Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 23/02/2018

IMPACTO DA VIOLÊNCIA SOBRE O TURISMO -  Coincidindo com a realização do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, importante evento de cunho nacional que a empresa Marta & Zorzanello está organizando,  os periodistas que fazem parte da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo realizarão, na Cidade das Hortênsias, a sua primeira Assembleia do ano.  Com o tema principal  girando em torno da grande violência  que ocorre não apenas nas principais metrópoles do País, também  em  cidades menores,  um convidado de destaque do cenário turístico brasileiro fará no encontro uma palestra  sobre os impactos altamente negativos do grave problema sobre o turismo brasileiro. Já confirmaram presença na Assembleia, entre 12 e 14 de abril próximo, jornalistas do Amazonas, Maranhão, Ceará,  Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 
JOGO DO GAMA – Desde os tempos de menino -  bota tempo nisto -  gosto de futebol. Na adolescência e já adulto, joguei por diversos clubes de Fortaleza, infantis, segundos e primeiros quadros, como se dizia na época. Tempos da “bola de pito” e chuteiras com travas”. Campos de barro batido ou gramados quase todos “carecas”. Dizia-se até que não havia grama na área das traves, para castigar os goleiros. O sistema WM era o adotado pelos times, significando dizer que se jogava para fazer gols. Farnum, França,  Luizinho, Zecolher,  Zecapinto,  Mitotônio, Dacosta,  Pipiu, Piolho e tantos outros que jogavam na “linha” eram famosos como artilheiros implacáveis. Raramente o torcedor saia do Campo do Prado ou do “novo” Estádio Presidente Vargas, nos decênios de 1930/l940, sem a satisfação de ver as redes balançarem. Pois foi naqueles eras que por aqui apareceu um “coach” estrangeiro chamado Gama, não me lembro se uruguaio, que quis impor um sistema de jogo retrancado, com a bola sempre voltando para a própria defesa e não para a meta do adversário. Não demorou muito e o “canelau” passou a chamar de jogo do Gama sempre que a bola voltava para a própria defesa, em qualquer partida. Como era de esperar, não durou muito tempo o Gama por aqui. E as partidas continuaram com os times jogando prá frente, na procura dos tentos. Não é que nos últimos tempos o “sistema” do Gama voltou, não apenas ao futebol cearense, mas de todo o País e até da Europa! Quase todos os técnicos atuais estão com a mania, tornando o jogo monótono, sonolento. Acho que o Barcelona, o Real Madri e o  PSV trocam muitos passes na defesa, mas sempre procurando uma brecha para o ataque. Estes clubes trocam muitos passes na defesa, mas têm craques nas laterais e na frente e são altamente ofensivos. Por aqui, irritam. Estão no campo adversário e voltam a bola, às vezes sem motivo, para a defesa. Não sei se o meu desagrado quando assisto a jogos pela televisão é pelo fato de ser um velho caduco, arraigado ao passado. De qualquer forma, prefiro continuar aplaudindo o WM e suas variações, pois gosto é de ver as redes balançar.  
HORÁRIO DE VERÃO  – Terminou no domingo último, 18, o horário brasileiro de verão. Nós do Nordeste continuamos com o horário de sempre, pois ficamos fora de tal horário. De qualquer forma, muita cousa muda. É preciso ficar atento, pois a  partir de zero hora daquele dia, as viagens aéreas, por exemplo,  estão com novo horário. A LATAM recomenda aos seus passageiros de voos domésticos e internacionais que fiquem atentos ao horários de seus voos. A volta dos relógios impactou a malha aérea do Norte e do Nordeste do país.  Seus bilhetes para todos os voos domésticos e internacionais operados já são processados e emitidos pela companhia com os horários corretos de embarque e desembarque.
QUALIFICAÇÃO EM TURISMO - Começaram na segunda-feira passada (19) as pré-matrículas online para o programa PRONATEC Turismo Voluntário, parceria dos ministérios do Turismo e da Educação. Nesta etapa serão ofertadas 207.375 vagas para 24 cursos destinados a pessoas maiores de 15 anos, residentes em qualquer unidade da federação e no DF. Os cursos profissionalizantes têm carga horária que variam de 160h até 300h. Na lista de oferta estão cursos de Inglês básico, Espanhol básico, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Mensageiro, Recepcionista, Reciclador, Agente de Microcrédito, Produtor de Cerveja, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, entre outros.
O prazo para a realização das pré-matrículas vai até 19 de março no portal http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro.  A partir do dia 26 de março os alunos terão acesso à plataforma para validar a matrícula e iniciar o curso, segundo previsão do Ministério da Educação.  A Instituição de Ensino tem até 30 dias, após finalização do curso pelo aluno, para emitir o certificado de conclusão.
RESORT É OPÇÃO -  Celebrada este ano entre os dias 25 de março e 1º de abril, a Semana Santa é a época certa para visitar o Ceará. pois.  Sol e brisa constantes são um convite para o visitante gozar de momentos agradáveis. Uma das muitas boas opções é  na praia de Marambaia;– um paraíso localizado em Aquiraz, a poucos minutos de Fortaleza, repleto de areias finas e ondas majestosas. É la que está o Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf, ambicioso Resort de luxo disposto em meio ao sistema de water vilas, em que as acomodações são rodeadas por uma belíssima lagoa navegável que as conecta tanto à orla da praia, quanto ao Eco-Resort de luxo e ao Aquiraz Riviera Golfe Course, o primeiro e único campo de golfe do Nordeste. 
Dedicado ao lazer, o projeto garante aos hóspedes uma estrutura completa com dois restaurantes, bar de praia, bar molhado, room service 24h, fitness center, jacuzzi exterior, campos de tênis, e kids club com monitores, além de um serviço de shuttle diário até Fortaleza.  
Para o período, o Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf -  eleito o melhor resort de praia da América da América Latina em 2017 – preparou pacotes especiais com diárias a partir de R$ 600,00 + 10%, com permanência mínima de 03 (três) dias para duas pessoas e duas crianças (até 12 anos). As ofertas contam com acomodações de luxo e regime meia pensão – café da manhã, chá da tarde (cortesia) e jantar. Reservas: (85) 3388 3005 ou no e-mail: reservas@dompedrolaguna.com. 
CADASTUR, CUIDADO - A Operação Verão Legal em Palmas (TO) terminou na sexta-feira (16) batendo uma meta importante: 100% dos meios de hospedagem irregulares foram visitados e notificados pelos fiscais do Ministério do Turismo.  Ao todo, 28 meios de hospedagem foram vistoriados para verificar a existência do Cadastur, como determina a Lei do Turismo, sendo que 25 foram notificados e três encontravam-se regulares. A capital foi a sexta a ser visitada pela ação do MTur que, até abril, será realizada em todas as capitais do país.
Os empreendimentos visitados terão um prazo de até 30 dias para a regularização dos estabelecimentos. Caso não ocorra, o prestador será autuado e poderá ser penalizado com uma multa que pode chegar a R$ 854 mil. No Tocantins, 59 meios de hospedagem estão inscritos no cadastro, sendo 29 na capital Palmas.

FALANDO DE TURISMO NO CEARÁ

No artigo desta semana, ater-nos-emos a dados estatísticos, sobre as atividades turísticas, no Ceará, divulgados, no editorial do jornal Diário do Nordeste, edição de sábado e domingo últimos, o que merece atenção dos que militam, direta e indiretamente, na área, que impacta quase 60 atividades econômicas, religiosas e sociais. De início, parabéns pelo oportuno e esclarecedor editorial, prezado editorialista.
Vamos aos fatos: em termos de eventos, em Fortaleza, segundo o editorial, acima especificado, em 2017, foram realizados 55, sendo 14 a mais do que no ano anterior. Transportando-nos para 2018, de abril até dezembro de 2018, o Centro de Eventos programou 34 congressos e atividades similares e está com agenda de compromissos até 2022. 
Mas, alguns dirão serem poucos eventos para o maior Centro de Eventos da América Latina. Bem! A situação pode mudar, caso seja administrado por alguma organização da iniciativa privada, mediante concessão do Governo do Estado, a tendência é que nosso Centro de Eventos amplie a quantidade de eventos, disponha de outros serviços, internamente, e valorize mais o denominado Turismo de Negócios, embora o de Lazer deva continuar a ser explorado racionalmente.
Registremos, agora, opinião da Fundação Visite Ceará, que, em estimativa, afirma desembolsar o visitante corporativo, cerca de três vezes mais dinheiro, se comparado ao turista de lazer. Um estudo do Ministério do Turismo (MTUR) mostra que o estrangeiro, quando está no Brasil a trabalho, gasta, em média, “per capita” 82 dólares e permanência média de 14 noites. Aponta, ainda, retrocitado estudo que, quando vem para se divertir (turismo de lazer), gasta em média 67 dólares e costuma permanecer aproximadamente 11 dias. Por isso, deve-se investir mais na captação de visitantes do turismo de negócios do que nos de lazer.
Prossigamos: no editorial do Diário do Nordeste, destacado acima, está publicado que o Turismo de Negócios, no Brasil,  em suas atividades, cresceu 6,6% em vendas no ano de 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o que, de acordo com levantamento efetuado, foram movimentados 11,4 bilhões de reais,  concernente a passagens aéreas, locação de automóveis e outros serviços. Ressalte-se que, apenas, na venda de bilhetes aéreos de voos domésticos, para visitantes corporativos, progrediu 9,9%, em 2017, registrando montante de 4,4 bilhões de reais.
Passando-se, agora, para o Estado do Ceará, foi dito, no editorial do Diário do Nordeste de fim de semana último, que, em face do inicio próximo do conjunto de voos à Europa, partindo do aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, pelo grupo Air France-KLM, abre-se perspectiva de que esse fato contribuirá para o fortalecimento do Turismo de Eventos/Negócios.
Importante destacar, ainda, a chamada de atenção do editorial para as claras deficiências a ser resolvidas pelas autoridades locais e empresários do ramo, com vistas a maiores investimentos na qualificação da mão de obra especializada e nas melhorias em infraestrutura, o que proporcionarão ao Estado ser palco de grandes eventos e estimular os visitantes corporativos a visitar, novamente, o Ceará, mormente sua capital, na companhia de familiares e a aproveitar os atrativos naturais e culturais de que dispõe as plagas alencarinas.  Por último, como sempre o alerta: TURISMO QUE NÃO SE ANUNCIA, ESCONDE-SE. Ao bom entendedor, meia palavra basta!

TURISMO COMO CIÊNCIA EM EVENTO DE GRAMADO

GRAMADO REALIZA EVENTO EM ABRIL – Como trabalhar o turismo como ciência Sustentável dos diversos destinos é o evento que está programado para se realizar na cidade de Gramado, entre 12 e 14 de Abril.
Estão sendo programados debates e palestras tendo como tema o turismo proferidos por ecólogos, economistas, empresários, filósofos, estudiosos e grandes pensadores, sobre o tema específico que dá fundamento a toda a discussão.
ABERTO A TODO O PÚBLICO ESPECÍFICO – As inscrições poderão ser procedidas através do site www.forumgramado.com.br. O importante evento que movimentará toda a comunidade turística nacional é realizado pelo Sindtur Serra Gaúcha com o apoio decisivo da Prefeitura de Gramado, bem assim da Câmara de Vereadores daquele município.
O importante evento é destinado aos “players” do turismo brasileiro, bem assim aos dirigentes dos diversos destinos turísticos nacionais, aos legisladores, como também aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades.
É O FÓRUM GRAMADO DE ESTUDOS TURÍSTICOS - Três eixos básicos constituirão o arcabouço do Fórum Gramado de Estudos Turísticos: a) Desenvolvimento sustentável, b) Entretenimento, c) Legislação e destino turístico.
O primeiro eixo vai abordar seguramente o Turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do país. Será estruturado pelo programa de pós-graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul.
ROSSI E ZORZANELLO NA ORGANIZAÇÃO – A organização do importante evento – mais um que Gramado realiza – estará a cargo da empresa Rossi e Zorzanello, cuja competência vem sendo reafirmada através dos anos, sobretudo em virtude do sucessivo êxito pelo Festuris – Festival de Turismo de Gramado, que já se constitui no maior evento de negócios turísticos realizado por iniciativa privada no Brasil, com destaque, inclusive, para toda a América Latina.
Neste mês de Fevereiro, entre os dias 18 e 20, o Fórum terá o seu lançamento, o que acontecerá especialmente no Galpão Crioulo do Palácio Pratini, em Porto Alegre.
Já são confirmadas as presenças de competentes palestrantes que discorrerão sobre os temas que constituem os três eixos do Fórum. Um dos primeiros é o Dr. AUGUSTO NARDES, Ministro do Tribunal de Contas da União. Bem assim, do Diretor da OMT, Márcio Favilla, com a palestra: “O turista como consumidor hioposuficiente: uma visão global, abordando os aspectos práticos de um código internacional para a proteção do turista em viagem, e como o mundo tem esse comprometimento”.

SERRA DA MANTIQUEIRA - NA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SOCORRO O CAFÉ É REFERÊNCIA

Mesmo sendo conhecida como a “cidade da aventura”, uma das raízes da estância turística de Socorro, localizada na Serra da Mantiqueira, são as muitas atividades rurais oferecidas pelos seus estabelecimentos locais. O turista tem a oportunidade de viajar pela história da produção do café brasileiro ao visitar fazendas e plantações, acompanhar a fabricação de produtos campesinos e realizar típicas tarefas rurais, como ordenha de animais e colheita de frutas. 
O Empório do Cristo, localizado no Mirante do Cristo Redentor, é um dos locais onde é possível encontrar produtos fabricados nas propriedades rurais de Socorro, como geleias, compotas, cachaça, bolos, pães, licores e café. Essas deliciosas iguarias interioranas também estão à venda no Horto Municipal, onde são expostas todos os finais de semana pelo núcleo de turismo rural. Nele, os visitantes também têm a oportunidade de participar de atividades educativas relacionadas ao plantio de espécies nativas da região. 
GASTRONOMIA - Os restaurantes da cidade também são pontos de parada obrigatórios para quem deseja provar uma refeição com pratos típicos da culinária caipira. O Rancho Pompeia e o Sabores do Curupira, por exemplo, proporcionam uma imersão completa no mundo rural com os seus almoços agendados. O primeiro oferece também o tradicional café caipira, com pães caseiros, queijos frescos, bolos, frutas, geleias, além de passeios a cavalo para toda a família. Já o segundo oferece cafés da tarde e uma degustação de seus deliciosos e variados produtos.
Socorro ainda conta com marcas próprias de bebidas, como o Café 7 Senhoras, as cachaças do Alambique Pioneira e as cervejas artesanais da Quinta do Malte, sem contar a grande variedade de marcas de cerveja encontradas na cervejaria Ecobier. Os turistas mais curiosos podem conhecer os locais onde estes produtos são fabricados através dos roteiros do Roda Socorro, que garante o transporte pelos mais diversos atrativos turísticos da cidade. O roteiro “Santo Mé”, além do visual espetacular em meio às montanhas no Caminho Turístico do Rio do Peixe, permite uma visita a uma cachaçaria local, com degustação de até cinco sabores de cachaças e compotas. Já o “Pioneira” inclui uma visita ao local onde é realizado o processo de produção da cachaça artesanal, seguida de uma degustação de todos os produtos gratuitamente, e ao Empório Nova Vida, onde é possível adquirir os produtos orgânicos da cidade.
INFRAESTRUTURA - Localizada na Serra da Mantiqueira, a 138 quilômetros de São Paulo, Socorro (SP) é uma estância turística com ampla infraestrutura para receber os mais variados viajantes: aqueles em busca de aventura e atividades ao ar livre, os que apreciam boa gastronomia e compras, casais, famílias com crianças, idosos e animais de estimação. Conhecida como “Cidade da Aventura”, é também referência em turismo acessível, tendo recebido vários prêmios.
Além de ter fácil acesso às principais rodovias do estado de São Paulo, o destino conta com opções de hospedagem, gastronomia e entretenimento para todos os gostos e bolsos.

NA MAGIA DA PÁSCOA - EM NOVA PETRÓPOLIS A 20ª EDIÇÃO DO CHOCOFEST

O Chocofest, maior evento de Páscoa do Brasil, está de volta. Em uma ação da Associação de Bandas e Conjuntos Musicais de Nova Petrópolis, com apoio da Prefeitura do município, o evento passa a integrar o calendário de eventos da cidade serrana gaúcha. A confirmação ocorreu na noite da última sexta-feira, dia 16, no Hotel Berghaus, em Nova Petrópolis, com a presença do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS, Victor Hugo, do prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, secretários municipais, vereadores, empresários e imprensa.
Após cerca de um ano de tratativas com a Rossi & Zorzanello, fundadora e organizadora do evento, e que em 2018 completa 30 anos de atividades, houve um acordo para a realização do evento em Nova Petrópolis, de 22 de março a 1º de abril.
Em sua última edição em Gramado/RS, o Chocofest recebeu mais de 400 mil visitantes e provocou a lotação da rede hoteleira da Região das Hortênsias no fim de semana de Páscoa. 
O Chocofest já teve edições em Canela, Gramado e agora chega a Nova Petrópolis para ser um marco para o setor de Turismo e Eventos da cidade, e deverá provocar um impacto econômico ainda difícil de calcular. Em um primeiro momento a Prefeitura de Nova Petrópolis espera receber para o Chocofest na Magia da Páscoa mais de 100 mil visitantes e ter a lotação da rede hoteleira para todo o período.
No ato da confirmação, as “Meninas Cantoras da Serra Gaúcha”, de Nova Petrópolis, abriram a apresentação. O secretário Victor Hugo destacou a importância para o município de receber um evento do porte do Chocofest. "Sou um admirador de Nova Petrópolis, suas ações, seu povo e os evento. Também conheço o trabalho da Rossi & Zorzanello e seus eventos de longa data. Esta união em torno da Páscoa, que é um momento que todos gostamos trará um impacto muito positivo não só para Nova Petrópolis mas para toda a Serra Gaúcha", disse.
OPINIÕES - Para o prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, o Chocofest na Magia da Páscoa é uma grande conquista para o município. O secretário de Turismo de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt, um dos idealizadores da união falou que o Chocofest deverá ser um marco para a cidade. Para Marta Rossi, uma das fundadoras da Rossi & Zorzanello, “nossa empresa comemora este ano 30 anos de atividades e realização de grandes eventos, o retorno do Chocofest e a realização da 20ª edição em Nova Petrópolis é uma ação também comemorativa.
O Chocofest é um evento popular muito querido por todos. Agradecemos a parceria da comunidade, entidades e poder público de Nova Petrópolis”. Por fim, o diretor da Rossi & Zorzanello, Eduardo Zorzanello, disse: “O retorno do evento é uma ação conjunta que impactará positivamente o Turismo e a Economia da cidade e de toda a Região das Hortênsias no período da Páscoa”.
FORMATO E ATRAÇÕES -  Na coletiva de imprensa foram anunciadas algumas atrações do evento que terá na decoração das ruas uma mescla da tradicional magia da Páscoa com os elementos Chocofest. As atrações principais: - Planeta das Guloseimas: será na Rua Coberta e terá feira, Vila de Açúcar, Pintura em Chocolate, Casa da Bruxa, Espaço do Coelho reciclador e Multi Palco. - Desfile de Páscoa: o tradicional desfile do Chocofest deverá coloria as ruas da cidade - Espetáculo Teatral O Mundo Encantado de Páscoa - Árvore da Páscoa Osterbaun: tradicional ação com envolvimento da comunidade que com ovos coloridos enfeita as árvores - Rastro do Coelho: caça ao ninho em pontos turísticos como a Aldeia do imigrante e o Labirinto Verde - Páscoa pelo Mundo: artistas convidados retratam sua visão de Páscoa em ovos de tamanho grande através da pintura - Espaço recreação Florybal - Casa da Vovó Coelha: espaço para oficinas, culinária e produtos. 

SÃO PAULO - SÃO CLANDESTINOS SETE EM CADA DEZ VOOS DE TÁXI AÉREO

A Helimarte, empresa táxi aéreo há 19 anos no mercado, com mais de 50 mil voos e 90 mil horas voadas no total, há pelo menos dois anos enfrenta queda procura por voos executivos, estes como, passeios pela cidade de SP, trajetos para o litoral, entre outros. Esta diminuição do táxi executivo é resultado do aumento exponencial do transporte aéreo pirata – denominado “TACA” pela Associação Brasileira de Táxi Aéreo (Abtaer).

O Taca, categoria de voos piratas, nada mais é do que a utilização de helicópteros e pequenos aviões particulares para voos fretados como táxi aéreo. Por exemplo, se um empresário tem um helicóptero próprio, ele não pode vender voos em sua aeronave. Isso porque para uma empresa de táxi aéreo conseguir operar é necessário homologações específicas, revisões exigidas pela ANAC, e para as aeronaves particulares é diferente o processo. Deste modo, os tacas conseguem ofertar preços de voos muito abaixo do mercado, atraindo passageiros.
A segurança dos passageiros é o maior risco do TACA. Por justamente estas aeronaves e pilotos não passarem por todas as revisões exigidas para serviços de Táxi Aéreo, ocorrem acidentes por todo o país.
Enquanto a Helimarte “briga” ao lado da ABTAER para aumentar a fiscalização e punição das empresas piratas, a empresa está diecionando fortemente sua atuação na área de SAE (Serviços Aéreos Especializados), tendo conquistado todas as homologações para praticamente todos os tipos de serviços possíveis para helicópteros:
 - Apagamento de incêndio (quando a aeronave carrega água em recipientes  ao lado de fora para jogar em cima de chamas);
- Vistorias territoriais (quando órgãos do governo ou particulares precisam mapear regiões)
-  Fotografias aéreas para mapeamento (quando a aeronave faz imagens com equipamento especial)
- Serviços médicos (quando a aeronave se transforma em configuração aeromédica para transporte de pacientes)
- Transporte de cargas (quando a aeronave transporta cargas, seja dentro de sua cabine como no formato carga externa, onde sua capacidade aumenta significativamente).
- Inspeções Aéreas (helicóptero empenhado em voos acompanhando linhas de transmissão elétrica ou gasodutos para vistoria com técnico a bordo. (Fonte: desiree@flotereschauff.com.br)

COLUNA DO ARNALDO 23/02/2018


RECONHECIMENTO - JERICOACOARA ALCANÇOU O TOPO DO TURISMO NACIONAL

Lagoa do Paraiso - Jericoacoara - CE
Informa o Ministério do Turismo: o município de Jijoca de Jericoacoara alcançou o topo do ranking do turismo nacional. É o que diz a nova categorização do MTUR, divulgada na quinta-feira (08), que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. O crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, do número de estabelecimentos formais de hospedagem e aumento do fluxo turístico doméstico e internacional foram determinantes para que Jericoacoara, um dos principais cartões postais do país, subisse da categoria B, em 2015, para a categoria A neste novo levantamento.
Conhecido mundialmente pela beleza das praias, dunas, lagoas e manguezais na costa cearense, o local oferece opções de hospedagem desde albergues e campings para mochileiros até hotéis de luxo. Também come-se muito bem em restaurantes caseiros ou sofisticados.
Em junho de 2017, a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacora deu início a uma nova fase para o turismo no estado. Com capacidade inicial para receber três voos diários e até 600 mil passageiros por ano, o aeroporto recebe voos regulares e fretados. O Estado do Ceará conta com 74 municípios no Mapa do Turismo Brasileiros classificados da seguinte maneira: A (02), B (06), C (20), D (43) e E (03).
CATEGORIZAÇÃO - A partir de quatro variáveis de desempenho econômico - número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios foram divididos por letras, que vão de 'A' a 'E'. De acordo com a nova classificação, houve crescimento da atuação do turismo em 358 municípios.
Além disso, 189 cidades subiram da categoria 'E' para 'D', tornando-as aptas a receber recursos federais para promoção de eventos, por exemplo. Isso porque, segundo portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre 'A' e 'D' podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Ainda seguindo essa portaria, apenas 82 cidades ficarão de fora da lista de pleitos do MTur por descer de categoria, uma vez que deixaram a categoria 'D' e passaram para 'E'.

COMÉRCIO, CULTURA E TURISMO EM DEBATE - FESTIVAL DE AUDIOVISUAL EM ROMA É REFERNCIA MUNDIAL

Cena de "A Guardiã de Naturia"
O FIACULT – Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo, é um evento de curtas-metragens de filmes institucionais e promocionais, capaz de dar uma grande resposta em termos de marketing e uma grande difusão para os produtos, destinos turísticos e culturais, oferecendo grande visibilidade para destinos, para os produtos relacionados com o comércio, cultura e turismo.  Traz maior visualização, fama e glamour nacional e internacional para a cidade, país ou produto dos participantes. 
As empresas que participam do evento promovem seus produtos de maneira mais eficaz, com o melhor custo/benefício dos tempos modernos. Consiste em uma referência no domínio dos eventos diretamente ligados a estratégias de branding, gerando goodwill em favor de todos os parceiros e participantes. A participação assegurará mídia ao longo do ano, um retorno de valor inestimável, dado a grande divulgação em vários setores além do especializado em turismo. Isso ocorre porque os concorrentes serão anunciados através de todos os meios de comunicações, incluindo várias redes e mídias sociais como Facebook, Twitter, Google e Youtube.
O FIACULT 2018 promete ser o melhor de todas as suas edições principalmente por conta da final ocorrer no Teatro Santa Chiara, na principal localização do Centro Histórico de Roma. Às 19 horas acontecerá a final seguida de jantar de gala no teatro. Já o FTN acontecerá no Hotel Quirinale na via Nazionale, dia 21 pela manhã e tarde. 
O FIACULT é um dos festivais de audiovisual de referência mundial, e o principal evento deste módulo, cujo objetivo é apoiar e premiar filmes e produções audiovisuais que promovam eficazmente os setores do comércio, cultura e turismo em qualquer uma das suas múltiplas dimensões: cultural, social, econômica, recreativa, religiosa, esportiva, de saúde, corporativa, etc. Também pra abrir uma concorrência de audiovisuais de diversas modalidades para um mercado sustentável e com a intenção de desenvolver a cultura e arte dos destinos, ajudando na divulgação de produtos e serviços, aplicando criatividade e desenvolvimento da inteligência visual. (Jornalista Neneca Campos – Abrajet/RS)

ENCONTRO NACIONAL ABRASEL - GASTRONOMIA, CULTURA E TURISMO CENTRALIZAM A PAUTA

Encontro de 2016
Entre os dias 14 e 16 de março próximo, no Grand São Luís Hotel e Associação Comercial do Maranhão, os empresários do setor de alimentação fora do lar estarão reunidos em São Luiz, no 31º Encontro Nacional da Abrasel. O evento conta com uma programação especial, na qual serão debatidos os assuntos mais atuais do setor. O tema versará sobre “Gastronomia, cultura e turismo: realidade, desafios e tendências” realizado no Grand São Luís Hotel, com solenidade de abertura no dia 14 de março, na Associação Comercial do estado.
A programação do evento conta com painéis, cozinhas-show, palestras sobre gestão, workshops, rodadas de negócios, área de exposição e roteiro com visita aos principais pontos turísticos da região, shows e apresentações culturais. 
Para Jorim Ithamar, presidente da Abrasel no Maranhão, o momento é propício para sediar o Encontro em função das grandes transformações vividas pelo setor e pelo País. O presidente também destaca a boa fase do turismo na região. “Tivemos um grande avanço da Rota das Emoções que liga o Maranhão ao Ceará e isso vai alavancar muito o turismo nesses estados, incluindo o Piauí. É uma enorme satisfação receber empresários de todo o Brasil, tendo a oportunidade de mostrar nossas riquezas naturais e cultura”, ressalta Jorim. 
PALESTRAS - Entre os palestrantes confirmados estão Alessandra Pajama, conselheira nacional de políticas culturais no Ministério da Cultura (CNPC MinC) pelo patrimônio material e idealizadora do Projeto Inclusive Praia; David Bouças, docente do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão; Duarte Júnior, presidente do Procon no Maranhão e no Nordeste; Luciano Bartolomeu, diretor-executivo da Abrasel no Paraná; Madjer Amorim, atleta de paradesporto e palestrante; Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel e presidente da Unecs; Sandro Belo, conselheiro de turismo da Fecomercio, coordenador do Enchefs e executivo da Abrasel no Amapá; e Vinícius Oliveira, agente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, sócio-diretor da Totall Marcas & Patentes e consultor jurídico da Abrasel. 
Durante o evento também serão realizadas cozinhas e aulas-show, comandadas por grandes chefs como Ana Lula, do Casa de Juja; Jaime Barcelos, do restaurante Ostradamus; Rosangela Roxo, do Crioulas e Aldo Martins, instrutor da Escola do Senac.
Para completar o time da programação técnica, representantes do Procon, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Delegacia de Costumes discutem os trâmites necessários para a legalização dos estabelecimentos da alimentação fora do lar no primeiro painel. Na sequência, Hugo Paiva, instrutor do Programa de Qualificação Turística da Setur; Linda Rodrigues, professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e Socorro Araújo, secretária municipal de turismo e professora aposentada do departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA, falam sobre os “Desafios e Tendências do Turismo Gastronômico no Maranhão”.
No roteiro turístico preparado para os participantes estão o passeio aos Lençóis Maranhenses e um tour histórico em São Luís e em Alcântara, cidade que foi sede da Aristocracia Rural do Maranhão. O 31º Encontro Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel no Maranhão, organizado pela Oito Comunicação, com patrocínio nacional da Ambev e Souza Cruz e apoio da Associação Comercial e Governo do estado, Prefeitura de São Luís, Senac e Visão & Perfil – soluções em eventos. A hospedagem oficial do Encontro é o Grand São Luís Hotel. 

MINAS TURISMO GERAIS - TIRADENTES E CAMANDUCAIA NO TOPO DO TURISMO NACIONAL

Tiradentes e Camanducaia (onde fica o distrito de Monte Verde) atingiram o topo do ranking do turismo nacional. É o que diz a nova categorização do Ministério do Turismo, que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro.
O crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, bem como dos estabelecimentos formais de hospedagem, e o aumento do fluxo turístico doméstico e internacional, foram determinantes para que os municípios subissem da categoria B, em 2015, para a categoria A.
Em meio à Serra da Mantiqueira, Monte Verde é destino certo para quem busca baixas temperaturas e muitas opções de gastronomia. Já Tiradentes atrai visitantes durante todo o ano que encontram, na cidade de calçamento de pedra, importantes episódios da história do Brasil, gastronomia impecável e vasta agenda cultural, como os festivais de cinema e de gastronomia.
“Esse resultado mostra que a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) está trabalhando, por meio do diálogo, com os circuitos turísticos para fortalecer o setor em Minas Gerais”, afirma o secretário adjunto de Turismo, Gustavo Arrais.
Minas Gerais conta com 555 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro, classificadas da seguinte maneira: A (03), B (18), C (80), D (348) e E (106). Além disso, no cenário estadual, Minas Gerais também comemora um crescimento. Em 2016, o Estado possuía 457 municípios regionalizados e em 2017.  O número subiu para 601. “Não mediremos esforços para que, em breve, esse número cresça ainda mais. O objetivo da Setur é transformar Minas Gerais no maior polo turístico do Brasil”, garante Arrais.
CATEGORIZAÇÃO - A partir de variáveis de desempenho econômico: número de empregos; de estabelecimentos formais no setor de hospedagem; estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios foram divididos por letras, que vão de 'A' a 'E'. De acordo com a nova classificação, houve crescimento da atuação do turismo em 358 municípios brasileiros.
Além disso, 189 cidades subiram da categoria 'E' para 'D', tornando-as aptas a receber recursos federais para promoção de eventos, por exemplo. Isso porque, segundo portaria 39/2017 do Ministério do Turismo, somente municípios classificados entre 'A' e 'D' podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. (Jornalista Sérgio Moreira - Abrajet/MG)

TRINCA DE HUBS - O CEARÁ ACELERA O PASSO NA CORRIDA EM DIREÇÃO AO PROGRESSO

Em evento realizado na Praia do Futuro, o governador Camilo Santana, o vice-prefeito Moroni Torgan e o CEO da multinacional Angola Cables, António Nunes, receberam o cabo de fibra ótica que vai interligar Brasil, por meio do Ceará, com Angola. O equipamento vai ampliar a velocidade de transmissão de dados entre os dois continentes
O propósito de transformar o Ceará em referência mundial nas conexões de dados ganhou força a partir desta quarta-feira (21). Fortaleza se conectou com Luanda, em Angola, com a chegada, na Praia do Futuro, do cabo de fibra ótica South Atlantic Cable System (Sacs), com extensão de mais de 6 mil quilômetros, que vai interligar as Américas com a África para ampliar a velocidade de transmissão de dados e potencializar o acesso à informação entre os continentes. O governador Camilo Santana, o vice-prefeito Moroni Torgan, e o CEO da multinacional Angola Cables, António Nunes, participaram da solenidade de retirada do cabo submarino.
Com a chegada do Sacs, o primeiro instalado no Atlântico Sul, o Ceará fortalece a Trinca de Hubs – formado pelos hubs de dados e telecomunicações (Sacs), aéreo (Gol/Air France/KLM) e portuário (Roterdã). O tripé permite mais geração de emprego e o consequente desenvolvimento econômico do estado cearense.
A intenção de toda estrutura do Sacs, de acordo o governador Camilo Santana, é colocar o Ceará na vitrine para o mundo. “Com essa conexão digital, queremos trazer empresas mundiais para o Ceará, em parceria com a Angola Cables, como a Microsoft, Amazon e Google. Vamos ser um grande centro de oportunidades”, destacou. “Concretiza-se, hoje, um sonho. Vai gerar oportunidade, emprego e desenvolvimento”, emendou o chefe do Executivo.
De acordo com o António Nunes, o cabo que foi retirado do mar, juntamente com a boia assinada pelo governador Camilo Santana durante o lançamento do projeto, em agosto último, vai trazer rotas de transmissão alternativas. “As comunicações são feitas do Sul para o Norte e, quando queremos trocar informação entre países do Sul, a exemplo de Brasil e Angola, teríamos de ir à Europa, Estados Unidos. Este cabo, portanto, vai fazer uma ligação direta. O tempo de comunicação é muito baixo, são cerca de 63 milissegundos (mais rápido que um piscar de olhos). Isso vai permitir que novos negócios digitais tanto no mercado sul-africano como no sul-americano”, explicou. O Data Center da multifuncional angolana no Brasil está instalado na Praia do Futuro. As operações começarão a partir de julho deste ano.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, César Ribeiro, o momento marca “o começo de uma nova era de tecnologia” para o Estado. “E todo esse investimento, afirma Moroni Torgan, que representou o prefeito Roberto Cláudio durante o evento, dá maior qualidade de vida para o cearense. “
DATA CENTER E CIPP - Por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), o Governo do Ceará vai viabilizar estrutura que conectará o Data Center da Praia do Futuro ao Complexo Industrial e Portuário do Porto do Pecém (Cipp). A conexão vai permitir o desenvolvimento regional no que tange às telecomunicações, atendendo diretamente a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.
Além do Sacs, outro cabo de fibra ótica da Angola Cables opera na Capital. Desde o fim de 2017, o cabo Monet inteliga as cidades de Santos, Fortaleza e Boca Raton, nos Estados Unidos. O equipamento possui mais de 10 mil quilômetros e capacidade de comunicação de pelo menos 60 terabytes (unidade de medida que opera como contadores de volume de dados em um sistema operacional). O Sacs apresenta a capacidade de 40 terabytes. Para isso, o investimento da multinacional no Estado é da ordem de U$$ 300 milhões – destes, U$$ 160 milhões é aplicado no Sacs.

ABRAÇO JERI – REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS - CAMPANHA APOSTA EM ABORDAGENS EDUCATIVAS

O dia começa cedo para as equipes de interação social da campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”. Com material educativo em mãos, as agentes percorrem a Vila de Jericoacoara, porta à porta, para levar informação e orientar a população sobre a correta utilização da rede de esgoto na Vila, bem como o uso responsável da água. A intenção é dar oportunidade para que os proprietários de imóveis possam buscar regularização, voluntariamente, caso estejam em situação inadequada.
Até o próximo dia 2 março, a meta é visitar cerca de dois mil imóveis comerciais e residenciais em toda a Vila. Somente esta semana, cerca de mil imóveis serão visitados nesta primeira etapa da campanha, que consiste em visitas educativas de sensibilização.
CONSCIENTIZAÇÃO - Neste primeiro momento, a abordagem é voltada para conscientização, alerta e repasse de informações sobre os cuidados com o meio ambiente e o uso adequado da rede. A expectativa é que, a partir da abordagem educativa, os usuários em situações inadequadas, tanto no uso da rede de esgoto como da água de poços sem outorgas, passem a procurar atendimento para se regularizar.
Nos primeiros dois dias de trabalho, a aceitação da campanha foi positiva pelos moradores e trabalhadores de Jericoaocoara. Para Joelma Brandão, vendedora em loja de roupas e moradora de Jericoacoara, a iniciativa da campanha é muito importante para garantir a preservação ambiental da praia..
Já a atendente de supermercado, Socorro Viana, moradora de Jericoacoara há cinco anos, destaca a importância da responsabilidade de todos na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida da população. 
Como forma de facilitar o acesso, os interessados em se regularizar voluntariamente podem procurar atendimento no Polo de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Jericoacoara. No local, foi montado um esquema de serviços, com atendimento voltado aos usuários da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) que desejarem se regularizar.
Reunião - Como parte da campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”, na quarta-feira passada (21), às 15h, no Polo de Jericoacoara, aconteceu reunião com empresários da Vila. Na oportunidade, participarm do encontro representantes da Cagece, Arce, Secretaria das Cidades, entre outros órgãos envolvidos na campanha. Durante o evento, foram apresentadas as ações e orientações sobre o uso adequado da rede de esgoto na Vila, bem como os cuidados com a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente. Mais tarde, às 19h, o grupo que promove a campanha participou de reunião com vereadores de Jijoca, na Câmara Municipal.
A campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente” tem como participantes a Secretaria das Cidades, a Cagece, Cogerh, Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Ceará (Arce), Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Ministério Público do Estado do Ceará, Instituto Chico Mendes (ICMBio), além da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e entidades locais.

A INFRAERO INFORMA - AEROPORTO DE JUAZEIRO DO NORTE RECEBERÁ OBRAS NO PÁTIO

Menezes, em Juazeiro do Norte (CE), passará por obras. Com o objetivo de garantir o nível de segurança das operações, os trabalhos envolverão a reconstrução dos pavimentos rígido e flexível do pátio de estacionamento de aeronaves.
A ordem de serviço foi assinada na segunda-feira (19/2), no Ceará, em cerimônia que contou com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, além de representantes da Infraero. 
Com investimento de R$ 2,6 milhões, as obras devem começar no mês que vem, com previsão de duração de aproximadamente seis meses, e serão de responsabilidade do Consórcio Souza Reis/AGC. 
Localizado na região do Cariri, a apenas seis quilômetros do centro da cidade e a oito da rodoviária, o aeroporto tem capacidade para atender a até 800 mil passageiros por ano, sendo um dos maiores e mais movimentados do interior nordestino.
Um dos principais destaques do terminal é o turismo religioso. Durante todo o ano, fiéis do padre Cícero Romão Batista procedentes de diversas regiões do país desembarcam no aeroporto para as romarias. Na sala de embarque, os passageiros podem apreciar a imagem de Padim Ciço, como é conhecido na devoção popular. O ecoturismo também é um grande atrativo, principalmente pela Floresta Nacional do Araripe, primeira reserva ecológica do Brasil, datada de 1946, onde estão abrigados fósseis de dinossauros e peixes.
Atualmente, o aeroporto conta com voos para Petrolina e Recife (PE), Campinas e Guarulhos (SP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). São 18 operações diárias, entre pousos e decolagens. 

NO LA MAISON BUFFET - O LANÇAMENTO DA EQUIPOTEL REGIONAL SERÁ NO DIA 28

A Reed Exhibitions Alcantara Machado anuncia o evento de lançamento da Equipotel Regional, feira de negócios que ocorrerá junto ao Conotel 2018, abrindo o calendário de eventos do setor no ano. A data está marcada para o dia 28 próximo, às 9h, e o local será o La Maison Buffet, em Fortaleza,   quando e onde estarão presentes membros da diretoria da Reed Alcântara, da ABIH-Nacional (responsável pelo CONOTEL), além de representantes da imprensa local e nacional para a celebração do evento.
A Equipotel Regional e o CONOTEL 2018, juntos, estarão no Centro de Eventos do Ceará entre os dias 16 e 18 de maio próximo, fazendo dos acontecimentos os primeiros do setor no ano. O objetivo da feira é proporcionar ao mercado local oportunidade única de expandir seus negócios, apresentando soluções, produtos e serviços para toda a cadeia da hospitalidade.
EQUIPOTEL REGIONAL - Principal evento para as empresas da cadeia da hospitalidade e serviços alimentares, a Equipotel lança sua primeira edição regional, com o intuito de se aproximar da grande diversidade de mercados do setor no Brasil. De caráter anual e itinerante, a Equipotel Regional busca proporcionar visibilidade e oportunidades de negócio nas principais capitais brasileiras. A primeira será Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, de 16 a 18 de maio, dentro do Conotel 2018 (Congresso Nacional de Hotéis), com a presença de 40 expositores contemplando todos os setores de atuação. Em 2019, será a vez de Goiânia-GO receber a edição, dando sequência ao roteiro itinerante da feira.

JANGADEIRO PRAIA HOTEL


ERNANITUR - O RECEPTIVO DO CEARÁ


GRAN MAREIRO HOTEL


ROTA DO SOL SEMANAL 23/02/2018 ISSUU