mais para buscar o bicampeonato, pode acreditar. O Caprichoso vinha numa crescente a cada noite, trabalhou para ser melhor a cada noite. Ele superou a ele mesmo”, afirmou Tupinambá.
Logo após o resultado, a galera do Caprichoso saiu pelas ruas de Parintins debaixo de muita chuva para comemorar a vitória. A festa vai continuar até o fim do dia no curral do boi azul.
O Caprichoso conquistou neste ano o 22º título de sua história no Festival Folclórico. Durante os três dias de festa, o boi mostrou que investiu em inovação tecnológica, iluminação, criatividade e ainda em números de ilusionismo. (Com Amanda Cieglinski).

CRUZEIROS MARÍTIMOS - PESQUISA PARA ATINGIR NOVOS DESTINOS NO BRASIL

A alta temporada de cruzeiros começa em novembro vindouro e o setor se prepara para receber 400 mil passageiros em sete navios. O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA-Abremar), Marco Ferraz, esteve no Ministério do Turismo e apresentou um plano de expansão da entidade e seus associados para o setor.
“Estamos pesquisando vários portos que podem receber nossos cruzeiros nas próximas temporadas, como Morro de S. Paulo (BA), Itajaí, São Francisco do Sul e Florianópolis (SC), além de Guarapari e Vitória (ES).  Tivemos recentemente uma experiência muito positiva com Camboriú – fizemos um teste em abril e o destino receberá 21 escalas já na próxima temporada, gerando um grande impacto econômico na cidade”, destacou.
De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas, cada passageiro de um grande navio chega a gastar R$ 466,00 por dia nas escalas. Levando em conta que cada navio recebe até 3.500 passageiros, as 21 escalas em Balneário Camboriú poderão impactar em até R$ 34 milhões a economia da cidade.
ATRAIR GRANDES NAVIOS – O Ministério do Turismo vem trabalhando em pautas para tornar o setor de cruzeiros mais competitivo. Desde o início do ano, o ministro Marx Beltrão tem se reunido com representantes do setor para traçar uma estratégia para melhorar as condições de transporte dos grandes navios no país. 
A primeira conquista veio em maio, quando foi regulamentada a Lei de Migração, que definiu que os marítimos dos navios que circulam pelo Brasil não precisarão mais de vistos para exercer a sua atividade. O fim da exigência vai representar uma redução de até R$ 500 mil no custo de cada navio. Agora, o Ministério do Turismo trabalha junto ao setor na identificação de novas rotas e na redução dos custos da operação de cruzeiros, com o objetivo de atrair mais navios, gerando empregos e renda para o país. (Com o MTUR).

EM DIAS COM O FESTURIS 07/07/2017


TURISMO DE LUXO TEVE CRESCIMENTO DE 8,2% EM 2016 - A Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) trouxe boas notícias em seu Anuário do Turismo de Luxo 2015-2016. O levantamento aponta que o setor teve um movimento de R$ 725 milhões em 2016, com um crescimento de 8,2% comparado ao ano de 2015.
Outros dados relevantes trazidos são de que o país teve mais de 400 mil hóspedes deste nicho: 52% estrangeiros e 48% brasileiros. Os destinos mais procurados foram: Amazonas, Trancoso, São paulo, foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.
Uma grande ação chamou a atenção do mercado brasileiro em 2016: a criação do Espaço Luxury no FESTURIS Gramado: Feira Internacional de Turismo. A CEO do evento, Marta Rossi, analisa o quanto foi oportuna a implantação e como o projeto será ampliado para este ano, na edição que ocorre de 9 a 12 de novembro.
“Identificamos o ano de 2016 como oportuno para o lançamento do Espaço Luxury. Imediatamente o mercado e as marcas de luxo compraram a ideia e a ação foi sucesso absoluto. Com isso, para este ano, triplicamos o espaço principalmente pela grande procura que temos de clientes querendo participar e gerar negócios. Já estamos com 95% dos espaços comercializados e temos certeza que alguns clientes que gostariam de estar no Espaço Luxury não poderão por falta de espaço”, salienta Marta Rossi.
Já estão confirmados no Espaço luxury 2017: RCD Hotels, Mercatur Premium, Tahiti, Turk & Caicos, Viagens & Cia, México – Los Cabos, St. Martin, Emirates Airlines, Seychelles, Barbados, La Hacienda, Saint Andrews, Unique Garden, Hello Brazil, Santa Mônica, AM Resorts, Visit California, One & Only e Amawaterways.
HOTEL SUSTENTÁVEL DE GRAMADO RECEBE NOVAMENTE CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA - Pelo quarto ano consecutivo, o Hotel Bangalôs da Serra de Gramado recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor, tendo o melhor desempenho na categoria Hotéis de acordo com as avaliações do maior site de viagens do mundo. “Agradecemos aos hóspedes pelas avaliações que possibilitaram receber o prêmio, é um reconhecimento ao nosso trabalho voltado para o bom atendimento, a hospitalidade e o bem-receber. Essa conquista também é possível pela dedicação e comprometimento de nossos funcionários, parceiros e fornecedores.”, comenta a Diretoria do Estabelecimento.  O Bangalôs também recebeu nesse ano o Prêmio Traveler's Choice e consolidou o selo de Ecolíder Platina, que reconhece as práticas sustentáveis do estabelecimento e também já confirmou presença na 29ª edição do FESTURIS Gramado.
Saiba mais em www.bangalosdaserra.com.br

VIVA O CENTRO - MAIS UM DIA FESTIVO, DE BRINCADEIRAS E CULTURA

O movimento Viva o Centro Fortaleza promove amanhã, sábado, mais uma edição do projeto que tem como objetivo a valorização do Centro sob o aspecto cultural, com ações gratuitas e articuladas entre os museus, teatros, praças e equipamentos culturais situados no centro da capital cearense.
Um dos destaques da 13ª edição será a programação especial que acontecerá no histórico Parque da Liberdade, também conhecido como Cidade da Criança. O objetivo é possibilitar à população frequentar de forma lúdica e interativa um dos mais belos espaços públicos de Fortaleza.
O movimento Viva O Centro Fortaleza é formado por moradores, comerciantes, gestores dos equipamentos culturais do Centro e interessados nas melhorias do bairro. Nesta edição, a ação tem o apoio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Secretaria Municipal da Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE)
Cidade da Criança
PROGRAMAÇÃO - Logo cedo, às 8 horas, haverá café da manhã com música ao vivo. Na sequência, uma Roda de Conversa discutirá a visão da população de rua sobre o Centro de Fortaleza com o professor de Arquitetura e Urbanismo da Unifor e da Escola de Saúde Pública, Brennand de Sousa. Em seguida, acontece o lançamento do Jornal Viva O Centro. A programação da manhã termina com a apresentação musical com Elpídio Nogueira e convidados.
À tarde, a partir das 14 horas, ocorrerá uma visita guiada pelo Parque com a Associação dos Guias Integrados ao Turismo Rodoviário (AGIR). Às 15 horas, a “Literatura e Cidade” é tema de uma Roda de Conversa com Mileide Flores, Raymundo Netto e Weaver Lima. Às 16 horas, é momento de meditação em grupo com Awaken Love. E, às 17 horas, o lanche será diferente com um Piquenique compartilhado, no qual a ideia é que cada participante leve um alimento a ser compartilhado entre todos. A programação será encerrada com a exibição do curta metragem "Da janela lateral", de Natércia Rocha.
Além das atividades no Parque da Liberdade, também estarão acontecendo, simultaneamente, programações no Centro Cultural Banco do Nordeste, Biblioteca Pública Espaço Estação, Casa de Juvenal Galeno, Cineteatro São Luiz Fortaleza, Museu do Sobrado Dr. José Lourenço, Museu do Ceará, Mercado dos Pinhões, Passeio Público e Theatro José de Alencar. 

FESTAS JUNINAS EM PERNAMBUCO - MOVIMENTO DE R$ 260 MILHÕES NA ATIVIDADE TURÍSTICA

As festas de juninas trouxeram bons resultados para o Turismo de Pernambuco. O Estado recebeu durantes os festejos 591.679 visitantes. Em 2016, foram 579.240 visitantes, o que representa um crescimento de 2,15%. A receita turística gerada no período chegou a R$ 260 milhões, no ano passado foi de R$ 255 milhões. Os dados fazem parte da pesquisa realizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco - (Empetur). 
Arcoverde, Bezerros, Caruaru, Gravatá, Limoeiro e Petrolina registraram uma ocupação hoteleira média acima de 90%, esses destinos são os tradicionais polos dos festejos juninos em Pernambuco. A permanência média de visitantes foi no em torno de três dias.
Um dos objetivos da pesquisa sobre o perfil socioeconômico do visitante durante o período junino é de também analisar o grau de satisfação em relação aos serviços oferecidos, a fim de nortear o planejamento e a gestão da administração do evento no futuro. As pesquisas apontam que 98,8% do público dos festejos juninos no Agreste pernambucano manifestaram interesse em participar novamente do evento e 99,2%. 

ATÉ DOMINGO - “REALIDADE AUMENTADA” NO SHOPPING IGUATEMI

Uma tela de led de alta  definiçāo nas dimensões de  6 metros de comprimento por 3 metros de altura, (18 metros)  permite a interaçāo  de elementos virtuais  que representam o  Agro Brasileiro , animais e plantas. 
Além de aproximar o público urbano do universo rural, a ação de realidade aumentada, que começou em um shopping de Brasília, no mês de fevereiro, já passou também para Manaus e Porto Alegre  e está no Shopping IGUATEMI, em Fortaleza, desde o último dia 3,  ali ficando até o próximo domingo, na Praça do elevador panorâmico. 
A açāo de realidade aumentada tem outro  papel importante: mostrar o trabalho que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) desenvolve há 25 anos no Brasil. Com a ação de realidade aumentada, o SENAR leva o campo para a cidade, com a tecnologia que proporciona a interatividade das pessoas com imagens virtuais. O mundo real e o virtual se misturam na projeção de figuras de animais e plantações em um cenário filmado, o que visto de forma simultânea, em um telão separado, passa a sensação de se estar no ambiente de uma fazenda.
A mostra faz parte da campanha “Uma janela para o futuro”.  Outras capitais do Brasil deverão receber a tecnologia de realidade aumentada nos próximos meses. 
SENAR NO CEARÁ -  No Ceará, o SENAR- CE comemorou este ano 24 anos, criado que foi no dia 22 de abril de 1993, para oferecer capacitação ao homem do campo e seus familiares. Ofereceu gratuitamente nesses 24 anos  20.717 eventos (cursos) atendendo a 190.380 mil produtores, com uma média de 18 participantes por turma e uma carga horária de 826.461 horas/aula. 

RECONHECEU A PREFEITURA DE FORTALEZA - O MUSEU DA FOTOGRAFIA É PATRIMÔNIO TURÍSTICO

Secretário da Setfor, Alexandre Pereira, certificou o museu
Através da Secretaria Municipal de Turismo, a Prefeitura de Fortaleza, na tarde da última quarta-feira, certificou oficialmente o Museu da Fotografia de Fortaleza como Patrimônio Turístico da Capital. O acervo é o segundo equipamento privado a receber o reconhecimento. Em outubro de 2016, o Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza recebeu o título por sua contribuição a cultura da cidade por meio da arte. Assim, o Museu está incluído na promoção e divulgação da cidade.
Inaugurado em 11 de março de 2017, o Museu da Fotografia reúne um acervo de quase 440 obras das mais de 2 mil imagens colecionadas pelo empresário Silvio Frota, incluindo fotógrafos brasileiros e estrangeiros, como Cartier-Bresson e Sebastião Salgado.
Saudando o acontecimento, disse Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza:  “Nossa intenção é a partir de agora desenvolver um novo produto turístico. Além de incluir o equipamento em nossas ações, vamos realizar visitas guiadas com hoteleiros, guias e técnicos que fazem nosso turismo. O Museu da Fotografia vai ser mais uma parada obrigatória para os visitantes que vierem à Fortaleza. O reconhecimento desse espaço de alto nível cultural é uma forma de agradecer a contribuição do Sílvio Frota à cidade"

ATÉ O FINAL DO MÊS - CULTURA, ARTE E LAZER PARA A CRIANÇADA DO ESTADO

Com o intuito de oferecer uma programação de cultura, arte e lazer para as crianças nas cidades cearenses, o Governo do Ceará e o Serviço Social do Comércio Ceará, com o apoio das prefeituras municipais, promovem o Arte na Praça. A iniciativa, realizada sempre no primeiro sábado de cada mês, é uma das ações do Programa Mais Infância Ceará, voltado para o desenvolvimento infantil e idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana.
Na última semana, a promoção aconteceu em Fortaleza, Tururu e Uruoca, quando as crianças aproveitaram as brincadeiras populares, como pula corda, dança das cadeiras, estoura balões, amarelinha, entre outros; além de diversas apresentações artísticas. 
Até o final do corrente mês, 54 municípios cearenses são agraciados com o evento - Fortaleza contemplada 21 vezes, Crato duas e Pacujá duas. O Arte na Praça também esteve em Acopiara, Antonina do Norte, Assaré, Aurora, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Campo Sales, Catarina, Catunda, Caucaia, Cariré, Caririaçu, Carnaubal, Croatá, Eusébio, Farias Brito, General Sampaio, Graça, Groaíras, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Iguatu, Ipaporanga, Itarema, Itatira, Jardim, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Madalena, Martinópole, Mauriti, Meruoca, Missão Velha, Nova Olinda, Ocara, Pacoti, Penaforte, Piquet Carneiro, Porteiras, Quixeramobim, Redenção, Reriutaba, Saboeiro, Santana do Cariri, São Gonçalo, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Tianguá e Varjota.

COMEÇA NO DOMINGO A EXPOCRATO 2017

Começa no próximo dia 9 de julho, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante (foto), a 66ª edição da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados, um dos maiores eventos do Nordeste na área do agronegócio da Região.  Além do mais, pelo seu feitio diversificado, credenciou-se como a grande festa do turismo caririense
Tendo como principal objetivo o agronegócio, a Expocrato reúne atrações regionais e artistas nacionais, e local para exposição de bovinos, equinos e caprinos. Este ano, a grande novidade é a realização da primeira etapa do Campeonato da Associação Brasileira de Ovinos. Também será destaque a exposição nacional de cavalos da raça Campolina, considerada uma linhagem nobre de equinos marchadores. 
Durante os oito dias de evento, aproximadamente 400 mil pessoas visitarão a Exposição. Mas, também estarão movimentando o comércio e a hotelaria tanto do Crato como e Juazeiro do Norte das cidades da vizinhança. Afora o objetivo maior que é a feira, com a expectativa de movimentar milhões de reais em negócios envolvendo cavalos de raça, ovinos e caprinos e produtos da agroindústria, o turismo regional, o turismo da região também muito se beneficiará. 
A parte alegre da Exposição, à noite, está com uma programação das mais atraentes. Os shows estão com artistas famosos como Ivete Sangalo, Jorge e Mateus, Wesley Safadão e Bel Marques, afora outros destaques da MPB. Na noite de abertura, no domingo, a apresentação será de Sorriso Maroto, Magníficos, Italo e Renno e Lagosta Bronzeada. 

VOO DIRETO DA LATAM ENTRE O RIO E ORLANDO

Decolou no último domingo (2) do aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), o primeiro voo direto da LATAM Airlines Brasil entre o Rio de Janeiro e Orlando, na Flórida (EUA). O voo foi operado em aeronave Boeing 767, com capacidade para 221 passageiros, sendo 30 na Premium Business e 191 na cabine Econômica.
 “Rio de Janeiro e Orlando são dois grandes destinos turísticos, e esta era uma das principais rotas entre América do Sul e os EUA sem conexão direta. Com o lançamento, oferecemos já a partir desta alta temporada de meio de ano um serviço único e muito mais conveniente para os nossos passageiros”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Airlines Brasil.
 Os voos na rota serão operados três vezes por semana. As saídas do Galeão serão às quartas-feiras e sextas-feiras, às 22h50, e aos domingos, às 11h05. O retorno de Orlando acontecerá às quintas-feiras, aos sábados e domingos, sempre às 22h10*.
Além de conferir as atrações de Orlando, os clientes também podem realizar conexões para diversos destinos nos EUA e na América do Norte com as companhias parceiras da LATAM Airlines Brasil na região.

ROTA DO SOL SEMANAL 07/07/2017 - ISSUU